Lição 7, José: Fé em meio às injustiças, 4Tr16, Ev Henrique, EBD NA TV

Lição 7, JOSÉ: FÉ EM MEIO ÀS INJUSTIÇAS
4º Trimestre de 2016 - Título: O DEUS de Toda Provisão - Esperança e Sabedoria Divina para a Igreja em meio às Crises
Comentarista: Pr. Elienai Cabral
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
AQUI VOCÊ VÊ PONTOS DIFÍCEIS DA LIÇÃO - POLÊMICOS
Ajuda para a lição - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao13-ctc-4tr15-jose-a-realidade-de-um-sonho.htm
 
 
TEXTO ÁUREO"E o SENHOR estava com José, e foi varão próspero [...]." (Gn 39.2)
 

VERDADE PRÁTICANo enfrentamento de uma crise, a sabedoria divina é indispensável.
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Gn 37.3,4 Uma túnica colorida e a crise de inveja
Terça - Gn 37.6-8 Um sonho e o início de várias crises
Quarta - Gn 37.22 Um plano perverso e a crise da cova
Quinta - Gn 37.28 Da crise da cova para a crise da escravidão
Sexta - Gn 39.20 Da crise da escravidão para a crise do cárcere
Sábado - Gn 39.21 A bênção de DEUS e a sua benignidade em tempos de crise

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Gênesis 37.1-11
1 - E Jacó habitou na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã. 2 - Estas são as gerações de Jacó: Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; e estava este jovem com os filhos de Bila e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia uma má fama deles a seu pai. 3 - E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. 4 - Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos os seus irmãos, aborreceram-no e não podiam falar com ele pacificamente. 5 - Sonhou também José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso, o aborreciam ainda mais. 6 - E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado: 7 - Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava e também ficava em pé; e eis que os vossos molhos o rodeavam e se inclinavam ao meu molho. 8 - Então, lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso, tanto mais o aborreciam por seus sonhos e por suas palavras. 9 - E sonhou ainda outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que ainda sonhei um sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim. 10 - E, contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai e disse-lhe: Que sonho é este que sonhaste? Porventura viremos eu, e tua mãe, e teus irmãos a inclinar-nos perante ti em terra? 11 - Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai, porém, guardava este negócio no seu coração.

OBJETIVO GERAL - Ressaltar que DEUS deu a José sabedoria para gerenciar a crise da fome no Egito.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apontar os sonhos de José e as crises que ele teve que enfrentar;
Ressaltar a crise da cova e da escravidão na vida de José;
Enfatizar a sabedoria de José para administrar as crises.
 
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
José era o filho amado do patriarca Jacó. DEUS tinha um plano na vida dele e esse projeto lhe foi revelado, pelo Senhor, por intermédio de alguns sonhos. É importante ressaltar que não eram os sonhos do jovem José, mas sim os planos de DEUS para ele e sua família. Mas, José partilhou aquilo que era para ele com seus irmãos e seu pai no momento errado. Os irmãos de José eram invejosos e não aceitaram os seus sonhos. Com certeza, eles perceberam que DEUS iria colocar José em uma posição de destaque na família. José tinha promessas de DEUS para sua vida, mas isso não o livrou das crises. As crises não endureceram o coração de José, nem o afastaram de DEUS. Elas contribuíram para moldar o caráter do jovem e prepará-lo para o palácio de Faraó. Se você está enfrentando algumas crises, assim como José, não desanime. Não permita que a amargura e o sofrimento o afaste de DEUS. Quem sabe o Senhor não esteja forjando o seu caráter e o preparando para algo especial?

PONTO CENTRAL - DEUS concedeu a José sabedoria para administrar crises.
 
Resumo da Lição 7, JOSÉ: FÉ EM MEIO ÀS INJUSTIÇAS
I - DOIS SONHOS E MUITAS CRISES 
1. A família de José. 
2. A inveja dos irmãos de José. 
3. Os sonhos de José (Gn 37.7,9).
II - A CRISE DA COVA E DA ESCRAVIDÃO
1. José é vendido como escravo (Gn 37.27,28).
2. José na casa de Potifar.
3. José prosperou na casa de Potifar.
III - SABEDORIA PARA ADMINISTRAR A CRISE
1. José é abençoado por DEUS na prisão (Gn 39.21-23).
2. José e os dois oficiais de Faraó.
3. Da prisão ao palácio de Faraó (Gn 41.1-8).
 
SÍNTESE DO TÓPICO I - José revelou seus dois sonhos a sua família e logo teve que enfrentar algumas crises.
SÍNTESE DO TÓPICO II - José teve que enfrentar a crise da cova e da escravidão, mas DEUS estava com ele.
SÍNTESE DO TÓPICO III - DEUS é a fonte de toda sabedoria. Ele nos concede sabedoria para administrar as crises.
 
CONHEÇA MAIS
FOME NO EGITO
"Registros egípcios contam que a fome, causada pelas estiagens nas cabeceiras do Nilo, durou muitos anos. A agricultura egípcia dependia das enchentes anuais ao longo do rio, que depositavam terra nova fértil tornando a irrigação possível. Também nesse aspecto a autenticidade do relato bíblico tem total sustentação histórica" Para conhecer mais leia, Guia do Leitor da Bíblia, CPAD, p.46.
 
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"Para simbolizar o novo ofício de José, Faraó lhe deu o anel que usava, no qual estava estampado o selo de autoridade, vestiu-o de vestes de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço. Deu-lhe um carro, no qual desfilou publicamente com a proclamação de que ele deveria ser honrado pela população. Em seguida, mudou-lhe o nome para Zafenate-Paneia, que quer dizer 'abundância de vida ou o deus que fala e vive'. Por fim, José se casou com uma moça de família de alta posição da cidade sacerdotal de Om. José foi lançado em estreito contato com o paganismo do Egito, mas não foi vencido por ele.
[...] Quando se tornou o segundo governante mais poderoso em posição no Egito. Ele sabia exatamente o que fazer. Durante 7 anos de colheitas abundantes, juntou todas as colheitas que iam além das necessidades imediatas do povo e as armazenou em numerosas cidades do Egito. Durante esse tempo, nasceram-lhe dois filhos. O primeiro foi chamado Manassés, que significa 'o que esquece', como testemunho de que DEUS havia apagado dos pensamentos tristes e íntimos de José os anos de trabalho e de toda a casa de seu pai. O segundo filho foi chamado Efraim, 'dupla fertilidade', como testemunho das providências misericordiosas de DEUS na terra da sua aflição.
Quando chegaram os sete anos de fome, o Egito estava preparado com uma grande provisão de alimentos armazenada para a emergência. Mas a seca cruzou as fronteiras do Egito e atingiu a região de Canaã e outros países vizinhos. Dentro do próprio Egito, logo as pessoas sentiram fome e pediram comida. Sem demora, José as abasteceu de provisões segundo um plano já em execução. As pessoas tiveram a permissão de comprar os grãos armazenados e, assim, tiveram o suficiente para comer. Habitantes de outros países ficaram sabendo da provisão que havia no Egito e foram comprar alimentos" (Comentário Bíblico Beacon. 1.ed. Vol 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, pp. 114,115).
 

PARA REFLETIR - A respeito de José, fé em meio às injustiças, responda: 
Quem era o pai de José?
Jacó, neto de Abraão. 
Qual o presente que Jacó deu a José e que demonstrava seu favoritismo?
Uma capa colorida. 
O que fez com que os irmãos de José fossem tomados pela inveja?
A revelação dos sonhos de José.
Quanto os ismaelitas pagaram por José?
O venderam por vinte moedas de prata. 
Faraó nomeou José para que cargo?
Para governador do Egito, o segundo cargo mais importante depois de Faraó.
 
CONSULTE - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 68, p39.
 
Comentários extras - Ev. Henrique - Várias fontes.
 
A expressão José do Egito está errada, o correto é dizer José no Egito.
As esposas de Jacó são suas sobrinhas em 2º grau.
יוסף Yowceph
José = "Javé adicionou" - o filho mais velho de Jacó com Raquel
 
Os dois filhos de José passam a substituir José como tribos de Israel. (Levi passou a tribo sacerdotal - ficou sobrando duas vagas, preenchidas pelos dois filhos de José).
E Jacó disse a José: O DEUS Todo-Poderoso me apareceu em Luz, na terra de Canaã, e me abençoou.
E me disse: Eis que te farei frutificar e multiplicar, e tornar-te-ei uma multidão de povos e darei esta terra à tua descendência depois de ti, em possessão perpétua.
Agora, pois, os teus dois filhos, que te nasceram na terra do Egito, antes que eu viesse a ti no Egito, são meus: Efraim e Manassés serão meus, como Ruben e Simeão;
Mas a tua geração, que gerarás depois deles, será tua; segundo o nome de seus irmãos serão chamados na sua herança.Gênesis 48:3-6
 
TODOS NÓS SONHAMOS TODOS OS DIAS.
Existem sonhos dados por DEUS, mas é quase inexistente em nossos dias. Se DEUS der um sonho e exigir segredo, então teremos que guardar segredo, se não exigir deve ser contado. pode ser que DEUS queira que esse sonho seja contado para uma pessoa ou pode ser que esse sonho deva ser contado para a igreja e ainda para todo mundo. na maioria das vezes, ou seja, 99,99% das vezes sonhamos e esses sonhos são produto de nossas mentes. coisas passadas ou coisas que nos impressionaram em uma leitura da bíblia ou de um livro, ou em filme ou em documentários ou ainda ouvimos de alguém alguma coisa que nos impressionou. 
Jacó sonhou (Gn 28.12), mas não teve revelação dos sonhos alheios, porém seu filho José sonhava sonhos dados por DEUS e interpretava sonhos de outras pessoas, dados por DEUS. O profeta Daniel sonhava sonhos dados por DEUS (Dn 7.1) e recebia interpretação dos sonhos dos outros, como os sonhos de Nabucodonosor (Dn 2.1). 
Labão teve sonho dado por DEUS a respeito de Jacó (Gn 31.24). Em Gn 31.10 e 11 DEUS vem a Jacó em sonhos para lhe dar estratégia de prosperidade. DEUS falou com Abimeleque em sonhos a respeito da esposa de Abraão (Gn 20.6).
José sonhou e viu seus sonhos realizados. Os empregados do palácio de faró sonharam e José interpretou seus sonhos. Faraó sonhou e José interpretou seus sonhos.
José recebeu revelação de que Maria estava grávida do ESPÍRITO SANTO através de um sonho.
Existem sonhos dados por DEUS.
 
Por que José era o preferido de Jacó e odiado por seus irmãos?1- Era o filho primogênito de Jacó com Raquel a quem ela amou toda sua vida, tendo trabalhado por ela e tendo se casado com ela, sendo enganado pelos seus responsáveis dando-lhe Leia ou Lia em lugar dela;
2- Era um filho zeloso pelas coisas de seu pai e de toda família, levando sempre a seu pai o conhecimento de tudo de errado que via acontecer pela ação de seus irmãos;
3- Tinha sonhos vindos de DEUS o colocando como superior a seus irmãos;
4- Tinha sonhos de DEUS colocando-o acima de seus pais.
 
A ascensão de José a vizir (conselheiro-chefe) do Egito, embora não mencionada nos textos egípcios, é bastante viável na era dos hicsos (governantes semitas do Egito, c. 1.600 a.C.. Seja qual for a data é o preferido para Moisés e da composição do Pentateuco, vários séculos deve tê-lo separado dos patriarcas, durante o qual as histórias sobre eles foram supostamente repassados ​​de boca em boca, ou talvez por algum tipo de registro antigo escrito, mas agora perdida. de qualquer maneira, estes paralelos confirmam que a história registrada em Gênesis é bastante confiável.
 
 
AJUDA  - Lição 13 - José, a Realidade de Um Sonho - 4º trimestre de 2015 - O Começo de Todas as Coisas - Estudos Sobre O Livro de Genesis
Comentarista da CPAD: Pr. Claudionor Correa de Andrade
  
"As Escrituras deixam claro que a separação entre José e o seu povo estava sob o controle de DEUS. O Senhor estava operando através de José e das circunstâncias deste, a fim de preservar a família de Israel e reuni-la segundo as suas promessas.

 
 
 
COMENTÁRIOS DE DIVERSOS AUTORES E LIVROS COM ALGUMAS MODIFICAÇÕES DO Ev. LUIZ HENRIQUE
PONTOS DIFÍCEIS E POLÊMICOS
Filho Primogênito
Na cultura judaica, o filho primogênito tinha o direito de receber uma porção dobrada da herança dos pais. Esse direito era chamado de direito de primogenitura (Dt 21.15-17).
Jacó mais abençoado que Esaú. Moisés mais abençoado que Arão. Efraim mais que Manassés e por ai vai José, o penúltimo, mais que todos os outros 11.
Primogenitura - Na verdade o que vemos é que alguém deseja a bênção da primogenitura e luta por ela, assim como um dom do ESPÍRITO SANTO hoje, está disponível a todos, mas são raríssimos os que por causa desses dons ou por causa de um deles despreza as mordomias da vida e luta para agradar a DEUS e ser canal de DEUS para salvação das almas.
Foi assim com Jacó e com José.
Jacó saiu para a terra natal de seu Avô e mãe a fim de se casar e para fugir da ira de seu irmão mais velho, Esaú. 
José foi tido como morto, nada possuía, mas foi o que se deu bem.
Quem escolhe DEUS - esse é o primogênito no final.
Todo o que aceita a JESUS como único Senhor e Salvador se torna um filho com as mesmas regalias dos filhos primogênitos. Somos co-herdeiros com CRISTO da mesma herança.
Quem preferiu DEUS se deu bem - Para ganhar tem que perder
Jacó era um sonhador que sonhava os sonhos de DEUS (sonhos que DEUS dava para ele) e não os dele ou de alguém. Quem encostava perto de José sonhava também. Isso pega. Sonhe sonhos de DEUS para sua vida.
A maioria absoluta de sonhos são nossos ou de impressões marcadas em nosso subconsciente. Sonhe os sonhos de DEUS (sonhos que DEUS dá para nós).
José foi preso e seus companheiros de cela sonharam. José foi solto por causa de um sonho de Faraó. Onde José estava havia sonhos dados por DEUS para que José estivesse acima de todos e na presença de DEUS e fosse instrumento de DEUS para interpretar esses sonhos.
De quem era o direito da primogenitura? Filho mais velho da esposa legitima
No caso de Jacó que amava Raquel e trabalhou por ela e foi enganado, o que valia para DEUS era então José o primogênito pelo direito divino.
 
Humanamente, Assim ficou o direito de primogenitura na casa de Jacó:
Rubem perdeu sua primogenitura, que na verdade não era sua, por ter se deitado com Bila, concubina de seu pai.(Genesis 49:3-4) - Rúben, tu és meu primogênito, minha força e o princípio de meu vigor, o mais excelente em alteza e o mais excelente em poder. Impetuoso como a água, não serás o mais excelente, porquanto subiste ao leito de teu pai. Então o contaminaste; subiu à minha cama.
Simeão e Levi, o segundo e terceiro filhos de Jacó, sobre os quais deveria recair o direito de primogenitura, também o perderam. Eles foram instrumentos de violência, especialmente no fato ocorrido em Siquém (Gn 34), por isso o Senhor não lhes repassou o direito de primogenitura (49:5-7).
A realeza, um dos itens da primogenitura, foi dada ao quarto filho, Judá (Gn 49:10).
 
Preferência por um filho era herdada.
Na família de Isaque, pai de Jacó. também houve preferências por filhos (E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó. Gênesis 25:28). Jacó deveria ter aprendido a não fazer isso, mas copiou de seu pai a preferência por um filho e assim preferiu a José mais do que a todos os outros filhos por ser este filho de sua amada esposa Raquel e por ser este filho de sua velhice.
Gên 37:3 E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.
 
José foi vendido e saiu de Canaã aos 17 anos, seu irmão Benjamim tinha 5 anos, depois de ser escravo de Potifar, ser prisioneiro do rei, foi governador de todo o Egito aos 30 anos e só viu seu pai depois de 22 anos que estava no Egito, só ai então viu realizados seus sonhos aos 39 anos, quando agora já era governador de todo o Egito por 9 anos. José morreu com 110 anos.
Estas são as gerações de Jacó. Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai.Genesis 37:2
E José era da idade de trinta anos quando se apresentou a Faraó, rei do Egito. E saiu José da presença de Faraó e passou por toda a terra do Egito - Genesis 41:46
Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega - Genesis 45:6
E morreu José da idade de cento e dez anos, e o embalsamaram e o puseram num caixão no Egito - Genesis 50:26
 
JOSÉ SOFREU INJUSTIÇA EM TODO TEMPO DE SUA VIDA, MAS DEUS ERA COM ELE.
 INJUSTIÇA perversidade, maldade. עול ‘aval uma raiz primitiva;
1) agir erradamente ou injustamente, desviar-se de, agir erradamente
Quatro vezes no capítulo 39 está escrito que 'o Senhor estava com José' (vv. 2,3,21,23). Porque José honrava a DEUS, DEUS honrava a ele. Aqueles que temem a DEUS e o reconhecem em todos os seus caminhos têm a promessa de que DEUS dirigirá todos os seus passos (Pv 3.5,6) "(Bíblia de Estudo Pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 39). 
Também em Atos, Estêvão diz que DEUS estava com José: E os patriarcas, movidos de inveja, venderam José para o Egito; mas Deus era com ele. Atos 7:9.
 
José levou 13 anos até ser governador + 7 de fartura + 2 anos de seca = 22 anos para ver seu pai novamente.
Isso mesmo. Que coisa hein! Só se realizou totalmente seus sonhos depois de 22 anos. Família paciente.
25 de Abraão para nascer Isaque, 20 de Isaque para nascer Jacó, 14 de Jacó para casar com Raquel e 22 de José para realizar seus sonhos.
Uma geração de paciência e perseverança. Isso é fé.

 
 
 
AJUDA Lições Bíblicas CPAD -  1º Trimestre de 1991 - A VIDA DE ABRAÃO - Comentários: EURICO BERGSTEN
JOSÉ E O ÁRDUO CAMINHO DA VITÓRIA
 
COMENTÁRIO/INTRODUÇÃO
A história de José nos mostra quanto vale ser crente desde a infância; e prova que a presença do Senhor na vida do crente é a solução para todos os problemas que surgem, sejam eles quais forem. (SCR e CB)
I. JOSE CONHECEU A DEUS NO SEU LAR
1.José, o filho predileto de Jacó. José, o décimo primeiro filho de Jacó, era o primogênito de Raquel, a esposa que Jacó amava. Raquel faleceu quando José era ainda criança, mas ele cresceu cercado de amor. Certamente teve grande repercussão sobre a vida de José o encontro que seu pai Jacó teve com DEUS no Vau de Jaboque, quando exclamou: "A minha alma foi salva". José também teve  o seu encontro com DEUS. É absolutamente necessário que os lares dos crentes sejam verdadeiros viveiros espirituais. Onde impera o verdadeiro despertamento, o coração dos pais converte-se aos filhos (Lc 1.17).
2. José, o Jovem predestinado por DEUS. José. experimentou a manifestação do ESPÍRITO SANTO em toda sua vida. Ainda muito jovem teve dois sonhos proféticos, os quais lhe deram a certeza de que DEUS tinha alguma coisa preparada para ele,(Gn 37.5-10). Já adulto, recebeu de DEUS preparo para interpretar sonhos (Gn 40.8-22). DEUS prepara o crente para a obra que tem a fazer, através da operação do ESPÍRITO SANTO.
II. JOSÉ AJUDA SEU PAI NA ADMINISTRAÇÃO DOS NEGÓCIOS
l. As excelentes qualidades de José.
Embora ainda muito novo, com apenas 17 anos, foi colocado pelo pai na administração de seus grandes rebanhos. Talvez tivesse sido mais apropriado colocar neste cargo a Rubem, o primogênito, mas este por causa de problema de ordem moral perdeu o direito à primogenitura (Gn 49.4). José, o primogênito de Raquel, assumiu esse cargo com muita eficiência. Isto explica a túnica de várias cores que Jacó deu a Jose. Era o tipo de túnica compatível com um cargo de gerência.
2. Os irmãos de José o odiavam. O motivo era inveja. Não suportavam a lembrança dos sonhos que José tivera. É interessante observar que o ódio que os irmãos nutriam por José, não o prejudicou em sua vida espiritual. Isto é uma evidência de que antes de este ódio se manifestar, José já vivia em íntima comunhão com DEUS. Uma experiência com DEUS em profundidade é a mais grandiosa solução para cada jovem. Vivendo perto de DEUS, o crente vence qualquer forma de ódio e de resistência.
III. JOSÉ É VENDIDO COMO ESCRAVO
1. A traição dos irmãos de José.  Um dia Jacó enviou José a ver o estado de seus rebanhos (Gn 37.12-17). Seus irmãos, vendo-o de longe, sugeriram matá-lo. Porém. Rubem conseguiu impedi-los (Gn 37.21-22). Passando por aquele local, àquela hora, uma caravana de ismaelitas a caminho do Egito, venderam José como escravo àqueles mercadores. Para ocultar o que haviam feito, tingiram a túnica de José com sangue e enviaram-na a Jacó com a mensagem: "Conhece agora se esta será ou não a túnica de teu filho'' (Gn 37.32). DEUS estava com José.
DEUS conosco é garantia de que todas as coisas que possam vir a acontecer, cooperam para o bem (Rm 8.28). DEUS guardou José de um mal pior que o ódio e a perseguição; DEUS guardou José de dar lugar à raiz de amargura (Hb 12.15). A história de José mostra que ele não foi acometido por este mal. Ver Gn 42.21 -24. O crente em comunhão com DEUS não sofre dano em consequência de males que aparecem em seu caminho (Lc 10.19).
2. José na casa de Potifar. José foi comprado por Potifar, capitão da guarda palaciana (Gn 39.1). O que Potifar não sabia era que, junto com José, a bênção do Senhor havia entrado em seu lar (Gn 39.2). Tudo prosperava nas mãos de José, e logo ele foi colocado sobre toda a casa de Potifar (Gn 39.4) Na casa de Potifar aguardavam José mais provações. A mulher de Potifar. pessoa sem moral, quis seduzir José. Mas, José, como homem de DEUS, repeliu-a dizendo: "Como pois faria eu este tamanho mal e pecaria contra DEUS?" (Gn 39.9). Irada com a recusa, a mulher de Potifar arquitetou uma armadilha para José, e falsamente acusou-o. Potifar, crendo nas mentiras da mulher, mandou lançar José na prisão do rei (Gn 39.10-20).
3. José na casa do cárcere. O Senhor entrou com José no cárcere (Gn 39.21). O Senhor lhe deu graça diante dos olhos do chefe do cárcere, e logo este o investiu de autoridade sobre os demais presos (Gn 39.21-23). Ali no cárcere José teve oportunidade de interpretar o sonho de dois presos. "Não são de DEUS as interpretações?" (Gn 40.8). o copeiro chefe do rei viu 3 cachos de uvas e que dava o suco na mão do rei, assim José interpretou que em 3 dias estaria servindo ao rei. O padeiro chefe do rei sonhou com coisas de confeiteiro e que 3 aves comiam dessas delícias em sua cabeça e José interpretou dizendo que em 3 dias ele seria executado que as aves lhe comeriam sua carne. E da forma como José interpretou, assim aconteceu. Quando o copeiro-mor saiu do cárcere. José lhe disse: "Lembra-te de mim quando te for bem...faça menção de mim a Faraó*' (Gn40.14).
IV. JOSÉ É LEVADO À PRESENÇA DE FARAÓ
Passaram-se dois anos inteiros desde que o copeiro-mor deixou o cárcere, então ele lembrou do pedido de José (Gn 41.1).
1. José interpreta o sonho de Faraó (Gn 41.25-32). Faraó teve dois sonhos. os quais perturbaram o seu espírito e ele não encontrava quem os interpretasse. Foi então que o copeiro-mor lembrou-se de José, e contou acerca dele a Faraó. Imediatamente, José foi conduzido à presença do soberano, que lhe contou os sonhos e José os interpretou. A interpretação dos dois sonhos era uma só: Sete vacas gordas que eram comidas por sete vacas magras e uma haste com sete espigas boas que eram comidas por sete espigas secas que saiam após estas gordas significavam que sete anos de fartura seriam seguidos de sete anos de fome, e que DEUS estava dando o aviso a fim de que nos anos de fartura se ajuntassem alimentos para suprir os anos de fome (Gn 41.25-37).(SH).
Faraó, impressionado com a revelação divina, disse: "Acharíamos um varão como este, em quem haja o espírito de DEUS?" (GrT41.38). E nomeou José governador de todo o Egito, com a incumbência de administrar o armazenamento e a distribuição de alimentos. José assumiu imediatamente o encargo. As abundantes colheitas foram devidamente armazenadas, a ponto de não ser possível numerar os estoques de trigo ajuntado (Gn 41.46-49).
2. José governa o Egito. A escalada de José até o palácio não foi fácil. Quando finalmente chegou à posição de governador do Egito e foi o administrador do salvamento dos egípcios e de nações vizinhas, José pôde entender a lógica das diferentes etapas de seu árduo caminho, e de fato experimentar que muitas vezes "o Senhor tem o seu caminho na tormenta" (Na 1.3). Assim dizem as Escrituras: "Todos os seus caminhos juízos são" (Dt 32.4), e. ainda: "Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade" (SI 25.10). DEUS havia feito José entender a razão de seus muitos sofrimentos, por isso ele pôde dizer a seus irmãos: "Porque para conservação da vida DEUS me enviou diante da vossa face"(Gn45.7).(SD e DB)
V. JACÓ ENVIA SEUS FILHOS AO EGITO
l. O reencontro de José com seus irmãos. Tendo ouvido que Faraó estava vendendo trigo a todos os povos, Jacó mandou seus filhos ao Egito a fim de se abastecerem do cereal. Benjamim ficou com o pai. enquanto os dez se dirigiam ao Egito. Apresentarem-se a José. o qual facilmente reconheceu seus irmãos sem ser deles reconhecido. José os interrogou acerca da família deles, e eles lhe contaram acerca do irmão mais moço. Para prová-los, José reteve a Simeão como refém até que voltassem a ele trazendo a seu irmão Benjamim.
2. O estratagema de José. Os filhos de Jacó voltaram ao Egito na companhia de Benjamim e José ficou muito emocionado ao ver seu irmão, o filho mais moço de sua mãe Raquel. Quando seus irmãos se preparavam para retomar a Canaã José os submeteu a mais uma prova. Mandou esconder seu copo de prata no saco de Benjamim. E quando eles já estavam a caminho, enviou atrás deles emissários dizendo que o copo do governador estava desaparecido, que eles eram os suspeitos, e que aquele em cuja bagagem o copo fosse encontrado, ficaria no Egito como escravo de José. O copo foi achado na bagagem de Benjamim, e todos voltaram à presença de José. Judá, então, fez a José uma emocionante súplica, oferecendo-se para ficar como escravo no Egito em lugar de Benjamim, porque: "Como subirei eu a meu pai se o moço não for comigo? Para que não veja eu o mal que sobrevirá a meu pai" (Gn44.18- 34). E fora justamente Judá aquele que havia proposto que José fosse vendido como escravo aos ismaelitas...José entendeu que a natureza de seus irmãos havia verdadeiramente mudado. E deu-se a conhecer a seus irmãos: "E levantou a sua voz com choro...Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não puderam responder porque estavam pasmados diante da sua face" (Gn45.1-3). Logo os irmãos retomaram o caminho para Canaã, não só levando consigo trigo, mas também levando consigo a incumbência de preparar a mudança de toda a família para o Egito. Ao anunciarem a Jacó que José ainda vivia e que era o governador do Egito, o seu coração desmaiou porque não os acreditava. Mas vendo os carros que José enviara para levá-lo ao Egito, reviveu o seu espírito (Gn 45.26-27). Não demorou muito até que toda a família, um grupo de 70 pessoas (75?), estava descendo para o Egito (Gn 46. l-4). (SG, SH e SA).
VI. JOSÉ CUIDOU DE SEU PAI ATÉ QUE ESTE MORRESSE
José fez isto de forma a constituir-se em um exemplo para todos os tempos. Não somente deu a Jacó o sustento material, mas deu-lhe carinho e seu cuidado! É realmente melhor mostrar o nosso amor e o nosso cuidado aos nossos velhos pais enquanto os temos em vida, do que prestar-lhes homenagens junto à sepultura. "Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa" (Ef6.2).
 
Revista CPAD - Lições Bíblicas - 1995 - 4º Trimestre - Genesis, O Princípio de Todas as Coisas - Comentarista pastor Elienai Cabral
 
INTRODUÇÃO 
A história ele José ganha um espaço especial no livro de Genesis nos capítulos 37 a 50. O velho Jacó vivia como estrangeiro na terra de Canaã, a qual DEUS prometera como herança à descendência de Abraão. Nos planos divinos, fatos contundentes haveriam de acontecer a partir de José, tomando-se o mesmo o personagem por excelência na história do povo de Israel.
I. JOSÉ, AMADO E ODIADO POR SUA FAMÍLIA
1. Amado de seu pai (vs.1-4).
José era um adolescente, de 17 anos de idade, e Jacó o amava muito, porque era o filho de sua velhice. Além disso, ele se destacava dentre seus irmãos, porque era temente a DEUS e não concordava com o mau procedimento deles. Jacó demonstrava sua preferência paterna por José, provocando, com esta atitude, a inveja e o ciúme de seus irmãos. 
2. Odiado por seus irmãos (vs.4-11).
Havia duas razões principais para o ódio dos seus irmãos: era a denúncia que José trazia a Jacó das más ações cometidas por eles, fora das vistas do velho pai e quando, ingenuamente, contava seus sonhos a eles e os sonhos sempre eram interpretados colocando-o como líder sobre seus irmãos e isto era suficiente para eles o odiarem e desejarem e livrar dele.
3. Maltratado e vendido como escravo (vs.12-36).
Por ser o mais novo dos filhos, José foi enviado por seu pai ao campo onde estavam seus irmãos, cuidando dos rebanhos da família, em Siquém. Quando José chegou entre eles, seus irmãos já haviam formulado uma trama para livrarem-se dele, pois o ódio era patente em seus olhos e corações. Seus irmãos queriam matá-lo,mas Rúben impediu que eles assassinassem o próprio irmão, pois isto muito entristeceria o velho pai. Resolveram então colocá-lo dentro de uma cisterna, cavada naquela região. Antes, tiraram-lhe a túnica talar, que o distinguia dos demais, e o venderam como escravo a uma caravana de ismaelitas (Gn 37.25) 
4. As conseqüências amargas da inveja e do ódio.
A Bíblia diz que "os irmãos de José eram movidos de inveja" (At 7.9). A inveja surge como um sentimento negativo, de mesquinharia humana, causada pela queda ao pecado, desde nossos primeiros pais, Adão e Eva. Geralmente, a inveja surge da tentativa de compensar o fracasso em relação a outras pessoas. O invejoso não aceita o sucesso de outrem.
II. JOSÉ É HUMILHADO E EXALTADO NO EGITO
1. José é vendido na feira de escravos, no Egito (Gn 39.1).
Longe da casa do pai, José amargava a separação. Não entendia porque tanto ódio da parte de seus irmãos. Passava pela feira de escravos um oficial da corte real de Faraó, por nome Potifar e, ao ver o jovem escravo, percebeu que o mesmo tinha características diferentes e superiores aos demais. Comprou-o dos ismaelitas e o levou para servir em sua casa. 
2. José prospera na casa de Potifar (Gn 39.1-6). José alcançou graça diante de seu amo Potifar e foi designado para ser mordomo da sua casa. Todos os negócios foram geridos por José, e a casa de Potifar prosperou grandemente. DEUS estava com José em tudo o que fazia. 
3. José foi tentado pela mulher de Potifar (Gn 39.6-12).
É difícil, às vezes, entender os desígnios de DEUS, mas a verdade deste incidente, na experiência de José, estava no fato de que ele deveria ser provado, a fim de estar apto para um propósito maior. Segundo a Bíblia, além das qualidades morais e espirituais, José "era formoso de parecer e formoso à vista" (Gn 39.6). Fisicamente, ele era bonito e desejável para os prazeres da carne. A mulher de Potifar colocou os olhos em José e tramou situações pelas quais pudesse atrair o jovem mordomo. Mas ele recusou os ímpetos insistentes daquela mulher, declarando a ela, que não poderia trair a confiança de seu senhor __ (Gn 39.8). Não podendo convencê-lo com palavras e atitudes sensuais, aquela mulher o pegou pelo vestido, com força, mas ele escapou assim mesmo, deixando suas vestes rasgadas nas mãos dela (Gn 39.12). A mulher de Potifar se fez de vítima e lançou sobre José a acusação de tentativa de sedução (Gn 39.14-18). Ouvindo Potifar a acusação mentirosa de sua mulher contra José, mandou-o para o cárcere dos presos do rei. 
4. José é abençoado por DEUS dentro da prisão (Gn 39.21-23; 40.6-8).
DEUS foi benigno com José, isto é, em todo o tempo da sua humilhação, a presença benévola e complacente do Senhor esteve com ele. Esse é o modo de DEUS tratar com aqueles que sofrem e padecem aflições (Rm 2.4; Sl 36.7; 119.76). Naquela prisão, a benignidade do Senhor sustentou e guardou José (Pv 20.28).
A graça divina quebrantou o coração do carcereiro-mor e o fez ver as qualidades morais e intelectuais de José. Dentro daquela prisão, José encontrou dois chefes da cozinha da casa real: o chefe dos copeiros e o dos padeiros da casa de Faraó. Ambos sonharam, e como os egípcios criam que os sonhos representavam presságios bons ou ruins, contaram a José os seus sonhos. José tinha a graça de DEUS, para interpretar sonhos. Isto acontecia, desde quando estava na casa de seu pai Jacó. Sem entrar nos detalhes, vemos que José revelou o significações dos sonhos aos dois, e pediu ao copeiro que se lembrasse dele perante Faraó, uma vez que ele era apenas uma vítima, e não culpado de qualquer ato indigno (Gn 40.14,15).
Naquela prisão, a benignidade do Senhor sustentou e guardou José (Pv 20.28).
III. JOSÉ É LEVADO À PRESENÇA DE FARAÓ
1. José é lembrado perante Faraó (Gn 41.1-8).
Faraó teve dois sonhos seguidos que o deixaram perturbado, pois não entendia o significado dos mesmos. É aqui que DEUS entra em ação, mais uma vez, para cumprir sua palavra, anteriormente, revelada a José, ainda na casa de seu pai. O tempo do cumprimento dos sonhos de José chegava no momento certo (Gn 37 .5-7). O copeiro-mor estava servindo a Faraó, cerca de dois anos depois que saíra da prisão, quando viu o rei perturbado. O Senhor o fez lembrar-se de José e ele falou a Faraó sobre o que acontecera e como se cumprira a interpretação de José. Faraó já havia convocado todos os astrólogos e adivinhos do palácio, mas nenhum pudera interpretar os seus sonhos (Gn 41.8). O rei ficou pasmado com a exatidão do cumprimento dos sonhos do copeiro e do padeiro e, por isso, ordenou que lhe trouxessem José a sua presença. 
2. José é conduzido ao Faraó (Gn 41.9-15)
No tempo próprio, DEUS fez o copeiro-mor lembrar-se de José, o qual contou ao rei a experiência que tivera, quando esteve preso com o jovem hebreu. O rei ficou impressionado com a narrativa. Estava revoltado com os magos e ocultistas do palácio,.que não puderam interpretar os seus,sonhos. Na presença de Faraó, José, com humildade, declara que a interpretação dos sonhos do rei viria de DEUS, o seu Senhor (Gn 41.16). O plano divino na vida de José começava a cumprir-se, literalmente.
3. José interpreta os sonhos de Faraó (Gn 41.16-32).
O rei contou os sonhos e o ESPÍRITO de DEUS abriu o entendimento de José para dar a interpretação. José interpretou os sonhos, afirmando que os dois se resumiam num só, pois dentro de pouco tempo o Egito passaria por uma grande escassez de alimentos e, para evitar esta crise, era necessário que o rei se prouvesse de mantimentos. O rei ficou estupefato por tanta inteligência e visão administrativa do jovem hebreu. A verdade é que DEUS estava por detrás de tudo. José achou graça diante de Faraó (At 7.10). Esta graça tinha a operação de DEUS, pois é Ele quem dirige os destinos da nossa vida, quando fazemos a sua vontade. Ao ouvir a palavra de José, em encontrar um homem que tivesse sabedoria para administrar e governar toda aquela proposta, buscou entre seus homens, mas a ninguém encontrou. Estava diante dele um estrangeiro recém-saído da prisão que tinha o espírito de DEUS (Gn 41.12-39).
4. José é nomeado governador do Egito (Gn 41.33-57).
Indiscutivelmente o ESPÍRITO de DEUS estava com José - Ao tornar-se governador do Egito tomou-se, também, a segunda pessoa mais importante do reino de Faraó. O rei viu em José muito mais que um mero visionário. O rei viu nele alguém altamente capaz de realizar um grande trabalho em favor do Egito. José não perdeu os seus dons espirituais, e soube administrar a sua vida espiritual de modo a ser uma bênção nas responsabilidades materiais.
CONCLUSÃO
A história de José é longa e contêm muitas lições, mas destacaremos apenas alguns pontos, os quais se constituem ricos e preciosos ensinos para a nossa vida cotidiana:
- No primeiro tópico da lição aprendemos sobre o perigo da discriminação que alguns pais fazem com seus filhos. Isto gera ciúmes, invejas e rancores entre os demais irmãos. Por causa da discriminação, José quase foi assassinado por seus irmãos. Não aconteceu, porque DEUS tinha um plano determinado com todos eles, especialmente, José. Mesmo assim, foi vendido como escravo, mas DEUS esteve com ele o tempo todo.
O esquecimento do copeiro parece ter sido de propósito, na presciência divina, pois, no tempo certo, ele lembrou-se de José. Devemos aprender a esperar em DEUS. Ele não se atrasa, nem se adianta.
ENSINAMENTOS PRÁTICOS
1. DEUS, antecipadamente, preparou o espírito de José para a grande luta que enfrentaria, quando fosse provado, ao revelar-lhe, através de sonhos, o seu futuro. Por isso, mesmo vendido pelos irmãos e condenado à prisão por Potifar, jamais retrocedeu em sua fé. Desta forma, teve o seu nome registrado na Bíblia, e nas páginas da história humana. Como herói da fé está na galeria de Hebreus 11. 
2. A humildade é tudo na vida do cristão. Se permanecermos humildes e confiantes no Senhor, mesmo injustiçados, conforme aconteceu com José, no tempo certo, DEUS nos dará a vitória. Portanto, não nos desesperemos, mas esperemos com paciência o momento de sermos exaltados pelo Todo-poderoso. 
3. A provação vem-nos na medida certa: nem mais nem menos. Apesar de aparentemente dura, José suportou com resignação a prova estabelecida por DEUS para sua vida, e alcançou a vitória.Em compensação, tornou-se o segundo homem do Egito e salvou a humanidade da fome que assolou o mundo em seus dias.
 
 
Importante Estudo no livro de Genesis - Antônio Neves de Mesquita - Editora: JUERP
LEIA COM ATENÇÃO

O Sonho de José - 37:5-11
A cumplicidade de Jacó e a inexperiência de José foram, na providência de DEUS, os meios para levar José ao Egito, a fim de preparar o lugar para a ida da família. Quão insondáveis são os caminhos do Senhor! José tinha agora 17 anos, idade suficiente para se conduzir com prudência diante de seus irmãos, mas parece que era simples de coração e sem malícia. O sonho, depois de relatado, não deixou dúvida nos irmãos quanto às inocentes pretensões do rapaz. Foi assim que lhe perguntaram: "Tu, pois, deverás reinar sobre nós?" O sonho seguinte foi ainda mais impressivo, porque colocava pai e mãe debaixo de sua autoridade. Por isso Jacó o repreendeu. Mas a insensatez de José foi ao ponto de revelar ainda este sonho a seus irmãos.

A Viagem Funesta de José - 12-29
Jacó está morando em Manre ou Hebrom (verso 14) porém as exigências de pastagem para o gado demandavam a retirada dos pastores para lugares distantes. Como já sabemos, toda a riqueza de Jacó consistia em formidáveis rebanhos de animais, e não era fácil achar pastagem para tanto gado dentro dos limites de uma aldeia. Os pastores iam de lugar em lugar, fazendo um circuito de algumas léguas, até que voltavam ao lugar de partida, dando tempo para que o pasto crescesse.
Outras vezes, tomavam na ida uma direção e na volta outra, indo e voltando por lugares diferentes. Só depois de meses é que voltavam a casa. Os moradores eram poucos, em comparação, e havia muito espaço para pastagem. Mais tarde, tornou-se esta maneira de vida mais difícil, com o povoamento da terra, deixando apenas as montanhas e os lugares imprestáveis para a agricultura. Numa destas viagens, os filhos de Jacó demoraram mais do que era esperado, e ele ficou apreensivo e mandou José saber como iam.
José era como Jacó seu pai, de natureza caseira. Ficou em casa fazendo companhia ao velho.
Os pastores tinham já viajado algumas léguas e não estavam mais no vale de Hebrom, mas estavam em Siquém, talvez a oito ou nove léguas de Hebrom. Foi neste lugar que se deu o triste caso entre os siquenitas e os filhos mais velhos de Jacó. É estranho que tivessem vindo para este lugar. Possivelmente, tudo tinha mudado entrementes e não havia mais perigo de uma represália. Mesmo DEUS fez cair tal temor diante do povo da terra para com Jacó, que ele e sua família ficaram acobertados por esse respeito invisível. Andando de lugar em lugar, perguntou José a um homem onde estavam seus irmãos. Este lhe respondeu que em Dotã, lugar mais tarde célebre com Eliseu. Apenas o moço foi visto pelos irmãos, planejaram o modo por que se veriam livres dele, visto estarem longe de casa e ser fácil encobrir o crime. Havia muitas cisternas ou poços por toda parte, para coletar as águas pluviais, a fim de abeberar os rebanhos no tempo da seca. O primeiro ímpeto foi matá-lo e esconder o corpo numa destas cisternas. Assim, não só ficava escondido, mas no caso de ser descoberto, havia possibilidade de se dizer que tinha caído nela e tinha morrido de fome. Rúben, o que tinha pecado contra o próprio pai, deitando-se com sua concubina, deu conselho que, em lugar de matá-lo, o botassem dentro da cisterna vivo, talvez para que logo fosse possível retirá-lo e restituí-lo ao seu pai. Esta é uma nota agradável do caráter de um homem que aparece na história bíblica com um feito tão triste. Rúben era, talvez, um desses homens de bom coração, mas de paixões indomáveis, incapaz de dominar-se na hora do perigo. Este conselho foi aceito e logo que José se abeirou deles, nada faltava para que fosse eliminado o sonhador e acabados os seus sonhos. Pobre do homem que se levanta para destruir os planos de DEUS. Eles, porém, ignoravam a origem daqueles sonhos. Tiraram-lhe a túnica e lançaram-no na cisterna. Entre estas cisternas, havia algumas que não sustinham a água e talvez esta fosse uma delas. Feito isto, sentaram-se para comer pão ou, como nós diríamos, para almoçar ou jantar.
Passado algum tempo, não sabemos quanto, viram que se aproximava uma caravana de mercadores, que descia ao Egito para vender as especiarias de que o Oriente era tão rico. Gileade era célebre nestas especiarias. Judá alvitrou que em lugar de matar o rapaz o vendessem a esses ismaelitas. Havia duas vantagens neste conselho: a de evitar a morte de uma pessoa e a do lucro da venda. Todos concordaram e, chamando os mercadores, venderam José por vinte siclos de prata, o preço de um escravo. Rúben não estava presente quando esta transação foi feita. Teria ido juntar algumas cabeças de gado que se estavam tresmalhando. Quando voltou e não encontrou o irmão, ficou desolado. Não se diz que ele foi notificado da transação, e sim que após sua volta tingiram a túnica com o sangue de um animal, para enganar o pobre pai. Entretanto, este negócio não teria ficado encoberto a Rúben, mas nada ele poderia fazer, em benefício do irmão. Tinha o consolo de que pelo menos estava vivo, e, talvez, de uma ou de outra forma, mais tarde, se pudesse libertar. Nos versos 25 e 28, estes mercadores aparecem com dois nomes diferentes, como se fossem duas diferentes caravanas. A explicação é fácil. Tanto ismaelitas quanto midianitas, todos descendiam de Abraão. Os ismaelitas eram filhos de Ismael. Os midianitas descendiam do quarto filho de Abraão e da concubina Quetura. Ambos estes povos ocupavam mais ou menos o mesmo território, e mais tarde os midianitas eram todos os que moravam em Midiã, quer descendessem de Quetura, quer de Ismael.
 
A Mensagem a Jacó - 31-36
Estes versos terminam a triste história do pecado daqueles homens desumanos e sua desfaçatez em trazer uma mensagem mentirosa ao aflito Jacó. Um pecado chama outro pecado. Vendido José, era preciso inventar uma mentira, para encobrir o pecado. Não foi difícil. A túnica estava tinta de sangue. Por que não crer que um animal feroz o tinha devorado? Havia tantos naqueles lugares! Não podemos ler este trecho sem sentir viva simpatia por aquele coração quebrantado, Jacó. Rasgou seus vestidos e cobriu-se de saco, em sinal de profundo desgosto, recusando até ser consolado. Por todo o resto de sua vida ia Jacó lamentar a perda do seu amado filho. Vieram seus filhos e filhas (Diná e as noras, mulheres de seus filhos), mas não o puderam consolar. Que consolo hipócrita teriam aqueles homens sem coração para dar? Parece até que tão frio era este consolo que Jacó chegou a desconfiar. Anos depois acusou os filhos de o terem desfilhado (43:39). Em sua agonia, declarou que desceria à sepultura sem consolação.
Todas as almas vão para a eternidade, isto é, para o Sheol ou Hades. Quanto aos lugares de gozo ou sofrimento, não é uma questão que estes termos tenham de resolver. As palavras de Jacó são que morreria, iria para a eternidade, sem ser consolado. O último verso dá-nos a notícia de que José foi vendido a Potifar, capitão da guarda de Faraó, no Egito, onde o encontraremos no capítulo 39.
 
JOSÉ NO EGITO E A PROVIDÊNCIA DE DEUS COM ELE (Caps. 39-46)
O capítulo 38 interrompeu a história de José por um momento. Encontramo-lo agora, de novo, em casa de Potifar, a quem tinha sido vendido como escravo. Estes capítulos (39-46) podem ser classificados como a história da Providência na vida de um homem. Os que não compreendem o porquê de muitas coisas, em suas vidas e os que não crêem que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a DEUS devem ler esta história. 
Não somente é inspiradora mas é consoladora também. Quem poderia ver no ato iníquo e desumano dos irmãos de José o dedo da Providência? Quão insondáveis são os caminhos do Senhor!
Tinha de preparar seu povo para os grandes deveres da vida nacional na terra prometida, e não havia na terra nação onde melhor este povo pudesse ser educado. O Egito era, naquele tempo, o centro da civilização e das artes, e nenhum povo ficaria mais apto para estes grandes privilégios do que aquele que mantivesse com os egípcios longos anos de contato. José foi o escolhido para preparar o caminho. Para executar o plano, ele, certamente, teve de sofrer provações, que alguém chamaria de calamidades, mas o DEUS que prova nunca deixa de dar o conforto e a graça precisos para o triunfo. Potifar conheceu em José um personagem de dotes e qualidades raros, doutra maneira não o poria à frente dos negócios de sua casa. José prosperou e a casa de seu senhor também, a ponto de este reconhecer que Javé estava com ele (José). Não esqueceu José sua religião, nem a ocultou, como muitos de nós fazemos. Javé tornou-se conhecido àquele incrédulo e este foi o primeiro resultado da ida de José para o Egito. Tal foi a prosperidade e a confiança por ele conquistadas, que toda a casa foi posta em suas mãos. Acompanhado da graça de DEUS em sua vida, tinha ainda a vantagem de ser "formoso de parecer, e formoso à vista". Esta qualidade é rara, sobretudo quando se ajunta com esta outra, a honestidade. Todo este conjunto fez do herói o homem de DEUS para uma grande obra. Todos nós podemos saber quando DEUS está realizando sua obra por nosso intermédio. Infelizmente, as condições mudaram e José, o servo de DEUS, viu-se de repente a braços com um problema sério.

A Tentação de José - 39:7-1 8.
Não sabemos quantos anos de paz e prosperidade José gozou na casa de seu senhor. Sabemos que tinha 17 anos quando foi vendido, e pelo menos 5 anos tinha passado no Egito, pois que realizações tão grandes como as que se deram com ele naturalmente tomaram tempo. DEUS nunca age milagrosamente, quando os meios naturais, são possíveis.Imaginemos que ele tenha agora 23 anos. É jovem, belo, cuidadoso e de grande influência em toda a casa de seu amo. A mulher de seu senhor pôs nele os olhos e cobiçou-o. Corajosamente, repudia a oferta e declara que cometer tal crime seria não só um pecado, mas abuso de confiança. Longe estava ele de pensar nos perigos decorrentes de se recusar às fascinantes e insidiosas palavras da mulher de Potifar. O "amor não correspondido gera o ódio", e foi o que aconteceu. Munida com o próprio vestido de José, prova tremenda do seu suposto crime, ela o denuncia a seu esposo, como um sedutor. José não se pode defender da acusação. Estrangeiro na terra, ele teria perecido nesta situação difícil, se DEUS não fora com ele. Todo jovem deve ler esta passagem e, inspirar-se na recompensa de DEUS para com os que lhe ficam fiéis. José preferiu arrostar (Olhar de frente; encarar sem medo)com todas as conseqüências e ficar com a consciência limpa, a gozar uma vida fácil, com todos os favores.
 
José na Prisão - 39:19-23
O crime suposto de José merecia a morte, mas, ou porque Potifar amasse o rapaz, ou porque mantivesse alguma dúvida sobre a veracidade da acusação, em lugar de matá-lo, mandou-o para a prisão. Não era a prisão comum, mas aquela para onde iam somente os prisioneiros da casa real. Entretanto, não se julgue que fosse um lugar delicioso. A prisão ficava num subterrâneo, possivelmente, como indica o texto hebraico. Neste lugar, Javé não abandonou o fiel jovem, que pôde resistir contra o pecado até o sangue (Hb. 12:4). DEUS deu-lhe graça diante do próprio carcereiro, como tinha dado perante Potifar. Aquele o pôs como seu ajudante, e tudo que fazia estava benfeito. Em toda parte Javé estava com José e em todas as contingências lhe dava graça para achar favor diante dos que tinha de servir. Este incidente na vida de José não teve, diante do seu próprio senhor, tanta gravidade como geralmente se supõe, pela razão acima mencionada, de que Potifar talvez não acreditasse na denúncia da esposa. Quando o copeiro e o padeiro de Faraó pecaram e foram parar na mesma prisão, o carcereiro entregou-os, com pleno conhecimento de Potifar, aos cuidados de José (40:4). É, pois, claro que o que se tinha passado com sua mulher não tinha trazido demérito à confiança de que José gozava.
O fato é que Potifar não podia deixar de punir uma denúncia contra um homem que tinha sido apontado diante de todos os demais servos da casa como perturbador da honra doméstica. Mas é difícil derrubar um homem que anda com DEUS e que nele deposita sua confiança. É bem certa a palavra de Salomão, quando diz: "Há um homem que perece por causa da sua justiça, e um perverso que prolonga sua vida fazendo mal" (Ec. 7:15).

O Copeiro e o Padeiro de Faraó na Prisão com José - cap. 40 
Embora na prisão, José teve sua sorte amenizada pelos contínuos favores de que gozava ali mesmo. Chefe de todos os prisioneiros, com a estima do carcereiro e a aprovação de Potifar, ia dia a dia mostrando que seu coração era reto e puro, e DEUS tomava a si o encargo de o tornar cada dia mais aceitável a todos. Os dois eunucos de Faraó, o padeiro e o copeiro, foram parar na prisão também, na prisão real.
Os eunucos nas cortes orientais ocupam importantes papéis, sobretudo nos haréns dos monarcas. Às vezes, desempenham funções de alta responsabilidade, e, não raro, são as pessoas de mais confiança do rei. O próprio Vaticano ainda conserva alguns destes eunucos, que são usados na música da Capela Sixtina. São, aliás, os únicos encontrados num país cristão. Contra tal mutilação em vida se levanta a própria Bíblia (Dt. 23:1; Lev. 21:20), classificando-a de ímpia e desumana.
Não sabemos o que estes servos de Faraó fizeram para irem para a cadeia, mas sabemos que a mais insignificante falta era punida com o maior rigor. Talvez mesmo trivialidades ou, quem sabe, falta de fidelidade. Esta gente de ordinário era intrigante, mexeriqueira, disputada e pronta para qualquer obra menos escrupulosa. Na prisão, teve cada um seu sonho. Muito mais que hoje, os sonhos, naquele tempo, tinham grande significação, e toda sorte de interpretações se procurava para explicar os sonhos. Isto era verdade, tanto entre os povos pagãos quanto entre os hebreus, sendo que estes tinham seus profetas, que eram os oráculos divinos.
Os sonhos eram de tal caráter que os dois prisioneiros ficaram aterrados. José veio a eles e perguntou-lhes por que estavam assim tristes. Responderam que não havia intérprete para seus sonhos. José afirma que as interpretações pertencem a DEUS. imediatamente, lhe contaram os sonhos, e ele os interpretou. José tinha tido os seus sonhos e não sabemos se tivera ou não a chave dos significados; todavia, agora o vemos com o discernimento da interpretação. Ou ele possuía o dom de interpretação, ou DEUS lhe deu essa graça na ocasião, o fato é que revelou o que cada sonho significava. Parece que esta revelação foi-lhe dada na ocasião.
No terceiro dia, os sonhos se cumpriram. No aniversário do rei, este restaurou o copeiro-mor e enforcou o padeiro. O costume de fazer festa de aniversário é bem antigo. O copeiro não mencionou o bom amigo da prisão, ou por esquecimento ou por conveniência, mas DEUS conservava a lembrança para uma ocasião mais oportuna. Aqueles dias deviam ser, para José, de apreensão e dúvidas, mas o bom DEUS lhe deu graça para esperar a sua hora. Talvez depois de dois anos tenha chegado a ocasião de o copeiro-mor se lembrar de José e em circunstâncias muito mais favoráveis para ele. É coisa difícil esperar, mas é melhor esperar, que agir antes do tempo.

Os Sonhos de Faraó - 41:1-13
Chegou a vez de José entrar em cena. Faraó teve dois terríveis sonhos, que muito o perturbaram e que ninguém podia interpretar. Os sonhos de Faraó nos são bem familiares e dispensam menção aqui. Entretanto, duas palavras sobre sua importância não farão mal. O Egito seria um eterno deserto, se não fora o Nilo que lhe empresta sua fertilidade. Somente ao longo do rio ou até onde suas águas podem chegar há possibilidade de agricultura. Para isto, os antigos Faraós empregaram milhares de homens na construção de canais, a fim de levarem as águas do Nilo às partes mais distantes do deserto. As mais célebres obras da engenharia antiga tiveram sua origem no Egito. O Nilo é como o Amazonas, que cresce cada seis meses e baixa nos outros seis. Durante o período de enchente, a terra é inundada e na vazante deixa o limo que as águas trazem das partes altas.
Nisto consistia a grande fertilidade do Egito. O sonho de Faraó incluía espigas e vacas. Isto devia ter despertado o seu espírito supersticioso, uma vez que os sonhos se relacionavam com a vida do país. Os animais eram sagrados, sendo o boi divindade muito adorada. Não somente isto, mas o fato de que as 7 espigas e as 7 vacas devoravam umas as outras era singular. Todas estas coisas contribuíram para tornar o sonho mais terrível.
Foram chamados todos os sábios, do que o Egito era fértil, mas nenhum deu volta aos sonhos. Estabeleceu-se o alarma no palácio. Nesta altura, o copeiro lembrou-se do prisioneiro que tinha interpretado seu sonho, e falou ao rei sobre ele. Incontinente foi chamado o jovem hebreu à presença do rei. Para quê? perguntaria José. "Para aumentar minha aflição ou para libertar-me?" Neste caso, só uma grande confiança em DEUS poderia dar um sopro de alívio.

José na Presença do Rei - 41:14-46
José apressadamente barbeou-se, mudou de roupa e foi à presença do rei. O costume de fazer a barba não é hebraico, mas egípcio. Os orientais aparecem nos monumentos de barbas compridas, enquanto que os egípcios são representados de barba rapada. Estes detalhes históricos são uma evidência irrefragável da historicidade da narrativa. O rei informou José acerca dos sonhos e disse-lhe que nenhum dos sábios da terra os poderia interpretar. Respondeu José que a faculdade de interpretá-los não reside nos homens, mas em DEUS. Javé foi pela primeira vez anunciado diante de Faraó. Havia um DEUS fora do panteão egípcio, que reservava para si o poder de fazer o que nenhum outro deus podia. Como obteve absoluta certeza de que DEUS ia revelar-lhe o segredo dos sonhos não nos é dito, mas podemos supor que José estivesse investido das funções de profeta, e disto tivesse certeza, tanto porque tinha já revelado o sonho dos outros, quanto ainda porque durante este tempo DEUS lhe teria dado outras demonstrações nesse sentido. A confiança com que fala, não deixa dúvida sobre sua consciência de profeta. Os sonhos vieram de DEUS e só Ele podia dar a interpretação. Estes sonhos eram mais que sonhos, em sentido vulgar, eram verdadeiras revelações. DEUS revelou o futuro a Faraó, mas reservou para seu servo a interpretação do que revelara.
Nos versos 25-36, José não só interpreta os sonhos, mas sugere a solução do problema. Em dois sentidos, o escravo hebreu se mostra como um personagem além do vulgar. Ele, seu pai Jacó, seus irmãos, a família eleita, enfim, estavam movendo o mundo em seu benefício. Para que foi levado ao Egito? Ele mesmo o disse mais tarde, que para a salvação da família tinha sido vendido para o Egito. Não somente a família de Jacó tinha de passar por estes transes, mas o Egito tinha de ser tocado. Esta, neste tempo, era a nação culta do mundo, o centro das artes e das letras, e ali, melhor que em qualquer outra parte, podia a nova raça ser treinada para os grandes misteres da redenção.
Depois que José interpretou os sonhos, deu instruções como preservar o povo da morte pela fome durante os anos da seca, e com tal certeza explanou o assunto, que não deixou a menor dúvida, nem em Faraó nem em seus príncipes. Onde ir buscar um homem melhor do que ele para tomar conta da árdua tarefa de aproveitar os anos de fartura para os anos da fome?

José É Escolhido para Príncipe sobre a Terra do Egito - vv. 37-57
Não teríamos a presunção de supor que sem DEUS esta maravilhosa transformação se tivesse operado. Por mais sábio que José se tivesse mostrado, não seria mais que um sábio célebre entre muitos outros sábios, mas DEUS teve oportunidade de mudar o coração do rei e seus príncipes, e todos a uma concordaram que José era o melhor homem para tomar conta da situação. A corte estava reunida para ouvir o que o prisioneiro tinha a dizer, e a maneira como se houve revelou duas coisas: era mais sábio que os outros sábios, e seu DEUS era mais poderoso do que os outros deuses do Egito. Esta foi a hora de DEUS para fazer José o único capaz aos olhos de seus príncipes para a grande obra de preservação. Alguns críticos querem rejeitar esta história, por acharem-na milagrosa, mas não há nada de milagres aqui. O que temos é um fenômeno entre milhares de outros que DEUS opera por sua divina providência no governo do mundo. Quem nega a Providência tem de aceitar o acaso cego e inconsciente, que deixa o mundo e os homens entregues aos seus caprichos. A mão misteriosa da Providência na vida dos homens e das nações é mais consoladora do que o acaso, o fatalismo ou qualquer outra idéia pessimista e irreverente.
Nomeado príncipe sobre toda a terra do Egito, Faraó pôs-lhe no dedo o anel, símbolo de autoridade real, o vestido de linho branco sinal de dignidade, e pôs- lhe um colar de ouro no pescoço; depois, passando triunfalmente na segunda carruagem real, com os arautos na frente, proclamando sua grandeza e dignidade, estava indigitado a todas as honrarias principescas da terra do Egito. À sua passagem, todos tinham de se ajoelhar, em sinal de obediência e mesmo de reverência, porque o rei era pessoa sagrada no Egito. Como se um morto saísse dá sepultura, assim José saiu da masmorra para ser elevado às culminância da honra e dignidade. Mardoqueu foi elevado ao poder em circunstâncias diferentes, mas quase pelos mesmos transes providenciais. Para assegurar a obediência popular e garantir o sucesso do ex-escravo e prisioneiro, o rei casou José com a filha do sacerdote de Om, um dos mais reverenciados deuses do Egito, de modo a fazê-lo uma pessoa da terra e sagrada.
Há muitas possibilidades de que o Faraó que reinava no Egito fosse de origem estrangeira, o que, em caso afirmativo, simplifica muito este estupendo transe na vida de José. Sabe-se que o Egito foi invadido por pastores vindos do Oriente, os quais deslocaram os monarcas nativos para o sul e se apossaram da terra e a governaram por mais de 600 anos. A cronologia egípcia é ainda difícil e confusa em muitos lugares, mas as melhores investigações e conclusões colocam esta invasão poucos anos antes de Jacó descer ao Egito com sua família. Outra coisa ainda não verificada com certeza é se esses pastores eram semitas ou não, mas tudo favorece a idéia de sua origem semítica, a julgar pelos traços de civilização que deixaram na terra do Egito. Este fato por si só reduz à metade a admiração que muitos críticos sentem, pelo fato de um monarca poderoso colocar à frente dos negócios de seu reino um escravo estrangeiro. O mesmo Faraó seria estrangeiro, e possivelmente semita, ou seja, da mesma raça de José. A expressão em Êx. 1:8, que se levantou um rei que não conhecia José, é tomada como indicação de que a dinastia dos hicsos ou reis pastores já tivesse sido expulsa, tendo a expulsão como primeiro reflexo a vingança sobre os estrangeiros.
Tal foi o rancor que estes usurpadores criaram no Egito, que, ao serem expulsos, tudo que desse sinais de seu governo foi raspado dos edifícios públicos. Após ser investido das honras reais, José pôs-se de viagem por toda a terra, fazendo preparativos e tomando as providências que o caso exigia. O sonho cumpriu-se à risca, e eis que sete anos de abundância foram sucedidos por outros sete, de fome. Durante os anos de abundância, José recolheu em armazéns, para os anos de fome, tudo que sobrava, e, como veremos mais tarde, o Egito tornou-se o celeiro do mundo. Alguns comentadores pensam que a fome veio corno conseqüência da não inundação do Nilo. Se isto é verdade, houve outras causas, porque por toda a Canaã houve fome. No Egito a falta de chuva não tinha realmente muita importância, uma vez que o Nilo inundasse as terras, o que não acontecia na Canaã e noutros lugares. Possivelmente, nem o Nilo subiu mais na época própria, nem choveu por alguns anos. Aliás, as secas periódicas no Oriente não nos admiram, porque são conhecidas de todos, e em Gênesis mesmo notamos que Abraão e Isaque tiveram de emigrar por causa da fome causada pela seca. O nosso Nordeste oferece muitos pontos de contato com o Oriente, neste sentido.

Os Irmãos de José Descem ao Egito. O Dia da Vingança - 42:1-4
Os efeitos da fome tinham-se feito sentir por toda aquela região, inclusive na região de Canaã, a terra de nossos heróis. Portanto, a seca não atingiu somente o Egito. Esgotados todos os recursos locais, correu a notícia de que no Egito havia trigo em abundância. O Egito foi por muitos séculos o celeiro do mundo, graças à sua fertilidade, causada pelas inundações periódicas do Nilo. Jacó soube dessa boa-nova, e perguntou aos filhos por que ficavam indecisos e não iam logo comprar trigo, antes que morressem de fome. A linguagem é bem significativa. Ir ao Egito, é um possível lugar para onde nós vendemos nosso irmão? "Quem nos diz que ele não nos encontrará ali e nos reconhecerá?" A consciência é coisa temível! Com razão, relutavam em descer ao Egito. Finalmente, os filhos mais velhos resolveram ir, deixando em casa Benjamim, porque Jacó não consentiria que a última amostra do amor de sua Raquel se expusesse à morte.

José Encontra Seus Irmãos e os Reconhece - vv. 5-20
O trigo estava depositado nas cidades do Egito, onde os nativos o podiam comprar, mas os estrangeiros tinham primeiro de falar com o governador, antes de fazer qualquer transação. Digamos que tinham de apresentar documentos comprobatórios de que não eram espiões. Os irmãos de José tinham fatalmente de encontrá-lo. Provavelmente, ele sabia que eles mesmos teriam de vir, e por isto estava de sobreaviso. A este tempo, José já sabia do desígnio da Providência em ter dirigido todos os negócios e ter consentido na sua venda para aquela terra. Assim, era-lhe muito fácil conhecer seus irmãos, porque os esperava, enquanto que a estes era difícil, porque mal sabiam se ainda viveria ou onde estaria, visto que como escravo deveria ter tido uma vida penosa e de pouca duração. Os pobres escravos usualmente morriam debaixo do azorrague do capataz. Ao mesmo tempo que assim raciocinavam, nada lhe podia assegurar que estavam livres de se encontrar com o irmão, e daí sua irresolução em descer ao Egito.
Quando estes homens violentos chegaram junto de José e se curvaram até à terra, lembrou-se dos sonhos, em que via todos os seus irmãos se curvarem diante dele. Reconheceu-os e falou-lhes asperamente, acusando-os de espias. Para se defenderem, tiveram de contar toda a sua história e de como, sendo todos filhos do mesmo pai, um dos irmãos tinha desaparecido. José descreu de todas as histórias e exigiu como prova de que não eram espias que o irmão mais moço viesse, e pôs a todos na prisão por 3 dias. Depois, lembrou-se de que seu pai e irmãos estariam passando fome, e soltou-os, vendendo-lhes o trigo, mas exigindo que um deles ficasse como refém, até que fossem e trouxessem o outro irmão. O motivo alegado por José, para não cumprir a sentença, foi que temia a DEUS. Estas palavras deviam ter consolado muito os pobres homens.

O Despertar da Consciência dos Irmãos de José - vv. 21-24
Para que aqueles homens se tivessem podido entender, houve necessidade de intérprete (verso 23), para desta forma não haver a menor suspeita; entretanto, José entendia tudo que seus irmãos diziam. Despedido o intérprete, podiam falar à vontade, porque o governador nada entendia. Abriram o coração e começaram a falar da infame transação que tinham feito com o irmão mais moço. Rúben acrescentou e disse: não vos falei eu, dizendo: "Não pequeis contra o rapaz? E vós não me ouvistes... " José estava ouvindo e entendendo tudo isto! Como devia estar seu coração! Retirou-se deles e chorou. Alguns críticos negam a historicidade desta narrativa, incluindo-a entre as histórias fantásticas do Oriente, mas esta não admite possibilidade de negação. É uma história viva, detalhada, cheia de transes atuais, sem o cunho das histórias fabricadas ou inventadas.

José Vende o Trigo aos Irmãos e Eles Partem - vv. 25-38
Na ordem de encher os sacos, estava a de pôr dentro deles o dinheiro do preço do trigo. O fim, por parte de José, era tornar a situação mais precária, em seu benefício e no de seus irmãos mesmo. Estavam em suas mãos para tudo, visto que a continuação da vida estava nos celeiros do Egito e, com todas estas peripécias, tinha por fim provar-lhes sua sincera amizade e perdão. No caminho, um deles abriu o saco e encontrou o dinheiro, o que foi tomado por mau augúrio, mas parece que não teve peso demasiado, e atribuíram o fato a um engano por parte do encarregado da venda do trigo.
Em chegando a casa, contaram o ocorrido a seu pai, e Jacó viu que todo o mal que temia lhe batia à porta. Benjamim era forçado a descer ao Egito, ou Simeão não seria libertado. Abriram os sacos e encontraram o dinheiro do preço. Ficaram assustados, mas, como pretendiam voltar, levariam o dinheiro e provariam que eram sérios e não o tinham feito dolosamente. Jacó, porém, não se conformava com a idéia da saída de Benjamim. Acusou os filhos de terem deixado Simeão preso e queixou-se amargamente da perda de José, como querendo dizer que eles eram culpados. Rúben intervém e oferece seus dois filhos como garantia de que Benjamim voltaria e, no caso negativo, poderia matá-los. Aliás, esta não foi a primeira vez que manifestou bons sentimentos, ainda que inconstante em outras coisas. O velho patriarca não se deixou convencer. De que lhe serviria receber a vida de dois netos, se o que queria era o filho Benjamim?

JOSÉ NO EGITO E A PROVIDÊNCIA DE DEUS COM ELE (Caps. 39-46)
Forçado pelas Circunstâncias, Jacó Consente na Ida de Benjamim, Garantido pela Vida de Judá - 43:1-14
A fome se tornava cada vez mais terrível na terra e, depois de esgotado o suprimento trazido da primeira vez, Jacó pediu que voltassem para trazer mais. Podemos imaginar o formidável suprimento que tinham trazido, porque Jacó e sua família faziam o número de 70 pessoas, afora os muitos servos, e todos tinham comido, talvez, por dois meses. Ao mesmo tempo era rico. Senão, como poderia comprar mantimento para tanta gente e ainda prometer pagar dobrado, quando o dinheiro foi encontrado nos sacos? Judá disse que absolutamente eles não poderiam ver o rosto do homem da terra sem que levassem o filho mais novo. Assim, tinha dito o governador. Jacó maldiz-se e acusa os filhos de terem contado que tinham outro irmão. Mas o momento não admitia indecisões, eles tinham de ir ou então perecer, e isto José bem sabia. Judá oferece-se como garantia da vida de Benjamim, dizendo que, se não tivesse sido a demora, já podiam estar de volta a segunda vez.
Jacó resolve consentir na ida do filho amado e pede que levem alguns frutos da terra e algumas especiarias e quantidade dobrada de dinheiro, para pagar o trigo da primeira viagem. Embora não tivessem colheitas, não estava a terra de todo desolada. Encomendou-os à graça de DEUS e conformou-se com o que pudesse acontecer quanto a Benjamim. De Hebrom, onde moravam, a Zoã, onde José habitava, era viagem de pelo menos duas semanas, pelo que inferimos que devia haver ainda em casa algum resto da primeira compra.

Outra Triste Surpresa para os Filhos de Jacó - vv. 15-25
Munidos dos presentes para José, retornaram ao Egito os filhos de Jacó, para de lá trazerem nova remessa de trigo. À vista da presença de Benjamim, deu José ordem ao seu copeiro-mor, que preparasse o banquete, para jantar com seus irmãos. Contra os costumes egípcios, mandou matar reses, dando-nos, assim, uma pálida idéia do que foi o banquete. Os egípcios consideravam sagrados os animais e até lhes prestavam culto. Aos irmãos, mandou levá-los para casa. Não sabendo do que se tratava, começaram a apresentar desculpas sobre o dinheiro que tinham encontrado nos sacos, pensando que iam ser chamados a contas por aquele fato. O criado procurou consolá-los o melhor que pode, afirmando que o DEUS deles e de seus pais lhes tinha dado tesouros escondidos. Para um gentio era coisa natural falar deste modo, ironicamente, porque DEUS não era por ele conhecido, nem nada significava para ele. Foi, sem dúvida, uma hora de perplexidade para aqueles homens. Com um grande número de coisas na consciência, umas acusando, outras absolvendo, mas todas elas apontando para o crime da venda do irmão, o que já se tinha constituído um espantalho em suas vidas, pensavam que todos estes transes eram lógicas conseqüências do seu feito. O consolo do despenseiro de pouco lhes serviria diante de tantas apreensões.

O Jantar de José e Seus Irmãos - vv. 26-34
A esperança dos homens estava no presente que iam fazer ao homem da terra. Esses presentes tinham maiores proporções do que somos capazes de crer. Talvez alguns camelos carregados de especiarias e 
frutos. Logo que José apareceu, perguntou-lhes pelo pai, e pondo os olhos no seu irmão Benjamim teve de retirar-se para não chorar diante dos outros. Entrou no seu apartamento e chorou. Recompondo-se ou dissimulando a emoção, mandou pôr o jantar à parte para os irmãos, por não ser permitido a um egípcio comer com outra gente, e mandou assentá-los à mesa na ordem de suas idades, dobrando o prato de Benjamim cinco vezes mais do que o dos outros. Todos estes detalhes deveriam ter produzido séria impressão e estupefação. Ele mesmo serviu de copeiro, repartindo a porção de cada um, no que se maravilharam, mas nada compreendendo.
Foram momentos de relativa consolação para aqueles homens acossados pela consciência, mas que duraram pouco. Acabado o jantar, deu José ordem ao despenseiro para encher os sacos para os filhos de Jacó e despedi-los, ordenando que botasse no saco de cada um o dinheiro, e no de Benjamim o seu copo de prata. Tudo isto foi feito sem os irmãos saberem. O copo era parte importante da etiqueta egípcia: servia tanto para uso da mesa, como para fins de magia: punham dentro dele pedras preciosas, ouro, prata e depois o enchiam d'água e, conforme as figuras que se desenhassem dentro do copo, tirava-se a conclusão acerca dos acontecimentos futuros.
Há ainda hoje um costume no Brasil que bem se parece com ele: o de, na noite de São João, botar a clara de um ovo num copo d'água e descobrir as figuras que se formam e daí pressagiar o futuro do ano.
Logo que amanheceu, puseram-se os homens a caminho para Hebrom, radiantes de alegria por tudo ter saído tão admiravelmente. Mas, mal tinham saído das portas da cidade, quando foram alcançados pelo servo de José e acusados de roubo. Surpresos e ao mesmo tempo confiantes de que a acusação fosse improcedente, não trepidaram em dar a vida do que fosse encontrado criminoso, ficando os outros mesmos como escravos. O despenseiro aceitou a proposta, e, sem detença, abriu cada um seu saco, até que foi aberto o de Benjamim, e eis que lá estava a taça de prata. Seu pecado os tinha afinal apanhado, pensaram, e, rasgando seus vestidos, tristes até a morte, por tão grande fatalidade, voltaram à cidade.
José os estava esperando. Logo que o viram jogaram-se a seus pés, em desesperada aflição. Repreendeu-os. Em resposta disseram que sua iniquidade tinha sido descoberta e ofereceram-se para ficar por servos. Judá tomou a palavra e disse que nada podiam dizer. De que serviria apresentar desculpas, quando a falta estava à vista? Terrível situação! De um lado, a consciência da inocência, do outro, a lembrança do velho pai, que esperava ansioso pela volta tão problemática do filho querido. Hora aflitiva! No meio de tudo isto, só uma coisa era real em suas consciências: a iniquidade que tinham praticado havia 23 anos passados. E isto bastava para atormentá-los. José rejeitou a oferta de todos ficarem como escravos e pediu que ficasse apenas aquele em cujo saco foi encontrado o roubo. Se todos ficassem como escravos, seria mais fácil. Como poderiam eles aparecer diante do pai sem o filho cuja partida tanta relutância causou a Jacó? Judá tomou a palavra e explicou tudo a José, pedindo que o aceitasse em lugar de Benjamim. O propósito de José parece ser averiguar se seus irmãos mantinham para com Benjamim a mesma atitude que tiveram para com ele e, sem dúvida, logo se convenceu de que as experiências dos últimos anos tinham mudado o coração de seus irmãos.
O discurso de Judá não comporta comentos. Sublime e admirável, cheio de lances emocionais e amorosos, revelando uma alma sincera e tocante, permanecerá por toda a eternidade como uma gema da literatura bíblica, sem superior no gênero. José não pode mais: rendeu-se, convencido de que diante dele não estavam mais aqueles irmãos desumanos, indiferentes às suas súplicas, mas um grupo de penitentes, prontos a remediar a falta, se porventura fosse possível. Deu-se a conhecer, pois, aos irmãos, como recompensa pela transformação que se tinha operado neles.

José Dá-se a Conhecer a Seus Irmãos - 45:1-15
A cena tinha chegado ao ponto culminante. José tinha agido como bom ator, mas o papel chegou a tal ponto que não pode prosseguir mais. Fez sair todos os servos de sua presença e declarou aos irmãos quem era, com a voz cortada por soluços. Seus irmãos não se podiam ter diante dele, estarrecidos pela declaração de que aquele homem era o irmão que tinham vendido para o Egito. Tal foi o alarde, que na casa de Faraó foi ouvido o choro.
Passado o momento da emoção mais forte, José perguntou por seu pai, para se certificar de que tudo que tinha ouvido não era sonho. Depois procurou amenizar a impressão de remorso que a revelação tinha produzido naqueles homens, dizendo que por determinação divina foram eles levados a vendê-lo, para que por esta forma escapassem da terrível fome que estava assolando toda a terra. Isto devia cair como um bálsamo no coração dos irmãos de 
José. O pecado deles ficaria indelevelmente gravado em seus corações, mas a idéia de que esta falta tinha resultado tão grande bem devia dar-lhes certo consolo. José procurou mostrar-lhes que não mantinha para com eles qualquer ressentimento, e que era tempo de pensar mais no futuro que no passado. Apressa-se, pois, a perguntar por seu pai e ordena que partam imediatamente e o tragam, para que, por todos os anos de miséria que ainda faltavam, pudesse ser cuidado com o carinho que um bom filho deve dispensar a um pai idoso. José tinha sido amplamente galardoado por DEUS, por toda a sua fidelidade. Pôde ver finalmente como sua obediência tinha recebido recompensa. Daí o não querer agravar a culpa dos irmãos. Pede que subam e tragam, sem perda de tempo, o velho pai e lhe deem a boa-nova de que José ainda vive e é grande na terra do Egito. Que Jacó viesse, pois, a Gósen a melhor e mais fértil parte da terra, que teria lugar para seus rebanhos.
Na despedida, José se lançou ao pescoço de Benjamim e chorou. Faraó Sabe da Vinda dos Irmãos de José - vv. 16-28. Alguém que vira a cena fora contar a Faraó que os irmãos do governador tinham chegado. Faraó mandou 
chamar o seu ministro e ordenou-lhe que dissesse aos irmãos que carregassem as bestas e rumassem sem demora a Canaã, para buscar o velho pai, e disse que do melhor da terra ele comeria. Duas coisas são claras aqui. Primeira, o modo por que DEUS dispõe os acontecimentos e os corações dos homens para servir seus eternos desígnios. Segunda, o fato de que, a não ser que esses Faraós sejam os chamados hicsos ou reis pastores (que governaram o Egito por 600 anos e, portanto, eram estrangeiros ali também e, possivelmente, da mesma raça de José), é difícil admitir tanta liberalidade e complacência para com um povo estranho. Os egípcios não costumavam dispensar honrarias e favores a outros povos da maneira que notamos aqui. Para eles, todos os demais povos eram bárbaros, corno para os judeus, anos depois, todos que não eram judeus eram gentios, povos que nada mereciam, e como para os gregos, quem não era grego, era bárbaro. É admirável como o Senhor do mundo toma a História em suas mãos para servir aos seus desígnios. Desalojou a dinastia nativa e colocou no trono uma 
estrangeira, para melhor poder hospedar aqueles que iam ali receber luzes, a fim de serem mais tarde os mestres da religião e da moral em todo o mundo.
Os versos 25-28 nos dão a nova de como Jacó recebeu noticias do filho perdido. Por mais de uma vez temos notado que duvidava da veracidade da história contada pelos filhos em relação a José. Os incidentes do Egito deviam ter despertado em sua mente certos pressentimentos. Quando lhe foi dito que José ainda vivia, não suportou a nova, não acreditou nos filhos. Tantas tinham sido as trapaças deles, que pouco crédito restava para as suas afirmações, sobretudo, no tocante a José. Como, porém, lhe contassem tudo e de como deviam descer ao Egito, logo seu coração reviveu. E disse: "Vive ainda meu filho José! ... "

IMIGRAÇÃO E RESIDÊNCIA DE JACÓ E SUA FAMÍLIA NO EGITO (Caps. 46-50)
Nos versos 1-7 deste capítulo temos detalhes da descida de Jacó ao Egito, depois de ter oferecido sacrifícios ao DEUS de seu pai. DEUS lhe aparece em sonhos e diz-lhe que não tema descer, porque ali lhe faria uma grande nação. Jacó ainda estava morando em Hebrom, mas velo a Berseba oferecer os sacrifícios no velho altar da família. O passo que ia dar era da maior importância, e por isso escolheu o antigo santuário para este sacrifício, e para certificar-se de que esta era a vontade de DEUS. Certamente, devia ter receios justos de descer a uma terra estranha já nos últimos dias de sua velhice; não viesse ele a sacrificar todo o futuro da raça. DEUS manda que vá, porque fará dele uma grande nação e o fará voltar, e que José fecharia os seus olhos, ajuntando que Ele mesmo desceria a Jacó, para garantir a viagem. Conforme esta promessa, Jacó seria multiplicado por muitos 
milhares, DEUS o guardaria ali e, depois de findo o tempo, faria subir sua semente da terra do Egito, como aconteceu anos depois no tempo de Moisés. A promessa de que José fecharia seus olhos indica que não seria abandonado e morreria debaixo de todo carinho e cuidado.

A Linhagem de Jacó Que Foi ao Egito - 46:8-34
Nesta lista temos os nomes dos filhos de Jacó, no total de 70 pessoas (v. 27), incluindo José, seus dois filhos e o próprio Jacó. Entretanto, devemos compreender que era muito maior o número de pessoas que acompanharam
Jacó na sua ida da terra de Canaã. O verso 26 exclui as mulheres dos filhos de Jacó, como não pertencendo à sua geração. Estêvão, em Atos dos Apóstolos (7:14), dá o número de 75 pessoas que desceram ao Egito com Jacó, mas baseou suas palavras no texto da LXX, que, por qualquer razão a nós desconhecida, acrescenta certos filhos a Manassés e Efraim, fazendo o total de 75. O número exato é de 70 pessoas, mas precisamos saber que Jacó tinha numerosa criadagem e que toda ela foi com ele, mas não foi contada, por não fazer parte do povo escolhido. Os hebreus ficaram no Egito 430 anos, segundo Êx. 12:40, e quando voltaram dali, somavam, talvez, dois e meio 
ou três milhões, o que dá uma idéia do crescimento descomunal, ainda que se multiplicassem milagrosamente. Quatro gerações não é tão pouco para tal crescimento. Podemos conceber que além da família de Jacó foi muito mais gente que, por ter sido circuncidada, fazia parte da família, manda que não fosse contada como sendo descendente, e que na saída do Egito muitos escravos e mesmo egípcios, que tinham visto a salvação de DEUS e se tinham interessado neste povo, saíram com eles, fazendo, assim, uma multidão maior do que era de esperar. As muitas queixas e murmurações dos israelitas, pelo deserto, devem ter sido causadas por este elemento estranho, que tinha aproveitado essa boa oportunidade para sair daquela terra de escravidão.
Judá foi mandado adiante para avisar José de que o seu pai tinha chegado. O encontro foi o que se podia prever. Linguagem humana, por mais dramática que seja, não descreve fielmente aqueles transportes de alegria e emoção. Por isso, deixo o leitor apreciar esta cena tocante descrita pela linguagem singela da Bíblia. Depois que choraram, o pai sobre o pescoço do filho, e o filho sobre o do pai, disse este: "Morra eu agora, pois tenho visto o teu rosto, que ainda vives."
Tudo estava em boa ordem quanto ao estabelecimento do povo em Gósen; só faltava avisar Faraó de que tinham chegado. Ainda que ele mesmo tinha mandado que viessem, convinha que fosse notificado e, se, como se crê, a dinastia reinante fosse estrangeira, convinha tomar todas as precauções para que a vinda de um grupo tão grande não suscitasse qualquer levante. Por outro lado, os egípcios odiavam a vida pastoril, por causa do culto que prestavam aos animais, de modo que era bom que Jacó tomasse um lugar separado da vida egípcia. Tomadas estas providências, José ensina como se deviam portar diante de Faraó, a quem seriam apresentados, para que recebessem permissão de permanecer no país e negociar. Ao dizerem o que eram e de que viviam, deviam pedir a terra de Gósen, por ficar separada do centro populoso, para que assim não houvesse motivo de contenda entre eles e os egípcios. A terra de Gósen era uma das partes mais férteis de todo o Egito e em tal situação topográfica que os hebreus podiam manter seu culto e vida social sem contato com os egípcios. Não é possível dizer com segurança que parte do território compreende Gósen, mas é certo que esta região ficava ao Norte, perto do Delta, e era de fácil acesso a Canaã.

José Apresenta Cinco de Seus Irmãos a Faraó - 47:1-6
Depois das primeiras demonstrações de afeto a seu pai e irmãos, José seguiu para o palácio a avisar Faraó da chegada da sua família, que se encontrava na terra de Gósen, onde desejava que ficasse. Conforme o que fora combinado, apresentou cinco irmãos ao rei, que ficou satisfeito com a escolha que tinham feito de Gósen, para nela morarem. Ficou entendido que vinham apenas passar algum tempo, enquanto durava a fome, e isto era o que eles mesmos esperavam, mas DEUS tinha outro plano. Esta parte do país é chamada "terra de Ramessés". Ramessés foi um dos monarcas mais poderosos do Egito, que alguns pensam ser o Faraó da opressão. Como este nome é mencionado aqui antes de a pessoa existir (ainda que o nome podia ser conhecido entre os egípcios), não sabemos. Noutro local foi feita a observação de que Ramessés era um nome nacional, que depois veio a ser de alguns monarcas.
Quando os irmãos de José foram apresentados ao rei, este mandou que fossem administradores do seu próprio gado. Os egípcios não eram pastores e detestavam a vida pastoril, mas parece que no caso atual o próprio rei tinha rebanhos. Se este Faraó era da dinastia usurpadora e que é conhecida na História pelo nome de reis pastores, que tinham vindo da Ásia, explica-se a existência de rebanhos do rei e também fica explicada a facilidade com que uma tribo estrangeira foi recebida no Egito com todas as honras. Conforme isto, tanto Jacó quanto o próprio Faraó, eram estrangeiros e, provavelmente, da mesma raça semita; logo, deviam proteger-se mutuamente.

Jacó é Apresentado a Faraó
Ao ser apresentado a Faraó, Jacó abençoou o rei e, ao sair, o abençoou outra vez. Jacó não presumia ser o que realmente era e não se julgou superior ao rei em sentido algum, mas, pelo fato de que era homem religioso e que cria no poder de DEUS, abençoou-o, ou antes, desejou-lhe todas as felicidades pelos favores que lhe estava prestando. Como faríamos hoje, esta bênção era uma prova de gratidão e uma expressão de desejo de prosperidade e felicidade. Faraó perguntou a Jacó quantos anos tinha, e este respondeu que poucos e maus eram os anos de sua peregrinação. Cento e trinta anos era a idade do servo de DEUS, o que julgava insignificante, à vista dos anos de seus ancestrais. A vida destes patriarcas era de peregrinações. Consideravam-se como estrangeiros em terra estranha, esperando ser recebidos em sua própria terra. A vida neste mundo era para eles passageira e incerta. A 
verdadeira vida estas,a muito além da própria Canaã. Realmente, Jacó tinha tido uma vida bastante acidentada. Desde moço foi obrigado a fugir de casa. Em Harã passou pelos maiores dissabores e desapontamentos. Na volta, quando parecia ter melhores dias, teve o encontro com o irmão, o que lhe custou serias apreensões.
Houve a infelicidade da filha única e o terrível desfecho em Siquém. Depois a suposta morte do filho querido, a fome e seus tristes resultados e, finalmente, já no último quartel da vida, forçado a ir a uma terra estranha, valer-se da influência de um filho, que bem poderia cair de um momento para outro. Poucos e maus tinham sido seus dias, repetimos nós. A não ser depois de estabelecido na terra, quando teve relativa paz, podemos dizer que toda a sua vida foi agitada. Pensando em Jacó, podemos ganhar confiança para nossas atribulações. Muitas vidas cristãs parecem-se com a de Jacó. Mas no fim terminam com a mesma bonança dos que passam muitos e bons 
dias. Se não fosse a confiança de Jacó no seu DEUS, teria sucumbido.

O Quinto para Faraó - 47:13-26
A história secular informa-nos que os egípcios pagavam o quinto ao rei, bem como toda a terra do Egito pertencia a Faraó, e que os egípcios tinham o direito de cultivá-la, pagando dos rendimentos a quinta parte. Este costume perde-se na noite dos tempos, mas a Bíblia nos diz onde e como se originou. Não havendo mais pão na terra e somente nos celeiros reais, que pela previsão de José estavam repletos, o povo veio a José por causa do pão. Pediu os animais que os egípcios tinham para fins de agricultura. Depois vieram para comprar mais e como nada mais tivessem para dar, entregaram as terras, de modo que no fim desse período todo o Egito era propriedade do rei. Somente as terras dos sacerdotes ficaram fora desta solução, pois eram consideradas propriedades sagradas. Esta foi a condição do Egito, quando os gregos, séculos mais tarde, chegaram ali, e que nos tem sido transmitida em suas memórias.
Não devemos imaginar que todos os egípcios possuíram terras, porque o Egito era essencialmente um país de escravos.Na construção de uma das pirâmides do antigo império trabalharam 200.000 operários por espaço de 20 anos, e este número era revezado cada 3 anos, por não resistirem os escravos mais do que este tempo em trabalhos forçados. Só nessa obra monumental, calcula-se que um milhão e quatrocentos mil escravos foram usados. Tudo que se possa dizer desses infelizes ainda será pouco. O calor é exaustivo e o tratamento cruel, de maneira que a vida dos escravos era a mais penosa e miserável que se poderia imaginar.
Quando passaram os anos de fome, todo o povo e toda a terra eram propriedade real. José deu-lhes semente e distribuiu-os por todo o país, para que a cultivassem, dando para o tesouro um quinto. O costume de dar uma parte das colheitas para o rei é muito antigo. Entre os semitas perde-se na História. Quando Melquisedeque foi ao encontro de Abraão, este lhe deu os dízimos ou a décima parte. Já este costume estava em voga nesse tempo. O dizimo foi depois incorporado à Lei como uma necessidade pública na manutenção do sacerdócio e como uma ensinança religiosa de que a terra pertence a Javé e que o povo é seu, foi comprado, tanto quanto José comprou os egípcios. Não é demais que ainda hoje se pratique este costume, porque o que temos é dado por DEUS, e nossas vidas e propriedades pertencem-lhe por natureza.

Jacó Mora 17 Anos no Egito, Dá Ordens Quanto à Sua Sepultura e Faz Declarações Quanto ao Futuro do Seu Povo - 47:27-31
Dezessete anos de vida pacífica tinha Jacó vivido no Egito, durante os quais tinha visto a prosperidade de seus filhos e a alegria do seu amado José. Foram talvez os melhores anos de sua vida. Feliz o homem que pelo menos passa os últimos anos de sua vida em paz. O Dr. Carroll contrasta Jacó com Salomão e diz que este começou gloriosamente, e aquele, pobremente, mas as vidas dos dois foram verdadeiramente opostas no seu término. Jacó morreu gloriosamente na companhia de toda a sua parentela, que a esse tempo seria bastante numerosa. Sentindo aproximar-se a hora de juntar-se a seus pais, mandou chamar José e pediu-lhe que não o sepultasse no Egito, mas levasse seu corpo para Macpela, onde jaziam os restos de seus antepassados.
José prometeu, com juramento, que assim faria. O motivo de Jacó não desejar ficar no Egito foi o de saber que seu povo sairia dali um dia. Ao mesmo tempo fazia uma profecia desta saída. A maneira por que exigiu de José a certeza de que seu pedido seria cumprido é singular. Pediu que o filho pusesse a mão debaixo de sua coxa e jurasse. Abraão fez com Eliezer o mesmo quando o mandou a Padã-Arã, buscar mulher para Isaque. Este costume implicava na seriedade do negócio, e nada em nossos dias poderá imitá-lo. O juramento era uma espécie de concerto. Não era a jura vulgar, tão usada em terras católicas, feita por qualquer coisa, simplesmente para dar valor à palavra. Não foi desta natureza o juramento de José.
Os egípcios praticavam com maior perfeição o embalsamamento de seus mortos, de modo que os Faraós sepultados há cinco mil anos estão ainda hoje em perfeito estado de conservação. Isto revela o grau de cultura a que aquele povo tinha chegado. Conhecedor disto foi que Jacó pediu que seu corpo fosse levado para a Canaã. Para fazer a viagem, eram necessárias umas duas semanas e só embalsamado poderia o corpo ser levado para a terra da promissão.

Os últimos Dias de Jacó - vv. 48-49
Depois do juramento ou concerto entre José e Jacó, aquele partiu para tomar conta de seus negócios. Pouco tempo depois soube que seu pai estava doente, e veio vê-lo. José era um homem muito ocupado, visto que todos os negócios da terra do Egito estavam em sua mão, mas apenas soube da doença do pai, deixou tudo e veio. Jacó soube de sua vinda e, tomando alento, assentou-se na cama. Frente a frente com José, Jacó reafirmou sua confiança nas promessas de Javé e referiu-se à visão que teve em Luz e de como toda a terra lhe tinha sido prometida. Queria que os dois filhos de José fossem seus e tivessem iguais privilégios na herança. O fim desta declaração foi mostrar ao filho que as promessas de DEUS valiam mais que todas as glórias do Egito e, portanto, queria que os dois netos não se entregassem à vida do Egito, mas jogassem sua sorte com seus próprios filhos.
Destarte, José mesmo ficaria preso às tradições e esperanças da casa paterna e não se deixaria envaidecer com as grandezas e glórias que desfrutava na terra. Alguns comentadores crêem que a princesa egípcia, Asenate, mulher de José, não tinha outros filhos e, temendo que estes fossem chamados a tomar o lugar do pai, nas futuras empresas da nação, é que Jacó dispõe deles como se seus filhos fossem. Nada mais natural que aquela mulher desejasse que seus filhos seguissem a carreira brilhante do pai, mas, pelo desejo de Jacó, os filhos, como o pai, ficavam presos às antigas promessas feitas por DEUS.
Portanto, tinha Jacó treze filhos. Onze filhos seus e dois de José, que valeriam por dois no seu lugar. A tribo de Levi não recebeu herança, ficou espalhada por toda a terra, para preservá-la da corrupção, sendo a tribo encarregada do culto e da preservação da religião. Doze tribos somente são mencionadas como tendo parte na herança, não se esquecendo que eram treze os herdeiros de Jacó. Em sua última vontade, mencionou o lugar onde repousava sua amada Raquel. Sublime amor, que mesmo depois de tantos anos de morta, a companheira ainda é relembrada no momento mais sério do sobrevivente!
Jacó Abençoa José na Pessoa de Seus Dois Filhos - 48:8-16
José, vindo visitar seu pai nos últimos dias de sua vida, achou de trazer seus dois filhos, provavelmente, com o desejo de que participassem das bênçãos patriarcais. Durante algum tempo Jacó  não viu os dois netos, mas, sabendo que estavam ali, pediu que se acercassem dele, visto não poder ver bem, por causa da idade. Chegados os dois juntos, beijou-os e exclamou que não pensava mais ver José, mas pôde vê-lo e aos seus filhos também. Beijou-os e abraçou-os. José trouxe pela mão direita e à esquerda de Jacó a Efraim, e pela esquerda e à direita de Jacó, a Manassés, para que a bênção recaísse sobre a cabeça do mais velho. Mas o patriarca estendeu a mão e abençoou o mais moço, Efraim. Era o desejo de Jacó abençoar José com os direitos da primogenitura que Rúben tinha perdido por causa do horrendo pecado praticado contra o próprio pai (49:3-4), mas a preeminência 
ficou com Judá, ficando José com dobrada porção, apenas na pessoa de seus dois filhos. Efraim obteve a preeminência sobre Manassés.
Ao transmitir a bênção, Jacó invocou a DEUS, perante quem seus pais tinham andado, o Anjo Javé, o Anjo que lhe aparecera quando vinha de Padã-Arã e o livrara das mãos de Esaú, seu irmão. Este capítulo da vida de Jacó é mencionado no Novo Testamento como um dos atos de fé viva (Heb. 11:21).

O Desgosto de José - 48:17-22
José não ficou satisfeito porque seu pai tinha dado o direito de primogenitura ao mais novo de seus filhos. Pegou nas mãos do velhinho e pôs a direita sobre a cabeça do mais velho e a esquerda sobre a cabeça do mais moço. Jacó, porém, insistiu em que o mais moço fosse o maior, ainda que o mais velho seria também grande na sua geração. Jacó sabia o que estava fazendo e sabia que esse ato tinha alcance além da observação de José. O espírito de profecia estava guiando todos esses atos, de modo que não era a mera vontade de Jacó, mas a de DEUS que estava sendo feita. Por muitas outras vezes, DEUS transferiu os direitos de primogenitura do mais velho para o mais moço. José conformou- se com a vontade explícita de seu pai, por entender que esta seria a vontade de DEUS. Jacó, com toda a resignação e calma, anuncia que DEUS faria que eles voltassem à terra das promessas. Esta é a fé que vence. Quanto mais perto da sepultura, mais certo estava de que DEUS cumpriria a palavra dita tantas vezes.

As Bênçãos de Jacó sobre Seus Filhos - cap. 49
Depois que abençoou os filhos de José e desta forma recompensou a fidelidade e o amor do filho querido, Jacó dispõe da sua última vontade em forma profética, declarando que todas estas coisas aconteceriam nos dias vindouros. Reunidos todos os filhos em torno do leito, o velho homem de DEUS começa a ler a sentença de cada um de acordo com as suas tendências e os feitos dos dias passados. A sentença foi proferida em forma poética, de modo que convém ao estudante descontar da linguagem o que faz parte simplesmente da poesia, a fim de melhor poder interpretar este admirável capítulo. Todo poeta tem licença de dizer mais do que é necessário, e o poeta hebraico, pelo próprio estilo, exagerava mais ainda do que os ocidentais.Não se pense, entretanto, que nesta liberdade está incluída a liberdade de dizer o que não é, mas sim a de falar redundantemente e hiperbolicamente. Este é um dos mais belos espécimes da poesia oriental. A ocasião não podia ser mais oportuna. A família esperada estava em vias de formação e Jacó já antevia o dia da saída do Egito, em demanda da terra da promissão. Portanto, era agora o tempo de dispor do futuro papel que cada filho representaria no desdobramento do plano de Javé. Isto Jacó fez por inspiração divina, como se pode verificar no futuro cumprimento literal que estas palavras tiveram. Ao estudar este capítulo, convém ainda notar o significado dos nomes de cada filho, visto que cada nome foi dado de acordo com a ocasião em que nasceu. Note-se o que o mesmo filho faria no futuro e o significado final no eterno propósito de DEUS, confirme o Novo Testamento, especialmente no Apocalipse,capítulo 7.
Estudo no livro de Genesis - Antônio Neves de Mesquita - Editora: JUERP
 
 
Referências Bibliográficas (outras estão acima)
Dicionário Bíblico Wycliffe. DEUS.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal, Bíblia de Estudo Almeida. Revista e Atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006, Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego. Texto bíblico Almeida Revista e Corrigida.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida, com referências e algumas variantes. Revista e Corrigida, Edição de 1995, Flórida- EUA: CPAD, 1999.
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm  -- www.ebdweb.com.br - www.escoladominical.net - www.gospelbook.net - www.portalebd.org.br/  -- http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/alianca.htm
Dicionário Vine antigo e novo testamentos - CPAD, Manual Bíblico Entendendo a Bíblia, CPAD, Dicionário de Referências Bíblicas, CPAD, Hermenêutica Fácil e descomplicada, CPAD, Revistas antigas - CPAD
Silva, Antonio Gilberto da, 1929- A Prática do evangelismo pessoal / Antonio Gilberto da Silva. - Rio de Janeiro : Casa Publicadora das Assembléias de DEUS, 1983.
Lições Bíblicas - 2000 - 3º Trimestre - Evangelismo e Missões - CPAD - Comentarista - Esequias Soares
ESFORÇA-TE PARA GANHAR ALMAS - Orlando Boyer - Editora Vida - ISBN: 857367153X - Ano: 1975
Espada Cortante - Atos: o Evangelho do ESPÍRITO SANTO - Orlando S. Boyer - CPAD, Espada Cortante - João: o Evangelho do Filho de DEUS - Orlando S. Boyer - CPAD
Atos - Série Cultura Bíblica - I. Howard Marshall - SOCIEDADE RELIGIOSA EDIÇÕES VIDA NOVA e ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA EDITORA MUNDO CRISTÃO,
Rua Antonio Carlos Taconni, 75 e 79, Cidade Dutra, São Paulo-SP, CEP 04810
Os dons Ministeriais - Por A. L. Gill - www.gillministries.com
DE CIDADE EM CIDADE - Elementos para uma teologia bíblica de missão Urbana em Lucas-Atos - Descoberta Editora Ltda - Londrina - PR - Jorge Henrique Barro - 2006
Tesouro de Conhecimentos Biblicos / Emilio Conde. - 2* ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de DEUS, 1983
Wiesber, Comentário Bíblico. Editora Geográfica, 2008, Champlin, Comentário Bíblico. Hagnos, 2001, Concordância Exaustiva do Conhecimento Bíblico "The Treasury of Scripture Knowledge"
Pequena Enciclopédia Bíblica - Orlando Boyer - CPAD