Escrita Lição 8, Central Gospel, Neemias, um Líder Versátil, 2Tr23, Pr Henrique, EBD NA TV

Lição 8, Central Gospel, Neemias, um Líder Versátil

Para me ajudar PIX 33195781620 (CPF) Luiz Henrique de Almeida Silva

  



Vídeo https://youtu.be/fPptaulQByI

Escrita https://ebdnatv.blogspot.com/2023/05/escrita-licao-8-central-gospel-neemias.html

Slides https://ebdnatv.blogspot.com/2023/05/slides-licao-8-central-gospel-neemias.html

https://pt.slideshare.net/henriqueebdnatv/slides-lio-8-central-gospel-neemias-um-lder-verstil-2tr23pptx

  

ESBOÇO DA LIÇÃO

1- NEEMIAS, O DIPLOMATA

1.1. O grande líder renúncia aos seus interesses

1.2. O grande líder define previamente suas estratégias

2-  NEEMIAS, O CONSTRUTOR

2.1. O grande líder pondera as situações

2.1.1. O plano de Neemias

2.2. O grande líder sabe que precisa encorajar os seus liderados

3-  NEEMIAS, O GUIA ESPIRITUAL

3.1. O grande líder identifica os seus inimigos

3.2. O grande líder utiliza as armas certas contra os

seus opositores

3.3. O grande líder tem discernimento espiritual

4- NEEMIAS, O ADMINISTRADOR

SOCIORRELIGIOSO

4.1. O grande líder ocupa-se da restituição material

4.2. O grande líder ocupa-se da restituição espiritual

4.3. O grande líder entende que a obra do Senhor é

contínua

 

 

TEXTO BÍBLICO BÁSICO - Neemias 2.11-13,17,18

11 - E cheguei a Jerusalém e estive ali três dias.

12 - E, de noite, me levantei, eu e poucos homens comigo, e não declarei a ninguém o que o meu DEUS me pôs no coração para fazer em Jerusalém; e não havia comigo animal algum, senão aquele em que estava montado.

13 - E, de noite, saí pela Porta do Vale, para a banda da Fonte do Dragão e para a Porta do Monturo e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam fendidos, e as suas portas, que tinham sido consumidas pelo fogo.

17 - Então, lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada e que as suas portas têm sido queimadas; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém e não estejamos mais em opróbrio.

18 - Então, lhes declarei como a mão do meu DEUS me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito. Então, disseram: Levantemo-nos e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem.

 

 

 

SUBSÍDIOS DIVERSOS PARA A LIÇÃO

 

O LIVRO DE NEEMIAS

Em poucas palavras - um estudo clássico sobre liderança

BILBIA DA LIDERANÇA CRISTÃ - John Maxwell

 

Resumo

 

Ele viu que havia algo a ser feito, levantou-se, teve uma visão, esboçou um plano e mobilizou outros para que se juntassem a ele, à sua causa. Em poucas palavras, esta é a história de Neemias, um estudo clássico sobre liderança. Simplesmente, Deus responde às orações ao providenciar um líder que tivesse a sua aprovação, um líder que tivesse força e sabedoria. O trabalho de Deus será percebido no cotidiano, na aplicação de trabalhadores comprometidos sob a liderança de um homem abençoado, que tem capacidade de liderar, em outras palavras, pessoas comuns recebendo a bênção de Deus ao seguirem um líder que recebeu a bênção de Deus. Se alguém deseja um estudo sobre os princípios fundamentais de liderança, este livro é um ótimo lugar para começar.

 

Contemporâneo de Esdras, Neemias tinha sua ocupação como copeiro do rei Artaxerxes. Ele aprendeu por si próprio a lei da navegação, a lei da empatia, a lei da oportunidade, a lei do comprometimento, a lei das prioridades, a lei da prontidão e a lei da vitória. Você verá todos essas coisas em prática nestes poucos capítulos.

 

Neemias ouviu dizer que os muros de Jerusalém estavam em ruínas, uma desgraça para os judeus. As nações vizinhas os ridicularizavam. Essas notícias horríveis incomodaram muito a Neemias, e ele percebeu que algo deveria ser feito. Definitivamente, ele decidiu tomar conta de um projeto de reconstrução das muralhas de Jerusalém que, por anos, ficaram deitadas ao chão. Posto em prática o seu projeto, aquelas muralhas estariam novamente reerguidas em 52 dias.

 

Neemias posicionou operários em locais estratégicos, e todos trabalharam com sucesso até que concluíssem sua tarefa. Neemias foi como o treinador que os instruiu a trabalharem como uma equipe. Israel nunca teve carência de mão-de-obra. O que a nação sempre necessitou foi de um líder que apontasse o caminho para pôr o povo em ação. Zorobabel havia guiado o povo para reconstruir o templo. Esdras liderou o restabelecimento do culto e das cerimônias: Agora, havia a necessidade de um líder que conduzisse o povo na restauração dos muros de Jerusalém.

 

Sob a liderança de Neemias, os judeus receberam a permissão para o trabalho de reconstruir, juntar os recursos necessários, identificar as pessoas e seus talentos, atribuir posições, superar as críticas e trabalhar até que os muros da cidade estivessem firmes e altos novamente. Tudo isso aconteceu em tempo recorde.

 

O papel de Deus em Neemias

Deus atuou nos bastidores para evidenciar o sucesso de Neemias. Ele influenciou os que influenciavam. Quando Neemias começou a chorar e orar por causa da desgraça que as ruínas de Jerusalém traziam, Deus lhe concedeu a visão para reconstruir os muros. Em seguida, Deus providenciou que ele alcançasse, junto ao rei Artaxerxes. a permissão para abandonar suas funções e ir até Jerusalém para inspecionar a cidade. Deus ainda conseguiu, por meio das riquezas do Império Persa, os recursos de que Neemias necessitaria para pôr a termo a reconstrução dos muros da cidade.

 

Na medida em que o livro apresenta lições extremamente práticas sobre princípios de liderança, Deus permanece claramente visível desde o princípio.

 

Antes que fizesse qualquer coisa, Neemias usava seu tempo para orar. Em cada etapa da caminhada, Neemias ia em busca da orientação divina. Foi dessa forma que ele reergueu os muros e levou esperança aos judeus que moravam em Jerusalém. Eles viram nas muralhas reerguidas, um símbolo de que Deus não os havia abandonado e estava pronto para restaurar também a vidas deles.

 

Líderes em Neemias

Neemias, o rei Artaxerxes e os chefes de cada família

 

Outras pessoas de influência em Neemias

Sambalate, Tobias e Gesém

 

Lições de liderança

• Você não deve separar uma boa liderança de uma boa visão.

• Líderes aprovados sentem angústia por causa de um problema antes de

terem a visão para resolvê-lo.

• Líderes agem a partir de um profundo senso de responsabilidade.

• Quanto maior for a preparação, maior será a motivação.

• Líderes realizam-se muito mais em poderem capacitar outros do que em   

fazerem a tarefa por si mesmos.

 

 

Destaque de liderança em NEEMIAS

NEEMIAS E A LEI DA NAVEGAÇÃO: Qualquer um pode dirigir o barco, mas só o líder pode indicar o rumo (1.1—3.32)

 

INICIATIVA: Neemias assumiu a liderança (1.4—2.8)

 

SAMBALATE: O grande perturbador (4.1-23; 6.1-19)

 

MUDANDO com os tempos (7.1-2)

 

NEEMIAS: Comprometido com o caminho de Deus (Ne 10.1-29)

 

 

ANTES DE TUDO, NEEMIAS ORA! (Ne 1.4)

 

Quando Neemias recebeu a notícia de que os muros de Jerusalém estavam em ruínas, de que seus portões estavam queimados e de que os judeus sobreviventes estavam amargando miséria e vergonha, ele fez o que todo grande líder deve fazer: jejuou e orou.

 

Algo poderoso acontece quando um líder ora e pára por um instante, em favor de seu povo, diante de Deus. A intercessão deve ser sempre regra primária para um líder. O apóstolo Pedro declarou suas duas prioridades básicas para a liderança: a oração e o ministério da palavra de Deus (At 6.4) A oração de um líder é acompanhada de quatro elementos:

 

1. A oração internaliza a responsabilidade, aprofundando nosso envolvimento com o problema;

2.A oração insiste em que nós devemos aquietar nosso coração e esperar, tornando-nos menos ativos, para recebermos de Deus;

3.A oração nos faz mergulhar na visão, permitindo-nos perceber o que Deus quer fazer;

4. A oração principia a realização da visão, agindo como um incentivador que nos leva a agir.

 

 

21 LEIS

 

NEEMIAS E A LEI DA NAVEGAÇÃO

Qualquer um pode dirigir o barco, mas só o líder pode indicar o rumo

(Ne l. 1—3.32 )

 

Líderes que navegam fazem muito mais do que controlar a direção na qual eles e seu povo viajam. Eles veem toca A viagem em sua mente antes que deixem o estaleiro. Eles têm a visão de seu destino, eles conseguem antever tudo: de que necessitarão para alcançá-lo, sabe de quais pessoas precisarão ter ao seu lado com o intuito de terem equipes de sucesso e reconhecem os obstáculos já quando eles começam a surgir no horizonte.

 

Algumas vezes é complicado ter o equilíbrio entre o otimismo e o realismo, a intuição e o planejamento, a fé e a realidade. No entanto, foi isso que possibilitou a Neemias ser um líder que sabia navegar.

 

Acima de qualquer outra coisa, o grande segredo para ser um bom líder é a preparação. Quando você se prepara, planeja bem, você passa segurança e confiabilidade ao povo. Não é o tamanho do projeto que determina se ele vai ser aceito, se vai ter apoio e sucesso. E a grandeza do líder. Líderes que são bons pilotos são capazes de levar seu povo para qualquer lugar.

 

Parece fora do comum, mas Neemias conseguiu ver tanto o problema como a solução, mesmo que ele nunca tenha estado em Jerusalém. Esta é uma característica fantástica de todos os grandes líderes: eles têm uma percepção incomum das coisas. E essa é a razão pela qual são capazes de conduzir grandes grupos de pessoas. Um líder vê:

 

• Além do que os outros veem: Neemias foi capaz de ver o problema mesmo que estivesse vivendo centenas de quilômetros distante de Jerusalém. Além disso, pôde, apenas em sua cabeça, imaginar e arquitetar a solução para isso

 

• Mais do que os outros veem: Neemias sabia que as muralhas de Jerusalém poderiam e seriam reconstruídas e ele sabia o que deveria fazer para que isso acontecesse. Antes que deixasse Susã, ele pediu ao rei para conceder-lhe cartas que lhe garantissem obter o material necessário e lhe garantissem ter uma viagem segura até Judá;

 

• Antes que os outros vejam: nenhum dos povos vizinhos de Jerusalém desejava ver seus muros sendo reconstruídos. e muitos líderes dos seus inimigos conspiraram contra Neemias e o povo. Neemias, contudo, viu o perigo e preparou-se para tais confrontos; ele recusou-se entrar nas intrigas de seus inimigos. E, quando o povo se sentia apreensivo com respeito aos perigos, ele reformulava suas estratégias e, com isso, defendia a cidade, e mantinha o povo trabalhando ao mesmo tempo.

 

Os judeus necessitaram de apenas 52 dias para levantarem os muros da cidade que haviam ficado em ruínas por r as de 120 anos. E eles foram capazes de fazê-lo, porque tiveram um grande líder para dar-lhes as coordenadas certas

 

Neemias soube onde queria chegar, fez seu planejamento e conduziu o povo através de todo o processo. Sua história é, sem dúvida, uma das mais notáveis histórias de liderança seguidamente recordadas.

 

A navegação de Neemias

 

Antes que o processo de construção pudesse começar, Neemias usou certo tempo para preparar a si mesmo e ao povo.

 

1. Ele tomou conhecimento do problema (Ne 1.2-4).

Primeiramente, ele informou-se acerca da situação de Jerusalém e dos muros que a cercavam. Quando soube que seus muros permaneciam em ruínas e que o nome de Deus era ridicularizado, ele chorou. Ele passou a ter o problema do povo como seu e como sua responsabilidade.

2. Ele usou tempo para orar (Ne 1.4-11).

Quase imediatamente, Neemias pôs-se de joelhos para orar. Ele confessou os seus malfeitos e os do povo e intercedeu em seu favor. Em seguida, implorou a graça de Deus. Não há dúvidas de que foi também durante o tempo que esteve em comunhão com Deus, em oração, que teve a visão e arquitetou os planos de reconstruir os muros da cidade

3. Ele aproximou-se de pessoas-chave (Ne 2.1-9).

Em qualquer empreendimento de liderança, pessoas-chave, de influência, pode fazê-lo sustentar-se ou cair. Nesse caso, a pessoas-chave para muitas coisas era o rei Artaxerxes. Dele Neemias recebeu não só a autorização para reconstruir Jerusalém, mas também recebeu apoio e recursos. Indubitavelmente, Neemias tratou de cercar-se do apoio de outras pessoas de influência.

4. Ele avaliou as necessidades (Ne 2.11-15).

Quando ele, finalmente, chegou a Jerusalém, inspecionou pessoalmente os desafios que o aguardavam. Ele fez isso em silêncio, durante a noite, vendo com seus próprios olhos os estragos e fazendo seus planos, sem interferências de terceiros ou de conselhos inoportunos.

5. Ele encontrou o povo e lhe expôs a visão (Ne 2.16-17).

Nós não temos informações de como Neemias aproximou-se do povo ou de quem foi a primeira pessoa que ele procurou. Nós sabemos que ele conversou com os judeus, com os sacerdotes, com os nobres, com os oficiais e com o povo que estaria nas frentes de todo trabalho. Ele detalhou-lhes a visão que teve e as decorrências espirituais de seu projeto.

6. Ele os encorajou com projetos vitoriosos do passado (Ne 2.18).

Com uma tarefa tão assustadora como reconstruir os muros de Jerusalém, Neemias tinha de encorajar o povo. Assim, ele falou-lhes de "como a boa mão [de seu] Deus estivera [com ele] e as palavras que o rei [lhe] falara" (2.18).

7. Ele recebeu apoio do povo (Ne 2.18).

Duas sentenças curtas registram o momento da decisão para iniciar a reconstrução dos muros: "Então, disseram: 'disponhamo-nos e edifiquemos. 'Então eles fortaleceram as mãos para a boa obra" (Ne 2.18). O povo comprou a ideia. Eles se entregaram, então, para a visão e liderança de Neemias.

8. Ele organizou o povo e motivou-o a trabalhar (Ne 3.1-32).

O povo não passou a trabalhar de modo acidental ou aleatoriamente. Neemias organizou-o em grupos por família e estabeleceu-lhe que trabalhasse conforme as prioridades que tinham sido estabelecidas, iniciando com os portões da cidade.

 

Neemias dedicou muito de seu trabalho no sentido de ver concretamente realizada sua visão. Sem sua grande liderança e planejamento cuidadoso, as muralhas talvez nunca tivessem sido reerguidas.

 

 

A LEI DA OPORTUNIDADE:

NEEMIAS ESCOLHEU O TEMPO CERTO PARA VERO REI (Ne 2.1-5)

 

Bons líderes compreendem que a oportunidade, isto é, saber perceber o tempo certo para fazer as coisas é tudo. Neemias falou ao rei a respeito de Jerusalém, mas não antes de quatro meses depois de ter ouvido pela primeira vez sobre as ruínas de Jerusalém. Ele começou a orar em dezembro somente em abril ele falou ao rei a respeito de seu desejo de reconstruir a cidade. Qual foi a razão de sua demora?

 

Ninguém sabe com certeza, mas é muito provável que os motivos de sua demora de falar sobre seus planos tenham sido:

 

1. Tempo para assimilar sua responsabilidade e a visão que teve;

2. Necessidade de fundamentar sua decisão em oração;

3. Sentir-se preparado e seguro a respeito de seu plano;

4. A disposição mental e emocional do rei;

5. A estação do ano que lhe permitiria mover-se mais rapidamente;

 

 

ALEI DA ACEITAÇÃO: NEEMIAS SOUBE SEPARAR BEM O "POR QUE" ANTES DO "O QUE" (Ne 2.5-17)

 

Neemias levou três dias para fazer um levantamento das dimensões da cidade antes de falar aos judeus, aos oficiais, aos sacerdotes e aos nobres. Quando ele falou, ele fez uso da lei do comprometimento. Ele soube que ele deveria conseguir fazer com que eles se convencessem e se comprometessem primeiro com sua liderança e só depois com seus planos.

 

É bom prestarmos atenção em como esse homem falou primeiro os porquês e só depois os o quês. As razões que ele apontou para que seus compatriotas aderissem aos seus planos de reconstrução podem ser listadas como segue:

 

1. Ele dignou-se ele mesmo a inspecionar o projeto ^Ne 2.5);

2. Ele providenciou junto a Asafe o madeiramento para as vigas e portões (Ne 2.8);

3. Aceitar tal condição era vergonhoso e sinal de reprovação para Israel (Ne 2.17);

4. As muralhas em ruínas não poderiam proteger a ninguém (Ne 2.17);

5. A mão de Deus estava com ele e tinha lhe dado seu favor (Ne 2.18);

6.O rei Artaxerxes havia lhe dado permissão para vir e reconstruir (Ne 2.18)

 

 

A CONSTRUÇÃO DE NEEMIAS SEGUE A LEI DA LIGAÇÃO

(Ne 2.17-18)

.

Neemias uniu seu coração aos de seus companheiros antes de lhes pedir que sacrificassem seu tempo e sua energia. Ele apelou para seu senso de dignidade, de identidade e de responsabilidade. Os muros foram reconstruídos em tempo recorde, porque ele conquistou o coração das pessoas antes de conquistar suas mãos.

 

 

21 QUALIDADES INICIATIVA

Neemias assumiu a liderança

(Ne 1.4—2.8)

 

Neemias pode muito bem ter servido apenas como um mensageiro para o ditado: "Você nunca poderá reiniciar algo de uma posição confortável." Ele ilustra de forma poderosa o princípio da iniciativa na vida de um líder. Esse líder de Deus teve a iniciativa de orar por causa dos problemas de Jerusalém, teve a iniciativa de planejar o projeto de reconstrução, teve a iniciativa de convencer as pessoas a agirem e a iniciativa de obter todo material de que necessitariam. E ele o fez exatamente nessa ordem. Sua iniciativa revelou grande capacidade de percepção e discernimento das coisas, de visão.

 

Neemias não conseguiu imaginar-se imóvel ou indiferente diante do relato de que os muros de Jerusalém estavam deitados em ruínas. Ele tinha de agir. Dentre todas as coisas de que um líder deve ter medo, no topo da lista, está a complacência, isto é, o estar satisfeito apenas com sua autorrealização.

 

Mas o que habilita bons líderes a terem iniciativa? Neemias demonstrou que há algo no coração deles ou em seu íntimo que os leva a agir. Eles não sabem de tudo, mas eles sabem o suficiente para agirem. Neemias tinha discernimento nas seguintes áreas:

 

1. Ele soube quanto tempo a reconstrução levaria (Ne 2.6).

Neemias pediu ao rei um tempo definido para ausentar-se de suas funções de

copeiro;

2.Ele sabia como chegar lá (Ne 2.7).

Ele providenciou junto ao rei cartas de permissão, salvo-condutos para viajar

por todas as Províncias além do rio, para chegar a Judá;

3. Ele sabia de que coisas necessitaria para fazer o trabalho (Ne 2.8).

Neemias requisitou de Asafe o madeiramento necessário para refazer os

portões para as muralhas;

4.Ele sabia que a mão de Deus estava com ele (Ne 2.8).

Neemias obteve de tudo quanto necessitava porque a mão de Deus o

abençoava.

 

Qualidades daqueles que têm iniciativa

 

Neemias apresentava as qualidades que contribuem aos líderes no que diz 

respeito à iniciativa:

 

1. Os líderes sabem o que os outros querem.

Desejo é o ponto de partida para todo movimento. Neemias sabia que eles desejavam ver os muros em pé outra vez;

2. Eles os empurram para a ação.

No primeiro momento, Neemias agiu sozinho. Sua intenção era encontrar as coisas que seriam capazes de fazer os outros agirem com ele;

3. Eles correm riscos maiores que os outros.

Os grandes riscos que Neemias correu foram obter a autorização do rei para a reconstrução, obter a madeira para a obra e inspecionar a obra;

4. Os líderes cometem mais erros.

Neemias não teve medo de contar com trabalhadores que não eram profissionais contratados para construírem ou soldados para lutarem;

5. Eles agem com entusiasmo.

Naquelas coisas de que Neemias tinha carências pessoais, ele as compensava com entusiasmo apaixonado pela causa.

 

 

A LEI DA REPRODUÇÃO: NEEMIAS CAPACITOU OUTRAS PESSOAS A LIDERAREM E A PROSSEGUIREM A OBRA (Ne 2.5—6.14)

 

O Livro de Neemias é uma grande narrativa acerca de liderança eficiente. Leia com atenção a lista abaixo: "Dez coisas que sei sobre liderança". Como você pode imaginar, Neemias moldou-se em cada uma dessas verdades:

 

1. Liderança é influência (Ne 2.5-8,16-18);

2. Grandes líderes são muito hábeis em expor seus projetos (Ne 2.17-18);

3. Líderes infundem grande confiança no povo (Ne 3.1-32);

4. Grandes líderes sempre têm o auxílio de outros (Ne 3.1-32; 13.13);

5. A resolução de problemas é o meio mais rápido de obter-se a liderança (Ne 4.7-23);

6. Todas as coisas recaem sobre a liderança, vitória e derrota (Ne 4.9-15);

7. A liderança pode ser ensinada (Ne 4.21-23);

8. A liderança deve estar nas mãos de poucos; já as tarefas devem estar nas mãos de muitos (Ne 5.1-7);

9. Os ingredientes mais importantes para a liderança são credibilidade e integridade (Ne 5.14-19);

10. Liderança implica em responsabilidade por todas as áreas do projeto (Ne 6.1-14).

 

 

A LEI DAS PRIORIDADES:

NEEMIAS USOU SABIAMENTE SEUS RECURSOS. (Ne 3.1-32)

 

O ex-presidente norte-americano Thomas Jéfferson certa vez disse: "Nenhuma tarefa que um executivo tem de fazer é tão difícil quanto encontrar a pessoa certa para ocupar o lugar certo." Pouco tempo depois que Neemias chegou a Jerusalém, lá estava ele lidando com a árdua tarefa de colocar as pessoas certas nas funções certas.

O texto lista as pessoas que foram designadas para liderar a construção em pontos específicos dos muros, cada uma junto a um determinado portão. Por quê? Neemias as havia posto em lugares específicos de acordo com seus dons e interesses e as pôs a reconstruir os muros que estavam junto de suas casas. Estamos falando sobre automotivação.

 

Neemias conhecia os princípios que são capazes de fazer grupos organizados progredirem, ou seja:

 

1. Motivação sem organização leva à frustração;

2. A organização mais poderosa é a mais simples;

3. As líderes amam a todos, porém animam-se com os que se animam;

4. Boa organização estabelece claramente os limites de autoridade;

5. As pessoas fazem o que você está exigindo e não o que você está esperando;

6. Os líderes conseguem criar e manter um clima de união e confiança;

7. Organizações de sucesso reconhecem e recompensam esforços.

 

 

Perfil de Liderança

SAMBALETE - O grande perturbador - (Ne 4.1-23; 6.1-19)

 

Neemias teve de superar dificuldades com o mesmo tipo de pestes que incomodam bons líderes hoje: perturbadores, que atormentam e fazem todo o possível para impedirem o progresso do Reino de Deus. Sambalate era o grande nome da lista dos que incomodaram Neemias na execução de seu projeto de reconstruir os muros.

 

Tão rápido quanto os muros de Jerusalém começaram a ser reerguidos em volta da cidade, Sambalate começou a agir. Ele sabia que a restauração dos muros de Jerusalém também iria levar de novo importância comercial e política para Jerusalém. Sambalate gostava do status quo que detinha. Por isso, tinha um vasto interesse em que Jerusalém permanecesse na situação deplorável em que se encontrava. Por essa razão, iniciou seus esforços para impedir o trabalho dos judeus.

 

Ele, primeiramente, tentou impedir as obras de reconstrução, zombando e ridicularizando os judeus. Como isso não surtiu efeito, sendo ele um líder capaz, embora mau, reorganizou suas estratégias. Sua nova tática foi criar medo, ciladas e manobras políticas.

 

A diferença entre Neemias e Sambalate dificilmente poderia melhor bem caracterizada. A característica da liderança de Neemias levou-o a contornar cada tentativa de Sambalate e ainda a munir-se de empenho para alcançar o que tinha sido projetado.

 

Líderes de hoje podem aprender valiosas lições ao estudarem os ardis, esquemas e ameaças de Sambalate:

 

• esteja preparado para perturbações;

• não permita que seu projeto deixe de andar por causa delas;

• confie em Deus para que ele proteja você e sua reputação;

• mantenha suas mãos no arado e não olhe para trás.

 

COMPROMETIMENTO: COMO REBATER OS PROBLEMAS

(Ne 4.1—5.13)

 

Uma das maiores provações para a liderança é como lidar com a oposição criada por outras pessoas. Neemias enfrentou as táticas mais usuais de seus opositores: a ridicularização (Ne 4.1-3); a resistência (Ne 4.7-8) e os boatos (Ne 4.11-12). No entanto, ele conseguiu dar as contrapartidas corretas para cada uma delas. Ele...

 

1. Confiou em Deus (Ne 4.4-5);

2. Respeitou a oposição (Ne 4.9);

3. Reforçou os pontos fracos (Ne 4.13);

4. Tranquilizou o povo (Ne 4.14);

5. Recusou-se a parar (Ne 4.15);

6. Renovou continuamente o ânimo do povo (Ne 4.16-23).

 

Enquanto o capítulo 4 de Neemias trata dos problemas externos que eles tiveram de enfrentar, o capítulo 5 trata dos problemas internos que surgiram: desentendimentos com divisão de alimentos, com a posse de propriedades e com questões envolvendo tributos e taxas.

 

A persistência é a última qualidade a ser medida em nossa liderança, e o segredo está em conseguir sobreviver ao ataque daqueles que nos criticam. Neemias ensinou-nos essa lição ao permanecer fiel ao compromisso de sua missão.

 

 

ALEI DO IMPULSO: O MELHOR AMIGO DE NEEMIAS (Ne 4.9-20)

 

A prontidão é o melhor amigo do líder. Quando o líder não tem a agilidade e a prontidão necessária, ele parece fraco e, de fato, o é. Quando ele tem prontidão e agilidade para o que o momento exige, ele parece ser melhor do que realmente é.

 

Neemias viu a hora de mostrar sua prontidão e agilidade quando, em um momento de descanso dos trabalhadores, os oponentes estavam ridicularizando e fazendo zombaria de seu trabalho. Os trabalhadores dos muros ficaram desencorajados. No entanto, depois de uma oração e uma palavra de ânimo da parte de seu líder, todos retomaram seu trabalho, que prosseguiu firmemente. A prontidão do líder no momento exato contribuiu mais uma vez. Neemias mantinha-se com prontidão e agilidade para horas cruciais através destas ações:

 

1. Ele orava pelo trabalho e pelos trabalhadores (Ne 4.9-10);

2. Ele criou um plano para que todos soubessem para onde encaminhar os problemas (Ne 4.12-13);

3. Ele conseguiu extrair o melhor de seus colaboradores (Ne 4.14);

4.Ele relembrava a todos o apoio divino neste projeto (Ne 4.14);

5. Ele apresentava novas estratégias para que conseguissem vencer (Ne 4.16);

6. Ele fornecia ferramentas (e armas) novas para os trabalhadores (Ne 4.16-17);

7. Ele reanimava o povo a suportar uns aos outros (Ne 4.19-20).

 

A LEI DA VITÓRIA: NEEMIAS CONCLUIU OS MUROS EM TEMPO RECORDE

(Ne 5.14—6.9)

 

Neemias estava sempre perto de tudo que estava sendo feito, como um líder deve fazer. Ele nunca ficou distante do povo, mesmo que pudesse estar desfrutando das regalias do Governador da Província. Ele cobrava impostos muito amenos. Ele permaneceu comprometido e envolvido com a construção. Ele rejeitou adquirir posição real, ao contrário de outros governadores no passado (Ne 5.14-19).

 

Quando os muros estavam muito perto de serem concluídos, Sambalate e Tobias convidaram Neemias para abandonar as obras para conversarem. Sua resposta foi: "Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?" (Ne 6.3) Em breve, a muralha ficou pronta, concluída em tempo recorde. Ao estarmos estudando a liderança de Neemias, podemos aprender pelo menos quatro lições importantes:

 

1. O modo mais rápido de parar uma grande tarefa é parando seu líder;

2. Empreendimentos e problemas parecem caminhar lado a lado;

3. A maré muda, e o projeto é vitorioso;

4. Um projeto vitorioso glorifica a Deus.

 

 

COMPROMETIMENTO: QUATRO CARACTERÍSTICAS DAQUELES QUE CONCLUEM SUA TAREFA  (Ne 6.15-16)

 

O comprometimento vem antes de qualquer outra coisa em um líder. Foi pelo fato de Neemias ter comprometimento e comprovar isso que os muros foram concluídos no tempo recorde de 52 dias, mesmo em meio a tantas adversidades. Esse feito inusitado emocionou tanto a Neemias, que ele escreveu estas palavras: "Sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, temeram todos os gentios nossos circunvizinhos e decaíram muito em seu próprio conceito; porque reconheceram que por intervenção de nosso Deus é que fizemos esta obra" (Ne 6.16).

 

Líderes que conseguem concluir uma tarefa têm pelo menos quatro características:

 

1. Um propósito que os constrange: eles têm um comprometimento enorme com a sua causa;

2. Uma visão panorâmica muito clara: eles não têm medo da nuvens escuras que começam a se levantar no horizonte;

 

3. Vida de oração contínua: eles oram por tudo e obtêm o favor de Deus;

4. Uma persistência corajosa: eles avançam, apesar das dificuldades.

 

 

MUDANDO COM OS TEMPOS (Ne 7.1-2)

 

Dois sentimentos normalmente surgem depois de se concluir um grande empreendimento: primeiro, um suspiro de alívio e motivos para comemorar; segundo, uma sensação de vazio... E, agora, o que faremos?

 

À medida que estamos envolvidos com determinado projeto, ele vai revelando muito de nosso caráter. O período que segue a algo bem-sucedido pode ser muito perigoso. Somos, muitas vezes, tentados a nos acomodarmos, principalmente se não tivermos outra meta. Podemos nos dar por satisfeitos e baixar a nossa guarda. A prontidão e agilidade se enfraquecem em nós. O momento da vitória é um tempo crucial para qualquer organização. O lide' deve ser habilidoso para conseguir mudar ou enfrentar um problema transitório. O problema transitório ocorre quando o líder não sabe como crescer com sua organização. A vida de Neemias ilustra o problema:

 

Duas fases na liderança

 

O LÍDER PRÁTICO (Ne 8.8)

 

Tanto Neemias quanto Esdras desejavam fazer da reconstrução dos muros de Jerusalém um símbolo da restauração da vida espiritual. Assim eles "leram mo livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia" (Ne 8.8). Esses líderes queriam que todos pudessem entender e aplicar tudo quanto estavam ouvindo.

 

 

Perfil de Liderança

NEEMIAS

Comprometido com o caminho de DEUS (Ne 10.1-29)

 

Neemias e os demais líderes do povo de Israel compreendiam muito bem o quanto era sério fazer alianças, fazer promessas e assinar contratos. Assim, será que eles poderiam ter qualquer dúvida de que um silêncio reverente deveria também cair sobre eles quando se determinaram a, juntos, assumirem um compromisso com o Deus verdadeiro e vivo?

 

Depois que Neemias havia guiado o povo por um momento de confissão e arrependimento, o Governador decidiu que era o momento de se comprometerem a obedecer às leis e aos mandamentos que Deus tinha dado. Era a hora de todos consagrarem o seu coração ao Senhor Deus.

 

Neemias assegurou-se de que o povo não o faria levianamente. Conforme o exemplo deixado por Moisés há centenas de anos, ele impeliu o povo a fazer um juramento a Deus, submetendo-se tanto à bênção se fossem obedientes como à maldição de rebeldes. Eles juraram que se comprometeriam em observar cada palavra da Lei de Deus e de não se desviarem dele em nenhuma hipótese (Ne 10.29).

 

Como governador e principal líder de seu povo, Neemias assinou um documento antes de todos. Ao fazer isso, mostrou que ele mesmo estava comprometido com o acordo e era exemplo para o restante das lideranças da nação. Como sempre, ele agiu como "líder dos líderes".

 

Quando um líder segue os passos de Neemias, ele muito, provavelmente, vá conseguir favorecer um clima de renovação e reavivamento. Ainda hoje, nós olhamos para Neemias como um exemplo de verdadeira liderança.

 

 

A LEI DO LEGADO: NÃO HÁ SUCESSO  SE NÃO HOUVER UM SUCESSOR

(Ne 13.1-31)

 

Logo depois que Neemias retornou para junto do rei Artaxerxes, ele sentiu a necessidade de dar continuidade aos trabalhos em Jerusalém. Quando ele voltou para visitar a cidade, agora murada, ele fez ensinamentos ao povo, pois o povo já tinha aprendido o que significava observar os estatutos de Deus, e notou que deveria fazer algo para garantir o sucesso dos últimos meses de trabalho.

 

Neemias tinha percebido que, quando um povo perde seu líder, o povo tende a ficar com a visão turva. Veja abaixo os problemas que ele encontrou:

 

1. Companhias comprometedoras (vs. 1-9);

2. Fracasso financeiro (vs. 10-14);

3. A desobediência ao sábado (vs. 15-22);

4. Casamentos mistos (vs. 23-31).

 

Visto que Neemias falhou em desenvolver um forte grupo interno de líderes para dar continuidade aos projetos que vislumbrou, todos ficaram à deriva. Ele testemunhou em primeira mão a segunda lei da termodinâmica: tudo o que sobe desce, a menos que seja novamente impulsionado para o alto. Um legado efetivo só ocorre quando uma equipe é treinada e posicionada corretamente para prosseguir a tarefa.

 

 

))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

 

COMENTÁRIOS BEP – CPAD

Autor: Esdras e Neemias (?)

Tema: Reedificação dos Muros de Jerusalém

Data: Cerca de 430 — 420 a.C.

 

 

Considerações Preliminares

O livro de Neemias encerra a história do AT, ocasião em que os expatriados judeus foram autorizados a retornarem a seu país, estando cativos na Babilônia. Juntamente com o livro de Esdras (com o qual forma um só livro no AT hebraico; ver a introdução ao livro de Esdras), Neemias relata os três retornos dos exilados a Jerusalém. Esdras trata de fatos dos dois primeiros retornos (538 a.C.; 457 a.C.), e Neemias, de fatos ligados ao terceiro (444 a.C.). Enquanto o enfoque de Esdras recai na reconstrução do templo, o de Neemias recai na reconstrução dos muros de Jerusalém. Os dois livros frisam a importância da renovação espiritual e da consagração a DEUS e à sua Palavra. Neemias, um contemporâneo de Esdras, servia na corte de Artaxerxes I (rei da Pérsia), como copeiro, quando soube que os exilados que já se encontravam em Judá, estavam sob opróbrio e os muros de Jerusalém continuavam em ruínas. Depois de orar em favor da triste condição de Jerusalém, Neemias recebeu uma munificente autorização do rei Artaxerxes para viajar a Jerusalém como governador, e reedificar os muros da cidade. Como líder dinâmico ele motivou seus compatriotas a reedificar todo o muro em apenas cinquenta e dois dias, apesar da ferrenha oposição. Serviu como governador por doze anos. Depois de um breve retorno à Pérsia, exerceu um segundo mandato de governador de Judá (cf. 2.1; 13.6,7a).

Esdras, o sacerdote, auxiliou Neemias na promoção do avivamento e renovação espiritual do remanescente que voltara. É possível que Neemias tenha ajudado Esdras a escrever esse livro. A historicidade do livro de Neemias é confirmada por documentos antigos descobertos em 1903, chamados Papiros de Elefantina, que mencionavam Sambalate (2.19), Joanã (12.23), e a substituição de Neemias como governador em cerca de 410 a.C.

 

Propósito

Este livro foi escrito (1) como o epílogo da história pós-exílica de Judá, iniciada no livro de Esdras, e (2) para demonstrar o que DEUS fez em favor do remanescente judeu através da liderança piedosa de Neemias e Esdras durante a terceira etapa da restauração pós-exílica.

 

Visão Panorâmica

Os caps. 1—7 narram o desempenho de Neemias como governador e como responsável pela reedificação dos muros de Jerusalém. O cap. 1 revela a profunda espiritualidade de Neemias como homem de oração. Estando a serviço do rei da Pérsia, foi informado da triste situação de Jerusalém e começou zelosamente a interceder em oração, pedindo que DEUS interviesse em favor da cidade e dos seus habitantes. O cap. 2 descreve como DEUS usou Artaxerxes para nomear Neemias como governador de Jerusalém, e como este chegou ali. Os caps. 3.1—7.1 revelam a liderança corajosa, sábia e decisiva de Neemias ao mobilizar Jerusalém para reconstruir seus muros, e isto em apenas cinquenta e dois dias, a despeito de forte oposição dentro e fora da cidade.

A segunda metade do livro descreve (1) a restauração espiritual que teve lugar entre os habitantes de Jerusalém, liderada por Esdras, o sacerdote (8 —10), e (2) certos problemas nacionais abordados por Neemias (11—13). De muita importância para a renovação espiritual do povo, foram a leitura pública da Lei de DEUS, o arrependimento do pecado e uma nova resolução do remanescente no sentido de ter em memória o seu concerto com DEUS e de cumpri-lo. O último capítulo trata de reformas que Neemias iniciou durante seu segundo período de governo (cap. 13).

 

Características Especiais

Cinco características principais destacam-se no livro de Neemias. (1) Registra os últimos eventos da história judaica do AT, antes do período intertestamentário. (2) Fornece o contexto histórico de Malaquias, o último livro do AT, posto que Neemias e Malaquias foram contemporâneos. (3) Neemias é um excelente modelo bíblico de um líder crente no governo: um homem de sabedoria, convicção, coragem, integridade a toda prova, fé firme, compaixão pelos oprimidos, e possuidor de ricos dons de liderança e organização. Durante todos os seus anos como governador, Neemias foi um homem justo, humilde, isento de cobiça, abnegado e que não se corrompeu pela sua posição ou poder. (4) Neemias é um dos exemplos mais notáveis do AT de um líder que ora (cf. também Daniel). Umas onze vezes, o registro descreve Neemias dirigindo-se a DEUS em oração ou intercessão (e.g., Ne 1.4-11; 2.4; 4.4, 9; 5.19; 6.9, 14; 13.14, 22, 29, 31). Foi um homem que executou tarefas que pareciam impossíveis, por causa da sua total dependência de DEUS. (5) O livro ilustra de modo claro o fato de que a oração, o sacrifício, o trabalho árduo e a tenacidade operam em conjunto na realização de uma visão dada por DEUS.

 

O Livro de Esdras Ante o NT

Este livro registra o cumprimento de todos os passos básicos da restauração do judaísmo pós-exílico, passos estes necessários à vinda de CRISTO no início da era do NT. Teve lugar a reconstrução de Jerusalém e do templo, a restauração da lei, a renovação do concerto e a devida preservação da linhagem davídica. Exteriormente, tudo estava em condição para a vinda do Messias (cf. Dn 9.25). O período retratado em Neemias termina com a esperança profética de que o Senhor em breve viria ao seu templo (Ml 3.1). O NT começa com o cumprimento dessa expectativa e esperança pós-exílica.

 

 

Comentários dos capítulos

1.1 NEEMIAS. Neemias partiu da Pérsia para Jerusalém em 444 a.C., como governador de Judá. Isto ocorreu treze anos após a chegada de Esdras a Jerusalém. Neemias veio incumbido pelo rei da Pérsia para reconstruir o muro de Jerusalém e fortificar a cidade (2.7,8). Apesar de muita oposição, Neemias completou o muro em cinquenta e dois dias (6.15). Era um homem capaz, corajoso, perseverante e de oração (ver 2.4). Ele também cooperou com Esdras, para levar a efeito a renovação espiritual do povo (cap. 8).

1.4 CHOREI... E ESTIVE JEJUANDO E ORANDO. Neemias tinha grande solicitude pelo seu povo e pela obra de DEUS em Judá. Durante quatro meses (cf. v. 1 com 2.1), derramou seu coração diante de DEUS, em jejum e oração, com muitas lágrimas, por causa do problema que afligia o povo de DEUS em Jerusalém e em Judá (cf. At 20.31). Sua oração incluiu a confissão de pecados (vv. 6,7), súplica a DEUS para Ele cumprir a sua própria palavra (v. 8; cf. Lv 26.40-45; Dt 30.1-6), seu zelo pela glória e propósitos de DEUS (vv. 5-8) e intercessão incessante pelos filhos de Israel (v. 6).

1.11 DÁ-LHE GRAÇA PERANTE ESTE HOMEM. "Este homem" era Artaxerxes, rei da Pérsia (2.1). Neemias orou para que DEUS lhe concedesse graça perante o rei, para o bem dos judeus. Quando precisarmos de alguma coisa doutra pessoa, devemos primeiramente apresentar diante de DEUS aquilo que estamos precisando. DEUS pode comover o coração e a mente de líderes influentes, para cumprirem a vontade divina (ver Et 4.16; Pv 21.1).

 

2.4 ENTÃO, OREI. O primeiro impulso de Neemias sempre era orar. Antes de responder à pergunta do rei, sussurrou uma oração a DEUS, pedindo ajuda e sabedoria. Isto é apenas uma das muitas ocasiões registradas neste livro, em que Neemias invocou espontaneamente a DEUS (cf. 4.4,5,9; 5.19; 6.9,14; 13.14,22,29,31). (1) Neste caso, Neemias estando em pé diante do rei, apenas teve tempo para clamar a DEUS, do íntimo do seu coração. Nas emergências, não há tempo para longas orações. A curta oração de Neemias chegou a DEUS, porque fora precedida de quatro meses de oração e jejum. "Vale a pena estar com a oração em dia". (2) O hábito de orar frequentemente durante o dia, abre caminho para um fluxo maior da graça, ajuda e sabedoria de DEUS, na vida do crente. O esquecimento da nossa dependência de DEUS e da necessidade da sua presença conosco durante o dia todo, limitará a operação do ESPÍRITO SANTO em nossa vida (ver Ef 6.18; 1 Ts 5.17).

2.8 A BOA MÃO DE DEUS SOBRE MIM. A mão do Senhor sobre Neemias significava para ele, pelo menos, cinco coisas. (1) Estava compartilhando dos propósitos de DEUS (cap. 1). (2) DEUS o estava guiando claramente (v. 12). (3) DEUS estava lhe concedendo sua graça e auxílio (v. 18; cf. Hb 4.16). (4) DEUS estava com ele, fazendo-o prosperar e ser bem-sucedido na obra de DEUS (v. 20; ver Lc 24.50). (5) Sentia renovada coragem e fé em DEUS (4.14,20).

2.12 NÃO DECLAREI A NINGUÉM O QUE O MEU DEUS ME PÔS NO CORAÇÃO PARA FAZER. Embora Neemias tivesse chegado como governador, com plena autoridade do Império Persa, não fez nada durante três dias e nem contou a ninguém os planos que DEUS lhe confiara. Sem dúvida, ele estava esperando em DEUS, ao invés de precipitar-se, confiando na sua própria capacidade (ver Is 40.29-31). Passou, então, a fazer uma inspeção cautelosa e cuidadosa nos danos causados nos muros pelos samaritanos (ver Esdras 4.23,24) e, por certo, calcular as despesas (Lc 14.28-30). É muito importante observar que, em vez de criticar os judeus pelos seus problemas e tristezas, ele queria ver esses problemas como eles os viam. Daí, ele nada falar, enquanto não compreendesse a situação segundo a sua perspectiva, sentindo o que eles sentiam.

2.19 ZOMBARAM DE NÓS. Os fiéis de DEUS constantemente enfrentam o escárnio e a zombaria, pelo fato de, a cada dia, procurarem viver uma vida de retidão entre os que não conhecem a DEUS. O mundo continuamente despreza os padrões morais do cristão e zomba da sua dedicação a CRISTO. Nossa confiança e nossa resposta devem ser as mesmas de Neemias o DEUS dos céus nos ajudará e por fim vindicará os justos (v. 20; ver Ap 2.7; 21.1-7).

2.20 DEUS... NOS FARÁ PROSPERAR. Em todas as questões relacionadas com o reino de DEUS, o sucesso começa com Ele. Neemias começou a reedificar os muros da cidade porque sabia que era essa a vontade de DEUS; por isso, estava plenamente confiante que DEUS lhe faria vitorioso nessa obra. Em toda a obra de DEUS, é da sua vontade que os fiéis sejam cooperadores com Ele (cf. Fp 2.12,13). O cap. 4 revela três fatores de sucesso que implicam esforço da nossa parte: (1) "o coração do povo se inclinava a trabalhar" (4.6); (2) o povo trabalhava em atitude de oração e vigilância (4.9); e (3) o povo demonstrava coragem, determinação e fé ante a oposição do inimigo (4.14). Quando o muro de Jerusalém foi terminado em cinquenta e dois dias, até mesmo os inimigos dos judeus tiveram de reconhecer que essa obra fora concluída com a ajuda de DEUS (6.15,16). DEUS sempre cumpre a sua parte quando os fiéis cumprem a sua, com fé perseverante.

 

4.1 SAMBALATE... ESCARNECEU DOS JUDEUS. Os inimigos do pequeno remanescente dos judeus opunham-se à reconstrução dos muros de Jerusalém. Neemias e o povo foram alvos de zombaria (vv. 1-6), de ameaça de uso da força (vv. 7-9), de desânimo (v. 10) e o medo (vv. 11-14). Este capítulo revela como se pode vencer a oposição à obra de DEUS. (1) A zombaria foi vencida pela oração e determinação (vv. 4-6). (2) A ameaça da força foi vencida pela oração e apropriadas medidas de segurança (vv. 7-9; ver Mc 14.38; Ef 6.18). (3) O desânimo e o medo foram vencidos pela fé dos dirigentes piedosos, pelo seu incentivo e seus preparativos para resistirem ao inimigo (vv. 12-18; ver Ef 6.11).

4.4 CAIA O SEU OPRÓBRIO SOBRE A SUA CABEÇA. A oração de Neemias contra o inimigo era impelida por sua fé em DEUS e por seu amor à obra de DEUS e ao seu povo (cf. Jr 18.23; Ap 6.10). É sempre certo orar para que DEUS combata seus inimigos ou converta os corações daqueles que tentam destruir a sua obra ou prejudicar os seus filhos.

4.20 O NOSSO DEUS PELEJARÁ POR NÓS. Quando empreendemos a obra de DEUS com verdadeira fé e humildade, com o alvo de glorificar a DEUS e estender o seu reino, usando as armas do ESPÍRITO (ver 2 Co 10.4), podemos ter a certeza de que não importa quantas sejam as dificuldades, DEUS pelejará por nós.

 

5.1 FOI... GRANDE O CLAMOR DO POVO. O cap. 5 trata das injustas desigualdades econômicas entre o povo judeu. (1) Os ricos, i.e., a nobreza e os magistrados (v. 7) oprimiam os pobres, obrigando-os a penhorar suas propriedades para conseguirem dinheiro para comprar alimento. Nalguns casos, os pobres eram forçados a entregar seus filhos como escravos a fim de não morrerem de fome (vv. 1-5). Indignado, Neemias lutou contra essas injustiças (v. 6) e levou os transgressores ao arrependimento e à correção (vv. 12,13). (2) O pecado da cobiça, que leva a pessoa a tirar proveito do próximo em tempos de calamidade, revela a profunda depravação da natureza humana. DEUS julgará semelhantes injustiças perpetradas entre as pessoas (cf. Pv 28.27; ver Cl 3.25)

5.6 MUITO ME ENFADEI. Esta expressão refere-se à ira de Neemias contra a injustiça e a iniquidade. Sua ira era justa. A inexistência de tal ira indica indiferença ante o sofrimento dos inocentes e necessitados (ver Lc 19.45).

5.15 POR CAUSA DO TEMOR DE DEUS. Porque Neemias temia a DEUS, não usava sua autoridade para tirar proveito do povo, conforme tinham feito outros dirigentes antes dele. O temor de DEUS no crente, fá-lo consciente da sua responsabilidade perante o Senhor e faz-nos evitar, inclusive práticas disfarçadas, como manipular ou defraudar o seu povo.

5.18 DE TODO O VINHO. Nos tempos do AT, havia vinho de toda espécie vinhos novos e velhos, simples e mistos alguns, diretos da uva; outros, fervidos e concentrados; alguns, doces e espessos como o mel; alguns, misturados com água e outros, misturados com substâncias entorpecentes. Desses vinhos, alguns eram fermentados, outros não (ver Pv 23.30)

 

6.3 ESTOU FAZENDO UMA GRANDE OBRA. O povo de DEUS precisa ter a devida visão da grandeza da obra para qual Ele os chama. Mesmo que a tarefa ou contribuição, como indivíduos, pareça simples ou de pouca importância, nós, coletivamente como o povo de DEUS, estamos "fazendo uma grande obra". Neemias manteve-se firme no seu objetivo de reconstruir os muros, não permitindo que nem amigos, nem inimigos desviassem a sua atenção da obra, até que a terminasse. Uma grande visão, unida a uma fé inabalável, leva a efeito a realização do propósito de DEUS para nossa vida e para nossa geração.

6.12 CONHECI QUE... NÃO ERA DEUS QUEM O ENVIARA. Todos que declaram ser mensageiros de DEUS devem ser examinados e provados, se de fato são homens de DEUS. Há os que se apresentam como crentes, afirmando que estão empreendendo um ministério determinado por DEUS quando, na realidade, os tais buscam apenas glória e prosperidade para si mesmos. O povo de DEUS precisa de discernimento para julgar o caráter pessoal e a lealdade a DEUS e aos seus padrões, de todos que se apresentam como porta-vozes de DEUS.

6.14 PROFETAS QUE PROCURARAM ATEMORIZAR-ME. Neemias sofreu um ataque por parte dos falsos irmãos que, embora afirmassem que trabalhavam para honrar a DEUS, na realidade, estavam aliados aos inimigos de DEUS. Essa traição a DEUS e ao seu reino, por falsos crentes, é uma das piores aflições que os fiéis servos de DEUS, às vezes, têm que suportar (ver At 20.28-31; 2 Co 11.26).

6.15 ACABOU-SE, POIS, O MURO. A construção do muro terminou (1) porque DEUS estava com o seu povo (2.20; 4.15,20); (2) porque o povo tinha um dirigente corajoso, dedicado e decidido, Neemias, que dependia exclusivamente de DEUS como sua proteção e fonte de poder (vv. 3,9; 5.14-19); e (3) porque o povo se dispôs a trabalhar (4.6) e a seguir seu líder, dedicando-se com denodo à tarefa, até completá-la.

 

7.2 HOMEM FIEL E TEMENTE A DEUS. O princípio bíblico na escolha de obreiros para a obra de DEUS é o de indicar aqueles que são perseverantes na fidelidade a DEUS e à sua Palavra e que demonstram um santo temor quanto a evitar o pecado e suas consequências.

 

8.1 TODO O POVO SE AJUNTOU. Os caps. 8-10 descrevem um dos maiores avivamentos do AT e apontam vários princípios fundamentais para um avivamento e renovação espirituais. O avivamento e a renovação, procedem exclusivamente de DEUS. Os instrumentos que o propiciam são: a Palavra de DEUS (vv. 1-8), a oração (v. 6), a confissão de pecados (cap. 9), um coração quebrantado e contrito (v. 9), renúncia às práticas pecaminosas da sociedade contemporânea (9.2) e renovação do compromisso de andar segundo a vontade de DEUS e de fazer da Palavra de DEUS o nosso viver (10.29).

8.3 ESTAVAM ATENTOS AO LIVRO DA LEI. O avivamento teve início mediante um autêntico retorno à Palavra de DEUS e um esforço decisivo para a compreensão da sua mensagem (v. 8). Durante sete dias, seis horas por dia, Esdras leu o livro da lei (vv. 3,18). Uma das principais evidências de um avivamento bíblico entre o povo de DEUS é a grande fome de ouvir e ler a Palavra de DEUS.

8.6 INCLINARAM-SE E ADORARAM O SENHOR. Este capítulo da Bíblia descreve um dos maiores cultos de adoração ao Senhor, de todos os tempos. DEUS deseja a adoração do seu povo e o conclama a adorá-lo continuamente (cf. Sl 29.2; 96.9).

8.7 ENSINAVAM AO POVO NA LEI. Por meio de Esdras e dos levitas, vemos o que deve acontecer sempre que a Palavra de DEUS for ministrada aos fiéis. Muitos dos que voltaram do exílio, já não entendiam o hebraico, uma vez que o seu idioma era agora o aramaico. Por isso, quando as Escrituras eram lidas em hebraico, um grupo de homens dedicados fazia a interpretação para o aramaico, de tal maneira que os fiéis pudessem compreendê-las a aplicá-las à sua vida. Deste modo, o povo se regozijou "porque entenderam as palavras que lhes fizeram saber" (v. 12). A Palavra como revelação divina, o arrependimento, o avivamento espiritual e a alegria estão todos potencialmente presentes; eles serão desencadeados pelo ESPÍRITO SANTO, através de mensageiros ungidos que proclamem a Palavra de DEUS, com clareza, poder e convicção.

8.9 TODO O POVO CHORAVA, OUVINDO AS PALAVRAS DA LEI. Quando o povo ouviu e entendeu a Palavra de DEUS, todos experimentaram uma profunda convicção do pecado e da culpa. (1) Os trechos da lei que continham uma clara revelação da condição espiritual do povo podem ter sidos Lv 26 e Dt 28; trechos estes que falam da bênção ou juízo divino, conforme a obediência ou desobediência do povo à Palavra de DEUS. (2) Nos avivamentos, o choro, quando acompanhado de profundo arrependimento (cf. cap. 9), é um sinal da operação do ESPÍRITO SANTO (ver João 16.8). Sentir tristeza pelo pecado e abandoná-lo resulta em perdão divino e alegria da salvação (ver v. 10; Mt 5.4).

8.10 COMEI AS GORDURAS, E BEBEI AS DOÇURAS. Os judeus gostavam muito de alimentos preparados com bastante gordura e bebidas bem doces. Muitos dos vinhos antigos eram fervidos e concentrados até ficarem muito doces e espessos, como mel ou geleias. Tinham que ser bem diluídos para serem consumidos (ver 5.18).

8.10 A ALEGRIA DO SENHOR É A VOSSA FORÇA. A proclamação da Palavra de DEUS, juntamente com um propósito sincero de obedecer aos seus ensinos, resultará em verdadeira alegria na alma. Essa "alegria do SENHOR" vem da nossa reconciliação com DEUS e da presença do ESPÍRITO em nossa vida. É mantida pela certeza de que fomos perdoados em CRISTO e restaurados à comunhão com DEUS, e que agora vivemos em harmonia com a sua vontade (vv. 10-13; cf. Lc 7.50). Essa alegria age (1) como um forte para nos guardar das aflições e tentações de todos os dias (cf. Sl 119.165; Gl 5.22; Fp 4.4); e (2) como poder e motivação para perseverarmos na fé até ao fim.

 

9.2 A GERACÃO DE ISRAEL SE APARTOU... FIZERAM CONFISSÃO DOS SEUS PECADOS. Os atos registrados neste capítulo demonstram que o arrependimento dos judeus era profundo e duradouro. Continuavam buscando a DEUS, jejuando, humilhando-se diante dEle, confessando a sua dependência espiritual e separando-se daquilo que ofendia a Ele (vv. 1-3).

9.6-37 TU SÓ ÉS SENHOR. Os temas principais dessa notável oração são: (1) o empenho gracioso de DEUS em providenciar a redenção e a salvação a Israel, e (2) a má receptividade de Israel quanto a esse amor divino, no decurso da história da nação. Esses temas aparecem muitas vezes no AT (ver Dn 9.3-19; Am 2.9-12; Mq 6.1-8; cf. Lc 13.34).

9.17 DEUS... CLEMENTE E MISERICORDIOSO. Nosso misericordioso Senhor está pronto a acolher de volta aqueles que o abandonaram e que pecaram contra as suas leis, tão logo se arrependam. Ao mesmo tempo, Ele é paciente e longânimo com as faltas e fraquezas de seus filhos, sempre que a vontade manifesta deles for segui-lo sem reservas e obter vitória total contra o pecado, Satanás e o mundo.

9.20 E DESTE O TEU BOM ESPÍRITO, PARA OS ENSINAR. O ESPÍRITO SANTO nos guia à verdade e aos retos caminhos do Senhor (ver Jo 14.17; 16.13; Rm 8.5-14).

9.30 PROTESTASTE...PELO TEU ESPÍRITO, PELO MINISTÉRIO DOS TEUS PROFETAS. Uma obra principal do ESPÍRITO SANTO no AT foi a de repreender o povo de DEUS e denunciar o seu pecado através dos seus santos profetas. Segundo o novo concerto, o ESPÍRITO continua a convencer as pessoas, do pecado (ver Jo 16.8,13)

 

10.29 CONVIERAM... NUM JURAMENTO. O avivamento liderado por Esdras (8-10) conduziu a um firme compromisso do povo obedecer à vontade de DEUS. O povo, uma vez dedicado, assim se manifestou: (1) servirem fielmente ao Senhor, segundo os seus mandamentos (v. 29); (2) conservarem-se puros e separados do mundo (vv. 30,31; cf. Tg 1.27); e (3) sustentarem a obra de DEUS, dando seu tempo, dinheiro e bens (vv. 32-39).

 

13.3 APARTARAM DE ISRAEL TODA MISTURA. Os estrangeiros pagãos foram rejeitados em Israel, para que assim houvesse uma barreira entre o povo de DEUS e as práticas iníquas dos incrédulos. (1) Para se compreender a vontade de DEUS aqui, precisamos considerar a tendência inata do seu povo, de conformar-se com os costumes, prazeres e maneira de viver do mundo. (2) Portanto, um requisito essencial para o povo de DEUS ser santo, é permanecer separado do procedimento, padrões e costumes ímpios da nossa sociedade e tomar posição firme contra as influentes e populares manifestações do espírito deste mundo. Se os crentes se omitirem terão a perda da presença de DEUS e das bênçãos que Ele reservou para nós (ver Rm 12.2)

13.7 VIM A JERUSALÉM. Neemias voltou à Pérsia e esteve ausente de Jerusalém por algum tempo (vv. 6,7). Ao chegar de regresso a Jerusalém, Neemias descobriu que os judeus tinham negligenciado a sua dedicação moral e espiritual a DEUS. O cap. 13 registra vários desses fracassos espirituais.

13.7 O MAL QUE ELIASIBE FIZERA. Tobias, o amonita, juntamente com Sambalate, o governador de Samaria, já em ocasião anterior, tinham zombado dos judeus, quando da edificação dos muros de Jerusalém (2.10,19). Agora, porém, casara-se com uma mulher de família sacerdotal aparentada com Eliasibe, o sumo sacerdote. Em consideração, o próprio Eliasibe remodelou e mobiliou uma grande moradia na área do templo, para Tobias. Quando Neemias viu essa profanação, ardeu com justa indignação e jogou fora os pertences de Tobias e os móveis luxuosos que Eliasibe colocara ali para ele. Neemias estava indignado porque tal profanação da casa de DEUS era uma afronta à santidade de DEUS. As igrejas atuais, que permitem atividades que prejudicam o reino de DEUS, devem tomar nota disso.

13.12 ENTÃO, TODO O JUDÁ TROUXE OS DÍZIMOS. Neemias restaurou a totalidade do culto no templo, juntamente com os ministérios dos levitas e cantores. Agora, os fiéis podiam trazer suas ofertas, pondo-as no próprio aposento que Eliasibe tinha cedido a Tobias. O povo fica mais disposto a dar o dízimo quando percebe que a adoração a DEUS traz bênçãos. Foi por volta desse período que DEUS suscitou Malaquias, cujas admoestações acentuavam a bênção de DEUS para os dizimistas fiéis (Ml 3.10). Trazer o dízimo sempre foi primeiro um caso de bênção, mais do que de lei. Bem antes de DEUS ter promulgado a sua Lei no monte Sinai, Abraão foi abençoado por Melquisedeque de tal forma que lhe deu o dízimo de tudo quanto possuía (Gn 14.19,20). O crente cheio do ESPÍRITO SANTO tem muito prazer em dar e compartilhar, como faziam os crentes da igreja primitiva (At 2.44,45; 4.34-37; 11.28-30).

13.17 PROFANANDO O DIA DE SÁBADO. O povo de DEUS permitiu aqui que seus interesses comerciais e a busca de coisas materiais destruíssem sua obediência ao mandamento de DEUS, no tocante ao dia de descanso. Os crentes do NT devem sempre tomar cuidado contra a tentação de deixar que a busca de riquezas e sucesso suplante seu desejo de honrar e adorar a DEUS, como Ele estabeleceu. Devemos buscar "primeiro o Reino de DEUS, e a sua justiça" (Mt 6.33; ver 12.1).

13.25 CONTENDI COM ELES. Há ocasiões em que os dirigentes, se realmente são servos de DEUS, precisam ter ira santa contra o mal e adotar medidas drásticas para corrigir uma situação maléfica que surja. Usar de brandura e mansidão, quando há desrespeito público e cínico ante a vontade de DEUS, pelos membros da igreja, passa a ser fraqueza e transigência. A correção aplicada por Neemias demonstra um zelo por DEUS semelhante ao de CRISTO, quando Ele tomou um chicote para expulsar os vendilhões do templo de Jerusalém (Mt 21.12,13; Jo 2.13-16; ver Lc 19.45).

 

 

))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

 

Lição 8, Central Gospel, Neemias, um Líder Versátil

 

 

ESBOÇO DA LIÇÃO

1- NEEMIAS, O DIPLOMATA

1.1. O grande líder renúncia aos seus interesses

1.2. O grande líder define previamente suas estratégias

2-  NEEMIAS, O CONSTRUTOR

2.1. O grande líder pondera as situações

2.1.1. O plano de Neemias

2.2. O grande líder sabe que precisa encorajar os seus liderados

3-  NEEMIAS, O GUIA ESPIRITUAL

3.1. O grande líder identifica os seus inimigos

3.2. O grande líder utiliza as armas certas contra os

seus opositores

3.3. O grande líder tem discernimento espiritual

4- NEEMIAS, O ADMINISTRADOR

SOCIORRELIGIOSO

4.1. O grande líder ocupa-se da restituição material

4.2. O grande líder ocupa-se da restituição espiritual

4.3. O grande líder entende que a obra do Senhor é

contínua

 

 

TEXTO BÍBLICO BÁSICO - Neemias 2.11-13,17,18

11 - E cheguei a Jerusalém e estive ali três dias.

12 - E, de noite, me levantei, eu e poucos homens comigo, e não declarei a ninguém o que o meu DEUS me pôs no coração para fazer em Jerusalém; e não havia comigo animal algum, senão aquele em que estava montado.

13 - E, de noite, saí pela Porta do Vale, para a banda da Fonte do Dragão e para a Porta do Monturo e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam fendidos, e as suas portas, que tinham sido consumidas pelo fogo.

17 - Então, lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada e que as suas portas têm sido queimadas; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém e não estejamos mais em opróbrio.

18 - Então, lhes declarei como a mão do meu DEUS me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito. Então, disseram: Levantemo-nos e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem.

 

 

TEXTO ÁUREO

E enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo uma

grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco? Neemias 6.3

 

 

SUBSÍDIOS PARA O ESTUDO DIÁRIO

2ª feira – Neemias 2.2 Por ser humano, o líder também sente medo

3ª feira – Neemias 2.17 Encorajamento à obra

4ª feira – Neemias 4.9 Oração e vigilância andam juntas

5ª feira – Neemias 6.3 Quem está ocupado não se distrai

6ª feira – Neemias 9.3 O culto fez parte da obra

Sábado – Neemias 9.38 A ordem moral é restabelecida

 

 

OBJETIVOS

Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá ser capaz de entender que:

- grandes líderes se levantam para acudir diante de uma situação difícil;

- grandes líderes são planejados e buscam uma visão completa da situação;

- grandes líderes superam coisas pequenas e permanecem focados nas coisas grandes.

 

 

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS

Caro professor, o livro de Neemias narra, principalmente, as críticas e a oposição que ele enfrentou quando decidiu, resolutamente, liderar a pequena comunidade israelita na reconstrução da Cidade Santa. Sua grande preocupação era o estado arruinado da cidade, abandonada sem os muros desde

que o imperador Artaxerxes I havia interrompido os reparos (Ed 4.12). Nesta lição, procure focar as características singulares da liderança de Neemias, que podem ser aplicadas à vida de todos, indistintamente: o grande líder renuncia aos seus interesses pessoais; define previamente suas estratégias; pondera as situações; sabe que precisa encorajar os seus liderados; identifica os seus inimigos; utiliza as armas certas contra os seus opositores; tem discernimento espiritual; ocupa-se da restituição material; ocupa-se da restituição espiritual; e entende que a obra do Senhor é contínua.

Boa aula!

 

 

COMENTÁRIO

Palavra introdutória

Ao final do cativeiro babilônico, os judeus regressaram a Jerusalém para dar início a um período de reconstrução. Porém, diante da oposição que sofreram, por parte dos samaritanos e de outros povos que lá viviam, eles só conseguiriam completar a obra no templo 20 anos depois (Ed 1—6). Os muros e as portas, todavia, não chegaram a ser reparados; e, sem muros e sem portas, a cidade ficava exposta ao escárnio e ao ataque inimigo. Jerusalém estava em ruínas. Do lugar onde se vira grande glória, no passado, restava apenas opróbrio. É evidente que Neemias sabia que a cidade de seus antepassados estava arruinada, pois os babilônios haviam destruído os muros, as portas e o templo de Jerusalém (2 Rs 25.1-21). Neemias possuía versatilidade suficiente para atuar tanto como copeiro real em Susã, como na construção civil de Jerusalém. Este filho de Hacalias (Ne 10.1) foi um sábio diplomata, um hábil construtor, guia espiritual e administrador sociorreligioso.

 

 

 

1- NEEMIAS, O DIPLOMATA

Neemias encontrava-se na cidade de Susã, capital do

Império Persa, onde ficava o palácio do grande Artaxerxes. Ali, este filho de Hacalias atuava como copeiro do rei. Sendo informado por seu irmão Hanani, e por alguns judeus que haviam acabado de voltar de Jerusalém, de que a cidade estava sob escombros, desde que fora queimada pelos babilônios, e de que seus antigos habitantes viviam em grande miséria, Neemias assentou-se, chorou e lamentou-se,

amargamente, por alguns dias (Ne 1.2-4). Com o coração quebrantado, jejuou e orou, suplicando

a DEUS por seu povo, pedindo perdão pelo pecado dos seus antepassados e, ao mesmo tempo, recordando-se das palavras do Senhor, ditas por Moisés, sobre o arrependimento e a restauração da nação (Ne 1.4-11).

 

 

1.1. O grande líder renúncia aos seus interesses

pessoais

Um copeiro, naquela época, exercia mais funções do que as atribuídas a um mordomo hoje em dia. Ele ocupava uma posição de grande privilégio e responsabilidade. A cada refeição, o copeiro tinha de experimentar o vinho do rei para certificar-se de que não estava envenenado, por exemplo. O fato de Neemias, que era judeu, exercer uma função tão eminente no palácio revela a excelência do seu caráter e a sua competência. Mas, apesar de desfrutar de uma vida confortável, ele era um homem que se importava

com as tradições do seu povo, com as necessidades no presente e com as esperanças para o futuro. Ele

preocupava-se com sua herança cultural e religiosa, com a cidade de seus antepassados e com a glória do

Senhor.

 

SUBSÍDIO 1.1

DEUS tinha uma missão para Neemias, que não

poderia ser cumprida em qualquer outro lugar. O

Senhor o colocou em Susã, da mesma maneira que

enviou José para o Egito, a fim de, anos mais tarde,

saciar a fome de sua família (Gn 42.19).

 

 

1.2. O grande líder define previamente suas estratégias

Assim que teve oportunidade, Neemias agiu como um verdadeiro diplomata, isto é, como representante do seu país de origem perante outra nação: ele valeu-se de uma abertura que o rei lhe dera, para visitar Jerusalém. Ao ver Neemias com o semblante triste, Artaxerxes perguntou o que se passava com ele, e o copeiro relatou a situação da sua cidade e dos seus moradores. Como gozava da confiança do rei, teve licença para empreender sua jornada (Ne 2.4-6). Neemias já saiu de Susã preparado para trabalhar: ele pediu ao rei que lhe desse cartas para acessar as províncias até chegar ao seu destino e que o  autorizasse a levar madeira para a obra (Ne 2.7,8).

 

 

2-  NEEMIAS, O CONSTRUTOR

Neemias partiu para Jerusalém acompanhado por uma

escolta de oficiais do exército, com cavaleiros designados pelo rei Artaxerxes (Ne 2.9b).

Quando a caravana de Neemias chegou a Jerusalém, certamente chamou a atenção das pessoas, especialmente daquelas que odiavam os judeus e que desejavam impedi-los de fortificar a cidade.

 

 

2.1. O grande líder pondera as situações

Depois de três dias na Cidade Santa, sem que ainda ninguém soubesse o motivo da sua estada naquele lugar, Neemias saiu sozinho à noite para avaliar o muro de Jerusalém em ruínas (Ne 2.11-16). Ele desejava conhecer a real situação da cidade, para planejar a sua reconstrução. E viu mais coisas do que os habitantes da cidade estavam acostumados a enxergar durante o dia. Neemias não olhou somente os problemas, mas também o potencial do lugar. A partir da sua avaliação, Neemias elaborou um plano organizado de trabalho; afinal, ele também sabia que não dispunha de muito tempo (Ne 2.12-17).

 

 

2.1.1. O plano de Neemias

Um líder a serviço de uma causa divina jamais deve agir por impulso, mas de modo sábio e planejado. Neemias calculou quantos homens precisava para construir cada trecho dos muros, de torre a torre, e quanto tempo gastaria em cada etapa. Neemias elaborou um plano de trabalho detalhado, dividindo as turmas por trechos entre as onze portas e as cinco torres da cidade (Ne 3.1). Deste modo, ninguém ficou sobrecarregado.

Entre os trabalhadores havia gente comum do povo, mas também alguns profissionais em perfumaria e em ouro (Ne 3.8). Em 52 dias a obra de reconstrução foi terminada (Ne 6.15).

 

 

2.2. O grande líder sabe que precisa encorajar os seus liderados

A situação calamitosa da cidade serviria para desencorajar qualquer um que se dispusesse a fazer alguma coisa, mas não para um homem como Neemias. Ele enxergou nos escombros uma grande possibilidade de mudança. O verdadeiro líder sabe que não faz coisa alguma sozinho; por isso, ele também sabe que precisa passar a sua visão para os seus liderados. Assim, Neemias fez despertar naqueles homens a consciência da situação, encorajando-os a fazerem um esforço. Para sua grata surpresa, recebeu como resposta:

Levantemo-nos e edifiquemos (Ne 3.18).

 

 

3-  NEEMIAS, O GUIA ESPIRITUAL

Nenhum líder estará isento de embates na realização

do seu trabalho. Seria muito mais fácil se Neemias tivesse de se preocupar apenas com a construção dos muros; mas, infelizmente, surgiram alguns contratempos ao longo do empreendimento. Não demorou para que os inimigos entrassem em ação. A Bíblia destaca três opositores de Neemias: Sambalate, um horonita; Tobias, um amonita; e Gesém, um árabe (Ne 2.19).

 

 

3.1. O grande líder identifica os seus inimigos

Assim que souberam da chegada de Neemias à cidade,

Sambalate e Tobias reagiram. Eles se desagradaram de

que alguém quisesse o bem dos filhos de Israel (Ne 2.10), mas esse desagrado não ficou apenas no coração deles. A indignação de Sambalate e Tobias aumentou quando eles souberam da reconstrução dos muros (Ne 4.1-3). Assim, resolveram agir.

 

 

SUBSÍDIO 3.1

Sambalate, o principal inimigo de Neemias, tinha um cargo oficial em Samaria; ele era comandante do exército (Ne 2.10,19), e isto o tornava mais perigoso.

Tobias, por ser um amonita, era inimigo declarado

de Israel. Ele dirigia o serviço de inteligência das

operações do exército, obtendo informações

confidenciais com seus amigos judeus, as quais

eram passadas para Sambalate.

 

 

3.2. O grande líder utiliza as armas certas contra os

seus opositores

Irados, os inimigos se juntaram aos arábios, amonitas e asdoditas para atacar Jerusalém e para os desviarem

do seu intento (Ne 4.7,8). Mas, Neemias e os seus homens oraram e puseram guardas para vigiar a cidade à noite (Ne 4.9). Isso acarretou fadiga aos trabalhadores, que precisavam atuar também como

vigias da obra (Ne 4.10). Os inimigos intentavam matá-los (Ne 4.11). Neemias teve de dividir os seus homens entre a construção e a vigilância com arcos e lanças nas

mãos (Ne 4.13-16).

 

 

3.3. O grande líder tem discernimento espiritual

Os inimigos mudaram a tática: em vez de atacar, criaram um plano para matar o líder. Assim, enviaram emissários a convidar Neemias para banquetear com eles; mas, Neemias não cedeu às suas artimanhas; antes, respondeu que estava ocupado e não poderia atender ao convite. Mesmo assim, eles insistiram por

quatro vezes, e a resposta do líder foi sempre a mesma: Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer (Ne 6.3). Os inimigos subornaram Semaías, para profetizar a Neemias, dizendo que ele estava correndo perigo de morte e que o profeta e ele se escondessem no Templo; mas, essa era outra cilada. Neemias, mais uma vez, recusou-se a atendê-los (Ne 6.10-14). Neemias teve discernimento espiritual para entender que não era DEUS quem falava com ele (Ne 6.12).

 

 

4- NEEMIAS, O ADMINISTRADOR SOCIORRELIGIOSO

Além da reconstrução dos muros da cidade, Neemias

ainda tinha de lidar com outros conflitos estruturais. Havia problemas de ordem social e de ordem religiosa que precisavam ser resolvidos.

 

 

4.1. O grande líder ocupa-se da restituição material

Neemias 5 descreve como os nobres e os magistrados

exploravam o povo, emprestando dinheiro a juros para que cultivassem suas terras. Quando não conseguiam pagar, tinham os seus bens confiscados. O clamor do povo era grande. Neemias administrou bem a situação, exigindo mudança no comportamento dos exploradores e a devolução das terras confiscadas (Ne 5.11,12).

 

 

4.2. O grande líder ocupa-se da restituição espiritual

No sétimo mês, Neemias juntou todo o povo em uma praça em frente à Porta das Águas. Esdras, o escriba, trouxe o livro da Lei (Torá) para efetuar sua leitura (Ne 8.1-3). No meio do povo, havia outros homens, os quais, juntamente com os levitas, ensinavam ao povo o significado das palavras da Lei (Ne 8.7). Esse foi, sem dúvida, um dos maiores avivamentos registrados na história bíblica: Neemias restitui a Festa dos Tabernáculos (Ne 8.13-18); Neemias levou o povo a uma oração de confissão de pecados e à adoração (Ne 9).

 

 

4.3. O grande líder entende que a obra do Senhor é

contínua

Neemias voltou para a casa do rei; entretanto, depois de um tempo, retornou a Jerusalém (Ne 13.6) para dar continuidade às reformas necessárias. O capítulo 13 do livro de Neemias forma um apêndice com informações importantes, as quais deram origem a um documento.

Neste documento, todos se comprometem a andar

na Lei de DEUS, a fim de cumprirem os Seus mandamentos, juízos e estatutos (Ne 10.28-39). O documento foi assinado por príncipes, levitas e sacerdotes; depois, registrado e selado.

 

 

CONCLUSÃO

Talvez Neemias tenha sido um dos mais versáteis líderes de toda a narrativa bíblica. O Senhor estava com

este filho de Hacalias. Apesar disso, sua tarefa não foi executada sem lutas. Neemias concluiu seu projeto de edificar os muros de Jerusalém porque era um servo fiel a DEUS; ele obedecia à Sua Palavra, orava, jejuava e entregava as suas lutas e os seus inimigos nas mãos do Todo-poderoso. Todo líder que deseja ser vitorioso, deve preparar-se para oposições; ser perseverante; ter determinação e fé, além de colocar-se na dependência do Altíssimo, em constante oração.

 

 

ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO

1. A qual rei Neemias servia?

R.: Rei Artaxerxes.