Escrita Lição 2, Os Artesãos do Tabernáculo, 2tr19, Pr Henrique, EBD NA TV

Lição 2, Os Artesãos do Tabernáculo
2º Trimestre de 2019 - O Tabernáculo - Símbolos da Obra Redentora de CRISTO - Comentário: Pr Elienai Cabral
Complementos, Ilustrações e Vídeos: Pr. Luiz Henrique de Almeida Silva - 99-99152-0454. - henriquelhas@hotmail.com
Para nos ajudar - conta Bradesco - 7074-2 agência 2365-5
 
Estudo escrito para ajudar
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao9-ujf-1tr14-umlugardeadoracaonodeserto.htm
Vídeo para Ajudar
https://www.youtube.com/watch?v=xdTCl6FxBKs&list=PL9TsOz8buX18wbn_L_LUzEqjyB3Jk2znO
 
Vídeo da Lição - https://www.youtube.com/watch?v=kSmUWbAfBX4  
 
 
 
 
 
TEXTO ÁUREO“Mas um só e o mesmo ESPÍRITO opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” (1 Co 12.11)
 
 
 
VERDADE PRÁTICAO Criador dotou cada homem de talentos individuais para a sua honra e glória.
 
 
 
LEITURA DIÁRIASegunda – Êx 36.1-3,8 Sabedoria divina para executar a obra
Terça – Êx 28.3 Capacidade divina aos escolhidos
Quarta – Êx 35.10,25,26 Mulheres capacitadas com sabedoria
Quinta – Rm 12.5-8 Fazendo a obra sábia e dedicadamente
Sexta – 2 Co 10.12-14 Sabedoria e humildade
Sábado – Jo 3.8; Ef 4.7 Escolha e capacitação dadas pelo ESPÍRITO
 
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Êxodo 31.1-111 - Depois, falou o SENHOR a Moisés, dizendo: 2 - Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, 3 - e o enchi do ESPÍRITO de DEUS, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência em todo artifício,
4 - para inventar invenções, e trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre, 5 - e em lavramento de pedras para engastar, e em artifício de madeira, para trabalhar em todo lavor. 6 - E eis que eu tenho posto com ele a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todo aquele que é sábio de coração, para que façam tudo o que te tenho ordenado, 7 - a saber, a tenda da congregação, e a arca do Testemunho, e o propiciatório que estará sobre ela, e todos os móveis da tenda; 8 - e a mesa com os seus utensílios, e o castiçal puro com todos os seus utensílios, e o altar do incenso; 9 - e o altar do holocausto com todos os seus utensílios e a pia com a sua base; 10 - e as vestes do ministério, e as vestes santas de Arão, o sacerdote, e as vestes de seus filhos, para administrarem o sacerdócio; 11 - e o azeite da unção e o incenso aromático para o santuário; farão conforme tudo que te tenho mandado.
 
 
OBJETIVO GERAL - Enfatizar que DEUS deseja dotar pessoas de habilidades especiais para realizar obras especiais.
 
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Destacar como DEUS chama pessoas especiais para executar serviços especiais;
Elencar as virtudes dessas pessoas: cheias do ESPÍRITO, sabedoria, entendimento e ciência;
Conscientizar que devemos usar os talentos para a glória de DEUS.
 
 
INTERAGINDO COM O PROFESSORPara iniciar a lição desta semana, faça uma pequena recapitulação da lição passada. Cinco minutos são suficientes. Rememore sobre a importância do Tabernáculo para Israel e a relação dessa imagem para a Igreja hoje. Lembre que, tal qual o Tabernáculo, a Igreja é um projeto de DEUS no mundo.
É importante fazer essa ligação com a lição anterior, pois o aluno deve ter bem claro na mente a concatenação das lições ao longo do trimestre. Assim, você poderá iniciar a reflexão sobre a importância dos artesãos para construir o Tabernáculo. Ora, o Tabernáculo era um projeto divino e DEUS precisava de pessoas habilidosas para construí-lo. Por isso, Ele separou essas pessoas e as usou de maneira graciosa.
 
 
PONTO CENTRAL - DEUS separa pessoas para fazer obras especiais.
 
 
Resumo da Lição 2, Os Artesãos do Tabernáculo
I – HOMENS ESPECIAIS PARA SERVIÇOS ESPECIAIS (31.1,2,6)
1. Bezalel e Aoliabe, chamados por DEUS (Êx 31.2,6).
2. A prerrogativa de DEUS (Êx 31.1,2).
3. A pluralidade do serviço cristão (Rm 12.4-8; 1 Co 12.8-10,28).
II – CHEIOS DO ESPÍRITO, SABEDORIA, ENTENDIMENTO E CIÊNCIA (Êx 31.3-5)
1. Cheios do ESPÍRITO para realizar a obra (v.3).
2. Habilidades especiais para obras especiais (vv.4,5).
III – USANDO OS TALENTOS PARA A GLÓRIA DE DEUS 
1. Os talentos (habilidades) de Bezalel e Aoliabe.
2. Os talentos revelados na Igreja (Mt 25.14,15).



SÍNTESE DO TÓPICO I - 
Bezalel e Aoliabe eram homens especiais chamados por DEUS para executar serviços especiais.
SÍNTESE DO TÓPICO II - Para realizar obras especiais é preciso ter habilidades especiais por intermédio do ESPÍRITO SANTO.
SÍNTESE DO TÓPICO III - As habilidades de Bezalel e Aoliabe nos estimulam a usar os talentos em favor dos irmãos e para a glória de DEUS.
 
 
 
 
Comentários extras do Pr. Henrique
 INTRODUÇÃO
Êx 31:2-11 - 1 DISSE TAMBÉM O SENHOR a Moisés: 2 "Sabe o que fiz a BezaleI, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Judá? Chamei Bezalél pelo nome 3 e o enchi do Espírito de Deus. Dei a ele estes dons: habilidade, inteligência e conhecimento artístico 4 para desenhar e trabalhar em ouro, em prata, em bronze. 5 Também para preparar jóias, fazer gravações em madeiras e para fazer toda espécie de trabalhos de arte.
6 "Escolhi um companheiro para BezaleI. É Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã. Além disso, dei a todos os que trabalham nessas coisas, capacidade especial para fazerem tudo o que mandei. 7 "Farão o Tabernáculo, a arca do Testemunho, o assento da misericórdia - em cima da arca - e todos os utensílios, do Tabernáculo. 8 "Farão a mesa e seus utensílios, o lustre de ouro e seus utensílios. "Farão o altar do incenso 9 e o altar das ofertas queimadas, e seus utensílios todos. Farão a bacia e o suporte dela. 10 "Farão as belas roupas sagradas que Arão e os filhos dele usarão para servirem como meus sacerdotes. 11 "Farão o óleo da unção e o incenso aromático especial para o Santuário. Agora, eles vão fazer todas essas coisas seguindo as instruções que dei a você. Bíblia VIVA.
 
Todos nascem com algum talento natural dado por DEUS, mas a minoria usa este talento a serviço de DEUS. Ainda destes a minoria pede a DEUS a unção do ESPÍRITO SANTO para usar melhor seu talento recebido e se coloca em posição de ser usado pelo ESPÍRITO SANTO, em total submissão a Este.
Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias. Eclesiastes 7:29
 
DEUS chama

DEUS chama aqueles que se colocam à sua disposição com um coração sincero para Lhe servir. DEUS escolhe quem vai lhe dar resultado. Quem vai produzir no reino de DEUS.
Aos chamados DEUS enche do ESPÍRITO SANTO. A quem escolheu, DEUS capacita para produzir mais.
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. João 15:16
 
 
QUEM ESCOLHEU OS AUXILIARES DE MOISÉS FOI DEUS .
31.3 E O ENCHI DO ESPÍRITO DE DEUS. Ser cheio do Espírito de Deus, aqui, refere-se à dotação e à capacitação pelo Espírito Santo, para serviço especial a Deus. É correto, segundo o novo concerto, orar para que o Espírito nos dê, tanto proficiência física, como dons espirituais, a fim de cumprirmos a vontade de Deus para as nossas vidas.
 
 MOISÉS TEVE OUTROS AUXILIARES
 auxiliares de Moisés (Êx 18.25).
a) Miriã, sua irmã - b) Arão, seu irmão - c) Os 70 anciãos (Nm 11:16) - d) Jetro, seu sogro - e) Josué, seu sucessor
 
DEUS chamou Moisés para Liderar 3 milhões de pessoas pelo deserto, durante 40 anos (Foi-lhe dada a unção do ESPÍRITO SANTO, a ponto de dele ser enviada inção para 70 anciãos e ele permanecer cheio - "tirando do espírito, que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos" Nm 11:25).
O QUE É LIDERANÇA?
Definir liderança é como tentar definir o amor: todos sabem que ele existe, mas é difícil dar-lhe uma definição exata.
Vejamos algumas definições que podem nos ajudar na compreensão.
“ Liderar é influenciar”. (Sam Deep)
“ Liderar não é dominar, mas, sim, a arte de convencer as pessoas a trabalharem em vista de um objetivo comum”. (Daniel Goleman)
“ Liderar é libertar as pessoas para que elas façam o que é necessário, da forma mais eficaz e mais humana possível”. (Max Depree)
“ Para JESUS, liderar era ser servo dos servos”. (Mc.10:45).
“ Liderança não é uma questão de direito ou de título, mas de habilidade”. (John C. Maxwell)
“ Liderança é a capacidade de transformar visão em realidade”. (Warren G. Bennis)
“O líder é aquele que sobe na árvore mais alta, estuda a situação em seu conjunto e grita: “Estamos na mata errada”. (Stephen R. Covey)
“A liderança é o processo de estímulo pelo qual, mediante ações recíprocas bem-sucedidas, as diferenças individuais são controladas e a energia humana, que delas se deriva, encaminha-se em benefício de uma causa comum” .
“A liderança é o esforço de exercer, conscientemente, uma influência especial dentro de um grupo, no sentido de levá-lo a atingir metas de permanente benefícios que atendam às necessidades reais deste grupo”. (John Haggai)
Se pudéssemos perguntar para Neemias o que é liderança, certamente ele nos responderia: “Liderar é saber planejar, integrar, motivar, avaliar e estabelecer alvos”, pois, foi o que ele fez quando gerenciou o projeto de reconstrução dos muros de Jerusalém. Neemias, como um líder, impressiona muito porque, naquela época, ele já liderava utilizando o que se chama de conceito moderno de gerenciamento de grupo.
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao2-nic-4tr11-liderancaemtemposdecrise.htm
 
 
QUANTO TEMPO GASTARAM PARA FAZER O TABERNÁCULO?
A instituição da páscoa deu-se no 1º ano da saída dos israelitas do Egito, onde lemos em Êxodo 12.2: "Este mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano". 
Quando lemos em Êxodo 13.4: "Hoje, mês de abibe, estais saindo." 
ABIBE - significa: o germinar do trigo. Antigo nome cananeu do primeiro mês do ano sagrado dos hebreus, sendo o sétimo do civil; foi no dia 15 desse mês que partiu do Egito o povo de israel (Êxodo 13.4). Para comemorar esta libertação, foi a lua da Páscoa, mais tarde, considerada o princípio do ano judaico (Êxodo 12.2). Depois do Exílio mudou-se o nome para nisã, termo babilônico (março-abril). 
Em Êxodo 19.1 encontramos outra referencia que nos dá mais uma pista: "No terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no primeiro dia desse mês, vieram ao deserto de Sinai".
No monte Sinai, Moisés recebe de Deus as tábuas de pedra e a lei e os mandamentos para ensinar ao povo. Moisés permanece lá por quarenta dias e quarenta noite. Êxodo 24.12-18. Onde recebe as instruções para levantar o Tabernáculo. 
Em Êxodo 40.16-17 encontramos outra informação: "E tudo fez Moisés segundo o Senhor lhe havia ordenado; assim o fez. No primeiro mês do segundo ano, no primeiro dia do mês, se levantou o tabernáculo".
Então chegamos a um período (entre Moisés no monte Sinai e Deus mandar levantar o tabernáculo depois de pronto) 9 meses. Isto não significa que foram exatamente 9 meses, mas podemos entender que dentro deste período ocorreu a arrecadação das ofertas, o chamado de Bezalel e Aoliabe e a todo homem hábil, em cujo coração o Senhor tinha posto sabedoria para tal obra. Leia Êxodo 35. 4 - 40.17.
Interessante que no mesmo ano, no segundo mês, Deus manda Moisés levantar o censo de Israel, "No segundo ano após a saída dos filhos de Israel do Egito, no primeiro dia do segundo mês, falou o Senhor a Moisés, no deserto do sinai, na tenda da congregação... Assim, pois, todos os contados dos filhos de Israel, segundo a casa de seus pais, de vinte anos para cima, todos os capazes de sair à guerra, todos os contados foram seiscentos e três mil quinhentos e cinquenta". Números 1.1, 45, 46.
Levou cerca de 9 meses para a construção do Tabernáculo. Ler Exodo 19:1 e Numeros 9:1
 
 
ONDE FOI DADA A ORDEM PARA CONSTRUIR O TABERNÁCULO E ONDE FOI CONSTRUÍDO?
A primeira coisa a fazer, sendo obrigação do professor, é ler o livro de Êxodo todo este mês.
A ordem para construir o tabernáculo foi dada no monte Sinai, mais precisamente no monte Horebe.
Êx 3:12 Respondeu-lhe Deus: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado do Egito o meu povo, servireis a Deus neste monte.
Diante da Sarça ardente Moisés já soube de antemão o que haveria de acontecer. Até que Faraó não cederia e que DEUS faria milagres e até que pediriam prata e ouro aos egípcios antes de saírem.
Êx 3:20 Portanto estenderei a minha mão, e ferirei o Egipto com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele. Depois vos deixará ir.
21 E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando saírdes, não saireis vazios.
22 Porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hospede jóias de prata e jóias de ouro, bem como vestidos, os quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; assim despojareis os egípcios.
 

QUEM SUBIU AO MONTE PARA FALAR COM DEUS E RECEBER ORDEM PARA CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO FORAM SÓ MOISÉS E JOSUÉ (este ficou à parte no Monte esperando por Moisés). 40 dias Moisés passou na presença de DEUS em jejum (cremos que Josué também, embora a bíblia não cite - pode ser que Josué tenha levado algum alimento consigo). E levantou-se Moisés com Josué seu servidor; e subiu Moisés ao monte de Deus.
E disse aos anciãos: Esperai-nos aqui, até que tornemos a vós; e eis que Arão e Hur ficam convosco; quem tiver algum negócio, se chegará a eles.
E, subindo Moisés ao monte, a nuvem cobriu o monte.
E a glória do Senhor repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e ao sétimo dia chamou a Moisés do meio da nuvem.
E o parecer da glória do Senhor era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel.
E Moisés entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites.
Êxodo 24:13-18
 
 
Alguns dos números do Tabernáculo:
60 bases de prata para as colunas internas do Lugar Santo e do Santo dos Santos
60 colunas de acácia com 5m de altura
48 tábuas de acácia com 5m de altura e 0,37m de largura
– 20 do lado norte
– 20 do lado sul
– 6 para o oeste – parte de trás do tabernáculo
– 2 para os cantos
96 bases de prata, duas para cada tábua
15 travessas de acácias para unir as tábuas
– 5 travessas do lado sul
– 5 travessas do lado norte
– 5 travessas do lado oeste
5 bases de bronze na entrada do Lugar Santo
5 colunas de acácia com 5m de altura
4 bases de ouro na entrada do Lugar Santíssimo
4 colunas de acácia com 5m de altura
60 bases de bronze para as colunas externas do átrio
60 colunas de madeira de acácia ao redor do átrio
150 metros de linho torcido ao redor do átrio
4 cortinas cobriam o tabernáculo
– Uma cortina de couro de texugo
– Uma cortina de couro de carneiro
– Uma cortina de couro de cabra
– Uma cortina de linho torcido, com imagens de querubins
603.550 homens, acima dos 25 anos, contribuíram com ouro, prata e bronze para os objetos
1.250 m2 de área total (50 x 25m)
50 m2 de área no Lugar Santo (10 x 5m)
25 m2 de área no Santo dos Santos (5 x 5m)
1.000 kilos de ouro
3.430 kilos de prata
2.425 kilos de bronze
Só de ouro no valor de hoje se gastou 160.170.000,O0 Reais. Isso mesmo. 160 milhões de reais só em ouro para construção do tabernáculo.
10.290.000,00 de prata.
7.008.250,00 de bronze
Total - 177.468.250,00 (177 milhões e meio só de ouro, prata e cobre)
Se colocarmos a peles finíssimas, a madeira, os tecidos, alimentação, hospedagem e tudo o mais, no mínimo chegaremos ao valor de 500 milhões de reais que foram gastos para contruírem o Tabernáculo (Meio bilhão).
 
 Imagine os gastos de Salomão no Templo que era tudo aumentado muito mais.

Este ouro para construção do Tabernáculo foi conseguido na saída do povo do Egito. Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme à palavra de Moisés, e pediram aos egípcios jóias de prata, e jóias de ouro, e roupas.
E o Senhor deu ao povo graça aos olhos dos egípcios, e estes lhe davam o que pediam; e despojaram aos egípcios. Êxodo 12:35,36
 Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada. E esta é a oferta alçada que recebereis deles: ouro, e prata, e cobre, .....Êxodo 25:2,3
Receberam de graça dos Egípcios (DEUS abrindo seus corações, dando uma forcinha) e deram um pouco para a construção do Tabernáculo.
Recebemos de DEUS para ajudarmos à Igreja. Às vezes de nossas próprias empresas, às vezes das empresas de ímpios onde trabalhamos.
 
 
 
 
 
 
 
I – HOMENS ESPECIAIS PARA SERVIÇOS ESPECIAIS (31.1,2,6)
1. Bezalel e Aoliabe, chamados por DEUS (Êx 31.2,6).
Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do ESPÍRITO de DEUS, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência em todo artifício, para inventar invenções, e trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre, e em lavramento de pedras para engastar, e em artifício de madeira, para trabalhar em todo lavor. E eis que eu tenho posto com ele a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todo aquele que é sábio de coração, para que façam tudo o que te tenho ordenado, Êx 31:2-6.
 
Bezalel - (Strong Português) -  בצלאל B ̂etsal’el - “à sombra (i.e. proteção) de Deus”
- filho de Uri e neto de Hur; um artesão de Judá hábil em todas as obras de metal, madeira e pedra e um dos arquitetos do tabernáculo - TRIBO DE JUDÁ
 
Aoliabe - (Strong Português) -  אהליאב ’Oholiy’ab - “tenda do pai” 
Principal auxiliar de Bezalel na construção do tabernáculo.- TRIBO DE DÃ
 
Que coisa maravilhosa - "lhe dispôs o coração para ensinar a outros" - Bezalel, além de saber já trabalhar, ser cheio do ESPÍRITO SANTO, ser capacitado para saber mais, foi agraciado por DEUS para  "lhe dispôs o coração para ensinar a outros"
Depois disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o Senhor tem chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá. E o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento, ciência e em todo o lavor, E para criar invenções, para trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre, E em lapidar de pedras para engastar, e em entalhar madeira, e para trabalhar em toda a obra esmerada. Também lhe dispôs o coração para ensinar a outros; a ele e a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã. Encheu-os de sabedoria do coração, para fazer toda a obra de mestre, até a mais engenhosa, e a do gravador, em azul, e em púrpura, em carmesim, e em linho fino, e do tecelão; fazendo toda a obra, e criando invenções. Êxodo 35:30-35
 
 
De que Bezalel foi cheio?
Enchi do ESPÍRITO de DEUS
de sabedoria
de entendimento
de ciência em todo artifício
 
Para que Bezalel foi cheio de tudo isso?
Para inventar invenções, e trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre, e em lavramento de pedras para engastar, e em artifício de madeira, para trabalhar em todo lavor (trabalho que se fizer necessário).
 
O que foi dado a Aoliabe?
Tenho dado sabedoria ao coração de todo aquele que é sábio de coração, para que façam tudo o que te tenho ordenado. (Não diz que Aoliabe foi cheio do ESPÍRITO de DEUS, de entendimento e de ciência em todo artifício. Entendemos que DEUS aumentou a sabedoria de Aoliabe, pois já sabia trabalhar com as coisas com que teria que trabalhar agora na construção do Tabernáculo).
 
Assim trabalharam Bezalel e Aoliabe, e todo o homem sábio de coração, a quem o SENHOR dera sabedoria e inteligência, para saber como haviam de fazer toda a obra para o serviço do santuário, conforme a tudo o que o SENHOR tinha ordenado. Então Moisés chamou a Bezalel e a Aoliabe, e a todo o homem sábio de coração, em cujo coração o Senhor tinha dado sabedoria; a todo aquele a quem o seu coração moveu a se chegar à obra para fazê-la. Estes receberam de Moisés toda a oferta alçada, que trouxeram os filhos de Israel para a obra do serviço do santuário, para fazê-la, e ainda eles lhe traziam cada manhã ofertas voluntárias. E vieram todos os sábios, que faziam toda a obra do santuário, cada um da obra que fazia, E falaram a Moisés, dizendo: O povo traz muito mais do que basta para o serviço da obra que o Senhor ordenou se fizesse. Então mandou Moisés que proclamassem por todo o arraial, dizendo: Nenhum homem, nem mulher, faça mais obra alguma para a oferta alçada do santuário. Assim o povo foi proibido de trazer mais, Porque tinham material bastante para toda a obra que havia de fazer-se, e ainda sobejava. Êxodo 36:1-7 MOISÉS MANDOU PARAR DE TRAZER OFERTA.- INCRÍVEL.
 
 
2. A prerrogativa de DEUS (Êx 31.1,2).
 
No tempo de Salomão havia um homem entendido também em criar peças. Seu nome era Hirão Abiú
E Hirão, rei de Tiro, respondeu por escrito que enviou a Salomão, dizendo: Porque o Senhor tem amado o seu povo, te constituiu sobre ele rei. Disse mais Hirão: Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que fez os céus e a terra; o que deu ao rei Davi um filho sábio, de grande prudência e entendimento, que edifique casa ao Senhor, e para o seu reino.
Agora, pois, envio um homem sábio de grande entendimento, a saber, Hirão Abiú. Filho de uma mulher das filhas de Dã, e cujo pai foi homem de Tiro; este sabe trabalhar em ouro, em prata, em bronze, em ferro, em pedras e em madeira, em púrpura, em azul, e em linho fino, e em carmesim, e é hábil para toda a obra do buril, e para toda a espécie de invenções, qualquer coisa que se lhe propuser, juntamente com os teus peritos, e os peritos de Davi, meu senhor, teu pai. 2 Crônicas 2:11-14
DEUS dá sabedoria a cada um para alguma coisa - Descubra a sua aptidão ou talento.
Quem pôs a sabedoria no íntimo, ou quem deu à mente o entendimento? Jó 38:36
 
Pedro, por ser mais simples e menos estudado, foi convocado para exercer seu ministério entre os judeus (Gl 2.8), para que a pouca instrução nos escritos sagrados contrastasse com a sabedoria acadêmica dos escribas, fariseus e saduceus. Assim saberiam que a sabedoria dada a Pedro provinha de DEUS.
Paulo, por ter educação acadêmica, foi enviado aos gentios que nada sabiam da Palavra de DEUS (Rm 11.13). Assim seria loucura a pregação de Paulo, mas o poder de DEUS manifesto atrvés dele os convencesse de que falava em testemunho de DEUS.
 
 
 
3. A pluralidade do serviço cristão (Rm 12.4-8; 1 Co 12.8-10,28).
 
DEUS chama a quem quer. Não compreendemos, mas aceitamos, pois DEUS é todo sábio. 
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Isaías 55:8
 
Certamente DEUS tem um chamado para você que lê. Só dizer - Eis-me aqui - Envia-me a mim.
 
Sempre há vagas disponíveis na seara do Mestre.
Exemplos:
Pastoreio de Pastores, missionários e Cônjuges, Mobilização Missionária, Capacitação de Lideres, Musicistas, Professores, Evangelizadores, Visitadores de lares, prisões e hospitais, etc...
 
Existem obras a serem realizadas que são de ordem espirituais como ensino, visitação, aconselhamento, ministração de curas, batismos, libertação, etc...
Existem também obras materiais a serem realizadas na Igreja, como construção de casas e igrejas, limpeza dos templos, secretarias da igreja e da EBD ou de departamentos, cozinha, arrumação de bancos e cadeiras e ornamentação, etc....
 
Que você aplique o seu talento na obra de DEUS!
 
 
 
 
 
II – CHEIOS DO ESPÍRITO, SABEDORIA, ENTENDIMENTO E CIÊNCIA (Êx 31.3-5)

1. Cheios do ESPÍRITO para realizar a obra (v.3).
“o enchi do ESPÍRITO de DEUS” - Não diz "os Enchi" - Só Bezalel foi cheio. Isso implica em que para fazer aquela obra só através do ESPÍRITO SANTO. A orientação do ESPÍRITO SANTO e o poder do mesmo ESPÍRITO SANTO são concedidos para a realização de grandes obras de DEUS. Sem a orientação do ESPÍRITO SANTO a obra seria humana e mal feita. Não representaria o céu, mas a terra.
 
Criatividade, sabedoria, entendimento e ciência para construir o Tabernáculo e talhar cada peça em ouro, prata, bronze e madeira promanavam do ESPÍRITO de DEUS.
 
DEUS usou Otniel e lhe capacitou pelo ESPÍRITO SANTO para realizar uma tarefa de suma importância
E os filhos de Israel clamaram ao Senhor, e o Senhor levantou-lhes um libertador, que os libertou: Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe, mais novo do que ele. E veio sobre ele o Espírito do Senhor, e julgou a Israel, e saiu à peleja; e o Senhor entregou na sua mão a Cusã-Risataim, rei da Síria; contra o qual prevaleceu a sua mão. Juízes 3:9,10
 
A Igreja foi cheia do ESPÍRITO SANTO para realizar a grande obra de DEUS para salvação dos povos.
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra. Atos 1:8
E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.  Atos 2:2-4
De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, Atos 2:41
Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil. Atos 4:4
 
A sabedoria humana realiza obras humanas, com implicação passageira. A sabedoria do ESPÍRITO SANTO realiza obras divinas, com implicações eternas.

Portanto, a simbologia da capacitação espiritual para a construção do Tabernáculo se constitui figura de realidade espiritual do povo de DEUS no ministério cristão (At 6.3; Ef 5.18). 
 
2. Habilidades especiais para obras especiais (vv.4,5).
DONS
Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade? Hebreus 2:4
De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. Romanos 12:6-8
E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 1 Coríntios 12:28
 
Natural - já nascemos com ele - Dado por DEUS PAi - Habilidade natural (exemplo - tocar violão, cantar, socorros, governo, etc...)
Espiritual ou do ESPÍRITO SANTO (1 Co 12 Dados pelo ESPÍRITO SANTO como capacitação para uma obra especial como cura, milagre, etc...)
Ministerial (Ef 4.11) São homens dados por CRISTO à igreja - São para direção e orientação da Igreja
Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. 1 Coríntios 12:4-12
 
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. 1 Coríntios 12:7-11
 
Os dons do ESPÍRITO SANTO são capacitações especiais concedidas aos crentes para que o evangelho e o poder de DEUS sejam conhecidos e cridos.
 
 
E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Atos 2:4 BATISMO
Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? Atos 2:8 DOM DE LÍNGUAS
De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, Atos 2:41 RESULTADO DA MANIFESTAÇÃO DO DOM DE LÍNGUAS.
 
 
 E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. Atos 3:6
 Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil. Atos 4:4 RESULTADO DO MILAGRE
 
 
E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia; Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados. Atos 8:6,7
 
 
Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se. E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva. E foi isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor. Atos 9:40-42 RESULTADO DO MILAGRE
 
 
E estava assentado em Listra certo homem leso dos pés, coxo desde o ventre de sua mãe, o qual nunca tinha andado. Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos, e vendo que tinha fé para ser curado, Disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou. Atos 14:8-10 E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio e Antioquia, Atos 14:21 RESULTADO DO MILAGRE
 
  
III – USANDO OS TALENTOS PARA A GLÓRIA DE DEUS

1. Os talentos (habilidades) de Bezalel e Aoliabe.
Moisés foi submisso a DEUS repassando o projeto do tabernáculo. Bezalel e Aoliabe foram submissos à orientação de Moisés. Bezalel teve a orientação especial do ESPÍRITO SANTOI e seu auxiliar Aoliabe se submeteu à sua direção para fazer aquilo que Bezalel recebia de DEUS. Devido a serem submissos todos a DEUS a obra ficou pronta e maravilhosa ao término de quase 9 meses..
Consciência profunda de que DEUS nos chamou, Glorificação de DEUS e admitir que, embora você tenha a mais importante capacitação secular, DEUS sempre é quem dá a última instrução. Experimente estes "segredos"
A chamada de Bezalel e Aoliabe encerra grandes verdades aplicadas à liderança eclesiástica.
1) Deus se responsabiliza de mostrar os artífices na hora em que foram necessários. Parecia improvável virem de outra tribo que não a de Levi, que não houvessem passado por curso algum, a não ser a olaria de Faraó, mas Deus os havia capacitado!
2) Deus capacitou Bezalel e Aoliabe, depois os revelou a Moisés. O mérito maior do grande líder consistiu em lhes abrir espaço e prover os recursos adequados para o trabalho. Jamais Moisés poderia pensar que foi por sua argúcia ou atenção que os artífices foram descobertos!
3) O resultado é da equipe. Nem Moisés, nem Bezalel ou Aoliabe poderiam se ufanar de terem feito coisa tão bela como o Tabernáculo sozinhos. Foi a soma dos esforços de cada um, colocada debaixo das potentes mãos de Deus, que permitiu tal resultado!
4) Deus não dá habilidades estanques, coube a Bezalel e Aoliabe aperfeiçoar seu conhecimento, fazendo seu trabalho cada vez melhor (Êx 35:35). O mesmo aconteceu a Samuel, Davi, Salomão, foram aprimorando seus talentos à medida que faziam o trabalho!
5) A meta no trabalho do Senhor não é fazer qualquer coisa, a possível, a que dá pra fazer, mas o melhor. Bezalel e Aoliabe tinham por objetivo produzir uma verdadeira obra de arte. E conseguiram!
6) Criatividade é requisito indispensável para a liderança eclesiástica. Por outro lado, um líder não revela um liderado criativo podando sua espontaneidade. A chamada “corda curta” cria líderes acomodados, dependentes e incompetentes!
7) Ser um verdadeiro líder consiste em encontrar os Bezaleéis e Aoliabes, lhes delegar as tarefas necessárias, prover os recursos adequados e confiar nos resultados vindouros. O mais é consequência!
8) Existem aqueles a quem Deus chama e aqueles que atribuem a Deus a sua chamada tentando validar algo que nunca passou na mente divina. A verdadeira chamada de Deus não depende de bajulação, conhecimento, amizade ou afinidade, de quem corre ou deixa de correr!
9) Embora Moisés, Bezalel e Aoliabe tivessem liberdade de utilizar os materiais como quisessem, preferiram prestar contas ao povo nos mínimos detalhes, quanto ouro, prata e outros materiais. Esse preceito caro à administração eclesiástica chama-se transparência. http://www.daladierlima.com/bezalel-aoliabe-e-alguns-caros-principios-de-lideranca-eclesiastica/
 
2. Os talentos revelados na Igreja (Mt 25.14,15)
 
DEUS escolhe cada um de acordo com o que cada um pode realizar. Na parábola dos talentos o primeiro recebeu mais talentos (cinco) do que os outros porque tinha mais capacidade para produzir do que os outros e ele já tinha passado por provas e vencido. O segundo tinha menor capacidade de multiplicação do que o primeiro e recebeu 2 talentos, mas também já tinha passado por prova e vencido. O terceiro era muito limitado, mas provou não amar seu patrão, deu prejuízo (nós colocou no banco a juros), não podia reclamar porque só recebeu um talento.
 
Embora Mateus 25 seja uma passagem bíblica que trata acerca da volta de JESUS, ela é uma bela ilustração para mostrar o que DEUS espera que nós façamos com a nossa vocação. O que Ele exigiu de Bezalel e Aoliabe também está contemplado na Parábola dos Talentos. Nessa parábola a palavra grega talanton, que significa “talento”, ganha destaque. O termo refere-se à moeda de alto valor. Nesse contexto, o homem rico distribuiu vários talentos aos servos de acordo com a capacidade de cada um para negociar. Naturalmente, o homem rico esperava receber retorno dos servos. A mensagem aqui é clara: quando o Senhor voltar, Ele deseja nos encontrar trabalhando de acordo com as habilidades que Ele nos capacitou para o seu reino. Desenvolver os talentos simboliza perseverar na fé e o comprometer-se em colocar a serviço do Corpo de CRISTO tudo o que o Senhor nos concedeu.
Cada crente é dotado de algum talento com o qual poderá trabalhar para o Senhor JESUS e receber a devida recompensa pelo trabalho quando nos encontrarmos no Tribunal de CRISTO (2 Co 5.10). Não desperdice o talento que DEUS lhe deu. Honre ao Senhor com os seus talentos!
 
CONCLUSÃO
Grandes Empresas já enxergaram que o segredo do sucesso financeiro é ter em seu quadro de funcionários pessoas de muito talento, que se destacam das demais pessoas. Liderança, competitividade, eficiência, eficácia, produtividade, qualidade, estética, tudo isso é super valorizado no mercado global contemporâneo. 
A Igreja deve buscar um padrão mais elevado de servidores diretos. Crentes cheios do ESPÍRITO SANTO e usados por DEUS em dons. A Igreja é um corpo cuja cabeça é CRISTO. Este corpo só será eficiente se possuir os cinco sentidos necessários. Na carta de Paulo aos Efésios vemos esses cinco sentidos como os cinco ministérios. Homens dados por CRISTO à Igreja. Se faltar um deles o corpo já será prejudicado.
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Efésios 4:11-13
 
 

SUBSÍDIO DIDÁTICO - PEDAGÓGICOApós fazer a revisão da aula anterior nos primeiros cinco minutos, revele os objetivos e o ponto central da presente aula. Mostre o esboço da aula desta semana: (I) Homens Especiais para Serviços Especiais; (II) Cheios do ESPÍRITO, Sabedoria, Entendimento e Ciência; (III) Usando os Talentos para a Glória de DEUS.
Esses passos são importantes porque, diferentemente de nós, os professores, o aluno quase sempre não tem o arcabouço da aula na mente. Você pode aproveitar essa oportunidade para estimular o aluno a ler a lição na semana anterior à ministração da aula. 
O processo do ensino-aprendizagem só acontece quando o professor e o aluno têm a consciência do mesmo objeto de estudo. Diferente disso, não há aprendizado.
 
 
CONHEÇA MAIS*Acerca de Romanos 12.3-8“Antes de examinar os dons individualmente, devemos enfatizar que para cada dom o ponto é o mesmo: Se você tem um dom, use-o. É por isso que a lista de dons é incompleta – de fato, nenhuma lista de dons feita por Paulo é 
exaustiva [...]. Embora a passagem diante de nós dê algumas explicações com no máximo uma frase sobre como esses dons devem ser usados, o propósito primário de Paulo é motivação, não instrução.” Para conhecer mais leia Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento, CPAD, pp.893-94.
 
 
SUBSÍDIO TEOLÓGICO“Cultive a disposição de compartilhar com os outros. Os dons são manifestos quando as pessoas têm a expectativa de ouvir um recado de DEUS, quer através das Escrituras, dos cânticos ou de um sussurro suave. Ensine-as a ouvir a voz de DEUS. Ofereça aplicações práticas com exemplos pessoais e da vida de outras pessoas. Quando os dirigentes determinam um horário para compartilhar os dons, eles mesmos devem ter uma bênção para contar. Não deixe que ninguém diga, depois de longo período de silêncio: ‘Ninguém ouviu um recado de DEUS’. Pelo contrário, devemos dizer: ‘Permaneçamos na presença do DEUS que nos inspira reverência, e, se alguém tiver uma bênção para contar, fale’. Chegue, então, a um término positivo, contando aos demais as impressões de DEUS sobre você. Como líder, esteja disposto a compartilhar. Seja um exemplo de semelhante expectativa” (HORTON, M. Horton (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p.492).
 
 
SUBSÍDIO VIDA CRISTÓMinistros – Labaredas de Fogo
Os ministros de DEUS são ‘labaredas de fogo’. Ele quer que todos os homens e mulheres estejam em chamas. O seu desejo não é apenas que sejamos salvos do pecado, mas que estejamos ardendo em fogo espiritual. O ESPÍRITO SANTO é dinamite e fogo na alma do crente. Ele deseja que tenhamos o poder do trovão do raio. O ESPÍRITO SANTO é o raio. Ele atinge os homens com a convicção, mata-os para o mundo e os faz reviver em CRISTO. 
Eu coloquei tudo no altar, entreguei ao Senhor tudo pelo que havia esperado e desejado. Então, quando orei, o fogo desceu e DEUS me santificou e tornou-me santo. Depois fui para a casa e disse: ‘Tenho outra religião’. Na verdade, não era outra religião. O velho Ismael fora expulso, e a natureza carnal, destruída. DEUS encheu-me de amor, fechou a porta e deixou-me naquele estado. E nada podia entrar, senão o amor” (SEYMOUR. Devocional: O Avivamento da Rua Azusa. Série: Clássicos do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp.139-40). 
Que estejamos prontos como instrumentos disponíveis a serem usados na maravilhosa obra de DEUS.
 
 
PARA REFLETIR - A respeito de “Os Artesãos do Tabernáculo”, responda:Quais foram os homens que DEUS chamou para a obra do Tabernáculo? Para executar essa obra, DEUS chamou Bezalel e Aoliabe.
Quem o Senhor escolheu para o serviço do Tabernáculo? Para construir o Tabernáculo, o Criador chamou pessoas inclinadas às artes e às ciências, capacitando-as para potencializar essas habilidades.
O que os pentecostais sempre afirmaram? Não há nada que possamos fazer na vida sem a direção e a ação poderosa do ESPÍRITO SANTO.
Cite alguns exemplos de trabalhos que requerem habilidades especiais, conforme a lição. Na igreja local muitos trabalhos requerem habilidades especiais. Por exemplo, quem escreve precisa ser habilidoso no ofício da escrita; quem canta precisa ser habilidoso no ofício da música; quem toca precisa ser habilidoso no ofício instrumental; quem prega precisa ser habilidoso no ofício da interpretação de texto e da retórica. 
No Reino de DEUS, quais as muitas habilidades que podem ser utilizadas? No Reino de DEUS muitas habilidades poderão ser utilizadas, não somente as de caráter espiritual, mas também as de caráter social, educacional e material.
 
 
CONSULTERevista Ensinador Cristão - CPAD, nº 78 p. 37. Você encontrará mais subsídios para enriquecer a lição. São artigos que buscam expandir certos assuntos.


AJUDA BIBLIOGRÁFICA
ALLMEN, J. J. V. Vocabulário Bíblico, 2ª Edição. Asso­ciação de Seminários Teológicos Evangélicos, São Pau­lo, SP,1972
BROWN, C. O Novo Dicionário Internacional deTeologia, 4º Volumes. Edições Vida Nova, São Paulo, SP, 1981 A 1985
CHAFER, L. S. Teologia Sistemática, 1ª Edição. Imprensa Batista Regular, São Paulo, SP,1986
CHAMPLIN, R. N. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo.6 volumes, 1ª Edição, 3ª Impressão. Distribuidora Cultura Ltda. (MILENIUM); São Paulo, SP,1982
COOKE, W. Teologia Crista,5ª Edição, op. cit. em 1947
DAVIS, J. D. Dicionário da Bíblia, 11ª Edição. Editora JUERP, Rio de Janeiro, RJ. 1985
BERGSTÉN, Eurico. Introdução à Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
Bíblia de Estudo Almeida. Revista e Atualizada. Barueir, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006.
Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego. Texto bíblico Almeida Revista e
Bíblia de Estudo Pentecostal. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida, com referências e algumas variantes. Revista e Corrigida, Edição de 1995, Flórida- EUA: CPAD, 1999.
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.
Comentário Bíblico Expositivo - Novo Testamento - Volume I - Warren W. Wiersbe
Comentário Bíblico TT W. W. Wiersbe
CONDE, Emílio. Pentecoste para todos. 6ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1985.
Conhecendo as Doutrinas da Bíblia - Myer Pearman - Editora Vida
Corrigida, 4ª ed., 2009. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
CRISTOLOGIA - A doutrina de JESUS CRISTO - Esequias Soares - CPAD
DAVIDSON. F. Novo Comentário da Bíblia. Êxodo. pag. 2.
Dicionário Bíblico Wycliffe - Charles F. Pfeiffer, Howard F. Vos, João Rea - CPAD.
Dicionário Vine antigo e novo testamentos - CPAD.
Donald S. Metz. Comentário Bíblico Beacon. Editora CPAD. Vol. 8. pag. 267.
Enciclopédia de Bíblia,Teologia e Filosofia
GARNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA
GILBERTO, Antonio. Verdades pentecostais. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
Guia Básico de Interpretação da Bíblia - CPAD
HALLEY, H. H. Manual Bíblico de Halley, 5 ª Edição. Edições Vida Nova, São Paulo, SP, 1983
HOUAISS, Antônio. Dicionário da Língua Portuguesa. OBJETIVA.
http://estudaalicaoebd.blogspot.com.br/;http://www.gospelbook.net, www.ebdweb.com.br, http://www.escoladominical.net, http://www.portalebd.org.br/, Bíblia The Word.
J KOEHLER, Edward W. A., Sumário da Doutrina Cristã, Concórdia.
James, por Hendrickson Publishers - Edição Contemporânea, da Editora Vida, Traduzido pelo Rev. Oswaldo Ramos.
KRETZMANN. Paul E. Comentário Popular da Bíblia Novo Testamento Editora Concordia Publishing House.
RIDEERBOS, J. Isaías, Introdução e Comentário,1ª Edição. Editora Mundo Cristão, São Paulo, SP, 1986
SCOFIELD, C. I. Bíblia anotada por Scofield. Imprensa Batista Regular, São Paulo, SP
SHEDD, R. P. O Novo Comentário da Bíblia,3ª volumes, 1ª Edição, 3ª Reimpressão. Edições Vida Nova, São Paulo, SP,1979
TAYLOR, J. B. Ezequiel, Introdução e Comentário,1ªEdição. Editora Mundo Cristão, São Paulo, SP, 1984
Leo G. Cox. Comentário Bíblico Beacon. Editora CPAD. Vol. 1. pag. 141.
Manual Tipologia - Ada Habekshon - EDITORA VIDA
Novo Testamento Interlinear grego-português. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2004.
O NOVO DICIONÁRIO DA BÍBLIA – Edições Vida Nova – J. D. Douglas
Pequena Enciclopédia Bíblica - Orlando Boyer - CPAD
Pequeno Atlas Bíblico - CPAD Hermenêutica Fácil e Descomplicada - CPAD
Primeira tradução do Antigo Testamento do hebraico para o grego, em Alexandria, no Egito, feita em cerca de 285 a.C., conhecida como a tradução dos setenta — LXX.
MARTENSEN, Christian Dogmatics, 133.
PERLMAN, Mver, Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, Editora Vida.
Teologia Sistemática Atual e Exaustiva, Edições Vida Nova.
PERLMAN, Myer, Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, Editora Vida.
Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento, CPAD.
ARCHER, Gleason L., Enciclopédia de Dificuldades Bíblicas, Editora Vida. Archer - é professor de Antigo Testamento e Estudos Semíticos naTrinity Divinitv School — em Deerfield, Illinois, Estados Unidos — e deão no Fuller Theological Seminary.
Bíblia de Estudo de Genebra.
OLSON, N. Lawrence, Plano Divino através dos Séculos, CPAD.
GILBERTO, Antomo, Manual da Escola Dominical, CPAD.
JOSEFO, Flávio, de Bello Judaico, VII. 6:3.
COSTA, Samuel, Psicoteologia Geral, Vol I, Editora Silvacosta.
Revista Ensinador Cristão - CPAD.
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
Teologia Sistemática - Conhecendo as Doutrinas da Bíblia - A Salvação - Myer Pearman - Editora Vida
Teologia Sistemática de Charles Finney
Teologia Sistemática Pentecostal - A Doutrina da Salvação - Antonio Gilberto - CPAD
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
www.ebdweb.com.br
A TEOLOGIA DE ÊXODO - ÊXODO Introdução e Comentário - Por R. Alan Cole, Ph. D. Menzies College, da Universidade Macquarie - Sociedade Religiosa Vida Nova - Associação Religiosa Editora Mundo Cristão