Escrita Lição 4, CG, Josué, um Líder para Novas Gerações, 2Tr23, Pr Henrique, EBD NA TV

Lição 4, CG, Josué, um Líder para Novas Gerações, 2Tr23, Pr Henrique, EBD NA TV

Para me ajudar PIX 33195781620 (CPF) Luiz Henrique de Almeida Silva

 




SUBSÍDIOS

O QUINTO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO DEUTERONÔMIO - BÍBLIA DA LIDERANÇA CRISTÃ - John C. Maxwell 

Um livro de liderança solitária


Resumo

Considere Deuteronômio como um livro de liderança solitária. E mais do que isso, claro, mas Deuteronômio é, em grande parte, a história do líder Moisés, que desafia a nova geração a abraçar e implementar a visão dada por DEUS da Terra Prometida. Desde o começo, Moisés diz: "Entreis e possuis a terra que o Senhor prometeu sob juramento a vossos pais" (8.1).

 

O livro conta a história de um líder ansioso por completar o trabalho iniciado. Moisés apresentava sempre de novo a visão, esperando que o povo captasse todo o quadro, a saber, que DEUS não quis apenas livrá-los da escravidão no Egito, mas quis também levá-los para dentro da Terra Prometida. Ouça um versículo-chave de Deuteronômio: "... dali nos tirou, para nos levar e nos dar a terra que sob juramento prometeu a nossos pais" (6.23).

 

Deuteronômio começa com Moisés recontando tudo que havia acontecido à nação. Lembra ao povo como DEUS havia escolhido líderes-chaves e colocado os mesmos sob cada tribo; como pacientemente suportou o conflito e as reclamações do povo durante 40 anos de peregrinação no deserto; como DEUS os havia conduzido para vencer os inimigos; como DEUS repetiu os Dez Mandamentos. Agora, era tempo dessa nova geração afirmar as leis de DEUS assim como os seus pais haviam feito. Embora Moisés perdera a chance de entrar na terra juntamente com o povo, ele intercedeu pacientemente pela nova geração, tentando conduzi-los no estado de obediência que os capacitaria a herdar a terra e completar a conquista.

 

Deuteronômio consiste basicamente em três mensagens visionárias anunciadas por Moisés a todo o Israel pouco antes de morrer. Suas palavras conduzem o povo a uma encruzilhada na qual devem decidir o seu futuro. Como todo bom líder, Moisés pôde ver as opções que se configuravam diante do povo, e ele expõe as mesmas nos anos finais de sua vida. E digno de nota como esse homem, que argumentava não ser um bom comunicador (Êx 4.10), agora apresenta uma clara visão a milhares de israelitas sobre o fim de sua peregrinação pelo deserto! Moisés morre no final do livro, mas não antes de preparar o aprendiz Josué para assumir e concluir a jornada para dentro de Canaã.

 

O papel de DEUS em Deuteronômio

 

DEUS prometera a Abraão, Isaque e Jacó que faria deles uma nação. DEUS usa Moisés para cumprir aquela promessa. Os acontecimentos recontados nesse livro cumprem a promessa original de fazer dos descendentes de Abraão uma nação mais numerosa do que as estrelas do céu (Gn 12.2-3; Dt 1.10). DEUS conduz Moisés, que, por sua vez, conduz o povo até ao limiar da Terra Prometida.

 

 

Semelhante a um comandante militar habilidoso dirigindo-se às suas tropas, DEUS demonstra liderança poderosa fortalecendo e preparando o seu povo para a conquista. Lança visão e provê renovada perspectiva, provisão, propósito e princípios para guiar os israelitas. No primeiro capítulo do livro, DEUS prepara os seus filhos para:

 

1. Verem a terra (visão, 1.6-8).

2. Compartilharem a carga (delegação, 1.9-14).

3. Selecionarem os líderes (liderança, 1.15).

4. Estruturarem a liderança (organização, 1.16-18).

 

Líderes em Deuteronômio - Moisés e Josué

 

Outras pessoas de influência em Deuteronômio

Cananeus, heteus, girgaseus, amorreus, ferezeus, heveus, jebuseus

 

Lições de liderança

• Desenvolva o seu conjunto de valores e crenças antes de entrar em território novo.

 • Liderança deve ser proativa, não reativa.

• Atividade não se iguala a realização.

• Líderes devem compartilhar os benefícios de aceitar a visão.

• Líderes devem lembrar constantemente ao povo a visão.

• Uma pessoa corajosa faz a maioria.

• O líder deve interceder primeiramente pelo povo.

• Líderes devem prover para o futuro mesmo quando não cheguem a vivenciar o mesmo.

 

 

Destaque de liderança em Deuteronômio

 

A LEI DAS PRIORIDADES: Passe-as adiante! (6.4-9)

A UNÇÃO DE UM LÍDER: Exigências e resultados (7.11-13)

A LEI DA NAVEGAÇÃO: Moisés fornece orientação futura (16.1— 25.19)

MOISÉS: Confiança na presença de DEUS (20.1 -20)

VISÃO DUPLA: Moisés capacita o povo para ver o futuro sob dois ângulos (27.1—28.68)

 

 

A LEI DO CÍRCULO ÍNTIMO - (Dt 1.6-18)

 

As pessoas que nos são mais íntimas determinam o nosso nível de sucesso. Moisés aprendeu essa lição no deserto e, assim, implementou um plano para aproximar de si pessoas competentes e tementes a DEUS. Quando ministros decidem ser líderes, eles passam por uma linha muito importante. Não julgam mais a si somente pelo que podem fazer sozinhos; o seu valor depende principalmente do que conseguem realizar através de outros. Moisés nos ensina que líderes devem:

 

1.Ver a terra: visão (vs. 6-8)

Moisés viu e lembrou a todos da fidelidade do Senhor. DEUS cumpriria a sua promessa. Moisés pôde ver claramente o resultado e motivou outros através da visão dele.

 

2. Compartilhar a carga: delegação (vs. 9-12)

Moisés colocou de lado o seu ego e compartilhou as responsabilidades de sua liderança com outros. Ele lhes daria a responsabilidade e a autoridade para realizarem o trabalho; agora, a tarefa se tornou trabalho de equipe.

 

3. Selecionar líderes: liderança (vs. 13-15)

Moisés escolheu seu círculo íntimo dentre pessoas espiritualmente qualificadas, aprovadas e designadas de acordo com as suas habilidades.

 

4. Estruturar a liderança: organização (vs. 16-18)

Moisés estabeleceu um sistema no qual os líderes tinham de ouvir com justiça, ministrar com sabedoria e tomar decisões baseadas no princípio e levar os casos mais difíceis a ele.

 

 

 

A LEI DO GRANDE IMPULSO - (Dt 3.4)

O impulso é o melhor amigo do líder. Depois de derrotar os amorreus, os israelitas chegaram a Basã. DEUS lhes disse que deviam atacar. Tendo já experimentado vitória militar, os israelitas não hesitaram e, mais uma vez, venceram. Isso levou-os a derrotarem 60 cidades na região. Sucesso produz sucesso.

 

 

PROPÓSITO E PAIXÃO - (Dt 4.32-40)

O discurso de Moisés encoraja o povo a se conscientizar do seu propósito e chamado. Esse líder maior lembra aos seus conterrâneos a fiel provisão de DEUS e lhes transmite senso de destino.

 

Quando líderes projetam por sua visão, criam uma atmosfera de expectativa entre o povo. Muitas vezes, Moisés criou pelo menos três dessas atmosferas para os judeus:

 

1.Senso de destino

 Moisés comunicou um senso do chamado de DEUS sobre o futuro de Israel, um futuro que estavam destinados a cumprir.

 

2.Senso de família

Moisés convenceu ao povo que entrariam na cerra juntos; corporativamente poderiam realizar a visão.

 

3.ESPÍRITO militante

Moisés chamou os israelitas a fazerem todo o necessário para entrarem na terra; tiveram de pagar o preço para realizarem a tarefa.

 

 

CARÁTER E CONVICÇÕES: FUNDAMENTAIS PARA LÍDERES - (Dt 5.1-22)

Para garantir à nova geração que entrou na Terra Prometida orientações morais sólidas, Moisés repete os mandamentos que tinha dado anteriormente em Êxodo 20. O ex-general Norman Schwarzkopf expressou isso dessa maneira: "Liderança é uma potente combinação de caráter e estratégia. Mas, se você tem de ficar sem um deles, que seja então estratégia."

 

 

 

A LEI DAS PRIORIDADES: PASSE-AS ADIANTE! - (Dt 6.4-9)

Uma antiga frase diz: "A tarefa do 'líder é manter a coisa principal, a coisa principal."' Moisés tenta fazer isso em Deuteronômio 6 lembrando aos !israelitas que a sua existência girava em torno do amor a DEUS. Ele também diz aos líderes das famílias como transmitir a verdade para os filhos. Reggle joiner destaca os princípios que Moisés desenvolve:

 

1. Relacionamento antecede regras (v. 5).

2. A verdade deve estar em você antes que possa estar neles (v. 6).

3. Cada dia oferece oportunidades naturais para o ensino (v. 7).

a) Quando você está sentado em casa: hora das refeições;

b) Quando anda pelo caminho: ao dirigir ou viajar;

c) Quando está deitado: hora de dormir;

d) Quando se levanta: hora de se aprontar.

 

4. A repetição é o melhor amigo do mestre (vs. 8-9).

Use todas essas oportunidades. Escolha assuntos que você pode discutir e que uns façam perguntas aos outros. Ore em conjunto a respeito de suas prioridades.

 

 

O COMPROMETIMENTO DO LÍDER - (Dt 7.7-9)

Bons líderes fornecem modelo de comprometimento antes de pedirem que outro o faça. DEUS promete cumprir o seu comprometimento para com o seu povo "até mil gerações" (Dt 7.9). Ele lembra-lhes que não os libertou porque o mereciam ou porque eram a maior nação da terra, mas porque os amava.

 

 

A UNÇÃO DO LÍDER: EXIGÊNCIAS E RESULTADOS - (Dt 11.11-13)

O Antigo Testamento fala consistentemente sobre líderes "ungidos por DEUS." Moisés foi o primeiro desses líderes em Israel. A unção representa a presença íntima de DEUS e o poder capacitador.

Mas o que determina a unção de DEUS sobre uma pessoa? Sem dúvida, DEUS é soberano e decide colocara sua mão sobre alguns e não sobre outros. Mas, enquanto DEUS unge, Frank Damazio nos lembra alguns critérios humanos para a unção. Um líder deve:

 

1. Obedecer e ensinar o povo a obedecer à Palavra de DEUS (Dt 7.11-13).

2. Desejar e perseguir o derramamento do ESPÍRITO (Dt 11.13-14).

3. Edificar ativamente a "casa" do Senhor (Ag 1.7-11).

4. Reconhecer DEUS como fonte de bênção e autoridade (Os 2.8-9).

5. Usar a sua influência para o Senhor e não para razões egoístas ou más (Os 2.8-9).

6. Evitar glorificar mais a unção do que a DEUS (Os 2.8-9).

7. Entregar-se liberalmente ao trabalho do Senhor (Êx 35.20-29).

8. Apreciar e conservar a unção (Nm 4.9,16).

 

 

SOMENTE LÍDERES HUMILDES RECEBEM A GRAÇA DE DEUS

(Dt 8.1-20)

Todos nós necessitamos ser lembrados ocasionalmente de que é DEUS quem dá ao seu povo o poder e a posição que usufruem. DEUS ordena ao seu povo a recordar as bênçãos divinas em tempos maus (Dt 8.1 -10) e em tempos bons (Dt 8.11-20).

 

Por causa dessa verdade, a humildade é a única postura correta tanto para líderes quanto para seguidores. DEUS lembra constantemente aos líderes:

• O privilégio de serem o povo escolhido; DEUS nos guiará e proverá para nós.

• O custo de serem o povo escolhido; devemos confiar na providência divina, não em nossa.

 

E fácil líderes sucumbirem à ideia de que eles conquistaram alguma vitória ou objetivo. Ao invés disso, devem reconhecer que alcançaram sucesso pelo fato de serem sub-pastores do Grande Pastor. DEUS dá a sua graça aos humildes, mas resiste aos soberbos (Tg 4.6). Essa é a única maneira de cooperar com o Senhor.

 

 

A LEI DA LIGAÇÃO: DEUS TOCA PRIMEIRO O CORAÇÃO DELES

(Dt 10.1—11.25)

 

Como líder por excelência, DEUS orienta o seu povo à obediência. Mas ele não exige simplesmente obediência sem dar as devidas razões. O Senhor provê uma boa base para o seu povo obedecer-lhe. Lembra-lhes que, primeiramente, ele os tocou e abençoou; agora, a única reação apropriada é responder com amável obediência. O povo de DEUS devia seguir a liderança divina por:

 

1. Do relacionamento pessoal (Dt 10.12-22)

DEUS comunicou a sua poderosa natureza bem como o seu amor pessoal aos descendentes de Abraão.

2. Do registro do passado (Dt li.l-7)

DEUS lembrou ao povo os milagres que ele realizou a fim de resgatá-los do Egito.

3. Dos resultados prometidos (Dt 11.8-17)

DEUS prometeu contínuas bênçãos se os israelitas permanecessem fiéis.

4. Da poderosa redenção (Dt 9 1.18-25)

DEUS manteve o seu plano de abençoar as famílias e as posses das famílias hebreias.

 

 

 

GENEROSIDADE: UMA VELA NADA PERDE SE ACENDER OUTRA

(Dt 14.27—15.18)

 

Se grandes líderes erram, isso acontece por causa da sua generosidade. Eles são doadores, não receptores. Sentem-se motivados para:

 

1. Servir outros — ajudam-nos a crescer e prosperar.

2. Solucionar problemas — que evitam possibilidades de serem atingidos.

3. Salvar causas — que beneficiam a humanidade.

DEUS instrui os seus líderes e toda a nação de Israel a imitarem a generosidade e a graça dele. No final de cada sétimo ano, todo israelita devia cancelar todas as suas dívidas para com outros cidadãos. Se, de fato, cancelassem dívidas, modelassem graciosidade e perdão e cuidassem dos pobres, DEUS faria com que a terra os favorecesse com colheitas abundantes e com liberdade de invasão. Imagine! Eles simplesmente deviam confiar que DEUS estava no controle e deixar que ele se preocupasse com a chuva e o sol e com tempos de colheitas frutíferas.

 

A instrução de DEUS dada aqui nos provê de uma lembrança da natureza da verdadeira liderança. Nós não guardamos débitos de pessoas; apenas continuamos dando.

 

 

O LÍDER E O SERVO - (Dt 15.12-18)

O Antigo Testamento usa vários termos hebraicos que traduzimos por "servo," sendo que cada termo apresenta um quadro levemente diferente do coração do servo. O que um líder pode aprender desses termos? Muitas coisas. Lembre-se: JESUS associou definitivamente liderança com serviço (Mt 20.25-28). Dediquemos alguns momentos para aprender lições sobre liderança característica de serviço desses antigos termos hebraicos:

 

1. Ebed: escravo, amo ou servo. Esse termo descreve uma pessoa que está completamente à disposição de outro (Dt 15.12-18). De forma semelhante, líderes devem estar à disposição do Senhor e do povo de DEUS.

 

2.Abad: pessoa que abre mão de direitos pessoais a fim de trabalhar nos campos ou no tabernáculo (Nm 18.7,23). De maneira semelhante, líderes devem sacrificar os seus direitos e se sujeitarem à causa.

 

3.Sakyir: servo contratado que recebe pagamento diário ou anual (Lv 25.39-42). O líder deve evitar a perspectiva de "pagamento profissional". Está lembrado da lição de João 10.12-13?

 

4.Sharath: alguém que realiza tarefas domésticas a fim de alcançar uma meta geral (Êx 28.35-43). Líderes devem fazer tudo que for para servir à missão.

 

Líderes nunca devem esquecer que DEUS os chama para servir. Se JESUS pôde lavar os pés dos seus discípulos como um humilde sharath, então como nós podemos deixar de ser um ebed?

 

 

 

A LEI DA NAVEGAÇÃO: MOISÉS FORNECE ORIENTAÇÃO FUTURA

(Dt 16.1—25.19)

 

Moisés forneceu claras orientações para o futuro do povo. Israel devia viver sob teocracia. A nação devia ser governada amavelmente por DEUS, não pelos caprichos do povo. Reflita sobre a sabedoria que se encontrava detrás da estrutura e da navegação Moisés oferece nesses capítulos:

 

 

 

Perfil de Liderança

 

MOISÉS - Confiança na presença de DEUS - (Dt 20.1-20)

Sempre é uma boa ideia ter um plano de batalha se você pretende liderar um exército na guerra. Moisés possuía um plano devastador para o exército de Israel, um conjunto de instruções que vinha diretamente do alto, de fato, das alturas.

Imagine a confiança que um comandante podia transmitir às suas tropas sabendo que não perderia a batalha. Foi exatamente esse tipo de garantia que DEUS proporcionou a Moisés e ao povo de Israel.

Quão admirável isso não devia ter parecido! Pois, no tempo quando DEUS anunciou os planos de batalha, os hebreus nem sequer haviam se estabelecido na terra própria; estavam sozinhos para determinarem uma linha de defesa. Além disso, o Senhor garantiu ao seu povo que enfrentariam forças militares muito mais poderosas do que as deles. Porém DEUS lhes assegurou que nada tinham a temer enquanto relembrassem que ele permaneceria com eles sempre assim, como esteve desde que haviam saído do Egito.

 

Hoje, líderes podem apoiar-se na mesma promessa que deu coragem a Moisés: "O Senhor, vosso DEUS, é quem vai convosco a pelejar por vós contra os vossos inimigos, para vos salvar" (Dt 20.4; cf. Hb 13.5-6). E assim DEUS nos dá a mesma palavra dita a Moisés: "Não... temerás" (Dt 20.1).

 

 

 

VISÃO DUPLA: MOISÉS CAPACITA O POVO PARA VER O FUTURO SOB DOIS ÂNGULOS -  (Dt 27.1—28.68)

A maioria dos israelitas que se preparava para entrar na Terra Prometida tinha se criado no deserto e não tinha visto os milagres acontecidos no Egito. Moisés reconheceu que essa geração precisava de nova inspiração; e, assim, lhe forneceu visão do seu futuro. Moisés sabia que a prosperidade deles dependia muito mais de uma condição espiritual sadia do que de bravura militar. Por isso, os exortou a crescerem no conhecimento do Senhor, a confiarem na natureza santa de DEUS e a obedecerem aos seus mandamentos.

 

A visão projetada por Moisés naquele dia parecia muito diferente de qualquer coisa que a maioria dos líderes tem comunicado desde então. Ele projetou uma visão de como a vida seria se o povo obedecesse plenamente a DEUS. Disse-lhes que usufruiriam de bênçãos e frutos além do necessário. Receberiam o favor de nações vizinhas e gozariam de grande prosperidade. Ficariam saudáveis e fortes.

 

Mas Moisés também projetou uma visão de como a vida podia ficar se deixassem de obedecer. Poucos líderes fazem isso! Desde então, o povo podia ver claramente as bênçãos da obediência e as maldições da desobediência. Moisés descreveu graficamente ambas em seu discurso.

 

Esse é o poder da visão sob dois ângulos. Tal visão ajuda o povo a escolher o que fazer porque pode refletir tendo em mente o final.

 

 

A LEI DO LEGADO: SUCESSO SEM SUCESSOR SIGNIFICA FRACASSO

(Dt 31.1-13)

 

Pouco antes de morrer, Moisés apresentou formalmente ao povo o seu sucessor Josué. Moisés orientou Josué durante anos em preparação para esse dia. Sabendo que ele não entraria na Terra Prometida, Moisés percebeu a necessidade de equipar outro líder para terminar a tarefa por ele começada. Note o que Moisés fez por Josué:

 

1. Convenceu ao povo que um líder novo precisava substituir o antigo (vs. 1-2).

2. Lembrou ao povo o comprometimento de DEUS para cumprir a sua promessa (v. 3).

3. Endossou o novo líder e passou a sua autoridade a Josué (vs. 3-5).

4. Anunciou vitória sob Josué e mencionou o registro de sua trajetória (vs. 3-6).

5.Comissionou Josué para a tarefa de conduzir o povo na terra (vs. 7-8).

6. Orientou Josué a ler a Palavra de DEUS frequentemente (vs. 9-13).

 

 

))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

 

O LIVRO DE JOSUÉ - BÍBLIA DA LIDERANÇA CRISTÃ - John C. Maxwell 

 

Encoraja os líderes da segunda geração

 

Resumo

 

Josué representa.

Mas Josué sucedeu a Moisés de maneira respeitável e natural após a morte do último. Completou encoraja os líderes da segunda geração. Ele não estabeleceu a liberdade de Israel; Moisés o fez a Obra que Moisés não pôde completar e conduziu o povo de Israel à vitória na Terra Prometida. Josué lança o desafio de nos apegarmos às promessas de DEUS e a andarmos no caminho da vitória de DEUS, apesar das adversidades. Aprendemos várias lições preciosas desse líder.

Primeira, Josué permaneceu submisso à corrente divina de cuidado. Nunca tentou substituir a liderança de Moisés, mesmo quando este estava idoso e não podia mais fazer o que Josué era capaz. Josué esperou até chegar o tempo dele da mesma forma como Davi esperou até que Saul saísse de cena. Saul foi morto, e, então, Davi tornou-se rei.

Segunda, Josué aprendeu a esperar até que Moisés estivesse morto e aprendeu a ser forte e corajoso no estilo próprio de liderança. "Moisés, meu servo, é morto," DEUS diz a Josué. "... dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel" (1.2). Josué foi um líder militar, diferente do estilo de liderança diplomática ou reformista de Moisés. Em algum momento, Josué deve ter tomado a decisão de não imitar o estilo de Moisés, mas ser ele mesmo. A oportunidade não podia ser melhor. Josué assumiu a liderança quando Israel precisava de liderança militar, não de liderança diplomática.

Terceira, como líder, Josué fez tudo que a situação exigia. Praticou a lei da vitória tanto quanto todos os outros naquela época, talvez tanto quanto é descrito na Bíblia. Seu estilo de liderança desprovido de contrassenso levou-o a pagar o preço que parecia necessário a fim de conseguir realizar o trabalho. Assumiu riscos corajosamente. Muitas vezes, questionou o povo, perguntando coisas tais como: "Até quando sereis remissos em passardes para possuir a terra que o Senhor, DEUS de vossos pais, vos deu?" (18.3). Ele simplesmente não pôde entender por que o povo hesitava. Por que não conquistavam a terra que DEUS lhes havia prometido?

Todo esse livro trata a respeito da mudança e do estabelecimento de Israel na Terra Prometida. Embora fossem necessários muitos anos para que os israelitas fizessem isso (21 capítulos), finalmente possuíram todo o estado real que DEUS lhes tinha dado. E Josué conduziu a tarefa durante todo o tempo.

 

O papel de DEUS em Josué

 

Durante os dias de Moisés, DEUS desempenhou o papel de um pai paciente, esperando pela maturação da nova geração para que pudesse levá-la à Terra Prometida. No tempo em que Josué assumiu a liderança, DEUS falou de maneira direta para o oficial comandante de Israel. DEUS estava cansado da desobediência, da hesitação e das queixas de Israel. Desafiou Josué a não titubear nem para a direita e nem para a esquerda, mas fazer tudo que ele lhe ordenava. Josué não devia comprometer nada, mas cumprir tudo.

 

Vemos, claramente, o Senhor liderando o tempo todo com estilo novo e apropriado. O seu povo estava ingressando numa era na qual precisava agir como corporação militar. Assim, DEUS e Josué providenciaram orientação em estilo militar.

 

Líderes em Josué

 

Josué, Calebe, Acã

 

Outras pessoas de influência em Josué

 

Raabe, o sacerdote Eleazar, os gibeonitas

 

Lições de liderança

• Tempos difíceis exigem um estilo de liderança diferente.

• Bons líderes ajudam o povo a lembrar-se das bênçãos do passado e de vitórias divinas.

•Líderes devem estar dispostos a assumir os riscos e pagar o preço; coragem traz à tona comprometimento.

• Ajuste os seus métodos, mas nunca comprometa as suas convicções ou os seus princípios.

• Líderes não podem ser indecisos; devem dar orientações claras e específicas.

• DEUS agirá em favor de líderes que submetem o seu coração completamente a ele.

• Bons líderes fazem tudo que for necessário para realizarem o seu trabalho.

 

 

Destaque de liderança em

Josué

 

A LEI DA OPORTUNIDADE: Josué começa com chamado e ofício divinos (1.1-9)

RAABE: Uma mulher de fé incomum (2.1-21; 6.22-25)

JOSUÉ: A obediência do líder determina o passo (5.13-15)

ACÃ: O efeito cascata do pecado (7.1-25)

COMPETÊNCIA: Josué conseguiu realizar a tarefa (11.16-23)

CALEBE: Proprietário de coração valente (14.10-12)

JOSUÉ: Exemplo de líder fiel (24.29-31)

 

 

 

A LEI DA OPORTUNIDADE:

JOSUÉ COMEÇA COM CHAMADO E OFÍCIO DIVINOS

(Js 1.1-9)

 

Considere o seguinte: foram necessários 40 anos para que o estilo de liderança de Josué se adequasse à necessidade do momento. Moisés liderou diplomaticamente. Sentou-se e julgou o povo pacientemente quando se deixavam durante os longos anos passados no deserto. No momento em que os israelitas chegaram às portas de Canaã, inimigos ferozes os aguardavam; estes requeriam um líder muito mais de confrontação, um homem habilitado militarmente na guerra. Entra Josué. Observe a diferença entre Moisés e Josué e veja como a oportunidade pode capacitar estilos de liderança apropriados:

A LEI DA INFLUÊNCIA: DEUS USA RAABE

(Js 2.1-21)

 

A história de Raabe prova que DEUS quer usar a cada um. Essa mulher trabalhou como prostituta em Jerico quando os israelitas se aproximaram da cidade. Embora os espias hebreus precisassem de alguém para ajudá-los a estabelecerem a melhor estratégia de conquista da cidade, parece motivo pouco lógico por que Raabe tenha sido escolhida para esse papel:

 

1. Ela não ocupava nenhuma posição e nenhum título oficial na cidade.

2. Os israelitas consideravam as mulheres de classe inferior de cidadãos.

3. Como prostituta, ela encontrava-se numa posição ainda mais inferior do que as mulheres em geral.

 

Mas pelo fato de a liderança depender menos de títulos do que de influência, DEUS escolheu Raabe. Ela ajudou os espias por sua ágil sabedoria, seu tempestuoso estilo e seu esperto plano. Assim, ela salvou não somente a vida dela, mas também ajudou para que os propósitos de DEUS se concretizassem em Jerico. O nome "Raabe" ocupa inclusive lugar de honra na lista dos heróis da fé (Hb 11.31).

 

 

 

Perfil de Liderança

RAABE

Uma mulher de fé incomum

(Js 2.1-21; 6.22-25)

 

DEUS usa pessoas de todos os temperamentos e de todas as origens históricas, até mesmo prostitutas, para realizarem os seus propósitos.

DEUS posicionou Raabe estrategicamente, a quem a Bíblia chama de "prostituta" (Js 2.1), numa casa construída sobre o muro de Jerico. Quando dois espias hebreus buscaram a ajuda dela, partilharam claro entendimento de questões espirituais. Ela descreveu como a ameaça de Israel havia tomado conta do seu povo. Reconheceu que a terra pertencia aos israelitas e, por essa razão, arriscou voluntariamente a sua vida a fim de esconder os espias de Josué (Js 2.4-11). Raabe empregou a sua hospitalidade em favor dos seus pais, irmãos e familiares, implorando que os espias poupassem a vida de todos que pertenciam a ela (Js 2.12-13). Os espias concordaram.

Raabe foi uma mulher de palavra. Embora pudesse ter avisado ao seu rei sobre o paradeiro dos israelitas escondidos, enviou os inimigos de Israel caçar gansos selvagens. Por quê? Porque ela, de fato, acreditava que DEUS estava para entregar a cidade dela nas mãos dos hebreus. Até mesmo prostituas podem ter fé salvadora (Hb 11.31).

 

Líderes sábios lembram-se que DEUS vê o coração humano. Enquanto muitos jamais confiariam numa mulher com uma vida pessoal como a de Raabe, DEUS, porém, a escolheu. Pelo fato de Raabe servir fielmente a DEUS, a sua família permaneceu viva e foi acolhida na sociedade hebraica; ela se tornou uma ancestral do próprio Senhor JESUS (Mt 1.5).

 

 

COMUNICAÇÃO: JOSUÉ COLOCA

MARCOS PARA LEMBRAR A OBRA DE DEUS

(Js 4.1-9)

 

Líderes eficientes procuram maneiras de usar os sucessos de hoje a fim de delegarem poder às pessoas para os desafios de amanhã. Josué fez exatamente isso.

 

Embora DEUS fosse realizar um milagre que possibilitaria ao povo atravessar o Jordão a pé enxuto, Josué sabia que somente aqueles que viram o incidente o recordariam; e ele quis deixar um legado para a geração seguinte, que nasceria bem depois do milagre acontecer. Josué quis encontrar uma maneira de comunicar a grandeza de DEUS aos filhos de Israel que nasceriam mais tarde.

Para atingir o seu alvo, Josué traçou um plano chamado de "pedras de recordação". Orientou para que doze pedras fossem tomadas do meio do leito do rio, uma pedra para cada uma das doze tribos que atravessaram o rio - e ergueu um monumento na orla. Mais tarde, sempre que os filhos ou netos perguntassem: "O que essas pedras significam?", o povo teria oportunidade de recordar a visão de DEUS e relembrar as vitórias de DEUS. As pedras serviram de "marcos" para comunicarem o que DEUS tinha feito.

 

Bons líderes sempre providenciam "marcos" para habilitarem as pessoas a manterem a visão. Líderes eficientes encontram maneiras de comunicar visão futura e vitórias passadas porque as pessoas necessitam constantemente de serem lembradas tanto da visão como das vitórias.

 

 

Perfil de Liderança

JOSUÉ

  A obediência do líder determina o passo      

(Js 5.13-15)

 

Observe a fase da vida de Josué e veja um homem que se entregou de todo o coração para completar integralmente a tarefa que lhe fora dada.

Na primeira vez que Josué aparece nas Escrituras, encontramo-lo obedecendo imediatamente à instrução de Moisés (Êx 17.9-10). Depois disso, Josué assumiu o papel de assistente de Moisés. Josué, novamente, demonstrou a sua obediência quando concordou em espiar a Terra Prometida. Depois de retornar da missão de reconhecimento, ele e Calebe, diferentemente dos outros espias, estavam prontos a obedecer a DEUS e entrar em Canaã. Quarenta anos mais tarde, quando Moisés delegou o poder ao seu aprendiz, Josué, novamente, obedeceu ao chamado (Js 1.5-11).

No final, o povo de Israel seguiu o exemplo de Josué e fez o que DEUS lhes pediu. Consequentemente, herdaram a terra que o Senhor lhes havia prometido. As Escrituras dizem que "Serviu, pois, Israel ao Senhor todos os dias de Josué" (Js 24.31). Quando o povo seguiu o exemplo vitalício de obediência de Josué, eles prosperaram.

 

Ao se aproximar o tempo de sua morte, Josué era conhecido simplesmente como "servo do Senhor" (Jz 2.7-8). Isso é do mais elevado motivo de louvor! Enquanto hoje consideramos Josué como líder excepcional, em nenhum lugar as Escrituras o descrevem como homem de poder, de inteligência ou talento extraordinários. O que fez Josué extraordinário foi a sua obediência. E, quando você é um servo do Senhor, isso é tudo que, de fato, precisa.

 

 

JOSUÉ PRATICA A LEI DA VITÓRIA

(Js 6.1-20)

 

Talvez a mais memorável de todas as vitórias de Josué tenha sido a destruição de Jerico. Mas que história estranha é essa!

Tente retratar perante os seus olhos quão absurda deve ter parecido a estratégia militar de DEUS para verdadeiros homens de guerra. Marchem 13 vezes em volta de Jerico em uma semana, toquem algumas trombetas, e só isso! Nenhuma arma? Nenhuma luta? Nenhum plano de ataque? Sem dúvida, os moradores de Jericó devem ter rido à beça durante aquela semana de entretenimento oferecida pelo exército hebreu tonto circulando em volta dos muros.

Mas Josué estava comprometido a fazer tudo que fosse necessário para alcançar a vitória; e, se DEUS dissesse que devesse gritar, então o general desembainharia as suas espadas e lanças e avançaria determinantemente no absurdo. Observe dez coisas que, de fato, impressionam em Josué:

 

1. Ele fez da obediência a prioridade número um.

2. Ele nunca esperou para ver o que o povo quis fazer.

3. Ele tomou decisões da perspectiva eterna, não da temporal.

4. Ele agiu decisivamente.

5. Ele apreciou profundamente o passado sem adorá-lo.

6. Ele valorizou mais os resultados do que a imagem e a reputação.

7. Ele sabia que, para influenciar outros, devia levantar-se e ser levado em conta.

8. Ele nunca titubeou na compreensão do que era certo.

9. Ele confiou em seu DEUS mais do que no dom dele.

10. Ele fez da glorificação a DEUS o seu objetivo final.

 

 

 

Perfil de Liderança - ACÃ

O efeito cascata do pecado 

(Js 7.1-25)

 

As coisas estavam indo tão bem. E, então, de repente: isto!

 

Após a incrível vitória sobre Jerico, um soldado israelita chamado Acã resolveu desobedecer a algumas diretrizes claras referentes aos tesouros capturados na guerra. Josué disse aos seus homens que todos os despojos tomados de jerico deviam ser considerados "coisas consagradas," pertencentes ao tesouro de DEUS. Acã desobedeceu às ordens de Josué, tomando alguns objetos valiosos e escondendo-os debaixo da tenda de sua família.

Desconhecendo o pecado de Acã, Josué enviou um pequeno contingente de soldados para lutar contra Ai, e os israelitas confiantes sofreram uma grande derrota. Josué reconheceu imediatamente que alguma coisa devia estar errada. Buscou a face de DEUS para encontrar respostas e, mais tarde, identificou Acã como culpado. Num ato de juízo severo, o homem culpado, toda a sua família, o seu rebanho e as suas posses foram todos destruídos. Por esse temível ato, Josué determinou-se a seguir a DEUS e a remover as pessoas que estariam atrapalhando a Obra de DEUS.

 

A história de Acã ilustra o princípio de que líderes podem tornar-se vulneráveis para perseguirem sucesso maior. Embora possa ser bem diferente, líderes devem tomar as medidas corretas para removerem aqueles que bloqueiam a bênção e a Obra de DEUS. Quando um membro da equipe como Acã compromete um conjunto de valores, o efeito cascata da ação dele pode prejudicar muitos outros. Líderes tementes a DEUS deve interromper o efeito cascata antes que se transforme em dilúvio.

 

 

 

CONVICÇÕES: LÍDERES NÃO PERMITEM

QUE A CONCESSÃO ENFRAQUEÇA A CAUSA

(Js 7.1—8.29)

 

Uma cidade pequena com nome curto causou enormes problemas aos israelitas.

 

Espias enviados para examinar a vila de Ai consideraram a mesma um alvo fácil. A derrota de Ai não exigiria a participação de todo o exército, eles disseram. Estavam totalmente enganados! O contingente enviado contra Ai teve de retroceder rapidamente após sofrer consideráveis perdas. O que podia ter acontecido?

 

Josué logo descobriu que algum pecado no seu acampamento tinha causado a derrota. Um dos seus soldados de nome Acã guardara para si alguns dos objetos do despojo de guerra, apesar de DEUS haver proibido isso. Depois de algum tempo de confusão, Josué tratou frente a frente com Acã, excetuando-o por ordem de DEUS. Josué não iria, nem podia permitir concessão, pois, do contrário, o destino do seu povo descarrilaria. Graças a sua coragem e às suas convicções, na próxima vez que Israel se lançou no ataque contra Ai, a pequena cidade com nome curto apresentou pouca resistência.

 

 

A LEI DA NAVEGAÇÃO:

JOSUÉ EQUILIBRA FÉ E PLANEJAMENTO

(Js 8.1-29)

 

Quando o planejamento humano com vistas a resultados atrapalha a confiança em DEUS? Ou, dizendo o inverso, quando a fé se torna presunção, esperando que DEUS faça por nós o que nós próprios devemos agarrar? Todos os líderes cristãos devem aprender o equilíbrio correto entre fé divina e preparação humana.

Josué demonstra um belo equilíbrio ao se preparar para o segundo ataque à cidade de Ai. Começa perguntando ao Senhor se o seu exército devia atacar e, em caso afirmativo, quando. DEUS ordenou o ataque e instruiu Josué a se pôr de emboscada, mas não deu maiores detalhes. Josué planejou as particularidades de sua campanha, passo a passo sob a inspiração do ESPÍRITO SANTO. Dividiu as suas tropas em dois grupos e disse que um deles devia começar o ataque à cidade. O outro grupo devia esperar na emboscada até que os homens de Ai saíssem. Quando os homens de Ai avançassem sobre os homens de Josué, os soldados da emboscada entrariam em ação e poriam fogo na cidade. O plano funcionou perfeitamente. Quando os homens de Ai viram a fumaça subindo das suas casas, ficaram desesperados e, rapidamente, se renderam a Israel.

 

Você percebe a combinação da orientação divina com a estratégia humana? Josué colocou a sua fé em DEUS e esperou por resultados, mas não hesitou em traçar planos sábios e executá-los.

 

 

NEGOCIAÇÃO E CONCESSÕES

(Js 9.1-27)

 

Quando Israel negociou com os gibeonitas e ignorou a ordem de DEUS de destruir a cidade, permitiram que as concessões colocassem em risco a sua missão. Negociar, em si, não é errado, mas líderes nunca devem negociar as suas convicções, ordens diretas ou conjunto de valores. Quando começamos a negociar estes, comprometemos a nossa missão.

 

 

 

A LEI DA IMAGEM: A INTEGRIDADE DE UM LÍDER:

JOSUÉ E OS GIBEONITAS

(Js 10.1-15)

 

Josué comprometeu a sua liderança quando estabeleceu um tratado com os gibeonitas. Uma vez feita aliança com eles, sabia que era seu dever defendê-los. Integridade significa que você cumpra o seu voto e "jure com dano próprio", não importa o custo (SI 15.4).

Por que é tão importante? Tudo se resume à lei da Imagem.

 

 1. As pessoas fazem o que veem. Se Josué negasse sua integridade, seria assombrá-lo por ela mais tarde.

 2. As pessoas só seguem quando confiam. Se Josué não estivesse agindo com integridade, poucos iriam confiar nele mais tarde.

 3. Pessoas devolver o que receberam. Era mais provável Josué  receber a lealdade dos gibeonitas se demostrasse lealdade para com eles quando, dar antes de receber

 

 

JOSUÉ E A LEI DO GRANDE IMPULSO

(Js 10.1-43)

 

No início da campanha, faltava impulso a Josué, e, além do mais, enfrentou vários outros obstáculos. Pense na situação precária de Josué:

 

1.Israel havia recém-perdido o seu líder fundador.

2.Josué teve de substituir esse líder herói e reverenciado.

3. Os israelitas não realizaram o seu sonho em 40 anos.

4. Na frente de Israel encontrava-se um rio transbordado e inúmeras cidades muradas.

 

O que um líder sem impulso pode fazer? Aprenda de Josué:

1.Enfatize que avançar simplesmente reflete obediência a DEUS.

2.Fale sobre conquistas passadas obtidas sob a direção de DEUS.

3.Consiga que o seu povo coloque rapidamente algumas "vitórias" debaixo do seu cinto.

4. Apoie a sua fé nas promessas de DEUS.

5.Forneça modelo de coragem a todos.

6.Edifique memoriais para recordar o padrão de fidelidade de DEUS.

 

No capítulo 10, Josué está usufruindo da lei do grande impulso. Israel havia conseguido vitória após vitória; e cada uma delas tornava a batalha seguinte mais fácil de ser visualizada e empreendida

 

21 Qualidades

Competência

Josué conseguiu realizar a tarefa (Js 11;16)

 

 

Competência raramente se desenvolve de uma hora para outra. Mesmo o grande Josué teve de ter preparação muitos anos para lidar com a gigantesca tarefa que lhe fora dada. Pouco antes de morrer, a palavra coragem poderia ter sido o seu segundo nome. Considere o seguinte:

 

1.DEUS usou Josué durante duas gerações.

2.DEUS confiou que Josué era capaz de liderar as campanhas militares desde o deserto até Canaã.

3.DEUS chamou Josué para espiar a Terra Prometida.

4.DEUS permitiu que Josué acompanhasse Moisés no monte Sinai.

5.DEUS substituiu Moisés por Josué quando chegara o tempo de levar o povo para dentro de Canaã.

 

Pense no esforço que DEUS investiu nesse jovem líder a fim de torná-lo competente:

 

1 Ele era guerreiro (Êx 17.9-11).

Josué nasceu para ser guerreiro. Sua primeira oportunidade de liderança apareceu para servir de líder militar o estava preparando para um papel muito mais abrangente, mas tudo começou aqui.

 

2. Ele era porta-voz (Êx 17.14).

Josué recebeu uma palavra profética do Senhor a respeito do seu ministério vitalício, ilustrando como DEUS ; cada um de nós. Primeiro, recebemos uma palavra pessoal do Senhor; depois, tornamo-nos portadores da Palavra de DEUS em favor de outros.

 

3.Ele era servo (Êx 24.13).

Josué, primeiramente, ficou conhecido como "servidor de Moisés". Ninguém o chamava de servo de Javé a:e o tempo da conquista. Ele provou a sua disposição de servir antes de pedir que alguém o servisse. Cada um de nó passar pelo mesmo processo.

 

4.Ele era fiel trabalhador de equipe (Êx 32.17).

Moisés levou Josué consigo para encontrarem-se com DEUS no monte Sinai, mas, quando receberam oro» parar, Josué ficou na metade do caminho. Ele não experimentou a glória, a nuvem, a voz e a presença de DEUS permaneceu fiel ao grande quadro.

 

5. Ele foi aprendiz de Moisés e de DEUS (Êx 33.11).

Durante 40 anos, Josué serviu como aprendiz. Sua competência cresceu sob o ensino de Moisés e a partir das próprias observações. Ele não se afastava da tenda de Moisés porque queria aprender do seu mestre tanto 3 possível.

 

6. Ele era zeloso (Nm 11.29).

Certo dia, quando a presença de DEUS desceu sobre o acampamento e dois homens começaram a profetizai ficou preocupado. Proibiu-os de continuarem, mas Moisés lhe disse: "Tomara todo o povo do Senhor fosse para Mais tarde, a paixão de Josué tornou-se uma habilidade quando foi associada à sua experiência.

 

7. Ele foi líder transformado (Nm 13.16).

Moisés deu o nome de Josué ao jovem que anteriormente se chamava Oséias. Com a mudança de nome vê-se transformação na identidade e caráter. Josué tornou-se um homem pronto a delegar, organizar e liderar a nação de Israel.

 

 

CONFIANÇA E DETERMINAÇÃO:

JOSUÉ DISTRIBUI A TERRA

(Js 13.1—19.51)

 

Chegou o tempo quando, finalmente, Josué se sentiu pronto para dividir a terra que DEUS havia prometido a Abraão centenas de anos antes. A sua liderança confrontou-se com um teste decisivo quando viu que precisava exortar os judeus hesitantes a ocuparem a terra deles. "Até quando sereis remissos em passardes para possuir a terra que o Senhor, DEUS de vossos pais, vos deu?" Josué repreendeu as tribos indecisas (Js 18.3).

 

A coragem de Josué deixou uma marca indelével no coração dos seus compatriotas e lembrou-lhes que deviam cumprir as expectativas de DEUS. Note como Josué conduziu o povo nestes anos posteriores, quando a determinação se tornou especialmente importante:

 

1.Avaliação (Js 13.1—14.5)

Josué desenvolveu um quadro nítido da terra que ainda restava ser conquistada.

 

2. Imitação (Js 14.6-15)

Josué abençoou Calebe e referiu-se a ele como modelo de atitude e determinação.

 

3. Comunicação (Js 15.1—17.18)

Josué articulou claramente os limites da terra de cada tribo e o que deviam fazer.

 

4. Exortação (Js 18.1-4)

Josué desafiou as tribos de Israel a conquistarem a terra que DEUS lhes havia prometido.

 

5. Investigação (Js 18.4-10)

Josué designou equipes para analisarem a extensão da terra restante e lhe prestarem relatório

 

6.Determinação (Js 18.11—19.51)

Quando recebera o relatório dos homens comissionados, Josué determinou qual terra cada um receberia.

 

 

Perfil de Liderança

CALEBE

Proprietário de coração valente    

(Js 14.10-12)

 

Todo o Antigo Testamento proclama o desejo de DEUS para que a nação de Israel fosse pura. Por que, então, o Senhor honraria a Calebe, o quenezeu, que não era descendente de Israel, mas de seu irmão Esaú? A resposta pode ser encontrada não no sangue de Calebe, mas no seu coração.

Quando Calebe e Josué retornaram da viagem em que espiaram a Terra Prometida (Nm 13), a primeira pessoa a falar por DEUS não foi Josué, o homem que um dia lideraria a nação, mas Calebe. Após apaziguar o povo, ele declarou: "Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela" (Nm 13.30).

Quarenta e cinco anos mais tarde, Calebe ainda possuía extraordinária coragem e devoção a DEUS. "Eis que aqui estou, com oitenta e cinco anos de idade," declarou ele. "Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou... Vamos em frente de uma vez e tomemos posse da terra, pois somos capazes de fazê-lo" (Js 14.10-12).

 

Evidentemente, Josué reconheceu a coragem e a devoção de Calebe porque o abençoou e declarou que Calebe "perseverara em seguir o Senhor" (Js 14.14). Com uma palavra, tornou Hebrom em herança para Calebe e cumpriu a promessa de Moisés de que DEUS, algum dia, o recompensaria com a terra na qual andou como espia todos aqueles anos antes. Calebe lutou corajosamente contra os temidos descendentes de Anaque e conquistou Hebrom, sua terra natal.

 

 

CALEBE: DEUS USA LÍDERES

INDEPENDENTEMENTE DA IDADE OU HABILIDADE

(Js 14.6-15)

 

Se você liderasse um exército com o objetivo de conquistar um território hostil e precisasse derrotar uma comunidade de gigantes, a quem você enviaria para realizar a tarefa? Provavelmente, não enviasse um homem idoso de 85 anos. Porém foi exatamente um homem assim que encabeçou a lista de Josué. Por quê?

 

Porque esse homem era Calebe.

 

As Escrituras não indicam que Calebe era um grande guerreiro. Mas elas mostram, claramente, que ele possuía grande fé e paixão, qualidades que servem a líderes atuais como serviam a líderes nos dias de Josué. O autor e professor J. Robert Clinton observou que, enquanto pastores eficientes e líderes eclesiásticos espalhados pelo país detêm uma grande variedade de dons e habilidades, quase todos eles possuem a dom da fé.

 

 

Calebe nos ensina que a liderança tem menos a ver com idade do que com atitude. Não é uma questão de posição, mas de disposição. Se alguém está envelhecendo, não significa que está ficando ineficiente. Com o poder de DEUS e a confiança de Calebe, podemos vencer gigantes.

 

 

A LEI DO MAGNETISMO:

JOSUÉ DIZ ADEUS CONVICTAMENTE

(Js 23.1—24.28)

 

No discurso de despedida, Josué conclamou Israel a permanecer firmemente comprometido com DEUS. Josué lembrou ao povo a fidelidade de DEUS, advertiu-os contra a desobediência e concluiu: "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor" (Js 24.15). Todos seguiram as convicções de Josué durante o tempo de sua vida, pois ele as tornou atraentes e magnéticas.

 

 

 

JOSUÉ FALHA AO NÃO

PRATICAR A LEI DA REPRODUÇÃO

(Js 24.29)

 

Josué falhou na liderança somente em um ponto maior: não deixou nenhum "Josué" para substituí-lo, como fizera Moisés. Josué não reproduziu a sua liderança. Consequentemente, o Livro de Juizes registra um período de anarquia, quando "cada um fazia o que achava mais reto" (Jz 21.25).

 

JOSUÉ: EXEMPLO DE LÍDER FIEL

 (Js 24.29-31)

 

Josué deixou belo exemplo de líder cuja fidelidade levou DEUS a honrá-lo. No decurso das três épocas de sua vida (40 anos no Egito; 40 anos no deserto; e 30 anos em Canaã), DEUS introduziu, paulatinamente, esse homem confiável na liderança.

 

Note os sinais de sua fidelidade: obediência (Êx 17.8-16; Nm 32.10-12); disposição de servir (Êx 24.13; Js 11.15); lealdade (Êx 33.11; Nm 11.24-30); coragem (Nm 13.8,16,25-30; 14.5-10); promoção (Nm 27.15-23); responsabilidade (Dt 31.7-8); poder (Dt 34.9); credibilidade (Dt 34.9). A fidelidade de Josué nos desafia, inclusive hoje, a liderar como ele liderou:

 

1. Esteja à frente dos seus contemporâneos

Josué espiou a mesma terra ao mesmo tempo que os outros dez espias, mas ele e Calebe retornaram com um relatório diferente. Viveu adiante do seu tempo.

 

2. Viva acima das circunstâncias

Josué enfrentou vários desafios: seguiu Moisés; teve de conquistar a poderosa Jerico; teve de atravessar o Jordão liderando mais de um milhão de pessoas. Mas ele o fez.

 

3. Viva mais profundamente do que suas calamidades

Quando Israel começou a fazer progresso na conquista da Terra Prometida, alguns desobedeceram a DEUS e provocaram derrota à nação. Josué superou tudo.

 

4. Viva além de suas capacidades

O sonho de Josué, sua determinação e sua habilidade para desenvolver suas destrezas de liderança o capacitaram a buscar aspirações além dos seus dons pessoais.

 

 

)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

 

Lição 03, A Liderança de Moisés - EBD –| 4° Trimestre De 2022 | Jovens

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL - LIÇÕES BÍBLICAS JOVENS – CPAD

  

 

TEXTO PRINCIPAL

“[…] O DEUS de lsaque e o DEUS de Jacó, me enviou a vós; este é o meu nome eternamente, e este é o meu memorial de geração em geração.” (Êx 3.15)

LEITURA SEMANAL

SEGUNDA – Jr 1.4,5 O chamado vem de DEUS
TERÇA – Êx 33.12-17 A presença de DEUS na vida do Líder
QUARTA – At 7.22 A instrução de um líder
QUINTA – 2 Tm 2.15 O líder aprovado
SEXTA– Hb 11.24,25 As escolhas de um líder
SÁBADO – Dt 1.13 Delegando autoridade

RESUMO DA LIÇÃO

E DEUS quem escolhe o líder, mas cabe a ele se preparar para exercer sua vocação com excelência.

OBJETIVOS

• EXPLICAR o preparo para a liderança na vida de Moisés:
• COMPREENDER como se deu o chamado de Moisés:
• MOSTRAR a importância do líder saber delegar tarefas.

INTERAÇÃO

Professor(a), na lição deste domingo estudaremos a respeito da liderança de Moisés. ‘O grande líder e legislador dos hebreus, sob cuja mão DEUS levou os israelitas do Egito às fronteiras da Terra Prometida. Moisés foi a maior personalidade do Antigo Testamento, porque foi seu fundador e, como tal, tipificou o Senhor JESUS CRISTO (Hb 3.1-6). De acordo com Êxodo 2.1, os pais de Moisés eram descendentes de Levi, embora não possamos dizer quantas gerações houve entre Levi e Moisés. A história da infância de Moisés é bem conhecida. Desafiando a ordem do rei de lançar no rio todo menino que nascesse, os pais esconderam o bebê Moisés em uma área, uma pequena cesta de bambu, vedada com piche.

A filha de Faraó foi ao rio se banhar, viu a área, e teve compaixão da criança. A irmã de Moisés, que estava por perto, armou um plano para que a sua mãe tomasse conta dele. Assim DEUS graciosamente salvou a vida do menino. Com relação a sua vida na corte egípcia, praticamente nada se sabe, salvo que de acordo com Hebreus 11.24, Moisés “recusou ser chamado filho da filha de Faraó”. Sabemos que ele foi ‘instruído em toda a ciência dos egípcios’ (At 722)” (Dicionário Bíblico Wycliffe.7ed. Rio de Janeiro: CPAD. 2010, p. 1300).

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor(a), sugerimos para a lição deste domingo a dinâmica chamada “tempestade de ideias”. Uma técnica simples, mas eficiente para explorar as habilidades dos alunos e a criatividade. Peça que formem grupos. Em seguida, escreva no quadro o nome “MOISÉS”. Solicite que os alunos, em grupo, relacionem o que vem à cabeça deles quando ouvem esse nome. Depois peça que formem um único grupo e que um representante do grupo leia o que anotaram. Depois, discuta com os grupos algumas das palavras que foram citadas.

A seguir, faça um pequeno resumo a respeito da vida de Moisés e sua forma de liderar. Explique que este servo de DEUS nasceu durante um período de escravidão em que os hebreus estavam sofrendo muito. Para evitar o crescimento do povo de DEUS e a sua libertação, Faraó ordenou que todos os meninos israelitas recém-nascidos fossem mortos. Entretanto, os pais de Moisés eram tementes a DEUS e conseguiram com a ajuda dEle, salvar o menino. Conclui, enfatizando que todos os acontecimentos na vida de Moisés e de sua família faziam parte de um plano. um projeto divino. O Senhor é soberano e tem o controle da história. Nada acontece na vida dos seus servos por obra do acaso.

TEXTO BÍBLICO
Êxodo 18.14-2

14 Vendo. pois. o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo. disse: Que é isto que fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até a tarde?
15 Então disse Moisés a seu sogro: É porque este povo vem a mim para consultar a DEUS.
16 Quando tem algum negócio, vem a mim para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de DEUS e as suas leis.
17 O sogro de Moisés porém lhe disse: Não é bom o que fazes.
18 Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti: tu só não o podes fazer.
19 Ouve agora a minha voz; eu te aconselharei, e DEUS será contigo. Se tu pelo povo diante de DEUS e leva tu as coisas de DEUS:
20 E declare-lhes os estatutos e as leis e faça-lhes saber o caminho em que devem andar e a obra que devem fazer.
21 E tu dentre todo o povo, procura homens capazes. tementes a DEUS. homens de verdade. que aborreçam a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil maiorais de cem. maiorais de cinquenta e maiorais de dez;
22 Para que julguem este povo em todo o tempo, e seja que todo negócio grave tragam a ti mas todo negócio pequeno eles o julguem: assim a ti mesmo te aliviará da carga e eles a levarão contigo.
23 Se isto fizeres e DEUS te mandar poderás, então subsistir; assim também todo este povo em paz virá ao seu lugar.
24 E Moisés deu ouvidos a voz de seu sogro e fez tudo quanto tinha dito;
25 E escolheu Moises homens capazes.de todo o Israel e os pôs por cabeças sobre o povo; maiorais de mil maiorais de cem maiorais de cinquenta e maiorais de dez.
26 E eles julgaram o povo em todo tempo: o negócio árduo traziam a Moisés e todo negócio pequeno julgavam eles.
27 Então, despediu Moisés o seu sogro, o qual se foi a sua terra.

 

INTRODUÇÃO

Uma das histórias mais conhecidas e extraordinárias da Bíblia é a de Moisés. As lições aprendidas por ele podem ser aplicadas em várias áreas da vida do líder e de seus liderados. Na Lição desta semana, estudaremos a respeito da liderança deste importante personagem do Antigo Testamento. No primeiro tópico faremos uma reflexão a respeito do período de preparo a que Moisés foi submetido e como este treinamento contribuiu se deu o seu chamado divino e no terceiro estudaremos a respeito da importância de se delegar tarefas.

I – O PREPARO DE MOISÉS

1- O preparo em família. A vida de Moisés é repleta de milagres desde o seu nascimento, pois DEUS o preservou da maldade de Faraó. Ainda bebê, o Senhor também guardou Moisés das águas e dos perigos do rio Nilo. A filha do rei do Egito encontrou Moisés no cestinho no rio e decidiu adotá-lo, porém ele foi criado por sua mãe biológica, junto de seu pai e irmãos (Ex 2.1-10). A mãe de Moisés teve tempo suficiente para ensinar-lhe os princípios divinos. DEUS atuou direta e soberanamente na preservação da vida de Moisés desde os seus primeiros dias de vida para um propósito bem definido e específico.

O Senhor abriu as portas do palácio de Faraó e as manteve abertas para que Moisés pudesse receber uma excelente formação. Ele passou a infância ao Lado dos pais, onde teve forjado o seu caráter e fundamentada a sua fé em DEUS. Como podemos observar, Moisés foi preparado pelo Todo-Poderoso desde a sua infância, e assim tornou-se um líder de sucesso, servindo de referencial para outros líderes até os dias de hoje.

2- O preparo no palácio de Faraó. Moisés foi conduzido ao palácio por sua própria mãe, mas não sabemos ao certo quantos anos ele tinha, pois a Palavra de DEUS diz apenas “sendo o menino já grande”(Êx 2.10).Talvez Moisés fosse um adolescente. Não há muita informação a respeito da vida dele neste período, mas o que se sabe é suficiente para perceber que a mão de DEUS estava conduzindo-o para uma grande obra que exigiria um prepare excelente. Moisés nasceu e cresceu em um ambiente marcado pela injustiça, opressão e privação, entretanto ele também desfrutou da vida palaciana, sendo tratado como neto de Faraó (At 7.21).

 

Ele foi treinado em diferentes contextos, experimentando a dificuldade e a abundância. O escritor da Carta aos Hebreus deixa claro que, somente pela fé, Moisés foi capaz de renunciar ao que viveu e aprendeu no Egito, mostrando o valor deste período de preparo (Hb 11.24). Fica evidente que DEUS conduziu Moisés ao palácio, a fim de prepará-lo para sua missão de libertar o povo hebreu da escravidão egípcia e conduzi-lo até a Terra Prometida.

3- O preparo no deserto. O treinamento de Moisés ocorreu em três fases: A primeira foi junto de sua família, onde recebeu as bases de sua fé: a segunda foi Longe de casa, no palácio de Faraó e a terceira foi no deserto. Moisés assassinou um egípcio que estava maltratando um hebreu e por essa razão foi forçado a fugir para a região desértica de Midiã, e ali passou a viver como estrangeiro (Ex 2.11-15). Longe das pessoas que amava e do conforto do palácio, ele foi exposto a intensas provações.

A tática de DEUS não mudou, Ele continua provando aqueles que são chamados para ocuparem um cargo de liderança. Caso você esteja sendo provado(a), não desanime. O Senhor tem algo especial para a sua vida e no tempo certo você verá que tudo vai contribuir para aprimorar o seu caráter e fazer de você um grande líder. Todo treinamento é difícil, mas o Senhor está sempre junto a nós. O Pai Celeste continua conduzindo os que Ele chama, sustentando-os e preservando-os para que cumpram com êxito a missão entregue por Ele. Confirmamos por intermédio da vida de Moisés, que o sucesso de um líder passa pelo seu preparo.

SUBSÍDIO 1

Professor(a), apresente aos alunos os pontos fortes e êxitos de Moisés. Diga que ele foi profeta e legislador, entregou os Dez Mandamentos ao povo e é autor do Pentateuco. Podemos apontar como fraqueza e erros o fato de não ter entrado na Terra Prometida em razão de sua desobediência a DEUS. Nem sempre reconheceu e usou os talentos de outros.
(Adaptado de Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal Rio de Janeiro· CPAD. p. 102)

II- O CHAMADO DE MOISÉS

1- A natureza do chamado. Refletir a respeito do chamado de Moisés requer identificar a natureza deste. Quem o chamou para liderar o povo hebreu? As Escrituras Sagradas afirmam que DEUS falou diretamente com Moisés a respeito da missão a qual ele teria que desempenhar junto ao seu povo (Êx 3.1-22). A decisão de Moisés conduziu os hebreus à Terra Prometida não foi humana, mas divina. Logo, a natureza do seu chamado foi divina. Consciente de sua missão, Moisés enfrentou e venceu grandes desafios, tornando-se um Líder bem-sucedido e sendo uma referência para a posteridade.

A consciência a respeito da natureza divina do seu chamado, levou Moisés a compreender que o exercício de sua liderança não tinha como objetivo a perpetuação de seu próprio nome, mas o de glorificar a DEUS e abençoar os seus liderados (Êx 32.9-14,30-35). O líder que realmente foi chamado por DEUS não deve trabalhar em benefício próprio, mas sempre buscando honrar a quem o chamou.

2- A importância do chamado. Ao ser informado por DEUS de que seria o responsável pela libertação e liderança do povo hebreu, Moisés apresentou suas dúvidas, os seus medos e as suas limitações. A consciência que tinha de seu chamado o impediu de acreditar ser ele o centro de sua missão, produziu em seu coração a certeza de que DEUS era o fundamento e a finalidade de sua liderança. Ao invés de optar pela perpetuação de seu nome, Moisés preferiu interceder pelo povo a fim de que o nome do Senhor fosse exaltado dentre todos os povos (Ex 32-7-14,31-34). O líder consciente de seu chamado sempre buscará a glória de DEUS e o bem do próximo.

3- A experiência do chamado. Não há quem se encontre com DEUS e permaneça da mesma maneira. Moisés se encontrou com o Senhor e nunca mais foi o mesmo. Este encontro ocorreu nas regiões desérticas de Midiã, enquanto ele levava uma vida no anonimato, cuidando dos rebanhos do seu sogro. Depois do seu encontro com o Todo-Poderoso sua vida foi completamente transformada.

A experiência vivida por Moisés em Midiã reafirma a grandeza da santidade divina e o compromisso do Altíssimo com a promessa que Ele fez a Abraão (Êx 3.6-9). Essa experiência mudou o rumo da vida de Moisés e poderá mudar a sua vida. Não podemos nos esquecer de que o Senhor não mudou e que continua chamando pessoas para a sua obra. O líder que deseja resultados positivos e duradouros junto aos seus liderados precisa ver e ouvir ao Senhor pessoalmente, como aconteceu com Moisés em Midiã.

SUBSÍDIO 2

Professor(a), enfatize bem a respeito do encontro de Moisés com DEUS. Mostre que o líder precisa ser chamado e preparado pelo Senhor. Diga que ‘o termo hebraico para ‘sarça’ (seneh) só aparece no Antigo Testamento. Quão oportuno que as últimas palavras de Moisés registradas nas Escrituras sejam, entre outras coisas, sobre seu primeiro encontro com DEUS na sarça ardente!”
(Adaptado de Manual do Pentateuco. 2. ed. Rio de Janeiro, CPAD. 2007, p.160).

III- DELEGANDO TAREFAS

1- Evitando a sobrecarga de trabalho. Jetro, sogro de Moisés, não precisou de muito tempo para descobrir o quanto seu genro estava sobrecarregado com as demandas do povo hebreu. Êxodo 18.13-18 é um alerta a todos que exercem algum tipo de Liderança: tenham cuidado com o excesso de trabalho. Aprenda a delegar tarefas. Por mais bem preparado e mais espiritual que seja um líder, ele não poderá trabalhar sozinho, o trabalho do Senhor precisa ser feito em equipe. Muitos, por não saberem delegar tarefas e gerenciar equipes acabam por fazer com que seus Liderados se sintam excluídos e até inúteis. É necessário conhecer suas responsabilidades e seus Limites de atuação permitindo que outros também exerçam seus dons e talentos somando esforços para o engrandecimento do Reino.

2- Aprendendo a ouvir. Moisés estava sobrecarregado e não sabia. Ele só percebeu a sua real condição quando o seu sogro lhe advertiu a este respeito. Enquanto Moisés via as suas muitas tarefas como algo normal e rotineiro, Jetro as viu como uma tragédia anunciada (Êx 18.14-18). Dois fatores importantes devemos considerar a respeito de Jetro: ele era mais experiente que Moisés e sua visão era de alguém que estava vivendo fora daquele contexto. Sendo assim, Moisés teve a oportunidade de ser orientado por alguém com uma percepção mais acentuada do que a dele em algumas áreas e que enxergava o quadro de outro ponto de vista.

Nesta ocasião, Moisés demonstrou ter a capacidade de ouvir outras pessoas, qualidade imprescindível a um líder que deseja ser bem-sucedido. De que adiantaria Jetro identificar o problema e apontar a solução, se Moisés não tivesse a disposição necessária para ouvi-lo? Além disso, Moisés demonstrou humildade ao atender o conselho de seu sogro(Êx 18.24). Aprendemos com o exemplo de Moisés que mais do que falar, o líder deve aprender a ouvir as pessoas com empatia.

3- Há espaço para outros. Moisés ouviu a orientação de Jetro e a colocou em prática, separando homens capacitados para que o ajudassem (Êx 18.19-26), pois a sua missão era impossível de ser realizada sem o auxílio de outras pessoas. Moisés teve de aprender a delegar tarefas e a se tornar uma pessoa mais humilde, reconhecendo os seus próprios limites e o valor dos outros. Na obra de DEUS há espaço para todos atuarem, contudo é necessário que o líder seja capaz de reconhecer os seus próprios limites e identificar o valor de seus liderados permitindo que cada um atue dentro da área para qual foi chamado pelo Senhor.

SUBSÍDIO 3

Professor(a) enfatize que o líder precisa aprender a ouvir. Segundo Corl Summer ·o primeiro passo para a sabedoria e o silêncio, o segundo é ouvir”. Explique que ‘líderes escutam as ideias dos seus liderados. Podem não agir em toda sugestão que recebem, mas escutam com atenção para ouvir metodologias novas. Entendem que um conceito que os impediu para cima pode muito bem vir de alguém da sua equipe.’
(Adaptado de TOLER. Stan. Minutos de Motivação para Líderes 4° ed. Rio de Janeiro CPAD. 2015, p 160).

CONCLUSÃO

Moisés foi preparado para a missão que recebeu do Senhor e demonstrou ter consciência de seu chamado divino. Por intermédio da liderança dele aprendemos que ninguém pode liderar sozinho, pois tal tarefa exige ajuda. O líder precisa se cercar de pessoas que o ajudem a cumprir com sua missão no Reino de DEUS.

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

HORA DA REVISÃO

1- Segundo a lição, quais os locais onde se deu o treinamento de Moisés? O preparo de Moisés se deu em família, no palácio de Faraó e no deserto.
2- O que levou Moisés a renunciar a sua vida no palácio de Faraó? O escritor da Carta aos Hebreus deixa claro que somente pela fé Moisés foi capaz de renunciar ao que viveu e aprendeu no Egito (Hb 11.24).
3- Quem chamou Moisés para liderar o seu povo? O próprio Todo-Poderoso.
4- Qual era o propósito da liderança de Moisés? Glorificar a DEUS e abençoar os seus liderados.
5- Onde Moisés se encontrava quando recebeu o chamado divino? Ele se encontrava nas regiões desérticas de Midiã, cuidando dos rebanhos de seu sogro.

 

 

))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

COMENTÁRIOS BEP - CPAD

1.1 JOSUÉ, FILHO DE NUM. Josué tinha sido um auxiliar achegado e amigo fiel de Moisés durante os quarenta anos da peregrinação de Israel no deserto (Êx 17.8-13; 24.13; 32.17-19; Nm 13.8-16). Homem cheio do ESPÍRITO SANTO, já designado sucessor de Moisés (Nm 27.18-24; Dt 34.9). DEUS agora o mandava conduzir o povo dEle para a terra da promessa (ver Gn 12.6,7; 15.18-21). O nome Josué significa "o Senhor é salvação". A forma grega desse nome é "JESUS" (ver Mt 1.21). Josué é um tipo (ou figura) de JESUS CRISTO, pelo fato de introduzir o povo de DEUS na terra prometida e conduzi-lo à vitória sobre seus inimigos (Hb 4.1,6-8). A conquista de Canaã (Palestina) começou cerca de 1405 a.C., e a liderança de Josué sobre Israel durou cerca de vinte e cinco anos

1.2 PASSA ESTE JORDÃO... À TERRA. Assim como as experiências de Israel no deserto, sua entrada em Canaã e sua conquista do país podem ser chamadas "figuras" que foram "escritas para aviso nosso" (cf. 1 Co 10.11): (1) A terra prometida e sua conquista pelo povo de DEUS tipifica, não o céu, mas a herança espiritual atual dos crentes e sua salvação em CRISTO. (2) Embora os crentes já possuam a salvação e, em certo sentido, já estejam "nos lugares celestiais em CRISTO" (Ef 1.3), ainda precisam combater o bom combate da fé a fim de assegurarem sua posse da salvação final e do repouso eterno (1 Tm 1.18-20; 4.16; 6.12). Assim como foi a conquista de Canaã, tomar posse da salvação e da vida eterna também envolve a guerra e a vitória espirituais (Ef 6.10-20). (3) Para Josué e os israelitas, a posse da terra prometida foi conseguida e mantida mediante a fé em DEUS, expressa na obediência à sua Palavra e na luta contra os inimigos de DEUS (vv.7-9; Dt 28 ). Para o crente do novo concerto, a posse da salvação e das bênçãos de DEUS também é mantida mediante uma fé viva e presente em CRISTO, expressa pela obediência à sua Palavra (ver Jo 3.36) e na guerra espiritual contra o pecado, a carne e Satanás (Gl 5.16-21; ver Ef 6.11). Por conseguinte, a posse da terra (i.e., a herança do Senhor) pode ser perdida, conforme Josué adverte (23.16). A esperança da posse final do repouso divino definitivo acha-se na fé nas promessas de DEUS (v. 6), no seu poder (3.14-17) e na sua presença pessoal (vv. 5,9)

1.5 SEREI CONTIGO. A promessa fundamental que DEUS fez a Josué "serei contigo; não te deixarei nem te desampararei" é também o compromisso que Ele assume com todos os crentes na luta pela sua fé (Rm 1.17; Mt 28.20; Hb 13.5,6; cf. Dt 31.6; ver Êx 3.14). A presença permanente de DEUS conosco é agora uma realidade através do seu Filho (Mt 1.23) e do dom do ESPÍRITO SANTO (Lc 24.49).

1.7 FAZER CONFORME TODA A LEI. Para -possuírem a terra prometida, Josué e os israelitas precisavam comprometer-se a obedecer à Palavra de DEUS escrita. A Palavra de DEUS escrita no "Livro" (i.e., as Escrituras, v. 8) devia ser sua autoridade máxima em confronto com todas as idéias, tradições, ou religiões humanas. Esse princípio aplica-se igualmente aos fiéis do antigo concerto e do novo concerto.

1.8 O LIVRO DESTA LEI. Esta expressão refere-se aos cinco primeiros livros da Bíblia, contendo as palavras, mandamentos e revelações de DEUS a Moisés (cf. Dt 31.9-12,24-26). Evidências da fidelidade de Josué para com a Palavra de DEUS: falar a Palavra (cf. Dt 6.7), meditar nela (cf. Sl 1.2; 119.97) e obedecê-la em tudo (cf. Ed 7.10; Tg 1.22-25).

1.8 MEDITA NELE DIA E NOITE. "Meditar" (hb. hagab) significa ler em silêncio ou falar consigo mesmo internamente, à medida que se pensa. Abrange refletir sobre as palavras e caminhos de DEUS, e aplicá-los à cada aspecto da vida da pessoa (Sl 1.2; 63.6; 77.12; 143.5).

1.8 FARÁS PROSPERAR O TEU CAMINHO. Aqueles que conhecem e seguem a Palavra de DEUS serão prósperos e "bem-sucedidos", pelo fato de -possuírem a sabedoria para viverem em retidão e de alcançarem o alvo de DEUS para a sua vida (Sl 14.2; 119.99; Pv 1.3; 10.5). Os requisitos para essa prosperidade e sucesso são: (1) ser forte, corajoso e diligente (vv. 6,7); (2) ter a Palavra de DEUS como guia supremo em tudo que cremos e fazemos (v. 7); (3) estudar a Palavra de DEUS com meditação, diariamente (v. 8); e (4) resolver buscar continuamente a presença de DEUS por toda a vida (vv. 5,9). Esta mensagem dirigida a Josué enseja-nos um conjunto de princípios gerais para uma vida bem-sucedida. Não devemos jamais concluir que DEUS tem a obrigação de conceder prosperidade material a todos quantos cumprirem essas condições. Princípios gerais desse tipo não são garantias absolutas, pois estão sujeitos aos desígnios soberanos de DEUS para cada um de nós; às vezes, Ele permite passarmos por sofrimentos e adversidades (ver 3 Jo 2).

 

 

))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

 

Introdução Capítulo 1 - Adam Clarke

Moisés está morto, DEUS da comissão para Josué para trazer o povo para a terra prometida, Josué 1:1Josué 1:2. A extensão da terra para se possuir, Josué 1:3Josué 1:4. Josué tem a garantia de vitória sobre todos os seus inimigos, é exortado a ter coragem e a atividade, Josué 1:5Josué 1:6, e ter cuidado para agir em todas as coisas, segundo a lei de Moisés, em que ele nos para meditar dia e noite, Josué 1:7Josué 1:8. Ele é novamente exortado a coragem, com a promessa de apoio contínuo, Josué 1:9. Josué manda oficiais para preparar o povo para a sua passagem pelo Jordão, Josué 1:10, Josué 1:11. Os rubenitas, gaditas, e a meia tribo de Manassés, são colocados na mente do seu compromisso para passar com seus irmãos, Josué 1:12-15 . Eles prometem a mais estrita obediência, e rezar para a prosperidade de seu líder, Josué 1:16-18.

Versículo 1

Agora, depois da morte de Moisés - ויהי (vayehi), e foi ou aconteceu depois da morte de Moisés. Mesmo as primeiras palavras deste livro mostram que ele seja uma continuação do anterior, e intimamente ligado com a narrativa no último capítulo de Deuteronômio, que eu suponho que Joshua ter sido o autor, e que o capítulo de ter feito originalmente o início deste livro, Deuteronômio 34:1-12. O tempo referido aqui deve ter sido no final dos 30 dias em que lamentou a Moisés.

Versículo 2

Moisés, meu servo - A palavra, servo, aplicado tanto para Moisés e Josué, deve ser entendida em um sentido muito peculiar. Significa o primeiro-ministro de DEUS, a pessoa por quem ele emitiu suas ordens, e por quem ele realizou todos os seus efeitos e desenhos. Nenhuma pessoa nunca deu esse título no sentido mas como o Redentor da humanidade, de quem Moisés e Josué foram os tipos.

Passa este Jordão - A explicação dada por Josefo deste rio pode não ser inaceitável aqui. "Panium é pensado para ser a montanha da Jordânia, mas na realidade ele é levado para lá de uma maneira oculta do lugar chamado Phiala. Este lugar fica na estrada para Traconites, e é de cento e vinte estádios de Cesaréia, não muito longe da estrada, do lado direito. Tem o seu nome Phiala, (a tigela ou bacia), muito justamente, da circularidade da sua circunferência, sendo redondo como uma roda. Ele está sempre cheio, sem nunca afundar ou atropelamento. Esta origem do Jordão não era conhecida até o momento de Filipe, tetrarca de Traconites, que, tendo encomendado algum farelo para ser jogado em Phiala, foi encontrada em Panium. Fluxo visível da Jordânia surge a partir desta caverna, (Panium ou ainda Banias), e divide os pântanos e pântanos do lago Semechon, e quando ele foi executado outro cento e vinte estádios, ele primeiro passa pelas Julias da cidade, e, em seguida, passa pelo meio do lago de Genesaré, após o qual, a execução de um longo caminho ao longo do deserto, ele se esvazia nas asfaltitas lago "-. Guerra, Livro III. cap. x, seita. 7. Veja Números 34:12 .

Versículo 3

A sola do seu pé te pisar - Ou seja, toda a terra ocupada pelas sete nações cananeias, e, tanto quanto o rio Eufrates, a leste, pois este foi certamente o máximo da subvenção agora feitas para eles, e tudo o que era incluído no que é chamado a terra prometida, os limites do que já foi definido. Veja Deuteronômio 34:1-4 , e veja Josué 1:4 abaixo. Supôs-se que as palavras, em cada lugar que a planta do vosso pé, pisar, tinham a intenção de expressar a facilidade com a qual eles estavam para conquistar toda a terra, uma instância do que ocorre na tomada de Jericó. Foi apenas a sua infidelidade a DEUS que tornou a conquista, em qualquer caso difícil.

Versículo 4

Desde o deserto e este Líbano - Joshua parece estar de pé com o rosto para a terra prometida, e apontando os diferentes lugares, ou a sua situação, com a mão, esta Líbano etc. O máximo de seus limites deve ser a partir do deserto da Arábia Petra no Sul do Líbano no norte, e do Eufrates, no leste do Mar Mediterrâneo ao Ocidente. O israelita não possuía toda a extensão da doação até os dias de Davi. Ver 2 Samuel 8:3, etc, e 2 Crônicas 9:26.

Terra dos Hititas - Estes são geralmente a fama de ter sido o mais resistente e guerreira de todas as nações cananeias, e como eles ocuparam os países montanhosos, ao sul da terra de Canaã, é natural supor que seria o mais difícil de dominar, e por esse motivo, supõe-se, DEUS especifica particularmente estas: "Vocês devem subjugar e possuir até mesmo toda a terra dos hititas," mas é provável que, sob este prazo, todos os outros países estão incluídos, como o certo é que eles estão em outros lugares sob os amorreus prazo. Grande mar: O Mediterrâneo, considerado grande em relação aos lagos na terra da Judéia, como o mar de Genesaré, ou mar de Tiberíades, e o Mar Morto, que eram relativamente pequenos lagos, mas os hebreus deram o nome de mar, ים (yam), para cada grande coleção de águas.

Versículo 5

Ser capaz de ficar diante de ti - Porque DEUS há de ser contigo, tu, pois, ser irresistível. Esta promessa foi, literalmente, mais pontualmente cumprida.

O versículo 7

Apenas sê forte, e muito corajoso - Ισχυε ουν, και ανδριζου σφοδρα. – LXX-  Seja forte, pois, e jogar o homem ao extremo. Embora DEUS lhe havia prometido que nenhum homem deve ser capaz de resistir diante dele, mas foi com a condição de que ele deve usar toda a sua habilidade militar e adiantou-se ao máximo de todos os meios, natural e providencial, que DEUS deve colocar dentro seu alcance. DEUS não vai tê-los que se recusam a ajudar a si mesmos.

Versículo 8

Este livro da lei não se aparte da tua boca - A lei que já havia sido escrito por Moisés, e da qual ele e as pessoas que estavam a tomar todos os preceitos por que suas vidas estavam a ser governados. Embora houvesse uma cópia da lei depositada no santuário, mas isso não era suficiente. Josué deve ter uma cópia para si mesmo, e ele foi para consultá-lo incessantemente, que o seu caminho possa ser feito próspera, e que ele pode ter um bom sucesso. Se ele manteve a palavra de DEUS, DEUS iria mantê-lo em corpo e alma, se ele deve observar para fazer de acordo com a palavra, então DEUS faria com que toda a sua maneira de ser próspero. Aqueles que são obedientes a DEUS tem coisas do tipo que agradam a DEUS.

Versículo 10

Ordenou aos oficiais - שטרים (shoterim). Estes eram diferentes do שפטים (shophetim), que eram juízes entre o povo, e cujo negócio era determinar em todos os casos civis. O (shoterim) foram supostamente oficiais subordinados, cujo negócio era ver as decisões do (shophetim) levado a efeito. As conjecturas de Calmet que o (shoterim) aqui podem ter sido os arautos do exército como aqueles tantas vezes encontrou-se com em Homer, que foram chamados os mensageiros tanto dos deuses e dos homens, que levavam cetros, e cujas pessoas já foram realizadas sagrado. Ver em Deuteronômio 1:13-16.

Versículo 11

Prepará-lo mantimentos - צדה (tsedah), como presa ou disposições que haviam feito a partir dos países conquistados, como o milho, bois, ovelhas etc.; pois a palavra significa presa, ou o que é tomado por caça etc. Esta foi necessário, como estavam prestes a sofrer fadiga considerável em marcha, e em fazer os preparativos para a passagem do Jordão, pois embora o maná não tinha deixado de cair, mas outras disposições que são mencionados acima foram necessárias nesta ocasião.

Por dentro de três dias haveis de atravessar - Calmet afirma, com grande aparência de verdade, que esses três dias deve ser contado a partir do primeiro dia de sua acampar no Jordão, três dias após o retorno dos espias, ou seja, no oitavo dia de No primeiro mês, no décimo dos quais passaram o Jordão. O texto é, portanto, isso quer dizer: Preparai víveres para três dias de marcha, pois "no terceiro dia após seu acampamento de Sitim haveis de atravessar este Jordão".

O versículo 13

Lembre-se a palavra - Ele coloca os rubenitas etc.; em memória dos compromissos que tinham feito com Moisés (Veja Números 32:20), quando ele concedeu-lhes a sua parte no lado leste do Jordão.

Versículo 14

Vossas mulheres, vossos pequeninos - e com estes ao que parece, a partir de Números 32:17, foram abandonados 70.580 homens eficazes para protegê-los e os seus bens, apenas 40.000 de ter passado o Jordão para auxiliar as nove tribos e meia para conquistar a terra. Veja Josué 4:13.

Armados - חמשים (chamushim), por cinco anos, em várias linhas, cinco na frente, provavelmente o método habitual de marcha, mas parece significar vestida, equipada, ataviada, bem armada e pronta para a batalha. Veja Êxodo 13:18.

Versículo 15

Em direção à nascente do sol - Este é o Oriente, em direção ao pôr-do-sol significa o Ocidente.

Versículo 16

Tudo quanto nos ordenaste faremos - Aqui eles reconhecem a missão divina de Josué, como haviam feito a de Moisés, e, consequentemente, a promessa de seguir suas instruções em todas as coisas.

Versículo 17

Só o Senhor teu DEUS seja contigo - Desde que DEUS esteja contigo, como foi com Moisés, que implicitamente obedecerá a ti. As palavras entanto, podem significar mais do que uma fervorosa oração para a prosperidade de Josué: Que DEUS esteja contigo, como foi com Moisés!

Versículo 18

Ele deverá ser condenado à morte - Esta foi a lei marcial, aquele que desobedeceu ao comando de seu general deve ser condenado à morte. Para isso, as pessoas concordaram, e foi essencialmente necessário que a disciplina apropriada deve ser mantida neste grande exército. Por insubordinação seus pais sofreram muito no deserto, eles rejeitaram a autoridade de Moisés, amotinaram-se e fez-se um líder para conduzi-los de volta para o Egito. (Veja Números 14:4). E o próprio Josué, por tentativa de incentivá-los contra seus medos, estava perto de ser apedrejada até a morte. Era necessário, portanto, que eles devem dar-lhe a garantia de mais positivo que eles não iriam agir como seus pais haviam feito.

1.Não obstante a grande honra que DEUS colocou em seus servos, Moisés, Arão, Finéias, e Josué, mas vamos encontrá-lo usando todos os meios para induzir o povo a confiar em si mesmo sozinho. Por isso, ele está sempre mostrando-lhes que até mesmo os grandes homens não tinham nada, mas o que eles haviam recebido, e que eles eram tão completamente dependentes de si mesmo como o pior das pessoas. Qual foi o próprio Moisés, sem o seu DEUS?

2. Não é estranho que com a morte de Moisés desespero não tinha dominado todo o acampamento, como ele quem deve dar-lhes descanso tinha morrido antes de qualquer conquista foi feita em Canaã? Encontramos, no entanto, que eles não estão desanimados, ele que lhes deu Moisés, agora deu-lhes Josué em seu lugar, e eles tinham agora totalmente aprendi que, se DEUS é por eles, nada poderia ser sucesso contra eles. 
3. Para tudo isso podemos aprender que, quando DEUS tem uma grande obra para realizar, ele proverá para si instrumentos adequados, e que aquele que ele tem muito honrado, parecem falhar, devemos saber que ele não se limita a trabalhar por aquele sozinho. Ele tem jeito em todos os lugares e todas as coisas servir aos propósitos de sua vontade. Ele vai tão seguramente sustentar sua Igreja na terra, como ele vai suportar a própria terra, e enquanto o sol e a lua, a Igreja deve florescer: isto é para sua própria honra, e ele certamente está mais preocupado por sua própria glória no administração da justiça, julgamento e salvação na terra, do que qualquer dos filhos dos homens pode ser.

4. Embora DEUS assim implicitamente prometeu-lhes a sua ajuda, mas ele insiste fortemente em sua própria cooperação. Ele requer o uso de todo o poder e talento ele tem dado, mesmo se Joshua deve ser forte e muito corajoso, e as pessoas devem obedecê-lo em todas as coisas, a fim de que eles possam ir até o Jordão para possuir a boa terra, e sem isso eles nunca entrou no descanso prometido.

Vamos supor, então, que, se não ser co-obreiros com DEUS, seremos salvos? Vã expectativa! Ele opera em nós o querer e o fazer, ou seja, ele dá o princípio da vontade nas coisas que são santas, e com o princípio de poder para trazer os atos de vontade em bom efeito prático, por isso, diz o apóstolo, trabalhar fora do seu próprio salvação com temor e tremor. Será, portanto, sob a influência do princípio da graça de vontade; agir sob a influência do princípio de poder. Sem o poder que você não pode nem vai nem fazer, mas com o poder que é seu dever e vai fazer. É o suficiente para que DEUS dá o poder. É nosso dever, quando recebemos esses talentos, para melhorá-los. Em um milhão de casos de um homem pode ser capaz tanto o querer como o fazer, e ainda fazer nem para a salvação de sua alma.

 

)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

Josué 1:1-9 - Com. Bíblico - Matthew Henry (Exaustivo) AT e NT

Josué É Instruído e Encorajado

 

Grande honra é dada aqui a Josué, e grande poder é colocado em suas mãos, por aquele que é a fonte de honra e poder, e por meio de quem reis reinam. Instruções são dadas a ele pela Sabedoria Infinita, bem como encorajamento, pelo DEUS de toda consolação. DEUS tinha falado a Moisés acerca de Josué (Nm 27.18), mas agora o próprio Senhor fala com ele (v. 1), provavelmente da mesma maneira que falava com Moisés (Lv 1.1), da tenda da congregação, onde Josué tinha se apresentado junto com Moisés (Dt 31.14), para aprender como deveria se comportar ali. Embora Eleazar tivesse o peitoral de julgamento, que Josué deveria consultar quando se fizesse necessário (Nm 27.21), contudo, para o seu alento, DEUS aqui fala com ele diretamente. Alguns acreditam que foi por meio de um sonho ou visão (como em Jó 33.15). Porque, embora DEUS tenha nos confinado a ordenanças instituídas, para que por meio delas possamos ouvi-lo, contudo Ele não confinou a si mesmo a elas, mas pode se fazer conhecido ao seu povo sem essas ordenanças e falar aos seus corações de outra maneira que não seja por seus ouvidos. Em relação ao chamado de Josué para a liderança, observe aqui:

I

 O tempo quando foi dado a ele: depois da morte de Moisés. Tão logo Moisés morreu, Josué tomou sobre si a administração, em decorrência da sua ordenação solene por Moisés enquanto este ainda estava vivo. Um intervalo, mesmo que de apenas alguns dias, poderia ter consequências negativas. Mas é provável que DEUS não tenha ordenado a ele para seguir em direção a Canaã até que os 30 dias de luto por Moisés tivessem terminado. Não, como os judeus dizem, porque a tristeza do seu coração durante aqueles dias o tornava impróprio para ter comunhão com DEUS (ele não se entristecia como alguém que não tinha esperança), mas porque por esse intervalo solene e por meio da interrupção dos conselhos públicos, mesmo agora que o tempo era tão precioso para eles, DEUS honraria a memória de Moisés e daria tempo para o povo não só prantear a perda dele, mas também se arrepender dos seus fracassos em relação a ele durante os 40 anos do seu governo.

II

 O lugar que Josué ocupara antes de ser nomeado. Ele era o ministro de Moisés, isto é, um atendente imediato dele e um assistente nos negócios. A LXX traduz essa posição por hypourgos, um trabalhador debaixo da direção e comando de Moisés. Observe:

1. Aquele que foi chamado aqui para a honra tinha sido preparado por muito tempo para essa posição. Nosso Senhor JESUS tomou sobre si a forma de servo, e então DEUS o exaltou sobremaneira.

2. Ele foi treinado debaixo de sujeição e de comando. Os que aprenderam a obedecer são os mais bem preparados para exercer a liderança.

3. Aquele que iria suceder a Moisés estava profundamente familiarizado com ele, para que pudesse seguir a sua doutrina, modo de viver, intenção, longanimidade (2 Tm 3.10), pudesse usar as mesmas medidas, caminhar no mesmo espírito, nos mesmos passos, tendo que levar adiante o mesmo trabalho.

4. Ele era, nesse sentido, um tipo de CRISTO, que pode, portanto, ser chamado de o ministro de Moisés, porque Ele nasceu sob a lei e cumpriu toda a justiça dela.

III

 O chamado propriamente dito de DEUS a Josué, o qual foi muito amplo.

1. A consideração sob a qual ele foi chamado para o governo: Moisés, meu servo, é morto (v. 2). Todos os homens justos são servos de DEUS. E isso não é um demérito, mas uma honra para os homens mais importantes. Até os anjos são seus ministros. Moisés foi chamado para um trabalho extraordinário. Ele foi um mordomo na casa de DEUS, e na confiança depositada nele ele não serviu a si mesmo, mas a DEUS, que havia lhe confiado esse serviço. Ele foi fiel como servo, e com um olho no Filho, como está sugerido em Hebreus 3.5, onde é dito que ele serviu como testemunho das coisas que se haviam de anunciar. DEUS reconhecerá seus servos naquele grande dia. Mas Moisés, embora fosse servo de DEUS, e alguém que dificilmente poderia ser dispensado, está morto. Porque DEUS substituirá seus servos, para mostrar que, independentemente dos instrumentos que usa, Ele não está preso a nenhum eles. Moisés, quando termina seu trabalho como servo, morre e vai descansar do seu trabalho, e entra no gozo do seu Senhor. Observe: DEUS se importa com a morte dos seus servos. Ela é preciosa aos olhos dele (Sl 126.15).

2. O chamado propriamente dito. Levanta-te, pois, agora. (1) “Embora Moisés esteja morto, a obra precisa continuar; levanta-te, pois, e mãos à obra”. Não permita que o pranto atrapalhe o semear, nem que o enfraquecimento de mãos muito úteis enfraqueça as nossas. Porque, quando DEUS tem trabalho para realizar, Ele encontrará ou tornará os instrumentos aptos para continuar a obra. Moisés, o servo, está morto. Mas DEUS, o Mestre, não está. Ele vive para sempre. (2) “Visto que Moisés está morto, o trabalho recai sobre ti como seu sucessor, porque foste nomeado. Portanto, é necessário que ocupes o seu lugar. Levanta-te, pois, e vai em frente”. Observe: [1] A remoção de homens úteis deveria apressar os sobreviventes a serem ainda mais diligentes em fazer o bem. Tal pessoa e tal outra estão mortas, e nós vamos morrer em breve, portanto vamos trabalhar enquanto é dia. [2] É uma grande misericórdia para com as pessoas que, se quando homens úteis são retirados no meio da sua utilidade, outros sejam colocados em seu lugar, para continuar a obra onde eles pararam. Josué precisava levantar para terminar o que Moisés havia começado. Dessa forma, as gerações posteriores fazem parte do trabalho das primeiras. Assim, CRISTO, nosso Josué, faz por nós o que nunca podia ser feito pela Lei de Moisés – justificar (At 13.39) e santificar (Rm 8.3). A vida de Moisés abriu caminho para Josué e preparou o povo para aquilo que precisava ser feito por ele. Dessa forma, a lei é um mestre-escola para nos conduzir a CRISTO, e então a morte de Moisés abriu caminho para Josué. Consequentemente, estamos mortos para a lei, nosso primeiro marido, para podermos estar casados com CRISTO (Rm 7.4).

3. O serviço específico que Josué foi agora chamado a fazer: “levanta-te [...] passa este Jordão, o rio que vês, e a ribanceira na qual estás acampado”. Essa foi uma prova para a fé de Josué, se ele daria ordens para o povo preparar-se para passar o rio quando não havia caminho visível para tal, pelo menos não nesse lugar e nessa época do ano, quando o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras (Josué 3.15). Ele não tinha plataformas flutuantes ou barcos para poder levá-los à outra margem. Mesmo assim, ele precisa crer que DEUS, que tinha dado essa ordem, iria abrir um caminho para eles. Passar o Jordão significava entrar em Canaã. Para lá, Moisés não teria forças, não teria permissão, para levá-los (Dt 31.2). Deste modo, a honra de levar os muitos filhos à glória está reservada para CRISTO, o príncipe da nossa salvação (Hb 2.10).

4. A outorga da terra de Canaã aos filhos de Israel é aqui repetida (vv. 2-4): eu a dou a eles. Aos patriarcas, ela foi prometida: Eu a darei. Mas, agora que a quarta geração havia expirado, a medida da iniquidade dos amorreus estava cheia, e tinha chegado o tempo para a realização da promessa, chegou o momento de eles possuírem aquilo por que tinham esperado tanto tempo: “Eu a dou, entrem nela, ela toda é de vocês; mais ainda (v. 3), eu a tenho dado; embora ainda esteja inconquistada, ela é tão certa para vocês como se já estivesse em suas mãos”. Observe: (1) As pessoas a quem a transferência de propriedade é feita: aos filhos de Israel (v. 2), porque são a semente de Jacó, que foi chamado Israel no tempo em que essa promessa foi feita a ele (Gn 35.10,12). Os filhos de Israel, embora tivessem sido muito provocadores no deserto, por causa dos seus pais, tiveram a herança preservada. DEUS disse que os filhos dos murmuradores deveriam entrar em Canaã (Nm 14.31). (2) A terra que os israelitas deveriam conquistar: desde o rio Eufrates, no leste, até o mar Mediterrâneo, no oeste (v. 4). Embora o seu pecado os impedisse de ocupar toda essa imensa possessão, e eles nunca tivessem repovoado todo o país dentro das fronteiras aqui mencionadas, contudo, se tivessem sido obedientes, DEUS teria dado essa terra a eles e muito mais. De todos esses países, e de muitos outros, provieram, no decurso do tempo, prosélitos para a religião judaica, como aparece em Atos 2.5ss. Se a igreja deles cresceu, embora a nação não fosse multiplicada, não podemos dizer que a promessa não teve efeito algum. E, se essa promessa não foi plenamente cumprida neste livro, os crentes podem inferir dali que ela possuía um significado adicional, e se cumpriria no reino do Messias, tanto no reino da graça como no reino da glória. (3) A condição sob a qual essa concessão é feita é aqui incluída nas palavras: como eu disse a Moisés, isto é, “nos termos que Moisés lhe transmitiu muitas vezes, se você guardar os meus estatutos, entrará e possuirá essa boa terra. Entenda isso debaixo dessas condições e limitações, e não de outra maneira”. O preceito e a promessa não devem ser separados. (4) É deixado claro com que facilidade eles deveriam possuir essa terra, a não ser por sua própria culpa, nessas palavras: “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé (dentro das seguintes fronteiras) será vosso. Apenas colocai o vosso pé sobre ela, e a terra será vossa”.

5. As promessas que DEUS faz aqui a Josué para o seu encorajamento. (1) Que ele estivesse seguro da presença de DEUS com ele nessa grande obra para a qual tinha sido chamado (v. 5): “Como fui com Moisés, para dirigi-lo e fortalecê-lo, para reconhecê-lo e prosperá-lo, e dar-lhe sucesso em tirar Israel do Egito e guiar os israelitas pelo deserto, assim serei com você, para capacitar-lhe a ocupar Canaã”. Josué conhecia as limitações da sua sabedoria e graça em relação a Moisés. Mas o que Moisés realizou foi por causa da presença de DEUS com ele, e, embora Josué nem sempre tivesse a mesma presença de espírito que Moisés tinha, contudo, se ele sempre tivesse a mesma presença de DEUS, ele se sairia muito bem. Observe: É um grande conforto para a geração ascendente de ministros e cristãos que a graça que tinha sido suficiente para aqueles que ministraram antes deles também esteja presente com eles, se eles se aperfeiçoarem nela. Repete-se aqui mais uma vez (v. 9): “O Senhor, teu DEUS, é contigo como um DEUS de poder, e esse poder estará à tua disposição onde quer que fores”. Observe: Aqueles que se dispõem a ir aonde DEUS os enviar experimentarão a sua presença aonde quer que forem, e eles não precisarão de mais nada para torná-los confortáveis e prósperos. (2) Que a presença de DEUS nunca seria retirada dele: não te deixarei, nem te desampararei (v. 5). Moisés o tinha assegurado disso (Dt 31.8), de que, embora ele o devesse deixar agora, DEUS jamais o faria: e aqui o próprio DEUS confirma essa palavra do seu servo Moisés (Is 63.11,12) e assegura nunca deixar Josué. Precisamos da presença de DEUS, não só quando estamos dando início ao nosso trabalho, mas também no progresso dele, para favorecer-nos com uma ajuda contínua. Se essa presença falhar, estamos perdidos. Podemos estar certos de uma coisa, de que o Senhor estará conosco enquanto nós estivermos com ele. Essa promessa feita aqui a Josué é aplicada a todos os crentes e aproveitada como um argumento contra a avareza (Hb 8.5): contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. (3) Que ele teria vitória sobre todos os inimigos de Israel (v. 5): Ninguém se susterá diante de ti. Note: Ninguém poderá resistir àqueles que têm DEUS ao seu lado. Se DEUS é por nós, quem será contra nós? DEUS promete a Josué um sucesso evidente – o inimigo não faria nenhum avanço contra ele; e um sucesso constante – todos os dias da sua vida. Entretanto, o sucesso poderia estar com Israel quando Josué tivesse partido. Todo o seu reinado deveria ser agraciado com triunfos. DEUS anima Josué com as palavras com que ele mesmo tinha animado o povo muito tempo antes (Nm 14.9). (4) Que ele mesmo deveria distribuir a terra entre o povo de Israel (v. 6). Foi um grande encorajamento para Josué no início do seu trabalho saber que ele veria o fim dele, e que esse trabalho não seria em vão. Alguns acreditam que ele teve que armar-se com determinação e ter bom ânimo por causa do mau caráter do povo que estava prestes a ajudar a herdar essa terra. Ele sabia bem que eles eram um povo obstinado e descontente, e como eles tinham sido ingovernáveis durante o tempo do seu antecessor. Que ele, portanto, espere amolação da parte deles e tenha bom ânimo.

6. O encargo ou ordem que Ele dá a Josué, que é o seguinte:

(1) Que ele obedeça em tudo à lei de DEUS, e faça disso a sua regra (vv. 7,8). DEUS colocou, por assim dizer, o livro da lei na mão de Josué. Como, quando Joás foi coroado, eles lhe deram o testemunho (2 Rs 11.12). E, em relação a esse livro, ele é ordenado: [1] A meditar nele dia e noite, para que possa entendê-lo e saber como agir em todas as ocasiões. Se alguém olhasse para a complexidade da tarefa de Josué, certamente pensaria que ele poderia ser dispensado da meditação e de outros atos de devoção. Uma responsabilidade imensa estava sobre os seus ombros. Mesmo que ele tivesse diante dele dez almas, esse trabalho seria suficiente para deixá-lo completamente ocupado, e mesmo assim ele precisa encontrar tempo e pensamentos para a meditação. Quaisquer que sejam os nossos afazeres neste mundo, precisamos cuidar para não negligenciar aquilo que é indispensável. [2] A não permitir que se aparta da sua boca. Ou seja, todas as suas ordens ao povo, e o julgamento das petições feitas a ele, precisam estar de acordo com a lei de DEUS. Em todas as ocasiões, ele deve falar de acordo com essa lei (Is 8.20). Josué deveria manter e levar adiante a obra que Moisés tinha começado, e, portanto, ele deveria não só completar a salvação que Moisés tinha realizado para eles, mas conservar a religião santa que Moisés havia estabelecido entre eles. Não havia oportunidade para fazer novas leis, mas ele deveria guardar fiel e cuidadosamente o bom depósito que foi confiado a ele (2 Tm 1.14). [3] Ele deve cuidar para fazer conforme tudo quanto está escrito na lei. Para isso, ele precisa meditar nela, não somente para contemplação pessoal, ou para encher sua cabeça com conceitos, ou para que possa encontrar algo com o que complicar a vida dos sacerdotes, mas para que possa, como homem e como magistrado, cuidar para fazer conforme tudo quanto nela está escrito. E diversas coisas estavam escritas lá que diziam respeito ao trabalho que estava diante dele agora, como as leis concernentes às guerras, a destruição dos cananeus e a divisão de Canaã etc. Ele precisa observar estas coisas religiosamente. Josué era um homem de grande poder e autoridade, contudo ele próprio precisava estar debaixo de comando e fazer o que lhe era ordenado. Nenhuma dignidade ou domínio do homem, independentemente de quão grande seja, o coloca acima da lei de DEUS. Josué não deve somente governar de acordo com a lei, e cuidar para que o povo a observe, mas ele próprio deve observá-la, e, dessa forma, pelo seu próprio exemplo, manter a honra e poder dela. Em primeiro lugar, ele precisa fazer o que está escrito. Não é suficiente ouvir e ler a palavra, elogiá-la e admirá-la, conhecê-la e lembrá-la, falar e discursar a respeito dela, mas precisamos praticá-la. Em segundo lugar, ele precisa fazer de acordo com o que está escrito, observando exatamente a lei conforme foi escrita, e fazer não somente o que é exigido nela, mas, em todas as circunstâncias, de acordo com o que foi ordenado. Em terceiro lugar, ele precisa fazer tudo de acordo com o que está escrito, sem exceção ou reserva, tendo respeito por todos os mandamentos de DEUS, mesmo aqueles que são mais desagradáveis para a carne e o sangue. Em quarto lugar, ele precisa observar os toques da consciência, os toques da providência, e todas as vantagens da ocasião oportuna. É necessária uma observância cuidadosa para uma obediência completa. Em quinto lugar, ele não deve desviar-se dela, seja na sua própria prática ou em qualquer ato de liderança, nem para a direita nem para a esquerda, porque há erros nos dois lados, e a virtude está no meio-termo. Em sexto lugar, ele deve esforçar-se e ter bom ânimo, para que possa proceder de acordo com a lei. Existem tantos motivos para o desânimo no ministério, que aqueles que desejam perseverar nele necessitam de determinação. E, finalmente, para animá-lo na sua obediência, o Senhor lhe assegura que dessa forma ele se conduzirá prudentemente (conforme está na margem) e fará prosperar o seu caminho (vv. 7,8). Aqueles que fazem da palavra de DEUS a sua regra de conduta, e conscientemente andam de acordo com essa regra, tanto farão bem quanto prosperarão. Ela oferecerá a eles as melhores máximas para ordenar as suas conversas (Sl 111.10), e ela os habilitará a receber as melhores bênçãos: DEUS dará a eles o desejo do seu coração.

(2) Que ele se anime com a promessa e presença de DEUS, e faça disso a sua resistência (v. 6): Esforça-te e tem bom ânimo. E novamente (v. 7), como se isso fosse a única coisa necessária: Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo. E Ele conclui com isso (v. 9): Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes. Josué tinha, havia muito tempo, tornado conhecido o seu valor, na guerra com Amaleque e na sua discordância do relatório dos espias maus. Mesmo assim, DEUS acha providencial inculcar esse preceito em seu coração. Aqueles que apresentam graça têm a necessidade de ser chamados repetidas vezes ao exercício da graça e ao crescimento nela. Josué era humilde e modesto aos seus próprios olhos, não desconfiava de DEUS, e do seu poder, e promessa, mas desconfiava de si mesmo, e da sua própria sabedoria, e força, e suficiência para o trabalho, especialmente substituindo um homem tão notável como Moisés. Por isso, DEUS repete essas palavras com tanta frequência: “Esforça-te e tem bom ânimo. Que a compreensão das tuas próprias fraquezas não te desanime. DEUS é totalmente suficiente. Não to mandei eu?” [1] “Eu ordenei o trabalho a ser feito, e, portanto, ele deve ser feito, por mais invencíveis que as dificuldades possam parecer”. Além disso: [2] “Eu te ordenei, chamei e comissionei para realizá-lo. Portanto, cuidarei de ti, te fortalecerei e te apoiarei”. Observe: Quando estamos exercendo nosso trabalho, temos motivo para esforçarmo-nos e termos mui bom ânimo. E ajudará muito a nos animar e encorajar se mantivermos nossos olhos na garantia divina e ouvirmos DEUS dizer: “Não to mandei eu? Portanto, te ajudarei, te farei bem-sucedido e te recompensarei”. Nosso Senhor JESUS, como Josué aqui, foi sustentado diante dos seus sofrimentos por consideração à vontade de DEUS e ao mandamento que recebeu do seu Pai (Jo 10.18).

 

 

)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

Comentário Bíblico Wesleyana

I. A PALAVRA DO SENHOR a Josué E RESPOSTA de Josué ( Josué 1: 1-18. )

A tônica do livro de Josué é a fidelidade de DEUS para cumprir Suas promessas a Israel. Quando Ele chamou Moisés para levar este povo do Egito, Ele lhes prometeu a terra por herança (cf. Ex. 3: 8 , 17 ; 6: 8 ). Mais tarde, quando ele chamou Josué para ser o sucessor de Moisés, Ele reafirmou essa promessa (vv. 1-2 ).

 

A. A PALAVRA DO SENHOR a Josué ( 1: 1-9 )

Enquanto a maneira pela qual o Senhor comunicou a Josué pode parecer ser descrito de forma ambígua, o objetivo é inequivocamente claro, a saber, a comissão de Josué para a tarefa de liderar Israel para a terra prometida, assim como a ordenar-lhe a obedecer à lei de o Senhor.

 

1. Colocação de uma tarefa ( 1: 1-5 )

E sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor , que o Senhor falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e desde este Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até o grande mar para o poente do sol será o vosso termo. Ninguém se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.

A maneira pela qual o Senhor comunicou a Josué é chamado de "falar". Quando está escrito, o Senhor falou a Josué (v. 1 ), a dificuldade é entender como DEUS falou. DEUS usou a voz para falar na língua de Josué? Josué ouviu o Senhor falar, mesmo que sem voz Usamos o termo, foi ouvido. Sem dúvida, temos dito: "O Senhor disse-me ...". Como resultado, temos facilmente comunicado aos outros o que o Senhor disse, mas nunca achar que é fácil de descrever precisamente como o Senhor o disse.

Uma e outra vez, os escritores bíblicos expressam qualquer dúvida quanto ao fato de que DEUS tem falado; no entanto, eles parecem lutar com uma certa ambiguidade em que indicam a maneira pela qual DEUS tem falado. Uma visão sobretudo da Bíblia indica que as personalidades bíblicas foram capazes de reconhecer através de aspectos do seu ser como intuição ou consciência de que o Senhor estava falando. Tais personalidades foram mais sensíveis em sintonia com a voz de DEUS que o homem moderno. Enquanto os meios através dos quais DEUS falou para Josué permaneçam enigmáticos, o objetivo é notavelmente claro, o Senhor falou a Josué ... levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. (v. 2 ). A palavra do Senhor a Josué foi, em primeiro lugar, uma comissão para conduzir o povo de Israel para a terra prometida (v. 2 ). Os limites ideais desta terra incluíam toda a terra delimitada pelo deserto de Zim para o sul, o rio Eufrates, no norte, para o Mar Mediterrâneo, a oeste, e a terra de Gileade, a leste (v. 4 ; cf. Gen. 15:18 ; . Êxodo 23:31 ; Deuteronômio 34: 1-2. ). A terra de Gileade já foi ocupada por Rúben, Gade e metade de Manassés ( N1. 32 ).

Como fui com Moisés, assim serei contigo (v. 5 ). Estas palavras divinas foram particularmente significativas para Josué. Ele nasceu na escravidão, mas desde os tempos do Êxodo ele tinha sido uma testemunha ocular das grandes obras do DEUS vivo por meio de Moisés (as 10 pragas). Ele tinha visto as águas do Mar Vermelho se abrirem, quando Moisés estendeu sua vara sobre elas. Ele tinha visto jorrar água da rocha em Refidim quando Moisés bateu. Ele havia visto os amalequitas hostis repelidos quando Moisés ergueu as mãos diante do Senhor. Ele tinha visto Siom e Ogue completamente derrotados quando Moisés conduziu Israel contra eles. À luz de tudo o que DEUS tinha feito por meio de Moisés, a promessa divina de Josué foi poderosamente garantida.

Josué possuía qualificações admiráveis ​​para ser sucessor de Moisés como líder de Israel. Do ponto de vista humano ele pareceria como um candidato excepcional. Por um lado, ele era de uma das principais tribos ( Josh 19:49. , 50 ; . 1 Crônicas 07:27 ). Efraim, sendo da casa de José, tinha disputado com Judá pela supremacia tribal. Para ser da tribo de Efraim indicava possuir um fundo tribal excelente para a liderança.

Além disso, Josué havia se mostrado capaz de exercer excelente generalato. Na batalha contra os amalequitas, ele conseguiu uma vitória decisiva ( Ex. 17:13 ).

Além disso, ele tinha mostrado fé inquebrantável no Senhor quando ele votou com a minoria para invadir Canaã de Cades-Barnéia ( Nm. 14: 6-9 ).

Josué tinha havia mantido estreita associação com Moisés desde a época do Êxodo à chegada à fronteira da terra prometida ( Ex. 17: 9 ; 24:13 ; 33:11 ; Dt 31:14. ).

Embora admiráveis essas qualificações, eles não seriam suficientes para qualificar Josué como sucessor de Moisés. O que era absolutamente essencial era a presença divina. Assim como sobre a notável liderança de Moisés repousava a presença de DEUS assim também sobre Josué. 

Ninguém se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida (v. 5 ). "Foi o chamado de DEUS garantindo poder para derrotar s inimigos, e essa chamada trouxe para a liderança de Israel um homem com a certeza de uma missão divina."

Eu não te deixarei, nem te desampararei (v. 5 ). Com a comissão de Josué fortificada pela promessa da presença divina, havia o incentivo para ser corajoso. Esta tarefa envolveu o Senhor. Onde quer que Josué deve ir, a fim de cumprir sua missão divina, a presença do Senhor iria com ele.

A tarefa de possuir Canaã não deve ser vista como uma incursão desesperada de selvagens fanáticos motivados pela agressão e banditismo. Esta não foi uma campanha realizada para fortalecer uma nação ou de uma ideologia em detrimento dos povos conquistados. Em vez disso, esta foi o Senhor marchando no curso da história, a fim de que pudesse estabelecer o Seu povo na terra que Ele lhes havia dado e, portanto, que eles podem ser uma bênção para todos os povos.

A história de Josué anuncia um herói de Israel.

Inúmeros achados arqueológicos atestam que um grande ataque sobre Canaã teve lugar no século XIII. Este ataque destruiu lugares como Debir e Laquis na parte sul. Hazor, no norte do país, foi destruída no mesmo século. O relato bíblico da conquista traz as marcas de eventos históricos genuínos.

Com base nas evidências arqueológicas João Bright conclui: "Quando chegamos às narrativas da conquista, a evidência externa à nossa disposição é considerável e importante. À luz disso, a historicidade de tal conquista deveria deixar de ser negada."

 

2. Comandante obediente (1:6-9)

Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás. Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor , teu DEUS, é contigo, por onde quer que andares.
A comissão de Josué foi reforçada com uma condição específica para o sucesso: Este livro da lei não se aparte da tua boca, medita nela dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido. 

A condição da qual depende o sucesso foi prometido, era a obediência ao mandamento do Senhor. Tal obediência era para ser recompensado com a vitória e sucesso. Apenas seja forte e muito corajoso, ao cuidado de fazer conforme a toda a lei (v. 7 ).

O mandamento de obediência era um corolário necessário para a colocação de uma tarefa. Se o Senhor atribuiu a tarefa, então o Senhor estava livre para atribuir os meios pelos quais o fim seria realizado. Este foi o caso de Josué. O comando era a obediência à vontade de DEUS já conhecida. A lei já tinha sido dada, e Josué foi convidado a obedecer ao que ele já sabia. Força e coragem eram necessárias para o movimento vindo para a frente, mas eles também eram necessários para a obediência à lei de DEUS.

As recompensas prometidas para a obediência eram importantes e muito animadoras. Prosperidade e sucesso eram para vir para o obediente. DEUS havia dado o comando e Ele deu a promessa de recompensa. Em cada caso, a palavra do Senhor realizada a iniciativa e desafiou Josué para responder em fé obediente.

 

B. A resposta do Josué (1:10-18)

A resposta de Josué para o Senhor era tanto em palavras como em atos. Ele começou a fazer os preparativos para cruzarem o Jordão e convenceu as tribos Transjordânia, a ajudarem na invasão.

 

 

 

 

))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

REVISTA NA ÍNTEGRA

Lição 4, CG, Josué, um Líder para Novas Gerações, 2Tr23, Pr Henrique, EBD NA TV

 

 

ESBOÇO DA LIÇÃO 4

1- A OBSTINADA GERAÇÃO DE MOISÉS

1-1- Os cinco pecados da geração de Moisés

1-1-1- Cobiça

1-1-2- Idolatria

1-1-3- Prostituição

1-1-4- Tentação a DEUS

1-1-5- Murmuração

2- O GRANDE LÍDER DEIXA UM LEGADO

PODEROSO PARA AS GERAÇÕES FUTURAS

2-1- O grande líder caminha com homens que abraçam a Promessa

2-2- O grande líder aprende a lidar com seus medos

2-3- O grande líder promove o ânimo

2-4- O grande líder visa à conquista da Promessa

2-5- O grande líder pauta-se pela Palavra de DEUS

 

 

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Josué 1.1-9

1 - E sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que o Senhor falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:

2 - Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.

3 - Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.

4 - Desde o deserto e desde este Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até o grande mar para o poente do sol será o vosso termo.

5 - Ninguém se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.

6 - Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.

7 - Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.

8 - Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás.

9 - Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor, teu DEUS, é contigo, por onde quer que andares

 

 

TEXTO ÁUREO

Serviu, pois, Israel ao Senhor todos os dias de Josué e

todos os dias dos anciãos que ainda viveram muito

depois de Josué e que sabiam toda a obra que o Senhor tinha feito a Israel. Josué 24.31

 

 

SUBSÍDIOS PARA O ESTUDO DIÁRIO

2ª feira – 1 Coríntios 3.3; 2.13 A Igreja convive com crentes carnais e espirituais

3ª feira – 2 Coríntios 5.6 É preciso ânimo para prosseguir

4ª feira – Mateus 11.12 O esforço na conquista do Reino de DEUS

5ª feira – Tiago 1.5 Um bom líder deve buscar sabedoria

6ª feira – Colossenses 3.16 Abundância no conhecimento da Palavra de DEUS

Sábado – João 15.16 Os frutos de uma boa liderança são perenes

 

 

OBJETIVOS

Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá ser capaz de entender que:

- um líder precisa ter espírito de conquista;

- um líder precisa ser animado e demonstrar esforço;

- um líder cristão precisa ser guiado pela Palavra de DEUS.

 

 

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS

Caro professor, nesta lição, abordaremos a história de Josué, o homem que se destacou em meio a uma multidão de hebreus que marchava rumo a Canaã, vindo a tornar-se o substituto de Moisés. De caráter despretensioso, Josué partiu do desencorajamento à liderança encorajadora; com muita habilidade, mudou os rumos de um povo queixoso, fazendo dele uma nação poderosa. A força da sua liderança ecoou por

muitos anos após sua morte (Js 24.31).

Nesta lição, foque as características singulares da liderança de Josué, que podem ser aplicadas à vida de todos, indistintamente: o grande líder caminha com homens que abraçam a Promessa; aprende a lidar com os seus medos; promove o ânimo; visa à conquista da Promessa e pauta-se pela Palavra de DEUS. Boa aula!

 

 

COMENTÁRIO

Palavra introdutória

Para compreendermos bem esta lição, teremos de comparar as gerações de Moisés e Josué. A primeira (de Moisés), em razão de ter iniciado o processo de saída do Egito, apresentou falta de entendimento do plano divino. A segunda (de Josué) foi mais madura e eficiente em dar continuidade ao empreendimento de conquistas e tomar posse da Terra Prometida.

 

 

1- A OBSTINADA GERAÇÃO DE MOISÉS

Depois de anos sofrendo no Egito, o Senhor ouviu o

clamor do Seu povo, levantando Moisés para tirá-lo de lá (Êx 3.9). Foram muitos os embates com Faraó, o rei do Egito, até que os hebreus conseguissem deixar aquela terra, para seguir pelo deserto, rumo a Canaã.

Depois de 400 anos vivendo como escravos, sem instrução e em troca de uma provisão diária, os hebreus não haviam crescido em entendimento. Eles formavam um povo obstinado (Êx 32.9), que criou caso com Moisés, quando ele passou a tratar com Faraó acerca da sua libertação, porque Faraó reagia negativamente, aumentando sua carga de trabalho (Êx 5.20,21). Mesmo depois de presenciarem o milagre das Dez Pragas, não demorou para que eles se insurgissem contra Moisés outra vez (Êx 15.23,24).

 

 

1-1- Os cinco pecados da geração de Moisés

Nem mesmo os milagres contínuos presenciados pelos hebreus (da saída ao percurso) — a travessia miraculosa pelo meio das águas do mar Vermelho (Êx 14.15-26); o maná diário e a revoada de codornizes que os alimentaram (Êx 16); a nuvem que os guiava e refrescava no deserto e a coluna de fogo que os aquecia nas noites gélidas (Êx 13.21,22; 40.36-38); a transformação de águas amargas em águas doces (Êx 15.23-27); a água vertida da rocha (Êx 17.1-7); a vitória sobre o exército amalequita (Êx 17.8-16) etc. — foram suficientes para que aquele povo aprendesse a confiar em DEUS. Paulo denuncia cinco pecados cometidos pela geração liderada por Moisés. O apóstolo diz, em sua primeira carta à igreja de Corinto, que DEUS não se agradou da maior parte deles, pelo que foram prostrados no deserto (1 Co 10.5). Vejamos.

 

 

1-1-1- Cobiça

O primeiro pecado dos hebreus, citado por Paulo, foi o

da cobiça: E essas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram (1 Co 10.6). Os hebreus, portanto, quebraram o décimo mandamento da Lei de DEUS (Êx 20.17; Sl 106.14).

 

 

1-1-2- Idolatria

O segundo pecado citado por Paulo foi o da idolatria:

Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber e levantou-se para folgar (1 Co 10.7). Paulo aqui faz referência ao dia em que os hebreus fizeram um bezerro de ouro para adorar (Êx 32.5).

 

 

1-1-3- Prostituição

O terceiro pecado citado por Paulo foi o da prostituição: E não nos prostituamos, como alguns deles fizeram e caíram num dia vinte e três mil (1 Co 10.8). Esse pecado, apontado pelo apóstolo na igreja de Corinto (2 Co 12.21), era também frequente em Israel: quando construiu o bezerro de ouro, de igual modo, o povo praticou esse pecado (Êx 32.6).

 

 

1-1-4- Tentação a DEUS

O quarto pecado citado por Paulo foi a tentativa de colocar DEUS à prova: E não tentemos a CRISTO, como alguns deles também tentaram e pereceram pelas serpentes (1 Co 10.9). Está presente também aqui o

fato de os hebreus terem tentado a DEUS por pelo menos dez vezes (Nm 14.22).

 

SUBSÍDIO 1-1-4

Muitos não entendem por que Paulo afirma que os

hebreus tentaram a CRISTO (1 Co 10.9), se viveram

1.500 anos antes dele. Na verdade, eles tentaram o

Salvador por antecipação, assim como o próprio Moisés incorreu nesse pecado quando feriu a rocha (Nm 20.11,12) — e a pedra era CRISTO (1 Co 10.4).

(Obs.: Pr. Henrique - Ainda podemos entender que CRISTO estava mesmo ali como Rocha - e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era CRISTO. 1 Coríntios 10:4)

 

 

1-1-5- Murmuração

O quinto pecado citado por Paulo — e o mais cometido pelo povo hebreu ao longo do êxodo — foi o da murmuração: E não murmureis, como também alguns

deles murmuraram e pereceram pelo destruidor (1 Co

10.10). Em razão dessa iniquidade, uma geração inteira pereceu no deserto. Somente os que saíram com idade inferior a 20 anos tiveram o privilégio de adentrar à Terra Prometida, além de Josué e Calebe (Nm 32.11,12), que saíram do Egito com mais idade. Este é o retrato de uma geração inteira que não soube honrar o seu líder, por não ser capaz de entender que ele era um preposto de Jeová para ela. Moisés não fazia escolhas; antes, submetia-se inteiramente à vontade de DEUS. O caminho do Senhor está na tormenta e na tempestade (Na 1.3), mas, apesar disso, ele é perfeito (Sl 18.30).

 

 

SUBSÍDIO 1-1-4

A murmuração, que vem em forma de queixa, é um

pecado cometido contra o a provisão de DEUS. É a desconfiança de que Ele não agirá em favor dos Seus (Nm 14.2,36; 16.11,41). (Obs.: Pr. Henrique - MURMURAR - luwn ou לין liyn - resmungar, reclamar, murmurar, fazer resmungar).

 

 

 

2- O GRANDE LÍDER DEIXA UM LEGADO

PODEROSO PARA AS GERAÇÕES FUTURAS

Já no final de sua vida, Moisés profetizou que Josué seria o seu sucessor: E ordenou a Josué, filho de Num, e disse: Esforça-te e anima-te, porque tu meterás os filhos de Israel na terra que lhes jurei; e eu serei contigo (Dt 31.23). Moisés, ao fim, cumpriu a sua missão: ele subiu ao monte Nebo, no cume do Pisga, e ali o Senhor o recolheu (Dt 34.8,9). Dali em diante, a incumbência de liderar os hebreus estava com Josué.

 

 

2-1- O grande líder caminha com homens que abraçam a Promessa

Josué e Calebe fizeram parte do grupo dos doze espias que Moisés enviou para averiguar o território de Canaã. Enquanto dez deles voltaram falando mal da terra, desencorajando o povo a continuar a jornada, Josué e Calebe voltaram falando bem dela, encorajando o povo a prosseguir e conquistar a Promessa. Josué e Calebe não se deixaram influenciar pela maledicência dos outros dez espias em Cades Barnéia; pelo contrário, ambos encorajaram toda uma nação a prosseguir rumo à conquista. Josué e Calebe tinham olhos bons (Nm 13.30; 14.6-8; Lc 11.34) e estavam do lado de DEUS, entendendo que Canaã era a terra que lhes garantiria o pão, conforme o Senhor prometera: terra que mana leite e mel (Dt 26.9).

 

 

2-2- O grande líder aprende a lidar com seus medos

O novo líder de Israel não fez campanha para assumir

o mais elevado cargo da nação israelita; pelo contrário:

ele sentiu-se incapaz. Embora já tivesse ouvido da parte do Senhor, por meio de Moisés, que deveria ter ânimo (Dt 31.23), ele ainda parecia desanimado — o que se percebe na intensificação da ordenação divina, quando o próprio Jeová se dirigiu ao novo líder de Israel, dizendo: Esforça-te e tem bom ânimo (Js 1.6);

Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo (Js 1.7);

Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não

pasmes, nem te espantes (Js 1.9). O medo traz consigo o desânimo. Por certo, Josué receava passar pelos mesmos sofrimentos que vira Moisés vivenciar, mas o Senhor tratou com ele pessoalmente.

 

 

2-3- O grande líder promove o ânimo

É preciso ter em mente que Satanás utiliza o desânimo

como arma, para tentar paralisar as pessoas. O adversário de nossa alma sabe que os abatidos não conseguem realizar coisa alguma. JESUS mesmo disse: Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele (Mt 11.12 ARA). Observe outros dois textos a seguir:

- Depois de curar a mulher que sofria por 12 anos com um ininterrupto fluxo de sangue, JESUS disse a ela: Tem ânimo, filha (Mt 9.22).

- Antes de curar o paralítico, que nem mesmo da cama quis sair para encontrar-se com JESUS, o Senhor corrigiu a sua postura: Filho, tem bom ânimo (Mt 9.2). Ao adentrar a Terra Prometida, Josué ainda teria grandes desafios a vencer, os quais exigiriam dele muito esforço — ação característica de quem tem ânimo. Tal como é o líder, assim são os seus liderados. Se Josué não se mostrasse animado, jamais conseguiria o que conseguiu. Isso se notará por toda a sua vida, a partir de então.

 

 

2-4- O grande líder visa à conquista da Promessa

O Senhor disse a Moisés: Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e desde este Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até o grande mar para o poente do sol será o vosso termo (Js 1.3,4). Os hebreus tiveram muito que lutar para conquistar a Terra Prometida, pois havia sete nações cananeias (Dt 7.1) e oito nações vizinhas (filisteus, amalequitas, midianitas, edomitas, moabitas, amonitas, sírios e fenícios) — todas eram inimigas de Israel. Foram cinco anos de luta até que as tribos de Israel fossem assentadas. Apesar de sentir-se desanimado por um tempo, Josué ergueu a cabeça e enfrentou grandes embates, até que, finalmente, conseguiu alcançar o seu intento: assentar dez tribos e meia em Canaã, e duas tribos e meia (Rúben, Gade e meia tribo de Manassés; Nm 32.33) do outro lado do Jordão — porque essas últimas entenderam que aquela região seria mais propícia para o seu gado. Há de se destacar, no entanto, que Israel jamais conquistou toda a terra prometida pelo Senhor. Nos dias de JESUS, a nação compreendia também a Transjordânia, ou seja, a porção além do Jordão, no território que hoje pertence à Jordânia. Ao Norte, estavam Pereia e Decápolis. Hoje, a nação está entre o rio Jordão e o mar Mediterrâneo, alcançando uma extensão de 240Km do Norte ao Sul. Há um tempo preparado na História bíblica para que esta

promessa se cumpra: no Milênio.

 

 

2-5- O grande líder pauta-se pela Palavra de DEUS

A Constituição (a lei maior de uma sociedade organizada) da nação israelita fora dada por DEUS a Moisés no monte Sinai. Ao ler a Torá, os hebreus estavam recebendo as leis divinas, que diziam respeito a todos os aspectos religiosos, políticos e sociais que os regeriam. O Senhor disse a Josué: Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás (Js 1.8). Sim, Josué pautou sua vida pelas leis do Senhor, pois ele sabia que, da obediência à Palavra de DEUS, viria a prosperidade da nação: (...) Porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás (Js 1.8; Sl 1.1-3). Depois de haver assentado todas as tribos e de desincumbir-se das batalhas, Josué intimou o povo a tomar uma decisão: (...) escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor (Js 24.15). Josué ensina-nos que conhecer e obedecer à Palavra é dever de todo servo de DEUS e, em particular, de todo líder espiritual (2 Tm 4.2).

 

 

CONCLUSÃO

Josué teve êxito em sua liderança. Este filho de Num figura como um modelo de liderança eficaz para todos nós ainda hoje: Serviu, pois, Israel ao Senhor todos os dias de Josué e todos os dias dos anciãos que ainda viveram muito depois de Josué e que sabiam toda a obra que o Senhor tinha feito a Israel (Js 24.31). O poder da sua liderança estendeu--se por anos e anos, após sua morte!

 

 

ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO

1. Qual foi a primeira exigência de DEUS a Josué para que liderasse o Seu povo?

R.: Que tivesse ânimo.