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Escrita, Lição 7, CPAD, A Deposição da Rainha Vasti e a Ascensão de Ester, 3Tr24, Com. Extras do Pr Henrique, EBD NA TV

Lição 7, CPAD, A Deposição Da Rainha Vasti E A Ascensão De Ester, 3Tr24

Comentários extra Revista Pr Henrique, EBD NA TV

 Para me ajudar PIX 33195781620 (CPF) Luiz Henrique de Almeida Silva

 


ESBOÇO DA LIÇÃO

I – O BANQUETE DE ASSUERO E A RECUSA DE VASTI

1. O rei Assuero

2. Um banquete público, outro exclusivo

3. O convite à rainha

II – VASTI RESISTE À ORDEM DO REI E É DEPOSTA

1. A recusa da rainha

2. A aplicação da lei

3. A sentença de Vasti

III – ESTER: A JUDIA QUE SE TORNA RAINHA EM TERRA ESTRANHA

1. Quatro anos depois

2. O universo da escolha

3. A obediência de Ester

 

 

TEXTO ÁUREO

“Antes, dá maior graça. Portanto diz: DEUS resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (Tg 4.6)

 

 

VERDADE PRÁTICA

Devemos nos conservar humildes, confiando na justiça de DEUS, pois Ele governa a todos, abatendo ou exaltando.

 

 

LEITURA DIÁRIA

Segunda - Et 1.5-8 Assuero faz um convite de um banquete público ao povo da fortaleza de Susã

Terça - Et 1.9 A rainha Vasti também oferece um banquete, porém, restrito às mulheres

Quarta - Et 1.10-12 A rainha Vasti resiste a ordem do rei

Quinta - Et 1.13-15, 20-22 O rei se aconselha com sábios e destitui a rainha

Sexta - Et 2.1-4 O rei Assuero decide escolher uma nova rainha

Sábado - Et 2.16,17 A rainha escolhida foi a judia Ester

 

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Ester 1.10-12,16,17,19; 2.12-17

Ester 1

10 - E, ao sétimo dia, estando já o coração do rei alegre do vinho, mandou a Meumã, Bizta, Harbona, Bigtá, Abagta, Zetar e a Carcas, os sete eunucos que serviam na presença do rei Assuero, 

11 - que introduzissem na presença do rei a rainha Vasti, com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a sua formosura, porque era formosa à vista. 

12 - Porém a rainha Vasti recusou vir  conforme  a palavra do rei, pela mão dos eunucos; pelo que o rei muito se enfureceu, e ardeu nele a sua ira. 

16 - Então, disse Memucã na presença do rei e dos príncipes: Não somente pecou contra o rei a rainha Vasti, mas também contra todos os príncipes e contra todos os povos que    em todas as províncias do rei Assuero. 

17 - Porque  a notícia deste  feito da rainha sairá a todas as mulheres, de modo que desprezarão a seus maridos aos seus olhos, quando se disser: Mandou o rei Assuero que introduzissem à sua presença a rainha Vasti, porém ela não veio. 

19 - Se bem parecer ao rei, saia da sua parte um edito real, e escreva-se nas leis dos persas e dos medos, e não se revogue que Vasti não entre  mais  na presença do rei Assuero, e o rei dê o reino dela à sua companheira que seja melhor do que ela. 

Ester 2

12 - E, chegando já a vez de cada moça, para vir ao rei Assuero, depois que fora feito a cada uma segundo a lei das mulheres, por doze meses (porque assim se cumpriam os dias das suas purificações, seis meses com óleo de mirra e seis meses com especiarias e com as coisas para a purificação das mulheres), 

13 - desta maneira, pois, entrava a moça ao rei; tudo quanto ela desejava se lhe dava, para ir da casa das mulheres à casa do rei; 

14 - à tarde, entrava e, pela manhã, tornava à segunda casa das mulheres, debaixo da mão de Saasgaz, eunuco do rei, guarda das concubinas; não tornava mais ao rei, salvo se o rei a desejasse e fosse chamada por nome.

15  Chegando, pois, a vez de Ester, filha de Abiail, tio de Mardoqueu (que a tomara por sua filha), para ir ao rei, coisa nenhuma pediu, senão o que disse Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres; e alcançava Ester graça aos olhos de todos quantos a viam. 

16 - Assim, foi levada Ester ao rei Assuero, à casa real, no décimo mês, que  é  o mês de tebete, no sétimo ano do seu reinado. 

17 - E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e ela alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça e a fez rainha em lugar de Vasti.

 

 

http://www.cpad.com.br/harpa-crista-grande-90-anos-luxocor-preta-/p

HINOS SUGERIDOS:  457, 491, 525 da Harpa Cristã

 

 

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SUBSÍDIOS EXTRAS PARA A LIÇÃO 7

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PRESCIÊNCIA

Presciência - conhecimento do futuro (para nós é futuro, para DEUS é presente, está contido no eterno presente).

substantivo feminino

[Do lat. praescientia, ciência inata] Atributo metafísico e in­comunicável de DEUS, através do qual Ele sabe tudo de antemão (para nós, para Ele é presente o futuro)  e se faz sem­pre presente no tempo e no espaço (1 Sm 2.3; 1 Jo 3.20). Dicionário Teológico - Claudionor Correia de Andrade

 

ATRIBUTO DIVINO PELO QUAL DEUS CONHECE O PASSADO, PRESENTE E FUTURO COMO TUDO INCLUÍDO EM SUA ETERNIDADE COMO PRESENTE PARA ELE. (DIVIDIDO EM TEMPOS PASSADO, PRESENTE E FUTURO PARA OS HOMENS).

 

At 2.22 Homens israelitas, escutai estas palavras: A JESUS Nazareno, homem aprovado por DEUS entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que DEUS por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; 23 A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de DEUS, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos; 24 Ao qual DEUS ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela;

 

1Pe 1.2 Eleitos segundo a presciência de DEUS Pai, em santificação do ESPÍRITO, para a obediência e aspersão do sangue de JESUS CRISTO: Graça e paz vos sejam multiplicadas.

 

Para que desta geração seja requerido o sangue de todos os profetas que, desde a fundação do mundo, foi derramado; Lucas 11:50

 

Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; Efésios 1:4

 

O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; 1 Pedro 1:20

 

Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; Publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo. Mateus 13:35

 

E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

Apocalipse 13:8

 

Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Mateus 25:34

 

De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. Hebreus 9:26

 

Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo. Hebreus 4:3

 

Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo. João 17:24

 

A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, ainda que é. Apocalipse 17:8

 

E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. João 16:8

Conhecidas são a DEUS, desde o princípio do mundo, todas as suas obras. Atos 15:18

 

Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo; Lucas 1:70

Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? 1 Coríntios 6:2

 

Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio do pó do mundo.

Provérbios 8:26

 

Ele fez a terra com o seu poder, e ordenou o mundo com a sua sabedoria, e estendeu os céus com o seu entendimento. Jeremias 51:15

 

 

 

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NOMES NO ORIGINAL E SIGNIFICADOS

 

הדסה Hadaccah de derivação Hebraica
Hadassa = “murta”
1) o nome judeu da rainha Ester

 

 

אסתר ’Ecter - de derivação persa

Ester = “estrela”
1) a rainha da Pérsia, heroína do livro de Ester - filha de Abiail, prima e filha adotiva de Mordecai, da tribo de Benjamim, foi feita rainha pelo rei Assuero para substituir a rainha Vasti da qual havia divorciado.

 

 

מרדכי Mord ̂ekay de derivação Hebraica
Mordecai = “homem pequeno” ou “adorador de Marte”
1) primo e pai adotivo da rainha Ester; filho de Jair, da tribo de Benjamim; por providência divina, foi o libertador dos filhos de Israel da destruição planejada por Hamã, o principal ministro de Assuero; instituidor da festa do Purim

 

אחשורוש ’Achashverowsh ou (forma contrata) אחשׂרשׂ ’Achashrosh (Et 10.1)
de origem persa
Assuero = “Eu serei silencioso e pobre”
1) título do rei da Pérsia, provavelmente Xerxes (grego ou título honorífico c606 Csar na Rússia, César em Roma,
Dodged na Espanha, Candace na Etiópia)

 

 

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Lição 06: O Banquete de Assuero e Vasti Destronada | EBD – Pecc | 3° Trimestre De 2021

EBD Pecc | 3° Trimestre De 2021 | Tema: Rute e Ester – A fé e a Coragem Da Mulheres – Programa de Educação Cristã Continuada | Lição 06: O Banquete de Assuero e Vasti Destronada | Escola Bíblica Dominical

 

BANQUETE DE ASSUERO (Et 1.1-9)

1. Exatidão histórica (Et 1.1) “Nos dias de Assuero, o Assuero que reinou, desde a Índia até à Etiópia, sobre cento e vinte e sete províncias.”

Assuero, em grego Xerxes, ou Artaxerxes, é o rei persa mencionado em Esdras 4.6, que reinou de 486 se a 465 a.C. Foi um grande construtor, ele que completou e melhorou os grandes palácios que seu pai, Dario, havia iniciado, e consolidou o império da Índia à Etiópia. Ele reinou sobre 127 províncias de mar a mar.

Embora a historicidade do livro de Ester tenha sido contestada, provas incontestáveis são encontradas, como: descrições de da corte persa e dos costumes daquele período, conjunto de datas precisas e usos de nomes persas correntes na época, assim como a caracterização de Xerxes são absolutamente corretos. A confirmação imparcial da subida de Mordecai ao poder vem de uma  placa cuneiforme encontrada em Borsippa, que identifica Marduque (Mordecai) como um oficial na corte real de Susā no princípio do reinado de Xerxes.

O livro é um testemunho histórico confiável que demonstra um conhecimento preciso e detalhado da vida, da lei e dos costumes persas, As informações arqueológicas sobre a arquitetura do palácio e sobre o reinado de Xerxes estão em harmonia com as descrições do livro.

2. A cidade de Susă (Et 1.2) “Naqueles dias, assentando-se o rei Assuero no trono do seu reino, que está na cidadela de Susă.”

Susã era uma das três capitais mantidas pela Pérsia. As outras eram Babilônia, na Mesopotâmia, e Persépolis, na parte sudeste da Pérsia. Susã era considerada residência real de verão e estava localizada no planalto de Elão, a cerca de 400 quilômetros da Babilônia. Depois da derrota do império babilônico e sua conquista pelos persas, em 539 a.C., a sede do governo dos exilados judeus passou da Babilônia à Pérsia. A capital, Susã, é o palco da história de Ester.

3. O esplendor persa (Et 1.4) “Então, mostrou as riquezas da glória do seu reino e o esplendor da sua excelente grandeza, por muitos dias, por cento e oitenta dias.”

Mais do que isso, Assuero sabia como dar uma festa, um evento de seis meses, para seus líderes militares, seus príncipes e nobres, todos os poderosos do reino. O ambiente era ornado com pilares de mármore e cortinas de linho branco e violeta, sofás de ouro e prata – até mesmo pavimentos de mosaico feitos de materiais caros. Até o chão no qual os convidados caminhavam e os assentos nos quais eles se sentavam eram feitos de materiais que outros anfitriões teriam mantido trancadas em segurança como tesouros preciosos. Não havia duas taças de vinho idênticas e o vinho fluía livremente, graças à generosidade do rei.

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VASTI É DESTRONADA 

1. O rei é desafiado (Et 1.12) “Porém a rainha Vasti recusou vir por intermédio dos eunucos, segundo a palavra do rei: pelo que o rei muito se enfureceu e se inflamou de ira.”

O grande rei, que governava sobre todo o mundo conhecido e gozava de recursos ilimitados, não obstante, era vulnerável. O rei Assuero vinha bebendo por sete dias seguidos e, como era de se esperar, estava “alto”. Ele tinha bebido demais para estar completamente sóbrio. Com um toque característico de exagero, ele enviou nada menos do que sete dos seus eunucos reais para intimar sua rainha, Vasti. Ela deveria comparecer usando sua coroa real para que os nobres e demais pessoas pudessem admirar sua beleza (Et 1.10-11).

A ordem para que sua esposa aparecesse vestida com suas finas roupas reais para o deleite de uma multidão de homens alterados pelo vinho parecia ofensiva. “Porém a rainha Vasti recusou vir por intermédio dos eunucos, segundo a palavra do rei; pelo que o rei muito se enfureceu e se infamou de ira” (Et 1.12). A lei dos persas e dos medos, que não podia ser revogada, podia, porém, ser recusada. A recusa de Vasti era um desprezo flagrante ao rei, que ficou furioso.

2. Crise institucional (Et 1.18) “Hoje mesmo, as princesas da Pérsia e da Média, ao ouvirem o que fez a rainha, dirão o mesmo a todos os príncipes do rei; e haverá daí muito desprezo e indignação.’

O desafio de Vasti a Assuero foi assim uma ameaça à ordem social estabelecida. Desencadeou uma crise institucional, e Assuero recorreu aos conselheiros credenciados do reino. O parecer oficial era que a crise conjugal provocada por Vasti prejudicaria a todos, e que sua atitude contaminaria todas as mulheres da Pérsia e da Média, ao ponto de elas virem a se revoltar contra seus cônjuges. A solução proposta foi um edito emergencial irrevogável para garantir que Vasti não fizesse aquilo que ela já havia decidido não fazer, ou seja, entrar na presença do rei. A sugestão “dê o reino a outra que seja melhor do que ela” abre caminho para Ester ocupar o lugar de Vasti no trono.

3. Vasti é destronada (Et 1.19) “Se bem parecer ao rei, promulgue de sua parte um edito real, e que se inscreva nas leis dos persas e dos medos e não se revogue, que Vasti não entre jamais na presença do rei Assuero; e o rei de o reino dela a outra que seja melhor do que ela.“

A rainha Vasti, de acordo com o costume persa, estava dando uma festa separada para as mulheres: “Também a rainha Vasti deu um banquete às mulheres 10 na casa real do rei Assuero” (Et 1.9). Ela recusou-se a atender as exigências de Assuero. Nenhuma razão foi apresentada para a recusa de Vasti, mas muitas foram sugeridas. O historiador Josefo afirma que pessoas estranhas não podiam ver a beleza de mulheres persas e outros sugerem que, por modéstia, Vasti não se comparece diante de um grupo de homens que tinham bebido mais do que era apropriado. Mas a gravidade da situação aponta para outro caminho.

A recusa de Vasti em obedecer à ordem de Assuero foi vista como um precedente para as mulheres de todo o império. Os conselheiros do rei viram na atitude desrespeitosa de Vasti para com seu monarca, que também era seu marido, uma possível influência negativa sobre a maneira como outras mulheres do reino responderiam a seus maridos, provocando desordem e discórdia nos lares de toda a terra. O rei agiu de acordo com o conselho de seus oficiais. Assuero destronou Vasti e emitiu um decreto sobre sua substituição.

O decreto reflete um princípio profundamente enraizado ainda hoje no Oriente Médio. O marido governa a casa, e somente ele tem o direito de iniciar ou dar o divórcio. Os filhos do matrimônio pertencem ao marido e, quando o divórcio acontece, ele os mantém. Assim, Vasti perdeu sua posição de poder e prestígio como rainha e foi despojada do seu título.

APLICAÇÃO PESSOAL

O livro de Ester mostra de forma incontestável o cuidado providencial de DEUS em relação ao povo escolhido, pois, de acordo com a história de Ester, DEUS protege e preserva o Seu povo.

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RESPONDA

1) Qual era a festa comemorada entre os judeus todos os anos, de acordo com o livro de Ester? Purim

2) Qual o nome da cidade que virou palco da história de Ester? Susã

3) Qual o nome da rainha que desafiou o rei Assuero? Vasti

 

 

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Lição 07: Ester 2 – Ester é Coroada Rainha | EBD – Pecc | 3° Trimestre De 2021

EBD Pecc | 3° Trimestre De 2021 | Tema: Rute e Ester – A fé e a Coragem Da Mulheres – Programa de Educação Cristã Continuada | Lição 07: Ester é Coroada Rainha | Escola Bíblica Dominical

 

SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR

Afora a suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o número da página.

Orientação Pedagógica

Em Ester 2 há 23 versos. Sugerimos começar a aula lendo, com todos os presentes, Ester 2.1-23 (5 a 7 min.). A revista funciona como guia de estudo e leitura complementar, mas não substitui a leitura da Bíblia.

É interessante observar que o livro de Ester mostra que, às vezes, temos de esperar para ver o que DEUS está fazendo. Em todo o livro, Ele não é mencionado em parte alguma. Ainda que não possamos constatar de imediato a Sua ação, não quer dizer que Ele esteja alheio aos acontecimentos. É o cenário descortinado em Susã, no reinado de Assuero.

Por que Vasti jogou fora sua posição em um gesto impensado e inútil? E por que Assuero fez sua exigência? Quem teve a ideia de substituir Vasti por outra mulher, ao invés de resolver discretamente o conflito? Todos esses acontecimentos parecem absolutamente ordinários, sem nenhum componente miraculoso. Mas todos foram necessários para abrir caminho ao processo pelo qual Ester seria elevada à posição de rainha, e assim, poderia livrar o seu povo.

 

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OBJETIVOS

• Informar sobre o cenário no qual viviam os judeus que não regressaram para sua terra após o edito do rei.

• Mostrar a providência divina na escolha de Ester como rainha.

• Entender a ação silenciosa de DEUS para beneficiar o Seu povo.

 

PARA COMEÇARA AULA

Peça aos alunos que falem sobre o império persa e como havia tolerância para com os cativos, que podiam continuar exercendo suas crenças e até falando a língua materna. Interessante observar também que a recusa da rainha Vasti em obedecer ao chamado do rei para se apresentar perante os seus oficiais gerou uma crise inesperada. Ponderar que DEUS age por trás dos bastidores, em oculto e em silêncio, quando lhe apraz. Ele tinha conhecimento das circunstâncias que envolveriam os judeus que moravam na Pérsia e estava tecendo os meios para prover o livramento ao Seu povo.

 

LEITURA ADICIONAL

A sentença inicial desta seção tem causado problemas, porque tanto o seu significado real quanto o seu significado para o autor são obscuros. As dificuldades se centralizam:

 

I. Na palavra hebraica traduzida pela segunda vez, pois aparentemente não havia sido realiza da tal reunião anteriormente, e há quase tantas explicações quanto comentaristas. Pode ser que alguns dos primeiros tradutores para o grego e o latim não tenham entendido o seu significado, pois eles omitiram a oração inicial. Talvez a emenda, pequena no texto consonantal hebraico de senit para sonot, deva ser considerada favoravelmente. Nesse caso o significado seria “quando várias virgens estavam sendo reunidas”, isto é, recapitulando o versículo 8. Mas isto tem que ser pesado à luz do significado da segunda oração,

 

II. Em vista do fato de que Mordecai podia ser encontrado regularmente assentado à porta do rei (2.21:32: 5.9:13; 6.10.12), por que o autor enfatiza tanto este ponto? Será que dois temas referentes a Ester e Mordecai foram independentemente colocados juntos de maneira incompleta? A conclusão a que Gordis chega com a frase “sentado à porta do rei” é que ela “não é uma etiqueta sem significado em qualquer uma de suas cinco ocorrências neste livro”. Ele indica que, por todo o Oriente Próximo antigo “a porta” era o lugar em que se dispensava a justiça e que, enquanto os litigantes ficavam de pé, o rei ou seu oficial nomeado ficava “sentado” (ct. Pv 31.23).

A modificação da frase em 19b desta forma assume significado concreto, e Gordis faz a sugestão plausível de que Ester, quando se tornou rainha, fez com que Mordecai fosse nomeado magistrado ou juiz, “uma posição subalterna na elaborada hierarquia dos oficiais persas”, e que ela o executara sem delongas, “antes do desfile cerimonial final que concluía as festividades de coroação”. Se este é um raciocínio correto, 2.19-20 não recapitula simplesmente 2.8-10, mas acrescenta um incidente importante para o desenvolvimento da trama, Mordecai agora está em uma posição que pode ouvir de passagem o que está sendo dito pelos oficiais do palácio (21) e tem acesso às câmaras reais (22), e, embora seja conhecida a sua identidade judaica, não há razão para que se subentenda que Ester também é judia.

 

Livro: Ester: Introdução e comentário. (Baidwin, Joyce G. Serie Cultura Cristã. SP Vida Nova, 2011, p. 62, 631). EBD Pecc | 3° Trimestre De 2021 | Tema: Rute e Ester – A fé e a Coragem Da Mulheres – Programa de Educação Cristã Continuada | Lição 07: Ester é Coroada Rainha | Escola Biblica Dominical

 

Texto Áureo

“A moça que cair no agrado do rei, essa reine em lugar de Vasti. Com isto concordou o rei, e as sim se fez”. (Et 2.4)

 

Leitura Biblica Para Estudo

Ester 1.10-12; 2.1-4; 21-23

 

Verdade Prática

Nem sempre os propósitos de DEUS são manifestos de imediato, o que faz com que a nossa caminhada seja fundamentada na confiança e fé de que Ele sabe como agir.

 

INTRODUÇÃO
I- A ESCOLHA DA NOVA RAINHA Et 2.1-16
1- Em busca de uma nova rainha Et 2.1-4
2- Ester e Mordecai Et 2.7
3- Ester entre as candidatas Et 2.8
II- A RAINHA ESTER Et 2.16-20
1- Casamentos de monarcas Et 2.16
2- A coração de Ester Et 2.17
3- A rainha Ester é celebrada Et 2.17
III- MORDECAI SALVA O REI Et 2.19-23
1- Assentado à porta do Rei Et 2.19
2- Conspiração frustrada Et 2.21
3- Morte dos conspiradores Et 2.23


APLICAÇÃO PESSOAL

Devocional Diário

Segunda – Ester 2.1-7

Terça – Ester 2.8-15

Quarta – Ester 2.16-18

Quinta – Ester 2.19-20

Sexta – Ester 2.21

Sábado – Ester 2.23-23

Hinos da Harpa 46-75

 

INTRODUÇÃO

Muitos judeus não voltaram para sua terra quando Ciro decretou que o fizessem. Já bem estabelecidos na Pérsia, vamos encontrar Ester e seu primo Mordecai, que são figuras importantes para o agir de DEUS na história desse povo. A ação providencial de DEUS está, primeiro, em que Ester alcançou graça aos olhos do rei e tornou-se a esposa principal de Assuero; e, segundo, em Mordecai ter recebido um cargo que lhe possibilitava ficar à porta do rei, onde os assuntos oficiais eram tratados, descobrindo assim a trama de morte que dois serviçais armavam contra o rei.

 

I- A ESCOLHA DA NOVA RAINHA (Et 2.1-16)

1. Em busca de uma nova rainha (Et 2.1) 

“Passadas estas coisas, e apaziguado já o furor do rei Assuero, lembrou-se de Vasti, e do que ela fizera, e do que se tinha decretado contra ela.”

Esse tempo indeterminado deve ser por cerca de dois a quatro anos, que se passam entre o final do capítulo 1 e a escolha de Ester como rainha. Os servos que atendiam o rei entenderam que era preciso agir em favor do rei e recomendaram a implementação do plano de Memucã (Et 1.21). E houve então muito entusiasmo na tarefa de encontrar e levar a Susã as moças mais atraentes do reino. A ordem para encontrar uma substituta para Vasti foi expedida, mas isto não se tratava de uma competição que alguém tivesse de se inscrever para participar. “A moça que cair no agrado do rei, essa reine em lugar de Vasti. Com isto concordou o rei, e assim se fez” (Et 2.4). Todas as jovens do reino estavam no páreo pelo simples fato de viver em sua jurisdição. Nenhuma das participantes voltaria para casa depois.

Observação do Pr Henrique – Havia ali pelo menos 130 candidatas, 127 províncias com pelo menos uma candidata de cada uma, mais pelo menos três candidatas da capital, creio eu.

 

2. Ester e Mordecai (Et 2.7) 

“Ele criara a Hadassa, que é Ester, filha de seu tio, a qual não tinha pai nem mãe; e era jovem bela, de boa aparência e formosura. Tendo-lhe morrido o pai e a mãe, Mordecai a tomara por filha.”

Saindo das dependências luxuosas do palácio, encontramos Mordecai e Ester. Eles moravam em Susã; ele era “judeu, benjamita, filho de Jair, filho de Simei, filho de Quis, que fora transportado de Jerusalém, com os exilados que foram deportados com Jeconias, rei de Judá, a quem Nabucodonosor, rei de Babilônia, havia transportado” (Et 2.5 6). Portanto, Mordecai não tinha qualquer ligação com o rei ou com o reino medo-persa. Ele era apenas um judeu exilado que cuidava de sua prima órfã, Hadassa (Et 2.7). O autor sagrado enfatizou que Mordecai e Ester eram judeus puros e, assim, guardiães apropriados de seu povo, em Susã. Ester era órfã, criada pelo primo Mordecai. Estando Mordecai consciente da rara beleza física de sua prima, calculou acertadamente que ela seria uma fortíssima candidata a substituir Vasti.

 

3. Ester entre as candidatas (Et 2.8) 

“Em se divulgando, pois, o mandado do rei e a sua lei, ao serem ajuntadas muitas moças na cidadela de Susã, sob as vistas de Hegai, levaram também Ester à casa do rei, sob os cuida dos de Hegai, guarda das mulheres.”

O livro nos mostra que a moça era bela, corajosa, esperta e cheia de recursos. Coisa alguma é dita sobre o que ela pensava a respeito do plano de ser feita rainha em lugar de Vasti. Ester era apenas uma candidata entre muitas outras; porém, foi-lhe conferida vantagem imediata, porque ela despertou a atenção do chefe do harém, de nome Hegai, o eunuco (Et 2.9). Ele se apressou a fornecer a Ester os cosméticos de que ela precisaria; e deu-lhe sete donzelas para servi-la. DEUS trabalhava por intermédio de Hegai, sendo este o primeiro passo em que a providência divina estava operando, uma vez que Ester foi posta entre as candidatas e foi logo separada das demais.

 

II- A Rainha Ester (Et 2.16-21)

1. Casamentos de monarcas (Et 2.16) 

“Assim, foi levada Ester ao rei Assuero, à casa real, no decimo mês, que é o mês de tebete, no sétimo ano do seu reinado.”

Os casamentos de príncipes costumam ser determinados por interesses políticos e diplomático, visando à ampliação de seus domínios e ao fortalecimento de suas alianças. A beleza era um fator importante, mas nem sempre prevalecia o amor ou o agrado do monarca. Há quem sugira que Es ter estava cometendo um grave pecado ao se submeter ao procedimento de escolha. Isso se deve ao desconhecimento dos costumes antigos desses povos.

Nesta época, Ester não deveria ter mais do que 20 anos de idade, ou poderia ser até mais jovem. Era uma oportunidade para ela conseguir tudo o que quisesse. Em vez disso, ela permanece fiel ao que aprendeu e não sucumbe à tentação ao seu redor; antes, porta-se com modéstia, coragem e fé em meio àquela incomparável extravagância. Mesmo vivendo momentos de interrogações e relutância, Ester não teve uma atitude negativa. Ela sentia o cuidado e a providência de DEUS na situação.

 

2. A coroação de Ester (Et 2.17) 

“O rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e ela alcançou perante ele favor e benevolência mais do que todas as virgens; o rei pôs-lhe na cabeça a coroa real e a fez rainha em lugar de Vasti.”

Após todo um ano de preparativos, chegou a vez de cada jovem comparecer diante do rei. Para essa visita, elas podiam usar todos os ornamentos, joias ou roupas que quisessem. Mas Ester não se preocupou demais, como aparentemente fizeram as outras, e veio a se destacar por meio apenas da beleza natural. Nenhuma coisa pediu como adorno especial para apresentar-se ao rei, mas apenas o que estava designado para ela. E mesmo assim, foi considerada a mais agradável entre as candidatas (2.15). Quanto mais natural a beleza, mais aprazível ela é.

É bom lembrar que Ester veio apresentar-se ao rei depois de muitas outras moças. Embora todas fossem de boa aparência e habilidosas, o rei percebeu que Ester se sobressaia a todas. Assim, o caminho para Ester estava pavimentado pela soberana providência de DEUS em lhe favorecer, inclusive com predicados que a destacaram sobremaneira. O rei viu e “amou” Ester mais do que todas as mulheres que ele vira até então. Ela obteve graça e favor aos olhos do rei. Agora, sem esperar por mais nenhum outro procedimento, o rei logo decidiu fazê-la rainha e pôr a coroa real na cabeça de Ester.

 

3. A Rainha Ester é Celebrada (Et 2.18) 

“Então, o rei deu um grande banquete a todos os seus príncipes e aos seus servos; era o banquete de Ester; concedeu alívio às províncias e fez presentes segundo a generosidade real.”

As honras que o Rei concedeu a Ester foram além da escolha e da colocação da coroa sobre sua cabeça, tornando-a a nova rainha. Ele também levou todo o reino a celebrar solenemente a coroação com uma grande festa, na qual apresentou Ester como a nova rainha. Somando a grandiosidade do momento e a alegria do reino, praticou atos de bondade para com todos os cidadãos do reino, como dar alívio fiscal às províncias, perdão de impostos, indultos a prisioneiros e feriado nacional.

É notório que Ester, já elevada à posição de rainha, manteve respeito e cuidado para com Mordecai, seu primo que a criara (v.20). E isso demonstra seu espírito grato e sua humildade para continuar seguindo as instruções de seu primo, padrasto, guardião e conselheiro.

Quem diria que uma criança judia, órfã de pai e mãe, trazida cativa de Israel para a Pérsia, criada por seu primo, se tornaria rainha do império mais poderoso da época. A segunda pessoa mais importante do país de seu desterro. Foi através dela que DEUS concedeu ao Seu povo uma grande libertação dos desígnios malignos de seus inimigos. Tudo isso nos faz lembrar que o Senhor é o Pai dos órfãos e os acolhe. A providência divina levanta o pobre para o fazer assentar-se entre príncipes. Ele tem a caneta da história das nossas vidas e nenhum de Seus planos podem ser frustrados.

 

 

Responda

1) Qual o grau de parentesco entre Ester e Mordecai? Primos

2) O que motivou o rei Assuero na escolha de Ester para ser sua rainha? Sua beleza Natural

 

 

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DE HADASSA A RAINHA ESTER

 

Uma exilada judia que viveu na Pérsia durante o reinado de Assuero (Xerxes, 486-465 a.C.). O nome Ester vinha do persa stara, “estrela”, ou de Ishtar, uma deusa babilônia. Seu nome heb. era Hadassa, que significa “murta”. Ester era órfã e foi criada por seu primo Mardoqueu. Sua beleza foi o motivo de ter sido contada entre as virgens trazidas a Assuero para a seleção de uma rainha para reinar no lugar de Vasti. Foi escolhida, tornou-se rainha, e viveu no palácio em Susã (q.v.).

Ester também é notada por sua bravura e lealdade ao seu povo. Arriscando a própria vida, ao revelar, pela primeira vez, que era judia, fez uma súplica ao rei para assinar um novo decreto, desfazendo o decreto de Hamã contra os judeus.

Alguns a acusam de ser impiedosa e vingativa ao pedir que os judeus pudessem defender-se e matar os seus adversários. No entanto, um estudo cuidadoso não sustém essas acusações. Ela expôs a trama maligna de Hamã e procurou salvar seu povo, mas o decreto real obtido por sua interseção era limitado à legítima defesa (8.11). Observe que os judeus abstinham-se do despojo (9.10,16), e que nenhuma represália contra mulheres e crianças é mencionada. O único pedido que poderia trazer críticas contra Ester foi o de um segundo dia de derramamento de sangue, e a exibição dos corpos dos filhos de Hamã em forcas (9.3). Isto pode ter sido feito para estender o direito de legítima defesa dos judeus, se necessário, e para evitar mais derramamento de sangue, mostrando que os líderes da campanha contra dos judeus estavam mortos, indicando assim a insensatez de ataques posteriores. R. B. D. - Dicionário Bíblico Wycliffe, CPAD

 

 

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LIÇÃO 7 DA REVISTA 3Tr24 NA ÍNTEGRA

 

Lição 7, A Deposição Da Rainha Vasti E A Ascensão De Ester, 3Tr24

Comentários extra Revista Pr Henrique, EBD NA TV

 

Para me ajudar PIX 33195781620 (CPF) Luiz Henrique de Almeida Silva

 

ESBOÇO DA LIÇÃO

I – O BANQUETE DE ASSUERO E A RECUSA DE VASTI

1. O rei Assuero

2. Um banquete público, outro exclusivo

3. O convite à rainha

II – VASTI RESISTE À ORDEM DO REI E É DEPOSTA

1. A recusa da rainha

2. A aplicação da lei

3. A sentença de Vasti

III – ESTER: A JUDIA SE TORNA RAINHA EM TERRA ESTRANHA

1. Quatro anos depois

2. O universo da escolha

3. A obediência de Ester

 

 

TEXTO ÁUREO

“Antes, dá maior graça. Portanto diz: DEUS resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (Tg 4.6)

 

 

VERDADE PRÁTICA

Devemos nos conservar humildes, confiando na justiça de DEUS, pois Ele governa a todos, abatendo ou exaltando.

 

 

LEITURA DIÁRIA

Segunda - Et 1.5-8 Assuero faz um convite de um banquete público ao povo da fortaleza de Susã

Terça - Et 1.9 A rainha Vasti também oferece um banquete, porém, restrito às mulheres

Quarta - Et 1.10-12 A rainha Vasti resiste a ordem do rei

Quinta - Et 1.13-15, 20-22 O rei se aconselha com sábios e destitui a rainha

Sexta - Et 2.1-4 O rei Assuero decide escolher uma nova rainha

Sábado - Et 2.16,17 A rainha escolhida foi a judia Ester

 

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Ester 1.10-12,16,17,19; 2.12-17

Ester 1.10 - E, ao sétimo dia, estando já o coração do rei alegre do vinho, mandou a Meumã, Bizta, Harbona, Bigtá, Abagta, Zetar e a Carcas, os sete eunucos que serviam na presença do rei Assuero,  11 - que introduzissem na presença do rei a rainha Vasti, com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a sua formosura, porque era formosa à vista.  12 - Porém a rainha Vasti recusou vir  conforme  a palavra do rei, pela mão dos eunucos; pelo que o rei muito se enfureceu, e ardeu nele a sua ira. 

16 - Então, disse Memucã na presença do rei e dos príncipes: Não somente pecou contra o rei a rainha Vasti, mas também contra todos os príncipes e contra todos os povos que    em todas as províncias do rei Assuero. 

17 - Porque  a notícia deste  feito da rainha sairá a todas as mulheres, de modo que desprezarão a seus maridos aos seus olhos, quando se disser: Mandou o rei Assuero que introduzissem à sua presença a rainha Vasti, porém ela não veio. 

19 - Se bem parecer ao rei, saia da sua parte um edito real, e escreva-se nas leis dos persas e dos medos, e não se revogue que Vasti não entre  mais  na presença do rei Assuero, e o rei dê o reino dela à sua companheira que seja melhor do que ela. 

Ester 2.12 - E, chegando já a vez de cada moça, para vir ao rei Assuero, depois que fora feito a cada uma segundo a lei das mulheres, por doze meses (porque assim se cumpriam os dias das suas purificações, seis meses com óleo de mirra e seis meses com especiarias e com as coisas para a purificação das mulheres),  13 - desta maneira, pois, entrava a moça ao rei; tudo quanto ela desejava se lhe dava, para ir da casa das mulheres à casa do rei;  14 - à tarde, entrava e, pela manhã, tornava à segunda casa das mulheres, debaixo da mão de Saasgaz, eunuco do rei, guarda das concubinas; não tornava mais ao rei, salvo se o rei a desejasse e fosse chamada por nome. 15  Chegando, pois, a vez de Ester, filha de Abiail, tio de Mardoqueu (que a tomara por sua filha), para ir ao rei, coisa nenhuma pediu, senão o que disse Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres; e alcançava Ester graça aos olhos de todos quantos a viam.  16 - Assim, foi levada Ester ao rei Assuero, à casa real, no décimo mês, que  é  o mês de tebete, no sétimo ano do seu reinado.  17 - E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e ela alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça e a fez rainha em lugar de Vasti.

 

 

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HINOS SUGERIDOS:  457, 491, 525 da Harpa Cristã

 

 

PLANO DE AULA

1. INTRODUÇÃO

Esta lição apresenta o contraste entre duas mulheres, Vasti e Ester. Vasti, a rainha que foi deposta por se recusar a obedecer ao rei. Ester, a judia que se tornou rainha e teve como marca obedecer às orientações de seu primo Mardoqueu. Para aprofundar nesses contrastes estudaremos o banquete de Assuero e recusa de Vasti; a deposição de Vasti; a ascensão da jovem judia Ester. Nesta lição, também perceberemos a atributo incomunicável de DEUS denominado de presciência. Ele conhece de antemão todas as ações humanas.

2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO

A) Objetivos da Lição: I) Explicar o banquete de Assuero e a recusa da rainha Vasti; II) Refletir a respeito da resistência e da deposição da rainha Vasti; III) Mostrar a ascensão de Ester ao posto de rainha.  

B) Motivação: Obediência é um atributo bíblico muito importante para desenvolver a humildade cristã. O contrário da obediência é a desobediência que pode levar ao orgulho e a arrogância. Estas trazem consequências inevitáveis. A Palavra de DEUS nos mostra que obedecer é melhor que o sacrificar (1 Sm 15.22).

C) Sugestão de Método: Para concluir a lição, estabeleça um contraste a respeito dos comportamentos de Vasti e Ester: a) Vasti: recusa-se a ir festa do rei; b) Ester: a jovem judia que obedeceu aos conselhos de seu primo, Mardoqueu. Em seguida, mostre que tal comportamento obediente de Ester resultou na sua elevação de rainha. Esse posto, mais tarde, se mostrará crucial para o livramento que o Senhor nosso DEUS fará em favor de seu povo. Neste livro, embora não esteja grafada, percebemos a providência divina atuando do início ao fim.        

 

3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO

A) Aplicação: Há um tempo oportuno que DEUS faz chegar para que sejamos instrumentos usados em suas mãos. Assim como DEUS fez na vida de Ester, que aguardou o tempo oportuno para chegar ao posto de rainha, Ele requer que confiemos em seu favor para que o tempo oportuno também chegue em nossa vida para fazer a sua vontade.  

 

4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR

A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 98, p.39, você encontrará um subsídio especial para esta lição.

B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula: 1) O texto "A recusa da rainha Vasti", localizado após o primeiro tópico, explica o contexto histórico-cultural do episódio; 2) O texto "Ester", ao final do terceiro tópico, destaca um resumo biográfico da personagem.

 

PALAVRA-CHAVE - Obediência

 

COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO

DEUS estabeleceu princípios imutáveis, pelos quais governa a todos os povos, independente de cultura, época ou lugar. Nesta lição, veremos o claro contraste entre as condutas de Vasti e de Ester, a obediente moça judia que ascendeu ao trono de rainha de um dos maiores impérios de todos os tempos, o Império Persa. 

 

 

I – O BANQUETE DE ASSUERO E A RECUSA DE VASTI

1. O rei Assuero

Filho de Dario, Assuero governou o Império Persa por 20 anos (486-465 a.C.), reinando “desde a Índia até à Etiópia, sobre cento e vinte e sete províncias” (Et 1.1). Seu nome grego é Xerxes. No terceiro ano de seu reinado, Assuero convidou a nobreza imperial e os senhores de todas as províncias para mostrar-lhes a grandiosidade do reino e as suas riquezas. A recepção durou 180 dias. Acredita-se que foi nessa ocasião que Assuero tratou, com seus generais e conselheiros, da expedição militar que faria contra a Grécia, batalha que se transformou em um grande fracasso, conforme narra, em detalhes, o historiador grego Heródoto (484-425 a.C.).

 

 

2. Um banquete público, outro exclusivo

Passados os 180 dias, Assuero ofereceu um banquete para todo o povo de Susã, no pátio do jardim de seu palácio. Havia muito luxo e ostentação, além de bebida à vontade, em uma festa programada para durar sete dias (Et 1.5-8). Assuero tinha como mulher a rainha Vasti, que alguns estudiosos acreditam ser a mesma Améstris, citada por Heródoto em seu livro História. Ela também ofereceu um banquete, porém restrito às mulheres do palácio (Et 1.9).

 

 

3. O convite à rainha

No sétimo dia de seu banquete, depois de ter bebido bastante, Assuero estava em euforia: “o coração do rei [estava] alegre do vinho” (Et 1.10). Foi quando ordenou que lhe trouxessem a rainha Vasti, “com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a sua formosura, porque era formosa à vista” (Et 1.11). A rainha simplesmente recusou acompanhar os sete eunucos que o rei enviou para conduzi-la à sua presença (Et 1.12).

 

 

SINÓPSE I - O rei ordena a rainha Vasti para o acompanhar a fim de que sua formosura fosse mostrada aos convivas. A rainha não aceita.

 

AUXÍLIO VIDA CRISTÃ

“A RECUSA DA RAINHA VASTI

A rainha Vasti se recusou a desfilar diante dos amigos do rei, possivelmente por ser contra o costume persa uma mulher apresentar-se diante de uma reunião pública de homens. Este conflito entre o costume persa e a ordem do rei colocou-a em uma difícil situação, e ela escolheu não obedecer à ordem de seu marido embriagado, na esperança de que ele, mais tarde, recobrasse o juízo. Alguns sugerem que Vasti estava grávida de Artaxerxes, que nasceu em 483 a.C., e não queria ser vista em público naquele estado.

Qualquer que tenha sido o motivo, sua atitude foi uma quebra de protocolo que também colocou Assuero em situação difícil. Se uma ordem era expedida por um rei persa, ele nunca poderia revertê-la (leia nota sobre 1.19). Enquanto se preparava para invadir a Grécia, Assuero havia convidado muitos importantes oficiais de todo o império para ver o seu poder, riqueza e autoridade. Caso sua autoridade sobre a própria esposa fosse colocada em dúvida, sua credibilidade militar — o maior critério de sucesso para um rei da antiguidade — seria prejudicada. Além disso, o rei Assuero estava acostumado a ter o que queria” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p. 687).

 

 

II – VASTI RESISTE À ORDEM DO REI E É DEPOSTA

1. A recusa da rainha

São diversas as opiniões a respeito das condutas do rei e da rainha nesse episódio. Fontes extrabíblicas tentam justificar a desobediência de Vasti, com versões que pintam como absurda a pretensão do rei em apresentá-la em seu banquete. O uso de fontes não bíblicas é saudável quando servem para aclarar o sentido do texto escriturístico. Contudo, podem levar à prática da eisegese quando dão à Escritura um sentido alheio ao que foi revelado. A narrativa bíblica é: uma festa pública acontecia e a rainha recusou atender ao rei. O texto para por aí. Fica difícil sustentar algum recato da rainha, principalmente se ela for, como alguns imaginam, a mesma Améstris citada por Heródoto, uma mulher astuta e sanguinária.

 

 

2. A aplicação da lei

Assuero estava, de fato, sob influência do vinho quando ordenou a vinda de Vasti, mas sua decisão de depô-la do cargo não se deu de forma intempestiva ou autoritária. Apesar da fúria, o rei suportou o constrangimento público de receber de volta os eunucos, sem a rainha. Em seguida, submeteu o caso ao exame dos sábios de seu reino, entendidos nas leis e no direito dos medos e persas (Et 1.13,14). A pergunta do rei demonstrava prudência: “o que, segundo a lei, se devia fazer da rainha Vasti, por não haver cumprido [o seu mandado]”? (Et 1.15). Assuero estava em uma difícil situação. Como poderia exercer o governo do império se não tinha autoridade sobre sua própria esposa?

 

 

3. A sentença de Vasti

Examinado o caso, Memucã, um dos sábios, aconselhou ao rei que depusesse Vasti. Liderança pressupõe muita responsabilidade. Pela grande repercussão, a conduta da rainha seria um péssimo exemplo para todas as mulheres do reino: “Porque a notícia deste feito da rainha sairá a todas as mulheres, de modo que desprezarão a seus maridos aos seus olhos” (Et 1.17). Isso provocaria desrespeito e discórdia nos lares (Et 1.18). O conselho de Memucã agradou a Assuero e seus nobres, e ele decretou a deposição de Vasti. Além disso, enviou cartas a todas as províncias, estabelecendo “que cada homem fosse senhor em sua casa” (Et 1.22). Uma das qualificações exigidas do líder cristão é exatamente esta: exercer o governo da própria casa. O princípio bíblico é: o homem que não lidera em casa não é apto para cuidar da Igreja de DEUS (1 Tm 3.4,5).

 

 

SINÓPSE II - A recusa de Vasti a leva a perder o posto de rainha no reino de Assuero.

 

 

III – ESTER: A JUDIA QUE SE TORNA RAINHA EM TERRA ESTRANHA

1. Quatro anos depois

Há certo consenso entre os estudiosos de que a escolha da substituta de Vasti ocorreu após a frustrada campanha militar que Assuero lançou contra os gregos. A destruição quase total das forças navais persas na Batalha de Salamina, ano 480 a.C., forçou seu retorno para Susã. Passada a ira, o rei se lembrou de Vasti, do que ela havia feito e do que ele havia decretado (Et 2.1). Assim, no 479 a.C., aconselhado por seus servos mais próximos, Assuero decide escolher a nova rainha (Et 2.2).

 

 

2. O universo da escolha

Apesar de governar um império originário de longas sucessões entre famílias da Média e da Pérsia, Assuero decidiu escolher a nova rainha dentre moças de todas as províncias do reino. Não havia restrição quanto à origem étnica ou racial. A única exigência é que fossem virgens e formosas (Et 2.2-4). Quando DEUS dirige o processo, nenhum detalhe fica esquecido. Ele cuida de tudo. O concurso foi divulgado e muitas moças levadas à Susã. Mardoqueu morava próximo ao palácio e, com ele, a prima Ester, criada como filha. Levada à casa do rei, Ester ficou sob os cuidados de Hegai, guarda das mulheres, de quem logo conquistou a simpatia (Et 2.7-9). Havia uma graça especial em Ester. Além de se apressar em dar-lhe os seus enfeites e alimentos, e sete moças para lhe assistirem, Hegai “a fez passar ao melhor lugar da casa das mulheres” (Et 2.9). Embora o texto não diga, não há outra explicação: o DEUS que estava com José, estava também com Ester (Gn 39.2,21,23).

 

 

3. A obediência de Ester

Mardoqueu ordenou a Ester que não declarasse qual era o seu povo e sua parentela. Qual a razão dessa ordem? Não sabemos ao certo, já que não havia restrição étnica no processo de escolha da nova rainha. Mesmo sem entender o motivo da proibição, Ester obedeceu, à risca, a ordem de Mardoqueu (Et 2.10). Ela não exigia explicação para obedecer. Mardoqueu demonstrava profunda preocupação com o bem-estar de Ester, passando diariamente diante do pátio da casa das mulheres para saber como ela estava (2.11). Havia respeito e cuidado mútuo entre eles. Cumpridos os 12 meses de preparação, chegou a vez de Ester ser levada à presença de Assuero: “E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e ela alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça e a fez rainha em lugar de Vasti” (Et 2.17).

 

 

SINÓPSE III - A jovem judia Ester é elevada ao posto de rainha numa terra estranha.

 

 

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO

“ESTER

Uma exilada judia que viveu na Pérsia durante o reinado de Assuero (Xerxes, 486-465 a.C.). O nome Ester vinha do persa stara, “estrela”, ou de Ishtar, uma deusa babilônia. Seu nome heb. era Hadassa, que significa “murta”. Ester era órfã e foi criada por seu primo Mardoqueu. Sua beleza foi o motivo de ter sido contada entre as virgens trazidas a Assuero para a seleção de uma rainha para reinar no lugar de Vasti. Foi escolhida, tornou-se rainha, e viveu no palácio em Susã (q.v.).

Ester também é notada por sua bravura e lealdade ao seu povo. Arriscando a própria vida, ao revelar, pela primeira vez, que era judia, fez uma súplica ao rei para assinar um novo decreto, desfazendo o decreto de Hamã contra os judeus” (Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.696).

 

 

CONCLUSÃO

Ester havia chegado ao posto em que, no tempo oportuno, seria um instrumento para cumprir os propósitos divinos. Um dos atributos incomunicáveis de DEUS é a sua presciência. Somente Ele conhece, de antemão, todos os acontecimentos futuros (Is 46.9,10). Podemos confiar nossa vida inteiramente à sua direção, pois Ele sabe o que é melhor para nós (Jr 29.11).

 

 

REVISANDO O CONTEÚDO

1. Qual a diferença entre o banquete de Assuero e o de Vasti?

Assuero ofereceu um banquete para todo o povo de Susã, no pátio do jardim de seu palácio. Vasti também

ofereceu um banquete, porém, restrito para as mulheres do palácio (Et 1.9).

2. Qual o procedimento adotado por Assuero para decidir o futuro da rainha?

Ele submeteu o caso ao exame dos sábios de seu reino, entendidos nas leis e no direito dos medos e persas (Et 1.13,14).

3. Que resolução foi acompanhada do seu decreto de deposição de Vasti?

Ele decretou a deposição de Vasti. Além disso, enviou cartas a todas as províncias, estabelecendo “que cada homem fosse senhor em sua casa” (Et 1.22).

4. Quais os critérios para a escolha da nova rainha?

Não havia restrição quanto à origem étnica ou racial. A única exigência é que fossem virgens e formosas (Et 2.2-4).

5. O que se destaca na obediência de Ester?

Mardoqueu ordenou a Ester que não declarasse seu povo e sua parentela. Qual a razão dessa ordem? Não sabemos ao certo, já que não havia restrição étnica no processo de escolha da nova rainha. Mesmo sem entender o motivo da proibição, Ester obedeceu à risca a ordem de Mardoqueu (Et 2.10). Ela não exigia explicação para obedecer.

 

VOCABULÁRIO

Eisegese: Interpretação de um texto atribuindo-lhe ideias do próprio leitor.