LIÇÃO 3, APRENDENDO COM AS PORTAS DE JERUSALÉM 






LIÇÃO 3, APRENDENDO COM AS PORTAS DE JERUSALÉM
Lições Bíblicas do 4º Trimestre de 2011 - CPAD - Jovens e Adultos
NEEMIAS - Integridade e Coragem em Tempos de Crise
Comentários da revista da CPAD: Pr. Elinaldo Renovato de Lima
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
QUESTIONÁRIO

 

 

TEXTO ÁUREO
"Assim, edificamos o muro, e todo o muro se cerrou até sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar" (Ne 4.6).

 

 
VERDADE PRATICA
A crise, apesar de seu desconforto, sempre nos abre grandes e oportunas portas.

 

 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Mt 16.18 - JESUS edifica sua igreja
Terça-2 Cr 14.7 - Cidades protegidas com muros
Quarta-Hb 11.10 - DEUS é o sábio construtor
Quinta - Mt 7.24 - O prudente edifica sobre a rocha.
Sexta - Ef 2.20 - .Edificados sobre CRISTO
Sábado - 1 Pe 2.5 - Edificados como casa espiritual

 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Neemias 3.1,2,3,6,13-15
- E levantou-se Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes, edificaram a Porta do Gado, a qual consagraram, e levantaram as suas portas; e até a Torre de Meã consagraram e até a Torre de Hananel. 2 - E, junto a ele, edificaram os homens de Jericó; também, ao seu lado, edificou Zacur, filho de Inri. 3 - E a Porta do Peixe edificaram os filhos de Hassenaá, a qual emadeiraram, e levantaram as suas portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos.
6 - E a Porta Velha repararam-na Joiada, filho de Paseia; e Mesulão, filho de Besodias; e estes a emadeiraram e levantaram as suas portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos.
13 - Porta do Vale, reparou-a Hanum e os moradores de Zanoa; estes a edificaram e lhe levantaram as portas com fechaduras e os seus ferrolhos, como também mil cavados do muro, até à Porta do Monturo. 14 - A Porta do Monturo, reparou-a Malquias, filho de Recabe, maioral do distrito de Bete-Haquerém; este a edificou e lhe levantou as portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos. 1- E a Porta da Fonte reparou-a Salum, filho de Col-Hozé, maioral do distrito de Mispa; este a edificou, e a cobriu, e lhe levantou as portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos, como também o muro do viveiro de Sela, ao pé do jardim do rei, mesmo até aos degraus que descem da Cidade de Davi.

 

 
A Bíblia Sagrada, quando trata a respeito da reconstrução dos muros de Jerusalém, no Antigo Testamento no livro de Neemias, menciona as doze portas da cidade com os seus primitivos nomes: (http://www.mikairos.com/12portas.htm)

1 – Porta do Gado
2 – Porta do Peixe (Porta de Damasco)
3 – Porta Velha (Porta de Jafa)
4 – Porta do Vale
5 – Porta do Monturo
6 – Porta da Fonte
7 – Porta do Cárcere
8 – Porta das Águas
9 – Porta dos Cavalos
10 – Porta Oriental
11 – Porta de Mifcade (da Atribuição)
12 – Porta de Efraim

O que temos em mente, neste estudo, é comentar sobre os símbolos das portas de Jerusalém dos dias distantes de Neemias.
“De tudo que era mui querido para o Senhor, nada mais seria do que a sua cidade e as suas portas (Sl.87:2,3; 147:12,13). Se é importante para DEUS, deve ser igualmente importante para a Igreja! Os judeus e os cristãos são convidados a orar pela paz de Jerusalém sob promessa de prosperidade aos que a amarem! (Sl.122:6)”. 
 
Das doze portas do período bíblico, hoje existem apenas oito, porém com outros nomes: 
 
 
 
 
PERSONALIDADES RESTAURADAS
INTRODUÇÃO
DEUS levanta um exército de filhos Seus, com o propósito de ser canal da Sua Palavra, amor e graça. Esse exército tem a missão de saquear o inferno e povoar o Céu, sendo responsável pela grande colheita do tempo do fim. É imperioso, porém, que os filhos se tornem um testemunho vivo do poder de DEUS para transformar a natureza humana. Essa transformação deve, necessariamente, atingir o homem integral: espírito, alma e corpo. Em outras palavras, um espírito redimido, uma alma restaurada e um corpo sadio, trazendo a carne sob sujeição.
Uma das áreas mais negligenciadas, no entanto mais exposta e com a maior manifestação de problema, é a alma, ou personalidade. Muitas vezes alguém até possui uma unção especial em sua vida. mas devido a uma personalidade sem controle, desestruturada, seu ministério é afetado. Parece existir um conflito constante entre o que a pessoa sabe ser o padrão Divino para a vida cristã e o modo como ele age e reage. Esse conflito, vezes sem conta, pode levá-Ia a buscar ajuda em um psicólogo ou mesmo psiquiatra. DEUS, contudo, tem um plano para que cada um de Seus filhos receba, dos recursos de Sua graça, uma completa restauração em sua personalidade, de modo que possa refletir a beleza do caráter do Senhor JESUS, que vive no crente, na pessoa do ESPÍRITO SANTO.
Nossa personalidade é o reflexo de heranças dos nossos pais, cultura, ambiente, experiências vividas e tudo quanto entrou para nossa formação, antes mesmo do nosso nascimento. O próprio pecado, no qual fomos concebidos, deixou suas tristes marcas, umas mais berrantes, outras menos visíveis. Todos, porém, sem exceção, trazemos o sinal de uma herança pecaminosa. Quando CRISTO entra em nossa vida, muda o sentido e a razão do viver, mas cedo descobrimos que o mundo da alma é complexo e carece de uma obra profunda, gradativa, que nos troque as marcas de uma personalidade doentia pelas virtudes encarnadas em nosso Senhor JESUS CRISTO.
Haverá possibilidades de mudanças permanentes, de cura interior, de restauração da nossa personalidade? Claro que sim. Há recursos em DEUS para trazer ao nosso ser inteiro a harmonia por Ele projetada. Iremos, pois, no presente estudo, buscar na Palavra de DEUS, nossa bússola e fonte de toda instrução, os princípios que nos ajudarão a encontrar a vitória de uma alma sã.
Os problemas de personalidade têm constantemente causado sérias dificuldades na vida e no relacionamento das pessoas. Como somos seres sociais e não poderemos viver isolados uns dos outros, só há um caminho para uma convivência sadia, dentro do plano de comunhão e unidade que DEUS quer para Seu povo: ser liberto das cadeias que prendem a alma e ajustá-Ia à Palavra de DEUS. Salomão declara que:«Melhor é o Longânimo do que o valente,' e o que domina o seu espírito do que o que toma uma cidade». (Pv 16.32) «Como a cidade derribada que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito» (Pv 25.28).
A tigura da cidade sem muros bem retrata aquele que não tem controle ou domínio sobre sua própria personalidade. O que representa uma cidade sem muros? No contexto bíblico, falando dos tempos antigos, significa uma cidade sem proteção, exposta a todo tipo de ataque adversário, vulnerável, portanto, destinada à infestação de toda sorte de inimigo e, finalmente, à destruição. Uma pessoa que não contém o seu espírito tem os muros de sua personalidade caídos ou cheios de brecha, o que permite a invasão de forças inimigas.
Sobre os muros da cidade estavam as torres de vigia, lugar de onde os ataques iminentes eram detectados e deles se dava aviso. Dali, também, partiam ataques de defesa (2 Sm 11.19 a 24). A segurança e proteção da cidade, dos que nela habitavam e de suas riquezas, dependiam da estrutura dos seus muros (2 Cr. 14:7-8).
Os muros da cidade são tão importantes que Apocalipse se refere aos muros da Nova Jerusalém, de seus fundamentos, medidas e material com que são construídos. Fala de suas portas e ressalta a importância e beleza das mesmas. Tomaremos, pois, esta figura para mostrar a importância de termos os muros de nossa alma de pé, sem brechas, com suas portas no lugar e as torres de vigia em pleno funcionamento. Só assim nos será possível, neste tempo de tremendos conflitos contra as forças das trevas, manter toda sorte de intruso longe da nossa alma e, ao mesmo tempo, ser canais para a libertação daqueles que foram vencidos.
A Bíblia é rica em figuras, que nos ilustram as realidades do mundo do espírito. Lançaremos mão, ao longo deste estudo, de duas figuras principais, extraídas da história Jo povo de Israel, buscando, do ESPÍRITO SANTO, a luz, com o propósito Je receber as lições e aplicações para nossa alma, com vistas à sua restauração, libertação e cura interior.
O estudo está dividido em partes: na primeira, a palavra chave é: Restauração. O livro de Neemias será a base do mesmo. Na segunda, a Conquista é o imperativo. Para tanto, usaremos a conquista da Terra de Canaã, como a figura de base. Dentro dessa idéia de apoderar-se, apropriar-se, conquistar, abordamos as áreas que formam a personalidade: Conquista da Mente, da Vontade e das Emoções.
Vivemos em dias quando o ESPÍRITO de DEUS se move na Igreja com o propósito de restaurá-Ia, sará-Ia e embelezá-Ia, a tem de poder entregar ao Senhor JESUS a Noiva gloriosa, como Ele mesmo deseja recebê-Ia. Foi para isto que Ele veio e esta é a obra do ESPÍRITO SANTO: operar em pecadores de tal sorte que estes sejam transformados em filhos de DEUS, preparados para desposar o Cordeiro e reinar com Ele em glória.
«CRISTO amou a Igreja e a Si mesmo Se entregou por ela, afim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela Palavra, a fim de apresentá-Ia a Si mesmo Igreja gloriosa, sem mácula, Item ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível, (Ef. 5:25b27).
PARTE I - A RESTAURAÇÃO DA PERSONALIDADE
A primeira tigura que usaremos é a dos muros da cidade. Iremos aos livros de Esdras e Neemias e ali descobriremos grandes princípios para a restauração da nossa personalidade. Abra-se ao mover do ESPÍRITO de DEUS e deixe que Ele mesmo estabeleça os paralelos entre os ensinos da Palavra e suas experiências, consumando em sua alma a obra de restauração, libertação e cura que Ele deseja e pode realizar. Falaremos do templo, como símbolo do nosso espírito, dos muros, representando nossa alma, e das portas, como o lugar de decisão em nossa vida.
O incidente na história de Israel que primeiro tomaremos, fala da restauração do templo em Jerusalém e dos seus muros. Nabucodonosor, rei da Babilônia, havia invadido e destruído o templo e a cidade em 587 A. C. Jeremias profetizara que a duração do cativeiro seria de setenta anos (Jr. 25: 11). Em 538 A.C., Ciro, rei da Pérsia, conforme profetizado por Isaías, permitiu ao povo regressar e reconstruir o templo (Conf. Is. 44:28; 45: 1-13; Ed. I: 1-3).
Os livros de Esdras e Neemias relatam o que ocorreu em conseqüência do decreto de Ciro. Nesses dois livros há duas fases  distintas: a restauração do templo, sob o comando de Zorobabel e a restauração dos muros, sob Neemias. Palavras como edifício, reedificar e restaurar, aparecem cinqüenta e cinco vezes em seus relatos. Tomá-Ias-emos, portanto, como base de ensino figurado para um sério trabalho em nossa personalidade, com vistas à maturidade cristã, «até que todos cheguemos à unidade da .fé e do pleno conhecimento do Filho de DEUS, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de CRISTO» (El 4: 13).
Capítulo 1 - A RESTAURAÇÃO DOS MUROS
A Casa do Senhor era o coração do decreto de Ciro. Em Esdras 1:15, há quatro referências à edificação da Casa que fora destruída por Nabucodonosor:
«O Senhor DEUS do Céu me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de Lhe edificar uma Casa em Jerusalém, que é Judá.
Quem há entre vós de todo o seu povo (Seja seu DEUS com ele) suba para Jerusalém, que é em Judá, e edifique a Casa do Senhor, DEUS de Israel; Ele é o DEUS que habita em Jerusalém.
E todo remanescente, seja qual for o lugar em que é peregrino, seja ajudado pelos homens desse lugar com prata, com ouro, com bens e com animais afora. a oferta voluntária para a Casa de DEUS, que está em Jerusalém.
Então se levantaram os chefes das casas paternas de Judá e Benjamim, e os sacerdotes, e os levitas, todos aqueles cujo espírito DEUS despertara, para subirem a edificar a Casa de DEUS, que está em Jerusalém».
Primeiro, a Restauração do Templo
Estamos diante de prioridades corretas. Antes de se pensar em qualquer outra coisa, o lugar de culto deveria ser restaurado. Tão logo a primeira leva de cativos judeus retomou a Jerusalém, o altar foi edificado; o canal de adoração e comunicação com DEUS foi estabelecido. O Templo era o lugar escolhido por DEUS, para nele fazer habitar o Seu Nome (Ne. 1 :9). Lá se davam os sacrifícios religiosos e era o coração da vida espiritual de Israel. Lá estavam as Tábuas da Aliança, a glória de DEUS, Sua presença e Santidade.
Sem o Templo, Jerusalém perdia seu valor. Portanto, sua restauração era obra prioritária. É disso que o livro de Esdras trata.
Aplicando as lições à nossa experiência, DEUS nos escolheu para fazer habitar em nós o Seu nome. Somos Seus servos, a quem Ele resgatou com o Seu grande poder e mão forte (Ne. I: 10). Ele quis nos transformar em santuários Seus e comungar conosco, fazendo de nós transportes de Sua presença na Terra.
Antes de trabalharmos na alma, ou na carne, precisamos lidar com o nosso espírito. O coração de Israel era Jerusalém; o coração de Jerusalém era o templo; o coração do templo era o SANTO dos Santos. Nele estava a Arca, coberta pelo propiciatório, contendo as Tábuas da Aliança, «escritas pelo dedo de DEUS». A partir dali, DEUS falava. Logo, o templo, habitação de DEUS, era o centro e a razão de tudo. A primeira preocupação, portanto, era com esse lugar.
A experiência mais marcante em nossa vida é o novo nascimento, pelo qual o nosso espírito é recriado e se transforma no santuário de DEUS na Terra, onde Seu Espfrito habita e onde se estabelece uma comunhão e comunicação com DEUS (2 Co. 5:17; 2 Co. 6:16; 3:16). É por essa experiência que nos tornamos filhos de DEUS (10. 1: 12), herdeiros seus e co-herdeiros com CRISTO (Rm. 8: 16, 17), participantes da sua natureza (2 Pe. 1 :4), porque somos gerados de novo da semente Divina (I Pe. 1:23), que permanece em nós (I Jo. 3:9). Por essa razão, tornamo-nos habitação de DEUS, santuários vivos, transportando a Palavra Viva, na pessoa do ESPÍRITO SANTO.
Segundo, A Restauração Dos Muros
Após essa obra de regeneração em nosso espírito, estamos prontos para o próximo passo: a restauração dos muros, para que o santuário seja protegido. Em outras palavras, a restauração da nossa
personalidade, para que o inimigo não encontre brechas para nos atacar. É disso que trataremos, pedindo a DEUS que nos guie e nos revele o Seu caminho no tratamento de nossas almas, a tim de que as virtudes do caráter de CRISTO se manifestem em nossa própria personalidade. Fazemos do velho corinho, nossa oração:
Toda a Sua admirável pureza e amor.
Ó Tu, Chama Divina, todo o meu ser refina, Até que a beleza de CRISTO se veja em mim.
Se você já nasceu de novo, está consciente e convicto de que JESUS é o seu único Senhor e Salvador. Agora, como filhos de DEUS, vamos enveredar pelo caminho da restauração dos muros, portas e torres da nossa alma, para que o santuário seja protegido e defendido, e os intrusos, enviados pelo inimigo, não venham assolar o nosso templo.
Se você ainda não teve essa experiência de novo nasCiroento, não prossiga. Pare agora diante dAquele que o criou. Ele tem um plano maravilhoso para a sua vida e quer transformá-Ia por completo, dando-lhe uma razão de viver. Por você, CRISTO deu Sua vida na cruz do Calvário e pagou o preço da completa libertação e redenção de todo aquele que crê. Tudo quanto era necessário.para que você seja livre das garras do pecado e de Satanás, já foi feito, como expressão da graça e do amor de DEUS por você. O que você tem que fazer agora é só renunciar seus pecados e seu passado, entregando-se inteiramente a JESUS. O resto, Ele fará.
Considere que o ESPÍRITO de DEUS está agora junto a você, para levá-lo a JESUS e torná-LO real ao seu coração. Ele o transformará num santuário, onde a glória de DEUS assiste e Sua doce voz se fará ouvir. Você não está lendo este livro por acaso. Através dele, DEUS marcou um encontro com você e saiba que, abrindo-se neste momento à Sua graça e amor indizível, abraçando a JESUS CRISTO, você nunca mais será o mesmo, «Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo» (Rom 10.13). Se isso de fato expressa o desejo do seu coração, abra-se à presença de DEUS e diga em voz alta:
Senhor JESUS, reconheço que nasci e tenho vivido em pecado, mas Tu tomaste o meu lugar na cruz do Calvário e pagaste o preço da minha redenção. Renuncio o pecado, a Satanás, o mundo, a carne e a mim mesmo, e me entrego a Ti. Sê o Senhor da minha vida. Confesso com a minha boca que Tu és o Filho de DEUS, que morreste em meu lugar, ressuscitaste e hás de voltar. Confesso que Tu és o meu Senhor. Recebo-Te em minha vida e seguir-Te-ei para sempre. Agradeço-Te porque, de acordo com a Tua Palavra, eu estou nascendo como filho de DEUS e os meus pecados estão sendo perdoados. Sei que me recebes agora como filho. Faz de mim a pessoa que Tu queres que eu seja. Amém.
Agradeça a DEUS porque Ele escuta a sua oração. A Bíblia diz:
«Porque se com tua boca confessares a JESUS como Senhor, e em teu coração creres que DEUS o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo; visto que com o coração se crê para a justiça e com a boca se confessa para a salvação. Porque a Escritura diz: Ninguém que N’Ele crê será confundido. Porquanto não há distinção entre judeu e grego; porque o mesmo Senhor o é de todos, rico para com todos os que O invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo» (Rm. 10:9-13).
 
 
A Necessidade Da Restauração Dos Muros - o livro de Neemias nos dá uma ilustração clara da obra a ser realizada na restauração da nossa personalidade. Ele está cheio de ensinamentos na área de liderança, de batalha espiritual, de restauração e de vários outros aspectos da vida cristã. Aqui lançaremos mão dos ensinos que se aplicam à restauração, libertação ou cura da nossa alma. Antes, porém, de nos enveredarmos pelos seus relatos, daremos uma rápida visão do seu conteúdo, usando as notas introdutórias ao livro da BÍBLIA ANOTADA (The Ryrie Study Bíble), editada pela EDITORA MUNDO CRISTÃO.
 
AUTOR - NEEMIAS DATA - 445-425 a.C.
O HOMEM NEEMIAS - Como copeiro do rei Artaxerxes I, a posição de Neemias era de grande responsabilidade (comprovar que o vinho bebido pelo rei jamais estivesse envenenado) e de muita influência (já que um servo que desfrutava de tanta confiança freqüentemente se tomava um conselheiro bem íntimo). Ao ouvir que as muralhas de Jerusalém ainda não haviam sido reconstruídas, e recebendo permissão do rei para ir a Jerusalém e corrigir a situação, demonstrou qualidades ímpares de liderança e organização. Em 52 dias o trabalho de reconstrução foi terminado. Como governador de Judá, Neemias demonstrou humildade, integridade, patriotismo, energia, piedade e altruísmo.
Depois de doze anos no cargo, ele retomou por pouco tempo à corte de Artaxerxes (2: 1; 13:6) e de lá voltou a Judá, onde exortou seu povo ao arrependimento.
Tão vívido e franco é o relato que muito do material contido no livro provém do que deve ter sido o diário pessoal de Neemias.
CONTEXTO HISTÓRICO - Os papiros de Elefantina, descobertos em 1903, confirmam a historicidade do livro de Neemias, mencionando Sambalá (2:19) e Joanã (6:18; 12:23). Estas fontes também nos indicam que Neemias deixou de ser governador de Judá antes de 408 aC.
CONTEÚDO - O livro completa a história do remanescente que voltara do exílio em Babilônia, restauração esta começada sob a liderança de Esdras. “Marca também o início das «setenta semanas» de Daniel e fornece o contexto histórico para a profecia de Malaquias».
ESBOÇO DE NEEMIAS
I. A Reconstrução dos Muros (sob a Liderança de Neemias), 1:1-7:73
A. O Retorno a Jerusalém.l: 1-2:20
l.A condição de Jerusalém, 1:1-7
2. A petição de Neemias, 1:8-11
3. A comissão de Artaxerxes, 2: 1-10
4. A inspeção dos muros, 2: 11-20
B - A Reconstrução dos Muros. 3: 1-7:4
I. O trabalho designado, 3: 1-32
2. O trabalho atacado, 4: 1-6: 14
a. Pela zombaria, 4: 1-6
b. Por conspiração, 4:7-21
c. Por extorsão, 5:1-19
d. Pela transigência, 6: 1-4
e. Pela calúnia, 6:5-9
3. O trabalho realizado, 6: 15"7:4
C. O Registro do Povo, 7:5-73
II- A Renovação da Aliança (Sob a Liderança de Esdras), 8:1-10:39 A.A Leitura da Lei, 8:1-8
B. A Reação do Povo, 8:9-18
C.O Arrependimento do Povo,9: 1-38
D. A Ratificação da Aliança, 10: 1-27
E. As Responsabilidades da Aliança, 10:28-39
III. A Reforma da Nação, 11:1-13:31
A. O Repovoamento das Cidades, 11: 1-12:26
1. Jerusalém, 11:1-1:24
2. Outras cidades, 11:25-36
3. Sacerdotes e levitas, 12: 1-26
B. A Rededicação dos Muros, 12:27-47
C. O Reavivamento do Povo, 13: 1-31
1. Reformas em relação aos não-judeus, 13:1-3 2. Reformas em relação ao sacerdócio. 13:4-5 3. Reformas em relação ao sábado, 13: 15-22 4.Reformas em relação ao casamento. 13:23-31.
Não iremos fazer um estudo do livro, mas aí está um esboço que poderá ajudá-Io em um estudo pessoal. Vamos extrair o que diz respeito ao assunto de tratamento com a nossa alma, fazendo as devidas aplicações, orando para que a luz do ESPÍRITO nos dirija.
esboço
Significado do Nome
Neemias significa «Consolação de Já» (um dos nomes de DEUS), ou «Aquele a quem Jeová conforta>'. Tomá-Io-emos, portanto, como um tipo do ESPÍRITO SANTO, o Consolador ou Confortador, que se identifica com as nossas necessidades, e se dispõe a dirigir-nos na obra de restauração dos muros da nossa personalidade.
Estado de Jerusalém
Neemias recebe um relatório, por parte de um irmão seu, do estado em que se encontra Jerusalém:
«Os restantes que .ficaram do cativeiro, lá na provinda estão em grande aflição e opróbrio; também está derrubado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas afogo» (Ne. J :3).
Suas entranhas se movem de compaixão e ele intercede pelo povo, com jejum, por alguns dias, invocando o DEUS ~a Aliança. Em sua oração. ele declara que os judeus são «servos» do Altíssimo. Confessa seus pecados e reconhece a misericórdia e justiça de DEUS, mas firma-se na promessa de perdão para interceder a favor de uma intervenção miraculosa, que resulte na restauração da cidade e remoção da vergonha e aflição que pesa sobre todo o povo (Ne.1 :5-9). Ele, pois, se coloca entre
«Eles são os Teus servos e o Teu povo, que resgataste com o Teu grande poder e com a Tua mão poderosa» (Ne. 1:10).
Somos servos de DEUS e Ele nos resgatou com o precioso sangue de JESUS. A despeito disto, muitas vezes temos sido assolados por muitas pressões, aflições e terríveis inimigos. Apesar do nosso coração ter se transformado no santuário de DEUS, olhamos para a nossa alma e deparamo-nos com verdadeiros intrusos de medo, insegurança, frustração, auto-compaixão, mágoa, crítica, falta de perdão e até mesmo opressão. Mas o ESPÍRITO de DEUS, que em nós habita, «intercede por nós com gemidos inexprimíveis» (Rm. 8:26). Há Alguém, o doce Consolador, que se identifica com a nossa causa, dispõe dos recursos Divinos e uma comissão real para remover o nosso opróbrio. Portanto, coragem! Há libertação e restauração para os resgatados do Senhor, e voc8 é um deles. Jamais compreenderemos a extensão e profundidade desse amor de DEUS, porém saiba que o ESPÍRITO Consolador, Sarador, Santificador, Regenerador e Restaurador não se darão por satisfeito, até que nos veja no pleno gozo da vida abundante, que CRISTO JESUS nos garantiu pelo preço pago por nossa plena redenção.
Falando sobre a cidade de Jerusalém, Neemias lembra as palavras do próprio DEUS: «o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu Nome» (Ne. 1:9b). Aí está a razão da importância da Cidade: foi escolhida por DEUS. Voc8 também é muito importante para o ESPÍRITO SANTO, nosso «Neemias». Foi através de Sua operação que você conheceu a CRISTO e se tornou um filho de DEUS. Mas a obra ainda não está completa. Ela só se completará com a sua glorificação.
Voc8 transporta a vida de DEUS dentro de si mesmo, na pessoa do Seu ESPÍRITO, que habita no coração do nascido de novo. O nome de DEUS habita em seu espírito. Isso equivale dizer que a presença de DEUS está em voc8. Torna-se, pois, necessário que todas as áreas de sua vida reflitam a realidade da presença de DEUS dentro de voc8. Ter um santuário numa cidade cheia de entulhos, com os muros no chão, as portas destruídas pelo fogo, e sem qualquer proteção, é uma verdadeira vergonha, um opróbrio. O ESPÍRITO SANTO se move, em nossos dias, numa obra de restauração, libertação e cura, para que toda a cidade, que simboliza nosso ser inteiro, viva na beleza e harmonia projetadas por DEUS, para você e para mim, pois o Seu Nome habita em nós.
Uma Cidade Sem Muros Está Sujeita à Invasão Inimiga
Satanás não tem acesso ao nosso espírito recriado, mas ele tem-no ao nosso corpo e à nossa alma, caso alguma brecha lhe seja dada. Quando nascemos de novo o nosso espírito é recriado, no entanto a alma traz muitas marcas das quais precisa se libertar. São traumas, complexos, feridas, hábitos, filosofias, uma série de coisas que nada têm a ver com os padrões de DEUS para a vida dos Seus filhos. E é aqui que uma pergunta se levanta: "O que é a alma?" É o mundo dos nossos pensamentos, sentimentos e vontade. É nossa personalidade.
O homem é tridimensional: ele é um espírito, possui uma alma e habita em um corpo. O espírito tem consciência de DEUS; a alma tem consciência de si mesma; o corpo tem consciência da matéria. Com nosso espírito tocamos o reino espiritual; com nossa alma, o reino intelectual, emocional e volitivo; com o corpo, o reino físico, material. A obra da salvação visa atingir essas três áreas. Em um outro estudo, intitulado ..Vitória Total", abordamos a obra a ser realizada em cada uma delas. Sintetizando, diríamos:
1. O ESPÍRITO SANTO recria nosso espírito, tornando-nos filhos de DEUS e participantes de Sua natureza, santuários habitados pelo próprio ESPÍRITO (Jo. I: 12; 2 Pe. 1 :4; I Co. 3: 16; 6: 19; 110.3: 1 ,9).
2. A Palavra de DEUS restaura a nossa alma, pela renovação da nossa mente, o que nos torna cada vez mais semelhantes a JESUS em nossa personalidade (Tg. 1 :21; Ro. 12:2; 2 Co. 3: 18; Ro. 8:29).
3. Nós disciplinamos nossa carne, sujeitando-a ao nosso espírito, levando nossos membros a serem instrumentos da justiça e não mais do pecado (I Co. 9:27; Rm. 8: 13; GI. 5:24; CI. 3:5; Rm. 6: 13).
Neste estudo, estaremos tratando apenas da alma. Conscientize-se, desde já, que apesar do novo nasCiroento ocorrer como um milagre instantâneo, não existe uma fórmula para uma restauração da alma em um momento. Exige trabalho, tempo, cooperação entre nós e o ESPÍRITO SANTO. A própria palavra «restauração» ou «edificação», implica em esforço, trabalho. É um processo. No entanto, não há razão para desanimar. O Consolador nos revelará as áreas danificadas e dirigir-nos-á em toda a obra de restauração. Não estamos sozinhos, nem sem recursos.
«Maior é Aquele que está em nós, do que aquele que está no mundo» (I Jo. 4:4) e «em todas estas coisas somos mais que vencedores, por Aquele que nos amou» (Rm. 8:37).
Mãos à obra, pois, com a certeza de que, com o auxílio do ESPÍRITO, nossos muros estarão de pé, sem brechas e com suas portas no devido lugar, para que a vida de DEUS em nosso espírito tenha livre expressão através da nossa alma restaurada.
Neemias faz um pedido ousado ao rei da Pérsia e é atendido, no seu dizer, «graças à boa mão do meu DEUS sobre mim» (Ne. 2:8). Em chegando a Jerusalém, ele fez um levantamento da situação e constata o estado de calamidade da cidade. «Contemplei os muros de Jerusalém, que estavam demolidos, e as suas portas, que tinham sido consumidas pelo fogo» (Ne. 2:13). O próximo passo é lembrar ao povo a realidade dos danos e convocá-lo a empreender a obra da restauração, declarando:
«Bem vedes o triste estado em que estamos, como Jerusalém está assolada, e as suas portas queimadas afogo,' vinde, pois, e edifiquemos o muro de Jerusalém, para que não estejamos mais em opróbrio» (Ne. 2:17).
Note que Neemias não realiza a obra sozinho. Ele convoca: «Edifiquemos. Do mesmo modo, o ESPÍRITO de DEUS, que conhece todas as coisas a nosso respeito, bem como a vontade do Pai, fala-nos da situação de nossa alma e nos convida à ação. Teremos que participar ativamente, seguindo Suas instruções e estratégias. Sem Ele, não chegaremos a lado nenhum, e se não dermos ouvidos à Sua voz, obedecendo as Suas diretrizes, também permaneceremos com nossa alma desestruturada e aberta à invasão e opressão do inimigo, tornando-nos motivo de vergonha para todos.
Um dos erros graves, é julgar-se que o ESPÍRITO tudo fará por nós, enquanto esperamos de braços cruzados. Outro engano, é correr-se atrás de um e de outro, pedindo oração por um problema sem nada fazer a respeito, julgando que sua solução depende, exclusivamente, da oração daquela pessoa. A realidade dos princípios bíblicos, porém, é que DEUS faz a Sua parte, o irmão faz a sua por nós, ministrando-nos a palavra ou intercedendo a nosso favor e nós temos que fazer a nossa, para que a obra seja estabelecida. Hoje o ESPÍRITO está nos falando: «Vinde, e edifiquemos o muro». Ele vai conosco e isso faz a diferença. Prepare-se, pois, para a ação e tenha firme em sua mente que, se você não se dispuser a trabalhar na restauração, nada irá acontecer. A obra é realizada pelo ESPÍRITO SANTO e nós. Ele dá a estratégia, a direção, o conselho, e você obedecem prontamente. Assim fazendo, sob Sua direção infalível, os conflitos de sua alma cessarão.
Um outro aspecto importante nessa reconstrução, é que o material existente não é desprezado. Neemias usa tanto o elemento humano, quanto as pedras amontoadas que haviam caído ou estavam cobertas de lixo. Há um aproveitamento do que poderia parecer apenas lixo, mas que trabalhado teria de volta a beleza e função originais. Neemias aproveitou as pedras quebradas. Ele nada desperdiçou. Os muros haviam sido derrubados, mas as pedras permaneceram lá. Assim também, o ESPÍRITO SANTO não nos despersonalizará. Ele lançará mão de tudo que temos, proveniente das mãos de DEUS, e removerá o lixo acrescentado. Cada um de nós tem características distintas, que serão preservadas. Ele pegará as pedras caídas e quebradas, e emendá-Ias-á e as colocará em seu devido lugar. Restauração é isso: tomar alguma coisa boa, que sofreu danos e estragos, e repará-Ia até que se torne como era originalmente.
DEUS é um DEUS econômico e não de.desperdiça material. Todo o que é aproveitável, será aproveitado. Suas capacidades, seus talentos, aquilo que você tem, DEUS vai usá-los e colocá-los no lugar certo. Ele lança mão das experiências do passado, até dos fracassos, para trabalhar a sua restauração. O ESPÍRITO de DEUS é especialista em pegar as coisas quebradas e restaurá-Ias, de modo a não ficar nem mesmo vestígio de todo o dano. Sua alma pode estar em frangalhos, marcada pelos mais profundos traumas e complexos, por toda sorte de rejeição ou feridas, por toda opressão satânica ou depressão, todo pesar ou desespero, mas Ele ajudará a remover o lixo acumulado, pondo cada coisa no seu devido lugar, e a paz de DEUS inundará seu ser inteiro.
 
Há várias figuras no livro de Neemias que nos trazem preciosas lições. Mencionamos algumas:
I. Jerusalém é importante porque o nome de DEUS nela habita e foi escolhida por Ele. Vale a pena investir nela. Nós somos importantes para DEUS pela mesma razão: DEUS nos escolheu, em CRISTO, e fez habitar Seu nome em nós, pelo que somos chamados filhos de DEUS. Através do ESPÍRITO SANTO, Ele investirá em nós até que Seus maravilhosos propósitos de Pai para conosco sejam plenamente concretizados. E quão eternos são tais propósitos!
2. Na cidade foi construído o Templo, lugar de adoração que, dada a sua importância, devia ser protegido. Nosso espírito é transformado no templo de DEUS, quando passamos pela experiência de novo nasCiroento, e nele acontece a adoração a DEUS, movida pelo Seu ESPÍRITO que em nós habita. Dentro de nós, portanto, está um templo que deve, igualmente, ser protegido. Há um santuário em nós e todo o ambiente em volta deve ser condizente com essa realidade: lugar santo, de adoração.
3. Os Muros em volta da cidade, Falam do que é visível, da parte exterior, com a qual os que nos cercam têm o primeiro contado. Eles representam a nossa personalidade, nossa alma, aquilo que manifestamos em nossos relacionamentos. Esses muros podem estar nos mais diversos estados de conservação e beleza. Muros com brechas, caídos, além de feios, são vulneráveis à penetração de inimigos. Muros bem alicerçados e conservados, representam proteção a tudo quanto está dentro da cidade - o nosso espírito, recriado pelo ESPÍRITO de DEUS.
4. As Portas falam do lugar de decisão em nossa alma, nossa vontade, nossas escolhas. Elas são uma parte da alma. É na porta que decidimos quem por ela entra ou sai a quem deve ser fechada ou aberta. Haverá momentos em que ela deve estar aberta e outros em que deverá estar fechada, dependendo de quem ou do que deseja passar por ela. Portas caídas, t~l1am de vontade inconstante, enfraquecida. Portas no devi,do lugar, falam de decisões acertadas.
5. As Torres no muro falam do lugar de vigilância. É delas que se detecta a aproximação inimiga ou dos mensageiros de boas novas. Nossa alma precisa dessas torres, isto é, uma atitude de vigilância e alerta, para que não sejamos apanhados em ataques-surpresa, o que nos levaria a derrotas.
6. As Fontes falam do material usado para apagar as flechas incendiárias lançadas pelo inimigo. Flechas com material inflamável na ponta eram as armas mais poderosas da antigüidade, pois com elas incendiavam-se as portas e abriam-se as brechas necessárias à invasão. Uma fonte de água, junto a uma porta, equivalia a um míssil antiaéreo ou aos modernos «patriots», que neutralizam os «scuds». Precisamos de fontes junto às nossas portas, o que equivale dizer, da água da Palavra de DEUS. Com ela apagaremos os «dardos inflamados do maligno», neutralizaremos as investidas inimigas, e seremos vitoriosos. Neemias pensou em cada detalhe, pois disso tudo dependia a segurança, proteção e o desempenho da missão em Jerusalém.
Você é uma Jerusalém espiritual, e tem uma missão de DEUS na Terra. Para que ela seja cabalmente executada, o ESPÍRITO SANTO está interessado em ver os seus muros sem brechas, suas portas fechadas ao inimigo e abertas para DEUS, suas torres de vigilância em franco funcionamento e a água da Palavra sempre disponível para apagar as setas incendiárias do maligno, pois ele não desistirá em seus ataques. Enquanto estivermos no mundo, estaremos engajados em um combate de vida ou morte. Não há como fugir dele. A solução é encontrarmos, em DEUS, uma posição de força e sermos solidamente edificados em cada uma das 1íreas do nosso ser: espírito, mente, emoções. vontade e corpo.
Capítulo 2 - A RESTAURAÇÃO DAS PORTAS
É interessante verificar a prioridade na restauração dos muros: as portas. Se os muros falam da nossa personalidade como um todo, há vários elementos nela contidos, dentre os quais a vontade, que é o fator determinante para o progresso de qualquer obra de restauração, libertação ou cura. Iremos, portanto, abordar este aspecto, discorrendo um pouco sobre as doze portas em volta dos muros. Seriam doze áreas em nossa personalidade que precisam de tratamento. No capítulo sobre a conquista da vontade, falaremos mais sobre este poder de decisão, no entanto queremos lançar mão das figuras no livro de Neemias para que se torne mais claro o que DEUS quer nos ensinar.
As portas são o lugar onde exercemos nossa autoridade, manifestamos nossa vontade, fazemos nossas escolhas e tomamos nossas decisões. Elas precisam ser restauradas. O Diabo não consegue nos obrigar a fazer nada, quando lhe dizemos não. O homem tem uma vontade livre, e quando, ele resolve dizer não ao inimigo, é não mesmo, e quando decide dizer sim a DEUS, é sim mesmo. Daí a importância da restauração da vontade, pois se ela estiver livre, a carne pode apelar, o mundo pode exercer seu fascínio, o Diabo pode tentar, mas nada conseguirá dobrá-Ia diante da carne, nem do mundo, nem o Diabo. E diante de uma livre decisão da vontade ninguém terá poder de demovê-Ia.
Uma vontade inconstante é vulnerável aos mais diversos ataques, porém a vontade restaurada encontra harmonia com os propósitos do seu Criador e resiste toda investida.
Há muitos filhos de DEUS com a vontade enfraquecida. Não se firmam em nenhuma decisão tomada. São inconstantes em seus caminhos, inseguros, indecisos. Suas portas estão queimadas. Não sabem o que querem, são vacilantes, têm uma vontade fraca, doente, prisioneira. Mas, alto lá, o ESPÍRITO está em nós, para nos ajudar a restaurar as portas da nossa alma. Chega de aflição e vergonha! Chega de cadeias na alma! Levantemo-nos agora, pois podemos dizer não ao Diabo, ao pecado, à carne, ao mundo, à depressão, à angústia, ao medo, a todo intruso inimigo, porque o Todo-Poderoso ESPÍRITO SANTO está conosco e nos conduzirá à vitória. Ele nos ajudará a restaurar essa área da nossa alma: a vontade.
Convém deixar bem claro que essa obra será um processo. Ela não acontecerá da noite para o dia. Há inimigos que se habituaram a conviver conosco, em nossa alma, por muitos anos, e sua expulsão e limpeza da sujeira que deixaram atrás, levará tempo. Por exemplo, se o medo o acompanhou por quarenta anos e, de repente você diz: «medo. não te darei mais lugar em minha vida. “Retira-te de mim». A princípio ele vai tentar resistir, como que dizendo: «O que é isso? Vivo contigo há quarenta anos. e não é agora que vais me mandar embora. Certamente estás brincando!» É ar que você terá que aprender a exercer firme autoridade contra ele e demonstrar que você está querendo dizer mesmo o que você disse. Seus pensamentos serão reestruturados, passando do medo para a segurança em DEUS. Isso pode levar algum tempo, até que você renove a mente e exerça firme autoridade sobre o medo e não mais lhe dê guarida.
Outra coisa a lembrar, é que o ESPÍRITO SANTO virá nos ajudar, mas Ele não fará a obra sozinho. Neemias foi a Jerusalém ajudar, contudo cada um teve que colocar a mão na massa. Cada um se pôs na frente da sua casa, diante do muro, onde estava a brecha, para começar a repará-Ia. A cada um Neemias deu a diretriz, supervisionou, orientou, mas não fez o trabalho que Ihes competia. O mesmo ocorrerá conosco; teremos que por mãos à obra. A promessa da aliança diz que tudo em que pusermos as mãos, prosperará. Porém se não colocarmos as mãos sobre a obra, não haverá o que prosperar.
 
As Doze Portas
Neemias começa sua obra de restauração, pelas portas. Como já vimos, elas falam da vontade, da decisão. Está, pois, explicada a prioridade. Toda a reconstrução vai exigir uma tomada de posição e uma determinação, pois haverá obstáculos. São doze as portas.
Olhemos para cada uma delas, aplicando-as à nossa situação. Enquanto fazemos isso, deixemos que o próprio ESPÍRITO de DEUS devasse nossa alma e indique tudo quanto precisa de reparo.
1. Porta das Ovelhas (Ne. 3:1) Encontro Com o Cordeiro de DEUS
Essa era a porta por onde passavam as ovelhas destinadas ao sacrifício da Páscoa. Ela nos lembra «O Cordeiro de DEUS, que tira o pecado do mundo» (Jo. 1:29). Aponta para Aquele que está à direita do Pai e é o único digno de abrir o livro de nossa plena redenção e quebrar os seus selos, forçando, assim, Satanás a recuar e respeitar nossos direitos de redenção, porque foi morto e com o Seu sangue nos comprou para DEUS e para Ele nos constituiu Reino e sacerdotes, destinados a reinar para sempre (Ap. 5:9,10). A primeira porta a ser restaurada é a das ovelhas. Por ela recebemos o Senhor JESUS, o Cordeiro de DEUS que tomou nosso lugar na cruz do Calvário, como nosso Senhor, Salvador e Rei. Essa porta em nossa vida deve estar escancarada para JESUS. É uma decisão da vontade, permitir que Ele entre em nossa vida e efetue dentro de nós Sua obra salvadora e libertadora, pelo poder do Seu precioso sangue remidor derramado em nosso lugar. A Porta das Ovelhas, portanto, é o lugar da rendição a CRISTO e da experiência de conversão, quando somos lavados pelo Seu sangue e regenerados em nosso espírito.
O Cordeiro de DEUS já passou por essa porta da sua alma? Isso envolve mais do que receber a JESUS como seu Salvador, tendo-O residindo em seu coração, na pessoa do ESPÍRITO SANTO. Falar de JESUS em sua alma, inclui um relacionamento que afeta, não só seu espírito, mas toda a sua personalidade. Implica em que Ele encherá seus pensamentos, dominará seus sentimentos e motivará suas decisões. Você verá seu próprio corpo como o transporte da vida de DEUS aqui na Terra, o que será um apelo a viver em santidade e dignidade. É uma idertiticação constante com Ele, «fitando os olhos em JESUS, autor e consumador da nossa fé» (Hb 12-2b).
Quando convivemos muito com uma pessoa, devotando-lhe nosso afeto terminou nos assemelhando a ela. Se devotarmos tempo estudando sobre JESUS, pensando nEle, conversando com Ele, amando-O, ouvindo-O, aprendendo Seus ensinos e obedecendo-os, iremos nos tornando cada vez mais parecidos com Ele. E não é este, porventura, o propósito do Pai? A operação do ESPÍRITO SANTO em nós não visa isso mesmo?
«Pois aqueles a quem dantes conheceu - de quem está consciente e de antemão amou - também destinou desde o princípio (predestinou-os) para serem moldados na imagem do Seu Filho [(compartilhar interiormente da Sua semelhança), para que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos» (Rm. 8:29 - Amp.).
E todos nós, com rosto descoberto, [(porque nós) continuamos a contemplar [na Palavra de Deu.\} como em um espelho a glória do Senhor, estamos constantemente sendo transfigurado em Sua própria e verdadeira imagem, num sempre crescente esplendor e de um degrau de glória a outro; [por isso vem) do Senhor {Que é) o ESPÍRITO» (2 Co 3.18 - Amp.).
2. A Porta dos Peixes (Ne. 3:3) Lugar de CresCiroento e Reprodução
Na raiz lia palavra <
Lembre-se de que DEUS usa as pessoas como canais de bênção e edificação em nossa vida. Até aquelas que parecem menos amáveis e ranzinzas, aqueles temperamentos difíceis, DEUS usará para forjar em nós as virtudes do caráter de JESUS. É assim que o fruto do ESPÍRITO tem uma chance de amadurecer em nossa vida. O amor, a tolerância, a paciência, o perdão, a misericórdia, tudo isso e muito mais se desenvolve no trato com as pessoas, especialmente os novos crentes, tão necessitados de assistência para poderem firmar seus passos na fé. E que oportunidade maravilhosa de crescermos quando a Porta dos Peixes está aberta em nossa alma! Cada novo crente que entrar por ela, será abençoado, mas também deixará conosco uma bênção.
Soa aos nossos ouvidos a Palavra do Senhor: «Vinde após mim, e Eu farei que vos torneis pescadores de homens» (Me. 1:17). E será pela Porta dos Peixes que eles serão por nós alcançados.
3. A Porta Velha (Ne.3:6) - Libertação do Passado
Essa porta fala das coisas velhas existentes em nossa alma, e que devem ser removidas. Ilustra um passado que deixa marcas no caráter; memórias feri nas que teimam em permanecer machucando; padrões de pensamento e hábitos alheios aos princípios do Reino de DEUS, enfim, tudo quanto é herança contrária à nova vida em CRISTO.
Paulo declara taxativamente: «Se alguém está em CRISTO, nova criatura é,' as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo» (2Co. 5:17). Em outras palavras, é uma nova criação e o passado não tem mais autoridade legal sobre ele. Essa é uma realidade da nossa posição em CRISTO. Acontece que em nossa alma permanecem velhos pensamentos, velhos padrões, velhas maneiras de viver, de encarar as coisas, hábitos, muito do que faz parte da velha natureza adâmica. Tudo isso deve ser removido pela porta velha, pois nossa vida em CRISTO é uma completa novidade de vida.
Paulo fala disso quando diz que fomos instruídos em CRISTO a nos despojar do velho homem, «quanto ao procedimento anterior, que se corrompe pelas concupiscências do engano; a vos renovar no espírito da vossa mente; e a vos revestir do novo homem, que segundo DEUS foi criado em verdadeira justiça e santidade» (Ef 4.21-24). Nos versículos a seguir, ele fala sobre o modo de agir do velho homem: a mentira, a ira, o furto, as palavras impensadas, a amargura, cólera, ira, gritaria, blasfêmia, malícia, dizendo que tudo isso e coisas semelhantes não devem ter mais lugar em nossa vida. Ele declara, que assim procedendo estaríamos dando lugar ao Diabo e entristecendo o ESPÍRITO SANTO, no qual fomos selados para o dia da redenção (Ef 4.30).
Convém aqui salientar que a libertação dessas velharias mencionadas, depende de uma firme determinação da vontade de as rejeitar. Paulo apela-nos a uma tomada de posição. Por que viver no passado, se temos uma nova vida? Por que ter os pés embaraçados por velhas ataduras, quando somos chamados a gozar a liberdade da nova criação em CRISTO? O desafio hoje é escancarar a Porta Velha, deixando por ela sair o passado, e depois fechá-Ia para os hábitos e prisões antigas que tentem voltar à alma. Em CRISTO, não temos passado. Essa é uma verdade legal. Agora vamos trazê-Ia à nossa experiência, e viver em completa novidade de vida.
4. A Porta Do Vale (Ne. 3:13) - O Milagre Da Salvação
Havia nos arredores de Jerusalém um vale que um dia fora do, o Vale de Hinon, mas como ali os filhos de Israel passaram a sacrificar ao deus Moloque, foi amaldiçoado e Jeremias profetizou que ele seria chamado "Vale da Matança" (Jr. 32:35; 7:30; 8:3). Isaías o apresenta como um lugar escatológico de punição, onde «o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará» (Is 66.22-24). Ele passou a ser chamado Geena, identificado com O fogo, morte e tormento. JESUS faz referência a ele, como uma figura do inferno, «onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga» (Me. 9:43-48).
No vale era colocado todo o lixo da cidade, que seria queimado. Havia sempre os vermes dos cadáveres e o fogo ardia constantemente. A Porta do Vale, pois, representa para nós a porta da libertação do inferno, o lugar do maior de todos os milagres: a nossa salvação. a grande milagre pelo qual DEUS nos tirou do inferno e das chamas eternas e sua destruição. Essa é a porta em nossa vida que se abre para os livramentos e milagres de DEUS.
a fogo do vale pode também advertir-nos contra todo fogo estranho. A porta deve estar fechada para o diabo, que tentará introduzir na cidade, isto é, na alma, a destruição do vale. a fogo de DEUS é algo extraordinário: queima, mas não destrói, como aconteceu na sarça, no Sinai. Mas o fogo de Satanás traz dor, sofrimento e desolação. Não deve haver lugar para fogo estranho dentro da nossa alma. a único fogo que deve arder em nós, é o do ESPÍRITO SANTO.
Depois do milagre da nossa libertação do inferno, fomos colocados em uma posição de canais de DEUS para arrancar outros que lá permanecem. Lembre-se de que estamos falando do lugar de decisão, as portas. Em cada uma delas, a decisão de quando abrir e quando fechar cada porta, a quem abrir e a quem fechar, é sua. Na porta do vale, DEUS nos encontrou e nos libertou, pois a abrimos para Ele entrar. Agora ela permanecerá fechada a todo fogo inimigo. Por ela, no entanto, passaremos para encontrar aqueles que estão dominados pelo inferno. O gozo presente dos milagres de DEUS em nós, não deve insensibilizar o nosso coração aos sofrimentos dos que perecem. Jamais nos devemos esquecer de que os horrores do inferno são reais e que o destino das vidas que para lá caminham depende de nós, pois transportamos a vida de DEUS e é a partir do nosso coração, usando nossos lábios, pés e mãos, que DEUS alcançará outros com Seu milagre libertador.
5. A Porta Do Monturo (Ne. 3:14) Remoção Do Lixo
Essa é a porta pela qual o lixo da alma deve ser removido. Ela deve estar aberta ao ESPÍRITO SANTO para que todo o lixo acumulado seja jogado fora, e nenhum outro volte a entrar. Será que um crente em CRISTO pode Il'r lixo? Todos nós chegamos a JESUS cheios Dele. Nosso espírito foi unido pelo ESPÍRITO de DEUS, mas nossa alma está em processo de restauração. Isso quer dizer que ainda estamos diante do desafio da decisão de coisas que se acostumaram a conviver conosco e que nada têm a ver com a vida de DEUS. Tudo quanto não se enquadra dentro do fruto do ESPÍRITO, é lixo e deverá ser rejeitado. Todas as obras da carne são imundas e devem ser erradicadas da própria personalidade, dando lugar ao fruto do ESPÍRITO.
Quando viemos a CRISTO, fizemo-Io com uma alma cheia de defeitos. Nossa conversão não repara automaticamente as brechas da nossa personalidade. Quando olhamos uns para os outros logo descobrimos que há muito a ser tratado. Um é explosivo, outro é fechado; um se fere com muita facilidade, outro é tendente à depressão; um manifesta egoísmo e um outro é orgulhoso. Tudo isso é lixo, resquícios dos padrões e valores do mundo. Muitas vezes só o ESPÍRITO SANTO pode penetrar os porões da nossa alma e descobrir as sujeiras escondidas, tão incorporadas a certas áreas, que até parecem naturais.
No meio de um mundo corrompido, como aquele em que vivemos, facilmente, a poeira e o lixo que nos cercam vão sorrateiramente penetrando em nossa alma. Como isso acontece? Através dos nossos sentidos, especialmente a visão e a audição. Os meios de comunicação têm sido um dos tremendos canais do Diabo para invadir nossa alma com seu lixo imundo, através da enxurrada de imagens e palavras sensuais, obscenas, violentas e carregadas de veneno mortífero. Essas coisas terminam se manifestando em atitudes, reações, palavras, pensamentos, trajes e padrões de vida, de modo muito sutil. As bancas de jornal, com suas revistas pornográficas expostas, as cenas em praça pública de todo tipo de imoralidade, também, fazem parte do lixo que nos cerca e, muitas vezes, são como poeira que se apega aos nossos pés.
O contacto com um mundo sujo, cheio de tanta impureza, numa época em que os poderes do inferno estão soltos e têm suas garras violentas sobre tantos, tenta também nos manchar. Requer uma decisão da vontade, rejeitar toda essa contaminação que vem do lado de fora, e que ainda está presente, impedindo a entrada de novo lixo.
Apesar de vivermos num mundo com tanto apelo à carne, aos sentidos e ao pecado, é possível manter a imundície do lado de fora, conservando a Porta do Lixo fechada. Como? Expondo-nos ao ESPÍRITO SANTO e à Palavra de DEUS. Ele nos dará uma crescente sensibilidade, e saberemos discernir entre o santo e o profano, o limpo e o imundo, submetendo-nos à purificação que Ele quer efetuar em nós, e vivendo à altura dos padrões requeridos ao filho de DEUS.
6. A Porta da Fonte (Ne. 3:15) - O ESPÍRITO SANTO
Fonte fala de águas que correm. Um dos símbolos do ESPÍRITO SANTO na Bíblia, é a água. Esta é a porta do ESPÍRITO SANTO. Toda nossa vida cristã depende dEle. É Ele quem nos gera em CRISTO, efetuando a obra de regeneração. Ele nos foi dado como o «outro Ajudador» ou «Consolado r». JESUS declara: «E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Confortador (Conselheiro, Ajudado r, Intercessor, Advogado, Fortalecedor, Auxiliador) para que fique convosco para sempre» (Jo. /4:16 - V. Amp.). Mas para que Ele opere em nós tudo quanto Lhe compete, precisa do nosso consentimento, mediante uma decisão de entrega e submissão. Se Lhe abrirmos a Porta da Fonte, então poderemos gozar de toda a Sua plenitude.
Outra tremenda experiência da qual a Porta da Fonte nos fala, é o batismo no ESPÍRITO SANTO, descrito em João 7, como os «rios de água viva», fluindo do interior. Ele nos permite ter uma nova liberdade espiritual e compreensão da Palavra. Através dele, entramos em uma nova dimensão de poder, que nos equipa na luta contra o inimigo. O batismo no ESPÍRITO leva-nos a experimentar uma nova ousadia no testemunho, na oração e nas diversas áreas da vida cristã. E como isso traz fogo, entusiasmo, vigor espiritual, dinamismo, poder e vibração para a nossa alma! Há muitos cuja porta está trancada para Ele. Mas os que a abrem, provarão a ousadia e poder para enfrentar e expulsar o inimigo e suas obras do seu território.
O ESPÍRITO SANTO é uma Pessoa. Se a Porta das Ovelhas deve estar sempre aberta para JESUS, a fim de crescermos no conheCiroento do Filho dI' DEUS e em Sua comunhão, a Porta da Fonte é um desafio constante para um crescimento na comunhão do ESPÍRITO SANTO. Nunca temos tudo dl' uma pessoa, mas podemos ter muitas experiências com ela. Assim acontecerá em nosso relacionamento com o doce Consolador.
Na Porta da Fonte, o ESPÍRITO SANTO nos gerou em CRISTO, batizando-os em Seu corpo, tornando-nos filhos de DEUS. Ali JESUS nos batizou no mesmo ESPÍRITO, equipando-nos para serví-LO, como implantadores do
Seu Reino aqui na Terra. Mas ali, também, poderemos ter uma experiência diária com Ele, recebendo da Sua plenitude, direção para cada novo empreendimento, poder para cada tarefa e assistência em toda a vida Cristã.
Uma das tremendas assistências é na vida de oração. Paulo declara a respeito: «Do mesmo modo também o ESPÍRITO nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o ESPÍRITO mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. “E Aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do ESPÍRITO: que Ele, segundo a vontade de DEUS, intercede pelos santos» (Rm 8:26,27). A figura aqui é de alguém que segura a ponta do outro lado, enquanto nós mesmos estamos na outra extremidade. Por exemplo: eu não sei o que está no coração de DEUS, mas começo a orar; o ESPÍRITO que tudo sabe, vem em meu socorro e segura a oração do outro lado. Saio para testemunhar de CRISTO. Tenho uma voz, mas o poder é do ESPÍRITO. Eu abro a boca com a Palavra e Ele me assiste com o poder. Assim ocorrerá em tudo. DEUS colocou em nossa alma uma porta que dá acesso ao ESPÍRITO SANTO, através de Quem todos os recursos da Sua graça estão à nossa disposição. Eis, portanto, o desafio: escancarar a porta a esse maravilhoso Guia, Conselheiro, Mestre, Advogado e Protetor!
7. A porta do Cárcere (Ne 3:25) Livres de Prisões (ou pátio do cárcere)
Aqui se fala dó átrio, ou pátio do cárcere ou prisão. Este é o lugar onde as nossas prisões devem ser quebradas. Há muitas prisões em nossa vida que devem ser relaxadas. Prisão de medo, depressão, falta de perdão, amargura e tantas outras. Para muitos a comida, um pedaço de bolo, uma coca-cola, uma xícara de café, o sexo, a posição e coisas semelhantes, são uma prisão. Tudo quanto tem poder de fascínio ou domínio sobre nós é uma prisão. A tudo que dizemos «não consigo» deixar isso, ou não fazer isso, ou viver sem isso, servimos como escravos. Nosso Ajudador quer quebrar o jugo dessas prisões. Para tanto precisamos dar-Lhe acesso ao pátio do cárcere e rejeitar todas as cadeias.
Toda e qualquer forma de prisão enfraquece a alma, a personalidade. Nossa personalidade deve ser tão equilibrada que nada, nem ninguém consigam pôr sobre nós seu jugo. Já possuímos o jugo de JESUS, que é suave e leve. Paulo exorta: «Para a liberdade CRISTO nos libertou, permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jugo de escravidão» (GI. 5: J).
As prisões da alma se manifestam na incapacidade de dominar os apetites da carne, nas carências afetivas, insegurança, acomodação, pensamentos descontrolados, dificuldade em tomar decisões, letargia, etc. Há mil e uma formas de prisões, mas todas têm uma só origem: Satanás. Para todas elas há um só remédio: JESUS, cujo poder libertador é ministrado pelo ESPÍRITO SANTO. E que glória ter as prisões despedaçadas! Quaisquer que sejam as cadeias que têm assolado sua alma, clame como Davi: «Tira a minha alma da prisão e louvarei o Teu Nome)) (SI. 142: 7).
A única prisão a ser admitida em nossa alma é a de JESUS. Presos a JESUS, para sempre. Paulo diz que o Seu amor nos constrange, isto é, nos atrai, prende e nos seduz. Essa prisão, sim, é gozo, vida, liberdade e paz. Presos a JESUS, por causa do Seu amor e graça, encontraremos a plenitude da vida e o poder de rejeitar toda e qualquer amarra dos homens e de coisas.
8. A Porta Das Águas (Ne. 3:26) A Palavra de DEUS
Essa é a porta da Palavra. Paulo, falando sobre JESUS e a Igreja, diz: «tendo-a purificado (com a lavagem da água, pela Palavra” (Ef. 5:26). A água da Palavra de DEUS nos lava, mas a água da palavra estranha joga lama sobre nós. A Porta das Águas, pois, deve estar aberta para a Palavra de DEUS, revelada na Bíblia, e totalmente cerrada às doutrinas estranhas que hoje invadem a Terra, visando poluir as nossas almas, com seu engano diabólico. A única palavra viva, é a Palavra de DEUS, expressa na Bíblia. Toda palavra que não suporta o teste do que está escrito na Bíblia, mio passa pela sua peneira, é água suja, lama pura, e não deve ser abraçada.
Hoje há muitas doutrinas de homens e de demônios, que trazem verdadeiras prisões. Certos líderes, em nome da autoridade, manifestam um espírito controlador, que não procede de DEUS, e tornam seus liderados verdadeiros prisioneiros de sistemas e de homens, esquecidos do conselho de Pedro: «Apascenta i o rebanho de DEUS, que está entre vós, não por força... “Nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho» (I Pe 5:2,3).
Precisamos nos abrir, como nunca, à água da Palavra viva. No contacto constante com o mundo, muitas vezes nossos pés são empoeirados e carecemos cada dia, de nos submeter a essa água purificadora, aplicada através da leitura, estudo, meditação e obediência à Palavra escrita. Uma exposição constante da alma a um bom programa de estudo da Bíblia ajudará a manter-nos limpos.
Já vimos que havia uma fonte de água junto a cada porta, com o objetivo de apagar as setas incendiárias lançadas contra as portas e muros, pelos inimigos, visando a destruição da cidade. A água era usada para apagar essas setas. Paulo aplica essa figura à batalha espiritual, quando declara: «tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno» (Ef 6:16). Glória a DEUS que há água junto a cada porta! Em outras palavras, a Palavra de DEUS nos está disponível em cada área da nossa vida, de modo que quando cada seta incendiária for lançada contra nossa alma, poderemos apagá-Ia, não sendo destruídos, mas permanecendo de pé, vitoriosos. Pela aplicação da água da Palavra, o inimigo será mantido fora do nosso arraial. Diante de cada investida levantamos o escudo da fé, mediante a aplicação da Palavra específica, para o tipo de ataque específico.
A Palavra de DEUS está para nossa alma o que a comida está para o corpo. É nossa fonte de alimento, sustento e vida. Por meio dela conhecemos a DEUS; ela é canal de comunhão com Seu Autor, DEUS mesmo; é fonte de oração, confissão e vitória; é instrumento de combate espiritual, sendo arma contra as investidas satânicas; por meio dela. temos luz e direção para todas as áreas da vida; ela expressa os princípios pelos quais viveremos e reinaremos; são de fato «espírito e vida», conforme JESUS declarou (Jo. 6:63).
A Porta da Fonte em nossa alma, deve estar continuamente aberta para a Palavra de DEUS, através de um programa sério de estudo, meditação e a devida obediência. Por outro lado, deve estar cerrada para todo tipo de ensino contrário às verdades imutáveis e eternas nela expressas.
 
9. A Porta dos Cavalos (Ne. 3:28) Livres de Cargas
.os cavalos eram um meio de transporte. Levavam cargas, pesos. Em nossa vida essa porta fala do lugar por onde passam os fardos. Ela deve estar aberta para JESUS. Todos os fardos devem ser lançados sobre Ele. Paulo diz que «devemos levar as cargas uns dos outros» (Gl. 6:2). Isso, porém, não significa que essas cargas devem repousar sobre nossos ombros. Todas elas precisam ter um único destino: deixá-Ias-emos nas mãos do Senhor. Não podemos ser sufocados pelos pesos que nos vêm, nem pelos que vêm sobre nossos irmãos. Ajudá-Ios-emos, levando-os a JESUS. .os irmãos virão a nós, o mundo virá a nós com os seus fardos, e nós os levaremos Àquele que os pode carregar. «Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós» (I Pe. 5-7). Há um corinho muito conhecido que diz:
«Não tenhas sobre ti, nenhum cuidado, qualquer que seja, Pois um, somente um, seria muito para ti. “É meu, somente meu, todo o trabalho, o teu trabalho é descansar em mim”.
Não é maravilhoso saber que há alguém que o ama tanto, que se dispõe a levar seus fardos e introduzí-Io no descanso da fé? E que seu papel consiste, simplesmente, em soltar seus fardos para que Ele os possa carregar? Ó amor indizível, graça sem medida, quem poderá te compreender? Mesmo não abarcando a dimensão exata desse amor sem igual, você pode se entregar a Ele e gozar de seus benefícios eternos. Portanto, diante de cada fardo, diga: «Pai, transfiro-o para Ti». Relaxe na Sua presença e veja os fardos se levantarem. E à medida que você experimenta tudo isso, sua alma estará sendo restaurada. Portas levantadas, brechas fechadas!
Muitos são os cuidados que tentam nos sufocar. A vida moderna tem muitas pressões e exigências e, muitas vezes, os fardos parecem insuportáveis. .o resultado de tudo isso é um forte estresse e abatimento. São fardos no trabalho, com um salário corroído pela inflação e a ameaça de desemprego que, para muitos, já bateu à porta; preocupações com os filhos e pressões na família, para além de toda sorte de inquietação numa sociedade violenta e insegura. Tantos são os males, que se alguém tentar enfrentá-Ios sozinho, logo sucumbirá. Mas há uma boa notícia: o Senhor, que é Pai e cuida dos Seus filhos, colocou nos muros de nossa alma a Porta dos Cavalos. Por ela podemos deixar sair todos os fardos que nos assolam. Ele é grande, e tem recursos infinitos para levar nossas cargas. Podemos entrar no descanso da fé, enquanto Ele toma conta de nós, com tudo que nos diz respeito.
Os pesos e cuidados são uma estratégia de Satanás para nos esmagar. Mas se a Porta dos Cavalos estiver aberta para JESUS, à medida que eles vierem, serão transferidos para nosso bendito Senhor, e estaremos vivendo no descanso da fé. «Tu conservarás em perfeita paz aquele cuja mente está firme em Ti; porque confia em Ti» (/s. 26:3).
 
10. A Porta Oriental (Ne.3:29) O Regresso de JESUS
Acredita-se que esta é a porta pela qual JESUS entrou, e que hoje se encontra fechada. Espera-se que o Messias entre por ela, em Sua segunda vinda. Para nós, ela fala do regresso de JESUS. Paulo diz que devemos nos consolar, uns aos outros, com a esperança da bendita vinda do Senhor. A expectativa desse evento deve estar sempre diante de nós. Temos um futuro glorioso, temos um destino eterno. Hoje travamos batalhas tremendas, mas há fim para o mal, há justiça a ser executada, há uma redenção a ser consumada, e tudo isso acontecerá na segunda vinda de JESUS CRISTO. Paulo ainda declara que, «Se é só para esta vida que esperamos em CRISTO, somos de todos os homens os mais dignos de lástima» (1 Co. 15:19).
A Porta Oriental em nossa vida deve estar aberta para a grande doutrina de que JESUS voltará, estabelecerá Seu Reino milenar na Terra, e a Igreja reinará com Ele, em glória. Os eventos no mundo inteiro apontam para a proximidade desse dia. De fato ele está mais perto do que muitos imaginam. Vivemos na geração que testemunha os mais tremendos acontecimentos proféticos, aguardados por milhares de anos. Estamos chegando ao clímax de todas as épocas, quando a trombeta de DEUS soará, os mortos ressuscitarão e os santos serão arrebatados para o encontro com o Senhor nos ares. Cada dia que passa vamos ficando mais próximos daquele dia glorioso. Isso deve nos motivar a viver de modo a glorificar a DEUS em tudo, aguardando, vigilantes o Dia da Sua vinda.
Não sabemos o dia, a hora ou o ano em que Ele voltará, mas está claro que saberemos a estação. Paulo declara em I Tessalonicenses 5:4: «Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que aquele dia, como ladrão, vos apanhe de surpresa». Para o mundo Ele virá «como ladrão de noite», isto é, de surpresa. Para os filhos de DEUS isso seria uma tragédia. Contudo, se a Porta Oriental estiver aberta a JESUS em nossa alma, a expectativa do Seu regresso não se apartará de nós, e isso se constituirá uma motivação de vida e serviço a Ele.
Ainda que JESUS não volte em nossa geração, pelo arrebatamento, o certo é que passaremos com a presente geração, seja através da morte ou da Segunda Vinda do Senhor. Nossos dias são limitados, e vamos vivê-los de modo a ser motivo de glória para DEUS e bênção para o mundo. Veremos o Seu rosto em Sua formosura a qualquer momento. Essa certeza nos inspira a viver como quem sabe quem é e para onde vai. Nosso destino é a glória, é o Trono, é JESUS mesmo. Depois de toda a luta contra o pecado, a carne, o mundo e o Diabo, vitoriosos, pelo Seu sangue e Sua Palavra, encontrar-nos-emos com Ele em nossa geração, seja pelo arrebatamento, seja pela morte. Vivamos, então, cada dia, como se fosse o último, na esperança da Sua vinda.
JESUS nos advertiu que deveríamos vigiar e estar alertas, sempre de prontidão, para recebê-Lo a qualquer hora. Apesar de muitos, em várias ocasiões, terem marcado data para Seu regresso, o certo é que Ele não prometeu fazê-Io, e conservar-nos-á na expectativa até o momento certo. Portanto, que «o próprio DEUS de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de NOSSO SSENHOR JESUS CRISTO» (1 Ts. 5:2.1).
 
11. A Porta da Atribuição (Ne. 3:31) A Comissão Divina
A versão da Sociedade Bíblica, assim como da Imprensa Bíblica Brasileira, traduzem "miphkad" por <
Essa é a porta pela qual o Senhor nos delega responsabilidades. Se ela estiver aberta para Ele, não nos recusaremos a aceitar e cumprir os deveres que nos serão atribuídos, pois, juntamente com a tarefa, Ele sempre nos dará a devida capacitação. Muitas vezes, o medo e o sentimento de inadequação tomam conta de nós, e deixamos a porta fechada para DEUS. Se, contudo, conhecemos ao Senhor, sabemos que Ele é fiel e justo e jamais nos dará uma tarefa, sem que esteja disposto a dar-nos, juntamente com ela, o que é necessário ao seu cabal cumprimento. Lembramos ainda que, cada vez que uma dessas portas é fechada ou aberta à pessoa errada, corremos sério perigo, pois isso se constituirá em uma brecha para o inimigo nos assolar.
DEUS tem planos perfeitos para cada um de nós. Devemos abrir a porta da atribuição e receber cada um deles, sabendo que Ele tem o melhor para a nossa vida. De fato, a bênção cem por cento só nos virá quando estivermos dentro do plano cem por cento que Ele tem para nós. Não há o que temer. Para o desempenho de cada tarefa, «A nossa capacidade vem de DEUS» (2 Co. 3:5). Ele é um Pai de amor e sabedoria. Saiba que o DEUS que chama e delega tarefas, é o mesmo que capacita, abre as portas, vai à frente, assiste-nos através do ESPÍRITO SANTO e comissiona Seus anjos a nosso favor.
A esta altura, convém advertir sobre a necessidade de distinguir entre um chamado do homem e um chamado de DEUS. Satanás pode nos enviar tarefas e pessoas, com o propósito de desgastar-nos, para que não tenhamos tempo e energia para executar o verdadeiro plano de DEUS para nós. Ele pode dar uma tarefa paralela, enviar pessoas que nos consomem o tempo e, se não estivermos firmes no discernimento da voz de DEUS, ele pode nos iludir. Lembre-se de que o plano de DEUS é um só e não há plano paralelo. Seguir o caminho paralelo é estar fora do verdadeiro plano. Há um propósito específico para cada filho. O modo de descobrí-lo, é ouvir Sua voz, através das impressões do ESPÍRITO SANTO no homem interior. Um engano comum é tentarmos atender o chamado do homem, muitas vezes provocado por uma necessidade. Acontece que uma necessidade não se constitui um chamado Divino. Necessidades existem em todos os lugares, e só remiremos o tempo, atendendo a convocação do Senhor.
 
12. A Porta de Efraim. (Ne. 8:16) A Porção Dobrada
Esta é a última porta a ser mencionada. Efraim era o segundo filho de José, mas recebeu a bênção de Jacó, como se fora o primogênito. Seu nome significa: «fruto dobrado. porção dobrada da herança, frutífero».
Para nós, ela é a Porta da Porção Dobrada. Esta era dada por direito de primogenitura. JESUS é o primogênito, mas Hebreus 12:23 se refere a todos os filhos de DEUS como «a Igreja dos primogênitos inscritos nos Céus». Como pode acontecer que todos os crentes sejamos primogênitos, com direito à porção dobrada? Ora, JESUS é o primogênito e nós somos o Seu corpo, um com Ele, e o que é Seu, é nosso. DEUS tem um filho, que se chama JESUS. A esse Filho, deu uma companheira, que é a Igreja. Essa Igreja é parte dEle, Seu complemento, e participa do que Lhe pertence. É por isso que DEUS quer que o nosso caráter, personalidade, o ser inteiro, reflitam a presença de JESUS, e Sua glória em nós se manifeste.
DEUS não desiste de nós. Em Oséias 11.8 lemos: «Como te deixaria. ó Efraim ?» Essas palavras repassadas de amor, são dirigidas em tempos de apostasia de Efraim. Ainda assim, as ternuras do coração do Pai para com ele o buscavam atrair. Na porta de Efraim, receberemos a abundância do que Ele tem para nós e tornar-nos-emos frutíferos em tudo, pois Ele colocou à nossa disposição todos os recursos inesgotáveis de Sua graça.
 
Não há limites em DEUS. Somos nós que limitamos o que recebemos dEle. Seus tesouros, em CRISTO, estão escancarados para nós. Mas precisamos abrir a Porta de Efraim, da Porção Dobrada, e receber as bênçãos do primogênito, ou seja, o que pertence a JESUS. Tudo é nosso, nEle.
Qual é o estado da sua alma? Alguém se importa com ela e veio para dirigir sua limpeza e restauração (JESUS). O segundo passo depende de você unir-se ao precioso ESPÍRITO de DEUS, começando pelas portas, o lugar de decisão. Aí você determina o rumo que sua vida vai tomar. Lembre-se que sua vida no agora, é o resultado das escolhas de ontem. Para mudar o seu curso no amanhã, algo deverá ser feito hoje. DEUS lhe dá todos os recursos e assistência na pessoa do ESPÍRITO SANTO, para que você possa fazê-Io. Se você se expõe a Ele e está determinado a seguir Sua direção, então nada impedirá sua completa vitória.
  
As citações bíblicas são extraídas da Tradução de Almeida, Revisada de Acordo com os Melhores Textos em Hebraico e Grego, da Imprensa Bíblica Brasileira, exceto Quando for indicada outra fonte.
Citações com a indicação Amp., são traduzidas pela autora de The Amplified Bible. Copyright @ by Zodervan Bible Publishers. (Bíblia Amplificada).
Citações SBB, são extraídas da Tradução de Almeida, Edição Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil.
 
Coelho, Valnice Milhomens. Personalidades restauradas, São Paulo: Edição do autor, 1992. 244p.1. Palavra da Fé Produções Caixa Postal 60061 - CEP 05096-970 Av. Pompéia, 2110 - São Paulo - S. P. - Tel. :(011) 873-3117, FAX 62.4015

  
INTERAÇÃO
O texto de Neemias capítulo três narra o processo de edificação dos muros de Jerusalém. A palavra "reparou" é predominante em todo o capítulo. Para os judeus que voltaram do exílio, o processo de reconstrução das portas e dos muros de Jerusalém contrastava-se com a realidade caótica do presente (SI 126), mas oferecia, ao mesmo tempo, a lembrança do pujante passado da cidade. Passado este que, infelizmente, fora coberto pelos escombros. Contudo, os judeus estavam dispostos a remover as ruínas e, a partir delas, reconstruir uma nova nova vida e uma nova história, é nesta perspectiva que estudaremos hoje as portas de Jerusalém.

 
OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Conhecer as Portas de Jerusalém.
Aprender a respeito das Portas e seu significado espiritual.
Saber que as portas de Jerusalém trazem preciosas lições para nossa vida pessoal.
 
 
RESUMO DA LIÇÃO 3, APRENDENDO COM AS PORTAS DE JERUSALÉM
I - A PORTA DO GADO E A PORTA DO PEIXE
1. A Porta do Gado ou das Ovelhas (v. 1).
2. A Porta do Peixe (Ne 3.3; 12.39).
II - A PORTA VELHA E A PORTA DO VALE
1. A Porta Velha (Ne 3.6; 12.39).
2. A Porta do Vale (Ne 3.13).
III - A PORTA DO MONTURO, DA FONTE E DA GUARDA
1. A Porta do Monturo (Ne 2.13; 3.14).
2. Porta da Fonte (Ne 3.15).
3. Porta de Micfade ou Porta da Guarda (Ne 3.31).
 
SINOPSE DO TÓPICO (1)
A Porta das Ovelhas lembra o Salvador JESUS CRISTO como o Bom Pastor. Enquanto que a Porta do Peixe lembra-nos da chamada para sermos "pescadores de homens".
SINOPSE DO TÓPICO (2)
A Porta Velha faz referência a imutabilidade da Palavra de DEUS. E a Porta do Vale lembra-nos da humilhação, quebrantamento e contrição que devemos manter na presença do Pai.
SINOPSE DO TÓPICO (3)
A Porta do Monturo refere-se ao lixo do mundo, mas a da Fonte, a pureza e a vida pela Palavra de DEUS. E a Porta da Guarda os preceitos divinos que devem ser observados.
 
VOCABULÁRIO
Incumbência: Encargo; missão.
Humanismo: Doutrina ou atitude que se situa expressamente numa perspectiva antropocêntrica.
Adjacente: Próximo.
 
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
Dicionário Bíblico Wycliffe. 1 .ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
HARRISON, R. K. Tempos do Antigo Testamento. Um Contexto Social, Político e Cultural. Rio de Janeiro: CPAD, 2010. PACKER, J. I. Neemias - Paixão pela fidelidade. Sabedoria extraída do livro de Neemias M. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 201 v2
 
 
QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 3, APRENDENDO COM AS PORTAS DE JERUSALÉM
RESPONDA CONFORME A REVISTA DA CPAD DO 4º TRIMESTRE DE 2011
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas corretas e com "F" as falsas.
 
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"Assim, edificamos o __________________________, e todo o muro se cerrou até sua _______________________________; porque o coração do povo se inclinava a _______________________________" (Ne 4.6).
 
VERDADE PRATICA
2- Complete:
A _____________________________, apesar de seu desconforto, sempre nos _________________________________ grandes e oportunas ________________________________.
 
INTRODUÇÃO
3- A Cidade de Jerusalém era grande. O que era necessário para que a sua vida corresse normalmente?
(    ) Eram necessárias 2 portas de acesso.
(    ) Eram necessárias algumas portas de acesso.
(    ) Eram necessárias várias portas de acesso.
 
4- O que fazer, se as portas estavam queimadas e os muros fendidos e Jerusalém se tornara presa fácil para os inimigos?
(    ) A única solução era reerguer as portas e reconstruir os muros, apesar do desconforto da crise.
(    ) A solução era esperar pela ajuda dos gregos e Samaritanos.
(    ) Homem algum seria capaz de realizar tal obra sozinho. Era preciso unidade e esforço.
(    ) O povo encorajado por Neemias, aceitou o desafio da reconstrução.
 
I - A PORTA DO GADO E A PORTA DO PEIXE
5- A Porta do Gado ou das Ovelhas (v. 1).  Qual sua localização, sua relação ao tempo de JESUS e por quem foi edificada?
(    ) De acordo com os estudiosos, essa porta situava-se na entrada mais oriental do lado norte das muralhas de Jerusalém..
(    ) Em algumas versões, é chamada de a Porta das Ovelhas.
(    ) Em algumas versões, é chamada de a Porta dos bodes.
(    ) Junto a essa porta, no tempo de JESUS, havia o tanque de Betesda, onde o Salvador curou o paralítico, enfermo havia trinta e oito anos..
(    ) Essa porta foi edificada pelos soldados..
(    ) Essa porta foi edificada pelos sacerdotes..
 
6- Qual o sentido espiritual da Porta das Ovelhas?
(    ) A porta das ovelhas é também conhecida como porta dos cabritos selvagens.
(    ) A Porta das Ovelhas é uma figura de CRISTO - a Porta da Salvação e o Bom Pastor.
(    ) Não há salvação senão em JESUS e por JESUS.
(    ) CRISTO libertou-nos do pecado e da condenação eterna.
(    ) O Sumo Pastor morreu por nossas iniquidades, libertando-nos do castigo do pecado, que é a morte.
 
7- A Porta do Peixe (Ne 3.3; 12.39). De onde veio este nome e qual sua relação com a Igreja?
(    ) Segundo o Dicionário Bíblico Wycliffe, o nome provavelmente veio do fato de os peixes da Galileia serem comercializados naquelas imediações.
(    ) Segundo o Dicionário Bíblico Wycliffe, o nome provavelmente veio do fato de os peixes da Judéia serem comercializados naquelas imediações.
(    ) Essa porta faz-nos lembrar que JESUS chamou-nos para ser­mos "pescadores de homens".
(    ) A Igreja recebeu de CRISTO a incumbência de proclamar o Evangelho a toda criatura.
 
II - A PORTA VELHA E A PORTA DO VALE
8- A Porta Velha (Ne 3.6; 12.39). Qual sua localização e qual seu significado espiritual?
(    ) Localizada na parte mais nova da cidade, a Porta Velha pode ser tomada como imagem da legítima doutrina cristã.
(    ) Localizada na parte mais antiga da cidade, a Porta Velha pode ser tomada como imagem da legítima doutrina cristã.
(    ) Localizada na parte mais alta da cidade, a Porta Velha pode ser tomada como imagem da legítima doutrina cristã.
 
9- Complete segundo a legítima doutrina cristã, extraída da Bíblia:
(    ) A doutrina envelhece, mas muda muito pouca coisa.
(    ) A legítima doutrina cristã, apesar de sua antiguidade, jamais será derribada quer pelo liberalismo teológico, quer pelo pós-modernismo.
(    ) A legítima doutrina cristã assemelha-se aos portões dos castelos milenares: resiste ao tempo e jamais será tida como ultrapassada, pois é imprescindível à nossa segurança.
(    ) A Bíblia Sagrada, de onde extraímos a nossa doutrina, começou a ser escrita há quatro mil anos aproximadamente, e nem por isso é tida como fora de moda: a Palavra de DEUS é para sempre.
 
10- A Porta do Vale (Ne 3.13). Qual sua localização e signifcado espiritual?
(    ) Dando acesso ao vale localizado na parte Leste de Jerusalém, essa porta lembra-nos humilhação, quebrantamento e contrição na presença de DEUS.
(    ) Dando acesso ao vale localizado na parte Sudoeste de Jerusalém, essa porta lembra-nos humilhação, quebrantamento e contrição na presença de DEUS.
(    ) Dando acesso ao vale localizado na parte oeste de Jerusalém, essa porta lembra-nos humilhação, quebrantamento e contrição na presença de DEUS.
 
11- Por que em sua oração, Neemias confessa: "Pecamos contra ti; também eu e a casa de meu pai pecamos" (Ne 1.6)?
(    ) Por que Neemias estava em pecado e o povo também.
(    ) Porque ele tinha consciência dos seus pecados e dos erros do seu povo.
(    ) O Senhor agrada-se de um espírito quebrantado e de um coração abatido.
 
III - A PORTA DO MONTURO, DA FONTE E DA GUARDA
12- Por que o nome "Porta do Monturo" (Ne 2.13; 3.14)?
(    ) Segundo o Dicionário Bíblico Wycliffe, "essa porta recebeu este nome porque o lixo da cidade era levado através dela para ser queimado no vale de Bacaba".
(    ) Segundo o Dicionário Bíblico Wycliffe, "essa porta recebeu este nome porque o lixo da cidade era levado através dela para ser queimado no vale de Acor".
(    ) Segundo o Dicionário Bíblico Wycliffe, "essa porta recebeu este nome porque o lixo da cidade era levado através dela para ser queimado no vale de Hinom".
 
13- Que lição nos traz a Porta do Monturo?
(    ) A igreja e a família devem conviver com heresias, apostasias, imoralidades e mentiras em seu meio, sem se contaminar.
(    ) A igreja e a família devem ter cuidado para não se contaminar com o lixo deste mundo: heresias, apostasias, imoralidades e mentiras.
(    ) Se não tomarmos cuidado, todo esse lixo invadirá nossos lares por intermédio da mídia.
 
14- Infelizmente, muitos são os que passam horas seguidas diante da tevê e da internet, permitindo que a abominação lhes entre pela casa. Complete:
A Palavra de DEUS adverte-nos: "Não ___________________________, pois, ___________________________ em tua casa, para que não sejas ______________________________" (Dt 7.26). Os programas de TV, com raras exceções, estimulam a prostituição, o adultério, a fornicação e o homossexualismo. Tomemos cuidado, pois, com o que vemos, ouvimos e lemos, pois as Sagradas Escrituras alertam-nos a não colocarmos coisas más diante dos nossos olhos (SI 101.3).
 
15- A Porta da Fonte (Ne 3.15). Qual sua localização e qual seu significado espiritual?
(    ) Essa porta ficava próxima ao Tanque de Siloé, ou Tanque do Rei.
(    ) Essa porta ficava próxima ao Tanque de Betesda, ou Tanque do doente.
(    ) A Palavra de DEUS nos mata a sede espiritual, limpa-nos de todo o pecado e vivifica-nos a alma.
 
16- Porta de Micfade ou Porta da Guarda (Ne 3.31). Qual sua localização e qual seu significado espiritual?
(    ) Localizada na seção sudoeste de Jerusalém, a Porta da Guarda, ao que tudo indica, ficava em frente ao Templo.
(    ) Localizada na seção nordeste de Jerusalém, a Porta da Guarda, ao que tudo indica, ficava adjacente ao Templo.
(    ) Ela faz-nos lembrar a guarda dos preceitos divinos: "Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, para sempre, até ao fim".
(    ) O líder autêntico incentiva o povo a obedecer e a amar a Palavra de DEUS.
 
CONCLUSÃO
17- Complete:
Aprendemos, nesta aula, preciosas lições com as ________________________ de Jerusalém. Roguemos a DEUS que nos ensine a ________________________ todos os momentos de nossas lutas e provações, para que sejamos sempre sábios. As crises, apesar de seu desconforto, sempre nos tornam mais _______________________ espiritualmente. Foi o que aconteceu com Neemias.
 
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
 
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - BÍBLIA de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Nosso novo endereço: http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/
Veja vídeos em http://ebdnatv.blogspot.com, http://www.ebdweb.com.br/ - Ou nos sites seguintes: 4Shared, BauCristao,
Dadanet, Dailymotion, GodTube, Google, Magnify, MSN, Multiply, Netlog, Space, Videolog, Weshow, Yahoo, Youtube.
www.portalebd.org.br (Caramurú)
BANCROFT, E. H. Teologia Elementar. São Paulo, IBR, 1975.
CEGALLA, D. P. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1977.
BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Edição contemporânea. São Paulo, Vida, 1994.
McNAIR, S. E. A Bíblia Explicada. Rio de Janeiro, CPAD, 1994.
Espada Cortante 2 - Orlando S. Boyer - CPAD - Rio de Janeiro - RJ
CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. 5. ed. São Paulo: Hagnos, 2001. v. 1
JOSEFO, Flávio. História dos hebreus: de Abraão à queda de Jerusalém obra completa. 9. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.
VOS, Howard F.; REA, John. Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
VINE, W. E.; UNGER, Merril F.; WHITE JR, William. Dicionário Vine. 2. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
(http://realizandoaobradosenhor.blogspot.com/2010/02/as-portas-de-jerusalem.html)
Coelho, Valnice Milhomens. Personalidades restauradas, São Paulo: Edição do autor, 1992. 244p.1. Palavra da Fé Produções Caixa Postal 60061 - CEP 05096-970 Av. Pompéia, 2110 - São Paulo - S. P. - Tel. :(011) 873-3117, FAX 62.4015