Slides resumo do trimestre Lição 13, CPAD, O Poder de Deus na Missão da Igreja, 1Tr24, Pr Henrique, EBD NA TV

 



















Slides resumo do trimestre Lição 13, BETEL, Personagens bíblicos que salvaram suas famílias, 1Tr24, Pr Henrique, EBD NA TV

 



















Vídeo Lição 13, BETEL, Personagens bíblicos que salvaram suas famílias, 1Tr24,...

Escrita Lição 13, BETEL, Personagens bíblicos que salvaram suas famílias, 1Tr24, Pr Henrique, EBD NA TV

Escrita Lição 13, BETEL, Personagens bíblicos que salvaram suas famílias, 1Tr24, Pr Henrique, EBD NA TV
PARA ME AJUDAR PIX 33195781620 (CPAF) Luiz Henrique de Almeida Silva
 


EBD, Revista Editora Betel, 1° Trimestre De 2024, Tema: FAMILIA, UM PROJETO DE DEUS – Moldando lares estruturados, saudáveis e estabelecendo um legado de valores segundo a Bíblia Sagrada, Escola Bíblica Dominical 

  

ESBOÇO DA LIÇÃO

1- JOSUÉ TOMA DECISÃO PELA SUA FAMÍLIA

1.1. Tomada de decisão pessoal 

1.2. Tomada de decisão coletiva 

1.3. Tomada de decisão acertada 

2- NOÉ SALVA A SUA FAMÍLIA AO CONSTRUIR A ARCA

2.1. O simbolismo da família na Arca 

2.2. Os desafios de colocar toda a família na Arca 

2.3. As famílias enfrentam o dilúvio em pleno século 21 

3- RAABE PRESERVA SUA FAMÍLIA PELA FÉ

3.1. O juramento dos espias precisava de um sinal 

3.2. Raabe reconhece que DEUS está com o Seu povo 

3.3. As nossas escolhas determinarão o nosso futuro 

 

 

TEXTO ÁUREO

Depois disse o Senhor a Noé: Entra tu e Toda a tua casa na arca, porque te hei visto justo diante de mim nesta geração.” Gênesis 7.1

  

VERDADE APLICADA

Cada discípulo de CRISTO terá a responsabilidade de procurar conduzir os de sua família à salvação em CRISTO, no poder do ESPÍRITO Santo.

  

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Mostrar a decisão que Josué tomou pela sua família
Ressaltar a obediência de Noé a DEUS
Enfatizar a boa atitude de Raabe de crer em DEUS

  

TEXTOS DE REFERÊNCIA - JOSUÉ 24.15; HEBREUS 11.7,31
JOSUÉ 24
.15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porem eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

HEBREUS 11.7,31
7 Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda se não viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que era Segundo a fé.
31 Pela fé, Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias

  

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA – Gn 6.8 Noé achou graça aos olhos do Senhor
TERÇA – Gn 6.9 Quem anda com DEUS protege sua família
QUARTA – Js 2.14 Ajudar o Reino de DEUS a ajudar a família.
QUINTA – Js 2.18 A família precisa estar junta.
SEXTA – Js 24.14 Temer ao Senhor traz paz para a família.
SÁBADO – Js 24.24 A postura do líder abençoe a sua família

 

HINOS SUGERIDOS: 467, 577, 581

  

MOTIVO DE ORAÇÃO

Ore para que as famílias assumam o compromisso de servir ao Senhor

 

))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

SUBSÍDIOS EXTRAS PARA A LIÇÃO

)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

Os Exemplos de Fé - Josué – Noé - Raabe

 

1- JOSUÉ TOMA DECISÃO PELA SUA FAMÍLIA

 

Josué

O exemplo seguinte de fé é a dos israelitas, sob a liderança de Josué, diante dos muros de Jericó. Temos a história em Josué 6.5ss. Observe aqui:

1. Os meios prescritos por Deus para derrubar os muros de Jericó. Foi dada a ordem para que rodeassem os muros uma vez por dia durante sete dias e sete vezes no último dia, e que os sacerdotes carregassem a arca quando estivessem rodeando os muros, e tocassem trombetas feitas de chifres de carneiros, e dessem um toque antes, e então todo o povo gritasse, e os muros de Jericó cairiam diante deles. Aqui estava uma grande provação da fé deles. O método prescrito parecia improvável que desse o resultado esperado, e certamente iria expô-los ao escárnio diário dos seus inimigos; a arca de Deus pareceria estar em perigo. Mas essa foi a forma que Deus ordenou que adotassem, e Ele gosta de fazer grandes coisas por meios pequenos e desprezíveis, para que o seu próprio braço se torne visível.

2. O poderoso sucesso dos meios prescritos. Os muros de Jericó caíram. Esta era uma cidade fronteiriça na terra de Canaã, a primeira que enfrentou os israelitas. Deus teve prazer nessa maneira extraordinária de desprezá-la e arrasá-la, a fim de magnificar o seu nome, para aterrorizar os cananeus, fortalecer a fé dos israelitas e eliminar toda jactância. Deus pode e vai fazer com que, no seu tempo e de sua maneira, toda a oposição que se levanta contra o seu interesse e glória caia por terra, e a fé é poderosa em Deus para a destruição de fortalezas. Ele vai fazer com que a Babilônia caia diante da fé que o seu povo tem, e, quando Ele tem grandes coisas a fazer por eles, Ele suscita uma grande e forte fé neles.

 

Josué e a conquista de Canaã (5:13–12:24).

Agora, o primeiro objetivo se acha ao alcance deles. Mas como tomar esta “rigorosamente fechada”, murada, cidade de Jericó? (6:1) O próprio DEUS dá os pormenores do proceder a seguir, enviando o “príncipe do exército de DEUS” para instruir a Josué. (5:14) Uma vez por dia, durante seis dias, os exércitos de Israel devem marchar em volta da cidade, estando à testa os guerreiros, seguidos dos sacerdotes que tocam as buzinas de corno de carneiro e de outros que carregam a arca do pacto. No sétimo dia, precisam fazer a volta sete vezes. Josué transmite fielmente as ordens ao povo. Exatamente como se lhes ordenou, os exércitos marcham em volta de Jericó. Não se profere nenhuma palavra. Não se ouve senão o barulho surdo de passos e o toque das buzinas pelos sacerdotes. Daí, no último dia, depois de se completar a sétima volta, Josué lhes dá o sinal para gritarem. Eles dão “um grande grito de guerra”, e as muralhas de Jericó ruem! (6:20) Todos juntos, lançam-se sobre a cidade, capturando-a e devotando-a à destruição pelo fogo. Somente a fiel Raabe e sua família são poupadas.

Agora rumo ao oeste, para Ai! A certeza de outra vitória fácil se transforma em terror, quando os homens de Ai desbaratam os 3.000 soldados israelitas enviados para capturar a cidade. O que acontecera? Será que DEUS abandonara seu povo? Inquieto, Josué consulta a DEUS. DEUS revela que, contrário à sua ordem de destruir tudo o que havia em Jericó, alguém no acampamento desobedeceu, roubando algo e escondendo-o. Essa impureza precisa ser removida do acampamento antes que Israel possa continuar a prosperar com a bênção de DEUS. Sob a orientação divina, Acã, o malfeitor, é descoberto, e ele e sua família são mortos a pedradas. Restabelecido o favor de DEUS, os israelitas avançam contra Ai. O próprio DEUS revela mais uma vez a estratégia a usar. Os homens de Ai são engodados a sair de sua cidade murada e descobrem que estão encurralados numa emboscada. A cidade é capturada e destruída, com todos os seus habitantes. (8:26-28) Não há transigência com o inimigo!
 Josué edifica a seguir um altar no monte Ebal, em obediência à ordem de DEUS por intermédio de Moisés, e escreve sobre as pedras “uma cópia da lei”. (8:32) Depois, Josué lê as palavras da Lei, junto com a bênção e a maldição, perante a assembleia da inteira nação que está de pé, metade diante do monte Gerizim e a outra metade diante do monte Ebal. — Deut. 11:29; 27:1-13.

 Diversos dos pequenos reinos de Canaã, alarmados com o progresso rápido da invasão, se unem no esforço de impedir o avanço de Josué. Mas, ‘os habitantes de Gibeão, ouvindo o que Josué havia feito a Jericó e a Ai, agem com astúcia’. (Jos. 9:3, 4) Fingem ser de um país distante de Canaã, e fazem um pacto com Josué “para deixá-los viver”. Quando os israelitas descobrem o ardil, respeitam o pacto, mas fazem dos gibeonitas “ajuntadores de lenha e tiradores de água”, quais ‘escravos mais baixos’, cumprindo-se assim em parte a maldição que Noé, sob inspiração divina, pronunciara contra Canaã, filho de Cã. — Jos. 9:15, 27; Gên. 9:25.

Essa deserção dos gibeonitas não é coisa insignificante, pois “Gibeão era uma cidade grande . . . maior do que Ai, e todos os seus homens eram poderosos”. (Jos. 10:2) Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, vê nisso uma ameaça contra si mesmo e contra os demais reinos de Canaã. Tem de ser punido para servir de exemplo, a fim de que não haja mais deserção para o lado do inimigo. Portanto, Adoni-Zedeque e outros quatro reis (das cidades-reinos de Hebron, Jarmute, Laquis e Eglom) se organizam e guerreiam contra Gibeão. Josué, fiel a seu pacto com os gibeonitas, marcha a noite inteira para ir em socorro deles, e desbarata os exércitos dos cinco reis. Mais uma vez, DEUS luta pelo seu povo, empregando poderes e sinais sobre-humanos, com resultados devastadores. Grandes pedras de saraiva caem do céu, matando mais inimigos do que as espadas do exército israelita. Daí, maravilha das maravilhas, ‘o sol fica parado no meio dos céus e não tem pressa em pôr-se por cerca de um dia inteiro’. (10:13) Assim, podem ser completadas as operações de limpeza. Os sábios do mundo talvez tentem desacreditar este acontecimento miraculoso, mas os homens de fé aceitam o relato divino, bem cientes do poder de DEUS de controlar as forças do universo e de dirigi-las segundo a Sua vontade. Pois, com efeito, “o próprio DEUS lutava por Israel”. — 10:14.

Josué, depois de matar os cinco reis, destrói a Maquedá. Indo rapidamente para o sul, destrói completamente a Libna, Laquis, Eglom, Hebron e Debir, cidades situadas nas montanhas e colinas entre o mar Salgado e o Grande Mar. As notícias sobre a invasão espalham-se então por todo o país de Canaã. No Norte, o alarme é dado por Jabim, rei de Hazor. A toda a parte, a ambos os lados do Jordão, ele envia mensageiros para convocar uma ação unida em massa contra os israelitas. Quando as forças reunidas do inimigo se acampam junto às águas de Merom, abaixo do monte Hermom, são uma “multidão como os grãos de areia que há à beira do mar”. (11:4) Novamente DEUS assegura a Josué a vitória e fornece o plano da estratégia da batalha. Qual o resultado? Mais uma derrota esmagadora para os inimigos do povo de DEUS! Hazor é incendiada, e as cidades aliadas e seus reis são destruídos. Assim, Josué estende a área da dominação israelita por todo o comprimento e por toda a largura de Canaã. Trinta e um reis foram derrotados.

 

  A distribuição do país (13:1–22:34). Apesar dessas muitas vitórias, destruição das muitas cidades principais fortificadas e fim da resistência organizada por algum tempo, “em uma parte muito grande ainda resta de se tomar posse do país”. (13:1) Mas, Josué já está com quase 80 anos, e outro trabalho grande ainda resta a fazer — o da distribuição do país por herança entre nove tribos inteiras e a meia tribo de Manassés. Rubem, Gade e metade da tribo de Manassés já receberam a sua herança ao leste do Jordão, e a tribo de Levi não receberá nenhuma, sendo a sua herança “o Senhor DEUS, o DEUS de Israel”. (13:33) Com a ajuda do sacerdote Eleazar, Josué faz então as designações do lado oeste do Jordão. Calebe, com 85 anos de idade, sempre com o mesmo zelo para lutar contra os inimigos de DEUS até o fim, solicita Hebron, uma região infestada de anaquins, o que lhe é concedido. (14:12-15) Depois de as tribos receberem as suas heranças por sorte, Josué solicita a cidade de Timnate-Sera, nos montes de Efraim, e isto lhe é concedido “por ordem de DEUS”. (19:50) A tenda da reunião é armada em Silo, que também fica na região montanhosa de Efraim.
 Seis cidades de refúgio são reservadas, três de cada lado do Jordão, para o homicida não intencional. As ao oeste do Jordão são Quedes, na Galiléia; Siquém, em Efraim; e Hebron, no território montanhoso de Judá. As ao leste são Bezer, no território de Rubem; Ramote, em Gileade; e Golã, em Basã. Deu-se a estas “categoria sagrada”. (20:7) Quarenta e oito cidades, com seus pastios, das que foram dadas a cada tribo, são designadas por sorte como cidades de residência para os levitas. Essas incluem as seis cidades de refúgio. Dessa forma, Israel ‘passou a tomar posse da terra e a morar nela’. Como DEUS prometera, “tudo se cumpriu”. — 21:43, 45.
 Os guerreiros das tribos de Rubem, de Gade e da meia tribo de Manassés, que continuaram com Josué até este tempo, voltam agora para as suas heranças, do outro lado do Jordão, levando consigo a exortação de serem fiéis e a bênção de Josué. A caminho, ao chegarem perto do Jordão, erigem um grande altar. Isto provoca uma crise. Visto que o lugar designado para a adoração de DEUS é a tenda de reunião, em Silo, as tribos do oeste temem traição e deslealdade, e preparam-se para lutar contra os supostos rebeldes. Entretanto, evita-se o derramamento de sangue, quando se explica que o altar não é para sacrifícios, mas apenas para servir de “testemunha entre nós [os israelitas ao leste e ao oeste do Jordão] de que o Senhor DEUS é o verdadeiro DEUS”. — 22:34.

 

 ))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))


LIÇÃO 06 - NOÉ, UM HOMEM JUSTO E INCORRUPTÍVEL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2007

TEMA: “A busca do caráter cristão: aprendendo com homens e mulheres da Bíblia”.

Comentarista: Eliezer de Lira e Silva

Complementos: Pr. Henrique

  

Um dos sinais que apontam para o fim dos tempos e a segunda vinda de JESUS CRISTO. As palavras de JESUS mostram igualmente que a situação é semelhante à do passado remoto dos dias de Noé.

Mateus 24:36-44

“Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai.

Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do homem.

Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,

E não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.

Então dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro;

Duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra.

Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.

Mas considerai isto: Se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a casa.

Por isso ficai vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do homem virá.”

Eram de consternar as condições morais dos dias de Noé: “ Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra, e que continuamente era mau todo desígnio do seu coração” (Gn 6.5) “A terra estava corrompida à vista de DEUS, e cheia de violência.” (Gn 6.11).

 

Estas condições exibem marcada semelhança com as condições morais do mundo de hoje.

Cento e vinte anos foram o prazo que DEUS deu a geração de Noé para o arrependimento, e embora Noé, o pregoeiro da justiça advertisse o povo da aproximação do dilúvio, sua advertência não foi ouvida. Pouca atenção lhe deu à admoestação.

Do mesmo modo, nós, os salvos, como pregoeiros da justiça, já há quase dois milênios, anunciamos ao mundo a volta de CRISTO e o Juízo de DEUS, e , como Noé, somos desprezados e taxados de loucos e fanáticos. Pregamos o arrependimento e apontamos para a Arca, o Senhor JESUS CRISTO, O ÚNICO MEIO DE SALVAÇÃO: “Quem entrar por mim, salvar-se-á” (Jo 10.9).

 

  TEXTO ÁUREO

"Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de DEUS inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo" (Fp 2.15).

  

VERDADE PRÁTICA

Todo cristão deve influenciar a sociedade em que vive, por meio de atitudes que enalteçam o nome do Senhor.

   

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE = Gênesis 6.1-12.

1E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, 2\viram os filhos de DEUS que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.3 Então, disse o SENHOR: Não contenderá o meu ESPÍRITO  para sempre com o homem, porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos. 4 Havia, naqueles dias, gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de DEUS entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os varões de fama. 5 E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. 6 Então, arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração. 7 E disse o SENHOR: Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até ao animal, até ao réptil e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. 8 Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR. 9 Estas são as gerações de Noé: Noé era varão justo e reto em suas gerações; Noé andava com DEUS. 10 E gerou Noé três filhos: Sem, Cam e Jafé. 11 A terra, porém, estava corrompida diante da face de DEUS; e encheu-se a terra de violência. 12 E viu DEUS a terra, e eis que estava corrompida; porque toda carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.

 

6.2 OS FILHOS DE DEUS. Esses filhos de DEUS , sem dúvida, eram os descendentes da linhagem piedosa de Sete (cf. Dt 14.1; Sl 73.15; Os 1.10); eles deram início aos casamentos mistos com as filhas dos homens , i.e., mulheres da família ímpia de Caim (ver 4.16). A teoria de que os filhos de DEUS eram anjos, não subsiste ante as palavras de JESUS, que os anjos não se casam (Mt 22.30; Mc 12.25). Essa união entre os justos e os ímpios levou à maldade do versículo 5, i.e., os justos passaram a uma vivência iníqua. Como resultado, a terra corrompeu-se e encheu-se de violência (vv. 11-13)

 

6.5 A MALDADE DO HOMEM SE MULTIPLICARA. Nos dias de Noé, o pecado abertamente se manifestava no ser humano, de duas principais maneiras: a concupiscência carnal (v. 2) e a violência (vv. 11,12). A degeneração humana não mudou; o mal continua irrompendo desenfreado através da depravação e da violência. Hoje em dia, a imoralidade, a incredulidade, a pornografia e a violência dominam a sociedade inteira (ver Mt 24.37-39; ver Rm 1.32).

 

6.6 ENTÃO, ARREPENDEU-SE O SENHOR. DEUS se revela, já nestes primeiros caps. da Bíblia, como um DEUS pessoal para com o ser humano, e que é passível de sentir emoção, desagrado e reação contra o pecado deliberado e a rebelião da humanidade.

(1) Aqui, a expressão arrependeu-se significa que, por causa do trágico pecado da raça humana, DEUS mudou a sua disposição para com as pessoas; sua atitude de misericórdia e de longanimidade passou à atitude de juízo.

(2) A existência de DEUS, o seu caráter e seus eternos propósitos traçados, permanecem imutáveis (1 Sm 15.29; Tg 1.17), porém, Ele pode alterar seu tratamento para com o homem, dependendo da conduta deste. DEUS altera, sim, seus sentimentos, atitudes, atos e intenções, conforme as pessoas agem diante da sua vontade (Êx 32.14; 2 Sm 24.16; Jr 18.7-10; 26.3,13,19; Ez 18.4-28; Jn 3.8-10).

(3) Essa revelação de DEUS como um DEUS que pode sentir pesar e tristeza, deixa claro que Ele, em relação à sua criação, age pessoalmente, como no recesso de uma família. Ele tem um amor intenso pelos seres humanos e solicitude divina ante a penosa situação da raça humana (Sl 139.7-18).

 

6.9 NOÉ ERA VARÃO JUSTO E RETO EM SUAS GERAÇÕES. Em meio à iniqüidade e maldade generalizadas daqueles dias (v. 5), DEUS achou em Noé um homem que ainda buscava comunhão com Ele e que era varão justo .

(1) Reto em suas gerações , equivale dizer que ele se mantinha distanciado da iniqüidade moral da sociedade ao seu redor. Por ser justo e temer a DEUS e resistir à opinião e conduta condenáveis do público, Noé achou favor aos olhos de DEUS (v. 8; 7.1; Hb 11.7; 2 Pe 2.5).

(2) Essa retidão de Noé era fruto da graça de DEUS nele, por meio da sua fé e do seu andar com DEUS (v. 9). A salvação no NT é obtida exatamente da mesma maneira, i.e., mediante a graça e misericórdia de DEUS, recebidas pela fé, cuja eficácia conduz o crente a um esforço sincero para andar com DEUS e permanecer separado da geração ímpia ao seu redor (v. 22; 7.5,9,16; At 2.40). Hebreus 11.7 declara que Noé foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.

(3) O NT também declara que Noé não somente era justo, como também pregador da justiça (2 Pe 2.5). Nisso, ele é exemplo do que os pregadores devem ser.
 

Hb 11.7 Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, (grifo nosso)

18preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.
 

O ARREBATAMENTO DA IGREJA VEM AÍ, O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO PARA SALVAR SUA FAMÍLIA DA GRANDE TRIBULAÇÃO QUE VIRÁ?

   

OBSERVAÇÕES SOBRE NOÉ - 1

NOÉ (Seu nome Significa "Descanso") Filho de Lameque da descendência de Sete (Gn 5.28-32). Noé era um homem JUSTO 4). Quando DEUS decidiu destruir o mundo através de um DILÚVIO, ele escolheu Noé e sua família para escaparem da destruição. Durante o dilúvio, Noé e sua esposa, seus três filhos e suas esposas e muitos animais permaneceram dentro de uma ARCA que havia sido construída por Noé. Depois que as águas secaram, Noé e sua família saíram da arca e receberam de DEUS a ordem e a bênção para povoarem de novo a terra. Noé viveu 950 anos (Gn 6—9).

Noé era um homem correto que protegeu sua fiel família do julgamento de DEUS. Ele era o filho de Lameque e neto de Matusalém, um descendente de Sete, terceiro filho de Adão (Genesis 5:13-20). Lameque nomeou seu filho Noé, um nome que soa como um termo em Hebraico que significa "alívio" ou "conforto". Quando Lameque escolheu esse nome, ele disse "Ele nos trará alívio do trabalho doloroso de cultivar essa terra que o Senhor amaldiçoou" (Genesis 5:29). DEUS estava determinado a destruir a criação por causa da perversão difundida (compare Mateus 24:37-39, Lucas 17:26-27). Mas DEUS fez uma exceção com Noé, um homem correto aos olhos de DEUS e inocente diante as pessoas (Genesis 6:39). Depois de seguir as instruções precisas de DEUS, Noé construiu uma arca. Somente oito pessoas poderiam entrar na arca: Noé, sua esposa, os três filhos e suas esposas. Entrou também na arca todos os tipos de criaturas com seus pares. Todos eles foram protegidos do dilúvio no qual todas as coisas vivas restantes foram destruídas(Genesis 6:14, 8:19). Quando emergiram da arca, Noé construiu um altar e queimou ofertas para agradecer a DEUS. DEUS prometeu que a inundação nunca mais aconteceria e a seqüência das estações não seria interrompidas apesar do pecado do homem (Genesis 8:20-9:17). Noé suportou poderosas tentações. Entretanto, mais tarde, na idade velha, ficou negligente e tornou-se bêbado. Os membros da família reagiram diferentemente e foram julgados de modo devido. Sem e Jafé receberam a benção. Cam não recebeu nenhuma benção, mas o seu filho Canaã foi amaldiçoado (Genesis 9:20-27). Noé tinha 950 anos quando morreu, 350 anos depois do dilúvio. Noé, Daniel e Jó são especialmente citados por terem sido justo em Ezequiel 14:12-14, 19-20). A carta aos Hebreus elogia Noé pela fé, medo santo e a rejeição do mundo tornou-se herança da justiça(Ezequiel 11:7). Em 2 Pedro 2:5, Pedro o chama de pregador da justiça.

  

OBSERVAÇÕES SOBRE NOÉ - 2

NOÉ, o construtor da arca.
Origem e primeiros anos. Nada se sabe sobre a parte inicial de sua vida. Aparece pela primeira vez nas Escrituras com quinhentos anos de idade. Seu bisavô Enoque foi homem extremamente piedoso e, pela graça divina, escapou da morte. Foi trasladado, Gn 5:22-24; Hb 11:5. Seu avô Matusalém foi o homem que mais viveu, Gn 5:25-27.
Seu pai chamava-se Lameque, aparentemente homem religioso, que deu ao filho o nome que significa “descanso”, Gn 5:29. Condições da sociedade na época. Noé viveu em uma época irremediavelmente corrupta. A humanidade tornara-se tão depravada que o Senhor determinou destruir a raça humana, Gn 6:1-7. Em meio a essa escuridão moral, a vida de Noé brilhou com sua justiça, Gn 6:8,9. Seu chamado. Devido à maldade então existente, DEUS revelou a Noé que enviaria um grande dilúvio a fim de exterminar o homem da face da terra. DEUS encarregou-o de realizar uma tarefa estranha e impossível do ponto de vista humano. Construir um imenso barco para preservar a vida da família e de certas espécies do reino animal. A magnitude de tal tarefa é difícil de entender. Noé estava rodeado de incrédulos malvados que riam de seu trabalho. Converteu-se em motivo de zombaria. No entanto, manteve a fé e continuou o trabalho ano após ano, tarefa que para os vizinhos parecia indicar que ficara louco.

Considerando seu meio ambiente, a grandiosidade da obra para a qual foi chamado e tantos anos de trabalho árduo, destaca-se como insuperável, ou talvez inigualável, entre todas as personagens bíblicas com fé persistente. A arca. Não é possível determinar com exatidão as dimensões da arca, pois estão especificadas em côvados antigos. Para nossos cálculos, consideramos a medida de 45 cm. (Quanto ao tempo investido na construção, comp. Gn 5:32 com 7:6.) Noé aparentemente admoestava o povo enquanto trabalhava na arca, 2Pe 2:5. Os dias imediatamente anteriores ao Dilúvio. A reunião dos animais e a entrada de Noé e sua família na arca, Gn 7:1-16. O Senhor fecha a porta da arca, Gn 7:16.

 

Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração. De todo animal limpo levarás contigo sete pares: o macho e sua fêmea; mas dos animais imundos, um par: o macho e sua fêmea. Também das aves dos céus, sete pares: macho e fêmea; para se conservar a semente sobre a face da terra.

 

Na arca entraram assim ordenados os animais:

Animais limpos sete pares de cada espécie e

Animais imundos um par de cada espécie.

 

  De acordo com Gênesis, a Arca de Noé era uma grande embarcação em forma de caixa, construída de madeira, provavelmente de cipreste, e impermeabilizada com alcatrão. Baseado no cálculo do côvado comum como tendo 44,5 cm, as suas dimensões seriam 133,5 m de comprimento, por 22,30 m de largura, 13,40 m de altura. Tinha uma porta lateral. Certamente, o teto deveria tido um ligeiro grau de inclinação para escoar a água da chuva. Esta relação entre comprimento e largura, de 6 para 1, é usada pelos modernos engenheiros navais. Isto daria à arca cerca de 40 mil m³ de volume bruto. Internamente, seus 3 conveses forneceriam uma área total de mais de 8 900 m² de espaço útil. A lista de passageiros da arca era bastante impressionante. Além de Noé e sua família, espécies básicas dos animais terrestres e de aves. (Gênesis 6:18-21) (http://pt.wikipedia.org/wiki/Arca_de_No%C3%A9-07-08-2007).

  

A ARCA E NOÉ

Acontecimentos durante e depois do Dilúvio:

A duração do dilúvio, Gn 7:24;

 E prevaleceram as águas sobre a terra cento e cinqüenta dias.

A diminuição das águas, 8:3;

as águas se foram retirando de sobre a terra; no fim de cento e cinqüenta dias começaram a minguar.

O repouso da arca sobre a terra, 8:4;

No sétimo mês, no dia dezessete do mês, repousou a arca sobre os montes de Arará.(Ararat)

O envio das aves, 8:6-12;

 soltou um corvo - ia e voltava - Soltou um pombo - voltou - soltou outro pombo - voltou com oliveira - soltou outro pombo - não voltou mais.

 

A saída da arca, 8:15-18.

Então saiu Noé, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos;  todo animal, todo réptil e toda ave, tudo o que se move sobre a terra, segundo as suas famílias, saiu da arca.

Noé edifica um altar e oferece um sacrifício, 8:20;

Edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo animal limpo e de toda ave limpa, e ofereceu holocaustos sobre o altar.

 

Noé É honrado por um pacto eterno, 9:9-17;

 Eis que eu estabeleço o meu pacto convosco e com a vossa descendência depois de vós, O meu arco tenho posto nas nuvens, e ele será por sinal de haver um pacto entre mim e a terra

 

Noé Planta uma vinha e cede à tentação, 9:21;

Bebeu do vinho, e embriagou-se; e achava-se nu dentro da sua tenda.

 

Noé Morre, 9:28,29.

E foram todos os dias de Noé novecentos e cinqüenta anos; e morreu.

  

 Ver tb: Gn 5:29, Gn 6:8, Gn 7:1, Gn 7:13, Gn 8:1, Gn 8:20, Gn 9:1, Gn 9:17, Gn 9:29, 1Cr 1:4, Ez 14:14, Lc 17:26, Hb 11:7, 2Pe 2:5

 

Noé pode aprender muito sobre DEUS, pois viveu o suficiente para conhecer muitos patriarcas, desde

Enos até Matusalém; e tempo suficiente para passar seus ensinos para gerações futuras até Abraão.

  

 

OBSERVAÇÕES SOBRE NOÉ - 3

O caráter de NOÉ, filho de Lameque
Referências gerais: Gn 5:29; 6:8; 7:1; 8:1,20; 9:1,17,29; Mt 24:37; Hb 11:7; 1Pe 3:20; 2Pe 2:5.
Fatos relacionados:

1- Andou com DEUS em um ambiente mau, Gn 6:8-12.
2- Obedeceu quando lhe foi dada uma tarefa difícil, Gn 6:14,22; 7:5.
3- Lembrado por DEUS e salvo da morte, Gn 8:1.
4- Pela fé, trabalhou para sua salvação e de sua Família, Hb 11:7.
5- Advertiu os vizinhos acerca do juízo vindouro, 2Pe 2:5.
6- Edificou o primeiro altar de que há registro, Gn 8:20.
7- Honrado pelo Senhor com uma aliança eterna, Gn 9:12-17.

  

Ver tb: Gn 7:13, 1Cr 1:4, Sl 22:31, Lc 3:36, Lc 17:26
  
 

Problemas (defeitos?) de Noé:

Em certa ocasião bebeu demais e não intercedeu pelos pecadores de sua época junto a DEUS, também não conseguiu mudar a situação dos que viviam à sua volta.

 

RESUMO. No tocante à eleição e predestinação, podemos aplicar a analogia de um grande navio (Uma ARCA?) viajando  para o céu (Nova Vida). DEUS escolhe o navio (a igreja) para ser sua própria nau. CRISTO é o Capitão e Piloto desse navio.  Todos os que desejam estar nesse navio eleito, podem fazê-lo mediante a fé viva em CRISTO. Enquanto  permanecerem no navio, acompanhando seu Capitão, estarão entre os eleitos. Caso alguém abandone o navio  e o seu Capitão, deixará de ser um dos eleitos. A predestinação concerne ao destino do navio e ao que DEUS  preparou para quem nele permanece. DEUS convida todos a entrar a bordo do navio eleito mediante JESUS  CRISTO.

    

)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

Noé

 

A fé de Noé (v. 7). Observe:

 

1. O fundamento da fé que Noé tinha – uma advertência que ele havia recebido de Deus de coisas ainda não vistas.

Ele teve uma revelação divina, se foi por voz ou visão não sabemos; mas foi tal que trouxe em si mesma a sua própria evidência. Ele foi “...divinamente avisado das coisas que ainda não se viam”, isto é, de um grande e severo julgamento, como o mundo nunca tinha visto, e do qual não havia ainda o menor sinal. Ele deveria anunciar essa advertência secreta ao mundo, que certamente desprezaria ambos, o pregador e sua mensagem. Deus geralmente adverte os pecadores antes de castigá-los; e, quando suas advertências são menosprezadas, o castigo será tanto pior.

 

2. As realizações da fé de Noé, e a influência que ela teve tanto sobre a sua mente quanto sobre sua prática.

(1) Sobre a sua mente; ela impressionou a sua alma com o temor do julgamento de Deus: ele “...temeu”. A fé primeiro influencia nossos sentimentos, depois nossas ações; e a fé age sobre aqueles sentimentos que são apropriados ao tópico revelado. Se é alguma coisa boa, a fé estimula o amor e o desejo; se é alguma coisa má, a fé estimula o temor. (2) A fé dele influenciou a sua prática. O seu temor, assim estimulado por crer na ameaça de Deus, conduziu-o a preparar uma arca, com a qual, sem dúvida, ele teve de enfrentar a zombaria e os escárnios de uma geração má. Ele não discutiu com Deus por que deveria construir uma arca, nem como ela poderia conter o que seria armazenado nela, nem como uma embarcação dessas poderia sobreviver a uma tempestade tão grande. Sua fé silenciou todas as objeções, e o fez trabalhar com toda a seriedade.

 

3. Os resultados abençoados e as recompensas da fé exercitada por Noé.

(1) Por meio disso, ele mesmo e a sua casa foram salvos, quando um mundo inteiro de pecadores perecia à volta deles. Deus salvou a sua família por causa dele; foi bom para eles serem filhos e noras de Noé. Foi bom para aquelas mulheres terem casado com os filhos de Noé; talvez poderiam ter casado com homens de grandes posses de outras famílias, mas então teriam morrido afogadas. Podemos até pensar: “É bom ser parente de alguém com grandes posses”; mas com certeza é melhor estar relacionado ao concerto. (2) Por meio disso, ele julgou e condenou o mundo; seu temor condenou a segurança e a vã confiança deles. Sua fé condenou a incredulidade deles; sua obediência condenou o desprezo e a rebeldia deles. Bons exemplos vão ou converter pecadores ou condená-los. Há algo muito convincente numa vida de santidade e consagração integral a Deus; isso se prova agradável à consciência de cada homem à vista de Deus, e os homens são julgados por isso. Esta é a melhor maneira de o povo de Deus condenar os ímpios; não por meio de linguagem dura e censuradora, mas através de uma conversa santa e exemplar. (3) Por meio disso, ele “...foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé”. [1] Ele estava imbuído da verdadeira justiça justificadora; ele era herdeiro dela; e: [2] Esse seu direito de herança veio por meio da fé em Cristo, como um membro de Cristo, um filho de Deus e, se é filho, então é herdeiro. A sua justiça era resultante da sua adoção, por meio da fé na semente prometida. Se alguma vez esperamos ser justificados no grande e terrível dia do Senhor, que agora preparemos uma arca, para garantirmos a nossa vantagem em Cristo, e na arca do concerto, e façamos isso prontamente, antes que a porta seja fechada, pois não há salvação em nenhum outro.

 

O significado de fé como definida pelo autor de Hebreus é mais claramente ilustrada com base na vida de Noé, de quem se diz que Deus o avisou de coisas que ainda não se viam (v. 7). A sua resposta mostrou que, embora o Dilúvio ainda estivesse no futuro e talvez fosse algo inaudito, certamente nunca visto, ele mesmo assim foi convencido de sua realidade em virtude do oráculo divino. Essa convicção determinou o seu curso de ação — ele obedeceu a Deus. Assim, ele tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé (v. 7, uma expressão parecida com a linguagem de Paulo; cf. Rm 3.22; 4.13; Hb 10.38).

 

 

))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

 

7 Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.

A história que marcou a fé deste grande patriarca en­contra-se narrada em Gênesis 5—10, além de outras pas­sagens que falam dele, seja no texto ou no contexto (Is 54.9; Ez 14.14,20; Mt 24.37-39; Lc 17.26,27; I Pe 3.20; 2Pe 2.5). Noé já era um homem reto quando Deus lhe deu a ordem de construir a arca. E com fidelidade ele cum­priu essa ordem. Ele cresceu na retidão, tornando-se her­deiro da própria justiça de Deus. Noé foi o décimo e últi­mo dos patriarcas antediluvianos; era filho de Lameque, que tinha 182 anos de idade quando Noé nasceu (Gn 5.28,29). Ele creu naquilo que nunca tinha visto, porque fora Deus quem falara. A construção da arca para sua sal­vação e de sua família, talvez por um período de 100 anos, era mesmo um ato de fé, porque nesse tempo ainda nem se quer chovia (cf. Gn 2.5,6; 8.22).

 

))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

3- RAABE PRESERVA SUA FAMÍLIA PELA FÉ

O exemplo seguinte é o de Raabe e sua fé surpreendente (v. 31). No meio do nobre exército de crentes ilustres, corajosamente dispostos pelo apóstolo, Raabe vem na última fileira, para mostrar “...que Deus não faz acepção de pessoas” (At 10.34).

Observe aqui:

 

1. Quem foi Raabe.

(1) Ela era cananéia, “...separada da comunidade de Israel” (Ef 2.12), e tinha pouco incentivo à fé, e, não obstante, ela creu; o poder da graça divina aparece fortemente quando opera sem os meios comuns da graça. (2) Ela era uma prostituta, e vivia no caminho do pecado; não era só proprietária de uma hospedaria, mas uma mulher comum da cidade, e, no entanto, creu que o tamanho do pecado, quando há verdadeiro arrependimento dele, não pode ser barreira para a misericórdia perdoadora de Deus. Cristo salvou o principal dos pecadores. “Mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça” (Rm 5.20).

 

2. O que ela fez por sua fé:

 “...não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias”, os homens que Josué havia enviado como espias a Jericó (Js 2.6,7). Ela não somente lhes deu as boas-vindas, mas escondeu-os dos seus inimigos que queriam matá-los, e ela fez uma nobre confissão de fé (Js 2.9-11). Ela fez com que eles empenhassem a palavra numa aliança com ela para mostrar favor a ela e aos seus, quando Deus mostrasse sua bondade a eles, e que eles lhe dariam um sinal, o que eles fizeram, um cordão de fio de escarlata, que ela deveria amarrar à janela; ela os despediu com conselhos amáveis e prudentes. Aprendemos aqui: (1) A verdadeira fé se demonstra em boas obras, especialmente para com o povo de Deus. (2) A fé vai se expor a todos os perigos na causa de Deus e seu povo; o verdadeiro crente vai arriscar a sua própria pessoa antes de expor os interesses de Deus e de seu povo. (3) O verdadeiro crente deseja, não somente estar em concerto com Deus, mas estar em comunhão com o povo de Deus, e disposto a se arriscar com eles, e caminhar como eles estão caminhando.

 

3. O que ela ganhou por meio de sua fé.

Ela escapou de perecer com aqueles que não criam. Observe: (1) A totalidade dos seus vizinhos, amigos e concidadãos pereceu; foi uma destruição total que caiu sobre a cidade. Homens e animais foram eliminados. (2) A causa da destruição do povo de Jericó – incredulidade. Eles não creram que o Deus de Israel era o Deus verdadeiro, embora tivessem evidências suficientes disso. (3) A preservação notável de Raabe. Josué deu ordem severa para que ela fosse poupada, e ninguém mais, a não ser ela e os seus; e ela se empenhou para que o cordão de fio de escarlata fosse amarrado à janela. A sua família estava marcada para a misericórdia e não pereceu. A fé singular, quando a grande massa não somente é de incrédulos, mas se posiciona contra os que crêem, é recompensada por favores singulares em épocas de calamidade comum.

 

))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

O exemplo de Raabe (2.25)

Há um contraste forte entre Abraão e Raabe. “Ele é o amigo de Deus, e ela de uma nação desprezível, uma prostituta. O grande ato de fé dele é manifesto em relação a Deus; o dela, aos homens. O dele é o ato culminante do seu desenvolvimento espiritual; o dela é um primeiro sinal de uma fé que acabou de começar a existir” (Plummer). Raabe é uma das quatro mulheres da genealogia de Mt 1. Em Hb 11.31, sua fé é elogiada, e certamente a fé é revelada em Js 2.9-11, pois o Jordão ainda fluía entre Israel e a terra. Ela era tão conhecida na tradição judaica que não há necessidade de deduzir qualquer conexão literária entre Hebreus e Tiago.

Um crítico poderia descartar a obra de Abraão como homicídio e a de Raabe como traição, mas isso seria ignorar o contexto histórico. E tão verdadeiro agora como então que Deus é maior do que a família ou a nação.

 

))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

O capítulo 11 faz menção apenas de duas mulheres usan­do seus nomes — uma delas é Raabe. Ela também é citada na genealogia de nosso Senhor (Mt 1.5) e Tiago apresenta-lhe como exemplo da fé e das boas obras cristãs, dizendo: “E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pe­las obras, quando recolheu os emissários e os despediu por outro caminho?” (Tg 2.25) Lendo Josué 2.15, encontramos a casa de Raabe, a meretriz, edificada sobre o muro da cidade. Confrontando esta passagem com Josué 6.22, fica subenten­dido que a única parte do muro que não caiu foi exatamente aquela onde se encontrava a casa de Raabe. Ali naquela casa foi colocado um “... cordão de escarlata”, símbolo do sangue de Cristo, o que fez com que Deus passasse por cima. “... vendo eu sangue, passarei por cima de vós” (Ex 12.13). Hoje, o sangue de Jesus nos oferece uma segurança ainda maior. Aquele sangue livrava Israel da morte física; o de Jesus, da morte eterna. Isso é glorioso, não?

 

)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

O exemplo seguinte é o de Raabe e sua fé surpreendente (v. 31). No meio do nobre exército de crentes ilustres, corajosamente dispostos pelo apóstolo, Raabe vem na última fileira, para mostrar “...que Deus não faz acepção de pessoas” (At 10.34). Observe aqui:

1. Quem foi Raabe. (1) Ela era cananéia, “...separada da comunidade de Israel” (Ef 2.12), e tinha pouco incentivo à fé, e, não obstante, ela creu; o poder da graça divina aparece fortemente quando opera sem os meios comuns da graça. (2) Ela era uma prostituta, e vivia no caminho do pecado; não era só proprietária de uma hospedaria, mas uma mulher comum da cidade, e, no entanto, creu que o tamanho do pecado, quando há verdadeiro arrependimento dele, não pode ser barreira para a misericórdia perdoadora de Deus. Cristo salvou o principal dos pecadores. “Mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça” (Rm 5.20).

2. O que ela fez por sua fé: “...não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias”, os homens que Josué havia enviado como espias a Jericó (Js 2.6,7). Ela não somente lhes deu as boas-vindas, mas escondeu-os dos seus inimigos que queriam matá-los, e ela fez uma nobre confissão de fé (Js 2.9-11). Ela fez com que eles empenhassem a palavra numa aliança com ela para mostrar favor a ela e aos seus, quando Deus mostrasse sua bondade a eles, e que eles lhe dariam um sinal, o que eles fizeram, um cordão de fio de escarlata, que ela deveria amarrar à janela; ela os despediu com conselhos amáveis e prudentes. Aprendemos aqui: (1) A verdadeira fé se demonstra em boas obras, especialmente para com o povo de Deus. (2) A fé vai se expor a todos os perigos na causa de Deus e seu povo; o verdadeiro crente vai arriscar a sua própria pessoa antes de expor os interesses de Deus e de seu povo. (3) O verdadeiro crente deseja, não somente estar em concerto com Deus, mas estar em comunhão com o povo de Deus, e disposto a se arriscar com eles, e caminhar como eles estão caminhando.

3. O que ela ganhou por meio de sua fé. Ela escapou de perecer com aqueles que não criam. Observe: (1) A totalidade dos seus vizinhos, amigos e concidadãos pereceu; foi uma destruição total que caiu sobre a cidade. Homens e animais foram eliminados. (2) A causa da destruição do povo de Jericó – incredulidade. Eles não creram que o Deus de Israel era o Deus verdadeiro, embora tivessem evidências suficientes disso. (3) A preservação notável de Raabe. Josué deu ordem severa para que ela fosse poupada, e ninguém mais, a não ser ela e os seus; e ela se empenhou para que o cordão de fio de escarlata fosse amarrado à janela. A sua família estava marcada para a misericórdia e não pereceu. A fé singular, quando a grande massa não somente é de incrédulos, mas se posiciona contra os que crêem, é recompensada por favores singulares em épocas de calamidade comum.

 

 

 

))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

Raabe

A história de vida de Raabe

 

 “Então Josué, filho de Num, enviou secretamente de Sitim dois espiões e lhes disse: “Vão examinar a terra, especialmente Jericó”. Eles foram e entraram na casa de uma prostituta chamada Raabe, e ali passaram a noite. Todavia o rei de Jericó foi avisado: “Alguns israelitas vieram aqui esta noite para espionar a terra”. Diante disso, o rei de Jericó enviou esta mensagem a Raabe: “Mande embora os homens que entraram em sua casa, pois vieram espionar a terra toda”  Mas a mulher que tinha escondido os dois homens respondeu: “É verdade que os homens vieram a mim, mas eu não sabia de onde tinham vindo.” Josué 2:1-4

A história de vida de Raabe é cheia de ensinos preciosos. São revelações espirituais de como se deve agir diante do espectro do juízo iminente, para não ser condenado junto com a multidão de insensíveis e desobedientes que mesmo em face as advertências não se convertem a Deus.

Aprendemos também com essa história, que Deus não faz acepção de pessoas, seja judeu ou gentio, aqueles que verdadeiramente se arrependem recebem o livramento, a salvação de sua vida. Atos 10.34

Raabe também conhecida como uma prostituta, que morava em cima das muralhas de Jericó, demonstra em suas ações a humildade, a sabedoria, a fé, o amor à família. Todos esses aspectos de caráter e emoções devemos cultivar em nossa vida, sobretudo quando o tempo de juízos de Deus se avizinha da humanidade.

Aprendemos também que a fé e arrependimento nos tiram do lamaçal do pecado e nos elevam à posição de príncipe, filho do Rei dos reis.  “Quem há semelhante ao Senhor, nosso Deus, cujo trono está nas alturas, que se inclina para ver o que se passa no céu e sobre a terra? Ele ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado, para o assentar ao lado dos príncipes, sim, com os príncipes do seu povo.” Salmos 113:5-8

 A história de Raabe revela misericórdia, graça divina e perdão na vida de uma pecadora, mas sobretudo, uma mulher e sua família, que buscaram em Deus a salvação de suas vidas. “Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça.” Romanos 5:20

 

O JUÍZO DE DEUS NA CIDADE DE JERICÓ

A terra de Canaã foi a terra que Deus prometeu dar aos descendentes de Abraão (Gênesis 12:7). Os cananeus são descritos na Bíblia como um povo grande e feroz, que dificilmente seriam derrotados, de modo que os israelitas precisariam de ajuda divina para enfrentá-los e tomar posse da terra prometida profeticamente. Deus prometeu a Sua ajuda a Moisés e Josué (Josué 1:3).

Havia um decreto de Deus a Israel desde a libertação do Egito, que Canãa, a terra prometida, seria habitada pelo povo hebreu. Só que para entrar em Canaã, primeiro teriam que conquistar Jericó, sua principal cidade rodeada de enormes muralhas.

As muralhas de Jericó tinham 4018m de comprimento, eram compostas de dois muros que ficavam separados um do outro por uma distância de cinco metros. O muro externo tinha dois metros de espessura e o interno, quatro metros. Os dois tinham cerca de dez metros de altura. As muralhas tinham 34 torres de vigia e 12 portas de entrada, uma verdadeira fortaleza.

A casa de Raabe, era uma pousada, ficava sobre esses muros. Não obstante servisse de pousada para os visitantes e estrangeiros, na realidade era um local de prostituição, um motel para o bom entendedor. Eis a razão de Raabe ser conhecida como prostituta ou meretriz nos vários textos bíblicos nos quais é citada.

Segundo o Antigo Testamento, Jericó, na antiga Canaã, era uma cidade habitada por população de costumes, cultura e religião diferentes do povo de Moisés. Era uma cidade promíscua, cheia de prostituição e a idolatria predominava no meio do povo. Muitas foram a razões do juízo de Deus sobre esse povo.

Jericó, representa o mundo contemporâneo, com sua insensibilidade, incredulidade e desobediência, que afronta a santidade e a autoridade de Deus, criador dos céus e da terra. Certamente o dia do juízo final é iminente. “Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios. Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.” 2 Pedro 3:7-12

No sentido metafórico, Raabe e sua família representam aqueles que se arrependem de seus pecados e buscam salvação diante das advertências de juízos. Em tempos de julgamento, sempre tem os remanescentes que com sua fé, se abrigam no esconderijo do Altíssimo para livrar-se da morte. “Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis.” 2 Pedro 3:14

 

RAABE, UMA MULHER DE UMA FÉ VIVA E VERDADEIRA

Quando Josué enviou os dois espiões para fazer o mapeamento das fragilidades e pontos forte da cidade de Jericó, antes da conquista, uma das primeiras pessoas com quem se deparam, é Raabe. Dona de uma pousada que também servia como prostíbulo, situada sobre os muros de Jericó. Js 2.1

Longe de ser uma pessoa hostil ou perigosa, Raabe, concede abrigo aos espiões em sua pousada. Mesmo sabendo que eram israelitas e estavam ali para espiar a terra de Jericó. Ciente também de que essa ação seria considerada pelo rei de Jericó como uma traição aos seus patrícios.

O diálogo que Raabe tem com os espiões revela seu caráter, sua fé eficaz e diferenciada, em um contexto de incredulidade e insensibilidade espiritual, que seu povo vivia.

São várias as razões que evidenciam em Raabe, uma mulher sábia, inteligente e de uma sensibilidade espiritual perante o perigo de juízo iminente. Vejamos alguns:

1. Abrigou em sua casa os dois espias de Israel. “De Sitim enviou Josué, filho de Num, dois homens, secretamente, como espias, dizendo: Andai e observai a terra e Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e pousaram ali.” Josué 2.1

2. Escondeu os espias do rei de Jericó e não deixou que fossem presos ou mortos. “Então, se deu notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que, esta noite, vieram aqui uns homens dos filhos de Israel para espiar a terra. Mandou, pois, o rei de Jericó dizer a Raabe: Faze sair os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra. A mulher, porém, havia tomado e escondido os dois homens; e disse: É verdade que os dois homens vieram a mim, porém eu não sabia donde eram. Havendo-se de fechar a porta, sendo já escuro, eles saíram; não sei para onde foram; ide após eles depressa, porque os alcançareis. Ela, porém, os fizera subir ao eirado e os escondera entre as canas do linho que havia disposto em ordem no eirado.” Josué 2.2-6

3. Confessou sua fé no Deus de Israel aos dois espias. “Foram-se aqueles homens após os espias pelo caminho que dá aos vaus do Jordão; e, havendo saído os que iam após eles, fechou-se a porta. Antes que os espias se deitassem, foi ela ter com eles ao eirado e lhes disse: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor que infundis caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados. Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito; e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Seom e Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes. Ouvindo isto, desmaiou-nos o coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.” Josué 2.7-11

4. Clamou aos espias por um pacto de livramento (salvação) a ela e toda sua família, quando Israel invadisse sua terra. “Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo Senhor que, assim como usei de misericórdia para convosco, também dela usareis para com a casa de meu pai; e que me dareis um sinal certo de que conservareis a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm, e de que livrareis a nossa vida da morte.” Josué 2.12-13

O pacto de Livramento foi firmado com os dois espias. “Então, lhe disseram os homens: A nossa vida responderá pela vossa se não denunciardes esta nossa missão; e será, pois, que, dando-nos o Senhor esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade. Ela, então, os fez descer por uma corda pela janela, porque a casa em que residia estava sobre o muro da cidade. E disse-lhes: Ide-vos ao monte, para que, porventura, vos não encontrem os perseguidores; escondei-vos lá três dias, até que eles voltem; e, depois, tomareis o vosso caminho.” Josué 2.14-16

 

AS TRÊS CONDIÇÕES PARA QUE O PACTO DE LIVRAMENTO FOSSE CUMPRIDO:

1º. O plano de invasão não poderia ser revelado a ninguém. “Então, lhe disseram os homens: A nossa vida responderá pela vossa se não denunciardes esta nossa missão; e será, pois, que, dando-nos o Senhor esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade.” Josué 2.14

2º. Raabe tinha que atar o cordão de fio de escarlata em sua janela (onde os espias desceram), como sinal de identificação e livramento. “Disseram-lhe os homens: Desobrigados seremos deste teu juramento que nos fizeste jurar, se, vindo nós à terra, não atares este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer;” Josué 2.17-18a

3º. Toda a família de Raabe tinha que estar reunida em sua casa, para que houvesse salvação.  “…e se não recolheres em casa contigo teu pai, e tua mãe, e teus irmãos, e a toda a família de teu pai. Qualquer que sair para fora da porta da tua casa, o seu sangue lhe cairá sobre a cabeça, e nós seremos inocentes; mas o sangue de qualquer que estiver contigo em casa caia sobre a nossa cabeça, se alguém nele puser mão.” Josué 2.18b-19

 

FIO DE ESCARLATA O SINAL DE LIBERTAÇÃO DO JUÍZO

Como a janela da casa de Raabe, dava para fora dos muros de Jericó, foi realizado um plano de fuga para que os espias fugissem em segurança. Foi feito então uma corda de pano vermelho, muito provável feita de linho entrelaçado um a outro. Esse fio de escarlata serviu como livramento aos espiões.

É interessante que esse mesmo fio de escarlata (corda vermelha), foi recomentado pelos espias para que Raabe a mantivesse na janela, e serviria como sinal para que sua casa não fosse destruída junto com as demais casas de Jericó, quando se desse a invasão.

Esse cordão de escarlata carrega uma simbologia espiritual muito significativa. Assim como o cordão de escarlata é sinal de livramento de juízo iminente, assim também de uma forma mais profunda e abrangente, o sinal do Sangue do Cordeiro (vermelho), nos livra do pecado e da condenação eterna. “No dia seguinte, vendo que Jesus vinha em sua direção, João disse: — Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” João 1:29

“Se andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” 1 João 1:7

 “E assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é condenado; mas o que não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” João 3:14-18

O sinal de sangue (escarlata) sempre serviu como aviso de livramento de morte. Foi ordenado por Moisés, para que todo Israelita matasse um cordeiro e o seu sangue fosse colocado nos umbrais de suas casas para que fossem livres do espírito de morte que passaria pelo Egito. “Porque, naquela noite, passarei pela terra do Egito e matarei na terra do Egito todos os primogênitos, tanto das pessoas como dos animais, e executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor. — O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês se encontram. Quando eu vir o sangue, passarei por vocês, e não haverá entre vocês praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito.” Êxodo 12:12,13.

Todos os sacrifícios oferecidos a Deus, para expiação de pecados, no Antigo Testamento, tinham que ter sangue de cordeiro ou de algum animal sacrificado para esse propósito. Assim foi desde a oferta de Abel passando por todo o tempo da peregrinação, até a chegada do verdadeiro Cordeiro que com seu sangue remiria os homens de seus pecados. “Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão.” Hebreus 9:22.

Para se entrar nos céus temos que crer no sacrifício vicário de Cristo na cruz do calvário. “Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram? Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro, razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo.” Apocalipse 7:13-15

“Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.” Apocalipse 22:13,14

Quando os espias falaram da importância de colocar o fio de escarlata como sinal de livramento de morte, Raabe, colocou sua fé em prática através da obediência. “E ela disse: Segundo as vossas palavras, assim seja. Então, os despediu; e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela.” Josué 2:21

A Palavra de Deus nos afirma que a única maneira de se receber a salvação e o perdão dos pecados é fazer a confissão da fé com a boca e o coração. Essa é a única forma de manifestar nossa fé e obediência aos mandamentos de Deus. Assim fez Raabe, assim devemos fazer. “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.” Romanos 10:9,10

 E você amado leitor já colocou sua fé em prática, confessando a Cristo como único e suficiente Salvador? “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” Atos 4:12

 

RAABE DO LAMAÇAL DO PECADO A POSIÇÃO DE FILHA DO REI

Tem um ditado popular que diz: “Que o fim das coisas é melhor que o começo”. Na vida de Raabe foi assim. Uma mulher de uma família pobre, cedo enveredou no caminho da prostituição, fez de sua casa um lugar de promiscuidade, um antro de prostituição acumulando pecados e mais pecados.

O texto não diz, mas creio que Raabe não obstante viver uma vida de prostituição, era uma mulher infeliz e solitária, buscava uma oportunidade de mudança de vida para satisfazer sua alma sedenta.

Assim como seus patrícios, ouviu falar dos maravilhosos feitos do Deus de Israel.  Ela sabia em seu coração, que esse povo era vencedor pelo poder de Deus e certamente conquistariam Jericó. A fé que ela tinha a fez ter convicção que de fato aconteceria. E a única forma de escapar era se convertendo ao Deus de Israel. O que de fato, na primeira oportunidade aconteceu.

Quantos mais como Raabe, em Jericó, ouviram falar que haveria invasão de Israel em sua cidade, e não mudaram de atitude e nem aproveitaram a oportunidade de salvação?

Raabe vivia no meio de um povo pecador, como consequência ela experimentou a perversa transgressão da prostituição. Mas ela teve uma oportunidade de mudança, de conversão e a abraçou, como náufrago abraça um salva vidas como única esperança de salvação em meio ao oceano.

Deus honrou a fé de Raabe e vemos isso em várias narrativas das escrituras. Vejamos:

Livrando-a da morte e destruição, ela e toda sua família.” Porém a cidade será condenada, ela e tudo quanto nela houver; somente viverá Raabe, a prostituta, e todos os que estiverem com ela em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos.” Josué 6:17

Colocando-a na linhagem do Rei dos reis. Se tornou Tataravó do rei Davi. Fazendo parte da genealogia de Cristo. “Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé; Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi, a Salomão, da que fora mulher de Urias.” Mateus 1:5,6

Tornou a segunda mulher depois de Sara na galeria dos heróis da fé de Hebreus 11. “Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.” Hebreus 11:31

 

CONCLUSÃO

A história de vida de Raabe nos ensina princípios espirituais que devem nortear nossas vidas. Vejamos:

a) Não importa como você se encontra nesse momento, se o pecado tem te afastado de Deus, aproveite as oportunidades que Ele oferece para que você seja salvo.

 b) Você pode tomar uma decisão diferente de uma multidão de incrédulos e insensíveis aos apelos de Deus.

c) A fé em Deus tem que ser acompanhada de atitudes de obediência.

d) Temos que manifestar amor a nossa família, buscando também a sua salvação do juízo iminente de destruição.

e) Deus sempre vai recompensar sua fé de maneira extraordinária, te salvando do Juízo e te colocando como príncipe em sua casa.

O mundo tem se ensurdecido aos apelos de Deus. As muitas preocupações humanas têm distanciado o homem do grito que Deus tem dado através dos profetas atuais e mesmo dos ditames milenares de sua Palavra. Contudo, a promessa eterna e fiel de livramento que se personificou e se consolidou na pessoa de Cristo Jesus tem envolvido a humanidade de muitas maneiras nesse tempo, chamado do fim.

Quem tem ouvidos e sensibilidade, ouça e creia, como Raabe ouviu e creu, agarrando-se a oportunidade de esperança de uma mudança radical de vida que se consolidou através da melhor escolha que ela poderia fazer: está para sempre com o Salvador!

Faça hoje, sua escolha certa: Escolha a Salvação!

Pr Francisco Nascimento

  

)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

  

Lição 13, BETEL, 1Tr24, NA ÍNTEGRA

 

Escrita Lição 13, BETEL, Personagens bíblicos que salvaram suas famílias, 1Tr24, Pr Henrique, EBD NA TV

PARA ME AJUDAR pix 33195781620 (CPAF) Luiz Henrique de Almeida Silva

 

EBD, Revista Editora Betel, 1° Trimestre De 2024, Tema: FAMILIA, UM PROJETO DE DEUS – Moldando lares estruturados, saudáveis e estabelecendo um legado de valores segundo a Bíblia Sagrada, Escola Bíblica Dominical 

  

ESBOÇO DA LIÇÃO

1- JOSUÉ TOMA DECISÃO PELA SUA FAMÍLIA

1.1. Tomada de decisão pessoal 

1.2. Tomada de decisão coletiva 

1.3. Tomada de decisão acertada 

2- NOÉ SALVA A SUA FAMÍLIA AO CONSTRUIR A ARCA

2.1. O simbolismo da família na Arca 

2.2. Os desafios de colocar toda a família na Arca 

2.3. As famílias enfrentam o dilúvio em pleno século 21 

3- RAABE PRESERVA SUA FAMÍLIA PELA FÉ

3.1. O juramento dos espias precisava de um sinal 

3.2. Raabe reconhece que DEUS está com o Seu povo 

3.3. As nossas escolhas determinarão o nosso futuro 

  

TEXTO ÁUREO

Depois disse o Senhor a Noé: Entra tu e Toda a tua casa na arca, porque te hei visto justo diante de mim nesta geração.” Gênesis 7.1

  

VERDADE APLICADA

Cada discípulo de CRISTO terá a responsabilidade de procurar conduzir os de sua família à salvação em CRISTO, no poder do ESPÍRITO Santo.

  

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Mostrar a decisão que Josué tomou pela sua família
Ressaltar a obediência de Noé a DEUS
Enfatizar a boa atitude de Raabe de crer em DEUS

  

TEXTOS DE REFERÊNCIA - JOSUÉ 24.15; HEBREUS 11.7,31
JOSUÉ 24
.15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porem eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

HEBREUS 11.7,31
7 Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda se não viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que era Segundo a fé.
31 Pela fé, Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias

  

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA – Gn 6.8 Noé achou graça aos olhos do Senhor
TERÇA – Gn 6.9 Quem anda com DEUS protege sua família
QUARTA – Js 2.14 Ajudar o Reino de DEUS a ajudar a família.
QUINTA – Js 2.18 A família precisa estar junta.
SEXTA – Js 24.14 Temer ao Senhor traz paz para a família.
SÁBADO – Js 24.24 A postura do líder abençoe a sua família

 

HINOS SUGERIDOS: 467, 577, 581

  

MOTIVO DE ORAÇÃO

Ore para que as famílias assumam o compromisso de servir ao Senhor

 

 INTRODUÇÃO

Josué indaga ao povo e toma a decisão pela sua família. Noé não salvou o mundo, mas construiu a arca e salvou a sua família. Raabe não salvou toda a população de Jericó, mas salvou a sua família ao crer em DEUS.

 

 1- JOSUÉ TOMA DECISÃO PELA SUA FAMÍLIA

Após Josué exercer com brilhantismo o que DEUS entregou em suas mãos, como comandante militar do exército de Israel, levando o povo a entrar em Canaã; agora, como líder espiritual, ele aconselha o povo a guardar os mandamentos escritos no livro da lei de Moisés [Js 23.1-6], a se esforçar e responder positivamente a quem gostariam de servir. Ele sabia que não podia tomar a decisão unilateral por todo Israel, mas ele toma decisão pela sua família e aconselha que eles façam o mesmo, esperando, é claro, uma resposta como a sua: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” [Js 24.15].

  

1.1. Tomada de decisão pessoal 

“Eu (1° pessoa do singular)’: Eu assumo em primeiro lugar o compromisso. Eu servirei de exemplo para os demais. Exemplo de vida não é garantia de que será seguido, mas é consciência do dever cumprido. Nenhum sucesso alcançado suplanta a minha família nem o meu relacionamento com DEUS. Josué chama atenção afirmando que quem vence as batalhas por nós é DEUS [Js 24.121. Devemos ter em mente que as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em DEUS [2Co 10.4]. O povo precisava voltar-se para DEUS, pois eles já tinham presenciado grandes bênçãos e vitórias nas batalhas; nós somos propensos a esquecer benefícios. Somos ingratos por natureza. Josué se coloca como exemplo para as gerações futuras. Nós somos responsáveis por ensinar a nossa descendência.

  

Josué, na qualidade de líder, sabia que poderia influenciar o povo a voltar-se para DEUS. Então, depois de entrar na Terra Prometida, tomar posse e morar em casas permanentes a não mais em tendas que montaram e desmontaram no deserto [Nm 9.15-23], Josué consulta o povo acerca de quem eles querem servir [Js 24.15]. Antes da resposta, ele procura esclarecer ao povo que os deuses dos seus pais os escravizaram no Egito por quatrocentos anos e que o DEUS verdadeiro trouxe o povo à terra que manda leite e me!. Ele livrou o povo de Israel do mar Vermelho, onde passaram a pés enxutos; abençoou no deserto e abriu o rio Jordão para o povo passar. DEUS derrubou uma grande muralha para o povo herdar a terra que Ele mesmo havia jurado aos seus pais que lhes daria [Js 1.6].

  

1.2. Tomada de decisão coletiva 

“Nós (minha família) – 1° pessoa do plural – serviremos..” Uma das coisas mais lindas e importantes que temos na vida é nossa família. O ministério começa dentro de casa. Cuidar dos seus é uma obrigação [ 1 Tm 5.8] . Governar a sua própria casa é um pré-requisito [ 1Tm 3.4-5]. Não adianta ser bom para as pessoas de fora se você não é bom para a sua família. Não adianta ser educado e respeitoso com as pessoas de fora se você não faz isso com a sua família. O que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua própria casa?

  

A decisão exige urgência: “Escolhi hoje a quem sirvais”. Não é daqui a um mês, um ano, cinco anos. Ninguém sabe o que cada dia nos reserva, o dia de amanhã não nos pertence [Pv 27.1; Mt 6.34] . Por isso, o tempo urge e, enquanto vivermos, teremos responsabilidades para com os nossos filhos. Nunca deixamos de ser pais, nem eles deixam de ser filhos. Se forem casados, não podemos interferir ou intrometer no seu casamento, mas podemos aconselhá-los; pois, se caírem em armadilhas ou em situações embaraçosas, não teremos consciência pesada pelo resto da vida, por não ter avisado.

  

1.3. Tomada de decisão acertada 

“Serviremos ao Senhor – futuro do presente’: Quando um líder espiritual toma uma decisão acertada, o povo se alegra em DEUS vence as batalhas por nós. A declaração exerceu grande efeito, influenciou, deu consistência e impactou as pessoas ao redor. Ele mostrou que existiam duas opções: servir aos deuses de seus antepassados ou ao DEUS verdadeiro. Ao ser confrontado, o povo fez a escolha certa: “serviremos ao Senhor, nosso DEUS” [Js 24.24-25]. Então, Josué ordena que o povo jogue fora os deuses estranhos e se incline de todo o coração ao Senhor, DEUS de Israel, porque Ele é santo e não aceita misturas [Js 24.19, 23].

  

A escolha deve ser feita de forma consciente, com lucidez, espontânea, será coação. Todos têm o livre-arbítrio, o direito de escolha, o poder de decisão. Só que cada um de nós dará conta de si mesmo a DEUS no juízo final [Rm 14.12]. Pois, todos serão chamados a prestação de contas [Mt 12.36-37; Hb 4.13; 1Pe 4.5]. DEUS não deseja que ninguém seja forçado ou obrigado a aceitá-Lo, adora-Lo ou prestar-Lhe culto. Mas é o líder que deve tomar a posição diante da família e da sociedade, independente da aceitação ou não. A obrigação do líder é maior do que a de todos, pois para isso ele foi escolhido. Ser líder não é um prêmio, mas uma enorme responsabilidade. Se a decisão dele for fraca hoje, dificilmente terá um futuro forte.

  

EU ENSINEI QUE:

Josué tomou a decisão acertada de servir ao Senhor juntamente com sua família.

  

2- NOÉ SALVA A SUA FAMÍLIA AO CONSTRUIR A ARCA

DEUS manda Noé construir a arca e dá as especificações. DEUS foi o Engenheiro e Projetor e Noé o executor do projeto [Gn 6.14- 16], porque Noé achou graça aos olhos do Senhor [Gn 6.8]. Noé era homem justo e íntegro em suas gerações e andava com DEUS [Gn 6.9]. Noé fez tudo conforme DEUS lhe ordenou [Gn 6.22]. O Senhor continua querendo colocar o Seu povo na Arca e fechar a porta por fora [Gn 7.16]. A Arca só tinha uma porta. Tipifica: JESUS, a única porta de salvação.

  

2.1. O simbolismo da família na Arca 

A Arca de Noé simboliza: renovação, restauração, proteção divina, abrigo seguro, refúgio de salvação, símbolo da aliança e presença de DEUS junto do povo escolhido e símbolo da Igreja. Representa também: um lugar onde se guarda preciosidades, tesouros, riquezas, joias. O Senhor arrependeu-se de haver feito o homem sobre a terra, pois o mundo estava cheio de maldade, as pessoas só faziam coisas más e havia violência em toda parte e isso lhe pesou o coração, ao ponto de mandar o dilúvio e exterminar todos os seres que fizera [Gn 6.5-7]. Mas DEUS estabeleceu uma aliança com Noé e disse para ele entrar na Arca com os seus filhos, sua mulher e as mulheres dos seus filhos [Gn 6.18; 7.7].

  

Muitas foram as dificuldades enfrentadas por Noé e sua família. Não foi fácil ter paciência diante dos contrários, murmuradores e zombadores. Não foi fácil salvar a família diante de uma sociedade que oferece todos os tipos de pratos, de manjares, de iguarias. Não foi fácil construir a arca. A construção durou cerca de 100 anos. A Arca era tipo um cruzeiro, tinha 3 andares, divididos em vários compartimentos [Gn 6.16]. Noé já estava com 600 anos de idade quando começou o dilúvio [Gn 7.6].

  

2.2. Os desafios de colocar toda a família na Arca 

As dificuldades enfrentadas por nós: os filhos crescem, casam e tomam os seus caminhos. Agora e joelhos dobrados, jejum e exemplo de vida. Exemplo de vida que nem sempre será seguido, mas é o nosso dever. Um filho pode sair da Arca por um tempo – exemplo do filho pródigo [Lc 15.11-32], mas, se foi ensinado [Pv 22.6], vai cair em si e voltar. A Arca tem hora que balança para lá e pra cá pela força das águas, pelos ventos que sopram ao contrário, pelas ondas fortes. Mesmo JESUS no barco surgem as tempestades e o mar fica revolto. Mas quem tem JESUS no barco o final vai ser feliz, porque Ele repreendeu o vento e diz ao mar: “Cala-te, aquieta-te” e será uma grande bonança [Mc 4.35- 41]. Tem porta que DEUS fecha para salvar a nossa família, nós não entendemos isso. Às vezes, DEUS fecha a porta, mas o milagre é para quem está do lado de dentro.

  

Não sabia que toda a sua família corria risco de perder a vida. Hoje sabemos também que toda a nossa família está correndo risco de perder vida física e espiritual. Estamos vivendo os dias de Noé [Mt 24.37-38], diante de uma sociedade corrupta, imoral e cheia de maldade e violência [Gn 6.11]. A Arca simboliza hoje: a busca pela espiritualidade; o conserto do altar de DEUS; a comunhão e a intimidade com DEUS; a sinceridade da fé em DEUS; a obediência pelo terror a DEUS; a separação do mundo para a santificação a DEUS; a proteção pelo cumprimento dos mandamentos da Palavra de DEUS. Qualquer defeito que acontece na nossa Arca pode ter certeza de que não é falha do Projetista. Somos nós que estamos errando. Mas temos uma boa notícia: Ele é especialista em consertar Arca. Aleluia!

  

2.3. As famílias enfrentam o dilúvio em pleno século 21 

Existem vários dilúvios arrastando as famílias e levando-as à destruição. Dia após dia, ficamos sabendo de famílias sucumbidas pelas águas do dilúvio. Não águas literais, mas as mazelas impostas pelo afastamento de DEUS, pela falta de temor; infidelidades conjugais, divórcios de maneira equivocada, violências domésticas, entre outros. Infelizmente, todas as famílias passam por intempéries, mau tempo, tempestades e ventos contrários. Antecipar-se às crises e fazer a nossa parte. A sabedoria manda planejar o futuro.

  

Noé não salvou o mundo, mas, pela fé, salvou a sua família [Hb 11.7]. DEUS tem compromisso com quem tem compromisso com Ele. Noé tinha uma obediência singular à Palavra de DEUS. DEUS faz aliança com quem tem intimidade a andar na Sua presença. A arca de Noé mostra que é possível salvar a nossa família desde que sigamos os princípios bíblicos. DEUS manda Noé passar betume por fora e por dentro para impermeabilizar e tapar as brechas e não correr riscos de entrar água [Gn 6.14]. Aquela embarcação suportou porque estava revestida. Precisamos revestir a nossa família com a proteção do ESPÍRITO Santo, pois fora da arca há destruição e morte.

  

EU ENSINEI QUE:

DEUS salvou Noé e toda a sua família da destruição.

  

3- RAABE PRESERVA SUA FAMÍLIA PELA FÉ

Ao assumir o lugar de Moisés, Josué enviou mais dois homens secretamente para cumprirem a tarefa de espiar a Terra Prometida com o propósito de conquistá-la [ Js 2.1]. Eles foram parar na casa de uma meretriz chamada Raabe, que os ocultou e ajudou os espias a observarem a Jericó, mas numa troca, onde a sua vida seria poupada e, também, teria a promessa estendida em favor dos seus familiares.

  

3.1. O juramento dos espias precisava de um sinal 

Raabe pede um sinal certo aos espias [Js 2.12]. Precisamos deixar claro que as condições sugeridas por ela eram “vida por vida” A vida deles respondia pela vida dela e de seus familiares [Js 2.14]. Então os espias disseram para Raabe que ela deveria colocar um cordão de fio de escarlata à janela por onde os fizeste descer e colocar todos os seus familiares dentro de casa; não deixe nenhum de fora da porta, se assim não fizeres, nos desobrigados desse juramento [Js 2.17-19].

  

Raabe recebe os espiões em Jericó, em sua casa sobre os muros, e os esconde no terraço entre as canas de linho colhido e colocadas para secar empilhadas [Js 2.6]. Um ato de bravura em meio a uma situação nebulosa. Raabe arriscou a sua própria pele para salvar a sua família. Pela escolha de Raabe, não só salvou a sua vida como recebeu de DEUS o perdão dos seus pecados, e salvou toda a sua família ao crer no DEUS Todo-Poderoso.

  

3.2. Raabe reconhece que DEUS está com o Seu povo 

Ao reconhecer que o DEUS dos espias estava com eles, que havia dado aquela terra e fez secar as águas do Mar Vermelho, os seus corações desmaiaram e não tinham mais ânimo. Então, Joabe declara e aceita que: “O Senhor, vosso DEUS, e DEUS em cima nos céus a embaixo na terra” [ Js 2.9-11]. Raabe entendeu as explicações dos espias e fez a opção pelo lado certo, da preservação dos homens de DEUS. Olhando com os olhos carnais, jamais poderíamos esperar que uma prostituta poderia ajudar nos pianos de DEUS e DEUS em contrapartida salvar a sua alma. A história de Raabe nos ensina que a família precisa estar junta, com união de propósito [Si 133] e no vínculo da paz [Ef 4.3].

  

Raabe foi salva; entendeu o plano de DEUS para o Seu povo. Figuradamente, como uma pessoa hoje, cheia de mazelas e pecados, aceitar a JESUS como seu Senhor e Salvador. A Bíblia diz que quer confessa as suas transgressões e deixa, alcançará a misericórdia do Senhor [Pv 28.13; 1 Jo 1.9]; o seu passado será apagado e lançado no mar do esquecimento [Is 43.25; Mq 7.18-19]

  

3.3. As nossas escolhas determinarão o nosso futuro 

Raabe faz a escolha segura, sabia e com fé, na qual contempla toda a sua família. Ter muita gente brincando com as escolhas da vida e esquecendo que haverá consequências. A escolha foi feita com liberdade, mas todos deverão arcar com os resultados. Nós temos condições de mudar a história da nossa casa e da nossa família. O nosso exemplo de vida fala mais alto do que as nossas palavras no seio da nossa família. Toda decisão certa será confirmada pelas atitudes. Não adianta dizer que é fiel a DEUS, se as aves não confirmam o que você fala. Raabe foi justificada por sua fé e obras [Tg 2.24-26]. Se você não faz, não adianta ensinar. É um perigo a omissão dos pais em relação aos filhos e dos filhos em relação aos pais. Não podemos ser relapsos em não tomar decisão favorável a nossa família.

  

A benção foi tão grande que Raabe passou a constar na genealogia de JESUS [Mt 1.5]. Foi citada na galeria dos heróis da fé [Hb 11.31]. Onde pela fé, Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.

  

EU ENSINEI QUE:

A decisão de Raabe preservou a sua vida e a de sua família.

  

CONCLUSÃO

Aprendemos com Josué, Noé e Raabe que nunca devemos negligenciar uma decisão tão importante. Que DEUS nos dê graça para conservar a nossa decisão ao lado dEle e levarmos a nossa família aos pés do Senhor. 

  

EBD Revista Editora Betel | 1° Trimestre De 2024 | Tema: FAMILIA, UM PROJETO DE DEUS – Moldando lares estruturados, saudáveis e estabelecendo um legado de valores segundo a Bíblia Sagrada | Escola Bíblica Dominical | Lição 13: Personagens bíblicos que salvaram suas Família

TEXTO ÁUREO

Depois disse o Senhor a Noé: Entra tu e Toda a tua casa na arca, porque te hei visto justo diante de mim nesta geração.” Gênesis 7.1

VERDADE APLICADA

Cada discípulo de CRISTO terá a responsabilidade de procurar conduzir os de sua família à salvação em CRISTO, no poder do ESPÍRITO Santo.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Mostrar a decisão que Josué tomou pela sua família
Ressaltar a obediência de Noé a DEUS
Enfatizar a boa atitude de Raabe de crer em DEUS

TEXTOS DE REFERÊNCIA

JOSUÉ 24
15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porem eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

HEBREUS 11
7 Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda se não viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que era Segundo a fé.
31 Pela fé, Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA – Gn 6.8 Noé achou graça aos olhos do Senhor
TERÇA – Gn 6.9 Quem anda com DEUS protege sua família
QUARTA – Js 2.14 Ajudar o Reino de DEUS a ajudar a família.
QUINTA – Js 2.18 A família precisa estar junta.
SEXTA – Js 24.14 Temer ao Senhor traz paz para a família.
SÁBADO – Js 24.24 A postura do líder abençoe a sua família
HINOS SUGERIDOS: 467, 577, 581

MOTIVO DE ORAÇÃO

Ore para que as famílias assumam o compromisso de servir ao Senhor


INTRODUÇÃO

Josué indaga ao povo e toma a decisão pela sua família. Noé não salvou o mundo, mas construiu a arca e salvou a sua família. Raabe não salvou toda a população de Jericó, mas salvou a sua família ao crer em DEUS.

1- JOSUÉ TOMA DECISÃO PELA SUA FAMÍLIA

Após Josué exercer com brilhantismo o que DEUS entregou em suas mãos, como comandante militar do exército de Israel, levando o povo a entrar em Canaã; agora, como líder espiritual, ele aconselha o povo a guardar os mandamentos escritos no livro da lei de Moisés [Js 23.1-61, a se esforçar e responder positivamente a quem gostariam de servir. Ele sabia que não podia tomar a decisão unilateral por todo Israel, mas ele toma decisão pela sua família e aconselha que eles façam o mesmo, esperando, e claro, uma resposta como a sua: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” [Js 24.151.

1.1. Tomada de decisão pessoal. “Eu (1° pessoa do singular)’: Eu assumo em primeiro lugar o compromisso. Eu servirei de exemplo para os demais. Exemplo de vida não a garantia de que será seguido, mas e consciência do dever cumprido. Nenhum sucesso alcançado suplanta a minha família nem o meu relacionamento com DEUS. Josué chama atenção afirmando que quem vence as batalhas por nós é DEUS [Js 24.121. Devemos ter em mente que as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em DEUS [2Co 10.4]. O povo precisava voltar-se para DEUS, pois eles já tinham presenciado grandes bênçãos e vitórias nas batalhas; nós somos propensos a esquecer benefícios. Somos ingratos por natureza. Josué se coloca como exemplo para as gerações futuras. Nós somos responsáveis por ensinar a nossa descendência.

Josué, na qualidade de líder, sabia que poderia influenciar o povo a voltar-se para DEUS. Então, depois de entrar na Terra Prometida, tomar posse e morar em casas permanentes a não mais em tendas que montaram e desmontaram no deserto [Nm 9.15-23], Josué consulta o povo acerca de quem eles querem servir [Js 24.15]. Antes da resposta, ele procura esclarecer ao povo que os deuses dos seus pais os escravizaram no Egito por quatrocentos anos e que o DEUS verdadeiro trouxe o povo à terra que manda leite e me!. Ele livrou o povo de Israel do mar Vermelho, onde passaram a pés enxutos; abençoou no deserto e abriu o rio Jordão para o povo passar. DEUS derrubou uma grande muralha para o povo herdar a terra que Ele mesmo havia jurado aos seus pais que lhes daria [Js 1.6].

1.2. Tomada de decisão coletiva. “Nós (minha família) – 1° pessoa do plural – serviremos..” Uma das coisas mais lindas e importantes que temos na vida e na nossa família. O ministério começa dentro de casa. Cuidar dos seus é uma obrigação [ 1 Tm 5.8] . Governar a sua própria casa é um pré-requisito [ 1Tm 3.4-5]. Não adianta ser bom para as pessoas de fora se você não é bom para a sua família. Não adianta ser educado e respeitoso com as pessoas de fora se você não faz isso com a sua família. O que adianta ganhar o mundo inteiro a perder a sua própria casa?

A decisão exige urgência: “Escolhi hoje a quem sirvais”. Não é daqui a um mês, um ano, cinco anos. Ninguém sabe o que cada dia nos reserva, o dia de amanhã não nos pertence [Pv 27.1; Mt 6.34] . Por isso, o tempo urge e, enquanto vivermos, teremos responsabilidades para com os nossos filhos. Nunca deixamos de ser pais, nem eles deixam de ser filhos. Se forem casados, não podemos interferir ou intrometer no seu casamento, mas podemos aconselhá-los; pois, se caírem em armadilhas ou em situações embaraçosas, não teremos consciência pesada pelo resto da vida, por não ter avisado.

1.3 . Tomada de decisão acertada. “Serviremos ao Senhor – futuro do presente’: Quando um líder espiritual toma uma decisão acertada, o povo se alegra em DEUS vence as batalhas por nós. A declaração exerceu grande efeito, influenciou, deu consistência e impactou as pessoas ao redor. Ele mostrou que existiam duas opções: servir aos deuses de seus antepassados ou ao DEUS verdadeiro. Ao ser confrontado, o povo fez a escolha certa: “serviremos ao Senhor, nosso DEUS” [Js 24.24-25]. Então, Josué ordena que o povo jogue fora os deuses estranhos a se incline de todo o coração ao Senhor, DEUS de Israel, porque Ele santo não aceita misturas [Js 24.19, 23].

A escolha deve ser feita de forma consciente, com lucidez, espontânea, será coação. Todos têm o livre-arbítrio, o direito de escolha, o poder de decisão. Só que cada um de nós dará conta de si mesmo a DEUS no juízo final [Rm 14.12]. Pois, todos serão chamados a prestação de contas [Mt 12.36-37; Hb 4.13; 1Pe 4.5]. DEUS não deseja que ninguém seja forçado ou obrigado a aceitá-Lo, adora-Lo ou prestar-Lhe culto. Mas é o líder que deve tomar a posição diante da família e da sociedade, independente da aceitação ou não. A obrigação do líder é maior do que a de todos, pois para isso ele foi escolhido. Ser líder não é um prêmio, mas uma enorme responsabilidade. Se a decisão dele for fraca hoje, dificilmente terá um futuro forte.

EU ENSINEI QUE:

Josué tomou a decisão acertada de servir ao Senhor juntamente com sua família.

2- NÃO SALVA A SUA FAMÍLIA AO CONSTRUIR A ARCA

DEUS manda Noé construir a arca e dá as especificações. DEUS foi o Engenheiro e Projetor e Noé o executor do projeto [Gn 6.14- 16], porque Noé achou graça aos olhos do Senhor [Gn 6.8]. Noé era homem justo e íntegro em suas gerações e andava com DEUS [Gn 6.9]. Noé fez tudo conforme DEUS te ordenou [Gn 6.22]. O Senhor continua querendo colocar o Seu povo na Arca e fechar a porta por fora [Gn 7.16]. A Arca só tinha uma porta. Tipifica: JESUS, a única porta de salvação.

2.1. O simbolismo da família na Arca. A Arca de Noé simboliza: renovação, restauração, proteção divina, abrigo seguro, refúgio de salvação, símbolo da aliança e presença de DEUS junto do povo escolhido e símbolo da Igreja. Representa também: um lugar onde se guarda preciosidades, tesouros, riquezas, joias. O Senhor arrependeu-se de haver feito o homem sobre a terra, pois o mundo estava cheio de maldade, as pessoas só faziam coisas más e havia violência em toda parte e isso lhe pesou o coração, ao ponto de mandar o dilúvio e exterminar todos os seres que fizera [Gn 6.5-7]. Mas DEUS estabeleceu uma aliança com Noé e disse para ele entrar na Arca com os seus filhos, sua mulher e as mulheres dos seus filhos [Gn 6.18; 7.7]. ‘j

Muitas foram as dificuldades enfrentadas por Noé e sua família. Não foi fácil ter paciência diante dos contrários, murmuradores e zombadores. Não foi fácil salvar a família diante de uma sociedade que oferece todos os tipos de pratos, de manjares, de iguarias. Não foi fácil construir a arca. A construção durou cerca de 100 anos. A Arca era tipo um cruzeiro, tinha 3 andares, divididos em vários compartimentos [Gn 6.16]. Noé já estava com 600 anos de idade quando começou o dilúvio [Gn 7.6].

2.2. Os desafios de colocar toda a família na Arca. As dificuldades enfrentadas por nós: os filhos crescem, casam e tomam os seus caminhos. Agora e joelhos dobrados, jejum e exemplo de vida. Exemplo de vida que nem sempre será seguido, mas é o nosso dever. Um filho pode sair da Arca por um tempo – exemplo do filho pródigo [Lc 15.11-32], mas, se foi ensinado [Pv 22.6], vai cair em si e voltar. A Arca tem hora que balança para lá e pra cá pela força das águas, pelos ventos que sopram ao contrário, pelas ondas fortes. Mesmo JESUS no barco surgem as tempestades e o mar fica revolto. Mas quem tem JESUS no barco o final vai ser feliz, porque Ele repreendeu o vento e diz ao mar: “Cala-te, aquieta-te” e será uma grande bonança [Mc 4.35- 41]. Tem porta que DEUS fecha para salvar a nossa família, nós não entendemos isso. Às vezes, DEUS fecha a porta, mas o milagre para quem está do lado de dentro.

Não sabia que toda a sua família corria risco de perder a vida. Hoje sabemos também que toda a nossa família está correndo risco de perder vida física e espiritual. Estamos vivendo os dias de Noé [Mt 24.37-38], diante de uma sociedade corrupta, imoral e cheia de maldade e violência [Gn 6.11]. A Arca simboliza hoje: a busca pela espiritualidade; o conserto do altar de DEUS; a comunhão e a intimidade com DEUS; a sinceridade da fé em DEUS; a obediência pelo terror a DEUS; a separação do mundo para a santificação a DEUS; a proteção pelo cumprimento dos mandamentos da Palavra de DEUS. Qualquer defeito que acontece na nossa Arca pode ter certeza de que não é falha do Projetista. Somos nós que estamos errando. Mas temos uma boa notícia: Ele é especialista em consertar Arca. Aleluia!

2.3. As famílias enfrentam o dilúvio em pleno século 21. Existem vários dilúvios arrastando as famílias e levando-as à destruição. Dia após dia, ficamos sabendo de famílias sucumbidas pelas águas do dilúvio. Não águas literais, mas as mazelas impostas pelo afastamento de DEUS, pela falta de temor; infidelidades conjugais, divórcios de maneira equivocada, violências domésticas, entre outros. Infelizmente, todas as famílias passam por intempéries, mau tempo, tempestades e ventos contrários. Antecipar-se às crises e fazer a nossa parte. A sabedoria manda planejar o futuro.

Noé não salvou o mundo, mas, pela fé, salvou a sua família [Hb 11.7]. DEUS tem compromisso com quem tem compromisso com Ele. Noé tinha uma obediência singular à Palavra de DEUS. DEUS faz aliança com quem tem intimidade a andar na Sua presença. A arca de Noé mostra que é possível salvar a nossa família desde que sigamos os princípios bíblicos. DEUS manda Noé passar betume por fora e por dentro para impermeabilizar e tapar as brechas e não correr riscos de entrar água [Gn 6.14]. Aquela embarcação suportou porque estava revestida. Precisamos revestir a nossa família com a proteção do ESPÍRITO Santo, pois fora da arca há destruição e morte.

EU ENSINEI QUE:

DEUS salvou Noé e toda a sua família da destruição.

3- Raabe preserva a sua família pela fé

Ao assumir o lugar de Moisés, Josué enviou mais dois homens secretamente para cumprirem a tarefa de espiar a Terra Prometida com o propósito de conquistá-la [ Js 2.1]. Eles foram parar na casa de uma meretriz chamada Raabe, que os ocultou e ajudou os espias a observarem a Jericó, mas numa troca, onde a sua vida seria poupada e, também, teria a promessa estendida em favor dos seus familiares.

3.1. O juramento dos espias precisava de um sinal. Raabe pede um sinal certo aos espias [Js 2.12]. Precisamos deixar claro que as condições sugeridas por ela eram “vida por vida” A vida deles respondia pela vida dela e de seus familiares [Js 2.14]. Então os espias disseram para Raabe que ela deveria colocar um cordão de fio de escarlata à janela por onde os fizeste descer e colocar todos os seus familiares dentro de casa; não deixe nenhum de fora da porta, se assim não fizeres, nos desobrigados desse juramento [Js 2.17-19].

Raabe recebe os espiões em Jericó, em sua casa sobre os muros, e os esconde no terraço entre as canas de linho colhido e colocadas para secar empilhadas [Js 2.6]. Um ato de bravura em meio a uma situação nebulosa. Raabe arriscou a sua própria pele para salvar a sua família. Pela escolha de Raabe, não só salvou a sua vida como recebeu de DEUS o perdão dos seus pecados, e salvou toda a sua família ao crer no DEUS Todo-Poderoso.

3.2. Raabe reconhece que DEUS está com o Seu povo. Ao reconhecer que o DEUS dos espias estava com eles, que havia dado aquela terra e fez secar as águas do Mar Vermelho, os seus corações desmaiaram e não tinham mais ânimo. Então, Joabe declara e aceita que: “O Senhor, vosso DEUS, e DEUS em cima nos céus a embaixo na terra” [ Js 2.9-11]. Raabe entendeu as explicações dos espias e fez a opção pelo lado certo, da preservação dos homens de DEUS. Olhando com os olhos carnais, jamais poderíamos esperar que uma prostituta poderia ajudar nos pianos de DEUS e DEUS em contrapartida salvar a sua alma. A história de Raabe nos ensina que a família precisa estar junta, com união de propósito [Si 133] e no vínculo da paz [Ef 4.3].

Raabe foi salvo; entendeu o plano de DEUS para o Seu povo. Figuradamente, como uma pessoa hoje, cheia de mazelas e pecados, aceitar a JESUS como seu Senhor e Salvador. A Bíblia diz que quer confessa as suas transgressões e deixa, alcançará a misericórdia do Senhor [Pv 28.13; 1 Jo 1.9]; o seu passado será apagado e lançado no mar do esquecimento [Is 43.25; Mq 7.18-19]

3.3. As nossas escolhas determinarão o nosso futuro. Raabe faz a escolha segura, sabia e com fé, na qual contempla toda a sua família. Ter muita gente brincando com as escolhas da vida e esquecendo que haverá consequências. A escolha foi feita com liberdade, mas todos deverão arcar com os resultados. Nós temos condições de mudar a história da nossa casa e da nossa família. O nosso exemplo de vida fala mais alto do que as nossas palavras no seio da nossa família. Toda decisão certa será confirmada pelas atitudes. Não adianta dizer que é fiel a DEUS, se as aves não confirmam o que você fala. Raabe foi justificada por sua fé e obras [Tg 2.24-26]. Se você não faz, não adianta ensinar. É um perigo a omissão dos pais em relação aos filhos e dos filhos em relação aos pais. Não podemos ser relapsos em não tomar decisão favorável a nossa família.

A benção foi tão grande que Raabe passou a constar na genealogia de JESUS [Mt 1.5]. Foi citada na galeria dos heróis da fé [Hb 11.31]. Onde pela fé, Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.

EU ENSINEI QUE:

A decisão de Raabe preservou a sua vida e a de sua família.

CONCLUSÃO

Aprendemos com Josué, Noé e Raabe que nunca devemos negligenciar uma decisão tão importante. Que DEUS nos dê graça para conservar a nossa decisão ao lado dEle e levarmos a nossa família aos pés do Senhor.