07 março 2013

LIÇÃO 10, HÁ UM MILAGRE EM SUA CASA


 
 
LIÇÃO 10, HÁ UM MILAGRE EM SUA CASA
LIÇÕES BÍBLICAS - 1º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos
Tema: Elias e Eliseu um Ministério de Poder para toda a Igreja.
Comentário: Pr. José Gonçalves
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva

QUESTIONÁRIO

NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO

http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm  

 
 
TEXTO ÁUREO 
"Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe à parte o que estiver cheio" (2 Rs 4.4). 
 
 
VERDADE PRÁTICA 
A história da multiplicação do azeite da viúva mostra claramente que o Senhor é soberano e gracioso para suprir todas as necessidades de seus filhos 
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 2 Rs 4.2 - As carências humanas        
Terça - Sl 116.5 - A compaixão divina
Quarta - Tg 2.7 - A fé obediente
Quinta - 2 Rs 7.1 - O braço divino
Sexta - Mc 1.40-42 - O sofrimento humano
Sábado - At 3.8 - A glória manifestada
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 2 Reis 4.1-7
1 E uma mulher das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor a levar-me os meus dois filhos para serem servos. 2 E Eliseu lhe disse: Que te hei de eu fazer? Declara-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. 3 Então, disse ele: Vai pede para ti vasos emprestados a todos os teus vizinhos, vasos vazios, não poucos. 4 Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe à parte o que estiver cheio. 5 Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam os vasos, e ela os enchia. 6 E sucedeu que, cheios que foram os vasos, disse a seu filho: Traze-me ainda um vaso. Porém ele lhe disse: Não há mais vaso nenhum. Então, o azeite parou. 7 Então, veio ela e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.
 
Aprenderemos aqui que não falta azeite, faltam vasilhas para serem cheias.
Não faltam viúvas (necessitados), faltam quem as ame e as ajude.
Não faltam crentes, faltam Homens de DEUS.
 
É muito bom quando alguém é chamado pelo nome por DEUS – Ex. Elizeu e Paulo.
7 anos de preparo de Elizeu.
Só Moisés no AT foi mais usado que Eliseu.
Depois de abrir o Jordão Eliseu já conhecido agora como profeta de DEUS, inicia seu ministério de milagres em Israel.
 
Esta lição com o tema “Há um milagre em sua casa” revela-nos o amor, a compaixão e o cuidado de DEUS por uma pobre viúva de um profeta de DEUS e seus dois filhos.
Cada um de nós como casa de DEUS (Jo 17), tabernáculo, morada de DEUS na terra, templo do Espírito Santo (1 Co 6.19), temos a responsabilidade de ministrarmos aos outros o que recebemos, pois o poder de DEUS reside em nós. Em Atos diz Jesus: Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo.
 
Milagres devem ser corriqueiros no meio da Igreja que se diz pentecostal, se diz igreja cristã, pois DEUS confirma com sinais, prodígios e maravilhas os que são seus.
Em Corinto, apesar dos pecados, a igreja possuía crentes dotados com os dons do ESPÍRITO SANTO, imagine nossa igreja de hoje com crentes tão santos! Deveríamos ser todos cheios do ESPÍRITO SANTO e cada um deveria ter pelo menos um dom do ESPÍRITO SANTO em operação na sua vida.
 
Exemplo:
Atos 2.22 – JESUS, varão aprovado com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;
Mc 16.20 E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.
1 Coríntios 4:20 Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder.
Mateus 22:29 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
1 Coríntios 2:5Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
Romanos 15:19 Pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que desde Jerusalém, e arredores, até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo.
2 Coríntios 4:7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
1 Pedro 4:11 Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.
Atos 6:8 E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
1 Coríntios 4:19 Mas em breve irei ter convosco, se o Senhor quiser, e então conhecerei não as palavras dos que andam ensoberbecidos, mas o poder.
João 2:23 E, estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome.
Atos 8:6 E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia;
João 6:2 E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos.
Atos 2:43 E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
Atos 4:3 Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus.
Atos 15:12 Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios.
Não é o sinal que confirma a Palavra que pregamos, mas é DEUS que faz o milagre para comprovar que ELE é quem está presente e que a Palavra pregada será sua palavra.
 
Veja que o milagre vem primeiro e depois a Palavra em vários textos de Atos.
Dom de línguas em - Atos 2.11.
Cura do paralítico em - Atos 3.6.
Pedro e Tabita ou Dorcas Atos 9.40.
Paulo e o paralítico de Listra - Atos 14.8.
Paulo e  jovem, que tinha espírito de adivinhação - Atos 16:16
 
Muitas vezes o milagre pode ocorrer para identificar o homem que fala em nome de DEUS, confirmando sua autoridade.
Exemplo - Moisés perante faraó.
Elias por vezes disse - Se eu sou homem de DEUS...
2 Reis 1:10 Mas Elias respondeu, e disse ao capitão de cinqüenta: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então fogo desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinqüenta.
2 Reis 1:12 E respondeu Elias: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então o fogo de Deus desceu do céu, e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta.
Atos 2.22 – JESUS, varão aprovado com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;
 
Muitas vezes os milagres vêem para confirmar a Palavra pregada também.
E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.
Marcos 16:20
E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.
Marcos 16:20
Marcos 16:20 E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.
 
Mulher de um dos profetas, talvez do Obadias que fez dívidas para sustentar os 100 profetas escondidos por ele segundo Flávio Josefo. Não creio que seja Obadias, pois a bíblia o teria citado por nome. pode até ser um filho de Obadias o profeta que havia morrido e deixado a mulher viúva com seus dois filhos.
Morreu um profeta, homem de DEUS, pobre, mas DEUS se incumbiu de pagar suas dívidas depois de morto devido à lei assim ensinar que os filhos poderiam ser levados como escravos por sete anos para saldarem a dívida de seus pais.
Azeite muito provavelmente é o azeite que estava na vasilha de unção do profeta seu marido (2 Rs 4.2; 9.1 -Almotólia de azeite – ou botija pequena). Azeite caríssimo.
 
 
 
O ÓLEO DA UNÇÃO - SUA COMPOSIÇÃO. Era composto de "principais especiarias": mirra, canela aromática, cálamo aromático, cássia e azeite de oliveiras. (Ver Ex 30.22-25). Era o "azeite da santa unção".
Talvez esse seja o azeite usado na multiplicação - só restava na casa da viúva uma botijinha de azeite que seu esposo profeta utilizava para ungir aquele ou aquilo que DEUS mandasse.
Morreu um profeta, homem de DEUS, pobre, mas DEUS se incumbiu de pagar suas dívidas depois de morto devido à lei assim ensinar que os filhos poderiam ser levados como escravos por sete anos para saldarem a dívida de seus pais.
Azeite muito provavelmente é o azeite que estava na vasilha de unção do profeta seu marido (2 Rs 4.2; 9.1 - Almotólia de azeite – ou botija pequena). Azeite caríssimo.
 
Há Um Milagre em Sua Casa
Ev. Renato Bromochenkel
 
Neste capítulo estudaremos o texto bíblico sobre a multiplicação do azeite na casa da viúva (2 Rs 4.1-7). Não há dúvidas de que esta é uma das mais surpreendentes passagens bíblicas. Nela vemos o pouco ficar muito, a escassez se converter em abundância e o vazio ficar cheio! Vemos ainda como a graça de Deus alcança os corações desesperados. Esse texto, portanto, é bem claro em revelar que os milagres acontecem primeiramente em decorrência da bondade de Deus e cm resposta a uma fé obediente.
 
“E o azeite parou” (2 Rs 4.6).
Sabemos que à luz da Escritura, o azeite é um dos muitos símbolos do Espírito Santo e podemos usá-lo de forma apropriada como uma metáfora para ilustrá-lo. A pergunta a ser feita no atual contexto evangélico brasileiro é: Por que o azeite está parando? Dizendo isso de uma outra forma, por que a influência do Espírito Santo em nosso meio parece estar diminuindo? Por que os pentecostais, que já somam mais de meio bilhão de seguidores, parecem influenciar cada vez menos o mundo a sua volta? Alguma coisa parece estar errada ou no mínimo fora de lugar.
Acredito que esse capítulo traz uma resposta satisfatória para nós. Vamos analisá-lo de uma forma mais detalhada e detectar porque o atual avivamento aviva cada vez menos!
 
Por que o azeite está parando?
Em primeiro lugar, o azeite para quando ele não está sendo usado na esfera familiar — ‘Dize-me que é o que tens em casa” (2 Rs 4.2). Essa foi a pergunta feita pelo profeta Eliseu. Todo avivamento genuíno tem início a partir da família. Sem famílias renovadas não há avivamento. Recentemente o escritor norte-americano Wayne Gruden escreveu um livro intitulado: Famílias Fortes, Igrejas Fortes.1 E a pura verdade. O contrário também é verdade — famílias fracas, igrejas fracas! Por que estamos vivendo um avivamento que parece cada vez mais influenciar cada vez menos? Queremos uma igreja revitalizada, mas as famílias estão doentes e por essa razão os avivamentos são tão superficiais.
Aqui cabe a pergunta: o que temos em casa? Quem somos na igreja é um reflexo do que temos em casa. Quando Paulo escreveu sobre as qualificações exigidas para os ministros do evangelho, ele pôs a família na ordem de prioridade (1 Tm 3.2,4).
Aqui está o modelo ideal de família e de um ministério autêntico. Ainda lembro da norte-americana que foi professora de Novo Testamento no Seminário Batista. Aquela amada professora fora missionária por longos anos na China e viera concluir seu ministério como professora de Novo Testamento e Teologia Bíblica naquele Seminário. Ela costumava dizer que o obreiro que tivesse filhos indisciplinados ou desviados do evangelho estava desqualificado para liderar. Segundo ela, o pastor que se encontrava nessa situação deveria pedir uma licença para cuidar da família. Nós sabíamos que não se tratava de uma análise superficial, mas a reflexão de alguém que devotou toda a sua vida ao ministério, inclusive escolhendo ser celibatária para melhor servir ao Senhor.
Muitos anos já se passaram depois que ouvi aquelas palavras, mas elas continuam ecoando em minha mente. Será que estamos levando a sério essas recomendações do apóstolo, pondo a família em lugar de destaque no ministério? Infelizmente muitos obreiros não educaram seus filhos e muito menos os criaram sob disciplina. A consequência disso são frequentes escândalos envolvendo filhos de pastores. E o que é pior, parece que nos encontramos totalmente despreparados para enfrentar uma cultura mundanizada.
Não tenho dúvidas de que o advento da cultura pós-moderna abriu uma fissura enorme na tradição cristã ocidental. Com o advento da pós-modernidade a partir dos anos 60 e 70, uma era de incerteza e de verdades fragmentadas passaram a imperar em todos os segmentos da sociedade, inclusive mudando a sua cosmovisão.2 Antes, os valores judaico-cristãos dominavam em nossa cultura ocidental, mas com o advento do pós-modernismo, novos valores passaram a nortear a nossa forma de pensar. Parece que a igreja foi pega de surpresa e seus líderes ficaram como barco à deriva sem saber bem o que fazer. Quando um paradigma cai, ensinou Thomas Kuhn em sua teoria das revoluções científicas, um outro paradigma ocupa o lugar do antigo.3 O problema é que muitas vezes não há um modelo devidamente estruturado para preencher o espaço deixado pelo antigo paradigma que deixou de existir.
Traduzindo isso em palavras mais simples, quando o modelo pós-moderno de enxergar as coisas chegou oficialmente, ficamos a observar os valores tradicionais que protegiam nossa sociedade, e consequentemente nossas famílias, serem pulverizados e ficamos apenas assistindo a tudo isso sem dar uma resposta, à altura, a esse ataque. Muitos anos depois, os pastores, teólogos e filósofos cristãos acordaram para a seriedade da coisa e passaram a atacar de forma sistemática esse sistema maligno que fragmentou a estrutura dos valores da cultura judaico-cristã. Infelizmente parece que a reação aconteceu muito tarde e hoje vemos uma nova cosmovisão imperando em nossa sociedade e ditando como deve ser a vida do nosso povo e consequentemente de nossas famílias.
 
O que fazer, pois diante desse desafio cultural emergente? O que tens em tua casa? Que valores estão norteando a nossa família? Será que são valores cristãos que estão orientando a nossa fé ou é um paganismo cristianizado? Como confrontar esse novo paradigma?
 
O azeite para quando a porta não está fechada — Porta fechada fala de fechar a porta para o mundo, para os costumes e paradigmas do mundo (observação nossa). Muitas vezes DEUS faz o milagre de portas fechadas para não nos expor diante das multidões - Você suporta seu problema em segredo? DEUS o está vendo e vai realizar seu milagre de portas fechadas (observação nossa).
 
Em terceiro lugar, o azeite para quando a estrutura fica inadequada — “Não há mais vasilha nenhuma” (2 Rs 4.6). O azeite parou porque não cabia mais nas vasilhas ou porque a estrutura ficou inadequada para o tamanho do milagre. O pentecostalismo surgiu como um “Movimento” e não como uma denominação! Isso é importante porque nenhuma denominação pode reivindicar sua patente. O pentecostes não pode ser patenteado! O que parece estar acontecendo no atual avivamento brasileiro é a inadequação das estruturas existentes para conter o azeite pentecostal. A nossa estrutura parece se assemelhar com as cisternas do tempo do profeta Jeremias que não podiam conter água: “Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retém as águas.” (Jr 2.13).
 
Em quarto lugar, o azeite para quando não há prestação de contas — “Vende o azeite e paga a tua dívida” (2 Rs 4.7). Há um avivamento brasileiro que é totalmente inconsequente. Ninguém presta contas de nada! É escândalo por cima de escândalo! A imprensa mostra, quase que diariamente, os truques usados por pregadores midiáticos para arrancar dinheiro de seus fiéis. Temos um clero com a mesma estrutura do período medieval onde os privilégios se tornaram escandalosos e isso pode ser facilmente observado. Basta verificarmos os super salários pagos a muitos líderes religiosos para constatar esse fato. Há líderes enriquecendo à custa do espólio das igrejas.7
 
Recentemente, para ser mais preciso, em Março de 2013,  procuramos cantores e cantoras para cantarem em uma festa que acontecerá aqui em Imperatriz brevemente. Pasmem! O "cachê' médio gira em torno de R$ 15.000,00 (Quinze mil reais). Observação nossa. Quem é culpado por esses absurdos? Responda: EU.
 
Em quinto lugar, o azeite para quando ele fica rançoso — ‘Ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveira” (Ex 27.20). O azeite tinha que ser puro, não podia ser estragado. Quando o azeite está estragado ele fica rançoso. Temos muito óleo no atual contexto evangélico brasileiro. As estatísticas atualizadas informam que o pentecostalismo foi o segmento que mais cresceu, correspondendo a 60% da membresia evangélica brasileira. Ê um crescimento espetacular, mas há muito óleo misturado e rançoso nesse meio. E essa mistura que tem estragado o azeite.
 
A motivação do milagre
“De acordo com a lei hebraica, um credor poderia tomar um devedor e seus filhos como servos, mas não deveriam tratá-los como escravos (Ex 21.1-11; Lv 25.29-31; Dt 15.1-11). Seria uma grande tristeza para essa mulher perder o marido para a morte e os dois filhos para a servidão, mas Deus é aquele que “faz justiça ao órfão e à viúva” (Dt 10.18; SI 68.5; 146.9) e enviou Eliseu para ajudá-la.”8
DEUS opera pelo amor - é preciso que aquele que quer ser usado por DEUS em milagres ame as pessoas e deseje que elas fiquem livres de suas angústia, doenças, tristezas, problemas, etc...
 
A misericórdia divina
Não foi apenas por ser pobre que a viúva foi socorrida, nem tampouco por haver sido esposa de um dos discípulos dos profetas (2 Rs 4.1). O texto diz que ela “clamou” ao profeta Eliseu (2 Rs 4.1). O termo hebraico que traduz essa palavra é tsa'aq, que possui o sentido de clamar por ajuda, chorar em voz alta. O profeta ficou sensibilizado; Deus se compadeceu daquela mulher sofredora.
Tudo funciona pela graça de DEUS - nada é por merecimento. DEUS nos ama e envia seus servos na hora certa para fazer o que DEUS mais sabe fazer - amar.
 
A dinâmica do milagre
Um pouco de azeite
Diante do clamor da viúva, o profeta Eliseu perguntou-lhe: “Que te ei de fazer? Dize-me o que é que tens em casa. Ela respondeu: tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite”(2 Rs 4.2).
Talvez a botija de azeite usada por seu marido para ungir. A mulher não a manuseava, portanto se esquecera dela, mas procurando na memória viu que pelo menos isso havia em sua casa. As coisas despresadas, as coisa vis deste mundo são as que DEUS usa. Na família de Davi se esqueceram do menor e mais humilde, mas ali estava a vasilha que DEUS queria usar.
E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; 1 Coríntios 1:28
O que você tem em casa? Talvez um pregador, uma cantora, um evangelista, um musisista. Talvez você mesmo não saiba seu valor para DEUS.
 
Uma fé obediente
“Vai, pede emprestadas vasilhas”. A fé é demonstrada pela ação (Tg 2.17).
Obediência observada na mulher para obedecer ao homem de DEUS. Obediência observada em seus filhos para obedecerem à sua mãe.
Obedecer e agir, são dois ingredientes necessários ao milagre.
 
Os instrumentos do milagre
O instrumento humano
Por várias vezes no livro de 2 Reis, o profeta Eliseu é chamado de “Homem de Deus” (2 Rs 4.7; 4.9; 4.16; 6.9).
Você conhece algum homem de DEUS? Conhece mesmo? DEUS o usa em algum milagre? Os milagres confirmam um ministério. DEUS sempre tem um servo seu bem pertinho de você para realizar um milagre em sua casa.
 
O instrumento divino
“segundo a palavra do Senhor” (2 Rs 7.16). O que o Senhor faz, Ele o faz através de sua Palavra e muitas vezes realiza milagres para cumprir a palavra de seus escolhidos como profetas.
E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do SENHOR; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos. 2 Reis 2:24
E respondeu Elias: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então o fogo de Deus desceu do céu, e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta. 2 Reis 1:12
Eis aí, pois, agora contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. E no mesmo instante a escuridão e as trevas caíram sobre ele e, andando à roda, buscava a quem o guiasse pela mão. Atos 13:11
 
O objetivo do milagre
Alguns milagres realizados através do profeta Eliseu deixam bem claro que os mesmos ocorreram em resposta a uma necessidade humana e também em resposta ao sofrimento (2 Rs 4.1-7; 4.8-38; 5.1-19; 6.1-7).
É evidente que não estão os milagres de DEUS apenas restritos ao sofrimento humano e às necessidades humanas, mas podem acontecer também para cumprir seus propósitos salvíficos e para os amais diversos fins.
 
Glorificar a Deus
Os milagres se centralizam em Deus. Os milagres narrados nas Escrituras, tanto no Antigo com em o Novo Testamento, objetivam a glória de Deus. Em nenhum momento encontramos os profetas buscando chamar a atenção para si. Quem tentou fazer isso e se beneficiar de forma indevida dos milagres de Deus foi Geazi, o moço de Eliseu. Quando assim procedeu foi punido de uma forma dura (2 Rs 5.20-27). Em o Novo Testamento observamos Pedro e Paulo pondo em destaque esse fato e mostrando que Deus e não os homens devem ser glorificados (At 3.8,12; At 14.14,15).
Toda honra, poder e glória pertencem a DEUS. Os milagres são operados pelo poder do ESPÍRITO SANTO, de acordo com a vontade de DEUS PAI, tendo como agente realizador JESUS CRISTO.
Todos devem desejar serem instrumenttos de DEUS para realização de milagres sem visarem lucros financeiros, mas motivados pelo amor de DEUS derramado em nossos corações.

 
 
INTERAÇÃO
Professor, você crê em milagres? Então, não terá dificuldades no preparo desta lição, pois estudaremos a respeito de um dos milagres de Eliseu: a multiplicação do azeite na casa da viúva. Esta é uma das mais surpreendentes passagens bíblicas para aqueles que creem que para o Senhor não há causa impossível. Este milagre nos ensina que o pouco com DEUS torna-se muito e a escassez pode converter-se em abundância. O DEUS de Eliseu é o nosso DEUS. Ele é imutável, e mediante sua graça continua a alcançar os corações daqueles que estão desesperados por um milagre. No decorrer da lição, enfatize que o Pai Celeste realiza milagres não porque merecemos. Não somos merecedores de nada, sua graça nos basta, mas os milagres em nossa vida são decorrentes da bondade divina. DEUS é bom!
 
OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Atentar para a real motivação de um milagre.  
Identificar os instrumentos de um milagre.    
Especificar os reais objetivos de um milagre.
 
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Inicie a lição fazendo a seguinte indagação: "Mesmo em meio à escassez, você crê que DEUS é poderoso para suprir suas necessidades?" Ouça os alunos com atenção. Explique que muitas vezes DEUS permite um período de escassez para que venhamos nos humilhar perante Ele e reconhecer a nossa dependência dEle. Enfatize o fato do quanto a fé daquela viúva e dos seus filhos foi fortalecida depois de experimentarem da provisão divina. Conclua lendo com a classe Tiago 4.10 e Mateus 5.4.
 
PALAVRA-CHAVE: PROVISÃO - Atos ou efeito de prover, provimento, abastecimento, fornecimento.
 
RESUMO DA LIÇÃO 10, HÁ UM MILAGRE EM SUA CASA
I. A MOTIVAÇÃO DO MILAGRE 
1. A necessidade humana.
2. A misericórdia divina.
II. A DINÂMICA DO MILAGRE 
1. Um pouco de azeite.
2. Uma fé obediente.
III. OS INSTRUMENTOS DO MILAGRE 
1. O instrumento humano.
2. O instrumento divino.
IV. O OBJETIVO DO MILAGRE 
1. Uma resposta ao sofrimento.
2. Glorificar a DEUS.
 
SINÓPSE DO TÓPICO (1) - O milagre ocorrido na casa da viúva aconteceu como resposta a uma carência humana e como resultado da compaixão divina
SINÓPSE DO TÓPICO (2) - Um pouquinho pode tornar-se muito se vem com a bênção de DEUS. 
SINÓPSE DO TÓPICO (3) - A Palavra do Senhor foi o agente causador do milagre na vida da viúva. O que o Senhor faz, Ele o faz através da sua Palavra
SINÓPSE DO TÓPICO (4) -Todos os milagres realizados por Eliseu ocorreram em resposta a uma necessidade humana e também ao sofrimento
 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO - Subsídio Devocional
"Feche a porta para a dúvida
Um fator muito importante na história deste milagre é o que aconteceu após a viúva ter tomado emprestadas as vasilhas vazias de seus vizinhos curiosos. Eliseu lhe disse: 'Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos...' Sempre haverá muitas pessoas para dizer ao contrário. Há os que replicam: 'Os antecedentes são contra isso. Tentamos antes e falhamos'. Há também os que se queixam: 'Não podemos suportar isso'. Eliseu simplesmente insistiu para que ela deixasse de fora os incrédulos, e fechasse os ouvidos para a dúvida.
Os vizinhos que estavam cientes de sua situação talvez fossem levados a pensar que as atitudes eram excêntricas e, com certeza, a ridicularizariam. Tachariam-na de tola por acreditar em algo tão impossível como que lhe propusera o profeta.
JESUS advertiu: 'Atentai no que ouvis' (Mc 4.24). Ele sabia que agimos e reagimos de acordo com aquilo que ouvimos daqueles que estão à nossa volta. Eliseu também sabia quão rapidamente as sementes de dúvida crescem no solo do desespero e da perversidade humana. Dessa maneira, recomendou à viúva que entrasse em sua casa e fechasse a porta da dúvida. Assim como Maria, mãe de nosso Senhor, devemos considerar alguns sonhos em nossos corações, ao invés de vê-los assassinados numa conversa casual (Mt 7.6)" (BARNETT, Tommy. Há um milagre em sua casa: A solução de DEUS começa com o que você tem. 9. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p. 36)
 
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA 
BARNETT, Tommy. Há um milagre em sua casa: A solução de DEUS começa com o que você tem. 9. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
ZUCK, Roy B. Teologia do Antigo Testamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
 
SAIBA MAIS - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 53, p.41.
 
QUESTIONÁRIO LIÇÃO 10, HÁ UM MILAGRE EM SUA CASA
Responda conforme a revista da CPAD do 1º Trimestre de 2013
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
 
TEXTO ÁUREO 
1- Complete:
"Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o __________________________ em todos aqueles __________________________, e põe à parte o que estiver ______________________________" (2 Rs 4.4). 
 
VERDADE PRÁTICA 
2- Complete:
A história da ______________________________ do azeite da viúva mostra claramente que o Senhor é ________________________ e gracioso para _________________________ todas as necessidades de seus filhos 
 
COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO 
3- O que nos mostra a narrativa bíblica sobre a multiplicação do azeite na casa da viúva (2 Rs 4.1-7)?
(    ) O cheio ficar vazio.
(    ) O pouco tornar-se muito.
(    ) A escassez converter-se em abundância.
(    ) O vazio ficar cheio.
(    ) A graça de DEUS alcançar os corações desesperados.
 
I. A MOTIVAÇÃO DO MILAGRE 
4- Qual a motivação de DEUS em realizar o milagre da multiplicação do azeite da viúva?
(    ) A necessidade humana.
(    ) A misericórdia divina.
(    ) O poder divino.
 
5- Quais eram a situação e a necessidade da viúva?
(    ) Aquela mulher perdera o marido, que havia falecido, e agora corria o risco de perder também seus três filhos para os credores se não quitasse uma dívida.
(    ) As bênçãos de DEUS vêm em resposta a uma necessidade humana.
(    ) O milagre ocorrido na casa da viúva de um dos discípulos dos profetas confirma esse fato.
(    ) O texto expõe a extrema penúria na qual essa pobre mulher havia ficado.
(    ) Perdera o marido, que havia falecido, e agora corria o risco de perder também os filhos para os credores se não quitasse uma dívida.
(    ) Era costume naqueles dias um credor obrigar um devedor a saldar a sua dívida através do trabalho servil ou escravo.
(    ) Essa mulher, portanto, necessitava urgentemente que alguma coisa fosse feita para tirá-la daquela situação.
(    ) Sabedora que o profeta Eliseu era um homem de DEUS, recorreu a ele.
(    ) A Escritura mostra que o Senhor socorre o necessitado.
 
6- De que forma a misericórdia divina foi colocada em ação no caso da viúva?
(    ) O termo hebraico que traduz essa palavra é na'im me'od, que possui o sentido de clamar por ajuda, chorar em voz alta.
(    ) Não foi apenas por ser pobre que a viúva foi socorrida, nem tampouco por haver sido esposa de um dos discípulos dos profetas.
(    ) O texto diz que ela "clamou" ao profeta Eliseu.
(    ) O termo hebraico que traduz essa palavra é tsa`aq, que possui o sentido de clamar por ajuda, chorar em voz alta.
(    ) O profeta ficou sensibilizado; DEUS compadeceu-se daquela mulher sofredora.
(    ) O Senhor é compassivo, misericordioso e longânimo. 
 
II. A DINÂMICA DO MILAGRE 
7- Diante do clamor da viúva, o profeta Eliseu perguntou-lhe: "Que te hei de eu fazer? Declara-me que é o que tens em casa. O que possuía aquela pobre viúva para ser usado por DEUS?
(    ) Disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite".
(    ) Disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite e um saco de farinha".
(    ) O milagre acontece na esfera familiar: "o que tens em casa". O lar e a família são importantes para DEUS.
(    ) Um pouquinho pode tornar-se muito se vem com a bênção de DEUS.
(    ) O texto hebraico destaca que a porção de azeite da mulher era tão minguada que ela quase esqueceu que o possuía.
(    ) Foi esse pouco que o Senhor usou para operar o grande milagre.
(    ) O que possuímos pode ser bem pouco, mas é suficiente para DEUS operar os seus propósitos.
 
8- Que tipo de fé possuía aquela pobre mulher viúva?
(    ) A instrução dada pelo profeta Eliseu para solucionar o problema da viúva é bastante reveladora sobre a dinâmica desse milagre.
(    ) A ordem dada pelo profeta Eliseu para solucionar o problema da viúva é clara e o milagre só ocorreria um ano depois.
(    ) Num primeiro momento, o profeta chamou a mulher à ação: "Vai, pede para ti vasos emprestados".
(    ) A fé é demonstrada pela ação. JESUS também viu a fé do paralítico e dos homens que o conduziram em Cafarnaum.
(    ) Em segundo lugar, o milagre deveria acontecer de portas fechadas: "Fecha a porta", disse o profeta.
(    ) A mulher obedeceu ao profeta, e o azeite começou a fluir.
(    ) E, assim, pôde ela salvar os filhos, pagar as dívidas e viver dignamente.
(    ) É possível que uma das causas da escassez de milagres hoje esteja na publicidade desenfreada.
(    ) DEUS quer privacidade, mas os homens gostam de notoriedade.
(    ) Gostam de aparecer e vangloriar-se.
(    ) Deixam a porta aberta para serem vistos! 
 
III. OS INSTRUMENTOS DO MILAGRE 
9- De que maneira o instrumento humano é usado por DEUS no milagre da multiplicação do azeite?
(    ) DEUS usa homens de vez em quando e anjos sempre, como está demosntardo na Bíblia.
(    ) Por várias vezes, no livro de 2 Reis, o profeta Eliseu é chamado de "Homem de DEUS".
(    ) Sem dúvida esses textos demonstram que Eliseu era um instrumento de DEUS para a operação de milagres.
(    ) DEUS usa homens! Esse é um fato fartamente demonstrado na Bíblia.
(    ) Para formar uma nação e através dela revelar seu plano de salvação à humanidade, o Senhor chamou Abraão.
(    ) Para tirar os israelitas do Egito, DEUS usou Moisés.
(    ) Para levar a mensagem do Evangelho aos gentios, o Senhor usou a Pedro.
(    ) DEUS também chamou a Paulo para ser "um instrumento escolhido" para levar seu nome perante os nobres.
(    ) Para salvar-nos, DEUS humanizou-se na pessoa bendita de JESUS CRISTO.
(    ) Para a obra missionária de DEUS, Ele conta com você!.
 
10- De que maneira DEUS usa sua Palavra como instrumento divino para seus milagres?
(    ) O texto põe a ordem do profeta como agente causador do milagre.
(    ) Quando uma grande fome assolava Samaria, o profeta Eliseu profetizou abundância de alimentos: "Então, disse Eliseu: Ouvi a palavra do Senhor; assim diz o Senhor: Amanhã, quase a este tempo, uma medida de farinha haverá por um siclo, e duas medidas de cevada, por um siclo, à porta de Samaria".
(    ) O cumprimento dessa profecia parecia pouco provável naqueles dias, a ponto de o capitão, em cujo braço o rei se apoiava, haver ironizado: "Ainda que o Senhor fizesse janelas no céu, poder-se-ia fazer isso?" (2 Rs 7.2).
(    ) Mas a profecia cumpriu-se exatamente como Eliseu havia predito.
(    ) O texto põe a Palavra do Senhor como agente causador do milagre.
(    ) O cronista observa que esses fatos ocorreram "segundo a palavra do Senhor".
(    ) O que o Senhor faz, Ele o faz através de sua Palavra.  
 
IV. O OBJETIVO DO MILAGRE 
11- Qual a resposta divina ao sofrimento do justo?
(    ) O Novo Testamento mostra-nos que o Senhor JESUS expulsava demônios e levantava paralíticos para que fosse reconhecido como DEUS.
(    ) Todos os milagres realizados por Eliseu deixam bem claro que eles ocorreram em resposta a uma necessidade humana e também ao sofrimento.
(    ) O Novo Testamento mostra-nos que o Senhor JESUS libertava e curava porque se compadecia do sofrimento humano.
 
12- De que maneira os milagres podem Glorificar a DEUS?
(    ) Os milagres se centralizam no homem e em DEUS.
(    ) Os milagres não se centralizam no homem, mas em DEUS.
(    ) Os milagres narrados nas Escrituras objetivam a glória de DEUS.
(    ) Em nenhum momento, encontramos os profetas buscando chamar a atenção para si através dos milagres que realizavam nem tirar proveitos deles.
(    ) Em o Novo Testamento, observamos Pedro e Paulo pondo em destaque esse fato e mostrando que DEUS, e não os homens, é quem deve ser glorificado.
 
13- Quem tentou tirar proveito de milagre para beneficiar-se de forma indevida? Qual o resultado disso?
(    ) Geazi, o servo de Elias.
(    ) Geazi, o servo de Eliseu.
(    ) Quando assim procedeu foi severamente punido.
 
CONCLUSÃO 
14- Complete:
O milagre da __________________________________________ do azeite é um testemunho do poder de DEUS, que se compadece dos sofredores que o buscam de todo o coração. O foco, portanto, dessa bela história não é a _____________________________ nem tampouco o profeta Eliseu, mas o Senhor que através da instrumentalidade do seu servo abençoa essa pobre mulher. A história faz-nos lembrar um outro feito extraordinário e muito mais relevante do que esse: a multiplicação dos _____________________________ e ____________________________ por nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO. Ele foi, é e sempre será a resposta a todo ____________________________________________ humano.
 
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm 
 
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD
SOARES, Esequias. O Ministério Profético na Bíblia: A voz de DEUS na Terra. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
SOARES, Esequias. Visão Panorâmica do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia do Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. 
William Macdonald - Comentário Bíblico popular (Antigo Testamento).
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico NVI - EDITORA VIDA.
Revista Ensinador Cristão - nº 52 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.
GARNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA
ELISSEN, Stanley. Conheça melhor o Antigo Testamento. VIDA.
CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento Interpretado versículo por Versículo. HAGNOS.
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
AS GRANDES DEFESAS DO CRISTIANISMO - CPAD - Jéfferson Magno Costa
O NOVO DICIONÁRIO DA BÍBLIA – Edições Vida Nova – J. D. Douglas
A ESPADA CORTANTE – VOLUME UM – CPAD – Orlando S. Boyer
1 GRUDEN, Wayne. Famílias Fortes, Igrejas Fortes. Sao Paulo: Editora Vida.
2 Conceito desenvolvido por Ilya Prigogine em seu livro O Fim das Certezas - tempo, caos e as leis da natureza. São Paulo: Editora UNESP, 1996. Prigogine é professor da Universidade Livre de Bruxelas e da Universidade do Texas e ganhador do prêmio Nobel de Química.
3 KHUN, Thomas. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Editora Perspectiva.
4 MORAES, Maria Cândida. O Paradigma Educacional Emergente. Editora Papirus.
5 GRENZ, Stanley J. Pós-Modernismo — um guia para entender a filosofia de nosso tempo. São Paulo: Editora Vida Nova, 1997. Antonio Cruz em seu livro La Postmodernidad, defende pressupostos semelhantes.
6 MEYER, F.B. Comentário Bíblico F.B. Meyer. Minas Gerais: Editora Betânia, 2002.
7 MCGRATH, Alister. As Origens Intelectuais da Reforma. Editora Mundo Cristão.
8 WIERSBE, Warren W. Comentário Bíblico Expositivo - históricos. Vol. 2, Rio de Janeiro: Editora Central Gospel.
9 MACDONALD, William. Comentário Bíblico Popular. São Paulo: Editora Mundo Cristão, 2010.
10 WISEMAN, Donald J. 1 e 2 Reis - introdução e comentário. São Paulo: Editora Vida Nova.
11 RICHARDS, Larry. Todos os Milagres da Bíblia. São Paulo: Editora United Press, 2005. 
 

26 fevereiro 2013

LIÇÃO 9, ELIAS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO



LIÇÃO 9, ELIAS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO  
LIÇÕES BÍBLICAS - 1º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos
Tema: Elias e Eliseu um Ministério de Poder para toda a Igreja.
Comentário: Pr. José Gonçalves
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva

QUESTIONÁRIO
NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
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TEXTO ÁUREO 
"E [JESUS] transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele" (Mt 17.2,3). 
 
 
VERDADE PRÁTICA 
O aparecimento de Moisés e Elias no Monte da Transfiguração é um testemunho de que a Lei e os Profetas cumprem-se em CRISTO, o Messias prometido.
 
 
LEITURA DIÁRIA 
Segunda - Mt 17.3 O Messias e a tipologia
Terça - Mt 17.10 O Messias e a escatologia
Quarta - Mt 17.12 O Messias rejeitado
Quinta - Lc 9.35 O Messias esperado
Sexta - Mc 9.12 O Messias humilhado
Sábado - Lc 9.29 O Messias exaltado 
 
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE- Mateus 17.1-8  (Também em Mc 9.2 e em Lc 9.28,29)
1 Seis dias depois, tomou JESUS consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte. 2 E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. 3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. 4 E Pedro, tomando a palavra, disse a JESUS: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés e um para Elias. 5 E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; escutai-o. 6 E os discípulos, ouvindo isso, caíram sobre seu rosto e tiveram grande medo.7E, aproximando-se JESUS, tocou-lhes e disse: Levantai-vos e não tenhais medo.8 E, erguendo eles os olhos, ninguém viram, senão a JESUS.
 
 

 
Meus comentários (Ev Luiz Henrique)
O assunto dessa lição fala de Elias participando de um dos mais importantes eventos da Bíblia - a Transfiguração de JESUS - marco do cristianismo tão negligenciado em nossas pregações.
A transfiguração é a prova mais nítida de nosso futuro estado glorificado e na presença de JESUS, em nossa nova morada celestial.
 
Mateus 16:27-28
Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras. Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino.
Mateus 17.1-8  (Também em Mc 9.2 e em Lc 9.28,29)
1 Seis dias depois, tomou JESUS consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte. 2 E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. 3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. 4 E Pedro, tomando a palavra, disse a JESUS: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés e um para Elias. 5 E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; escutai-o. 6 E os discípulos, ouvindo isso, caíram sobre seu rosto e tiveram grande medo.7E, aproximando-se JESUS, tocou-lhes e disse: Levantai-vos e não tenhais medo.8 E, erguendo eles os olhos, ninguém viram, senão a JESUS.
 
Pedro, Tiago e João não morreriam antes de verem a transfiguração (sete dias depois).
 
Seis dias depois (Mc 9.2) ou quase oito dias depois (Lc 9.28), ou seis dias depois (Mt 17.1)?
As indicações estão ligadas à maneira de se contar o tempo em grego e em hebraico - equivalem a sete dias após JESUS ter dito que alguns ali não morreriam sem ver a glória de DEUS.
 
JESUS subiu ao monte para orar – Os discípulos oraram até que dormiram. JESUS continuou orando até entrar completamente na presença de DEUS –aconteceu então sua transfiguração – sua forma original se revelou devido à sua comunhão com o Pai e o ESPÍRITO SANTO.
 
O céu desceu por um momento – Elias e Moisés apareceram prefigurando a aparição deles durante a grande tribulação.
 
Por que Pedro, Tiago e João?
Escolhidos como colunas da futura igreja.
Gálatas 2:9 - E conhecendo Tiago, Cefas (Pedro) e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão.
 
Pedro foi aquele que abriu o caminho do evangelho aos judeus, no pentecostes e o primeiro a abrir a porta do evangelho aos gentios, na casa de Cornélio.
Tiago foi o primeiro apóstolo a morrer pelo evangelho.
João foi último apóstolo a morrer (tendo como função primordial escrever provando que JESUS era DEUS e escrever sobre as revelações escatológicas.
 
JESUS pede aos discípulos para não revelarem esse fato antes de sua ressurreição.
Mateus 17:9
E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos.
 
Após a morte e ressurreição de JESUS eles falaram do evento (Tiago não falou pois morreu antes disso - Atos 12:1,2).
Pedro fala sobre a transfiguração
Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade. Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido. E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo; E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.
2 Pedro 1:16-19
 
João fala sobre a transfiguração
João 1:14
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
1 João 1.1, 2
O que era desde o princípio, o que ouvimos o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada);
 
Como Elias não morreu os judeus ainda o esperam antes da vinda do Messias, pois a palavra de DEUS diz que Elias viria preparando o caminho de JESUS CRISTO.
Na verdade João Batista veio na mesma unção de Elias, ele mesmo disse que viera para preparar o caminho do Messias, mas os judeus não o reconheceram e nem reconheceram aquele que veio logo depois dele – JESUS CRISTO.
Cremos que os judeus vão aceitar a JESUS no final da grande tribulação exatamente porque Elias mesmo estará ali como uma das duas testemunhas.
Logo após isso eles clamarão PR JESUS e ELE virá para salvá-los, portanto o trabalho de Elias só findará com sua morte e ressurreição no final da Grande Tribulação.
Os judeus ainda esperam Elias e para eles o Messias só virá após a aparição de Elias.
Nós esperamos o arrebatamento – eles esperam Elias.
É somente após a confissão de Pedro, em Cesaréia, dizendo que JESUS é o filho de DEUS vivo que acontece a transfiguração.
Pedro, Tiago e João precisavam ver Elias para crerem na ressurreição de JESUS, para crerem na glória de DEUS, para terem esperança em seu próprio futuro glorioso.
 
Nós conheceremos uns aos outros no céu sem nem mesmo conhecermos as pessoas aqui na Terra.
Pedro, Tiago e João reconheceram Elias e Moisés sem nunca os terem visto antes.
O ESPÍRITO SANTO revela todas as coisas.
Elias e Pedro não falaram com os discípulos – Ali quem importava era JESUS. Eles estavam em corpos celestes e espirituais, só poderiam se comunicar com quem estava também em corpo glorioso. Lucas disse em Lc 9.30 que Lhe falavam de sua morte e ressurreição em breve.
 
Moisés representava aqui a Lei – A lei nos revela o pecado e a condenação, portanto nos convence de que precisamos de um salvador.
 
Elias representa aqui os profetas que falaram a respeito do Messias que viria para salvar os homens de seus pecados.
 
JESUS aqui representa a graça de DEUS que salva os homens pelo sacrifício na cruz, sem nenhum tipo de mérito por parte dos homens que já estão condenados se permanecerem no pecado e não reconhecerem em JESUS sua salvação.
 
Como Pedro, Tiago e João não entendiam nada do que estava acontecendo, começaram a falar de coisas terrenas, não percebendo ali a glória e o poder de DEUS.
 
Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.
Como no batismo de JESUS, aqui novamente DEUS dá testemunho de seu filho. Como Moisés mesmo disse no Antigo Testamento - Virá um profeta como eu - A ELE ouvi.
 
Moisés realizou seu sonho de entrar na Terra Prometida, mas ainda a pisará normalmente na grande tribulaçao segundo creio e Elias ainda verá a restauração de Israel também quando vier na grande tribulação segundo meu entendimento, pois na época em que veio na transfiguração os judeus rejeitaram a JESUS.
 
CONTRASTE ENTRE O FUTURO PRÓXIMO E A MANIFESTAÇÃO GLORIOSA:
(A) - O rosto para ser desfigurado por açoites e pela coroa de espinhos, então brilhava como o fulgor do sol;
(B) – As vestes que estavam destinadas a serem adquiridas pelo jogo, resplandeciam, não apenas como a neve, mas como a luz;
(C) – Em vez dos dois ladrões, um a cada lado do Senhor, havia Moisés e Elias;
(D) – Em vez das trevas ao meio dia, havia uma nuvem luminosa à noite;
(E) – Em vez de gritos do Senhor: - “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”, ouviu-se dos céus a voz de Deus-Pai: - “Este é meu Filho, o meu Escolhido, ouvio-O”.
 
Na cena da transfiguração, há em miniatura, todos os elementos que se manifestarão no reino que há de vir:
(1) - O Senhor, não mais na Sua humilhação, mas em glória – Mt 17.2,
(2) – Moisés, glorificado, representando os redimidos que passaram pela morte para o reino – Mt 13.43 cf Lc 9.30-31.
(3) - Elias, glo­rificado, figurando os redimidos que entraram no reino, sendo trasladados (I Cor 15:50-53; Ts 4:14-17.
(4) – Pedro, Tiago e João, não glorificados, representando (na ocasião) Israel na carne dentro do reino futuro – Ez 37.21-27
(5) – As multidões, ao pé do monte, representam as nações que entrarão no reino depois de inaugurado sobre Israel – Mt 17.14 cf Is 11.10-12.
 
Exemplo de manifestação dessa luz gloriosa mais tarde:
E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. (At 9.3-5)
 
E, quando Herodes estava para o fazer comparecer, nessa mesma noite, estava Pedro dormindo entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão. E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro no lado, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! E caíram-lhe das mãos as cadeias. E disse-lhe o anjo: Cinge-te e ata as tuas sandálias. E ele o fez assim. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa e segue-me. E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão. E, quando passaram a primeira e a segunda guarda, chegaram à porta de ferro que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele. E Pedro, tornando a si, disse: Agora, sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de tudo o que o povo dos judeus esperava. (At 12.6-11)
 
DEUS continua fazendo maravilhas no meio de seu povo, pena que muitos se especializaram tanto na parte de estudos da Palavra de DEUS e na pregação que se esqueceram de que na mesma Palavra que tanto ensinam e pregam dizem que as manifestações gloriosas de DEUS sempre acompanharam aqueles que realmente conhecem a DEUS. DEUS confirma sua Palavra e aqueles que são chamados por ELE (e não apenas por homens) com sinais prodígios e maravihas.
 
- Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas. 2 Coríntios 12:12
- Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade? Hebreus 2:4
- Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; Atos 2:22
- E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém. Marcos 16:20
- Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. João 3:2
- E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito. Atos 8:13
- Detiveram-se, pois, muito tempo, falando ousadamente acerca do Senhor, o qual dava testemunho à palavra da sua graça, permitindo que por suas mãos se fizessem sinais e prodígios. Atos 14:3
- Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. João 2:11
 
 
Este resumo contém estudos de vários sites de EBD, incluindo ai alguns comentários do professor Caramurú Afonso Francisco, Ismael Pereira de Oliveira, Natalino das Neves, Justei Cordeiro, EBDexplica, e estudos diversos da ebdweb.com.br etc...
 
 
A Transfiguração de CRISTO (http://www.estudosdabiblia.net/d16.htm)
Quando DEUS veio à terra, na pessoa de JESUS, adotou uma forma humana. Fisicamente, JESUS se parecia como qualquer outro homem. Ele teve fome, sede, cansaço, etc. Sua divindade foi vista apenas indiretamente, em suas ações e suas palavras. Mas, numa ocasião, a glória divina interior de JESUS resplandeceu e se tornou visível. A história é contada em Mateus 17:1-8:
Seis dias depois, tomou JESUS consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. Então disse Pedro a JESUS: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias. Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me compra-zo; a ele ouvi. Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo. Aproximando-se deles, tocou- lhes JESUS, dizendo: Erguei-vos e não temais! Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão JESUS.
 
A Glória de CRISTO
A Bíblia revela um DEUS unido, composto de três pessoas: o Pai, o Filho e o ESPÍRITO SANTO. João 1:1-2 diz: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com DEUS, e o Verbo era DEUS". JESUS estava com o Pai desde o princípio, compartilhando de sua natureza divina. Então, JESUS deixou o céu e veio à terra. "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai" (João 1:14). Fisicamente, JESUS tinha todas as características de um homem; espiritualmente, ele compartilhava da natureza de DEUS. Na transfiguração, sua glória interna tornou-se visível externamente.
Temos que chegar a ver em JESUS a glória de DEUS. Uma razão por que JESUS se tornou um homem foi para manifestar a natureza de DEUS. JESUS é "o resplendor da glória" de DEUS e "a expressão exata do seu Ser" (Hebreus 1:3). Ele reflete perfeitamente a natureza e o caráter de DEUS. Quando olhamos para JESUS, podemos ver "a glória do Senhor" (2 Coríntios 3:18 - 4:6). A conversa de JESUS com Filipe ilustra estes pontos: "Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto. Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe JESUS: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras" (João 14:7-10). JESUS é a revelação, a manifestação do Pai (João 1:18). Você já pensou no que DEUS faria, diria ou pensaria se fosse um homem? Olhe para JESUS. Tudo o que JESUS disse e fez foi exatamente o que o Pai diria e faria se viesse à terra como um homem. Que pensamento espantoso: DEUS se revelou a nós em forma humana. O reconhecimento da glória do Pai, em JESUS, torna o estudo da vida de CRISTO uma experiência profundamente comovente.
 
A Autoridade de CRISTO
As religiões são, freqüentemente, baseadas em ensinamentos, filosofias, visões, etc. A religião de CRISTO é baseada na História. Pedro, um dos três que testemunharam a transfiguração, indicaram-na como evidência de que o evangelho não era uma fábula ou lenda: "Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor JESUS CRISTO seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade, pois ele recebeu, da parte de DEUS Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo" (2 Pedro 1:16-18). Este exemplo coloca JESUS numa categoria totalmente diferente da dos líderes de outras religiões do mundo. Qual deles foi transfigurado? A fé em CRISTO não é um salto no escuro, mas um passo razoável baseado em evidência histórica concreta.
JESUS está acima de tudo. Ele possui toda a autoridade no céu e na terra (Mateus 28:18). Ele está "acima de todo o principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro" (Efésios 1:21). JESUS merece nossa honra, respeito, adoração e obediência. O CRISTO que é soberano sobre o universo inteiro, deverá reinar também sobre minha vida.
Muitos há que reagem como Pedro. Quando viu JESUS, Moisés e Elias, juntos na montanha, ele recomendou a construção de três tendas. Que Pedro sugerisse três tendas já era admirável. Moisés era o grande legislador e libertador do Velho Testamento. Elias estava entre os maiores dos profetas do Velho Testamento, arrebatado da terra sem morrer. Quão maravilhoso estar na presença deles! Podemos entender o desejo de Pedro de construir uma tenda para Moisés e outra para Elias. Mas, por que três tendas? Ah, ele estava elevando JESUS à mesma posição: Vamos dar para ele uma tenda também! Para Pedro, em vista da sua herança judia, ter posto JESUS a par com os grandes Moisés e Elias era algo admirável.
A resposta de DEUS mostrou que não deveria haver três tendas, nem duas, mas uma só. "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi". Moisés desvaneceu. Elias desapareceu. Somente JESUS permaneceu. Devemos construir somente uma tenda. Muitos constroem mais. Muitos constroem tendas para Moisés e Elias, não reconhecendo que não estamos mais sob a lei do Velho Testamento. Muitos constroem tendas para grandes líderes religiosos: Buda, Kardec, Joseph Smith, Ellen G. White, Edir Macedo, etc. Muitos levantam tendas para os pais, bem junto da tenda para JESUS. Outros armam uma tenda para sua igreja ou tradição religiosa. Colossenses 2 diz, vigorosamente, que toda a sabedoria, todo o conhecimento e a plenitude da divindade estão em CRISTO. Portanto, "Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo CRISTO" (v. 8). Temos que aceitar nada mais, nada menos do que CRISTO. Ele tem toda a autoridade no céu como na terra.
 
A Transfiguração dos Seguidores de CRISTO
"E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em Glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o ESPÍRITO" (2 Coríntios 3:18). Temos que permitir que nossas vidas sejam transformadas pela glória de CRISTO. DEUS quer que compartilhemos de sua natureza divina (2 Pedro 1:4), e que CRISTO habite em nós (Colossenses 1:26-28; Gálatas 4:19; Efésios 2:19-22). Paulo escreveu: "Estou crucificado com CRISTO; logo, já não sou eu quem vive, mas CRISTO vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no filho de DEUS, que me amou e a si mesmo se entregou por mim" (Gálatas 2:19-20). Imagine-se acordando uma noite, com JESUS ao lado de seu leito. Você deixa seu corpo e CRISTO entra nele. Agora, seu corpo ainda pareceria exatamente o mesmo. Mas de agora em diante é CRISTO quem realmente habita em seu corpo. É claro que este evento não ocorrerá exatamente assim, mas seu resultado tem que ser assim. Tenho que permitir que minha vida, minhas ações, minhas palavras e até meus pensamentos sejam moldados como a imagem de CRISTO.
Mas como podemos realizar esta transformação? Depois que Moisés esteve na presença de DEUS, sua face mostrou-se tão brilhante que ele teve que cobrí-la com véu para que as pessoas pudessem olhar para ele. Paulo usa isto como uma ilustração de nossa transfiguração por CRISTO (2 Coríntios 3). Temos que olhar para CRISTO e deixar sua imagem nos transformar. Esta mudança ocorre através do conhecimento de CRISTO (2 Pedro 1:2-8; Colossenses 1:26-28). Em nosso estudo das Escrituras, temos que olhar para CRISTO e começar a agir como ele agia, falar como ele falava e pensar como ele pensava. Temos que chegar a conhecer CRISTO tão intimamente (por meio das Escrituras) e admirá-lo tão profundamente que o imitamos em cada pormenor. Muitas pessoas religiosas acabam fazendo umas poucas mudanças externas e chamam a isso cristianismo. Mas a glória de CRISTO era interna. Temos, não somente, que vestir uma máscara religiosa, mas temos que deixar a vida de CRISTO renovar nossas vidas de dentro para fora. Somente então CRISTO terá terminado sua obra em nossas vidas.
- por Gary Fisher
 
INTERAÇÃO
Caro professor, nesta lição estudaremos a respeito do profeta Elias no monte da Transfiguração. Este acontecimento teve como objetivo principal demonstrar que JESUS de fato era o Messias esperado. Moisés também apareceu neste episódio. Sabemos que ele tipificava a lei e Elias prefigurava os profetas que predisseram a vinda do Messias. No decorrer da lição, procure enfatizar que embora Moisés e Elias tivessem grande relevância na história do povo hebreu, eles não possuíam glória própria. Ainda que fossem homens fiéis ao Senhor, eram humanos, sujeitos a falhas e erros, porém, eles irradiavam a glória proveniente do CRISTO. Que possamos, como Filhos de DEUS, regenerados em JESUS CRISTO, irradiar também a glória do Profeta de Nazaré.
 
OBJETIVOS- Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Descrever o episódio da transfiguração de JESUS.   
Explicar a tipologia representada em Moisés e Elias. 
Conscientizar-se de que JESUS era o Messias esperado.
 
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, para introdução da lição escreva a seguinte indagação no quadro de  giz: "O que foi a transfiguração?" Ouça os alunos com atenção, faça as considerações que achar necessárias. Conclua explicando que a transfiguração foi na verdade uma rápida demonstração da glória de JESUS CRISTO, o Rei dos reis. A divindade de JESUS foi revelada no monte da Transfiguração. Os discípulos que ali estavam puderam ver o Verbo que se fez carne. Ele é DEUS. Infelizmente, na atualidade, muitos não creem mais na divindade de JESUS, por isso, enfatize que JESUS foi cem por cento homem e cem por cento DEUS. Sua glória foi manifestada em plena humanidade!
 
PALAVRA-CHAVE: TRANSFIGURAÇÃO -  mudança de aparência, ou forma, mas não de essência.
Ato ou efeito de transfigurar. Estado glorioso, em que JESUS apareceu sobre o Monte Tabor. (http://www.dicionarioweb.com.br/transfigura%C3%A7%C3%A3o.html) - Monte Hermom ou Monte Tabor?
 
RESUMO DA LIÇÃO 9, ELIAS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO 
I. ELIAS, O MESSIAS E A TRANSFIGURAÇÃO 
1. Transfiguração.
2. Glória divina.
II. ELIAS, O MESSIAS E A RESTAURAÇÃO  
1. Tipologia.
2. Escatologia.
III. ELIAS, O MESSIAS E A REJEIÇÃO 
1. O Messias esperado. 
2. O Messias rejeitado.
IV. ELIAS, O MESSIAS E A EXALTAÇÃO 
1. Humilhação.
2. Exaltação.
 
SINÓPSE DO TÓPICO (1) A transfiguração provou para os discípulos e para nós aquilo que JESUS sempre fora: o verbo divino encarnado.
SINÓPSE DO TÓPICO (2) No evento da transfiguração, Moisés prefigurava a Lei e Elias os profetas. 
SINÓPSE DO TÓPICO (3) João era o Elias que havia de vir e JESUS era o Messias.  
SINÓPSE DO TÓPICO (4) JESUS deixou claro que a cruz faz parte do plano divino para restaurar todas as coisas. 
 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICOI- Subsidio Teológico
"Embora a Transfiguração fosse sem dúvida uma maravilhosa revelação da natureza essencial de JESUS, no contexto ela era também uma poderosa manifestação da natureza do reino que o nosso Senhor pretendia estabelecer com a sua morte.
[...] A chave para entendermos o pretenso significado da transfiguração é encontrada em Marcos 9.2, na frase 'seis dias depois'. O que havia acontecido antes dos seis dias?  JESUS havia falado sobre a sua cruz e depois a glória, e feito uma promessa específica: 'Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o Reino de DEUS com poder' (Mc 9.1).
Não é costume de Marcos indicar um preciso relacionamento entre os eventos. A frase 'seis dias depois' faz íntima ligação entre a transfiguração e a profecia de CRISTO sobre a sua morte e ressurreição - e a promessa que fez aos discípulos de que alguns veriam 'o Reino de DEUS com poder'" (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p. 115).
 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICOII 
Subsidio Teológico
Embora a transfiguração fornecesse uma confirmação visível da divindade de CRISTO, os discípulos, perante os quais Ele havia exibido sua glória, já o havia reconhecido através dos olhos da fé (Mc 8.29). Porém não haviam reconhecido a natureza do seu reino: não entendiam a implicação de tomar a cruz e seguir a JESUS a fim de receberem uma nova vida.
Então JESUS transfigurou-se diante deles e, nessa transformação, eles viram 'o Reino de DEUS com poder' (Mc 9.1). Eles viram Aquele que apareceu em sua encarnação como um homem comum, brilhar de repente com um extraordinário esplendor. O que eles viram era uma verdadeira transfiguração - uma transformação revolucionária do estado de um ser para outro. Um estado de ser que indiscutivelmente exibia a glória e o poder de DEUS. É isso que a transfiguração redefine o reino para seus discípulos. Quando, depois da morte e ressurreição de CRISTO o reino de DEUS vier 'com poder', a característica marcante desse reino não será exércitos de anjos marchando para esmagar o poder de Roma. O reino de DEUS vem com poder a fim de mudar os seres humanos comuns em seres que escolheram seguir a JESUS. O reino, pelo menos até à volta de JESUS, consistirá em transformação, e não nas conquistas que eles desejavam" (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p. 115).
 
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA 
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1.ed.Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
MERRILL, Eugene H. História de Israel no Antigo Testamento: O reino de sacerdotes que DEUS colocou entre as
nações. 6. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
 
SAIBA MAIS - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 53, p.40.
 
QUESTIONÁRIO LIÇÃO 9, ELIAS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO 
Responda conforme a revista da CPAD do 1º Trimestre de 2013
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
 
TEXTO ÁUREO 
1- Complete:
"E [JESUS] ________________________________________-se diante deles; e o seu rosto _______________________________________ como o sol, e as suas vestes se tornaram __________________________________ como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele" (Mt 17.2,3). 
 
VERDADE PRÁTICA 
2- Complete:
O aparecimento de Moisés e Elias no Monte da _______________________________________ é um testemunho de que a Lei e os Profetas cumprem-se em ___________________________, o ____________________________ prometido.
 
COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO 
3- Onde encontramos o relato sobre a transfiguração nos evangelhos sinóticos e quais os personagens ai envolvidos?
(    ) Mt 17.1-13; Mc 9.2-8; Lc 9.28-36.
(    ) JESUS, Moisés, Elias, Pedro, Mateus e João.
(    ) JESUS, Moisés, Elias, Pedro, Tiago e João.
 
I. ELIAS, O MESSIAS E A TRANSFIGURAÇÃO 
4- Quais fatos põem em evidência a identidade do Messias, o Filho de DEUS, na transfiguração de JESUS?
(    ) A palavra transfigurar, que traduz o termo grego metanoia, mantém o sentido de mudança de forma, ou tipo, mas não mudança de essência.
(    ) O texto sagrado relata que tão logo subiram ao Monte, JESUS foi transfigurado diante de Pedro, João e Tiago.
(    ) Diz o texto sagrado: "o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz".
(    ) A palavra transfigurar, que traduz o termo grego metamorfose, mantém o sentido de mudança de aparência, ou forma, mas não mudança de essência.
(    ) A transfiguração mostrou aos discípulos aquilo que JESUS sempre fora: o verbo divino encarnado.
(    ) Os discípulos observaram que o seu rosto brilhou como o sol.
(    ) O texto revela também que suas vestes resplandeceram.
 
5- Qual relação existe entre a glória divina e a transfiguração de JESUS?
(    ) Mateus detalha que durante a transfiguração "uma nuvem luminosa os cobriu".
(    ) É relevante o fato de que Mateus, ao escrever o evangelho aos hebreus, põe em evidência o fato de que JESUS é o Messias anunciado no Antigo Testamento.
(    ) Isso pode ser visto na manifestação da nuvem luminosa, que está relacionada com a manifestação da presença de DEUS.
(    ) Tanto Moisés como Elias e Elizeu, quando estiveram no Horebe, presenciaram a manifestação dessa luz.
(    ) Tanto Moisés como Elias, quando estiveram no Sinai, presenciaram a manifestação dessa glória.
(    ) Todavia, não como os discípulos a vivenciaram no Monte da Transfiguração.
 
II. ELIAS, O MESSIAS E A RESTAURAÇÃO  
6- Qual a tipologia existente no evento da transfiguração, onde o texto destaca os nomes de Moisés e Elias (Mt 17.3)?
(    ) Para a Igreja Cristã, Moisés prefigura a Lei enquanto Elias, os profetas.
(    ) Para a Igreja Cristã, Moisés representa os mortos e transformados enquanto Elias, os arrebatados e JESUS a graça de DEUS.
(    ) É perceptível, nessa passagem, que Moisés aparece como figura tipológica.
(    ) Mateus põe em evidência o pronunciamento do próprio DEUS: "Escutai-o".
(    ) Mateus põe em evidência o pronunciamento do próprio DEUS: "Obedecei-o".
(    ) E Moisés havia dito exatamente estas palavras quando se referia ao Profeta que viria depois dele: "O SENHOR, teu DEUS, te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis".
(    ) A transfiguração revela que Moisés tem seu tipo revelado em JESUS de Nazaré e que toda a Lei apontava para Ele. 
 
7- Enquanto Moisés ocupa um papel tipológico no evento da transfiguração, Elias aparece em um contexto escatológico. Por que?
(    ) O texto de Malaquias 4.5,6 apresenta Elias como o preletor do Messias.
(    ) O texto de Malaquias 4.5,6 apresenta Elias como o precursor do Messias.
(    ) O Novo Testamento aplica a João Batista o cumprimento dessa Escritura: "E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos e os rebeldes, à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto".
(    ) Assim como Elias, João foi um profeta de confronto, ousado e rejeitado.
(    ) A presença do Batista, o Elias que havia de vir, era uma clara demonstração da morte de JESUS.
(    ) A presença do Batista, o Elias que havia de vir, era uma clara demonstração da messianidade de JESUS.
 
III. ELIAS, O MESSIAS E A REJEIÇÃO 
8- O relato de Mateus sugere que os escribas não reconheceram a JESUS como o Messias, porque faltava um sinal que para eles era determinante - o aparecimento de Elias antes da manifestação do Messias (Mt 17.10). Como JESUS poderia ser o Messias se Elias ainda não havia vindo?
(    ) Elias veio agora na Transfiguração e os discípulos testificavam isso.
(    ) Tanto os rabinos como o povo comum sabiam que antes do advento do Messias, Elias haveria de aparecer.
(    ) JESUS revela então que nenhum evento no programa profético deixara de ter o seu cumprimento.
(    ) Elias já viera e os fatos demonstravam isso.
(    ) Elias havia sido um profeta do deserto, João também o foi; Elias pregou em um período de transição, João prega na transição entre as duas alianças; Elias confrontou reis, João da mesma forma.
(    ) Mais uma vez fica claro: João era o Elias que havia de vir e JESUS era o Messias.
 
9- JESUS é o Messias rejeitado. Em qual contexto está inserida sua transfiguração?
(    ) O texto de Mateus 16.1-8, que narra o episódio da transfiguração, inicia-se com a sentença: "Sete dias depois".
(    ) O texto de Mateus 17.1-8, que narra o episódio da transfiguração, inicia-se com a sentença: "Seis dias depois".
(    ) O texto coloca a transfiguração num contexto onde uma sequência de fatos deve ser observada.
(    ) Os eruditos ressaltam que "seis dias" é uma outra forma de dizer: "uma semana depois".
(    ) De fato, o texto paralelo de Lucas fala de "quase oito dias", isto é, uma semana depois.
(    ) O texto, portanto, põe o evento no contexto da confissão de Pedroe no discurso de JESUS sobre a necessidade de se tomar a cruz.
(    ) O Messias revelado, portanto, em nada se assemelhava ao herói da crença popular. Pelo contrário, a sua mensagem, assim como a do Batista, não agradaria a muita gente e provocaria rejeição. 
 
IV. ELIAS, O MESSIAS E A EXALTAÇÃO 
10- Por que a preocupação dos discípulos sobre a relação do aparecimento de Elias e a manifestação do Messias?
(    ) Esse fato é demonstrado na pergunta que eles fazem logo após descer o monte da transfiguração.
(    ) Como D. A. Carson observa, o fato é que a profecia referente a Elias falava de "restaurar todas as coisas" e os discípulos não entendiam como o Messias tão esperado pudesse morrer em um contexto de restauração.
(    ) CRISTO corrige esse equivoco, mostrando que a transfiguração faz parte do plano divino para restaurar todas as coisas.
(    ) CRISTO corrige esse equivoco, mostrando que a cruz faz parte do plano divino para restaurar todas as coisas.
 
11- Quanto à exaltação da transfiguração de CRISTO, complete:
Muito tempo depois, o apóstolo Pedro ainda lembra dos fatos ocorridos e os cita em relação à exaltação e _____________________________ de JESUS e, também, como prova da veracidade da _____________________________ da cruz: "Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor JESUS CRISTO, seguindo _______________________________ artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua ___________________________________, porquanto ele recebeu de DEUS Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho ________________________________" (2 Pe 1.16,17).  
 
CONCLUSÃO 
12- Complete:
Vimos, pois, que os eventos ocorridos durante a ___________________________________ servem para demonstrar que JESUS era de fato o Messias esperado. Tanto a Lei, tipificada aqui em ______________________, como os _________________________________, representado no texto pela figura de Elias, apontavam para a revelação máxima de DEUS - o CRISTO JESUS. Essas personagens tão importantes no contexto bíblico não possuem glória própria, mas irradiam a glória proveniente do Filho de DEUS. Ele, sim, é o centro das ___________________________________, do Universo e de todas as coisas (Cl 1.18,19; Hb 1.3; Fl 2.10,11).
 
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm 
 
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD
SOARES, Esequias. O Ministério Profético na Bíblia: A voz de DEUS na Terra. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
SOARES, Esequias. Visão Panorâmica do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia do Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. 
William Macdonald - Comentário Bíblico popular (Antigo Testamento).
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico NVI - EDITORA VIDA.
Revista Ensinador Cristão - nº 52 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.
GARNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA
ELISSEN, Stanley. Conheça melhor o Antigo Testamento. VIDA.
CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento Interpretado versículo por Versículo. HAGNOS.
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
101 PERGUNTAS QUE AS PESSOAS MAIS FAZEM SOBRE JESUS - JUERP - Don Stewart
AS GRANDES DEFESAS DO CRISTIANISMO - CPAD - Jéfferson Magno Costa
O NOVO DICIONÁRIO DA BÍBLIA – Edições Vida Nova – J. D. Douglas
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