Lição 4 - A Tentação de JESUS, 2 parte

Lição 4 - A Tentação de JESUS, 2 parte



II - A TENTAÇÃO DE SER SACIADO.1- A SUTILEZA DA TENTAÇÃO.Note a expressão: Está escrito, não só aqui no versículo 4, mas também nos versículos 8 e 10, todas as vezes com referência ao mesmo livro, Deuteronômio, que, como é evidente, JESUS considerava não uma “fraude piedosa”, mas a própria Palavra de DEUS. Outras passagens que expressam a elevada opinião que JESUS nutria pelas Escrituras são Lucas 24.25-27, 44-47; João 5.33; e 10.35. As Escrituras do Antigo Testamento, segundo ele mesmo as interpretava, evidentemente eram para ele o critério da verdade final para a vida e a doutrina, o tribunal último de apelação para a razão.
A primeira citação é oriunda de Deuteronômio 8.3. Descreve Moisés lembrando Israel dos temos cuidados de DEUS durante os quarenta anos de peregrinação pelo deserto. Em particular, mostra como o Senhor os alimentara com maná, algo completamente desconhecido até então a eles e a seus pais, com o intuito de ensinar-lhes “que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor”.
Portanto, o que JESUS tenciona dizer poderia ser parafraseado assim: “Tentador, você está laborando sobre falsa premissa de que o pão é absolutamente necessário para que um ser humano sacie sua fome e se mantenha vivo. Ante essa equivocada idéia, eu afirmo agora que não é o pão, mas o poder criador, vivificador e sustentador de meu Pai, a única fonte indispensável para a vida e o bem-estar tanto do homem e quanto meus”. Não obstante, Lucas omite a última parte de Deuteronômio 8.3: “mas de toda palavra que procede” etc. Mateus 4.4 contém essas palavras. Lucas com freqüência omite material, provavelmente para dar, em seu Evangelho, espaço suficiente a outros temas.
Essa resposta ao conselho de Satanás por parte de JESUS foi uma expressão de confiança filial ao cuidado do Pai. Sem dúvida, aquele que providenciara o maná quando não havia pão, e que bem recentemente dissera: “Tu és o meu Filho, o Amado”, não falharia a seu amado nesta hora de provação.
HENDRIKSENWilliam. Comentário do Novo Testamento. Lucas II. Editora Cultura Cristã. pag. 320-321.

(Se DEUS alimentou 3 milhões de pessoas com um alimento sobrenatural, se trouxe cordonises de toda parte para alimentá-los, se com cinco pães e dois peixinhos DEUS alimenta uma multidão, imagine por quantos anos um servo seu seria alimentado sem nenhum esforço de algum trabalho secular! - Observação do Ev. Henrique)
O Senhor JESUS respondeu utilizando as Escrituras (v. 4): Está escrito. Esta é a primeira palavra registrada como sendo falada por CRISTO depois da instalação de seu ofício profético; e é uma citação do Antigo Testamento, para mostrar que Ele veio para declarar e manter a autoridade das Escrituras como algo que não se pode controlar; Satanás não é capaz de controlá-la. E embora o Senhor JESUS tivesse o ESPÍRITO sem medida, e tivesse uma doutrina própria para pregar e uma religião para fundar, ela estava de acordo com Moisés e os profetas. O Senhor JESUS estabelece os escritos destes homens como uma regra para si mesmo, e nos recomenda que os tenhamos como uma resposta a Satanás e às suas tentações. A Palavra de DEUS é a nossa espada, e a fé nesta preciosa Palavra é o nosso escudo; devemos, portanto, ser poderosos nas Escrituras, e seguirmos nesta força, avançarmos, e continuarmos na nossa batalha espiritual, conhecendo o que está escrito, porque ela é para o nosso aprendizado, para o nosso uso. O texto das Escrituras que o Senhor JESUS menciona é Deuteronômio 8.3. Em outras palavras: “O homem não viverá só de pão. Eu não preciso transformar as pedras em pão, porque DEUS Pai pode enviar o maná para o meu sustento, assim como Ele fez por Israel; o homem pode viver de toda Palavra de DEUS, e ser alimentado por aquilo que Ele determinar”. Como é que CRISTO pode ter vivido confortavelmente durante estes últimos quarenta dias? Não pelo pão, mas pela Palavra de DEUS, pela meditação sobre esta Palavra, e pela comunhão com ela, e com DEUS nela e por ela; e de uma maneira que Ele ainda pudesse viver, embora agora Ele começasse a ter fome. DEUS tem muitas maneiras de sustentar o seu povo, sem os meios comuns de subsistência. Portanto, não se deve em nenhuma circunstância perder a confiança nele, mas em todo o tempo devemos depender dele, no caminho da obediência. Se faltar o alimento, DEUS pode tirar o apetite, ou dar graus de paciência que permitam que um homem ria da assolação e da fome (Jó 5.22). O Senhor também pode tornar os legumes e a água mais nutritivos do que toda a porção do manjar do rei (Dn 1.12,13), permitindo que o seu povo se alegre nele, mesmo que a figueira não floresça, Habacuque 3.17. Uma crente vigorosa disse que fez das promessas a sua refeição nas ocasiões em que sofreu a escassez de alimentos.
HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry Novo Testamento MATEUS A JOÃO Edição completa.Editora CPAD. pag. 547.

2- GRATIFICAÇÃO PESSOAL.  
Tentações pelas quais JESUS passou (Ev. Luiz Henrique)
  Promessas de Satanás
  Recompensas de DEUS para quem vence as tentações
"Se tu és o Filho de DEUS, dize a esta pedra que se transforme em pão." (Lc 4.3b).
Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. (Mt 4.11) - Comida de DEUS melhor.
"E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória, porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero." (Lc 4.6).
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. (Mateus 28:18). Todo poder eterno é melhor que poder temporal.
"Se tu és o Filho de DEUS, lança-te daqui abaixo, 10 - porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem." (Lc 4.9).
"Não está aqui, mas ressuscitou" (Lc 24.6). Livrar de uma queda é inferior a livrar da morte.

A intenção é fazer com que JESUS ponha as coisas materiais em primeiro lugar, e uma forma que Satanás via como eficaz era apelar para os apetites. Os desejos não são pecaminosos em si mesmos. Não há nada de errado com o desejo de se alimentar. Todavia, quando esses desejos ou apetites quebram algum princípio estipulado pelo Criador, então se convertem em algo mal. JESUS venceu Satanás citando a Palavra de DEUS que se encontra em Deuteronômio 8.3.
William Barclay observa que era como se o Diabo dissesse: “Se você quer que o povo lhe siga, usa teus poderes para dar-lhes coisas materiais”. De fato o foco da tentação está na centralização das coisas materiais. Ainda hoje essa continua sendo a artimanha do Diabo. O apelo ao ego, ao desejo de consumo e outras guloseimas espirituais continua sendo a tentação de homens, mulheres e crianças. Na cultura pós-moderna o consumismo é um deus que não se apieda de ninguém. Por ele os homens roubam, por ele os homens matam!
José Gonçalves. Lucas, O Evangelho de JESUS, o Homem Perfeito. Editora CPAD. pag. 52.
Não podemos usar os dons espirituais em nosso próprio proveito, eles nos são concedidos para ajudar aos outros. Nós somos cuidados, e devemos confiar nisso, pelo próprio DEUS. Nós não oramos para que nós possamos ser curados ou sustentados, quem cuida disso é DEUS. Paulo orou por um espinho na carne e a resposta de DEUS foi: "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo." (2 Coríntios 12.9) - Observação do Ev. Henrique).
Como o Senhor JESUS foi atacado por uma tentação atrás da outra, e como Ele derrotou o plano do tentador em cada ataque, e se tornou mais do que vencedor. Durante os quarenta dias, Ele foi tentado pelo diabo (v. 2), não por uma sugestão interior, porque o príncipe deste mundo não tinha nada em CRISTO, e assim não tinha como injetar qualquer coisa nele, mas por solicitações exteriores. No final de quarenta dias Satanás se aproximou mais, e fez o que estava ao seu alcance, ao perceber que o Senhor JESUS estava com fome, v. 2.1. Ele o tentou a não confiar no cuidado de seu Pai em relação a Ele, e a agir por conta própria, e a ajudar-se a si mesmo provendo o sustento de uma maneira que o seu Pai não havia designado (v. 3): Se tu és o Filho de DEUS, como a voz do céu declarou, dize a esta pedra que se transforme em pão.(1) “Eu te aconselho a fazer isto; porque DEUS, se é teu Pai, se esqueceu de ti. Se começarmos a pensar em sermos os nossos próprios escultores, e vivermos pela nossa própria previsão, sem dependermos da providência divina, se quisermos obter riquezas pelo nosso poder e pela força das nossas mãos, podemos considerar isto como uma tentação de Satanás, e devemos consequentemente rejeitá-la; pensar em ser independente de DEUS é um conselho de Satanás.(2) “Eu te desafio, se tu o podes; se não o fizeres, direi que não és o Filho de DEUS; porque João Batista disse recentemente que DEUS pode suscitar, das pedras, filhos a Abraão, que é o maior; portanto, tu não tens o poder do Filho de DEUS, se não transformares as pedras em pão para ti mesmo, quando necessitares. E este é um milagre menor” . Assim, o próprio DEUS foi tentado no deserto: Poderá DEUS preparar uma mesa no deserto? Poderá dar pão? Salmos 78.19,20. Agora: [1] CRISTO não cedeu à tentação; Ele não transformaria aquelas pedras em pães; não, embora estivesse com fome; Em primeiro lugar, porque Ele não faria o que Satanás lhe ordenou que fizesse, pois isto seria como se tivesse havido um pacto entre o Senhor e o príncipe dos demônios. Note que não devemos fazer nada que se pareça com a atitude de dar lugar ao diabo. Os milagres foram operados para a confirmação da fé, e o diabo não tinha fé para ser confirmada; portanto o Senhor JESUS não faria isto por ele. Ele operou os seus sinais na presença dos seus discípulos (Jo 20.30), e particularmente o início de seus milagres, transformando água em vinho, o que Ele fez para que os seus discípulos pudessem crer nele (Jo 2.11); mas aqui no deserto o Senhor JESUS não tinha nenhum discípulo em sua companhia. Em segundo lugar, Ele operou milagres para a ratificação de sua doutrina, e, portanto, até que começasse a pregar, Ele não começaria a operar milagres. Em terceiro lugar, Ele não operaria milagres para si mesmo e para o seu próprio sustento, para que não parecesse impaciente pela fome, porquanto o Senhor JESUS não veio para agradar a si mesmo, mas para sofrer a dor, e esta seria apenas uma dor entre outras. Ele também mostraria que não agradou a si mesmo, e iria, antes, transformar água em vinho para crédito e conveniência de seus amigos, e não pedras em pão para o seu próprio sustento, mesmo que isto parecesse necessário. Em quarto lugar, Ele reservaria a prova de ser o Filho de DEUS para mais adiante, e preferia ser censurado por Satanás por se comportar como fraco, e incapaz de fazê-lo, do que ser persuadido por Satanás a fazer o que lhe convinha fazer. Desse modo, o Senhor JESUS foi censurado por seus inimigos como se não pudesse salvar a si mesmo, e descer da cruz, quando Ele de fato poderia ter descido; mas não o faria, porque não convinha que o fizesse. Em quinto lugar, Ele não faria nada que parecesse falta de confiança em seu Pai, não agiria separadamente dele, e não faria qualquer coisa que estivesse em desacordo com a sua condição atual. Sendo, em todas as coisas, feito como os seus irmãos, o Senhor JESUS iria, como os outros filhos de DEUS, viver na dependência da Providência e da promessa divina. Ele confiaria em DEUS Pai, fosse para enviar a provisão necessária ao deserto, ou para levá-lo à cidade que deveria habitar onde haveria mantimento, como costumava fazer (SI 107.5-7). E assim, quando o Senhor JESUS tivesse terminado estes quarenta dias de jejum, o Pai iria supri-lo, embora Ele estivesse com fome naquele momento.HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry Novo Testamento MATEUS A JOÃO Edição completa.Editora CPAD. pag. 546.

Lc 4.3 A primeira vista, este parece ser um ato relativamente inofensivo, até mesmo uma sugestão piedosa. JESUS rinha muita fome, então por que não usar os recursos sob o seu comando e transformar uma pedra em pão? Neste caso, entretanto, o pecado não estava no ato, mas na razão por trás dele. O diabo estava tentando fazer JESUS tomar um atalho para resolver o seu problema imediato à custa de seus objetivos de longo prazo, procurando o conforto através do sacrifício da sua disciplina.
Satanás normalmente trabalha desta forma - persuadindo as pessoas a realizar uma ação, até mesmo uma boa ação, por um motivo errado ou na hora errada. O fato de que alguma coisa não seja propriamente errada não significa que é boa para alguém em determinado momento.
Muita gente peca tentando satisfazer desejos legítimos não incluídos na vontade de DEUS, ou, antes do momento definido por Ele.
Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Editora CPAD. Vol. 1. pag. 341.

CRISTO não defendeu sua filiação divina; em vez disso deu uma resposta adequada a qualquer filho de DEUS em tentação semelhante. Sua resposta foi uma citação literal de Deuteronômio 8:3, extraída da Septuaginta. O contexto do Velho Testamento descrevia a provisão do maná feita por DEUS, talvez implicando que JESUS quis dizer: “DEUS cuidou de Israel e cuidará de mim”. Além do mais, JESUS não veio suprir de pão a humanidade, mas satisfazer às suas necessidades mais profundas.
O diabo atacou um ponto de especial sensibilidade — a fome de JESUS. O desafio exigia que JESUS empregasse sua filiação divina a fim de aliviar uma necessidade física. A coisa não era errada em si mesma e JESUS tinha poder para tal. Mas este não era o papel do Filho de DEUS (veja 1:35). Nem faria ele o seu primeiro prodígio à ordem de tal aliado, ou mesmo em associação com ele. JESUS superou a tentação sempre presente de colocar as coisas materiais à frente das espirituais, e também assim podem fazê-lo os seus seguidores.
Anthony Lee Ash. O Evangelho Segundo Lucas. Editora Vida Cristã. pag. 82.

III - A TENTAÇÃO DE SER CELEBRADO1- O PRÍNCIPE DESTE MUNDO.Tendo fracassado no primeiro ataque, o Diabo volta com uma proposta ainda mais tentadora. Na segunda tentação do Diabo, ele: “Mostrou-lhe, num momento, todos os reinos do mundo. Disse-lhe o diabo: Dar-te-ei toda essa autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser” (Lc 4.6).
O teólogo Ivo Storniolo denomina essa tentação de a “tentação do poder e da riqueza”. Não há dúvida de que este mundo, como um sistema caído, foi entregue ao Diabo. Foi o próprio JESUS quem disse que o Diabo é príncipe deste mundo (Jo 12.31). Storniolo observa que o poder e a riqueza se convertem em coisas pecaminosas porque são contrárias ao projeto de DEUS. Isso acontece porque o poder se constrói às custas das liberdades humanas. E a riqueza se constrói graças ao roubo e acúmulo dos bens que deveriam ser partilhados entre todos. Neste aspecto uns enriquecem às custas da miséria dos outros. JESUS rechaça essa tentação citando Deuteronômio 6.13.
José Gonçalves. Lucas, O Evangelho de JESUS, o Homem Perfeito. Editora CPAD. pag. 52-53.
O diabo tentou JESUS a aceitar dele o reino, o qual, como o Filho de DEUS, Ele esperava receber de seu Pai, e glorificá-lo, w. 5-7. Este evangelista coloca esta tentação em segundo lugar, a qual Mateus colocou por último; mas Lucas estava absorto por ela, como a mais maligna e a mais violenta, e, portanto, se apressou em citá-la. Na tentação do diabo aos nossos primeiros pais, ele lhes apresentou o fruto proibido, primeiro como bom para se comer, e então como agradável aos olhos; e eles foram dominados por estes dois encantamentos. Satanás aqui primeiro tentou a CRISTO para transformar pedras em pão, que seria bom para se comer, e então lhe mostrou os reinos do mundo e a sua glória, que eram agradáveis aos olhos; mas em ambas estas coisas o Senhor JESUS venceu Satanás, e talvez tendo isto em vista, Lucas muda a ordem.
Agora observe: (1) Como Satanás procurou conduzir esta tentação, para persuadir CRISTO a se tornar tributário a ele, e receber o seu reino das mãos dele.
[1] Satanás trouxe ao Senhor uma perspectiva de todos os reinos do mundo em um momento, uma representação visionária deles, como ele pensava ser mais provável de cativar, e parecer uma perspectiva real. O fato de que este foi apenas um espectro que o diabo, como príncipe do poder dos ares, aqui apresentou ao nosso Salvador, é confirmado pela circunstância que Lucas aqui faz notar, que tudo se passou em um momento; enquanto que, se um homem toma a perspectiva de apenas uma nação, ele deve fazê-lo sucessivamente, deve se virar, e observar primeiro uma parte e então a outra. Assim o diabo pensou em impor sobre o nosso Salvador uma falácia - a deceptio visus; ao procurar fazê-lo crer que poderia lhe mostrar todos os reinos do mundo, Satanás o levaria a uma opinião de que ele poderia lhe dar todos estes reinos.
[2] Ele ousadamente alegou que todos estes reinos lhe foram entregues, que ele tinha poder para dispor deles e de toda a glória deles, e dá-los a quem quisesse, v. 6. Satanás reivindicou este poder porque este poder lhe foi entregue não pelo Senhor, mas pelos reis e pelo povo destes reinos, que deram o seu poder e honra ao diabo, Efésios 2.2. Por isso ele é chamado de deus deste mundo, e príncipe deste mundo. Foi prometido ao Filho de DEUS que ele deveria ter as nações por sua herança, Salmos 2.8. “Por que”, diz o diabo, “as nações são minhas, são meus súditos e devotos; no entanto, serão tuas, eu as darei a ti, sob a condição de me adorares por elas, e digas que elas são as recompensas que dei a ti, como outros fizeram antes de ti (Os 2.12), e consintas em tê-las sob o meu domínio.”
HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry Novo Testamento MATEUS A JOÃO Edição completa.Editora CPAD. pag. 547.

Lc 4.5,7 O diabo arrogantemente esperava ter sucesso na sua rebelião contra DEUS, afastando JESUS de sua missão e obtendo a sua adoração. Satanás tentou a JESUS para que Ele assumisse o mundo como um reino terreno ali mesmo, sem executar o plano de salvar o mundo do pecado. Para JESUS, aquilo significava obter o seu prometido domínio sobre o mundo sem passar pelo sofrimento e pela morte na cruz. Satanás ofereceu um atalho. Mas Satanás não entendeu que o sofrimento e a morte eram parte do plano de DEUS, que JESUS tinha decidido obedecer.
O fato de que JESUS pudesse ver, num momento de tempo, todos os reinos do mundo, apoia a interpretação de que esta experiência foi visionária. O foco não está na montanha, mas sim naqueles reinos que estavam (e estão) sob o domínio de Satanás (Jo 12.31). Satanás ofereceu-se para dar o domínio sobre o mundo a JESUS. Isto desafiava a obediência de JESUS ao cronograma e à vontade de DEUS. A tentação de Satanás, basicamente, era: “Por que esperar? Eu posso lhe dar isto agora!” Naturalmente, a oferta tinha uma condição: “Se tu me adorares”.
Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Editora CPAD. Vol. 1. pag. 341.

Observação do Ev. Luiz Henrique - Todas as tentações de Satanás foram visões e em nenhum momento JESUS foi transportado em corpo para alguma parte. Satanás tentou JESUS do mesmo modo que nós somos tentados, nos pensamentos. Como homem Ele foi tentado em todas as coisas, assim como nós, porém, não transgrediu (Hb 4.15)
O diabo conduziu JESUS para o alto, mostrando-lhe dali todos os reinos do orbe terrestre, particularmente “num momento”. O tentador afirma que toda essa esfera de poder e sua glória lhe fora entregue. Por isso também poderia passá-la adiante segundo seu bel-prazer. O diabo exige de JESUS que o adore se quiser o que oferece.
Essa condição (a adoração) que Satanás relaciona com a transferência de seu senhorio foi considerada uma tentação grosseira demais. Qualquer israelita teria rejeitado, imediatamente e com indignação e justa ira, uma proposta dessas. O sentido é, porém, o seguinte:
O povo de Israel havia recebido de DEUS a promessa de reinar sobre os outros povos, motivo pelo qual aguardava o Messias, por meio do qual essa promessa deveria ser cumprida.
Portanto, não havia absolutamente nada incorreto no desejo de avançar em direção a esse futuro. É a essa incumbência que DEUS dera ao povo que o inimigo se reporta. Do cume da montanha o tentador lhe mostra, em um único relance, todos os reinos do mundo, toda a terra habitada. Foram magia e ofuscamento satânicos. Todos os milagres satânicos têm uma faceta enganosa. Possuem uma aparência fascinante (2Ts 2.9). Não são milagres de bênção, que conduzem a DEUS, mas artifícios, ilusão fantástica, que desviam as almas de DEUS. Estaríamos muito equivocados se imaginássemos o tentador como aquela figura distorcida em que a Idade Média o transformou.
A palavra do diabo “Todo esse poder e sua glória… me foi entregue” contém a alusão a uma reivindicação legítima de senhorio. Portanto, como podemos inferir, antes de sua rebelião Satanás tinha recebido nossa terra como seu domínio. E diante dele encontra-se aquele a quem havia sido prometida a soberania sobre o mundo (cf. Sl 2.8; Dn 7.13s; etc.) e que agora viera para destruir as obras do diabo (1Jo 3.8b). É inegável que Satanás exerce um terrível poder no mundo. É capaz de elevar a pessoa favorecida por ele ao mais alto degrau do poder terreno. É o que a experiência demonstra repetidamente. O próprio JESUS fala do archon deste mundo, i. é, do detentor de poder e soberano deste mundo, em Jo 12.31; 14.30; 16.11. O Senhor levou este potentado sumamente a sério. E também os apóstolos do Senhor sabem do terrível poder do deus deste éon [desta era] em 2 Co 4.4 e Ef 6.12. E toda pessoa que trabalha no reino de DEUS pode relatar a respeito desse terrível fato de ter o terrível inimigo dentro e em redor de si, pela mais amarga experiência própria. O cristão sabe como é poderoso o velho inimigo mau. Porém – e novamente porém – apesar dessas declarações sobre o diabo como inimigo mortal de DEUS, a fé sempre, constantemente, pode testemunhar maravilhosamente o singular e único DEUS do céu e da terra! O cristão tem certeza do bendito fato de que em tudo o que vem a seu encontro ele não precisa contar com dois senhores, ou seja, DEUS e Satanás, mas apenas e integralmente com o único Senhor. Foi isso que também sustentou o Senhor, como nosso inigualável exemplo, nessa segunda tentação pelo diabo. Contou exclusivamente com DEUS, seu Pai.
JESUS havia desmascarado a artimanha do diabo. JESUS também conhecia as promessas que haviam sido dadas ao povo de Israel e a seu Messias em vista da primazia de Israel sobre os demais povos. Contudo, em lugar algum a Escritura dizia que essas promessas dadas no AT acerca da eleição divina e universal de Israel dentre as nações forçosamente significaria, p. ex., um privilégio exterior ou uma posição de domínio político de Israel sobre os povos. Era precisamente esse o elemento satânico na intenção tentadora do diabo. – Infelizmente, na época de JESUS o povo eleito já havia se devotado inteiramente a essa dimensão satânica da imagem política universal do Messias (cf. o exposto sobre Lc 3, no tocante à falsa expectativa messiânica daquele tempo, e ao 17º salmo de Salomão).
O assédio sedutor de Satanás na segunda tentação, portanto, consistia em que JESUS deveria ceder, no curso de sua obra, aos desejos messiânicos terrenos do Israel carnal. Desse modo ele conquistaria o favor do povo e a cooperação dos líderes religiosos (os fariseus e escribas). Então colheria um triunfo após o outro, levando, pois, à gloriosa e esplendorosa realização e execução das promessas do AT acerca de Israel e seu Messias. Essa era a interpretação satânica da Bíblia.
Fritz Rienecker. Comentário Esperança Evangelho de Lucas. Editora Evangélica Esperança.

2- A BUSCA PELO PODER TERRENO.Satanás exigiu dele honra e adoração: Portanto, se tu me adorares, tudo será teu, v. 7.
(1) Satanás deseja que o Senhor o adore.
Talvez ele não queira dizer nunca mais adorar a DEUS Pai, mas adorá-lo junto com a adoração oferecida a DEUS Pai; porque o diabo sabe, que se ele conseguir apenas uma vez se fazer sócio, logo será o único proprietário. Em segundo lugar, Satanás faria um contrato com o Senhor JESUS, de que quando, de acordo com esta promessa, Ele tomasse posse dos reinos deste mundo, não faria nenhuma alteração nas religiões do mundo, mas toleraria as nações como havia feito até aquele momento, permitindo que sacrificassem aos demônios (1 Co 10.20). Por esta proposta, o Senhor JESUS deveria ainda manter o culto aos demônios no mundo, e então deixá-lo tomar todo o poder e a glória dos reinos se lhe agradasse. Que a riqueza e a grandeza desta terra fiquem para quem quiser; porém, quanto a Satanás, este nada terá, pois não tem o coração dos homens, bem como os seus sentimentos e a sua adoração. O diabo só pode operar nos filhos da desobediência, e é assim que ele eficazmente os devora.
(2) Como o nosso Senhor JESUS triunfou sobre esta tentação.
Ele deu à tentação uma repulsa terminante, e a rejeitou com veemência (v. 8): “Vai-te, Satanás, não suporto a menção disto. O que? Adorar o inimigo do DEUS a quem eu vim servir? e do homem a quem eu vim salvar? Não, Nunca farei isto.” Uma tentação como esta não era para ser analisada, mas recusada imediatamente; o assunto foi liquidado com uma única frase, Está escrito: Adorarás o Senhor, teu DEUS, e só a Ele servirás; e não somente isto, mas somente a Ele adorarás; a Ele e a nenhum outro. Portanto, CRISTO não adorará a Satanás, e quando tiver os reinos do mundo entregues a si por seu Pai, como espera em breve receber, jamais permitirá que qualquer adoração ao diabo continue neles. Onde quer que chegue o seu Evangelho, tudo o que for maligno será perfeitamente arrancado e abolido. CRISTO não fará nenhum acordo com o diabo. O politeísmo e a idolatria deverão sucumbir, quando se levantar o reino de CRISTO. Os homens devem se converter do poder de Satanás para DEUS, do culto aos demônios para o culto ao único DEUS vivo e verdadeiro. Esta é a grande lei divina que DEUS restabelecerá entre os homens, e por sua santa religião reduzirá o homem à obediência: só DEUS deve ser adorado e servido; portanto, qualquer que toma qualquer criatura como objeto de culto religioso - mesmo que seja um santo ou um anjo, ou a própria virgem Maria - frustra diretamente o desígnio de CRISTO, e cai no paganismo.
HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry Novo Testamento MATEUS A JOÃO Edição completa.Editora CPAD. pag. 547-548.

Lc 4.8 Uma vez mais, JESUS respondeu a Satanás com as Escrituras. Para JESUS, obter o domínio do mundo mediante a adoração de Satanás seria não apenas uma contradição (Satanás ainda estaria no comando), mas também romperia o primeiro mandamento, “Adorarás o Senhor, teu DEUS, e só a ele servirás” (Dt 6.4,5, 13). Para realizar a sua missão de trazer salvação ao mundo, JESUS precisaria seguir o caminho da submissão a DEUS.
Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Editora CPAD. Vol. 1. pag. 341.

Também desta vez JESUS sai vitorioso da tentação, rejeitando a oferta do diabo com as palavras: “Ao Senhor, teu DEUS, venerarás prostrado e só a ele servirás!” Essa declaração é citação de Dt 6.13 conforme o texto alexandrino da Septuaginta. O texto hebraico diz: “A Javé, teu DEUS temerás, a ele honrarás.”
A resposta de JESUS, que também pode ser traduzida como “Ao Senhor, teu DEUS, adorarás e somente a ele servirás, passou a ser o grande lema de sua vida na terra. Com tudo o que é e possui, ele coloca-se à disposição obediente ao Pai e DEUS. “O Filho nada pode fazer de si mesmo (“não tem poder” não deve ser interpretado segundo a natureza do Filho, mas segundo sua vontade), senão somente aquilo que vir fazer o Pai” (Jo 5.19). Quem adora a DEUS abre mão de si integralmente, a fim de perder-se totalmente para DEUS em obediência incondicional a cada instante, dissolvendo-se no seu serviço. A palavra para servir (latréuo - εξυπηρετούν - Lê-se éxipiretô) designa, no presente caso, o serviço sacerdotal. A vida e atuação de JESUS foram um constante serviço sacerdotal na singela obediência, até a morte, sim, até a morte na cruz (Fp 2.8). “Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu” (Hb 5.8).
Esse aspecto de obediência absoluta também deve ser conferido à nossa vida por intermédio de JESUS. Deve ser sustentado pela adoração a DEUS e devoção a ele no serviço sacerdotal (latréuo - εξυπηρετούν - Lê-se éxipiretô). – Essa trajetória de obediência, no entanto, representa uma trajetória de sacrifício radical. Cabe render-se constantemente, com todos os desejos vãos, teimosos e arbitrários, sobre o altar de DEUS, entregando assim a vida como oferenda a nosso DEUS (cf. Rm 12.1).
Esse sacrifício em que constantemente entregamos ao Senhor a nós mesmos e a vida – inclusive e principalmente em todos os instantes críticos do dia-a-dia – é obediência diante da vontade de DEUS. Ele é, como Paulo ainda acrescenta, “o culto a DEUS condizente com a palavra”. É importante que aqui se use para “culto a DEUS” a mesma palavra grega (na forma de substantivo) que JESUS emprega na frase “E somente a ele servirás (a saber, latreia - εξυπηρετούν - Lê-se éxipiretô)”, ou seja, o serviço sacerdotal em devotada obediência.
Essa obediência que “sacrifica”, e por meio da qual se processa a santificação do cristão, só tem um único comportamento: obediência integral, pura, pontual, conscienciosa e alegre!
Sintetizando: na segunda tentação, JESUS deveria simbolizar e incorporar vitoriosamente a obediência incondicional, não dividida e alegre, que constitui o outro lado tão importante da autêntica fé.
Fritz Rienecker. Comentário Esperança Evangelho de Lucas. Editora Evangélica Esperança.

IV - A TENTAÇÃO DE SER NOTADO1- A ARTIMANHA DO INIMIGO.Como o diabo apoiou e reforçou esta tentação. Ele fez a sua sugestão dizendo, “Está escrito”, v. 10. CRISTO havia citado as Escrituras contra ele; e ele achou que estaria em pé de igualdade com CRISTO, e mostraria que podia citar as Escrituras tanto quanto o Senhor. Os hereges e sedutores têm procurado perverter as Escrituras, utilizando textos isolados e fora de contexto, para cometer as piores iniquidades. Mandará aos seus anjos, acerca de ti, se tu fores seu Filho, que te guardem e que te sustentem nas mãos. E agora que JESUS estava (supostamente, creio eu, em pensamento - Observação do Ev. Henrique) no pináculo do templo, poderia esperar especialmente esta ministração de anjos; porque, sendo o Filho de DEUS, o templo era o lugar adequado onde Ele deveria estar (cap. 2.46). E, além disto, se algum lugar debaixo do sol tivesse uma guarda de anjos constantemente, deveria ser este lugar, Salmos 68.17. É verdade, DEUS prometeu a proteção de anjos para nos encorajar a confiar nele, não para tentá-lo; a promessa da presença de DEUS está conosco, e junto com ela está também a promessa da ministração dos anjos; mas esta promessa referente aos anjos não vai além da promessa da presença do Senhor: Eles te guardarão quando estiveres andando pelo caminho, onde estiver o teu caminho, mas não se presumires voar nos ares.
HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry Novo Testamento MATEUS A JOÃO Edição completa. Editora CPAD. pag. 548.

A passagem citada é do Salmo 91.11, 12. De acordo com a forma em que se apresenta aqui em Lucas 4.10, 11, segue a Septuaginta (SI 90.11, 12). Não obstante, segundo citada pelo diabo, existe uma omissão que alguns consideram importante, outros não tanto. Segundo o texto hebraico, o Salmo 91.11 termina com as palavras: “que te guardem em todos os teus caminhos”. Lucas 4.10 simplesmente diz “que te guardem”. Portanto, estão suprimidas as palavras “em todos os teus caminhos”. Ao incluir essas palavras, DEUS promete proteger o homem justo em todos os seus justos caminhos, pois estes são os caminhos do homem que habita no abrigo do Altíssimo, que mora sob a sombra do Onipotente e que encontrou refúgio em Jeová, sobre quem ele pôs seu amor. Por conseguinte, estes são os caminhos do santo (Pv 2.8), do homem bom (Pv 2.20). É a tal pessoa que se aplicam as palavras “Dará instruções a seus anjos a teu respeito, que te guardem em todos os teus caminhos”. Ao omitir as palavras “em todos os teus caminhos”, porventura não se favorece a interpretação da passagem como uma promessa de Jeová de proteger o justo, não importa o que faça? Interpretado assim, a passagem parece corresponder mais ao que o diabo quer que JESUS faça.
Não obstante, esse aspecto é provavelmente de menor importância, já que o que Satanás omite vem a ser muito mais que as palavras de uma citação. Ele omite qualquer referência à verdade bíblica que DEUS não tolera, mas condena e castiga a imprudência, jogar com a providência, lançar-se impulsivamente a um perigo totalmente injustificado (Gn 13.10, 11; Et 5.14; 7.6, 10; SI 19.13; Dn 4.28-33; 5.22, 23; Rm 1.30; 2 Pe 2.10).
Atender à proposta de Satanás era tentador, pois JESUS sabia que possuía poderes extraordinários. Em contrapartida, que homem existe que, quando se lhe pede que prove o argumento que tem apresentado, não se sente como que no dever de responder imediatamente, em vez de refletir primeiro quanto ao direito de atender tal exigência? Não obstante, JESUS não caiu nessa armadilha. Ele percebe que fazer o que Satanás lhe propõe equivaleria a substituir a fé pela conjectura, e a submissão à direção de DEUS pela insolência. Teria significado nada menos que expor-se à autodestruição. A falsa confiança no Pai, que o diabo pedia a JESUS nessa tentação, não era melhor que a desconfiança que propusera na primeira. Equivaleria a fazer uma experiência com o Pai.
Uma tradição rabínica diz: “Quando o Messias Rei se revelar, ele virá e se deterá no teto do lugar santo”. Com base nessa tradição, alguns expositores opinam que o tentador estava propondo que JESUS, ao lançar-se do pináculo do templo provaria ser realmente o Messias, já que, depois da descida miraculosa e ilesa, a multidão, observando com espanto, gritaria: “Vejam, ele se saiu ileso! Só pode ser o Messias!” Para JESUS, continua o argumento, esse seria, pois, um caminho fácil para o êxito. Evitaria a cruz e obteria a exaltação sem luta nem agonia.
HENDRIKSENWilliam. Comentário do Novo Testamento. Lucas II. Editora Cultura Cristã. pag. 326-327.

Aqui, pela primeira vez, Satanás fez uso das Escrituras. Os rabis deram uma interpretação messiânica ao Salmo 91:11 e seguintes. JESUS não argumentou contra o uso feito por Satanás dessa passagem, desde que esse não era o conflito básico. A tentação pedia que JESUS criasse uma situação de perigo, enquanto na primeira tentação a crise (fome) já existia. Era como se Satanás estivesse dizendo: “Você não poderá conhecer- se, nem a veracidade da promessa de DEUS, enquanto não fizer um teste’’.
Anthony Lee Ash. O Evangelho Segundo Lucas. Editora Vida Cristã. pag. 84.

2- A BUSCA PELO PRESTÍGIO.Holofotes e Celebridades
Na terceira tentação, a exemplo da primeira, Satanás usa a expressão: “se tu és o filho de DEUS” (Lc 4.3,9). Esse “Se”, como uma cláusula condicional, pode expressar dúvida e às vezes, dependendo do contexto, até mesmo certeza.
Satanás já sabia que JESUS era o Filho de DEUS: “Bem sei que és, o SANTO de DEUS” (Lc 4.34) e quer que JESUS faça uso dos seus atributos divinos. Vimos quando comentamos a kenosis (ξεφούσκωμα - Lê-se sífoscomá), isto é, o esvaziamento de JESUS por ocasião da sua encarnação, que Ele não perdeu os seus atributos, mas que como homem não fez uso dos mesmos. Aqui Satanás, astutamente, quer que JESUS faça uma demonstração sensacionalista de sua divindade. Quer que Ele renuncie a sua condição de homem e aja como DEUS. Desde que JESUS supostamente se jogasse do alto do templo, haveria uma queda livre de 150 metros até o fundo do ribeiro de Cedron. Sem dúvida Satanás queria que JESUS fizesse um espetáculo.
Não existem dúvidas de que a tentação de ser visto, celebrado e admirado continua sendo o que mais atrai os homens!
JESUS venceu essa tentação com Deuteronômio 6.16!
José Gonçalves. Lucas, O Evangelho de JESUS, o Homem Perfeito. Editora CPAD. pag. 53.
Como já se explicou, a teoria segundo a qual tanto a terceira quanto a segunda tentação descrita em Lucas - talvez mesmo as três - ocorreram numa visão, é digna de séria consideração. (Para mim as três tentações são apenas visões - Observação do Ev. Luiz Henrique).A presente tentação se desenvolve, pois, em Jerusalém, lugar ao qual o diabo levou JESUS. Satanás pôs o Salvador sobre o mesmo pináculo (literalmente, ala) da muralha externa do complexo inteiro do templo. O ponto exato não é fornecido. Poderia ter sido a cornija do pórtico real de Herodes que se projeta para o vale de Cedrom, numa altura de cerca de 150 metros, altura que provocava vertigem, segundo Josefo assinala (Antiguidades XV. 412). Esse lugar se encontrava a sudeste do pátio do templo, talvez no lugar, ou perto do lugar de onde, segundo a tradição, Tiago o irmão do Senhor, foi atirado. Veja o relato muito interessante em História Eclesiástica, Il.xxiii, de Eusébio.
“Já que és Filho de DEUS”, diz o tentador (exatamente como no v. 3), “lança-te daqui.” Seu argumento provavelmente tenha este teor: “Poderás assim provar sua confiança na proteção do Pai. Além disso, se a Escritura, que tão prontamente citas, é verdadeira, nenhum mal te sobrevirá, pois está escrito: ‘Ele dará instruções a seus anjos a teu respeito’. Eles não só deterão tua queda. Não, eles farão ainda mais. De forma muito terna te levarão em suas mãos, a fim de que tu, que só levas sandálias, não te firas tropeçando teu pé contra alguma dessas pedras afiadas que existem em tanta abundância no abismo embaixo”.
HENDRIKSENWilliam. Comentário do Novo Testamento. Lucas I. Editora Cultura Cristã. pag. 325-326.

Lucas coloca a tentação relativa a Jerusalém no ponto culminante, de acordo com sua ênfase especial sobre a cidade (veja 2:22). Como na primeira tentação, a fé que JESUS tinha como Filho de DEUS foi de novo desafiada (veja versículo 3). Como antes, esta pode ter sido uma experiência visionária (cf. Ez 8:3).
Anthony Lee Ash. O Evangelho Segundo Lucas. Editora Vida Cristã. pag. 84-85.

A vitória de JESUS na primeira tentação deixou claro o que está em jogo no uso correto dos dons concedidos por DEUS e que “fé” genuína é confiança ilimitada e incondicional em DEUS, o Pai. O Pai há de fazer tudo bem feito!
A segunda tentação mostrou JESUS como aquele que demonstrou a obediência integral e alegre da fé, que não faz concessões nem para a esquerda nem para a direita, e que tampouco se inclina diante do eu ou diante do mundo.
A terceira tentação nos revela um terceiro lado da “fé de JESUS CRISTO”, sendo também aqui a fé vista como genitivo subjetivo, i. é, como traço essencial da pessoa de JESUS.
Essa última tentação no deserto constitui um estímulo para a exacerbação ou agudização da essência da fé.
Por se tratar, nessa tentação, da exacerbação da fé, o diabo recorre pessoalmente à palavra de DEUS, citando o Sl 91.11s. “Está escrito: Aos seus anjos ordenará por tua causa que te guardem, e eles te carregarão nas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.” O diabo havia notado que JESUS desembainhara duas vezes uma palavra da Escritura como espada do ESPÍRITO. Então o diabo tenta também utilizar a mesma arma. Sua arguição tem como base uma conclusão a fortiori (rumo ao elemento mais forte): “Se DEUS é capaz de proteger dessa maneira o justo comum, quanto mais ele o fará contigo, que és seu Filho!”
É significativo que Satanás, nesta terceira tentação, cite uma grande palavra de fé da Escritura, do Sl 91, o salmo de fé do AT, a fim de desviar o Senhor (leia esse salmo de fé). Em que consiste o elemento tentador, o satânico, nessa terceira tentação? Em nossa opinião trata-se do seguinte: JESUS deve declarar-se publicamente como Messias, i. é, como Redentor do povo. Nessa notória proclamação, que ainda por cima aconteceria diante do santo templo em Jerusalém, JESUS deve agir com fé audaciosa. – Isso parece ser autenticamente bíblico e de acordo com a fé. Contudo, há um calcanhar de Aquiles em tudo isto: em um ato de fé tão arbitrário, a majestade e santidade de DEUS não seriam honradas e respeitadas, mas desafiadas e coagidas. O relacionamento entre o Pai celeste e o Filho em peregrinação sobre a terra seria totalmente invertido. O Filho se tornaria Senhor, e o Pai seria degradado a servo! – Algo inconcebível! Na verdade era esse o pecado do próprio diabo, que queria apoderar-se como um ladrão da igualdade com DEUS, que ele não possuía (bem ao contrário de JESUS, que desde a eternidade era essencialmente igual a DEUS). – Ele pretendia seduzir JESUS para esse tipo de causa satânica.
Fritz Rienecker. Comentário Esperança Evangelho de Lucas. Editora Evangélica Esperança.

ELABORADO: Pb Alessandro Silva (http://estudaalicaoebd.blogspot.com.br/) com algumas modificações do Ev. Luiz Henrique.
Questionário da Lição 4 - A Tentação De JESUS2º trimestre de 2015 - JESUS, o Homem Perfeito: O Evangelho de Lucas, o Médico Amado.Comentarista: Pastor: José GonçalvesComplete os espaços vazios e marque com "V" as respostas Verdadeiras e com "F" as Falsas, conforme a revista da CPAD. TEXTO ÁUREO1- Complete:"Porque não temos um sumo sacerdote que não possa _____________________________-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi ____________________________, mas sem ___________________________."  (Hb 4.15) VERDADE PRÁTICA2- Complete:JESUS firmou-se na ____________________________ de DEUS para vencer ____________________________. Assim devemos agir para obter a ____________________________. COMENTÁRIO/INTRODUÇÃO3- O crente pode ser tentado? (    ) A tentação é uma realidade com a qual nem todo crente irá se deparar, só os fracos na fé são tentados.
(    ) A tentação é uma realidade com a qual todo crente, em algum momento, irá se deparar.
(    ) Não existe ninguém que seja imune à tentação, pois até mesmo JESUS, o homem perfeito, foi tentado!
(    ) A resposta à tentação não é, portanto, negá-la, mas enfrentá-la à luz da Palavra de DEUS.
I - A REALIDADE DA TENTAÇÃO4- JESUS foi tentado? (    ) Já foram assinalados em comentários anteriores que devemos levar em conta o fato bíblico e teológico incontestável de que JESUS CRISTO é verdadeiro DEUS e verdadeiro homem.
(    ) Como DEUS, não podia ser tentado, mas como homem, mesmo sendo perfeito, sim.
(    ) No mistério da encarnação, JESUS não perdeu a sua natureza divina, nem tampouco os atributos da divindade, mas, como diz a tradução americana de Philips, Ele "abdicou de seus privilégios".
(    ) Como homem Ele foi tentado em todas as coisas, assim como nós, porém, não transgrediu.
(    )  À luz do ensino bíblico, portanto, a tentação de JESUS CRISTO foi real e não apenas uma encenação.
(    )  À luz do ensino bíblico, portanto, a tentação de JESUS CRISTO não foi real e sim uma encenação.
(    ) O homem perfeito, JESUS, foi tentado em tudo, mas não pecou!.
5- Como vencer a tentação? (    ) Lucas revela que CRISTO foi em busca do Espírito Santo ao deserto e lá foi tentado pelo Diabo.
(    ) Lucas revela que CRISTO foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto para ser tentado pelo Diabo.
(    ) JESUS, em sua condição humana, foi capacitado pelo Espírito Santo para enfrentar Satanás.
(    ) A capacitação de poder sobre JESUS revela o lado messiânico da sua missão.
(    ) Na teologia lucana, o Messias seria revestido pelo Espírito para realizar a obra de DEUS, e isso incluía desfazer as obras do Diabo.
(    ) A vitória de JESUS sobre a tentação é também a nossa vitória.
(    ) JESUS, o homem perfeito, venceu a sedução do pecado com oração, com a Palavra e por andar no Espírito.
(    ) Todos os que estão em CRISTO podem sim, também, vencer a tentação.
II - A TENTAÇÃO DE SER SACIADO6- Como é a sutileza da tentação? (    ) A primeira tentação de JESUS se dá na esfera da riqueza e prosperidade.
(    ) A primeira tentação de JESUS se dá na esfera dos apetites.
(    ) A essa tentação JESUS respondeu: "Escrito está que nem só de pão viverá o homem".
(    ) O Diabo, por certo, sabia que por ocasião do batismo de JESUS, DEUS, o Pai, falara-lhe da sua filiação divina.
(    ) JESUS, como o homem perfeito que era, precisava enfrentar a tentação em sua condição humana, e não fazer uso de seus atributos divinos como queria o Diabo.
(    ) Como Filho de DEUS que era, evidentemente JESUS poderia usar os atributos da divindade para transformar todo aquele deserto em pão.
(    ) Todavia, se assim procedesse, negaria a sua missão de homem perfeito.
(    ) Quer o Diabo estimule um apetite legítimo, quer não, o seu alvo é sempre o mesmo - colocar tropeços no caminho do servo de DEUS.

7- Como é a promessa de gratificação pessoal, na tentação? (    ) Depois de 40 dias de jejum total, JESUS, sem dúvida alguma, encontrava-se debilitado fisicamente.
(    ) Depois de 60 dias de jejum parcial, JESUS, sem dúvida alguma, encontrava-se debilitado fisicamente.
(    ) Todo o seu ser, por certo, exigia ser saciado.
(    ) Tanto a água quanto o pão são elementos necessários para a manutenção do corpo.
(    ) Não há, portanto, nada de errado com o desejo de comer ou beber.
(    ) Todavia, se esse desejo é apenas para uma gratificação pessoal, como queria o Diabo, então ele se converte em pecado.
(    ) Satanás queria que JESUS visse as coisas materiais como sendo mais necessárias do que as espirituais.
(    ) JESUS mostra que mais importante do que o pão material era o pão espiritual, a Palavra de DEUS.
(    ) Ainda hoje, o Diabo usa a mesma artimanha quando convence os homens de que ter abundância, fartura ou prosperidade material é melhor do que desfrutar da comunhão com DEUS.

III - A TENTAÇÃO DE SER CELEBRADO8- Quem é o príncipe deste mundo? (    ) JESUS é o único príncipe deste mundo.
(    ) No texto de Lucas 4.5-8, o Diabo oferece a JESUS domínio sobre os reinos do mundo.
(    ) JESUS não contestou as palavras de Satanás quando este afirmou que possuía autoridade sobre este mundo.
(    ) De fato, o próprio CRISTO afirmou que Satanás é o príncipe deste mundo.
(    ) O apóstolo João nos diz que "o mundo está no maligno".
(    ) E o apóstolo Paulo diz que o Diabo é "príncipe das potestades do ar".
(    ) Vivemos em um mundo caído e com um sistema iníquo, mas, assim como JESUS CRISTO, não fazemos parte dele.
(    ) É lamentável quando crentes não apenas vivem de acordo com os padrões deste mundo, mas também ficam totalmente comprometidos com ele.

9- Qual é o perigo da busca pelo poder terreno? (    ) Por trás desse sistema iníquo existe toda uma filosofia de domínio.
(    ) O Diabo sabe que o desejo de ser rico, de ser chamado "senhor", é algo que não fascina a maioria dos homens.
(    ) Esse poder pode estar presente tanto na esfera material como na espiritual.
(    ) É a busca pela glória e poder terreno.
(    ) O Diabo sabe que o desejo de ser celebrado, de ser chamado "senhor", é algo que fascina os homens.
(    ) Satanás sabia que derrubaria Adão se o convencesse de que ele poderia se tornar poderoso ao adquirir conhecimento.
(    ) Adão acreditou que até mesmo poderia ser como DEUS.
(    ) A isca foi lançada e Adão a engoliu! O Diabo por certo acreditava que o mesmo aconteceria com JESUS, o Filho do Homem.
(    ) Mas JESUS não se dobrou diante de Satanás.
(    ) Por certo, muitos estão exercitando poder e domínio neste mundo, mas provavelmente também estão se curvando diante de Satanás.

IV - A TENTAÇÃO DE SER NOTADO10- Quais as artimanhas do Inimigo usadas na tentação? (    ) Mesmo quando a Palavra do Senhor dita por alguém, com um sentido adverso do que o Criador disse, ela continua sendo de fato a Palavra dEle.
(    ) O Diabo não desiste nas primeiras derrotas e arrisca tentar JESUS mais uma vez com seu jargão predileto: "Se tu és".
(    ) Todavia, agora ele acrescenta a frase: "porque está escrito" (Lc 4.10). Satanás tenta derrotar JESUS usando a Bíblia!
(    ) Evidentemente que ele usa o Salmo 91 fora do seu contexto!
(    ) Quando a Palavra do Senhor tem exatamente o sentido do que o Criador disse, então ela é de fato a Palavra dEle.
(    ) Porém, quando passa a possuir um sentido particular, isto é, que DEUS não disse, não é mais a Palavra dEle, mas palavras de Satanás.
(    ) A Bíblia usada fora do seu contexto, como fez o Diabo e as seitas que ele criou, não é a Palavra de DEUS, mas uma arma do Maligno.
(    ) É preciso muito cuidado quando se vê alguém manusear a Bíblia.
(    ) Pode ser que esse "manuseio" não esteja a serviço de DEUS!

11- Como a busca pelo prestígio é usada por Satanás? (    ) Toda fama tem algo de pecaminoso nisso.
(    ) Quando o Diabo quer ver a queda de alguém, procura levá-lo até o ponto mais alto. É a tentação de ser visto, de ser notado.
(    ) Era algo muito tentador saber que dezenas, talvez centenas de pessoas, estariam ali para ver e aplaudir aquela cena com características cinematográficas.
(    ) JESUS não se dobrou frente aos apelos de Satanás.
(    ) Há um reconhecimento e uma fama que são bíblicas e não há nada pecaminoso nisso.
(    ) Todavia, quando o desejo por publicidade se torna um fim em si mesmo, então se passa a fazer o jogo do Diabo.
(    ) Infelizmente, muitos não medem esforços para se exibir. Isso é pecado, mesmo que seja na esfera religiosa ou espiritual.

CONCLUSÃO12- Complete:JESUS ____________________________ Satanás no deserto e em todas as outras situações em que o confrontou durante o seu ministério _____________________________ (Lc 4.1-13; 10.18,19). Na cruz do Calvário, o Filho de DEUS derrotou Satanás de forma ______________________________ (Cl 2.15; Hb 2.14). Posteriormente, o apóstolo Paulo ensinaria à Igreja que todos aqueles que se encontram em CRISTO também participam dessa___________________________ (Ef 1.20-22; 2.6). Em CRISTO somos mais do que _____________________________ (Rm 8.37; 1 Co 15.57), todavia, como cristãos criteriosos, não devemos _____________________________ o mal (Lc 22.31-34).

RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm 
Referências Bibliográficas (outras estão acima) Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
Bíblia de Estudo Almeida. Revista e Atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006.
Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego. Texto bíblico Almeida Revista e Corrigida.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida, com referências e algumas variantes. Revista e Corrigida, Edição de 1995, Flórida- EUA: CPAD, 1999.
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htmwww.ebdweb.com.brwww.escoladominical.netwww.gospelbook.netwww.portalebd.org.br/http://estudaalicaoebd.blogspot.com.br/ - Pb Alessandro Silva
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/alianca.htm