VIDEOS DA LICAO 1, JEREMIAS, O PROFETA DA ESPERANCA

ESTUDOS DA LIÇÃO 1 - JEREMIAS, O PROFETA DA ESPERANÇA

Lições Bíblicas Aluno - Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2010

Comentários da revista da CPAD: Pr. Claudionor de Andrade
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
JEREMIAS - Esperança em tempos de crise



LIÇÃO 1 - JEREMIAS, O PROFETA DA ESPERANÇA
Lições Bíblicas Aluno - Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2010
Jeremias - Esperança em tempos de crise
Comentários da revista da CPAD: Pr. Claudionor de Andrade
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev.. Luiz Henrique de Almeida Silva



TEXTO ÁUREO:
"Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás" Jr 1.7).

VERDADE PRÁTICA:
A missão do homem de DEUS é inegociável. Ele foi chamado para cuidar dos interesses do Todo-Poderoso, e proclamar com isenção e coragem a sua Palavra.

LEITURA DIÁRIA
Segunda - Jr 1.1 A origem sacerdotal de Jeremias
Terça - Jr 1.5 A vocação profética de Jeremias
Quarta - Jr 16.2 O estado civil de Jeremias
Quinta - Jr 32.9-12 A propriedade comprada por Jeremias
Sexta - Jr 37.15 A prisão de Jeremias
Sábado - Jr 43.1-7 A viagem de Jeremias ao Egito

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Jeremias 1.1-10
1- Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim. 2- A ele veio a palavra do SENHOR, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado. 3- E lhe veio também nos dias de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, até ao fim do ano undécimo de Zedequias, filho de Josias, rei de Judá, até que Jerusalém foi levada em cativeiro no quinto mês. 4- Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 5- Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta. 6- Então, disse eu: Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança. 7- Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás. 8- Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR. 9- E estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca. 10- Olha, ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.

1.1 JEREMIAS. Deus chamou Jeremias para ser profeta do Reino Sul, i.e., Judá. Seu ministério abrangeu os últimos quarenta anos da nação, inclusive os dias que precederam a destruição de Jerusalém e a deportação do povo de Deus a Babilônia (627-586 a.C.). Ministrou durante os reinados de Josias, de Joacaz, de Jeoaquim, de Joaquim e de Zedequias. Durante esse período, a nação manteve-se rebelde contra Deus e confiava nas alianças políticas para conseguir livrar-se dos inimigos. Jeremias conclamou o povo a arrepender-se dos seus pecados e os advertiu que não escapariam do castigo por rejeitarem a Deus e à sua lei. Por causa da sua mensagem de julgamento e da sua devoção ao Senhor, Jeremias enfrentou muita oposição e sofrimento.

1.5 ANTES QUE EU TE FORMASSE... TE SANTIFIQUEI. Antes de Jeremias nascer, Deus já havia determinado que ele seria profeta. Assim como Deus tinha um plano para a vida de Jeremias, Ele também tem um para cada pessoa. Seu alvo é que o crente viva segundo a sua vontade e deixe que Ele cumpra seu plano em sua vida. Assim como no caso de Jeremias, viver segundo o plano de Deus pode significar sofrimento; porém Deus sempre opera visando o melhor para nós (ver Rm 8.28).

1.8 NÃO TEMAS. Jeremias, ao iniciar seu ministério profético, era jovem. Ele hesitou e temeu ante a extraordinária missão de falar a Palavra do Senhor aos anciãos de Jerusalém (v. 7). Deus o assistiu com a promessa de que estaria com ele e lhe daria poder para cumprir sua chamada. Não importa qual a tarefa que você esteja executando para Deus, Ele sempre promete sua presença e ajuda constante, se você permanecer firme, com sua fé posta nEle.

1.9 AS MINHAS PALAVRAS NA TUA BOCA. Deus garante a Jeremias que sua mensagem profética seria inspirada por Ele; as palavras do profeta seriam as palavras de Deus (cf. Rm 10.8). Convicto disso, Jeremias nunca usou de subterfúgio com a Palavra de Deus, nem a modificou (ver 37.16,17).

1.10 PARA ARRANCARES, E PARA DERRIBARES. A mensagem de Jeremias continha partes ligadas a juízo e também de restauração, no entanto, por causa do período da história de Israel em que Jeremias profetizou, sua mensagem enfocava, em primeiro plano, o castigo e a condenação. A nação desviada, de Israel, tinha de ser derribada antes de Deus plantá-la e edificá-la de novo.

PALAVRA-CHAVE: Vocação - Do lat. vocatione.Talento, aptidão. Jeremias foi vocacionado pelo Senhor quando ainda estava no ventre de sua mãe.

Perguntas mais Freqüentes sobre o Profeta Jeremias ( http://www.airtonjo.com/faq_jeremias.htm )
Onde nasceu o profeta Jeremias? O que significa o nome Jeremias? O que sabemos da infância e da formação de Jeremias? Qual foi a influência do profeta Oséias sobre Jeremias? Onde Jeremias começou a profetizar? Durante quanto tempo Jeremias atuou como profeta? Que tipo de texto há no livro de Jeremias? Então, nem tudo que está no livro vem do profeta Jeremias? O que fez Jeremias no tempo de Josias? Que texto exemplifica bem a sua pregação neste período? Jeremias responsabiliza alguém pela infidelidade ao Javismo? O que pensava Jeremias da reforma de Josias? O que fez Jeremias no tempo do rei Joaquim? O que fez Jeremias em sua 1a intervenção na época de Joaquim? O que acontece com Jeremias? O que disse Jeremias sobre o governo de Joaquim? O que mais ameaça Judá neste momento? Mas o que motiva tão cruel castigo de Judá? Por que Jeremias foi proibido de entrar no Templo? Sem poder ir até o povo, o que faz Jeremias? O que fez Joaquim ao tomar conhecimento do manuscrito? Todos os profetas da época pensavam como Jeremias? Qual o significado das "confissões" de Jeremias? O que diz Jeremias em cada uma das cinco "confissões"? E o que aconteceu com o rei Joaquim? O que fez Jeremias neste 30 período, sob o governo de Zedequias? Jeremias escreveu uma carta aos exilados? O que pensa Jeremias de uma rebelião contra a Babilônia? O que disse Jeremias a Zedequias quando Jerusalém foi sitiada? Por que Jeremias é preso nesta época? Mas há alguma mensagem de esperança em Jeremias? O que diz Jr 31,31-34? E o 40 período da atuação de Jeremias? E como Jeremias terminou seus dias? Como faço para saber mais sobre Jeremias? Onde nasceu o profeta Jeremias?


RESPOSTAS A ESTAS PERGUNTAS:
Jeremias nasceu no povoado de Anatote, pertinho de Jerusalém, entre 580 e 640 a.C.. Era filho do sacerdote Helcias ou, da casa de Eli. Talvez descendesse de Abiatar, chefe dos levitas em Jerusalém na época do rei Davi, e que foi desterrado para Anatote por Salomão, segundo 1Rs 2,26-27.
O que significa o nome Jeremias?
O significado do nome é incerto. Há duas possibilidades. Yirmeyâhû quer dizer "Iahweh exalta", "Iahweh é sublime" ou "Iahweh abre (=faz nascer)". Este nome era bastante comum nos tempos bíblicos. São conhecidos pelo menos sete personagens, mais ou menos importantes, com este nome.

O que sabemos da infância e da formação de Jeremias?
Quase nada. Parece que ele jamais assumiu qualquer função sacerdotal. Pelo contrário, denunciou duramente o papel exercido pelos sacerdotes de seu tempo. O que, por outro lado, aponta para sua rigorosa visão levítica, e possível formação, de como deveria agir um sacerdote. Consta, nesta linha, que o rei Josias (640-609 a.C.) proibira o exercício do ofício aos sacerdotes não provenientes de Jerusalém, segundo 2Rs 23,8-9.

Qual foi a influência do profeta Oséias sobre Jeremias?
Não existe nenhuma dúvida acerca da influência de Oséias sobre o pensamento de Jeremias. Além dos fatores geográficos - Anatote pertence à tribo de Benjamin - e familiares. - Jeremias descendia, talvez, de Eli, sacerdote de Silo - é possível que a educação de Jeremias tenha incluído os ensinamentos de Oséias.

Entendo que Oséias e Jeremias foram os dois profetas mais radicais de todo o Israel, pois foram os que mais perto chegaram de uma compreensão profunda das causas da opressão que o povo de Israel vivia naquele tempo. Ambos entendem, por exemplo, que onde o Javismo caducou ou se oficializou e foi, por isso, neutralizado por práticas institucionais do aparelho estatal, a corrupção, a opressão e o despotismo generalizado dominaram. O processo (rîbh) que fazem a Israel por não "conhecer a DEUS" é sintomático, como em Os 4,1-3 e Jr 2,8;4,22 e a interessantíssima crítica ao rei Joaquim (609-598 a.C.) em Jr 22,13-19.

Onde Jeremias começou a profetizar ?
É possível que Jeremias tenha começado a profetizar em Anatote. Mas foi perseguido, quiseram matá-lo em sua própria terra, segundo Jr 11,18-12,6. Não conhecemos o motivo desse complô armado contra Jeremias por seus conterrâneos (Jr 11,21) e até por seus familiares (Jr 12,6). Talvez por ter apoiado a reforma do rei Josias, que destruiu os santuários regionais e centralizou as atividades cultuais em Jerusalém, ele tenha prejudicado os interesses de sua família de sacerdotes. Ou, quem sabe, o duro teor de sua crítica social e religiosa tenha provocado tão violenta reação. Durante toda a sua vida Jeremias irá incomodar muita gente, que tentará, a qualquer custo, calar a sua boca.

Durante quanto tempo Jeremias atuou como profeta ?
Jeremias atuou cerca de 50 anos, de 627 a 580 a.C., sob os governos de Josias (629-609 a.C.), Joaquim (609-598 a.C.), Zedequias (597-586 a.C.) e Godolias/exílio (586/ca.580 a.C.). Por isso, costumamos dividir, didaticamente, sua atuação segundo estes quatro períodos.

Que tipo de texto há no livro de Jeremias?
Há quatro tipos de textos no livro de Jeremias:
o Oráculos em forma de poesia, como Jr 4,5-6,30
o Relatos autobiográficos, como Jr 1,4-19
o Relatos biográficos, como Jr 26, 1-24
o Discursos em prosa, como Jr 7,1-8.

Como se convencionou unir em um só os dois primeiros tipos, quase totalmente em forma poética, costuma-se classificar os textos de Jeremias em três tipos:

Palavras de Jeremias em verso e relatos autobiográficos em verso e prosa
Relatos biográficos, na 3a pessoa, sobre Jeremias, atribuídos por muitos a Baruc, seu secretário
Discursos em prosa, em número de 10, de autoria incerta, mas que muitos atribuem aos mesmos autores de Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel e 1 e 2 Reis, a chamada Obra Histórica Deuteronomista (OHDtr), possivelmente composta por levitas.

Então, nem tudo que está no livro vem do profeta Jeremias?
Não. O livro de Jeremias passou por um longo e complicado processo de formação. Oráculos (= palavras proféticas) isolados foram sendo reunidos ao longo dos anos, de modo que temos hoje uma antologia da pregação de Jeremias e não um livro no sentido moderno. Ou melhor: temos uma antologia de antologias, em um processo que começou ainda durante a vida de Jeremias e prosseguiu ao longo da época pós-exílica.

A versão grega da Bíblia chamada Setenta ou Septuaginta (= LXX) tem um texto de Jeremias bem mais curto do que o texto massorético (= TM), o nosso texto hebraico, além de colocar vários oráculos noutra ordem. Isso é explicado, em geral, com a existência de dois textos independentes de Jeremias: um mais antigo e mais curto, que se perdeu, e que serviu de base para a tradução dos LXX; outro, mais recente, que recolheu vários acréscimos, e que nos foi transmitido pelos massoretas (= os rabinos "transmissores" do texto hebraico).

O que fez Jeremias no tempo de Josias?
No tempo de Josias, 1º período de sua atuação, Jeremias proclamou um julgamento contra Israel por causa de sua infidelidade a Iahweh e sua adesão a outros deuses, especialmente os deuses que garantiam a fertilidade da natureza, os chamados baalim.

Os comentaristas reconhecem como sendo deste período Jr 2,1-4,4 e Jr 30,1-31,37, todos textos de tipo A.

Que texto exemplifica bem a sua pregação neste período?
Jr 2,1-37. É um texto escrito em um gênero literário muito usado pelos profetas, o rîbh (= processo). Funciona assim: parte-se do pressuposto de uma aliança entre as duas partes em questão, Iahweh e Israel. Iahweh abre, então, através do profeta, um processo contra Israel, motivado por sua quebra do pacto. Como parte ofendida, Iahweh convoca a natureza como testemunha, questiona o comportamento de Israel, relembra os benefícios passados e ameaça com uma punição.

Neste texto, rico em imagens, à moda de Oséias, Jeremias relembra com nostalgia a fidelidade dos primeiros tempos e a contrapõe à infidelidade atual, pois Israel trocou Iahweh pelos ídolos que nada valem e não podem socorrê-lo na hora do aperto.

Jeremias responsabiliza alguém pela infidelidade ao Javismo?

Sim. Em Jr 2,1-4,4 Jeremias responsabiliza quatro tipos de autoridades pela idolatria e pela desgraça em que caiu o país: são os reis, os príncipes, os sacerdotes e os profetas. A volta ao Javismo é possível se Israel resolver praticar a verdade ('emeth), o direito (mishpât) e a justiça (sedhâqâh), segundo Jr 4,2.

O que pensava Jeremias da reforma de Josias?
sta é a coisa mais estranha desta fase da pregação de Jeremias: ele não faz nenhuma alusão à reforma social e religiosa empreendida pelo rei Josias naqueles anos (sobre a reforma cf. 2Rs 22,1-23,27). É possível que, embora visse com muita expectativa a ação do governo, ele tenha se decepcionado com os escassos resultados de um movimento imposto de cima para baixo, pela força das armas. Assim, teria preferido manter prudente silêncio a respeito.

O que fez Jeremias no tempo do rei Joaquim?
Quando Joaquim, de 25 anos de idade, assumiu a mando do faraó do Egito, o governo de Judá em 609 a.C., Jeremias rompeu, de vez, com as instituições do Estado. Jeremias tornou-se, então, um ferrenho adversário da classe sacerdotal de Jerusalém, já que sob os desmandos do governo de Joaquim a reforma de seu pai Josias se perdeu totalmente, restando um culto superestimado como garantia da nação, conseqüência da centralização de todas as atividades religiosas no Templo de Jerusalém e na mão de seus sacerdotes. Culto agora usado para mascarar os males sociais e os crimes contra o povo.

O que fez Jeremias em sua 1a intervenção na época de Joaquim?
Um violento discurso contra o Templo, que foi conservado em duas versões: Jr 7,1-15 (texto tipo C) e Jr 26,1-24 (texto tipo B). O primeiro destaca o conteúdo, o segundo as circunstâncias do discurso.

Entre setembro de 609 e abril de 608 a.C., talvez durante uma festa, Jeremias coloca-se no pátio do Templo e denuncia a confiança da população judaíta no Templo de Iahweh como falsa e promete a destruição do santuário, tal qual outrora acontecerá com Silo.

A morte de Josias em combate contra o faraó, o curto governo de seu filho Joacaz (3 meses), seu exílio, a dependência do Egito sob Joaquim: tudo isso criara um clima de incerteza e insegurança geral. O que faz o povo? Refugia-se na crença de que a presença de Iahweh no Templo garante a cidade e a sua liberdade.

Jeremias denuncia esta crença porque, segundo ele, só a aliança Iahweh-Israel poderia garantir o povo. Mas esta não funcionava, pois nos tribunais não se praticava o direito, oprimiam-se o estrangeiro residente, o órfão e a viúva, condenava-se o inocente e, além disso, seguiam-se deuses estrangeiros.

O que acontece com Jeremias?
Conta-nos Jr 26,1-24 que Jeremias quase morre por fazer tal denúncia. Aos olhos do pessoal do Templo, como sacerdotes e profetas, Jeremias cometera duas blasfêmias: falara em nome de Iahweh e falara contra a casa de Iahweh. Perante o tribunal a que é levado, ele, porém, confirma suas palavras e só não morre porque alguém se lembrou do profeta Miquéias, que, um século antes, pregara destino parecido para o Templo e para a cidade e nada sofrera.

O que disse Jeremias sobre o governo de Joaquim?
Denuncia o governo de Joaquim como ganancioso, assassino e violento, segundo Jr 22,13-19, um dos mais duros oráculos proféticos já pronunciados contra um rei. Jeremias compara Joaquim ao seu pai Josias e denuncia o rei como antijavista, pois não cumpre sua função real de exercer a justiça e o direito e de proteger os mais fracos.

No começo de seu governo, Joaquim preocupa-se em construir um novo palácio - ou um anexo ao antigo - exatamente no momento em que a crise econômica se agravava. Dependente do Egito, a quem pagava tributo, colocou a população para trabalhar de graça na construção. Jeremias vai dizer ao rei que ele, quando morrer, nem merece ser sepultado, mas como um jumento deverá ser jogado para fora das muralhas de Jerusalém, pois, ao contrário de seu pai, Joaquim "não conhece Iahweh".

O que mais ameaça Judá neste momento?
Jr 4,5-6,30 e Jr 8,13-17 falam de um "inimigo que vem do norte". Embora haja várias possibilidades de identificação desse inimigo, muitos comentaristas pensam que Jeremias está falando de Nabucodonosor, o rei babilônico, que invade regiões da Palestina em 605/604 a.C., trazendo o terror da guerra para as fronteiras de Judá.

Muitos dos versos de Jeremias, nestes poemas, são de uma dramaticidade impressionante, como Jr 5,15-17, sobre a nação que vem de longe para atacar Judá: nação antiga, nação duradoura, cujos homens são heróis. Nação que devorará os filhos, os animais e todo o alimento de Judá, destruindo pela espada suas fortalezas. Segundo Jeremias, é Iahweh quem aplicará a Judá tal castigo.

Mas o que motiva tão cruel castigo de Judá?
A ruptura da aliança. Em Judá, Jeremias só vê rebeldia contra Iahweh, levando o povo a maldades e crimes sem conta. Não há o mínimo "conhecimento de DEUS", que só é possível através da prática do direito, da justiça, da solidariedade. Os poderosos tramam sistematicamente contra o povo, todos buscam desesperadamente a riqueza e não há paz. A mentira domina, desde o ensinamento dos profetas à lei dos sacerdotes, levando o país ao caos. Todos se tornam inimigos de todos. Impera a idolatria. O fim será trágico, segundo os capítulos 8 e 9 de Jeremias.

Percorrendo as ruas de Jerusalém, Jeremias constata a ausência do direito e da verdade entre as pessoas comuns (Jr 5,1), mas maior corrupção encontra entre os grandes e poderosos, que não agem mal por ignorância, senão por determinação consciente e persistente (Jr 5,4-5). Quanto mais a crise nacional se aprofunda, mais os líderes se recusam a encontrar soluções. Só procuram satisfazer seus interesses imediatos e deixam o país afundar: "Eles cuidam da ferida do meu povo superficialmente, dizendo: 'Paz! Paz!', quando não há paz", diz Jr 6,14.

Com extremo realismo - válido para todas as épocas - em Jr 5,26-28 são descritos os poderosos e suas armadilhas de apanhar o povo e escravizá-lo impunemente.

Por que Jeremias foi proibido de entrar no Templo?
Porque, segundo Jr 19,14-20,6, possivelmente por volta de 605 a.C., quando Nabucodonosor venceu o faraó Neco II e ameaçou Judá, o profeta foi ao pátio do Templo e anunciou a destruição de Jerusalém. Acabou preso por Fassur, chefe da guarda do Templo, surrado e colocado no tronco por uma noite. Depois disso, foi-lhe proibida, segundo Jr 36,5, a entrada no Templo.

Sem poder ir até o povo, o que faz Jeremias?
Convoca o escriba Baruc e dita-lhe os oráculos de julgamento contra a nação. Este episódio da primeira escrita do livro, narrado em Jr 36,1-32, aconteceu no quarto ano do governo de Joaquim,em 605 a.C.

No ano seguinte, em dezembro de 604 a.C. Jeremias manda Baruc ler o livro (= rolo) no Templo. O momento é dramático: Nabucodonosor atacava, então, a cidade filistéia de Ascalon, vizinha de Judá. Por isso, talvez, Jeremias, tenha acreditado ter soado a hora da verdade para Judá. O "inimigo do norte" está às portas. Ou conversão ou destruição, alerta o profeta.

O que fez Joaquim ao tomar conhecimento do manuscrito?
Queimou-o e mandou prender Jeremias e Baruc, segundo Jr 36, 21-26. A leitura feita por Baruc no Templo foi ouvida por membros do governo de Joaquim que não apoiavam as suas atitudes. Na esperança de convencer o rei a mudar sua política, levaram o manuscrito até Joaquim, que o ouviu mas não se convenceu. Jeremias e Baruc, bem escondidos, não foram achados. Após algum tempo, Jeremias, que não é de desistir, manda que Baruc escreva tudo de novo e ainda acrescente ao livro outras palavras, diz Jr 36,27-32.

Todos os profetas da época pensavam como Jeremias?
De modo algum. Acreditam alguns especialistas que talvez o fato mais desorientador para Jeremias nesta época era a análise errada da situação feita por pessoas que se apresentavam para falar em nome de Iahweh como seus profetas.

Por isso, em Jr 14,13-16 e Jr 23,13-40 podemos ver como Jeremias luta para desmascarar os falsos profetas que, falando em seu próprio interesse, "fortalecem as mãos dos perversos, para que ninguém se converta de sua maldade", que seduzem o povo com suas mentiras e seus enganos, roubando um do outro a palavra de Iahweh. Jeremias conclui que dos profetas de Jerusalém saiu a impiedade para todo o país.

Qual o significado das "confissões" de Jeremias?
Mais do que "confissões", deveríamos falar aqui de diálogos com Iahweh, lamentos, orações, disputas. Foi durante este período de sua vida, durante o governo de Joaquim, que Jeremias mais sentiu o peso de sua missão. Obrigado a ser do contra, a pregar a desgraça para o seu povo, a remar contra a corrente, ameaçado, rejeitado, caluniado, desprezado, ele se lamenta, amaldiçoando até mesmo o dia em que nasceu.

São textos difíceis de ser datados com precisão. É possível que tenham sido escritos em 605 a.C. como um desabafo, não como oráculos previamente ditos ao povo. Talvez possam ser lidos como uma síntese das crises vividas pelo profeta desde o começo de sua atividade.

São 5 textos:
o 1a confissão: Jr 11,18-12,6
o 2a confissão: Jr 15,10-11.15-21
o 3a confissão: Jr 17,14-18
o 4a confissão: Jr 18,18-23
o 5a confissão: Jr 20,7-10.14-18

O que diz Jeremias em cada uma das cinco "confissões"?
Da primeira "confissão" já falamos na pergunta 5: seus conterrâneos e familiares tentam matá-lo em Anatote,quando jovem. Mas Jeremias amplia o problema, questionando porque persiste a prosperidade dos ímpios e a paz dos apóstatas. Daqueles que vivem falando em Iahweh, mas na verdade estão muito longe dele. Daqueles que têm uma fachada de piedade, mas não estão, de fato, com Iahweh. E Jeremias conclui que este é um problema para o qual ele não tem resposta...

Na segunda confissão a questão colocada por Jeremias é: vale a pena ser profeta? Jeremias confessa estar vivendo a suprema tentação profética, que é a vontade de se acomodar, de desistir, de aceitar a cooptação, de "ser normal", de passar para o lado daqueles a quem ele critica para sair da solidão a que é obrigado a viver.

Na terceira confissão Jeremias apela a Iahweh contra os seus perseguidores que lhe cobram a realização da palavra de Iahweh por ele pregada e o profeta não sabe mais o que fazer. Jeremias se sente desacreditado perante seus ouvintes, porque as desgraças prometidas não acontecem. Vive duramente pressionado.

Na quarta confissão Jeremias denuncia nova trama contra a sua vida. Seus adversários argumentam que podem tranqüilamente eliminá-lo, já que o sacerdote, o sábio e o profeta (ligado aos interesses da corte) não lhes faltarão. Com tristeza o profeta constata: estes que querem eliminá-lo são os mesmos a quem ele tantas vezes defendeu diante de Iahweh...Na quinta confissão, a mais dramática e a mais conhecida de todas, usando fortes imagens, Jeremias chega ao máximo de sua angústia. Acredita que Iahweh o enganou: o seduziu para ser profeta e o dominou, para depois abandoná-lo. Agora todos querem sua queda, inclusive seus amigos. Por isso, ele quer parar de ser profeta, mas o problema é que não consegue, pois as palavras de Iahweh queimam-no como fogo. Fogo que atinge até os ossos. Então, Jeremias amaldiçoa o dia em que nasceu: "Maldito o dia em que eu nasci! (...) Maldito o homem que deu a meu pai a boa nova: 'Nasceu-te um filho homem!' (...) porque ele não me matou desde o seio materno, para que minha mãe fosse para mim o meu sepulcro e suas entranhas estivessem grávidas para sempre. Por que saí do seio materno para ver trabalhos e penas e terminar os meus dias na vergonha?".

E o que aconteceu com o rei Joaquim?
Em 600 a.C. Nabucodonosor tentou invadir o Egito e não conseguiu. Joaquim rebelou-se e morreu em dezembro de 598 a.C., provavelmente assassinado, enquanto os babilônios marchavam para tomar Jerusalém. Seu filho Joaquin, de 18 anos de idade, o substituiu, mas capitulou 3 meses depois, no dia 16 de março de 597 a.C. O rei foi deportado para a Babilônia com a corte e a classe dirigente.

No seu lugar, os babilônios deixaram seu tio, outro filho de Josias, de nome Zedequias, então com 21 anos de idade, para dirigir um Judá todo arruinado. Com várias cidades destruídas e com a economia do país desorganizada, pouco restava ao fraco Zedequias que pudesse ser feito.

O que fez Jeremias neste 3º período, sob o governo de Zedequias?
Jeremias começa criticando as pretensões do novo governo através da visão dos dois cestos de figos de Jr 24,1-10. Segundo o profeta, os exilados correspondem a figos bons, enquanto o atual governo se parece com figos estragados. É possível que o novo governo, instalado no poder sob Zedequias, se afirmasse como a solução para o país, já que os "maus", os governantes anteriores, tinham sido exilados, pagando por seus crimes. Jeremias é de opinião contrária. Para ele o problema continua. Nada fora resolvido e a sombra do Templo não garantirá ninguém.

Jeremias escreveu uma carta aos exilados?
Sim. Ainda nos primeiros anos do governo de Zedequias Jeremias escreveu aos exilados de 597 a.C., segundo Jr 29,1-23. Ele tenta desfazer as ilusões alimentadas por falsos profetas, durante convulsões sociais acontecidas no império babilônico, de que o exílio estava para acabar. Segundo Jeremias, os exilados devem aprender a viver tranqüilamente entre os babilônios, pois o exílio será longo.

O que pensa Jeremias de uma rebelião contra a Babilônia?
Em Jr 27,1-22 e Jr 28,1-17 ele se opõe radicalmente a tal aventura incitada em Jerusalém pelos pequenos reinos da Síria-Palestina que se encontravam na mesma situação de Judá. Colocando um jugo (= haste apoiada no pescoço e ombros para transportar carga) sobre o próprio pescoço, Jeremias simboliza o domínio babilônico a que estavam submetidos (Jr 27,2-3). Confrontando-se com o profeta Hananias, que, ao quebrar o jugo de Jeremias, simbolicamente prega a necessidade da rebelião e a libertação fácil, Jeremias consegue convencer o governo a se manter quieto.

O que disse Jeremias a Zedequias quando Jerusalém foi sitiada?
Quando Jerusalém foi cercada pelas tropas babilônicas em janeiro de 587 a.C., Jeremias disse ao rei Zedequias que a vitória de Nabucodonosor era inevitável, pois Iahweh entregara a cidade nas mãos do inimigo, já que não houve conversão (Jr 34,1-7).

Por que Jeremias é preso nesta época?
Porque, segundo Jr 37,11-16, ele tentou sair da cidade para ir a Anatote tomar posse de um campo que comprara de um primo. Como o Egito enviara um exército para ajudar Jerusalém, os babilônios tinham levantado temporariamente o cerco da cidade para enfrentá-lo. É nesta ocasião que Jeremias é acusado por oficiais do exército de passar para o lado dos babilônios, é preso e jogado numa cisterna de captação de água, onde quase morre.

Já segundo Jr 38,1-13, Jeremias é preso, acusado de traição pelos nobres, ministros de Zedequias, porque estaria exortando o povo à rendição. É provável que temos aqui dois relatos diferentes do mesmo episódio.

Mas há alguma mensagem de esperança em Jeremias?
"Para arrancar e para destruir": esta foi a principal missão de Jeremias. Mas também para "construir e para plantar", como diz Jr 1,10. Na verdade, espalhados pelo livro de Jeremias, encontramos poucos textos que manifestam alguma esperança. Jr 31,31-34, o famoso texto que fala da nova aliança, é um destes.

Em geral, sua autenticidade tem sido contestada. Argumenta-se, por exemplo, que Jeremias nunca chegou a tais alturas teológicas, porque o texto é perfeito, completo e assim por diante. Porém, alguns pensam que Jeremias pode ter tido tal idéia no começo de sua pregação e a aplicado ao reino do norte, tendo depois, nestes últimos dias, adaptado a fala a Judá. Claro que o texto final, redigido em prosa, tem a mão de algum redator posterior, talvez deuteronomista. Mas isto não é suficiente para negar a paternidade da idéia a Jeremias.

O que diz Jr 31,31-34?
Faz uma contraposição entre a antiga aliança, feita após o êxodo, e a nova aliança, a ser feita no futuro. Enquanto a antiga aliança precisava de intermediários, a nova não precisará, pois a lei será colocada no íntimo (= coração, seio) do povo de Israel. Se a antiga aliança foi rompida pelos pais de Israel, a nova não o será jamais, porque haverá perfeita sintonia entre Iahweh e Israel.

O objetivo desta nova aliança: conhecer Iahweh. É o repetido tema do conhecimento de Iahweh que aqui volta. É um tema da maior importância e explica muitas das atitudes e palavras de Jeremias.

Jeremias chegou mais perto do que ninguém da compreensão do verdadeiro problema de Israel de sua época, que era a estrutura tributária do Estado. Sua rejeição de instituições como o Templo e seu aparelho cultual ou a corte e sua administração é, na verdade, a denúncia dos aparelhos do Estado tributário como antijavistas e perniciosos para o povo.

A proclamação de uma nova aliança, onde o Javismo não precisaria de mediações para ser vivido, é a radicalização utópica de sua pregação. É o sonho de Jeremias.

E o 4º período da atuação de Jeremias?
Após a queda de Jerusalém em 19.07.586 a.C., assistimos ao crepúsculo do profeta. Deixado livre pelos babilônios, Jeremias escolheu ficar com o governador Godolias, neto de Safã, escriba chefe da reforma de Josias, membro de uma família que sempre apoiara Jeremias em Jerusalém. Assim, junto ao resto do povo pobre que ficou no país, Jeremias certamente alimenta ainda a esperança de "construir e plantar", como conta o texto que fala de sua vocação em Jr 1,10.

E como Jeremias terminou seus dias?
A situação em Judá se complicou rapidamente, quando um príncipe davídico chamado Ismael, que escapara para Amon, voltou e assassinou Godolias, provavelmente em outubro de 586 a.C., segundo Jr 41,1-18. Os sobreviventes, entre eles Jeremias, fogem para o Egito, temendo uma represália babilônica (Jr 42,1-43,7).

Lá no Egito, em Táfnis, cidade situada a leste do delta do Nilo, o incansável profeta, que já devia ter uns 70 anos de idade, passa a repreender a idolatria que seus conterrâneos ali praticavam, segundo Jr 44,1-30.

Depois disso, nada mais sabemos sobre Jeremias. Diz a lenda que o profeta de Anatote foi apedrejado e morto por seus conterrâneos, lá no Egito. Esta lenda está no apócrifo Vida dos profetas, um texto escrito por um judeu da Palestina no século I d.C.

Como faço para saber mais sobre Jeremias?
Em primeiro lugar, é recomendável ler todo o livro de Jeremias. Depois, livros e artigos podem ser lidos ou consultados. Como os seguintes:
BRUEGGEMANN, W. A Commentary on Jeremiah: Exile and Homecoming. Grand Rapids, Michigan: Eerdmans, 1998, xiv + 502 p. - ISBN 9780802802804.
BRUEGGEMANN, W. Like Fire in the Bones: Listening for the Prophetic Word in Jeremiah. Minneapolis: Fortress, 2006, 272 p. - ISBN 9780800635619.
CARROLL, R. P. Jeremiah. 2 v. Sheffield: Sheffield Phoenix Press, 2006, vol. I: 512 p. - ISBN 9781905048632; vol II: 384 p. - ISBN 9781905048649.
DA SILVA, A. J. Arrancar e destruir, construir e plantar. A vocação de Jeremias. Estudos Bíblicos, Petrópolis, n. 15, p. 11-22, 1987.
DA SILVA, A. J. Nascido profeta: A vocação de Jeremias. São Paulo: Paulus, 1992, 143 p. - ISBN 8505012660.
DIAMOND, A. R. P.; O'CONNOR, K. M.; STULMAN, L. (eds.) Troubling Jeremiah. Sheffield: Sheffield Academic Press, 2001, 464 p.
EDELMAN, D.; BEN ZVI, E. (eds.) The Production of Prophecy: Constructing Prophecy and Prophets in Yehud. London: Equinox Publishing, 2009, 256 p. - ISBN 9781845535001.
HOLLADAY, W. L. Jeremiah: Reading the Prophet in His Time - and Ours. Minneapolis: Augsburg Fortress, 2006, 180 p. - ISBN 9780800638993.
MESTERS, C. O profeta Jeremias: Boca de DEUS, boca do povo. 3. ed. São Paulo: Paulus, 1998, 152 p. - ISBN 9788534912280.
ROSSI, L. A. S. Como ler o livro de Jeremias: profecia a serviço do povo. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2007, 145 p. - ISBN 853491995X.
SCHÖKEL, L. A. & SICRE DIAZ, J. L. Profetas I: Isaías, Jeremias. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2004, 680 p. - ISBN 8505006992.
SCHWANTES, M. et al. Jeremias 37-45. Estudos Bíblicos, Petrópolis, n. 91, 2006 (cf. a bibliografia com 48 livros e artigos no final, nas páginas 103-105. A maioria em português).
SICRE, J. L. Profetismo em Israel: O Profeta, os Profetas, a Mensagem. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2008, 540 p. - ISBN 8532615880.
Livros a fins em http://www.cpad.com.br/

OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Conhecer a origem sacerdotal do profeta Jeremias.
Explicar como se deu o chamamento do profeta Jeremias.
Conscientizar-se de que somos um povo sacerdotal e profético.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor, para esta primeira aula, sugerimos que seja feito um resumo da biografia de Jeremias. Neste resumo, enfatize as dores e os sofrimentos enfrentados pelo profeta. Reproduza o esquema da página abaixo no quadro de giz ou tire cópias para os alunos.

Explique à classe que Jeremias não era nada popular, pois ele exortava Judá a se submeter à dominação do inimigo. Jeremias mostrou ao povo que o ataque por parte do inimigo era um castigo vindo do Senhor. DEUS precisava discipliná-Ios, uma vez que não mais viviam de acordo com os preceitos divinos.

RESUMO DA LIÇÃO 1 - JEREMIAS, O PROFETA DA ESPERANÇA
INTRODUÇÃO - Jeremias - "Vigoroso na batalha, desafiou e contestou a injustiça, a
falsidade e a vilania". O profeta das lágrimas, como Jeremias é conhecido, tudo fez
por reconduzir seus contemporâneos aos caminhos do Senhor.

I. A ORIGEM SACERDOTAL DO PROFETA JEREMIAS
Nascido na cidade sacerdotal de Anatote, que distava uns seis quilômetros a nordeste de
Jerusalém, o profeta Jeremias exerceu o seu ministério entre 626 a 586 a.C.
Contemporâneo dos reis Josias, Jeoaquim e Zedequias Jr 1.31, Jeremias profetizou no
período mais crítico da história de Israel.

II. A VOCAÇÃO DE JEREMIAS
1. O jovem Jeremias.
2. O chamamento de Jeremias. Três coisas fez o Senhor em relação a Jeremias: conheceu-o,
santificou-o e o deu às nações.
3. A incapacidade de Jeremias. "Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma
criança" (Jr 1.6). O Senhor toca-lhe os lábios: "Eis que ponho as minhas palavras na tua boca"
(Jr 1.9). "A vida do cristão começa no Calvário, mas o trabalho eficiente, no Pentecostes..

III. O ESTADO CIVIL DE JEREMIAS
Devido às urgências daquele. tempo e das tormentas que se avizinhavam, ordenou-lhe o Senhor:
"Não tomarás para ti mulher, nem terás filhos nem filhas neste lugar. Não são poucos os ministérios
arruinados em conseqüência de casamentos movidos única e exclusivamente pela paixão carnal.

IV. A POSTURA PROFÉTICA DE JEREMIAS
Jeremias não fora chamado para ser homem do povo. Não era populista nem popular; não era
obcecado por índices de aceitação nem estava preocupado com o marketing pessoal.

CONCLUSÃO
Mesmo sob as mais duras e inumanas condições, Jeremias cumpriu fielmente o seu ministério;
Falou a Palavra de DEUS; combateu as iniqüidades e conclamou a nação ao arrependimento.

SINOPSE DO TÓPICO (1 ) - Jeremias exerceu seu ministério profético durante um dos períodos mais críticos da história do povo de DEUS.
SINOPSE DO TÓPICO (2) - Jeremias recebeu da pane do Senhor uma grande missão: profetizar às nações.
SINOPSE DO TÓPICO (3) - Próximo à idade de se casar, DEUS proibiu Jeremias de fazê-Ia (16.1-4).
SINOPSE DO TÓPICO (4) - Jeremias não era populista nem popular; não era obcecado por índices de aceitação. Seu objetivo era agradar ao Senhor.

REFLEXÃO - Como Jeremias, coloque a sua confiança em DEUS para ir adiante de você, sossegue os seus medos e use o poder transformador de DEUS para tornar as suas limitação em possibilidades ilimitadas." Jim George.

Subsídio Bibliológico - Para servir como Porta-voz
Jeremias foi nomeado profeta para Judá, mas também para as nações. A palavra hebraica "nab" é traduzida por 'profeta' cerca de 300 vezes no Antigo Testamento. Pode ser que a palavra originariamente significava 'anunciar' ou 'falar'.

Qual é a mensagem recebida por Jeremias para o seu povo? [...: Todos os homens são culpados e responsáveis diante de DEUS (1.5,10). Judá é responsável porque abandonou o Senhor para servir a falsos deuses (1.10,15,16). As nações estão debaixo do juízo divino porque sua conduta está abaixo da justiça humana comum. Os culpados sofrerão destruição e dificuldade porque DEUS certamente virá para julgar. Quando Ele vier, os reinos e povos serão arrancados e derribados. DEUS não está dormindo como supõem os homens, mas está alerta para cumprir sua palavra (1.11,12). [...] Essa advertência oportuna é seguida por uma palavra de esperança: O castigo e o julgamento de DEUS são redentores; isto é, Ele aflige para curar. Além do julgamento, há esperança de uma restauração um povo redimido e um dia novo" : (Comentário Bíblico Beacon. VOI. 4: Isaías a Daniel. Rio de Janeiro, CPAD, 2005, pp.261-62).



Subsídio Geográfico
Anatote - "Uma pequena aldeia, a cinco quilômetros a nordeste de Jerusalém. Terra de Abiatar, o sacerdote, e de Jeremias, seu descendente (1 Rs 2.26; Jr 1.1). Situada na terra de Benjamim (Js 21.18), foi dada aos filhos de Arão. Por revelação, Jeremias comprou um campo que tinha pertencido aos seus antepassados (Jr 32.7). Após seu retorno do exílio, os benjamitas novamente ocuparam a região (Ne 11.32). Ao norte de Anatote, estava Micmás, e a sudeste estava Jerusalém" (ls 10.28-32) (Dicionário Bíblico Wycliffe. l.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.1 00).

Subsídio Teológico
A Escatologia de Jeremias - "Ao profetizar nos últimos dias antes da queda de Jerusalém em 587 a.C.,Jeremias predisse que DEUS enviaria Judá e Jerusalém para o exílio na Babilônia, em razão de terem violado a aliança mosaica. Entretanto, ele predisse também a época em que DEUS destruiria o poder da Babilônia e de outras nações hostis, restaurando a terra ao seu povo. Naquele tempo, DEUS estabeleceria uma nova aliança com Israel e Judá, reunificando, capacitando o povo a obedecer-lhe perpetuamente. DEUS ainda restabeleceria a dinastia davídica e restauraria um sacerdócio levítico purificado só que isso teria início ao fim dos setenta anos de exílio, caso toda a nação se arrependesse. O reino de Israel/Judá seria completamente restaurado se eles continuassem a obedecer a DEUS após voltarem para a Terra Prometida. As profecias de Jeremias cumpriram-se parcialmente com o retorno dos exilados sob a liderança de Zorobabel em 536 a.C. e com a reconstrução da nação no período pós-exílico. Os eventos dificilmente alcançaram a grandeza das expectativas de Jeremias. O pleno cumprimento das profecias ainda aguarda um cumprimento escatológico" (LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p.189).

AJUDA
PAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - BÍBLIA de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Nosso novo endereço: http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/
Veja vídeos em http://ebdnatv.blogspot.com, http://www.ebdweb.com.br/ - Ou nos sites seguintes: 4Shared, BauCristao, Dadanet, Dailymotion, GodTube, Google, Magnify, MSN, Multiply, Netlog, Space, Videolog, Weshow, Yahoo, Youtube.

RESUMO DA CPAD DO LIVRO DE JEREMIAS (BÍBLIA BEP)

RESUMO DA CPAD DO LIVRO DE JEREMIAS (BÍBLIA BEP)


Esboço

I. Chamada e Atribuições de Jeremias (1.1-19)

II. Palavra Profética de Jeremias a Judá (2.1—33.26)

A. Profecias de Juízo (2.1—29.32)

1. A Apostasia Deliberada de Judá e Sua Assolação Iminente (2.1—6.30)

2. A Loucura e Hipocrisia Religiosa de Judá (7.1—10.25)

3. A Infidelidade de Judá ao Concerto (11.1—13.27)

4. Predições de Julgamentos, Intercessão, Solidão e Pecados de Judá (14.1—17.27)

5. Duas Parábolas Proféticas e uma Lamentação (18.1—20.18)

6. Condenação dos Reis Ímpios, dos Falsos Profetas e da Decadente Judá (21.1—24.10)

7. O Cativeiro Babilônico Vindouro (25.1—29.32)

B. Profecias Acerca da Restauração (30.1—33.26)

1. Dimensões da Restauração Divina do Povo de DEUS (30.1—31.26)

2. Promessa de um Novo Concerto e uma Ilustração da Fé (31.27—32.44)

3. O Justo Renovo de Davi (33.1-26)

III. O Papel de Jeremias Como Atalaia Profético (34.1—45.5)

A. Declaração a Zedequias do Cativeiro Vindouro (34.1-22)

B. A Lição dos Recabitas (35.1-19)

C. A Queima dos Escritos de Jeremias e Sua Dupla Prisão (36.1—38.28)

D. O Cumprimento da Profecia de Jeremias sobre a Queda de Jerusalém (39.1-18)

E. Ministério de Jeremias Após a Queda de Jerusalém (40.1—45.5)

IV. A Palavra Profética de Jeremias às Nações (46.1—51.64)

A. Egito (46.1-28)

B. Filístia (47.1-7)

C. Moabe (48.1-47)

D. Amom (49.1-6)

E. Edom (49.7-22)

F. Damasco (49.23-27)

G. Arábia (49.28-33)

H. Elão (49.34-39)

I. Babilônia (50.1—51.64)

V. Apêndice Histórico da Queda de Jerusalém (52.1-34)



Autor: Jeremias

Tema: O Juízo Divino e Inevitável de Judá

Data: Cerca de 585—580 a.C.



Considerações Preliminares

O ministério profético de Jeremias foi dirigido ao Reino do Sul, Judá, durante os últimos quarenta anos de sua história (626—586 a.C.). Ele viveu para ser testemunha das invasões babilônicas de Judá, que resultaram na destruição de Jerusalém e do templo. Como o chamado de Jeremias propunha-se a que ele profetizasse à nação durante os últimos anos de seu declínio e queda, é compreensível que o livro do profeta esteja cheio de prenúncios sombrios.

Jeremias, filho de sacerdote, nasceu e cresceu na aldeia sacerdotal de Anatote (mais de 6 km ao nordeste de Jerusalém) durante o reinado do ímpio rei Manassés. Jeremias começou seu ministério profético durante o décimo-terceiro ano do reinado do bom rei Josias, e apoiou seu movimento de reforma. Não demorou para perceber, no entanto, que as mudanças não estavam resultando numa verdadeira transformação de sentimentos do povo. Jeremias advertiu que, a não ser que houvesse verdadeiro arrependimento em escala nacional, a condenação e a destruição viriam de repente.

Em 612 a.C., a Assíria foi conquistada por uma coalizão babilônica. Cerca de quatro anos depois da morte do rei Josias, o Egito foi derrotado por Babilônia na batalha de Carquemis (605 a.C.; ver 46.2). Naquele mesmo ano o exército babilônico de Nabucodonosor invadiu a Palestina, capturou Jerusalém e deportou alguns dos jovens mais seletos de Jerusalém para Babilônia, entre eles Daniel e seus três amigos. Uma segunda campanha contra Jerusalém ocorreu em 597 a.C., ocasião em que foram levados dez mil cativos à Babilônia, entre os quais Ezequiel. Durante todo esse tempo, as advertências proféticas de Jeremias a respeito do juízo divino iminente passaram despercebidas pela nação. A última invasão babilônica tomou Jerusalém, o templo e a totalidade do reino de Judá em 586 a.C.

Este livro profético revela que Jeremias, freqüentemente chamado de “o profeta das lágrimas”, era um homem com uma mensagem severa, mas de coração sensível e quebrantado (e.g., 8.21—9.1). Seu espírito sensível tornou mais intenso o seu sofrimento, à medida que a palavra de DEUS ia sendo repudiada por seus familiares e amigos, pelos sacerdotes e reis, e pela totalidade do povo de Judá. Embora fosse solitário e rejeitado durante toda a sua vida, Jeremias não deixou de ser um dos mais ousados e corajosos profetas. Apesar da grande oposição, cumpriu fielmente sua chamada profética para advertir seus concidadãos de que o juízo divino estava às portas. Resumindo a vida de Jeremias, certo escritor disse: “Nunca foi imposto sobre um homem mortal fardo mais esmagador. Em toda a história da raça judaica, nunca houve semelhante

exemplo de intensa sinceridade, sofrimento sem alívio, proclamação destemida da mensagem de DEUS e intercessão incansável de um profeta em favor do seu povo como se observa no ministério de Jeremias. Mas a tragédia de sua vida foi esta: pregava a ouvidos surdos e só recebia ódio em troca do seu amor aos compatriotas” (Farley).

O autor do livro é indicado com clareza: Jeremias (1.1). Depois de profetizar durante vinte anos a Judá, Jeremias foi ordenado por DEUS a deixar a sua mensagem por escrito. Assim o fez, ao ditar suas profecias a seu fiel secretário, Baruque (36.1-4). Visto que Jeremias estava proibido de comparecer diante do rei, enviou então Baruque para ler as profecias no templo. Depois disso, Jeudi as leu diante do rei Joaquim.

O monarca demonstrou desprezo a Jeremias e à palavra do Senhor ao cortar e queimar o rolo (36.22,23). Jeremias voltou a ditar suas profecias a Baruque, e dessa vez incluiu até mais do que estava no primeiro rolo.



Propósito

O livro foi escrito:

(1) para fornecer um registro permanente do ministério profético de Jeremias e sua mensagem;

(2) para revelar o inevitável juízo divino por ter o povo transgredido o concerto e persistido em sua rebelião contra DEUS e sua palavra; e

(3) para demonstrar a autenticidade e autoridade da palavra profética.

Muitas das profecias de Jeremias foram cumpridas durante a própria vida do profeta (e.g., 16.9; 20.4; 25.1-14; 27.19-22; 28.15-17; 32.10-13; 34.1-5;); outras, que envolviam o futuro distante, foram cumpridas posteriormente, ou ainda estão por se cumprir (e.g., 23.5,6; 30.8,9; 31.31-34; 33.14-16).



Visão Panorâmica

O livro é essencialmente uma coletânea de profecias de Jeremias, dirigidas principalmente a Judá (2—29), mas também a nove nações estrangeiras (46—51); estas profecias focalizam principalmente o juízo, embora haja algumas que dizem respeito à restauração (ver especialmente os caps. 30—33). Essas profecias não estão dispostas numa ordem rigidamente cronológica ou temática, embora o livro de Jeremias tenha a estrutura global indicada no esboço. Parte do livro está escrita em linguagem poética, ao passo que outras têm a forma de prosa ou narrativa. Suas mensagens proféticas estão entrelaçadas com os seguintes aspectos históricos: (1) a vida e ministério do profeta (e.g.,

caps. 1; 34—38; 40—45); (2) a história de Judá, principalmente durante o período dos reis: Josias (caps. 1—6), Joaquim (7—20) e Zedequias (21—25; 34), inclusive a queda de Jerusalém (cap. 39), e (3) eventos internacionais que envolviam Babilônia e outras nações (25—29; 46—52).

Assim como Ezequiel, Jeremias pratica várias ações simbólicas a fim de ilustrar de modo claro a sua mensagem profética: e.g., o cinto podre (13.1-14), a seca (14.1-9), a proibição divina de não se casar ou ter filhos (16.1-9), o oleiro e o barro (18.1-11), o vaso do oleiro, que se fragmentou (19.1-13), os dois cestos de figos (24.1-10), o jugo no seu pescoço (27.1-11), a compra de um terreno na sua cidade natal (32.6-15) e as grandes pedras colocadas no pavimento de tijolos de Faraó (43.8-13). A compreensão clara que Jeremias tinha da sua chamada profética (1.17), juntamente com as freqüentes reafirmações de DEUS (e.g., 3.12; 7.2, 27,28; 11.2, 6; 13.12,13; 17.19,20), capacitaram-no a

proclamar com ousadia e fé a palavra profética a Judá, apesar de esta nação sempre reagir com hostilidade, rejeição e perseguição (e.g., 15.20,21). Após a destruição de Jerusalém, Jeremias foi levado contra sua vontade ao Egito, onde continuou profetizando até a sua morte (caps. 43; 44).



Características Especiais

Sete aspectos principais caracterizam o livro de Jeremias: (1) É o segundo maior livro da Bíblia, pois contém mais palavras (não capítulos) do que qualquer outro livro, exceto Salmos. (2) A vida e as tribulações pessoais de Jeremias como profeta são reveladas com maior profundidade e detalhes do que as de qualquer outro profeta do AT. (3) Está permeado com as tristezas, angústias e prantos do “profeta das lágrimas” por causa da rebeldia de Judá. Apesar de sua mensagem severa, Jeremias sentia tristeza e quebrantamento profundos por causa do povo de DEUS. Mesmo assim, sua maior lealdade era dedicada a DEUS, e sua mais profunda tristeza era a mágoa sofrida por DEUS. (4) Sua palavra-chave é “rebelde” (usada treze vezes), e seu tema perpétuo é o inescapável juízo divino em retribuição à rebeldia e apostasia. (5) Sua maior revelação teológica é o conceito do “novo concerto”, que DEUS estabeleceria com seu povo fiel num tempo futuro de restauração (31.31-34). (6) Sua poesia é tão eloqüente e lírica quanto qualquer outra obra poética da Bíblia, com uso abundante de metáforas excelentes, frases vívidas e passagens memoráveis. (7) Há mais referências à nação de Babilônia nas profecias de Jeremias (16.4) do que em todo o restante da Bíblia.



O Livro de Jeremias ante o N.T.

O emprego principal do livro de Jeremias no NT diz respeito à sua profecia de um “novo concerto” (31.31-34). Embora Israel e Judá tivessem transgredido, repetidas vezes, os concertos com DEUS, sendo, posteriormente, arruinados como castigo por sua rebeldia, Jeremias profetizou a respeito de um dia em que DEUS faria com eles um novo concerto (31.31). O NT deixa claro que esse novo concerto foi instituído com a morte e ressurreição de JESUS CRISTO (Lc 22.20; cf. Mt 26.26-29; Mc 14.22-25), está sendo cumprido agora na igreja, que é o povo de DEUS segundo o novo concerto (Hb 8.8-13), e chegará ao seu clímax na grande salvação de Israel (Rm 11.27). Outras passagens messiânicas

de Jeremias aplicadas a JESUS CRISTO no NT são: (1) o Messias como o Bom Pastor e o Justo Renovo de Davi (Jr 23.1-8; ver Mt 21.8,9; Jo 10.1-18; 1 Co 1.30; 2 Co 5.21); (2) o choro amargo em Ramá (Jr 31.15), cumprido na época em que Herodes procurou matar o menino JESUS (ver Mt 2.17,18), e (3) o zelo messiânico pela pureza da casa de DEUS (Jr 7.11), demonstrado por JESUS quando purificou o templo (ver Mt 21.13; Mc 11.17; Lc 19.4).

QUESTIONARIO DA LICAO 1, JEREMIAS, O PROFETA DA ESPERANCA

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 1 - JEREMIAS, O PROFETA DA ESPERANÇA

RESPONDA CONFORME A REVISTA DA CPAD DO 2º TRIMESTRE DE 2010
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas corretas e com "F" as falsas.

TEXTO ÁUREO:
- Complete:

"Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou uma ________________________; porque, aonde quer que eu te enviar, _____________________; e tudo quanto te mandar ___________________________" Jr 1.7).

VERDADE PRÁTICA:
2- Complete:
A missão do homem de DEUS é _____________________________. Ele foi chamado para cuidar dos interesses do Todo-Poderoso, e proclamar com _____________________ e ___________________________ a sua Palavra.

INTRODUÇÃO
3- Como Eugene H. Peterson busca descrever o caráter do mais sofrido dos mensageiros de JEOVÁ?
( ) Jeremias - "Vigoroso na guerra, desafiou e contestou a realeza, o ministério sacerdotal e a teocracia".
( ) Jeremias - "Vigoroso na batalha, desafiou e contestou a injustiça, a falsidade e a vilania".
( ) Jeremias - "Vigoroso na batalha, serviu fielmente aos reis de judá".

4- Como Jeremias é conhecido?
( ) O profeta preso.
( ) O profeta repudiado.
( ) O profeta das lágrimas.

I. A ORIGEM SACERDOTAL DO PROFETA JEREMIAS
5- Onde nasceu, qual o ministério e em que época atuou Jeremias?
( ) Nasceu na cidade sacerdotal de Anatote, que distava uns seis quilômetros a nordeste de Jerusalém, exerceu o ministério de profeta entre 626 a 586 a.C.
( ) Nasceu na cidade sacerdotal de Anatote, que distava uns sete quilômetros a nordeste de Samaria, exerceu o ministério de profeta entre 626 a 586 a.C.
( ) Nasceu na cidade sacerdotal de Antioquia, que distava uns dez quilômetros a nordeste de Jerusalém, exerceu o ministério de profeta entre 626 a 586 a.C.

6- De quem foi contemporâneo o profeta Jeremias?
( ) Dos reis Acabe, Jeoaquim e Zedequias Cr 1.31, Jeremias profetizou no período mais crítico da história de Israel.
( ) Dos reis Josias, Jeoaquim e Zedequias Cr 1.31, Jeremias profetizou no período mais crítico da história de Israel.
( ) Dos reis Josafá, Jeoaquim e Zedequias Cr 1.31, Jeremias profetizou no período mais crítico da história de Israel.

7- Complete:
Não se deixe abater nem esfriar-se na fé ante a _______________________ moral e espiritual deste século. Cumpra a missão que lhe confiou o Senhor em CRISTO JESUS; porte-se como homem de DEUS ___________________________ e vencedor. Aja com denodo e coragem, buscando sempre agradar, em tudo, aquEle que o salvou e o _______________________ para a peleja. Jamais se furte à verdade do evangelho; aja como ______________________________ testemunha de Nosso Senhor JESUS CRISTO.

II. A VOCAÇÃO DE JEREMIAS
8- O que quer dizer o vocábulo hebraico na'artem?
( ) Ampla conotação; tanto pode significar menino, jovem ou adulto.
( ) Ampla conotação; tanto pode significar adolescente ou jovem ou adulto.
( ) Ampla conotação; tanto pode significar menino, adolescente ou jovem.

9- Complete:
Obreiro de CRISTO, disponha-se. Apresente-se ao Senhor da __________________, e continue em sua presença. Ele precisa de seu ____________________. É o tempo de _____________________!

10- Como o Senhor vocacionou o jovem de Anatote (Jeremias)?
( ) "Antes que tu te formasses no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta"
( ) "Antes que teus pais o formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta"
( ) "Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta"

11- Quais as três coisas que fez o Senhor em relação a Jeremias?
( ) Conheceu-o, santificou-o e o deu às nações.
( ) Conheceu-o, honrou-o e o deu às nações.
( ) Conheceu-o, glorificou-o e o deu às nações.

12- Complete:
O profeta ainda não existia, mas já era ______________________ por DEUS; ainda não estava ciente de sua missão, porém já se achava _____________________ para o ministério; ainda não sabia falar, todavia, o Senhor já o tinha dado aos povos como _____________________. Jeremias _____________________-se; quer recuar. Sobre a reação do profeta, escreve F. B. Meyer: "Jeremias era muito jovem e tentou esquivar-se da grande missão a ele confiada. Os mais _____________________________ sempre agem assim" (cf. Êx 4.10). Mais adiante, conclui o erudito: "Sempre que Ele nos dá uma comissão, assume a responsabilidade da sua _____________________________ em nós, conosco, ou através de nós".

13- Qual era a incapacidade que Jeremias apresentou diante do Senhor para não ser o seu portavoz?
( ) Como ser o seu porta-voz se não tenho ministério? Foi a escusa que Jeremias apresentou ao Senhor: "Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança"
( ) Como ser o seu porta-voz se não tenho voz? Foi a escusa que Jeremias apresentou ao Senhor: "Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança"
( ) Como ser o seu porta-voz se não tenho condição financeira? Foi a escusa que Jeremias apresentou ao Senhor: "Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança"

14- Complete:
Talvez esteja você apresentando as mesmas alegações ao Senhor. Ele o chamou para o ministério; você se acha _________________________. Aliás, diante dos desafios de DEUS, quem se sente apto? Conforte-se nestas palavras do apóstolo Paulo: "E é por CRISTO que temos tal _______________________________ em DEUS; não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa _____________________________ vem de DEUS" (2 Co 3.4,5).

15- Qual a resposta de DEUS ao jovem profeta diante de sua alegação de incapacidade?
( ) "Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás.
( ) Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR" (Jr 1.7,8).
( ) Em seguida, o Senhor toca-lhe os lábios: "Eis que ponho as minhas palavras na tua boca" Jr 1.9).
( ) A partir desse momento, estava Jeremias não somente comissionado, mas plenamente capacitado por DEUS a exercer o ministério.
( ) Do Senhor, recebe ele o mandato: "Olha, ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares" Jr 1.10).
( ) DEUS se impresciona com a humildade de Jeremias.

16- Como um jovem tão gentil e tenro poderia desempenhar semelhante missão?
( ) Não importa; nossa capacidade vem de DEUS!
( ) Não importa; nossa capacidade será vista por DEUS!
( ) Não importa; nossa capacidade glorificará a DEUS!

17- Você já foi batizado no ESPÍRITO SANTO? Já foi revestido do poder de alto? Vive na plenitude do ESPÍRITO? Complete?
É hora de buscar a prometida __________________________. O evangelista Stanley Jones afirmou mui acertadamente: "A vida do cristão começa no ______________________________, mas o trabalho eficiente, no ____________________________________.

III. O ESTADO CIVIL DE JEREMIAS
18- Por que Jeremias permaneceu solteiro?
( ) Jeremias, devido às suas constantes viagens proféticas, não tinha tempo para uma esposa e filhos.
( ) Devido às urgências daquele. tempo e das tormentas que se avizinhavam
( ) Ordenou-lhe o Senhor: "Não tomarás para ti mulher, nem terás filhos nem filhas neste lugar.

19- Complete:
Jovem, você tem realmente uma chamada divina para o santo ministério? Não se case ____________________ da direção de DEUS. Tenha uma vida pura e santa. Que o seu namoro, noivado e casamento _________________________ o nome de Nosso Senhor JESUS CRISTO. Não são poucos os ministérios arruinados em conseqüência de casamentos movidos única e exclusivamente pela _______________________ carnal.

IV. A POSTURA PROFÉTICA DE JEREMIAS
20- Qual era a postura profética de Jeremias?
( ) Jeremias não fora chamado para ser homem do povo.
( ) Jeremias não era populista nem popular; não era obcecado por índices de aceitação nem estava preocupado com o marketing pessoal.
( ) Jeremias não achava que a voz do povo era a voz de DEUS.
( ) Jeremias era o filho de sacerdote mais bem quisto de Judá.
( ) Consciente de sua chamada, Jeremias adotou uma posição que viria a desagradar à nobreza e ao povo.
( ) Naquele momento, não havia alternativas para Jeremias: se agradasse aos poderosos de Judá viria a desagradar ao Todo-Poderoso de Israel.

21- A quem estamos agradando? Complete:
Se nos fizermos amigos do mundo, teremos a DEUS como ______________________________. É chegado o momento de os arautos de CRISTO proclamarmos, com mais intrepidez e perseverança, "todo o conselho de DEUS" (At 20.27). Quer nos ouçam, quer nos deixem de ouvir, saberão todos que neste mundo há um povo sacerdotal e _______________________ - a Igreja de DEUS, cujo único compromisso é pregar o evangelho ____________________________ a toda criatura, em toda a parte (1 Pe 2.9; Mc 16.15).

CONCLUSÃO
22- Complete:
Mesmo sob as mais duras e inumanas condições, Jeremias cumpriu ________________________ o seu ministério; falou a Palavra de DEUS; combateu as iniquidades e ___________________ a nação ao arrependimento. Em nenhum momento, recuou. Mostrou-se, em tudo, um autêntico homem de DEUS. Que o exemplo de Jeremias inspire a presente geração a ter um _____________________________ mais firme com a Palavra de DEUS.