quinta-feira, 19 de abril de 2012

Culto de Jovens em Muricilândia, TO, 4 PTE família, Ev Henrique, 14-04-2012, salvações, milagres, curas, batismos, libertações.




Igreja Evangélica, em Muricilândia, TO, culto de Jovens, 4 PTE família, Ev Henrique, 14-04-2012, salvações, milagres, curas, batismos, libertações.



LIÇÃO 3, ÉFESO, A IGREJA DO AMOR ESQUECIDO
Lições Bíblicas do 2º Trimestre de 2012 - CPAD - Jovens e Adultos
“As Sete Cartas do Apocalipse — A mensagem Final de CRISTO à Igreja”.
Comentários da revista da CPAD: Pr. Claudionor Correa de Andrade
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
QUESTIONÁRIO
 
 
TEXTO ÁUREO
"Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres" (Ap 2.5).
 
 
VERDADE PRATICA
Se não voltarmos urgentemente ao primeiro amor, jamais viveremos o refrigério de um grande e poderoso avivamento.
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 1 Jo 4.8 - DEUS é amor
Terça - Cl 5.22 - O amor é fruto do ESPÍRITO
Quarta - Ef 6.23 - O amor acompanhado da fé
Quinta - Fp 2.1 - O amor consola
Sexta - Cl 2.2 - O amor conforta
Sábado - 1 Co 13 - O hino do amor
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Apocalipse 2.1-7
1 - Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro: 2- Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são e tu os achaste mentirosos; 3 - e sofreste e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome e não te cansaste. 4 - Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. 5 - Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. 6 - Tens, porém, isto: que aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço. 7 - Quem tem ouvidos ouça o que o ESPÍRITO diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de DEUS.
 
2.2 QUE DIZEM SER APÓSTOLOS. Um dos principais cuidados de JESUS, ao dirigir sua mensagem final às sete igrejas, foi preveni-las da apostasia por tolerar falsos mestres, profetas ou apóstolos, que distorciam a Palavra de DEUS ou enfraqueciam seu poder e autoridade nas igrejas.
(1) CRISTO ordena que as igrejas testem todos os que alegam autoridade espiritual.
(2) Note que CRISTO censurou as igrejas de Pérgamo (vv. 14-16) e Tiatira (v. 20) por acolherem, ao invés de resistirem, os que eram desleais à verdade e padrões da Palavra de DEUS.
2.4 DEIXASTE A TUA PRIMEIRA CARIDADE. Isto se refere ao primeiro e profundo amor e dedicação que os efésios tinham por CRISTO e sua Palavra (Jo 14.15,21; 21; 15.10).
(1) Esta advertência nos ensina que conhecer a doutrina correta, obedecer a alguns dos mandamentos e ir aos cultos na igreja não bastam (Mt 5.17). A igreja deve ter, acima de tudo, amor sincero a JESUS CRISTO e sua Palavra como um todo (2 Co 11.3; cf. Dt 10.12).
(2) O amor sincero a CRISTO resulta em devoção sincera a Ele, em pureza de vida e em amor à verdade (2 Co 11.3; ver Mt 22.37,39; Jo 21.15).
2.5 TIRAREI... O TEU CASTIÇAL. CRISTO rejeitará toda congregação ou igreja que não se arrepender de sua falta de amor e obediência ao Senhor JESUS CRISTO, e a removerá do seu reino.
2.6 ABORRECES AS OBRAS DOS NICOLAÍTAS, AS QUAIS EU TAMBÉM ABORREÇO. Os nicolaítas (cf. v. 15) eram certamente adeptos do ensino de Balaão (cf. v.15), i.e., que a imoralidade sexual não afeta nossa salvação em CRISTO. O NT declara o contrário; tais pessoas não herdarão o reino de DEUS (1 Co 6.9,10). DEUS abomina o ensino herético que diz podermos ser salvos e, ao mesmo tempo, viver na devassidão. Repelir aquilo que DEUS abomina é característica principal de quem é leal a CRISTO (Sl 139.21; Pv 8.13; ver Jo 3.19).
2.7 AO QUE VENCER. O vencedor (gr. nikon) é aquele que, mediante a graça de DEUS recebida através da fé em CRISTO, experimentou o novo nascimento e permanece constante na vitória sobre o pecado, o mundo e Satanás. (1) Cercado de muita oposição e apostasia, o vencedor se recusa a conformar-se com o mundo e a impiedade dentro da igreja (v. 24). Ele ouve e atende aquilo que o ESPÍRITO diz às igrejas (v. 7), permanece fiel a CRISTO até ao fim (v. 26) e aceita somente o padrão de DEUS para a vida cristã, revelado na sua santa Palavra (3.8).
(2) Nas igrejas de DEUS, o vencedor, e somente o vencedor, comerá da árvore da vida (v. 7), não sofrerá o dano da segunda morte (v. 11), receberá o maná escondido e um novo nome no céu (v. 17), terá autoridade sobre as
nações (v. 26), seu nome não será removido do livro da vida, será honrado por CRISTO diante do Pai e dos anjos (3.5), permanecerá com DEUS no seu templo, terá sobre si o nome de DEUS, de CRISTO e da Nova Jerusalém (3.12) e será para sempre filho de DEUS (21.7).
(3) O segredo da sua vitória é a morte expiadora de CRISTO, seu próprio testemunho fiel acerca de JESUS e a perseverança no amor a CRISTO até à morte (12.11; cf. 1 Jo 5.4). Note que, ou vencemos o pecado, o mundo, e Satanás, ou somos por eles vencidos, acabando por sermos lançados no lago de fogo (v. 11; 3.5; 20.15; 21.8). Não há grupo neutro.
 
PALAVRA CHAVE - Amor - Intenso afeto por outra pessoa; devoção e dedicação.
 
 
 
INTRODUÇÃO
Sabemos Que As Igrejas Da Ásia (Atual Turquia) Mencionadas Nas Cartas De JESUS Aos Seus Pastores E Líderes, Através De João, Na Ilha De Patmos, Já Não Existem Mais. O Resultado Funesto Da Falta De Obediência E Observância Do Primeiro Amor As Destruiu.
Vamos Iniciar Nessa Lição Um Estudo Detalhado Do Que Ocorreu Para Que Tamanha Tragédia Pudesse Acontecer.
Quais As Igrejas?
As 7 Mencionadas, Significando Uma Totalidade - Também Significando Perigos Que Todas As Igrejas De Todas As Épocas Enfrentariam.
Estudaremos Qual Era A Situação De Cada Uma - Comparemos Com As Que Temos Hoje Para Aprendermos E Não Cairmos Nas Mesmas Transgressões E Recebermos Os Mesmos Castigos Que Elas Receberam.
Iniciaremos pela Igreja em Éfeso:
Seu pecado maior - Caída espiritualmente pela falta de amor a DEUS
Solução - Arrepender-se e voltar a demonstrar internamente e externamente este amor.
 
 
ÉFESO, A IGREJA DO AMOR ESQUECIDO.
Éfeso se tornara uma grande cidade com aproximadamente 500.000 habitantes. pertencia à Ásia menor de então, hoje, cidade com praticamente 100% de muçulmanos, pertencente à Turquia. Devido à sua localização geográfica privilegiada se tornou um parada obrigatória de todos os navios que iam e vinham desde a África, Egito, Israel, e demais países desta região, até Roma, capital de um vasto império na época. Era centro político, econômico e religioso de sua época. seus habitantes passaram a ouvir falar de JESUS a partir da segunda viagem missionária de Paulo e passaram a conhecer mais profundamente a respeito do evangelho a partir da terceira viagem missionária de Paulo até ali, quando passou cerca de 3 anos ensinado a palavra de DEUS em uma escola de um certo Tirano. (Atos 19:9 Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a multidão, retirou-se deles, e separou os discípulos, disputando todos os dias na escola de um certo Tirano).
Vemos que o evangelho em Éfeso floresceu em meio a demonstrações de poder e milagres de DEUS ali. (Atos 19:6 E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o ESPÍRITO SANTO; e falavam línguas, e profetizavam). 
Foram enviadas duas cartas a Éfeso: a primeira enviada por Paulo entre 60-64 d.C. (Ef 1.1-2), e a segunda enviada por CRISTO, através de João, por volta do ano 96 d.C. (Ap 2.1-7).
Pelo que parece a igreja de Éfeso possuía todos os ministérios de JESUS em operação (E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres - Ef 4.11). Daí a explicação de seu sucesso na obra de DEUS.
Paulo já detectava a falta de amor a DEUS presente na Igreja depois de sua partida. (Efésios 6:23-24 Paz seja com os irmãos, e amor com fé da parte de DEUS Pai e da do Senhor JESUS CRISTO. A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor JESUS CRISTO em sinceridade. Amém). 
Como o tempo é inimigo da paixão, o que era amor se tornou rotina e o que tinha valor espiritual passou a ter valor material.
JESUS, que tudo vê e sabe, cerca de apenas 60 anos após ser fundada esta igreja, revela a João sua situação deplorável e lhe dita uma carta para que lhe fosse entregue a fim de poupá-la da destruição que lhe sobreviria dentro em breve por sua falta de amor para com seu Senhor.
O problema do desvio espiritual da igreja, do esfriamento, dignos de arrependimento urgente, era a falta do primeiro amor.
 
Esse primeiro amor era detectado por DEUS na motivação das obras feitas e não na quantidade delas.
Porque importa que todos nós compareçamos perante o Tribunal de CRISTO, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.” (II Cor. 5:10).
 O Que Será Julgado?
a) Os Motivos — I Cor. 4:1-5 — DEUS, naquele dia, “manifestará os desígnios do coração” (v.5). Não basta servir; é preciso servir por amor. Você trabalha porque ama ao Senhor, ou porque quer se engrandecer?.
b) Os Materiais — I Cor. 3:12-15 — O Senhor também irá testar se aquilo que você construiu está de acordo com a Palavra de DEUS (é ouro, prata, pedras preciosas), ou se é invenção humana (madeira, feno, palha). Você procura, no seu serviço cristão, fazer o que DEUS manda, ou você está se esforçando (em vão) para promover teorias humanas?
c) Os Métodos — II Cor. 5:10 — Cada um receberá segundo o bem ou o mal que tiver feito. Mesmo que seus motivos sejam sinceros, e mesmo que aquilo que está sendo feito seja correto, os seus métodos tem a aprovação divina? Por exemplo, você se contenta em “pregar a CRISTO, e este crucificado”, ou acha necessário utilizar métodos humanos mais “modernos”? ”Cada um veja como edifica” (I Cor. 3:10). Trabalhe por motivos sinceros, construa algo que DEUS aprovará, e somente utilize meios que Ele recomenda. Do contrário, a sua obra será queimada.
 
Será que estamos tão ocupados fazendo a obra de DEUS que nem nos lembramos de conversar com ELE, de ouví-lo, de perguntar-Lhe sua opnião, de O adorarmos?
 
Além do abandono do primeiro amor na realização das obras, passamos a amar mais as obras do que a DEUS e ao próximo. Amamos presidir, construir, ensinar, pregar, orar, cantar, tocar, ofertar, etc., porque todas estas coisas ajudam na autopromoção, no louvor que vem dos homens. Quando o primeiro amor é abandonado, em lugar de altruísmo e da glória de DEUS, nos tornamos egoístas e buscamos o reconhecimento dos nossos feitos aqui e agora.
 
Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas. (Ap 2.5)
 
“Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas.” (Amós 3:7) 
DEUS sempre agiu desta forma. Sempre que ia fazer alguma coisa Ele avisava antes. Sempre avisou ao homem antes de fazer algo. Na versão da Bíblia na Linguagem de Hoje este verso está transcrito:
“Por acaso, o Senhor DEUS faz alguma coisa sem revelar aos seus servos, os profetas?” (Amós 3:7).
Veja o caso de Sodoma e Gomorra: DEUS primeiro avisou a Abraão o que fazer para que ele intercedesse por Ló e sua família.
Avisou primeiro a Moisés antes de amaldiçoar o povo para que Moisés intercedesse. Assim enviou essa carta a Éfeso e depois as outras cartas às outras igrejas com a finalidade de advertí-los sobre seus pecados com o objetivo de causar-lhes arrependimento para que o juízo contido nas cartas não fosse aplicado como ai prometido.
Lembrança de onde parou na vida espiritual e começou a voltar à vida anterior à conversão é o primeiro passo para que se tenha um ponto de partida para o arrependimento e conseqüente perdão.
JESUS está aqui afirmando que o deixar o primeiro amor é pecado gravíssimo (caíste) e precisa de arrependimento urgente, depois deve-se voltar a praticar as verdadeiras obras de amor e por amor a DEUS.
O juízo está definido - Remoção do corpo de CRISTO.
 
Quem tem ouvidos, ouça o que o ESPÍRITO dias às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de DEUS. (Ap 2.7)
É preciso ter ouvidos espirituais e não apenas ouvidos no corpo físico. É preciso ouvir com o coração aberto para DEUS. Com o arrependimento vem a promessa de morada na cidade santa - a nova Jerusalém.
 
INTERAÇÃO
Uma característica marcante da igreja de Éfeso era a sua intolerância à heresia. Quanto à doutrina, era ortodoxa e implacável. Mas quanto à prática do amor, tornara-se heterodoxa, fria e seca. A carta à igreja dos efésios nos ensina que a ortodoxia uma vez praticada sem amor, esfria e mata a verdadeira espiritualidade. Não podemos, a pretexto de "zelar" pela verdade, desconsiderar o cultivo de uma profunda espiritualidade banhada em amor. A nossa mensagem deve tocar mentes e corações. Assim, como o Senhor requereu da igreja de Éfeso, devemos voltar ao primeiro amor e encharcarmo-nos do Evangelho da Graça de DEUS.
 
OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Identificar a singularidade da igreja de Éfeso.
Compreender seu grave problema.
Conscientizar-se que devemos voltar ao primeiro amor.
 
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Caro professor, todo ensino sistemáti­co da Bíblia (ortodoxia) requer de seus leitores uma ação concreta no caminho existencial da vida (ortopraxia). A igreja de Éfeso era poderosa nas Escrituras, mas atrofiada na prática do amor cristão. JESUS de Nazaré ensinou-nos que devemos ouvir e praticar a sua palavra. Então, seremos comparados ao homem que edificou a sua casa na rocha (Mt 7.24). Eis o nosso grande desafio: ouvir, aprender e agir segundo as Escrituras. Conclua a aula dizendo que "ortodoxia sem ortopraxia" é incompatível com o ensinamento das Escrituras. Use o esquema da página se­guinte para lhe auxiliar nessa afirmação.
 
ORTODOXIA
ORTOPRAXIA
Do gr. orthodoxos. Qualidade de uma de­claração doutrinária que se acha de acordo com o ensino no Antigo e no Novo Testa­mentos. Ortodoxia é, também, o conjunto de doutrinas provindas da Bíblia, e tidas como verdadeiras de conformidade com os credos, concílios e convenções da Igreja.
Do gr. orthopraxia. É o exercício prático, a partir de uma profunda reflexão teórica. É a ação feita após a apreensão de um conceito. No caso da fé cristã, é a ação executada segundo a doutrina bíblica (ou Ortodoxia) ensinada por JESUS de Nazaré.
 
 
 
RESUMO DA LIÇÃO 3, ÉFESO, A IGREJA DO AMOR ESQUECIDO
I. ÉFESO, UMA IGREJA SINGULAR
1. Paulo em Éfeso.
2. A solidez doutrinária de Éfeso.
3. Uma igreja de ministros excelentes.
II. O PROBLEMA DE ÉFESO
1. Um grave problema.
2. O primeiro amor.
3. Amnésia do amor.
III. VOLTANDO AO PRIMEIRO AMOR
Esquecer o primeiro amor é queda espiritual.
1. Rica em obras, pobre em amor.
2. Amar é a mais elevada das obras.
IV. LEMBRANDO SE DO PRIMEIRO AMOR
"Lembra-te, pois, de onde caíste, ...." (Ap 2.5).
1. Lembrar-se de onde caiu.
2. Voltar à prática das primeiras obras.
3. Amar a vinda de CRISTO.
 
SINOPSE DO TÓPICO (1) - A solidez doutrinária denotava a singularidade da igreja de Éfeso.
SINOPSE DO TÓPICO (2) - O grave problema de Éfeso era a amnésia do primeiro amor.
SINOPSE DO TÓPICO (3) - Embora rica em obras, a igreja de Éfeso se esqueceu de que amar é a mais elevada das obras.
SINOPSE DO TÓPICO (4) - Lembrar-se de onde caiu é o primeiro passo para se voltar ao primeiro amor.
 
AUXILIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsídio Teológico "Introdução às Sete Cartas
Igrejas são como pessoas. Não há duas iguais. Cada uma tem sua própria personalidade, forma e tamanho. Possuem suas próprias forças e fraquezas, vivendo também em lugares diferentes.
Isto acontecia no primeiro sécu­lo. JESUS endereçou-se às igrejas de Apocalipse 2 e 3, porque elas não eram iguais. Cada uma tinha sua identidade e personalidade.
Conseqüentemente, o que Je­sus tem a dizer a cada igreja é algo singular. Cada carta é feita sob me­dida; leva em conta as necessidades específicas, forças e fraquezas de cada congregação.
Cada carta segue um padrão comum.
I. O cenário. Em primeiro lu­gar, JESUS identifica cada igreja pela cidade em que se localiza.
II. O remetente. Cada carta tem uma descrição única de JESUS CRISTO, o remetente. Cada uma ajusta-se apropriadamente às ne­cessidades de cada igreja.
III. As virtudes. O Senhor elogia cada igreja - exceto Laodiceia - pelo serviço particular que lhe presta.
IV. O pecado. Cada igreja é admoestada, algumas vezes seve­ramente, por causa de seu com­promisso com o mundo. Há duas exceções, Esmirna e Filadélfia, as mais perseguidas" (LAWSON, Steven J. As Setes Igrejas do Apocalipse: O Alerta Final para o seu povo. 5.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.73,74).
 
VOCABULÁRIO
Amnésia: Perda parcial ou total da memória.
Denodadamente: Corajosa­mente, atrevidamente, valentemente.
Extenuante: Que extenua, exaure, debilita.
Enlevo: Sensação de arroubo, deleite.
Insta: Relativo a instar; pedir com insistência.
Afira: Relativo a aferir; examinar, avaliar.
 
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
ARRINCTON, French L; STRONS-TAD, Roger (Eds.;. Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento, l.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II - Subsídio Sociocultural "O Cenário da igreja de Éfeso".
Uma viagem à velha Éfeso era como ir hoje à Nova Iorque ou Los Angeles. Era uma próspera metrópole, a mais proeminente cidade da Ásia Menor. Localizada no Rio Caster, a três milhas do Mar Egeu, Éfeso era o maior centro comercial da Ásia. Aí, embarcavam-se as mercadorias através do Mediterrâneo, subindo o Caster, onde eram distribuídas ao mundo todo.
Éfeso ficava na encruzilhada do mundo. Aqui, entrelaçavam-se quatro grandes estradas, trazendo negociantes e mercadores das mais importantes províncias romanas. Os efésios, por isso, eram mui avançados culturalmente. Eram cosmopolitas nas artes, dramas e urbanização.
Éfeso era uma cidade livre. Por sua lealdade a Roma, estava autorizada a ter governo próprio. Nela, não havia guarnição romana. Nenhuma opressão pairava sobre a cidade. Era imune à influência e à tirania romanas.
Éfeso era também o centro do paganismo. Uma das sete maravilhas do velho mundo está ali - o templo de Diana. Lugar de intensa idolatria, o templo era tão extenso quanto dois campos de futebol. Nele, floresciam a prostituição, as bebedeiras e as orgias. Não admira que tantos negócios viessem ao templo de Diana.
No templo, criminosos achavam asilo. Era um céu para o perverso. Com suas prostitutas, eunucos, dançarinas e cantores, era o esgoto da iniqüidade. Mas no meio dessa cidade, DEUS plantara uma próspera igreja. É melhor desempenhar uma missão nas portas do inferno do que pregar ao coral dos anjos. DEUS sempre constrói sua Igreja onde as circunstâncias parecem menos favoráveis. Esta é a graça de DEUS.
O Remetente
Para esta igreja, localizada em meio à tamanha idolatria e imoralidade, JESUS identifica-se da seguinte maneira:
Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:... (Ap 2.1)
O Remetente não é nominado. Mas, obviamente, trata-se de JESUS CRISTO. Ele é o mesmo que se revelara a João na estrondosa visão de Patmos. É o próprio Senhor ditando e elaborando a carta.
JESUS dirige a carta ao anjo da igreja. A palavra anjo significa mensageiro. Refere-se ao que tem como ministério primordial levar a mensagem à congregação. Hoje, o chamaríamos de pastor ou ancião. “É através dele que esta mensagem é trazida à igreja” (LAWSON, StevenJ. As Setes Igrejas do Apocalipse: O Alerta Final para o seu povo. 5.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.79,80).
 
 
QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 3, ÉFESO, A IGREJA DO AMOR ESQUECIDO
Responda conforme a revista da CPAD do 2º Trimestre de 2012
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas.
 
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"Lembra-te, pois, de onde ______________________, e arrepende-te, e pratica as __________________________ obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu ____________________, se não te arrependeres" (Ap 2.5).
 
VERDADE PRATICA
2- Complete:
Se não voltarmos urgentemente ao _________________________ amor, jamais viveremos o ___________________________ de um grande e poderoso ________________________________.
 
INTRODUÇÃO
3- Por que a igreja em Éfeso se destacou como uma referência em toda Ásia Menor?
(    ) Se destacou pela demonstração do primeiro amor que manteve até hoje.
(    ) Porque não havia igreja mais obreira, dinâmica e ortodoxa do que a de Éfeso.
(    ) O seu preparo teológico era tão sólido, que o seu pastor capacitara-se, inclusive, a confrontar os que se diziam apóstolos.
(    ) Éfeso era a igreja apologética por excelência.
(    ) Ela destacava-se também por seu testemunho, esforço e extenuante labor pela expansão do Reino de DEUS.
(    ) Até o próprio CRISTO elogiou os efésios.
 
I. ÉFESO, UMA IGREJA SINGULAR
4- Quando o evangelho chegou a Éfeso, quando floresceu e o que aconteceu nesse período?
(    ) Chegou a mais notável metrópole da Ásia Menor, durante a primeira viagem missionária de Paulo.
(    ) Chegou a mais notável metrópole da Ásia Menor, durante a segunda viagem missionária de Paulo.
(    ) A igreja só viria a florescer entre os efésios a partir da terceira viagem do apóstolo.
(    ) A chegada do Reino de DEUS à cidade foi acompanhada por um grande avivamento.
(    ) Houve batismos com o ESPÍRITO SANTO, curas divinas e não poucas conversões.
 
5- A solidez doutrinária da igreja em Éfeso era conhecida e o seu preparo bíblico e teológico era singular. Por que?
(    ) A igreja de Éfeso tivera o privilégio de ter como pastor, durante três anos, o maior teólogo do Cristianismo.
(    ) Durante esse tempo, Pedro lhe expôs todo o conselho de DEUS.
(    ) Durante esse tempo, Paulo lhe expôs todo o conselho de DEUS.
(    ) Pode haver um curso bíblico mais completo? E a epístola que o apóstolo lhes enviou? Aqueles cristãos doutoraram-se na Palavra de DEUS.
 
6- Na igreja em Éfeso, quais obreiros a dirigiram e se destacaram como ministros excelentes?
(    ) Paulo.
(    ) Timóteo.
(    ) Pedro.
(    ) Tíquico.
(    ) João, o discípulo amado.
 
II. O PROBLEMA DE ÉFESO
7- Qual o grave problema da igreja em Éfeso?
(    ) Apesar de ser pastoreada pelo apóstolo da paz, como veio a esquecer-se, justamente, do primeiro amor?
(    ) A sua lua de mel com o Senhor JESUS havia chegado ao fim. E ela não o percebera.
(    ) Já não se lembrava do amor — primeiro e belo — que dedicara ao Cordeiro de DEUS.
(    ) Apesar de ser pastoreada pelo discípulo do amor, como veio a esquecer-se, justamente, do primeiro amor?
 
8- Apesar de não sabermos como definir o primeiro amor, mas poder senti-lo, o que poderia ser o primeiro amor?
(    ) É a alegria da salvação que o salmista temia perder.
(    ) É, uma alegria que nos impulsiona a declarar toda a nossa afeição a DEUS: "Amo o Senhor".
(    ) O primeiro amor é o enlevo que, no início, fez com que os efésios vivessem nas regiões celestiais em CRISTO JESUS.
(    ) A falta do primeiro amor é o motivo que, no início, fez com que os efésios vivessem nas regiões celestiais em CRISTO JESUS.
(    ) O primeiro amor é também a disposição que leva o obreiro a semear, num misto de lágrimas e júbilo, a preciosa semente do Evangelho.
 
9- Como pode ocorrer a amnésia do amor? Sendo o primeiro amor tão sublime e inefável, pode alguém vir a esquecê-lo? Complete:
Apesar de Éfeso ainda entregar-se denodadamente à _____________________ de DEUS, não mais se entregava ________________________________ ao DEUS da obra. Embora teológica e biblicamente ortodoxa, já não conservava o ________________________ daquele sentimento que, um dia, fez a Sulamita __________________________ pelo esposo: "Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele se alimenta entre os lírios" (Ct 6.3). Era-lhe, __________________________, pois, voltar ao primeiro amor.
 
III. VOLTANDO AO PRIMEIRO AMOR
10- Em que implica esquecer o primeiro amor? Complete:
Esquecer o primeiro amor não é incidente teológico, é __________________________ espiritual. Semelhante pecado demanda contrição e _______________________________. Por isso, o Senhor JESUS insta, junto ao pastor em Éfeso, a que volte de ________________________________ ao primeiro amor.
 
11- Por que a igreja em Éfeso era rica em obras, pobre em amor?
(    ) A igreja em Éfeso ainda se lembrava do primeiro amor, Éfeso ainda era rica em obras de amor a DEUS.
(    ) Apesar de já não se lembrar do primeiro amor, Éfeso ainda era rica em obras.
(    ) O próprio CRISTO realçou-lhe esta característica.
(    ) A igreja em Éfeso já não praticava as obras que a haviam distinguido no início da fé: o amor que santificara ao Senhor JESUS.
(    ) A igreja em Éfeso era rica em obras e paupérrima em amor.
 
12- Complete:
Se as obras sem a _______________________ nada são, o que delas resta sem o ___________________________? Até mesmo o auto-sacrifício sem amor ________________________ é, conforme destaca o apóstolo Paulo: "E ainda que distribuísse toda a minha _____________________________ para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser __________________________, e não tivesse amor, nada disso me _______________________________" (1 Co 1 3.3).
 
13- Por que amar é a mais elevada das obras? O que muitos crentes estão amando? Cite um exemplo de um profeta que realmente amava a DEUS.
(    ) Os crentes de Éfeso sempre amaram somente a DEUS e não às suas bênçãos.
(    ) Não há obra tão elevada como amar a DEUS: "Amarás, pois, o SENHOR, teu DEUS, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder."
(    ) Há crentes que se limitam a amar as bênçãos.
(    ) Há crentes que, mesmo sem as bênçãos, amam o abençoador. Que belo exemplo temos em Habacuque.
 
IV. LEMBRANDO-SE DO PRIMEIRO AMOR
14- Como voltar ao primeiro amor?
(    ) A resposta vem do próprio CRISTO: "Lembra-te, pois, de onde saíste, e volta-te para as segundas obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres"
(    ) A resposta vem do próprio CRISTO: "Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres"(    ) A resposta vem do próprio CRISTO: "Lembra-te, pois, porque caíste, e arrepende-te, e continua praticando as obras atuais; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres"
 
15- O que significa "lembrar-se de onde caiu"?
(    ) A Bíblia exorta-nos a lembrar-nos de DEUS, porque Ele jamais se esquece de nós.
(    ) Significa lembrar-se de um pecado que se cometeu, mas que não leva a perder a salvação.
(    ) O cristão, infelizmente, corre o risco de esquecer-se daquEle que se esquece somente de nossos pecados.
(    ) Se não formos diligentes, corremos o risco de não mais nos lembrarmos daquele amigo que é mais chegado que um irmão.
 
16- O que significa "voltar à prática das primeiras obras"?
(    ) Toda obra que se faz para DEUS é completa e perfeita, mesmo que seja sem o amor.
(    ) Se Éfeso já era rica nas segundas obras, por que voltar à prática das primeiras?
(    ) Nenhuma obra é completa e perfeita sem o amor.
 
17- Veja se você ainda ama o CRISTO como Ele tem de ser amado. Será necessário que o próprio Senhor pergunte-lhe: "Amas-me mais do que estes?" (Jo 21.15). Complete:
Se não _____________________________ a CRISTO o primeiro amor, como haveremos de ansiar por sua ___________________________? Talvez, o anjo de Éfeso (pastor) já não almejasse o ________________________ do Senhor. O ativismo acabara por matar-lhe o primeiro amor e o __________________________ também. Era-Ihe urgente e necessário, pois, não somente amar a CRISTO como antes, como também amar-lhe a ___________________________ como nunca.
 
18- De que maneira devemos amar a vinda de CRISTO? Complete:
Assim como o CRISTO ama a _________________________ e suspira por sua chegada aos céus, também devemos nós, como o seu corpo ______________________, almejar por sua vinda: "Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua __________________________" (2 Tm 4,8). Você realmente ama a vinda de CRISTO? Em __________________________ Ele voltará. Amém. Ora vem Senhor JESUS!
 
CONCLUSÃO
19- Complete:
Sem amor não pode haver __________________________________. Sua base é o amor primeiro e belo do início de nossa ______________________. Um amor que jamais deve morrer, mas renovar-se a cada manhã. Se você já não ama a CRISTO como antes, __________________________________-se desse pecado grave e evite que as conseqüências se agravem. Voltar ao primeiro amor não significa voltar à imaturidade espiritual, mas ao _______________________________ do início de nossa fé. Lembre-se de onde caiu. Volte imediatamente ao primeiro amor. Rogue ao Pai que o ___________________________________ à sala do banquete, onde o Noivo está à nossa espera: "Levou-me à sala do banquete, e o seu estandarte em mim era o amor" (Ct 2.4).
 
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
 
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
BANCROFT, E. H. Teologia Elementar. São Paulo, IBR, 1975.
CEGALLA, D. P. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1977.
BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Edição contemporânea. São Paulo, Vida, 1994.
McNAIR, S. E. A Bíblia Explicada. Rio de Janeiro, CPAD, 1994.
Espada Cortante 1 e 2 - Orlando S. Boyer - CPAD - Rio de Janeiro - RJ
CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. 5. ed. São Paulo: Hagnos, 2001. v. 1
VOS, Howard F.; REA, John. Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
VINE, W. E.; UNGER, Merril F.; WHITE JR, William. Dicionário Vine. 2. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
GILBERTO, Antonio. A BÍBLIA Através dos Séculos. Rio de Janeiro: CPAD, 1987. HORTON, Stanley. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
Benjamin F. GUTIÉRREZ e Leonildo S. CAMPOS, Na força do ESPÍRITO, p. 286.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD
Introdução e Comentários de Francis I.Andersen - Sociedade Religiosa Edições Vida Nova - S.Paulo - SP
Mateus, introdução e comentário - Série cultura bíblica - R. V. G. Tasker - Editora: Vida Nova
Apocalipse - Versículo por Versículo Autor: Severino Pedro da Silva Editora: CPAD Ano: 2002
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/imagens_do_apocalipse.htm
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao1-vemofim-ofimvemadoutrinadasultimascoisas.htm
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao6-dlld-deuscomandafuturo.htm
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao13-mii-3tr11-aplenitudedoreinodedeus.htm
Estudos no Livro de APOCALIPSE - Hernandes Dias Lopes
 
 

LIÇÃO 4, ESMIRNA, A IGREJA CONFESSANTE E MÁRTIR



LIÇÃO 4, ESMIRNA, A IGREJA CONFESSANTE E MÁRTIR
Lições Bíblicas do 2º Trimestre de 2012 - CPAD - Jovens e Adultos
“As Sete Cartas do Apocalipse — A mensagem Final de CRISTO à Igreja”.
Comentários da revista da CPAD: Pr. Claudionor Correa de Andrade
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
QUESTIONÁRIO
 
 
TEXTO ÁUREO 
"Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida" (Ap 2.10c).
 
 
VERDADE PRÁTICA 
Nada poderá calar a Igreja de CRISTO, nem a própria morte.
 
 
LEITURA DIÁRIA 
Segunda - Êx 1.1-22 A perseguição de Israel no Egito
Terça - Êx 17.8-16 A perseguição de Israel no deserto
Quarta - Et 3.1-15 A perseguição de Israel no Império Persa
Quinta - At 8.1-3 A Igreja é perseguida em Jerusalém
Sexta - Ap 2.8-11 A Igreja é perseguida no mundo romano
Sábado - Ap 7.9-17 A Igreja será perseguida no final dos tempos
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE- Apocalipse 2.8-11
8 E ao anjo da igreja que está em Esmirna escreve: Isto diz o Primeiro e o Último, que foi morto e reviveu: 9 Eu sei as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus e não o são, mas são a sinagoga de Satanás. 10 Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. 11 Quem tem ouvidos ouça o que o ESPÍRITO diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
 
POBREZA. Pobreza (gr. ptocheia) significa "que não possui nada". A pobreza dos cristãos em Esmirna era geral; economicamente, não tinham recursos, mas JESUS diz que eram ricos espiritualmente. Note o contraste com a igreja de Laodicéia, que tinha grandes riquezas materiais, mas espiritualmente era desgraçada, miserável e pobre (3.17; cf. Mt 6.20; 2 Co 6.10; Tg 2.5).
SEGUNDA MORTE. Trata-se do castigo eterno, o lago de fogo (cf. 20.6,14; 21.8), do qual somente o vencedor fiel escapará (ver v. 7).
Apocalipse 20.6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de DEUS e de CRISTO e reinarão com ele mil anos. 
14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
Apocalipse 21.8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.
LAGO DE FOGO. A Bíblia descreve um quadro terrível do destino dos perdidos.
(1) Fala de "tribulação e angústia" (Rm 2.9), "pranto e ranger de dentes" (Mt 22.13; 25.30), "eterna perdição" (2 Ts 1.9) e "fornalha de fogo" (Mt 13.42,50). Fala das "cadeias da escuridão" (2 Pe 2.4), do "tormento eterno" (Mt 25.46), de um "inferno" e de um "fogo que nunca se apaga" (Mc 9.43), de um "ardente lago de fogo e de enxofre" (19.20) e onde "a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso, nem de dia nem de noite" (14.11). Realmente, "horrenda coisa é cair nas mãos de DEUS vivo" (Hb 10.31); "bom seria para esse homem se não houvera nascido" (Mt 26.24; ver também Mt 10.28).
(2) Os crentes do NT tinham nítida consciência do destino de quem vive no pecado. Por essa razão eles pregavam com lágrimas (ver Mc 9.24; At 20.19) e defendiam a Palavra infalível de DEUS e o evangelho da salvação contra todas as distorções e as falsas doutrinas (ver Fp 1.17; 2 Tm 1.14).
(3) O sinistro fato do castigo eterno para os ímpios é a maior razão para levar o evangelho a todo o mundo, e fazer o máximo possível para persuadir as pessoas a arrependerem-se e a aceitarem a CRISTO antes que seja tarde demais (ver Jo 3.16)

Apocalipse 21.8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.
QUANTO AOS TÍMIDOS, E AOS INCRÉDULOS. DEUS menciona oito classes de pessoas que terão sua parte no lago que arde com fogo e enxofre.
(1) Os "tímidos" são os que temem a desaprovação e as ameaças do povo a ponto de darem menos valor à lealdade a CRISTO e à verdade da sua Palavra. Sua segurança e status pessoais em relação aos outros valem mais para eles do que a fidelidade a CRISTO. Entre os tais, estão os crentes acomodados que desistem da luta espiritual e se deixam vencer (cf. Mc 8.35; 1 Ts 2.4; 2 Tm 2.12,13).
(2) Entre os "incrédulos" estão incluídos os que já foram crentes em CRISTO, mas que foram vencidos por vários pecados como os já citados. Ser crente em CRISTO e viver praticando tais iniqüidades é uma abominação para DEUS.
(3) Há igrejas, hoje, anunciando que é possível alguém ser a um só tempo verdadeiro filho de DEUS e também imoral, mentiroso, adúltero, homossexual e homicida. Tais pessoas contradizem as claras palavras de DEUS, aqui registradas (cf. 1 Co 6.9,10; Gl 5.19-21; Ef 5.5-7).
 
 
SEGUNDA CARTA: À IGREJA DE ESMIRNA  (Apocalipse - Versículo por Versículo Autor: Severino Pedro da Silva Editora: CPAD Ano: 2002).
 
8. “E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu”.
I. “...ao anjo da igreja”. Podemos ver neste versículo, uma referência a pessoa de Policarpo; esse pastor nasceu em (69 d. C.), e morreu em (159 d. C.). O Dr. Russell Norman, diz que a etimologia do nome “Policarpo” significa “muito forte” ou “frutífero”. Policarpo foi discípulo pessoal do Apóstolo João, homem muito consagrado, foi o “principal pastor” da igreja de Esmirna durante o exílio do Apóstolo em Patmos. “A narrativa de seu martírio é narrado por Eusébio, em sua História Eclesiástica iv 15 e em Mart. Polyc. caps. 12 e 13, págs. 1037 e 1042. Foi levado à arena, lugar dos jogos olímpicos, um dos maiores teatros abertos da Ásia Menor, parte da qual construção permanece de pé até hoje”. Policarpo, deve ser realmente, o “anjo” do texto em foco, pois as evidências assim o declara (cf. Ec 7.27).
1. ESMIRNA. O nome “Esmirna” significa “mirra”, a palavra usada três vezes nos Evangelhos (Mateus 2.11; Marcos 15.23; João 19.39). De acordo com H. Lockyer, “O nome descreve bem a igreja perseguida até a morte, embalsamada nos perfumes prévios de seu sofrimento, tal como foi a igreja de Esmirna. Foi a igreja da mirra ou amargura; entretanto, foi agradável e preciosa para o Senhor”. Esmirna também é famosa por ser a terra natal de Homero (o poeta cego da mitologia grega) e como lar de Policarpo (bispo de Esmirna).
Situação Geográfica: esta cidade encrava-se no pequeno continente da Ásia Menor. Em 1970, Esmirna já contava com cerca de 63000 habitantes e é, atualmente, a principal cidade turca, denominada Izmir. Os muçulmanos chamam-na “Izmir e infiel”. O Rio Meles, famoso na literatura, também era adorado em Esmirna. Próximo à nascente desse rio ficava a caverna onde, dizem, Homero compunha seus poemas. Com a conquista do Oriente pelos romanos, Esmirna, passou a fazer parte da província romana da Ásia. A cidade de Esmirna, cujo nome significa: “mirra”, caracterizou-se pela forte oposição e resistência ao cristianismo no primeiro século da nossa era. A igreja local originou-se da grande colônia judaica ali estabelecida. Em Esmirna, no ano (159 d. C.), Policarpo, seu bispo, foi martirizado.
2. Isto diz o primeiro e o último. Já tivemos oportunidade de encontrar este título aplicado a pessoa de CRISTO em Ap 1.16, onde o mesmo é amplamente comentado e ilustrado pelo nosso alfabeto português. “CRISTO é o primeiro” quanto ao tempo e à importância. Ele é a fonte originária de toda e qualquer vida, seu princípio mesmo. O fato de que CRISTO é o “princípio”, equivale à declaração de que Ele é o “Alfa”. E o fato de ser o “Último” equivale a ser o “Ômega”. Ele é o Princípio e o Fim, O Primeiro e o Último, o “a” e o “z”; nós nos encontramos no meio. Mas CRISTO continua a existir! Na qualidade de ser Ele o “último”, pode-se dizer o seguinte sobre CRISTO (a) Ele é a razão mesmo da existência; (b) Ele é o princípio da vida após a morte; (c) Ele é o alvo de toda a existência, o Ômega.
 
9. “Eu sei as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás”.
I. “...Eu sei as tuas obras”. O Senhor JESUS, não só conhecia as “obras” desta igreja fiel, mas, de um modo especial a sua “tribulação”. No grego clássico, tribulação, é “thlipsis”, significa “pressão”, derivado de “thlibo”, que tem o sentido geral de “pressionar”, “afligir”, etc. Nas páginas do Novo Testamento, em sentido comum (com exceção da palavra designada para um período de sete anos) tem o sentido de “perseguição” deflagrada, por aqueles que são aqui na terra inimigos do povo de DEUS (cf. At 14.22).
1. E pobreza. O leitor deve observar o contraste que existia entre o “anjo” (pastor) da igreja de Esmirna, e o da igreja de Laodicéia (3.17). Cumpre-se aqui, portanto, um provérbio oriental que diz: “Aos olhos de DEUS, existem homens ricos que são pobres e homens pobres que são ricos’. O sábio Salomão declara em Pv 13.7: “Há quem se faça rico (o pastor de Laodicéia), não tendo coisa nenhuma, e quem se faça pobre (o pastor de Esmirna), tendo grande riqueza”. O Dr. Champrin observa quem aqueles crentes (de Esmirna) eram pobres, mas não porque não trabalhassem – sendo essa a causa mais comum da pobreza de modo geral, mas devido às perseguições que sofriam. Suas propriedades e bens foram confiscados pelo poderio romano, e além de tudo esses servos de DEUS, ainda sofriam encarceramento. Porém, está, declarado no presente texto, que eles eram ricos. Em que? Nas riquezas espirituais. Eles eram de fato ricos: nas obras, na fé, na oração, no amor não fingido, na leitura da Palavra de DEUS, (à maneira de seus dias). Estas coisas diante de DEUS: São as riquezas da alma! (Mt 6.20; 1Tm 6.17-19).
2. A blasfêmia dos que se dizem judeus. O Apóstolo Paulo escrevendo aos romanos diz: “...nem todos os que são de Israel são israelitas” (Rm 9.6b). “...não é judeu o que é exteriormente...” (Rm 2.28). Esses falso judeus, procuravam firmar sua origem no Patriarca Abraão, a exemplo dos demais, perseguiam a igreja sofredora da cidade de Esmirna na Ásia Menor (cf. At 14.2, 19, etc). Atualmente, o nome “Esmirna” no campo profético, representa a igreja subterrânea que sofre por amor a CRISTO nos países da Cortina de Ferro.
 
10. “Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.
I. “...Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão”. A oposição do grande inimigo de DEUS e dos homens conforme mencionado no registro que João faz das sete igrejas jamais cessou. Satanás é citado num total de oito vezes no Apocalipse e cinco destas relacionam-se com as igrejas (6 vezes se incluirmos o termo “diabo” visto no presente texto). A “prisão” do versículo em foco, não se refere a uma “prisão” espiritual como tem sido interpretado por alguns estudiosos (cf. Lc 13.16), mas sim literal. “As perseguições promovidas pelos romanos àquela igreja, com a ajuda dos judeus (os que se dizem), foram obras de Satanás. Sob alegação de que os cristãos de Esmirna estavam “traindo” o imperador, houve um encarceramento em massa, e a seguir o imperador ordenou o martírio de muitos daqueles”. Em uma só catacumba de Roma foram encontrados os remanescentes ósseos de cento e setenta e quatro mil cristãos, calculadamente.
1. Tereis uma tribulação de dez dias. Os “dez dias” do presente texto, tem referência “histórica”, no primeiro caso, e profética no segundo. A Igreja sofreu “dez perseguições” distintas, desde o reinado do imperador Nero até ao de Diocleciano. “As dez grandes perseguições podem ser relacionadas desta forma: (a) Sob Nero: 64-68 d. C. (b) Sob Dominiciano: 68-96 d. C. (c) Sob Trajano: 104-117 d. C. (d) Sob Aurélio: 161-180 d. C. (e) Sob Severo: 200-211 d. C. (f) Sob Máximo: 235-237 d. C. (g) Sob Décio: 250-253 d. C. (h) Sob Valeriano: 257-260 d. C. (i) Sob Aureliano: 270-275 d. C. (j) Sob Diocleciano: 303-312 d. C. Durante esse tempo, a matança de cristãos foi tremenda. No campo profético as perseguições desencadeadas por Diocleciano perduraram dez anos (cf. Nm 14.34 e Ez 4.6).
 
11. “Quem tem ouvidos, ouça o que o ESPÍRITO diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte”.
I. “...Quem tem ouvidos, ouça!”. Ora, por nada menos de sete vezes nos evangelhos, e por oito vezes neste livro do Apocalipse: sete vezes para essas igrejas reboa aquela chamada vital, aberta e particular, para quem quiser ter ouvidos abertos: “Quem tem ouvidos, que ouça!!!”.
1. O Mis. Orlando Boyer, diz que CRISTO glorificado apresenta-se às sete igrejas em símbolos, partido e distribuído conforme as suas necessidades: (a) Para a igreja Ortodoxa e sempre em Éfeso, CRISTO é Aquele que tem as sete igrejas na destra, isto é, que lhe sustenta a obra. 1.20 e 2.1; (b) À igreja atribulada em Esmirna, na véspera do tempo de martírio, JESUS apresenta-se como Aquele que havia experimentado a perseguição, até a morte e havia vencido. 1.17, 18 e 2.8; (c) À igreja descuidada de Pérgamo, CRISTO glorificado é Quem maneja a Espada, dividindo a igreja do mundo. 1.16 e 2.12; (d) Para a igreja que declinava, Tiatira, CRISTO é Juiz com olhos como chamas de fogo. 1.14 e 2.18; (e) Para a igreja morta, Sardes, JESUS tem os sete Espíritos de DEUS e pode ressuscitar os crentes da morte para a vida. 3.1; (f) A igreja missionária, Filadélfia, CRISTO é Quem quer abrir a porta: da evangelização. 3.7; (g) Para a igreja morna, Laodicéia, CRISTO é a fiel e verdadeira testemunha tirando da igreja a máscara da satisfação em si mesma. 3.14
2. O dano da segunda morte. Somente no livro do Apocalipse se encontra a presente expressão: “A segunda morte”. Ela será destinada aos “vencidos”, mas nenhum poder terá sobre os “vencedores”. A segunda morte é a morte eterna. A frase aparece aqui (e em Ap 20.6, 14 e 21.18), onde o destino dos perdidos é descrito em termos de um lago de fogo e enxofre. Durante sua vida terrena, CRISTO fez uma promessa, dizendo: “As portas do inferno (as forças do mal)” não teriam nenhum poder sobre a sua Igreja (Mt 16.18); esta promessa de CRISTO é presente e escatológica: agora, e na eternidade!.
 
 
Anjo da Igreja - Líder, pastor, ancião, bispo, etc... Provavelmente, nesta época, seu pastor fosse o bispo Policarpo que foi assassiando por não negar o nome de seu Senhor e Salvador - JESUS CRISTO.
Esmirna - A IGREJA DE ESMIRNA - A IGREJA PERSEGUIDA (100 - 312 D.C)
A cidade de Esmirna foi fundada em cerca de 3 a.C. por Alexandre Magno. A cidade era considerada o centro comercial da Ásia menor e se situava como ponto estratégico da rota direta de todo comércio que fluía entre Roma, Pérsia e Índia. Portanto, a cidade era considerada muito rica na época em que sua igreja é citada no livro de Apocalipse.
 
PERFIL DA IGREJA DE ESMIRNA
Historicamente falando, pouco se sabe sobre a Igreja de Esmirna, mas o que se sabe ao certo é que foi uma igreja que permaneceu fiel em meio à perseguição implacável dos imperadores romanos.
Comparando a igreja de Esmirna com os períodos históricos pelos quais passou a igreja de JESUS CRISTO, ela corresponde ao período de 100 a 312 d.C. (clique aqui para detalhes), quando sofreu intensa perseguição dos imperadores romanos que tinham o objetivo de banir o Cristianismo da face da terra. Foi talvez a maior perseguição sofrida pela Igreja de JESUS CRISTO até os dias de hoje. Atribui-se, então, à igreja de Esmirna o título de igreja perseguida.
Revela-se aqui, a primeira estratégia de Satanás para freiar e destruir o Cristianismo: a perseguição. No período de 30 d.C. a 100 d.C., vimos através da igreja apostólica, representada pela igreja de Éfeso, que ela era eficiente: pregou o evangelho por toda a Ásia, era fiel a CRISTO. Os membros amavam mais a CRISTO do que suas próprias vidas - uma lição para a igreja atual!
Porém, Satanás aprendeu que quanto mais perseguia a igreja, mais ela crescia! Portanto, a estratégia da perseguição falhou, de início. Veremos, no estudo sobre a igreja de Pérgamo, que Satanás muda sua estratégia e infelizmente dá um golpe de mestre no Cristianismo: ele contamina a igreja Cristã, através do imperador Constantino, que se declarou cristão, mas fundiu as religiões politeístas (vários deuses) greco-romanas com o Cristianismo.
Tamanha era a perseguição sofrida no período representado pela igreja de Esmirna que a Igreja de JESUS CRISTO sofreu oito dos dez períodos de perseguição por parte dos imperadores romanos. A tabela abaixo mostra que, fora os imperadores Nero e Domiciano, todos os outros perseguiram a Igreja de JESUS CRISTO entre 100 e 312 d.C:
 
Nero
54-68 d.C.
Decapitou Paulo e crucificou Pedro
Domiciano
81-96 d.C
Exilou João na ilha de Patmos
Trajano
98-117 d.C.
 
Marco Aurélio
161-180 d.C.
 
Severo
193-211 d.C.
 
Maximino
235-238 d.C.
 
Décio
249-251 d.C.
 
Valeriano
253-260 d.C.
 
Aureliano
270-275 d.C.
 
Diocleciano
284-305 d.C.
 Por 10 anos perseguiu a Igreja
Fonte: Apocalipsis sin velo. Autor: Tim Lahaye. Editorial Vida, 2000.
 
Apenas para se ter uma idéia de como Satanás usava os imperadores para matar cristãos, citaremos algumas atrocidades cometidas no período:
Nero fazia "cristãos-tocha", ou seja, amarrava cristãos em mastros no jardim de seu palácio e os queimava vivos em público
A maioria dos imperadores levaram centenas de cristãos à arena do anfiteatro de Roma para serem devorados por leões, o que era visto pela cidade toda como platéia
Diocleciano foi considerado o maior opositor do cristianismo. Ele assinou um decreto para se eliminar as escrituras bíblicas da face da terra. Muitas cidades faziam cerimônias públicas para incineração das primeiras Bíblias
Alguns dos imperadores queimavam cristãos em fogueiras
Outros eram ainda mais sanguinários: cubriam cristãos com peles de animais e os lançavam aos cães selvagens, que os devoravam até a morte.
 
Primeiro e o Último.
Pode haver somente um Primeiro e Último. As escrituras nos mostram isto. DEUS é o Primeiro e o Último:
"Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há DEUS."
Isaías 44:06
"Escuta-me, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último."
Isaías 48:12
Agora observe os seguintes versículos que afirmam que JESUS é o Primeiro e o Último:
"Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto e reviveu:"
Apocalipse 2:8
"Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último."
Apocalipse 1:17
Esta é uma prova incontestável da Triunidade de DEUS. Não pode haver dois primeiros, nem dois últimos. Há somente um primeiro e último! 
 
Morreu e reviveu - O único que morreu e reviveu para sempre, subindo ao céu, onde está a direita do PAI.
"Por que a ressurreição de JESUS CRISTO é tão importante?"
Resposta: A ressurreição de CRISTO é importante por vários motivos. Primeiro, é um testemunho do imenso poder de DEUS. Acreditar na ressurreição é acreditar em DEUS. Se DEUS realmente existe, e se Ele criou o universo e tem poder sobre o mesmo, então Ele tem poder de ressuscitar os mortos. Se Ele não tem tal poder, Ele não é um DEUS digno de nossa fé e louvor. Apenas Aquele que criou a vida pode ressuscitá-la depois da morte; só Ele pode reverter o horror que a morte é, e só Ele pode remover o aguilhão que é a morte e a vitória que pertence ao túmulo. Ao ressuscitar CRISTO dos mortos, DEUS nos faz lembrar de Sua absoluta soberania sobre a morte e vida.
 Segundo, a ressurreição de JESUS é um testemunho da ressurreição de seres humanos, que é uma doutrina básica da fé Cristã. Ao contrário de outras religiões, o Cristianismo possui um fundador que transcende a morte e promete que os Seus seguidores farão o mesmo. Todas as outras (falsas) religiões foram fundadas por homens e profetas cujo fim foi o túmulo. Como Cristãos, podemos nos confortar com o fato de que DEUS Se tornou homem, morreu pelos nossos pecados, foi morto e ressuscitou no terceiro dia. O túmulo não podia segurá-lO. Ele vive hoje e se senta à direita do Pai no Céu. A igreja viva tem um Cabeça vivo!
Em 1 Coríntios 15, Paulo explica em detalhe a importância da ressurreição de CRISTO. Alguns em Corinto não acreditavam na ressurreição dos mortos, e nesse capítulo Paulo lista seis consequências desastrosas se a ressurreição nunca tivesse ocorrido: 1) pregar sobre CRISTO seria em vão (v.14); 2) fé em CRISTO seria em vão (v.14); 3) todas as testemunhas e pregadores da ressurreição seriam mentirosos (v.15); 4) ninguém poderia ser redimido do pecado (v.17); 5) todos os Cristãos que dormiam teriam perecido (v.18); e 6) Cristãos seriam os mais infelizes de todos os homens (v.19). Mas CRISTO realmente ressuscitou dos mortos e é “as primícias dos que dormem” (v.20), assegurando-nos de que vamos segui-lO na ressurreição.
 
INTERAÇÃO
Ao iniciarmos o estudo da igreja de Esmirna deparamo-nos com um paradoxo: a cidade era rica e opulenta, mas a igreja era pobre e padecia das mais sórdidas calúnias e perseguições. Diferentemente da igreja de Laodiceia, Esmirna era pobre materialmente, mas rica espiritualmente ("Mas tu és rico," - v.9). Era blasfemada e perseguida pelos que se diziam judeus, mas apreciada e elogiada pelo Rei dos judeus. A partir dessa igreja, JESUS de Nazaré nos ensina que as aparências podem enganar. Enquanto muitos, pela opulência exalada, pensam estar de pé aos olhos do mundo (mas não passam de caídos aos olhos divinos); outros, pela humildade e padecimento, estão em pé aos olhos de DEUS.  
 
OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Identificar as principais características da igreja de Esmirna (confessante e mártir).  
Descrever como JESUS se apresentou à igreja de Esmirna. 
Saber as condições da cidade de Esmirna. 
 
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA 
Professor, a lição deste domingo ensina como a igreja de CRISTO deve se portar num contexto social e econômico distinto do dela. Para introduzir o tópico III, explique o paradoxo que pode existir entre duas igrejas que servem ao mesmo Senhor. Use o auxílio do esquema abaixo. Fale que mesmo tendo opulência, poder político e econômico, não significa que esta  agrade ao Senhor. Conclua dizendo que à Esmirna o Senhor disse: "Não temas". Mas de CRISTO, Laodiceia ouviu: "Tu estás pobre, cega e nua". 
 
 
RESUMO DA LIÇÃO 4, ESMIRNA, A IGREJA CONFESSANTE E MÁRTIR
I. ESMIRNA, UMA IGREJA MÁRTIR
1. Esmirna, uma cidade soberba.
2. A igreja em Esmirna.
3. Esmirna, confessante e mártir.
II.APRESENTAÇÃO DO MISSIVISTA 
1. O Primeiro e o Último.
2. Esteve morto e tornou a viver (Ap 2.8).
III. AS CONDIÇÕES DA IGREJA EM ESMIRNA 
1. Tribulação (Ap 2.9).
2. Pobreza.
3. Ataques dos falsos crentes.
4. Os crentes em prisão.
 
SINÓPSE DO TÓPICO (1) - A natureza da igreja de Esmirna era ser confessante e mártir. Professando CRISTO, estava disposta a testemunhá-lo até a morte.  
SINÓPSE DO TÓPICO (2) - JESUS CRISTO apresentou-se à igreja de Esmirna como o Primeiro e o Último; o que esteve Morto e Reviveu.  
SINÓPSE DO TÓPICO (3) - As condições humanas da igreja de Esmirna eram de tribulação, pobreza material e ataques caluniosos de falsos crentes. 
 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsídio Teológico
"Os Vencedores Não Sofrerão o Dano da Segunda Morte (Ap 2.11)
'Quem tem ouvidos, ouça o que o ESPÍRITO diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte'.
Ao concluir esta carta, o ESPÍRITO relembra a todas as igrejas de que há alguma coisa pior do que a morte física. Há a 'segunda morte', a separação final (Ap 20.11-15; 21.8). Esta morte implica numa eterna separação do plano, promessas, amor, misericórdia e graça de DEUS. Fé, ou confiança, em DEUS, não mais existirão; a salvação será impossível, e ninguém esperará por mudanças no futuro. A comunhão com DEUS será para sempre perdida.
Por outro lado, os que são vitoriosos à medida que habitam no amor de CRISTO pela fé, nunca terão medo da segunda morte, pois DEUS tem lhes reservado um lugar na Nova Jerusalém, no novo céu e na nova terra.
A implicação contida nesse versículo é que, se alguém não for vitorioso, sofrerá a segunda morte, no lago de fogo. Em Mateus 25.41, JESUS enfatiza que o fogo eterno não foi preparado para os homens, mas 'para o diabo e seus anjos'. Mas os que se recusarem a se arrepender, e se desviarem, ou descrerem no Filho de DEUS, compartilharão do mesmo destino de Satanás" (HORTON, Stanley M. Apocalipse: As coisas que brevemente devem acontecer. 2.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2001, pp. 32,33). 
 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II - Subsídio Sócio-político
"Perseguição Governamental
Esmirna sofria sob a tirania de Roma. Mais adiante, JESUS identifica tal tribulação como prisão ou encarceramento.
A palavra tribulação (thlipsis, no grego) é muito radical. Literalmente, significa esmagar um objeto, comprimindo-o. Descreve a vítima sendo esmagada, e seu sangue, extraído. Descreve pessoas esmagadas até a morte por uma enorme pedra. Também descreve a dor duma mulher ao dar à luz  a filhos.
Em Esmirna, os crentes eram dolorosamente esmagados sob as rígidas cláusulas da lei romana. Eram arrancados de suas casas, capturados nas feiras livres e levados cativos. César jogava toda a força de seu poderoso império sobre esta pequena igreja. E muitos desses santos já haviam selado seus testemunhos com o próprio sangue.
Quando a igreja foi fundada em Jerusalém, era Israel quem lhe avultava como ameaça, e não Roma. Além do mais, vigorava naqueles dias a pax romana [...]. Embora cada país conquistado pudesse conservar seus próprios líderes e costumes, tinha de prestar cega obediência ao imperador. Aparentemente nada havia mudado. O povo ainda gozava certas liberdades políticas, religiosas e culturais, mas lá estava o Império Romano pronto a reprimir qualquer indisciplina.
Mas tudo mudou repentinamente. Em 67 d.C., um louco chamado Nero subiu ao trono de Roma. Temendo perder o trono, Ele matou suas três primeiras esposas e a própria mãe. Sob sua insanidade, as chamas da perseguição foram inflamadas contra a Igreja. Nero culpou os cristãos por muitos de seus erros políticos. Foi esta a perseguição mencionada nas duas epístolas de Pedro.
Mas Nero morreu cedo, proporcionando momentâneo refrigério à Igreja. Em 81 d.C., porém, outro insano assume o poder. Domiciano era mais cruel que Nero. E logo uma segunda onda de perseguição levanta-se contra os cristãos. Esta é a perseguição a que JESUS se refere na carta à Esmirna [grifo nosso].
Ao expandir-se, Roma conquistou muitos territórios e países, gerando grande diversidade de línguas e culturas no império. Como unificar tantas diversificações? [...] A adoração ao imperador foi a resposta. Uniria o império, pois obrigaria cada cidadão romano a prestar, uma vez por ano, pública lealdade diante do busto de César.
Mas para os cristãos, adorar a César era uma traição ao Rei dos reis. [...] Ao invés de declarar: 'César é Senhor', os primeiros cristãos bravamente confessavam: 'CRISTO é Senhor!' Como resultado, passou a Igreja a sofrer dolorosamente" (LAWSON, Steven J. As Sete Igrejas do Apocalipse: O Alerta Final de CRISTO para seu povo. 5.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.100,01).
 
VOCABULÁRIO 
Jazer: Estar dominado, sepultado.
Ufanava-se: Relativo a ufanar, sentir-se orgulhoso.
Commiphora Myrrha: Do Lat. Planta nativa do nordeste da África, também conhecida por Mirra arábica.
Missivista: Autor de uma missiva ou carta.
Redis: Fonte aberta, armazenamento de algo.
Megalópoles: Grandes e importantes cidades. 
 
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA 
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.      
    
SAIBA MAIS PELA Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 50, p.38.
 
 
QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 3, ÉFESO, A IGREJA DO AMOR ESQUECIDO
Responda conforme a revista da CPAD do 2º Trimestre de 2012
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas.
 
TEXTO ÁUREO 
1- Complete:
"Sê ___________________ até à _____________________, e dar-te-ei a _____________________ da vida" ? (Ap 2.10c).
 
VERDADE PRÁTICA 
2- Complete:
Nada poderá ___________________ a __________________________ de CRISTO, nem a própria _________________________.
 
COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO
3- Embora localmente pareça tranquila, universalmente, como está a igreja de CRISTO?
(    ) Está pregando livremente o evangeho a todo o mundo..
(    ) A Igreja de CRISTO está sendo impiedosamente perseguida.
(    ) Está sob fogo cerrado.
(    ) A perseguição não é apenas física.
(    ) Os santos são pressionados tanto pela cultura, quanto pelas instituições de um século que, por jazer no maligno, repudia e odeia os que são luz do mundo e sal da terra.
 
4- Qual igreja do Apocalipse é o emblema da igreja mártir´?
(    ) Éfeso.
(    ) Esmirna.
(    ) Pérgamo.
 
5- Com quem se parece a igreja de Laodiceia e a de Esmirna?
(    ) A cidade de Esmirna, apesar de inferior a Éfeso e de não possuir os atrativos de Laodiceia, era humilde, mesmo sendo a mais importante da região.
(    ) Laodiceia é a cara do mundo, Esmirna é o rosto do CRISTO humilhado e ferido de DEUS.
(    ) Laodiceia é a cara do CRISTO humilhado e ferido de DEUS, Esmirna é a cara do mundo.
 
I. ESMIRNA, UMA IGREJA MÁRTIR
6- Como era Esmirna em comparação a Éfeso e a Laodiceia?
(    ) A cidade de Esmirna, apesar de inferior a Éfeso e de não possuir os atrativos de Laodiceia, ufanava-se de ser a mais importante da região.
(    ) Localizada na região sudoeste da Ásia Menor, era também afamada por seu povo e pelo incenso que produzia.
(    ) Localizada na região sudoeste da Ásia Menor, era também afamada por seu porto e pela mirra que produzia.
 
7- Por que a mirra é uma figura perfeita para uma igreja confessante e mártir?
(    ) A mirra era utilizada na perfumação de ambientes, a essência era obtida espremendo-se a madeira da compoula myrrha.
(    ) A mirra era utilizada na conservação de alimentos a essência era obtida espremendo-se a folha da commiphora myrrha.
(    ) A mirra era utilizada na conservação de cadáveres, a essência era obtida espremendo-se a madeira da commiphora myrrha.
 
8- Como nasceu a igreja em Esmirna e qual sua situação financeira? Complete:
Informa Lucas que, durante a estadia de ________________________ em Éfeso, toda a __________________________ Menor foi alcançada pelo Evangelho: "E durou isto por espaço de dois anos, de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor JESUS, tanto judeus como gregos" (At 19.10). Infere-se, pois, tenha sido a igreja em Esmirna estabelecida nesse período. Conquanto plantada numa cidade opulenta, ela era __________________________, mas ricamente florescia em DEUS (Ap 2.9).
 
9- Qual o mais notável bispo de Esmirna e por que?
(    ) Um dos mais notáveis bispos de Esmirna foi Solicarpio (69-155 d.C.). Diante do carrasco romano, não negou a fé em CRISTO.
(    ) Um dos mais notáveis bispos de Esmirna foi Policarpo (69-155 d.C.). Diante do carrasco romano, não negou a fé em CRISTO.
(    ) Um dos mais notáveis bispos de Esmirna foi Philiarico (69-155 d.C.). Diante do carrasco romano, não negou a fé em CRISTO.
 
10- Por que a igreja em Esmirna era confessional e mártir?
(    ) Porque professando a CRISTO, demonstrava estar disposta a sustentar-lhe o testemunho até o fim; sua fidelidade ao Senhor era inegociável.
(    ) Porque confessando a CRISTO, demonstrava estar disposta a sustentar-lhe o testemunho até o fim; mas infelizmente sua fidelidade ao Senhor era deplorável.
(    ) Porque, apesar de professar a CRISTO, demonstrava não estar disposta a sustentar-lhe o testemunho até o fim.
 
II.APRESENTAÇÃO DO MISSIVISTA 
11- Como apresenta-se JESUS à igreja ameaçada no tempo?
(    ) Como a própria eferniridade: "Isto diz o Primeiro e o Último, que foi morto e voltará" Só a morte pode separar-nos do amor de DEUS.
(    ) Como a própria eternidade: "Isto diz o Último, que foi morto e reviveu" Nem a segunda morte pode destituir-nosde estarmos diante de DEUS.
(    ) Como a própria eternidade: "Isto diz o Primeiro e o Último, que foi morto e reviveu" Nem a morte pode separar-nos do amor de DEUS.
 
12- Qual o significado de JESUS se apresentar como Primeiro e o Último?
(    ) Sendo JESUS o Primeiro, todas as coisas foram criadas por seu intermédio.
(    ) Sem Ele nada existiria, porque Ele é antes de todas as coisas.
(    ) JESUS é o primeiro porque nasceu aqui na Terra antes mesmo de Adão e vai ser o último homem a sair daqui da Terra, somente após o milênio.
(    ) O Senhor lembra ao anjo da Igreja em Esmirna que tudo estava sob o seu controle.
(    ) Até mesmo os que lhe moviam aquela perseguição achavam-se-lhe sujeitos; tudo era criação sua.
(    ) O próprio Diabo estava sob a sua soberania, pois também era criatura sua, apesar de reivindicar privilégios de criador.
(    ) Sendo também o Último, JESUS estará na consumação de todas as coisas como o Supremo Juiz.
(    ) Portanto, os que se levantavam contra Esmirna já estavam julgados e condenados, a menos que se arrependessem de suas más obras.
 
13- Qual o significado de JESUS dizer que Esteve morto e tornou a viver (Ap 2.8)? Complete:
Conforme JESUS antecipara ao pastor de Esmirna, o _________________________ estava para lançar algumas de suas ovelhas na prisão, onde seriam postas à ______________________ (Ap 2.10). Todavia, nada deveriam temer, pois ao seu lado estaria Aquele que é a ressurreição e a _________________________ (Jo 11.25). Somente JESUS tem __________________________ para fazer-nos semelhante exortação, pois somente Ele venceu a morte e o inferno. Não desejava o Senhor JESUS que o anjo de Esmirna temesse aqueles, cujo poder limita-se a tirar-nos a vida _______________________, mas aquele que, além de nos ceifar a vida terrena, tem suficiente autoridade para lançar-nos no _______________________ de fogo (Mt 10.28). Por conseguinte, o _________________________ daqueles santos iria tão-somente antecipar-lhes a glorificação ao lado de CRISTO.  
 
III. AS CONDIÇÕES DA IGREJA EM ESMIRNA 
14- Quais eram as condições da igreja em Esmirna?
(    ) Tribulação, nobreza, ataques dos falsos crentes e crentes mortos.
(    ) Estavam todos destinados a participarem do Arrebatamento, Tribunal de CRISTO ewe Nova Jerusalém.
(    ) Tribulação, pobreza, ataques dos falsos crentes e crentes em prisão.
 
15- Ligue a primeira coluna de acordo com a segunda, de acordo com a situação de Esmirna:
 
 
CONCLUSÃO 
16- Complete:
Somente os que conhecem a _______________________ da segunda morte não temem as ________________________ da primeira. Esta, posto que é morte física, termina uma jornada __________________; aquela, ainda que morte, não morre: inicia um suplício _______________________. Eis porque Esmirna sujeitava-se à primeira, porque temia o _________________________ da segunda. Mas a sua principal motivação não era o medo da segunda morte e, sim, o amor que tinha por aquele que é a ressurreição e a vida. Oremos pela igreja perseguida e mártir! As _____________________________ de Roma não ficaram no passado. Num século que se diz tolerante e democrático, acham-se catacumbas e covas tanto nas metrópoles do Oriente quanto nas ______________________________________ do Ocidente. 
 
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
 
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
BANCROFT, E. H. Teologia Elementar. São Paulo, IBR, 1975.
CEGALLA, D. P. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1977.
BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Edição contemporânea. São Paulo, Vida, 1994.
McNAIR, S. E. A Bíblia Explicada. Rio de Janeiro, CPAD, 1994.
Espada Cortante 1 e 2 - Orlando S. Boyer - CPAD - Rio de Janeiro - RJ
CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. 5. ed. São Paulo: Hagnos, 2001. v. 1
VOS, Howard F.; REA, John. Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
VINE, W. E.; UNGER, Merril F.; WHITE JR, William. Dicionário Vine. 2. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
GILBERTO, Antonio. A BÍBLIA Através dos Séculos. Rio de Janeiro: CPAD, 1987. HORTON, Stanley. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
Benjamin F. GUTIÉRREZ e Leonildo S. CAMPOS, Na força do ESPÍRITO, p. 286.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD
Introdução e Comentários de Francis I.Andersen - Sociedade Religiosa Edições Vida Nova - S.Paulo - SP
Mateus, introdução e comentário - Série cultura bíblica - R. V. G. Tasker - Editora: Vida Nova
Apocalipse - Versículo por Versículo Autor: Severino Pedro da Silva Editora: CPAD Ano: 2002
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/imagens_do_apocalipse.htm
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao1-vemofim-ofimvemadoutrinadasultimascoisas.htm
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao6-dlld-deuscomandafuturo.htm
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao13-mii-3tr11-aplenitudedoreinodedeus.htm
Estudos no Livro de APOCALIPSE - Hernandes Dias Lopes

O arrebatamento está próximo, pode ser hoje. Você está pronto?