ESTUDOS DA LIÇÃO 7, O CUIDADO COM AS OVELHAS



LIÇÃO 7, O CUIDADO COM AS OVELHAS
Lições Bíblicas Aluno - Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2010
Jeremias - Esperança em tempos de crise
Comentários da revista da CPAD: Pr. Claudionor de Andrade
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva



TEXTO ÁUREO
"Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas" (João 10.11).

VERDADE PRÁTICA
Se não cuidarmos das ovelhas de CRISTO, de acordo com o que nos prescreve o Sumo Pastor, como haveremos de comparecer perante Ele?

LEITURA DIÁRIA
Segunda 1 Sm 17.40 As armas do pastor
Terça Sl 23.1 Os suprimentos do pastor
Quarta Ec 12.11 As palavras do pastor
Quinta Is 40.11 Os cuidados do pastor
Sexta Am 3.12 O zelo do pastor
Sábado Mt 9.36 A compaixão do pastor

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Jeremias 23.1-4; João 10.1-5
Jeremias 23.1 Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR. 2 Portanto, assim diz o SENHOR, o DEUS de Israel, acerca dos pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei

sobre vós a maldade das vossas ações, diz o SENHOR. 3 E eu mesmo recolherei o resto das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão e se multiplicarão. 4 E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o SENHOR.

João 10.1 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. 2 Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3 A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas e as traz para fora. 4 E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5 Mas, de modo nenhum, seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.

COMENTÁRIO
Palavra Chave: Pastor - Em termos eclesiásticos, é o supervisor do rebanho. Sua principal função é administrar a Igreja de CRISTO.

REFLEXÃO - "As palavras dos sábios são como aguilhões e como pregos bem fixados pelos mestres das congregações, que nos foram dadas pelo único Pastor." Eclesiastes 12.11

OS PASTORES E SEUS DEVERES
At 20.28 “Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o ESPÍRITO SANTO vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de DEUS, que ele resgatou com seu próprio sangue.”

Nenhuma igreja poderá funcionar sem dirigentes para dela cuidar. Logo, conforme 14.23, a congregação local, cheia do ESPÍRITO, buscando a direção de DEUS em oração e jejum, elegiam certos irmãos para o cargo de presbítero ou bispo de acordo com as qualificações espirituais estabelecidas pelo ESPÍRITO SANTO em 1Tm 3.1-7; Tt 1.5-9. Na realidade é o ESPÍRITO que constitui o dirigente de igreja. O discurso de Paulo diante dos presbíteros de Éfeso (20.17-35) é um trecho básico quanto a princípios bíblicos sobre o exercício do ministério de pastor de uma igreja local.

PROPAGANDO A FÉ. (1) Um dos deveres principais do dirigente é alimentar as ovelhas mediante o ensino da Palavra de DEUS. Ele deve ter sempre em mente que o rebanho que lhe foi entregue é a congregação de DEUS, que Ele comprou para si com o sangue precioso do seu Filho amado (cf. 20.28; 1Co 6.20; 1Pe 1.18,19; Ap 5.9). (2) Em 20.19-27, Paulo descreve de que maneira serviu como pastor da igreja de Éfeso; tornou patente toda a vontade de DEUS, advertindo e ensinando fielmente os cristãos efésios (20.27). Daí, ele poder exclamar: “estou limpo do sangue de todos” (20.26). Os pastores de nossos dias também devem instruir suas igrejas em todo o desígnio de DEUS. Que “pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina” (2Tm 4.2) e nunca ministrar para agradar os ouvintes, dizendo apenas aquilo que estes desejam ouvir (2Tm 4.3).

GUARDANDO A FÉ. Além de alimentar o rebanho de DEUS, o verdadeiro pastor deve diligentemente resguardá-lo de seus inimigos. Paulo sabe que no futuro Satanás levantará falsos mestres dentro da própria igreja, e, também, falsários vindos de fora, infiltrar-se-ão e atingirão o rebanho com doutrinas antibíblicas, conceitos mundanos e idéias pagãs e humanistas. Os ensinos e a influência destes dois tipos de elementos arruinarão a fé bíblica do povo de DEUS. Paulo os chama de “lobos cruéis”, indicando que são fortes, difíceis de subjugar, insaciáveis e perigosos (ver 20.29; cf. Mt 10.16). Tais indivíduos desviarão as pessoas dos ensinos de CRISTO e os atrairão a si mesmos e ao seu evangelho distorcido. O apelo veemente de Paulo (20.28-31) impõe uma solene obrigação sobre todos os obreiros da igreja, no sentido de

defendê-la e opôr-se aos que distorcem a revelação original e fundamental da fé, segundo o NT.

(1) A igreja verdadeira consiste somente daqueles que, pela graça de DEUS e pela comunhão do ESPÍRITO SANTO, são fiéis ao Senhor JESUS CRISTO e à Palavra de DEUS. Por isso, é de grande importância na preservação da pureza da igreja de DEUS que os seus pastores mantenham a disciplina corretiva com amor (Ef 4.15), e reprovem com firmeza (2Tm 4.1-4; Tt 1.9-11) quem na igreja fale coisas perversas contrárias à Palavra de DEUS e ao testemunho apostólico (20.30).

(2) Líderes eclesiásticos, pastores de igrejas locais e dirigentes administrativos da obra devem lembrar-se de que o Senhor JESUS os têm como responsáveis pelo sangue de todos os que estão sob seus cuidados (20.26,27; cf. Ez 3.20,21). Se o dirigente deixar de ensinar e pôr em prática todo o conselho de DEUS para a igreja (20.27), principalmente quanto à vigilância sobre o rebanho (20.28), não estará “limpo do sangue de todos” (20.26, cf. Ez 34.1-10). DEUS o terá por culpado do sangue dos que se perderem, por ter ele deixado de proteger o rebanho contra os falsificadores da Palavra (ver também 2Tm 1.14; Ap 2.2).

(3) É altamente importante que os responsáveis pela direção da igreja mantenham a ordem quanto a assuntos teológicos doutrinários e morais na mesma. A pureza da doutrina bíblica e de vida cristã deve ser zelosamente mantida nas faculdades evangélicas, institutos bíblicos, seminários, editoras e demais segmentos administrativos da igreja (2Tm 1.13,14).

(4) A questão principal aqui é nossa atitude para com as Escrituras divinamente inspiradas, que Paulo chama a “palavra da sua graça” (20.32).

Falsos mestres, pastores e líderes tentarão enfraquecer a autoridade da Bíblia através de seus ensinos corrompidos e princípios antibíblicos. Ao rejeitarem a autoridade absoluta da Palavra de DEUS, negam que a Bíblia é verdadeira e fidedigna em tudo que ela ensina (20.28-31; ver Gl 1.6; 1Tm 4.1; 2Tm 3.8). A bem da igreja de DEUS, tais pessoas devem ser excluídas da comunhão (2Jo 9-11; ver Gl 1.9).

(5) A igreja que perde o zelo ardente do ESPÍRITO SANTO pela sua pureza (20.18-35), que se recusa a tomar posição firme em prol da verdade e que se omite em disciplinar os que minam a autoridade da Palavra de DEUS, logo deixará de existir como igreja neotestamentária (ver 12.5).

Jo 10.1- Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.

JESUS aqui cita a porta de entrada para o homem na terra, ou seja, o nascimento físico (nascer de mulher), o curral é o mundo (a terra), subiu por outra parte é quem foi lançado do céu, caiu aqui na terra, no inferno e subiu para a superfície (Pv 15.24, inferno é em baixo) para tentar o homem para conseguir-lhe a condição de imagem e semelhança de DEUS (Is 14.14), que sempre foi o seu maior desejo. JESUS diz-nos aqui que quem entra pela porta correta (nascimento virginal de CRISTO) é o pastor das ovelhas, a esse o porteiro (ESPÍRITO SANTO), abre a porta de entrada (concebido do ESPÍRITO SANTO, Mt 1.20) e JESUS (o pastor das ovelhas) nos chama através da pregação do evangelho, para fora desse mundo de condenação e escravidão, e nos dá o pão da vida levando-nos depois para ele (Jo 14.3; 17.16). Estamos no mundo, mas não somos do mundo – Jo 17.14.

No restante do capítulo, JESUS faz como de outras vezes, já que não entendiam quando lhes falava de coisas terrenas, passou a falar-lhes de coisas espirituais, celestes, que entendiam menos ainda e nem se interessavam em entender. Daí para frente JESUS declara-se a própria porta de entrada para a salvação e o próprio pastor das ovelhas.

Esse é o Pastor perfeito que Israel só conhecerá no milênio, quando Ele mesmo estará governando as nações.

Esse é o nosso Pastor Perfeito e aguardado com muito amor e esperança. Esse nos guiará ao PAI.

INTERAÇÃO
Na lição de hoje veremos que os reis, profetas e sacerdotes, que deveriam apascentar o povo de DEUS e guiá-los aos "pastos verdejantes", estavam, ao contrário, sendo negligentes e irresponsáveis. O "direito e a justiça" não eram estabelecidos, e o povo cada vez mais se atolava no lamaçal do pecado. Os líderes seriam julgados com maior severidade, pois movidos pela avareza usavam o poder, que lhes fora conferido pelo Senhor, para legislar em causa própria. Os reis deixavam-se subornar (22.17), extorquiam dinheiro das pessoas (22.17) e defraudavam o próximo para obter vantagens (22.13,14). DEUS já havia dado tempo para que se arrependessem, mas eles não queriam ouvir a voz do Senhor, preferindo o engano dos falsos profetas (23.9-12).

OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

Compreender que o pastor é um administrador do rebanho de CRISTO.

Entender que Israel foi destruído porque lhe faltou verdadeiros profetas.

Conscientizar-se de que o líder precisa cuidar das ovelhas de CRISTO, de acordo com o que prescreve o Sumo Pastor.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor reproduza a tabela abaixo no quadro-de-giz ou em uma cartolina ou em um projetor (onde estão os principais cargos designados por DEUS para apascentar seu povo). Utilize-a para explicar à classe qual era a real missão do rei, do sacerdote e do profeta. Ressalte o fato de que estes não estavam cumprindo a missão que lhes fora designada por DEUS. Agiam de modo irresponsável. Como líderes, eram os responsáveis pela degradação espiritual e moral que havia em Judá.

Como servos do Senhor, não podemos nos esquecer que somos responsáveis, diante de DEUS, por quem lideramos. Precisamos agir com temor, tremor e muita responsabilidade.

RESUMO DA LIÇÃO 7, O CUIDADO COM AS OVELHAS

Pastor de ovelhas! Assim Davi comparou DEUS no trato com o seu povo.

Que o CRISTO de DEUS nos ajude a cuidar de suas ovelhas. E que nenhuma se perca; cada pedacinho delas é precioso aos olhos do Senhor (Am 3.12).

I. O QUE É UM PASTOR

1. Obrigações do pastor.

II. OS PASTORES DE ISRAEL

1. Os reis.

2. Os sacerdotes.

3. Os profetas.

III.ISRAEL FOI DESTRUÍDO POR LHE FALTAR VERDADEIROS PASTORES

Os pastores de Israel, ao invés de lhe anunciarem a Palavra de DEUS, e conduzi-lo de conformidade com os preceitos divinos, desviaram-no com suas mentiras e falsidades.

À semelhança daqueles pastores de Israel, os mercenários estão a afugentar as ovelhas de CRISTO e a dispersar o rebanho que nos confiou o Senhor JESUS.

IV. OS DEVERES DAS OVELHAS

1. Honrar os pastores.

2. Obediência.

3. Contribuição à Obra de DEUS.

CONCLUSÃO

É chegado o momento de imitarmos o Sumo Pastor.

Quanto às ovelhas, que honrem os seus pastores, devotando-lhes perfeito amor.

REFLEXÃO "Devemos manter nossos olhos em CRISTO, nosso supremo Senhor que, ao contrário dos líderes humanos, nunca mudará." Bíblia do Estudante Aplicação Pessoal

REFLEXÃO "O pastor escolhe a trilha e prepara o pasto. A tarefa das ovelhas - a nossa tarefa - é observar e seguir o pastor." Max Lucado

SINOPSE DO TÓPICO (1) O pastor deve apascentar e guardar cada uma das ovelhas que lhe confiou o Sumo Pastor.

SINOPSE DO TÓPICO (2) Os reis, sacerdotes e profetas eram negligentes e não apascentavam o povo de DEUS.

SINOPSE DO TÓPICO (3) Os pastores de CRISTO devem conduzir o rebanho de acordo com as Sagradas Escrituras, levando a Igreja a uma vida de santificação e de pureza.

SINOPSE DO TÓPICO (4) As ovelhas têm deveres e compromissos para com os seus pastores.

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO - Subsídio Bibliológico

O pastor no contexto bíblico

"Devemos voltar à Bíblia para redescobrirmos o que significa ser pastor. Escrevendo aos pastores do primeiro século, o apóstolo Pedro disse: 'Pastoreai o rebanho de DEUS que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como DEUS quer; nem por sórdida ganância, mas antes, tornando-vos modelo do rebanho' (1 Pe 5.2,3).

Vejamos de uma forma analítica o uso de algumas destas expressões que julgo como principais:

Pastorear (Poimaino) segundo o Dicionário de Teologia do Novo Testamento, poimaino significa: apascentar, cuidar do rebanho, tomar conta das ovelhas. Prover pastos para alimentação; nutrir; cuidar do corpo de alguém, servir o corpo; suprir o necessário para as necessidades da alma.

Não por constrangimento (Anankastos) que não deve ser pela força ou constrangimento, de forma obrigatória.

Espontaneamente (Hekousios) significa: voluntariamente, de boa vontade, de acordo consigo mesmo. Pecar de propósito como oposto a pecados cometidos involuntariamente, e por ignorância ou fraqueza.

Não como dominadores (Katakurieuo) tem a idéia de: colocar sob o seu domínio, sujeitar-se, subjugar, dominar. Manter em sujeição, domínio sobre, exercer senhorio sobre.

Modelo (Typos) modelo aqui é um tipo a ser imitado. Marca de uma pancada ou “golpe, impressão” (GONÇALVES, José. As ovelhas também Gemem. 1.ed. Rio de Janeiro, CPAD, 2006, pp. 42-3).

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

GONÇALVES, José. As Ovelhas também Gemem. 1.ed. Rio de Janeiro, CPAD, 2007.

BEVERE, John. Assim Diz o Senhor? Como saber quando DEUS está falando através de outra pessoa. 1. ed. Rio de Janeiro, CPAD, 2006.

SAIBA MAIS na revista Ensinador Cristão - CPAD, Nº 42, P.39.

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 7, O CUIDADO COM AS OVELHAS

RESPONDA CONFORME A REVISTA DA CPAD DO 2º TRIMESTRE DE 2010

Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas corretas e com "F" as falsas.

TEXTO ÁUREO

1- Complete:

"Eu sou o bom _____________________; o bom Pastor dá a sua ____________________ pelas ______________________" (João 10.11).

VERDADE PRÁTICA

2- Complete:

Se não cuidarmos das ________________ de CRISTO, de acordo com o que nos prescreve o ____________________ Pastor, como haveremos de ______________________ perante Ele?

3- Pastor de ovelhas! Assim Davi comparou DEUS no trato com o seu povo. De tal maneira ficou a imagem cristalizada na alma hebréia, que todos os seus guias passaram a ser vistos como pastores. Quais são essses guias?

( ) O rei, o levita e o profeta.

( ) O rei, o sacerdote e o levita.

( ) O rei, o sacerdote e o profeta.

4- Como cada ofício se comporta como pastor? Complete:

Rei - conduzir os israelitas ao _________________________ divino.

Sacerdote - ________________________ é pastorear.

Profeta - ____________________ tem muito a ver com os ofícios de pastor conforme mostra-nos Jeremias e Ezequiel.

5- Como se portavam os líderes de Israel, estando já a nação fortalecida e desfrutando já de riquezas e abastanças, necessitando DEUS de lhes enviar o profeta Jeremias?

( ) Viviam em perfeita comunhão com DEUS, como agradecimento a Ele..

( ) Esqueceram-se de suas responsabilidades.

( ) Começaram os membros da família real e da casa sacerdotal a se portarem como meros soberanos e pontífices, menosprezando as necessidades do povo.

I. O QUE É UM PASTOR

6- Como é visto o pastor nas Escrituras do Novo Testamento e qual é a sua função?

( ) Como o administrador do rebanho de CRISTO.

( ) É visto apenas como tesoureiro da casa do Senhor.

( ) Sua função é conduzir os santos ao Senhor JESUS, dispensando a estes os meios da graça.



7- Quais as obrigações do pastor?

( ) Somente a de dirigir os cultos e visitar as ovelhas.

( ) A principal obrigação do pastor é apascentar e guardar cada uma das ovelhas que lhe confiou o Sumo Pastor.

( ) O ofício pastoral inclui duas coisas básicas: a oração intercessória e a ministração da Palavra de DEUS.

( ) Deve o pastor, por conseguinte, agir em relação às ovelhas tanto como sacerdote quanto como profeta.

( ) É sacerdote quando as apresenta a DEUS em oração; e quando lhes fala a Palavra de DEUS é profeta.



8- Complete segundo o conselho de Bernard Ramm: 

"A tarefa fundamental de um pastor, na ______________________, não é ser _______________________ ou profundo, mas é ministrar a _____________________ de Deus".



II. OS PASTORES DE ISRAEL

9- No Antigo Testamento, pastores eram considerados os reis, os profetas e os sacerdotes e mais quem?

( ) Os levitas que, à semelhança de Arão, tinham como missão guiar seus filhos na disciplina, a fim de que andassem como povo de DEUS.

( ) Os patriarcas que, à semelhança de Abraão, tinham como missão guiar seus filhos na disciplina, a fim de que andassem como povo de DEUS.

( ) Todos os descendentes de Adão que, à semelhança de Adão, tinham como missão guiar seus filhos na disciplina, a fim de que andassem como povo de DEUS.



10- Como foram os reis em seu ministério pastoral?

( ) Todos se portaram bem, ensinando o povo a estarem em santidade diante de DEUS.

( ) O primeiro rei messiânico de Israel foi tirado de entre as ovelhas a fim de pastorear o seu povo.

( ) Segue-se, pois, que o monarca israelita, para ser bem-sucedido, haveria de ter uma alma de pastor.

( ) Na literatura profética, eram os reis vistos por DEUS como os pastores de seu povo.

( ) Até um rei gentio foi designado por DEUS para atuar como pastor dos filhos de Israel.



11- Como foram os sacerdotes em seu ministério pastoral?

( ) Eram considerados pastores de Israel, principalmente os da casa de Arão, o sumo sacerdote de DEUS (Is 61.6).

( ) Todos se portaram bem, intercedendo pelo povo diante de DEUS.

( ) A eles também os profetas dirigiram pesados reptos, pois, naquela crise, ao invés de pastorearem o rebanho de DEUS, puseram-se a apascentar a si próprios.



12- Como foram os profetas em seu ministério pastoral?

( ) Não resta dúvida de que os verdadeiros profetas de DEUS sempre atuaram como legítimos pastores de Israel.

( ) O profeta Amós foi vocacionado estando entre os pastores (Am 1.1).

( ) Infelizmente, os ímpios reis hebreus, sabendo da grande influência dos profetas sobre o povo, resolveram criar uma classe do funcionalismo estatal, cuja função era justamente mentir.

( ) Todos se portaram bem, levando o povo a temerem a DEUS.

( ) Mentindo, combatiam eles os legítimos mensageiros de DEUS.

( ) Haja vista o que acontecia em Jerusalém no tempo de Jeremias.

( ) E foram estes falsos profetas que, juntamente com seus patrões, levaram Judá à ruína.



III. ISRAEL FOI DESTRUÍDO POR LHE FALTAR VERDADEIROS PASTORES

13- Os pastores de Israel, ao invés de lhe anunciarem a Palavra de DEUS, e conduzi-lo de conformidade com os preceitos divinos, o que faziam?

( ) Organizaram-no com suas palavras de ânimo.

( ) Desviaram-no com suas mentiras e falsidades.

( ) Levaram o povo a pretarem o verdadeiro culto a DEUS..



14- Vinha o profeta de DEUS e exortava o povo a emendar seus caminhos; caso contrário, haveria o Senhor de destruir Jerusalém, e levar o povo em cativeiro. Os reis, porém, faziam o que?

( ) Acionavam os falsos secerdotes que lhes ensinava uma paz que não existia: "E curam a ferida da filha de meu povo levianamente, dizendo: Paz, paz; quando não há paz".

( ) Acionavam os verdadeiros profetas que lhes anunciava uma paz que existia: "E curam a ferida da filha de meu povo levianamente, dizendo: Paz, paz; quando não há paz'.

( ) Acionavam os falsos profetas que lhes anunciava uma paz que não existia: 'E curam a ferida da filha de meu povo levianamente, dizendo: Paz, paz; quando não há paz'.



15- Qual a situação hoje?

( ) Graças a DEUS, hoje não vivemos aquele período negro do povo de DEUS e só temos pastores fiéis a DEUS.

( ) Lamentavelmente muitos púlpitos estão assim nos dias de hoje.

( ) Ao invés de se pregar a urgência de um avivamento e a necessidade de se ter uma vida santa diante de DEUS, os falsos mestres e profetas apregoam uma paz que não é paz, uma prosperidade que nunca foi prosperidade.

( ) À semelhança daqueles pastores de Israel, os mercenários estão a afugentar as ovelhas de CRISTO e a dispersar o rebanho que nos confiou o Senhor JESUS.



16- Complete:

Como será triste ouvir do Sumo __________________________ este repto: "Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o SENHOR"! (Jr 23.2). Como pastores de CRISTO, temos de conduzir o rebanho de acordo com as Sagradas ______________________. É chegado o momento de conscientizarmos o povo de DEUS a buscar um poderoso avivamento para que não fiquemos envergonhados quando do arrebatamento da Igreja. Levemos também a Igreja a uma vida de __________________________ e de pureza, e que não saiamos por aí a apregoar uma paz que não é paz, e uma prosperidade que não passa de miséria.



IV. OS DEVERES DAS OVELHAS

17- Se os pastores têm deveres para com as ovelhas, as ovelhas de igual modo têm deveres e compromissos para com os seus pastores. O que devem fazer as ovelhas em relação aos seus pastores?

( ) Honrar os pastores, prometer-lhes fidelidade eterna e contribuir para a obra de DEUS.

( ) Honrar os pastores, obedecer-lhes e contribuir para a obra de DEUS.

( ) Honrar os pastores, obedecer-lhes e contribuir para a seu enriquecimento.



CONCLUSÃO

18- Complete:

No capítulo dez do Evangelho de João, fala o Senhor JESUS de seu ofício como o pastor enviado por DEUS para tanger as ovelhas perdidas da Casa de Israel e as que se achavam em outros apriscos, para que haja um só rebanho - a ________________________. Busquemos as almas perdidas. Reconduzamos ao __________________ as ovelhas desgarradas. Cuidemos das fracas e débeis. Afinal, um dia compareceremos diante do Sumo Pastor para prestar contas do ____________________ que nos confiou Ele. Quanto às ovelhas, que honrem os seus pastores, devotando-lhes ___________________ amor.





RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO NOS VÍDEOS EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm





AJUDA

CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - BÍBLIA de Estudos Pentecostal.

VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm

BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.

Nosso novo endereço: http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/

Veja vídeos em http://ebdnatv.blogspot.com, http://www.ebdweb.com.br/ - Ou nos sites seguintes: 4Shared, BauCristao, Dadanet, Dailymotion, GodTube, Google, Magnify, MSN, Multiply, Netlog, Space, Videolog, Weshow, Yahoo, Youtube.