LICAO 06 A MALDICAO DO PECADO

LICAO 06 MALDICAO DO PECADO EBD NA TV. Licoes Biblicas, CPAD, Complementos, ajuda aos estudantes e professores, Imperatriz, MA, Ervalia, MG, IEADI, estudos biblicos, videos aula, gospel, Igreja evangelica Assembleia de Deus, Espirito Santo, ilustracoes, figuras, mapas, Evangelista Luiz Henrique, vídeos - 5partes de 10 min, 1Trimestre de 2009. depois dos vídeos temos os estudos escritos. LIÇÃO 6 - A MALDIÇÃO DO PECADO Lições Bíblicas Aluno - Jovens e Adultos - 1º TRIMESTRE DE 2009 Livro de Josué - As Conquistas e as Promessas do Povo de DEUS Comentários: Elienai Cabral Consultor Doutrinário e Teológico: Pr. Antônio Gilberto Complementos, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
TEXTO ÁUREO Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de DEUS é a vida eterna por CRISTO JESUS, nosso Senhor. (Rm 6.23). VERDADE PRÁTICA O pecado escondido é revelado pela santidade de DEUS e punido por sua perfeita justiça. LEITURA BÍBLICA EM CLASSE Js 7.1, 5-7, 11,12 1 - E prevaricaram os filhos de Israel no anátema; porque Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema, e a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel. 5 - E os homens de Ai feriram deles alguns trinta e seis, e seguiram-nos desde a porta até Sebarim, e feriram-nos na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água. 6 - Então, Josué rasgou as suas vestes e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do SENHOR até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças. 7 - E disse Josué: Ah! Senhor JEOVÁ! Por que, com efeito, fizeste passar a este povo o Jordão, para nos dares nas mãos dos amorreus, para nos fazerem perecer? Tomara nos contentáramos com ficarmos dalém do Jordão. 11 - Israel pecou, e até transgrediram o meu concerto que Ihes tinha ordenado, e até tomaram do anátema, e também, furtaram, e também mentiram, e até debaixo da sua bagagem o puseram. 12 - Pelo que os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos, porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós.
RESUMO DA LIÇÃO 6 - REVISTA CPAD 1º TRIMESTRE DE 2009 A MALDIÇÃO DO PECADO I - O PECADO DE UM AFETOU A TODOS 1. A ordem divina para Israel (Js 6.17,18). 2. O pecado de Acã (Js 7.1). 3. O caráter coletivo do pecado de Acã. 4. A lição do pecado de Acã. II - A HUMILHANTE DERROTA DE ISRAEL 1. Josué é surpreendido pela derrota (Js 7.3-5). 2. Josué clama a Deus (Js 7.6-9). 3. O pecado oculto é descoberto (Js 7.14,15). CONCLUSÃO "O salário do pecado é a morte" (Rm 6.23). INTRODUÇÃO PALAVRA-CHAVE - Pecado - Tudo o que é contrário ao que DEUS quer (sua vontade) e ao que o Senhor disse sua Palavra. Ai é o nome de uma cidade bíblica que situava-se na terra de Canaã. O livro de Gênesis diz que o segundo lugar de Canaã onde Abraão edificou um altar a DEUS na Terra Prometida teria sido entre Ai e Betel. De acordo com o Livro de Josué, Ai estava localizada próxima a Betel e não foi uma conquista fácil, devido à desobediência dos israelitas aos preceitos divinos, o que impôs uma derrota inicial. Com o arrependimento do povo, Josué recebe orientações de DEUS para atacar a cidade e vence a batalha. Informa o relato bíblico que, durante a noite, Josué teria enviado um grupo de soldados para o oeste da cidade, onde deveriam aguardar o momento do ataque. Porém, quando o exército de Ai partiu para o ataque, os israelitas que estavam em frente estrategicamente dispersaram-se para distrair o adversário. Então os demais soldados que estavam destacados aproveitaram a ocasião e entraram e Ai e a destruíram. Nesta Lição estudaremos a investida inicial de Israel a Ai, uma derrota não esperada, uma derrota causada pela falta de dependência de DEUS, uma derrota pela luta humana e não espiritual. Vemos isto muito claramente nesse livro de Josué, quando o povo de Israel estava sendo conduzido por ele até à terra prometida, Canaã. Um mesmo povo, sob a liderança de um mesmo homem e servindo ao mesmo DEUS, passou, num curto espaço de tempo, por duas experiências absolutamente opostas: a vitória de Jericó e o vexame de Ai. Humanamente falando, seria muito mais honroso ter perdido a batalha em Jericó do que em Ai. Ao menos, em Jericó se justificaria a derrota (os muros). O Pecado Leva à Derrota TEXTO BÍBLICO BÁSICO Js 7.5-13,19-21 Após um início tão·promissor, eis que os israelitas experimentam amarga derrota. E, esta traz grande desalento ao arraial do povo de DEUS. O que teria levado os filhos de Israel a fugirem diante de um exército insignificante? Mas a causa logo aparece: pecado escondido e inconfessado. Quantas vezes em nossas vidas também não experimentamos derrotas em conseqüência de atos desagradáveis a DEUS? Nestas ocasiões, o melhor a fazer é confessar os pecados e rogar pelas misericórdias do senhor. FRACASSADOS POR CAUSA DO PECADO A origem do pecado A natureza do pecado Suas conseqüências O PECADO DE ACÃ E SUAS CONSEQÜÊNCIAS O pecado causa a morte O pecado de Acã partiu a comunhão com DEUS O PECADO DE ACÃ FOI CONSUBSTANCIADO POR VÁRIAS TRANSGRESSÕES Um só homem pecou, mas a conseqüência veio aos outros O pecado de Acã e sua divisão correta C - SUBSÍDIOS PARA O PROFESSOR SUBSÍDIO CRONOLÓGICO O fracasso de Israel diante de Ai deu-se também em abril de 1.422 a.C. SUBSÍDIO GEOGRÁFICO Ai era uma cidade localizada no Leste de Betel, na Palestina Central. Quando Abraão chegou a Canaã, armou sua tenda entre ambas as cidades (Gn 12.8). Ai foi a segunda praça forte a ser conquistada por Josué (Js 7 e 8). Antes de sua captura, porém, os israelitas sofreram vergonhosa derrota em conseqüência do pecado de Acã. No ataque, depois da consagração do povo, o exército de Josué aniquilou os doze mil habitantes dessa cidade pagã. Na divisão da terra, o território de Ai coube à tribo de Benjamim. Esta cidade seria reconstruída séculos mais tarde, quando da volta do exílio babilônico, por alguns comandados de Zorobabel. SUBSÍDIO HISTÓRICO Parece que nesta região não havia outro centro a ser destruído. Hebrom, que era um grande centro, ficava muito ao sul, e Jerusalém a Leste. Antes de avançar para a norte, era necessário limpar o caminho. Um pouquinho ao norte de Ai ficava o poço de Jacó, que nessa oportunidade estaria sendo usado para os gastos da imensa multidão. Olhando um mapa da Palestina, podemos ver a área ao redor de Jericó limpa, com campos de trigo. SUBSÍDIO DOUTRINÁRIO Em conseqüência da cobiça de Acã, todo o Israel sofreu. Mas, o que vem a ser a cobiça? Explica-nos William Barclay: "Pleonexiaé um pecado que o NT condena sem poupá-Io, repetidas vezes. A palavra ocorre em Mc 7.22; Lc 12.15; Rm 1.29; 2Co 9.5; Ef 4.19; 5.3; CI 3.5; 1 Ts 2.5; 2 Pe 2.3,14. A tradução regular da ARC é "avareza". Uma vez, em Ef 4.19, a ARC a traduz por "avidez". A ARA mantém "avareza" na maioria das passagens, mas traduz por "avidez" em Ef. 4.19, "cobiça" em Ef 5.3, e, "intuito ganancioso" em 1Ts 2.5. Moffat diz mais: Tem "cobiça" em Lc 12.15, mas sua tradução regular é "concupiscência", que usa em sete das passagens. Uma vez, em 1Ts 2.5, usa "egoísmo." A BV traduz Mc 7.22: "desejo de possuir o que pertence aos outros." "Pleonexia, em todas as épocas da língua grega, é uma palavra feia, e sempre tem por trás dela uma certa idéia básica que nenhuma das traduções ressalta totalmente, porque não pode ser esclarecida numa única palavra. No grego clássico, significa "uma ganância arrogante", e o espírito que procura tirar proveito do seu próximo. O verbo correspondente, plenektein, significa "defraudar" ou "burlar". Políbio, o historiador grego, tem um uso sugestivo da palavra. Os estóicos tinham uma expressão que usavam para descrever "aquilo que é apropriado" - ta kathekonta - e com ela falavam daquele tipo de conduta que um homem bom deve produzir. Políbio diz que o homem culpado desta conduta cobiçosa usa métodos que não são dignos de um homem empregar. Pleonexia era uma palavra que estava bem presente no vocabulário do povo comum e que aparece comumente nos papiros. Ali, está ligada com a conduta ''totalmente desavergonhada", com a "ambição que se excede", com a "violência", com a "injustiça", com a "cupidez" pela qual o homem nos seus melhores momentos sentirá tristeza, com a "rapacidade" de um oficial desonesto que está resoluto no sentido de despojar o distrito sobre o qual tem autoridade. Os moralistas latinos o definem como amor scelaratus habendi, "o maldito amor de possuir". Teodoreto, o comentarista primitivo, descreve-a assim: "sempre visando obter mais, procurando apanhar as coisas que não são apropriadas ao homem possuir". Cícero definiu avaritia, que é o equivalente latino, como injuriosa appettio alienorum, "o desejo ilícito pelas coisas que pertencem aos outros." "Vejamos agora, se conseguimos classificar os usos no NT de modo que possamos chegar à qualidade básica deste pecado. ( I ) Em Rm 1.29 pleonexiaé o pecado do mundo sem DEUS. É o pecado do mundo, da sociedade, do homem que virou as costas às leis de DEUS. É o próprio antônimo da generosidade do amor de DEUS e caridade da vida cristã. ( II ) Em Lc 12.15 é o pecado do homem que avalia a vida em termos materiais, que pensa que o valor da vida acha-se no número de coisas que o homem possui, o homem cujo único desejo é obter e que nunca sequer pensam em dar. ( III ) Em 1 Ts 2.4 e em 2 Pe 2.3 descreve o pecado do homem que usa sua posição por vantagem própria, para aproveitar-se das pessoas a quem deve servir, o homem que vê seus vizinhos como criaturas a serem exploradas e não como filhos de DEUS que devem ser servidos. ( IV ) Em CI 3.5 é identificada com a idolatria. Pleonexia é a adoração aos objetos em lugar de DEUS. Uma moeda de dez centavos é um objeto pequeno, mas se for colocada diante do olho cobrirá a vastidão do sol. Quando um homem tem pleonexia no seu coração, ele perde DEUS de vista num desejo louco de obter. ( V ) Em passagens após passagens está ligada ao pecado sexual (Me 7.22); Rm 1.29; Ef 4.129; 2 Pe 2.14). Aqui está a própria essência da palavra. A essência não é o pecado sexual. A essência é o desejo de ter aquilo que é proibido, o desejo de tomar aquilo que não se deve tomar, o não refrear os apetites e desejos contrários às leis de DEUS e dos homens. "Lightfoot (sobre Rm 1.29) define pleonexia como "a disposição que sempre está pronta a sacrificar o próximo em lugar de si mesmo em todas as coisas, não meramente em negócios de dinheiro." Pleonexia é o pecado do homem que deu livre vazão ao desejo de ter o que não deve, que pensa que seus desejos, apetites e concupiscências são as coisas mais importantes do mundo, que vê outras pessoas como objetos a serem explorados, e que não têm outro deus senão ele próprio e os seus desejos." "Tomeicos" (v.21). Acã tomou aquilo que não era seu. Toda a cidade era anátema (maldita) ao Senhor (6.17). Quantos crentes não estão tomando aquilo que não lhe pertence, até mesmo o dinheiro que pertence a DEUS! O nosso é nosso, mas o de DEUS deve ser administrado! PRIMEIRO ESTUDO Lemos isto em Js 6.20: "Quando soaram as trombetas o povo gritou. Ao som das trombetas e do forte grito, o muro caiu. Cada um atacou do lugar onde estava, e tomaram a cidade" ...conquistaram a cidade, ou como mostra o v.21, "consagraram a cidade ao Senhor". Que vitória! Agora, havia um próximo desafio à frente, lemos em Js 7.2: o próximo desafio seria a conquista de Ai. Então, Josué enviou homens para espionar essa cidade. O v.3 mostra que os homens voltaram e apresentaram o relatório para Josué. Eles disseram: "Não é preciso que todos avancem contra Ai. Envie uns dois ou três mil homens para atacá-la. Não canse todo o exército, pois eles são poucos". Aparentemente foi um conselho de zelo, de quem se preocupava com o povo. Mas DEUS não viu assim. Os homens que espionaram aquela terra, diziam: "Josué, o desafio agora é pequeno... é fichinha. A cidade é pequena... uns dois ou três mil soldados são suficientes para conquistá-la!"Veja bem, já temos experiência nisso! Então, aos olhos humanos, a pequena cidade de Ai (que significa "Ruína") não representava problema. Josué ouviu o conselho dos seus espiões, que não se cansasse todo o povo na batalha, porque uns dois ou três mil homens seria mais que suficiente... Mas que grande engano!!!... O v.4 registra que foram enviados cerca de três mil homens, mas também registra que esses três mil foram postos em fuga pelo povo de Ai... no v.5, lemos que dos três mil, 36 não voltaram, porque foram mortos... e os que não foram mortos, voltaram perseguidos e feridos durante a fuga. Que vexame! Os que foram, voltaram em fuga... vergonhosamente, viraram as costas ao inimigo, dando no pé, sendo que 36 deles foram mortos... Mas o que impressiona é que este vexame ocorre logo depois de uma grande vitória, logo depois da conquista de Jericó... que coisa: logo após a grande conquista, um terrível fracasso... logo depois da vitória, o vexame! O que aconteceu? Por que o quadro mudou tão radicalmente? Que fatores determinaram a vitória do povo de DEUS, num momento, e a derrota no outro? Quando olhamos para os movimentos que envolveram esses dois episódios, notamos que houve pequenos detalhes que produziram resultados diferentes... E esses pequenos detalhes podem nos ensinar muito sobre como permanecer em conquista naquilo que estamos investindo hoje. Houve fatores que nortearam o povo de DEUS diante do desafio de Jericó, mas que faltaram diante do desafio de Ai.... então vamos ao próximo passo: SEJA DEPENDENTE DE DEUS E EXPRESSE ISTO PELA BUSCA EM ORAÇÃO. O primeiro fator é dependência de DEUS que se expressa pela busca em oração. Veja Js 5.14: Antes de Jericó, encontramos Josué orando... Josué está tendo experiências com DEUS... Josué está recebendo estratégias sobrenaturais... no v.15, vemos Josué tirando as sandálias dos pés pela santidade de seus momentos devocionais. Agora, diante da cidade de Ai (no cap 7), não há oração, apenas ação... Não encontramos, nem Josué nem sua equipe, buscando ao Senhor. Nos v.2 e 3, apenas os encontramos fazendo contas, analisando a situação numa perspectiva absolutamente natural, absolutamente humana, e assim agem. Josué houve apenas os conselhos dos seus generais que lhe aconselham mal: Mande apenas uns 3 mil homens e será suficiente. Então, podemos constatar que lá em Jericó, o resultado foi tremendo, um milagre de DEUS, algo sobrenatural aconteceu... mas, agora em Ai, o que aconteceu foi um tremendo vexame... "foi uma vergonha!" Fica para nós uma grande lição: se queremos grandes conquistas em DEUS, precisamos depender de DEUS e manifestar essa dependência através da busca em oração, caso contrário, até os desafios mais fáceis de se vencer (naturalmente falando) poderão se transformar num vexame. RECEBA A ESTRATÉGIA DE DEUS E SIGA À RISCA. Diante do desafio de conquistar Jericó, Josué contava com uma estratégia, mas diante do desafio para tomar a cidade de Ai, não havia estratégia. Se você ler os capítulos 6 e 7 de Josué, verá isso claramente. No cap 6, do v.2 ao 5, DEUS entrega para Josué uma estratégia na mão, um plano de ação... é uma estratégia louca aos olhos humanos, é verdade - porque DEUS mandou rodear a cidade por sete dias, em silêncio, e no sétimo dia, rodeá-la sete vezes. Então os sacerdotes tocariam as trombetas e todo o povo gritaria - mas essa era a estratégia de DEUS! ...e se é de DEUS, irmão, por mais esquisito e estranho que seja, é abençoado! Portanto, Josué contava com um processo pré-determinado de ação... era seguir a estratégia de DEUS e comemorar a vitória. Agora, no cap 7, já para tomar a cidade de Ai, Josué não teve estratégia alguma. No v.2, Josué simplesmente chamou três mil homens e lhes disse: "Tomem a cidade!" Josué só esqueceu de dizer pra eles "o como fazer isso"... Então o resultado foi catastrófico. MANTENHA O PADRÃO DE FIDELIDADE Para um povo conquistador em nome de DEUS, santidade não pode ser uma opção, não pode ser um aparato ocasional, mas uma condição. Lemos aqui em Js 7.20, que foi por causa do pecado de um homem chamado Acã, que escondeu coisas condenadas em sua tenda, que toda a nação de Israel amargou uma grande derrota. Isso deve nos levar a uma profunda reflexão sobre nossa disposição de viver uma vida santa diante do Senhor e de sermos vigia por nós mesmos e, pelo nosso irmão, já que o pecado dele pode trazer prejuízo para nós também. a) Não dê brechas ao inimigo: Satanás não precisa de uma porta aberta para arrebentar com sua vida. Basta-lhe uma brecha. Acã não resistiu a uma linda capa babilônica e a vários quilos de ouro e prata que viu pelo caminho. A capa biblicamente falando significa aquilo que nos seduz: veja as duas capas de José: a que lhe foi dada por seu pai só lhe trouxe problemas. A outra que usou na casa de Potifar foi instrumento da mulher de Potifar para lhe acusar de abuso sexual. Agora é Acã que é seduzido por uma linda capa. Mais tarde, a túnica de JESUS se torna objeto de desejo dos soltados romanos. b) Não subestime o inimigo: Lembre-se sempre que a vitória vem de DEUS e não porque você é bom nisso e naquilo. Então, nestes dias, quando buscamos avançar para novos níveis de conquista, é absolutamente necessário que cuidemos do padrão de fidelidade e de santidade e que, inclusive, alcancemos novos patamares, para que o respaldo de DEUS esteja conosco. ...e há um último fator: PRESERVE A UNIDADE DO POVO: O último fator determinante entre o fracasso e o sucesso, entre o vexame e a vitória, foi a unidade do povo de DEUS. Em Jericó, todo o povo obedeceu e participou do desafio de conquistar aquela cidade. Mas em Ai (Js 7.2), "apenas três mil" tentaram fazer o que deveria ser responsabilidade de todos. Irmãos, assim é no crescimento da igreja também. Quando queremos a multiplicação da igreja, dos seus ministérios, dos nossos alvos e desafios, precisamos do envolvimento total de cada um em cada batalha. Ou nos movemos nesse desafio como um só homem, ou vamos enfrentar baixas inesperadas.
SEGUNDO ESTUDO As Escrituras nos dizem que ''um só pecador destrói muitos bens''' (Ec 9. 18), e este pensamento é contextualizado pelo episódio que estudaremos na presente lição. Acã quase que leva a nação inteira de Israel ao fracasso. De fato: "O pecado é o opróbrio dos povos" (Pv 14.34). (SCR. SG)
Acã é identificado, talvez por consulta ao Urim e ao Tumim. Js 7.16 Então Josué se levantou de madrugada, e fez chegar a Israel, segundo as suas tribos; e a tribo de Judá foi tomada; 17 E, fazendo chegar a tribo de Judá, tomou a família dos zeraítas; e fazendo chegar a família dos zeraítas homem por homem, foi tomado Zabdi; 18 E, fazendo chegar a sua casa, homem por homem, foi tomado Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá. 19 Então disse Josué a Acã: Filho meu, dá, peço-te, glória ao SENHOR Deus de Israel, e faze confissão perante ele; e declara-me agora o que fizeste, não mo ocultes. 20 E respondeu Acã a Josué, e disse: Verdadeiramente pequei contra o SENHOR Deus de Israel, e fiz assim e assim. Não houve arrependimento de Acã, mas, ao se ver identificado, confessou seu pecado. I. FRACASSADOS POR CAUSA DO PECADO Para que tenhamos maior compreensão do significado do pensamento sobre o pecado de Acã e suas conseqüências, devemos, portanto, trazer aos nossos leitores uma definição concisa sobre o pecado e aquilo que ele representa. Um dos maiores problemas da área teológica é a origem do pecado. Todavia, se cremos fielmente nas informações que as Escrituras fornecem sobre o pecado, podemos descobrir sua origem, sua natureza, conseqüências e coisas assim. 1. A origem do pecado. A" origem do pecado teve seu princípio de formação no coração de Satanás". A causa principal da queda deste terrível ser foi o "orgulho", mas o ponto marcante no momento fatal foi a "violência!". Só DEUS conhece e pode explicar a contento a origem do mal, e é Ele quem diz quando teve início o primeiro pecado. Veja: "Se encheu o teu interior de violência, e pecaste!" (Ez 28.16b). Aqui, e a partir daqui, portanto, o pecado teve início (Is 14.13; 1 Tm 3.6). Houve o momento em que foi detectado o início do pecado no coração de Satanás, conforme depreendemos do texto: "Desde que se achou iniqüidade em ti" (Ez 28.16). A característica primordial do pecado é o princípio da desobediência e em todos os textos é que ele, antes de tudo, se manifesta contra DEUS. Lúcifer personificou o princípio sombrio do pecado. 2. A natureza do Pecado e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata debaixo dela. conseqüências do pecado. se entende. segundo definição do Dr. Torrey, "qualquer falta que fere a santidade de DEUS" , quer em ato ou estado, ou natureza. As palavras que gravitam no hebraico e grego "hattã'th", "hamartia", "hamartema", "parabasis", "paraptõma", "poneria", "anomia" e "adikia", denotam tortuosidade no sentido próprio e errar o alvo no sentido religioso. O pecado, assim definido, é fracasso, é erro, é iniqüidade, é transgressão, é contravenção, é falta de lei, é injustiça. O pecado no sentido lato é sempre citado no singular, para denotar aquele princípio pecaminoso que produz a morte, tanto física como espiritual. O pecado é, então, personificado como sendo "o grande tirano" que impõe tristeza, desespero e morte, colocando a criatura humana numa' 'região triste e inativa" (Cf. Mt4.16). 3. Suas conseqüências. As conseqüências do pecado são detectadas em cada parte do universo físico e espiritual. Convém notar que, no segundo dia da Criação, DEUS não pronunciou a palavra "bom' , ou seu equivalente "boa", quando criou os "ares" (Gn 1.6-8). Isso significa que o inimigo de DEUS, e dos homens, infestou essas regiões celestes com seres caídos (Ef2.2; 6.12). Eles ali existem, como inimigos de todo o bem fazendo guerra aos santos. No universo físico as conseqüências do pecado são sentidas nos seres e nas coisas. Assim o pecado permeou todo o universo da vida e da existência, incluindo cada reino na Criação e afetando cada raça e espécie entre as criaturas! O pecado passou a todos os homens. Por um homem (Adão), entrou o pecado no mundo. II- O PECADO DE ACÃ E SUAS CONSEQÜÊNCIAS 1- O pecado gera a morte (v.5). O pecado de Acã trouxe para toda a humanidade, à luz da Teologia, três gêneros de morte: . A morte espiritual (Ef 2.1). . A morte física (Gn 3.19; Rm 5.12). . A morte eterna (Ap 2.11). Visto que, diz Paulo: "Por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens (Rm 5.12). O pecado de Acã, ainda que numa escala menor, trouxe ao povo eleito um fracasso físico, moral e espiritual. (SH) . . Físico: houve "trinta e seis" baixas (v.5). . Moral: "o coração do povo se derreteu e se tornou como água" (v.5). . Espiritual: "Israel pecou, e até transgrediram o meu concerto..." (v. 11). Uma vez fracassados, os filhos de Israel "viraram as costas diante dos seus inimigos...". Isso foi bastante doloroso para o povo do DEUS vivo! 2. O pecado de Acã partiu a comunhão com DEUS (v.l3). DEUS exige novamente uma reavaliação na santificação do povo, conforme já tinha feito em Js 3.5, para a travessia do Jordão. "Santificai o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã" (v.13). A revelação divina põe em relevo dois grandes princípios ou qualidades morais: a santidade e seu antagonista, o pecado. Pode-se dizer que, na esfera moral, o primeiro corresponde ao ("BEM") e o segundo ao ("MAL"). O povo fica fraco, onde há pecado; e forte, onde há santidade (Êx 19.10-15). III- O PECADO DE ACÃ FOI CONSUBSTANCIADO POR VÁRIAS TRANSGRESSÕES 1. Um só homem pecou, mas a conseqüência veio aos outros (vv.5,l1,12). Como o veneno da serpente se generaliza no corpo através da corrente sanguínea, assim é também o pecado. Geralmente, "um abismo chama outro abismo" (SI 42.7), e no caso de Acã este princípio não fugiu à regra. Seu pecado foi progressivo, avançou em direção ao fracasso e o povo perdeu a coragem e a confiança em DEUS (v.12. 2. O pecado de Acã e sua divisão correta. Segundo a divisão correta nada menos de "sete transgressões" ocasionaram a queda deste soldado de Josué (cinco delas confessadas por ele e duas reveladas por DEUS). Toda "iniqüidade é pecado", mas devemos ter em mente que as Escrituras reconhecem a existência de diferentes graus de culpa. Existem cerca de 372 tipos de pecados de acordo com o regulamento da lei moral e quatro classes de pecadores: . um sacerdote (Lv 4.3). . a congregação (Lv 4.13,14). . um príncipe (Lv 4.22,23). . qualquer outra pessoa (Lv 4.27,28). Acã tinha pleno conhecimento da advertência divina (v.18), por isso sua pena foi capital (v.25). "Vi entre os despojos"(v.21). Costumamos dizer que o peixe morre pela boca. Mas, com efeito, isso não é correto. O peixe morre atraído pelos olhos. (SD) Geralmente é a isca que lhe convida pata a destruição. No caso de Acã, os seus olhos serviram de veículo para conduz-lo à morte (cf. Gn 3.6; 1 Jo 2.16) "Cobicei-os" (v.21). Quando uma pessoa é conduzida pela influência da cobiça, todo o seu ser é afetado. Com efeito, quem cobiça é o coração (Rm 1.24), a carne (Rm 13.14; Ef 2.3; 1 Pe 2.11), o corpo (Rm 6.12, os olhos (Gn 3.6; Jó 31.1; 1 Jo 2.16), a alma (Ap 18.24), isso significa que todo o homem é envolvido (Mt 9.47). "Estão escondidos" (v.21). Acã escondeu os objetos que encontrou na destruição. A mulher de Ló lembrou-se daquilo que foi sucumbido na destruição de Sodoma e Gomorra e foi transformada "numa estátua de sal" (Gn 19.26). Eis a advertência divina para nós hoje. "Não ameis o mundo, nem o que há no mundo" (1 Jo 2.15). "Transgrediu" (v.l22. O pecado quando é traduzido por "transgressão" , significa que ele "vai além do limite". Isto é declínio, ou para a direita ou para a esquerda da linha da santidade. "Mentiu" (v.23). O pecado da mentira trás o desequilíbrio espiritual a criatura humana. O Senhor disse: "O que usa de engano não ficará dentro da minha casa, o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos" (SI 101.7). Acã teve a recompensa de sua mentira. Foi morto sem misericórdia. (vv.25,26). Que DEUS nos guarde de tamanho fracasso. Amém.
IV- JOSUÉ REÚNE OS SACERDOTES E ORA A DEUS, INTERCEDE POR ISRAEL Js 8.24 Então Josué, e todo o Israel com ele, tomaram a Acã filho de Zerá, e a prata, e a capa, e a cunha de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto ele tinha; e levaram-nos ao vale de Acor. 25 E disse Josué: Por que nos perturbaste? O SENHOR te perturbará neste dia. E todo o Israel o apedrejou; e os queimaram a fogo depois de apedrejá-los. 26 E levantaram sobre ele um grande montão de pedras, até o dia de hoje; assim o SENHOR se apartou do ardor da sua ira; pelo que aquele lugar se chama o vale de Acor, até ao dia de hoje. 9.1 Então disse o SENHOR a Josué: Não temas, e não te espantes; toma contigo toda a gente de guerra, e levanta-te, sobe a Ai; olha que te tenho dado na tua mão o rei de Ai e o seu povo, e a sua cidade, e a sua terra. A intercessão de Josué, por Israel, é feita nos mesmos moldes da oração de Moisés (Êxodo 32:32-35). Josué clama a DEUS por resposta e quando sabe do pecado de Acã pede pelo perdão e fala sobre a fama de DEUS perante o povo descrente. Pede a DEUS uma solução que seja favorável ao povo de Israel para que o plano de DEUS de colocar esse povo na Terra que prometeu a Abraão, Isaque e Jacó seja cumprido. DEUS exige que sua justiça seja cumprida, o pecado deve ser condenado severamente com a morte e os objetos do pecado devem ser destruídos. Assim Acã e sua família são apedrejados até a morte e a capa babilônica, bem como os 200 siclos de prata e a cunha de ouro são queimados. pronto, o juízo sobre o pecado foi cumprido e satisfeita a ira de DEUS sobre o mesmo. Agora DEUS iria novamente dar a Josué a estratégia para possuir a Terra Prometida, o que veremos na próxima lição. CONCLUSÃO O final dessa história é trágico, o pecado faz vítimas inocentes pagarem com a vida, envergonha uma nação, entristece um povo, provoca a ira de DEUS, Traz maldição e derrota. "O salário do pecado é a morte" Salário vem do latim Salarium - pagamento de um soldado romano. gratificação pela luta, pelo serviço prestado. No caso do pecado, ele merece e tem que ser pago - Seu salário é a morte. morte implica em 3 tipos de morte: Física (Corpo), Da Alma (A alma que pecar esta morrerá) e Espiritual (afastamento de DEUS - adoção de outro deus). "Mas o dom gratuito de DEUS, é a vida eterna, por CRISTO JESUS, nosso Senhor". O dom, ao contrário do salário, não é oferecido por merecimento e nem é direito de ninguém, é oferecido gratuitamente, sem pagamento e sem merecimento, basta aceitá-lo e recebê-lo. Ao contrário do pagamento do salário do pecado que é a morte, DEUS nos oferece a vida eterna, através da fé em JESUS CRISTO e seu sacrifício na cruz, nos substituindo ali. Devemos recusar as ofertas do mundo, resistir às suas tentações de riqueza fácil, às tentações de aproveitar o escondido. Aquele que esconde seu pecado jamais prosperará na vida espiritual, mas aquele que confessa e deixa alcança misericórdia. Fujamos da concupiscência dos olhos, da carne e da soberba da vida para não sermos derrotados pelo pecado. 1Jo 1.9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 6 - A MALDIÇÃO DO PECADO RESPONDA CONFORME A LIÇÃO DA CPAD - 1º TRIMESTRE DE 2009 TEXTO ÁUREO 1- Complete: Porque o ________________ do pecado é a ___________________, mas o dom gratuito de DEUS é a vida ______________ por CRISTO JESUS, nosso Senhor. (Rm 6.23). VERDADE PRÁTICA 2- Complete: O pecado __________________ é revelado pela ___________________ de DEUS e ___________________ por sua perfeita justiça. INTRODUÇÃO 3- O que narra o capítulo sete do Livro de Josué? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso: ( ) Narra a derrota de Israel e sua vitória sobre Ai. ( ) Narra o fracasso de Israel em sua primeira investida contra Ai. ( ) Narra a desoladora oração de Josué. ( ) Narra a resposta e orientação do Senhor. ( ) Narra a confissão e o julgamento de Acã. 4- Nesta lição, o que aprendemos sobre as conseqüências do pecado de apenas um homem? Coloque "X" na resposta correta: ( ) Aprendemos que isso pode afetar somente a ele mesmo, pois o pai não leva a iniqüidade do filho. ( ) Aprendemos que isso pode afetar uma nação inteira, trazendo culpa, tristeza, fracasso e derrota. ( ) Aprendemos que isso sempre afetou a nação ide Israel, mas que dessa vez só tinha afetado Acã e sua família. I - O PECADO DE UM AFETOU A TODOS 5- O que Deus havia advertido a Israel sobre os despojos de guerra de Jericó? Coloque "X" na resposta correta: ( ) Que ninguém poderia lançar mão do ouro e da prata de Jericó, pois haviam sido declarados "anátemas" pelo Senhor: ( ) Que ninguém poderia lançar mão dos despojos de Jericó, pois haviam sido declarados "anátemas" pelo Senhor: ( ) Que ninguém poderia lançar mão das riquezas de Jericó, somente dos alimentos. 6- "Porém a cidade será anátema ao SENHOR, ela e tudo quanto houver nela" (v. 1 7). O que quer dizer o termo anátema ou interdito? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso: ( ) Significa "coisa estranha ou separada". ( ) Significa "coisa consagrada ou interditada". ( ) Trata-se de objeto consagrado incondicionalmente a Deus, e proibido para uso ou apropriação do homem. ( ) O anátema, às vezes, tinha de ser queimado ou totalmente destruído. ( ) Se o anátema era consagrado ao Senhor, tornava-se maldição para os que se apropriassem ou dele se utilizassem. 7- O que aconteceu com Acã e Israel, referente ao anátema? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso: ( ) Acã se apossou indevidamente daquilo que era exclusivo do Senhor. ( ) Acã, inocentemente, sem saber da ordem de DEUS, pegou alguns objetos dos inimigos vencidos. ( ) A ganância de Acã levou toda uma nação ao pecado e sofrer uma humilhante derrota diante do exército de Ai. 8- Complete: O crente em Jesus deve afastar-se do ___________________ e das coisas que prejudicam sua _________________ com Deus e maculam, direta ou indiretamente, a ____________________ de Cristo. 9- Quem era Acã? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso: ( ) Acã, no hebraico, seu nome significa "Ambição". ( ) Acã era descendente de Judá. ( ) Acã era interessado em comprar e vender ouro, era da tribo de Dã. ( ) Acã membro da tribo da qual nasceria Davi e Jesus. ( ) Acã, no hebraico, seu nome significa "perturbação". ( ) Acã era dominado pela avareza e ambição. ( ) Acã apropriou-se de alguns utensílios declarados anátemas. 10- Acã apropriou-se de alguns utensílios declarados anátemas, quais foram? Coloque "X" na resposta correta: ( ) Uma capa faraônica, duzentos sidos de prata e uma cunha de ouro. ( ) Uma capa babilônica, duzentos sidos de ouro e uma cunha de prata. ( ) Uma capa babilônica, duzentos sidos de prata e uma cunha de ouro. 11- Complete: O pecado de _________________ resultou em graves conseqüências para a família de Acã e para toda a nação israelita (w.5,25). Isto é, trouxe "____________________" coletivas. Tenhamos, pois, cuidado com nossa vida ___________________, a fim de que nossos pecados não sirvam de escândalo e estorvo para toda a comunidade cristã (Mt 18.6-9). 12- Como Deus o vê o pecado? Coloque "X" na resposta correta: ( ) Maldito, repulsivo, virulento e destruidor. "Todo pecado é perdoável" (l Jo 3.4). ( ) Maldito, repulsivo, virulento e destruidor. "Todo pecado é iniqüidade" (l Jo 3.4). ( ) Maldito, repulsivo, virulento e destruidor. "Todo pecado é equidade" (l Jo 3.4). 13- Complete: A Igreja é um ______________________ com muitos membros, isto é, nela há um só tempo, unidade e diversidade (1Co 12.12-27). Um crente pode vir a pecar contra _________________ mesmo e também contra a congregação a qual ele está _______________________. Todo o Israel foi castigado em conseqüência do pecado de Acã: "Israel pecou, e até transgrediram o meu concerto que Ihes tinha ordenado e até tomaram do anátema, e também furtaram [...] Pelo que os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos [,..]"(vv. 11,12). 14- Complete: Josué 7.1 afirma que "a ira do SENHOR se _____________________ contra os filhos de Israel", Isso significa que, embora Deus ____________________ o pecador, não suporta o pecado. Sua santidade e justiça reagem vigorosamente contra ele. A Palavra de Deus ensina-nos que esta ira se ____________________ do céu "sobre toda impiedade e injustiça dos homens" (Rm 1 .18). 15- O que a Bíblia assevera-nos a respeito da entrada do pecado no mundo? Coloque "X" na resposta correta: ( ) Que pela desobediência de "um só homem" (Adão), todos "foram feitos merecedores do perdão de DEUS" ( ) Que pela desobediência de "um só homem" (Adão), todos "foram feitos inocentes" ( ) Que pela desobediência de "um só homem" (Adão), todos "foram feitos pecadores" 16- Complete: "pela obediência de um, (___________________), muitos serão feitos justos" (Rm 5.17-19). O pecado produz a morte, mas o _________________ do sacrifício de Cristo produz a vida ___________________ (Rm 5.21; Jo 3.16), II - A HUMILHANTE DERROTA DE ISRAEL 17- Quando Josué enviou alguns espias à cidade de Ai, sabia sobre o pecado de Acã? Coloque "X" na resposta correta: ( ) Mais ou menos. ( ) Não. ( ) Sim. 18- Qual o relatório dos espias enviados por Josué a Ai? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso: ( ) Era um relatório pessimista. ( ) Aqueles homens fizeram com que o grande líder de Israel acreditasse que seria muito fácil vencer aquele povo. ( ) Disseram que nem precisariam dispor de grande quantidade de soldados. 19- Qual a reação de Josué ao relatório dos espias? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso: ( ) Josué confiou integralmente no relatório de suas sentinelas. ( ) Josué enviou para combate apenas uns três mil homens. ( ) Josué orou ao Senhor e depois de saber sua vontade, enviou o exército de 3.000 homens. 20- Qual o resultado da incursão Israelita? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso: ( ) Para surpresa dos israelitas, o exército de Ai resistiu bravamente, fazendo com que Israel batesse em retirada. ( ) A notícia de que trinta e seis soldados haviam sido mortos naquele dia, trouxe desespero e perplexidade ao povo. ( ) O exército de Israel invadiu Ai e derrotou a todos. ( ) "O coração do povo se derreteu e se tornou como água". 21- Qual a razão da derrota Israelita? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso: ( ) Poucos soldados foram enviados para a batalha. ( ) O pecado oculto. ( ) Somente Deus sabia da desobediência de Acã. 22- Complete: Quem ______________________ seus pecados não desfruta da ajuda e proteção divinas, e, conseqüentemente, não ___________________ aos inimigos. Nada fica _______________________ aos olhos do Senhor. Ele é onisciente (511 39.16), onipresente (SI 139.7-12) e onipotente (SI 139.13-18). 23- Na condição de eficiente líder, Josué sentindo o peso da responsabilidade pôs-se a fazer o que? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso: ( ) A preparar nova estratégia de guerra pra destruir Ai. ( ) Pôs-se a interceder humildemente por Israel. ( ) "Rasgou suas vestes e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do SENHOR até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre suas cabeças" (v.6). 24- Complete: Em nossas derrotas, fracassos, prejuízos e outros sofrimentos, devemos ____________________ ao Senhor, e suplicar a sua direção e socorro. Assim como Josué e seus líderes, devemos nos ______________________ para que possamos ___________________ a voz do Senhor. 25- Complete: Até a sorte cair sobre Acã ele não havia confessado sua transgressão nem ___________________________ qualquer resquício de arrependimento (v.21). Quando chegou a vez de sua tribo e família (vv.17-20), não havia mais como _______________________-se. Teve ele de confessar e assumir, juntamente com toda sua família, a terrível conseqüência de seu pecado. Foram sentenciados com a ___________________ (Js 7.22-26). CONCLUSÃO 26- Qual o final dessa história? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso: ( ) Um final feliz, tanto para Acã, quanto para sua família. ( ) É sinistro! ( ) "O salário do pecado é a morte" (Rm 6.23). ( ) Acã foi morto com toda sua família e todos os seus bens destruídos pelo fogo. 27- Complete: Os israelitas que _____________________ a Jericó jamais deveriam sucumbir à tentação do ___________________________, mas vencê-Ia com fé e heroísmo. Assim também o cristão, não deve ceder à tentação das riquezas deste mundo, mas seguir __________________ em direção à Terra Prometida. SINOPSE DO TÓPICO (1 ) Anátema significa "coisa consagrada ou interditada", Trata-se de objeto consagrado a Deus, e proibido para uso ou apropriação do homem. SINOPSE DO TÓPICO (2) Lançavam-se sortes com intuito de que o Senhor, por meio delas, decidisse as questões mais importantes do povo (Pv 16.33). Ajuda: CPAD - www.cpad.com.br - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - BÍBLIA de Estudos Pentecostal. http://universobiblico.com.br/assembleia/estudosbiblicos/videosebdnatv.htm (VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE) BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD. Nosso novo endereço:http://universobiblico.com.br/assembleia/estudosbiblicos Veja vídeos em www.ebdweb.com.br, em http://www.idbpa.net/joomla/index - Ou nos sites seguintes: 4Shared, BauCristao, Dadanet, Dailymotion, GodTube, Google, Magnify, MSN, Multiply, Netlog, Space, Videolog, Weshow, Yahoo, Youtube. Revista CPAD- 1992 - Severino Pedro da Silva Veja http://universobiblico.com.br/assembleia/estudosbiblicos/livrodejosue.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Ai_(b%C3%ADblia) http://209.85.173.132/search?