Escrita Lição 6, Recabitas, Exemplo de Obediência, 1Tr24, Pr Henrique, EBD NA TV

Escrita Lição 6, Recabitas, Exemplo de Obediência, 1Tr24, Pr Henrique, EBD NA TV
Para me ajudar PIX 33195781620 (CPF) Luiz Henrique de Almeida Silva


ESBOÇO DA LIÇÃO
1. RECABITAS, UMA FAMÍLIA OBEDIENTE
1.1. Quem foram os recabitas
1.2. A família dos recabitas em aliança
1.2.1. A Escritura reafirma a importância de uma família em aliança
1.3. Recabitas perseverantes na obediência
2. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA OBEDIÊNCIA
2.1. Dois fundamentos da obediência
2.2. Como a obediência deve ser praticada
3. BÊNÇÃOS DECORRENTES DA OBEDIÊNCIA
3.1. Bênçãos na família
3.2. Promessas divinas
3.3. Serviço constante diante do Senhor
  
TEXTO BÍBLICO BÁSICO - Jeremias 35.2-10
2 - Vai à casa dos recabitas, e fala com eles, e leva-os à Casa do Senhor, a uma das câmaras, e dá-lhes vinho a beber. 3 - Então, tomei a Jazanias, filho de Jeremias, filho de Habazinias, e a seus irmãos, e a todos os seus filhos, e a toda a casa dos recabitas; 4 - e os levei à Casa do Senhor, à câmara dos filhos de Hanã, filho de Jigdalias, homem de DEUS, que está junto à câmara dos príncipes, que está sobre a câmara de Maaseias, filho de Salum, guarda do vestíbulo;
5 - e pus diante dos filhos da casa dos recabitas taças cheias de vinho e copos e disse-lhes: Bebei vinho. 6 - Mas eles disseram: Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos mandou, dizendo: Nunca bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos; 7 - não edificareis casa, nem semeareis semente, não plantareis, nem possuireis vinha alguma; mas habitareis em tendas todos os vossos dias, para que vivais muitos dias sobre a face da terra em que vós andais peregrinando.
8 - Obedecemos, pois, à voz de Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, em tudo
quanto nos ordenou; de maneira que não bebemos vinho em todos os nossos dias, nem nós, nem nossas mulheres, nem nossos filhos, nem nossas filhas; 9 - nem edificamos casas para nossa habitação, nem temos vinha, nem campo, nem semente, 10 - mas habitamos em tendas. Assim, ouvimos e fizemos conforme tudo quanto nos mandou Jonadabe, nosso pai.
  
TEXTO ÁUREO
As palavras de Jonadabe, filho de Recabe, que ordenou a seus filhos que não bebessem vinho, foram guardadas, pois não beberam até este dia; antes, ouviram o mandamento de seu pai; a mim, porém, que vos tenho falado a vós, madrugando e falando, vós não me ouvistes. Jeremias 35.14
  
SUBSÍDIOS PARA O ESTUDO DIÁRIO
2ª feira – Deuteronômio 27.10 Obediência, mandamento de DEUS para Seus filhos
3ª feira – Deuteronômio 26.16 Obediência implica todo o coração e alma
4ª feira – 1 Samuel 15.22 Obediência é melhor que sacrifícios
5ª feira – Jeremias 35.14-19 Obediência, o segredo da preservação da família
6ª feira – Deuteronômio 11.13-15 Obediência atrai as bênçãos de DEUS
Sábado – Filipenses 2.5-11 JESUS, o exemplo de obediência
 
OBJETIVOS
Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá ser capaz de:
- entender quem foram os recabitas;
- Compreender que a obediência é o grande desejo do Senhor para nós;
- avaliar a importância de uma aliança em família.
  
ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
Prezados professores, estudaremos sobre os recabitas, modelo usado por DEUS para ensinar sobre o princípio da obediência. Precisamos deixar evidente aos nossos alunos que DEUS usa de uma teologia prática para ensinar Seu povo. Enfatize a necessidade que temos, como filhos, de aprender e praticar a obediência, conforme os princípios revelados nas Escrituras Sagradas. Esta lição mostra também a importância das alianças feitas em família para fortalecer os seus laços e protegê-la dos ataques do inimigo. Ore com fervor com os seus alunos e ensine, com graça, sobre o alto valor da  obediência. Excelente aula!
))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
COMENTÁRIOS EXTRAS PARA A LIÇÃO
))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
 
רכה - RECABITAS -  Rekah
Reca = “região extrema”
1) um lugar em Judá
1a) talvez a vila de “Rashiah” a 5 km (3 milhas) ao sul de Jerusalém
 
רכב Rekab - Recabe = “cavaleiro” n. pr. m.
1) pai de Jonadabe no tempo de Jeú, rei de Israel (reino do Norte)
2) pai de Malquias, um líder da região de Bete-Haquerém e reconstrutor do muro de Jerusalém no tempo de Neemias
3) um dos 2 capitães que Isbosete recebeu a seu serviço e que conspiraram para matá-lo
recabitas = ver Recabe “cavaleiro” adj. pr.
4) descendentes de Recabe

1) pai de Jonadabe no tempo de Jeú, rei de Israel (reino do Norte)
2) pai de Malquias, um líder da região de Bete-Haquerém e reconstrutor do muro de Jerusalém no tempo de Neemias
3) um dos 2 capitães que Isbosete recebeu a seu serviço e que conspiraram para matá-lo
recabitas = ver Recabe “cavaleiro” adj. pr.
4) descendentes de Recabe
 
A obediência é o caminho mais seguro para se obter a s mais ricas bênçãos de DEUS. a obediência requerida pelo evangelho só é possível pela fé.
A palavra obedecer significa “dar ouvidos a” ou ouvir debaixo autoridade ou influência de quem fala.
 
))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
 
COMENTÁRIOS BEP – CPAD
35.2 RECABITAS. Este povo fazia parte de uma tribo nômade aparentada com os queneus e com Jetro, sogro de Moisés (cf. Jz 1.16; 1 Cr 2.55). Seu ancestral, Jonadabe (cf. 2 Rs 10.15-27), ordenara a seus filhos, mais de duzentos anos antes, que não bebessem nenhum tipo de vinho, não habitassem em casas permanentes e não cultivassem a terra. Pelo contrário, deviam viver como nômades, criando gado. DEUS mandou Jeremias provar os recabitas a fim de pôr em destaque sua fidelidade ao seu ancestral (Jonadabe), para assim contrastar com a infidelidade da nação de Judá ao seu DEUS.
35.6-11 NÃO BEBEREMOS VINHO. Os recabitas permaneceram fiéis às suas convicções, e não desobedeceram aos princípios estabelecidos por seu antepassado (ver a nota anterior). (1) Jonadabe tinha prescrito essas regras para que seus descendentes tivessem uma vida simples, e permanecessem separados dos cananeus, e evitassem a conformação com os israelitas por sua constante apostasia. A abstinência do vinho ajudava-os a evitar a imoralidade e a idolatria do culto de Baal, que geralmente envolvia embriaguês e orgia. (2) Algumas das regras dos recabitas não se aplicam aos crentes de hoje, mas o seu propósito de viverem separados do mal deve ser o alvo dos verdadeiros seguidores de CRISTO. Todos os pais crentes devem, da mesma maneira que Jonadabe, ensinar aos filhos os princípios santos que os ajudarão a permanecer fiéis a DEUS e à sua Palavra.
35.19 NUNCA FALTARÁ VARÃO... QUE ASSISTA PERANTE A MINHA FACE TODOS OS DIAS. A fidelidade dos recabitas seria recompensada. Sempre teriam descendentes que servissem ao Senhor. Todos os crentes que conhecem os ensinos divinos e os praticam fielmente para honrarem ao Senhor, à igreja e aos pais receberão a bênção e a recompensa de DEUS.
  
Devemos obedecer a DEUS incondicionalmente
JESUS CRISTO obedeceu a DEUS sendo obediente até a morte, e morte de cruz; ele é o modelo .
Exemplo de homens obedientes: no Velho Testamento, Noé (Gn 6.22- fez tudo conforme DEUS mandou; Hb 11.7) e Abraão (recebeu tudo de DEUS porque deu a DEUS tudo que tinha; Hb11.8) e no Novo Testamento, Ananias e Paulo (At 26.19; a obediência de Paulo trouxe Benefício ao mundo todo e lhe custou a vida - 2 Tm 4.7).
Devemos obedecer a DEUS através de sua palavra, à igreja e aos nossos pastores ou líderes.
A obediência é melhor do que sacrificar (1 Sm 15.22) e traz efeitos benéficos à nossa vida.
Obedecer ou desobedecer afeta toda uma existência.
Obediência aos patrões (Ef 6.5; Cl 3.22)
Obediência aos pais faz futuro ser melhor.(Cl 3.20)
Obediência aos pastores.(Hb 13.17; comparando o que nos ensinam com a bíblia. – 1 Ts 5.21-22)
A obediência à igreja é sempre à luz da palavra de DEUS. não é a igreja que dita as normas, é a bíblia.
A obediência a DEUS nos dá o espírito santo. (At 5.32).
A obediência a DEUS nos deixa inabaláveis. (Mt 7.24).
A obediência a DEUS nos torna conhecidos. (Rm 16.19).
A obediência a DEUS o glorifica. (2 Co 9.13).
A obediência a DEUS nos torna irrepreensíveis. (Fl 2.12-15).
 
RECABITAS
A sociedade judaica estava corrompida e carregada de vícios. Indignidade e infidelidade eram características dela. Nesse contexto é que o profeta Jeremias apresenta os Recabitas. Estes compunham uma tribo nômade que havia recebido do seu ancestral os princípios da lei do Senhor. Passaram-se duzentos anos e os recabitas não se dobraram à indignidade daquele tempo. Eles honraram ao Senhor e aos seus ancestrais.
  
O EXEMPLO DOS RECABITAS
 
1. Uma família exemplar. A Bíblia de Estudo Pentecostal afirma que os recabitas eram um povo que “fazia parte de uma tribo nômade aparentada com os queneus e com Jetro, sogro de Moisés (cf. Jz 1.16; 1Cr 2.55). Seu ancestral, Jonadabe (cf. 2Rs 10.15-27), ordenara a seus filhos, mais de duzentos anos antes, que não bebessem nenhum tipo de vinho”.
 
Mais tarde, o próprio DEUS tomou os recabitas como exemplo, para mostrar como uma família pode e deve comportar-se. Eles agiam com dignidade, moderação e fidelidade ao Senhor em meio a uma sociedade corrompida e carregada de vícios (Jr 35.1-19).
 
2. Um exemplo de fidelidade. Aos seus filhos, Recabe transmitira fielmente os princípios da lei de DEUS. Passados duzentos anos, seus descendentes continuavam a observar-lhe as ordenanças e a respeitar-lhe as tradições. Por isso, o Senhor resolveu mostrá-los como exemplo de fidelidade aos filhos de Judá. Instruído por DEUS, Jeremias leva-os a uma das câmaras do SANTO templo e oferece vinho àqueles homens (Jr 35.1-14). Mas eles se recusam a beber, porque se mantinham obedientes à voz de Recabe: “Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos mandou, dizendo: Nunca bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos; [...] Obedecemos, pois, à voz de Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, em tudo quanto nos ordenou [...]” (Jr 35.6,8).
 
Em virtude de sua obediência, os recabitas foram grandemente abençoados: “visto que obedecestes ao mandamento de Jonadabe, vosso pai, e guardastes todos os seus mandamentos, e fizestes conforme tudo quanto vos ordenou, assim diz o Senhor dos Exércitos, DEUS de Israel: Nunca faltará varão a Jonadabe, filho de Recabe, que assista perante a minha face todos os dias” (Jr 35.18,19). Quando da destruição de Jerusalém pelos babilônios, eles foram poupados por DEUS ao passo que os judeus infiéis vieram a perecer.
 
Se encaminharmos nossos filhos nas Sagradas Escrituras, eles também serão preservados da tribulação que virá sobre este mundo que jaz no maligno. Portanto, instrua sua casa na doutrina e na admoestação do Senhor.
  
)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
 
RECABE ou RECABITAS - Dicionário Bíblico Wycliffe - CPAD
O pai de Jonadabe (q. v.) e fundador da família dos recabitas.
Recabe pode ter sido de uma das famílias de queneus que entraram na Palestina com os israelitas (1 Cr 2.55). Nos dias do reino dividido, Recabe determinou que a causa da apostasia e da imoralidade do povo era a cultura palestina, e comandou seus filhos a voltarem ao seu antigo modo nômade de vida com toda sua simplicidade. Nos dias de Jeú, Jonadabe, o líder dos recabitas, auxiliou aquele rei em sua destruição ao culto a Baal (2 Rs 10.15,23). Nos dias de Jeremias, o profeta usou os recabitas como uma lição objetiva. Ele os levou até a casa do Senhor, e lhes ofereceu vinho. Eles recusaram por causa de sua lealdade para com o seu ancestral, Recabe, e sua ordem. Jeremias usou a fidelidade deles como uma censura à infidelidade de Israel para com o Senhor. Por causa de sua fidelidade, o Senhor lhes prometeu: “Nunca faltará varão... que assista perante a minha face todos os dias” (Jr 35.19). Diz-se que Rab Judah registrou que as filhas recabita se casaram-se com levitas, e assim esta linda promessa foi cumprida. Hegesippus disse que “sacerdotes recabitas” intercederam por Tiago, o irmão do Senhor JESUS CRISTO, mas não conseguiram salvar sua vida (Eusébio, History, ii. 23).
  
)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
 
Obediência - Dicionário Bíblico Wycliffe - CPAD
As palavras hebraicas e gregas traduzidas como “obedecer” ou “obediência” são geralmente shama‘ e as formas cognatas de akouo. O significado básico de ambas é “ouvir”. De fato, muitas vezes que o tradutor se confronta com estas palavras e seus cognatos, é muito difícil determinar se a tradução mais apropriada é “ouvir” ou “obedecer”. Esta dificuldade, porém, oferece uma visão profunda do conceito bíblico básico de obediência, um conceito que ocorre tanto no AT como no NT.
Embora a obediência expresse uma ação que existe nas relações humanas comuns (tais como discípulos aos mestres ou filhos aos pais), sua referência mais significativa é a de um relacionamento que deve existir entre o homem e DEUS. DEUS revela-se a si mesmo ao homem por sua voz e palavras. As palavras devem ser ouvidas. Isto obviamente envolve uma recepção física das palavras com uma suposta compreensão mental de seu significado.
Mas em termos da recepção da revelação de DEUS pelo homem, este fato em si não é um ouvir verdadeiro. A atitude de ouvir verda- d ei ram ente está ligada à fé que reçebe a Palavra divina e a traduz em ação. E uma resposta de fé. E uma resposta positiva e ativa, não meramente ouvir e considerar de forma passiva. Ouvir é agir. Em outras palavras, ouvir realmente a Palavra de DEUS é obedecer à Palavra de DEUS. No NT, a idéia de se assumir a responsabilidade de obedecer à Palavra ouvida, ou de se colocar soò esta responsabilidade, é claramente enfatizada pelo termo kupakouo, uma composição dos termos “sob” e “ouvir”.
Muitas passagens referentes ao ouvir e à obediência obviamente têm em vista este aspecto de resposta positiva e ativa. “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Mt 11.15; cf. 13.9,43; Ap 2.7,11,17,29; 3.6,13,22; 13.9). Veja Ouvido. O homem sábio é aquele que “ouve estas minhas [do Senhor JESUS] palavras e as pratica” (Mt 7.24). “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e... me seguem" (Jo 10.27). Com respeito à revelação que havia recebido em Patmos, João disse: “Bem-aventurado(s)... os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas” (Ap 1.3). Não há nenhuma dicotomia entre o ouvir e o obedecer. O ouvir verdadeiro é a obediência. A fé em si envolve obediência. O Senhor JESUS. Paulo e Tiago deixam bem claro que a verdadeira fé emana da obediência. S.N.G.
No AT, pelo fato de Abraão ter crido em DEUS e obedecido à sua voz, todas as nações da terra se tornaram benditas (Gn 15.6; 22.18; 26.4,5). Obedecer à voz de DEUS é equivalente a guardar a sua aliança (Êx 19.5; cf. 23.20-22); portanto, os israelitas prometeram ser obedientes quando o Livro da Aliança /oi ratificado com a aspersão de sangue (Ex 24.7,8). A re-dedicação do povo para obedecer à lei era uma parte básica das cerimônias de renovação de aliança (Dt 27.1-10; 30.2,8,20; Js 24.24-27).
Ao castigar o rei Saul por sua obediência incompleta, Samuel ensinou a grande verdade de que obedecer é melhor do que sacrificar (1 Sm 15.22). Em séculos posteriores, a nação foi repetidamente advertida por sua desobediência a DEUS e à sua lei (Is 42.24; Jr 3.13; 7.23-28; Sf 3.2; Ne 9.17,26). A obediência, ou a falta dela, pode ser tanto interior, do coração (Pv 3.1), ou meramente exterior, no sentido de uma obediência forçada (Sl 72.8-11).
No NT, Paulo fala da “obediência da fé” (ou “por fé”) por parte dos cristãos (Rm 1.5; cf. Act 6.7). A frase em grego é a mesma que foi utilizada em Romanos 16.26, onde ele escreve que o evangelho conduz à “obediência da fé”. O apóstolo está, evidentemente, referindo-se ao desejo de DEUS de que os gentios, ao ouvirem o evangelho, obedeçam-no recebendo-o pela fé, confiando em seus termos (cf. 1 Pe 1.2,22; 1 Jo 3.23). Paulo adverte quanto ao terrível castigo que aguarda aqueles que se recusam a obedecer ao evangelho de nosso Senhor JESUS CRISTO (2 Ts 1.8; cf. Rm 2.8; 1 Pe 2.7,8). Ele elogia os Coríntios por sua obediência ao evangelho de CRISTO que professavam (2 Co 9.13).
Como um exemplo de obediência, Paulo e Pedro apontam para o Senhor JESUS CRISTO que “humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte” (Fp 2.8; cf 1 Pe 2.18,21). Paulo fala da obediência de CRISTO ao fazer a expiação pelos pecadores, em contraste com a desobediência de Adão e seus descendentes (Rm 5.19). A declaração em Hebreus 5.8 de que Ele “aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu”, deve significar que CRISTO fez da experiência de obedecer ao Pai algo real. Ao agir assim, Ele cumpriu o propósito eterno da Divindade vivendo toda a sua vida como nosso representante, obedecendo e sofrendo em nosso lugar e por nossa causa, satisfazendo completamente a lei, em todos os seus aspectos (J. O. Buswell, Jr., A Systematic Theology of the Christian Religion, Grand Rapids. Zondervan, 1962, II, lllss,).
 
A Palavra de DEUS exorta os servos (escravos) a obedecerem a seus senhores (Ef 6.5-8; Cl 3.22; 1 Tm 6.1; Tt 2.9); os cristãos, a obedecerem a seus líderes (Hb 13.17); as mulheres, a obedecerem a seus maridos (Tt 2.5; Ef 5.22-24; 1 Pe 3.1-6); e os filhos, a obedecerem a seus pais (Ef 6.1; Cl 3.20; cf. Pv 6.20; 23.22; 29.15). Portanto, os crentes como um todo são caracterizados como “filhos obedientes” (1 Pe 1.14; cf. Rm 6.16,17; Hb 5.9). A desobediência aos pais é considerada uma marca da depravação humana (Rm 1.30) e um sinal dos últimos dias (2 Tm 3.2). Os cristãos são ensinados a obrigar cada pensamento humano a se render em obediência a CRISTO (2 Co 10.5).
O mais alto nível de obediência para o cristão é fazer a vontade de DEUS de todo o coração (Rm 6.17), e não por uma mera complacência exterior. Ele possui um espírito de obediência que cria dentro de si o desejo de obedecer no pensamento e através de atitudes (por exemplo, Mt 5.28,44; 19.21,22). O cristão tem a mente de CRISTO (Fp 2.5), pois a Palavra de DEUS está dentro de seu coração e ele deleita-se em fazer a vontade de DEUS (Sl 40.8; cf. Hb 10.5-9). J.R.
 
Esta obediência inclui a aceitação voluntária de CRISTO em relação à encarnação, quando DEUS Pai falou com o Filho no passado eterno, como registrado no Salmo 40.6-8 (cf. Hb 10.5-10). Sua vida de obediência perfeita ao Pai é mostrada por Ele ter “nascido de mulher, nascido sob a lei” (Gl 4.4), e por ter guardado a lei de forma perfeita. Ele cumpriu a vontade de DEUS em seu nascimento (Lc 2.21,22,39), em sua infância (Lc 2.52), em seu batismo (Mt 3.15), em sua tentação, na qual triunfou sobre Satanás em contraste com Adão que caiu (Mt 4.1-11; Lc 4.1-13), e por toda a sua vida (Jo 4.34; 6.38; 8.29,46; 15.10; 17.4; Act 3.14; 2 Co 5.21; Hb 4.15). Ninguém poderia convencê-lo de desobediência a DEUS ou à sua lei (Jo 8.46; Hb 5.8,9). Embora tenha lutado contra o horror de sua futura condenação, ao ser feito pecado por nós, carregando nossos pecados em seu próprio corpo no madeiro (2 Co 5.21; 1 Pe 2.24), ainda assim, Ele submeteu-se, em obediência, até sua morte na cruz (Fp 2.8).
E costume dividir a obediência de CRISTO em duas fases: sua vida de obediência ativa e seu sofrimento e morte, ou sua obediência passiva. Sua obediência ativa então toma- se a base da justiça que nos é imputada; e sua obediência passiva, a expiação por nossos pecados e nosso perdão. A divisão não é totalmente satisfatória; porém seu sofrimento teve inicio antes da cruz, e o mérito de sua morte sacrificial reside em sua vida sem pecado, completamente santa (1 Pe 1.18,19). CRISTO e Adão são uma antítese (Rm 5.12-19). Através do primeiro Adão, o pecado e a morte entraram no mundo; através do segundo, a justiça e a vida (vv. 12,17). Pela desobediência de Adão, todos se tornaram pecadores e morreram espiritual mente; através da obediência do Senhor JESUS CRISTO, todos os que estão nele tornam-se justos e vivos (v. 19; cf. 1 Co 15.22). A perfeita obediência do Salvador deve ser o nosso exemplo (Hb 12.1,2; 1 Pe 2.21). R. A. K.
  
DESOBEDIENTE
Tradução de várias palavras heb. significando “contrário”, “perverso”, “subversivo” etc. O termo heb. haphakpak (“tortuoso", Pv 21.8) e tahpukot (“rebelde”, Dt 32.20; “perverso”, “pervertido”, Pv 2.12,14; 6.14; 8.13; 10.31,32; 16.28; 23.33) são derivados de kaphak, “virar, subverter”, e enfatiza uma persistência obstinada ao desviar ou subverter o que é certo ou bom. Os temos hebraicos ‘iqqesh (“tortuoso” ou “torto”, Pv 2.15; Sl 18.26; Pv 17.20) e 'iqçpshut (“discurso torto” ou “tortuosidade da boca” Pv 4.24; 6.12) descrevem o perverso como algo ou alguém torto ou torcido em sua forma, não alinhado com os caminhos de DEUS. Outras palavras traduzidas como “desobediente” também revelam a natureza rebelde e a depravação obstinada da humanidade caída.
   
))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
 
REVISTA NA ÍNTEGRA
 
Escrita Lição 6, Recabitas, Exemplo de Obediência, 1Tr24, Pr Henrique, EBD NA TV
Para me ajudar PIX 33195781620 (CPF) Luiz Henrique de Almeida Silva
  
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. RECABITAS, UMA FAMÍLIA OBEDIENTE
1.1. Quem foram os recabitas
1.2. A família dos recabitas em aliança
1.2.1. A Escritura reafirma a importância de uma família em aliança
1.3. Recabitas perseverantes na obediência
2. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA OBEDIÊNCIA
2.1. Dois fundamentos da obediência
2.2. Como a obediência deve ser praticada
3. BÊNÇÃOS DECORRENTES DA OBEDIÊNCIA
3.1. Bênçãos na família
3.2. Promessas divinas
3.3. Serviço constante diante do Senhor
  
TEXTO BÍBLICO BÁSICO - Jeremias 35.2-10
2 - Vai à casa dos recabitas, e fala com eles, e leva-os à Casa do Senhor, a uma das câmaras, e dá-lhes vinho a beber. 3 - Então, tomei a Jazanias, filho de Jeremias, filho de Habazinias, e a seus irmãos, e a todos os seus filhos, e a toda a casa dos recabitas; 4 - e os levei à Casa do Senhor, à câmara dos filhos de Hanã, filho de Jigdalias, homem de DEUS, que está junto à câmara dos príncipes, que está sobre a câmara de Maaseias, filho de Salum, guarda do vestíbulo;
5 - e pus diante dos filhos da casa dos recabitas taças cheias de vinho e copos e disse-lhes: Bebei vinho. 6 - Mas eles disseram: Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos mandou, dizendo: Nunca bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos; 7 - não edificareis casa, nem semeareis semente, não plantareis, nem possuireis vinha alguma; mas habitareis em tendas todos os vossos dias, para que vivais muitos dias sobre a face da terra em que vós andais peregrinando.
8 - Obedecemos, pois, à voz de Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, em tudo
quanto nos ordenou; de maneira que não bebemos vinho em todos os nossos dias, nem nós, nem nossas mulheres, nem nossos filhos, nem nossas filhas; 9 - nem edificamos casas para nossa habitação, nem temos vinha, nem campo, nem semente, 10 - mas habitamos em tendas. Assim, ouvimos e fizemos conforme tudo quanto nos mandou Jonadabe, nosso pai.
  
TEXTO ÁUREO
As palavras de Jonadabe, filho de Recabe, que ordenou a seus filhos que não bebessem vinho, foram guardadas, pois não beberam até este dia; antes, ouviram o mandamento de seu pai; a mim, porém, que vos tenho falado a vós, madrugando e falando, vós não me ouvistes. Jeremias 35.14
  
SUBSÍDIOS PARA O ESTUDO DIÁRIO
2ª feira – Deuteronômio 27.10 Obediência, mandamento de DEUS para Seus filhos
3ª feira – Deuteronômio 26.16 Obediência implica todo o coração e alma
4ª feira – 1 Samuel 15.22 Obediência é melhor que sacrifícios
5ª feira – Jeremias 35.14-19 Obediência, o segredo da preservação da família
6ª feira – Deuteronômio 11.13-15 Obediência atrai as bênçãos de DEUS
Sábado – Filipenses 2.5-11 JESUS, o exemplo de obediência
 
OBJETIVOS
Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá ser capaz de:
- entender quem foram os recabitas;
- Compreender que a obediência é o grande desejo do Senhor para nós;
- avaliar a importância de uma aliança em família.
  
ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
Prezados professores, estudaremos sobre os recabitas, modelo usado por DEUS para ensinar sobre o princípio da obediência. Precisamos deixar evidente aos nossos alunos que DEUS usa de uma teologia prática para ensinar Seu povo. Enfatize a necessidade que temos, como filhos, de aprender e praticar a obediência, conforme os princípios revelados nas Escrituras Sagradas. Esta lição mostra também a importância das alianças feitas em família para fortalecer os seus laços e protegê-la dos ataques do inimigo. Ore com fervor com os seus alunos e ensine, com graça, sobre o alto valor da  obediência. Excelente aula!
  
COMENTÁRIO - Palavra introdutória
A primeira vez que os recabitas são mencionados nas Escrituras remonta ao tempo da saída de Israel do Egito. Eles descendiam de Hobabe, cunhado de Moisés. Mesmo não sendo hebreus, foram com o povo de Israel da terra dos faraós para Canaã. Eles aprenderam que a vida fácil e, muitas vezes desregrada, distanciava as pessoas de servir a DEUS com pureza e fidelidade. Por isso, adotaram o estilo de vida da travessia do deserto, na saída do Egito. Eram pastores que habitavam em tendas, abstinham-se do vinho e não tinham propriedades. O profeta Jeremias fez uso da história dos recabitas para mostrar que algumas pessoas, ou grupo de pessoas, são mais fiéis aos seus legados humanos ou familiares do que Israel — o povo escolhido.
  
1. RECABITAS, UMA FAMÍLIA OBEDIENTE
Jeremias recebeu do Senhor uma ordem para convocar a casa dos recabitas. Eles passariam por uma prova de obediência, uma vez que tinham sido doutrinados por seu Pai Jonadabe, junto com toda a sua descendência. As famílias dos recabitas foram provadas e aprovadas, permanecendo fiéis e obedientes à palavra do seu líder familiar. Assim, o soberano DEUS mostrou, por intermédio do profeta, o quanto os israelitas eram desobedientes e infiéis aos mandamentos de Jeová e, por isso, sofreram reveses e prejuízos incalculáveis em sua história.
  
1.1. Quem foram os recabitas
A história dos recabitas tem início na libertação da nação de Israel da escravidão no Egito, quando Hobabe, cunhado de Moisés, que pertencia à tribo dos queneus, foi convidado para acompanhar os israelitas em direção à terra de Canaã (Nm 10.29; Jz 1.16; 4.11-17; 1 Cr 2.55). Eles adotaram a religião dos israelitas e chegaram a habitar ao sul do deserto de Judá (1 Sm 27.10; 30.29). Muitos anos depois, no período da monarquia em Israel, DEUS levantou o capitão Jeú para colocar fim à linhagem de Acabe (2 Rs 9.1-7). Seguindo em direção à capital do Reino do Norte — a cidade de Samaria —, Jeú encontrou Jonadabe, filho de Recabe, um dos opositores ao culto idólatra a Baal--Melkart — a divindade nacional dos fenícios —, e o convidou a acompanhá-lo para testemunhar o que faria ao restante dos familiares de Acabe; como destruiria os profetas, sacerdotes e adoradores de Baal; e como extirparia essa prática idólatra, introduzida por Jezabel em Israel (2 Rs 10.15-28).
  
1.2. A família dos recabitas em aliança
Aproximadamente 200 anos depois de Jonadabe, filho de Recabe, presenciar a destruição do culto a Baal entre os israelitas do Reino do Norte, DEUS chamou o profeta Jeremias para pôr em prova os seus descendentes. Os recabitas foram levados para uma das câmaras do templo em Jerusalém, que pertencia aos filhos de Hanã. Diante deles seriam colocados copos cheios de vinho (Jr 35.1-5). Mas, a uma só voz, a família afirmou possuir uma aliança de não consumir vinho, não edificar casas — pois habitariam em tendas —, não semear semente, nem plantar ou possuir vinhas (Jr 35.6,7). Esta aliança familiar era o segredo da existência dos recabitas; afinal, uma família com propósitos firmes, e em aliança com todos os seus membros e com DEUS, triunfa diante de qualquer adversidade (Jr 35.11).
 
1.2.1. A Escritura reafirma a importância de uma família em aliança
Na saída do Egito, as famílias deveriam estar dentro de suas casas, debaixo da proteção do sangue de um cordeiro, aspergido na verga de suas portas — o sangue do cordeiro manteria a família unida e preservada do anjo da morte. As famílias reunidas estavam sob o selo de uma aliança, um pacto feito à volta de uma mesa. Aquela noite foi marcada por um grande livramento da parte de DEUS (Êx 12).
  
1.3. Recabitas perseverantes na obediência
Perseverança é a qualidade daquele que não desiste ou estaciona, mas, de maneira constante, permanece firme e avança. Os recabitas foram perseverantes em obedecer aos seus princípios familiares. Diante da prova, não cederam; antes, mantiveram-se fiéis aos seus princípios. A obediência deles resistiu ao tempo, uma vez que dois séculos, aproximadamente, já se haviam passado desde a aliança feita com Jonadabe. Os recabitas enfrentavam dificuldades; afinal, as tropas babilônicas postavam-se para atacar o Reino de Judá, e eles estavam em Jerusalém. No entanto, em meio ao grande perigo e adversidade, eles preferiram manter-se firmes ao pacto familiar, realizado no passado (Jr 35.8). Como os recabitas, o servo de DEUS não deve ceder na hora da prova (Rm 12.12).
  
2. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA
OBEDIÊNCIA
DEUS convocou o profeta Jeremias para uma aula, não sobre a origem dos recabitas ou sobre a aliança familiar que os unia e preservava, mas sobre o valor e a importância da obediência. A palavra obediência tem origem no latim obedientia (ob = diante de + audire = ouvir). Trata-se da atitude que ilustra o ato de “parar para ouvir com atenção e procurar cumprir as ordens determinadas por uma autoridade constituída de forma legitima”. A obediência tem conexão com o princípio da submissão às autoridades, porque foram instituídas por DEUS (Rm 13.1).
 
SUBSÍDIO
O ato de ouvir proporciona o conhecimento da vontade e dos propósitos divinos. Esse indispensável conhecimento pavimenta o caminho à obediência e atrai as bênçãos que proporcionam vida (Dt 28.1,2; 11.27; 38.20; Is 55.3; Jr 38.20).
  
2.1. Dois fundamentos da obediência
A obediência fundamenta-se em dois princípios: o de ouvir e o de submeter-se. Os recabitas ouviram o seu líder Jonadabe (Jr 35.10), e os israelitas não se inclinaram para ouvir a palavra de DEUS, ministrada pelos servos do Senhor, os profetas (Jr 35.15). O verbo ouvir (hb. Shemá) tem o sentido de “dar atenção, escutar, praticar, obedecer e publicar”. Jeremias alertou sobre o perigo de não ouvir a DEUS, pois isso levaria a nação a andar para trás (Jr 7.23,24). DEUS esperava que a nação lhe fosse obediente, mas o povo foi rebelde e desobedeceu à Sua Palavra; por isso, recebeu um doloroso juízo: Assim diz o Senhor, o DEUS dos Exércitos, o DEUS de Israel: Eis que trarei sobre Judá e sobre todos os moradores de Jerusalém todo o mal que falei contra eles; pois lhes tenho falado, e não ouviram; e clamei a eles, e não responderam (Jr 35.17). Judá e todos os moradores de Jerusalém estavam em rebeldia para com o Senhor de Israel.
  
2.2. Como a obediência deve ser praticada
Nesta passagem singular das Escrituras sagradas, somos orientados por DEUS sobre o modo de praticar a obediência:
- a obediência deve ser integral (Jr 35.6) — todos os homens, mulheres, filhos e filhas de todas as gerações dos recabitas foram convocados para viverem em obediência;
- a obediência implica tomar atitude (Jr 35.8-10) — os recabitas receberam uma ordem e, com ações, cumpriram sem reclamar ou contrariar;
- a obediência implica guardar a palavra (Jr 35.14) — os recabitas entendiam o alto valor das ordens e, com vigilância, não cederam no momento da prova;
- a obediência implica ouvir com atenção (Jr 35.14) — DEUS relatou que os recabitas ouviram o mandamento de seu pai, Jonadabe, com atenção e entenderam o que fazer sem nutrir qualquer dúvida;
- a obediência é pessoal (Jr 35.1-5) — o profeta Jeremias também foi submetido ao teste da obediência, pois teve de ir e convocar os membros do clã recabita;
- a obediência promove mudanças (Jr 35.15) — DEUS enviou Seus profetas para promoverem mudanças no comportamento dos israelitas do Reino de Judá. Eles deveriam arrepender-se, com urgência, do seu estilo de vida pecaminoso, praticar ações dignas e honrosas e adorar somente ao Eterno, desprezando todos os ídolos. Assim, experimentariam transformações pessoais, familiares e nacionais;
- a obediência é sustentada pela fidelidade (Jr 35.10) — os recabitas praticavam a obediência ao mandamento do seu pai, Jonadabe, diariamente. DEUS esperava que os Seus filhos fossem fiéis aos Seus mandamentos e vivessem em constante obediência.
  
3. BÊNÇÃOS DECORRENTES DA OBEDIÊNCIA
Esta emblemática passagem sobre os recabitas ensina que a prática da obediência atrai bênçãos gloriosas da parte de DEUS. Essas bênçãos, dentre outras, podem ser:
 
SUBSÍDIO
O segredo das bênçãos sobre uma família é manter-se em obediência aos princípios da autoridade estabelecidos nas Escrituras. Os recabitas seguiam as ordens do seu pai, Jonadabe, filho de Recabe (Jr 35.8). Da mesma forma, todo filho deve obedecer às ordens de seus pais (Ef 6.1-3).
  
3.1. Bênçãos na família
Os recabitas eram nômades; por isso, estavam sujeitos a todas as dificuldades de uma vida distanciada das cidades, mas eles entendiam que, para sobreviverem, precisavam de unidade entre os membros da sua família. Assim, Jonadabe alertou sobre a importância da união para preservar o clã (Jr 35.7). A coesão familiar os protegeria no enfrentamento de toda espécie de adversidades.
  
3.2. Promessas divinas
DEUS revelou a Jeremias Seu propósito de enviar profetas à exortação do povo: a obediência à Sua Palavra levaria os israelitas a desfrutarem da promessa de uma nova vida, livre da idolatria e do pecado, no pleno gozo da abundância e da prosperidade. Judá ficaria livre das ameaças e alcançaria o grande privilégio de permanecer na terra que o Senhor lhes dera (Jr 35.15). A obediência era a única maneira de evitar a destruição do Reino de Judá, da amada cidade de Jerusalém e do primeiro Templo. Mas, como rejeitaram a Palavra do Senhor, o juízo fora confirmado (Jr 35.17).
  
3.3. Serviço constante diante do Senhor
A obediência é um princípio profundamente apreciado por DEUS. Aos que lhe forem fiéis, não faltará oportunidade para trabalhar em Seu serviço, assim como foi prometido a Jonadabe e à sua descendência: Assim diz o Senhor dos Exércitos, DEUS de Israel: Nunca faltará varão a Jonadabe, filho de Recabe, que assista perante a minha face todos os dias (Jr 35.19).
  
CONCLUSÃO
A obediência é fruto do conhecimento da vontade de DEUS (Jr 35.8,15), não podendo ser parcial e devendo estar atrelada a todas as áreas da vida (Jr 35.10,14). A prática da obediência precisa estar fundamentada nos dois verbos citados pelo Senhor por intermédio do profeta Jeremias: 
guardar e fazer ([...] guardastes todos os seus mandamentos, e fizestes conforme tudo quanto vos ordenou; Jr 35.18). Nesta passagem, DEUS ensina que a obediência manifesta--se em três níveis: (a) o pessoal — o Senhor chamou Seu servo Jeremias e ordenou que ele convocasse a família dos recabitas; o profeta cumpriu as ordens que lhe foram dadas (Jr 35.1-5); (b) o familiar — os recabitas, mesmo enfrentando grande prova, agiram corretamente e obedeceram à voz de Jonadabe, seu pai (Jr 35.8); (c) o coletivo — Judá tinha de decidir entre a obediência que proporciona a vida, ou a desobediência que escraviza e promove toda sorte de confusão e morte; a desobediência levou a nação de Israel para o cativeiro (Jr 35.14,15).
  
ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. Qual lição principal DEUS desejou ensinar a Jeremias por intermédio da família dos recabitas?
R.: A obediência.