Pr. Henrique, EBD NA TV, DONS DE CURAR, Lições Bíblicas, COMENTO REVISTAS CPAD, BETEL E CENTRAL GOSPEL, Moro em Jordanésia, Cajamar, SP, morava em Imperatriz, MA, Pr. IEADI, estudos bíblicos, vídeos aula, gospel, ESPÍRITO SANTO, JESUS, DEUS PAI, slides, de Ervália, MG, Canal YouTube Henriquelhas, Igreja Evangélica Assembleia de Deus ministério Belém, área 58, Santana de Parnaíba, SP.
LIÇÃO 7, A VINHA DE NABOTELIÇÕES
BÍBLICAS - 1º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultosTema: Elias
e Eliseu um Ministério de Poder para toda a Igreja.
Comentário: Pr. José Gonçalves Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz
Henrique de Almeida Silva QUESTIONÁRIONÃO DEIXE
DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E
EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm PARA ENTENDER MELHOR ASSISTA AO VÍDEO
http://www.youtube.com/watch?v=sag1Q8YnFLITEXTO ÁUREO
"Não erreis: DEUS não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear,
isso também ceifará" (Gl 6.7). VERDADE PRÁTICA
A trama orquestrada pela rainha Jezabel e o rei Acabe contra Nabote
demonstra quão danoso é render-se aos desejos da cobiça e de uma satisfação
pessoal. LEITURA DIÁRIA
Segunda - Mc 7.22-23 A raiz da cobiça
Terça - Ef 5.5 Fruto da cobiça
Quarta - Êx 10.17 Advertência contra a cobiça
Quinta - Gn 31.41 A cobiça exemplificada
Sexta - Pv 28.20 Consequência da cobiça
Sábado - Is 57.17 Julgamento da cobiçaLEITURA BÍBLICA EM CLASSE- 1 Reis 21.1-5;15,161 Reis 21.1-5 -- 1 E sucedeu, depois destas coisas,
tendo Nabote, o jezreelita, uma vinha que em Jezreel estava junto ao palácio
de Acabe, rei de Samaria, 2 que Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua
vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha, ao pé da minha
casa; e te darei por ela outra vinha melhor do que ela; ou, se parece bem
aos teus olhos, dar-te-ei a sua valia em dinheiro. 3 Porém Nabote disse a
Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais. 4 Então,
Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que
Nabote, o jezreelita, lhe falara, dizendo: Não te darei a herança de meus
pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão. 5 Porém,
vindo a ele Jezabel, sua mulher, lhe disse: Que há, que está tão desgostoso
o teu espírito, e não comes pão?1 Reis 21.15,1615 E sucedeu que, ouvindo Jezabel que
já fora apedrejado Nabote e morrera, disse Jezabel a Acabe: Levanta-te e
possui a vinha de Nabote, o jezreelita, a qual ele te recusou dar por
dinheiro; porque Nabote não vive, mas é morto. 16 E sucedeu que, ouvindo
Acabe que já Nabote era morto, Acabe se levantou, para descer para a vinha
de Nabote, o jezreelita, para a possuir.
E falarás aos filhos de Israel, dizendo:
Quando alguém morrer e não tiver filho, então fareis passar a sua
herança à sua filha.
E, se não tiver filha, então a sua herança dareis a seus irmãos.
Porém, se não tiver irmãos, então dareis a sua herança aos irmãos de seu
pai.
Se também seu pai não tiver irmãos, então dareis a sua herança a seu
parente, àquele que lhe for o mais chegado da sua família, para que a
possua; isto aos filhos de Israel será por estatuto de direito, como o
SENHOR ordenou a Moisés.
Números 27:8-11
E falarás aos filhos de Israel, dizendo:
Quando alguém morrer e não tiver filho, então fareis passar a sua
herança à sua filha.
E, se não tiver filha, então a sua herança dareis a seus irmãos.
Porém, se não tiver irmãos, então dareis a sua herança aos irmãos de seu
pai.
Se também seu pai não tiver irmãos, então dareis a sua herança a seu
parente, àquele que lhe for o mais chegado da sua família, para que a
possua; isto aos filhos de Israel será por estatuto de direito, como o
SENHOR ordenou a Moisés.
Números 27:8-11
Êxodo 20.17 Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu
próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento,
nem coisa alguma do teu próximo.Romanos 13.9-10 Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e,
se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu
próximo como a ti mesmo. O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte
que o cumprimento da lei é o amor. Números
27:8-11E falarás aos filhos de
Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então fareis passar
a sua herança à sua filha. E, se não tiver filha, então a sua herança dareis
a seus irmãos. Porém, se não tiver irmãos, então dareis a sua herança aos
irmãos de seu pai.
Se também seu pai não tiver irmãos, então dareis a sua herança a seu
parente, àquele que lhe for o mais chegado da sua família, para que a
possua; isto aos filhos de Israel será por estatuto de direito, como o
SENHOR ordenou a Moisés. Números 33:53 E tomareis a terra em possessão, e nela
habitareis; porquanto vos tenho dado esta terra, para possuí-la.Ezequiel 46:18 E o príncipe não tomará nada da herança do povo
por opressão, defraudando-os da sua possessão; da sua própria possessão
deixará herança a seus filhos, para que o meu povo não seja separado, cada
um da sua possessão. Levítico 25:10 E santificareis o ano qüinquagésimo, e
apregoareis liberdade na terra a todos os seus moradores; ano de jubileu vos
será, e tornareis, cada um à sua possessão, e cada um à sua família.
Pergunta pertinente:1 Reis 21:24 - Qual o mal que viria sobre os filhos de Acabe e DEUS disse quie
enviaria só depois de sua morte, porque Acabe se arrependeu?
Aquele que morrer dos de Acabe, na cidade, os cães o comerão; e o que morrer no
campo as aves do céu o comerão. NABOTE POSSUÍA FAMÍLIA? SUA FAMÍLIA FOI APEDREJADA JUNTO DELE.
2 Reis 9:26Por certo vi ontem, à tarde, o
sangue de Nabote e o sangue de seus filhos, diz o SENHOR; e neste
mesmo campo te retribuirei, diz o SENHOR. Agora, pois, toma-o e
lança-o neste campo, conforme a palavra do SENHOR. Cuide bem de Sua Herança:
A Vinha De Nabote e a Horta de Satanás (I Reis
21:1-7) - Gilvan
Silva Santos (73 8824-1275; 9995-4551) - Igreja Batista Teosópolis -
Itabuna - Bahia - gilvansilva00@hotmail.com
A revelação bíblica nos mostra que existe uma guerra
que é travada em nosso interior: a luta da carne x espírito. Nessa
guerra, é necessário nos posicionarmos do lado correto para não
sofrermos mais tarde. Também existe outra luta que é travada em
nosso redor, pelas forças do mal que querem “roubar” nossa herança.
Nessa análise do trecho acima mencionado, o Senhor
trouxe ao meu coração uma evidencia de que estamos no território do
inimigo, mas mesmo assim, podemos vencê-lo se conhecermos alguns
princípios que o episodio de Nabote (I Re 21:1-7) nos ensina.
Durante muito tempo o Senhor tem ministrado algumas verdades em meu
coração sobre a vinha de Nabote e acredito que essas verdades são
úteis para a Edificação do Edifício de Deus aqui na terra.
Esse episódio não nos traz muita revelação sobre a
vida de Nabote, quem era sua família, qual era sua ocupação; apenas
sabemos seu nome e a única coisa que ele tinha: sua vinha, e que
lição essa vinha tem a nos ensinar.
Vamos analisar esses sete versículos, fazendo algumas
reflexões que são de vital importância em nossos dias:
Versículo 1: Depois destas coisas....
Acabe tinha obtido vitória sobre alguns de seus
inimigos (por ser rei em Israel tinha vários), todavia além de
vencer os sírios fez aliança com o seu rei (isso é assunto para
outro estudo). Nessa situação quero mostrar que Acabe tinha
conquistado aquilo que lhe interessava, não tinha necessidade de
querer mais nada. Quantos de nós queremos possuir o que não
precisamos e outros precisam daquilo que não possuem. Em qualquer um
dos casos, cria-se uma situação de desequilíbrio. Há muito para
aprendermos hoje em dia e a seguinte passagem em questão nos mostra
que Deus deve receber a gloria que só a Ele é devida, Ele não é Deus
apenas das pequenas coisas, mas de todo o Universo que Ele mesmo
criou. Os sírios não respeitaram o poder de Deus e muitos também
hoje em dia não respeitam. O que será dessas pessoas que não
reconhecem Deus e não Lhe dão a gloria (I Cor 1:24-25). As coisas
destinadas à destruição devem ser destruídas: há muitas coisas que
nós, enquanto cristão, devemos destruir em relação ao nosso pecado,
como os “altos” que edificamos em nossa vida.
A cobiça é um pecado muito perigoso, pois nos leva a
ter ciúmes de alguém que tem alguma coisa que nós também queremos
ter, mas não temos. Esse ciúme doentio magoa outras pessoas e nos
faz invejosos.
Acabe, rei de Israel, tinha um palácio em Jezreel.
Perto desse palácio havia uma plantação de uvas que era propriedade
de um homem chamado Nabote. Que contraste: um palácio x uma vinha.
Todavia, isso não causava inveja em Nabote. Certamente ele sabia que
tudo no mundo é passageiro: riquezas, propriedades, etc (I Jo.
2:15-17), mas fazer a vontade do Senhor garantia sua eternidade. A
vinha estava perto do palácio (que proximidade!...), assim também
nós estamos no mundo, mas não fazemos parte dele. Precisamos
estabelecer limites. Vejamos: Nabote nunca quis possuir o palácio de
Acabe (talvez nunca tenha entrado nele). Não devemos querer
conquistar o “mundo” e perder nossa alma (Mt. 16.26).
Versículo 2: ...Acabe falou a Nabote...
Acabe tinha todo o luxo em sua residência fixa, seu
palácio em Samaria, mas possuía também uma casa de campo em Jezreel e de
todas as formas ambicionava a vinha de Nabote para fazer dela uma
horta. A obsessão que Acabe tinha era tão grande que ele estava
disposto a pagar qualquer valor ou dar outra melhor (do ponto de
vista dele). Essa vinha representa aquilo que nos proporciona
prazer, alegria; é nossa herança, pode ser nossa casa, nosso carro,
nossas amizades, talentos. Mas quero trazer outra realidade para
nossas vidas: essa vinha representa nosso ministério, nossa
salvação, nossa comunhão com o Senhor Jesus, nossa família, nossos
valores espirituais (isso não deve ser vendido nem trocado por
nada). Basicamente, essa vinha representa duas coisas:
-
Nossa herança espiritual, conquistada por Cristo; (Cant.
1:6)
- Nosso lugar e provisão, nossas posses e profissão
(Prov. 18:19).
- Biblicamente falando, a vinha representa nosso
coração (Prov. 4:23), que deve ser guardado a todo custo (Prov.
24:30-34)
Satanás está de olho em quem tem herança no Senhor.
Quem tem vinha é invejado, é cobiçado. CUIDADO, ESTÃO DE OLHO NA SUA
VINHA.
É interessante o quanto é significativo para Acabe a
aquisição da vinha de Nabote, deixando-o deprimido quando não a
obteve. O inimigo usa pessoas que estão perto de nós como seu
mensageiro. Nesse sentido, Acabe então pode ser visto como um
mensageiro de Satanás. Quem é o seu Acabe? Quem tem tentado obter
sua vinha? Sua salvação? Sua família?
Como
filhos de Deus, possuímos uma
vinha, uma herança em Cristo, feita com Seu precioso Sangue (I Pe
1:3-5) e o inferno entrou em aliança para nos destruir, enviando os
Acabes da vida, e se não consegue com Acabe, mandará as Jezabeis ao
nosso encontro, como veremos mais adiante. Se você se encontra
debaixo de ameaças, falsos testemunhos e cercados por laços das mais
diversas formas, inclusive laços de morte, fique tranqüilo, pois
significa que você ainda possui uma vinha. Mas sempre haverá alguém
de olho em nossa herança, naquilo que temos construído em nossa
caminhada com o Senhor. Possuímos uma vida com o Senhor, isto é um
fato; temos conquistado fronteiras, levantado bandeiras e muitas
vezes temos também fracassado, mas sempre experimentando o agir do
Todo-Poderoso e, é hora de não voltar atrás, seguir a Cristo e nada
mais. A nossa historia de fé é a vinha que recebemos do Senhor por
herança.
Vemos em Acabe os enganos passageiros do mundo, com
possibilidades sedutoras:
a) Trocar a vinha por outra melhor; (existe algo
melhor do que servir ao Senhor – Nada se compara a grandeza de
conhecer Jesus!...)
b) Trocar a vinha por dinheiro (Qual o preço da
salvação, quanto custa o sacrifício de Cristo?);
Versículo 3: ...Nabote disse a Acabe ...
Nabote nos ensina a guardarmos aquilo que o Senhor
nos deu como uma “pérola de grande valor”, a guardar a herança que
Cristo nos deu. O nosso relacionamento com Deus deve ser
irrevogável, não devemos vender ou trocar; estamos construindo uma
historia que começou com o Sangue de Cristo, temos uma tão
grande nuvem de testemunhas nos observando (Heb. 12:1), temos que
ter cuidado com os corvos, raposas e raposinhas (Cant. 2:14-15).
Muitos “observadores” ficam indignados com nossas conquistas
espirituais em Cristo. O preço pago na oração. A renuncia ofusca a
intenção de “Acabe” que mostra, nesse contexto, o tipo de crente que
quer construir uma historia com o Senhor sem pagar o preço,
preferindo buscar “atalhos” e facilidades, mesmo que para isso tenha
que destruir a vinha dos outros.
Nabote não queria dinheiro, ele não o amava. O
dinheiro não era o seu senhor (que contraste com os crentes da
atualidade que amam as riquezas).
Nabote também não queria outra vinha. Seu coração
estava naquilo que o Senhor havia confiado a ele, nada o separava da
comunhão com Cristo, ele tinha um objetivo claro. Suas palavras são
como um alerta do Espírito Santo ao nosso coração: não venderei
minha vinha por nada. O mundo pode pedir para você deixar Jesus,
diga não. Há um elo muito forte unindo você a Jesus, não o quebre por
nada. Proteja sua vinha. Se mantenha na posição que o Senhor o
colocou, mantendo-se firmado nEle. Não tema a fúria do rei contra
você. Quem protege sua vinha enfrentará a fúria de Jazabel.
Nabote conhecia a lei de Deus, era um servo fiel e
prudente, (e nós hoje, somos fieis e prudentes?), sabia que de
acordo com a lei (mosaica), os terrenos não podiam ser vendidos
porque eram patrimônio familiar (Dt. 19.14), eram presentes de DEUS
que é o legítimo dono de tudo, somos apenas mordomos.
Versículo 4: Então Acabe veio desgostoso ...
A resposta de Nabote deixou Acabe desgostoso e a
Palavra de Deus mostra que o rei Acabe, além de sua tolerância com a
idolatria acrescentou um grave erro à sua vida de pecado: a
injustiça cometida contra Nabote por sua ambição pessoal.
Vale ressaltar que Acabe não tinha um histórico
positivo aos olhos do Senhor Deus, mesmo estando no comando do povo
de Israel, desprezava constantemente as ordenanças de Deus e
prestava culto a Baal; como está nosso histórico com o Senhor?
Acabe ficou tão irritado com a resposta de Nabote que
até ignorou sua esposa, deitando-se e permanecendo virado para a
parede (não cumprindo suas funções maritais), também não quis comer
nada; imaginemos a cena: sua esposa com aquele jantar preparado,
toda arrumada esperando por Acabe e ele chega furioso e vai para o
quarto, frustrando todos os planos de Jazabel.
Acabe já tinha um objetivo pré-determinado para vinha
de Nabote: ele queria transformar a vinha em horta. Horta? Isso
mesmo. Novamente aqui encontramos outro contraste: vinha x horta. Não
dá para ser as duas coisas ao mesmo tempo. Ou somos vinhas ou somos
hortas. Qual a diferença? As hortas eram comuns no Egito - elas
representam os “crentes” que só têem aparência, com “raízes” rasas
demais, sem profundidade (parábola do semeador). Como disse o Senhor
Jesus: não suportam dificuldades. Será que somos vinhas? Ou será que
somos hortas? O desejo de Satanás é que sejamos hortas para ele
cultivar tudo aquilo que é contrário à vontade de Deus. Mas o desejo
de Deus é que sejamos vinhas, que têem raízes e crescem a vida inteira
(em toda a Bíblia vemos a importância que o Senhor Deus deu a
vinha). Apenas para ilustrar:
a) Depois da destruição do dilúvio Noé plantou um
vinha; representando um novo começo, uma nova oportunidade, um novo
marco (Gn. 9.20);
b) O Senhor comparou a Sua Igreja às “vinhas que
estão em flor”, no livro de Cantares, que retrata a experiência
pessoal de cada crente com o Senhor Jesus (Ct. 2:15);
c) A vinha é um símbolo de alegria e de promessas
de restauração. A Igreja Primitiva começou com um avivamento e
terminará da mesma maneira! Temos a promessa tanto da chuva temporã
como da serôdia antes da volta de Jesus (Jl. 2.23)
d) Na ordenança da Igreja de Cristo, na Ceia,
ficou estabelecido que o suco da vinha é o símbolo do sangue de
Jesus que foi derramado por nós (Mt. 26.27-28)
Se você se sente amargo, infrutífero, sem sabor, se
tem sido uma horta onde o diabo tem semeado “lixo” saiba que o
Senhor tem poder, aliás, todo poder, para transformar você novamente
em vinha, pois o sangue de seu Filho garante vitória.
Versículo 5: Porém,..., vindo Jezabel...
A esposa de Acabe, Jezabel, identificando a causa da
tristeza do marido garante que ele obterá aquela vinha.
Jezabel é filha de Etbaal, rei dos sidônios e
sacerdote de Baal, foi responsável por levantar altos de cultos e
adoração a Baal nos lugares de adoração ao único Deus Verdadeiro.
Acredito que Jezabel era conduzida por um “principado” para promover
tanta apostasia e idolatria
Por toda a Bíblia, o nome de Jezabel está associado à
perseguição do povo de Deus, a idolatria e ao assassinato. Ainda
hoje, seu espírito continua se levantando contra o ministério dos
servos de Deus, tentando apagar nossa história, questionando nossa
vida, nossas mensagens; querendo conduzir o povo de Deus ao
“adultério espiritual”.
Muitas pessoas hoje em dia acham que tem todo o poder
absoluto. São tomados pelo espírito de Jazabel. Líderes que
manipulam seus liderados. Pastores que manipulam suas ovelhas.
Versículo 6: E Acabe disse a Jezabel...
Acabe estava fazendo o que era mal aos olhos do
Senhor. Muitos de nós, também hoje, fazemos o que é errado aos olhos
do Senhor. Acabe ficou indignado por que lhe foi negado um desejo de
seu coração. Ele tinha tudo, mas queria a vinha de Nabote que estava
próxima ao seu palácio. O pedaço de terra que Nabote possuía não
tinha nenhuma importância para Acabe, era apenas satisfação de sua
avareza. Em um sentido mais profundo, Deus havia colocado limites
para Acabe, ele não podia possuir o que já pertencia a Deus. Somos
propriedade exclusiva de Jesus e nada nem ninguém pode nos
arrebatar de suas mãos. Acabe podia ter o reino, mas não a vinha de Nabote. De quem é sua vida?
Para Acabe o assunto estava encerrado: ele entendeu
que não podia, de nenhuma forma, adquirir a vinha de Nabote. Em
nenhum momento Acabe havia imaginado matar Nabote.
Versículo 7: Então, Jezabel, sua mulher...
Jezabel questiona o rei, seu esposo: que tipo de rei
é você que não pode ter uma simples vinha, se alegre, e levante-se
eu te darei a vinha. Esperava-se de Acabe determinação: ele poderia ter dito que não
tinha jeito e então ter impedido a morte de Nabote. Todavia, ele foi
um fraco no sentido moral e foi fácil para Jezabel manipulá-lo. Ela
estava acostumada á ditadura governamental de seu pai.
A história de Nabote podia ter tido outro final se
Acabe fosse um esposo que desse a “palavra final” no seu casamento.
Mas, pelo que percebo, ele era “guiado” por sua esposa e me parece
que não queria contrariá-la.
Jezabel planejou matar Nabote, acusando-o com falsas
testemunhas, “homens malignos” que ela subornou. Ela escreveu cartas
em nome de Acabe e carimbou-as com o anel real e as mandou para as
autoridades de Jezreel. As cartas diziam o seguinte: “digam ao povo
de Jezreel que haverá um dia nacional de jejum, todos devem estar
reunidos e Nabote deve estar na frente do povo, coloquem também dois
homens sem caráter para acusarem Nabote de ter amaldiçoado a Deus e
ao rei; depois dessas acusações levem-no para fora da cidade e o
apedrejem com pedras até que morra”
Uma vez que Nabote tinha determinado em seu coração
não vender sua herança por nada, a serva do diabo, Jezabel, utilizou
estratégias diabólicas para conseguir a vinha. Criou uma situação
para que Nabote fosse apedrejado: a calúnia foi recebida como
verdade. O inocente foi apedrejado até a morte. Sua herança, sua
vinha, foi tomada e transformada em horta do rei.
Não havia outra saída para Nabote, a não ser pegar
com a própria vida. Quem se mantém fiel àquilo que o Senhor confiou
sempre será alvo de apedrejamentos. Se você, mesmo sendo fiel ao
Senhor, tem sido vitima de apedrejamentos (calunias e difamação)
esse é o momento que o Senhor quer aperfeiçoar Seu poder na sua
fraqueza. Permaneça fiel, mesmo com toda fúria de Jezabel. Ela
sempre age de longe, não mostra a cara, suborna pessoas para te
acusarem.
Queridos é bom saber que nem a morte apagará a
história que temos construído com o Senhor. Não há vitória sem luta,
ressurreição sem morte. O inimigo sempre pensa que saiu vencedor,
mas há o Deus dos Céus que transforma a maldição em benção, a horta
em vinha. Aleluia!...
Depois da morte de Nabote, Acabe nem se preocupou com
mais nada e imediatamente foi tomar posse da vinha. Mas Deus
comissionou o
profeta Elias para ir ao encontro
de Acabe. Aqueles que fazem o que é mal aos olhos do Senhor terão
que enfrentar Sua correção e juízo. Deus é justo e Seu olhar está
atento a todas as ações feitas aqui na Terra. Nada passa esquecido
aos olhos de Deus, ainda mais quando um servo d'Ele é injustiçado,
Ele cuida dos Seus. Permaneçamos com o jardim fechado (Ct. 4.12). Deixemos o
Senhor cuidar de nós como lavoura (I Cor. 3.9).
O espírito de Jezabel tem transformado líderes em
dominadores e opressores do povo em curto espaço de tempo. Deus
colocou Acabe como líder do povo de Israel. Mas ele foi dominado
pelo espírito de sua esposa, Jezabel, virou um conquistador e
opressor dos humildes e fracos.
Em nossas igrejas esse espírito age semeando
idolatria, sensualidade, mentiras. Deus quer que nós estejamos longe
dessa influência, com a nossa vida de submissão unicamente a Ele e
jamais venhamos achar que somos alguma coisa além daquilo que Deus
nos permitiu ser.
Acabe arrependeu-se frente à pregação de Elias (I Re
21.29). Todavia, o problema é que ele havia feito aliança com o
mundo. Ele estava em aliança com o que Deus tinha amaldiçoado. A
profecia de Elias se cumpriria nas seguintes fases:
1. O sangue de Acabe seria derramado no mesmo
lugar;
2. A casa de Acabe seria destruída;
3. Os cães comeriam Jezabel;
Devido ao arrependimento de Acabe, Deus adiou a
destruição de sua casa até após a sua morte (I Re 21.27-29). Jezabel
morreu pisoteada e comida pelos cães (II Re. 9:30-37). Que o Senhor
nos proteja das investidas de Jazabel contra nós e contra nossa
vinha.
Que haja edificação, vida e crescimento, em Cristo.
Autor e Fonte webservos.com.br Publicado em:
23/5/2008Por: Gilvan Silva Santos (73 8824-1275; 9995-4551) Igreja Batista Teosópolis - Itabuna - Bahia gilvansilva00@hotmail.com Read more:
http://www.mefibosete.com/2011/07/esbocos-e-sermoes-vinha-de-nabote-e.html#ixzz2KV17Vo6H INTERAÇÃO
Acabe não se contentou com o que tinha - e não era pouco, ele tinha "apenas"
o governo da nação de Israel, o reino do Norte, à sua disposição. Ele
poderia comprar ou possuir qualquer terra ou vinha em Israel. Mas por que
justamente desejou a de Nabote? Uma vinha de valor não apenas financeiro,
mas, principalmente, familiar. Não satisfeito, e alimentado pela loucura de
sua mulher, Jezabel, Acabe cometeu uma das maiores injustiças narradas nas
Sagradas Escrituras. Ele permitiu a morte de Nabote e tomou para si a sua
vinha. Eliminemos a cobiça do nosso coração, pois, podemos ser injustos e
cruéis com pessoas inocentes.OBJETIVOS- Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Identificar o objeto da cobiça de Acabe.
Citar as causas da cobiça.
Conscientizar-se dos frutos e consequências da cobiça.ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Prezado professor, na aula desta semana trataremos a respeito da cobiça. A
fim de contextualizar a lição, reproduza, de acordo com as suas
possibilidades, o esquema abaixo. Introduza a lição dizendo que a cobiça é
uma consequência da visão de mundo que o ser humano possui. Explique que o
mundo onde vivemos é orientado por um estilo de vida materialista, hedonista
e pragmatista. Todavia, o Evangelho demanda de cada um de nós um estilo
rigorosamente contrário ao mundano. RESUMO DA LIÇÃO 7, A VINHA DE NABOTEI. O OBJETO DA COBIÇA1. O direito à propriedade no Antigo Israel. 2. A herança de Nabote. II. AS CAUSAS DA COBIÇA1. A casa de campo de Acabe. 2. A horta de Acabe. III. O FRUTO DA COBIÇA1. Falso testemunho. 2. Assassinato e apropriação indevida. IV. AS CONSEQUÊNCIAS DA COBIÇA1. Julgamento divino. 2. Arrependimento e morte.
SINÓPSE DO TÓPICO (1) - A cobiça transforma indivíduos comuns em criminosos
SINÓPSE DO TÓPICO (2) - Acabe desejou a propriedade de Nabote, pois queria,
ali, construir uma horta.
SINÓPSE DO TÓPICO (3) - A cobiça origina o falso testemunho, assassinato e
apropriação indevida dos bens do outro.
SINÓPSE DO TÓPICO (4) - Na cobiça que dominou Acabe, vemos o julgamento
divino, e também arrependimento e morte.AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I -
Subsidio Teológico
"Base legal
O 'dia de jejum' que Jezabel proclamou sugere que ela havia convocado os
anciãos em assembleia para identificar a causa de algum recente desastre ou
dificuldade (cf. Jl 1.14-18). Alguns sugerem que a acusação feita pelos dois
'vilões' era que Nabote abandonara a promessa feita em nome de DEUS para
vender sua terra ao rei. O fracasso em manter um juramento feito em nome de
DEUS seria blasfêmia. Nesse caso, após a execução de Nabote, o rei podia
legalmente tomar posse da propriedade em disputa. 2 Reis 9.26 acrescenta que
os filhos de Nabote foram assassinados ao mesmo tempo. Com nenhum herdeiro
vivo, aparentemente não havia ficado ninguém para disputar a reclamação de
Acabe pela terra" (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma
análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 1.ed. Rio de Janeiro:
CPAD, 2010, p. 238). AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICOII -
Subsidio Bíblico
"Tendo Nabote sido tirado do caminho, Acabe toma posse da vinha.
Os anciãos de Jezreel enviaram despreocupadamente a notícia a Jezabel, como
se fosse uma notícia agradável: Nabote foi apedrejado e morreu (v.14). Aqui
observamos que: tão obsequiosos estavam os anciãos de Jezreel para obedecer
as ordens de Jezabel, que ela enviara de Samaria para assassinar Nabote,
quanto estavam obsequiosos os anciãos de Samaria para obedecer as ordens de
Jéu para assassinar os setenta filhos de Acabe, embora nada fosse feito
segundo a lei (2 Rs 10.6,7). Aqueles tiranos, que com suas ordens perversas
corrompem as consciências dos seus magistrados inferiores, no fim podem
talvez receber o troco caindo sobre eles, e aqueles que se dispõem a fazer
uma coisa cruel por eles estarão prontos a fazer outra coisa cruel contra
eles" (HENRY, Mattew. Comentário Bíblico do Antigo Testamento: Josué a
Ester. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.534). VOCABULÁRIO
Obsequioso: Que presta obséquios; serviçal, benévolo; afável no trato.
Tirano: Governante injusto e cruel.
Famigerada: Tristemente afamada.
Sórdido: Que fere a decência, os bons princípios; indecente, indigno,
vergonhoso.
Engendrou: Dar existência a; formar, gerar.
Estratagema: Plano, esquema, previamente estudado e posto em prática para
atingir determinado objetivo.BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
HENRY, Mattew. Comentário Bíblico do Antigo Testamento: Josué a Ester. 1.
ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.SAIBA MAIS - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 53, p.39.QUESTIONÁRIOLIÇÃO
7, A VINHA DE NABOTEResponda conforme
a revista da CPAD do 1º Trimestre de 2013Complete os
espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsasTEXTO ÁUREO1- Complete:
"Não erreis: DEUS não se deixa ____________________________; porque
tudo o que o homem ___________________,
isso também ___________________________" (Gl 6.7). VERDADE PRÁTICA2- Complete:
A trama orquestrada pela rainha Jezabel e o rei Acabe contra
____________________________ demonstra quão danoso é render-se aos desejos
da _______________________________ e de uma
_________________________________
pessoal. I. O OBJETO DA COBIÇA3- O que diz a Palavra de DEUS sobre o direito à propriedade
no Antigo Israel?
( ) De acordo com o livro de Levítico, a terra pertencia
à tribo que a recebeu de Josué no tempo da partilha da terra de Canaã..
( ) De acordo com o livro de Levítico, a terra pertencia
ao Senhor..
( ) O israelita da Antiga Aliança estava consciente de que
o Senhor lhe havia dado o direito de explorar a terra como uma concessão.
( ) Ele
não poderia vender aquilo que lhe fora dado como herança divina. (
) O
ivro de Números destaca esse fato:
"Assim, a herança dos filhos de Israel não passará de tribo em tribo; pois
os filhos de Israel se chegarão cada um à herança da tribo de seus pais". (
) O
Senhor queria proteger seu povo da cobiça, além de garantir-lhe o direito de
cultivar a terra para sua subsistência. (
) Não
devemos cobiçar aquilo que é do próximo, nem tampouco jogar fora aquilo que
o Senhor nos confiou como despenseiros. 4- Acabe queria a vinha de Nabote de qualquer jeito. Como a
herança de Nabote poderia acabar na mão de Acabe?(
)
Diante da insistência do rei, Nabote contra argumentou: não poderia
desfazer-se de sua herança.(
)
Diante da exigência do rei Acabe, Nabote argumentou: não poderia desfazer-se
de sua vinha.(
)
Nabote era obediente ao Senhor e invocou o poder da lei para proteger-se.
(
)
Diante desse fato, o rei cobiçoso ficou triste, pois sabia que até mesmo um
monarca hebreu precisava submeter-se à lei divina. (
) Mas
Jezabel, sua esposa, que viera de um reino pagão, ficou escandalizada com
esse fato, pois entre os reinos gentios os governantes não eram apenas
soberanos, eram também tiranos.(
)
Dessa forma, ela arquitetou um plano para apossar-se da vinha de Nabote.(
)
Quantas pessoas têm consciência da ilegalidade de determinada coisa, mas
como Acabe ficam à procura de justificativas que a tornem legal. Cuidado!
DEUS há de julgar os tiranos e malfeitores.II. AS CAUSAS DA COBIÇA5- O que cobiçava Acabe?(
) A herança de nabote para ali manter uma horta?(
) A herança de nabote para ali manter uma vinha?(
) A herança de nabote para ali construir um palácio?
6- Acabe possuía uma casa de verão?(
)
O livro de 1 Reis destaca que Acabe possuía uma segunda residência em
Jezreel.
Era uma casa de verão. (
)
O livro de 2 Reis destaca que Acabe possuía uma segunda residência em
Samaria.
Era uma casa de verão. (
)
A vinha de Nabote estava, pois, localizada próxima à residência de Acabe.(
)
O rei Acabe possuía uma casa real, uma casa de campo, mas não estava
satisfeito enquanto não possuísse a pequena vinha do seu súdito, Nabote.
(
)
É uma verdade que muitas pessoas, mesmos sendo ricas, não se satisfazem com
o que têm. (
)
Querem mais e mais, e assim mesmo não conseguem encontrar satisfação. (
)
Nenhum ser humano conseguirá satisfazer-se plenamente se o centro da sua
satisfação não estiver em DEUS.
7- Se Acabe possuía uma casa de verão, por que queria a vinha de Nabote?(
)
Acabe estava desejo de aumentar suas posses, de ter uma vinha grande e
produtiva. (
)
Acabe estava dominado pelo desejo de "ter", de "possuir". (
)
Somente a casa de
verão, que sem dúvida era majestosa, não lhe satisfazia, queria agora
construir ao seu lado uma horta para que seus desejos pudessem ser
realizados. (
)
Não se importava em quebrar o mandamento divino: "Não cobiçarás".(
)
Mais do que qualquer motivação externa, Acabe estava totalmente
dominado pelos desejos cobiçosos de seu coração.(
)
Jamais devemos incorrer no
erro de achar que os fins justificam os meios, e assim quebrar a Palavra do
Senhor na busca de um desejo meramente egoísta.III. O FRUTO DA COBIÇA8- Quais os
três frutos da cobiça encontrados em Acabe e sua esposa Jezabel?(
)
Falso testemunho.(
)
Assassinato. (
)
Apropriação indevida.( )
Suborno de Nabote.
9- Como foi o falso testemunho
contra Nabote para que Acabe pudesse tomar a vinha do mesmo? Complete:
As atitudes de Acabe foram acontecendo como reação em ___________________________.
É evidente que um desejo pecaminoso não pode dar frutos
______________________________. O problema agora não era
somente Acabe, mas também sua famigerada mulher, Jezabel (1 Rs 21.7). Foi
ela que __arquitetou__ um plano sórdido para apossar-se da propriedade de Nabote.
Diz o texto sagrado que ela envolveu várias pessoas nesse intento, incluindo
os ______________________________ do reino (1 Rs 21.8). Nobres sem nenhuma
nobreza! Escreveu uma carta e selou com o ___________________________ de Acabe. Por conseguinte, com o pleno
consentimento do marido, engendrou o plano, a fim de que Nabote, o
Jezreelita, fosse acusado de ter _____________________________ contra DEUS e contra o rei (1 Rs
21.10). Um simples desejo que evoluiu para
___________________________________ e falso testemunho.
10- Como aconteceu o assassinato de Nabote e apropriação indevida de sua
vinha?(
)
A trama precisava ser bem feita para
não gerar desconfiança. (
)
E por isso um culto deveria ser realizado, como
sinal de arrependimento geral por haver Nabote blasfemado contra o DEUS de Israel. (
)
E por isso um jejum deveria ser proclamado, como
sinal de lamento por haver Nabote blasfemado contra o DEUS de Israel. (
)
Uma prática religiosa foi usada para dar uma roupagem espiritual ao
caso. (
)
Como foi planejado, Nabote e sua família foram apedrejados e mortos
injustamente!. (
)
Quantas vezes a Bíblia é usada para justificar
práticas pecaminosas! (
)
Resolvido o problema, agora o rei apoderar-se-ia da
vinha de Nabote. (
)
Um abismo chama outro abismo. O pecado havia
evoluído da cobiça para o assassinato! IV. AS CONSEQUÊNCIAS DA COBIÇA
11-
Tanto Acabe como a sua esposa, Jezabel, estavam convencidos de que ninguém
mais sabia dos seus intentos. Como foi o Julgamento divino
sobre Acabe e Jezabe? Complete:
De fato, ninguém dentre o povo soube dos
_____________________________ desse estratagema diabólico, exceto Elias, o Tisbita. Tão logo
Acabe apossou-se da vinha de Nabote, ordena DEUS ao profeta Elias que se
apresente ao rei e lhe proclame o ________________________ divino: "Falar-lhe-ás, dizendo:
Assim diz o Senhor: Porventura, não ______________________________ e tomaste
a herança? Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim diz o Senhor: No lugar em que
os cães lamberam o sangue de _______________________________, os cães lamberão o teu sangue, o teu mesmo" (1
Rs 21.19,20). Alguém pode enganar aos homens, mas nunca ao Senhor. Diante
dEle todas as coisas estão ___________________________________ (Hb 4.13).12-
Duas atitudes podem ser tomadas diante de uma sentença divina de julgamento.
Quais são? Qual delas Acabe tomou? Qual o fim de Acabe?
( ) Chorar ou desprezar.
( ) Arrepender-se ou rejeitar a correção. (
) O
texto sagrado
destaca que logo após receber a profecia sentenciando a sua morte, Acabe
"rasgou as suas vestes, e cobriu a sua carne de pano de saco, e jejuou; e
dormia em cima de sacos e andava mansamente. (
)
Então, veio a palavra do Senhor
a Elias, o tisbita, dizendo: "Não viste que Acabe se humilha perante mim?
Porquanto, pois, se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias,
mas nos dias de seu filho trarei este mal sobre a sua casa".
(
)
Acabe arrependeu-se, mas mesmo assim não teve como se livrar das
consequências de suas ações. O pecado sempre
tem seu alto custo!CONCLUSÃO
13- Complete:
Lendo a história de Acabe, constatamos logo que o pecado não ___________________________________. Todas
as nossas ações terão consequências, e algumas delas extremamente amargosas.
Deveríamos medir nossas intenções primeiramente pela Palavra de DEUS e
somente assim evitaríamos dar vazão aos nossos ________________________________.
Nossas ações glorificariam a DEUS em vez de satisfazer nossos
_______________________. Acabe fracassou porque esqueceu-se da Palavra de
DEUS, preferindo ouvir e seguir a orientação de uma
______________________________ que nada sabia sobre a Lei do Senhor. Quando alguém
quebra a Palavra de DEUS, na verdade é ele quem está se ___________________________________!RESPOSTAS
DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htmAJUDACPAD - http://www.cpad.com.br/ -
Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos
Pentecostal.VÍDEOS da EBD na TV, DE
LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htmBÍBLIA ILUMINA EM CD -
BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer
- CPADSOARES, Esequias. O
Ministério Profético na Bíblia: A voz de DEUS na Terra. 1.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2010.SOARES, Esequias. Visão
Panorâmica do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia
do Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. William Macdonald - Comentário Bíblico popular (Antigo Testamento).
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico NVI - EDITORA VIDA.
Revista Ensinador Cristão - nº 52 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.GARNER, Paul. Quem é quem na
Bíblia Sagrada. VIDAELISSEN, Stanley. Conheça
melhor o Antigo Testamento. VIDA.CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento Interpretado versículo por Versículo. HAGNOS.STAMPS, Donald C. Bíblia de
Estudo Pentecostal. CPAD
LIÇÃO 6, A VIÚVA DE SAREPTA LIÇÕES
BÍBLICAS - 1º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultosTema: Elias
e Eliseu um Ministério de Poder para toda a Igreja.
Comentário: Pr. José Gonçalves Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz
Henrique de Almeida Silva QUESTIONÁRIO NÃO DEIXE
DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E
EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm TEXTO ÁUREO"Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos
dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte
que em toda a terra houve grande fome; e a nenhuma delas foi enviado Elias,
senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva" (Lc 4.25,26).VERDADE PRÁTICAPara socorrer e sustentar os seus filhos, DEUS usa os meios
mais inesperadosLEITURA DIÁRIASegunda -1 Rs 17.4 Provisão em QueriteTerça - 1 Rs 17.12 Escassez em SareptaQuarta - 1 Rs 17.13 DEUS em primeiro lugarQuinta - 1 Rs 17.14 A suficiência divinaSexta -1 Rs 17.19 O poder da oração intercessória de EliasSábado -1 Rs 17.21 O poder da oração perseveranteLEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Reis 17.8-168
Então, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: 9
Levanta-te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu
ordenei
ali a uma mulher viúva que te sustente. 10 Então, ele se levantou e se
foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma
mulher viúva
apanhando lenha; e ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, numa
vasilha um
pouco de água que beba. 11 E, indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe
disse:
Traze-me, agora, também um bocado de pão na tua mão. 12 Porém ela disse:
Vive o
SENHOR, teu DEUS, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de
farinha
numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois
cavacos
e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e
morramos.13
E Elias lhe disse: Não temas; vai e faze conforme a tua palavra; porém
faze
disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois,
farás para
ti e para teu filho. 14 Porque assim diz o SENHOR, DEUS de Israel: A
farinha da
panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até ao dia em
que o
SENHOR dê chuva sobre a terra. 15 E foi ela e fez conforme a palavra de
Elias;
e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. 16 Da panela a
farinha se
não acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do
SENHOR, que
falara pelo ministério de Elias.Meus
comentários (Ev. Luiz Henrique)Foi DEUS mesmo
quem enviou Elias para fora de Israel, tanto para o Ribeiro de Querite
quanto para Sarepta. Não era Elias que estava com medo, mas DEUS o retirou
do juízo que viria sobre os idólatras de Israel. Obadias estava cuidando de
outros 100 profetas para que não passassem sede e nem fome. DEUS cuida dos
seus fiéis.Porque DEUS não
poupou a vida de outros profetas e os deixou serem mortos por Jezabel não
sabemos. Muitos são os
missionários que morrem todos os anos por perseguição religiosa em diversos
países. Não sabemos
porque alguns vão para os mesmos países e conseguem sobreviver ou serem
guardados por DEUS nesses mesmos lugares que outros morreram.O que podemos
afirmar é que DEUS está no controle de tudo e decide quem deve ou não morrer
e quem deve viver. Pedro sobreviveu
a várias perseguições, já João Batista e Tiago morreram bem novos ainda em
seus ministérios.paulo passou
muito tempo sofrendo perseguição e acabou morrendo depois de ficar preso por
longos anos, já João ficou preso e não morreu na prisão, sendo, talvez, o
discípulo que mais tempo permaneceu vivo depois de se converter a JESUS.Tudo são
suposições - Não temos certeza de nada, mas podemos imaginar que foi assim.
Muitas são as viúvas de destaque na bíblia, o Senhor estava com elas para as
guardar e livrar do mal, estava com elas e não as deixou passar fome e nem
necessidade.Ana
alcançou a promessa de DEUS e pode colocar em seus braços o seu salvador.
A
viúva da oferta pequena, mas de grande valor, recebeu elogios daquele que
recebe as ofertas.A
viúva de Sarepta recebeu alimentação e o milagre da ressurreição de seu
filho que provavelmente morreria e não ressuscitaria se o profeta de DEUS,
Elias, não estivesse por ali.A
viúva do azeite mutiplicado recebeu alimento e seus filhos de volta antes
que fossem levados como escravos.
Noemi e Rute receberam alimento e o nome na genealogia de JESUS.A
viúva de Naim recebeu seu filho de volta a vida.
Maria recebe a maior honra - a de ser mãe de seu salvador."Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos
dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte
que em toda a terra houve grande fome; e a nenhuma delas foi enviado Elias,
senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva" (Lc 4.25,26).
DEUS achou fé onde não se esperava que existisse, DEUS enxergou o que
ninguém enxergava, DEUS viu o coração enquanto os homens só exergavam o
exterior. A cidade de Sarepta a havia abandonado e condenado a morte, ela
estava a beira da morte e seu filho também. Havia fome e sede por toda
parte. Aquela mulher muito provavelmente ouviu falar de Elias e seu DEUS
todo poderoso que fechou o céu devido à idolatria reinante nesses dois
países, Sidom e Israel. Ela temeu ao DEUS verdadeiro e com certeza desejou
conhecê-lo. DEUS é capaz de mover céus e terra por uma alma desejosa de
salvação. Assim como aquela mulher humilhada a beira do poço em Samaria nos
tempos de JESUS, essa humilhada viúva achou o que mais procurava, alguém que
a amava.
Elias com certeza pensou que DEUS o estava enviando a uma viúva rica e que
morava em uma mansão - quão enganoso é o nosso coração - a viúva recebeu o
mandado de DEUS para acolher o seu profeta e falou com Elias para ir ao
encontro da viúva. Elias não podia entrar na cidade para não ser reconhecido
- DEUS envia a mulher para fora da cidaade a catar gravetos para cozinhar
sua última refeição, um bolinho de farinha com azeite. Elias pode constatar
que a viúva estava em stuação quase igual à sua e ainda tinha um filho para
sustentar. Elias pede áquela pobre viúva as duas coisas mais difíceis de
serem encontradas por ali - água e comida. A viúva tinha fé em DEUS e
obedeceu às ordens de Elias, rimeiro lhe trouxe água e depois lhe fez um
bolo. DEUS respondeu com milagre à sua fé. Elias, a viúva e seu filho
tiveram a aprtir dai alimentação para pelo menos três anos, até que a seca
acabasse.
DEUS é DEUS de todas as pessoas, de todas as etnias - ELE é soberano sobre
todos os seres humanos de qualquer nação. DEUS revela sua graça para com os
gentios visitando aquela viúva estrangeira.O
menino morre, mas ali estava um verdadeiro servo de DEUS que foi buscar em
DEUS a solução, não ajudou a enterrar o morto - intercedeu e perseverou na
oração até ver a vida ser estabelecida em oposição a morte. O servo de DEUS
deve levar a vida por onde passa e não a morte.Pontos interrogativos da lição:1- Da profecia de Elias que não iria chover até ele ir para viúva
de sarepta quanto tempo se passou? 1Rs 17.7 quantos foram esses dias??2- E depois da multiplicação da farinha e do azeite até chover
quanto tempo demorou? 1Rs 17.15 quantos foram esses dias?3- Como Elias sabia que aquela mulher era viúva? 1Rs 17.10 pela
roupa, pelo trabalho?4- Como a viúva sabia quem era Elias?Só DEUS
sabe, seria a resposta correta.
Sabemos que após Elias dizer para Acabe que não choveria ele foi enviado por
DEUS para o ribeiro de Querite onde foi alimentado por corvos e bebeu do ribeiro
até secar (aproximadamente 6 meses, não sabemos).
Daí foi para a viúva de Sarepta e ficou sendo alimentado por DEUS até ir se
encontrar com Acabe e desafiar os profetas de Baal (talvez tenha durado ai 3
anos).
Elias soube que aquela mulher era a viúva que DEUS providenciara para
alimentá-lo talvez por uma revelação do ESPÍRITO SANTO ou porque estava catando
gravetos e era essa a função de um homem, não sabemos - Veja que Tiago, Pedro e
João sabiam que quem estava com JESUS na transfiguração - eram Elias e Moisés
(como sabiam se não os conhecia?). A viúva, em minha opnião, sabia que Elias
vinha até ela ("Ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente" - 1 Rs
17.9) e o reconheceu por ouvir falar de
sua vestimenta e também porque o ESPÍRITO SANTO deve ter-lhe revelado, como
exposto acima.Em
1Rs17.7 O RIBEIRO SE SECOU. Quando o ribeiro se secou, DEUS dirigiu Elias a ir a
uma terra pagã, habitada por adoradores de Baal, e ali DEUS o sustentou através
de uma viúva pobre (v. 9). Tal experiência reforçou ainda mais a confiança que
Elias tinha na providência divina. Às vezes nos surgem adversidades, mesmo
quando estamos na vontade de DEUS. Em meio a experiências deste tipo, DEUS
poderá nos assistir de uma maneira diferente e maravilhosa, além do que podemos
esperar.
Em 1Rs 17.15 E ASSIM COMEU ELA... E A SUA CASA MUITOS DIAS. DEUS estava atento
às necessidades e aflições de uma viúva pobre. Ele enviou Elias para
fortalecer-lhe a fé e trazer-lhe bênçãos materiais no momento em que ela julgava
que tudo estava perdido (v. 12). A fé que essa viúva tinha em DEUS e na sua
palavra, através do profeta Elias, levou-a a permutar o certo pelo incerto, e o
visível pelo invisível (vv. 10-16; cf. Hb 11.27). A viúva crente recebeu do
profeta de DEUS, não somente uma bênção material, como também uma bênção
espiritual. PALMA kaph ih?): "palma (da mão)”. Os
cognatos deste substantivo sao atestados no acadiano, ugaritico. aramaico.
arabe, etiopico e egipcio. Ocorre por volta de 193 vezes no hebraico biblico
e em todos os periodos. Basicamente, kaph representa a “palma”, a
parte concava da mão em oposicao aos dedos e dorso da mão. Lemos que parte
do ritual da purificacao dc um leproso e que "o
sacerdote tomara do logue de azeite e o derramara na palma da sua
propria mão esquerda" (Lv 14.15). A palavra descreve toda a face anterior da
mão quando e posta em forma de concha ou a “concavidade da mão”. Deus disse
a Moises: “Quando a minha gloria passar, te porei numa
fenda da penha e te cobrirei com a minha mão, ate que
eu haja passado" (Ex 33.22; cf. Sl 139.5).Esta palavra significa “punho”, especificamente o interior do
punho. A mulher de Sarepta disse a Elias: “Vive o SENHOR, teu Deus, que nem
um bolo tenho, senao somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija” (1 Rs 17.12).
Tratava-se, realmente, de quantidade muito pequena de
farinha —o suficiente para fazer apenas um pequeno
biscoito. (Dicionário Vine - CPAD) Pode muito em seus efeitos - energeõ (€i*epyci.j),
"aplicar poder, ser operativo. trabalhar" (seu significado habitual), é
verbo que aparece cm 2 Co 1.6 (ARA): Gl 2.8 e 1 Ts 2.13 (ARA). Em Tg 5.16.
a palavra supérflua “eficaz" é omitida, a sentença é traduzida por: “A
oração feita por um justo pode muito em seus efeitos", estando o verbo na
forma participial presente. Aqui o significado pode ser “um seu trabalho
interior**, ou seja. no efeito produzido na pessoa que ora, colocando-a em
linha com a vontade de Deus, como no caso de Elias. (Dicionário Vine - CPAD)INTERCESSÃOSubstantivo.enteuxis (IvtcuÇiç) denota primariamente
“iluminação em, encontro com” (cognato de B); então, “conversação"; por
conseguinte, “petição”, significado frequente nos papiros; é termo técnico
para descrever a aproximação a um rei, e, assim, para se chegar a Deus em
“intercessão”. É traduzido em 1 Tm 4.5 por “oração"; no plural, ocorre em
1 Tm 2.1 (ou seja. buscando a presença e ouvindo de Deus em favor de
outros). sinônimos proseuche, deesis. B. Verbos.1. entunchanõ (evTvyxái/b)), primariamente
“concordar com, harmonizar-se com, encontrar-se para conversar"; portanto,
“fazer petição", especialmente “fazer intercessão, pleitear com uma pessoa”,
quer a favor ou contra outros: (a) contra (At 25.24, “tem falado”, ou seja,
contra Paulo); cm Rm11.2, refere-se a Elias que “fala” a Deus contra Israel;
(b) a favor, em Rm 8.27, acerca da obra intercessora do Espírito Santo em
favor dos santos: Rm 8.34, a respeito de semelhante obra intercessora de
Jesus; o mesmo se dá em Hb 7.25. 2. huperentunchanò ( tm c p e i/T ir y x á v iij)
, “fazer petição” ou “interceder em favor de outrem” (formado de huper, “em
favor de”), é usado em Rm 8.26, acerca do trabalho do Espírito Santo em
fazer “intercessão” (veja Rm 8.27).(Dicionário Vine - CPAD)A palavra mãdad também expressa a idéia de
estender e estirar: “Então, [Elias] se mediu [se estendeu] sobre o menino
três vezes” (1 Rs 17.21).(Dicionário Vine - CPAD)ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICAPrezado professor, para introduzir o tópico II da lição
utilize o esquema abaixo. Reproduza-o conforme as suas possibilidades. Fale
que além da viúva de Sarepta, as Sagradas Escrituras falam sobre outras
mulheres estrangeiras que o Senhor acolheu através do seu povo. Raabe, Rute
e a mulher siro-fenícia comprovam que DEUS não pertence a nenhum grupo
específico. Ele é infinito e seu Santo Espírito sopra onde quer. A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES ENTRANGEIRAS NAS ESCRITURAS
RaabeHabitante de Jericó na época da invasão de Israel à Canaã.
Sua história é narrada em Josué 2.1-22; 6.17-25. Há, sobre ela, referências
claras em o Novo Testamento. Aqui, o autor sagrado atribui a salvação de
Raabe à sua fé (Tg 2.25; Hb 11.3). Viúva de SareptaMulher que DEUS havia levantado para alimentar
Elias durante o período da seca, "Ordenei ali a uma mulher viúva que te
sustente" (1 Rs 17.9). O que essa mulher possuía como provisão era algo
humanamente insignificante! Foi a única escolhida pelo Senhor, dentre
milhares de outras viúvas, para fazer cumprir seu projeto soberano (Lc
4.25,26). Colocou DEUS em primeiro lugar (Mt 6.33), RuteUma moabita que casou com dois fazendeiros judeus: Malom (Rt
4.10), um dos filhos de Elimeleque e Noemi (4.3; 1.2), e Boaz, um parente de
Elimeleque (4.3).A mulher Síro-FeníciaMulher gentílica, da região de Tiro e Sidom, que pediu a
JESUS para curar a sua fi_lha (Mc 7.26;
cf. Mt 15.21,22).RESUMO DA LIÇÃO 6, A VIÚVA DE SAREPTAI. UM PROFETA EM TERRA ESTRANGEIRA1. A fonte de Querite. 2. Elias em Sarepta. II. UMA ESTRANGEIRA NO PLANO DE DEUS1. A soberania e graça de DEUS. 2. A providência de DEUS. III. O PODER DA PALAVRA DE DEUS1. A escassez humana e a suficiência divina. 2. DEUS, a prioridade maior. IV. O PODER DA ORAÇÃO1. A oração intercessória. 2. A oração perseverante. SINÓPSE DO TÓPICO (1) Num momento de crise Elias se afastou
do seu povo e de sua terra e refugiou-se em território fenício.SINÓPSE DO TÓPICO (2) Pela sua soberania e graça, DEUS
incluiu uma estrangeira em seu plano.SINÓPSE DO TÓPICO (3) Na escassez humana vemos a suficiência
divina através do poder da Palavra de DEUS.SINÓPSE DO TÓPICO (4) O clamor intercessório e perseverante
confirmam o poder da oração.INTERAÇÃO Professor, hoje estudaremos a respeito do cuidado e da
provisão divina para com o profeta Elias. No decorrer da lição, procure
enfatizar o cuidado de DEUS para com aqueles que se dispõe a fazer sua
vontade. O Senhor não mudou, como um pai amoroso Ele continua a cuidar de
seus filhos. Elias foi fiel ao Todo-Poderoso ao cumprir sua missão -
confrontar a apostasia no reino do Norte. A sua devoção e zelo pela Palavra
do Senhor, fez com que ele precisasse de um lugar seguro para refugiar-se. O
próprio DEUS escolheu e preparou este lugar, em Sarepta. Ali, uma pobre
viúva seria usada como parte do plano de provisão do Senhor. Aprendemos com
este episódio que o Pai Celeste é o nosso Provedor. Ele, como o Bom Pastor,
supre as nossas necessidades. Confie!OBJETIVOS - Após esta aula, o
aluno deverá estar apto a:Compreender que DEUS é o nosso provedor.Explicitar o poder da graça de DEUS para com os povos
gentílicos.Conscientizar-se do poder da Palavra de DEUS e da oração.AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsídio Geográfico"SareptaDurante os três anos de seca sofridos por Israel nos dias de
Acabe, DEUS enviou Elias, que havia pronunciado o julgamento de Israel, à
cidade fenícia de Sarepta, para que ali fosse sustentado. Nesta cidade, a
viúva com a qual o profeta viveu desfrutou um suprimento perene de azeite e
farinha, e experimentou a alegria de ter seu filho ressuscitado dos mortos
(1 Rs 17.8-24). A cidade estava localizada a aproximadamente treze
quilômetros ao sul de Sidom, ao longo da costa mediterrânea, na estrada para
Tiro. Também é conhecida como Zarefate em algumas versões (Ob 1.20) e como
Sarepta no NT (Lc 4.26) é a moderna Sarafand. Sarepta é mencionada em textos
ugaríticos do século XIV a.C. e em papiros egípcios do século XIII a.C junto
com Biblos, Beirute, Sidom e Tiro como uma das principais cidades da costa (ANET,
p. 477). Tanto Senaqueribe como Esar-Hadom reivindicam ter tomado Sarepta de
acordo com as inscrições assírias (ela foi chamada Zaribtu, ANET, p.287)"
(Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p.1768).BIBLIOGRAFIA SUGERIDA - Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 2009.SAIBA MAIS PELA Revista Ensinador Cristão, CPAD, nº 53, p.39.QUESTIONÁRIOLIÇÃO
6, A VIÚVA DE SAREPTAResponda conforme
a revista da CPAD do 1º Trimestre de 2013Complete os
espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsasTEXTO ÁUREO1- Complete:"Em verdade vos digo que muitas __________________________________
existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e
seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande
___________________________; e a nenhuma delas foi enviado Elias,
senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher _____________________________________" (Lc 4.25,26).VERDADE PRÁTICA2- Complete:Para socorrer e ______________________________
os seus __________________________________, DEUS usa os
_________________________________
mais inesperados.COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO3- Por que a visita do profeta Elias a terra de Sarepta, onde foi
acolhido por uma viúva pobre, é emblemática?( ) DEUS cuida de cada um
de seus filhos. ( ) O episódio revela a
onipotência de DEUS.( ) O episódio revela a soberania de DEUS sobre as nações.
I. UM PROFETA EM TERRA ESTRANGEIRA4- Por que Elias precisava sair de cena por um tempo
e por que não poderia ficar em Querite?( ) Elias uma querida por
todos reinado de Acabe. ( ) Logo após profetizar uma grande seca
sobre o reinado de Acabe, Elias recebeu a orientação divina: "Vai-te daqui,
e vira-te para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está
diante do Jordão". ( ) Elias havia se tornado uma persona non grata
no reinado de Acabe. ( ) Seguindo a orientação divina, ele refugia-se primeiramente próximo à
fonte de Querite. ( ) Era um lugar de sombra e água fresca, mas não representava
o ponto final de sua jornada. ( ) Ele não poderia fixar-se naquele local porque
ali não havia uma fonte permanente, mas uma provisão em tempos de crise.
( ) Quem faz de "Querite" seu
ponto final terá problemas porque certamente secará!5- Por que Elias refugiou-se em Sarepta? ( ) Elias afasta-se de seu povo e de sua
terra, indo refugiar-se em território fenício.( ) A geografia
bíblica informa-nos que Sarepta era uma pequena localidade situada a cerca
de quinze quilômetros de Sidom, terra da temida Jezabel.. ( ) A geografia
bíblica informa-nos que Sarepta era uma pequena localidade situada a cerca
de trinta quilômetros de Sidom, terra da temida Jezabel.( ) Às
vezes o Senhor faz coisas que parece não ter lógica alguma! ( ) No entanto, esse
foi o único lugar no qual o rei Acabe jamais pensaria em procurar o profeta. ( ) São nas coisas menos prováveis que DEUS realiza seus
desígnios! Sarepta parecia ser uma terra de ninguém, mas estava no roteiro
de DEUS para a efetivação do seu propósito.II. UMA ESTRANGEIRA NO PLANO DE DEUS6- Na soberania e graça de DEUS ELE usou uma viúva para
abençoar ao seu servo - quem era ela? ( ) Era a viúva de um dos
profetas do Senhor. Foi a única escolhida pelo Senhor, dentre milhares de
outras viúvas, para fazer cumprir seu projeto soberano. ( ) Quando o Senhor ordenou ao
profeta que se deslocasse até Sarepta, revelou-lhe também qual era o seu
propósito: "Ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente".
( ) Elias precisava sair da região controlada por Acabe e isso, como vimos,
aconteceu quando ele se dirigiu a Sidom, na Fenícia. ( ) O texto é bem claro em
referir-se à viúva como sendo um instrumento que o Senhor usaria para
auxiliar a Elias: "Ordenei ali a uma mulher viúva". ( ) Quem era essa viúva
ninguém sabe. Todavia, foi a única escolhida pelo Senhor, dentre milhares de
outras viúvas, para fazer cumprir seu projeto soberano. ( ) Era uma
gentia que, graças ao desígnio divino, contribuiu para a construção e
desenvolvimento do plano divino.7- Como a providência de DEUS se revelou a Elias?( ) Preparou-lhe uma mulher
viúva que possuía bom recurso. ( ) A providência divina para com Elias
revelou-se naquilo que Paulo, muito tempo depois, lembrou. ( ) Um
gigante espiritual ajudado por uma frágil mulher! Sim, uma mulher viúva e
pobre. ( ) Muito pobre! Ficamos a pensar o que teria passado pela cabeça do
profeta quando o Senhor lhe disse que havia ordenado a uma viúva que o
sustentasse. ( ) Era de se imaginar que a mulher possuísse algum recurso. ( ) Como
em toda a história de Elias, a provisão de DEUS logo fica em evidência. ( ) A
providência divina já havia se manifestado nos alimentos trazidos pelos
corvos. ( ) Agora revelar-se-ia através de uma viúva pobre.III. O PODER DA PALAVRA DE DEUS8- Como a suficiência divina opera na escassez humana?( ) A
propósito, o termo hebraico usado para punhado, dá a ideia de algo muito
difícil! Era difícil, mas ela possuía! ( ) A mulher que DEUS havia levantado para alimentar Elias
durante o período da seca disse não possuir nada ou quase nada: "nem um bolo
tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite
numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou prepará-lo para mim e
para o meu filho, para que o comamos e morramos.".( ) De fato o
que essa mulher possuía como provisão era algo humanamente insignificante! ( ) A
propósito, o termo hebraico usado para punhado, dá a ideia de algo muito
pouco! Era pouco, mas ela possuía! ( ) DEUS queria operar o milagre a partir do
que a viúva tinha. ( ) A suficiência divina se revela na escassez humana. O
pouco com DEUS torna-se muito!9- Como colocar DEUS como nossa prioridade maior,
aprendendo com essa viúva?( ) O segredo é colocar a DEUS sempre
em igual lugar de nossas prioridades.( ) O profeta entrega à viúva de Sarepta a chave do milagre quando lhe diz: "porém faze disso primeiro para
mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois, farás para ti e para teu
filho". ( ) O profeta era um agente de DEUS, e atendê-lo primeiro
significava colocar a DEUS em primeiro lugar. ( ) O texto sagrado afirma que
"foi ela e fez segundo a palavra de Elias". ( ) Tivesse ela dado
ouvidos à sua razão, e não obedecido as diretrizes do profeta, certamente
teria perdido a bênção. ( ) O segredo, pois, é colocar a DEUS sempre em primeiro
lugar.IV. O PODER DA ORAÇÃO 10- Como foi a oração intercessória de Elias?( ) O texto de 2 Reis 17.1 traz a
profecia de Elias sobre o desafio aos profetas de Israel. E, de fato, isso aconteceu,
no Monte Carmelo.
( ) O texto de 1 Reis 17.1 traz a
profecia de Elias sobre a seca em Israel. E, de fato, a seca aconteceu.
( ) Tiago, porém, destaca que a predição de Elias foi acompanhada de oração:
"Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não
chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra". ( ) Novamente o profeta encontra-se diante de um novo desafio e somente a
oração provará a sua eficácia. ( ) O filho da viúva morreu e Elias toma as dores
da pobre mulher, pondo-se em seu lugar e clama ao Senhor .
DEUS ouviu e respondeu ao seu servo.11- Como foi a oração perseverante de Elias?( ) Elias orou com insistência. ( ) Ele estendeu-se sobre o menino
duas vezes! Isso demonstra a natureza
perseverante de sua oração. ( ) Ele estendeu-se sobre o menino três vezes! Isso demonstra a natureza
perseverante de sua oração. 12- Por que muitos projetos não se concretizam, ficam pelo
caminho?( ) Porque não são acompanhados de
estudo perseverante. ( ) Porque não são acompanhados de oração perseverante. ( ) O Senhor JESUS
destacou a necessidade de sermos perseverantes na oração ao narrar a
parábola do juiz iníquo. ( ) É com tal perseverança que conseguiremos
alcançar nossos objetivos.CONCLUSÃO13- Complete:A _________________________________________ de
DEUS sobre a história e sobre os povos e o seu cuidado para com aquele que o
_______________________________ se revelam de forma maravilhosa no
episódio envolvendo o profeta Elias e a sua visita a __________________________. Não há ____________________________
quando DEUS quer revelar a sua graça e tampouco há circunstância
demasiadamente difícil que possa impedi-lo de mostrar o seu
__________________________ provedor.
RESPOSTAS
DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htmAJUDACPAD - http://www.cpad.com.br/ -
Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos
Pentecostal.VÍDEOS da EBD na TV, DE
LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htmBÍBLIA ILUMINA EM CD -
BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer
- CPADSOARES, Esequias. O
Ministério Profético na Bíblia: A voz de DEUS na Terra. 1.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2010.SOARES, Esequias. Visão
Panorâmica do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia
do Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. William Macdonald - Comentário Bíblico popular (Antigo Testamento).
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico NVI - EDITORA VIDA.
Revista Ensinador Cristão - nº 52 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.GARNER, Paul. Quem é quem na
Bíblia Sagrada. VIDAELISSEN, Stanley. Conheça
melhor o Antigo Testamento. VIDA.CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento Interpretado versículo por Versículo. HAGNOS.STAMPS, Donald C. Bíblia de
Estudo Pentecostal. CPAD
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao04-dns-depressaoadoencadaalma.htm