LIÇÃO 11 - UMA VIDA CRISTÃ EQUILIBRADA, 5ptes, 3Tr13, Ev Henrique, EBD NA TV


 
LIÇÃO 11 - UMA VIDA CRISTÃ EQUILIBRADA
LIÇÕES BÍBLICAS - 3º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos
Tema: Filipenses - A Humildade de CRISTO como exemplos para a Igreja.
Comentário: Pr. Elienai Cabral
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
QUESTIONÁRIO
NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm  
 
 
TEXTO ÁUREO
"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Fp 4.8).
 

VERDADE PRÁTICA
A fim de termos uma vida cristã equilibrada e frutífera, precisamos ocupar a nossa mente com tudo àquilo que é agradável a DEUS.
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Lc 8.10-15Cultivando a Palavra
Terça - Tt 1.13-16 A verdade produz fé saudável
Quarta - Sl 86.11-13Verdade e misericórdia
Quinta - 1 Jo 3.15-18 Quem odeia anda em trevas
Sexta - Ec 7.10-14O melhor tesouro do homem
Sábado - Sl 50.14-23 Quem anda em retidão será salvo
 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Filipenses 4.5-9
5 Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. 6 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de DEUS, pela oração e súplicas, com ação de graças. 7 E a paz de DEUS, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em CRISTO JESUS. 8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. 9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o DEUS de paz será convosco.
 
4.5 PERTO ESTÁ O SENHOR. Devemos crer que o Senhor poderá voltar a qualquer momento. A perspectiva do NT é de que a volta de JESUS é iminente (ver Lc 12.35-40); logo, devemos estar prontos, trabalhando e vigiando em todo tempo (Mt 24.36; 25.1-13; Rm 13.12-14).
4.6 NÃO ESTEJAIS INQUIETOS POR COISA ALGUMA. O melhor remédio para a preocupação é a oração, e isto pelas seguintes razões:
(1) Mediante a oração, renovamos nossa confiança na fidelidade do Senhor, ao lançarmos nossas ansiedades e problemas sobre aquEle que tem cuidado de nós (Mt 6.25-34; 1 Pe 5.7).
(2) A paz de DEUS vem guardar nossos corações e mentes, como resultado da nossa comunhão com CRISTO JESUS (vv. 6,7; Is 26.3; Cl 3.15).
(3) DEUS nos fortalece, para fazermos todas as coisas que Ele quer que façamos (v. 13; 3.20; Ef 3.16).
(4) Recebemos misericórdia, graça e ajuda em tempos de necessidade (Hb 4.16).
(5) Temos certeza de que todas as coisas que DEUS permite que nos aconteçam concorrerão para o nosso bem (ver v. 11; Rm 8.28).
4.7 A PAZ DE DEUS GUARDARÁ OS VOSSOS CORAÇÕES. Quando invocamos a DEUS, com um coração posto em CRISTO e na sua Palavra (Jo 15.7), a paz de DEUS transborda em nossa alma aflita.
(1) Essa paz consiste em uma tranqüilidade interior, que o ESPÍRITO SANTO nos transmite (Rm 8.15,16). Envolve uma firme convicção de que JESUS está perto, e que o amor de DEUS estará ativo em nossa vida continuamente. (Rm 8.28,32; cf. Is 26.3).
(2) Quando colocamos diante de DEUS, em oração, as nossas inquietações, essa paz ficará como guarda à porta de nosso coração e de nossa mente, para impedir que os cuidados e angústias perturbem-nos a vida e a esperança em CRISTO (v. 6; Is 26.3,4,12; 37.1-7; Rm 8.35-39; 1 Pe 5.7).
(3) Se o medo e a ansiedade retornarem, novamente a oração, a súplica e a ação de graças nos trarão a paz de DEUS que guarda os nossos corações. Voltaremos a sentir segurança, e nos regozijaremos no Senhor (v. 4)
4.8 TUDO O QUE É PURO. O crente deve fixar sua mente nas coisas verdadeiras, puras, justas, santas, etc. Que essa é uma condição prévia para experimentarmos a paz de DEUS e o livramento da ansiedade, fica claro no versículo 9. Se assim fizermos, "o DEUS de paz será convosco". O resultado de fixar nossas mentes nas coisas do mundo será a perda da alegria, da presença íntima e da paz de DEUS e, nossos corações sem proteção.
 
Pensamento cativo quer dizer pensamento preso na Palavra de DEUS.
Nas coisas de cima quer dizer que o prêmio está no tribunal de CRISTO.
Pensar em construir primeiro lá em cima o que desejamos aqui em baixo se chama oração.
 
Filipenses - Epístolas Paulinas - E.P. myer pearlman - <http://pt.scribd.com/doc/146430796/E-P-Myer-Pearlman> 
A Mente Pacífica (Fp 4.6,7)
1. A enfermidade.
“Não estejais inquietos por coisa alguma”.
Paulo não quer dizer que as pessoas devem ser descuidadas e não fazer qualquer tentativa de cumprir os seus deveres e obrigações. Certa quantidade de consideração cuidadosa é necessária para o cumprimento de qualquer dever. O apóstolo aqui nos adverte contra a ansiedade nervosa, a inquietude e os maus pressentimentos com respeito ao resultado da nossa obra e com respeito ao futuro. Numa palavra, ele nos diz: “Não se preocupem” (cf. Mt 6.25-32). A única justificativa pela preocupação seria quando ela ajuda a situação, mas ela nunca ajuda, só piora.
2. O remédio. É fácil dizer: “Não se preocupe”. O apóstolo, porém, receita confiantemente um remédio infalível:
“Antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças”.
Notemos:
2.7. O alcance da oração. “Em tudo”. Essas duas pequenas palavras nos encorajam, porque muitas vezes levamos ao Senhor nossos problemas grandes, e guardamos para nós mesmos as nossas pequenas perturbações.
2.2. As variedades de oração. “Oração” é o conceito no seu sentido mais largo; a “súplica” é o pedido para uma necessidade especial; as “ações de graça” são o acompanhamento necessário da oração.
2.3. O resultado da oração. “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações [centro do intelecto, da emoção e da vontade] e os vossos sentimentos [pensamentos] em Cristo Jesus”. O que significa a paz de Deus? É a experiência profundamente arraigada da harmonia entre a alma e Deus. É, portanto, mais do que o livramento dos problemas externos; de fato, existe a despeito deles. É algo tão fora dos costumes terrestres que “excede todo o entendimento”. É demais para o entendimento dos ímpios, porque é muito além do alcance da experiência deles; até ultrapassa o entendimento dos piedosos, porque a luz lhes irrompe no meio de situações tenebrosas de modo que é freqüentemente misterioso. A palavra “guardar” é um termo militar que literalmente significa “guarnecer” , ou encher de soldados. Depois de a oração ter lançado fora toda a preocupação e ansiedade, Deus envia a paz para proteger a mente contra a invasão de pensamentos que perturbam.

A Mente Santa (Fp 4.8,9)
1. A importância de pensar do modo correto. Nesses versos, Paulo admoesta os filipenses a meditar em tudo que é nobre diante de Deus, em tudo que purifica a nós mesmos e em tudo que apela aos melhores sentimentos do homem. As Escrituras ressaltam o efeito que o pensamento tem sobre o caráter e o destino. “Porque, como imaginou na sua alma, assim é” (Pv 23.7, cf. Pv 4.23). Sábios em todos os períodos da história têm entendido que “o pensamento é o pai da ação” . Essa verdade é tão clara que, no Novo Testamento, aquele que dá abrigo a pensamentos de ódio é considerado assassino (1 Jo 3.15). O que pensa em adulterar, já adulterou.
2. Os assuntos do pensar correto. Meus pensamentos produzem maus modos de viver; por outro lado, o pensar correto levará a uma vida correta. Paulo faz uma lista de assuntos que devem alimentar os pensamentos do cristão.
“Nisso pensai”.
(1) “Tudo o que é verdadeiro”. As coisas verdadeiras se opõem à falsidade em palavras e conduta.
(2) “Tudo o que é honesto”. “Honesto” aqui significa literalmente o que é honroso ou reverente. Refere-se às coisas consistentes com santa dignidade e respeito e corresponde àquele amor que “não se conduz inconvenientemente”.
(3) “Tudo o que é justo”. O trato justo em todos os nossos relacionamentos. O cristão auferirá todos os seus pensamentos com a Regra Áurea.
(4) “Tudo o que é puro” refere-se à pureza no seu sentido mais lato - pensamentos, motivos, palavras e ações livres de elementos que rebaixam e maculam. “Bem-aventurados os limpos de coração”.
(5) “Tudo o que é amável” se refere à delicadeza, humildade e caridade que atraem o amor e tornam amáveis as pessoas.
(6) “Tudo o que é de boa fama” se refere às coisas que todos concordemente recomendam: a cortesia, agradabilidade, justiça, temperança, verdade e respeito pelos pais. E possível alguém realizar coisas boas com modos tais que lancem opróbrio sobre a causa de Deus. “Não seja, pois, blasfemado o vosso bem” (Rm 14.16). (7) E, para incluir todos os assuntos que merecem consideração, o apóstolo diz: “Se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”.
3. O resultado do pensar correto. A meditação verdadeira produzirá ação. “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei” . Quando se age à altura da verdade conhecida, recebe-se evidência inabalável de que é a verdade mesmo. Torna-se parte de nós. Realmente, pode-se dizer que a verdade não pode ser expressada em palavras apenas - precisa ser vivida. A bênção de Deus é prometida para as vidas santas que resultam de pensamentos santos: “E o Deus de paz será convosco”. Notemos uma distinção: “a paz de Deus” se refere a uma dádiva no íntimo, trazendo paz à alma; “o Deus da paz” descreve a presença de Deus com aquele que crê, orientando, protegendo e providenciando todas as necessidades.
 
Modelos de um Servo espiritual - (Filipenses 4:5-9) - MacArthur, J. (2001). Philippians (309). Chicago: Moody Press.
Estabilidade Espiritual - harmonia, alegria, contentamento na Fé, (Filipenses 4:5-6a)
APRENDA A SER AMÁVEL
Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos.. (4:5a)
Epieikes (espírito manso) tem um significado mais rico do que qualquer palavra pode transmitir em Português. Assim, comentaristas e versões da Bíblia variam muito em como traduzi-la. Razoabilidade Doce, generosidade, boa vontade, simpatia, magnanimidade, caridade para com as faltas dos outros, a misericórdia para com as falhas dos outros, indulgência das falhas dos outros, clemência,
calorosamente generoso, moderação, tolerância, gentileza; são algumas das tentativas de capturar o rico significado de epieikes. Talvez a melhor palavra correspondente em português seja graça - a graça da humildade, a bondade humilde que produz a paciência para suportar a injustiça, desgraça, e maus-tratos, sem retaliação ou vingança.
Clemente vai contra o culto do amor-próprio que era galopante na sociedade antiga, e é crescente na sociedade moderna também. Focar o amor-próprio, auto-estima e auto-realização só conduz à instabilidade cada vez maior e ansiedade. Por outro lado, aquele cujo foco não é em si mesmo não estará sujeito a injustiça, a desigualdade de tratamento injusto, mentiras, ou humilhação. Eles podem dizer como Paulo: "
Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho." (4:11). Estabilidade espiritual relaciona-se com graciosamente humilde.

DESCANSANDO NA FÉ CONFIANTE NO SENHOR
Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma (4:5b–6a)
Não há maior fonte de estabilidade espiritual do que a confiança em que o Senhor está próximo. Engus (perto) pode significar próximo no espaço ou próximo no tempo. Alguns tomam engus num sentido cronológico, quer como uma referência ao retorno de CRISTO (3:20-21, Tiago 5:8), ou para a morte dos crentes, o que os levaria à presença do Senhor (1:23; 2 Cor 5:8). Enquanto aquelas são verdades consoladoras, parece que a ênfase de Paulo aqui é sobre a proximidade do Senhor, no sentido de Sua presença. Ele está perto, tanto para ouvir o clamor do coração do crente, como para ajudá-los e fortalecê-los. No Salmo 73:28 o salmista declarou: "A proximidade de DEUS é o meu bem" (cf. Pss 34:18; 75:1; 119:151; 145:18). Por causa da proximidade de DEUS, os crentes não devem ter medo, ansiedade ou serem vacilantes. Eles não devem entrar em desespero, mas serem fortes e estáveis (Josué 1:6-9; Pss 27:14; 125:1).
Infelizmente, quando enfrentam provações, os crentes, muitas vezes parecem esquecer o que eles sabem sobre DEUS. Eles perdem a confiança Nele, perdem a estabilidade do auto-controle espiritual, e são derrotados. Até os crentes fortes não são imunes a um lapso ocasional, como revela o incidente ocorrido na vida de Davi. Fugindo da perseguição implacável de Saul, Davi buscou asilo na cidade filistéia de Gate. "Porém os criados de Aquis lhe disseram: Não é este Davi, o rei da terra? Não se cantava deste nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares?" (1 Sam. 21:11). Percebendo que sua verdadeira identidade se tornou conhecida, "... Davi considerou essas palavras no seu ânimo e temeu muito diante de Aquis, rei de Gate" (v. 12). Em vez de confiar em DEUS para livrá-lo, Davi entrou em pânico e "Pelo que se contrafez diante dos olhos deles, e fez-se como doido entre as suas mãos, e esgravatava nas portas do portal, e deixava correr saliva pela barba. "14 Então, disse Aquis aos seus criados: Eis que bem vedes que este homem está louco; por que mo trouxestes a mim?" (v. 13). Seu ato produziu os resultados desejados: "Faltam-me a mim doidos, para que trouxésseis este que fizesse doidices diante de mim? Há de este entrar na minha casa? (Vv. 14-15). Como resultado, "Davi saiu de lá e escapou para a caverna de Adulão" (1 Sam 22:1). Lá, com a crise passada, Davi teve tempo para refletir sobre como ele deveria ter lidado com a situação em Gate. No Salmo 57, escrito na época, ele reafirmou as verdades sobre DEUS que ele havia esquecido temporariamente: "Tem misericórdia de mim, ó DEUS, tem piedade de mim, porque minha alma se refugia em Ti, e à sombra das tuas asas vou refugiar até que a destruição passe. Eu vou clamar a DEUS Altíssimo, ao DEUS que faz todas as coisas para mim. Ele enviará salvação desde os céus,, Ele repreende quem pisa em cima de mim. Selah. DEUS enviará a sua misericórdia e a sua verdade." (Sl 57:1-3). Lembrando o caráter de estabilidade espiritual DEUS restaurou Davi e sua alegria, capacitando-o a declarar: "Meu coração está firme, ó DEUS, meu coração está firme; cantarei, sim, cantarei louvores" (Sl 57:7 ).
Assim como Davi, o profeta Habacuque enfrentou uma crise. Mas ao contrário de Davi, ele manteve sua estabilidade espiritual. Em Habacuque 1:2-11 o profeta clamou a DEUS sobre a Sua aparente indiferença à apostasia de Judá: "Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não salvarás?3 Por que razão me fazes ver a iniqüidade e ver a vexação? Porque a destruição e a violência estão diante de mim; há também quem suscite a contenda e o litígio.4 Por esta causa, a lei se afrouxa, e a sentença nunca sai; porque o ímpio cerca o justo, e sai o juízo pervertido.5 Vede entre as nações, e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizo, em vossos dias, uma obra, que vós não crereis, quando vos for contada.6 Porque eis que suscito os caldeus, nação amarga e apressada, que marcha sobre a largura da terra, para possuir moradas não suas.7 Horrível e terrível é; dela mesma sairá o seu juízo e a sua grandeza.8 Os seus cavalos são mais ligeiros do que os leopardos e mais perspicazes do que os lobos à tarde; os seus cavaleiros espalham-se por toda parte; sim, os seus cavaleiros virão de longe, voarão como águias que se apressam à comida.9 Eles todos virão com violência; o seu rosto buscará o oriente, e eles congregarão os cativos como areia.10 E escarnecerão dos reis e dos príncipes farão zombarias; eles se rirão de todas as fortalezas, porque, amontoando terra, as tomarão.11 Então, passarão como um vento, e pisarão, e se farão culpados, atribuindo este poder ao seu deus. Em vez de responder à pergunta inicial de Habacuque, a resposta de DEUS levantou uma segunda questão ainda mais vexatório: Como Ele poderia usar uma nação pagã, sem DEUS para castigar o Seu povo? Confrontado com a apostasia de Judá, a invasão caldéia iminente , e suas próprias perguntas sem resposta, Habacuque lembrou-se do que ele sabia ser verdade sobre DEUS: "Não és tu desde sempre, ó SENHOR, meu DEUS, meu SANTO? Nós não morreremos. Ó SENHOR, para juízo o puseste, e tu, ó Rocha, o fundaste para castigar.13 Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a vexação não podes contemplar; por que, pois, olhas para os que procedem aleivosamente e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?(Hc 1:12-13). Habacuque lembrou-se da eternidade de DEUS, fidelidade, justiça, soberania e santidade. Apesar das provações, dúvidas e perguntas que ele enfrentou, a fé de Habacuque e confiança em DEUS permaneceu firme. Ele afirmou a importância de viver uma vida de fé em Habacuque 2:4: "O justo viverá pela sua fé." Tanto inicialmente na justificação, e continuamente na santificação, a vida cristã é uma vida de fé em DEUS. Como ele lembrou-se da grandeza do seu DEUS, a fé de Habacuque ficou mais forte. Até o final de sua profecia, ele era capaz de cantar triunfante da natureza gloriosa de DEUS e poder, "17 Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, 18 todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no DEUS da minha salvação.19 JEOVÁ, o Senhor, é minha força, e fará os meus pés como os das cervas, me me fará andar sobre as minhas alturas. (Hc 3:17-19).
A fé de Habacuque em DEUS fez dele um homem Espiritualmente estável, tanto que mesmo se as coisas normais e confiáveis da vida de repente faltassem, mesmo assim ele ainda se gloriaria em DEUS. O Senhor que está próximo é o todo-poderoso, verdadeiro e vivo DEUS revelado nas Escrituras. Aqueles que se comprazem em Seu santo poder, amor e sabedoria cultivam um profundo conhecimento Dele, estudando e meditando na Sua Palavra viverão fundados na verdade e sendo espiritualmente estáveis. Na presença de DEUS, os crentes nunca devem estar ansiosos por nada. Nada está fora do seu controle soberano ou muito difícil para ele guardar e proteger. A falta da visão de DEUS conduz a uma miríade de problemas na igreja. A falta da visão de DEUS é a causa de centena de males menores que atingem universalmente os cristãos. A nova filosofia de vida cristã resulta nesse erro básico em nosso pensamento religioso. Os cristãos instáveis para se fortalecerem precisam construir a sua força sobre o fundamento do que a Bíblia diz sobre DEUS. O resultado do fracasso da Igreja para equipar os crentes com o conhecimento do caráter de DEUS e suas obras é uma falta de compreensão de sua natureza e fins, e uma conseqüente falta de confiança nele. As areias movediças da teologia mal entendida ou com defeito não oferecem suporte estável para o crente.
A ansiedade é uma violação da Escritura e totalmente desnecessária. Em uma passagem magnífica no Sermão da Montanha, JESUS apontou para a insensatez da ansiedade: "25 Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta?26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?27 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?28 E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam.29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.30 Pois, se DEUS assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé?31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos?32 (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas;33 Mas buscai primeiro o Reino de DEUS, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mateus 6:25-34). Harmonia na comunhão, alegria no Senhor, o contentamento em circunstâncias e confiança confiante em DEUS são os primeiros passos no caminho da estabilidade espiritual.
 
Estabilidade Espiritual - Gratidão, Pensamento Divino e Obediência (Filipenses 4:6 b-9)
mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a DEUS. E a paz de DEUS, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em CRISTO JESUS. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o DEUS da paz estará com vocês. (4:6b–9).
Nossa sociedade admira as pessoas que permanecem firmes, sem deixar suas convicções, são corajosos e ousados, e não podem ser comprados, intimidados ou derrotados.
Rudyard Kipling descreveu essas pessoas em seu famoso poema "Se", um tributo ao mais nobre humanismo: "Se consegues manter a calma quando à tua volta todos a perdem e te culpam por isso. Se consegues ter confiança em ti quando todos duvidam de ti e aceitas as suas dúvidas. Se consegues esperar sem te cansares por esperar ou caluniado não responderes com calúnias ou odiado não dares espaço ao ódio sem porém te fazeres demasiado bom ou falares cheio de conhecimentos. Se consegues sonhar sem fazeres dos sonhos teus mestres. Se consegues pensar sem fazeres dos pensamentos teus objetivos. Se consegues encontrar-te com o Triunfo e a Derrota e tratares esses dois impostores do mesmo modo. Se consegues suportar a escuta das verdades que dizes distorcidas pelos que te querem ver cair em armadilhas ou encarar tudo aquilo pelo qual lutaste na vida ficar destruído e reconstruíres tudo de novo com instrumentos gastos pelo tempo. Se consegues num único passo arriscar tudo o que conquistaste num lançamento de cara ou coroa, perderes e recomeçares de novo sem nunca suspirares palavras da tua perda. Se consegues constringir o teu coração, nervos e força para te servirem na tua vez já depois de não existirem, e agüentares quando já nada tens em ti a não ser a vontade que te diz: "Agüenta-te!" Se consegues falar para multidões e permaneceres com as tuas virtudes ou andares entre reis e pobres e agires naturalmente Se nem inimigos ou amigos queridos te conseguirem ofender. Se todas as pessoas contam contigo mas nenhuma demasiado. Se consegues preencher cada minuto dando valor a todos os segundos que passam. Tua é a Terra e tudo o que nela existe e mais ainda, tu serás um Homem, meu filho!
Se essas virtudes, coragem, convicção, integridade, credibilidade e devoção inflexível são qualidades admiráveis para as pessoas do mundo, quanto mais essencial eles são para os cristãos? O próprio nome "cristão" identifica os crentes com JESUS CRISTO, o modelo mais perfeito de integridade, coragem, convicção, integridade, credibilidade e devoção inflexível que já viveu. O Novo Testamento repetidamente ordena os crentes a segui-Lo, firmes na submissão a DEUS (cf. 1:27; 1 Coríntios 16:13; 2 Coríntios 1:24, Gal 5:1; Ef 6:11, 13, 14, 1 Tessalonicenses 3:8; 2 Tessalonicenses 2:15;. Hb 3:6, 14; 1 Pedro 5:9, 12).
A preocupado de Paulo era para com sua amada congregação de Filipos, ele desejava que ela ficasse firme na fé. De 4:2-9 sete princípios básicos para o desenvolvimento e manutenção da estabilidade espiritual emergem. O capítulo anterior neste volume considera os quatro primeiros: cultivar a harmonia na comunhão da igreja, mantendo um espírito de alegria, aprendendo a estar contente, e repousando sobre uma fé confiante no Senhor. Este capítulo irá considerar os três últimos: reagindo a problemas com a oração agradecida, pensar em virtudes divinas, e obedecendo o padrão de DEUS.

REAGINDO A PROBLEMAS COM ORAÇÃO DE GRATIDÃO
mas em tudo, pela oração e súplica, com ações de graças sejam as vossas petições conhecidas diante de DEUS. E a paz de DEUS, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em CRISTO JESUS. (4:6b–7)
Pessoas espiritualmente estáveis oram em agradecimento antes mesmo de receberem bênçãos do SENHOR. Tal oração é o antídoto da preocupação e a cura para a ansiedade. A teologia da oração não está em vista aqui, mas a sua prioridade e a atitude do crente que a pratica. Os três sinônimos usados aqui, a oração, súplicas e pedidos, referem-se a três tipos específicos de oração, ofertas diretas e petição a DEUS. O pressuposto do texto é que os crentes clamam a DEUS quando eles têm uma necessidade ou um problema, não duvidando, nem questionando, ou até mesmo culpando a DEUS, mas com ações de graças (cf. Cl 4:2). Em vez de ter um espírito de rebelião contra o que DEUS permite, os crentes confiam em DEUS lançando sobre Ele "toda a ansiedade, porque Ele cuida deles (nós)" (1 Pedro 5:7).
As promessas de DEUS se cumprem com a sabedoria da gratidão. Ele prometeu que nenhum juízo seria difícil para eles lidarem com eles (1 Cor 10:13). Ele também prometeu usar tudo o que acontece na vida dos crentes para o seu bem final (Rom. 8:28). Mesmo o sofrimento os leva a serem aperfeiçoados, confirmados, fortalecidos e estabelecidos (1 Pedro 5:10). Os crentes devem também estar gratos pelo poder de DEUS (Sl 62:11, 1 Pedro 1:5; Apocalipse 4:11), por suas promessas (Dt 1:11; 2 Coríntios 1:20), pela esperança de alívio do sofrimento (2 Cor 4:17; 1 Pedro 5:10), pela esperança da glória (Rm 5:2; Colossenses 1:27), por Sua misericórdia (Romanos 15:9), e pelo Seu trabalho aperfeiçoado neles (Fp 1:6).
As pessoas tornam-se preocupadas, ansiosas e com medo porque não confiam na sabedoria de DEUS, em seu poder ou bondade. Eles temem que DEUS não seja sábio o suficiente, não seja suficientemente forte, ou bom o suficiente para evitar um desastre em suas vidas. Pode ser que esta dúvida seja pecaminosa porque o seu conhecimento de DEUS está com defeito, ou que o pecado em suas vidas tenha paralisado sua fé. A oração de gratidão traz libertação do medo e da preocupação, porque afirma controle soberano de DEUS sobre todas as circunstâncias, e que seu propósito é para o bem do crente (Rom. 8:28).
Uma vez que o pecador esteja em "paz com DEUS" (Rm 5:1), isto é, pela sua salvação deixou de ser inimigo de DEUS e tornou-se Seu filho, ele pode desfrutar da paz de DEUS, dessa tranqüilidade dentro da alma, dada por DEUS . É uma relação de confiança em Sua sabedoria perfeita e infinita, em seu poder que proporciona tranqüilidade no meio das tempestades da vida.
Isaías escreveu sobre esta paz sobrenatural: "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti" (Isaías 26:3). Paulo orou pelos romanos que "Ora, o DEUS de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do ESPÍRITO SANTO" (Rm 15:13). Em sua bênção sacerdotal em Israel Arão disse: "O Senhor levante o seu rosto sobre ti, e te dê a paz" (Nm 6:26). No Salmo 29:11 Davi escreveu: "O Senhor abençoará o seu povo com a paz." Pouco antes de Sua morte, JESUS prometeu: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize."(João 14:27). A paz de DEUS não é para todos, no entanto, "Não há paz para os ímpios, diz o Senhor" (Is 48:22), nem com DEUS, nem de DEUS.
Paulo define ainda esta paz sobrenatural como a paz que excede todo o entendimento. Ela transcende poderes humanos, mentes intelectuais privilegiadas, teologia humana, tecnologia humana, e compreensão humana. Esta paz é superior a conspiradores humanos, dispositivos humanos e soluções humanas, pois sua fonte é o DEUS cujas decisões são insondáveis e cujos caminhos são insondáveis (Rom 11:33). Esta paz é vivenciada em uma calma transcendente que levanta o crente acima do julgamento mais debilitante. Uma vez que é uma obra sobrenatural, ela resiste a qualquer compreensão humana.
O verdadeiro desafio da vida cristã não é eliminar todas as circunstâncias desagradáveis, é confiar no bom propósito de nosso infinito, santo DEUS, soberano e poderoso em cada dificuldade. Aqueles que vão honrá-lo por confiar nele vão experimentar as bênçãos de Sua paz perfeita.
Percebe-se na vida dos crentes, que a paz de DEUS os guardará de sua ansiedade, dúvida e preocupação. Phroureo (vontade de guardar) é um termo militar utilizado por soldados de plantão. A imagem teria sido familiar aos Filipenses, desde que os romanos estacionaram suas tropas em Filipos para proteger seus interesses em seu império mundial. Assim como os soldados da guarda imperial romana protegiam uma cidade, do mesmo modo os guardas de DEUS promovem a paz e protegem os crentes que confiam Nele.  Mais uma vez, Paulo lembra a seus leitores que a verdadeira paz não está disponível através de qualquer fonte humana, mas só em CRISTO JESUS.
 
PENSANDO EM VIRTUDES DIVINAS
Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. (4:8)
A palavra, finalmente, indica que Paulo chegou ao clímax de seu ensinamento sobre a estabilidade espiritual. O princípio de que ele está prestes a se relacionar é o somatório de todos os outros e a chave para implementá-las. A frase "me debruçar sobre essas coisas" introduz uma importante verdade: a estabilidade espiritual é o resultado de como uma pessoa pensa. A forma imperativa de logizomai (morar em) o torna um comando; pensamento correto não é opcional na vida cristã. Logizomai significa mais do que apenas entreter pensamentos, o que significa "avaliar", "considerar", ou "calcular" Os crentes devem considerar as listas de qualidades de Paulo neste versículo e meditar sobre as suas implicações. A forma verbal exige disciplina habitual da mente para definir todos os pensamentos sobre essas virtudes espirituais.
A Bíblia não deixa dúvida de que a vida das pessoas são o produto de seus pensamentos. Provérbios 23:7 declara: "Porque, como ele pensa consigo mesmo, assim ele é." O equivalente moderno a que provérbio é o computador sigla GIGO (Garbage In, Garbage Out). Assim como a saída de um computador é dependente da informações que entram nele, as ações das pessoas são o resultado de seus pensamentos. JESUS expressou essa verdade em Marcos 7:20-23: "O que sai do homem, é o que contamina o homem. Porque de dentro, do coração dos homens, procedem os maus pensamentos, as prostituições, roubos, homicídios, adultérios, atos de cobiça e impiedade, bem como o engano, a sensualidade, inveja, calúnia, orgulho e insensatez. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. A chamada de Paulo para o pensamento bíblico é especialmente relevante em nossa cultura. O foco hoje é na emoção e pragmatismo, e a importância de uma reflexão séria sobre a verdade bíblica é minimizada. As pessoas já não perguntam "É verdade?", Mas "Será que funciona?" E "Como é que vai me fazer sentir?" Essas duas últimas perguntas servem como uma definição simples e fácil de aceitar em nossa sociedade que rejeita o conceito da verdade divina absoluta. A verdade é que funciona e produz emoções positivas. Infelizmente, tal pragmatismo e emocionalismo tem havido até mesmo em teologia. A igreja é muitas vezes mais preocupada em se algo vai ser divisionista ou ofensivo do que se é biblicamente verdadeiro. Tal perspectiva é muito diferente da que vimos nos nobres bereanos, que pesquisaram as Escrituras para ver se o que Paulo dizia era verdade, não se era divisionista ou prático (Atos 17:11). Muitas pessoas vão à igreja não para pensar ou raciocinar sobre as verdades da Escritura, mas para obter a sua elevada porção espiritual semanal; para sentirem que DEUS está com eles. Tais pessoas são espiritualmente instáveis porque baseiam suas vidas em sentir, em vez de pensar. Bill Casco escreve, O que me assusta é a filosofia anti-intelectual, anti-pensamento crítico, que está sendo derramada sobre a Igreja. Esta filosofia tende a romantizar a fé, tornando a igreja local em um centro de experiência .... O conceito de "igreja" é que eles são consumidores espirituais e que o trabalho da igreja é para satisfazer as suas necessidades sentidas. (Pensando Direito [Colorado Springs, Colo: NavPress, 1985], 66).
John Stott também alertou para o perigo de cristãos que vivem presos em seus sentimentos: "De fato, o pecado tem efeitos mais perigosos para a nossa faculdade de sentir do que na nossa faculdade de pensar, porque nossas opiniões são mais facilmente controladas e reguladas pela verdade revelada do que nossas experiências" (Matéria sua mente [Downers Grove, Illinois: Inter Varsity, 1972], 16).
O povo de DEUS são convocados a pensar. Ele disse a Israel rebelde, "Vinde então, e argüi-me" (Is1:18). JESUS repreendeu os fariseus e saduceus incrédulos por exigirem um milagre Dele. Em vez disso, Ele desafiou-os a pensar e tirar conclusões a partir das evidências que eles tinham, assim como eles fizeram para prever o tempo (Mateus 16:1-3). Em Lucas 12:57 Ele disse à multidão: "
E por que não julgais também por vós mesmos o que é justo?" DEUS deu Sua revelação em um livro, a Bíblia, e espera que as pessoas usem suas mentes para entender suas verdades.
Pensamento cuidadoso é a marca distintiva da fé cristã. Judas expressa essa realidade de forma clara:
Se existe uma religião no mundo que exalta o ofício de ensinar, é seguro dizer que é a religião de JESUS CRISTO. Tem sido freqüentemente observado que nas religiões pagãs o elemento doutrinário é mínimo, o chefe cuida apenas do desempenho de um ritual. Mas isso é precisamente o que distingue o cristianismo de outras religiões, ele contém doutrina. Se trata de homens com ensino, de forma positiva, que ensinam a verdade; baseia-se no conhecimento da religião, apesar de um conhecimento que só é possível em condições morais. Não vejo como alguém pode tratar de forma justa com os fatos como eles estão diante de nós, nos Evangelhos e nas Epístolas, sem chegar à conclusão de que o Novo Testamento está cheio de doutrina .... Uma religião divorciada do pensamento diligente e elevado tem resultado desinteressante, fraco e insalubre, enquanto o intelecto, privado dos seus direitos dentro da religião, tem procurado sua satisfação fora, e desenvolve-se no racionalismo ateu. (A visão cristã de DEUS e do Mundo [New York: Scribner, 1897], 20-21).
A Escritura descreve a mente dos não salvos como depravada (Rm 1:28; 1. Tim 6:5;. 2 Tm 3:8), focada na carne (Rm 8:5), o que leva à morte espiritual (Rm 8:6), hostil a DEUS (Rm 8:7; Col. 1:21), tola (1 Coríntios 2:14), endurecida para a verdade espiritual (2 Co 3:14), cegada por Satanás (2 Coríntios 4:4), inútil (Ef 4:17), ignorante (Ef 4:18), e contaminada (Tito 1:15).
Por isso, o primeiro elemento, a salvação, é uma boa compreensão mental da verdade do evangelho. JESUS disse em Mateus 13:19: "Quando alguém ouve a palavra do reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado no seu coração." Romanos 10:17 poderia ser traduzida, "A fé vem de ouvir um discurso sobre CRISTO", enfatizando novamente que a fé envolve o pensamento (cf. Isa 1:18). É por isso que Pedro ordena aos crentes "
Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós," (1 Pedro 3:15). J. Gresham Machen observou: "O que o ESPÍRITO SANTO faz no novo nascimento não é para fazer um homem apenas religioso, independentemente das provas, mas, pelo contrário, para limpar as névoas de seus olhos e permitir-lhe enxergar a realidade espiritual cristã" (A Fé Cristã no Mundo Moderno [Grand Rapids: Eerdmans, 1965], 63). DEUS salva as pessoas praa serem adoradores, e "os que o adoram o adorem em espírito e em verdade" (João 4:24). Por isso, é impossível adorar a DEUS além ou aquém da verdade. Quando Paulo visitou Atenas, a capital cultural do mundo antigo ", seu espírito estava sendo provocado dentro dele enquanto ele estava observando a cidade cheia de ídolos" (Atos 17:16). Mas o que o perturbou tanto como a idolatria flagrante foi que ele "encontrou um altar com esta inscrição:" AO DEUS DESCONHECIDO "(Atos 17:23). Mentes naturais podem ver o mundo e concluírem que existe um DEUS. Mas pela razão humana só pode ser conhecido que Ele existe, e não quem Ele é. Para a razão natural Ele é o "desconhecido" e o DEUS incognoscível. Ele só pode ser verdadeiramente conhecido pela teologia sobrenatural, a revelação das Escrituras. DEUS não aceita adoração baseado na ignorância. Paulo, portanto, começou a explicar aos filósofos atenienses que DEUS se revelou a Si mesmo (Atos 17:24-31). Em um nítido contraste com a definição contemporânea da fé, a fé bíblica não é um "salto irracional no escuro", não é um encontro místico com o "totalmente diferente" ou o "criador do ser humano". Também não é auto otimismo, psicológico-hipnótico, ou wishful thinking (tomar os desejos por realidades e tomar decisões, ou seguir raciocínios, baseados nesses desejos em vez de em fatos ou na racionalidade.). A verdadeira fé é uma resposta fundamentada a verdade revelada na Bíblia, e salvação resultante de uma resposta inteligente, inspirada pelo ESPÍRITO SANTO, através da pregação da verdade. Em Mateus 6:25-34, JESUS repreendeu os discípulos por causa do pecado da preocupação. Em uma seção notável de seus estudos clássicos de trabalho no Sermão do Monte, D. Martyn Lloyd-Jones destaca que o problema dos discípulos era que eles não conseguiram pensar. Em vez disso, permitiram-se serem controlados por suas circunstâncias.
Fé, segundo o ensinamento de nosso Senhor neste parágrafo, é principalmente pensar, e todo o problema com um homem de pouca fé é que ele não pensa. Ele permite que as circunstâncias ceguem sua fé. Que é a dificuldade na vida real. Os problema da vida vêem a nós como pássaro sobre a cabeça, e nos tornamos incapazes de pensar, impotentes e derrotados. A maneira de evitar isso, de acordo com nosso Senhor, é pararmos para pensar. Temos de passar mais tempo estudando as lições de nosso Senhor em observação e dedução. A Bíblia está cheia de lógica, e nunca devemos pensar em fé como algo puramente místico. Nós não apenas sentamos em uma poltrona e esperamos que as coisas maravilhosas aconteçam conosco. Isso não é fé cristã. A fé cristã é essencialmente adquirida a partir do pensar, do estudar. "Olhai para as aves, pensem sobre elas, e tirem suas conclusões. Olhem para a grama, olhem os lírios do campo, considere-os".
O problema com a maioria das pessoas, no entanto, é que elas não pensam, não raciocinam. Em vez de fazerem isso, elas se sentam e perguntam: O que vai acontecer comigo? O que posso fazer? Essa é a ausência de pensamento, é se entregar, é derrota. Nosso Senhor, aqui, está incitando-nos a pensar, e pensar de maneira cristã. Essa é a essência da fé. A fé, se quisermos, podemos defini-la assim: É um homem insistindo em pensar  e vencer quando tudo parece estar determinado ao fracasso e a derrubá-lo em um sentido intelectual. O problema com a pessoa de pouca fé é que, em vez de controlar seu próprio pensamento, seu pensamento está sendo controlado por outra coisa, e ela vai girando e girando em círculos. Essa é a essência de se preocupar...Isso não é raciocinar, é a ausência de pensamento, uma falha de pensar. (Grand Rapids: Eerdmans, 1971, 2:129-30). O pensamento é essencial para a guarda da fé, bem como para santificação cristã. Salvação envolve a transformação da mente. Em Romanos 8:5 Paulo escreve: "Aqueles que são segundo a carne cogitam das coisas da carne."
Não-salvos são pessoas carnais que possuem uma carnal mentalidade de incredulidade. Eles pensam como pessoas caídas e não resgatadas. Por outro lado, "aqueles que estão de acordo com o ESPÍRITO [definem as suas mentes sobre] as coisas do ESPÍRITO." Suas mentes renovadas estão focados em verdades espirituais. Conseqüentemente, "a mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do ESPÍRITO é vida e paz" (Rm 8:6). O ESPÍRITO SANTO passou a controlar a mente que antes de salvação era depravada, ignorante e cegada por Satanás (2 Coríntios. 4:4). A mente resgatada já não pensa no nível carnal, mas no nível espiritual. Em 1 Coríntios 1:30 Paulo descreve uma das realidades mais incríveis da salvação: "CRISTO JESUS ... se tornou para nós sabedoria de DEUS". As mentes dos crentes renovados pode mergulhar nos profundos pensamentos do DEUS eterno (cf. Sl 92:5) e nunca atingir o fundo. Em 1 Coríntios 2:11-16 Paulo ampliou esse pensamento: "Quem conhece os pensamentos do homem, senão o espírito do homem que nele está? Mesmo assim os pensamentos de DEUS ninguém os conhece, senão o ESPÍRITO de DEUS. Agora nós não temos recebido o espírito do mundo, mas o ESPÍRITO que provém de DEUS, para que possamos conhecer as coisas que nos foram dadas gratuitamente por DEUS, falamos também coisas, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo ESPÍRITO, combinando pensamentos espirituais com palavras espirituais. Mas o homem natural não aceita as coisas do ESPÍRITO de DEUS, pois lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas quem é espiritual avalia todas as coisas, mas ele próprio não é avaliado por ninguém. Quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de CRISTO." Em contraste com o "homem natural [que] não aceita as coisas do ESPÍRITO de DEUS," as revelações do ESPÍRITO SANTO aos crentes os capacidade a "saber as coisas que nos foram dadas gratuitamente por DEUS." Na verdade, "nós temos a mente de CRISTO". Através do ESPÍRITO, os crentes têm conhecimento de DEUS, coisa que de outra maneira nunca teria acontecido. Assim como ato inicial da fé salvadora dos crentes leva a uma vida de fé, assim também a transformação da mente leva à salvação em um longo processo de renovação da mente. Em Romanos 12:2 Paulo escreveu: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente". Aos efésios ele escreveu, "vos renoveis no espírito da vossa mente" (Ef. 4:23 ). JESUS, respondendo à pergunta sobre qual era o maior mandamento da Lei, disse: "Amarás o Senhor teu DEUS com todo o teu coração, e com toda a tua alma e com toda tua mente" (Mateus 22:37). Pedro também falou da renovação da mente, quando ele ordenou: "Prepare sua mente para a ação" (1 Pedro 1:13). Paulo chamou os crentes para "pensarem em suas mentes sobre as coisas do alto, não nas coisas que estão na terra" (Cl 3:2). Mais de uma dúzia de vezes em suas epístolas Paulo perguntou a seus leitores: "Vocês não sabem?" O apóstolo espera que os crentes estejam pensando e avaliando. E isso não é uma perspectiva exclusivamente do Novo Testamento. Em Provérbios 2:1-6 Salomão aconselhou: "Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento;Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento". O salmista clamou: "Dá-me entendimento, para que eu observe a tua lei e a mantenha em meu coração" (Sl 119:34). Os crentes devem disciplinar os seus entendimentos para se tornarem sensíveis espiritualmente, devem pensar sobre as realidades espirituais. Nesta breve lista catalogada por Paulo, oito virtudes divinas estão concentradas:
A Palavra de DEUS é o repositório do que é verdadeiro. Em Sua oração sacerdotal, JESUS disse ao Pai: "A tua palavra é a verdade" (João 17:17). No Salmo 19:9 Davi escreveu: "Os juízos do Senhor são verdadeiros", enquanto o Salmo 119:151 acrescenta: "Todos os teus mandamentos são a verdade." A Bíblia é verdadeira porque o "DEUS da verdade" (Sl 31:5; Isa 65:16; cf Ef 4:21) inspirou. Pensando em tudo que é verdadeiro dentro da Palavra de DEUS, isso é o que devemos ler, analisar e meditar. O restante, sete categorias virtuosas de pensamento são todas baseadas na verdade da Palavra de DEUS. Todas elas são formas de ver as verdades da Escritura.
Em segundo lugar, os crentes devem estar a pensar em tudo que é honesto, tudo é nobre, digno e merecedor de respeito. Honroso vem de uma palavra que significa "reverenciar", ou "adorar". Nos seus outros usos do Novo Testamento, descreve o estilo de vida digno exigido dos diáconos (1 Tm. 3:8), diaconisas (1 Tm 3:11), e homens mais velhos (Tito 2:2). Os crentes não devem pensar sobre o que é trivial, temporal, mundano, comum, e terreno, mas sim sobre o que é celestial, digno de reverência, adoração e louvor. Tudo isso é verdade na honrada Palavra de DEUS.
Terceiro, os crentes devem pensar em tudo o que é certo. Dikaios (direita) é um adjetivo, e deve ser traduzido como "justo". Ele descreve o que está em perfeita harmonia com o eterno de DEUS, os imutáveis, como revelado nas Escrituras. Os crentes devem pensar em questões que são consistentes com a lei de DEUS.
Em quarto lugar, os crentes devem pensar sobre o que é puro. Hagnos (puro) descreve o que DEUS nas Escrituras define como sagrado, moralmente limpo, sem mácula. Em 1 Timóteo 5:22 é traduzido como "livre de pecado." Os crentes devem purificar-se, porque JESUS CRISTO é puro (1 João 3:3).
Em quinto lugar, os crentes estão a pensar em tudo que é amável. Prosphiles (lindo) aparece somente aqui no Novo Testamento. Poderia ser traduzido como "doce", "gracioso", "generoso" ou "paciente". Os crentes devem concentrar seus pensamentos sobre o que a Bíblia diz é agradável, atraente e amável diante de DEUS.
Em sexto lugar, os crentes devem pensar sobre o que é de boa fama. Euphemos também aparece somente aqui no Novo Testamento. Ele descreve o que é altamente considerado ou bem pensado. Os pensamentos dos crentes são corrigidos pela Escritura para os mais sublimes e elevados temas. Em resumo, exorta Paulo, se há alguma excelência e se alguma coisa digna de louvor, me debruçarei sobre essas coisas. A chave para uma vida piedosa é o pensamento divino, como Salomão sabiamente observou: "Vigiai sobre o teu coração com toda a diligência, porque dele procedem as fontes da vida" (Pv 4:23).

OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Conscientizar-se a respeito da excelência da mente cristã.
Compreender o que deve ocupar a mente do cristão.
Analisar a conduta de Paulo como modelo. uma relação do que deve preencher o pensamento do cristão: "tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama". Tais coisas devem orientar os nossos pensamentos.

RESUMO DA LIÇÃO 11 - UMA VIDA CRISTÃ EQUILIBRADA
I. A EXCELÊNCIA DA MENTE CRISTÃ
1. Nossos pensamentos.
2. Pensando nas coisas eternas.
3. Agindo sabiamente.
II. O QUE DEVE OCUPAR A MENTE DO CRISTÃO (4.8)
1. "Tudo o que é verdadeiro e honesto".
2. "Tudo o que é justo".
3. "Tudo o que é puro e amável".
4. "Tudo o que é de boa fama".
III. A CONDUTA DE PAULO COMO MODELO (4.9)
1. Paulo, uma vida a ser imitada.
2. Paulo, exemplo de ministro.
3. O DEUS de paz.

SINOPSE DO TÓPICO (1) - A Palavra de DEUS exorta-nos a preenchermos a nossa mente com aquilo que gera vida e maturidade espiritual, pois "nós temos a mente de CRISTO" (1 Co 2.16).
SINOPSE DO TÓPICO (2) - O crente não deve ter um comportamento que contradiga os conceitos éticos e bíblicos da verdade e da honestidade, pois isso é incoerente com os princípios cristãos. O SINOPSE DO TÓPICO (3) - Buscarmos tudo o que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável e de boa fama "o DEUS de paz será convosco".

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
PEARLMAN, Myer. Epístolas Paulinas: Semeando as Doutrinas Cristãs. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1998. SAIBA MAIS

SAIBA MAIS - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 55, p.41.
 
QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 11 - UMA VIDA CRISTÃ EQUILIBRADA
Responda conforme a revista da CPAD do 3º Trimestre de 2013 - FILIPENSES
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
 
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é _________________________, tudo o que é ________________________________, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum _______________________________, nisso pensai" (Fp 4.8).

VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
A fim de termos uma vida cristã _______________________________ e ______________________________, precisamos ocupar a nossa _____________________ com tudo àquilo que é agradável a DEUS.

I. A EXCELÊNCIA DA MENTE CRISTÃ
3- O que o apóstolo Paulo quer mostrar no versículo oito da leitura bíblica em classe na versão ARA que diz: "seja isso o que ocupe o vosso pensamento"?
(    ) Paulo ordena que preenchamos a nossa mente com nossa família e amigo da igreja, pois "nós temos a mente de CRISTO".
(    ) Quer mostrar que a experiência de salvação, em CRISTO, produz uma mudança contínua em nossa forma de pensar, a fim de evitarmos as futilidades mundanas que ocupam a mente das pessoas sem DEUS.
(    ) Paulo exorta-nos a preenchermos a nossa mente com aquilo que gera vida e maturidade espiritual, pois "nós temos a mente de CRISTO" .

4- O que tem ocupado a maioria das mentes no mundo de hoje?"
(    ) Esta geração está atraída pela adoração a DEUS.
(    ) Infelizmente, deparamo-nos com uma geração atraída pela ideologia do consumismo e do materialismo, onde o ter é mais importante do que o ser.
(    ) Tal postura anula o ser humano, e faz com que os relacionamentos sejam pensados em termos de vantagens, ou seja, se não houver algum benefício imediato, logo são descartados.
(    ) Esse comportamento nos aproxima do modo de vida mundano, e nos distancia das coisas do Alto.

5- O que significa "Pensando nas coisas eternas"?  
(    ) Além da epístola aos Filipenses, o tema do processo de pensar é tratado por Paulo em muitas outras ocasiões.
(    ) Pensando nas coisas eternas significa pensar nas coisas impossíveis e surrealistas.
(    ) Pensar nas coisas que são de cima não sugere que devamos viver uma espiritualidade irreal, e sim equilibrada, conjugando mente e coração a partir dos valores espirituais na vida terrena.
(    ) Os maus pensamentos são frutos da inclinação humana para o mal.
(    ) Paulo recomenda que a nossa mente deve ocupar-se com a Palavra de DEUS, com os princípios eternos do reino divino, "levando cativo todo entendimento à obediência de CRISTO".

6- De que maneira devemos agir em meio a essa sociedade dominada por ideologias contrárias ao Evangelho, dentre a qual vivemos?
(    ) Com medo, mas sabiamente como quem impõe uma verdade particular, como quem expõe e testemunha verdades eternas.
(    ) Temos de atender o chamado de JESUS!
(    ) Não com medo, mas com coragem; não com ignorância, mas sabiamente; não como quem impõe uma verdade particular, mas como quem expõe e testemunha verdades eternas.
(    ) À luz do exemplo de JESUS CRISTO, sejamos sal da terra e luz do mundo tendo "luz na mente, mas fogo no coração".

II. O QUE DEVE OCUPAR A MENTE DO CRISTÃO (4.8)
7- O que Paulo quis dizer com "Tudo o que é verdadeiro e honesto"?
(    ) O apóstolo Paulo inicia a sua reflexão com a verdade.
(    ) Tudo aquilo que é excêntrico, baseado em suposições.
(    ) Percebemos que, com essa virtude, o apóstolo entende tudo o que é reto e se opõe ao falso.
(    ) É tudo aquilo que é autêntico, não baseado em meras suposições, ou em algo que não possa ser comprovado.
 
8- O que tem ocorrido entre os crentes e o que Paulo recomenda quando diz "em tudo o que é honesto"?
(    ) O verdadeiro crente tem um firme compromisso com a verdade embora minta e calunie seu irmão, algumas vezes.
(    ) Lamentavelmente, o espírito da mentira entrou até mesmo entre os crentes e vem produzindo grandes males.
(    ) Difamações e rumores negativos acabam sendo comuns entre nós. E isso desagrada profundamente a DEUS.
(    ) Quando o apóstolo dos gentios afirma que devemos pensar "em tudo o que é honesto", de fato, está nos exortando a desenvolvermos uma conduta transparente e decorosa, digna de alguém que age bem à luz do dia.
(    ) O mundo não pode ver em nós um comportamento que contradiga os conceitos éticos e bíblicos da verdade e da honestidade, pois isso é incoerente aos princípios cristãos.
(    ) O verdadeiro crente tem um firme compromisso com a verdade. Ele não mente nem calunia seu irmão.

9- O que Paulo quis dizer com "Tudo o que é justo"?
(    ) O padrão de justiça divina nos leva a um comportamento conturbado com os cristãos.
(    ) Aqui, de acordo com o Comentário Bíblico Pentecostal (CPAD), as "coisas que são 'justas' obedecem aos padrões de justiça de DEUS" para desenvolvermos uma relação positiva com os que nos rodeiam.
(    ) O padrão de justiça divina deve nortear o nosso comportamento moral em relação a DEUS e às pessoas.
(    ) O verdadeiro cristão deve pautar a sua conduta pela defesa de tudo o que é justo, agindo contra tudo aquilo que promove injustiça e gera opressão.

10- O que Paulo quis dizer com "Tudo o que é puro e amável"?
(    ) Pureza sugere inocência, singeleza ou sinceridade em relação a algo não contaminado ou poluído.
(    ) Uma mente pura significa uma mente casta.
(    ) A idéia de "ser puro" é defendia por Paulo na perspectiva de que as palavras, as ações e os pensamentos dos crentes de Filipos fossem francos e sinceros.
(    ) A fim de que toda impureza seja eliminada de sua vida, o crente tem de dar lugar para que o ESPÍRITO SANTO limpe continuamente o seu coração e consciência.
(    ) Assim, estaremos prontos a desejar tudo o que promove o amor fraternal.
(    ) Desse modo, "tudo o que é amável" é aquilo que edifica os relacionamentos entre irmãos.
(    ) Uma mente pura significa uma mente centrada em si mesmo e desligada de tudo e de todos.

11- O que Paulo quis dizer com "Tudo o que é de boa fama"?
(    ) Algumas versões bíblicas traduzem a mesma expressão por boa conta bancária.
(    ) O sentido de "boa fama" é simples e objetivo, pois a expressão se refere ao cuidado que devemos ter com as palavras e ações em nosso dia a dia.
(    ) Então, podemos afirmar que boa fama é tudo o que é digno de louvor, de elogio e graça.
(    ) Algumas versões bíblicas traduzem a mesma expressão por bom nome.
(    ) Tal se refere ao que uma pessoa é, pois possuir um bom nome é o mesmo que ter um bom caráter.
(    ) O verdadeiro crente tem um firme compromisso com a verdade. 

III. A CONDUTA DE PAULO COMO MODELO (4.9)
12- Quais são os cinco verbos que denotam ação que o apóstolo dos gentios utiliza?
(    ) Aprender, viver, ouvir, ver e fazer.
(    ) Aprender, receber, ouvir, saber e fazer.
(    ) Aprender, receber, ouvir, ver e fazer.
 
13- Por que Paulo assume um papel referencial a ser imitado?
(    ) Eles deveriam, pois, ser um tipo de crente infalível diante dos descrentes.
(    ) Paulo tinha certa presunção de uma pessoa que se acha infalível, mas exorta aos filipenses a serem uma carta transparente e exposta a quem quisesse vê-la.
(    ) Paulo não tem a presunção de uma pessoa que se acha infalível, mas exorta aos filipenses a serem uma carta transparente e exposta a quem quisesse vê-la.
(    ) Eles deveriam, pois, ser um modelo tanto aos crentes como aos descrentes.
 
14- Paulo é um exemplo de ministro: Complete:
Os obreiros do Senhor devem aprender com Paulo uma verdade pastoral: Todo ministro de DEUS deve ser ______________________________. Assim como o DEUS da graça chamou os fiéis da terra para serem ________________________________, Ele igualmente nos chamou para administrarmos o seu rebanho com lisura, ___________________________ e muita boa vontade (1 Pe 5.2,3). Essas qualidades pastorais são indispensáveis na experiência ministerial dos _____________________________ cristãos nos dias de hoje.

15- Quando o DEUS de paz será conosco?
(    ) DEUS nos repreende, nos castiga, exerce juízo sobre todos.
(    ) Se buscarmos tudo o que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável e de boa fama, teremos uma preciosa promessa: "E o DEUS de paz será convosco".
(    ) A presença do "DEUS de paz" descreve uma segurança inabalável para aqueles que confiam no seu nome.
(    ) DEUS nos orienta, guarda e protege.
(    ) Devemos experimentar da constante e doce presença do "DEUS de paz", e manter uma vida irrepreensível diante dEle, pois nas circunstâncias mais adversas lembraremos estas palavras: "E o DEUS de paz será conosco".

CONCLUSÃO
16- Complete:
Disse alguém, certa vez, que "o homem é aquilo que __________________________". Devemos, portanto, guardar a nossa __________________________ de tudo quanto é vil, pernicioso, egocêntrico e imoral. Só desfrutaremos de uma vida cristã saudável e equilibrada se alimentarmos a nossa _________________________ com tudo o que é do Alto. Por isso, leia continuamente a Palavra de DEUS. Apesar de a verdade, a honestidade, a pureza, a justiça, o amor e a boa fama parecerem estar fora de _____________________________, e até ignorados por grande parte da sociedade, para o Altíssimo continuam a ser _________________________________ que autenticam os valores do seu Reino. E nós, os que cremos, somos chamados a vivê-las aqui e agora (Mt 5.13-16).
 
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm 
 
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Revista Ensinador Cristão - nº 55 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.
GARNER, Paulo. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA
CHAMPLIN, R.N. O Novo e o Antigo Testamento Interpretado versículo por Versículo. 
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
AS GRANDES DEFESAS DO CRISTIANISMO - CPAD - Jéfferson Magno Costa
O NOVO DICIONÁRIO DA BÍBLIA – Edições Vida Nova – J. D. Douglas
Comentário Bíblico Expositivo - Novo Testamento - Volume I - Warren W . Wiersbe
Dicionário Bíblico Wycliffe - Charles F. Pfeiffer, Howard F. Vos, João Rea - CPAD.
Dicionário Vine antigo e novo testamentos - CPAD.
25 Maneiras de Valorizar as Pessoas - Autores: João C. Maxwell & Les Parrott, PH. D. - Editora: SEXTANTE
Perdoando Para Viver - Autor: Wilson de Souza- Editora: MK Editora
Filipenses - A Humildade de CRISTO Como Exemplo Para a Igreja - Elienai Cabral - Livro tema do trimestre
Filipenses - Introdução e comentário - Ralph P. Martin - Série Cultura Bíblica - Editora Vida
Filipenses_Hendriksen (1)
João Macarthur - Comentáio Filipenses - http://www.editoraculturacrista.com.br
Novo Comentário Bíblico Contemporâneo - Filipenses - F. F. Bruce - Série Cultura Bíblica - SOCIEDADE RELIGIOSA EDIÇÕES VIDA NOVA - São Paulo - SP - 12ª edição 2002
http://www.gospelbook.net
www.ebdweb.com.br
http://www.escoladominical.net
http://www.portalebd.org.br/
Epistolas paulinas - http://pt.scribd.com/doc/146430796/E-P-Myer-Pearlman