Lição 7, CPAD, A Deposição Da Rainha Vasti E A Ascensão De Ester, 3Tr24
Comentários extra Revista Pr Henrique, EBD
NA TV
ESBOÇO DA LIÇÃO
I – O BANQUETE DE ASSUERO E A RECUSA DE VASTI
1. O rei Assuero
2. Um banquete público, outro exclusivo
3. O convite à rainha
II – VASTI RESISTE À ORDEM DO REI E É
DEPOSTA
1. A recusa da rainha
2. A aplicação da lei
3. A sentença de Vasti
III – ESTER: A JUDIA QUE SE TORNA RAINHA
EM TERRA ESTRANHA
1. Quatro anos depois
2. O universo da escolha
3. A obediência de Ester
TEXTO ÁUREO
“Antes, dá maior graça. Portanto diz: DEUS
resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (Tg 4.6)
VERDADE PRÁTICA
Devemos nos conservar humildes, confiando
na justiça de DEUS, pois Ele governa a todos, abatendo ou exaltando.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Et 1.5-8 Assuero faz um convite de um banquete
público ao povo da fortaleza de Susã
Terça - Et 1.9 A rainha Vasti também oferece um
banquete, porém, restrito às mulheres
Quarta - Et 1.10-12 A rainha Vasti resiste a ordem do rei
Quinta - Et 1.13-15, 20-22 O rei se aconselha com sábios e destitui
a rainha
Sexta - Et 2.1-4 O rei Assuero decide escolher uma nova
rainha
Sábado - Et 2.16,17 A rainha escolhida foi a judia Ester
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Ester
1.10-12,16,17,19; 2.12-17
Ester 1
10 - E, ao sétimo dia, estando já o
coração do rei alegre do vinho, mandou a Meumã, Bizta, Harbona, Bigtá, Abagta,
Zetar e a Carcas, os sete eunucos que serviam na presença do rei Assuero,
11 - que introduzissem na presença do rei
a rainha Vasti, com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a sua
formosura, porque era formosa à vista.
12 - Porém a rainha Vasti recusou vir conforme
a palavra do rei, pela mão dos eunucos; pelo que o rei muito se
enfureceu, e ardeu nele a sua ira.
16 - Então, disse Memucã na presença do
rei e dos príncipes: Não somente pecou contra o rei a rainha Vasti, mas também
contra todos os príncipes e contra todos os povos que há em
todas as províncias do rei Assuero.
17 - Porque a notícia deste feito da rainha sairá a todas as mulheres, de
modo que desprezarão a seus maridos aos seus olhos, quando se disser: Mandou o
rei Assuero que introduzissem à sua presença a rainha Vasti, porém ela não
veio.
19 - Se bem parecer ao rei, saia da sua
parte um edito real, e escreva-se nas leis dos persas e dos medos, e não se
revogue que Vasti não entre mais na presença do rei Assuero, e o rei dê o
reino dela à sua companheira que seja melhor do que ela.
Ester 2
12 - E, chegando já a vez de cada moça,
para vir ao rei Assuero, depois que fora feito a cada uma segundo a lei das
mulheres, por doze meses (porque assim se cumpriam os dias das suas
purificações, seis meses com óleo de mirra e seis meses com especiarias e com
as coisas para a purificação das mulheres),
13 - desta maneira, pois, entrava a moça
ao rei; tudo quanto ela desejava se lhe dava, para ir da casa das mulheres à
casa do rei;
14 - à tarde, entrava e, pela manhã,
tornava à segunda casa das mulheres, debaixo da mão de Saasgaz, eunuco do rei,
guarda das concubinas; não tornava mais ao rei, salvo se o rei a desejasse e
fosse chamada por nome.
15
Chegando, pois, a vez de Ester, filha de Abiail, tio de Mardoqueu (que a
tomara por sua filha), para ir ao rei, coisa nenhuma pediu, senão o que disse
Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres; e alcançava Ester graça aos olhos de
todos quantos a viam.
16 - Assim, foi levada Ester ao rei
Assuero, à casa real, no décimo mês, que
é o mês de tebete, no sétimo ano
do seu reinado.
17 - E o rei amou a Ester mais do que a
todas as mulheres, e ela alcançou perante ele graça e benevolência mais do que
todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça e a fez rainha em lugar de
Vasti.
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HINOS SUGERIDOS: 457, 491, 525 da Harpa Cristã
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SUBSÍDIOS EXTRAS PARA A LIÇÃO 7
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PRESCIÊNCIA
Presciência - conhecimento
do futuro (para nós é futuro, para DEUS é presente, está contido no eterno
presente).
substantivo
feminino
[Do lat. praescientia, ciência inata]
Atributo metafísico e incomunicável de DEUS, através do qual Ele sabe tudo de
antemão (para nós, para Ele é presente o futuro) e se faz sempre presente no tempo e no espaço
(1 Sm 2.3; 1 Jo 3.20). Dicionário Teológico - Claudionor Correia de Andrade
ATRIBUTO DIVINO PELO QUAL DEUS CONHECE O PASSADO,
PRESENTE E FUTURO COMO TUDO INCLUÍDO EM SUA ETERNIDADE COMO PRESENTE PARA ELE.
(DIVIDIDO EM TEMPOS PASSADO, PRESENTE E FUTURO PARA OS HOMENS).
At 2.22 Homens israelitas, escutai estas palavras: A JESUS
Nazareno, homem aprovado por DEUS entre vós com maravilhas, prodígios e sinais,
que DEUS por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; 23 A este
que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de DEUS,
prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos; 24 Ao qual DEUS
ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido
por ela;
1Pe 1.2 Eleitos segundo a presciência de DEUS Pai,
em santificação do ESPÍRITO, para a obediência e aspersão do sangue de JESUS CRISTO:
Graça e paz vos sejam multiplicadas.
Para que desta geração seja requerido o sangue de todos os profetas
que, desde a fundação do mundo, foi derramado; Lucas 11:50
Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que
fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; Efésios 1:4
O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da
fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; 1
Pedro 1:20
Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse:
Abrirei em parábolas a minha boca; Publicarei coisas ocultas desde a fundação
do mundo. Mateus 13:35
E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes
não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação
do mundo.
Apocalipse 13:8
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos
de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação
do mundo; Mateus 25:34
De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a
fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou,
para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. Hebreus 9:26
Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como
disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso; embora as suas
obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo. Hebreus 4:3
Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles
estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste
antes da fundação do mundo. João 17:24
A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à
perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da
vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não
é, ainda que é. Apocalipse 17:8
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do
juízo. João 16:8
Conhecidas são a DEUS, desde o princípio do mundo, todas as suas
obras. Atos 15:18
Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do
mundo; Lucas 1:70
Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo
deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?
1 Coríntios 6:2
Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio
do pó do mundo.
Provérbios 8:26
Ele fez a terra com o seu poder, e ordenou o mundo com a sua
sabedoria, e estendeu os céus com o seu entendimento. Jeremias 51:15
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NOMES NO ORIGINAL E SIGNIFICADOS
הדסה Hadaccah de
derivação Hebraica
Hadassa = “murta”
1) o nome judeu da rainha Ester
אסתר ’Ecter - de derivação persa
Ester = “estrela”
1) a rainha da Pérsia, heroína do livro de Ester - filha de Abiail, prima e
filha adotiva de Mordecai, da tribo de Benjamim, foi feita rainha pelo rei
Assuero para substituir a rainha Vasti da qual havia divorciado.
מרדכי Mord ̂ekay
de derivação Hebraica
Mordecai = “homem pequeno” ou “adorador de Marte”
1) primo e pai adotivo da rainha Ester; filho de Jair, da tribo de Benjamim;
por providência divina, foi o libertador dos filhos de Israel da destruição
planejada por Hamã, o principal ministro de Assuero; instituidor da festa do
Purim
אחשורוש
’Achashverowsh ou (forma contrata) אחשׂרשׂ
’Achashrosh (Et 10.1)
de origem persa
Assuero = “Eu serei silencioso e pobre”
1) título do rei da Pérsia, provavelmente Xerxes (grego ou título honorífico
c606 Csar na Rússia, César em Roma, Dodged na Espanha, Candace na Etiópia)
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Lição 06: O
Banquete de Assuero e Vasti Destronada | EBD – Pecc | 3° Trimestre De 2021
EBD Pecc | 3°
Trimestre De 2021 | Tema: Rute e Ester – A fé e a Coragem Da Mulheres –
Programa de Educação Cristã Continuada | Lição 06: O Banquete de
Assuero e Vasti Destronada | Escola Bíblica Dominical
BANQUETE DE
ASSUERO (Et 1.1-9)
1. Exatidão
histórica (Et 1.1) “Nos dias de Assuero, o Assuero que reinou, desde a
Índia até à Etiópia, sobre cento e vinte e sete províncias.”
Assuero, em
grego Xerxes, ou Artaxerxes, é o rei persa mencionado em Esdras 4.6, que reinou
de 486 se a 465 a.C. Foi um grande construtor, ele que completou e melhorou os
grandes palácios que seu pai, Dario, havia iniciado, e consolidou o império da
Índia à Etiópia. Ele reinou sobre 127 províncias de mar a mar.
Embora a
historicidade do livro de Ester tenha sido contestada, provas incontestáveis
são encontradas, como: descrições de da corte persa e dos costumes daquele
período, conjunto de datas precisas e usos de nomes persas correntes na época,
assim como a caracterização de Xerxes são absolutamente corretos. A confirmação
imparcial da subida de Mordecai ao poder vem de uma placa cuneiforme
encontrada em Borsippa, que identifica Marduque (Mordecai) como um oficial na
corte real de Susā no princípio do reinado de Xerxes.
O livro é um
testemunho histórico confiável que demonstra um conhecimento preciso e
detalhado da vida, da lei e dos costumes persas, As informações arqueológicas
sobre a arquitetura do palácio e sobre o reinado de Xerxes estão em harmonia
com as descrições do livro.
2. A cidade de
Susă (Et 1.2) “Naqueles dias, assentando-se o rei Assuero no trono do seu
reino, que está na cidadela de Susă.”
Susã era uma
das três capitais mantidas pela Pérsia. As outras eram Babilônia, na
Mesopotâmia, e Persépolis, na parte sudeste da Pérsia. Susã era considerada
residência real de verão e estava localizada no planalto de Elão, a cerca de
400 quilômetros da Babilônia. Depois da derrota do império babilônico e sua
conquista pelos persas, em 539 a.C., a sede do governo dos exilados judeus
passou da Babilônia à Pérsia. A capital, Susã, é o palco da história de Ester.
3. O esplendor
persa (Et 1.4) “Então, mostrou as riquezas da glória do seu reino e o
esplendor da sua excelente grandeza, por muitos dias, por cento e oitenta
dias.”
Mais do que
isso, Assuero sabia como dar uma festa, um evento de seis meses, para seus
líderes militares, seus príncipes e nobres, todos os poderosos do reino. O
ambiente era ornado com pilares de mármore e cortinas de linho branco e
violeta, sofás de ouro e prata – até mesmo pavimentos de mosaico feitos de
materiais caros. Até o chão no qual os convidados caminhavam e os assentos nos
quais eles se sentavam eram feitos de materiais que outros anfitriões teriam
mantido trancadas em segurança como tesouros preciosos. Não havia duas taças de
vinho idênticas e o vinho fluía livremente, graças à generosidade do rei.
EBD Pecc | 3° Trimestre De 2021
| Tema: Rute e Ester – A fé e a Coragem Da Mulheres – Programa de Educação
Cristã Continuada | Lição 06: O Banquete de Assuero e Vasti
Destronada | Escola Biblica Dominical
VASTI É
DESTRONADA
1. O rei é
desafiado (Et 1.12) “Porém a rainha Vasti recusou vir por intermédio dos
eunucos, segundo a palavra do rei: pelo que o rei muito se enfureceu e se
inflamou de ira.”
O grande rei,
que governava sobre todo o mundo conhecido e gozava de recursos ilimitados, não
obstante, era vulnerável. O rei Assuero vinha bebendo por sete dias seguidos e,
como era de se esperar, estava “alto”. Ele tinha bebido demais para estar
completamente sóbrio. Com um toque característico de exagero, ele enviou nada
menos do que sete dos seus eunucos reais para intimar sua rainha, Vasti. Ela
deveria comparecer usando sua coroa real para que os nobres e demais pessoas
pudessem admirar sua beleza (Et 1.10-11).
A ordem para
que sua esposa aparecesse vestida com suas finas roupas reais para o deleite de
uma multidão de homens alterados pelo vinho parecia ofensiva. “Porém a rainha
Vasti recusou vir por intermédio dos eunucos, segundo a palavra do rei; pelo
que o rei muito se enfureceu e se infamou de ira” (Et 1.12). A lei dos persas e
dos medos, que não podia ser revogada, podia, porém, ser recusada. A recusa de
Vasti era um desprezo flagrante ao rei, que ficou furioso.
2. Crise
institucional (Et 1.18) “Hoje mesmo, as princesas da Pérsia e da Média, ao
ouvirem o que fez a rainha, dirão o mesmo a todos os príncipes do rei; e haverá
daí muito desprezo e indignação.’
O desafio de
Vasti a Assuero foi assim uma ameaça à ordem social estabelecida. Desencadeou
uma crise institucional, e Assuero recorreu aos conselheiros credenciados do
reino. O parecer oficial era que a crise conjugal provocada por Vasti
prejudicaria a todos, e que sua atitude contaminaria todas as mulheres da
Pérsia e da Média, ao ponto de elas virem a se revoltar contra seus cônjuges. A
solução proposta foi um edito emergencial irrevogável para garantir que Vasti
não fizesse aquilo que ela já havia decidido não fazer, ou seja, entrar na
presença do rei. A sugestão “dê o reino a outra que seja melhor do que ela”
abre caminho para Ester ocupar o lugar de Vasti no trono.
3. Vasti é
destronada (Et 1.19) “Se bem parecer ao rei, promulgue de sua parte um
edito real, e que se inscreva nas leis dos persas e dos medos e não se revogue,
que Vasti não entre jamais na presença do rei Assuero; e o rei de o reino dela
a outra que seja melhor do que ela.“
A rainha Vasti,
de acordo com o costume persa, estava dando uma festa separada para as
mulheres: “Também a rainha Vasti deu um banquete às mulheres 10 na casa real do
rei Assuero” (Et 1.9). Ela recusou-se a atender as exigências de Assuero.
Nenhuma razão foi apresentada para a recusa de Vasti, mas muitas foram
sugeridas. O historiador Josefo afirma que pessoas estranhas não podiam ver a
beleza de mulheres persas e outros sugerem que, por modéstia, Vasti não se
comparece diante de um grupo de homens que tinham bebido mais do que era
apropriado. Mas a gravidade da situação aponta para outro caminho.
A recusa de
Vasti em obedecer à ordem de Assuero foi vista como um precedente para as
mulheres de todo o império. Os conselheiros do rei viram na atitude
desrespeitosa de Vasti para com seu monarca, que também era seu marido, uma
possível influência negativa sobre a maneira como outras mulheres do reino
responderiam a seus maridos, provocando desordem e discórdia nos lares de toda
a terra. O rei agiu de acordo com o conselho de seus oficiais. Assuero
destronou Vasti e emitiu um decreto sobre sua substituição.
O decreto
reflete um princípio profundamente enraizado ainda hoje no Oriente Médio. O
marido governa a casa, e somente ele tem o direito de iniciar ou dar o
divórcio. Os filhos do matrimônio pertencem ao marido e, quando o divórcio
acontece, ele os mantém. Assim, Vasti perdeu sua posição de poder e prestígio
como rainha e foi despojada do seu título.
APLICAÇÃO
PESSOAL
O livro
de Ester mostra de forma incontestável
o cuidado providencial de DEUS em relação ao povo escolhido, pois, de acordo
com a história de Ester, DEUS protege e preserva o Seu povo.
EBD Pecc | 3° Trimestre De 2021
| Tema: Rute e Ester – A fé e a Coragem Da Mulheres – Programa de Educação
Cristã Continuada | Lição 06: O Banquete de Assuero e Vasti
Destronada | Escola Biblica Dominical
RESPONDA
1) Qual era a
festa comemorada entre os judeus todos os anos, de acordo com o livro de
Ester? Purim
2) Qual o nome
da cidade que virou palco da história de Ester? Susã
3) Qual o nome
da rainha que desafiou o rei Assuero? Vasti
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Lição 07: Ester
2 – Ester é Coroada Rainha | EBD – Pecc | 3° Trimestre De 2021
EBD Pecc | 3°
Trimestre De 2021 | Tema: Rute e Ester – A fé e a Coragem Da Mulheres –
Programa de Educação Cristã Continuada | Lição 07: Ester é Coroada Rainha | Escola
Bíblica Dominical
SUPLEMENTO
EXCLUSIVO DO PROFESSOR
Afora a
suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e
mestres, inclusive o número da página.
Orientação
Pedagógica
Em Ester
2 há 23 versos. Sugerimos começar a aula lendo, com todos os presentes,
Ester 2.1-23 (5 a 7 min.). A revista funciona como guia de estudo e leitura
complementar, mas não substitui a leitura da Bíblia.
É interessante
observar que o livro de Ester mostra que, às vezes, temos de esperar para ver o
que DEUS está fazendo. Em todo o livro, Ele não é mencionado em parte alguma.
Ainda que não possamos constatar de imediato a Sua ação, não quer dizer que Ele
esteja alheio aos acontecimentos. É o cenário descortinado em Susã, no reinado de Assuero.
Por que Vasti
jogou fora sua posição em um gesto impensado e inútil? E por que Assuero fez
sua exigência? Quem teve a ideia de substituir Vasti por outra mulher, ao invés
de resolver discretamente o conflito? Todos esses acontecimentos parecem
absolutamente ordinários, sem nenhum componente miraculoso. Mas todos foram
necessários para abrir caminho ao processo pelo qual Ester seria elevada à
posição de rainha, e assim, poderia livrar o seu povo.
EBD Pecc | 3°
Trimestre De 2021 | Tema: Rute e Ester – A fé e a Coragem Da Mulheres –
Programa de Educação Cristã Continuada | Lição 07: Ester é Coroada
Rainha | Escola Bíblica Dominical
OBJETIVOS
• Informar sobre
o cenário no qual viviam os judeus que não regressaram para sua terra após o
edito do rei.
• Mostrar a
providência divina na escolha de Ester como rainha.
• Entender a
ação silenciosa de DEUS para beneficiar o Seu povo.
PARA COMEÇARA
AULA
Peça aos alunos
que falem sobre o império persa e como havia tolerância para com os cativos,
que podiam continuar exercendo suas crenças e até falando a língua materna.
Interessante observar também que a recusa da rainha Vasti em obedecer ao
chamado do rei para se apresentar perante os seus oficiais gerou uma crise
inesperada. Ponderar que DEUS age por trás dos bastidores, em oculto e em
silêncio, quando lhe apraz. Ele tinha conhecimento das circunstâncias que
envolveriam os judeus que moravam na Pérsia e estava tecendo os meios para
prover o livramento ao Seu povo.
LEITURA
ADICIONAL
A sentença
inicial desta seção tem causado problemas, porque tanto o seu significado real
quanto o seu significado para o autor são obscuros. As dificuldades se
centralizam:
I. Na palavra
hebraica traduzida pela segunda vez, pois aparentemente não havia sido realiza
da tal reunião anteriormente, e há quase tantas explicações quanto
comentaristas. Pode ser que alguns dos primeiros tradutores para o grego e o
latim não tenham entendido o seu significado, pois eles omitiram a oração
inicial. Talvez a emenda, pequena no texto consonantal hebraico de senit para
sonot, deva ser considerada favoravelmente. Nesse caso o significado seria
“quando várias virgens estavam sendo reunidas”, isto é, recapitulando o
versículo 8. Mas isto tem que ser pesado à luz do significado da segunda
oração,
II. Em vista do
fato de que Mordecai podia ser encontrado regularmente assentado à porta do rei
(2.21:32: 5.9:13; 6.10.12), por que o autor enfatiza tanto este ponto? Será que
dois temas referentes a Ester e Mordecai foram
independentemente colocados juntos de maneira incompleta? A conclusão a que
Gordis chega com a frase “sentado à porta do rei” é que ela “não é uma etiqueta
sem significado em qualquer uma de suas cinco ocorrências neste livro”. Ele
indica que, por todo o Oriente Próximo antigo “a porta” era o lugar em que se
dispensava a justiça e que, enquanto os litigantes ficavam de pé, o rei ou seu
oficial nomeado ficava “sentado” (ct. Pv 31.23).
A modificação
da frase em 19b desta forma assume significado concreto, e Gordis faz a
sugestão plausível de que Ester, quando se tornou rainha, fez com que Mordecai
fosse nomeado magistrado ou juiz, “uma posição subalterna na elaborada
hierarquia dos oficiais persas”, e que ela o executara sem delongas, “antes do
desfile cerimonial final que concluía as festividades de coroação”. Se este é
um raciocínio correto, 2.19-20 não recapitula simplesmente 2.8-10, mas
acrescenta um incidente importante para o desenvolvimento da trama, Mordecai
agora está em uma posição que pode ouvir de passagem o que está sendo dito
pelos oficiais do palácio (21) e tem acesso às câmaras reais (22), e, embora
seja conhecida a sua identidade judaica, não há razão para que se subentenda
que Ester também é judia.
Livro: Ester:
Introdução e comentário. (Baidwin, Joyce G. Serie Cultura Cristã. SP Vida Nova,
2011, p. 62, 631). EBD Pecc | 3° Trimestre De 2021
| Tema: Rute e Ester – A fé e a Coragem Da Mulheres – Programa de Educação
Cristã Continuada | Lição 07: Ester é Coroada Rainha | Escola Biblica Dominical
Texto Áureo
“A moça que
cair no agrado do rei, essa reine em lugar de Vasti. Com isto concordou o rei,
e as sim se fez”. (Et 2.4)
Leitura Biblica
Para Estudo
Ester 1.10-12;
2.1-4; 21-23
Verdade Prática
Nem sempre os
propósitos de DEUS são manifestos de imediato, o que faz com que a nossa
caminhada seja fundamentada na confiança e fé de que Ele sabe como agir.
INTRODUÇÃO
I- A ESCOLHA DA NOVA RAINHA Et 2.1-16
1- Em busca de uma nova rainha Et 2.1-4
2- Ester e Mordecai Et 2.7
3- Ester entre as candidatas Et 2.8
II- A RAINHA ESTER Et 2.16-20
1- Casamentos de monarcas Et 2.16
2- A coração de Ester Et 2.17
3- A rainha Ester é celebrada Et 2.17
III- MORDECAI SALVA O REI Et 2.19-23
1- Assentado à porta do Rei Et 2.19
2- Conspiração frustrada Et 2.21
3- Morte dos conspiradores Et 2.23
APLICAÇÃO PESSOAL
Devocional
Diário
Segunda
– Ester 2.1-7
Terça
– Ester 2.8-15
Quarta
– Ester 2.16-18
Quinta
– Ester 2.19-20
Sexta
– Ester 2.21
Sábado
– Ester 2.23-23
Hinos da
Harpa 46-75
INTRODUÇÃO
Muitos judeus não
voltaram para sua terra quando Ciro decretou que o fizessem. Já bem
estabelecidos na Pérsia, vamos encontrar Ester e seu primo Mordecai, que são
figuras importantes para o agir de DEUS na história desse povo. A ação
providencial de DEUS está, primeiro, em que Ester alcançou graça aos olhos do
rei e tornou-se a esposa principal de Assuero; e, segundo, em Mordecai ter
recebido um cargo que lhe possibilitava ficar à porta do rei, onde os assuntos
oficiais eram tratados, descobrindo assim a trama de morte que dois serviçais
armavam contra o rei.
I- A ESCOLHA DA
NOVA RAINHA (Et 2.1-16)
1. Em
busca de uma nova rainha (Et 2.1)
“Passadas estas
coisas, e apaziguado já o furor do rei Assuero, lembrou-se de Vasti, e do que
ela fizera, e do que se tinha decretado contra ela.”
Esse tempo
indeterminado deve ser por cerca de dois a quatro anos, que se passam entre o
final do capítulo 1 e a escolha de Ester como rainha. Os servos que atendiam o
rei entenderam que era preciso agir em favor do rei e recomendaram a
implementação do plano de Memucã (Et 1.21). E houve então muito entusiasmo na
tarefa de encontrar e levar a Susã as moças mais atraentes do reino. A ordem
para encontrar uma substituta para Vasti foi expedida, mas isto não se tratava
de uma competição que alguém tivesse de se inscrever para participar. “A moça
que cair no agrado do rei, essa reine em lugar de Vasti. Com isto concordou o
rei, e assim se fez” (Et 2.4). Todas as jovens do reino estavam no
páreo pelo simples fato de viver em sua jurisdição. Nenhuma das participantes
voltaria para casa depois.
Observação do
Pr Henrique – Havia ali pelo menos 130 candidatas, 127 províncias com pelo
menos uma candidata de cada uma, mais pelo menos três candidatas da capital,
creio eu.
2. Ester e
Mordecai (Et 2.7)
“Ele criara a
Hadassa, que é Ester, filha de seu tio, a qual não tinha pai nem mãe; e era
jovem bela, de boa aparência e formosura. Tendo-lhe morrido o pai e a mãe,
Mordecai a tomara por filha.”
Saindo das
dependências luxuosas do palácio, encontramos Mordecai e Ester. Eles moravam em
Susã; ele era “judeu, benjamita, filho de Jair, filho de Simei, filho de Quis,
que fora transportado de Jerusalém, com os exilados que foram deportados com
Jeconias, rei de Judá, a quem Nabucodonosor, rei de Babilônia, havia
transportado” (Et 2.5 6). Portanto, Mordecai não tinha qualquer ligação com o
rei ou com o reino medo-persa. Ele era apenas um judeu exilado que cuidava de
sua prima órfã, Hadassa (Et 2.7). O autor sagrado enfatizou que Mordecai e
Ester eram judeus puros e, assim, guardiães apropriados de seu povo, em Susã.
Ester era órfã, criada pelo primo Mordecai. Estando Mordecai consciente da rara
beleza física de sua prima, calculou acertadamente que ela seria uma fortíssima
candidata a substituir Vasti.
3. Ester entre
as candidatas (Et 2.8)
“Em se
divulgando, pois, o mandado do rei e a sua lei, ao serem ajuntadas muitas moças
na cidadela de Susã, sob as vistas de Hegai, levaram também Ester à casa do
rei, sob os cuida dos de Hegai, guarda das mulheres.”
O livro nos
mostra que a moça era bela, corajosa, esperta e cheia de recursos. Coisa alguma
é dita sobre o que ela pensava a respeito do plano de ser feita rainha em lugar
de Vasti. Ester era apenas uma candidata entre muitas outras; porém, foi-lhe
conferida vantagem imediata, porque ela despertou a atenção do chefe do harém,
de nome Hegai, o eunuco (Et 2.9). Ele se apressou a fornecer a Ester os
cosméticos de que ela precisaria; e deu-lhe sete donzelas para servi-la. DEUS
trabalhava por intermédio de Hegai, sendo este o primeiro passo em que a
providência divina estava operando, uma vez que Ester foi posta entre as
candidatas e foi logo separada das demais.
II- A Rainha
Ester (Et 2.16-21)
1. Casamentos
de monarcas (Et 2.16)
“Assim, foi
levada Ester ao rei Assuero, à casa real, no decimo mês, que é o mês de tebete,
no sétimo ano do seu reinado.”
Os casamentos
de príncipes costumam ser determinados por interesses políticos e diplomático,
visando à ampliação de seus domínios e ao fortalecimento de suas alianças. A
beleza era um fator importante, mas nem sempre prevalecia o amor ou o agrado do
monarca. Há quem sugira que Es ter estava cometendo um grave pecado ao se
submeter ao procedimento de escolha. Isso se deve ao desconhecimento dos
costumes antigos desses povos.
Nesta época,
Ester não deveria ter mais do que 20 anos de idade, ou poderia ser até mais
jovem. Era uma oportunidade para ela conseguir tudo o que quisesse. Em vez
disso, ela permanece fiel ao que aprendeu e não sucumbe à tentação ao seu
redor; antes, porta-se com modéstia, coragem e fé em meio àquela incomparável
extravagância. Mesmo vivendo momentos de interrogações e relutância, Ester não
teve uma atitude negativa. Ela sentia o cuidado e a providência de DEUS na
situação.
2. A coroação
de Ester (Et 2.17)
“O rei amou a
Ester mais do que a todas as mulheres, e ela alcançou perante ele favor e
benevolência mais do que todas as virgens; o rei pôs-lhe na cabeça a coroa real
e a fez rainha em lugar de Vasti.”
Após todo um
ano de preparativos, chegou a vez de cada jovem comparecer diante do rei. Para
essa visita, elas podiam usar todos os ornamentos, joias ou roupas que
quisessem. Mas Ester não se preocupou demais, como aparentemente fizeram as
outras, e veio a se destacar por meio apenas da beleza natural. Nenhuma coisa
pediu como adorno especial para apresentar-se ao rei, mas apenas o que estava
designado para ela. E mesmo assim, foi considerada a mais agradável entre as
candidatas (2.15). Quanto mais natural a beleza, mais aprazível ela é.
É bom lembrar
que Ester veio apresentar-se ao rei depois de muitas outras moças. Embora todas
fossem de boa aparência e habilidosas, o rei percebeu que Ester se sobressaia a
todas. Assim, o caminho para Ester estava pavimentado pela soberana providência
de DEUS em lhe favorecer, inclusive com predicados que a destacaram
sobremaneira. O rei viu e “amou” Ester mais do que todas as mulheres que ele
vira até então. Ela obteve graça e favor aos olhos do rei. Agora, sem esperar
por mais nenhum outro procedimento, o rei logo decidiu fazê-la rainha e pôr a
coroa real na cabeça de Ester.
3. A Rainha
Ester é Celebrada (Et 2.18)
“Então, o rei
deu um grande banquete a todos os seus príncipes e aos seus servos; era o
banquete de Ester; concedeu alívio às províncias e fez presentes segundo a
generosidade real.”
As honras que o
Rei concedeu a Ester foram além da escolha e da colocação da coroa sobre sua
cabeça, tornando-a a nova rainha. Ele também levou todo o reino a celebrar
solenemente a coroação com uma grande festa, na qual apresentou Ester como a
nova rainha. Somando a grandiosidade do momento e a alegria do reino, praticou
atos de bondade para com todos os cidadãos do reino, como dar alívio fiscal às
províncias, perdão de impostos, indultos a prisioneiros e feriado nacional.
É notório que
Ester, já elevada à posição de rainha, manteve respeito e cuidado para com
Mordecai, seu primo que a criara (v.20). E isso demonstra seu espírito grato e
sua humildade para continuar seguindo as instruções de seu primo, padrasto,
guardião e conselheiro.
Quem diria que
uma criança judia, órfã de pai e mãe, trazida cativa de Israel para a Pérsia,
criada por seu primo, se tornaria rainha do império mais poderoso da época. A
segunda pessoa mais importante do país de seu desterro. Foi através dela que DEUS
concedeu ao Seu povo uma grande libertação dos desígnios malignos de seus
inimigos. Tudo isso nos faz lembrar que o Senhor é o Pai dos órfãos e os
acolhe. A providência divina levanta o pobre para o fazer assentar-se entre príncipes.
Ele tem a caneta da história das nossas vidas e nenhum de Seus planos podem ser
frustrados.
Responda
1) Qual o grau
de parentesco entre Ester e Mordecai? Primos
2) O que
motivou o rei Assuero na escolha de Ester para ser sua rainha? Sua beleza
Natural
))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
DE HADASSA A RAINHA ESTER
Uma exilada judia que viveu na Pérsia
durante o reinado de Assuero (Xerxes, 486-465 a.C.). O nome Ester vinha do
persa stara, “estrela”, ou de Ishtar, uma deusa babilônia. Seu nome heb. era
Hadassa, que significa “murta”. Ester era órfã e foi criada por seu primo
Mardoqueu. Sua beleza foi o motivo de ter sido contada entre as virgens
trazidas a Assuero para a seleção de uma rainha para reinar no lugar de Vasti.
Foi escolhida, tornou-se rainha, e viveu no palácio em Susã (q.v.).
Ester também é notada por sua bravura e
lealdade ao seu povo. Arriscando a própria vida, ao revelar, pela primeira vez,
que era judia, fez uma súplica ao rei para assinar um novo decreto, desfazendo
o decreto de Hamã contra os judeus.
Alguns a acusam de ser impiedosa e
vingativa ao pedir que os judeus pudessem defender-se e matar os seus
adversários. No entanto, um estudo cuidadoso não sustém essas acusações. Ela
expôs a trama maligna de Hamã e procurou salvar seu povo, mas o decreto real
obtido por sua interseção era limitado à legítima defesa (8.11). Observe que os
judeus abstinham-se do despojo (9.10,16), e que nenhuma represália contra
mulheres e crianças é mencionada. O único pedido que poderia trazer críticas
contra Ester foi o de um segundo dia de derramamento de sangue, e a exibição
dos corpos dos filhos de Hamã em forcas (9.3). Isto pode ter sido feito para
estender o direito de legítima defesa dos judeus, se necessário, e para evitar
mais derramamento de sangue, mostrando que os líderes da campanha contra dos
judeus estavam mortos, indicando assim a insensatez de ataques posteriores. R.
B. D. - Dicionário Bíblico Wycliffe, CPAD
))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
LIÇÃO 7 DA REVISTA 3Tr24 NA ÍNTEGRA
Lição 7, A Deposição Da Rainha Vasti E A
Ascensão De Ester, 3Tr24
Comentários extra Revista Pr Henrique, EBD
NA TV
Para me ajudar PIX 33195781620 (CPF) Luiz
Henrique de Almeida Silva
ESBOÇO DA LIÇÃO
I – O BANQUETE DE ASSUERO E A RECUSA DE
VASTI
1. O rei Assuero
2. Um banquete público, outro exclusivo
3. O convite à rainha
II – VASTI RESISTE À ORDEM DO REI E É
DEPOSTA
1. A recusa da rainha
2. A aplicação da lei
3. A sentença de Vasti
III – ESTER: A JUDIA SE TORNA RAINHA EM
TERRA ESTRANHA
1. Quatro anos depois
2. O universo da escolha
3. A obediência de Ester
TEXTO ÁUREO
“Antes, dá maior graça. Portanto diz: DEUS
resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (Tg 4.6)
VERDADE PRÁTICA
Devemos nos conservar humildes, confiando
na justiça de DEUS, pois Ele governa a todos, abatendo ou exaltando.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Et 1.5-8 Assuero faz um convite de um banquete
público ao povo da fortaleza de Susã
Terça - Et 1.9 A rainha Vasti também oferece um
banquete, porém, restrito às mulheres
Quarta - Et 1.10-12 A rainha Vasti resiste a ordem do rei
Quinta - Et 1.13-15, 20-22 O rei se aconselha com sábios e destitui
a rainha
Sexta - Et 2.1-4 O rei Assuero decide escolher uma nova
rainha
Sábado - Et 2.16,17 A rainha escolhida foi a judia Ester
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Ester
1.10-12,16,17,19; 2.12-17
Ester 1.10 - E, ao sétimo dia, estando já o coração
do rei alegre do vinho, mandou a Meumã, Bizta, Harbona, Bigtá, Abagta, Zetar e
a Carcas, os sete eunucos que serviam na presença do rei Assuero, 11 - que introduzissem na presença do rei a
rainha Vasti, com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a sua
formosura, porque era formosa à vista.
12 - Porém a rainha Vasti recusou vir
conforme a palavra do rei, pela
mão dos eunucos; pelo que o rei muito se enfureceu, e ardeu nele a sua
ira.
16 - Então, disse Memucã na presença do
rei e dos príncipes: Não somente pecou contra o rei a rainha Vasti, mas também
contra todos os príncipes e contra todos os povos que há em
todas as províncias do rei Assuero.
17 - Porque a notícia deste feito da rainha sairá a todas as mulheres, de
modo que desprezarão a seus maridos aos seus olhos, quando se disser: Mandou o
rei Assuero que introduzissem à sua presença a rainha Vasti, porém ela não
veio.
19 - Se bem parecer ao rei, saia da sua
parte um edito real, e escreva-se nas leis dos persas e dos medos, e não se
revogue que Vasti não entre mais na presença do rei Assuero, e o rei dê o
reino dela à sua companheira que seja melhor do que ela.
Ester 2.12 - E, chegando já a vez de cada moça,
para vir ao rei Assuero, depois que fora feito a cada uma segundo a lei das
mulheres, por doze meses (porque assim se cumpriam os dias das suas
purificações, seis meses com óleo de mirra e seis meses com especiarias e com
as coisas para a purificação das mulheres),
13 - desta maneira, pois, entrava a moça ao rei; tudo quanto ela
desejava se lhe dava, para ir da casa das mulheres à casa do rei; 14 - à tarde, entrava e, pela manhã, tornava
à segunda casa das mulheres, debaixo da mão de Saasgaz, eunuco do rei, guarda
das concubinas; não tornava mais ao rei, salvo se o rei a desejasse e fosse
chamada por nome. 15 Chegando, pois, a
vez de Ester, filha de Abiail, tio de Mardoqueu (que a tomara por sua filha),
para ir ao rei, coisa nenhuma pediu, senão o que disse Hegai, eunuco do rei,
guarda das mulheres; e alcançava Ester graça aos olhos de todos quantos a
viam. 16 - Assim, foi levada Ester ao
rei Assuero, à casa real, no décimo mês, que
é o mês de tebete, no sétimo ano
do seu reinado. 17 - E o rei amou a
Ester mais do que a todas as mulheres, e ela alcançou perante ele graça e
benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça e a
fez rainha em lugar de Vasti.
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HINOS SUGERIDOS: 457, 491, 525 da Harpa Cristã
PLANO DE AULA
1. INTRODUÇÃO
Esta lição apresenta o contraste entre
duas mulheres, Vasti e Ester. Vasti, a rainha que foi deposta por se recusar a
obedecer ao rei. Ester, a judia que se tornou rainha e teve como marca obedecer
às orientações de seu primo Mardoqueu. Para aprofundar nesses contrastes
estudaremos o banquete de Assuero e recusa de Vasti; a deposição de Vasti; a
ascensão da jovem judia Ester. Nesta lição, também perceberemos a atributo
incomunicável de DEUS denominado de presciência. Ele conhece de antemão todas
as ações humanas.
2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição: I) Explicar o
banquete de Assuero e a recusa da rainha Vasti; II) Refletir a respeito da
resistência e da deposição da rainha Vasti; III) Mostrar a ascensão de Ester ao
posto de rainha.
B) Motivação: Obediência é um atributo
bíblico muito importante para desenvolver a humildade cristã. O contrário da
obediência é a desobediência que pode levar ao orgulho e a arrogância. Estas
trazem consequências inevitáveis. A Palavra de DEUS nos mostra que obedecer é
melhor que o sacrificar (1 Sm 15.22).
C) Sugestão de Método: Para concluir a
lição, estabeleça um contraste a respeito dos comportamentos de Vasti e Ester:
a) Vasti: recusa-se a ir festa do rei; b) Ester: a jovem judia que obedeceu aos
conselhos de seu primo, Mardoqueu. Em seguida, mostre que tal comportamento
obediente de Ester resultou na sua elevação de rainha. Esse posto, mais tarde,
se mostrará crucial para o livramento que o Senhor nosso DEUS fará em favor de
seu povo. Neste livro, embora não esteja grafada, percebemos a providência
divina atuando do início ao fim.
3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: Há um tempo oportuno que DEUS
faz chegar para que sejamos instrumentos usados em suas mãos. Assim como DEUS
fez na vida de Ester, que aguardou o tempo oportuno para chegar ao posto de
rainha, Ele requer que confiemos em seu favor para que o tempo oportuno também
chegue em nossa vida para fazer a sua vontade.
4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena
conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de
apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 98, p.39, você encontrará um
subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico,
você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula: 1) O
texto "A recusa da rainha Vasti", localizado após o primeiro tópico,
explica o contexto histórico-cultural do episódio; 2) O texto
"Ester", ao final do terceiro tópico, destaca um resumo biográfico da
personagem.
PALAVRA-CHAVE - Obediência
COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO
DEUS estabeleceu princípios imutáveis,
pelos quais governa a todos os povos, independente de cultura, época ou lugar.
Nesta lição, veremos o claro contraste entre as condutas de Vasti e de Ester, a
obediente moça judia que ascendeu ao trono de rainha de um dos maiores impérios
de todos os tempos, o Império Persa.
I – O BANQUETE DE ASSUERO E A RECUSA DE
VASTI
1. O rei Assuero
Filho de Dario, Assuero governou o Império
Persa por 20 anos (486-465 a.C.), reinando “desde a Índia até à Etiópia, sobre
cento e vinte e sete províncias” (Et 1.1). Seu nome grego é Xerxes. No terceiro
ano de seu reinado, Assuero convidou a nobreza imperial e os senhores de todas
as províncias para mostrar-lhes a grandiosidade do reino e as suas riquezas. A
recepção durou 180 dias. Acredita-se que foi nessa ocasião que Assuero tratou,
com seus generais e conselheiros, da expedição militar que faria contra a
Grécia, batalha que se transformou em um grande fracasso, conforme narra, em
detalhes, o historiador grego Heródoto (484-425 a.C.).
2. Um banquete público, outro exclusivo
Passados os 180 dias, Assuero ofereceu um
banquete para todo o povo de Susã, no pátio do jardim de seu palácio. Havia
muito luxo e ostentação, além de bebida à vontade, em uma festa programada para
durar sete dias (Et 1.5-8). Assuero tinha como mulher a rainha Vasti, que
alguns estudiosos acreditam ser a mesma Améstris, citada por Heródoto em seu
livro História. Ela também ofereceu um banquete, porém restrito às mulheres do
palácio (Et 1.9).
3. O convite à rainha
No sétimo dia de seu banquete, depois de
ter bebido bastante, Assuero estava em euforia: “o coração do rei [estava]
alegre do vinho” (Et 1.10). Foi quando ordenou que lhe trouxessem a rainha
Vasti, “com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a sua
formosura, porque era formosa à vista” (Et 1.11). A rainha simplesmente recusou
acompanhar os sete eunucos que o rei enviou para conduzi-la à sua presença (Et
1.12).
SINÓPSE I - O rei ordena a rainha Vasti
para o acompanhar a fim de que sua formosura fosse mostrada aos convivas. A
rainha não aceita.
AUXÍLIO VIDA CRISTÃ
“A RECUSA DA RAINHA VASTI
A rainha Vasti se recusou a desfilar
diante dos amigos do rei, possivelmente por ser contra o costume persa uma
mulher apresentar-se diante de uma reunião pública de homens. Este conflito
entre o costume persa e a ordem do rei colocou-a em uma difícil situação, e ela
escolheu não obedecer à ordem de seu marido embriagado, na esperança de que
ele, mais tarde, recobrasse o juízo. Alguns sugerem que Vasti estava grávida de
Artaxerxes, que nasceu em 483 a.C., e não queria ser vista em público naquele
estado.
Qualquer que tenha sido o motivo, sua
atitude foi uma quebra de protocolo que também colocou Assuero em situação
difícil. Se uma ordem era expedida por um rei persa, ele nunca poderia
revertê-la (leia nota sobre 1.19). Enquanto se preparava para invadir a
Grécia, Assuero havia convidado muitos importantes oficiais de todo o império
para ver o seu poder, riqueza e autoridade. Caso sua autoridade sobre a própria
esposa fosse colocada em dúvida, sua credibilidade militar — o maior critério
de sucesso para um rei da antiguidade — seria prejudicada. Além disso, o rei
Assuero estava acostumado a ter o que queria” (Bíblia de Estudo Aplicação
Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p. 687).
II – VASTI RESISTE À ORDEM DO REI E É
DEPOSTA
1. A recusa da rainha
São diversas as opiniões a respeito das
condutas do rei e da rainha nesse episódio. Fontes extrabíblicas tentam
justificar a desobediência de Vasti, com versões que pintam como absurda a
pretensão do rei em apresentá-la em seu banquete. O uso de fontes não bíblicas
é saudável quando servem para aclarar o sentido do texto escriturístico.
Contudo, podem levar à prática da eisegese quando dão à Escritura um sentido
alheio ao que foi revelado. A narrativa bíblica é: uma festa pública acontecia
e a rainha recusou atender ao rei. O texto para por aí. Fica difícil sustentar
algum recato da rainha, principalmente se ela for, como alguns imaginam, a
mesma Améstris citada por Heródoto, uma mulher astuta e sanguinária.
2. A aplicação da lei
Assuero estava, de fato, sob influência do
vinho quando ordenou a vinda de Vasti, mas sua decisão de depô-la do cargo não
se deu de forma intempestiva ou autoritária. Apesar da fúria, o rei suportou o
constrangimento público de receber de volta os eunucos, sem a rainha. Em
seguida, submeteu o caso ao exame dos sábios de seu reino, entendidos nas leis
e no direito dos medos e persas (Et 1.13,14). A pergunta do rei demonstrava
prudência: “o que, segundo a lei, se devia fazer da rainha Vasti, por não haver
cumprido [o seu mandado]”? (Et 1.15). Assuero estava em uma difícil situação.
Como poderia exercer o governo do império se não tinha autoridade sobre sua
própria esposa?
3. A sentença de Vasti
Examinado o caso, Memucã, um dos sábios,
aconselhou ao rei que depusesse Vasti. Liderança pressupõe muita
responsabilidade. Pela grande repercussão, a conduta da rainha seria um péssimo
exemplo para todas as mulheres do reino: “Porque a notícia deste feito da
rainha sairá a todas as mulheres, de modo que desprezarão a seus maridos aos
seus olhos” (Et 1.17). Isso provocaria desrespeito e discórdia nos lares (Et
1.18). O conselho de Memucã agradou a Assuero e seus nobres, e ele decretou a
deposição de Vasti. Além disso, enviou cartas a todas as províncias,
estabelecendo “que cada homem fosse senhor em sua casa” (Et 1.22). Uma das
qualificações exigidas do líder cristão é exatamente esta: exercer o governo da
própria casa. O princípio bíblico é: o homem que não lidera em casa não é apto
para cuidar da Igreja de DEUS (1 Tm 3.4,5).
SINÓPSE II - A recusa de Vasti a leva a
perder o posto de rainha no reino de Assuero.
III – ESTER: A JUDIA QUE SE TORNA RAINHA
EM TERRA ESTRANHA
1. Quatro anos depois
Há certo consenso entre os estudiosos de
que a escolha da substituta de Vasti ocorreu após a frustrada campanha militar
que Assuero lançou contra os gregos. A destruição quase total das forças navais
persas na Batalha de Salamina, ano 480 a.C., forçou seu retorno para Susã.
Passada a ira, o rei se lembrou de Vasti, do que ela havia feito e do que ele
havia decretado (Et 2.1). Assim, no 479 a.C., aconselhado por seus servos mais
próximos, Assuero decide escolher a nova rainha (Et 2.2).
2. O universo da escolha
Apesar de governar um império originário
de longas sucessões entre famílias da Média e da Pérsia, Assuero decidiu
escolher a nova rainha dentre moças de todas as províncias do reino. Não havia
restrição quanto à origem étnica ou racial. A única exigência é que fossem
virgens e formosas (Et 2.2-4). Quando DEUS dirige o processo, nenhum detalhe
fica esquecido. Ele cuida de tudo. O concurso foi divulgado e muitas moças
levadas à Susã. Mardoqueu morava próximo ao palácio e, com ele, a prima Ester,
criada como filha. Levada à casa do rei, Ester ficou sob os cuidados de Hegai,
guarda das mulheres, de quem logo conquistou a simpatia (Et 2.7-9). Havia uma
graça especial em Ester. Além de se apressar em dar-lhe os seus enfeites e
alimentos, e sete moças para lhe assistirem, Hegai “a fez passar ao melhor
lugar da casa das mulheres” (Et 2.9). Embora o texto não diga, não há outra
explicação: o DEUS que estava com José, estava também com Ester (Gn
39.2,21,23).
3. A obediência de Ester
Mardoqueu ordenou a Ester que não
declarasse qual era o seu povo e sua parentela. Qual a razão dessa ordem? Não
sabemos ao certo, já que não havia restrição étnica no processo de escolha da
nova rainha. Mesmo sem entender o motivo da proibição, Ester obedeceu, à risca,
a ordem de Mardoqueu (Et 2.10). Ela não exigia explicação para obedecer.
Mardoqueu demonstrava profunda preocupação com o bem-estar de Ester, passando
diariamente diante do pátio da casa das mulheres para saber como ela estava
(2.11). Havia respeito e cuidado mútuo entre eles. Cumpridos os 12 meses de
preparação, chegou a vez de Ester ser levada à presença de Assuero: “E o rei
amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e ela alcançou perante ele graça
e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça e
a fez rainha em lugar de Vasti” (Et 2.17).
SINÓPSE III - A jovem judia Ester é
elevada ao posto de rainha numa terra estranha.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
“ESTER
Uma exilada judia que viveu na Pérsia
durante o reinado de Assuero (Xerxes, 486-465 a.C.). O nome Ester vinha do
persa stara, “estrela”, ou de Ishtar, uma deusa babilônia. Seu nome heb. era
Hadassa, que significa “murta”. Ester era órfã e foi criada por seu primo
Mardoqueu. Sua beleza foi o motivo de ter sido contada entre as virgens
trazidas a Assuero para a seleção de uma rainha para reinar no lugar de Vasti.
Foi escolhida, tornou-se rainha, e viveu no palácio em Susã (q.v.).
Ester também é notada por sua bravura e
lealdade ao seu povo. Arriscando a própria vida, ao revelar, pela primeira vez,
que era judia, fez uma súplica ao rei para assinar um novo decreto, desfazendo
o decreto de Hamã contra os judeus” (Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de
Janeiro: CPAD, 2010, p.696).
CONCLUSÃO
Ester havia chegado ao posto em que, no
tempo oportuno, seria um instrumento para cumprir os propósitos divinos. Um dos
atributos incomunicáveis de DEUS é a sua presciência. Somente Ele conhece, de
antemão, todos os acontecimentos futuros (Is 46.9,10). Podemos confiar nossa
vida inteiramente à sua direção, pois Ele sabe o que é melhor para nós (Jr
29.11).
REVISANDO O CONTEÚDO
1. Qual a diferença entre o banquete de
Assuero e o de Vasti?
Assuero ofereceu um banquete para todo o
povo de Susã, no pátio do jardim de seu palácio. Vasti também
ofereceu um banquete, porém, restrito para
as mulheres do palácio (Et 1.9).
2. Qual o procedimento adotado por Assuero
para decidir o futuro da rainha?
Ele submeteu o caso ao exame dos sábios de
seu reino, entendidos nas leis e no direito dos medos e persas (Et 1.13,14).
3. Que resolução foi acompanhada do seu
decreto de deposição de Vasti?
Ele decretou a deposição de Vasti. Além
disso, enviou cartas a todas as províncias, estabelecendo “que cada homem fosse
senhor em sua casa” (Et 1.22).
4. Quais os critérios para a escolha da
nova rainha?
Não havia restrição quanto à origem étnica
ou racial. A única exigência é que fossem virgens e formosas (Et 2.2-4).
5. O que se destaca na obediência de
Ester?
Mardoqueu ordenou a Ester que não
declarasse seu povo e sua parentela. Qual a razão dessa ordem? Não sabemos ao
certo, já que não havia restrição étnica no processo de escolha da nova rainha.
Mesmo sem entender o motivo da proibição, Ester obedeceu à risca a ordem de
Mardoqueu (Et 2.10). Ela não exigia explicação para
obedecer.
VOCABULÁRIO
Eisegese: Interpretação de um texto
atribuindo-lhe ideias do próprio leitor.