Lição 9 – A Verdadeira Sabedoria Se Manifesta Na Prática 2 parte

 Lição 9 – A Verdadeira Sabedoria Se Manifesta Na Prática 2 parte
 
2. A inveja e a facção instauram a desordem.
Já identificamos a inveja e a facção como dois sentimentos ruins. Então pensemos no mal que essas duas podem fazer em nossas vidas e até na igreja.
A igreja de Corinto é um exemplo clássico de comunidade que foi atingida pela desordem, fruto de facções. Nessa igreja, conforme vemos no texto sagrado, encontravam-se cristãos que haviam recebido dons espirituais. Infelizmente, há cristãos que rotulam a igreja de Corinto como uma igreja pentecostal: cheia de dons espirituais e problemática, como se ser pentecostal e crer na contemporaneidade dos dons fosse uma porta de entrada para uma bagunça generalizada. Na verdade, não eram os dons que traziam problemas para a igreja de Corinto, pois eles foram dados por DEUS. O problema no caso era o espírito faccioso que havia naquela congregação.
Os dons de DEUS não trazem confusão, e ainda que algumas reações humanas aos dons espirituais possam ser novidade e até questionáveis, elas não esvaziam a intenção de DEUS: edificar o corpo de CRISTO e promover o crescimento dos crentes. Corinto não tinha uma igreja com graves problemas por causa dos dons espirituais, mas porque aqueles crentes viviam em uma cultura que ia na mão oposta à lei de DEUS, e esses mesmos crentes precisavam aprender que era necessário melhorar em muitos aspectos. Era preciso que a igreja fosse orientada pelo apóstolo Paulo quanto à prática da comunhão.
Mas voltemos ao centro do assunto: o problema não estava nos dons espirituais, pois eles foram dados por DEUS para a edificação da igreja. O problema estava no partidarismo daquela congregação. Aqueles crentes eram muito divididos. Uns eram de Paulo, outros de Apolo, outros de Pedro e outros, de JESUS. Como pode uma igreja ser sadia se seus membros competem entre si, e trabalham em prol de grupos internos? O problema não eram os dons espirituais, e sim a desunião do grupo.
E o que dizer da inveja? De acordo com Tiago, ela colabora com a perturbação e toda obra perversa. Pessoas dominadas pela inveja não conseguem contribuir nem com sua própria vida nem com as pessoas que a cercam. A inveja faz a pessoa perder o foco em si mesma e em DEUS, além de fazer com que ela se concentre em outras pessoas, como se elas tivessem tudo e o invejoso, nada. Os talentos e bens dos outros são o alvo dos invejosos, que buscam ter justamente aquilo que outras pessoas têm. Não raro, pessoas dominadas pela inveja não desejam apenas ter o que o outro tem, mas se possível, desejam ver aquela pessoa sem aquilo que tem.
Quer dizer, não basta para o invejoso ter alguma coisa; ele precisa ver o outro sem nada. Isso mostra que a inveja é um dos sentimentos mais negativos do ser humano. Se o orgulho faz com que as pessoas olhem os outros como se eles estivessem abaixo, a inveja faz com que o invejoso esteja numa posição acima. O invejoso deseja tudo o que o seu alvo tem, desde a aparência, relacionamentos, estudos, bens, sucesso. Inveja não é olhar para as pessoas como uma fonte de inspiração com o objetivo de ser como elas. Inveja é desejar ter o que o outro tem, mas desejar também que o outro não tenha nada. Pessoas invejosas não conseguem ser agradecidas, pois estão em busca do que ainda não possuem e não conseguem agradecer a DEUS por aquilo que já conquistaram e receberam. Elas só enxergam o que ainda lhes falta.
Não há possibilidade de crescimento espiritual para pessoas cheias de inveja e facciosas, a menos que elas renunciem esses sentimentos e sejam cheias do ESPÍRITO SANTO, a fim de que sejam controladas por Ele.
Alexandre Coelho e Silas Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica. Editora CPAD. pag. 108-110.
 
Contraste sobre as características da sabedoria (Tg 3.13,14,17)
Desde que as duas sabedorias procedem de origens radicalmente opostas, elas também operam em caminhos diferentes.
Qual é a evidência da falsa sabedoria?
Em primeiro lugar, ela se manifesta por meio de uma inveja amargurada (3.14,16). Essa ambição está ligada à cobiça de posição e status. Tiago alertou para o perigo de se cobiçar ofícios espirituais na igreja (3.1). A sabedoria do mundo diz: promova a você mesmo. Você é melhor do que os outros. Os discípulos de CRISTO discutiam quem era o maior dentre eles. Os fariseus usavam suas atividades religiosas para se promoverem diante dos homens (Mt 6.1-18). A sabedoria do mundo exalta o homem e rouba a DEUS da sua glória (I Co 1.27-31). O invejoso, em vez de alegrar-se com o triunfo do outro, alegra-se com seu fracasso. Ele não apenas deseja ter como o outro, mas tem tristeza porque não tem o que é do outro. O invejoso é alguém que tem uma super preocupação com sua posição, dignidade e direitos.
Em segundo lugar, a falsa sabedoria manifesta-se através de um sentimento faccioso (3.14b,26b). Há grandes feridas nos relacionamentos dentro das famílias e das igrejas. A palavra que Tiago usa, erithia, significa espírito de partidarismo.
Subentende a inclinação por usar meios indignos e divisórios para promover os próprios interesses. Era a palavra usada por um político à cata de votos. As pessoas estão a seu favor ou então contra você. Paulo alertou em Filipenses 2.3 sobre o perigo de estarmos envolvidos na obra de DEUS com motivações erradas: vanglória e partidarismo.
Norman Champlin faz o seguinte comentário:
As rivalidades entre os mestres logo criam rivalidades na igreja. Os homens esforçam-se por ser, cada qual, o líder mais poderoso; e aqueles que os apoiam adicionam combustível ao fogo, até que tudo é consumido pelas chamas devoradoras da carnalidade. Todos são “zelotes”, mas não em favor de CRISTO; são todos ambiciosos, mas somente em proveito próprio; todos estão consumidos de ardor, mas não do fogo celestial, e, sim, do fogo do inferno. As dissensões eclesiásticas sempre foram caracterizadas por situações assim, e quanto mais homens carnais são exaltados e transformados em heróis, ou se apresentam a outros como tais, maior é o desastre.
Em terceiro lugar, a falsa sabedoria está misturada com a mentira (3.14c). A inveja produz sentimento faccioso. Este promove a vaidade, e a vaidade se alimenta da mentira (ICo 4.5).
LOPES. Hernandes Dias. TIAGO Transformando provas em triunfo. Editora Hagnos. pag.75-76.
 
·...inveja e sentimento faccioso... · Temos aqui as mesmas duas palavras empregadas no décimo quarto versículo, onde os conceitos são comentados.
As rivalidades entre os mestres cristãos, e as tentativas de cada qual por se exaltarem acima uns dos outros, o que resulta em cismas na igreja, ou, pelo menos, em facções, são evidências seguras de que muitos outros pecados existem em segundo plano, escondidos sob a capa de piedade. Isso se deve ao fato que o homem carnal, que exibe a carnalidade de certo modo, naturalmente pode exibi-la de outras maneiras também. Quando alguém deixa de viver sendo a dimensão eterna, então passa a viver segundo a dimensão carnal em muitas áreas de sua vida, dessa maneira, pode haver total naufrágio espiritual em uma congregação local de crentes. O falso sábio conduz a si mesmo e a outros a toda a espécie de males, quando deveria estar liderando outros a CRISTO. Quão grande é a sua dívida diante de DEUS! Algum dia ele terá de encontrar-se consigo mesmo, e será julgado conforme aquilo que tiver praticado! Sua elevada posição perante os homens de nada lhe valerá, quando estiver perante DEUS.
·...confusão... No grego, "akatastasia", isto é, desordem, perturbação, tribulação. A igreja cai em uma série de conflitos e lutas por poder, em que os chamados mestres sábios encabeçam, por assim dizer, os exércitos adversários. Logo a igreja local caí em total confusão e desordem, mas nunca por inspiração do ESPÍRITO de DEUS. (Ver I Cor. 14:33). Esse termo foi empregado por Políbio (1.70) para indicar a instabilidade política que se seguiu à morte de Alexandre. (Quanto a seu emprego espiritual, comparar com os trechos de Pv. 26:28; I Co. 14:33 e II Co. 12:20).
CHAMPLIN, Russell Norman, O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Candeias. Vol. 6. pag. 60.
 
Tg 3.16 “Onde há inveja e sentimento faccioso, aí há estrago e toda espécie de atos ruins” (em grego = pragma, relacionado com praxis): A sabedoria de baixo não torna o ser humano pequeno, mas grande; não manso, mas exigente e violento; não humilde e dócil, mas orgulhoso; não livre de si mesmo, mas egoísta. Isso perturba e destrói qualquer comunhão, nas coisas pequenas e nas grandes, na igreja e no mundo. Quantos grupos e obras cristãos, cheios de esperança no início, já foram divididos e destruídos pela invasão desse espírito! Paulo diz, acerca do inimigo: “Não ignoramos o que tem em mente” (2Co 2.11). Temos o dever de examinar e discernir os espíritos (1Co 12.10; 14.29; 1Ts 5.21; 1Jo 4.1). Não há como exagerar a vigilância diante desse mau espírito, sobretudo em relação a nós mesmos. “Sonda-me, ó DEUS, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos” (Sl 139.23s). Tiago é um pregador do arrependimento difícil de ser igualado.
Fritz Grunzweig. Comentário Esperança Carta De Tiago. Editora Evangélica Esperança.
 
3. Obras perversas.
Tiago trata em sua Carta sobre boas obras, mas ele também fala sobre obras perversas. Enquanto as boas obras são um fruto da sabedoria divina e demonstração da nossa fé em CRISTO, as obras perversas são uma extensão da malignidade humana. Tiago recomenda que se esses sentimentos já estão no coração do leitor ou ouvinte da carta, que ele não se glorie nem se dê à mentira. Pode haver pessoas que se consideram corretas com essas coisas, mas aos olhos de DEUS, precisam agir de forma a renunciar tudo isso e abandonar tais práticas, e não ocultá-las.
Alexandre Coelho e Silas Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica. Editora CPAD. pag. 110.
 
Tg 3.16 Paulo declara que “DEUS não é DEUS de confusão” (1 Co 14.33). Tiago confirma essa verdade ao destacar que onde as forças satânicas estão agindo, aí há perturbação (v. 16). Inveja e espírito faccioso confundem o homem que os abriga, até que não consegue mais pensar claramente, nem agir com inteligência. Esses dois males também corrompem e confundem todos os relacionamentos, as atitudes e ações dos homens. Phillips traduz esse versículo da seguinte maneira: “Porque onde você encontrar inveja e rivalidade, também encontrará desarmonia e todo tipo de mal”.
A. F. Harper. Comentário Bíblico Beacon. Tiago. Editora CPAD. Vol. 10. pag. 179.
 
Tg 3.16b...cousas ruins...» No grego, o adjetivo é «phaulos», que significa vil, depravado, indigno, ruim. O autor sagrado não enumera as coisas que ele tinha em mente, porque, provavelmente, deixa isso em aberto, para ser preenchido pela imaginação dos seus leitores. Podemos pensar em imoralidades, desonestidade, furtos dos fundos da igreja, desrespeito à autoridade, filhos desobedientes. O que tiver de entortar, será entortado, porquanto a base espiritual da igreja já foi destruída. Em suma cada uma das obras da carne (ver Gl. 5:19-21) será praticada. O estado da igreja local inteira tornar-se-á vil, contrário totalmente às exigências morais do evangelho.
CHAMPLIN, Russell Norman, O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Candeias. Vol. 6. pag. 60.
 
Tg 3.16b Agora, Tiago mostra como as atitudes egocêntricas e egoísticas levam inevitavelmente à confusão e toda espécie de coisas ruins. Akatastasia (confusão) é a forma nominativa do adjetivo usado por Tiago em 1.8 e 3.8, para caracterizar o homem de “ânimo dobre” e a língua que profere “palavras dúbias”. O termo conota um estado irrequieto e turbulento. Ele é empregado no Evangelho de Lucas para descrever os “tumultos”, os levantes e as revoluções que serão típicos do período anterior à parousia (Lc 21.9). Paulo, apelando aos coríntios para que evitassem uma demonstração desenfreada e desorganizada dos dons espirituais dos indivíduos na assembleia, lembra-lhes que “DEUS não é de confusão; e, sim, de paz” (1 Co 14.33). “Confusão”, “desordem” e “tumultos” surgirão inevitavelmente na igreja onde cristãos, em especial os líderes, estiverem mais interessados em satisfazer suas ambições e causas partidárias, em lugar da edificação do corpo como um todo. Isto acaba em “toda espécie de coisas más” (BLH). Onde o coração dos indivíduos é errado, também será achada uma variedade de pecados sem fim.
Douglas J. Moo. Tiago. Introdução e Comentário. Editora Vida Nova. pag. 133.
 
III - AS QUALIDADES DA VERDADEIRA SABEDORIA (Tg 3.17,18)
1. Características da verdadeira sabedoria.
A sabedoria tem características específicas, e pela forma como estão descritas, entendemos que são demonstradas na prática do dia a dia. Lembremo-nos de que DEUS é a fonte dessa sabedoria, e, portanto, suas características estão estampadas na Palavra de DEUS.
Ela é moderada. Moderação é sinônimo de equilíbrio. Nesse sentido, nossas atitudes precisam ser da mesma forma conduzidas pela imparcialidade e capacidade de manter-nos isentos. DEUS não é parcial, e espera que sua sabedoria manifesta em nós siga esse mesmo modelo. Isso requer um grande trabalho de nossa parte, pois nossa tendência sempre é pender para algum “lado da balança” na tomada de decisões ou ações. Ser imparcial, ser moderado, é, sem dúvida, sinônimo de racionalidade.
Ela é cheia de misericórdia. O homem sábio tende a ser misericordioso. Ele sabe que DEUS é misericordioso com nossas falhas e está pronto a oferecer seu perdão, DEUS nos mostra a importância da misericórdia em diversas passagens bíblicas.
Por ocasião do pecado do rei Davi, este “reconheceu que se DEUS o tratasse apenas com justiça, e não com misericórdia, ele seria destruído pela ira de DEUS. Frequentemente queremos que DEUS nos mostre sua misericórdia e, às outras pessoas, justiça. Na sua bondade, DEUS nos perdoa, em vez de nos dar o que merecemos”. DEUS é misericordioso, e espera que aqueles que receberam sua sabedoria sejam misericordiosos também.
Ela é cheia de bons frutos. A sabedoria é vista não apenas em uma única característica, mas em várias. Os frutos são o produto final de uma semente que foi plantada, germinou e cresceu, e que depois se multiplicou em várias outras sementes. Os frutos não aparecem de um dia para o outro; precisam de tempo para crescer, e quando amadurecidos, podem dar continuidade à vida.
Ela é sem parcialidade. De acordo com o grande pregador clássico Matthew Henry, “A palavra original, adiakritos, significa sem suspeição, ou livre de julgamento, não fazendo conjecturas ou diferenças indevidas na nossa conduta maiores a uma pessoa do que a outra.” A pessoa parcial é aquela que trata ou julga outras pessoas com definições pré-constituídas, ou seja, não vai se deixar ser conduzida pelo bom senso. A parcialidade mostra que somos capazes de julgar e agir de acordo com nossas preferências, e não de acordo com os fatos.
Ela é sem hipocrisia. A falsidade ou o fingimento não acham lugar dentro do coração da pessoa sábia, pois tal pessoa sabe que a hipocrisia pode atrapalhar nosso relacionamento com DEUS e com o próximo. JESUS foi tão enfático em seus ensinamentos no tocante à falsidade que recomendou que quando seus seguidores trouxessem suas ofertas ao altar e se lembrassem de que tinham desavenças com outro irmão, que deixassem sua oferta diante do altar, voltassem e se reconciliassem com seus desafetos, para depois, sim, apresentar ao altar a oferta. Já foi dito que a hipocrisia é a arte de exigir dos outros aquilo que não praticamos. Ela é tão danosa que pode nos levar a ofertar pelos motivos errados, apenas para demonstrar o quanto estamos aparentemente bem com DEUS.
JESUS encarou em seu ministério terreno pessoas que se diziam religiosas, mas que em suas práticas demonstravam sua hipocrisia.
JESUS expôs repetidas vezes as atitudes hipócritas dos que conheciam as Escrituras, mas não obedeciam a elas. Não se importavam em ser santos, mas apenas em parecer santos, para receber a admiração e o louvor do povo. Hoje, como os fariseus, muitas pessoas que conhecem a Bíblia não permitem que ela modifique suas vidas.
Esse é o padrão de DEUS na demonstração de sua sabedoria. Que assim possamos ser para realmente fazer um diferencial no Reino de DEUS neste mundo.
Alexandre Coelho e Silas Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica. Editora CPAD. pag. 110-113.
 
...sabedoria... ..lá do alto...» No grego é "anothen", que significa "do alto", isto é, do mundo celestial, em contraste com a sabedoria demoníaca e sensual dos mestres pervertidos (ver o décimo quinto versículo). Temos aqui a alusão à sabedoria divina, pois o "alto" é o lugar da habitação de DEUS. É possível que essa expressão, além disso, seja um eufemismo para DEUS, porquanto os judeus relutavam em usar o nome divino, substituindo-o por algum outro titulo, como reino dos céus, ao invés de reino de DEUS. A sabedoria celestial é inspirada por DEUS, e é sua propriedade particular. Os homens a recebem mediante a iluminação do ESPÍRITO SANTO. (Ver Ef. 1:17,18).
...pura... isto é, "não contaminada", sem qualquer defeito moral, sem motivos ulteriores: livre do "espírito faccioso", livre da ambição humana e da autoglorificação. Não é algo meio bom, meio mau; porquanto isso não poderia mesmo descrever a verdadeira sabedoria. (Ver Sabedoria 7:25).
Trata-se de uma expressão pura, do íntimo; não tem falhas ocultas. Essa é sua qualidade primária; e dessa qualidade se originam todas as outras, conforme se vê na lista abaixo. Tal sabedoria é isenta das corrupções humanas, que fazem parte integrante da sabedoria mundana; não conduz qualquer facção e nem exaltação de um homem sobre outro: não contempla maldade moral, mas seu intuito constante é a prática do bem. É inocente de quaisquer motivo dúbio, e seu intuito é glorificar unicamente a DEUS.
O trecho de Sabedoria 7:25 atribui a sabedoria a uma emanação pura da parte de DEUS que retém a sua glória e pureza, e assim não pode ser atingida por nenhuma contaminação.
CHAMPLIN, Russell Norman, O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Candeias. Vol. 6. pag. 60-61.
 
3:17 Contrastando de modo completo com a “sabedoria” demoníaca, temos a sabedoria que vem do alto. Para salientá-la, Tiago relaciona um catálogo de virtudes que podem ser comparadas, tanto em forma quanto em conteúdo, com o catálogo de Paulo quanto ao amor e ao ESPÍRITO (1 Coríntios 13; Gálatas 5:22ss).
Esta sabedoria é primeiramente pura, o que significa que a pessoa está sincera e totalmente comprometida de seguir com fidelidade as diretrizes morais de DEUS; não existem motivos pérfidos ou injustos por trás de sua santidade.
Peter H. Davids. Comentário Bíblico Contemporâneo. Editora Vida. pag. 118-119.
 
Tg 3.17 A verdadeira sabedoria desce do céu como dom de DEUS para o crente que a pede (Tg 1.5,17). Essa sabedoria toma-se evidente quando a pessoa toma decisões que são dependentes da vontade de DEUS e estão em harmonia com essa vontade. A sabedoria celeste tem sua própria característica: ela é “pura”.
Nesse texto, a pureza é a primeira de sete palavras ou frases que Tiago usa para descrever a sabedoria. Ela representa a sabedoria como imaculada, inviolada, inocente, como o próprio CRISTO é puro (l Jo 3.3).
Por que a pureza é mencionada como primeira característica da sabedoria? A sabedoria que tem sua origem em DEUS é pura, porque o próprio DEUS é puro, isto é, santo. Assim, a expressão pura é sinônima de “santa”. Comparamos a pureza com a luz que afasta as trevas, que a tudo ilumina, mas que não é influenciada por nada. A sabedoria celestial, portanto, entra neste mundo pecaminoso, mas não é afetada por ele.
Simom J. Kistemaker. Comentário do Novo Testamento Tiago e Epistola de João. Editora Cultura Cristã. pag. 169-170.
 
2. Mais sete características.
Tg 3.17ª ·...pacifica...· A sabedoria não é contenciosa, nem facciosa e nem beligerante (em guerra). Não busca seus próprios interesses, às expensas de outrem, conforme faz a carnal sabedoria humana. Pelo contrário, confere a paz; alimenta-se da harmonia. O trecho de Pv. 3:17, diz acerca da sabedoria: Os seus caminhos são caminhos deliciosos e todas as suas veredas de paz. Bem-aventurados são os pacificadores, porquanto serão chamados filhos de DEUS. conforme se aprende em Mat. 5:9. (ver João 14:27 e 16:33).
·...indulgente... No grego temos o termo "piekes" isto é, Razoável, cheio de consideração, moderado, gentil, qualidades essas que os homens facciosos e por demais ambiciosos não possuem. Antes, a sabedoria do homem espiritual é tratável, moderada, sem temperamento radical.
·...tratável...· No grego é «eupeithes», isto é, facilmente persuadido, o contrário de obstinado, que normalmente é o caráter dos homens por demais ambiciosos, que se tornam ditadores na igreja. Essa sabedoria é aberta à razão. Pode ver o ponto de vista alheio, mudando suas próprias opiniões.
·...plena de misericórdia... Os homens por demais ambiciosos tendem para a crueldade e para o mau temperamento. A verdadeira sabedoria produz profundo sentimento de misericórdia no homem interior. Notemos que o homem verdadeiramente sábio será pleno de misericórdia, tal como DEUS. Através de sua misericórdia nos é permitido continuar em nosso caminho, na direção de DEUS e da verdade, apesar de nossas muitas quedas e erros. O homem sábio segundo o mundo, entretanto, não demonstra misericórdia para com ninguém, e procura fazer nome para si mesmo, de modo brutal. Tal homem considera as pessoas meramente como objetos a serem usados para sua própria satisfação e exaltação. Não tem espírito de amor e nem senso altruísta genuíno; é alguém completamente egocêntrico, e acredita que deveria ser o centro da vida de outras pessoas, igualmente. Fez de si mesmo um deus, e destronizou DEUS, até onde diz respeito à sua própria pessoa. Tornou-se em um ateu prático, a despeito das crenças que porventura professe. O indivíduo dotado de sabedoria falsa, outrossim, tem a boca cheia de maldição e amargura; mas o homem verdadeiramente sábio é cheio de misericórdia. Este último aplica o principio do amor cristão em sua vida diária. (Ver Tg. 1:27 e 2:13 quanto à simpatia do homem bom por aqueles que padecem necessidade, com o resultado que está sempre pronto a dar do que tem. Já o homem falsamente sábio nada dá; antes, recolhe tudo quanto pode obter).
Misericórdia: Consideremos os pontos seguintes, a respeito dessa qualidade cristã:
I. DEUS é o exemplo supremo de misericórdia (ver Luc. 6:36).
2. A misericórdia nos é ordenada nas Escrituras (ver Rom. 12:30 e Col. 2:12).
3. Deve essa qualidade ser gravada no coração (ver Pro. 3:3).
4. Deve ser uma das características dos crentes (ver Pro. 37:26 e Isa. 57:1).
5. Deve ser demonstrada com ânimo alegre (ver Rom. 12:8), quanto aos irmãos na fé (ver Zac. 7:9), para com os que sofrem aflições (Luc. 10:37) e até mesmo quanto aos animais (ver Pro. 12:10).
6. É beneficente para com aqueles que a exibem (ver Pro. 11:17).
7. Quem usa de misericórdia é bem-aventurado (ver Mat. 5:7; Pro. 14:21).
 ...de bons frutos... A sabedoria tem o caráter da misericórdia, cultivando o fruto do ESPÍRITO (ver Gl. 5:22.23); e assim sua vida é repleta de piedade, sendo transformada para receber a imagem moral de CRISTO, que é o supremo possuidor dessas qualidades. Neste caso, os bons frutos indicam as boas obras. (Comparar com Mt. 21:45: Gl. 5:22; Ef. 5:8 e Fl. 1:11). Uma vez mais Tiago enfatiza a questão das boas obras. (Ver  Tg. 2:14). Os feitos de bondade e de misericórdia (tal como se vê em Tg. 1:27), mui provavelmente estão praticamente em foco.
·...imparcial...· Este adjetivo, no grego, é "adiákritos", literalmente, "não dividido em julgamento", sem variação, de todo o coração.
Provavelmente isso alude à situação dos versículos nono e décimo deste capítulo, onde vemos os homens sem sabedoria a abençoarem a DEUS e a amaldiçoarem aos homens. Essa palavra também pode subentender que o homem verdadeiramente sábio é livre de incertezas espirituais; e, nesse caso, a questão da mente dúplice está em foco, tal como em Tg 1:6-8. O homem verdadeiramente sábio já se desfez, da mente dúplice, entre as coisas terrenas e as celestiais; vive exclusivamente para a dimensão eterna; também pode julgar com imparcialidade, tratando dos homens com justiça e com honestidade.
·...sem fingimento...· O homem verdadeiramente sábio não precisa ser insincero, e nem hipócrita, porquanto nada tem a ocultar, e não busca suas próprias vantagens. O vocábulo aqui usado é, especificamente, sem hipocrisia. Tal homem não precisa viver como um ator, desempenhando um papel falso (que é o sentido original do vocábulo). Antes, vive na sinceridade. (Ver Rom. 12:9; II Cor. 6:16 quanto a outros versículos de natureza similar). A sabedoria não opera por detrás de uma máscara, supostamente para o bem de outros, mas na realidade, visando apenas os seus próprios interesses, conforme fazem certos mestres e lideres exageradamente ambiciosos nas igrejas.
·Verdadeiramente, essa sabedoria 'não pode ser obtida em troca de ouro, e nem a prata será pesada como seu preço'. Feliz é o homem que a encontra.
CHAMPLIN, Russell Norman, O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Candeias. Vol. 6. pag. 60.
 
Tg 3.17 As seis características que vêm em seguida formam três categorias, das quais a primeira tem os adjetivos pacífica, indulgente e tratável. Esses adjetivos representam as atitudes de uma pessoa sábia.
a. Atitude. O crente que exercita o dom da sabedoria celestial possui um controle de seu temperamento que expressa paz. Através de sua atitude para com os outros, ele mostra que ama a paz. A paz de DEUS domina seus pensamentos, de modo que todos os que com ele se encontram veem-no como uma torre forte. De fato, todos os seus caminhos são agradáveis e “as suas veredas [são] paz” (Pv 3.17).
Um outro atributo da sabedoria é a indulgência. A pessoa “indulgente” é justa, razoável, amável em todas as suas deliberações. Calmamente, ela junta todos os fatos antes de dar sua opinião. Ela evita colocar-se em primeiro lugar e sempre considera os outros superiores a si (Fp 2.3; 4.5). A terceira característica nessa categoria é o ser “submissa”, ou seja, a pessoa sábia está aberta a sugestões, sempre pronta para ouvir as opiniões dos outros e disposta a aceitar admoestações e correções.
b. Ação. A categoria seguinte descreve a sabedoria como “cheia de misericórdia e de bons frutos”. Esses atributos implicam a pessoa sábia envolver-se com aqueles que estão ao seu redor. A pessoa cheia de sabedoria celestial coloca as palavras de JESUS em prática: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5.7; ver também Tg 2.13). Mostramos misericórdia para com as pessoas necessitadas que não a merecem: de outro modo, não seria misericórdia. Concedemos misericórdia, porque DEUS mostra o caminho e espera que o sigamos (ver, por exemplo, Mq 6.8). O homem sábio está pleno de misericórdia. Também está repleto de bons frutos.
Tiago não especifica quais são esses frutos, mas eles podem ser encontrados entre as consequências da religião (Tg 1.26,27).
c. Julgamento. A última categoria de características está relacionada ao julgamento discutidor da pessoa sábia. Tiago diz que a sabedoria é “imparcial e sincera”. Uma pessoa sábia não toma partido numa discussão quando está servindo de árbitro. Ela ouve cuidadosa e objetivamente os argumentos apresentados a ela e oferece, então, um julgamento que é, primeiramente, imparcial e, depois, sincero. Essa pessoa sábia é capaz de evitar envolver-se pessoalmente e de não mostrar favoritismo e, ainda assim, agir sem fingimento (Rm 12.9; 2Co 6.6; l Pe 1.22). Tal pessoa recebe o respeito da comunidade na qual vive e trabalha.
Simom J. Kistemaker. Comentário do Novo Testamento Tiago e Epistola de João. Editora Cultura Cristã. pag. 170-171.
 
Essa sabedoria do alto é um fruto do ESPÍRITO do alto. A respeito dele se afirma: “O Senhor é o ESPÍRITO” (2Co 3.17). Por intermédio do ESPÍRITO ele habita com seu ser em nossos corações (Ef 3.17). Em Gl 5.22 Paulo arrola as características do ser humano renovado por CRISTO: “O fruto do ESPÍRITO é amor, alegria, paz, paciência…” No fundo descreveu simplesmente o modo de ser de JESUS (cf. a forma “fruto” no singular). Desdobra-se em um sem-número de características essenciais, assim como a luz do sol se desdobra nas cores do arco-íris. É a mesma coisa que Tiago faz aqui:
a) “Pura”: provavelmente não se pensa em primeiro lugar na pureza sexual, mas na sinceridade do pensamento perante DEUS e humanos, que não busca a si próprio.
b) “Pacífica”: JESUS é o grande construtor de pontes entre DEUS e ser humano. Quer que também nós sejamos construtores de pontes, elos de ligação em sua igreja e entre as pessoas no mundo. Na construção do reino de DEUS (1Pe 2.5) há muitas pedras angulosas e com frequência também desproporcionais. É bom que nesse caso prestemos o serviço discreto, mas necessário, da argamassa. –
c) “Amável”: quando se deseja ligar pessoas a DEUS é preciso ser “solícito” (no sentido da amabilidade). Foi assim que JESUS, quando esteve na terra, foi ao encontro daqueles que estavam acostumados a ser alvo de críticas.
d) “Tratável”: quem está submetido à educação de DEUS e de seu ESPÍRITO torna-se apto para a comunhão. É assim que se chega a que “um considere ao outro maior que a si próprio” (Fp 2.3), o que vale também para cristãos antigos, experientes e cheios de mérito na visão humana perante jovens, iniciantes e com poucos dons. Não sabemos o que DEUS ainda fará com ele e que nível ele conferirá a cada um na eternidade. Nossa distribuição de papéis (cf. acima no comentário a Tg 2.1) neste mundo é apenas muito provisória. É tolice tornar teimosamente a si mesmo parâmetro de tudo.
e) ”Plena de misericórdia”: DEUS é misericórdia (Êx 34.6 – veja também o comentário a Tg 2.13). JESUS é misericórdia de DEUS em pessoa que se manifestou a nós, que entrou em cena, que se sacrificou por nós. Quem experimentou essa misericórdia e chegou assim à comunhão com JESUS, deixa-se arrastar para uma misericórdia idêntica. “Porque a misericórdia nos foi feita, não desfalecemos” (2Co 4.1).
f) “… e de bons frutos”: o ser humano natural, que está no mundo e no qual o mundo está, não traz frutos para DEUS. “Não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer” (Rm 3.12; cf. também Gl 5.19-21). Somente quem foi “enobrecido” pelo arrependimento e pela fé, em quem o ramo nobre “importado” foi implantado por DEUS, seu ESPÍRITO, é capaz de produzir frutos para DEUS: uma vida em consonância com JESUS (cf. Gl 5.22; Mt 7.17-19; 12.33; Jo 15.16).
g) “Sem dúvidas”: sem desconfiança perante as pessoas, com as quais eventualmente estamos lidando, embora não nos enganemos acerca do modo de ser das pessoas (nós as conhecemos, porque conhecemos nosso próprio coração). Pretendemos ir ao encontro de todos com franqueza, dando-lhes um crédito de confiança.
h) “Sem hipocrisia”: encenar um teatro diante dos outros significaria não levá-los a sério, mas humilhá-los. A maneira de JESUS vai ao encontro do próximo com seriedade e amor, para ajudá-lo assim a consertar a vida e chegar ao alvo.
Fritz Grunzweig. Comentário Esperança - Carta De Tiago. Editora Evangélica Esperança.
 
3. O fruto da justiça (v.18).
Tg 3.18 Os que exercitam a paz podem plantar as sementes da paz e ter uma colheita de bondade (versão NTLH). Esta seção oferece três sugestões para o controle da língua:
1. Procurar a sabedoria de DEUS.
2. Admitir o ciúme e a arrogância sem tentar disfarçá-los.
3. Criar uma atmosfera de paz onde quer que DEUS lhe leve.
Em Mateus 5.9, JESUS promete que os pacificadores serão bem aventurados. A sua recompensa será ver relacionamentos corretos entre DEUS e o povo.
Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Editora CPAD. Vol. 2. pag. 681.
 
Tg 3.18 No versículo 18, o autor promete uma bênção final àqueles que servem a DEUS e à sua causa sem egoísmo e sentimento faccioso. A linguagem é difícil e a tradução varia, mas Moffatt apresenta uma interpretação exata e clara: “Os pacificadores que semeiam em paz colherão a justiça”. Justiça é o fruto da semente que semeia-se na paz. O espírito do nosso testemunho cristão é quase tão importante para o progresso do Reino quanto a verdade que proclamamos. O autor aqui ecoa o ensinamento do nosso Senhor quando Ele disse: “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de DEUS” (Mt 5.9).
A. F. Harper. Comentário Bíblico Beacon. Tiago. Editora CPAD. Vol. 10. pag. 180.
 
Tg 3.18 Contraste sobre os resultados (Tg 3.16,18)
A origem determina os resultados. A sabedoria do mundo produz resultados mundanos; a sabedoria espiritual, resultados espirituais.
A sabedoria do mundo produz problemas (3.16b). Inveja, confusão, e todo tipo de coisas ruins são o resultado da sabedoria do mundo. Muitas vezes, esses sintomas da sabedoria do mundo estão dentro da própria igreja (3.12; 4.1-3; 2 Co 12.20). Pensamentos errados produzem atitudes erradas. Uma das causas do porquê deste mundo estar tão bagunçado é que os homens têm rejeitado a sabedoria de DEUS. A palavra “confusão” significa desordem que vem da instabilidade. Essas pessoas são instáveis como a onda (1.8) e indomáveis como a língua (3.8). Essa palavra é usada por CRISTO para revelar a confusão dos últimos dias (Lc 21.9).
A sabedoria de DEUS produz bênçãos (3.18).
Tiago lista três coisas:
Primeiro, vida reta (3.13). Uma pessoa sábia é conhecida pela sua vida irrepreensível, conduta santa. Segundo, obras dignas de DEUS (3.13). Uma pessoa sábia não apenas fala, mas faz.
Terceiro, fruto de justiça (3.18). A vida cristã é uma semeadura e uma colheita. Nós colhemos o que semeamos. O sábio semeia justiça e não pecado. Ele semeia paz e não guerra. O que nós somos, nós vivemos e o que nós vivemos, nós semeamos. O que nós semeamos determina o que nós colhemos. Temos que semear a paz e não problemas no meio da família de DEUS. Como poderemos conhecer uma pessoa sábia? Uma pessoa sábia é sempre uma pessoa humilde. Aquele que proclama as suas próprias virtudes carece de sabedoria.
Como poderemos identificar uma pessoa que não tem sabedoria? Suas palavras e atitudes provocarão inveja, rivalidades, divisão, guerras.
LOPES. Hernandes Dias. TIAGO Transformando provas em triunfo. Editora Hagnos. pag. 79-80.
 
Tg 3.18 “O fruto da justiça, porém, se semeia na paz por aqueles que promovem a paz”: o “fruto da justiça” é aquele que agrada a DEUS e propicia ajuda aos seres humanos. – Ele é “semeado”: pode-se lavrar cinco vezes um campo e aplicar muito adubo. Nada disso produz frutos. É preciso semear. JESUS diz o que é a semente: “A semente é a palavra de DEUS” (Lc 8.11; cf. também Tg 1.21).
O fruto de uma vida humana não é produzido por bons propósitos que ele decide assumir, e tampouco por apelos por parte de terceiros. O fruto precisa ser semeado, a palavra de DEUS tem de ser anunciada.
Precisa ser semeada “na paz”. Isso significa duas coisas:
a) unicamente “na paz”, quando somos ouvintes, a semeadura acontece corretamente em nossa própria vida. Porém não “se semeia na paz” entre nós quando damos vazão ao sentimento de antipatia contra a testemunha, à irritação com qualquer coisa que nos incomoda no escrito dela ou de outras, quando nos deixamos monopolizar pela ideia de que nós obviamente faríamos as coisas de forma muito melhor, ou quando nos deixamos atormentar pela agitação interior que trouxemos conosco. “DEUS lança a âncora somente em uma alma tranquila.”
b) Isso, no entanto, vale também quando temos de anunciar a palavra de DEUS a outros. É importante que semeemos “na paz”. Na paz com DEUS: por isso é importante a prece de que nada se interponha entre ele e nós. Do contrário semearemos vento e colheremos tempestade. Na paz com as pessoas: é necessário pedir-lhes perdão e concedê-lo a elas. Ademais não é possível anunciar o evangelho em tom de reprimenda, nem o amor com raiva. Tampouco deveria se alastrar uma polêmica teológica quando desejamos anunciar a mensagem de forma positiva e convidativa, por mais que seja necessária uma refutação do erro.
“Pelos que promovem a paz”: “Anunciar paz” aos de perto e de longe (Ef 2.17), essa é tarefa primordial que nos cabe realizar por incumbência de JESUS. Não basta que sejamos pessoas pacíficas. Em nossa atuação precisa haver o objetivo da paz, primeiro e acima de tudo a paz entre ser humano e DEUS, e depois também, igualmente, a paz entre os humanos. Não por último isso faz parte da marca de autenticidade do ESPÍRITO e da sabedoria do alto: o ESPÍRITO SANTO aproxima pessoas e as torna humildes. Contudo um espírito que sugere a ideia de que alguém seria “especial”, afastando assim as pessoas umas das outras, não é do alto, por mais religioso que pareça ser e por maior que seja a sua eficácia (cf. v. 15).
Fritz Grunzweig. Comentário Esperança Carta De Tiago. Editora Evangélica Esperança.
ELABORADO: Pb Alessandro Silva.
 
Questionário da Lição 9 – A Verdadeira Sabedoria Se Manifesta Na Prática
Responda conforme a revista da CPAD do 3º Trimestre de 2014 - Para jovens e adultos
Tema: FÉ E OBRAS - Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas.
 
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"Quem dentre vós é _____________________ e inteligente? Mostre, pelo seu bom ______________, as suas obras em ________________________ de sabedoria" (Tg 3.13).
 
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
A verdadeira _______________________ não se manifesta na _______________ do crente através do discurso, mas das ______________.
 
I- A CONDUTA PESSOAL DEMONSTRA SE A NOSSA SABEDORIA É DIVINA OU DEMONÍACA (Tg 3.13-15).
3- Por que a sabedoria não se mostra com discurso (v. 13)?
(    ) Segundo as Escrituras, quem é sábio? De acordo com o que nos ensina Tiago, é aquela pessoa que "ganha almas" e quem "teme a DEUS".
(    ) Segundo as Escrituras, quem é sábio? De acordo com o que nos ensina Tiago, é aquela pessoa que apresenta “bom trato com os outros” e “obras de mansidão”.
(    ) Note que os conceitos de sabedoria, conforme expostos no texto, apenas podem ser provados pela prática.
(    ) Quem se julga sábio e inteligente, para fazer jus aos termos, deve demonstrar sabedoria e habilidade na vida diária, tanto para com os de dentro da igreja, quanto para com os de fora.
 
4- Como é a inveja e a facção (v.14) na vida do mestre?
(    ) Se para ocupar a posição de mestre a pessoa for motivada pela inveja, ou por um sentimento faccioso, de nada valerá o ensino por ela ministrado.
(    ) O que Tiago apresenta na passagem em estudo diz respeito ao conteúdo herético ministrado pelo mestre e à postura soberba e arrogante adotada por ele ao ministrá-lo.
(    ) O que Tiago apresenta na passagem em estudo não diz respeito ao conteúdo ministrado pelo mestre, mas à postura soberba e arrogante adotada por ele ao ministrá-lo.
(    ) As informações podem até ser corretas e ortodoxas, mas a postura adotada pelo mestre lançará por terra, ou não, o discurso por ele proferido.
(    ) O mestre, por vocação, compreende a sua posição de servo.
(    ) Ele gosta de estar com as pessoas. Assim, naturalmente, ele ensinará o aluno com eficiência, mas principalmente, com o seu exemplo e respeito.
 
5- Como é a sabedoria do alto e a sabedoria diabólica (v. 15)?
(    ) A fonte da verdadeira sabedoria é o temor ao Senhor.
(    ) A fonte da verdadeira sabedoria são as obras realizadas para o Senhor.
(    ) Mediante a nossa reverência e confiança depositada no Altíssimo, o próprio DEUS concede-nos sabedoria para vivermos.
(    ) Mas não podemos nos esquecer da falsa sabedoria.
(    ) Esta sabedoria afirma-nos Tiago, é “terrena”, “animal” e “diabólica”, pois não edifica, mas destrói; não une, mas divide; não é humilde, mas soberba.
(    ) É na arena da prática que a nossa conduta pessoal demonstrará o tipo de sabedoria que obtemos — se do alto ou se terrena.
(    ) DEUS nos guarde da falsa e diabólica sabedoria!
 
II- ONDE PREVALECEM A INVEJA E SENTIMENTO FACCIOSO, PREVALECE TAMBÉM O MAL (Tg 3.16)
6- Como combater a maldade do coração humano?
(    ) "Quem quiser ser realmente o maior deve tornar-se o menor de todos, e aquele que desejar o lugar de governo tem de se apresentar como servo".
(    ) É o que ensina o Senhor JESUS nos Evangelhos.
(    ) Apesar de a lealdade e a autorrealização serem sentimentos que despertam desejos latentes no ser humano, os discípulos de CRISTO não podem permitir que tais desejos os dominem.
(    ) Apesar de a vaidade e a ambição serem sentimentos que despertam desejos latentes no ser humano, os discípulos de CRISTO não podem permitir que tais desejos os dominem.
 
7- Por que a inveja e a facção instauram a desordem?
(    ) JESUS de Nazaré sabia desde antemão que a soberba dominaria o coração de seus seguidores.
(    ) JESUS de Nazaré sabia desde antemão que a vaidade dominaria o coração de muitos dos seus seguidores.
(    ) A Epístola de Tiago relata exatamente os problemas anteriormente abordados por JESUS.
(    ) Nos dias do meio-irmão do Senhor, a "inveja" e o "espírito faccioso" assolavam as igrejas locais.
(    ) Atualmente, muitos são os problemas dessa natureza em nossas igrejas.
(    ) Injustiças e perseguições ocorrem em nossas comunidades até mesmo em nome de DEUS, quando sabemos que o Senhor nada tem com tais atitudes.  
 
8- Como são as obras perversas?
(    ) Como é do conhecimento de cada salvo em CRISTO, onde há "lutas" e "espírito corajoso", o mal impera. 
(    ) Como é do conhecimento de cada salvo em CRISTO, onde há "inveja" e "espírito faccioso", o mal impera. 
(    ) Em um ambiente onde a perversidade e a malignidade estão presentes, muitas pessoas "adoecem" e até "morrem" espiritualmente.
(    ) Maldades contra o irmão, mentiras contra o próximo, mexericos e falatórios, enfim, são atitudes que as pessoas que passam a frequentar uma igreja local, naturalmente, esperam não encontrar.
 
9- Como evitar as obras perversas listadas acima?
(    ) Estes podem facilmente ser evitados.
(    ) Depende apenas de cada um olhar para JESUS, depois para si mesmo e iniciar um processo de correção de suas imperfeições e más tendências.
(    ) Agindo assim, o Senhor certamente dispensará alegria para o nosso bem viver.
(    ) Agindo assim, o Senhor certamente dispensará sabedoria para o nosso bem viver.
 
III- AS QUALIDADES DA VERDADEIRA SABEDORIA (Tg 3.17,18)
10- Quanto às características da verdadeira sabedoria, como é a pureza?
(    ) O objetivo de Tiago em classificar as diferenças entre a sabedoria que vem do alto, e da terrena e demoníaca, é mostrar que ambas podem facilmente ser identificadas através da prática cotidiana.
(    ) O objetivo de Tiago em classificar as diferenças entre a sabedoria que vem do alto, e da terrena e diabólica, é mostrar que ambas podem facilmente ser identificadas através da prática passada.
(    ) A primeira qualidade da "sabedoria que vem do alto", ressaltada pelo líder de Jerusalém, é a pureza.
(    ) O termo é um adjetivo grego, hagnós, que se refere àquilo que é "sagrado", "casto" e "sem mancha".
(    ) A sabedoria que vem do alto é pura, não no sentido humano da palavra, mas algo que vem exclusivamente de DEUS para nós.
 
11- Cite mais sete características da verdadeira sabedoria: complete:
Após assegurar a primeira característica da sabedoria que procede de DEUS, a _______________________, Tiago elenca outras sete: ________________________, moderação, ________________________, misericórdia, bons frutos, imparcialidade e ________________________. Note que, de alguma forma, todas têm relação com o _________________________, ou com o "domínio próprio". O Evangelho adverte-nos a ser mais humanos e parecidos com _____________________, ou seja, não autoritários, inflexíveis, coléricos, sem misericórdia, parciais com as pessoas e muito menos ________________________. Isso porque tais más qualidades são provenientes da sabedoria ________________________, animal e terrena. O Senhor os chamou para o _______________. Procuremos fazer o bem com ___________________ e verdade. 
 
12- Como é o fruto da justiça (v.18)?
(    ) Tiago diz que o fruto da justiça na vida do crente deve ser semeado na guerra de DEUS.
(    ) "Bem-aventurado quem tem fome e sede de justiça".
(    ) Já imaginou essa verdade compreendida e assumida por cada crente onde quer que este esteja?
(    ) Já imaginou o tipo de mundo que teríamos se compreendêssemos as implicações reais dos termos "fome" e "sede de justiça"?
(    ) Tiago diz que o fruto da justiça na vida do crente deve ser semeado na paz de DEUS.
(    ) Ele, porém, acrescenta que essa realidade é para os que, sabiamente, "exercitam a paz".
(    ) Em outras palavras, é preciso trabalhar pela paz.
(    ) Seja sábio, semeie o fruto da justiça e tenha paz!
 
CONCLUSÃO
13- Complete:
A nossa _______________________ pessoal demonstrará se temos a "sabedoria do ________________________", que é pura, ________________________, moderada, ________________________, cheia de misericórdia, de bons frutos, sem ________________________ e sem _________________________; ou se somos portadores da terrena, animal e ________________________, que produz ________________________, espírito faccioso, perturbação e obras _______________________. Qual o tipo de sabedoria está presente em sua vida? Fomos chamados a não tomar a forma deste presente ________________________, mas para isso precisamos da sabedoria do _________________. Só assim produziremos frutos que se coadunam com a sabedoria que vem do alto. Busque a verdadeira sabedoria no Senhor com _____________________ e você será um ________________________ vivo do poder de DEUS!
 
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm 
 
Referências Bibliográficas
Alexandre Coelho e Silas Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica. Editora CPAD. pag. 15-16.
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
Bíblia de Estudo Almeida. Revista e Atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006.
Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego. Texto bíblico Almeida Revista e Corrigida.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida, com referências e algumas variantes. Revista e Corrigida, Edição de 1995, Flórida- EUA: CPAD, 1999.
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
www.ebdweb.com.br
www.escoladominical.net
www.gospelbook.net
www.portalebd.org.br/
http://estudaalicaoebd.blogspot.com.br/ - Pb Alessandro Silva