QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 6, A SOBERANIA E A AUTORIDADE DE DEUS

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 6, A SOBERANIA E A AUTORIDADE DE DEUS
RESPONDA CONFORME A REVISTA DA CPAD DO 2º TRIMESTRE DE 2010
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas corretas e com "F" as falsas.

TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"Ou não tem o ______________________ poder sobre o ___________________, para da _____________________ massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?" (Rm 9.21).

VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
Em sua inquestionável ______________________________, DEUS trata as suas criaturas como bem lhe _____________________. Submetamo-nos, pois, à sua perfeita, infinita e sábia ________________________________.

INTRODUÇÃO
3- Como é conhecido o capítulo 18 de Jeremias?
( ) É conhecido como a Parábola da Teofania de DEUS.
( ) É conhecido como a Parábola da Predestinação de DEUS.
( ) É conhecido como a Parábola da Soberania de DEUS.

4- O capítulo 18 de Jeremias vai de encontro e confronta uma doutrina muito difundida hoje em dia, por que? Complete:
A doutrina calvinista que é extremada por mostrar que DEUS já escolheu uns para serem __salvos__ e outros para serem condenados. Esse texto é uma riquíssima lição sobre a eleição e a __predestinação__. O Senhor, através da arte do __oleiro__, mostra serem os temas eleição e predestinação perfeitamente compreensíveis e harmônicos. O livre-harbítrio existe e é possível que alguém não queira a graça de DEUS e que mesmo a tendo aceitado, alguém caia da fé, se não perseverar.

5- Devemos descer (grifo nosso) até onde para conhecermos a soberana vontade de DEUS consoante a Israel, aos gentios e à nossa própria vida?
( ) Desçamos à casa do Oleiro. E, aqui, em meio às ferramentas de seu ofício, conheçamos a soberana permissão de DEUS .
( ) Desçamos à casa do Oleiro. E, aqui, em meio às ferramentas de seu ofício, conheçamos a soberana vontade de DEUS .
( ) Desçamos à casa do Oleiro. E, aqui, em meio às ferramentas de seu ofício, conheçamos o soberano amor de DEUS .

I. A VISITA À CASA DO OLEIRO
6- Onde era a casa do oleiro em Jerusalém?
( ) Achava-se localizada, provavelmente, no extremo sul de Jerusalém, nas cercanias da Porta do Oleiro e do Vale dos Filhos de Hinon.
( ) Achava-se localizada, provavelmente, no extremo norte de Jerusalém, nas cercanias da Porta do Oleiro e do Vale de Josafá.
( ) Achava-se localizada, provavelmente, no extremo oeste de Jerusalém, nas cercanias da Porta do Oleiro e dos cavalos.

7- Quais eram os instrumentos de trabalho do oleiro?
( ) Um animal de carga e duas tábuas.
( ) Eram duas rodas superpostas.
( ) A inferior, acionada com os pés, movimentava a superior, onde o oleiro colocava a argila, a fim de moldá-la de acordo com a sua concepção.
( ) E, assim, em movimentos simples, mas seguros, era o barro transformado em vasos e outras vasilhas tão úteis no dia-a-dia das senhoras hebréias

8- O que buscava DEUS, com esta parábola da casa do oleiro, para os filhos de Israel?
( ) Deixar uma importante lição, pensavam estes que, pelo simples fato de serem descendência de Abraão, achavam-se a salvo dos juízos e dos castigos divinos.
( ) O Senhor, porém, mostra-lhes que todos, judeus e gentios, nos encontramos sob a sua jurisdição.
( ) Desejava DEUS mostrar aos judeus sua escolha inegociável e irrevogável de sua salvação sobre eles.
( ) Assim como o oleiro tem poder sobre a argila, de igual modo trata-nos DEUS consoante à sua soberania, levando sempre em conta, naturalmente, o livre-arbítrio com que Ele nos dotou.

9- Onde devemos estudar, na Bíblia, para melhor compreendermos a parábola do Oleiro?
( ) É necessário que se estude os capítulos doze, quatorze e dezoito do livro de Jeremias.
( ) É necessário que se estude os capítulos nove, dez e onze da Epístola de Paulo aos Romanos.
( ) No capítulo nove, discorre o apóstolo acerca da eleição de Israel; no dez, fala sobre a rejeição de Israel como povo eleito; e no onze, trata da futura reconciliação de Israel com o Messias.

II. A SOBERANIA DE DEUS
10- Complete:
A ____________________________ de DEUS é uma das mais difíceis __________________________ das Sagradas Escrituras. E só viremos a entendê-la corretamente, se nos mantivermos centrados nas Sagradas Escrituras, sem nos desviarmos nem para o predestinacionismo absoluto e cego nem para o chamado ___________________________.

11- Qual a definição de "Soberania de DEUS"?
( ) A soberania de DEUS é a autoridade inquestionável que Ele exerce sobre todas as coisas criadas, quer na terra, quer nos céus, de tudo dispondo conforme os seus conselhos e desígnios.
( ) A soberania de DEUS se resume à sua ação como juíz das nações.
( ) Sua soberania está baseada em sua onipotência, onipresença e onisciência.
( ) DEUS é absoluto e necessário - todos precisamos dEle para existir; sem Ele, não há vida nem movimento.

12- Por que Soberania de DEUS não é arbitrariedade de DEUS?
( ) A soberania é um instrumento legítimo de DEUS, através da qual executa Ele toda a sua vontade, visando a plena consecução de seus decretos.
( ) Porque DEUS não permite aos homens escolherem serem salvos atravéz de sua graça.
( ) Sendo infinitamente santo e justo, e Criador de quanto existe, tem o Senhor DEUS autoridade sobre todas as criaturas morais, e tudo fará a fim de que o seu plano redentivo seja integral e perfeitamente cumprido.
( ) DEUS jamais criaria uns para a salvação e outros para a danação eterna. Isto contrariaria os dois principais atributos de sua bondade: santidade e justiça.

13- Como entender ambas as doutrinas, Eleição e predestinação?
( ) A predestinação é universal. Ou seja: DEUS, em seu profundo e inigualável amor, predestinou todos os seres humanos à vida eterna (Jo 3.16).
( ) Por conseguinte, ninguém é chamado à vida para ser lançado no lago de fogo que, conforme bem o acentuou JESUS, fora preparado para o Diabo e aos seus anjos (Mt 25.41).
( ) Cumpre ressaltar, porém, que o fato de o homem ser predestinado à vida eterna não lhe garante a posse compulsória desta.
( ) Somos eleitos ou para sermos salvos ou para sermos condenados, mesmo antes do mundo ser criado.
( ) É necessário creia ele no Evangelho e aceite e persevere em seguir a JESUS, a fim de que seja havido por eleito de DEUS.
( ) Nossa eleição, portanto, tem como base a soberania e a presciência divinas: "eleitos segundo a presciência de DEUS Pai, em santificação do ESPÍRITO, para a obediência e aspersão do sangue de JESUS CRISTO: graça e paz vos sejam multiplicadas". (1 Pe 1.2).

14- O que aprendemos, com o profeta Jeremias, sobre a soberania de DEUS, no capítulo dezoito de Jeremias?
( ) Que somos salvos e nada nos atrapalhará irmos para o céu, nem mesmo o pecado.
( ) O Senhor está a ensinar-nos uma grande lição: embora hajamos sido escolhidos para ser a sua particular herança, devemos cumprir as cláusulas da aliança que Ele conosco estabeleceu por intermédio de CRISTO JESUS (Hb 12,23,24).
( ) Caso contrário: haveremos de ser reprovados como o foram os israelitas.
( ) Não basta ser filho de Abraão; é necessário fazer as obras de Abraão (Mt 3.9; Jo 8.39).

III. O CRENTE E A VONTADE DE DEUS
15- Complete:
É chegado o momento de __________________________ com mais seriedade a soberania de DEUS. O mesmo Oleiro que de uma argila ____________________________ formou Israel, também ____________________________-nos de entre as nações, constituindo-nos um povo santo, especial e de boas obras (Tt 2.14). Como estamos encarando a soberania de DEUS? Temos considerado a sua vontade? Ou achamos que, frágeis vasos, temos __________________________ sobre o Oleiro? Humildemente, oremos: "Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu".

CONCLUSÃO
16- Complete:
É chegado o momento de nos ______________________________ à vontade de DEUS. Ele é o Oleiro; nós, apenas a argila. De acordo com a sua soberania, estará trabalhando em nossas vidas. Uns, vasos de _____________________________; outros, de desonra (2 Tm 2.20). Submetamo-nos, pois, à sua vontade, a fim de que Ele, de conformidade com o seu ______________________________, opere abundantemente em nossa vida.

RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO NOS VÍDEOS EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm