Escrita Lição 5, Betel, A necessidade da reconexão entre o ser humano e Seu Criador, 2Tr23, Pr Henrique, EBD NA TV

Escrita Lição 5, Betel, A necessidade da reconexão entre o ser humano e Seu Criador, 2Tr23, Pr Henrique, EBD NA TV

PARA NOS AJUDAR - PIX 33195781620 (CPF) LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA
 

 

Vídeo https://youtu.be/DMVUeeoMy10

Escrita https://ebdnatv.blogspot.com/2023/04/escrita-licao-5-betel-necessidade-da.html

Slides https://ebdnatv.blogspot.com/2023/04/slides-licao-5-betel-necessidade-da.html

https://pt.slideshare.net/henriqueebdnatv/slides-lio-5-betel-a-necessidade-da-reconexo-entre-o-ser-humano-e-seu-criadorpptx 


TEXTO ÁUREO
"E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração." Jeremias 29.13
 
VERDADE APLICADA
Ao longo das Escrituras vemos DEUS se revelando e chamando o ser humano ao arrependimento, visando a restauração da comunhão com Ele.
 
OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Mostrar a busca do homem para se reatar com DEUS
 - Destacar que o homem não vive bem, longe de DEUS
 - Ressaltar que DEUS provê os caminhos de volta para Ele.
 
MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que possamos enxergar com mais clareza o valor de DEUS.
 
HINOS SUGERIDOS - 169, 171, 172
 
 
TEXTOS DE REFERÊNCIA - GÊNESIS 4. 1,2, 25,26
1. E conheceu Adão a Eva, sua mulher, a ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um varão. 2. E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
25. E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela teve um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, DEUS me deu outra semente em lugar de Abel; porquanto Caim o matou. 26. E a Sete mesmo também nasceu um filho, e chamou o seu nome Enos. Então se começou a invocar o nome do Senhor.
 
LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA Lv 26.40-45 Promessas de DEUS para o povo de Israel.
TERÇA Dt 4.29-31 O dever de buscar a DEUS de todo coração.
QUARTA 2Cr 7.7-14 O caminho do arrependimento.
QUINTA Is 55.6-13 Buscar o Senhor enquanto se pode achar.
SEXTA At 17.24-27 DEUS não habita em templo feito por homens.
SABADO Tg 4.6-10 Devemos nos humilhar perante o Senhor.
 
Subsídios para a lição
Gênesis 4 - BEP - CPAD
4.1 CONHECEU ADÃO A EVA, SUA MULHER. A palavra conhecer é muito empregada na Bíblia para significar vida íntima conjugal. Observe-se que Eva, ao ter seu filho, louvou de coração ao Senhor pela criança. Ela procurava andar em retidão com Deus, agradecida por seu amor, perdão e socorro.
4.3-5 UMA OFERTA AO SENHOR. O Senhor aceitou a oferta de Abel, porque este compareceu diante dEle com fé genuína e consagração (Hb 11.4; 1Jo 3.12; Jo 4.23,24). A oferta de Caim foi rejeitada porque ele estava destituído de fé sincera e obediente, e porque as suas obras eram más (vv. 6,7; 1 Jo 3.12). Deus tem prazer em nossas ofertas e ações de graça tão-somente quando nos esforçamos para viver uma vida reta, de conformidade com a sua vontade (ver Dt 6.5).
4.7 E PARA TI SERÁ O SEU DESEJO. Trata-se aqui da ação do pecado sobre Adão. Uma livre tradução desta parte do versículo seria: O pecado está de tocaia junto à porta; seu desejo é possuir-te, mas tu deves dominá-lo . Deus retrata o pecado como uma força tentadora que, de modo semelhante a uma fera ou um demônio, está pronto para atacar e devorar. Por outro lado, Deus também concede aos seres humanos a capacidade de vencer e de resistir ao pecado, quando nos submetemos à sua palavra, capacitados por sua graça. É do ser humano a opção de ceder ao pecado ou a de vencê-lo (Rm 6).
4.10 A VOZ DO SANGUE DO TEU IRMÃO CLAMA A MIM. A morte de Abel e o cuidado de Deus por ele, demonstra que Deus, no decurso de todas as eras, observa atentamente todos os que sofrem por viver em retidão diante dEle. Deus conhece o sofrimento desses justos e o dia chegará em que Ele agirá em favor deles, para fazer justiça e eliminar todo mal (Hb 11.4; 12.24).
4.11 AGORA MALDITO ÉS TU. Caim foi amaldiçoado por Deus no sentido de Deus já não abençoar seus esforços para extrair da terra o seu sustento (vv. 2,3). Caim não se humilhou com tristeza e arrependimento diante de Deus, pois afastou-se do Senhor e procurou viver sem a sua ajuda (v. 16).
4.15 UM SINAL EM CAIM. Talvez esse sinal deva ser entendido como posto em Caim para assegurá-lo da promessa de Deus. Caim não sofreu pena de morte nesse tempo.
Posteriormente, quando a iniquidade e a violência da raça humana se tornaram extrema na terra, a pena da morte foi instituída (9.5,6).
4.16 SAIU CAIM DE DIANTE DA FACE DO SENHOR. Caim e seus descendentes foram os cabeças da civilização humana até hoje desviada de Deus (muito provavelmente uma das esposas dos filhos de Noé era descendente de Caim). A motivação básica de todas as sociedades humanistas está em superar a maldição, buscar o prazer e reconquistar o paraíso , sem submissão a Deus. Noutras palavras, o sistema mundial fundamenta-se no princípio da autorredenção da raça humana, na sua rebelião contra Deus (ver 1 Jo 5.19).
4.17 CAIM A SUA MULHER. Adão e Eva tiveram outros filhos e filhas (5.4). Caim, portanto, deve ter se casado com uma das suas próprias irmãs. Semelhante relacionamento foi uma necessidade, no início. Posteriormente, devido à proliferação dos funestos efeitos da queda e os casamentos entre parentes multiplicarem as anomalias biológicas nos filhos, esse tipo de casamento foi proibido (Lv 18.6,9; 20.12, 17-21; Dt 27.22,23).
4.19 TOMOU LAMEQUE PARA SI DUAS MULHERES. Lameque foi o primeiro a rejeitar o princípio do casamento monogâmico, ordenado por Deus (2.22-24). A depravação hereditária estava se alastrando progressivamente no lar e na família.
4.26 INVOCAR O NOME DO SENHOR. Sob o incentivo de Enos, tiveram começo as orações e o culto público ao Senhor (2 Sm 6.2; 1 Cr 13.6; Sl 79.6; Jr 10.25, onde invocar o nome do Senhor refere-se ao culto público). Os familiares ímpios de Caim organizaram e dirigiram suas vidas em torno das artes e empreendimento seculares, e instituíram um modo de vida voltado para a altivez e a arrogância. A família de Sete, ao contrário, invocava o nome do Senhor , expressando assim a sua dependência dEle. Dessa forma, duas descendências totalmente diferentes foram ocupando a terra - a dos justos e a dos ímpios. Depois se misturaram com os descendentes de Caim e se corromperam.
 
))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
 
 
Capítulo 4 - Adam Clarke
O nascimento, o ofício, a religião de Caim e Abel,
1-7. Caim assassina seu irmão Abel, 8. Deus chama-o a julgamento, por isso, 9,10. Ele é amaldiçoado, 11,12. Ele se desespera,15,14. Uma promessa dada a ele de preservação, e uma marca estabelecida nele para impedir de ser morto, 15. Ele sai da presença de Deus, 16. Tem um filho, a quem ele chama de Enoque, e constrói uma cidade, que ele chama pelo seu nome, 17. Caim tem vários filhos, entre os quais Lameque, o primeiro bígamo, 18,19. Jabal, que ensinou o uso de barracas e alimentação de bovinos , 20. Jubal, o inventor de instrumentos musicais, 21. Tubal-Caim, o inventor do trabalho de ferreiro, 22. Estranha fala de Lameque a suas mulheres , 23,24. Sete nascido de Adão e Eva no lugar de Abel, 25. Enoque nasceu, e o culto a Deus é restaurado, 26.
Notas sobre o Capítulo 4

Versículo 1 . Adquiri um varão do Senhor -------------------------------
Caim, קיןsignifica aquisição, daí Eva diz קנתי kanithi, eu comecei ou adquiri um homem, את יהוה eth Jeová, o Senhor. É muito difícil estabelecer o sentido em que Eva usou estas palavras, que têm sido diversas vezes traduzidos como entendido. A maioria dos expositores acha que Eva imaginou Caim ser a prometida semente que esmagaria a cabeça da serpente. Esta exposição parece muito refinada para esse período. É muito provável que ela tivesse reconhecido que foi através da bênção peculiar de Deus que foi capaz de conceber e dar à luz um filho, e que ela tinha agora uma esperança bem fundamentada de que a raça humana deveria ser continuada na terra. A menos que ela estivesse sob inspiração Divina não poderia ter chamado seu filho (mesmo supondo que ele seja a semente prometida) Jeová , e que se ela não estava sob essa influência seu erro demonstra suficientemente que Caim estava longe de ser o Messias, pois era do maligno ;1 João 3:12. Podemos, portanto, supor que את היוה eth Jeová, o Senhor, é uma forma elíptica de expressão para מאת יהוה meeth Yehovah, do Senhor, ou através da bênção divina.

Versículo 2 . E teve mais a seu irmão Abel. -----------------------------
Literalmente, Ela acrescentou ter (ותסף ללדת vattoseph laledeth), seu irmão. Pode parecer evidente que Caim e Abel eram gêmeos . Na maioria dos casos em que um sujeito desse tipo é introduzido nas Sagradas Escrituras, e os nascimentos sucessivos de filhos dos mesmos pais são notadas, os atos de conceber e dar à luz são mencionados em referência a cada criança; aqui não diz que ela concebeu e deu à luz Abel, mas simplesmente ela acrescentou ter o seu irmão Abel , isto é, no meu entender, Caim era o primeiro nascido, Abel, seu irmão gêmeo, veio em seguida.
Abel foi pastor de ovelhas ---------------------------------------------------
Adão era originalmente um jardineiro, Abel um pastor, e Caim um agricultor. Estes foram os três empregos primitivos, e, devo acrescentar, os mais racionais e, consequentemente, os melhores para evitar conflitos e um amor desmedido ao mundo.

Versículo 3. Com o tempo,--------------------------------------------------- 
מקץ ימים yamim mikkets, no final do dia. Alguns pensam que o aniversário da criação para ser aqui pretendida, é mais provável que isso significa que o sábado , em que Adão e sua família, sem dúvida, ofereceram oblações a Deus, como o culto divino certamente foi instituído, e sem dúvida o sábado corretamente observado em família. Este culto foi, na sua instituição de origem, muito simples. Ele parece ter consistido em duas partes: 1. Ação de Graças a Deus como autor e dispensador de todos na abundância da natureza, e oblações indicativos de gratidão. 2. Sacrifício particular à sua justiça e santidade, o que implica uma convicção de seu próprio pecado, confissão da transgressão, e fé no Libertador prometido. Se reunir a passagem aqui com alusão do apóstolo a ele, Hebreus 11:4, veremos a causa para formar esta conclusão.
Caim trouxe do fruto da terra uma oferta -----------------------------
מנחה Minchá, ao Senhor. A palavra Minchá é explicado, Levítico 2:1, uma oferenda de farinha, com óleo e incenso. Foi em geral, uma oferta eucarística ou gratidão, e é simplesmente o que está implícito nos frutos da terra trazidos por Caim ao Senhor, por que ele testemunhou sua crença nele como o Senhor do universo, e o dispensador de bênçãos seculares.
Versículo 4. Abel também trouxe dos primogênitos do seu rebanho ---------------------------------------------------------------------------
Doutor Kennicott alega que as palavras que ele também trouxe, הביא גם הוא hebi gam hu, deve ser traduzido, Abel trouxe também, ou seja, um Minchá ou oferta de gratidão, e além disso, ele trouxe do primogênito (מבכרות mibbechoroth) de seu rebanho, e foi por este só que ele reconhecia-se um pecador, e professou a fé no prometido Messias . Para esta circunstância, o apóstolo parece evidentemente aludir, Hebreus 11:4 : Pela fé Abel ofereceu πλειονα θυσιαν, um sacrifício mais ou superior; não mais excelente, (para isso não é significado da palavra πλειων)o que nos leva a inferir, de acordo com o Dr. Kennicott, que Abel, além de sua Minchá ou oferta de gratidão, trouxe também θυσια, uma vítima, para ser morto por seus pecados, e isso que ele escolheu além do primogênito de seu rebanho, que, na ordem de Deus, foi uma representação do Cordeiro de Deus que era para tirar o pecado do mundo, o que confirma esta exposição com a observação do apóstolo: Deus testemunhou τοις δωροις, dos seus dons, o que certamente mostra que ele trouxe mais do que um. De acordo com esta interpretação, Caim, o pai do deísmo, não reconhecendo a necessidade de um sacrifício vicário, nem sentindo sua necessidade de expiação, de acordo com os ditames de sua religião natural, trouxe um Minchá ou eucarística oferta ao Deus do universo. Abel, não menos grato pela produção de seus campos e o aumento de seus rebanhos, trouxe uma oferta, semelhante e adicionando um sacrifício pagou na devida conta a vontade de Deus na medida em que havia então sido revelado, reconhecia-se um pecador, e assim, desprezando o desagrado Divino, mostrou diante da morte de Cristo até que ele veio. Assim, suas ofertas foram aceitas, enquanto as de Caim foram rejeitadas, por isso, como diz o apóstolo, foi feito pela fé, e, portanto, alcançou testemunho de que era justo, ou uma pessoa justificada, dando Deus testemunho dos seus dons, o de gratidão oferta e da oferta pelo pecado , aceitando-os, que a fé na semente prometida era a única maneira em que ele poderia aceitar as ofertas de serviços e da humanidade. Dr. Magee, em seus discursos sobre a Expiação, critica o parecer do Dr. Kennicott, e sustenta que não há fundamento para a distinção feita por este último sobre as palavras que ele também trouxe , e mostra que, embora o Minchá, em geral, signifique uma incruenta oferta, mas também é utilizado para expressar ambos os tipos, e que o Minchá em questão deve ser entendida do sacrifício, em seguida, oferecido por Abel. Eu não vejo que nós ganhamos muito por essa crítica. Veja Gênesis 4:7.

Versículo 5. Caim --------------------------------------------------------------
como sendo inconsciente de seu pecado, e, consequentemente, humilhado, e não sendo aceita sua oferta, como a de Abel que foi dada  com fé e sacrifício pelo pecado, ele não atentou - Ele não poderia, de forma consistente com a sua santidade e justiça, aprovar a um ou receber o outro. Qual a maneira em que Deus testificou de sua aprovação não somos informados, mas provavelmente, como no caso de Elias, enviando fogo do céu e consumindo o sacrifício.

Caim ficou muito irado -------------------------------------------------------
Seu desagrado deveria tê-lo voltado contra seu próprio coração sendo humilde, mas voltou-se contra seu irmão inocente, que, embora não mais privilegiado do que ele, fez um uso muito melhor das vantagens que eles compartilhavam em comum. Seu ímpio irmão.

Versículo 6. Porque estás indignado? 
Este foi concebido como um aviso gracioso, e uma preventiva do meditado crime.

Versículo 7. Se bem fizeres --------------------------------------------------
o que é reto aos olhos de Deus, não te faz aceito? Será que Deus rejeita qualquer homem que O serve com simplicidade e sinceridade de coração? Mas, se tu te fazes indignado contra o teu irmão íntegro não te poderá salvar do desagrado em que caíste? Pelo contrário, recorrer a teu Criador pedindo misericórdia; לפתח חטאת רבץ lappethach chattath robets, e ofertando um animal pelo pecado é necessário, pois o pecado jaz à tua porta, um animal adequado deve ser oferecido como expiação pelo pecado, pois no curral tens teu rebanho.
As palavras חטאת chattath e חטאת chattaah, frequentemente significam o pecado, mas tenho observado mais de uma centena de lugares no Antigo Testamento, onde eles são utilizados também para oferta pelo pecado, é também traduzido ἁμαρτια pela Septuaginta, que é o termo que o apóstolo usa em 2 Coríntios 5:21: ele o fez pelo pecado (ἁμαρτιαν, uma oferta pelo pecado?) por nós, por aquele que não conheceu pecado. Caim se culpa agora por não trazer uma oferta pelo pecado, quando seu irmão a trouxe, e sua negligência e desprezo causaram sua rejeição. No entanto, Deus agora graciosamente lhe informa que, apesar de ter fracassado, seu caso ainda não estava perdido, como meio existia a fé, a promessa, a oferta pelo pecado estava pendente (רבץ robets, uma palavra usada para expressar o sacrifício de um quadrúpede ) de seu rebanho. Quantos pecadores perecem não, porque não há um Salvador capaz e disposto a salvá-los, mas porque eles não usam o que está ao seu alcance! De tal como é verdade é que a palavra de nosso Senhor, 

Ti será o seu desejo,----------------------------------------------------------- 
tu já tens o direito de primogenitura, e em todas as coisas a teu irmão está sujeito a ti. Estas palavras não são ditas do pecado , como muitos têm entendido, mas de Abel e sua submissão a Caim como seu superior, e estas palavras são faladas para remover de Caim a  inveja.

Versículo 8. falou Caim com o seu irmão Abel -------------------------
ויאמר קין vaiyomer Kayin, e Caim disse, não falou, para esta construção a palavra não pode suportar sem grande violência à analogia e correção gramatical. Mas por que deveria ser assim traduzida? Porque os nossos tradutores não podem achar que qualquer coisa foi falada na ocasião, e, portanto, se aventurou a insinuar que houve uma conversa, por tempo indeterminado. Nas edições mais correta da Bíblia hebraica há um pequeno espaço deixado aqui no texto, e uma marca circular que se refere a uma nota à margem, dando a entender que há um hiato ou deficiência no verso. Agora essa deficiência é fornecida nas versões principais antigos, e no texto samaritano. Neste as palavras são fornecidas, Andemos para o campo. O siríaco é: Vamos para o deserto. A Vulgata Egrediamur foras, Vamos caminhar para fora. A Septuaginta, Διελθωμεν εις το πεδον: Vamos para o campo. Os dois Caldeu Targums têm a mesma leitura, por isso tem o copta versão. Esta adição é completamente perdida a partir de cada MS. do Pentateuco agora conhecida, e ainda é suficientemente evidente a partir do texto Samaritano, a versão Samaritano, o siríaco, Septuaginta, e Vulgata, que era nas cópias mais autênticas do hebraico antes e algum tempo desde a era cristã. As palavras podem, portanto, ser facilmente considerado como uma parte do texto sagrado, e com eles toda a passagem lê clara e consistente: "E Caim disse a Abel, seu irmão: Vamos para o campo, e aconteceu que, quando eles estavam no campo, se levantou Caim, "Jerusalém Targum, e o Targum de Jônatas ben Uziel, fingir para nos dar o assunto da conversa: como a peça é curioso, vou inserir a substância de que, para o bem daqueles que não podem ter acesso aos originais. “Então disse Caim a Abel seu irmão: Vamos para o campo, e isso aconteceu que, estando eles no campo, Caim respondeu, e disse Abel seu irmão, pensei que o mundo foi criado em misericórdia, mas não é regido de acordo com o mérito de boas obras, nem há qualquer juízo, nem um juiz, nem haverá qualquer estado futuro em que boas recompensas devem ser dadas aos justos, ou punição executado sobre os ímpios;. e agora não há acepção de pessoas em juízo. Sobre o que conta é que o teu sacrifício foi aceito, e o meu não recebeu com complacência? Abel E respondendo, disse: O mundo foi criado em misericórdia, e rege-se de acordo com o fruto do bom obras, há um juiz, um mundo futuro, e um julgamento vindouro, onde boas recompensas devem ser dadas aos justos, e os ímpios castigados, e não há acepção de pessoas em juízo, porque os meus trabalhos foram melhores e mais preciosos do que a tua, a minha oferta foi recebida com satisfação. E por causa dessas coisas que sustentou na face do campo, e se levantou Caim contra seu irmão Abel, e atingiu uma pedra em sua testa, e o matou ".
É aqui suposto que o primeiro assassinato cometido no mundo era a consequência de uma disputa religiosa, mas este pode ter sido, milhões já foram sacrificadas para o preconceito, a intolerância, fanatismo. Aqui, certamente, originou o monstro de muitas cabeças, a perseguição religiosa, o espírito do maligno em seus seguidores os impele a afligir e destruir todos aqueles que são participantes do Espírito de Deus. Cada perseguidor é filho legítimo do assassino de idade. Este é o primeiro triunfo de Satanás, não é apenas uma morte que ele introduziu, mas uma violenta um, como os primeiros frutos do pecado. Não é a morte de um comum pessoa, mas do mais santo homem então em ser, mas não é provocada pela providência de Deus, ou por uma falha gradual e destruição do tecido terrena, mas por uma separação violenta do corpo e alma, não é feito por um inimigo comum , de quem nada melhor poderia ser esperado, mas pela mão de um irmão , e não por outro motivo, mas porque o objeto de sua inveja era mais justo do que ele mesmo. Ai de mim! como excessivamente maligno o pecado aparecer em sua primeira manifestação!

O versículo 10. A voz do sangue de teu irmão -------------------------
É provável que Caim, depois de ter matado seu irmão, cavou um buraco e enterrou ele na terra, esperando com isso impedir o assassinato de ser conhecido, e que isso é o que é projetado nas palavras, teu irmão de sangue de clamar a mim do chão que abriu a sua boca para receber da tua mão. Alguns pensam que por “a voz do teu sangue irmão” quer dizer os gritos de viúva de Abel e suas crianças assim deve ser entendido, pois é muito provável que ele era pai de uma família  na verdade sua ocupação e sacrifícios parecem tornar este provável, e a probabilidade é tudo podemos esperar que sobre tal assunto. Deus representa estes como chamando em voz alta para a punição do assassino, e é evidente que Caim deverá cair em mãos de uma pessoa que, a partir de sua consanguinidade, tinha o direito de o vingador do sangue, pois agora que o assassinato é encontrado fora, ele espera a sofrer a morte para ele. Veja Gênesis 4:14.

Versículo 12. fugitivo e vagabundo tu serás ----------------------------
tu serás expulso da presença de Deus e de ligação de tua família, e não terás fixo seguro em residência em qualquer lugar. O render Septuaginta este στενων και τρεμων εση, tu serás gemido e tremendo sobre o horror da terra da teu crime jamais deixará de te assombrar, e nunca terás qualquer bem fundamentado em DEUS que irá remeter o que mereces em punição. Seu estado de perdição sem fim pode ainda ser considerado mais terrível do que isso.

O versículo 13. Meu castigo é maior do que posso suportar. ------
A margem lê, minha iniquidade é maior do que ele pode ser perdoado. As palavras originais, גדול עוני מנשוא gadol avoni minneso, pode ser traduzido, é o meu crime grande demais para ser perdoado? Palavras que podemos presumir que ele proferiu à beira do preto desespero. É mais provável que עון avon significa sim o crime do que a punição, neste sentido, ela é usada Levítico 26:41,43; 1 Samuel 28:10; 2 Reis 7:9 , e נשא nasa significa a remissão ou perdão. A leitura marginal  é, portanto, preferível à que no texto.

Versículo 14. Eis que tu me fora conduzido -----------------------------
Em Gênesis 4:11,12, Deus diz duas partes de Caim punição: 1º O solo foi amaldiçoado, para que ele não foi para produzir qualquer recompensa adequada para seu cultivo mais cuidadoso. 2º Ele era para ser um fugitivo e um vagabundo não tendo lugar em que pudesse morar com conforto e segurança. A estes adiciona-se outros Cains. 1º Sua sendo escondido da face de Deus, o que parece significar sua expulsão que determinado lugar onde Deus tinha manifestado sua presença. ou contígua ao Paraíso, para onde nossos primeiros pais recorreram a um oráculo, e onde eles ofereceram suas adorações diárias. em Gênesis 4:16, diz-se, saiu Caim da presença do Senhor, e não foi permitida mais a associar-se com a família em atos de culto religioso. 2º A apreensão contínua de ser morto, como todos os habitantes da Terra eram na época da mesma família, os próprios pais ainda estão vivos, e cada um que tem o direito de matar o assassino de seu parente. Adicione a tudo isso, 3º Os terrores de uma consciência culpada; sua apreensão terrível dos juízos de Deus, e de ser eternamente banido da visão beatífica. Para esta parte do castigo de Caim São Paulo alude provavelmente, 2 Tessalonicenses 1:9: Quem deve ser punido com a destruição eterna da presença do Senhor, e da glória do seu poder. As palavras são tão semelhantes que dificilmente podemos duvidar da alusão.

O versículo 15. pôs o Senhor um sinal em Caim---------------------- 
que marca foi esta, deu origem a uma série de conjecturas levianamente curiosas. O Dr. Shuckford recolhe o mais notável. Alguns dizem que ele era paralítico, o que parece ter surgido a partir da versão da Septuaginta, Στενων και τρεμων εση , Gemendo e tremor serás. O Targum de Jônatas ben Uziel diz que o sinal foi do nome grande e precioso, provavelmente uma das letras da palavra  UNKNOWN Jeová. O autor de um Catena árabe na Biblioteca Bodleian, diz, "A espada não poderia furar ele, o fogo não pode queimá-lo, a água não poderia afogá-lo, o ar não podia explodi-lo. Nem poderia trovões ou relâmpagos agredi-lo" O autor do Bereshith Rabba, um comentário sobre o Gênesis, diz que a marca era um círculo do sol nascente sobre ele. Abravanel afirma que o sinal era cão de Abel, que constantemente o acompanhava. Alguns dos médicos no Talmud dizer que foi o ת tau letra marcada na testa, que significa a sua contrição, como é a primeira letra da palavra  תשובהTeshubah arrependimento. O rabino Joseph, mais sábio do que todos os outros, diz que foi um longo chifre crescendo fora de sua testa! Dr. Shuckford mais observa que a palavra hebraica אית oth, que nós traduzimos uma marca, significa um sinal ou símbolo. Assim, Gênesis 9:13, o arco era para ser לאית leoth, um sinal ou símbolo que o mundo não deveria ser destruído, por isso as palavras, E pôs o Senhor um sinal em Caim, deve ser traduzido, e designou o Senhor a Caim um símbolo ou sinal, para convencê-lo de que nenhuma pessoa deve ser permitido matá-lo. Para ter marcado ele teria sido o meio mais provável de ter trazido todos os males que ele temeu sobre ele, por isso o Senhor lhe deu algum sinal milagroso ou símbolo que ele não deveria ser morto, a fim de que ele não deve desesperar, mas, ter tempo para se arrepender, pode voltar a um Deus clemente e encontrar misericórdia. Não obstante a alusão que suponho São Paulo ter feito para a punição de Caim, alguns pensam que ele se arrependeu e encontrar misericórdia. Só posso dizer isso era possível. A maioria das pessoas que leem esta conta pergunta porque Caim deveria temer ser morto, quando ele não parece que havia alguns habitantes na Terra naquela época além de si mesmo e de seus pais. Para corrigir esse erro, que seja observado que a morte de Abel teve lugar em 128 ou 129 no ano do mundo. Agora, "supondo que Adão e Eva tiveram outros filhos do que Caim e Abel, no ano do mundo 128, mas como eles tinham filhas casadas com estes filhos, seus descendentes faria um número considerável sobre a terra . Supondo eles foram casados ​​no décimo nono ano do mundo, eles poderiam facilmente ter tido cada oito filhos, alguns machos e algumas fêmeas, no vigésimo quinto ano. No ano cinquenta não poderia continuar com eles em uma linha direta 64 pessoas; no ano septuagésimo quarto haveria 512; no ano nonagésimo oitavo, 4096; no 122 que equivaleria a 32768: se a estes somarmos as outras crianças descendentes de Caim e Abel, os seus filhos e os filhos de seus filhos, teremos, no uma citado 128 anos 421.164 homens capazes de geração, sem contar as mulheres ou velhos ou jovens, ou como estão sob a idade de 17. " 
Mas este cálculo pode ser discutido, porque não há evidência de que os patriarcas antediluvianos começaram a ter filhos antes dos 65 anos de idade. Agora, supondo que Adão em 130 anos de idade, teve 130 crianças, o que é bem possível, e cada um deles uma criança aos 65 anos de idade, e um em cada ano sucessivo, o todo, no ano 130 do mundo, equivaleria a 219 mil pessoas, um número suficiente para serem encontradas várias aldeias, e para excitar as apreensões em que Caim apareceram neste momento para o trabalho.

Versículo 16. Terra de Nod---------------------------------------------------
 נוד Como homenagem significa o mesmo que um נד sa vagabundo, alguns pensam que este versículo deve ser processado, E saiu Caim da presença do Senhor, a partir do leste de Éden, e habitou um vagabundo na terra, assim a maldição pronunciada sobre ele, Gênesis 4:12 , foi realizado.

Versículo 17 . Enoque nasce-------------------------------------------------
Como חנוך Chanoch significa instruído, dedicado, ou iniciado, e especialmente em coisas sagradas, pode ser considerado uma prova de Caim arrependimento, que ele parece ter dedicado este filho de Deus, que, em lugar de seu pai, poder ministrar no ofício sacerdotal, de que Caim, pelo seu crime, era para sempre excluído.

Versículo 19. Lameque tomou duas mulheres--------------------------
ele foi o primeiro que se atreveu a inverter a ordem de Deus, introduzindo a poligamia, e de ele ter sido mantido, praticado e defendido até hoje.

Versículo 20. Jabal foi o pai -------------------------------------------------
O inventor ou professor, pois a palavra é compreendida, 1 Samuel 10:12. Ele foi o primeiro que inventou fazer tendas, e a criação e gestão de gado, ou era, a esse respeito, o mais eminente na época. Embora Abel era um pastor, não é provável que ele era tal em uma escala extensa.

Versículo 21. Jubal, o pai -----------------------------------------------------
ou seja, o inventor de instrumentos musicais, como o כנור kinnor, que traduzimos harpa, e o עוגב Ugab, que tornam órgão, é muito provável que ambas as palavras são genéricas, o inclusive sob tudo de cordas instrumentos, e os últimos, todos instrumentos de sopro.

Versículo 22. Tubal-Caim---------------------------------------------------- 
O primeiro ferreiro no registro, que ensinou como fazer bélicos instrumentos e domésticos utensílios de bronze e ferro. Instrumentos agrícolas devem ter sido muito antes de utilizar, para Caim foi lavrador da terra, e assim foi Adão, e eles não poderiam ter cultivado a terra sem pás, ganchos, algumas dessas artes eram inúteis para o homem, enquanto inocente e vertical, mas depois de sua queda que se tornou necessária. Assim é o ditado verificado: Deus fez o homem reto, mas eles buscaram muitas invenções. Como o poder para obter riqueza é de Deus, assim também é a invenção de artes úteis.
M. De Lavaur, na sua conferência de la Fable avec l'Histoire Sainte, supõe que os gregos e os romanos tomaram a sua deus ferreiro Vulcan de Tubal-Caim, filho de Lameque. A probabilidade de isso vai aparecer, 1. A partir do nome, que, pela omissão do Tu e virando o b em v, uma mudança feita frequentemente entre os hebreus, gregos e romanos, faz Vulcain ou Vulcan. 2. De sua ocupação era um artífice, um mestre ferreiro em bronze e ferro. 3. Ele acha que isso mais provável a partir dos nomes e sons neste versículo. O derretimento de metais no fogo, e martelando eles, tem uma semelhança com o assobio som de צלה tsillah, a mãe de Tubal-Caim, e צלל tsalal significa para tilintar ou fazer um som como um sino, 1 Samuel 3:11 ; 2 Reis 21:12. 4. Vulcan é dito ter sido coxo; M. De Lavaur acha que essa noção foi retirada do substantivo צלא tsela, que significa um hesitante ou claudicação. 5. Vulcan teve a esposa Vênus, a deusa da beleza; Naama, a irmã de Tubal-Caim, ele pensa, pode ter dado origem a esta parte da fábula, como seu nome em hebraico significa belo ou gracioso . 6. Vulcan é relatado para ter ciúmes de sua esposa, e de ter forjado as redes em que ele tomou Marte e ela, e expô-los à vista de toda a corte celestial: essa ideia de que ele pensa derivou da importação literal do nome Tubal -Caim; תבל Tebel significa uma mistura incestuosa de parentes, Levítico 20:12 , e קנא kana, para queimar com o ciúme, a partir de circunstâncias estes e concomitante o caso do adultério detectado de Marte e Vênus pode ser facilmente deduzido. Ele é de opinião que uma tradição deste tipo poderia ter facilmente encontrado seu caminho dos egípcios aos gregos, como o existido relações sexuais frequentes com os hebreus.
De Naama, nada mais é falado nas Escrituras, mas o Targum de Jônatas ben Uziel faz dela a cantos fúnebres e lamentos. RS Jarchi diz que ela era a esposa de Noé, e cita Bereshith Rabba em apoio à opinião. Alguns dos médicos judeus dizem que seu nome está registrado nas Escrituras, porque ela era uma mulher de pé e casto, mas outros afirmam que o mundo inteiro vagou após a sua , e de seus espíritos malignos nasceram para o mundo. Esta última opinião dá algum semblante ao de M. De Lavaur.

Versículo 23. E disse Lameque a suas esposas -------------------------
O discurso de Lameque a suas mulheres é em hemistíquio no original, e, consequentemente, como nada deste tipo ocorre antes deste tempo, é muito provavelmente a peça mais antiga da poesia no mundo. O seguinte é, tanto quanto possível, uma tradução literal:
"E disse Lameque a suas mulheres: Ada e Zila, ouvi a minha voz; mulheres de Lameque, escutai a minha voz;. Porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem por ter me machucado Se Caim será vingado sete vezes, também Lameque setenta e sete".
Supõe-se que Lameque havia matado um homem em sua própria defesa, e que suas esposas sendo alarmadas para que os parentes do falecido deve buscar sua vida em troca, para acalmar seus medos ele faz esse discurso, em que ele se esforça para provar que não havia espaço para o medo sobre esta conta, pois se o assassino do assassino intencional, Caim, deve sofrer uma punição sete vezes, com certeza ele, que deve matar Lameque por ter matado um homem em autodefesa, pode esperar 70 vezes 7 punição.
Este discurso é muito escuro, e deu origem a uma grande variedade de conjecturas muito estranhas. Dr. Shuckford supõe a existência de uma elipse de algum discurso anterior ou circunstância que, se conhecida, seria lançar uma luz sobre o assunto. Nos tempos antediluvianos, o mais próximo dos parentes de uma pessoa assassinada tinha o direito de vingança de sua morte por tirar a vida do assassino. Isso, como já vimos, parece ter contribuído um pouco para horror de Caim, Gênesis 4:14. Agora, podemos supor que os descendentes de Caim estavam em alarmes contínuos, para que alguns dos outros membros da família deve tentar vingar a morte de Abel sobre eles, pois eles não foram autorizados a fazê-lo em Caim, e que, a fim de descartar esses medos, Lameque, o sétimo descendente depois de Adão, falou com este efeito para suas mulheres: "Por que você deve tornar-se miserável por esses mal fundada medos Nós não mataremos nenhuma pessoa; não fizemos o menos errado para nossos irmãos do outro? família; certamente então a razão deve ditar a você que eles não têm o direito de ferir-nos É verdade que Caim, um de nossos antepassados, matou seu irmão Abel; mas Deus, disposto a perdoar o seu pecado, e dar-lhe espaço para se arrepender, ameaçou punir aqueles com um castigo sete vezes que ousassem matá-lo. Se isto é assim, então aqueles que deveriam ter a ousadia de matar qualquer um de nós que são inocentes, pode-se esperar uma punição ainda mais rigorosa. Pois se Caim deveria ser vingado sete vezes sobre a pessoa que deveria matá-lo, com certeza Lameque ou qualquer de sua família inocente deve ser vingado 77 vezes em quem deve prejudicá-las. " O Targum da quase o mesmo significado, e faz um bom sentido, mas quem pode dizer que é o verdadeiro sentido? Se as palavras forem lidas interrogativamente, como eles podem certamente, o sentido será muito mais claro, e algumas das dificuldades serão removidas:
"Eu já matei um homem, que eu poderia me ferir? Ou um jovem, que eu poderia me machucar?"
Mas mesmo isso ainda supõe algum motivo anterior ou conversa. Não vou incomodar meus leitores com um ridícula fábula judaica, seguido por São Jerônimo, de Lameque ter matado Caim por acidente, e depois do que eu já disse, eu devo deixar a passagem, eu temo, entre aqueles que são inescrutáveis.

Versículo 25. Deus tem me dado outra semente em lugar de Abel --------------------------------------------------------------------------------
Eva deve ter recebido, nesta ocasião, alguma comunicação divina, então como ela poderia saber que este filho foi nomeado no lugar de Abel, para continuar essa linhagem santa pelo qual o Messias estava por vir? Daí se vê que a linha do Messias foi determinada desde o início, e que não foi fixado em dias de Abraão, pois a promessa foi, então, apenas renovada, e que ramo de sua família designada pela qual a linha sagrada era de ser continuado. E é digno de nota, que a posteridade de Sete só continuou depois do dilúvio, quando todas as outras famílias da terra foram destruídas, Noé sendo o décimo descendente de Adão através de Sete.
Apesar de todas estas pessoas são mencionadas no capítulo seguinte, vou produzi-los aqui na ordem de sua sucessão: 1. Adão, 2. Sete, 3. Enos, 4. Cainã, 5. Maalalel; 6. Jarede, 7. Enoque; 8. Matusalém, 9. Lameque, (o segundo ;) 10.Noé. A fim de manter esta linha distinta, encontramos um cuidado especial foi tomado que, onde havia dois ou mais filhos de uma família, por meio de quem Deus especialmente projetado para trazer o seu Filho ao mundo foi, por alguns especial providência, apontou . Assim, na família de Adão, Sete foi escolhido, em família de Noé, Sem, na família de Abraão, de Isaque, e no de Davi, Salomão e Natã. Todas essas coisas vigiado por que Deus uma providência especial desde o início, que quando Jesus Cristo voltar, pode ser visto claramente que ele veio com a promessa, por graça, e não por natureza.

O versículo 26. Então se começou a invocar o nome do Senhor. --
A leitura marginal é, então se começou a chamar-se pelo nome do Senhor; que as palavras devem significar que no tempo de Enos os verdadeiros seguidores de Deus começaram a distinguir-se, e a ser distinguido por outros, pela denominação de filhos de Deus, aqueles do outro ramo da família de Adão, entre os quais o culto divino não foi observado, sendo distinguido pelo nome, filhos dos homens. Não deve ser desmontado que muitos homens eminentes afirmaram que  הוחל huchal, que traduzimos começou, deve ser processado começou profana, ou então profanação começou, e desta vez eles datar a origem da idolatria. A maioria dos médicos judeus eram dessa opinião, e Maimônides foi discutido durante algum tempo em seu Tratado sobre a idolatria, como esta peça é curioso, e dá o relato mais provável da origem e evolução da idolatria, vou inseri-lo aqui.
"Nos dias de Enos os filhos de Adão errou com grande erro, e o conselho dos sábios de que a idade tornou-se brutal e Enos mesmo era (um) dos que errou, e seu erro foi o seguinte: eles disseram: Porquanto como Deus criou estas estrelas e esferas para governar o mundo, e colocá-las em grande honra, e transmitiu-lhes, e eles são os ministros que o ministro antes dele, é certo que os homens devem louvar e glorificar, e dar-lhes honra. Porque esta é a vontade de Deus, que amplie e quem honra que ele ampliava e honra a, assim como o rei teria honrado que eles estão diante dele, e esta é a honra do rei Quando essa coisa foi chegar em sua. corações começaram a construir templos até as estrelas, e oferecer sacrifício para eles, e para louvar e glorifica-los com palavras, e adorar diante deles, para que na sua opinião o mal obter o favor do Criador, e isto foi a raiz de idolatria , processo do tempo, levantando-se os falsos profetas entre os filhos de Adão, que disse que Deus tinha ordenado, e disse-lhes: Adoração uma estrela, ou todas as estrelas, e fazer sacrifício lhes assim e assim, e construir um templo para ele, e fazer uma imagem dele, que todas as pessoas, mulheres e crianças podem adorá-lo. E o falso profeta mostrou-lhes a imagem que ele tinha fingido de seu próprio coração, e disse que era a imagem de tal uma estrela, que foi dado a conhecer a ele por profecia. E começaram desta maneira para fazer imagens em templos, e debaixo de árvores, e nos topos de montanhas e colinas, e reunidos e adoraram, imagens com os serviços de um diferente do outro, e para sacrificar e adorá-los. Assim, no decorrer do tempo, o nome glorioso e temível (de Deus) foi esquecido da boca de todos os viventes, e de seu conhecimento, e eles reconheceram não ele.
E não houve nenhuma pessoa na Terra que sabia alguma coisa, salvar imagens de madeira e pedra e templos de pedra, que eles tinham sido treinados desde a infância para adorar e servir, e para jurar por seus nomes. E os sábios que estavam entre eles, como os sacerdotes e afins, pensaram que não havia Deus salve as estrelas e esferas, por quem e em cuja semelhança tinham feito essas imagens, mas como para a rocha eterna, não havia homem que o reconheceu ou sabia-lo a salvar algumas pessoas no mundo, como Enoque, Matusalém, Noé, Sem, e Heber. E dessa forma que o mundo anda e conversa até que o pilar do mundo, o nosso pai Abraão, nasceu. " Maim , no Mishn e Ainsworth in loco.
1. Vemos aqui a vasta importância de adorar a Deus de acordo com sua própria mente, sem sinceridade, não retidão de intenção, pode expiar a negligência de comandos positivos entregues na revelação divina, quando esta revelação é conhecida. Ele, que vai trazer uma oferta eucarística em vez de um sacrifício, enquanto uma oferta pelo pecado jaz à porta, como ele cópia Caim conduta, podem esperar ser tratados da mesma maneira. Leitor lembre-se que tens uma entrada até o mais santo através do véu, isto é, a sua carne, e aqueles que vêm, desta forma, Deus, de modo algum expulso.
2. Vemos a natureza horrível da inveja: o seu olho é mau só porque Deus é bom, que facilmente gera o ódio, o ódio, a malícia profunda e malícia, assassinato! Assista contra a primeira aparição dessa paixão mais destrutiva, a característica principal dos quais é o de buscar a destruição do objeto de sua maldade, e, finalmente, para arruinar seu possuidor.
3. Seja grato a Deus que, como fraqueza aumentou e quer se multiplicado, Deus permitiu ao homem descobrir invenções úteis, de modo a diminuir o trabalho excessivo, e proporcionar a cada coisa indispensavelmente necessária para a manutenção da vida. Ele que cuidadosamente atende aos ditames da indústria, honesto sóbrio, nunca é provável a perecer por falta das necessidades da vida.
4. Como seguidores de Deus no início deste período, encontramos indispensavelmente necessário separar-se de todos aqueles que estavam sem religião e profano, e fazer uma profissão pública da sua adesão à verdade, por isso deve ser agora. Ainda há homens de mentes profanas. cujo espírito e conduta são destrutivas para a piedade, e em referência a uma ordem permanente de Deus, saí do meio deles, não toqueis nada imundo coisa, e eu vos receberei. Aquele que não está determinado a ser um cristão em todos os eventos, não está longe de ser um infiel. Apenas os que confessar Cristo entre os homens deve ser reconhecido antes de seu pai e os anjos de Deus.
 
 
)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
 
 
Caim e Abel - Com. Bíblico - Matthew Henry (Exaustivo) AT e NT
Gênesis 4. 1,2
Adão e Eva tiveram muitos filhos e filhas, Gn 5.4. Mas Caim e Abel parecem ter sido os dois primogênitos. Alguns acham que eles eram gêmeos, e, como Esaú e Jacó, o mais velho odiava e o mais jovem amava. Embora Deus tivesse expulsado nossos primeiros pais do paraíso, Ele não os puniu privando-os de filhos. Mas, para mostrar que tinha outras bênçãos reservadas para eles, o Senhor guardou para eles os benefícios daquela primeira bênção de multiplicação. Embora eles fossem pecadores, e sentissem a humilhação e a tristeza dos penitentes, não se consideravam como desconsolados, tendo a promessa de um Salvador na qual poderiam se apoiar. Aqui nós temos:
I
Os nomes de seus dois filhos. 1. Caim significa possessão. Pois Eva, quando deu à luz a ele, disse com alegria, e gratidão, e grande expectativa: “Alcancei do Senhor um varão”. Observe que os filhos são dádivas de Deus, e Ele deve ser reconhecido na construção de nossas famílias. Isso duplica e santifica nossa satisfação nelas quando as recebemos da mão de Deus, que não abandonará as obras e dádivas de sua própria mão. Embora desse à luz a Caim com os sofrimentos que eram uma consequência do pecado, ainda assim ela não perdeu o senso de misericórdia em meio às suas dores. Consolos, mesmo reduzidos, são mais do que merecemos. E, consequentemente, as nossas queixas não devem suprimir os nossos agradecimentos. Muitos presumem que Eva tinha a presunção de que esse seu filho era a semente prometida, e que, por isso, ela entendia que havia triunfado nele, como podem ser interpretadas as suas palavras: Alcancei um varão, o Senhor, Homem-Deus. Sendo assim, ela estava miseravelmente equivocada, como Samuel, quando disse: “Certamente, está perante o Senhor o seu ungido”, 1 Samuel 16.6. Quando as crianças nascem, quem pode prever o que virão a ser? Aquele de quem se cria que fosse um homem, o Senhor, ou ao menos um homem de Deus, e a serviço dele como sacerdote da família, tornou-se um inimigo do Senhor. Quanto menos esperarmos das criaturas, mais suportáveis serão as decepções. 2. Abel significa vaidade. Quando pensou que havia conseguido a semente prometida em Caim, ela ficou tão empolgada com essa posse que o outro filho era uma vaidade para ela. Para aqueles que têm um interesse em Cristo, e fazem dele tudo o que têm, as outras coisas são como nada. Isso implica igualmente em que, quanto mais tempo vivermos neste mundo, mais poderemos ver a sua vaidade. A princípio, nós gostamos muito desta vaidade, como uma possessão. Porém, depois, a vemos como algo para o que estamos mortos, como uma ninharia. O nome dado a esse filho é posto sobre toda a raça, Salmos 39.5. Todo homem que está em sua melhor condição é como Abel – vaidade. Que nós trabalhemos para ver tanto a nós mesmos quanto aos outros assim. Tanto a infância como a juventude são vaidade.
II
As ocupações de Caim e Abel. Observe que: 1. Ambos tinham uma ocupação. Embora eles fossem herdeiros legítimos do mundo, tendo um nobre nascimento e grandes posses, mesmo assim eles não foram criados na ociosidade. Deus deu a seu pai uma ocupação, mesmo na inocência, e seu pai também lhes deu uma. Note que é da vontade de Deus que cada um de nós deva ter alguma coisa para fazer neste mundo. Os pais devem criar seus filhos para trabalhar. “Dê a eles uma bíblia e uma ocupação (disse o bom Sr. Dod), e que Deus esteja com eles”. 2. Suas ocupações eram diferentes para que eles pudessem negociar e fazer permutas um com o outro, na medida em que houvesse oportunidade. Os membros do estado têm necessidade uns dos outros, e o amor mútuo é ajudado pelo relacionamento mútuo. 3. Suas ocupações diziam respeito ao trabalho de lavrador, a profissão de seu pai. Esta é uma ocupação necessária, pois o próprio rei é servido do campo. Mas era um trabalho laborioso, que requeria cuidado constante e atenção. Isto é visto agora como um trabalho ruim. Os pobres da terra trabalhavam como vinhateiros e lavradores, Jeremias 52.16. Mas o trabalho estava longe de ser uma desonra para eles. Eles certamente o honravam. 4. Deveria parecer, pela sequência da história, que Abel, embora fosse o irmão mais novo, ainda assim entrou primeiro em sua ocupação, e provavelmente seu exemplo atraiu Caim. 5. Abel escolheu aquele trabalho que mais favorecia a meditação e a devoção, pois a vida pastoral era considerada particularmente favorável a estas. Moisés e Davi cuidaram de rebanhos, e em seus retiros conversavam com Deus. Note que esta ocupação ou condição de vida é a melhor para nós. E devemos sempre escolher aquela que for a melhor para a nossa alma, aquela que menos nos expuser ao pecado e que nos proporcionar as melhores oportunidades de servir e de desfrutar a presença e a comunhão com Deus.
Caim e Abel - Gênesis 4. 3-5
Aqui temos:
I
A devoção de Caim e Abel. Com o passar do tempo, quando eles haviam feito algum progresso em suas respectivas ocupações (no idioma hebraico, temos: Ao final de dias, ou ao final do ano, quando eles realizavam seu banquete de reunião ou talvez um jejum anual em memória ao outono, ou ao término dos dias da semana, o sétimo dia, que era o sábado), em algum momento determinado, Caim e Abel traziam a Adão – como o sacerdote da família – uma oferta para o Senhor. Assim, temos razões para pensar que havia uma a ordem divina dada a Adão, como um símbolo da generosidade de Deus para com ele e de seus pensamentos de afeição a ele e aos seus, apesar da sua apostasia. Desse modo Deus testaria a fé de Adão na promessa e a sua obediência à lei que tinha a finalidade de remediar a situação. Ele assim estabeleceria novamente uma semelhança entre o céu e a terra, e mostraria as sombras das coisas boas que estavam por vir. Observe aqui: 1. Que a adoração religiosa a Deus não é nenhuma invenção nova, mas uma instituição antiga. É o que era desde o princípio (1 Jo 1.1); é o bom e velho caminho, Jeremias 6.16. A cidade do nosso Deus é realmente aquela cidade alegre cuja antiguidade vem de dias remotos, Isaías 23.7. A verdade recebeu uma grande vantagem sobre o erro, e a piedade sobre a heresia. 2. Que é uma coisa boa para os filhos serem bem ensinados quando são jovens, e educados cedo em serviços religiosos, para que quando vierem a ser capazes de agir por si mesmos possam, por iniciativa própria, levar as suas ofertas a Deus. Nesta criação do Senhor os pais devem educar os seus filhos, Gn 18.19; Efésios 6.4. 3. Que cada um de nós deveria honrar a Deus com o que tem, conforme a prosperidade que Ele tem nos concedido. Eles trouxeram as suas ofertas conforme as suas ocupações e posses, veja 1 Coríntios 16.1,2. Nosso negócio e nosso pagamento, sejam quais forem, devem ser consagrados ao Senhor, Isaías 23.18. Ele deve ter a sua parte em obras de devoção e caridade, o esteio da religião e o alívio do pobre. Portanto, nós devemos trazer a nossa oferta, agora, com um coração puro. E Deus fica satisfeito com tais sacrifícios. 4. Aqueles hipócritas e praticantes do mal podem ser encontrados progredindo tanto quanto os melhores do povo de Deus nos serviços externos da religião. Caim trouxe uma oferta com Abel. Mas, a oferta de Caim é mencionada primeiro como se ele fosse o mais entusiasmado dos dois. Um hipócrita possivelmente pode ouvir tantos sermões, fazer tantas orações, e dar tantas esmolas, quanto um bom cristão. E, mesmo assim, por falta de sinceridade, ter pouca aceitação junto a Deus. O fariseu e o publicano subiram ao templo para orar, Lucas 18.10.
II
A diferença no êxito das suas devoções. O que deve ser visado em todos os atos da religião é a aceitação por parte de Deus: nós seremos bem-sucedidos se a conquistarmos, mas adoraremos em vão se não a alcançarmos, 2 Coríntios 5.9. Talvez, para um observador, os sacrifícios de Caim e Abel tivessem parecido ambos igualmente bons. Adão aceitou a ambos, mas Deus, que não vê como o homem vê, não. Deus tinha respeito por Abel e por sua oferta, e mostrou sua aceitação desta, provavelmente através de um fogo do céu. Mas por Caim e sua oferta ele não tinha respeito. Nós estamos certos de que havia uma boa razão para essa diferença. O Regente do mundo, embora seja um soberano absoluto, não age arbitrariamente na distribuição de seus sorrisos e de seus olhares de desagrado.
1. Havia uma diferença no caráter das ofertas das duas pessoas. Caim era um homem ímpio, levava uma vida ruim, sob o poder dominante do mundo e da carne. Consequentemente, o seu sacrifício era uma abominação para o Senhor (Pv 15.8). Um sacrifício em vão, Isaías 1.13. Deus não tinha respeito pelo próprio Caim, e, portanto, nenhum respeito por sua oferta, como foi sugerido pela sua expressão. Mas Abel era um homem justo. Ele é chamado Abel, o justo (Mt 23.35). Seu coração era integro e a sua vida era devota. Ele era um daqueles para quem o semblante de Deus está voltado (Sl 11.7) e cuja oração é, por essa razão, o seu contentamento, Provérbios 15.8. Deus tinha respeito por ele como a um homem santo, e, por conseguinte, por sua oferta como uma oferta santa. A árvore dever ser boa, de outro modo o fruto não poderá ser agradável para o Deus que esquadrinha o coração.
2. Havia uma diferença entre as ofertas que eles trouxeram, e ela é claramente mencionada (Hb 11.4). O sacrifício de Abel era mais extraordinário que o de Caim, ou: (1) Em sua natureza. O de Caim era apenas um sacrifício de reconhecimento oferecido ao Criador. As ofertas dos frutos da terra não eram mais oferecidas, e, ao que me consta, só deveriam ser oferecidas no período da inocência. Mas Abel trouxe um sacrifício de expiação, do qual o sangue era derramado para a remissão dos pecados. Através deste sacrifício, ele estava confessando que era um pecador, diminuindo assim a ira de Deus, e implorando o seu favor através de um Mediador. Ou: (2) Nas características da oferta. Caim trouxe do fruto do solo, qualquer coisa que veio facilmente à mão, algo que ele não desejava para si mesmo ou que não fosse negociável. Mas Abel foi cuidadoso na escolha de sua oferta: não o defeituoso, nem o improdutivo, nem o refugo, mas os primogênitos do rebanho, do melhor que ele tinha, e da sua gordura. O melhor dos melhores. Consequentemente, os doutores hebreus apresentam isto como uma regra geral: que tudo o que for para o nome do Deus bom e precioso deve ser o maior e o melhor. É adequado que aquele que é o primeiro e o melhor deva ter o primeiro e o melhor do nosso tempo, energia, e trabalho.
3. A grande diferença era esta, que Abel ofereceu com fé, e Caim não. Havia uma diferença no princípio sob o qual eles agiam. Abel ofertou visando a vontade de Deus como sua regra, e a glória de Deus como sua finalidade, e na dependência da promessa de um redentor. Mas Caim fez o que fez apenas por companheirismo, ou para resgatar seu crédito, não com fé, então isso se transformou em pecado para ele. Abel era um crente penitente como o publicano que foi embora justificado: Caim não era humilde. A sua confiança estava em si mesmo. Ele era como o fariseu que glorificava a si mesmo, mas não estava justificado diante de Deus.
III
A insatisfação de Caim devido à distinção que Deus fez entre o seu sacrifício e o de Abel. Caim estava muito enfurecido, o que na mesma hora tornou-se muito perceptível em sua aparência, pois o seu semblante se abateu, o que evidência tanto a sua mágoa como o seu descontentamento, como também a sua maldade e a sua raiva. Seu semblante taciturno, e um olhar abatido traíram seus sentimentos enraivecidos: Caim transmitia os sentimentos de uma má índole em sua face, e a aparência de seu semblante testemunhava contra ele. Esta ira evidencia: 1. A sua inimizade para com Deus, e a indignação que havia concebido contra o Senhor por fazer uma distinção entre a sua oferta e a de seu irmão. Ele deveria ficar irritado consigo mesmo por sua própria deslealdade e hipocrisia, devido às quais ele não havia conseguido a aceitação da parte de Deus. E seu semblante deveria ter se abatido de arrependimento e vergonha santa, como aconteceu com o publicano, que sequer levantava os olhos ao céu, Lucas 18.13. Mas, em vez disso, ele se enfureceu contra Deus, como se o Senhor fosse parcial e injusto ao distribuir os seus sorrisos e os seus olhares de reprovação, e como se o Senhor tivesse procedido para com ele de forma injusta. Note que um dos indícios de que a pessoa tem um coração soberbo são as objeções que ela faz contra aquelas reprovações que recebe, por causa de seus próprios pecados, cujas consequências são trazidas contra ela mesma. A estultícia do homem perverterá o seu caminho, e então, para piorar, o seu coração se irará contra o Senhor, Provérbios 19.3. 2. A inveja que Caim tinha de seu irmão, que recebeu a honra de ser publicamente reconhecido. Embora seu irmão não tivesse qualquer intenção de colocar qualquer mancha sobre ele, nem o tenha insultado para provocá-lo, ainda assim ele concebeu odiá-lo como a um inimigo, ou como a alguém que é equivalente a um rival. Note que: (1) É comum para aqueles que – devido a seus pecados presunçosos – se tornaram indignos dos favores de Deus, revoltarem-se contra aqueles que são dignificados e diferenciados por Ele. Os fariseus agiram do mesmo modo que Caim, quando eles próprios nem entraram no reino de Deus nem permitiram que aqueles que estavam entrando prosseguissem, Lucas 11.52. Os olhos deste tipo de pessoa são maus e iníquos, porque os olhos de seu mestre e de seus conservos são bons. (2) A inveja é um pecado que geralmente traz consigo tanto a sua própria revelação, na palidez dos olhares, como a sua própria punição, na podridão dos ossos.
Caim e Abel - Gênesis 4. 6,7
Deus está aqui argumentando com Caim, para convencê-lo do pecado e da tolice de sua raiva e descontentamento, e para trazê-lo novamente a um bom estado de espírito, para que futuras iniquidades pudessem ser evitadas. Este é um exemplo da paciência e da bondade condescendente de Deus. O fato de o Senhor proceder de uma forma tão terna com um homem tão mau, em uma situação tão ruim. O Senhor não deseja que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. Desse modo, o pai do pródigo discutiu o caso com o filho mais velho (Lc 15.28ss.), e Deus fez o mesmo com aqueles israelitas que disseram: O caminho do Senhor não é direito, Ezequiel 18.25.
I
Deus insta o próprio Caim a investigar a causa de seu descontentamento, e a considerar se esta era realmente uma causa justa: Por que descaiu o teu semblante? Observe: 1. Que Deus observa todas as nossas paixões pecaminosas e descontentamentos. Não existe um olhar irado, um olhar maldoso, nem um olhar impaciente, que escape à sua visão atenta. 2. Que a maioria de nossas paixões pecaminosas e ansiedades logo desvaneceriam diante de uma investigação rígida e imparcial sobre a sua causa. “Porque estou irado? Existe um motivo verdadeiro, uma razão justa, uma causa proporcional para isso? Porque estou irado tão rapidamente? Porque estou tão enfurecido e tão insensível?”
II
Para fazer com que Caim retornasse à razão, aqui o Senhor fez com que se tornasse evidente para ele:
1. Que ele não tinha nenhuma razão para estar irado com Deus, e que deveria ter procedido de acordo com as imutáveis regras de autoridade estabelecidas e apropriadas a uma condição de provação. O Senhor coloca diante dos homens a vida e a morte, a bênção e a maldição, e então retribui a cada um deles de acordo com as obras que praticaram, e os diferencia de acordo com a maneira como eles se diferenciam. Assim, a condenação é responsabilidade de cada condenado. As regras são justas. Por esta razão, a conduta de cada pessoa deve estar de acordo com essas regras, para que cada uma seja justificada quando falar.
(1) Deus colocou diante de Caim a vida e uma bênção: “Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? Sem dúvida serás aceito, ademais, tu sabes que serás”, ou: [1] “Se bem tivesses feito, como teu irmão fez, terias sido aceito, como ele foi”. Deus não considera as pessoas pela sua condição social, não odeia nada que Ele mesmo tenha feito, não nega seus favores para ninguém exceto para aqueles que renunciaram a eles, e não é inimigo de ninguém exceto daqueles que através do pecado se tornaram seus inimigos. Assim sendo, se não tivermos aceitação junto a Ele nós devemos agradecer a nós mesmos, pois o erro será inteiramente nosso. Se tivéssemos cumprido os nossos deveres, não teríamos perdido a sua misericórdia. Isso justificará Deus na condenação dos pecadores, e agravará a ruína deles. Não há um pecador amaldiçoado no inferno, que tenha feito o bem, como poderia ter feito, e sido um santo glorioso no céu. Toda boca será rapidamente calada diante deste fato. Ou: [2] “Se agora fizeres o bem, se te arrependeres de teus pecados, se corrigires o teu coração e a tua vida, e trouxeres o teu sacrifício sob uma condição melhor do que esta, se tu não apenas fizeres o que é bom, mas o fizeres bem, tu também serás aceito, teus pecados serão perdoados, teu conforto e tua honra te serão restituídos, e tudo estará bem”. Veja aqui a consequência da intervenção de um Mediador entre Deus e o homem. Nós não permanecemos no fundamento do primeiro concerto, que não tinha lugar para arrependimento, mas Deus estabeleceu uma nova aliança conosco. Embora nós tenhamos pecado, se nos arrependermos e voltarmos atrás, encontraremos misericórdia. Veja quão cedo o Evangelho foi pregado, e o benefício dele sendo aqui oferecido até mesmo a um dos principais pecadores.
(2) O Senhor coloca diante de Caim a morte e uma maldição: E, se não fizeres bem, isto é: “Considerando que não fizeste o bem, não fizeste a tua oferta com fé e de maneira correta, o pecado jaz à porta”, quer dizer, “o pecado te foi imputado, e, como pecador, tu foste reprovado e rejeitado. Uma acusação tão grave não teria sido posta à tua porta, se não a tivesses lançado contra ti mesmo, ao não fazer o bem”. Ou como isso é geralmente entendido: “Se não fizeres o bem agora, se persistires nessa indignação, e, em vez de te humilhares diante de Deus, te endureces contra Ele, o pecado jaz à porta”, ou seja: [1] Mais pecado. “Agora que aquela ira está em teu coração, o assassinato está à porta”. O caminho do pecado é descendente, e os homens que estão no pecado vão de mal a pior. Aqueles que não sacrificam de forma correta, mas são descuidados e preguiçosos em sua devoção a Deus, se expõem às piores tentações. E talvez os pecados mais escandalosos estejam à porta. Aqueles que não guardam os mandamentos de Deus correm o risco de cometer todos os tipos de abominações, Levítico 18.30. Ou: [2] A punição do pecado. O pecado e a punição estão tão relacionados que a mesma palavra em hebraico significa ambas as coisas. Se o pecado se abrigar na casa, a maldição esperará na porta, como um meirinho, pronto para prender o pecador na hora que ele olhar para fora. Ele jaz como se dormisse, mas jaz à porta onde será logo despertado, e então parecerá que a condenação não dormiu. O pecado vos achará, Números 32.23. Mesmo assim alguns decidem entender isso como uma indicação de misericórdia. “E, se não fizeres bem, o pecado (isto é, a oferta do pecado), jaz à porta. Então deves aproveitar a boa oportunidade que tens para te santificar”. A mesma palavra significa pecado e um sacrifício pelo pecado. “Embora tu não tenhas feito o bem, ainda assim não te desesperes. O remédio está à mão. A reconciliação não está longe e pode ser buscada. Agarra-a, pois assim a iniquidade de tuas coisas sagradas te serão perdoadas”. Foi dito que Cristo, a grande oferta pelo pecado, está à porta, Apocalipse 3.20. E há alguns que bem merecem perecer em seus pecados. Aqueles que não estão dispostos a ir até à porta por causa da oferta pelo pecado. Considerando tudo isso, Caim não tinha nenhuma razão para estar irado com Deus, mas apenas consigo mesmo.
2. Que ele não tinha nenhuma razão para estar zangado com o seu irmão: “A vontade dele será subordinada à tua, ele continuará a te respeitar como a um irmão mais velho, e tu, como o primogênito, sobre ele dominarás mais do que nunca”. O fato de Deus aceitar a oferta de Abel não lhe transferiu o direito de primogenitura (o motivo pelo qual Caim estava enciumado), nem colocou sobre ele o título de dignidade e poder que pertence à primogenitura, Gn 49.3. Deus não pretendia que fosse desse modo. Abel não interpretou isso dessa forma. Não havia nenhum risco de isso ser aproveitado em prejuízo de Caim. Porque, então, ele deveria estar tão exasperado? Observe aqui: (1) Que a diferenciação que a graça de Deus faz não altera aquelas que a providência de Deus cria, mas as preserva, e nos obriga a cumprir os deveres que delas resultam: servos crentes devem ser obedientes a senhores descrentes. A autoridade não é baseada na graça, nem a religião permite deslealdade ou desrespeito em qualquer relacionamento. (2) Que as suspeitas com que os poderes civis olham algumas vezes para os verdadeiros adoradores de Deus como sendo perigosos para sua autoridade, inimigos de César e prejudiciais aos reis e províncias (suspeitas sob as quais os perseguidores têm fundamentado o seu ódio contra aqueles que buscam ao Senhor), são muito injustas e irracionais. Qualquer que possa ser o caso para alguns que chamam a si mesmos de cristãos, é certo que os cristãos são verdadeiramente os melhores súditos e os mais mansos na terra. Eles são leais e obedientes aos seus governantes, e estes governarão sobre eles.
Gênesis 4. 8
Temos aqui a progressão da ira de Caim, e a liberação dela através do assassinato de Abel, um fato que pode ser considerado sob dois pontos de vista:
I
Como o pecado de Caim. Este era como a escarlata, um pecado vermelho, um pecado de primeira magnitude, um crime contra a luz e a lei da natureza, e que surpreendeu até mesmo as consciências dos homens maus. Veja nisso: 1. As tristes consequências e efeitos da entrada do pecado no mundo e nos corações dos homens. Perceba que corrupção da natureza é a raiz da amargura, que produz esse fel e esse absinto. O fato de Adão comer o fruto proibido pareceu apenas um pecado pequeno, mas este abriu as portas para o maior de todos os pecados. 2. O fruto da inimizade que está na semente da serpente contra a semente da mulher. Assim como Abel lidera a linha de frente do nobre exército de mártires (Mt 23.35), Caim permanece à frente do desprezível exército de perseguidores, Judas 11. Desde muito cedo aquele que era gerado segundo a carne perseguia aquele que era gerado segundo o Espírito. E a situação é praticamente a mesma em nossos dias (Gl 4.29). E esta será a situação até que a guerra termine na salvação eterna de todos os santos, e na condenação eterna de todos aqueles que os odeiam. 3. Veja também o que advém da inveja, do ódio, da maldade, e de toda a falta de caridade. Se estas transgressões forem toleradas e acariciadas na alma, correm o risco de envolver os homens na própria culpa horrível de assassinato. A ira irrefletida pode levar à morte, Mateus 5.21,22. A malícia é ainda mais assim. Aquele que odeia seu irmão já é um assassino diante de Deus. E, se Deus deixá-lo por si mesmo, ele nada mais desejará do que uma oportunidade para se tornar mais um assassinato neste mundo. Muitos eram os agravantes do pecado de Caim. (1) Foi seu irmão, seu próprio irmão, que ele matou. O filho de sua própria mãe (Sl 50.20) a quem ele deveria ter amado, seu irmão mais novo, a quem ele deveria ter protegido. (2) Abel era um bom irmão, alguém que nunca tinha cometido qualquer injustiça contra Caim, nem feito a menor provocação através de palavra ou ação, mas alguém que sempre gostou de Caim, e que havia sido em todos os sentidos obediente e respeitoso para com ele. (3) Caim recebeu uma justa advertência sobre isso, com antecedência. O próprio Deus lhe havia dito o que adviria da atitude de seu coração. Ainda assim ele persistiu em seu propósito bárbaro. (4) Pareceria que ele ocultava isso sob uma aparência de amizade e carinho: Ele conversava com Abel seu irmão, franca e amigavelmente, para que Abel não suspeitasse do perigo e se mantivesse fora do seu alcance. Assim Joabe beijou Abner, e então o matou. Assim Absalão festejou com seu irmão Amnon e então o assassinou. De acordo com a Septuaginta [uma versão grega do Antigo testamento, que se supõe ter sido traduzida por setenta e dois judeus, a pedido de Ptolomeu Philadelphus, cerca de 200 anos antes de Cristo], Caim disse a Abel: Vamos ao campo. Se é assim, nós estamos certos de que Abel não interpretou isso (de acordo com o senso moderno) como um desafio, de outra maneira ele não o teria aceitado, mas sim como um convite fraterno para irem juntos para o trabalho. O parafrasta caldeu acrescenta que Caim, quando eles estavam conversando no campo, afirmou que não havia nenhum julgamento por vir, nenhuma condição futura, nenhuma recompensa e castigos no outro mundo, e que quando Abel falou em defesa da verdade, Caim aproveitou aquela ocasião para atacá-lo. De qualquer forma: (5) Aquilo que a escritura nos conta que foi a razão pela qual Caim matou Abel representou um grande agravo deste assassinato. A razão foi que as suas próprias obras eram más e as de seu irmão, justas. Deste modo, Caim mostrou ser do maligno (1 Jo 3.12), um filho do diabo, um inimigo para toda a retidão, até mesmo em se tratando de seu próprio irmão. E, nesta condição, Caim foi imediatamente usado pelo destruidor. Além disso: (6) Ao matar seu irmão, Caim atacou diretamente ao próprio Deus. Pois a aceitação de Abel por Deus fora a provocação aparente, e por essa mesma razão Caim odiava Abel, porque Deus o amava. (7) O assassinato de Abel foi mais desumano porque havia nesse momento tão poucos homens no mundo para repovoá-lo. A vida de um homem é preciosa em qualquer tempo. Mas era preciosa agora, de uma maneira especial, e dificilmente poderia ser dispensada.
II
Como o sofrimento de Abel. A morte reinou desde que Adão pecou, mas nós não lemos sobre alguém ter sido feito prisioneiro por ele até agora. Assim sendo: 1. O primeiro que morre é um santo, alguém que era aceito e amado por Deus, para mostrar que, embora a semente prometida estivesse muito longe para destruir aquele que tinha o poder da morte assim como para salvar os crentes de seu aguilhão, ainda hoje eles estão expostos aos seus ataques. O primeiro que foi para a sepultura foi para o céu. Deus reservaria para si os primeiros frutos, o primogênito dos mortos, aquele que primeiro chegou ao outro mundo. Que isso elimine o terror da morte, pois este logo seria o destino dos escolhidos de Deus, que altera as características da morte. Mais ainda: 2. O primeiro que morreu foi um mártir, e morreu por sua religião. E, nesta circunstância, pode-se verdadeiramente dizer que estes morreram em um leito de honra muito superior ao dos soldados que morrem em seus leitos de honra. A morte de Abel não apenas não tem nenhuma maldição em si, mas tem uma coroa. Assim é tão admiravelmente bem alterada uma característica da morte: ela passa a ser apresentada como inofensiva e inofensiva para aqueles que morrem em Cristo, além de honrosa e gloriosa para aqueles que morrem por Ele. E assim, não estranhemos se nos sobrevier alguma prova ardente, nem recuemos se formos chamados para resistir até o sangue. Porque nós sabemos que existe uma coroa de vida para aqueles que são fiéis até à morte.
A Punição de Caim - Gênesis 4. 9-12
Nós temos neste ponto um relato completo do julgamento e da condenação do primeiro assassino. Não sendo ainda as cortes civis de magistratura instituídas para esse propósito como o foram mais tarde (Gn 9.6), o próprio Deus ocupa o cargo de Juiz. Pois Ele é o Deus a quem a vingança pertence, e quem de fato fará a inquisição pelo sangue, especialmente o sangue dos santos. Observe:
I
A acusação contra Caim: O Senhor disse para Caim: Onde está Abel teu irmão? Alguns acham que Caim foi interrogado desse modo no sábado seguinte depois que o assassinato foi cometido, quando os filhos de Deus vieram, como de costume, para se apresentar diante de Deus, em uma reunião religiosa, e estava ausente Abel, cujo lugar não costumava estar vazio. Pois o Deus do céu observa quem está presente e quem está ausente nos rituais públicos. Caim é inquirido não apenas porque existe um motivo justo para se suspeitar dele, tendo ele manifestado uma má intenção contra Abel e tendo sido o último a estar com ele, mas porque Deus sabia ser ele o culpado. Mesmo assim o Senhor o questiona, para que possa extrair dele uma confissão de seu crime, pois aqueles que seriam justificados diante de Deus deveriam acusar a si mesmos, e os penitentes assim farão.
II
O apelo de Caim: ele se declara inocente, e acrescenta rebeldia ao seu pecado. Pois: 1. Ele se esforça para encobrir um assassinato deliberado com uma mentira deliberada: Não sei. Ela sabia bem o suficiente o que havia acontecido com Abel, e ainda assim teve o descaramento de negar isso. Dessa forma, em Caim, o diabo era tanto um assassino quanto um mentiroso desde o princípio. Veja como as mentes dos pecadores são cegas, e seus corações endurecidos pela falsidade do pecado: são estranhamente cegos aqueles que pensam ser possível ocultar os seus pecados de um Deus que a tudo vê, e são estranhamente inflexíveis aqueles que pensam que vale a pena escondê-los de um Deus que perdoa apenas aqueles que confessam as transgressões que cometeram. 2. Ele imprudentemente acusa seu Juiz de estupidez e injustiça, por colocar essa questão para ele: Sou eu guardador do meu irmão? Ele deveria ter se humilhado e dito: Não sou eu o assassino de meu irmão? Mas ele tenta se impor diante do próprio Deus, como se este lhe tivesse feito uma pergunta impertinente, à qual ele não estava, de modo algum, obrigado a dar uma resposta: “Sou eu guardador do meu irmão? Certamente ele tem idade suficiente para cuidar de si mesmo, nem eu jamais me encarreguei dele”. Alguns entendem que Caim estivesse censurando tanto a Deus como a sua providência, como se ele tivesse dito: “Não és tu o guardador dele? Se ele desaparecer, sobre Ti recaia a culpa, e não sobre mim, que nunca me responsabilizei por tomar conta dele”. Note que: Uma preocupação caridosa por nossos irmãos, como seus protetores, é um grande dever, que é estritamente requerido de nós, mas que é geralmente negligenciado. Aqueles que são desinteressados quanto aos assuntos de seus irmãos, e não tomam cuidado quando têm a oportunidade de impedir danos a seus corpos, bens, ou bons nomes, especialmente os danos às suas almas, falam, de fato, a língua de Caim. Veja Levítico 19.17; Filipenses 2.4.
III
A condenação de Caim, v. 10. Deus não deu uma resposta direta para a sua pergunta, mas rejeitou o seu argumento como falso e frívolo: “Que fizeste? Fazes disto algo sem importância. Mas consideraste o quanto isto é mau, quão profunda é a mancha, e quão pesado é o fardo dessa culpa? Tu pensas em ocultar isso, mas é em vão. A evidência contra ti é clara e incontestável: A voz do sangue do teu irmão clama”. Ele fala como se o próprio sangue fosse ao mesmo tempo testemunha e acusador, porque o próprio conhecimento de Deus testifica contra Caim, e a própria justiça de Deus exige uma satisfação. Observe aqui: 1. O assassinato é um pecado vergonhoso, mais do que qualquer outro. Sangue clama por sangue, o sangue do assassinado pelo sangue do assassino. Assim ocorre com as últimas palavras de Zacarias antes de morrer (2 Cr 24.22): O Senhor o verá e o requererá. Ou naquelas das almas sob o altar (Ap 6.10): Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador? Os sofredores pacientes clamavam por perdão (Pai, perdoai-os), mas o seu sangue clama por vingança. Embora eles se mantenham calmos, o seu sangue mantém um clamor alto e constante, para o qual os ouvidos do Deus justo estão sempre abertos. 2. É dito que o sangue clama desde o solo, a terra, da qual é dito que abre a sua boca para receber da mão dele o sangue do irmão, v. 11. A terra, como deveria, ruboriza ao ver a sua própria face manchada com tal sangue, e então abriu a sua boca para esconder aquilo que ela não pode impedir. Quando o céu revelou a iniquidade de Caim, a terra também se levantou contra ele (Jó 20.27), e gemeu ao ficar assim sujeita à vaidade, Romanos 8.20,22. Caim, é provável, enterrou o corpo e o sangue, para ocultar o seu crime. Mas “a verdade será descoberta”. Ele não os enterrou tão profundamente, pois o clamor deles alcançou o céu. 3. No original a palavra está no plural, o sangue de teus irmãos, não apenas o sangue dele, mas o sangue de todos aqueles que pudessem ter descendido dele. Ou o sangue de todas as sementes da mulher, que, de certo modo, selariam a verdade com seu sangue. Cristo coloca tudo em uma única conta (Mt 23.35). Ou porque foi mantida uma contagem de cada pingo de sangue derramado. Como é bom para nós que o sangue de Cristo fale melhor que o de Abel! Hebreus 12.24. O sangue de Abel clamou por vingança. O sangue de Cristo clama por perdão.
IV
A sentença proferida contra Caim: E agora maldito és tu desde a terra, v 11. Observe aqui:
1. Ele é amaldiçoado, abandonado a todo o mal, submetido à ira de Deus, como é manifestada do céu contra toda a impiedade e injustiça dos homens, Romanos 1.18. Quem conhece a extensão e o peso de uma maldição divina, o quão longe ela alcança, quão profundo ela penetra? Quando Deus amaldiçoa um homem, este se torna maldito. Pois aqueles a quem Ele amaldiçoa estão realmente amaldiçoados. A maldição pela desobediência de Adão terminou na terra: Maldita é a terra por tua causa. Mas a maldição relacionada à revolta de Caim, recaiu imediatamente sobre o próprio Caim: Maldito és tu. Pois Deus tinha piedade reservada para Adão, mas nenhuma para Caim. Nós todos merecemos essa maldição, e é apenas em Cristo que os homens são salvos dela, e herdam a bênção, Gálatas 3.10,13.
2. Ele é amaldiçoado desde a terra. Dali o clamor chegou a Deus, dali a maldição chegou a Caim. Deus podia ter se vingado através de um golpe imediato enviado do céu, pela espada de um anjo, ou através de um raio. Mas o Senhor optou por fazer da terra o vingador do sangue, para fazê-lo permanecer na terra, e não o remover imediatamente, e ainda assim fazer até mesmo disso a sua maldição. A terra está sempre próxima de nós, e não podemos fugir dela. De forma que, se esta é feita a executora da ira divina, o nosso castigo é inevitável: o pecado, ou seja, a punição pelo pecado, jaz à porta. Caim encontrou o seu castigo onde ele escolheu o seu dote e fixou o seu coração. Duas coisas nós esperamos da terra, e por causa dessa maldição ambas são negadas a Caim e tiradas dele: alimento (o sustento) e fixação (a nossa moradia). (1) O alimento (ou sustento) extraído da terra é aqui retirado dele. É uma maldição contra ele, em seus prazeres, e particularmente em sua ocupação: Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força. Note que cada criatura é para nós o que Deus a torna, um conforto ou uma cruz, uma bênção ou uma maldição. Se a terra não nos der mais a sua força, nós deveremos reconhecer a justiça de Deus nisso. Pois nós não demos a nossa força a Ele. A terra foi amaldiçoada anteriormente para Adão, mas foi agora duplamente amaldiçoada para Caim. A parte dela que lhe cabia, e a qual ele ocupara, foi tornada infrutífera e desconfortável para ele por causa do sangue de Abel. Note que a maldade dos maus traz uma maldição sobre tudo o que eles fazem e sobre tudo o que eles têm (Dt 28.15ss.). E essa maldição amarga tudo o que eles têm, e os desaponta em tudo o que fazem. (2) A fixação na terra é, aqui, negada a Caim: Um fugitivo e vagabundo serás na terra. Por isso ele estava condenado: [1] À desgraça eterna e à repreensão entre os homens. Sempre seria considerado como uma coisa vergonhosa abrigá-lo, conversar com ele, ou demonstrar-lhe qualquer tipo de ajuda. Ele agora era, justamente, um homem que estava despojado de toda bondade, detestado e abandonado por toda humanidade, e que havia se tornado infame. [2] Para angústia perpétua e horror em sua própria mente. Sua própria consciência culpada o assombraria onde quer que ele fosse, e o tornaria Magor-missabib, um terror por toda parte. Que descanso, que paz, podem encontrar aqueles que levam em seu peito a sua própria perturbação onde quer que vão? Aqueles que têm tal sorte, devem, necessariamente, ser fugitivos. Não existe na terra fugitivo mais impaciente do que aquele que é incessantemente perseguido por sua própria culpa, nem um errante mais vil do que aquele que está sob o comando de suas próprias luxúrias.
Essa foi a sentença proferida contra Caim. E mesmo nisso havia uma mistura de misericórdia, na medida em que ele não foi imediatamente isolado, mas lhe foi dado tempo para se arrepender. Pois Deus é paciente para conosco, não desejando que ninguém pereça.
A Queixa de Caim - Gênesis 4. 13-15
Temos aqui um relato adicional dos procedimentos contra Caim.
I
Aqui está a queixa de Caim sobre a sentença lavrada contra ele, como sendo dura e severa. Alguns o fazem falar a língua do desespero, e a interpretam: É maior a minha maldade do que aquela que possa ser perdoada. Portanto o que ele diz é uma reprovação e uma afronta à misericórdia de Deus, e apenas aqueles que nela esperam terão o seu benefício. Existe perdão com o Deus dos perdões para os maiores pecados e pecadores. Porém aqueles que perdem a esperança de alcançá-lo são privados dele. Caim acabara de tratar o seu pecado com menosprezo, mas agora ele está no outro extremo: Satanás conduz os seus vassalos da presunção ao desespero. Nós não poderemos considerar o pecado tão mau, a não ser que o consideremos imperdoável. Mas Caim parece preferir falar o idioma da indignação: O meu castigo é maior do que posso suportar. E assim o que ele diz é uma reprovação e uma afronta contra a justiça de Deus, e uma queixa, não da grandeza do seu pecado, mas do extremismo do seu castigo, como se isso fosse desproporcional àquilo que ele merecia. Em vez de justificar a Deus na sentença, Caim o censura, não aceitando a punição de sua iniquidade, mas discutindo-a. Note que os corações impenitentes sem humildade não são, por essa razão, reformados pelas repreensões de Deus, pois eles se consideram ofendidos por elas. E é uma prova de grande insensibilidade estarmos mais interessados em nossos sofrimentos do que em nossos pecados. A preocupação de Faraó era relativa apenas a essa morte, não a esse pecado (Êx 10.17). Foi assim que Caim agiu aqui. Ele é um homem vivente, e ainda se queixa da punição de seu pecado, Lamentações 3.39. Ele se julga tratado com muito rigor, quando, na realidade, está sendo tratado com gentileza. E ele clama alegando que deve ter havido algum engano, quando tem mais razões para se admirar de que esteja fora do inferno. Ai daquele que assim luta com o seu Criador, e que tenta entrar em juízo com o seu Juiz. Agora, para justificar essa queixa, Caim faz comentários a respeito da sentença. 1. Ele se vê excluído por ela da generosidade do seu Deus, e conclui que, sendo amaldiçoado, ele é escondido da face de Deus, o que é realmente a verdadeira natureza da maldição de Deus. Os pecadores condenados e amaldiçoados descobrem que assim seja, aqueles a quem é dito: Apartai-vos de mim, maldito. São amaldiçoados aqueles que são, de fato, excluídos para sempre do amor e dos cuidados de Deus, e de todas as esperanças de sua graça. 2. Ele se vê expulso de todos os consolos desta vida, e conclui que, ao ser um fugitivo, ele é, de fato, nesse dia forçado a abandonar a superfície da terra. Assim como os bons não têm lugar na terra, também ele não tem um lugar para ficar. Melhor descansar na sepultura do que não descansar de forma alguma. 3. Ele se vê excomungado por ela, desligado da igreja, e proibido de estar presente em rituais públicos. Estando suas mãos cheias de sangue, Caim não deve trazer mais ofertas vãs, Isaías 1.13,15. Talvez ele quisesse dizer isso quando se queixou de que foi expulso da face da terra. Por ter sido excluído da igreja, a qual ninguém havia ainda abandonado, ele foi escondido da face de Deus, não lhe sendo permitido vir se apresentar diante do Senhor com os filhos de Deus. 4. Ele se vê, através disso, exposto ao ódio e à hostilidade de toda espécie humana: e será que todo aquele que me achar me matará. Por onde quer que Caim perambule, ele corre perigo de vida. Ao menos ele pensa assim. E, como um homem endividado, ele considera cada um que encontra como se fosse um meirinho. Não havia ninguém vivo a não ser os seus parentes próximos. Até mesmo deles, ele, que havia sido tão brutal para com o seu irmão, tem um medo legítimo. Alguns interpretam isso como: Tudo aquilo que me achar me matará. Não apenas: “Quem entre os homens”, mas: “Tudo aquilo entre todas as criaturas”. Vendo-se expulso da proteção de Deus, Caim enxerga toda a criação armada contra si mesmo. Note que as culpas imperdoáveis enchem os homens com terrores constantes, Provérbios 28.1; Jó 15.20,21; Salmos 53.5. É melhor temer e não pecar do que pecar e então temer. O Dr. Lightfoot acha que essa frase de Caim deveria ser interpretada como um desejo: Agora, então, que qualquer um que me achar possa me matar. Estando com a alma amargurada, ele espera pela morte e ela não vem (Jó 3.20-22), como no caso daqueles que estão sob fortes tormentos espirituais, Apocalipse 9.5,6.
II
Aqui está a confirmação que o Senhor Deus expressa em relação à sentença. Pois quando o Senhor julga, Ele julga com justiça, e as sentenças que profere são cumpridas, v. 15. Observe: 1. Como Caim é protegido da ira por esta declaração que, podemos supor, serve como um aviso a todo aquele mundo inicial que havia sido recém-criado: Qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado, pois isso anularia o castigo sob o qual ele se encontrava (que ele seria um fugitivo e vagabundo). Prisioneiros condenados estão sob a proteção especial da lei. Aqueles que são designados ao sacrifício da justiça pública, não devem ser sacrificados à vingança pessoal. Considerando que Deus tenha dito no caso de Caim: “Minha é a vingança, eu retribuirei”, teria sido uma ousada usurpação por parte de qualquer homem tomar a espada da mão de Deus. Esta seria uma desobediência contra uma proclamação expressa da vontade de Deus e, por isso, seria vingada sete vezes. Note que Deus tem sabedoria e desígnios sagrados ao proteger e prolongar até mesmo a vida dos homens mais perversos. Deus trata a alguns de acordo com aquela oração: Não os mates, para que o meu povo se não esqueça. Espalha-os pelo teu poder e abate-os, Salmos 59.11. Se Caim tivesse sido morto de imediato, ele teria sido esquecido (Ec 8.10). Porém agora ele vive, enrolado em correntes até o pescoço, como se fosse um monumento eterno e mais atemorizante da justiça de Deus. 2. Como ele é marcado pela vingança: O Senhor pôs um sinal em Caim para distingui-lo do resto da humanidade, e para avisar que ele era o homem que havia matado o próprio irmão. Ninguém deveria feri-lo, mas todos deveriam estar atentos. Deus o estigmatizou (assim como alguns criminosos que são queimados na face), e pôs sobre ele uma marca tão visível e indelével de infâmia e desonra, que faz com que todos os sábios se afastem dele, de forma que ele não poderia ser mais do que um fugitivo e vagabundo, e a escória de tudo e de todos.
A Família de Caim - Gênesis 4. 16-18
Temos aqui um relato mais detalhado de Caim, e do que aconteceu com ele depois que foi rejeitado por Deus.
I
Ele mansamente se submeteu àquela parte do seu julgamento pela qual ele ficaria escondido da face de Deus. Pois (v. 16) ele saiu da presença do Senhor, ou seja, ele voluntariamente renunciou a Deus e à religião, e estava feliz em abrir mão de seus privilégios, para que não ficasse sujeito aos seus preceitos. Caim abandonou a família e o altar de Adão e jogou fora todos os pretextos para temer a Deus e nunca se aproximou de boas pessoas, nem se preocupou com as leis de Deus, nunca mais. Note que os adeptos hipócritas, que dissimularam e tentam brincar com o Deus Todo-Poderoso são, de forma justa, abandonados a si mesmos para fazerem alguma coisa que é excessivamente escandalosa. E assim eles se desfazem daquela forma de devoção para a qual foram reprováveis, e sob cuja aparência negaram o próprio poder que ela possui. Neste momento Caim saiu da presença do Senhor, e jamais lemos que ele tenha retornado em busca de consolo. Estar banido da face do Senhor é uma condenação que faz parte do inferno, 2 Tes 1.9. Isto é o mesmo que ser perpetuamente banido da origem de todo o bem. Esta é a escolha dos pecadores. E assim será a sua condenação, para sua eterna vergonha e confusão.
II
Ele tentou confrontar a parte do julgamento pela qual se tornou um fugitivo e vagabundo. Pois:
1. Caim escolheu a sua terra. Ele partiu e habitou a oeste do Éden, em algum lugar distante do lugar onde Adão e sua devota família moravam, separando a si próprio e a sua amaldiçoada geração da semente sagrada. Aqui houve a separação de seu acampamento do arraial dos santos e da cidade amada, Apocalipse 20.9. A leste do Éden ficou os querubins com a espada inflamada, Gn 3.24. Caim decidiu permanecer ali, como se pudesse desafiar os terrores do Senhor. Mas a sua tentativa de se estabelecer foi vã. Pois a terra em que ele habitou, era para ele a terra de Node (que quer dizer, a terra do tremor ou do estremecimento), por causa da contínua inquietação e desconforto de seu próprio espírito. Note que aqueles que se afastam de Deus, não conseguem encontrar paz em nenhum outro lugar. Depois que Caim se retirou da presença de Deus, nunca mais teve paz. Aqueles que excluem a si mesmos do paraíso, abandonam a si mesmos a um tremor perpétuo. “Retorna, pois, ao teu descanso, ó minha alma”, ao teu descanso em Deus. Caso contrário, ficarás para sempre sem descanso.
2. Ele edificou uma cidade para que ela fosse o seu lar, v. 17. Caim estava construindo uma cidade – assim interpretam alguns – sempre construindo, mas estando ele e suas obras sob uma maldição, não conseguia terminá-la. Ou, como nós entendemos, ele edificou uma cidade, em sinal da sua permanente separação da igreja de Deus, à qual ele jamais pensaria em retornar. Esta cidade estava destinada a ser o quartel general da apostasia. Observe aqui: (1) O desafio de Caim ao julgamento divino. Deus disse que ele seria um fugitivo e vagabundo. Se Caim tivesse se arrependido e se humilhado, essa maldição poderia ter-se transformado em uma bênção, como foi a da tribo de Levi, para que eles fossem divididos em Jacó e espalhados em Israel. Mas devido ao seu coração impenitente e arrogante, que caminhou em contradição a Deus e decidido a se estabelecer em oposição ao céu, aquilo que podia ter sido uma bênção se tornou uma maldição. (2) Veja qual foi a escolha de Caim, depois que ele havia abandonado a Deus. Ele escolheu um assentamento neste mundo, como seu descanso eterno. Aqueles que procuravam pela cidade celeste escolhiam, enquanto estavam na terra, habitar em tabernáculos. Mas Caim, com alguém que não tinha essa cidade como objetivo, construiu uma para si na terra. Aqueles que são amaldiçoados por Deus tendem a procurar a sua porção e satisfação aqui na terra, Salmos 17.14. (3) Veja qual foi o método que Caim adotou para se defender contra os temores que o perseguiam permanentemente. Ele empreendeu aquela construção para desviar seus pensamentos da consideração da sua própria dor, e para sufocar os clamores de uma consciência culpada, com o alarido dos machados e martelos. Dessa maneira, muitos frustram as suas convicções, lançando-se em confusão nos negócios do mundo. (4) Veja como os perversos, muitas vezes, superam o povo de Deus e o ultrapassam em termos de prosperidade material. Caim e sua raça amaldiçoada habitam em uma cidade, enquanto Adão e sua família abençoada habitam em tendas. Não somos capazes de julgar o amor ou o ódio com base em tudo aquilo que está diante de nós, Eclesiastes 9.1,2.
3. Sua família também foi constituída. Aqui está um relato de sua posteridade, pelo menos dos herdeiros de sua família, por sete gerações. seu filho foi Enoque, alguém que teve o mesmo nome, mas não o mesmo caráter daquele santo homem que caminhou com Deus, Gn 5.22. Homens bons e ruins podem ser portadores do mesmo nome: mas Deus consegue distinguir entre o Judas Iscariotes e o Judas que não era o Iscariotes, João 14.22. Os nomes de outros de sua posteridade são mencionados e nada além de mencionados. Não como aqueles da sagrada descendência (Gn 5), onde temos três versículos referentes a cada um, enquanto aqui temos três ou quatro homens mencionados em um único versículo. Eles são contados apressadamente, como se não fossem valiosos ou festejados, em comparação aos escolhidos de Deus.
A Família de Lameque - Gênesis 4. 19-22
Temos aqui alguns detalhes relativos a Lameque, o sétimo a partir de Adão, na linhagem de Caim. Observe:
I
Seu casamento com duas mulheres. Foi um membro da degenerada estirpe de Caim que primeiro transgrediu a lei original do casamento de que dois se tornariam uma só carne. Até agora, um homem tinha apenas uma esposa por vez. Porém Lameque tomou duas. Desde o princípio, não fora assim. Malaquias 2.15; Mateus 19.5. Veja aqui: 1. Aqueles que abandonam a igreja e as leis de Deus abrem-se a todas as formas de tentação. 2. Quando um hábito ruim é iniciado por homens ruins, às vezes os homens bons são, pela imprudência, arrastados a segui-los. Jacó, Davi e muitos outros, que eram por outro lado homens bons, foram posteriormente dominados por este pecado, iniciado por Lameque.
II
A alegria que tinha em seus filhos, apesar disso. Embora ele pecasse ao se casar com duas mulheres, ainda assim, ele foi abençoado com filhos de ambas, e eles, como tais, se tornaram famosos em sua geração, não por sua devoção, pois nada se menciona a esse respeito (seja como for, eles eram os pagãos daquela época), mas por sua engenhosidade. Eles próprios não eram apenas homens de negócio, mas homens úteis ao mundo, e eminentes pelas invenções, ou pelo menos pelos aperfeiçoamentos de algumas habilidades proveitosas. 1. Jabal foi um famoso pastor. Ele tinha muito prazer em cuidar, ele próprio, do gado e ficava muito contente em inventar métodos de fazer isso da maneira mais vantajosa, e instruir outros neles, a ponto dos pastores daqueles tempos – e além deles os pastores dos tempos que se seguiram – o chamarem de pai. Também é possível que seus filhos o tenham seguido, sendo criados para a mesma ocupação, e assim a família se tornou uma família de pastores. 2. Jubal foi um músico famoso e, em especial, um organista, e o primeiro a estabelecer regras para a nobre arte ou ciência da música. Enquanto Jabal os iniciou em um caminho para enriquecerem, Jubal os colocou no caminho da alegria. Aqueles que passam seus dias na riqueza não ficarão sem o tamboril e a harpa, Jó 21.12,13. De seu nome, Jubal, vem provavelmente a expressão “trombeta de jubileu”. Pois a melhor música era aquela que proclamava a liberdade e a redenção. Jabal foi para eles o Pan, e Jubal, o seu Apolo. 3. Tubalcaim foi um ferreiro famoso que aperfeiçoou grandemente a arte de trabalhar o bronze e o ferro, para as atividades tanto de guerra como de agricultura. Ele era o Vulcano deles. Observe aqui: (1) Que as coisas deste mundo são as únicas nas quais as pessoas carnais ruins colocam os seus corações, e são mais engenhosas, e às quais mais se dedicam. Assim foi com esta impiedosa descendência do amaldiçoado Caim. Aqui estavam um pai de pastores e um pai de músicos, mas não um pai de crentes fiéis. Aqui estava um que instrui no bronze e no ferro, mas nenhum que ensine o bom conhecimento do Senhor. Aqui havia planos sobre como enriquecer e como se tornar poderoso, e como se alegrar, mas nada entre eles relativo a Deus, nem de temor ou serviço ao glorioso Senhor de tudo e de todos. As coisas do momento preenchem o pensamento da maioria das pessoas. (2) Que mesmo aqueles que são destituídos do conhecimento e da graça de Deus, podem ser dotados de muitas habilidades extraordinárias e úteis, as quais podem torná-los famosos e prestativos em sua geração. Dons de uso geral são dados a homens maus, enquanto Deus escolhe para si aqueles que, para o mundo, são desprezíveis.
Gênesis 4. 23,24
Por este discurso de Lameque que é registrado aqui, e que provavelmente foi muito mais comentado naqueles tempos, ele parece, ainda mais, ter sido um homem mau, como a amaldiçoada estirpe de Caim geralmente era. Observe: 1. com que arrogância e altivez, ele fala com suas esposas, como alguém que esperava uma enorme consideração e obediência: Ouvi a minha voz, vós mulheres de Lameque. Não é de se admirar que aquele que tenha violado uma das leis do casamento, ao se casar com duas mulheres, violasse outra que o obrigava a ser gentil e carinhoso com aquelas com quem se casara, e honrar a esposa como o vaso mais frágil. Aqueles que nem sempre são os mais cuidadosos para cumprir as suas próprias obrigações, são os que mais exigem respeito dos outros, e são mais freqüentes na intimação a seus parentes para que conheçam o seu lugar e cumpram as suas obrigações. 2. Como Lameque era cruel e bárbaro com todos aqueles que estavam ao seu redor: Eu matei, ou (como está na anotação de margem) eu matei um varão por me ferir, e um mancebo por me pisar. Ele se reconhece como um homem de disposição raivosa e violenta, que distribuía, sem piedade, socos e pontapés a esmo, e matava a todos aqueles que ficassem em seu caminho. Não importava que fosse um homem, ou um jovem, desde que ele próprio estivesse em perigo de ser machucado e ferido no conflito. Alguns pensam que, pelo fato (v. 24) de se comparar a Caim, que ele houvesse matado alguém da semente sagrada, dos verdadeiros adoradores de Deus, e que ele reconhecia isto como sendo a ferida de sua consciência e a mágoa de sua alma. E que, como Caim, ele continuava impenitente, tremendo, porém ainda assim arrogante. Ou suas esposas, sabendo como ele era, como tendia tanto a oferecer como a devolver as provocações, temessem que alguém ou alguma coisa causasse a sua morte. “Não temais”, diz ele: “Eu desafio qualquer um a me atacar. Quem quer que o faça, eu sozinho acertarei as contas com ele. Eu o exterminarei, seja ele um homem ou um jovem”. Note que é comum os homens cruéis e sanguinários se gloriarem naquilo que é motivo de escândalo para si mesmos (Fp 3.19). Ele falava como se fosse tanto a sua segurança como a sua glória que elas não se preocupassem com quantas vidas pudessem ser sacrificadas aos seus ressentimentos iracundos, nem o quanto a sua família viesse a ser odiada, desde que pudesse ser temida. Oderint, dum metuant – Que odeiem, contanto que temam. 3. Com que impiedade ele abusa até mesmo da proteção de Deus, em seu estilo perverso, v. 24. Ele ouvira que Caim seria vingado sete vezes (v. 15), quer dizer, que se um homem ousasse matar Caim, teria que enfrentar uma severa punição por assim o fazer, embora Caim merecesse morrer mil mortes pelo assassinato de seu irmão. E disso ele conclui que se alguém o matasse pelos assassinatos que cometera, Deus vingaria a sua morte de uma forma exemplar. Como se o cuidado especial que Deus tomara para prolongar e defender a vida de Caim, por motivos especiais peculiares ao caso deste (e, sem dúvida, para que o seu castigo fosse ainda mais doloroso, como a existência dos amaldiçoados que são estendidas) fosse planejado como uma proteção para todos os assassinos. Dessa forma, Lameque perversamente argumenta: “Se Deus garantiu a proteção de Caim, muito mais o fará por mim, que, embora haja exterminado a muitos, mesmo assim, nunca assassinei meu próprio irmão sem qualquer provocação, como ele o fez”. Note que o adiamento da sentença de alguns pecadores e a paciência que Deus tem para com eles, são, muitas vezes, mal utilizados para o endurecimento de outros que insistem em andar por caminhos igualmente pecaminosos, Eclesiastes 8.11. Porém, embora a justiça atinja mais lentamente a alguns, os outros não podem ter outra certeza, a não ser a de que podem ser levados embora em uma rápida destruição. Outro fato é que, se Deus tolerar por muito tempo aqueles que assim conjeturam sobre a sua paciência, eles apenas entesourarão para si a ira que está preparada para o dia da ira.
Nestas circunstâncias, isto é tudo o que temos na forma de relato nas Escrituras, relativo à família e posteridade do amaldiçoado Caim, até os encontrarmos todos extirpados e perecendo no dilúvio universal.
O Nascimento de Sete - Gênesis 4. 25,26
Esta é a primeira vez que Adão é mencionado neste capítulo. Sem dúvida, o assassinato de Abel, e a impenitência e apostasia de Caim eram um grande sofrimento para ele e Eva, e ainda mais porque a sua própria maldade os castigava agora, e a sua reincidência os repreendia. Seu desatino permitirá ao pecado e à morte entrarem no mundo. E agora, Adão e Eva sofriam uma dor lancinante por causa disso, pois foram privados de ambos os filhos em um único dia, Gn 27.45. Quando os pais são afligidos pela iniquidade de seus filhos, eles deveriam aproveitar a ocasião para se lamentar pela corrupção da natureza, a qual se originou deles e que é a raiz da amargura. Mas, aqui, temos aquilo que foi um alívio para os nossos primeiros pais, em sua aflição.
I
Deus lhes permitiu ver a reconstrução da sua família, que fora muito abalada e enfraquecida por aquele triste evento. Pois: 1. Eles viram a sua semente, uma outra semente que substituiu a semente de Abel, v. 25. Observe a bondade e a ternura de Deus para com o seu povo, em seu relacionamento providencial com eles. Quando o Senhor permite que seja tirado um consolo, Ele lhes dá outro em seu lugar, e que pode se tornar uma bênção ainda maior do que aquele que consideravam que estivesse associado à sua vida. Esta outra semente era aquela na qual a igreja deveria ser edificada e perpetuada, e ela vem no lugar de Abel, pois a sucessão de homens e mulheres que confessam ao Senhor é o reavivamento dos mártires, como se fosse a ressurreição da testemunha de Deus que foi assassinada. É dessa forma que alguns entendem o batismo pelos mortos (1 Co 15.29), ou seja, nós somos, pelo batismo, aceitos na igreja no lugar daqueles que pela morte, especialmente pelo martírio, são afastados dela. E assim nós ocupamos o seu lugar. Aqueles que assassinam os servos de Deus esperam, através disso, destruir os santos do Altíssimo. Porém, tais iníquos ficarão desapontados. Cristo ainda verá a sua semente. Deus pode gerar, para Cristo, filhos a partir de pedras e fazer do sangue dos mártires a semente da igreja, cujas terras, temos certeza, nunca serão perdidas por falta de herdeiros. A este filho, por uma inspiração profética, eles chamaram de Sete (ou seja, posto, estabelecido ou colocado), pois, em sua semente, a humanidade continuaria até o fim dos tempos. E dele descenderia o Messias. Enquanto Caim, o líder da apostasia, se torna um andarilho, Sete, de quem a verdadeira igreja surgiria, é alguém estabelecido. Em Cristo e na sua igreja está o único e verdadeiro estabelecimento. 2. Eles viram a semente da sua semente, v. 26. A Sete, nasceu um filho chamado Enos, o nome comum de todos os homens que evidencia a fraqueza, a fragilidade e a aflição da condição do homem. Os melhores homens são mais conscientes destas, tanto em si mesmos quanto em seus filhos. Por mais estabelecidos e seguros que nos sintamos, devemos nos lembrar de que somos frágeis.
II
Deus permite que Adão e Eva observem o reavivamento da religião em sua família: Então, se começou a invocar o nome do Senhor, v. 26. É pouco consolo para um homem justo ver os filhos de seus filhos, se ele, além disso, não contemplar a paz sobre Israel, e aqueles que vêm dele caminharem na verdade. Sem dúvida, o nome de Deus fora invocado anteriormente. Porém agora: 1. Os adoradores de Deus começaram a se levantar para fazer mais na religião do que haviam feito. Talvez, não mais do que haviam feito no início, porém mais do que haviam feito nos últimos tempos, desde a apostasia de Caim. Agora, os homens começaram a adorar a Deus, não apenas em seus aposentos particulares e com as suas famílias, mas em público e em reuniões solenes. Também pode ter havido, agora, uma reforma tão grande na religião, que era como se fosse um novo começo dela. A palavra, então, pode se referir não ao nascimento de Enos, mas a toda história anterior: então, quando os homens viram, através da ação da consciência natural, os péssimos efeitos do pecado de Caim e Lameque, ao verem a condenação de Deus sobre o pecado e os pecadores, se tornaram ainda mais vigorosos e firmes na religião. Quanto piores forem os outros, melhores e mais zelosos devemos ser. 2. Os adoradores de Deus começaram a se diferenciar. Na anotação de margem da nossa Bíblia está escrito: Eles começaram a ser chamados pelo nome do Senhor, ou a se chamarem por ele. Agora que Caim e aqueles que haviam abandonado a religião tinham construído uma cidade, e começaram a se declarar a favor da irreverência e da incredulidade, e chamavam a si mesmos de filhos dos homens, aqueles que se juntaram a Deus começaram a se declarar a favor dele e da sua adoração, e se chamavam de filhos de Deus. Nestas circunstâncias, iniciou-se a distinção entre aqueles que buscavam a Deus, e os profanos. Esta distinção se mantém desde então, e continuará enquanto o mundo existir.
 
 
))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
 

A palavra gr. threskeia é usada quatro vezes no NT (Act 26.5; Cl 2.18; Tg 1.26,27). Em Colossenses 2.18, ela é traduzida como “culto” dos anjos com o sentido de “adoração”. O verbo gr. latreuo (2 Tm 1.3; Hb 12.28) e o substantivo latreia são também usados para expressar a mesma ideia de adoração e serviço a Deus (cf. Rm 9.4; Hb 9.1).

A palavra “religião” levanta certos problemas. Há diversas opiniões relativas à sua raiz e origem. Cícero a relaciona com religare, “ler novamente”, “considerar”, “dar atenção ao divino”. Lactântio e Agostinho traduziram religare como “religar”, e enxergaram na palavra a ideia de obrigação. A palavra do NT threskeia, como visto acima, fala meramente da adoração religiosa, particularmente em sua forma externa.

Em filosofia e no uso comum, a palavra tem sido usada com vários significados. Schleiermacher a define como “o sentimento de dependência absoluta”, e Kant a define como “a observância da lei moral como uma instituição divina”. De uma forma geral, uma religião pode ser definida como sendo qualquer sistema de fé e adoração a Deus.

A passagem clássica sobre religião no NT são Tiago 1.26,27. Aqui os termos usados (tkreskos e threskeia) definitivamente se referem a uma expressão externa. O contraste é feito entre aquele cuja religião consiste de cerimônias formais que não possuem apoio na devoção sincera, e aquele cuja religião consiste de atos de misericórdia, porque flui de uma atitude de coração que é reta para com Deus. R. A. K. - Dicionário Bíblico Wycliffe

 

RELIGIÃO – Colossenses 2.18 - CULTO DOS ANJOS E A OUTRAS DIVINDADES. Os falsos mestres ensinavam que era preciso reverenciar e adorar os anjos, como mediadores, para ter comunhão com Deus. Para Paulo, invocar os anjos seria substituir Jesus Cristo como cabeça todo-suficiente da igreja (v. 19); daí, Paulo advertir contra isso. Hoje, a crença de que Jesus Cristo não é o único intermediário entre Deus e o homem é posta em prática na adoração e oração a santos mortos, como padroeiros e mediadores. Essa prática despoja Cristo de sua supremacia e centralidade no plano redentor de Deus. Adorar e orar a qualquer pessoa que não seja Deus Pai, Deus Filho ou Deus Espírito Santo são práticas antibíblicas, e por isso devem ser rejeitadas.

 

RELIGIÃO - Tiago 1.27 - A RELIGIÃO PURA E IMACULADA. Tiago fala de dois princípios que definem o conteúdo do verdadeiro cristianismo. (1) O amor genuíno pelos necessitados. Nos dias do NT, os órfãos e as viúvas tinham poucos meios de autossustento; em muitos casos, não tinham ninguém para cuidar deles. Esperava-se da parte dos crentes que lhes demonstrassem o mesmo cuidado e amor que Deus revela aos órfãos e às viúvas (ver Dt 10.18; Sl 146.9; Mt 6.32; Dt 24.17; Sl 68.5). Hoje, entre nossos irmãos e irmãs em Cristo, há os que precisam de ajuda e cuidados. Devemos procurar aliviar suas aflições e sofrimentos e, dessa maneira, mostrar-lhes que Deus tem cuidado deles (ver Lc 7.13; cf. Gl 6.10). (2) Conserva-se santo diante de Deus. Tiago diz que o amor ao próximo deve estar acompanhado do amor a Deus, expresso na separação das práticas pecaminosas do mundo. O amor ao próximo deve estar acompanhado da santidade diante de Deus; doutra forma, não é amor cristão.

 
 
))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
REVISTA NA ÍNTEGRA
Escrita Lição 5, Betel, A necessidade da reconexão entre o ser humano e Seu Criador, 2Tr23, Pr Henrique, EBD NA TV
 
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. O desenvolvimento da religião
1-1- Acesso negado.
1-2- Sinais de misericórdia.
1-3- Um "amor" por DEUS será amor pelo próximo?
2. Um nascimento da esperança
2-1- O início da adoração comunitária.
2-2- Andar com DEUS.
2-3- Tempo de renovação.
3. Um novo começo com DEUS
3-1- As marteladas da longanimidade divina.
3-2- Adoração após o diluvio.
3-3- A fé como um novo caminho para DEUS.
 
 
TEXTO ÁUREO
"E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração." Jeremias 29.13
 
VERDADE APLICADA
Ao longo das Escrituras vemos DEUS se revelando e chamando o ser humano ao arrependimento, visando a restauração da comunhão com Ele.
 
OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Mostrar a busca do homem para se reatar com DEUS
 - Destacar que o homem não vive bem, longe de DEUS
 - Ressaltar que DEUS provê os caminhos de volta para Ele.
 
MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que possamos enxergar com mais clareza o valor de DEUS.
 
HINOS SUGERIDOS - 169, 171, 172
 
 
TEXTOS DE REFERÊNCIA - GÊNESIS 4. 1,2, 25,26
1. E conheceu Adão a Eva, sua mulher, a ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um varão. 2. E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
25. E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela teve um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, DEUS me deu outra semente em lugar de Abel; porquanto Caim o matou. 26. E a Sete mesmo também nasceu um filho, e chamou o seu nome Enos. Então se começou a invocar o nome do Senhor.
 
LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA Lv 26.40-45 Promessas de DEUS para o povo de Israel.
TERÇA Dt 4.29-31 O dever de buscar a DEUS de todo coração.
QUARTA 2Cr 7.7-14 O caminho do arrependimento.
QUINTA Is 55.6-13 Buscar o Senhor enquanto se pode achar.
SEXTA At 17.24-27 DEUS não habita em templo feito por homens.
SABADO Tg 4.6-10 Devemos nos humilhar perante o Senhor.
 
INTRODUÇÃO
Esta lição tem por objetivo mostrar que DEUS não abandonou o homem, mesmo depois de pecar.
Em toda a história do Antigo Testamento, vemos o desenvolvimento do plano divino para resgatar o ser humano a as diferentes respostas deste, ao Criador.
 
1- O desenvolvimento da religião
A religião (latim: "religare") traz a ideia de religar algo que se rompeu. Da necessidade de DEUS, depois da queda, nasce então a tentativa do homem em reatar seu relacionamento com DEUS.
 
1-1- Acesso negado.
De todas as consequências do primeiro pecado do homem, a pior delas com certeza foi a ruptura da comunhão com DEUS. O relacionamento foi rompido e a intimidade de antes se perdeu [Gn 3.8-10]. O Jardim, no qual DEUS "passeava (...) pela viração do dia"; tem agora seu acesso negado e sua entrada vigiada por querubins guardiões [Gn 3.22-23]. A mensagem é clara: o acesso a DEUS não era mais livre. Mesmo assim, vemos ao longo da história que o ser humano, criado para DEUS, continuou procurando reconectar-se com o Criador.
 
1-2- Sinais de misericórdia.
O casal foi lançado fora do jardim, mas o Senhor DEUS, com cuidado, misericórdia e graça, continuou se revelando e interagindo com a humanidade por diversos meios. Eva entendeu que DEUS ter-lhe dado um filho depois do pecado era sinal do favor e interesse de DEUS e esperança para a humanidade [Gn 4.1]. Adão e Eva ensinam seus filhos sobre DEUS e o dever de adorá-lo [Gn 4.3-4]. Cada qual trouxe o que parece ser sua primeira oferta a DEUS, dando assim sinais de reconexão do homem com DEUS. Porém, a Escritura nos diz que "(...) atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, mas para Caim e para a sua oferta não atentou" [Gn 4.4-5].
 
1-3- Um "amor" por DEUS será amor pelo próximo?
A devoção de Caim por DEUS se mostrou meramente religiosa no fato de que o ato de adoração se tornou um motivo para um ato de crueldade ao seu próximo [Gn 4.5-8]. Como o coração de Caim mudou tão rapidamente? Na verdade, não mudou. O amor verdadeiro por DEUS necessariamente estabelece em nós um amor pelo próximo [1 Jo 4.19-21]. Uma religiosidade que não ama o próximo é uma religiosidade de Satanás, por mais sacrificial que ela pareça [1Jo 3.12]. Quando fazemos da nossa adoração uma forma de sermos aceitos por DEUS, nos desligamos do evangelho de CRISTO, que é o que nos torna aceitos por DEUS [Gl 5.4]. E isso nos desliga do próximo [Ef 2.14-16].
 
2- Um nascimento da esperança
O nascimento de Enos, neto de Adão, traz uma nova esperança para que a humanidade se volte para DEUS. O homem criado à imagem de DEUS nao pode seguir bem a vida longe dEle.
 
2-1- O início da adoração comunitária.
Como Caim matou Abel e passou a viver a vida fugindo de DEUS [Gn 4.16], DEUS dá a Adão outro filho, chamado Sete. Interessante notarmos que, após o nascimento de Enos, as pessoas começaram a invocar o nome do Senhor [Gn 4.25-26]. Gênesis 5.1 nos lembra que Adão e Eva foram criados à semelhança de DEUS, sem pecado. Aos 130 anos Adão gerou "um filho à sua semelhança" [Gn 5.3]. Isso pode significar que Sete herdou do seu pai Adão tanto a imagem de DEUS quanto as máculas da queda do Eden. Sete substituiu Abel morto não apenas como filho de Adão, mas como herdeiro de uma fé genuína e amor a DEUS. Há uma clara distinção de relação com DEUS entre os descendentes de Caim e os de Sete.
 
 
2-2- Andar com DEUS.
Descendendo de Sete se destaca uma figura: Enoque [Gn 5.8-18]. Ser alguém piedoso não garante que toda sua descendência será. Porém, a narrativa de Gênesis mostra como DEUS sempre levanta em gerações
futuras alguém que siga o caminho de devoção dos seus antepassados. Enoque andou com DEUS [Gn 5.22]. Não diz que começou a andar, mas que sua vida foi um andar com DEUS, mesmo vivendo neste mundo e tendo filhos. As coisas do mundo não o atraiam. Enoque se encaixa no anseio do salmista [Sl 73.25]. DEUS, portanto, tomou para si aquele que não via no mundo motivo de satisfação. Seu anseio por DEUS foi
tamanho que a maldição do "morrerás" lançada sobre Adão e seus descendentes pulou sua vida.
 
 
SUBSÍDIO 2-2
Comentário Bíblico Champlin - Gênesis: "O propósito da genealogia do quinto capítulo do Gênesis e expor diante de nós a linhagem piedosa de Sete, em contraste com a linhagem de Caim [Gn 4.17-19]. Ambas as linhagens descendem de Adão: a linhagem piedosa e a linhagem ímpia. Da linhagem piedosa viria o povo de Israel e o CRISTO. A outra linhagem produziria uma sociedade pecaminosa. A genealogia remonta a criação, chegando até Noé e seus filhos, o que arma o palco para o dilúvio, quando DEUS cansou-se de tanta iniquidade que viera a permear ambas as linhagens que descendiam de Adão, já que se misturaram."
Obs. Pr. Henrique - Da linhagem piedosa viria o povo de Israel (de Noé - semitas) e o CRISTO (judeus).
 
 
2-3- Tempo de renovação.
Enoque, antes de ser tomado para DEUS, gerou o avô daquele que seria usado por DEUS para preservar a humanidade da completa extinção: Noé. Nos tempos de Noé o quadro da humanidade só piorava [Gn 6.5]. Temos uma sociedade que poderia ser dividida entre filhos dos homens (linhagem ímpia de Caim) e filhos de DEUS (linhagem piedosa de Sete) [Gn 6.1-3]. Porém, esta última começa a se misturar com a primeira, multiplicando assim no mundo a impiedade [Gn 6.12]. Lameque profetiza que o nascimento do seu filho Noé traria consolo à terra amaldiçoada em Adão [Gn 5.29]. O consolo pode significar a destruição das cidades com o dilúvio trazendo consolo ao solo, como a própria limitação da maldade com o encurtamento da vida após o dilúvio.
 
SUBSÍDIO 2-3
Novo Comentário Bíblico: "A coisa mais importante pela qual Lameque é lembrado é seu descendente Noé, cujo significado do nome é o único comentado pelo narrador deste capítulo (este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o SENHOR amaldiçoou). A palavra Noé (hb. Noach, repouso) vem de um verbo que significa descansar, e está associado a alívio. O nascimento de Noé, para seu progenitor, significava uma inversão de curso para a humanidade:"
 
3- Um novo começo com DEUS
A tentativa do homem em se religar a DEUS não pode ser bem-sucedida sem que antes haja uma iniciativa divina. DEUS mesmo precisa prover os caminhos de volta para Ele.
 
 
3-1- As marteladas da longanimidade divina.
Enquanto toda a humanidade se desviava de DEUS e se entregava a impiedade, Noé seguiu os caminhos do seu avô Enoque e andava com DEUS [Gn 6.9]. Ele não foi tornado para DEUS como foi Enoque, mas foi preservado por DEUS no dilúvio, junto com sua família [Gn 6.18]. Noé foi a única voz sensata num mundo perdido e cego pelo pecado. Foi considerado o pregador da justiça de DEUS, não em uma civilização injusta, mas em um mundo de injustiça [2Pe 2.5]. O longo tempo da construção da arca unido às marteladas de Noé nas madeiras da arca consistiam em uma pregação da longanimidade de DEUS em dar aos homens a chance de se arrependerem [ 1 Pe 3.20]. Ainda assim não creram nEle.
 
3-2- Adoração após o diluvio.
Após o dilúvio que limpou a terra, de Sem, um dos filhos de Noé, descendeu a linhagem abençoada e piedosa [Gn 10.1; 11.10]. Após baixarem as águas do dilúvio, Noé levanta um altar ao Senhor e sacrifica animais limpos em holocausto [Gn 8.20]. Vemos aqui não apenas uma manifestação de gratidão pelo livramento, mas também a necessidade do homem de reconexão com DEUS. O perfume da gratidão de Noé  agradou a DEUS a ponto dEle fazer uma aliança com Noé e prometer não mais destruir a terra com águas [Gn 8.21-22; 9.1-19]. Mas isso não parou o caudal do pecado [Gn 9.20-29]. A intemperança de Noé e imprudência e indiscrição do seu filho Cam dividiu o destino das três civilizações pós-diluvianas.
 
 
3-3- A fé como um novo caminho para DEUS.
De Noé nasceu Sem e de Sem descendeu o grande patriarca Abraão [Gn 11.10, 26-27]. O nascimento de Abrão marcaria um novo rumo para a relação do homem com DEUS. As maiores bençãos prometidas a humanidade seriam dadas a Abrão. A esperança se renova porque finalmente uma nação, não apenas alguns indivíduos, seria reconectada à comunhão com DEUS por meio de Suas promessas e caminhos. Abraão, séculos depois, é identificado como "pai de todos os que creem" [Rm 4.11]. DEUS se revelou a Abrão, o chamou, lhe deu ordens e promessas. Abrão creu e obedeceu [Hb 11.8]. Um verdadeiro exemplo para nós hoje: "Mas o justo viverá da fé" [Hb 10.38]. Fé não apenas no momento da conversão, mas fé em todo o tempo ao longo da jornada, assim como foi com Abraão [Hb 11.9, 11, 13, 17]. DEUS é fiel à Sua Palavra e cumprirá Seus propósitos.
 
 
SUBSÍDIO 3-3
Comentário Bíblico Adam Clarke: "A fim de manter esta linhagem distinta, encontramos um cuidado especial que foi tornado por DEUS. Onde havia dois ou mais filhos de uma família, DEUS escolhia sempre alguém especialmente projetado para ser o canal que vai trazer o Seu Filho ao mundo. Assim, na família de Adão, Sete foi escolhido. Na família de Noé, Sem. Na família de Abraão, Isaque, na de Isaque Jacó. Na de Davi, Salomão e Natã. Todas essas coisas são o zelo de DEUS em uma providência especial, mostrando desde o início que CRISTO veio com a promessa por graça divina e não pela descendência natural".
 
 
CONCLUSÃO
A religião é a tentativa do homem de se aproximar de DEUS. A redenção é a iniciativa de DEUS em trazer o homem novamente para um relacionamento consigo.