Lição 7, Betel, O Verdadeiro Discípulo reconhece que sua
segurança vem de DEUS, 4Tr23, Pr Henrique, EBD NA TV
Para
me ajudar PIX 33195781620 (CPF) Luiz Henrique de Almeida Silva
EBD, Revista Editora Betel, 4° Trimestre De 2023, TEMA: Terceira Epistola de João –
Instituindo o discipulado baseado na verdade, no amor e fortalecendo os laços
da fraternidade Cristã
ESBOÇO DA LIÇÃO
1- DEUS CAPACITA
1.1. DEUS não mima,
forma
1.2. DEUS não poupa,
prova
1.3. DEUS não ilude,
transforma
2- JUVENTUDE E MATURIDADE
2.1. Não ser neófito
2.2. Ter responsabilidade e
excelência
2.3. Dar bom testemunho
3- ALIANÇA E COMPROMISSO
3.1. Manter-se firme
3.2. Defender a verdade
3.3. Ir até o fim em seu
chamado
TEXTO ÁUREO
“Porque DEUS não nos deu o
espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.” 2 Timóteo
1.7
VERDADE APLICADA
É possível, mesmo com
limitações humanas, cumprir o ministério cristão com confiança em DEUS,
fidelidade e no poder do ESPÍRITO SANTO
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Ensinar que a capacitação
ministerial vem de DEUS.
Mostrar que maturidade não tem a ver com idade.
Falar que não há ministério sem aliança com DEUS
TEXTO REFERÊNCIA - JEREMIAS 1.4-9
4 Assim veio a mim a palavra
do Senhor dizendo:
5 Antes que te formasse no ventre, te conheci; e antes que saísses da madre, te
santifiquei às nações te dei por profeta.
6 Então disse eu: Ah Senhor Jeová Eis que não sei falar, porque sou uma criança
7 Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou uma criança, porque, aonde quer que
eu te enviar, irás e tudo quanto te mandar dirás
8 Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar diz o Senhor
9 E estendeu o Senhor a sua mão e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis
que ponho as minhas palavras na tua boca.
LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA – 2Cr 20.20b Ter
segurança em DEUS.
TERÇA – SI 11. 5 O Senhor prova o justo.
QUARTA – Jr 11.2 DEUS fala por meio de aliança.
QUINTA – Jr 17.7 Quem confia em DEUS é bendito.
SEXTA – 2Co 12.9 O fraco precisa da graça de DEUS.
SÁBADO – 1 Tm 3.7 O bom testemunho é essencial ao discípulo de Cristo.
HINOS SUGERIDOS: 418,484, 519
MOTIVO DA ORAÇÃO
Ore para que o discípulo de CRISTO
supere sua insegurança, confiando sempre em DEUS.
)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
SUBSÍDIOS EXTRAS PARA A LIÇÃO
))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
Lições
Bíblicas Aluno - Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2010
Comentários
da revista da CPAD: Pr. Claudionor de Andrade
Consultor
Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
JEREMIAS
- Esperança em tempos de crise
LIÇÃO
1 - JEREMIAS, O PROFETA DA ESPERANÇA
Lições
Bíblicas Aluno - Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2010
Jeremias
- Esperança em tempos de crise
Comentários
da revista da CPAD: Pr. Claudionor de Andrade
Consultor
Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
Complementos,
ilustrações, questionários e vídeos: Ev.. Luiz Henrique de Almeida Silva
TEXTO
ÁUREO:
"Mas
o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te
enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás" Jr 1.7).
VERDADE
PRÁTICA:
A
missão do homem de DEUS é inegociável. Ele foi chamado para cuidar dos
interesses do Todo-Poderoso, e proclamar com isenção e coragem a sua Palavra.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda
- Jr 1.1 A
origem sacerdotal de Jeremias
Terça
- Jr 1.5 A
vocação profética de Jeremias
Quarta
- Jr 16.2 O
estado civil de Jeremias
Quinta
- Jr 32.9-12 A
propriedade comprada por Jeremias
Sexta
- Jr 37.15 A
prisão de Jeremias
Sábado
- Jr 43.1-7 A
viagem de Jeremias ao Egito
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
Jeremias
1.1-10
1-
Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, dos sacerdotes que estavam em Anatote,
na terra de Benjamim. 2- A ele veio a palavra do SENHOR, nos dias de Josias,
filho de Amom, rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado. 3- E lhe
veio também nos dias de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, até ao fim do
ano undécimo de Zedequias, filho de Josias, rei de Judá, até que Jerusalém foi
levada em cativeiro no quinto mês. 4- Assim veio a mim a palavra do SENHOR,
dizendo: 5- Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que
saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta. 6- Então,
disse eu: Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança. 7-
Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu
te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás. 8- Não temas diante deles,
porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR. 9- E estendeu o SENHOR a
mão, tocou-me na boca e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na
tua boca. 10- Olha, ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para
arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também
para edificares e para plantares.
PALAVRA-CHAVE:
Vocação
- Do lat. vocatione.Talento, aptidão. Jeremias foi vocacionado pelo Senhor
quando ainda estava no ventre de sua mãe.
Perguntas
mais Freqüentes sobre o Profeta Jeremias (
http://www.airtonjo.com/faq_jeremias.htm )
Onde
nasceu o profeta Jeremias?
O
que significa o nome Jeremias?
O
que sabemos da infância e da formação de Jeremias?
Qual
foi a influência do profeta Oséias sobre Jeremias?
Onde
Jeremias começou a profetizar ?
Durante
quanto tempo Jeremias atuou como profeta?
Que
tipo de texto há no livro de Jeremias?
Então,
nem tudo que está no livro vem do profeta Jeremias?
O
que fez Jeremias no tempo de Josias?
Que
texto exemplifica bem a sua pregação neste período?
Jeremias
responsabiliza alguém pela infidelidade ao Javismo?
O
que pensava Jeremias da reforma de Josias?
O
que fez Jeremias no tempo do rei Joaquim?
O
que fez Jeremias em sua 1a intervenção na época de Joaquim?
O
que acontece com Jeremias?
O
que disse Jeremias sobre o governo de Joaquim?
O
que mais ameaça Judá neste momento?
Mas
o que motiva tão cruel castigo de Judá?
Por
que Jeremias foi proibido de entrar no Templo?
Sem
poder ir até o povo, o que faz Jeremias?
O
que fez Joaquim ao tomar conhecimento do manuscrito?
Todos
os profetas da época pensavam como Jeremias?
Qual
o significado das "confissões" de Jeremias?
O
que diz Jeremias em cada uma das cinco "confissões"?
E
o que aconteceu com o rei Joaquim?
O
que fez Jeremias neste 30 período, sob o governo de Zedequias?
Jeremias
escreveu uma carta aos exilados?
O
que pensa Jeremias de uma rebelião contra a Babilônia?
O
que disse Jeremias a Zedequias quando Jerusalém foi sitiada?
Por
que Jeremias é preso nesta época?
Mas
há alguma mensagem de esperança em Jeremias?
O
que diz Jr 31,31-34?
E
o 40 período da atuação de Jeremias?
E
como Jeremias terminou seus dias?
Como
faço para saber mais sobre Jeremias?
Onde
nasceu o profeta Jeremias?
RESPOSTAS
A ESTAS PERGUNTAS:
Jeremias
nasceu no povoado de Anatote, pertinho de Jerusalém, entre 580 e 640 a.C.. Era
filho do sacerdote Helcias ou, da casa de Eli. Talvez descendesse de Abiatar,
chefe dos levitas em Jerusalém na época do rei Davi, e que foi desterrado para
Anatote por Salomão, segundo 1Rs 2,26-27.
O
que significa o nome Jeremias?
O
significado do nome é incerto. Há duas possibilidades. Yirmeyâhû
quer dizer "Iahweh exalta", "Iahweh é sublime" ou
"Iahweh abre (=faz nascer)". Este nome era bastante comum nos tempos
bíblicos. São conhecidos pelo menos sete personagens, mais ou menos
importantes, com este nome.
O
que sabemos da infância e da formação de Jeremias?
Quase
nada. Parece que ele jamais assumiu qualquer função sacerdotal. Pelo contrário,
denunciou duramente o papel exercido pelos sacerdotes de seu tempo. O que, por
outro lado, aponta para sua rigorosa visão levítica, e possível formação, de
como deveria agir um sacerdote. Consta, nesta linha, que o rei Josias (640-609
a.C.) proibira o exercício do ofício aos sacerdotes não provenientes de
Jerusalém, segundo 2Rs 23,8-9.
Qual
foi a influência do profeta Oséias sobre Jeremias?
Não
existe nenhuma dúvida acerca da influência de Oséias sobre o pensamento de
Jeremias. Além dos fatores geográficos - Anatote pertence à tribo de Benjamin -
e familiares. - Jeremias descendia, talvez, de Eli, sacerdote de Silo - é
possível que a educação de Jeremias tenha incluído os ensinamentos de Oséias.
Entendo
que Oséias e Jeremias foram os dois profetas mais radicais de todo o Israel,
pois foram os que mais perto chegaram de uma compreensão profunda das causas da
opressão que o povo de Israel vivia naquele tempo. Ambos entendem, por exemplo,
que onde o Javismo caducou ou se oficializou e foi, por isso, neutralizado por
práticas institucionais do aparelho estatal, a corrupção, a opressão e o
despotismo generalizado dominaram. O processo (rîbh) que fazem a Israel por não
"conhecer a DEUS" é sintomático, como em Os 4,1-3 e Jr 2,8;4,22 e a
interessantíssima crítica ao rei Joaquim (609-598 a.C.) em Jr 22,13-19.
Onde
Jeremias começou a profetizar ?
É
possível que Jeremias tenha começado a profetizar em Anatote. Mas foi
perseguido, quiseram matá-lo em sua própria terra, segundo Jr 11,18-12,6. Não
conhecemos o motivo desse complô armado contra Jeremias por seus conterrâneos
(Jr 11,21) e até por seus familiares (Jr 12,6). Talvez por ter apoiado a
reforma do rei Josias, que destruiu os santuários regionais e centralizou as
atividades cultuais em Jerusalém, ele tenha prejudicado os interesses de sua
família de sacerdotes. Ou, quem sabe, o duro teor de sua crítica social e
religiosa tenha provocado tão violenta reação. Durante toda a sua vida Jeremias
irá incomodar muita gente, que tentará, a qualquer custo, calar a sua boca.
Durante
quanto tempo Jeremias atuou como profeta ?
Jeremias
atuou cerca de 50 anos, de 627 a 580 a.C., sob os governos de Josias (629-609
a.C.), Joaquim (609-598 a.C.), Zedequias (597-586 a.C.) e Godolias/exílio
(586/ca.580 a.C.). Por isso, costumamos dividir, didaticamente, sua atuação
segundo estes quatro períodos.
Que
tipo de texto há no livro de Jeremias?
Há
quatro tipos de textos no livro de Jeremias:
o
Oráculos em forma de poesia, como Jr
4,5-6,30
o
Relatos autobiográficos, como Jr 1,4-19
o
Relatos biográficos, como Jr 26, 1-24
o
Discursos em prosa, como Jr 7,1-8.
Como
se convencionou unir em um só os dois primeiros tipos, quase totalmente em
forma poética, costuma-se classificar os textos de Jeremias em três tipos:
Palavras
de Jeremias em verso e relatos autobiográficos em verso e prosa
Relatos
biográficos, na 3a pessoa, sobre Jeremias, atribuídos por muitos a
Baruc, seu secretário
Discursos
em prosa, em número de 10, de autoria incerta, mas que muitos atribuem aos
mesmos autores de Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel e 1 e 2 Reis, a chamada Obra
Histórica Deuteronomista (OHDtr), possivelmente composta por levitas.
Então,
nem tudo que está no livro vem do profeta Jeremias?
Não.
O livro de Jeremias passou por um longo e complicado processo de formação.
Oráculos (= palavras proféticas) isolados foram sendo reunidos ao longo dos
anos, de modo que temos hoje uma antologia da pregação de Jeremias e não um
livro no sentido moderno. Ou melhor: temos uma antologia de antologias, em um
processo que começou ainda durante a vida de Jeremias e prosseguiu ao longo da
época pós-exílica.
A
versão grega da Bíblia chamada Setenta ou Septuaginta (= LXX) tem um texto de
Jeremias bem mais curto do que o texto massorético (= TM), o nosso texto
hebraico, além de colocar vários oráculos noutra ordem. Isso é explicado, em
geral, com a existência de dois textos independentes de Jeremias: um mais
antigo e mais curto, que se perdeu, e que serviu de base para a tradução dos
LXX; outro, mais recente, que recolheu vários acréscimos, e que nos foi
transmitido pelos massoretas (= os rabinos "transmissores" do texto
hebraico).
O
que fez Jeremias no tempo de Josias?
No
tempo de Josias, 1º período de sua atuação, Jeremias proclamou um
julgamento contra Israel por causa de sua infidelidade a Iahweh e sua adesão a
outros deuses, especialmente os deuses que garantiam a fertilidade da natureza,
os chamados baalim.
Os
comentaristas reconhecem como sendo deste período Jr 2,1-4,4 e Jr 30,1-31,37,
todos textos de tipo A.
Que
texto exemplifica bem a sua pregação neste período?
Jr
2,1-37. É um texto escrito em um gênero literário muito usado pelos profetas, o
rîbh (= processo). Funciona assim: parte-se do pressuposto de uma aliança entre
as duas partes em questão, Iahweh e Israel. Iahweh abre, então, através do
profeta, um processo contra Israel, motivado por sua quebra do pacto. Como
parte ofendida, Iahweh convoca a natureza como testemunha, questiona o
comportamento de Israel, relembra os benefícios passados e ameaça com uma
punição.
Neste
texto, rico em imagens, à moda de Oséias, Jeremias relembra com nostalgia a
fidelidade dos primeiros tempos e a contrapõe à infidelidade atual, pois Israel
trocou Iahweh pelos ídolos que nada valem e não podem socorrê-lo na hora do
aperto.
Jeremias
responsabiliza alguém pela infidelidade ao Javismo?
Sim.
Em Jr 2,1-4,4 Jeremias responsabiliza quatro tipos de autoridades pela
idolatria e pela desgraça em que caiu o país: são os reis, os príncipes, os
sacerdotes e os profetas. A volta ao Javismo é possível se Israel resolver
praticar a verdade ('emeth), o direito (mishpât) e a justiça (sedhâqâh),
segundo Jr 4,2.
O
que pensava Jeremias da reforma de Josias?
Esta
é a coisa mais estranha desta fase da pregação de Jeremias: ele não faz nenhuma
alusão à reforma social e religiosa empreendida pelo rei Josias naqueles anos
(sobre a reforma cf. 2Rs 22,1-23,27). É possível que, embora visse com muita
expectativa a ação do governo, ele tenha se decepcionado com os escassos
resultados de um movimento imposto de cima para baixo, pela força das armas.
Assim, teria preferido manter prudente silêncio a respeito.
O
que fez Jeremias no tempo do rei Joaquim?
Quando
Joaquim, de 25 anos de idade, assumiu a mando do faraó do Egito, o governo de
Judá em 609 a.C., Jeremias rompeu, de vez, com as instituições do Estado.
Jeremias tornou-se, então, um ferrenho adversário da classe sacerdotal de
Jerusalém, já que sob os desmandos do governo de Joaquim a reforma de seu pai
Josias se perdeu totalmente, restando um culto superestimado como garantia da
nação, consequência da centralização de todas as atividades religiosas no
Templo de Jerusalém e na mão de seus sacerdotes. Culto agora usado para
mascarar os males sociais e os crimes contra o povo.
O
que fez Jeremias em sua 1a intervenção na época de Joaquim?
Um
violento discurso contra o Templo, que foi conservado em duas versões: Jr
7,1-15 (texto tipo C) e Jr 26,1-24 (texto tipo B). O primeiro destaca o
conteúdo, o segundo as circunstâncias do discurso.
Entre
setembro de 609 e abril de 608 a.C., talvez durante uma festa, Jeremias
coloca-se no pátio do Templo e denuncia a confiança da população judaica no
Templo de Iahweh como falsa e promete a destruição do santuário, tal qual
outrora acontecerá com Silo.
A
morte de Josias em combate contra o faraó, o curto governo de seu filho Joacaz
(3 meses), seu exílio, a dependência do Egito sob Joaquim: tudo isso criara um
clima de incerteza e insegurança geral. O que faz o povo? Refugia-se na crença
de que a presença de Iahweh no Templo garante a cidade e a sua liberdade.
Jeremias
denuncia esta crença porque, segundo ele, só a aliança Iahweh-Israel poderia
garantir o povo. Mas esta não funcionava, pois nos tribunais não se praticava o
direito, oprimiam-se o estrangeiro residente, o órfão e a viúva, condenava-se o
inocente e, além disso, seguiam-se deuses estrangeiros.
O
que acontece com Jeremias?
Conta-nos
Jr 26,1-24 que Jeremias quase morre por fazer tal denúncia. Aos olhos do
pessoal do Templo, como sacerdotes e profetas, Jeremias cometera duas
blasfêmias: falara em nome de Iahweh e falara contra a casa de Iahweh. Perante
o tribunal a que é levado, ele, porém, confirma suas palavras e só não morre
porque alguém se lembrou do profeta Miquéias, que, um século antes, pregara
destino parecido para o Templo e para a cidade e nada sofrera.
O
que disse Jeremias sobre o governo de Joaquim?
Denuncia
o governo de Joaquim como ganancioso, assassino e violento, segundo Jr
22,13-19, um dos mais duros oráculos proféticos já pronunciados contra um rei.
Jeremias compara Joaquim ao seu pai Josias e denuncia o rei como antijavista,
pois não cumpre sua função real de exercer a justiça e o direito e de proteger
os mais fracos.
No
começo de seu governo, Joaquim preocupa-se em construir um novo palácio - ou um
anexo ao antigo - exatamente no momento em que a crise econômica se agravava.
Dependente do Egito, a quem pagava tributo, colocou a população para trabalhar
de graça na construção. Jeremias vai dizer ao rei que ele, quando morrer, nem
merece ser sepultado, mas como um jumento deverá ser jogado para fora das
muralhas de Jerusalém, pois, ao contrário de seu pai, Joaquim "não conhece
Iahweh".
O
que mais ameaça Judá neste momento?
Jr
4,5-6,30 e Jr 8,13-17 falam de um "inimigo que vem do norte". Embora
haja várias possibilidades de identificação desse inimigo, muitos comentaristas
pensam que Jeremias está falando de Nabucodonosor, o rei babilônico, que invade
regiões da Palestina em 605/604 a.C., trazendo o terror da guerra para as
fronteiras de Judá.
Muitos
dos versos de Jeremias, nestes poemas, são de uma dramaticidade impressionante,
como Jr 5,15-17, sobre a nação que vem de longe para atacar Judá: nação antiga,
nação duradoura, cujos homens são heróis. Nação que devorará os filhos, os
animais e todo o alimento de Judá, destruindo pela espada suas fortalezas.
Segundo Jeremias, é Iahweh quem aplicará a Judá tal castigo.
Mas
o que motiva tão cruel castigo de Judá?
A
ruptura da aliança. Em Judá, Jeremias só vê rebeldia contra Iahweh, levando o
povo a maldades e crimes sem conta. Não há o mínimo "conhecimento de
DEUS", que só é possível através da prática do direito, da justiça, da
solidariedade. Os poderosos tramam sistematicamente contra o povo, todos buscam
desesperadamente a riqueza e não há paz. A mentira domina, desde o ensinamento
dos profetas à lei dos sacerdotes, levando o país ao caos. Todos se tornam
inimigos de todos. Impera a idolatria. O fim será trágico, segundo os capítulos
8 e 9 de Jeremias.
Percorrendo
as ruas de Jerusalém, Jeremias constata a ausência do direito e da verdade
entre as pessoas comuns (Jr 5,1), mas maior corrupção encontra entre os grandes
e poderosos, que não agem mal por ignorância, senão por determinação consciente
e persistente (Jr 5,4-5). Quanto mais a crise nacional se aprofunda, mais os
líderes se recusam a encontrar soluções. Só procuram satisfazer seus interesses
imediatos e deixam o país afundar: "Eles cuidam da ferida do meu povo
superficialmente, dizendo: 'Paz! Paz!', quando não há paz", diz Jr 6,14.
Com
extremo realismo - válido para todas as épocas - em Jr 5,26-28 são
descritos os poderosos e suas armadilhas de apanhar o povo e escravizá-lo
impunemente.
Por
que Jeremias foi proibido de entrar no Templo?
Porque,
segundo Jr 19,14-20,6, possivelmente por volta de 605 a.C., quando
Nabucodonosor venceu o faraó Neco II e ameaçou Judá, o profeta foi ao pátio do
Templo e anunciou a destruição de Jerusalém. Acabou preso por Fassur, chefe da
guarda do Templo, surrado e colocado no tronco por uma noite. Depois disso,
foi-lhe proibida, segundo Jr 36,5, a entrada no Templo.
Sem
poder ir até o povo, o que faz Jeremias?
Convoca
o escriba Baruc e dita-lhe os oráculos de julgamento contra a nação. Este
episódio da primeira escrita do livro, narrado em Jr 36,1-32, aconteceu no
quarto ano do governo de Joaquim,em 605 a.C.
No
ano seguinte, em dezembro de 604 a.C. Jeremias manda Baruc ler o livro (= rolo)
no Templo. O momento é dramático: Nabucodonosor atacava, então, a cidade
filistéia de Ascalon, vizinha de Judá. Por isso, talvez, Jeremias, tenha
acreditado ter soado a hora da verdade para Judá. O "inimigo do
norte" está às portas. Ou conversão ou destruição, alerta o profeta.
O
que fez Joaquim ao tomar conhecimento do manuscrito?
Queimou-o
e mandou prender Jeremias e Baruc, segundo Jr 36, 21-26. A leitura feita por
Baruc no Templo foi ouvida por membros do governo de Joaquim que não apoiavam
as suas atitudes. Na esperança de convencer o rei a mudar sua política, levaram
o manuscrito até Joaquim, que o ouviu mas não se convenceu. Jeremias e Baruc,
bem escondidos, não foram achados. Após algum tempo, Jeremias, que não é de
desistir, manda que Baruc escreva tudo de novo e ainda acrescente ao livro
outras palavras, diz Jr 36,27-32.
Todos
os profetas da época pensavam como Jeremias?
De
modo algum. Acreditam alguns especialistas que talvez o fato mais desorientador
para Jeremias nesta época era a análise errada da situação feita por pessoas
que se apresentavam para falar em nome de Iahweh como seus profetas.
Por
isso, em Jr 14,13-16 e Jr 23,13-40 podemos ver como Jeremias luta para
desmascarar os falsos profetas que, falando em seu próprio interesse,
"fortalecem as mãos dos perversos, para que ninguém se converta de sua
maldade", que seduzem o povo com suas mentiras e seus enganos, roubando um
do outro a palavra de Iahweh. Jeremias conclui que dos profetas de Jerusalém
saiu a impiedade para todo o país.
Qual
o significado das "confissões" de Jeremias?
Mais
do que "confissões", deveríamos falar aqui de diálogos com Iahweh,
lamentos, orações, disputas. Foi durante este período de sua vida, durante o
governo de Joaquim, que Jeremias mais sentiu o peso de sua missão. Obrigado a
ser do contra, a pregar a desgraça para o seu povo, a remar contra a corrente,
ameaçado, rejeitado, caluniado, desprezado, ele se lamenta, amaldiçoando até
mesmo o dia em que nasceu.
São
textos difíceis de ser datados com precisão. É possível que tenham sido
escritos em 605 a.C. como um desabafo, não como oráculos previamente ditos ao
povo. Talvez possam ser lidos como uma síntese das crises vividas pelo profeta
desde o começo de sua atividade.
São
5 textos:
o
1a confissão: Jr 11,18-12,6
o
2a confissão: Jr
15,10-11.15-21
o
3a confissão: Jr 17,14-18
o
4a confissão: Jr 18,18-23
o
5a confissão: Jr
20,7-10.14-18
O
que diz Jeremias em cada uma das cinco "confissões"?
Da
primeira "confissão" já falamos na pergunta 5: seus
conterrâneos e familiares tentam matá-lo em Anatote,quando jovem. Mas
Jeremias amplia o problema, questionando porque persiste a prosperidade dos
ímpios e a paz dos apóstatas. Daqueles que vivem falando em Iahweh, mas na
verdade estão muito longe dele. Daqueles que têm uma fachada de piedade, mas
não estão, de fato, com Iahweh. E Jeremias conclui que este é um problema para
o qual ele não tem resposta...
Na
segunda confissão a questão colocada por Jeremias é: vale a pena ser
profeta? Jeremias confessa estar vivendo a suprema tentação profética, que
é a vontade de se acomodar, de desistir, de aceitar a cooptação, de "ser
normal", de passar para o lado daqueles a quem ele critica para sair da
solidão a que é obrigado a viver.
Na
terceira confissão Jeremias apela a Iahweh contra os seus perseguidores
que lhe cobram a realização da palavra de Iahweh por ele pregada e o profeta
não sabe mais o que fazer. Jeremias se sente desacreditado perante seus
ouvintes, porque as desgraças prometidas não acontecem. Vive duramente
pressionado.
Na
quarta confissão Jeremias denuncia nova trama contra a sua vida.
Seus adversários argumentam que podem tranqüilamente eliminá-lo, já que o
sacerdote, o sábio e o profeta (ligado aos interesses da corte) não lhes
faltarão. Com tristeza o profeta constata: estes que querem eliminá-lo são os
mesmos a quem ele tantas vezes defendeu diante de Iahweh...Na quinta
confissão, a mais dramática e a mais conhecida de todas, usando fortes
imagens, Jeremias chega ao máximo de sua angústia. Acredita que Iahweh o
enganou: o seduziu para ser profeta e o dominou, para depois abandoná-lo.
Agora todos querem sua queda, inclusive seus amigos. Por isso, ele quer parar
de ser profeta, mas o problema é que não consegue, pois as palavras de Iahweh
queimam-no como fogo. Fogo que atinge até os ossos. Então, Jeremias amaldiçoa o
dia em que nasceu: "Maldito o dia em que eu nasci! (...) Maldito o
homem que deu a meu pai a boa nova: 'Nasceu-te um filho homem!' (...) porque
ele não me matou desde o seio materno, para que minha mãe fosse para mim o meu
sepulcro e suas entranhas estivessem grávidas para sempre. Por que saí do seio
materno para ver trabalhos e penas e terminar os meus dias na vergonha?".
E
o que aconteceu com o rei Joaquim?
Em
600 a.C. Nabucodonosor tentou invadir o Egito e não conseguiu. Joaquim
rebelou-se e morreu em dezembro de 598 a.C., provavelmente assassinado,
enquanto os babilônios marchavam para tomar Jerusalém. Seu filho Joaquin, de 18
anos de idade, o substituiu, mas capitulou 3 meses depois, no dia 16 de março
de 597 a.C. O rei foi deportado para a Babilônia com a corte e a classe
dirigente.
No
seu lugar, os babilônios deixaram seu tio, outro filho de Josias, de nome
Zedequias, então com 21 anos de idade, para dirigir um Judá todo arruinado. Com
várias cidades destruídas e com a economia do país desorganizada, pouco restava
ao fraco Zedequias que pudesse ser feito.
O
que fez Jeremias neste 3º período, sob o governo de Zedequias?
Jeremias
começa criticando as pretensões do novo governo através da visão dos dois
cestos de figos de Jr 24,1-10. Segundo o profeta, os exilados correspondem a
figos bons, enquanto o atual governo se parece com figos estragados. É possível
que o novo governo, instalado no poder sob Zedequias, se afirmasse como a
solução para o país, já que os "maus", os governantes anteriores,
tinham sido exilados, pagando por seus crimes. Jeremias é de opinião contrária.
Para ele o problema continua. Nada fora resolvido e a sombra do Templo não
garantirá ninguém.
Jeremias
escreveu uma carta aos exilados?
Sim.
Ainda nos primeiros anos do governo de Zedequias Jeremias escreveu aos exilados
de 597 a.C., segundo Jr 29,1-23. Ele tenta desfazer as ilusões alimentadas por
falsos profetas, durante convulsões sociais acontecidas no império babilônico,
de que o exílio estava para acabar. Segundo Jeremias, os exilados devem
aprender a viver tranqüilamente entre os babilônios, pois o exílio será longo.
O
que pensa Jeremias de uma rebelião contra a Babilônia?
Em
Jr 27,1-22 e Jr 28,1-17 ele se opõe radicalmente a tal aventura incitada em
Jerusalém pelos pequenos reinos da Síria-Palestina que se encontravam na mesma
situação de Judá. Colocando um jugo (= haste apoiada no pescoço e ombros para
transportar carga) sobre o próprio pescoço, Jeremias simboliza o domínio
babilônico a que estavam submetidos (Jr 27,2-3). Confrontando-se com o profeta
Hananias, que, ao quebrar o jugo de Jeremias, simbolicamente prega a
necessidade da rebelião e a libertação fácil, Jeremias consegue convencer
o governo a se manter quieto.
O
que disse Jeremias a Zedequias quando Jerusalém foi sitiada?
Quando
Jerusalém foi cercada pelas tropas babilônicas em janeiro de 587 a.C., Jeremias
disse ao rei Zedequias que a vitória de Nabucodonosor era inevitável, pois
Iahweh entregara a cidade nas mãos do inimigo, já que não houve conversão (Jr
34,1-7).
Por
que Jeremias é preso nesta época?
Porque,
segundo Jr 37,11-16, ele tentou sair da cidade para ir a Anatote tomar posse de
um campo que comprara de um primo. Como o Egito enviara um exército para ajudar
Jerusalém, os babilônios tinham levantado temporariamente o cerco da cidade
para enfrentá-lo. É nesta ocasião que Jeremias é acusado por oficiais do
exército de passar para o lado dos babilônios, é preso e jogado numa cisterna
de captação de água, onde quase morre.
Já
segundo Jr 38,1-13, Jeremias é preso, acusado de traição pelos nobres,
ministros de Zedequias, porque estaria exortando o povo à rendição. É provável
que temos aqui dois relatos diferentes do mesmo episódio.
Mas
há alguma mensagem de esperança em Jeremias?
"Para
arrancar e para destruir": esta foi a principal missão de Jeremias. Mas
também para "construir e para plantar", como diz Jr 1,10. Na verdade,
espalhados pelo livro de Jeremias, encontramos poucos textos que manifestam
alguma esperança. Jr 31,31-34, o famoso texto que fala da nova aliança, é um
destes.
Em
geral, sua autenticidade tem sido contestada. Argumenta-se, por exemplo, que
Jeremias nunca chegou a tais alturas teológicas, porque o texto é perfeito,
completo e assim por diante. Porém, alguns pensam que Jeremias pode ter tido
tal idéia no começo de sua pregação e a aplicado ao reino do norte, tendo
depois, nestes últimos dias, adaptado a fala a Judá. Claro que o texto final,
redigido em prosa, tem a mão de algum redator posterior, talvez deuteronomista.
Mas isto não é suficiente para negar a paternidade da idéia a Jeremias.
O
que diz Jr 31,31-34?
Faz
uma contraposição entre a antiga aliança, feita após o êxodo, e a nova aliança,
a ser feita no futuro. Enquanto a antiga aliança precisava de intermediários, a
nova não precisará, pois a lei será colocada no íntimo (= coração, seio) do
povo de Israel. Se a antiga aliança foi rompida pelos pais de Israel, a nova
não o será jamais, porque haverá perfeita sintonia entre Iahweh e Israel.
O
objetivo desta nova aliança: conhecer Iahweh. É o repetido tema do conhecimento
de Iahweh que aqui volta. É um tema da maior importância e explica muitas das
atitudes e palavras de Jeremias.
Jeremias
chegou mais perto do que ninguém da compreensão do verdadeiro problema de
Israel de sua época, que era a estrutura tributária do Estado. Sua rejeição de
instituições como o Templo e seu aparelho cultual ou a corte e sua
administração é, na verdade, a denúncia dos aparelhos do Estado tributário como
antijavistas e perniciosos para o povo.
A
proclamação de uma nova aliança, onde o Javismo não precisaria de mediações
para ser vivido, é a radicalização utópica de sua pregação. É o sonho de
Jeremias.
E
o 4º período da atuação de Jeremias?
Após
a queda de Jerusalém em 19.07.586 a.C., assistimos ao crepúsculo do profeta.
Deixado livre pelos babilônios, Jeremias escolheu ficar com o governador
Godolias, neto de Safã, escriba chefe da reforma de Josias, membro de uma
família que sempre apoiara Jeremias em Jerusalém. Assim, junto ao resto do povo
pobre que ficou no país, Jeremias certamente alimenta ainda a esperança de
"construir e plantar", como conta o texto que fala de sua vocação em
Jr 1,10.
E
como Jeremias terminou seus dias?
A
situação em Judá se complicou rapidamente, quando um príncipe davídico chamado
Ismael, que escapara para Amon, voltou e assassinou Godolias, provavelmente em
outubro de 586 a.C., segundo Jr 41,1-18. Os sobreviventes, entre eles Jeremias,
fogem para o Egito, temendo uma represália babilônica (Jr 42,1-43,7).
Lá
no Egito, em Táfnis, cidade situada a leste do delta do Nilo, o incansável
profeta, que já devia ter uns 70 anos de idade, passa a repreender a idolatria
que seus conterrâneos ali praticavam, segundo Jr 44,1-30.
Depois
disso, nada mais sabemos sobre Jeremias. Diz a lenda que o profeta de Anatote
foi apedrejado e morto por seus conterrâneos, lá no Egito. Esta lenda está no
apócrifo Vida dos profetas, um texto escrito por um judeu da Palestina no
século I d.C.
Como
faço para saber mais sobre Jeremias?
Em
primeiro lugar, é recomendável ler todo o livro de Jeremias. Depois, livros e
artigos podem ser lidos ou consultados. Como
os seguintes:
BRUEGGEMANN, W. A Commentary on Jeremiah: Exile and
Homecoming. Grand Rapids, Michigan: Eerdmans, 1998, xiv + 502 p. - ISBN
9780802802804.
BRUEGGEMANN, W. Like Fire in the Bones: Listening for
the Prophetic Word in Jeremiah. Minneapolis: Fortress, 2006, 272 p. - ISBN
9780800635619.
CARROLL, R. P. Jeremiah. 2 v. Sheffield: Sheffield
Phoenix Press, 2006, vol. I: 512 p. - ISBN 9781905048632; vol II: 384 p. - ISBN
9781905048649.
DA
SILVA, A. J. Arrancar e destruir, construir e plantar. A vocação de Jeremias.
Estudos Bíblicos, Petrópolis, n. 15, p. 11-22, 1987.
DA
SILVA, A. J. Nascido profeta: A vocação de Jeremias. São Paulo: Paulus, 1992,
143 p. - ISBN 8505012660.
DIAMOND, A. R. P.; O'CONNOR, K. M.; STULMAN, L. (eds.)
Troubling Jeremiah. Sheffield: Sheffield Academic Press, 2001, 464 p.
EDELMAN, D.; BEN ZVI, E. (eds.) The Production of
Prophecy: Constructing Prophecy and Prophets in Yehud. London: Equinox
Publishing, 2009, 256 p. - ISBN 9781845535001.
HOLLADAY, W. L. Jeremiah: Reading the Prophet in His
Time - and Ours. Minneapolis:
Augsburg Fortress, 2006, 180 p. - ISBN 9780800638993.
MESTERS,
C. O profeta Jeremias: Boca de DEUS, boca do povo. 3. ed. São Paulo: Paulus,
1998, 152 p. - ISBN 9788534912280.
ROSSI,
L. A. S. Como ler o livro de Jeremias: profecia a serviço do povo. 2. ed. São
Paulo: Paulus, 2007, 145 p. - ISBN 853491995X.
SCHÖKEL,
L. A. & SICRE DIAZ, J. L. Profetas I: Isaías, Jeremias. 2. ed. São Paulo:
Paulus, 2004, 680 p. - ISBN 8505006992.
SCHWANTES,
M. et al. Jeremias 37-45. Estudos Bíblicos, Petrópolis, n. 91, 2006 (cf. a
bibliografia com 48 livros e artigos no final, nas páginas 103-105. A maioria
em português).
SICRE,
J. L. Profetismo em Israel: O Profeta, os Profetas, a Mensagem. 3. ed.
Petrópolis: Vozes, 2008, 540 p. - ISBN 8532615880.
Livros
a fins em www.cpad.com.br
OBJETIVOS
- Após
esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Conhecer
a
origem sacerdotal do profeta Jeremias.
Explicar
como
se deu o chamamento do profeta Jeremias.
Conscientizar-se
de que
somos um povo sacerdotal e profético.
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
Professor,
para esta primeira aula, sugerimos que seja feito um resumo da biografia de
Jeremias. Neste resumo, enfatize as dores e os sofrimentos enfrentados pelo
profeta. Reproduza o esquema da página abaixo no quadro de giz ou tire cópias
para os alunos.
Explique
à classe que Jeremias não era nada popular, pois ele exortava Judá a se
submeter à dominação do inimigo. Jeremias mostrou ao povo que o ataque por
parte do inimigo era um castigo vindo do Senhor. DEUS precisava discipliná-Ios,
uma vez que não mais viviam de acordo com os preceitos divinos.
RESUMO
DA LIÇÃO 1 - JEREMIAS, O PROFETA DA ESPERANÇA
INTRODUÇÃO
- Jeremias - "Vigoroso na batalha, desafiou e contestou a injustiça, a
falsidade
e a vilania". O profeta das lágrimas, como Jeremias é conhecido, tudo fez
por
reconduzir seus contemporâneos aos caminhos do Senhor.
I.
A ORIGEM SACERDOTAL DO PROFETA JEREMIAS
Nascido
na cidade sacerdotal de Anatote, que distava uns seis quilômetros a nordeste de
Jerusalém,
o profeta Jeremias exerceu o seu ministério entre 626 a 586 a.C.
Contemporâneo
dos reis Josias, Jeoaquim e Zedequias Jr 1.31, Jeremias profetizou no
período
mais crítico da história de Israel.
II.
A VOCAÇÃO DE JEREMIAS
1.
O jovem Jeremias.
2.
O chamamento de Jeremias. Três coisas fez o Senhor em relação a Jeremias:
conheceu-o,
santificou-o
e o deu às nações.
3.
A incapacidade de Jeremias. "Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar;
porque sou uma
criança"
(Jr 1.6). O Senhor toca-lhe os lábios: "Eis que ponho as minhas palavras
na tua boca"
(Jr
1.9). "A vida do cristão começa no Calvário, mas o trabalho eficiente, no
Pentecostes..
III.
O ESTADO CIVIL DE JEREMIAS
Devido
às urgências daquele. tempo e das tormentas que se avizinhavam, ordenou-lhe o
Senhor:
"Não
tomarás para ti mulher, nem terás filhos nem filhas neste lugar. Não são poucos
os ministérios
arruinados
em conseqüência de casamentos movidos única e exclusivamente pela paixão
carnal.
IV.
A POSTURA PROFÉTICA DE JEREMIAS
Jeremias
não fora chamado para ser homem do povo. Não era populista nem popular; não era
obcecado
por índices de aceitação nem estava preocupado com o marketing pessoal.
CONCLUSÃO
Mesmo
sob as mais duras e inumanas condições, Jeremias cumpriu fielmente o seu
ministério;
Falou
a Palavra de DEUS; combateu as iniqüidades e conclamou a nação ao
arrependimento.
SINOPSE
DO TÓPICO (1 ) - Jeremias
exerceu seu ministério profético durante um dos períodos mais críticos da
história do povo de DEUS.
SINOPSE
DO TÓPICO (2) - Jeremias
recebeu da pane do Senhor uma grande missão: profetizar às nações.
SINOPSE
DO TÓPICO (3) - Próximo
à idade de se casar, DEUS proibiu Jeremias de fazê-Ia (16.1-4).
SINOPSE
DO TÓPICO (4) - Jeremias
não era populista nem popular; não era obcecado por índices de aceitação. Seu
objetivo era agradar ao Senhor.
REFLEXÃO
- Como
Jeremias, coloque a sua confiança em DEUS para ir adiante de você, sossegue os
seus medos e use o poder transformador de DEUS para tornar as suas limitação em
possibilidades ilimitadas." Jim George.
Subsídio
Bibliológico - Para servir como Porta-voz
Jeremias
foi nomeado profeta para Judá, mas também para as nações. A palavra hebraica "nab"
é traduzida por 'profeta' cerca de 300 vezes no Antigo Testamento. Pode ser que
a palavra originariamente significava 'anunciar' ou 'falar'.
Qual
é a mensagem recebida por Jeremias para o seu povo? [...: Todos os homens são
culpados e responsáveis diante de DEUS (1.5,10). Judá é responsável porque
abandonou o Senhor para servir a falsos deuses (1.10,15,16). As nações estão
debaixo do juízo divino porque sua conduta está abaixo da justiça humana comum.
Os culpados sofrerão destruição e dificuldade porque DEUS certamente virá para
julgar. Quando Ele vier, os reinos e povos serão arrancados e derribados. DEUS
não está dormindo como supõem os homens, mas está alerta para cumprir sua
palavra (1.11,12). [...] Essa advertência oportuna é seguida por uma palavra de
esperança: O castigo e o julgamento de DEUS são redentores; isto é, Ele aflige
para curar. Além do julgamento, há esperança de uma restauração um povo
redimido e um dia novo" : (Comentário Bíblico Beacon. VOI. 4: Isaías a
Daniel. Rio de Janeiro, CPAD, 2005, pp.261-62).
Subsídio
Geográfico
Anatote
-
"Uma pequena aldeia, a cinco quilômetros a nordeste de Jerusalém. Terra de
Abiatar, o sacerdote, e de Jeremias, seu descendente (1 Rs 2.26; Jr 1.1).
Situada na terra de Benjamim (Js 21.18), foi dada aos filhos de Arão. Por
revelação, Jeremias comprou um campo que tinha pertencido aos seus antepassados
(Jr 32.7). Após seu retorno do exílio, os benjamitas novamente ocuparam a
região (Ne 11.32). Ao norte de Anatote, estava Micmás, e a sudeste estava
Jerusalém" (ls 10.28-32) (Dicionário Bíblico Wycliffe. l.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2006, p.1 00).
Subsídio
Teológico
A
Escatologia de Jeremias - "Ao profetizar nos últimos dias antes da queda de
Jerusalém em 587 a.C.,Jeremias predisse que DEUS enviaria Judá e Jerusalém para
o exílio na Babilônia, em razão de terem violado a aliança mosaica. Entretanto,
ele predisse também a época em que DEUS destruiria o poder da Babilônia e de
outras nações hostis, restaurando a terra ao seu povo. Naquele tempo, DEUS
estabeleceria uma nova aliança com Israel e Judá, reunificando, capacitando o
povo a obedecer-lhe perpetuamente. DEUS ainda restabeleceria a dinastia
davídica e restauraria um sacerdócio levítico purificado só que isso teria
início ao fim dos setenta anos de exílio, caso toda a nação se arrependesse. O
reino de Israel/Judá seria completamente restaurado se eles continuassem a
obedecer a DEUS após voltarem para a Terra Prometida. As profecias de Jeremias
cumpriram-se parcialmente com o retorno dos exilados sob a liderança de
Zorobabel em 536 a.C. e com a reconstrução da nação no período pós-exílico. Os
eventos dificilmente alcançaram a grandeza das expectativas de Jeremias.
O pleno cumprimento das profecias ainda aguarda um cumprimento
escatológico" (LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica.
1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p.189).
)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
ALIANÇA (PACTO, MEMORIAL, TRATADO, COMPROMETIMENTO) Pr.
Henrique – 99-99152-0454
Sem o conhecimento da ALIANÇA é quase impossível alguém ler e
entender o plano de redenção que DEUS fez para nos salvar, e principalmente
entender algumas passagens bíblicas que estão registradas no Antigo Testamento.
Sl 25.14 "O conselho do Senhor é para aqueles que o temem, e
Ele lhes faz saber o seu pacto (aliança, ou concerto)"
Hb 10.19 "Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no
santíssimo lugar, pelo sangue de JESUS, 20 pelo caminho que ele nos inaugurou,
caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne, 21 e tendo um grande
sacerdote sobre a casa de DEUS, 22 cheguemo-nos com verdadeiro coração, em
inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo
lavado com água limpa, 23 retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança,
porque fiel é aquele que fez a promessa;"
***Somos um mesmo ESPÍRITO com Ele (1Co 6.17),
***Somos íntimos do senhor, como vimos acima,
Portanto, podemos conhecer a sua aliança, senão, vejamos:
A aliança pode ser feita por diversos motivos (guerras, amizade,
amor, casamento, etc...).
A maioria das promessas de DEUS no Antigo Testamento estão
condicionadas à obediência, enquanto a maioria das promessas de DEUS no Novo
Testamento estão baseadas em sua graça.
ALIANÇA - (Strong Português) - ברית b ̂eriyth
1) acordo, aliança, compromisso
1a) entre homens
1a1) tratado, aliança, associação (homem a homem)
1a2) constituição, ordenança (do monarca para os súditos)
1a3) acordo, compromisso (de homem para homem)
1a4) aliança (referindo-se à amizade)
1a5) aliança (referindo-se ao casamento)
1b) entre Deus e o homem
1b1) aliança (referindo-se à amizade)
1b2) aliança (ordenação divina com sinais ou promessas)
2) (expressões)
2a) fazer uma aliança
2b) manter a aliança
2c) violação da aliança
***B ÊRYTH (Aliança Em Hebraico) = A Aliança Anterior É
Feita Em Base De Igualdade, É Uma Troca, Um Acordo Em Que Deus Me Dá E Eu Tenho
Que Dar Para Deus O Mesmo. É Condicional.
Existem leis e normas a serem cumpridas ou obedecidas para que as
bênçãos da aliança alcancem seus aliançados.
O auge dessa aliança é a vida de CRISTO, o messias, o rei do reino
de Israel na Terra (milênio).
***DIATHEKE (Aliança Em
Grego) = A Nova Aliança É Diferente, É Superior, Pois Deus Me Dá Tudo O Que
Preciso Não Exigindo Nada Em Troca, A Não Ser Fé. É Incondicional.
Eu Não Tinha Nada De Bom A Oferecer, Só De Ruim: Pecado E
Iniquidade; Mesmo Assim, Deus Me Recebe Como Cabeça De Aliança E Me Dá A
Salvação E Todas As Bênçãos Provindas Daí : Batismo Com Espírito Santo, Dons Do
Espírito Santo, Participação No Ministério etc.
***Deus Faz
Aliança Conosco, Em Cristo, Hb 8.9, 1 Co 1.30 E Gl 3.16 = Maior Sinal
Não está baseada na lei e nem na obediência a
elas, mas na graça de DEUS, na fé em CRISTO, através do ESPÍRITO SANTO que mora
em nós.
São várias as alianças que DEUS fez com os homens, mas iremos
destacar, aqui as duas mais importantes:
A aliança Abrahâmica (com H) e a nova aliança de DEUS conosco em
CRISTO JESUS.
DEUS escolheu vir a nós através da aliança de sangue, costume
antigo e muito utilizado pelos chefes de tribos e patriarcas não só naquela
época, mas também nos dias de hoje, principalmente pelos ciganos e índios na
áfrica. No satanismo também é muito usado, pois satanás imita as coisas de DEUS
e sabe quanto vale o sangue no reino espiritual. (Satanás usa sangue de galinha
preta, de bodes,etc...)
Hb 9.22 "E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam
com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão." Veja também: Mt
23.34; 26.28; Jo 19.34; At 15.20; 20.28; Rm 3.25; Hb 9.12-22
1- ALIANÇA ABRAHÂMICA
***São nove os requisitos (ou normas, ou leis) exigidos para se
fazer aliança com alguém :
1.1- TROCA DE CINTO (ou de
armadura, ou de armas): Significa proteção, quem luta contra mim luta contra ti
e quem luta contra ti, luta contra mim. (CINTO ERA USADO PARA CARREGAR
ARMAS)
Exemplo: Gn 15.1 "Depois destas coisas veio a palavra do
Senhor a Abrão numa visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, o
teu galardão será grandíssimo."
Outro exemplo: 1 Sm 18.3 "Então Jônatas fez um pacto
(aliança) com Davi, porque o amava como à sua própria vida. 4 E Jônatas se
despojou da capa que vestia, e a deu a Davi, como também a sua armadura, e até
mesmo a sua espada, o seu arco e o seu cinto."
1.2- TROCA DE TÚNICA (ou Capa): Significa
que tua vida se torna minha vida e que minha vida se torna tua vida. Era
complemento do primeiro tópico.
Exemplo: Gn 12.3 "Abençoarei aos que te abençoarem, e
amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias
da terra"
Outro exemplo: 1 Sm 18.3 " Então Jônatas fez um pacto
(aliança) com Davi, porque o amava como à sua própria vida. 4 E Jônatas se
despojou da capa
que vestia, e a deu a Davi, como também a sua armadura, e até mesmo a sua
espada, o seu arco e o seu cinto."
1.3- CORTE COM DERRAMAMENTO DE SANGUE: Significa
cortar aliança com. Sangue é vida, nossas vidas se unem para sempre,
eternamente. Corte geralmente feito no pulso ou na mão; no caso de Abrahão, o
sinal foi feito na carne do prepúcio ou seja, na pele que une a glande do órgão
sexual masculino ao pênis, através de uma faca de pedra (circuncisão).
Exemplo: Gn 17.11 "Circuncidar-vos-eis na carne do
prepúcio; e isto será por sinal de pacto entre mim e vós."
Outro exemplo: Ex 4.25 Então Zípora tomou uma faca de pedra,
circuncidou o prepúcio de seu filho e, lançando-o aos pés de Moisés, disse: Com
efeito, és para mim um esposo sanguinário.
1.4- SINAL DA ALIANÇA: PRIMEIRO MEMORIAL - Significa
fazer cicatriz, marcar com sinal visível na carne. Usa-se passar cinza no local
do corte para que outros soubessem, quando vissem; na África ainda se encontra
chefes indígenas com marcas pelo braço, e quanto mais marcas, mais poderoso é o
chefe, pois possui muitos amigos também chefes. Era complemento do tópico
3.
Exemplo: Gn 17.11 " Circuncidar-vos-eis na carne do prepúcio;
e isto será por sinal de
pacto entre mim e vós."
Outro exemplo: 21.4 "E Abraão circuncidou a
seu filho Isaque, quando tinha oito dias, conforme DEUS lhe ordenara."
1.5- TROCA DE NOMES: significa que o meu nome passa a ter direito
sobre tudo o que o teu nome tem e o teu nome passa a ter direito sobre tudo o
que o meu nome tem direito, inclusive dívidas. (Gn 17.5/28.13). Eu passo a ter
um pedaço do seu nome e você passa a ter um pedaço do meu nome.
Exemplo: Gn 17.4 "Quanto a mim, eis que o meu pacto é
contigo, e serás pai de muitas nações; 5 não mais serás chamado Abrão, mas Abrahão
será o teu nome; pois por pai de muitas nações te hei posto;"
A partir daí Abrão passou a se chamar AbraHão (esse
"H" é importante, pois vem do nome de DEUS (YHWH) ; infelizmente no
português não traduziram com o 'H", porém nas outras línguas, sim.
DEUS também teria que mudar o seu nome; a partir daí ELE se
apresenta como o DEUS de Abrahão.
Gn 26.24 "E apareceu-lhe o Senhor na mesma noite e disse: Eu
sou o DEUS
de Abrahão, teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e te abençoarei e
multiplicarei a tua descendência por amor do meu servo Abrahão."
Gálatas 3.13= Abrahão recebe o H de DEUS e fica com um novo nome,
ABRAHÃO, (recebe o H = ESPÍRITO, pela fé).
1.6- TERMOS DA ALIANÇA: Significa:
leis que vão reger a aliança se mantida ou se quebrada. (Todo o capítulo de Dt
28, fala de bênçãos e maldições da aliança) AbraHão, recebe promessas, homem
pecava, mas prevaleciam as promessas, foi necessário acrescentar leis,
continuaram a transgredir e foi necessário acrescentar os cerimoniais que
acabam não sendo suficientes para a purificação do homem; DEUS enviou seu filho
para um único e perfeito sacrifício. (Hb 10.12-18).
Em Dt 28 temos como benção da aliança por exemplo: "11 E o
Senhor te fará prosperar grandemente no fruto do teu ventre, no fruto dos teus
animais e no fruto do teu solo, na terra que o
Senhor, com juramento, prometeu a teus pais te dar. 12 O Senhor
te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar à tua terra a chuva no seu tempo,
e para abençoar todas as obras das tuas mãos; e emprestarás
a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado. 13 E o
Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás por cima, e não
por baixo; se
obedeceres aos mandamentos do Senhor teu
DEUS, que eu hoje te ordeno, para os guardar e cumprir,
14 não te desviando de nenhuma das palavras que eu hoje te ordeno, nem para a
direita nem para a esquerda, e não andando após
outros deuses, para os servires."
Em Dt 28 temos como maldição da aliança por exemplo: "27 O
Senhor te ferirá com as úlceras do Egito, com tumores, com sarna e com coceira,
de que não possas curar-te; 28 o Senhor te ferirá com loucura, com cegueira, e
com pasmo de coração. 29 Apalparás ao meio-dia como o cego apalpa nas trevas, e
não prosperarás nos teus caminhos; serás oprimido e roubado todos os dias, e
não haverá quem te salve. 30 Desposar-te-ás com uma mulher, porém outro homem
dormirá com ela; edificarás uma casa, porém não morarás nela; plantarás uma
vinha, porém não a desfrutarás. 31 O teu boi será morto na tua presença, porém
dele não comerás; o teu jumento será roubado diante de ti, e não te será
restituído a ti; as tuas ovelhas serão dadas aos teus inimigos, e não haverá
quem te salve."
AS LEIS PROMULGADAS NO SINAI SÃO TERMOS DA ALIANÇA MOSAICA
FEITAS ENTRE DEUS E O POVO HEBREU ATRAVÉS DE MOISÉS.
1.7- REFEIÇÃO DA ALIANÇA: Significa:
tudo o que eu como vai para o meu sangue e sangue é vida, então a minha vida se
torna a tua e tua vida se torna minha; CRISTO, em Melquisedeque faz refeição
com AbraHão.
Exemplo: Gn 14.18 Ora,
Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; pois era sacerdote do DEUS
Altíssimo; 19 e abençoou a Abrão, dizendo: bendito seja Abrão pelo DEUS
Altíssimo, o Criador dos céus e da terra! 20 E bendito seja o DEUS Altíssimo,
que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
1.8- MORTE DE UM ANIMAL OU PASSAR PELAS
METADES: Significa:
estamos morrendo e nascendo de novo, também significa: Que eu morra se não
cumprir e que tu morras se não cumprir.
Colocava-se uma parte do animal de um lado e outra parte do outro
lado e depois os cabeças de aliança, ou chefes, passavam pelas metades de
braços dados, dando a entender que:
***Este sinal significa infinito; a aliança passa de pai para
filho, é eterna.
***Daí a aliança ser um círculo, significa eternidade; sem
princípio e nem fim.
Jr 34.18 Entregarei os homens que
traspassaram o meu pacto (aliança, concerto), e não cumpriram as palavras do
pacto (aliança, concerto) que fizeram diante de mim com o bezerro que dividiram
em duas partes, passando pelo meio das duas porções.
Gênesis 15.9 Respondeu-lhe:
Toma-me uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, um carneiro de três
anos, uma rola e um pombinho. 10 Ele, pois, lhe trouxe todos estes animais,
partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não
partiu.11 E as aves de rapina desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as
enxotava. 12 Ora, ao pôr do sol, caiu um profundo sono sobre Abrão; e eis que
lhe sobrevieram grande pavor e densas trevas. 13 Então disse o Senhor a Abrão:
Sabe com certeza que a tua descendência será peregrina em terra alheia, e será
reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos; 14 sabe também
que eu julgarei a nação a qual ela tem de servir; e depois sairá com muitos
bens. 15 Tu, porém, irás em paz para teus pais; em boa velhice serás sepultado.
16 Na quarta geração, porém, voltarão para cá; porque a medida da iniquidade
dos amorreus não está ainda cheia. 17 Quando o sol já estava posto, e era
escuro, eis um fogo fumegante e uma tocha de fogo, que passaram por entre
aquelas metades. 18 Naquele mesmo dia fez o Senhor um pacto (aliança, concerto)
com Abrão, dizendo: Â tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do
Egito até o grande rio Eufrates;
Interpretação:
a) Três animais: Significa três pessoas, PAI, FILHO e ESPÍRITO
SANTO.
b) Pássaros no céu e animais na terra( aliança entre céu e terra,
entre DEUS e homens.)
c) Uma rolinha e um pombinho voam, são do céu, significa que o PAI
e o ESPÍRITO SANTO vão para o céu, JESUS fica para o sacrifício. O cordeiro é
animal terreno, JESUS se torna homem, o cordeiro de DEUS que tira o pecado do
mundo (Jo 12.24 = se o grão de trigo caindo na terra, não morrer, fica ele só,
mas, se morrer dá muito fruto(Jo 1.36)
d) Fogo fumegante representa o modo como DEUS PAI apareceu no
monte Sinai e sobre a tenda da congregação, bem como em outras
manifestações.(Êx 19.18 "Nisso todo o monte Sinai fumegava, porque o
Senhor descera sobre ele em fogo; e a fumaça subiu como a fumaça de uma
fornalha, e todo o monte tremia fortemente".)
e) Tocha de fogo representa CRISTO ( Eu sou a luz do mundo - Jo
8.12 "Então JESUS tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo;
quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.")
f) O Pai representando DEUS e o Filho representando o homem; assim
a aliança foi feita entre DEUS e os homens, em CRISTO, pois é pecador é
fraco e não conseguiria afastar Satanás e vencê-lo.
1.9- ÁRVORE OU ANIMAL MANCHADO DE SANGUE
(poderia também plantar uma árvore para servir de memorial) :
SEGUNDO MEMORIAL:
- Abrahão plantou um bosque. (E plantou um bosque em Berseba, e
invocou lá o nome do Senhor, Deus eterno. Gênesis 21:33)
- Significa a lembrança da aliança, toda vez que olhar pra lá,
devem se lembrar da aliança.
Plantar árvore, lembrança da pazinha na armadura: Dt 23.13
"Entre os teus utensílios terás uma pá; e quando te assentares lá fora,
então com ela cavarás e, virando-te, cobrirás o teu excremento"; (fezes).
É o cuidado que DEUS tem com a natureza e com a saúde de seus filhos.
(No sacrifício pode ser usado um, ou mais, Novilhos ou Ovelhas).
Gn 21.33 "Abraão plantou uma tamargueira em Beerseba, e
invocou ali o nome do Senhor, o DEUS eterno".
NOTE QUE A ALIANÇA PASSA DE PAI PARA FILHO, POR ISSO O REI DAVI SE
LEMBROU DO FILHO DE JÔNATAS PARA ABENÇOÁ-LO, MESMO MEFIBOSETE O CONSIDERANDO
COMO SEU INIMIGO.
2 Sm 4.4,6,8,10 Ora, Jônatas, filho de Saul, tinha um
filho aleijado dos pés. Este era da idade de cinco anos quando chegaram de Jezreel
as novas a respeito de Saul e Jônatas; pelo que sua ama o tomou, e fugiu; e
sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou coxo. O seu nome era
Mefibosete.
6 E Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, veio a Davi e,
prostrando-se com o rosto em terra, lhe fez reverência. E disse Davi:
Mefibosete! Respondeu ele: Eis aqui teu servo.
8 Então Mefibosete lhe fez reverência, e disse: Que é o teu servo,
para teres olhado para um cão morto tal como eu?
10 Cultivar-lhe-ás, pois, a terra, tu e teus filhos, e teus
servos; e recolherás os frutos, para que o filho de teu senhor tenha pão para
comer; mas Mefibosete, filho de teu senhor, comerá sempre à minha mesa...
DAVI FOI LEAL À ALIANÇA QUE TINHA COMO O PAI DE MEFIBOSETE - DEUS
TAMBÉM O LIVROU DE VER SEU REINO DIVIDIDO EM SEUS DIAS.
VEREMOS AGORA A NOVA ALIANÇA FEITA POR JESUS CRISTO COM O PAI,
PELOS HOMENS, EM LUGAR DOS HOMENS, SUBSTITUINDO OS HOMENS PECADORES, SENDO
INTERMEDIÁRIO ENTRE OS HOMENS E DEUS PAI.
2- NOVA ALIANÇA
***BHÊRITE (ALIANÇA EM HEBRAICO) = A ALIANÇA ANTERIOR É
FEITA EM BASE DE IGUALDADE, É UMA TROCA, UM ACORDO EM QUE DEUS ME DÁ E EU TENHO
QUE DAR PARA DEUS O MESMO.
***DIATEKE (ALIANÇA EM
GREGO) = A NOVA ALIANÇA É DIFERENTE, É SUPERIOR, POIS DEUS ME DÁ TUDO O QUE
PRECISO NÃO EXIGINDO NADA EM TROCA, A NÃO SER FÉ.
EU NÃO TINHA NADA DE BOM A OFERECER, SÓ DE RUIM: PECADO E
INIQÜIDADE; MESMO ASSIM, DEUS ME RECEBE COMO CABEÇA DE ALIANÇA E ME DÁ A
SALVAÇÃO E TODAS AS BÊNÇÃOS PROVINDAS DAÍ : BATISMO COM ESPÍRITO SANTO, DONS DO
ESPÍRITO SANTO, PARTICIPAÇÃO NO MINISTÉRIO etc.
***DEUS CONOSCO EM CRISTO, Hb 8.9, 1 Co 1.30 E Gl 3.16 = MAIOR
SINAL
***JESUS CUMPRINDO CADA PASSO DA ALIANÇA:
1. TROCA DE CINTO:
- Ef 6.10-18 ARMAS.
Toda a armadura de Deus - cingidos os vossos lombos com a verdade,
e vestida a couraça da justiça, e calçados nos pés na preparação do evangelho
da paz; o escudo da fé, o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a
palavra de Deus, orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e
vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos
- II Co 10.4,5 ARMAS ESPIRITUAIS (principal é o nome de JESUS) -
4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas,
sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; 5 destruindo os
conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e
levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo,
2. TROCA DE TÚNICA:
Fl 2.6-11 / Jo 10.17 / Cl 3.8-10; Mt 17:2; Apocalipse 3:5 -
VESTES DE SANTIDADE E DE SALVAÇÃO.
Fl 2.6 que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser
igual a Deus. 7 Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo,
fazendo-se semelhante aos homens; 8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a
si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz.
Jo 10.17 Por isso, o Pai me ama, porque dou a minha vida para
tornar a tomá-la.]
8 Mas, agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da
malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. 9 Não mintais uns
aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos.
Mateus 17:2 E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto
resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.
Apocalipse 3:5 O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira
nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante
de meu Pai e diante dos seus anjos.
3. CORTE COM DERRAMAMENTO DE SANGUE:
Jo 20.25-29; Lc 2.21, 39; 1 Pd 1.18, 19
-Circuncisão interior.
Rm 2.28 "Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é
circuncisão a que o é exteriormente na carne. 29 Mas é judeu aquele que o é
interiormente, e circuncisão é a do coração, no espírito, e não na letra; cujo
louvor não provém dos homens, mas de DEUS."
Lc 2.21 E, quando os oito dias foram cumpridos para circuncidar o
menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser
concebido.
Lc 2.39 E, quando acabaram de cumprir tudo segundo a lei do Senhor, voltaram à
Galiléia, para a sua cidade de Nazaré.
1 Pd 1.18 sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que
fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos
vossos pais, 19 mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem
mancha, o sangue de CRISTO,(1 Pd 1.18)
4. CICATRIZ:
Jo 20.27; 1 Co 6:20; Ef 1.13
Jo 20.27 Depois, disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas
mãos; chega a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente.
Significa que quando satanás nos quer dominar, devemos lembrar-lhe
de que lá no céu JESUS CRISTO tem as marcas da aliança, provando que nos
comprou e que temos com ELE uma aliança; somos de DEUS, pois JESUS nos comprou
com seu sangue.
1 Co 6.19 "Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do
ESPÍRITO SANTO, que habita em vós, o qual possuís da parte de DEUS, e que não
sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a
DEUS no vosso corpo."
NA EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS, PAULO FALA DO SELO.
Ef 1:13 em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra
da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes
selados com o Espírito Santo da promessa;
5. TROCA DE NOMES:
Lc 5.24; Rm 8.16; Ef 1.13
JESUS gostava de se chamar "filho do homem", nós
gostamos de ouvir o ESPÍRITO SANTO testificar com nosso espírito que somos
filhos de DEUS.
Lucas 5:24 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem
sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), eu te digo:
Levanta-te, toma a tua cama e vai para tua casa.
Rm 8.16 "O ESPÍRITO mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos
de DEUS;"
Ef 1.13 "No qual também vós, tendo ouvido a palavra da
verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes
selados com o ESPÍRITO SANTO da promessa, 14 o qual é o penhor da nossa
herança, para redenção da possessão de DEUS, para o louvor da sua glória."
(Recebemos o "H" de DEUS)
6. TERMOS DA NOVA ALIANÇA:
Condições para entrar = Mt 10.32; Rm 10.8; Ef 2.8; Gl 3.13; Gl 5:4
NÃO é por merecimento, mas pela graça de DEUS mediante a fé:
Ef 2.8,9 - 8 "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé,
e isso não vem de vós, é dom de DEUS; 9 não vem das obras, para que ninguém se
glorie."
Leis Espirituais que estão no Cap.5 de Mateus.
Bem-Aventuranças.
Ex.:Mt 5.3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é
o reino dos céus.
- Só tem bênçãos, pegue o Novo Testamento e saberá quais são. – Se
creres verás a glória de DEUS. (Rm 5.1,2; Hb 10.16).
Todas as maldições JESUS já levaram na cruz do calvário. Gl 3.13
Gl 3:13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se
maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no
madeiro;
QUEM ESTÁ NA LEI - DA GRAÇA CAIU
Gl 5:4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela
lei; da graça tendes caído.
7. REFEIÇÃO DA ALIANÇA:
Ceia com os discípulos antes de morrer e conosco renovada sempre
NA CEIA (Lc 22.7-23; Jo 6.51-54; 1 Co 11.26)
Lc 22:19 E, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e
deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isso em memória
de mim.
Jo 6:51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer desse
pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela
vida do mundo.
1 Co 11:26 Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice,
anunciais a morte do Senhor, até que venha.
8. MORTE DE UM ANIMAL:
Jo 1.29; Jo 19.30; Rm 6.88; 8.10; 1 Pd 1.18, 19
JESUS é o cordeiro que deu sua vida por nós e é o que tira o
pecado do mundo.
Jo 1.29 No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e
disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Lembrando que no batismo nas águas nós morremos.
Rm 6.88 Ora, se já morremos com CRISTO, cremos que também com ele
viveremos,
1 Pd 1.18 sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata
ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição
recebestes dos vossos pais, 19 mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem
defeito e sem mancha, o sangue de CRISTO.
9. ARVORE MANCHADA DE SANGUE (MEMORIAL) :
Mt 26:28; Rm 12.1; Cl 2:14; Fp 2:8; Hb
9.13-151; Jo 1.7
Cruz ensanguentada no calvário.
Mt 26:28 Porque isto é o meu sangue, o sangue
do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.
Palavra fez um corte profundo em
nós (Rm 12.1; Hb 9.14)
Rm 12.1 Rogo-vos, pois, irmãos,
pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo
e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
Cl 2:14 havendo riscado a cédula
que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era
contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
Fp 2:8 e, achado na forma de homem,
humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz.
Hb 9.14 quanto mais o sangue de
Cristo, que, pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus,
purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?
1 Jo 1.7 mas, se andarmos na luz, como ele na
luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de JESUS seu Filho nos
purifica de todo pecado.
***MAIOR SINAL DA ALIANÇA:
CRISTO, NUM CORPO DE HOMEM NO CÉU; AQUI O ESPÍRITO SANTO MORANDO
DENTRO DE NÓS, NA TERRA.
HÁ UM HOMEM (JESUS) LÁ EM CIMA E DEUS (ESPÍRITO SANTO) AQUI NA
TERRA.**
))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
Lição 7, Betel, O Verdadeiro Discípulo reconhece que sua
segurança vem de DEUS, 4Tr23, Pr Henrique, EBD NA TV
Para
me ajudar PIX 33195781620 (CPF) Luiz Henrique de Almeida Silva
EBD, Revista Editora Betel, 4° Trimestre De 2023, TEMA: Terceira Epistola de João –
Instituindo o discipulado baseado na verdade, no amor e fortalecendo os laços
da fraternidade Cristã
ESBOÇO DA LIÇÃO
1- DEUS CAPACITA
1.1. DEUS não mima,
forma
1.2. DEUS não poupa,
prova
1.3. DEUS não ilude,
transforma
2- JUVENTUDE E MATURIDADE
2.1. Não ser neófito
2.2. Ter responsabilidade e
excelência
2.3. Dar bom testemunho
3- ALIANÇA E COMPROMISSO
3.1. Manter-se firme
3.2. Defender a verdade
3.3. Ir até o fim em seu
chamado
TEXTO ÁUREO
“Porque DEUS não nos deu o
espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.” 2 Timóteo
1.7
VERDADE APLICADA
É possível, mesmo com
limitações humanas, cumprir o ministério cristão com confiança em DEUS,
fidelidade e no poder do ESPÍRITO SANTO
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Ensinar que a capacitação
ministerial vem de DEUS.
Mostrar que maturidade não tem a ver com idade.
Falar que não há ministério sem aliança com DEUS
TEXTO REFERÊNCIA - JEREMIAS 1.4-9
4 Assim veio a mim a palavra
do Senhor dizendo:
5 Antes que te formasse no ventre, te conheci; e antes que saísses da madre, te
santifiquei às nações te dei por profeta.
6 Então disse eu: Ah Senhor Jeová Eis que não sei falar, porque sou uma criança
7 Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou uma criança, porque, aonde quer que
eu te enviar, irás e tudo quanto te mandar dirás
8 Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar diz o Senhor
9 E estendeu o Senhor a sua mão e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis
que ponho as minhas palavras na tua boca.
LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA – 2Cr 20.20b Ter
segurança em DEUS.
TERÇA – SI 11. 5 O Senhor prova o justo.
QUARTA – Jr 11.2 DEUS fala por meio de aliança.
QUINTA – Jr 17.7 Quem confia em DEUS é bendito.
SEXTA – 2Co 12.9 O fraco precisa da graça de DEUS.
SÁBADO – 1 Tm 3.7 O bom testemunho é essencial ao discípulo de Cristo.
HINOS SUGERIDOS: 418,484, 519
MOTIVO DA ORAÇÃO
Ore para que o discípulo de CRISTO
supere sua insegurança, confiando sempre em DEUS.
INTRODUÇÃO
Jeremias era muito jovem
quando foi chamado ao ministério profético. Apesar disso, não era uma criança,
como dizia ser; mas um profeta, como DEUS o via. Essa diferença o fez exercer
seu ofício por mais de 40 anos.
1- DEUS CAPACITA
Jeremias expôs sua juventude como impedimento para o ofício profético.
Assim como Moisés [Ex 4.10], ele sentiu medo por não saber falar. Mas, ao não
esconder suas fraquezas diante do enorme desafio, ambos foram capacitados por DEUS.
A fraqueza humana é real e deve ser exposta a DEUS. Quando isso acontece, o
líder demonstra que sua confiança está no Senhor [2Co 3.4], único que pode
capacitar alguém para o ministério [Rm 8.30]. O problema é ter um caráter
fraco, como o de Diótrefes, que se achava poderoso não sendo nada.
1.1. DEUS não mima, forma
Paulo, em sua carta pastoral a Timóteo, foi claro ao dizer: ” Ninguém
despreza a tua mocidade ” [1Tm 4.12]. Jovens, adultos ou idosos, ao serem
chamados por DEUS, nunca são mimados, mas formados. Uma pessoa mimada será
fraca e vulnerável, o que é prejudicial à obra de DEUS, que é repleta de
desafios [1Co 16.9]. Diótrefes era um líder fraco que usava “palavras
maliciosas” para impor autoridade, expondo, assim, sua insegurança.
O mimo é o excesso de cuidados, paparico e apego. Satisfazer a vontade dos
filhos além das expectativas deles é criar uma pessoa mimada. Alguns pais
chamam isso de amor, mas tem outro nome: superproteção. Amor é educar com os
sentimentos e a razão; é permitir que os filhos aprendam por meio de seus erros
e não tentar evitar que não sofram, fazendo tudo por eles. O mimo transforma as
crianças em adultos inseguros, que acham que tudo que fizerem não será bom o
suficiente. Afinal, sempre fizeram tudo por eles. DEUS nunca nos trata com
mimos. Jeremias pensou que poderia receber cuidados especiais de DEUS, por ser
jovem quando foi chamado, mas DEUS o repreendeu [Jr 1.7].
1.2. DEUS não poupa, prova
José sonhou que governaria, mas, ao contar seus sonhos aos irmãos, foi
ridicularizado e desprezado por eles. José, mesmo escolhido por DEUS,
sofreu muito: ele foi vendido como escravo, foi caluniado e preso em terra
estranha. DEUS não poupa Seus filhos de provas [Rm 8.32]. JESUS disse que o
servo não é maior que seu Senhor, deixando claro que tribulações serão
enfrentadas por Seus seguidores [Jo 15.20]. As provas servem para aprovar [Tg
1.12] e forjar caráter, por isso são importantes. A insegurança tem como raiz a
fraqueza de ânimo. Tiago diz: “O homem de coração dobre é inconstante em todos
os seus caminhos” [Tg 1.8]. Isso diz respeito a alguém de mente dupla,
vacilante, incerto, duvidoso. Por ser fraco. Diótrefes queria só a parte “boa”
do ministério: reconhecimento, desfrutes e regalias. Queria o bônus, mas
rejeitava o ônus! Ao contrário dele, seus colegas Gaio e Demétrio, a começar
por seu líder João, se arriscaram e se desafiaram em fazer a obra avançar.
A disposição para vencer não é nada, se a pessoa não tiver ânimo para se
preparar. Quem se esquiva de uma provação pode estar evitando uma bênção. Não
encurte a dor, mas se submeta a ela, para o bom desenvolvimento de sua
liderança. É impossível gerar um bebé em um mês; da mesma forma, não dá para
gerar um ministério de excelência de repente. Um discípulo aprovado não nasce
de cesariana nem com anestesia, é gerada com dores. Muitas dores!
1.3. DEUS não ilude, transforma
Jeremias não foi iludido por DEUS, mas recebeu a informação de que ” iria
onde fosse levado e diria o que deveria ser dito”. Mesmo sendo tímido, Jeremias
recebeu o ofício profético e o exerceu bem por mais de 40 anos. Fraco
humanamente, DEUS mudou sua condição para “cidade forte, coluna de ferro, muros
de bronze” [Jr 1.18]. Ele não foi iludido, foi transformado. O que não te
desafia não te transforma!
Diótrefes era iludido por si próprio, alguém que se escondia sob a
“máscara” de um discípulo forte, mas era um falastrão, que se esforçava para
que os demais não enxergassem sua verdadeira face, moldada pela fraqueza e
insegurança. Ele era um discípulo feito às pressas, sem raízes, sem graça, um
ministro despreparado. Como alguns que nós vemos por aí, sem o mínimo de
preparo para o exercício do ministério. Ele precisava ser confrontado com a
verdade, mas não dava chances a ela, não recebendo seu líder, alguém que tinha
como atribuição discipliná-lo [3Jo 9].
EU ENSINEI QUE:
DEUS pode chamar uma pessoa humanamente sem atributos para exercer o
ministério. No entanto, ela precisa confiar no Senhor para ser capacitada e
preparada por Ele, para cumprir bem o seu chamado
2- JUVENTUDE E MATURIDADE
Existem jovens maduros capazes de desempenhar um ministério extraordinário,
como José, que se tornou governador no Egito [Gn 42.6]. O ministério não exige
idade, mas exige maturidade. Jeremias se achava “uma criança” [Jr 1.6], incapaz
de levar a dura mensagem de DEUS ao povo, que abandonou o Senhor e corria o
risco de ser destruído [Jr 1.16]. Ele se mostrou maduro, falando a reis e
sacerdotes, e profetizando sobre várias nações, como DEUS disse.
2.1. Não ser neófito
O termo “neófito” significa “uma planta jovem”, “exuberantemente verde”,
denotando falta de amadurecimento. Paulo diz que o líder não deve ser
neófito [1Tm 3.6]. Timóteo sentiu na pele o que alguns jovens ministros sentem:
a resistência por parte dos mais velhos [1Tm 4.12- 16]. Timóteo era jovem, mas
não neófito. Jamais deixou de se submeter à liderança de Paulo, diferente de
Diótrefes, que não se submetia ao seu líder, o apóstolo João.
Os neófitos são cheios de uma confiança tola, como se pudessem voar além
das nuvens. Esse termo, porém, nem sempre significa um homem jovem, mas
imaturo. Até porque o próprio Timóteo era um pastor jovem, mas que esteve
exercendo o ministério em várias localidades, conforme iam surgindo a
necessidade, como em Filipos, Tessalônica, Corinto, Éfeso. Apesar de ser jovem,
Timóteo estava bem à frente de seu tempo. Nem sempre a maturidade está
associada à idade cronológica. Há quem envelhece e não amadurece, assim como há
pessoas de bem pouca idade, mas de considerável maturidade. O líder deve ser,
obrigatoriamente, maduro e entender a responsabilidade do ministério que
exerce, não o tratando como “seu”.
2.2. Ter responsabilidade e excelência
O apóstolo Paulo ensina: “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo
o coração, como ao Senhor, e não aos homens.” [Cl 3.23]. Jeremias tinha essa
responsabilidade ministerial, diferente de outros profetas de sua época que
enganavam o povo, falando apenas o que eles queriam ouvir, mesmo sendo mentiras
e não profecias de DEUS. A excelência de seu chamado estava em ser um profeta
verdadeiro. A verdade de DEUS pode ser rejeitada e as mentiras de homens
aceitas. Mas isso leva à maldição [Jr 17.5]. Gaio e Demétrio foram reconhecidos
porque andavam na verdade [3 Jo 12]. Eles eram responsáveis em seu serviço a DEUS,
com a igreja, com os irmãos e com seu líder. Ser responsável é estar disposto a
cuidar com zelo e excelência. O verdadeiro discipulador sempre tem zelo e faz
além do que é esperado na obra. Quando o serviço é para o Senhor, a excelência
é essencial. Além da responsabilidade, a excelência deve envolver caráter,
autocontrole, respeito. Nada disso foi apresentado por Diótrefes. Ao contrário,
sua truculência no trato interpessoal mostrava que ele não se importava com
valores que DEUS tem como fundamentais para o ministério [1Tm 3,2-7].
2.3. Dar bom testemunho
Timóteo dava um bom testemunho como verdadeiro discípulo de CRISTO[At
16.2], assim como Gaio e Demétrio, reconhecidos pelos irmãos da igreja. Gaio
tinha o ministério de hospitalidade aos mensageiros itinerantes que iam de um
lugar a outro para pregar o Evangelho [3Jo 5]. Demétrio foi um cristão gentio
que, por seu testemunho e fidelidade, foi considerado um homem de boa reputação
e sempre leal à verdade [3Jo 12]. Diótrefes não passava de um discípulo
insubmisso, ambicioso e arrogante, por isso foi repreendido pelo apóstolo João.
Ao impor sua liderança, dava péssimo testemunho (3Jo 10].
O comentarista bíblico A. R. Fausset explica que Paulo foi influenciado
pelo bom relatório que recebeu sobre a conduta de Timóteo para escolhê-lo como
seu companheiro, DEUS levanta líderes à igreja chamados a liderar através de
seu caráter e exemplo cristãos [1Pe 2.17- 21], que formam o bom testemunho.
EU ENSINEI QUE:
Juventude não significa imaturidade, o discípulo deve ser maduro para
exercer seu ministério com responsabilidade.
3- ALIANÇA E COMPROMISSO
O ministério é dado por DEUS a quem Ele escolhe [Jo 15.16] e com quem faz
aliança. O termo aliança no hebraico é B’riyth, que significa “acordo,
compromisso, pacto”. Toda aliança pressupõe compromissos que devem ser respeitados
e cumpridos [Jr 32.38].
3.1. Manter-se firme
O ministério é um desafio, não à toa DEUS se apresenta a diversos homens
dando-lhes ânimo [Is 1.9]. JESUS, quando estava prestes a passar pelo seu
martírio pela redenção da humanidade, suou gotas de sangue [Lc 22.44]. Porém,
manteve-se firme para cumprir Sua missão [Jo 19.30]. Embora no início de seu
chamado Jeremias tenha se mostrado titubeante [Jr 1.6], ao ouvir DEUS sobre o
propósito que cabia a ele como profeta, seguiu em frente, exercendo um dos
ministérios mais longos- cerca de mais de quarenta anos – e profícuos. Por
causa das duras profecias, Jeremias foi preso [Jr 36.5], mas não se calou,
honrando a aliança e o compromisso com Aquele que o chamou.
Um mau discípulo é dominado pela insegurança. Sentir-se inseguro diante de
tamanha responsabilidade – como Jeremias, que anunciava rendição à Babilônia,
sendo considerado traidor – faz parte da natureza humana, mas a Palavra de DEUS
revela que é possível prosseguir e cumprir a mis- são, movidos pela confiança
em DEUS, convicção da chamada divina e pelo poder do ESPÍRITO SANTO. Quando
você disser que fará algo, vá até o fim. Uma maneira certeira de quebrar a
confiança com os outros é deixar de cumprir seus compromissos. A maior aliança
foi feita com sangue [Lc 22.20].
3.2. Defender a verdade
Gaio e Demétrio andavam na verdade [3Jo 3, 12]. Jeremias foi fiel
ao Senhor e à mensagem que transmitia, mesmo em um tempo de crise, no qual
muitos profetas mentirosos anunciavam uma mensagem diferente. Esses falsos
profetas pregavam paz, segurança e vitória sobre a Babilônia; Jeremias
dizia que os babilônios destruíram tudo [Jr 25.9]. A defesa da verdade leva
Jeremias à prisão, sequestro e ameaças de morte. Um líder fraco engana e fala
aquilo que as pessoas querem ouvir, e não o que precisam ouvir, como fez
Jeremias [Jr 29.19]. A verdade estava do lado oposto de Diótrefes. Ele não
podia suportar o peso da doutrina de João, que era séria e verdadeira, voltada
para as profundidades interiores do ser. Por se ver como “dono da igreja”,
usava várias acusações falsas e palavras maliciosas para afastar e manter fora
aqueles que estavam pregando a verdade. Ele não permitiu nem mesmo que a igreja
recebesse os textos de João. Seus esforços para proteger seu próprio império
religioso eram prejudiciais à causa de Cristo. João não se intimidou com
tamanha presunção, antes ele escreveu: “Quem faz o bem é de DEUS; mas quem faz
mal não tem visto a DEUS” [3Jo 11].
3.3. Ir até o fim em seu chamado
Na época de Jeremias, o povo de DEUS ignorava Suas leis e adorava outros
deuses. Eles viviam entre um rei que levava o povo a DEUS, e outros reis que
levavam o povo a todo tipo de desobediência. Jeremias foi chamado para pregar
contra essa inconstância, por isso trouxe palavras de juízo (Jr 1.16). Assim,
enfrentaria forte oposição [Jr 1.8), mas com a ajuda de DEUS cumpriria o seu
chamado até o fim [Jr. 1.19). Quando Jeremias aceitou o desafio do chamado profético,
de fraqueza e insegurança DEUS o enviou ao seu povo para adverti-los e também
confortá-los, e Jeremias cumpriu esse chamado desafiador até o fim? Se segredo
foi confiar no Senhor e não em a. Por isso DEUS lhe garantia vitória: “E
Pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti porque eu sou contigo diz o
Senhor, para te livrar” [Jr 1,19) O discípulos que não sabe lidar com a
fraqueza sucumbe. Mas o que aceita seu chamado em DEUS prevalece.
EU ENSINEI QUE
Um discípulo precisa ter aliança com DEUS e estar firme em seu ministério
para cumpri-lo integralmente, apesar das resistências e dificuldades.
CONCLUSÃO
Ser fraco e inseguro não é um problema para DEUS. A questão é manter-se
assim, como fez Diótrefes, que não aceitava correção, por isso, foi um péssimo
discipulador. Assumir suas vulnerabilidades e apresentá-las a DEUS é o
princípio de um ministério vitorioso e abençoado.