quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Questionário da Lição 13, A Manifestação da Graça da Salvação

Questionário da Lição 13, A Manifestação da Graça da Salvação
3º trimestre de 2015 - A Igreja E O Seu Testemunho - As Ordenanças De CRISTO Nas Cartas Pastorais
Comentarista da CPAD: Pr. Elinaldo Renovato de Lima
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
Complete os espaços vazios e marque com"V" as respostas Verdadeiras e com"F" as Falsas, conforme a revista da CPAD.
 
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"Porque a __________________ de DEUS se há ____________________, trazendo __________________ a todos os homens."  (Tt 2.11).
 
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
A _________________ de DEUS emanou do seu coração _________________ para salvar o homem perdido, por meio do sacrifício _________________ de CRISTO JESUS.
 
COMENTÁRIO/INTRODUÇÃO
3- Qual é a mais extraordinária manifestação do amor de DEUS para com a humanidade?
(    ) A graça de DEUS

I. A MANIFESTAÇÃO DA GRAÇA DE DEUS
4- O que graça comum?
(    ) Graça vem da palavra hebraica anash, e do termo grego charis, cujo sentido mais comum é o de "favor imerecido que DEUS concede ao homem, por seu amor, bondade e misericórdia".
(    ) Graça vem da palavra hebraica hessed, e do termo grego charis, cujo sentido mais comum é o de "favor imerecido que DEUS concede ao homem, por seu amor, bondade e misericórdia".
(    ) A partir dessa conceituação, podemos ver a "graça comum", pela qual DEUS dá aos homens as estações do ano, o dia, a noite, a própria vida, ou seja, todas as coisas".  

5- O que é graça salvadora?
(    ) Por intermédio dela, DEUS salva, justifica e adota o crente como servo.
(    ) "Porque a graça de DEUS se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens".
(    ) Está à disposição de "todos os homens", mas só é alcançada por aqueles que creem em DEUS, e aceitam a CRISTO JESUS como seu único e suficiente Salvador.
(    ) Por intermédio dela, DEUS salva, justifica e adota o pecador como filho.

6- O que é graça justificadora e regeneradora?
(    ) A Graça de DEUS é uma fonte da salvação do homem que não se regenera.
(    ) A Graça de DEUS é a fonte da justificação do homem.
(    ) Uma vez nascida de novo, a pessoa passa a ser "nova criatura", tomando parte na família de DEUS.
(    ) "Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e da família de DEUS".

7- O que é graça santificadora?
(    ) A graça de DEUS só pode ser eficaz, na vida do convertido, se ele se dispuser a negar-se a si mesmo para ter uma vida de santidade.
(    ) A falta de santificação não anula os efeitos da regeneração e da justificação, pois somos salvos pela fé e não por obras.
(    ) A falta de santificação anula os efeitos da regeneração e da justificação.
(    ) Diz a Bíblia: "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" .
 
II. A CONDUTA DO SALVO EM JESUS
8- Como deve ser a sujeição às autoridades (v. 1)?
(    ) O cristão sincero deve obedecer aos governantes e autoridades constituídas, desde que estes não desrespeitem a Lei de DEUS.
(    ) O cristão sincero deve obedecer aos governantes e autoridades constituídas, mesmo que estes desrespeitem a Lei de DEUS.
(    ) JESUS mandou dar "a César o que é de César" e "a DEUS o que é de DEUS".
 
9- Dentro do tema “relacionamento do cristão (comportamentos” éticos, exigidos dos cristãos), complete:
a) Não __________________ a ninguém. É pecado muito grave __________________ alguém, seja na igreja, seja fora dela. É passível de sanção judicial ou condenação na justiça __________________. Muito mais, na Lei de DEUS. Normalmente, a infâmia é ditada com intenção de __________________ o outro. O cristão deve cultivar o fruto do ESPÍRITO da "___________________", que é a qualidade de quem só faz o bem (Gl 5.22).
b) Não ser ____________________. Contendas nas igrejas geralmente têm resultados muito prejudiciais. Infelizmente em algumas reuniões, até mesmo de __________________ cristãos, vemos pessoas contendendo umas com as outros, por causa de interesses _________________ ou pessoais. Isso não agrada a DEUS (2 Tm 2.24).
c) Ser ____________________. A modéstia deve ser evidente na vida de homens e mulheres cristãos. Revela a ___________________ exortada por JESUS, em seu evangelho: "Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as ___________________ e símplices como as pombas" (Mt 10.16).
d) Mostrar "___________________ para com todos os homens". Deve ser característica marcante, do servo de DEUS, ser "__________________ e humilde de coração", como JESUS ensinou (Mt 11.29). Além de não ser interessante a __________________, no meio cristão, o crente precisa ser "__________________ para com todos, apto para ensinar, sofredor" (2 Tm 2.24b).
 
10- Dentro do tema “a lavagem da renovação do ESPÍRITO SANTO” (características, segundo Paulo que caracterizam o homem que vive segundo a carne), complete:
a) ___________________. Refere-se à _________________ vida, plena de loucura, imprudência, leviandade e incoerência, que leva muitos à perdição eterna. Na parábola das dez __________________, JESUS chama a atenção para as cinco "loucas" ou insensatas, que não se preveniram com o azeite para esperar o noivo (Mt 25.1-13). JESUS também falou sobre o homem "____________________", que edifica sua casa sobre a areia (Mt 7.26). O desastre espiritual torna-se inevitável.
b) ____________________. A ____________________ foi o primeiro pecado cometido pelo homem (Rm 5.19). E desde então é a "mãe" de todos os pecados, cometidos, em todos os tempos (Rm 11.30), por aqueles que são "filhos da ___________________" (Ef 2.2; 5.6; Cl 3.6).
c) ____________________. Sem DEUS, sem a salvação em CRISTO, o homem é um perdido, como ovelha sem pastor (Mt 9.36). É uma situação difícil e por vezes desesperadora. Mas é feliz quem faz como o "filho ___________________", que tomou a decisão sábia de retornar humilhado à casa do pai, onde foi recebido com amor e misericórdia (Lc 15.18-24).
d) Servindo a "várias ____________________ e deleites". Outra tradução fala de "paixões e prazeres", que dominam a vida do homem sem DEUS. Os ___________________ da carne impedem que o homem se converta a DEUS de verdade, sufocado pelos "espinhos" da vida (Lc 8.14). As ___________________ da vida, ou os desejos exacerbados da carne são impedimento para uma vida de __________________ e fidelidade a JESUS (1 Pe 4.3; Jd 16).
e) "Vivendo em __________________ e inveja". ____________________ é sinônimo de maldade, perversidade, malignidade, o que não deve fazer parte da vida cristã (Ef 4.31; Cl 3.8); a __________________ é outro sentimento indigno para um cristão sincero. A __________________ é "a podridão dos ossos" (Pv 14.30).
f) ____________________, odiando "uns aos outros". A "lavagem da __________________ do ESPÍRITO SANTO" nos faz "justificados pela sua graça" e herdeiros da vida eterna (3.4-7). João adverte-nos ao dizer que "qualquer que ___________________ a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum __________________ tem permanente nele a vida eterna" (1 Jo 3.15). No Antigo Testamento, só era __________________ quem matasse alguém com algum tipo de objeto perigoso. No evangelho da graça de DEUS, é ___________________ quem, no coração, odeia o seu irmão.
 
III. AS BOAS OBRAS E O TRATO COM OS HEREGES
11- Como deve ser a prática das boas obras (v. 8)?
(    ) Praticar boas obras faz parte do dia a dia do servo ou da serva de DEUS.
(    ) Praticar boas obras não faz parte do dia a dia do servo de DEUS, pois ninguém é salvo por obras.
(    ) "Porque somos feitura sua, criados em CRISTO JESUS para as boas obras, as quais DEUS preparou para que andássemos nelas".
(    ) Quem está em CRISTO tem prazer em praticar aquilo que é bom e agradável ao seu próximo e a DEUS.
 
12- Como tratar com os hereges (v. 10)?
(    ) Paulo ensina que devemos amar os falsos mestres, procurando nos envolver em suas discussões para ajudá-los a serem salvos.
(    ) Paulo ensina que devemos evitar os falsos mestres, não nos envolvendo em suas discussões tolas.
(    ) Muitas vezes acabamos discutindo e dando uma atenção demasiada aos ensinos que são contrários a Palavra de DEUS.
 
CONCLUSÃO
13- Complete:
A graça de DEUS é a _________________ da salvação do homem. É __________________ jamais merecido por qualquer pessoa, e manifesta o seu amor e sua benignidade para com o __________________. Essa graça é __________________ "a todos os homens", mas só é eficaz, na vida de quem __________________ a CRISTO como Salvador pessoal.
 

RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm

Nenhum comentário: