Lição 7 – Os Dez Mandamentos do Senhor, 1pte


Lição 7 - Os Dez Mandamentos do Senhor
LIÇÕES BÍBLICAS - 1º Trimestre de 2014 - CPAD - Para jovens e adultos
Tema: Uma Jornada de Fé - A Formação do povo de Israel e sua herança espiritual
Comentário: Pr. Antônio Gilberto
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
Questionário
NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
 

TEXTO ÁUREO
"Porque o fim da lei é CRISTO para justiça de todo aquele que crê" (Rm 10.4).
 

VERDADE PRÁTICA
A Lei expõe e condena os nossos pecados, porém, o Senhor JESUS CRISTO, pelo seu sangue expiador, nos perdoa e nos justifica mediante a fé.
 

LEITURA DIÁRIA
Segunda- Jo 1.16,17 A lei de Moisés e a graça de DEUS
Terça- Rm 1.16,17 O crente vive em CRISTO a partir da fé
Quarta- Gl 4.4,5 CRISTO veio alcançar os que estavam sob a Lei
Quinta- 1 Co 1.30,31 CRISTO - sabedoria, justiça, santificação e redenção
Sexta- Rm 10.8,17 A fé pela Palavra quando crida e obedecida
Sábado- Gl 2.16 A justificação nos vem pela fé em CRISTO
 
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Êxodo 20.1-5,7-10,12-17
1 Então, falou DEUS todas estas palavras, dizendo: 2 Eu sou o SENHOR, teu DEUS, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 3 Não terás outros deuses diante de mim. 4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR, teu DEUS, sou DEUS zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem
7 Não tomarás o nome do SENHOR, teu DEUS, em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. 8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. 9 Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, 10 mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu DEUS; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas.
12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu DEUS, te dá. 13 Não matarás. 14 Não adulterarás. 15 Não furtarás. 16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. 17 Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

INTERAÇÃO
O Decálogo expressa o propósito de DEUS para o povo de Israel: uma nação que andasse em justiça, odiasse o pecado e amasse a santidade. Caso seguissem esse estilo de vida, os judeus resplandeceriam como luz às nações vizinhas. Mas Israel falhou nesta missão e voltou-se contra DEUS. Entretanto, a queda do povo judeu trouxe salvação aos gentios. Todavia, isso não deve orgulhar ou ensoberbecer a Igreja do Senhor, representante do Reino de DEUS no mundo; pelo contrário, a comunidade dos santos deve temer a DEUS e ouvir o conselho do apóstolo Paulo: "Porque, se DEUS não poupou os ramos naturais [Israel], teme que te não poupe a ti também [Igreja]" (Rm 11.21).

OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Conhecer os propósitos dos Dez Mandamentos.
Compreender o conceito de cada mandamento.
Saber que os Dez Mandamentos referem-se a relação do homem com DEUS e o próximo.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Prezado professor, utilize o esquema abaixo para concluir a lição. Os objetivos desta atividade são: recapitular os mandamentos estudados e analisar as duas relações humanas implícitas no Decálogo.
Explique à classe o quanto é óbvio que a interpretação dos quatro primeiros mandamentos se distingue dos outros seis, pois os quatro primeiros tratam do relacionamento do homem com DEUS e os outros seis, do homem com o próximo. Conclua a aula afirmando que, além do aspecto espiritual, o Decálogo apresenta um caráter social da Lei cuja garantia da dignidade humana torna-se uma ordenança divina.

RESUMO DO DECÁLOGO
1º Mandamento - Não terás outros deuses diante de mim.
2º Mandamento - Não farás imagens de escultura.
3º Mandamento - Não tomarás o nome de DEUS em vão
4º Mandamento - Lembra-te do sábado, para o santificar
5º Mandamento - Honra o teu pai e a tua mãe.
6º Mandamento - Não matarás.
7º Mandamento - Não adulterarás.
8º Mandamento - Não furtarás
9º Mandamento - Não dirás falso testemunho.
10º Mandamento - Não cobiçarás
 
Resumo da Lição 7 - Os Dez Mandamentos do Senhor
I. OS PROPÓSITOS DA LEI
1. O Decálogo (Êx 20.3-17).
2. Objetivos do Concerto divino.
a) padrão de justiça. b) malignidade do pecado. c) santidade de DEUS.
II. OS DEZ MANDAMENTOS (ÊX 20.1-17)
1. O primeiro mandamento.
Outros deuses
2. O segundo mandamento.
Imagens
3. O terceiro mandamento.
Nome de DEUS
4. O quarto mandamento.
Sábado
III. A CONTINUAÇÃO DOS MANDAMENTOS DIVINOS
1. O quinto mandamento.
Honrar pai e mãe
2. O sexto mandamento.
Matar
3. O sétimo mandamento.
Adulterar
4. O oitavo mandamento.
Furtar
5. O nono mandamento.
Falso testemunho
6. O décimo mandamento.
Cobiça

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsídio Teológico - "O Dez Mandamentos
Os Dez Mandamentos, aqui registrados (cf. Dt 5.6-21), foram escritos pelo próprio DEUS em duas tábuas de pedra e entregues a Moisés e ao povo de Israel (31.18; Dt 4.13; 10.4). A guarda dos mandamentos proveu um meio de Israel procurar viver em retidão diante de DEUS, agradecido pelo seu livramento do Egito; ao mesmo tempo, tal obediência era um requisito para os israelitas habitarem na Terra Prometida (Dt 41.14; 14 [...]).
(1) Os Dez Mandamentos são o resumo da lei moral de DEUS para Israel, e descrevem as obrigações para com DEUS e o próximo. CRISTO e os apóstolos afirmam que, como expressões autênticas da santa vontade de DEUS, eles permanecem obrigatórios para o crente do NT (Mt 22.37-39; Mc 12.28-34; Lc 10.27; Rm 13.9; Gl 5.14; Lv 19.18; Dt 6.5; 10.12; 30.6). Conforme esses trechos do NT, os Dez Mandamentos resumem-se no amor a DEUS e ao próximo; guardá-los não é apenas uma questão de práticas externas, mas também requer uma atitude do coração [...]. Logo, a lei demanda uma justiça espiritual interior que se expressa em retidão exterior e em santidade.
(2) Os preceitos civis e cerimoniais do AT, que regiam o culto e a vida social de Israel [...] já não são obrigatórios para o crente do NT. Eram tipos de sombras de coisas melhores vindouras, e cumpriram-se em JESUS CRISTO (Hb 10.1; Mt 7.12; 22.37-40; Rm 13.8; Gl 5.14; 6.2). Mesmo assim, contêm sabedoria e princípios espirituais a todas as gerações [...]" (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p.145).

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II - Subsídio Bíbliológico - "A Estrutura do Decálogo
É bastante óbvio que a intenção dos quatro primeiros mandamentos difere da intenção dos outros seis. Os quatro primeiros tratam do relacionamento com DEUS, enquanto os outros seis regulam relacionamentos interpessoais. Talvez seja significativo que o mandamento acerca dos pais seja o primeiro no âmbito interpessoal [...]. Ocorre uma guinada do Criador para o procriador; a vida de uma pessoa se deve a ambos.
Ao ser perguntado sobre o mais importante mandamento (como se eles pudessem ser organizados hierarquicamente), JESUS citou Deuteronômio 6.5: 'Amarás o Senhor, teu DEUS, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento' (Mt 22.37), o que reduziu o primeiro mandamento a uma única frase. Apesar de não lhe pedirem maiores esclarecimentos, JESUS prosseguiu falando: 'e o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo' (Mt 22.39). Isso condensa em uma única oração os últimos seis mandamentos. Observe que JESUS insiste que o amor pode ser determinado. Isso não seria uma profanação do amor? O amor não é algo a ser voluntariamente dado? Ao colocar o amor num contexto de exigência ou mesmo de imposição, JESUS dá a entender que o amor por DEUS e pelo próximo se baseia na vontade, não em emoções.
Logo após ser orientado por JESUS sobre o cumprimento do mandamento como requisito para a vida eterna, o rico perguntou: 'Quais?' JESUS não disse nada sobre os quatro primeiros mandamentos, mas apenas sobre o segundo grupo. Até mesmo a ordem que eles são citados é interessante: sexto, sétimo, oitavo, nono e quinto. A falta de amor entre irmãos impede a possibilidade do amor de DEUS e torna obscura qualquer expressão de amor por DEUS (uma das mensagens de 1 João)" (HAMILTON, Vitor P. Manual do Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.218-19).

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.
HAMILTON, Vitor P. Manual do Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
COHEN, Armando Chaves. Comentário Bíblico Êxodo. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.

SAIBA MAIS - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 57, p.39.
 
COMENTÁRIO/INTRODUÇÃO
OS DEZ MANDAMENTOS, 20.1-17
DEUS falou com o povo do monte em chamas. O texto em Deuteronômio declara nitidamente que DEUS “no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridade, com grande voz” (Dt 5.22) deu estes mandamentos para a assembleia. Não sabemos como DEUS falou em voz audível, mas Israel entendia que a voz que ouviam era de DEUS. Esta era “uma voz audível e terrível, a voz de Jeová, soando como trombeta pela multidão (19.16: 20.18)”. Este modo de descrever o evento não indica que DEUS tenha cordas vocais como o homem, mas assevera que DEUS criou um som audível que, de forma inteligível, enunciava suas palavras para o homem. Depois que ouviram aquela voz e viram a cena, preferiram que Moisés lhes falasse o que DEUS queria dizer-lhes.
E importante saber que era o SENHOR, teu DEUS, que estava falando. Estas palavras foram ditas por DEUS ao povo como normas orientadoras para toda a humanidade. Não basta afirmar que são pertinentes apenas para a época em que foram dadas. “DEUS queria que os israelitas entendessem claramente que fora Ele mesmo que lhes dera os mandamentos.”
Além disso, as pessoas ouviram todas estas palavras. No original hebraico, os Dez Mandamentos são chamados “dez palavras” (34.28; Dt 4.13; 10.4; daí o título Decálogo, lit., “dez palavras”). “As declarações do monte Sinai são nobres e inteiramente diferentes de qualquer coisa encontrada em todo o conjunto da literatura egípcia.” DEUS deu estas palavras não como meio de salvação, porque este povo já estava salvo do Egito, mas como norma de conduta. Levando em conta que a obediência era uma cláusula para a continuação do concerto (19.5), estas palavras se tornaram a base de perseverança na qualidade de povo de DEUS. Paulo deixou claro que a observância da lei não é meio de salvação pessoal, pois a justificação é pela fé em CRISTO (G1 2.16). A lei conduz a CRISTO, mas não salva (G1 3.24). “Se não é verdade que podemos cumprir a lei para ganhar o céu, é igualmente falso que podemos quebrá-la sem sermos punidos ou sentirmos remorso.” Deduzimos que esta lei moral foi dada como fundamento providencial para a fé do povo de DEUS. Quem o ama observa sua lei. Dividir a lei em lei moral, lei cerimonial e lei civil é, por um lado, útil, e, por outro, enganoso. Lógico que a lei moral do Decálogo é básica e expressa a responsabilidade de todos os homens. Mas as outras leis dadas a Israel também eram igualmente obrigatórias.
As leis de DEUS eram uma demonstração de sua justiça por meio de símbolos e forneciam uma disciplina pela qual os israelitas poderiam ser conformados à santidade de DEUS."
As leis sociais e cerimoniais mudam, mas as relações fundamentais entre DEUS e o homem, e entre os homens, conforme exaradas no Decálogo, são eternas.
A divisão dos Dez Mandamentos é entendida de modos variados. seguindo Agostinho, a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Luterana consideram os versículos 2 a 6 o primeiro mandamento e dividem o versículo 17, que trata da cobiça, em dois mandamentos.
O judaísmo hodierno reputa que o versículo 2 ordena a crença em DEUS e é a primeira palavra; e combina os versículos 3 a 6 na segunda. A divisão aceita nos primórdios da igreja torna o versículo 3 o primeiro mandamento e os versículos 4 a 6 o segundo. Esta posição foi “apoiada por unanimidade pela igreja primitiva, e é mantida hoje pela Igreja Ortodoxa Oriental e pela maioria das igrejas protestantes”.
Os primeiros quatro mandamentos compõem a primeira tábua do Decálogo e mostram a relação apropriada do homem com DEUS. Têm seu cumprimento no primeiro grande mandamento: “Amarás o Senhor, teu DEUS, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” (Mt 22.37). Os últimos seis mandamentos lidam com as relações humanas e cumprem-se no amor ao próximo como a si mesmo.
Leo G. Cox. Comentário Bíblico Beacon. Editora CPAD. Vol. 1. pag. 187-189.
LEI E A GRAÇA
É da maior importância compreender o verdadeiro caráter e o objeto da lei moral, como nos é apresentada neste capítulo. Existe uma tendência no homem para confundir os princípios da lei com graça, de sorte que nem a lei nem a graça podem ser perfeitamente compreendidas. A lei mostra-nos o que o homem deveria ser; enquanto que a graça demonstra o que DEUS é. Como poderão, pois, ser unidas num mesmo sistema?- Como poderia o pecador ser salvo por meio de um sistema formado em parte pela lei e em parte pela graça? Impossível: ele tem de ser salvo por uma ou por outra.
Se eu considerar os dez mandamentos como a expressão do pensamento de DEUS, então, pergunto, não há nada mais no pensamento de DEUS senão "farás" isto e "não farás" aquilo? Não há graça, nem misericórdia nem bondade? DEUS não manifestará aquilo que é, nem revelará os segredos profundos desse amor que enche o Seu coração? Não existe nada mais no coração de DEUS senão exigências e proibições severas"? Se fosse assim, teríamos de dizer que "DEUS é lei" em vez de dizermos que" DEUS é amor". Porém, bendito seja o Seu nome, existe muito mais em Seu coração do que jamais poderão expressar os "dez mandamentos" pronunciados no monte fumegante. Se quero saber o que DEUS é, devo olhar para CRISTO; "porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade" ( l2:9). "Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por JESUS CRISTO" (Jo 1:17). Certamente, na lei achava-se uma certa medida de verdade; continha a verdade quanto àquilo que o homem deveria ser. Como tudo que emana de DEUS, a lei era perfeita — perfeita para alcançar o fim a que era destinada. "Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia" (Hb 10.28).
"O homem que fizer estas coisas viverá por elas" (Lv 18:5; Rm 10:5). "Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las" (Dt 27:26; Gl 3:10). Nada disto era graça. Com efeito, o monte Sinai não era o lugar para se procurar tal coisa. Jeová revelou-Se ali em majestade terrível, no meio da obscuridade, trevas, tempestade, trovões e relâmpagos. Estas circunstâncias não são aquelas que acompanham uma dispensação de graça e misericórdia; mas eram próprias de uma dispensação de verdade e justiça: e a lei não era mais que isso.
Na lei DEUS declara o que o homem deveria ser, e pronuncia a maldição sobre ele se o não for. Ora quando o homem se examine à luz da lei descobre que é precisamente aquilo que a lei condena. Como poderá ele, portanto, obter a vida por meio da lei. A lei propõe a vida e a justiça como os fins a alcançar, guardando-a; mas mostra-nos, desde o primeiro momento, que nos encontramos num estado de morte e iniquidade. Precisamos desde o primeiro momento das mesmíssimas coisas que a lei propõe alcançar-nos no fim. Como vamos nós, portanto, obtê-las? Para cumprir aquilo que a lei requer é preciso que eu tenha vida; e para ser o que a lei exige devo possuir a justiça; e se eu não tiver vida e justiça sou "maldito". Porém, o fato é que eu não tenho uma nem a outra. Que devo então fazer?- Eis a questão. Que respondam aqueles que querem ser "doutores da lei" (1 Tm 1.7): que deem uma resposta própria para uma consciência reta, curvada sob o sentido duplo da espiritualidade e inflexibilidade da lei e a sua carnalidade desesperada.
C. H. MACKINTOSH. Estudos Sobre O Livro De Êxodo. Editora Associação Religiosa Imprensa da Fé.
I - OS PROPÓSITOS DA LEI
1. O Decálogo (Êx 20.3- 17).
Os Propósitos da Lei
Antes de chegar nessa nova terra, os israelitas precisavam entender que deveriam ter regras específicas de convivência com DEUS, com seu próximo e consigo mesmos. Eles não seriam pessoas sem regras, que poderiam fazer o que quisessem sem prestar contas de suas atitudes. Por isso, eles deveriam ter uma lei que organizasse a vida. Essa lei foi dada por DEUS. Os Dez Mandamentos, como são conhecidos, foram dados ao povo de Israel pelo Senhor, a fim de que os israelitas pautassem sua existência pelo que DEUS queria.
COELHO, Alexandre; DANIEL, Silas. Uma Jornada de Fé. Moisés, o Êxodo e o Caminho a Terra Prometida. Editora CPAD. pag. 67.
LEI É PERFEITA
A lei é divinamente perfeita. Na verdade, a própria perfeição da lei é a razão de amaldiçoar e matar aqueles que não são perfeitos e pretendem subsistir perante ela. "A lei é espiritual, mas eu sou carnal" (Rm 7:14). É inteiramente impossível fazer-se uma ideia justa da perfeição e espiritualidade da lei. Porém, esta lei perfeita estando em contato com a humanidade caída—esta lei espiritual entrando em contato com a mente carnal—só podia produzir a "ira" a "inimizade" (Rm 4:15; 8:7). Por quê?- É porque a lei não é perfeita?- Ao contrário, é porque ela o é e o homem é pecador. Se o homem fosse perfeito cumpriria a lei em toda a sua perfeição espiritual; e até mesmo no caso de crentes verdadeiros, embora tragam ainda consigo uma natureza corrompida, o apóstolo ensina-nos: "Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o espírito" (Rm 8:4): "...porque quem ama aos outros cumpriu a lei... O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor" (Rm 13:8 e 10). Se eu amar o próximo não furtarei aquilo que lhe pertence; pelo contrário, procurarei fazer-lhe todo o bem que puder. Tudo isto é claro e fácil de compreender por uma alma espiritual; mas não toca na questão da lei, quer seja como fundamento de vida do pecador ou de regra de vida para o crente.
C. H. MACKINTOSH. Estudos Sobre O Livro De Êxodo. Editora Associação Religiosa Imprensa da Fé.
2. Objetivos do Concerto divino.
Os objetivos de DEUS com a Lei foram inicialmente:
Providenciar um padrão de justiça que pudesse ser alcançado. Princípios são ordenações gerais que têm por objetivo regular determinadas situações. Esses princípios são expostos em regras, ou seja, quando DEUS desejou proteger o fruto do trabalho dos israelitas, ordenou que não se furtasse. Os princípios desse mandamento são a proteção da propriedade e a valorização do trabalho, e eles são expostos na regra “não furtarás”. Portanto, os princípios estão no topo, e as regras, na base. Regras podem variar com o passar do tempo, com o local e o povo, mas os princípios não (Dt 4.8; Rm 7.12).
A lei de DEUS também mostra o pecado do homem. Ela não faz do homem um pecador, mas mostra o quanto ele é inclinado a desobedecer às regras e princípios que DEUS determinou. Paulo comenta isso em Romanos 5.20: “Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse”, isto é, fosse devidamente conhecida. “Pela lei vem o conhecimento do pecado” (Rm 3.20), ou seja, o conhecimento pleno dele. “Mas eu não conheci o pecado senão pela lei” (Rm 7.7). Ou seja, Paulo deixa claro que a lei traz o conhecimento de nossos pecados. Ela não os cria, mas os denuncia.
A lei mostra ainda a santidade de DEUS. DEUS é santo, e não pode tolerar o pecado. A lei mostra que o padrão de DEUS para uma vida justa deve ser buscado pelo homem. Com o passar do tempo, percebeu-se que essa busca pela justiça não poderia ser alcançada sem a ajuda de um Salvador, a quem DEUS enviou ao mundo, seu Filho JESUS CRISTO. Apenas por Ele podemos nos aproximar da santidade de DEUS e buscá-la para um viver santo neste mundo decaído.
COELHO, Alexandre; DANIEL, Silas. Uma Jornada de Fé. Moisés, o Êxodo e o Caminho a Terra Prometida. Editora CPAD. pag. 68-69.

Lição 7 – Os Dez Mandamentos do Senhor, 2pte


O Propósito da Lei
Mostra-nos claramente o verdadeiro objetivo da lei: veio a propósito para que o pecado se fizesse excessivamente maligno (Rm 7:13). Era, em certo sentido, como um espelho perfeito enviado para revelar ao homem o seu desarranjo moral. Se eu me puser diante de um espelho com o meu vestuário desarranjado, o espelho mostra-me o desarranjo, mas não o põe em ordem. Se eu fizer descer sobre um muro tortuoso um prumo, o prumo mostra a tortuosidade, mas não a altera. Se eu sair numa noite escura com uma luz, esta revela-me todos os obstáculos e dificuldades que se acham no caminho, mas não os remove. Além disso, o espelho, o prumo, e a luz não criam os males que revelam distintamente: nem os criam nem os afastam, apenas os revelam. O mesmo acontece com a lei: não cria o mal no coração do homem nem tampouco o tira; mas revela-o com infalível exatidão.
"Que diremos pois? É a lei pecado?- De modo nenhum; mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência se a lei não dissesse: Não cobiçarás" (Rm 7:7). O apóstolo não diz que não teria tido "concupiscência". Não, mas apenas que não a teria conhecido. A "concupiscência" existia; mas ele estava às escuras quanto ao fato, até que a lei, como a luz do DEUS Onipotente, brilhou nos recessos tenebrosos do seu coração e revelou o mal que nele havia Assim como um homem numa câmara escura pode estar rodeado de poeira e confusão sem contudo poder ver nada por causa da escuridão. Mas deixai que os raios de sol penetrem ali e ele distinguirá imediatamente tudo. São os raios de sol que formam o pó? A lei julga o caráter e a condição do homem. Julga o pecador e encerra-o debaixo da maldição: vem para julgar o que ele é e amaldiçoa-o se ele não é o que ela lhe diz que deve ser.
A Lei Condena o Pecador
É, portanto, claramente impossível que alguém possa obter a vida e a justificação por meio daquilo que só pode amaldiçoá-lo. A lei não é indulgente com as fraquezas, e não reconhece a obediência sincera, embora imperfeita. Se fosse este o caso, não seria aquilo que é, "santa, justa e boa" (Rm7:12). Se o pecador pudesse obter vida pela lei, a lei não seria perfeita, ou então ele não seria pecador. "Por isso, nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado" (Rm 3:20). "Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado não havendo lei" (Rm 5:13). O pecado existia, e precisava apenas da lei para o manifestar na forma de "transgressão". É como se eu dissesse a meu filho: "não deves tocar nessa faca". A minha proibição revela a tendência do seu coração para fazer a sua própria vontade.
O apóstolo João diz que o "pecado é iniquidade" (1 Jo 3:4). Tomemos por exemplo algumas das proibições da lei: "Não matarás", "Não cometerás adultério", "Não furtarás". Aqui tenho, pois, uma regra ou linha posta diante de mim; porém descubro que tenho em mim mesmo os próprios princípios contra os quais estas proibições são expressamente dirigidas. Ainda mais, o próprio fato de me ser proibido matar mostra que o homicídio está em minha natureza. Não havia necessidade de me ser proibido fazer uma coisa que eu não tinha inclinação para fazer; porém, a revelação da vontade de DEUS, quanto ao que eu deveria ser, mostra a tendência da minha vontade para ser aquilo que não devo.   Ora, o apóstolo declara que "Todos aqueles... que são das obras da lei, estão debaixo da maldição" (Gl 3:10). Se o cristão estiver debaixo da lei, está exposto, necessariamente, à maldição da lei. Mas, que tem que ver a lei com a regeneração? A lei tem apenas uma pergunta a fazer ao homem— uma pergunta curta, solene e direta —, a saber: "És tu o que deverias ser" Se a resposta é negativa, a lei não pode senão lançar os seus terríveis anátemas sobre o homem e matá-lo. E quem reconhecerá mais prontamente e mais profundamente que, em si mesmo, não é aquilo que deveria ser senão o homem verdadeiramente regenerado?- Portanto, se está debaixo da lei, está, inevitavelmente, debaixo da maldição. Não é possível que a lei diminua as suas exigências ou se misture com a graça. Dir-se-á: "Nós temos a perfeição em CRISTO". Sem dúvida, mas não é pela lei, mas, sim, pela graça; e não podemos, de nenhum modo, confundir as duas dispensações. As Escrituras ensinam-nos claramente que não somos justificados pela lei; nem a lei é a nossa regra de vida. Aquilo que só pode amaldiçoar nunca poderá justificar, e aquilo que só pode matar nunca poderá ser uma regra de fé. Seria como se um homem tentasse fazer fortuna valendo-se de uma ação de falência movida contra si.
Um Jugo Impossível de Levar
O capítulo 15 do livro de Atos mostra-nos como o ESPÍRITO SANTO respondeu à tentativa que se pretendera fazer para pôr os crentes sob a lei, como regra de vida. "Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés" (versículo 5). Isto não era mais do que o silvo da antiga serpente fazendo-se ouvir nas sugestões sinistras e desanimadoras desses primitivos legalistas. Mas vejamos como o assunto foi resolvido pela poderosa energia do ESPÍRITO SANTO e a voz unânime dos doze apóstolos e de toda a Igreja. "E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Varões irmãos, bem sabeis que já há muito tempo DEUS me elegeu, dentre vós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho e cressem". — O quê? As exigências e as maldições da lei de Moisés? Não; bendito seja DEUS, esta não era a mensagem que DEUS queria fazer chegar aos ouvidos de pecadores perdidos. Ouvissem, então, o quê"? "OUVISSEM DA MINHA BOCA A PALAVRA DO EVANGELHO E CRESSEM". Aqui estava a mensagem que correspondia ao caráter e natureza de DEUS. Ele nunca teria perturbado os homens com uma linguagem triste de exigências e proibições. Esses fariseus não eram Seus mensageiros — muito pelo contrário. Não eram portadores de boas novas, nem anunciadores da paz, e portanto os seus pés eram tudo menos "formosos" aos olhos d'Aquele que Se deleita em misericórdia.
"Agora, pois", continua o apóstolo, "porque tentais a DEUS, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar" Esta linguagem era grave e forte. DEUS não queria pôr "um jugo sobre a cerviz" daqueles cujos corações haviam sido libertados pelo evangelho da paz. Antes pelo contrário, desejava exortá-los a permanecerem na liberdade de CRISTO e a não se meterem "outra vez debaixo do jugo da servidão" (Gl. 5:1). Não enviaria aqueles a quem havia recebido em Seu seio de amor "ao monte palpável" para os aterrorizar com a "escuridão", "trevas", e "tempestade" (Hb 12:18). Isso seria impossível. "Mas cremos", diz Pedro, "que seremos salvos PELA GRAÇA DO SENHOR JESUS CRISTO, como eles também" (At 15:11). Tanto os judeus, que tinham recebido a lei como os gentios, que nunca a receberam, deviam agora ser "salvos" pela "graça". E não somente deviam ser "salvos pela graça", mas estar "firmes" na graça (Rm 5:2) e crescer na graça (2Pe 3:18). Ensinar outra coisa era tentar a DEUS. Esses fariseus subvertiam os próprios fundamentos da fé cristã; e o mesmo fazem todos aqueles que procuram pôr os crentes debaixo da lei. Não existe mal ou erro mais abominável aos olhos de DEUS do que o legalismo.
Escutai a linguagem enérgica — os acentos de justa indignação—de que se serve o ESPÍRITO SANTO, a respeito desses doutores da lei: "Eu quereria que fossem cortados aqueles que vos andam inquietando" (Gl 5:12).
Mas, deixai-me perguntar, os pensamentos do ESPÍRITO SANTO mudaram a este respeito? Estas Escrituras, ainda mesmo que não houvesse outras, são suficientes para provar que a intenção de DEUS nunca foi que os Gentios "ouvissem a palavra" da lei. Se fosse essa a Sua intenção, o Senhor teria, certamente, escolhido alguém para a proclamar aos seus ouvidos. Mas não; quando proclamou a Sua "lei terrível", Ele falou numa só língua; porém quando proclamou as boas novas de salvação, pelo sangue do Cordeiro, falou na língua "de todas as nações que estão debaixo do céu". Falou de tal modo que cada um, na sua própria língua em que havia nascido, pudesse ouvir a doce história da graça (At 2:1 -11).
C. H. MACKINTOSH. Estudos Sobre O Livro De Êxodo. Editora Associação Religiosa Imprensa da Fé.
II - OS DEZ MANDAMENTOS (ÊX 20.1-17)
1. O primeiro mandamento.
Não terás outros deuses diante de mim. (Êx 20.3)
Os israelitas certamente tiveram contato com cultos às divindades egípcias no período em que foram escravos, e caso um deles tivesse abrigado algum desses tipos de culto em seu coração, isso poderia contaminar a adoração a DEUS e a relação com Ele. Por isso, DEUS não apenas diz que a iniciativa de libertá-los do Egito fora dEle, mas deixa explícito que os israelitas, livres, não poderiam ter outros deuses. Essa ordem era mais que justa, pois os israelitas deveriam ter um coração agradecido a DEUS pelo que Ele lhes fizera, começando por tê-lo como seu único DEUS. Nenhum outro “deus” deveria ser aceito pelos israelitas.
A exclusividade de Jeová como DEUS em Israel baseava-se primeiramente em sua superioridade como DEUS poderoso. Nenhum dos deuses do Egito pôde livrar aquela nação dos juízos divinos que DEUS enviara. Sua exclusividade se baseava também no fato de que Ele demonstrou misericórdia para com os descendentes de Abraão, tirando-os da escravidão, e prometendo-lhes também uma terra para que pudessem viver em segurança e sem serem molestados por seus inimigos.
A lei que Ele lhes dava orientaria os passos de todo o povo em todos os aspectos, inclusive no quesito adoração. Nem anjos nem homens deveriam receber a adoração que estava reservada apenas para DEUS, pois são igualmente seres criados.
COELHO, Alexandre; DANIEL, Silas. Uma Jornada de Fé. Moisés, o Êxodo e o Caminho a Terra Prometida. Editora CPAD. pag. 69-70.
Primeiro Mandamento:
Não terás outros deuses. Temos aqui a regra do monoteismo. Neste ponto, o monoteismo substitui todas as outras possíveis noções de DEUS. Esse DEUS único precisa ser reconhecido e obedecido como a autoridade moral de todos os atos humanos. Também só há um DEUS no atinente à questão da adoração e do serviço espirituais. O DEUS único merece toda honra. Ver também Êxo. 23.13.
A nação de Israel estava cercada por povos que eram leais a um número impressionante de divindades. As pragas do Egito tinham mostrado que só Yahweh é DEUS (ver Êxo. 5.2 e 6.7).
Os vss. 4-6 descrevem e ampliam o primeiro mandamento. Yahweh é um DEUS zeloso que não tolera rivais (vs. 5; 34.14). Naturalmente, temos nisso uma linguagem antropomórfica. Um deus que não é único não é o verdadeiro DEUS. Ver os vss. 22,23. A desobediência ao primeiro mandamento foi a principal razão dos cativeiros que, finalmente, Israel sofreu.
CHAMPLIN, Russell Norman, Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pag. 388.
O Primeiro Mandamento: Não Ter Outros Deuses (20.3)
DEUS identifica quem tirou os filhos de Israel da servidão egípcia: O SENHOR. Visto que ele os libertara e provara que era supremo, eles tinham de torná-lo seu DEUS. Não havia lugar para competidores. Todos os outros deuses eram falsos.
Diante de mim (3) significa “lado a lado comigo ou além de mim”. DEUS não esperava que Israel o abandonasse; Ele sabia que o perigo estava na tendência de prestar submissão igual a outros deuses. Este mandamento destaca o monoteísmo do judaísmo e do cristianismo.
“O primeiro mandamento proíbe todo tipo de idolatria mental e todo afeto imoderado a coisas terrenas e que podem ser percebidas com os sentidos.” Não existe verdadeira felicidade sem DEUS, porque Ele é a Fonte de toda a alegria. Quem busca alegria em outros lugares quebra o primeiro mandamento e acaba na penúria e em meio a acontecimentos trágicos.
Leo G. Cox. Comentário Bíblico Beacon. Editora CPAD. Vol. 1. pag. 189.
Êx 20.3. Não terás outros deuses. Possivelmente “nenhum outro deus”, se o plural aqui empregado for o chamado “plural de majestade”, tal como sempre o é ao descrever YHWH. Israel vivia em meio de um mundo politeísta: esta proibição sucinta trata de um dos perigos advindos de se viver em tal mundo. Estes mandamentos eram destinados, em última análise, ao israelita médio, não à elite religiosa da época: vêm expressos em termos simples e fortes, compreensíveis a todos, e tratam das tentações do homem comum, não as do teólogo.
Diante de mim. Literalmente “à minha face” . Esta frase vagamente incomum também parece ser usada em relação ao ato de tomar uma segunda esposa enquanto a primeira ainda estivesse viva. Tal uso, de uma quebra de um relacionamento pessoal exclusivo, ajuda a explicar o seu significado aqui. A frase está relacionada à descrição de YHWH como um “DEUS zeloso”, no versículo 5. Por causa da natureza de YHWH e do que YHWH fez por Israel, Ele não dividirá Seu louvor com quem quer que seja: Ele é único.
R. Alan Cole, Ph. D. ÊXODO Introdução e Comentário. Editora Vida Nova. pag. 147-148.
2. O segundo mandamento.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. (Ex 20.4)
DEUS apresenta o segundo mandamento: não fazer imagens de escultura. Isso foi necessário porque DEUS não tinha o objetivo de ser representado por qualquer forma conhecida pelos israelitas. O DEUS Criador não pode ser confundido com sua criação. Atribuir uma forma de qualquer ser a DEUS foi considerado uma quebra de mandamento, pois reduz a sua glória eterna àquilo que é mortal. Há formas de criaturas nos céus (anjos), na terra (animais, seres humanos vivos ou mortos) e nas águas (peixes e baleias), e nenhuma dessas formas poderia jamais representar DEUS. Tentar reduzir DEUS a uma figura conhecida era o mesmo que reduzir sua glória.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor, teu DEUS, sou DEUS zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem, e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos. (Ex 20.5)
Esse mandamento traz outra informação importante: os israelitas não poderiam fazer imagens de esculturas nem se curvar diante delas, muito menos servi-las. Para os que conhecem a Palavra de DEUS, pode parecer estranho uma pessoa se curvar diante de uma imagem de escultura como se elas fossem realmente um deus, mas foi isso que os israelitas fizeram quando chegaram à Terra Prometida.
O profeta Isaías, usado por DEUS, descreve o que seus contemporâneos faziam no tocante à criação de imagens de escultura:
Então, servirão ao homem para queimar; com isso, se aquenta e coze o pão; também faz um deus e se prostra diante dele; fabrica uma imagem de escultura e ajoelha diante dela. Metade queima, com a outra metade come carne; assa-a e farta-se; também se aquenta e diz: Ora, já me aquentei, já vi o fogo. Então, do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e lhe dirige a sua oração, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus. Nada sabem, nem entendem; porque se lhe untaram os olhos, para que não vejam, e o coração, para que não entendam. (Is 44.15-18)
Oseias, o profeta, também tratou desse assunto quando mostrou o que o seu povo fazia: “O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito de luxúria os engana, e eles se corrompem, apartando-se da sujeição do seu DEUS” (Os 4.12).
DEUS adverte neste mandamento que julga a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração. Essa informação pode significar que DEUS pode julgar a idolatria de algumas pessoas nos seus descendentes. Entretanto, aos que amam ao Senhor e guardam seus mandamentos veem sua misericórdia de forma infinita.
A idolatria é um problema muito sério para o homem. DEUS condena os ídolos porque eles desejam ocupar o espaço dEle em nosso coração. Em dias como os nossos, em que a humanidade faz seus próprios deuses, o segundo mandamento é atual e necessário para que possamos conduzir pessoas a DEUS e manter-nos focados no serviço ao próprio Senhor. Lembremo-nos do que disse o apóstolo João: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos” (1 Jo 5.21).
COELHO, Alexandre; DANIEL, Silas. Uma Jornada de Fé. Moisés, o Êxodo e o Caminho a Terra Prometida. Editora CPAD. pag. 70-71.
Segundo Mandamento:
Não farás para ti imagem. O primeiro mandamento proíbe o politeísmo, e a idolatria e o uso de imagens promoviam cultos politeístas. Portanto, o primeiro mandamento também combate o uso de ídolos.
É proibido o fabrico de qualquer imagem de escultura para adoração. As imagens tendem ou mesmo promovem formas várias de politeísmo, e isso fora estritamente proibido no primeiro mandamento. Grandes segmentos da cristandade têm uma espécie de sub-políteísmo no uso de imagens e na veneração dos “santos”. Digo aqui “sub-politeísmo” porque, acima do mesmo, reservam uma adoração especial a DEUS. O que temos, nesses casos, é uma forma de sincretismo onde o antigo politeísmo alia-se ao monoteismo, A cristandade, ao entrar em contato com culturas pagãs, inventou várias formas de sincretismo, pelo que desobedecem de forma crassa o primeiro e o segundo mandamentos.
Imagem de escultura. No hebraico temos uma só palavra, pesei, palavra que significa “esculpir”. Originalmente, o termo significava um objeto esculpido, mas acabou significando qualquer tipo de imagem, representação de qualquer objeto, no céu ou na terra. Ver Isa. 30.22; 40.19; 44.10; Jer. 10.4. Havia as imagens fundidas, feitas em moldes, feitas à mão, em lugar de serem esculpidas. Ver os mandamentos específicos contra as imagens fundidas, em Êxo. 20.23 e 34.17. O primeiro e o segundo mandamentos proibiam qualquer forma de representação idólatra, e a adoração a essas formas.
No tabernáculo havia a representação de querubins. Mas a figura jamais foi adorada ou venerada pelos filhos de Israel. Se o tivesse sido, sem dúvida teria sido destruída. Ver Êxo. 25.18,19. Yahweh, por sua vez, jamais foi representado entre os israelitas por meio de qualquer imagem de escultura.
A tripla designação, “em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra”, para os antigos, apontavam para a criação inteira.
A Idolatria de Todos Nós. Para todos nós há certas coisas às quais damos grande atenção, ao ponto de transformá-las em ídolos. Existem ídolos da mente, e não apenas de madeira, de pedra ou de metal. ídolos comuns incluem possessões, dinheiro, sexo, fama, posição social e poder.
CHAMPLIN, Russell Norman, Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pag. 388.
O Segundo Mandamento: Não Fazer Imagens (20.4-6)
“Como o primeiro mandamento afirma a unidade de DEUS e é um protesto contra o politeísmo, assim o segundo afirma sua espiritualidade e é um protesto contra a idolatria e o materialismo.” Embora certas formas de idolatria não sejam materiais — por exemplo, a avareza (Cl 3.5) ou a sensualidade (Fp 3.19) —, o segundo mandamento condena primariamente a fabricação de imagens (4) na função de objetos de adoração. Este tipo de idolatria sempre existiu entre os povos pagãos mais simplórios do mundo. A história de Israel comprova que esta tentação é traiçoeira.
Estas imagens não deveriam se tornar objetos de adoração: Não te encurvarás a elas (5). Os versículos 4 e 5 devem ser considerados juntos. Não há condenação para a confecção de imagens, contanto que não se tornem objetos de veneração. A idolatria consiste em transformar uma imagem em objeto de adoração e atribuir a ela poderes do deus que representa. Se considerarmos que gravuras ou imagens de pessoas possuam poderes divinos e que sejam adorados, então elas se tornam ídolos.
DEUS pune a desobediência (5) e recompensa a obediência (6). Muitos questionam o julgamento nos filhos de pais ofensores, mas tais julgamentos são temporários (ver Ez 18.14-17) e aplicam-se às consequências, como, por exemplo, doenças, que naturalmente seguem as más ações. O medo de prejudicar os filhos deveria exercer coibição salutar na conduta dos pais. As perdas que os filhos sofrem por causa da desobediência parental podem levar os pais ao arrependimento. Na pior das hipóteses, a pena vai até à terceira e quarta geração, ao passo que a misericórdia é mostrada a mil gerações quando há amor e obediência. (Não esquecendo que ao se converter o homem morre espiritualmente e as maldições não mais o atingem pois CRISTO levou sobre ELE nossas maldições, pecados e doenças - vide Gl 3.13 - Observação minha - Ev. Henrique)
Leo G. Cox. Comentário Bíblico Beacon. Editora CPAD. Vol. 1. pag. 189-190.
Êx 20.4. Imagens de escultura. O hebraico significa algo talhado ou esculpido à semelhança de alguma outra coisa. Aqueles eram dias primitivos; tais ídolos eram feitos normalmente de madeira (embora a palavra também englobe escultura em pedra), sendo também comum o revestimento com algum metal precioso. A imagem de “fundição” também é implicitamente proibida (34:17), mas não é mencionada aqui por pertencer a um período mais recente (cf. no entanto o bezerro de ouro, 32:4).
Semelhantemente, no versículo seguinte, o centro do mandamento parece ter sido “não as adorarás” . Isto significa que os mandamentos eram frases breves e pungentes, facilmente escritas em pequenas tábuas de pedra que coubessem na palma da mão.
Se a fabricação dos querubins fora permitida, então a proibição de imagens se refere apenas à fabricação direta de objetos de culto, não à representação de um objeto ou ser vivo qualquer, conforme se entendeu mais tarde. O judaísmo mais estrito e o islamismo se limitaram exclusivamente a desenhos e padrões abstratos em todas as formas de arte.
Além dos querubins, a lei ordena o bordado de lírios, romãs e outros objetos naturais nas cortinas do tabernáculo, de modo que não pode ter havido uma proibição completa da representação de objetos naturais em dias primitivos.
Este fato levanta a questão de por que tais imagens-representações do DEUS verdadeiro (mesmo em forma humana) eram proibidas. A provável razão talvez seja o fato de que nenhuma semelhança seria adequada, e que cada tipo de imagem provocaria um novo tipo de falsa compreensão de DEUS. Por exemplo, touro era um símbolo de força, mas também de virilidade e poder sexual: tal associação seria blasfema para o israelita. As nações que retratavam seus deuses em forma humana atribuíam com excessiva rapidez suas próprias fraquezas humanas aos protótipos divinos. Para o israelita, o homem fora criado à imagem de DEUS, à Sua semelhança (Gn 1:26), mas isso não significava enfaticamente que DEUS fosse igual ao homem (Is 55:9). A localização e materialização de DEUS também era outro perigo inerente à idolatria. Mesmo Israel, em dias futuros, viria a crer que a presença de DEUS estava localizada e contida na arca ou no templo; quanto mais o teriam feito se tivesse existido uma imagem? Finalmente, teria havido o perigo das tentativas semi-mágicas de aplacar ou controlar DEUS através da posse de uma certa localização de Sua presença, como podemos ver em relação à arca em 1 Samuel 4:3. Em Deuteronômio 4:12, a razão apresentada é o fato de que no Sinai Israel não vira qualquer forma ou semelhança: o povo havia apenas ouvido a voz de DEUS. A isso corresponde o papel dominante exercido ao longo de toda a história da fé israelita pela “palavra de YHWH” falada ou escrita.
R. Alan Cole, Ph. D. ÊXODO Introdução e Comentário. Editora Vida Nova. pag. 148-150.
3. O terceiro mandamento.
Não tomarás o nome do Senhor, teu DEUS, em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. (Êx 20.7)
O que identifica cada pessoa, de forma individual, é o nome que cada um tem. Podemos ser parecidos com outras pessoas, mas a nossa distinção começa pelo nome que recebemos. Nossos documentos começam identificando o nosso nome, e este traz muito de nosso caráter e reputação.
DEUS não deixou de observar que o nome dEle deveria ser reverenciado e honrado. Seu nome não poderia ser utilizado de forma indevida, não deveria ser usado de forma leviana, como se não representasse o DEUS que os tirou da escravidão.
O nome de DEUS é tão santo que quando JESUS ensinou seus discípulos a orar, após pronunciar a frase “Pai nosso que estás no céu”, Ele seguiu com o “santificado seja o teu nome”. JESUS mesmo santificou o nome do Pai, não o tomando de forma irresponsável nem desrespeitosa. Quando se referia ao pai, fazia-o com respeito e temor.
O nome do Senhor é desonrado quando o utilizamos para concretizar negócios que não temos a pretensão de honrar. O nome do Senhor é desonrado quando nossas vidas não correspondem com a fé que alegamos ter. O nome do Senhor é desonrado quando o utilizamos em brincadeiras e piadas, ou juramos falsamente, como se Ele fosse responsável por nossos atos.
Nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanaríeis o nome do vosso DEUS. Eu sou o Senhor. (Lv 19.12)
O preceito aqui é que DEUS deseja que seu nome seja respeitado, não sendo alvo de blasfêmias nem do nosso mau comportamento.
COELHO, Alexandre; DANIEL, Silas. Uma Jornada de Fé. Moisés, o Êxodo e o Caminho a Terra Prometida. Editora CPAD. pag. 71-72.
Abusos contra o nome de DEUS. Vários desses abusos eram e continuam sendo possíveis:
1. O trivial. Até mesmo crentes exclamam, descuidadamente: “Ó meu DEUS!” Combato essa forma ridícula de teísmo de acordo com a qual qualquer pensamento ou ato trivial é lançado na conta do Senhor. Os israelitas piedosos nem ao menos pronunciavam o nome divino Yahweh, mas corrompiam-no de alguma forma, para não se tornarem culpados de estarem tomando o nome de DEUS em vão.
2. Nas artes mágicas e nos juramentos. Como nas conjurações e nos ritos pagãos. Ver Gên. 32.27,29. O nome de Yahweh não podia ser usado em tais atividades.
3. O nome de Yahweh não podia ser misturado com os nomes de divindades pagãs, como se fizesse parte de algum panteão gentílico.
4. A proibição do uso do nome divino incluía a ideia de empregar o nome de DEUS para invocar os mortos. O nome de Yahweh não podia ser misturado à bruxaria.
5. O nome de Yahweh não podia ser usado nos juramentos falsos, como se a veracidade de uma pessoa pudesse ser apoiada pelo grande DEUS (Lev. 19.12).
6. Embora o texto sagrado não o diga especificamente, temos aqui um mandamento contra toda espécie de profanação por meio de palavras, incluindo ou não os nomes divinos.
Ameaças. Nenhuma punição é imposta aqui aos faltosos, mas fica entendido que o homem que usasse indevidamente o nome de Yahweh não escaparia do devido castigo.
CHAMPLIN, Russell Norman, Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pag. 319.
O Terceiro Mandamento: Não Tomar o Nome de DEUS em Vão (20.7)
Tomar o nome do SENHOR, teu DEUS, em vão é “recorrer ao irrealismo, ou seja servir-se do nome de DEUS para apelar ao que não é expressão do caráter divino”. A proibição é contra o falso juramento e também inclui juramentos levianos e a blasfêmia tão comum em nossos dias. “Este mandamento não obsta o uso do nome de DEUS em juramentos verdadeiros e solenes.”
Leo G. Cox. Comentário Bíblico Beacon. Editora CPAD. Vol. 1. pag. 190.
Não tomarás... em vão. No judaísmo mais recente, esta proibição envolvia qualquer uso impensado e irreverente do nome YHWH.
Este só era pronunciado uma vez por ano, pelo sumo-sacerdote, ao abençoar o povo no grande Dia da Expiação (Lv 23:27). Em sua forma original, o mandamento parece ter-se referido a jurar falsamente pelo nome de YHWH (Lv 19:12). A lei permitia abençoar e amaldiçoar em nome de YHWH (Dt 11:26): isso equivalia virtualmente a proclamar Sua vontade e Seu propósito para com várias classes de indivíduos. Jurar pelo Seu nome era, então, permitido, embora fosse proibido por CRISTO, séculos mais tarde (Mt 5:34). Na verdade, jurar pelo Seu nome (e não pelo de qualquer outro deus) era um sinal de que tal pessoa era um adorador de YHWH (Jr 4:2), e por isso era algo digno de louvor. Por isso que Seu nome era sempre envolvido nos votos e juramentos, normalmente na fórmula “tão certo como vive o Senhor” (2 Sm 2:27).
Usar tal frase e depois deixar de cumprir o voto era questionar a realidade da própria existência de DEUS.
R. Alan Cole, Ph. D. ÊXODO Introdução e Comentário. Editora Vida Nova. pag. 150.
4. O quarto mandamento.
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu DEUS; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o Senhor o dia do sábado e o santificou. (Ex 20.8-10)
O dia do sábado é apresentado na Bíblia como um dia reservado à adoração a DEUS e ao descanso. DEUS mostra nesse mandamento que os israelitas poderiam trabalhar o quanto quisessem nos seis primeiros dias da semana, mas no sétimo dia, deveriam descansar. A ordem era para o chefe de família, mas extensiva a todos que estivessem na casa, inclusive o estrangeiro. O termo sábado vem de shabbath, que em hebraico significa “cessar, interromper”. O sábado, para os judeus, deveria ser um dia santo.
Esse mandamento nos traz outra lição, desta vez referente ao trabalho. O homem não pode ser escravo do trabalho, trabalhando sem descansar ou sem reservar um espaço de sua vida produtiva a servir a DEUS. O Senhor honra o trabalho, mas honra também o descanso, que por sinal, é um mandamento dEle também.
A guarda do sábado, no Novo Testamento, tornou-se um dos mandamentos mais citados nos Evangelhos, pelo fato de que os judeus mais radicais acusavam JESUS de não cumpri-lo. No sábado JESUS ensinava, curava pessoas enfermas, permitia que seus discípulos pegassem espigas nos campos para comerem. Lucas 13.10-17 traz o relato de JESUS ensinando numa sinagoga no sábado, dia em que lá havia uma mulher com um espírito de enfermidade há 18 anos, que andava encurvada. JESUS a chamou, curou-a, restaurou lhe a posição correta e a mulher começou a glorificar a DEUS. Nesse momento, o chefe da sinagoga reclamou com os presentes que não trouxessem pessoas para serem curadas no sábado. Na mente daquele líder, havia outros seis dias para que DEUS curasse as pessoas. Aquele homem deveria estar grato por presenciar uma cura diante de seus olhos, mas preferiu lembrar aos que o ouviam que havia outros dias para trazerem enfermos ao local do culto. JESUS não esperou para dar ao homem e a nós uma grande lição:
Respondeu-lhe, porém, o Senhor e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi ou jumento e não o leva a beber água? E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás mantinha presa? E, dizendo ele isso, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por ele. (Lc 13.15-17)
Lembre-se de que o dia é santificado quando eu o guardo para o Senhor. E aqui cabe uma palavra.
(Como cristãos, aproveitamos o dia do domingo que nos é dado como dia de descanso pelo governo, e assim adoramos a DEUS neste dia - observação minha - Ev. Henrique).
Aqui, o princípio do descanso também é respeitado, pois além de não trabalharmos, temos por hábito nos reunirmos em nossas igrejas para adorar ao Senhor e passar um tempo a mais com nossos familiares.
COELHO, Alexandre; DANIEL, Silas. Uma Jornada de Fé. Moisés, o Êxodo e o Caminho a Terra Prometida. Editora CPAD. pag. 72-73.
Lembrando o sábado, a fim de mantê-lo santo. Se Paulo admitia que podemos observar dias especiais, ele jamais obrigou outros cristãos a fazerem o mesmo. É elogiável que a Igreja tenha dedicado um dia da semana (o domingo) para adoração e culto religiosos especiais, comemorando a ressurreição de CRISTO. Mas isso não transforma o domingo em um “sábado cristão”. É bom observarmos pelo menos um dia por semana para essa finalidade e para descansar do trabalho secular.
O sábado foi instituído antes da lei mosaica. Ver Gên. 2.3. O sábado é uma contribuição distinta da religião dos hebreus. Era o sinal do pacto mosaico. Mas, sob a graça, na qual estamos, não há qualquer necessidade desse sinal, pelo que não há nenhum preceito ou exemplo de guarda do sábado por parte da Igreja cristã. Antes, a guarda do sábado aparece como um sinal de infantilidade espiritual ou mesmo de erro teológico. Ver Gál. 4.10.
Para o santificar. Em outras palavras, como um descanso santificado (Êxo. 16.23), em que os israelitas deveriam aproveitar a oportunidade para dedicarem-se ao culto e ao serviço religiosos. A provisão principal era o descanso, e podemos presumir que eles aproveitavam o ensejo para finalidades religiosas. Posteriormente, na sinagoga, sem dúvida assim acontecia. Ver também Êxo. 20.11; 23.12 e Deu. 5.14,15.
Tipo. O descanso do sábado era tipo do futuro descanso do crente, em JESUS CRISTO, ou seja, a salvação eterna. Ver Heb. 4.1,3-5,8-11.
(O descanso do sábado, para os judeus, era físico e visiona o Milênio. Já nosso descanso em CRISTO é espiritual - O cansaço do corpo se resolve dormindo, mas o cansaço da alma só com arrependimento e conversão a CRISTO para uma vida eterna, na Nova Jerusalém - Veja Mateus 11.28-30 - Observação minha - Ev. Henrique)
Êx 20.9,10 Seis dias trabalharás. Temos aqui um mandamento positivo: Trabalha! O sábado era não somente um tempo em que se descansava do trabalho regular semanal. Depois de um trabalho de uma semana, o homem imitava a DEUS o qual, segundo se vê em Gên. 2.2,3, após seis dias de criação, descansou ao sétimo dia. Por isso mesmo, o sábado é o sétimo dia da semana, pois ninguém pode descansar depois de nada ter feito. Mas a Igreja primitiva, no primeiro dia da semana, rememorava a ressurreição de CRISTO. Isso posto, o domingo, ou primeiro dia da semana, está baseado em uma ideia inteiramente diversa da do sábado judaico. Ver Êxo. 16.22-30; 31.15; Núm. 15.32- 36 e Deu. 5.15.
Na Babilônia, o sábado era tido como um dia de mau presságio; mas o judaísmo reverteu completamente tal noção pagã. No Egito, nos dias da servidão de Israel, não havia dia de descanso para o povo de DEUS ao fim de cada semana; e assim, após o livramento, foi reinstalado o sábado entre os israelitas.
O sábado era também uma espécie de lembrete semanal da páscoa, tal como o dia do Senhor, no Novo Testamento, é um memorial da morte e da ressurreição de CRISTO. No Egito, a Israel só cabia trabalhar, trabalhar; uma vez liberto, o povo de Israel pôde novamente gozar de um dia de descanso por semana, em imitação a DEUS, que descansou no sétimo dia da criação.
Vemos em Deuteronômio 5.15 que ao sábado foi dada uma razão humanitária. Homens e animais, depois de seis dias de trabalho, precisavam descansar. Israel tinha vivido servilmente no Egito, onde não tinha descanso. Um homem, ao descansar, também deveria conceder descanso a seus dependentes (incluindo os escravos) e aos seus animais. Os estrangeiros também tinham o direito de um dia de descanso semanal em Israel.
Há um certo número de proibições individuais que envolvem tipos de trabalho, e que nos servem de instrução:
1. Não se podia recolher o maná (Êxo. 16.26). 2. Não se podia acender fogo (Êxo. 35.3). 3. Não se podia ajuntar lenha para acender fogo (Núm. 15.36). Em consequência, até coisas aparentemente triviais eram incluídas nessa proibição. Contudo, também havia algumas exceções: Os sacerdotes não cessavam seu trabalho. Uma vida em perigo podia ser resgatada (Mat. 12.5,11). Nos dias dos Macabeus, entretanto, começaram a surgir atitudes extremadas. Tornou-se proibido até mesmo a autodefesa (I Macabeus 2.32-38; II Macabeus 5.25,26 e 6.11). JESUS não era um guardador extremado e ridículo do sábado, conforme fica ilustrado no capítulo doze de Mateus.
Êx 20.11 Natureza obrigatória do Sábado. O trecho de Êxo. 20.11 repete essencialmente o que se lê em Gênesis 2.2,3. Esse dia pertencia a DEUS. Ele o havia santificado. Sua grande obra criativa tinha sido terminada e era “boa”. E o sábado era uma espécie de comemoração desse fato, tendo-se tornado assim um dia especial em si mesmo. Ver também Êxo. 31.17. “DEUS separou esse dia de todos os demais dias da semana, santificando-o para uso e serviço sagrados, obrigando o Seu povo a cessar todo trabalho durante o mesmo, a fim de poder dedicar-se aos exercícios religiosos, como ouvir e ler as Escrituras, orar, louvar, etc., e Ele abençoava esse dia com a Sua presença (John Gill, in loc.).
Terminam aqui os quatro mandamentos que mostram deveres do homem para com DEUS. Doravante, veremos seis mandamentos que falam das relações entre homem e homem.
CHAMPLIN, Russell Norman, Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pag. 391.
O Quarto Mandamento: Santificar o Sábado (20.8-11)
O uso do verbo lembra-te (8) insinua que é fácil negligenciar o dia santo de DEUS. Tinha de ser mantido em ininterrupta consciência e santificado, ou seja, “retirado do emprego comum e dedicado a DEUS” (ATA). Todo o trabalho comum seria feito em seis dias (9), ao passo que o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu DEUS (10). Era um dia dedicado, separado, a ser dado inteiramente a DEUS.
As Escrituras não fazem uma lista de coisas que se deve fazer no sábado. A inferência inequívoca é que o dia é de descanso e adoração. As ocupações seculares e materialistas devem ser substituídas por atividades espirituais. CRISTO condenou o legalismo que deu ao dia a forma severa e insensível, embora não tenha anulado a sacralidade do dia. Foi ordenado para o bem do homem (Mc 2.23-28).
Leo G. Cox. Comentário Bíblico Beacon. Editora CPAD. Vol. 1. pag. 190-191.
Êx 20.8. Lembra-te do dia de sábado. Compare 16:23,26. O mandamento sobre o dia de descanso é o primeiro a ser formulado positivamente, embora ainda breve e apodíctico. O versículo 12 contém o único outro mandamento positivo na lista, embora no restante da lei esta forma não seja incomum (uma forma de mandamento positivo intimamente relacionada se encontra em Gn 9:6).
R. Alan Cole, Ph. D. ÊXODO Introdução e Comentário. Editora Vida Nova. pag. 1551-152.