QUESTIONARIO DA LICAO 1, JEREMIAS, O PROFETA DA ESPERANCA

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 1 - JEREMIAS, O PROFETA DA ESPERANÇA

RESPONDA CONFORME A REVISTA DA CPAD DO 2º TRIMESTRE DE 2010
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas corretas e com "F" as falsas.

TEXTO ÁUREO:
- Complete:

"Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou uma ________________________; porque, aonde quer que eu te enviar, _____________________; e tudo quanto te mandar ___________________________" Jr 1.7).

VERDADE PRÁTICA:
2- Complete:
A missão do homem de DEUS é _____________________________. Ele foi chamado para cuidar dos interesses do Todo-Poderoso, e proclamar com _____________________ e ___________________________ a sua Palavra.

INTRODUÇÃO
3- Como Eugene H. Peterson busca descrever o caráter do mais sofrido dos mensageiros de JEOVÁ?
( ) Jeremias - "Vigoroso na guerra, desafiou e contestou a realeza, o ministério sacerdotal e a teocracia".
( ) Jeremias - "Vigoroso na batalha, desafiou e contestou a injustiça, a falsidade e a vilania".
( ) Jeremias - "Vigoroso na batalha, serviu fielmente aos reis de judá".

4- Como Jeremias é conhecido?
( ) O profeta preso.
( ) O profeta repudiado.
( ) O profeta das lágrimas.

I. A ORIGEM SACERDOTAL DO PROFETA JEREMIAS
5- Onde nasceu, qual o ministério e em que época atuou Jeremias?
( ) Nasceu na cidade sacerdotal de Anatote, que distava uns seis quilômetros a nordeste de Jerusalém, exerceu o ministério de profeta entre 626 a 586 a.C.
( ) Nasceu na cidade sacerdotal de Anatote, que distava uns sete quilômetros a nordeste de Samaria, exerceu o ministério de profeta entre 626 a 586 a.C.
( ) Nasceu na cidade sacerdotal de Antioquia, que distava uns dez quilômetros a nordeste de Jerusalém, exerceu o ministério de profeta entre 626 a 586 a.C.

6- De quem foi contemporâneo o profeta Jeremias?
( ) Dos reis Acabe, Jeoaquim e Zedequias Cr 1.31, Jeremias profetizou no período mais crítico da história de Israel.
( ) Dos reis Josias, Jeoaquim e Zedequias Cr 1.31, Jeremias profetizou no período mais crítico da história de Israel.
( ) Dos reis Josafá, Jeoaquim e Zedequias Cr 1.31, Jeremias profetizou no período mais crítico da história de Israel.

7- Complete:
Não se deixe abater nem esfriar-se na fé ante a _______________________ moral e espiritual deste século. Cumpra a missão que lhe confiou o Senhor em CRISTO JESUS; porte-se como homem de DEUS ___________________________ e vencedor. Aja com denodo e coragem, buscando sempre agradar, em tudo, aquEle que o salvou e o _______________________ para a peleja. Jamais se furte à verdade do evangelho; aja como ______________________________ testemunha de Nosso Senhor JESUS CRISTO.

II. A VOCAÇÃO DE JEREMIAS
8- O que quer dizer o vocábulo hebraico na'artem?
( ) Ampla conotação; tanto pode significar menino, jovem ou adulto.
( ) Ampla conotação; tanto pode significar adolescente ou jovem ou adulto.
( ) Ampla conotação; tanto pode significar menino, adolescente ou jovem.

9- Complete:
Obreiro de CRISTO, disponha-se. Apresente-se ao Senhor da __________________, e continue em sua presença. Ele precisa de seu ____________________. É o tempo de _____________________!

10- Como o Senhor vocacionou o jovem de Anatote (Jeremias)?
( ) "Antes que tu te formasses no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta"
( ) "Antes que teus pais o formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta"
( ) "Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta"

11- Quais as três coisas que fez o Senhor em relação a Jeremias?
( ) Conheceu-o, santificou-o e o deu às nações.
( ) Conheceu-o, honrou-o e o deu às nações.
( ) Conheceu-o, glorificou-o e o deu às nações.

12- Complete:
O profeta ainda não existia, mas já era ______________________ por DEUS; ainda não estava ciente de sua missão, porém já se achava _____________________ para o ministério; ainda não sabia falar, todavia, o Senhor já o tinha dado aos povos como _____________________. Jeremias _____________________-se; quer recuar. Sobre a reação do profeta, escreve F. B. Meyer: "Jeremias era muito jovem e tentou esquivar-se da grande missão a ele confiada. Os mais _____________________________ sempre agem assim" (cf. Êx 4.10). Mais adiante, conclui o erudito: "Sempre que Ele nos dá uma comissão, assume a responsabilidade da sua _____________________________ em nós, conosco, ou através de nós".

13- Qual era a incapacidade que Jeremias apresentou diante do Senhor para não ser o seu portavoz?
( ) Como ser o seu porta-voz se não tenho ministério? Foi a escusa que Jeremias apresentou ao Senhor: "Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança"
( ) Como ser o seu porta-voz se não tenho voz? Foi a escusa que Jeremias apresentou ao Senhor: "Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança"
( ) Como ser o seu porta-voz se não tenho condição financeira? Foi a escusa que Jeremias apresentou ao Senhor: "Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança"

14- Complete:
Talvez esteja você apresentando as mesmas alegações ao Senhor. Ele o chamou para o ministério; você se acha _________________________. Aliás, diante dos desafios de DEUS, quem se sente apto? Conforte-se nestas palavras do apóstolo Paulo: "E é por CRISTO que temos tal _______________________________ em DEUS; não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa _____________________________ vem de DEUS" (2 Co 3.4,5).

15- Qual a resposta de DEUS ao jovem profeta diante de sua alegação de incapacidade?
( ) "Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás.
( ) Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR" (Jr 1.7,8).
( ) Em seguida, o Senhor toca-lhe os lábios: "Eis que ponho as minhas palavras na tua boca" Jr 1.9).
( ) A partir desse momento, estava Jeremias não somente comissionado, mas plenamente capacitado por DEUS a exercer o ministério.
( ) Do Senhor, recebe ele o mandato: "Olha, ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares" Jr 1.10).
( ) DEUS se impresciona com a humildade de Jeremias.

16- Como um jovem tão gentil e tenro poderia desempenhar semelhante missão?
( ) Não importa; nossa capacidade vem de DEUS!
( ) Não importa; nossa capacidade será vista por DEUS!
( ) Não importa; nossa capacidade glorificará a DEUS!

17- Você já foi batizado no ESPÍRITO SANTO? Já foi revestido do poder de alto? Vive na plenitude do ESPÍRITO? Complete?
É hora de buscar a prometida __________________________. O evangelista Stanley Jones afirmou mui acertadamente: "A vida do cristão começa no ______________________________, mas o trabalho eficiente, no ____________________________________.

III. O ESTADO CIVIL DE JEREMIAS
18- Por que Jeremias permaneceu solteiro?
( ) Jeremias, devido às suas constantes viagens proféticas, não tinha tempo para uma esposa e filhos.
( ) Devido às urgências daquele. tempo e das tormentas que se avizinhavam
( ) Ordenou-lhe o Senhor: "Não tomarás para ti mulher, nem terás filhos nem filhas neste lugar.

19- Complete:
Jovem, você tem realmente uma chamada divina para o santo ministério? Não se case ____________________ da direção de DEUS. Tenha uma vida pura e santa. Que o seu namoro, noivado e casamento _________________________ o nome de Nosso Senhor JESUS CRISTO. Não são poucos os ministérios arruinados em conseqüência de casamentos movidos única e exclusivamente pela _______________________ carnal.

IV. A POSTURA PROFÉTICA DE JEREMIAS
20- Qual era a postura profética de Jeremias?
( ) Jeremias não fora chamado para ser homem do povo.
( ) Jeremias não era populista nem popular; não era obcecado por índices de aceitação nem estava preocupado com o marketing pessoal.
( ) Jeremias não achava que a voz do povo era a voz de DEUS.
( ) Jeremias era o filho de sacerdote mais bem quisto de Judá.
( ) Consciente de sua chamada, Jeremias adotou uma posição que viria a desagradar à nobreza e ao povo.
( ) Naquele momento, não havia alternativas para Jeremias: se agradasse aos poderosos de Judá viria a desagradar ao Todo-Poderoso de Israel.

21- A quem estamos agradando? Complete:
Se nos fizermos amigos do mundo, teremos a DEUS como ______________________________. É chegado o momento de os arautos de CRISTO proclamarmos, com mais intrepidez e perseverança, "todo o conselho de DEUS" (At 20.27). Quer nos ouçam, quer nos deixem de ouvir, saberão todos que neste mundo há um povo sacerdotal e _______________________ - a Igreja de DEUS, cujo único compromisso é pregar o evangelho ____________________________ a toda criatura, em toda a parte (1 Pe 2.9; Mc 16.15).

CONCLUSÃO
22- Complete:
Mesmo sob as mais duras e inumanas condições, Jeremias cumpriu ________________________ o seu ministério; falou a Palavra de DEUS; combateu as iniquidades e ___________________ a nação ao arrependimento. Em nenhum momento, recuou. Mostrou-se, em tudo, um autêntico homem de DEUS. Que o exemplo de Jeremias inspire a presente geração a ter um _____________________________ mais firme com a Palavra de DEUS.