quinta-feira, 14 de maio de 2009

Estudos da LIÇÃO 07 CONSIDERAÇÕES SOBRE O CASAMENTO

LIÇÃO 07 - CONSIDERAÇÕES SOBRE O CASAMENTO Lições Bíblicas Aluno - Jovens e Adultos - 2º TRIMESTRE DE 2009 1Coríntios - Os Problemas da Igreja e Suas Soluções Comentários do Pr. Antônio Gilberto Complementos e questionários: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
TEXTO ÁUREO "Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros DEUS os julgará" (Hb 13.4).
VERDADE PRÁTICA Fundado por DEUS no princípio, o casamento é uma instituição social e vitalícia como ponto de origem e suporte da família.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Coríntios 7.1-5,7,10,11. 1 Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher; 2 mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido. 3 O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido. 4 A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também, da mesma maneira, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. 5 Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e, depois, ajuntai-vos outra vez, para que Satanás vos não tente pela vossa incontinência. 7 Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de DEUS o seu próprio dom, um de uma maneira, e outro de outra. 1 Coríntios 7.10 Todavia, aos casados, mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher se não aparte do marido. 1 Coríntios 7.11 Se, porém, se apartar, que fique sem casar ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher. 7.1 QUE O HOMEM NÃO TOCASSE EM MULHER. O cap. 7 todo é a resposta de Paulo às perguntas feitas pela igreja de Corinto a respeito da vida conjugal. Suas instruções devem ser lidas à luz do versículo 26: "Tenho, pois, por bom, por causa da instante necessidade". Um período de grande aflição e perseguição estava para vir sobre os cristãos de então, e nessa situação, a vida conjugal seria difícil. Note-se que "não tocar em mulher" significa, aqui, não casar-se. 7.3 O MARIDO PAGUE À MULHER. O compromisso do casamento importa em cada cônjuge abrir mão do direito exclusivo ao seu próprio corpo e conceder esse direito ao outro cônjuge. Isso significa que nenhum dos cônjuges deve deixar de atender os desejos sexuais normais do outro. Tais desejos, dentro do casamento são naturais e providos por DEUS, e evadir-se da responsabilidade de satisfazer as necessidades maritais do outro cônjuge é expor o casamento às tentações de Satanás no campo do adultério (v. 5). 7.11 SE, PORÉM, SE APARTAR, QUE FIQUE SEM CASAR. No versículo 10, Paulo mostra que a vontade de DEUS para o casamento é que ele seja permanente. Também mostra que, às vezes, o relacionamento conjugal se torna tão insuportável que é necessário os cônjuges se separarem. No versículo 11, portanto, Paulo não se refere ao divórcio permitido por DEUS, causado por adultério (ver Mt 19.9), nem ao abandono de um cônjuge pelo outro (ver v.15). Pelo contrário, Paulo está falando da separação sem divórcio formal. Talvez isso se refira a situações em que o cônjuge age de modo a pôr em perigo a vida física ou espiritual da esposa e dos filhos. Em tais casos, é preferível que um dos cônjuges deixe o outro, mas que permaneça sem casar. É inaceitável que Paulo fosse favorável a não separação de um casal em que um dos cônjuges vive sempre a maltratar fisicamente o outro e a agredir os filhos. 1 Coríntios 7.32 E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor; 1 Coríntios 7.333 mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher. 7.32 O SOLTEIRO. As Escrituras afirmam que o estado de solteiro não é, de modo algum, inferior ao de casado. Na realidade, é melhor, e isso no aspecto mais importante de todos: a possibilidade de prestar serviço a DEUS sem outras preocupações. O solteiro (vv. 32,33), ou a solteira (v. 34) pode dedicar-se às coisas do Senhor mais do que o casado. "Ser santo, tanto no corpo como no espírito", não se refere a modelo de ética, mas à possibilidade de uma maior dedicação a DEUS, sem o peso das responsabilidades, preocupações e problemas da família. O solteiro pode dedicar-se, com todos os seus dons, ao Senhor, livre de outros cuidados; totalmente ocupado com as coisas do Senhor e com a sua Palavra.
CASAMENTO - ORIGEM DIVINA PAI - MÃE - FILHOS A família é uma instituição divina. Ela é tão importante, que foi criada antes da Igreja, antes do Estado, antes da nação. DEUS não fez o homem para viver na solidão. Quando acabou de criar o homem, Adão, o Senhor disse: "Não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma adjutora, que esteja como diante dele" (Gn 2.18). DEUS tinha em mente a constituição da família, mas esta não está completa só com o casal. Por isso, o Senhor previu a procriação, dizendo: "Crescei e multiplicai-vos e enchei a terra (Gn 1.27-28). Fica mais clara a origem da família, quando lemos: "Portanto, deixará o homem seu pai e e sua mãe e se unirá à sua mulher e serão ambos uma só carne" (Gn 2.24). "O homem" aí é o filho, nascido de pai e mãe. DEUS fez a família para que o homem não vivesse na solidão (Sl 68.6; 113.9). Sete princípios do casamento bíblico Sete razões para o casamento 1 Sua origem divina. (Gn 2.24) 1 Só, o homem é incompleto. (Gn 2.18) 2 Sua santidade. (Hb 13.4) 2 Cumprir o plano divino. (Gn 2.24) 3 Sua indissolubilidade. (Mt 19.6) 3 Gerar filhos. (Gn 1.28) 4 Sua monogamia. (I Co 7.2) 4 Evitar a prostituição. (I Co 7.2) 5 Sua heterossexualidade. (Gn 1.27; 2.24) 5 Será base da Nação. (Sl 144.12-15) 6 A submissão da esposa. (Ef 5.22) 6 Para glorificar a DEUS. (I Co 10.31) 7 O amor do marido. (Ef 5.23) 7 Expressar o amor de DEUS. (Ct 8.7) Vida Íntima Conjugal O homem tem se tornado tão egoísta que até mesmo onde nunca deveria ser egoista, tem sido um péssimo exemplo disto: O prazer sexual é para os dois, para a esposa e para o esposo. Infelizmente a falta de diálogo e de amor por parte do marido tem negligenciado o prazer sexual da esposa que na mairia das vêzes finge o orgasmo para que não perca seu companheiro. Que amor cristão é este que se satisfaz em detrimento da parceira, da companheira, da adjutora que DEUS deu ao homem para com ele desfrutar das bênçãos do casamento, da família. Não vos priveis um do outro, salvo por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e novamente vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência (I Co. 7:4-5). O marido não deve decidir se privar de relação sexual com sua mulher salvo por mútuo consentimento, o mesmo acontece com respeito à mulher. Ambos devem se lembrar que de acordo com a Bíblia, agora são "uma só carne”. Portanto, o marido deve se colocar à disposição do prazer da sua esposa, assim como a mulher O relacionamento à dois tem de ser protegido a qualquer custo contra a invasão de terceiros, seja eles os sogros, os filhos, a televisão, os amigos, uma secretária, ou o telefone. Na analogia do casamento segundo Paulo a esposa representa a Igreja (Noiva de CRISTO) e o marido representa CRISTO (o Noivo). Por isso a relação amizade (Jo 15.15), irmandade(Mt 12.49, Hb 2.11), amor (Jo 3.16 com Ef 5.33) e temor (Mc 4.41 com Ef 5.33) entre a esposa e o marido devem sempre existir. Bons Exemplos De Família Exemplo e Porque Noé - Hb 11.7 Seus filhos eram obedientes e foram escolhidos para serem instrumento de DEUS na preservação da espécie humana. "Para salvação de sua família, construiu a arca'. Josué - Js 24.15 Eu e a minha casa serviremos ao Senhor, escolheu para si e sua família. Ordem na casa para deixar a idolatria e servir a DEUS de todo o coração e de todo o entendimento. Filipe - At 21.8,9 De diácono a evangelista, com quatro filhas que profetizavam. A família cristã avivada possui Dons do ESPÍRITO SANTO. A IMPORTÂNCIA DO CULTO DOMÉSTICO Exercer o sacerdócio no lar não requer um horário específico ou dia marcado, é atividade a ser exercida sempre, em diferentes situações. Mas a prática de um culto em família auxilia muito. Devemos desenvolver o hábito de cultuar a DEUS em família, o que envolve o ir juntos à Casa do Senhor, como vemos acontecendo desde os dias do Velho Testamento: "Todo o Judá estava em pé diante do Senhor, como também as suas crianças, as suas mulheres e os seus filhos", 2 Crônicas 20:13 "No mesmo dia, ofereceram grandes sacrifícios e se alegraram; pois DEUS os alegrara com grande alegria; também as mulheres e os meninos se alegraram, de modo que o júbilo de Jerusalém se ouviu até de longe", Neemias 12:43 Elcana subia com toda a sua família para adorar ao Senhor (1 Sm.1:1-5). Acredito que pais cristãos devem levar seus filhos à igreja. Mesmo que ela não seja perfeita (e não é, porque não existe igreja perfeita!), é melhor que eles cresçam num ambiente que exalta ao Senhor e sua Palavra do que num ambiente mundano que exalta o pecado e os prazeres da carne. Lemos no Evangelho de Lucas que os pais de JESUS o levaram ao templo para consagrarem-no ao Senhor (Lc.2:22-24), depois há registros de que o fizeram por ocasião da Festa da Páscoa quando ele estava com 12 anos (Lc.2:41-43), mas a maior evidência de que JESUS cresceu exposto ao ensino da Lei na Sinagoga era o conhecimento que ele trazia (como homem) das Escrituras. Cultuar ao Senhor em família não envolve somente o ir à igreja, mas também pode abranger um culto familiar na própria casa. Foi exatamente isto que aconteceu na casa de Cornélio (At.10:33). A reunião familiar também não precisa acontecer apenas dentro de casa. Além dos cultos na igreja, podemos nos reunir em algum outro lugar (e até mesmo com outras famílias) para buscar ao Senhor (At.21:5).
CELIBATO X CASAMENTO (Pr. Eguinaldo Hélio de Souza - CACP) O Novo Dicionário Aurélio apresenta uma definição superficial sobre o termo “celibato”. Diz apenas que é “o estado de uma pessoa que se mantém solteira”. Em uma visão bíblica e religiosa, porém, é muito mais do que isso. Celibato é a ausência de atividade sexual na vida de um indivíduo. Ocorre geralmente por motivos religiosos, embora qualquer pessoa possa exercê-lo. O celibato pode (e às vezes até deve) ser exercido por apenas um período. Os solteiros devem, com certeza, praticá-lo, bem como os viúvos e separados. Mas também pode ser praticado temporariamente por motivos espirituais (1Co 7.5). Nosso enfoque, aqui, não é o estado de celibato temporário, mas sua prática permanente. Claro que a Bíblia fala em celibato, mas nem tudo o que leva este nome é bíblico. Distorcido ao longo dos anos por influências gnósticas e estranhas, esta prática se tornou, por imposição humana, um “preceito de homens” e “doutrina de demônios” (1Tm 4.1), distante dos critérios de DEUS. A Enciclopédia Britânica assim se expressou sobre o assunto: “A ligação entre o cristianismo e o judaísmo e a aceitação do Antigo Testamento pela Igreja cristã, tendia a perpetuar na Igreja primitiva a estima que os hebreus tinham por casar e ter numerosos filhos”. Logo, se o estado celibatário se tornou sinônimo de um estado espiritual, isso não ocorreu como produto da pregação apostólica. Outras influências fora da cultura hebraica e do contexto bíblico levaram a prática a extremismos danosos. I- Quando o celibato é bíblico? Dizer que o celibato nunca é bíblico, não é verdade. Podemos encontrar base para ele tanto nos sinópticos quanto nos escritos paulinos. A história, sacralizada como tradição no catolicismo, não é normativa. Há exemplos e afirmações neotestamentárias que devem ser levadas em conta. Ignorá-los tem gerado pesados e amargos frutos. a- Quando é uma decisão pessoal Quando JESUS falou sobre pessoas que se decidiram por viver uma vida celibatária por amor ao reino de DEUS, foi bem explícito em apresentar isso como uma decisão puramente pessoal. Não é uma adesão a algum regulamento fixo da lei mosaica ou a qualquer outro ponto das Escrituras, mas uma escolha deliberada e própria. “Porque há eunucos que nasceram assim; outros foram feitos eunucos pelos homens; e há eunucos que se fizeram eunucos por causa do reino dos céus” (Mt 19.12; grifo do autor). Em Israel, não havia uma classe instituída de eunucos como havia em outras nações. Aliás, os castrados eram proibidos de entrar na congregação do Senhor (Dt 23.1). Quando a Bíblia faz referência aos eunucos, geralmente eles pertencem a outras nações. Eram guardas de harém (Et 2.3,14,15), ou serviam os reis e rainhas em diversos cargos (Jr 38.7; At 8.27). Conforme o Dicionário da Bíblia John D. Davis, não é muito certo que o termo eunuco tenha o mesmo significado em todas as passagens das Escrituras, pois há casos em que falam de eunucos casados, como, por exemplo, Potifar, que era casado (Gn 37-39). Também se faz, ocasionalmente, menção de eunucos entre o povo de Israel ou mesmo em Judá (2Rs 24.15; 25.19; Jr 29.2;). John D. Davis afirma que “os eunucos existentes no reino de Judá eram, pela maior parte, senão em sua totalidade, estrangeiros”, como vemos em Jeremias 38.7. Lembrando ainda que JESUS fala de eunucos de nascença e de eunucos castrados pelos homens. De qualquer maneira, não havia algo como uma instituição de “eunucado” como se isso tivesse alguma virtude em si. A cultura judaica valorizava o casamento, a procriação e a varonilidade. O conceito de renúncia ao casamento por amor ao reino de DEUS é um elemento novo dentro da fé escriturística, com um caráter estritamente pessoal. b- Quando o celibatário recebeu o dom para “aceitar isto” Há um segundo ponto importante no celibato bíblico. Além da decisão individual, o celibatário deve possuir aptidão para permanecer em tal estado. JESUS terminou sua sentença com a frase: “Quem puder aceitar isto, aceite-o” (Mt 19.12), mostrando que nem todos estavam aptos a receber tal preceito. JESUS disse ainda que nem todos poderiam receber esta palavra, mas somente aqueles a quem foi concedido recebê-la (v.11). Paulo, o apóstolo celibatário, afirma a questão de vocação ainda com mais veemência ao responder às perguntas dos coríntios sobre o casamento. “Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de DEUS o seu próprio dom, um de uma maneira, e outro de outra” (1Co 7.7). Pela revelação bíblica, não basta alguém desejar ser celibatário para sê-lo. É necessária uma capacitação especial de DEUS. c- Quando o celibato leva a uma maior santificação a DEUS O motivo do celibato bíblico é só um: maior disponibilidade para DEUS e o seu reino (Mt 19.12). O fato de um cristão não querer se casar pode ser ocasionado por motivos que não um chamado para servir a DEUS integralmente. Pode haver motivos de ordem social, física ou psicológica. O celibatário vocacionado o fará com pleno prazer, não se sentirá oprimido pela ausência de um marido ou esposa, mas utilizará sua vida completamente a serviço de DEUS. Paulo coloca o celibato neste foco, mostrando que os que são casados têm de cuidar de coisas relativas a esta vida para agradar seu cônjuge, enquanto que os solteiros cuidam das coisas do Senhor apenas, tendo maior consagração, tanto no seu corpo quanto no seu espírito (1Co 7.32-34). Não é a mera abstinência sexual que constitui o valor de um celibato voluntário, mas o resultado desta abstenção no serviço divino. Este ponto é importante, pois não é a ausência do ato sexual que torna o celibatário mais consagrado, mas uma vida desligada das coisas deste mundo, voltada somente para DEUS e seu reino. II- Quando o celibato não é bíblico? Embora o celibato clerical católico seja o mais conhecido, houve e há outros grupos que entendem o celibato como sendo necessário e obrigatório, pelo menos para algumas classes especiais dentro do grupo, criando uma espécie de casta de eunucos espirituais. Grupos menores, na História passada e em nossos dias, exigem o celibato como um estado automático de maior santidade e por isso o impõe como exigência para adesão ao grupo. a- Quando é imposto por outros Uma coisa é incentivar o celibato. Outra é exigi-lo. Uma coisa é crer que uma vida de solteiro, voltada só para as coisas divinas, é melhor. Outra coisa é estabelecer que só possa ser dessa forma. Dizer que alguém é obrigado ao celibato se deseja ser um ministro da Igreja de CRISTO é uma ordenança humana e um ensino antibíblico: “Mas o ESPÍRITO expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência, proibindo o casamento...” (1Tm 4.1-3; grifo do autor). Não existe qualquer lugar nas Escrituras que estabeleça um estado de solteiro obrigatório para quem quiser tomar sobre si o encargo da obra de DEUS. O celibato obrigatório teve uma evolução histórica, por influências não-apostólicas e não-bíblicas. Ainda lemos na Britânica: “O celibato de clérigos não parece ter sido obrigatório durante os primeiros séculos cristãos. A opinião formalmente sustentada por alguns de que o celibatário teve origem apostólica tem sido largamente abandonada. A liberdade de escolha era a norma [...] No Ocidente, o Concílio de Elvira na Espanha (306 d.C.) decretou o celibato nas seguintes palavras: ‘é inteiramente proibido a bispos, sacerdotes, diáconos e todos os clérigos colocados no ministério viver com suas esposas e filhos gerados. Quem o fizer será destituído de sua posição de clérigo’”. b- Quando o celibatário não consegue se conter Paulo foi taxativo ao dizer que se alguém não pode se conter, que então se case, pois é melhor casar do que viver abrasado (1Co 7.9). Isso quer dizer que somente alguém que é celibatário por dom e vocação deve insistir em permanecer nessa condição. Os demais estão desobrigados pela Palavra a tal esforço. c- Quando entende o sexo como inerentemente mal A imposição celibatária nasceu da falta da distinção entre a perversão sexual e o ato sexual propriamente dito. A perversão sexual é completamente condenada nas Escrituras. Já o ato sexual faz parte dos planos de DEUS desde a criação do homem, pois, ao criá-lo, disse: “Crescei e multiplicai-vos” (Gn 1.28). “E viu DEUS que também isto era muito bom” (v.31). Outras influências não-bíblicas foram responsáveis por esse desvio. Essa visão, provavelmente, tem raízes gnósticas. O gnosticismo classificava a matéria como algo inerentemente mal, sendo produto não de um DEUS bom e sábio, mas de outra entidade inferior. Eusébio, em sua História eclesiástica, tece comentário sobre uma seita denominada “encratitas”, originada de dois hereges gnósticos: Saturnino e Marcião. Eusébio escreve o seguinte, citando Irineu: “Aqueles que brotaram de Saturnino e de Marcião, chamados encratitas, proclamavam abstinência do casamento, deixando de lado o propósito original de DEUS e censurando tacitamente quem os fez macho e fêmea para a propagação da raça humana”. Ainda prossegue Eusébio, no mesmo capítulo, citando Irineu e repreendendo a posição desses gnósticos com respeito ao matrimônio: “Também o casamento, declarava [um certo Taciano] juntamente com Marcião e Saturnino, era apenas corrupção e fornicação”. “Os gnósticos, que identificavam a matéria com o mal, procuravam uma forma de criar um sistema filosófico em que DEUS, como espírito, seria livre da influência do mal e no qual o homem seria identificado, no lado espiritual de sua natureza, com a divindade [...] Em seu sistema, não havia lugar para a ressurreição da carne [...] Também os maniqueus, outra seita gnóstica, popularizou o celibato. O maniqueísmo provocou tal exaltação da vida ascética a ponto de ver o instinto sexual como mal e enfatizar a superioridade do estado civil do solteiro”. Muitos líderes do século 2o tinham uma visão do casamento influenciada pelo gnosticismo. Chegavam a interpretar o casamento como uma conseqüência da queda de Adão e não como algo anterior a ele, o que não é certo. Ficavam com uma visão conflitante do casamento, como sendo necessário e desaconselhável ao mesmo tempo: “A hesitação dos ortodoxos casuístas sobre este interessante assunto trai a perplexidade de homens relutantes em aprovar uma instituição que eles eram compelidos a tolerar. Alguns gnósticos foram mais consistentes. Eles proibiram o uso do casamento”. d- Quando o faz por “proibição demoníaca” O apóstolo Paulo foi celibatário por plena voluntariedade. Mas ele não encarava tal fato como uma obrigação ministerial. Muito pelo contrário. Questionou os coríntios em sua primeira epístola: “Não temos nós o direito de levar conosco uma esposa crente, como fazem os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor e Cefas?” (1Co 9.5). Logo, o celibato obrigatório não era instituição apostólica. Uma nota da Bíblia de Jerusalém sobre esta passagem, diz: “Como quer que seja, em vista dos problemas materiais, os apóstolos casados, como Cefas (Pedro), geralmente levavam a esposa em missão”. É difícil traçar uma genealogia histórica para o celibato clerical. Com certeza, não foi apostólico tanto quanto não é bíblico. Nunca foi geral no cristianismo e, mesmo quando foi imposto aos clérigos, não era praticado uniformemente: “Por exemplo, a igreja oriental sempre permitiu que seus sacerdotes casassem. O celibato clerical é exigido somente dos monges. Os bispos ortodoxos orientais são tradicionalmente escolhidos entre os monges, portanto, celibatários. O sacerdote simples da paróquia, no entanto, tem permissão para se casar antes de ser ordenado. Se for solteiro por ocasião de sua ordenação, deve permanecer assim. A tradição católica romana desenvolveu paulatinamente a prática do celibato clerical universal, de tal modo que todos os sacerdotes da Igreja devem permanecer solteiros e castos”. A argumentação do catolicismo sobre o celibato clerical é de que não há imposição. Quem faz o voto sacerdotal o acata voluntariamente. Isso, todavia, constitui uma imposição humana e não divina. As pessoas não deviam ter de escolher entre ser ministro cristão e ter uma família. As duas alternativas não são incompatíveis. Dizer que alguém só pode ser ministro se for celibatário é proibir o casamento para o clérigo. Quando, porém, lemos a Palavra de DEUS, vemos que esta posição está absolutamente em conflito com ela. Veja o que Paulo escreveu sobre algumas das características dos ministros: “Esta é uma palavra fiel: Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher [...] tendo seus filhos em sujeição [...] se alguém não sabe governar a sua própria casa [família], terá cuidado da igreja de DEUS?” (1Tm 3.1-5; grifos do autor). E ainda: “Por esta causa te deixei em Creta, para que [...] de cidade em cidade, estabelecesse presbíteros, como já te mandei: aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis [...] (Tt 1.5,6; grifos do autor). e- Quando leva a desvios sexuais Não faz muito tempo, a mídia mundial ficou repleta de denúncias de práticas homossexuais e pedófilas por parte do clero católico. Isso sem falar no Movimento dos Padres Casados, que é uma dissidência católica e um protesto aberto contra o celibato obrigatório. Não é de se espantar coisas desse tipo. Quando os impulsos sexuais não são refreados por um dom da graça de DEUS, serão extravasados de uma forma ou de outra. Assim escreveu o apóstolo em sua epístola aos Romanos: “E semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza” (1.27; grifos do autor). A torpeza foi o resultado de deixar “uso natural da mulher”. DEUS criou o homem como um ser sexuado e estabeleceu princípios pelos quais essa necessidade seria legitimamente atendida. Isso está claro na Bíblia: “Macho e fêmea os criou” (Gn 1.27); “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2.18); e, por fim, “Deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher e serão os dois uma só carne” (Gn 2.24). E ainda o apóstolo Paulo arremata: “Todavia, para evitar a fornicação, cada homem tenha a sua mulher e cada mulher tenha o seu marido” (1Co 7.2 – Bíblia de Jerusalém). A insistência na obrigatoriedade do celibato clerical, tanto na prática quanto na matéria teológica, é plena demonstração de uma “consciência cauterizada” ou, como traduz a Bíblia de Jerusalém, “hipocrisia dos mentirosos, que têm a própria consciência como que marcada com ferro quente” (1Tm 4.2). III- Considerações finais Se alguém deseja ser celibatário, sente que tem um chamado de DEUS para isto, sente-se capacitado por DEUS para assumir essa posição, então que seja. Mas, definitivamente, não há qualquer grau de pecaminosidade no casamento e, especificamente, no ato sexual praticado pelo marido e a mulher. “Mas, se te casares, não pecas; e, se a virgem se casar, não peca” (1Co 7.28). Para terminar, vale a observação do dr. Otto Borchert sobre JESUS e o casamento: “Não podemos duvidar, nem por um momento, que JESUS via grandes benefícios no casamento. Em algumas de suas parábolas, Ele retratou a alegria do casamento como a maior de todas, chegando a se comparar com o noivo. Ele mesmo tomou parte em um casamento e experimentou o maior prazer com os ramos de oliveira (filhos) que são o resultado de tal união. Além disso, invocou a lei da criação (DEUS os fez macho e fêmea) contra Moisés, revelando o pleno significado intrínseco e a seriedade desta lei (Mt 19.4). Aqueles dentre nós que o conhecem, reconhecem que JESUS nunca foi partidário das pessoas que proíbem o casamento (1Tm 4.3), da mesma forma, jamais podemos crer que seja possível que Ele [JESUS] tenha dado o conselho oferecido pelo seu apóstolo de que é melhor não se casar”. Notas: 1 Enciclopédia Britânica, 1969, vol 5. 2 CESARÉIA, EUSÈBIO de. História eclesiástica (Livro 4, XXIX). São Paulo: Fonte editorial, 2005, p. 146. 3 Ibid. 4 CAIRNS, Earle E. O cristianismo através dos séculos. São Paulo: Edições Vida Nova, p. 81. 5 Declínio e queda do império romano, Cap 15, p.192. Coleção grandes livros do Ocidente, Enciclopédia Britânica. 6 Ibid.Cap XV, 92. 7 OLSON, Roger. História da teologia cristã. São Paulo: Editora Vida, 1999, p. 309. 8 BORCHERT, Otto. O JESUS histórico. São Paulo: Edições Vida Nova, 1985, p. 245. Conclusão: A satisfação sexual deve ser do casal, cada um se esforça pelo prazer do outro, são parceiros no amor conjugal. A esposa é mansa e quieta, submissa à autoridade dada por DEUS ao seu marido; O marido ama sua esposa e a sustenta de amor, carinho e compreensão; os filhos são obedientes aos seus pais e tementes a DEUS; este é o modelo bíblico da Família Cristã. A Família vem antes da Igreja, pois não há Igreja sem família. Não podemos ser felizes na Igreja sem sermos felizes em nossa família. Façamos portanto da Igreja, a nossa Família. Nossa Família é responsável pela evangelização do mundo. Veja bons estudos sobre Família em: http://universobiblico.com.br/assembleia/estudosbiblicos/familia%20crista.htm INTERAÇÃO Prezado professor, você está preparado para a ministração de mais uma aula? O tema de hoje, como todos do trimestre, é muito relevante, pois estudaremos, de modo direto e enfático, a respeito do casamento. Poderíamos fazer várias afirmações a respeito do matrimônio, mas que fique gravado na mente e no coração de seus alunos que o casamento é uma "sociedade" mútua instituída por DEUS, em que cada participante deve zelar pelos direitos e bem-estar do cônjuge. OBJETIVOS Após esta aula, seu aluno deverá estar apto a: Compreender que o casamento é uma "sociedade" mútua instituída por DEUS. Conscientizar-se de que o casamento deve ser no Senhor. Saber que o matrimônio é uma salvaguarda contra a imoralidade. ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA Professor, nos capítulos 5 e 6 da Epístola aos Coríntios, Paulo condena a imoralidade na igreja local. Ora, o antídoto contra o indecoro moral é o casamento no Senhor. Portanto, o capítulo 7 é o texto da Bíblia que mais discute e comenta o matrimônio e algumas de suas particularidades. Esta seção está dividida em: (vv.1-7) O comportamento dos cônjuges no casamento; (vv.8,9) A situação dos solteiros e viúvas; (vv.10,11) O casal cristão; (vv.12-16) Casamentos mistos; (vv.17-28) O estado de cada crente; (vv.29-35) Permanência no estado presente.
RESUMO DA LIÇÃO 07 - CONSIDERAÇÕES SOBRE O CASAMENTO Palavra Chave: Casamento Instituição divina que tem por objetivo a união entre um homem e uma mulher. Havia dúvidas entre os crentes de Corinto sobre o casamento e o relacionamento familiar em geral. I. CASAMENTO OU CELIBATO "Mando, não eu, mas o Senhor" (v.10); "Digo eu, não o Senhor" (v.12). Ver também os vv.25,40. 1. Casar ou não casar? " O matrimônio foi instituído por DEUS e é um estado honroso (Hb 13.4), mas o celibato também é uma opção de vida perfeitamente natural (v.38). O casal cristão que vive no temor de DEUS simboliza CRISTO e sua Igreja (Ef 5.31,32). II. A NECESSIDADE DO CASAMENTO (vv.2-5) Vejamos algumas atitudes e deveres cristãos concernentes ao casamento (vv.3,4). 1. Obrigações recíprocas (7.3,4). 2. Abstinência temporária (7.5,6). III. O SOLTEIRO (vv.7-9). 1. "Cada um tem de DEUS o seu próprio dom" (v.7). 2. O conselho de Paulo aos solteiros que desejavam permanecer neste estado (v.8) IV. COMPROMISSOS CRISTÃOS NO CASAMENTO (vv.10,11) 1. A mulher e o marido não devem se separar. 2. Conversão do cônjuge após o casamento (1 Co 7.12-16). CONCLUSÃO Maior é DEUS para guardar a todos os que nEle confiam e que vivem para Ele. SINOPSE DO TÓPICO (1) O matrimônio foi instituído por DEUS. E, assim como o celibato, é um estado honroso. SINOPSE DO TÓPICO (2) O casamento efetuado por amor recíproco preserva e protege a pureza moral da sociedade. SINOPSE DO TÓPICO (3) O solteiro pode permanecer nesse estado para realizar a obra de DEUS. SINOPSE DO TÓPICO (4) O casamento deve ser indissolúvel. AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO Subsídio Teológico "Asceticismo e o celibato matrimonial [...] No versículo 2, Paulo está argumentando contra o falso ensino que defende o asceticismo e o celibato matrimonial. Alguns supunham que a vinda de CRISTO estava muito próxima e que por isso deveriam ser espirituais. Esse pensamento de ser "espiritual" era provavelmente influência proveniente de idéias gregas sobre o corpo ser algo indigno (veja 1 Co 6.12-20; 15.1-58). O que Paulo quer dizer é que cada homem que já está casado deve continuar mantendo relações com sua própria esposa, e cada esposa com o seu próprio marido. Esta é a norma para os cristãos. A imoralidade que Paulo tem em mente é homens casados irem visitar prostitutas (em geral as prostitutas do templo que eram incentivadas pela religião grega). O versículo 2 se aplicaria a todo caso extraconjugal de hoje. Dentro do casamento, o marido tem a responsabilidade primária de buscar a satisfação sexual de sua esposa. A esposa também deve corresponder. Paulo não considera as relações sexuais como somente para procriação. Elas são uma obrigação dentro do casamento, mas o marido e a esposa devem respeitar-se um ao outro para chegarem a um acordo mútuo sobre como e quando. Visto que no plano de DEUS eles são unidos como uma carne, cada um possui o corpo do outro." (HORTON, S. M. I e II Coríntios: Os problemas da igreja e suas soluções. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 69.) BIBLIOGRAFIA SUGERIDA - HORTON. S. M. I e II Coríntios: os problemas da igreja e suas soluções. RJ: CPAD, 2003. SAIBA MAIS Revista Ensinador Cristão, CPAD, no 38, p.39. APLICAÇÃO PESSOAL Ao nascer, fomos dotados de impulsos (tendência natural) específicos sem os quais nossa sobrevivência seria impossível. O impulso sexual caracteriza o instinto de preservação da espécie. Depois da Queda, no jardim do Éden, o homem pecador passou a deturpar este impulso divino, gerando as muitas aberrações que sabemos existir hoje, mas isso não invalida a intenção de DEUS em abençoar o homem e perpetuar a espécie através da sexualidade sadia. Provérbios 5.18 diz que "bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade". A vida sexual saudável dentro do casamento tem a bênção de DEUS, além de dar alegria e prazer ao cônjuge (Hb 13.4). Todavia, o desejo sexual deve ser disciplinado se quisermos viver de acordo com a vontade do Pai. Satanás, que induziu o homem a pecar contra DEUS, tem um plano oposto aos propósitos estabelecidos pelo Criador. Ele tem trabalhado em favor da banalização do sexo e da destruição do casamento. Estejamos, pois atentos às suas ciladas e oremos mais a favor da família. QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 06 - DEMANDAS JUDICIAIS ENTRE OS IRMÃOS RESPONDA CONFORME A REVISTA DA CPAD - 2º TRIMESTRE DE 2009 TEXTO ÁUREO 1- Complete: "Venerado seja entre todos o ____________________ e o leito sem ____________________; porém aos que se dão à prostituição e aos __________________ DEUS os julgará" (Hb 13.4). VERDADE PRÁTICA 2- Complete: Fundado por DEUS no princípio, o _________________________ é uma instituição social e _______________________ como ponto de origem e __________________ da família. INTRODUÇÃO 3- Quais as principais dúvidas entre os crentes de Corinto, que os fez escrever ao apóstolo Paulo a fim de se esclarecerem sobre esses assuntos (v.1)? Coloque "X" para a resposta correta: ( ) Sobre o arrependimento e o relacionamento amoroso em geral. ( ) Sobre o casamento e o relacionamento familiar em geral. ( ) Sobre o futuro glorioso da igreja e o relacionamento com DEUS. 4- Onde encontramos, na bíblia, o texto mais rico acerca do casamento em seus diversos aspectos: o casal e a vida conjugal; os filhos; o estado de solteiro; a separação e o divórcio; a viuvez e o novo casamento etc...? Coloque "X" para a resposta correta: ( ) No capítulo seis da primeira epístola de Paulo aos Coríntios. ( ) No capítulo sete da primeira epístola de Paulo aos Coríntios. ( ) No capítulo oito da primeira epístola de Paulo aos Coríntios. I. CASAMENTO OU CELIBATO 5- Por que Paulo usava termos como "Mando, não eu, mas o Senhor" (v.10); "Digo eu, não o Senhor" (v.12) e também os vv.25,40? Coloque "X" para a resposta correta: ( ) Porque o que ele mandava não tinha valor, mas o que JESUS mandava tinha. ( ) Por causa da evidente inspiração divina e sobrenatural do apóstolo Paulo ao tratar deste importante assunto. ( ) porque só valia o que JESUS tinha dito. 6- O que quer dizer "Bom seria que o homem não tocasse em mulher" (v.1)? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso: ( ) Quer dizer que os homens devem evitar o contato físico com suas esposas. ( ) Quer dizer que melhor é ficar solteiro para aproveitar a vida. ( ) No estado de celibato, o homem e a mulher devem manter-se sexualmente abstêmios. ( ) Intimidades conjugais são limitadas ao casamento. ( ) DEUS não criou o sexo para o pecado, como está ocorrendo no mundo ímpio; o chamado "sexo livre" (abominação). ( ) Não significa, de acordo com a Bíblia, que seja impróprio, ou condenável, estar solteiro ou casado. ( ) É questão de consciência e possibilidades de cada um. ( ) O casamento traz consigo certas obrigações que os pretendentes não podem ignorar. Em 1 Timóteo 4.1-3. 7- Qual seria, para o apóstolo Paulo, um dos sinais do fim dos tempos? Coloque "X" para a resposta correta: ( ) A multiplicação de casamentos. ( ) A multiplicação de filhos. ( ) A proibição do casamento. 8- Complete: Há por toda parte uma multidão de casais vivendo sem serem casados sob o rótulo de "união ____________________________" protegida pelo Estado. O matrimônio foi instituído por DEUS e é um estado honroso (Hb 13.4), mas o celibato também é uma opção de vida perfeitamente _______________________ (v.38). O casal cristão que vive no temor de DEUS simboliza ______________________________ e sua Igreja (Ef 5.31,32). II. A NECESSIDADE DO CASAMENTO (vv.2-5) 9- Como é o casamento efetuado por amor recíproco? Coloque "X" para a resposta correta: ( ) Ele preserva e protege a pureza moral da sociedade a partir da família: "Mas por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido" (v.2). ( ) Tem muitas desavenças e separações, mas no fim todos se encontram. ( ) Nunca acontecem brigas e nem discussões, é perfeito. 10- Quais as Obrigações recíprocas (7.3,4) do casal, dentro do tema "O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido" (v.3)? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso: ( ) O marido é obrigado a praticar sexo toda vez que a esposa desejar e vice-versa. ( ) Todo tipo de sexo deve ser praticado pelo casal. ( ) Cumpram com seus deveres conjugais. ( ) O verbo "pague" deixa claro que não se trata de favor, mas de uma obrigação; do marido para com a esposa e da esposa para com o marido. ( ) O ato conjugal não visa somente à procriação, mas a satisfação mútua. ( ) No casamento, cada cônjuge tem direito à pessoa do outro. ( ) Na área sexual ambos estão no mesmo nível. ( ) As diferenças afetivas e psicológicas dele e dela devem ser conhecidas por ambos, a partir do marido, por ser ele a cabeça do casal (1 Pe 3.7 "com entendimento"). ( ) A expressão "Não vos defraudeis um ao outro" (v.5), é um preceito bíblico. ( ) O relacionamento físico do casal é parte do plano divino (1 Co 7.3); ( ) O relacionamento físico do casal é uma necessidade conjugal (Pv 5.15,18); ( ) O relacionamento físico do casal é um direito conjugal (Êx 21.10). 11- Como Satanás procura destruir o casamento? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso: ( ) Ele procura fazer com que o casal tenha muitos filhos. ( ) No v.5, Satanás é citado como um inimigo pronto para infernizar e destruir o casamento, especialmente através da infidelidade conjugal. ( ) Ele sempre procura arruinar tudo o que é bom, e o casamento é um de seus principais alvos. 12- Como se dá a abstinência temporária do casal (7.5,6)? Coloque "X" para a resposta correta: ( ) Dá-se a abstinência temporária quando um dos cônjuges resolve abster-se sexualmente para dedicar-se de forma integral a um trabalho qualquer. ( ) Dá-se a abstinência temporária quando um dos cônjuges resolve abster-se sexualmente para dedicar-se de forma integral a uma diversão, ou laser. ( ) Dá-se a abstinência temporária quando um dos cônjuges resolve abster-se sexualmente para dedicar-se de forma integral a uma missão ou atividade espiritual. 13- Quais as condições da abstinência temporária do casal (7.5,6)? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso: ( ) Nunca devem e nem podem se separar, nem mesmo temporariamente. ( ) Consentimento mútuo. ( ) A situação deve ser temporária "por algum tempo". ( ) Por vontade e decisão de um dos dois. ( ) Deverá ser por elevados propósitos cristãos - oração, jejum. ( ) Deverão juntar-se de novo, imediatamente. III. O SOLTEIRO (vv.7-9). 14- O que quer dizer: "Cada um tem de DEUS o seu próprio dom" (v.7)? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso: ( ) O termo "dom" refere-se a uma capacitação sobrenatural conferida por DEUS para alguém permanecer solteiro sem "abrasar-se" (v.9), e sem frustração. ( ) O cristão pode permanecer solteiro por tempo indeterminado, ou nunca se casar para realizar propósitos específicos de DEUS. ( ) Isso requer não somente domínio próprio, mas um dom especial da graça divina, o qual não é concedido a todos:"cada um tem de DEUS o seu próprio dom..." (v.7). ( ) O termo "dom" refere-se a uma capacitação natural adquirida por alguém que decidiu permanecer solteiro sem "abrasar-se" (v.9), e sem frustração. 15- Com o que tinha a ver o conselho de Paulo aos solteiros que desejavam permanecer neste estado (v.8) de solteiro? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso: ( ) Tinha a ver com as condições sombrias que estavam para atingir a igreja. ( ) No v.26, a expressão "instante necessidade" equivale a "situação angustiosa que se aproxima". ( ) Porque Paulo achava que todos os jovens deveriam ficar solteiros. IV. COMPROMISSOS CRISTÃOS NO CASAMENTO (vv.10,11) 16- A mulher e o marido podem ou devem se separar? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso: ( ) Sim, podem, pois o casamento é dissolvido havendo alguma desavença. ( ) Não devem. ( ) Podem e devem quando não se entendem bem. ( ) O apóstolo expressa diretamente a vontade do Senhor: "Todavia, aos casados, mando não eu, mas o Senhor" (v.10). ( ) "A mulher se não aparte do marido (...) ( ) "o marido não deixe a mulher" (vv.10,1). 17- Complete: Naquela época tanto a lei romana quanto a judaica concedia igualmente ao marido e a mulher o direito de ___________________ o casamento por "_________________ razão"(Mt 19.3b).JESUS, porém, declarou enfaticamente: "Qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de ___________________________, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério" (Mt 19.9). Ler também Mt 5.32; Mc 10.11,12; Lc 16.18; Ml 2.14-16. 18- Segundo 1Co 7.12-16, o descrente passa a ser santo em CRISTO, perante DEUS, porque seu cônjuge é convertido? O que significa então esse termo santo? Coloque "X" para a resposta correta: ( ) Sim. Significa que o marido ou mulher de um crente é salvo perante DEUS pelo modo consagrado de viver do crente. Através do cônjuge crente, as bênçãos do casamento são conferidas sobre o descrente ( ) Não. Significa que o marido ou mulher de um crente é condenado por DEUS, por causa do viver consagrado do seu cônjuge crente e sua não conversão. ( ) Não. Significa que o marido ou mulher de um crente é motivado a chegar-se a DEUS pelo modo consagrado de viver do crente. Através do cônjuge crente, as bênçãos do casamento são conferidas sobre o descrente 19- E no caso dos filhos, Segundo 1 Co 7.12-16, os filhos descrentes passam a ser santo em CRISTO, perante DEUS, porque seu pai ou sua mãe é convertido? O que significa então esse termo santo? Coloque "X" para a resposta correta: ( ) Não. Os filhos de tal casamento são abençoados... "mas, agora, são santos" (v.14). Significa que os filhos de um(a) crente são motivados a chegarem-se a DEUS pelo modo consagrado de viver do crente. (DEUS não tem neto, só filhos). ( ) Sim. Os filhos de tal casamento são abençoados... "mas, agora, são santos" (v.14). Significa que os filhos de um(a) crente são de DEUS, são salvos também. ( ) Não. Os filhos de tal casamento são salvos... "mas, agora, são santos" (v.14). Significa que os filhos de um(a) crente são santificados para DEUS pelo viver do crente que é pai ou mãe. 20- No caso do cônjuge descrente se recusar a permanecer com o convertido por causa de sua fé em CRISTO, o que deve fazer o crente? Coloque "X" para a resposta correta: ( ) O descrente está livre da obrigação de sustentar o casamento. Sempre a iniciativa deve ser do crente. "Mas, se o descrente se apartar, aparte-se" (v.15), porém deve ficar sem se casar de novo. ( ) O cristão está livre para sustentar o casamento. Mas, a iniciativa deve ser do descrente. "Mas, se o descrente se apartar, aparte-se" (v.15), poderá esse crente se casar de novo. ( ) O cristão está livre da obrigação de sustentar o casamento. Mas, a iniciativa deve ser do descrente. "Mas, se o descrente se apartar, aparte-se" (v.15), porém deve ficar sem se casar de novo. RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO NOS VÍDEOS: http://universobiblico.com.br/assembleia/estudosbiblicos/videosebdnatv.htm Ajuda: CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - BÍBLIA de Estudos Pentecostal. http://universobiblico.com.br/assembleia/estudosbiblicos/videosebdnatv.htm (VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE) BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD. 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