LIÇÃO 11, COMO ALCANÇAR A VERDADEIRA PROSPERIDADE




LIÇÃO 11, COMO ALCANÇAR A VERDADEIRA PROSPERIDADE
Lições Bíblicas do 1º Trimestre de 2012 - CPAD - Jovens e Adultos
A Verdadeira prosperidade - A vida cristã abundante
Comentários da revista da CPAD: Pr. José Gonçalves
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
Complementos, ilustrações, questionários e videos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
QUESTIONÁRIO
 
 
TEXTO ÁUREO
E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e dar força a tudo” (1 Cr 29.12).
 
 
VERDADE PRÁTICA
A verdadeira prosperidade dá-nos as condições necessárias para não somente cuidarmos de nossa manutenção, como também investir no Reino de DEUS.
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Hb 8.12 A real prosperidade e as promessas divinas
Terça - Fp 4.19 A real prosperidade e a fidelidade de DEUS
Quarta - Ef 4.28 A real prosperidade e o trabalho
Quinta - Pv 13.11 A real prosperidade produz benefícios
Sexta - Pv 30.8 A real prosperidade e a administração
Sábado - 2 Co 9.7 A real prosperidade e a obra de DEUS
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Crônicas 29.10-18
10 - Pelo que Davi louvou ao SENHOR perante os olhos de toda a congregação e disse: Bendito és tu, SENHOR, DEUS de nosso pai Israel, de eternidade em eternidade.11 - Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste sobre todos como chefe.12 - E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e dar força a tudo.13 - Agora, pois, ó DEUS nosso, graças te damos e louvamos o nome da tua glória.14 - Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, que tivéssemos poder para tão voluntariamente dar semelhantes coisas? Porque tudo vem de ti, e da tua mão to damos.15 - Porque somos estranhos diante de ti e peregrinos como todos os nossos pais; como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e não há outra esperança.16 - SENHOR, DEUS nosso, toda esta abundância que preparamos, para te edificar uma casa ao teu santo nome, vem da tua mão e é toda tua.17 - E bem sei eu, DEUS meu, que tu provas os corações e que da sinceridade te agradas; eu também, na sinceridade de meu coração, voluntariamente dei todas estas coisas; e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, voluntariamente te deu.18 - SENHOR, DEUS de nossos pais Abraão, Isaque e Israel, conserva isso para sempre no intento dos pensamentos do coração de teu povo; e encaminha o seu coração para ti.
 
 
Veja http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao05-dns-malesdoconsumismo.htm
 
 
Palavra Chave - Trabalho: Conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir um determinado fim.
 
I. CONFIANÇA NA SUFICIÊNCIA DE DEUS
Temos que ter em mente que DEUS pode tudo, sabe tudo, está em toda parte. Nada acontece sem a permissão de DEUS.
1. Confiando nas promessas de DEUS. 
Confiemos que para DEUS não há impossíveis. DEUS é fiel às suas promessas.
Vejamos algumas promessas de DEUS para nós:
A Promessa Da Salvação; 
A Promessa Do Batismo No ESPÍRITO SANTO;
A Promessa Da Cura Divina;
A Promessa Da Paz Interior; 
A Promessa Da Verdadeira Prosperidade; 
A Promessa De  Um Lar Feliz; 
A Promessa De Uma Velhice Feliz E Frutífera; 
A Promessa De Segurança Num Mundo Inseguro;
A Promessa Da Segunda Vinda De CRISTO;
A Promessa De Nossa Entrada No Céu; 
2. Confiando na fidelidade de DEUS. 
Jamais, na história humana, se ouviu dizer que DEUS prometeu alguma coisa e não cumpriu. DEUS é fiel à sua Palavra. Sejamos fiéis a ELE também.
II. DEDICANDO-SE AO TRABALHO
1. A necessidade do trabalho. 
O ser humano foi criado para trabalhar.
Adão foi colocado no Éden e foi lhe dada ordem de trabalhar tanto materialmente (cultivar) como trabalhar espiritualmente (guardar)
Cultivar significa podar, arrancar mato que danifica a planta, colher, plantar, cuidar.
Guardar tem o sentido de proteger, DEUS sabia que Satanás estava por ali e que tentaria roubar do homem a imagem e semelhança de DEUS.
2. Os benefícios do trabalho. 
O trabalho ocupa a mente, exercita o corpo, satisfaz à alma.
Nos sentimos realizados e felizes quando trabalhamos e podemos sustentar nossas casas, nossas famílias, nossas despesas.
III. USANDO O DINHEIRO CONSCIENTEMENTE
1. Rejeitando o consumismo. 
Consumo - satisfação do que é necessário para sobrevivência.
Consumismo - insatisfação com o necessário. Desejo de ser mais, maior, melhor. Desejo de possuir o que outrem possui. Tem como agente impulsor a inveja, a ira, a luxúria, etc...
No fruto do ESPÍRITO, outorgado a nós pelo ESPÍRITO SANTO, tem uma qualidade chamada Domínio próprio. Devemos desenvolver essa área de nosso ser para que possamos vencer nossos impulsos de consumismo.
Estamos vivendo em uma época em que o dinheiro ficou fácil de ser adquirido, mas difícil de ser ganho e de ser devolvido ao seu dono.
Cartão de crédito, crédito fácil e cheque especial; tudo isso é oferecido ao descuidado que não planeja e não faz um real orçamento para ver se pode comprar e se pode pagar suas prestações depois de comprado o bem adquirido, que muitas vezes nem precisava realmente ser comprado. Não compre nada que vá exigir ser paga uma prestação de mais que 20% de seu salário ou ganho mensal.
2. Contribuindo para a Obra de DEUS. 
Uma maneira genial de se gastar é investindo no reino de DEUS. Invista em missão, em ganhar almas, assim como DEUS investiu em você dando-lhe se próprio filho, sua maior riqueza.
3. Contribuição voluntária e regular. 
Dízimos e ofertas devem ser entregues com alegria e sentido de louvor e adoração a DEUS.
Nós só entregamos para DEUS o que ELE mesmo nos deu. Agradeçamos sempre a ELE por nos fazer canais de suas bênçãos para sua obra na Terra.
 
Quem roubava, não roube mais.
Temos visto representantes da teologia da prosperidade que exploram as pessoas e com mensagens muito bem elaboradas e bem arquitetadas por artifícios da psicologia moderna, roubam o dinheiro dos incautos, das pobres viúvas e dos emocionados crentes sem conhecimento bíblico. São os modernos ladrões "crentes". DEUS nos chama para trabalharmos honestamente por nossos salários e ainda para contribuirmos com Sua obra e com os pobres e necessitados, não para roubar-lhes o pouco que têm.
 
Howard Dayton - O seu Dinheiro
 
 
 
 
O PROBLEMA - DÍVIDA
 
A PARTE DE DEUS - O FUNDAMENTO
A NOSSA PARTE - BONDADE E FIDELIDADE
DÍVIDAS - RETIRA DE SUA RENDA
LIVRANDO-SE DAS DÍVIDAS
CONSELHO - UM CORDÃO DE TRES DOBRAS
HONESTIDADE - EM TUDO
CONTRIBUIÇÃO - QUAL E A SUA ATITUDE?
TRABALHO - QUEM E SEU VERDADEIRO PATRAO?
INVESTIMENTO - UMA LABUTA CONSTANTE
O UNICO INVESTIMENTO GARANTIDO - OBRA DE DEUS
FILHOS - OS ABC'S DO DINHEIRO
ORÇAMENTO - MANTENHA-SE A PAR DOS FATOS
PADRAO DE VIDA - COMO DEVEMOS VIVER?
PERSPECTIVA - O QUE E IMPORTANTE DE FATO
 
Os canhotos de nossos cheques e os recibos de cartões de crédito revelam mais sobre nossas prioridades do que qualquer outra coisa.
 É por isso que JESUS falou tanto sobre dinheiro. Dezesseis das trinta e oito parábolas tratam da forma de se lidar com o dinheiro e com as posses. Na verdade, JESUS CRISTO falou mais sobre dinheiro do que sobre quase todos os outros assuntos. Ha na Bíblia quinhentos versículos sobre oração, menos de quinhentos sobre a fé, porém, mais de dois mil trezentos e cinqüenta sobre dinheiro e posses.
 Se o Senhor falou tanto sobre isso e porque deseja que conheçamos Sua perspectiva a respeito desta área critica da vida. Ele importou-se com a questão do dinheiro porque dinheiro é importante!
 
A maneira como lidamos com o dinheiro afeta nossa comunhão com o Senhor.
As posses competem com o Senhor pelo domínio de nossa vida.
Grande parte da vida gira em torno do dinheiro.
 
O primeiro Passo em Direção ao Contentamento
 Para aprender a viver contente, você precisa reconhecer que DEUS e o dono de todas as suas posses. Se você crê que você é dono ate mesmo de uma única coisa, as circunstancias que afetam tal posse serão refletidas em sua atitude. Se algo favorável acontecer com aquela posse, você ficará feliz; mas, se a situação for adversa, você se sentira contrariado.
 
A razão básica pela qual falhamos em reconhecer a parte de DEUS é que não entendemos quem é DEUS.
Senhor do Universo.
Senhor das Nações.
Senhor do Individuo.
 
Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei: entra no gozo do teu Senhor.
MATEUS 25:21
A palavra mordomo pode ser traduzida de duas formas: gerente ou supervisor. Nas Escrituras, a posição de um mordomo e de grande responsabilidade. Ele e a autoridade suprema depois do senhor e tem total responsabilidade por todas as posses do Senhor e pelos cuidados domésticos.
 
A fidelidade gera contentamento
Uma vez que tenhamos consciência da parte de DEUS e da nossa parte, podemos viver contentes. Descobrimos em Filipenses que Paulo aprendeu a viver contente porque sabia que DEUS supriria todas as suas necessidades (Filipenses 4:19), e ele tinha sido fiel. "O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o DEUS da paz será convosco" (Filipenses 4:9).
Quando aplicarmos os princípios da economia de DEUS, começaremos a sair das dívidas, a gastar com mais sabedoria, a começar a economizar para nossos projetos futuros e a ofertar mais ainda para o trabalho de CRISTO. A Bíblia oferece soluções reais para os problemas financeiros atuais. Devemos nos tornar mordomos fiéis.
 
O QUE DIZEM AS ESCRITURAS A RESPEITO DAS DÍVIDAS? 
 A perspectiva das Escrituras sobre dívidas é clara. Leia, com atenção, a primeira parte de Romanos 13:8, em varias traduções diferentes: "A ninguém fiqueis devendo cousa alguma." (KJV) "Paguem todas as suas dívidas" (BV)."Fique fora das dívidas e não deva nada a ninguém" (AMP).
Em Provérbios 22:7, aprendemos porque o Senhor fala tão diretamente sobre a área de dívida: "Assim como os pobres são dominados pelos ricos, quem pede dinheiro emprestado se torna escravo de quem empresta" (BV). Quando estamos endividados, ficamos na posição de servidão, em relação a quem emprestou. De fato, quanto mais devemos, mais servos nos tornamos. Não possuímos total liberdade ou escolha para decidirmos por nos mesmos em que gastaremos nossa renda, porque nos obrigamos legalmente a pagar essas dívidas.
 Em 1 Coríntios 7:23 Paulo escreve: "Por preço fostes comprados; não vos torneis escravos de homens." Nosso Pai fez o sacrifício máximo de dar Seu Filho, o Senhor JESUS CRISTO, para morrer por nós. Agora quer que Seus filhos sejam livres para servi-lo da forma que Ele desejar.
 
A dívida é considerada maldição
  No Antigo Testamento, uma das compensações para a obediência era ficar fora das dívidas.
"Se atentamente ouvires a voz do SENHOR teu DEUS, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje to ordeno, o SENHOR teu DEUS to exaltara sobre todas as nações da terra. Se ouvires a voz do SENHOR teu DEUS, virão sobre ti e to alcançarão todas estas bênçãos... emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado" (Deuteronômio 28:1-2, 12; destaque acrescentado).
Inversamente, o endividamento era uma das maldiçoes infligidas pela desobediência. "Será, porém, que, se não deres ouvidos a voz do SENHOR teu DEUS, não cuidando em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão todas estas maldições sobre ti e to alcançarão... O estrangeiro, que está no meio de ti, se elevara mais e mais, e tú mais e mais descerás. Ele to emprestará a ti,porém tu não lhe emprestarás a ele; ele será por cabeça, e tú serás por cauda" (Deuteronômio 28:15, 43-44, destaque acrescentado).
 
A dívida faz suposições antecipadas sobre o amanhã
 Quando entramos em uma dívida, presumimos que ganharemos o suficiente ou teremos recursos suficientes para pagá-la. Planejamos continuar em nosso trabalho ou que os negócios ou investimentos serão lucrativos. As Escrituras nos previnem contra a pressuposição: "Atendei agora, vós que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos e teremos lucros. Vos não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois apenas como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como faremos isto ou aquilo" (Tiago 4:13-15).
 
A dívida pode negar uma oportunidade a DEUS
 Ron Blue, um autor que escreve sobre finanças, conta-nos sobre um jovem que desejava ir para o seminário e tornar-se missionário. Como não tinha dinheiro, achou que a única forma de se sustentar num seminário seria através de um financiamento para estudantes. No entanto, isso o deixaria endividado em milhares de dólares, no tempo de sua formatura. Seria uma situação impossível. Não conseguiria pagar seu financiamento com o salário de missionário.
Depois de muita oração, decidiu matricular-se sem a ajuda de financiamento e confiar que o Senhor iria suprir suas necessidades. Formou-se sem tomar nada emprestado e sua admiração pelo Senhor soberano e vivo, que provem suas necessidades de forma criativa, aumentou. Essa foi a lição mais valiosa que aprendeu no seminário. Ela preparou-o para o campo missionário onde, por vezes repetidas, dependeu do Senhor para suas necessidades. Pegar emprestado pode negar a DEUS a oportunidade de demonstrar o quanto Ele e real.
Howard Dayton - O seu Dinheiro
 
INTERAÇÃO
Professor, você sabe como alcançar a verdadeira prosperidade? Muitos são os livros de auto-ajuda que prometem revelar o segredo do sucesso financeiro e da felicidade. Tal “fórmula” deve funcionar somente para os autores! Na verdade não há nenhum segredo. Pois sabemos que DEUS é um Pai amoroso e que a verdadeira prosperidade está fundamentada na sua providência e graça. Se quisermos ter uma vida bem-sucedida precisamos aprender a depender de DEUS e nos submeter à sua vontade!
 
OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Compreender que para sermos bem-sucedidos precisamos confiar na suficiência de DEUS.
Conscientizar-se de que o trabalho foi instituído por DEUS antes da Queda.
Explicar porque devemos fazer uso do dinheiro de modo consciente.
 
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, peça aos alunos que citem um versículo bíblico onde DEUS promete suprir as nossas necessidades de alimentação e vestuário. Diga que DEUS é um Pai amoroso que tem prazer em suprir todas as nossas necessidades básicas, porém, explique que existe uma diferença entre precisar e desejar. Nem sempre o que desejamos é realmente necessário. O precisar tem a ver com consumo, suprimento das necessidades básicas. O desejar está relacionado ao consumismo, impulso incontrolável de ter ou possuir. Enfatize que DEUS promete suprir (atender) as nossas necessidades. O Senhor não é um “gênio da lâmpada” que atende os nossos desejos. Ele é DEUS, e por sua infinita bondade promete prover-nos as necessidades. Conclua lendo Filipenses 4.19.
 
RESUMO DA LIÇÃO 11, COMO ALCANÇAR A VERDADEIRA PROSPERIDADE
I. CONFIANÇA NA SUFICIÊNCIA DE DEUS
1. Confiando nas promessas de DEUS. 
2. Confiando na fidelidade de DEUS. 
II. DEDICANDO-SE AO TRABALHO
1. A necessidade do trabalho. 
2. Os benefícios do trabalho. 
III. USANDO O DINHEIRO CONSCIENTEMENTE
1. Rejeitando o consumismo. 
2. Contribuindo para a Obra de DEUS. 
3. Contribuição voluntária e regular. 
 
SINOPSE DO TÓPICO (I)
DEUS é fiel. Ele prometeu e supre todas as nossas necessidades.
SINOPSE DO TÓPICO (II)
O trabalho foi instituído por DEUS antes mesmo da Queda do homem. Ele é útil e necessário aos seres humanos.
SINOPSE DO TÓPICO (III)
Ser próspero é saber utilizar os recursos financeiros com sabedoria, sempre investindo no Reino de DEUS.
VOCABULÁRIO
Haveres: Relativo a bens materiais.
 
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
SALE, F. Você & DEUS no Trabalho: A ética profissional do cristão. 1.ed., RJ: CPAD, 2001.
RICHARDS, L. O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1.ed., RJ: CPAD, 2007.
 
 AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsídio Teológico 
“A importância do trabalho
Por que o trabalho árduo é tão importante? A que propósito ele serve, uma vez que DEUS prometeu prover todas as nossas necessidades?
As Escrituras dizem muitas coisas sobre a importância do trabalho. Em primeiro lugar, nossos esforços no trabalho são capazes de glorificar a DEUS. Em segundo lugar — e relacionado ao primeiro ponto — seja o que for que façamos nesta terra, incluindo o nosso comportamento no trabalho, será um testemunho para as outras pessoas. Por essa razão, DEUS espera que sejamos diferentes, que nos salientemos no contexto do mundo em que vivemos e que façamos o nosso trabalho sem murmurações. O terceiro ponto é complexo. A Bíblia deixa claro que o nosso trabalho é um dos veículos que DEUS utiliza para suprir as nossas necessidades. O seu intento é que a nossa produtividade nos traga recompensas significativas, tanto tangíveis, como intangíveis. Em seu plano, a preguiça e a falta de produtividade resultam naturalmente em necessidades. DEUS quer que estejamos em posição tal, que possamos desfrutar dos resultados de nossos trabalhos. Podemos ter a certeza que Ele seria capaz de nos conceder aquilo que necessitamos, sem qualquer esforço de nossa parte. Existem alguns exemplos em que Ele faz exatamente isto, quando sabe tratar-se de uma situação apropriada” (SALE, F. Você & DEUS no trabalho: A ética profissional do cristão. 1.ed., RJ: CPAD, 2001, pp.30-1).
 
 AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II - Subsídio Teológico 
“Salomão, filho de Davi e Bate-Seba, sucedeu a seu pai como rei de Israel e reinou durante quarenta anos. Ele foi o homem mais sábio do mundo. As Escrituras nos contam sobre todas as suas realizações e a sua consequente fama. Ele era também o homem mais rico do mundo; a história descreve a sua grande fortuna, bem como os seus elaborados projetos de edificação. Ele recebeu sua sabedoria de DEUS. Igualmente, sua fortuna foi dada por DEUS, por não tê-la pedido. O povo de Israel estava contente sob o seu governo. Com o passar do tempo, o sucesso fabuloso de Salomão fez com que se tornasse autoindulgente. Pelo fato de poder dispor de tudo o que desejasse, passou a sentir que tinha direitos sobre tudo o que quisesse.
Qual é, portanto, a direção que a Bíblia nos oferece, em relação a mantermos as posses na perspectiva apropriada?
   1. Em primeiro lugar, reconheça que seja o que for que alcance ou acumule neste mundo não durará para sempre. Como diz o ditado popular, ‘você não pode levar nada consigo’. Você estará deixando este mundo com as mãos vazias, como quando a ele chegou.
   2. A segunda diretriz das Escrituras é que não sejamos avarentos. Esforce-se pela moderação saudável em tudo aquilo que desejar. Tudo o que você possui é uma bênção, uma dádiva divina. A Palavra de DEUS oferece uma boa medida sobre quanto dinheiro é suficiente: o bastante para que você não tenha que roubar, porém, nem tanto a ponto de esquecer-se da sua origem.
   3. A terceira diretriz das Escrituras é que não nos preocupemos - não importa qual seja a sua situação financeira. Como cristão, se você sofrer perdas financeiras, DEUS está com você, e esta é a chave para tudo aquilo que precisa. Em primeiro lugar, DEUS é quem o capacita a ganhar dinheiro. Você tem sua própria garantia de que Ele conhece intimamente as suas necessidades, e que o seu bem-estar é importante para Ele” (SALE, F. Você & DEUS no trabalho: A ética profissional do cristão. 1.ed., RJ: CPAD, 2001, pp.175-77).
 
 
QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 11, COMO ALCANÇAR A VERDADEIRA PROSPERIDADE
Responda conforme a revista da CPAD do 1º Trimestre de 2012
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas corretas e com "F" as falsas.
 
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
E riquezas e glória vêm de _____________________________ de ti, e tu ________________________________ sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o ______________________________ e dar força a tudo” (1 Cr 29.12).
 
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
A verdadeira __________________________________ dá-nos as condições necessárias para não somente ______________________________ de nossa manutenção, como também _________________________________ no Reino de DEUS.
 
COMENTÁRIO - introdução
3- A que está condicionada a prosperidade?
(    ) Está condicionada ao domínio de técnicas e fórmulas diferentes e à prática dos princípios expostos na Palavra de DEUS.
(    ) Está condicionada não ao domínio dos princípios expostos na Palavra de DEUS, mas às técnicas e fórmulas mirabolantes.
(    ) Está condicionada não ao domínio de técnicas ou fórmulas mirabolantes, mas à prática dos princípios expostos na Palavra de DEUS.
 
I. CONFIANÇA NA SUFICIÊNCIA DE DEUS
4- A que se resumem as promessas de DEUS para o seu povo?
(    ) As mais significativas não se resumem aos bens materiais.
(    ) Uma das mais significativas é o perdão dos nossos pecados.
(    ) Uma das mais significativas é a adoção.
(    ) Uma das mais significativas é a riqueza material.
(    ) As mais significativas se resumem à vida eterna.
(    ) Uma das mais significativas é um novo céu e a uma nova terra.
(    ) Essas promessas revelam a suficiência de DEUS em nos prover o melhor.
(    ) De fato, como dizem as Escrituras, as promessas divinas são boas e mui preciosas.
(    ) Qualquer idéia de prosperidade, para ser genuinamente bíblica, necessita levar em conta a nossa dependência da vontade soberana de DEUS.
(    ) Essas promessas revelam a total dependência de DEUS para com o ser humano.
 
5- Como deve ser a nossa confiança na fidelidade de DEUS?
(    ) O cristão precisa conscientizar-se que DEUS só de vez em quando abandona os seus filhos, depois retorna em sua ajuda..
(    ) O fundamento do ensino da suficiência divina é que o Pai Celeste nos supre todas as necessidades.
(    ) Através de sua Palavra, o Senhor demonstra todo o seu amoroso cuidado para com os seus filhos, provendo-lhes o necessário para que tenham uma vida digna.
(    ) O cristão precisa conscientizar-se que DEUS jamais abandonará os seus filhos.
(    ) Davi declara em sua oração: “E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e dar força a tudo”.
 
II. DEDICANDO-SE AO TRABALHO
6- Qual a necessidade do trabalho, segundo a Palavra de DEUS?
(    ) O trabalho não aparece na Bíblia como coisa provinda de DEUS, mas é gratificante para o ser humano.
(    ) O trabalho foi instituído por DEUS antes mesmo da queda de Adão e Eva.
(    ) O trabalho aparece na Bíblia como algo útil, necessário e nobre.
(    ) Paulo aconselha aos novos crentes: “Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade”.
(    ) A prosperidade do crente está associada ao trabalho que, no âmbito da Palavra de DEUS, tem uma finalidade que transcende o mero acúmulo de bens.
(    ) O cristão deve conscientizar-se de que a bênção do Senhor manifesta-se também por intermédio de nosso labor diário.
 
7- Quais os benefícios do trabalho, segundo a Palavra de DEUS? 
(    ) O trabalho é necessário não somente para suprir nossas necessidades, mas também as do nosso próximo.
(    ) Instituição divina que é, o trabalho oferece-nos também um real significado para a vida.
(    ) A Bíblia destaca o valor daqueles que desempenharam bem o seu trabalho.
(    ) O Novo Testamento, por exemplo, realça o exemplo de Dorcas, que é lembrada pelo seu trabalho e generosidade.
(    ) O Novo Testamento, por exemplo, realça o exemplo da mulher samaritana, que é lembrada pelo seu trabalho e generosidade.
 
III. USANDO O DINHEIRO CONSCIENTEMENTE
8- Embora o desejo de consumir seja considerado algo normal, há uma diferença gritante entre consumo e consumismo. Qual é?
(    ) Consumo tem a ver com o suprimento de nossas necessidades básicas
(    ) Consumismo manifesta um impulso incontrolável de se ter, ou possuir, as coisas mesmo quando estas não são necessárias.
(    ) Consumo tem a ver com o aumento de nossas necessidades básicas
(    ) Consumismo manifesta um impulso controlável, mas incorrigível de se ter, ou possuir, as coisas que nos são necessárias.
(    ) Consumo trata com o que é indispensável.
(    ) Consumismo diz respeito àquilo que é supérfluo.
 
9- Como lidar com o consumismo? 
(    ) Administrar bem o dinheiro, atribuindo-lhe o seu real valor, nada tem a ver com a verdadeira prosperidade.
(    ) Alguém já disse que o crente deve tomar cuidado para não comprar o que não precisa, com o dinheiro que não tem, visando demonstrar o que ele, na realidade, não é.
(    ) Administrar bem o dinheiro, atribuindo-lhe o seu real valor, faz parte da verdadeira prosperidade.
(    ) A Bíblia destaca, inclusive, o contentar-se com a porção cotidiana proporcionada pelo trabalho digno, honesto e abençoado por DEUS.
 
10- Por que devemos estar contribuindo para a Obra de DEUS?
(    ) Porque o Reino de DEUS, apesar de seu aspecto sobrenatural, necessita de nosso apoio natural para expandir-se até aos confins da terra.
(    ) Somente porque nossos pastores precisam ser mantidos e as despesas com água, energia e telefone da igreja precisam ser pagas.
(    ) Porque ainda que não sejamos detentores de grandes posses, seremos considerados prósperos e bem-aventurados se participarmos com nossos haveres do avanço da obra de DEUS.
 
11- Complete segundo a contribuição voluntária e regular:
A Escritura é clara ao preceituar: “Cada um contribua segundo propôs no seu _____________________________, não com tristeza ou por necessidade; porque DEUS ama ao que dá com ______________________________” (2 Co 9.7). O texto deixa bem patente que a nossa contribuição para a obra de DEUS deve ser feita de forma ________________________________, regular e amorosa. Isto significa que temos de ser _______________________ na entrega dos dízimos e das ofertas. Os dízimos, a propósito, têm de ser trazidos à _________________________________ do tesouro, conforme exorta o Senhor por intermédio de Malaquias. Ou seja: devemos dar o dízimo à igreja na qual ____________________________________, para que sejamos realmente fiéis. O dízimo é tanto normativo (Ml 3.10) como __________________________________ (Gn 14.20; 28.22).
 
12- Quando o crente prospera?
(    ) O crente prospera quando fica rico.
(    ) O crente prospera quando põe em prática os princípios comerciais do mundo.
(    ) O crente prospera quando põe em prática os princípios bíblicos da contribuição.
 
CONCLUSÃO
13- Por que a verdadeira prosperidade fundamenta-se, antes de tudo, na providência de DEUS?
(    ) Porque a provisão para a nossa vida está baseada em nossa sabedoria em ganhar dinheiro e cuidar dele.
(    ) Porque a provisão para a nossa vida está baseada nos dízimos e ofertas que entregamos à igreja.
(    ) Porque Ele capacita-nos a obter a necessária provisão para a nossa vida.
 
14- Complete:
A prosperidade bíblica faz do cristão um autêntico ______________________________ dos negócios de DEUS. E, como tal, estimula-o a usar de forma adequada aquilo que lhe foi _____________________________. Há uma ação de DEUS em abençoar-nos e uma resposta de nossa parte em ____________________________________ corretamente os benefícios divinos.
 
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
 
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
BANCROFT, E. H. Teologia Elementar. São Paulo, IBR, 1975.
CEGALLA, D. P. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1977.
BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Edição contemporânea. São Paulo, Vida, 1994.
McNAIR, S. E. A Bíblia Explicada. Rio de Janeiro, CPAD, 1994.
Espada Cortante 1 e 2 - Orlando S. Boyer - CPAD - Rio de Janeiro - RJ
CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. 5. ed. São Paulo: Hagnos, 2001. v. 1
VOS, Howard F.; REA, John. Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
VINE, W. E.; UNGER, Merril F.; WHITE JR, William. Dicionário Vine. 2. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
GILBERTO, Antonio. A BÍBLIA Através dos Séculos. Rio de Janeiro: CPAD, 1987. HORTON, Stanley. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
Romeiro, Paulo - Decepcionados com a graça : esperanças e frustrações no Brasil neopentecostal / Paulo Romeiro. — São Paulo : Mundo Cristão, 2005.
Ari Pedro ORO, Igreja Universal do Reino de DEUS: Os novos conquistadores da fé, p. 32,33. V. tb. entrevista sobre o mesmo tema na revista Eclésia, dezembro de 2003, p. 18.
Paulo ROMEIRO, Super Crentes e Evangélicos em crise.
Dennis A. SMITH, “Pistas polêmicas para uma pastoral no final do milênio” in
Benjamin F. GUTIÉRREZ e Leonildo S. CAMPOS, Na força do ESPÍRITO, p. 286.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD
Livro Jó - Claudionor De Andrade - CPAD
Introdução e Comentários de Francis I.Andersen - Sociedade Religiosa Edições Vida Nova - S.Paulo - SP
Impressão 05/1996  -  http://www.vidanova.com.br/ 
www.estudosbiblicos.com.br 
MURPMY, R. E. – Jó e Salmos. Encontros e Confrontos com DEUS, Ed Paulinas, 1985.
Mateus, introdução e comentário - Série cultura bíblica - R. V. G. Tasker - Editora: Vida Nova
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao07-pd-apromessadaverdadeprosperidade.htm
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao10-heresias-ateologiadaprosperidade.htm
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/jolicao9bildadeteologiaprosperidade.htm
  
 
Índex
Estudos
EBD
Discipulado
Mapas
Igreja
Ervália
Corinhos
Figuras1
Figuras2
Vídeos
Fotos