Comentário: Pr. Elinaldo Renovato de Lima
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Pr. Henrique de Almeida SilvaQuestionárioNÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃOhttps://youtube.com/playlist?list=PL9TsOz8buX1_EwLJvChRLyFGQ4PukftRm - Vídeos de 2014 deste assunto Veja - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao7-ada-1tr11-assistenciasocialimportantenegocio.htmhttp://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao12-ofrutodoespirito-ofrutoeosdonsespirito.htm Escrita

I - OS DONS ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS
1. São diversos.
2. São amplos.
3. Dádivas do Pai.
a) A dádiva do amor.
b) A dádiva da filiação divina.
c) O ministério da reconciliação.
II - BONS DESPENSEIROS DOS MISTÉRIOS DIVINOS
1. Com sobriedade e vigilância.
2. Amor e hospitalidade.
3. O despenseiro deve administrar com fidelidade.
III - OS DONS ESPIRITUAIS E O FRUTO DO ESPÍRITO
1. A necessidade dos dons espirituais.
2. Os dons espirituais e o amor cristão
3. A necessidade do fruto do ESPÍRITO.
RESUMO RÁPIDO - Pr. Henrique - EBD NA TVLição 13 - A Multiforme Sabedoria de DEUS
"aos quais DEUS quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é CRISTO em vós, esperança da glória"; Colossenses 1:27“Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a CRISTO, poder de DEUS e sabedoria de DEUS” (1 Co 1.24).
A multiforme sabedoria de DEUS é JESUS CRISTO em nós. JESUS mora em nós através do ESPÍRITO SANTO, somos templo do ESPÍRITO SANTO (1 Co 6.19) e em nenhuma religião se pode dizer que seu líder more no interior de seus seguidores. Um islâmico não diz que Maomé mora nele; um budista não diz que Buda mora nele; um confucionista não diz que Confúcio vive dentro dele; um espírita não diz que Alan Kardec mora dentro dele, um católico romano não diz que Maia mora dentro dele, etc... Como transportamos JESUS em nós, ELE se manifesta como antes: pregando, ensinando, salvando, curando, libertando, batizando no ESPÍRITO SANTO, fazendo milagres, etc...; esta é a multiforme sabedoria de DEUS. A ação de JESUS em nós através do ESPÍRITO SANTO. O mesmo ESPÍRITO SANTO que estava em JESUS está em nós.
Como os dons do ESPÍRITO SANTO, os dons ministeriais, os dons de serviço, tudo operava através de JESUS que tinha a plenitude Nele mesmo, nós, como igreja, corpo de JESUS na Terra, também somos instrumentos de DEUS na Terra para fazer a obra de salvação e educação dos povos.
JESUS continua ensinando, pregando e curando, Ele está vivo! A Igreja é o corpo de CRISTO na Terra e pelo poder do ESPÍRITO SANTO opera maravilhas.
O Evangelho de Lucas foi escrito sobre o que JESUS ensinou e fez na Terra antes de morrer e ressuscitar. Atos dos Apóstolos foi escrito para falar sobre o que JESUS continua a ensinar e a fazer na Terra, após morrer e ressuscitar, agora através do ESPÍRITO SANTO que está na Igreja, em cada um de seus membros que formam o corpo de JEUS na Terra.Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que JESUS começou, não só a fazer, mas a ensinar, até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo ESPÍRITO SANTO, aos apóstolos que escolhera; os quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias e falando do que respeita ao Reino de DEUS. Atos 1:1-3 Multiforme - πολυποικιλος polupoikilos
1) muito variegado, marcado com uma grande variedade de cores
1a1) de roupa ou de uma pintura
2) muito variado, multíplice A multiforme sabedoria de DEUS, é demonstrada através da igreja (1 Pe 1.10-12)A informação está exposta na igreja, em que todas as inteligências celestiais podem ver a multiforme sabedoria de DEUS. Os anjos perplexos pela liberdade espantosa concedida a Satanás e aos homens podem agora inocentar DEUS, ao perceberem o claro e definido propósito de DEUS em todas as eras agora revelado no Messias, tanto nele pessoalmente quanto nos seus membros de forma coletiva, v. 12. A fé em CRISTO nos concede livre acesso a DEUS, em virtude de sermos agora filhos (1.5) com base na redenção. Em vista de tudo isso (v. 2-12, o privilégio de Paulo, o plano maravilhoso e a proximidade do próprio DEUS).Comentário - NVI (FFBruce)

Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 1 Pedro 5:8
Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de JESUS CRISTO, 1 Pedro 1:13
2. Amor e hospitalidade. O amor de DEUS deve inundar nosso ser de tal forma que amemos ao nosso irmão como DEUS nos amam a todos. Receber, acolher e cuidar dos irmãos em suas necessidades de moradia, hospedagem, vestuário e alimentação é obrigação de todo crente.E nós conhecemos, e cremos no amor que DEUS nos tem. - DEUS é amor; e quem está em amor está em DEUS, e DEUS nele. 1 João 4:16; Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de DEUS; e qualquer que ama é nascido de DEUS e conhece a DEUS. 1 João 4:7Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. 1 João 3:16 3. O despenseiro deve administrar com fidelidade. Ninguém deve reter seus talentos e dons que DEUS lhe deu para ministrar aos outros Sua bondade e misericórdia. Os dons não devem ser guardados ou escondidos, mas exercidos com amor.Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente. 1 Coríntios 12:31 - O AMOR.Sem amor não há como os dons serem operados.Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. 1 Coríntios 14:26querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de CRISTO, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de DEUS, a varão perfeito, à medida da estatura completa de CRISTO, Efésios 4:12,13

A multiforme sabedoria de DEUS é JESUS CRISTO em nós. JESUS mora em nós através do ESPÍRITO SANTO, somos templo do ESPÍRITO SANTO (1 Co 6.19) e em nenhuma religião se pode dizer que seu líder more no interior de seus seguidores. Um islâmico não diz que Maomé mora nele; um budista não diz que Buda mora nele; um confucionista não diz que Confúcio vive dentro dele; um espírita não diz que Alan Kardec mora dentro dele, um católico romano não diz que Maia mora dentro dele, etc... Como transportamos JESUS em nós, ELE se manifesta como antes: pregando, ensinando, salvando, curando, libertando, batizando no ESPÍRITO SANTO, fazendo milagres, etc...; esta é a multiforme sabedoria de DEUS. A ação de JESUS em nós através do ESPÍRITO SANTO. O mesmo ESPÍRITO SANTO que estava em JESUS está em nós.
Como os dons do ESPÍRITO SANTO, os dons ministeriais, os dons de serviço, tudo operava através de JESUS que tinha a plenitude Nele mesmo, nós, como igreja, corpo de JESUS na Terra, também somos instrumentos de DEUS na Terra para fazer a obra de salvação e educação dos povos.
JESUS continua ensinando, pregando e curando, Ele está vivo! A Igreja é o corpo de CRISTO na Terra e pelo poder do ESPÍRITO SANTO opera maravilhas. A Multiforme Sabedoria de DEUS se expressa ou se manifesta de diversos modos.Há uma expressão bíblica que pode ser lida exclusivamente na Carta aos Efésios: a multiforme sabedoria de DEUS (em grego: η πολυποικιλοςσοφια του θεου).
Neste texto o apóstolo Paulo destaca que DEUS, em sua sabedoria, que se apresenta de muitas formas diferentes, resolveu manifestar sua graça nos fazendo participantes da herança de CRISTO.
"Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de DEUS se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais" Efésios 3.10. Exemplos da multiforme sabedoria de DEUS:A sabedoria revelada na salvação por meio de JESUS CRISTO está muito além da sabedoria dos anjos ou de qualquer forma de vida, seja na terra como no céu, inclusive de Satanás.Veja que a sabedoria de DEUS não é compreendida pelos homens. Os homens são salvos por uma pregação que lhes paarece loucura pelos olhos de sua sabedoria - "Visto como, na sabedoria de DEUS, o mundo não conheceu a DEUS pela sua sabedoria, aprouve a DEUS salvar os crentes pela loucura da pregação. 1 Coríntios 1:21 Só a sabedoria de DEUS para planejar a forma como CRISTO realizaria a obra da redenção dos pecadores - Por sua encarnação. DEUS mesmo se tornando homem para salvar o homem.Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; Filipenses 2:7Porque DEUS enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. João 3:17 Só a multiforme sabedoria de DEUS poderia considerar a morte de CRISTO em nosso lugar para nos salvar.Mas DEUS prova o seu amor para conosco em que CRISTO morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5:8Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que CRISTO morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, 1 Coríntios 15:3 Multiforme sabedoria de DEUS
– A palavra multiforme no grego significa “muito, variado, multicolorido”. Retrata a sabedoria de DEUS como muito variada, com muitas gradações, tonalidades, matizes e expressões coloridas. Como um DEUS de variedade, Ele ainda está entrando na arena humana apresentando uma sabedoria multiforme, multicolorida e diversificada para seu povo e por meio de seu povo.– A palavra multiforme no grego significa “muito, variado, multicolorido”. Retrata a sabedoria de DEUS como muito variada, com muitas gradações, tonalidades, matizes e expressões coloridas. Como um DEUS de variedade, Ele ainda está entrando na arena humana apresentando uma sabedoria multiforme, multicolorida e diversificada para seu povo e por meio de seu povo. - DEUS é necessariamente sábio. A sabedoria não pode ser separada dEle. Ela é a Sua primeira operação vital.
- Ele é originalmente sábio. Todas as outras formas de sabedoria provém dEle, mas Ele não as recebe de ninguém.
- Ele é perfeitamente sábio. Por outro lado, até mesmo a sabedoria dos anjos é limitada, e, portanto, imperfeita.
- Ele é universalmente sábio. Ele conhece tudo a respeito de todas as coisas, e faz uso perfeito deste conhecimento.
- Ele é perpetuamente sábio. Ao contrário dos homens, que adquirem sabedoria com o passar dos anos somente para envelhecer e perdê-la novamente.
- Ele é incompreensivelmente sábio. Seus juízos são insondáveis e seus caminhos inescrutáveis (Romanos 11.33). Não há limites de como Ele possa demonstrar Sua sabedoria para nós.
- Ele é infalivelmente sábio. Não há enganos nEle. A trama mais sábia de um anjo contra Ele está fadada ao fracasso, e somente contribuirá para o cumprimento dos Seus propósitos. Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o SENHOR (Provérbios 21.30).
ONDE PODEMOS VER A SABEDORIA DE DEUS
Primeiro, podemos ver a sabedoria de DEUS na criação.
Segundo, nós vemos a sabedoria de DEUS no governo da Sua criação.Terceiro, nós vemos a sabedoria de DEUS na redenção.Quarto, A Sabedoria de DEUS é vista em toda a Bíblia. A Sabedoria de DEUS em CRISTO e Sua Igreja: Efésios 1 e 3“Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, De tornar a congregar em CRISTO todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra”
(Efésios 1.7-10)
“A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de CRISTO, e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em DEUS, que tudo criou por meio de JESUS CRISTO; para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de DEUS seja conhecida dos principados e potestades nos céus, segundo o eterno propósito que fez em CRISTO JESUS nosso Senhor, no qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele. Portanto, vos peço que não desfaleçais nas minhas tribulações por vós, que são a vossa glória” (Efésios 3.8-13)
A Sabedoria de DEUS Revelada Através de Israel: Romanos 9-11
DEUS prometeu à Abraão que nele, na sua semente, todas as nações da terra seriam abençoadas (Gênesis 12-1-3). Parece que isto aconteceria através da nação inteira, porém a história deixa claro que a nação não se submeteu a DEUS e resistiria e se rebelaria persistentemente contra DEUS. Não foi através da semente (plural) de Abraão que DEUS trouxe a bênção para o mundo, porém através da semente A sabedoria de DEUS excede a sabedoria do homem e até a imaginação do homem. DEUS realiza o que Ele prometeu em formas que nunca poderíamos imaginar ou mesmo acreditar se nos fosse dito antecipadamente. A sabedoria de DEUS é vista em Seu relacionamento com a nação de Israel.
Sabedoria de DEUS Revelada em CRISTO para a Igreja: Efésios 1
Paulo indica em Efésios 1 o eterno propósito de DEUS de somar (resumir) todas as coisas em CRISTO. No Velho Testamento, a vinda de JESUS CRISTO como o Messias prometido foi progressivamente revelado em grande detalhe.
Isto começou com a promessa de salvação do pecado e a derrota de Satanás pela semente de Eva em Gênesis 3.15. Foi mais totalmente revelado no pacto Abrâmico (Gênesis 12.1-3) e Davídico (2 Samuel 7.14). Nos Salmos (por exemplo Salmos 22) e através dos profetas (por exemplo Isaías 52.13-53.12), mais e mais foi dito sobre o Messias até Miqueias.
A Sabedoria de DEUS está Sendo Revelada Através da Igreja: Efésios 3
O propósito eterno de DEUS é revelar Sua sabedoria para os seres celestiais assim como para a Sua igreja. DEUS ainda está cumprindo o Seu propósito, o qual culminará com a segunda vinda de Seu Filho e o estabelecimento do Seu reino na terra. Quando este propósito e programa completar, o total objetivo da sabedoria de DEUS terá sido revelado, e esta sabedoria será revelada de tal forma que proverá o combustível para o louvor a DEUS por toda a eternidade.http://teomania.blogspot.com/2014/06/a-multiforme-sabedoria-de-deus.html JESUS cristo se manifestou como Apóstolo, Profeta, Evangelista, Pastor, Mestre, Pastor, Sacerdote, Rei, tendo em si toda plenitude do ESPÍRITO SANTO, possuindo todos os dons ministeriais e de serviços, bem como exercendo os dons do PAI. A multiforme sabedoria de DEUS se cumpre em CRISTO que deu à sua Igreja poder de exercer esta sabedoria.



Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Apocalipse 3:15-16
Esta alusão ao abastecimento de água de Laodicéia é uma metáfora adequada para as atividades desta igreja. Laodicéia sempre tinha tido um problema com o seu abastecimento de água. A cidade de Hierápolis, a noroeste, era famosa pelas suas fontes minerais de águas quentes. Um aqueduto tinha sido construído para trazer água das fontes à cidade. Mas, quando a água chegava à cidade, ela não estava nem quente nem refrescante - somente morna e cheia de minerais (impura), de maneira que tinha um sabor terrível. De acordo com CRISTO, estes crentes não eram nem frios nem quentes, mas mornos, tão insípidos quanto a água morna que chegava à cidade.Muitos pensaram que as palavras “quente” e “frio” se referem à espiritualidade, e que CRISTO preferiria ter pessoas “frias” (sem nenhuma fé, ou sem nenhum tipo de crescimento) a crentes “mornos” (que tinham um pouco de fé). Eles interpretaram a palavra “frio” como sendo negativa, e “quente”, como sendo positiva, com a palavra “morno” como um meio-termo entre estes dois estados. Na verdade, tanto “frio” quanto “quente” devem ser interpretados como estados positivos. CRISTO desejava que aquela igreja tivesse uma pureza refrescante (fria), ou um valor terapêutico (quente), mas ela não tinha nada disso.Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Editora CPAD. Vol 2. pag. 848-849. Ap 3.15 O inquérito judicial trata essa igreja como um bloco único. Não há os demais (Ap 2.24) ou alguns (Ap 3.4 [BLH]) que se mantêm fiéis. Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Água fervente ou fria tem utilidade. Contudo, a quem fortaleceria ou refrescaria água morna? Nessa passagem, ela está sendo oferecida a CRISTO, pois ele a degusta em sua boca (v. 16). Ela o repugna. Ele é hóspede em Laodicéia e, com a maior tranqüilidade, os anfitriões servem-lhe água morna. Servem-no com seu serviço lerdo, com seus cultos sonolentos, com orações de ladainhas e com seu cuidado pastoral negligente. Conheço, diz o Senhor diante dessa atividade. Obviamente ele o sabe, pois ele tem de experimentá-lo. Toda a mornidão na comunidade, toda atitude lerda e desligada, também diante das pessoas, fere a ele. O que é feito a um de seus mais humildes irmãos, é praticado contra ele.Não somente CRISTO, também Satanás conhece a maré espiritual baixa da comunidade (Ap 3.1). Por isso ele os deixa integralmente em paz. Por isso não se informa nada sobre tentação e perseguição, negação, apostasia ou abalos. Tudo está intacto e tudo se realiza. O quadro de membros não dá razão para preocupações. Sim, os membros mornos consideram o Senhor JESUS CRISTO tão inócuo, que nem sequer se desligam.Quem dera fosses frio ou quente! Essa exclamação denota uma avaliação definida. O grau mais alto é quente, p. ex., nos termos de Rm 12.11: sede fervorosos de espírito. Depois segue-se na escala de valores a rejeição clara e fria. No nível mais baixo, porém, está a mornidão. É nele que se abafa de modo suave, mas determinado, o ardor e rugir do ESPÍRITO, evitando-se de toda forma ser um adversário. Normalmente, esse caminho intermediário entre os extremos é considerado o equilíbrio áureo. Contudo, o cristão nem a favor nem contra na verdade não se encontra no meio, mas sim em queda livre, no ponto mais baixo da escala de valores.Entre a acusação e a palavra de ameaça normalmente encontra-se o chamado ao arrependimento. Na presente missiva, porém, precipita-se uma ira tão incandescida sobre a situação da comunidade que a ameaça é acrescentada no mesmo fôlego. Isso não significa que não seja mais possível o arrependimento, pois mais adiante segue-se o convite para ele. Antes significa que diante da igreja amornada não se apresenta nenhum Senhor morno. Seu ardor é esperança para todos os mornos.16 Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca. Com vistas a quatro igrejas o Senhor dissera: Tenho algo contra ti! Agora é declarado: Tu me repugnas! Esse é o ápice da condenação. Ainda assim – ele ainda suporta os insuportáveis por algum tempo. Justamente nesse ponto segue-se uma palavra de arrependimento extraordinária, um lutar e requestar por Laodicéia.Adolf Pohl. Comentário Esperança Apocalipse. Editora Evangélica Esperança. 2. Os dons espirituais e o amor cristão. No capítulo 12, de sua primeira Carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo discorre de maneira inigualável sobre os dons espirituais. Ele termina o capítulo sobre os dons, dizendo: “Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente” (1 Co 12.31). Na sequência do tema dos dons espirituais, ele continua seu ensino, demonstrando o valor do amor em ação, ou da caridade, no uso dos dons espirituais. E prova, de modo cabal, que os dons sem o amor de DEUS não significam nada. O amor, no exercício dos dons espirituais, é o “caminho mais excelente”.No capítulo 13 de Coríntios, sobre a “excelência do amor”, Paulo refere-se a vários dons espirituais, afirmando que sem amor de nada adianta ter tais dons (1 Co 13.1-3). Na verdade os dons do ESPÍRITO SANTO só funcionam pelo amor daquele que é usado. É preciso desejo de ajudar aos outros para que o Dom entre em ação.Elinaldo Renovato. Dons espirituais & Ministeriais Servindo a DEUS e aos homens com poder extraordinário. Editora CPAD. pag. 153-154. Com acréscimos do Pr. Henrique. 1Co 12.31b Em 1Co 12.31a - Paulo incentivou os coríntios a buscar com zelo pelos dons do ESPÍRITO SANTO. A essa solicitação ele poderia ter acrescentado sem problemas as explanações de 1Co 14. Pois ali fala do valor dos dons espirituais. No entanto, ele interrompe seu raciocínio para dizer aos coríntios algo decisivo. “Muito além disso eu vos mostro um caminho” [tradução do autor]. Não sabemos se o muito além disso deve ser ligado ao verbo, como em 2Co 1.8; 4.17 ou se pertence, como adjetivo, ao caminho. De acordo com a construção da frase ambas as alternativas são possíveis. Na primeira opção o próprio Paulo estaria sob a impressão de que neste momento sua instrução à igreja ultrapassa amplamente tudo o que disse até agora, atingindo aqui seu verdadeiro ápice. No segundo caso estaríamos sendo lembrados de que a expressão caminho – sobretudo em Atos – é usada para designar o cristianismo propriamente dito (At 9.2; 24.14; mas também 13.10; 16.17; 18.25). Paulo está mostrando aos coríntios em que consiste a essência do cristianismo e porque ele é um “caminho” tão inusitado, que sobrepuja a tudo.Segue-se o cântico dos cânticos sobre o amor. Porém 1Co 13 não tem nada de efusão lírica! Esse capítulo não tem nada a ver com um cântico. Ele é um dos ensinamentos mais sérios exatamente diante das aflições da vida da igreja de Corinto. É uma poderosa palavra de condenação e ao mesmo tempo uma palavra sobre derradeiras e vívidas certezas.Paulo escreve sobre o amor. Este é realmente o conceito central. Mas precisamente por isso Paulo tem um receio perceptível de falar a esse respeito. Parece até que ele já está vendo com que facilidade essa palavra pode ser mal-compreendida. Também na carta aos Romanos o amor de DEUS, que está em CRISTO JESUS, nosso Senhor é a certeza definitiva e que sustenta a tudo. Porém Paulo seleciona primeiramente a dura palavra da justiça de DEUS, fazendo com que todo o capítulo seja dominado por esse tópico, antes de colocar o amor de DEUS diante da igreja em Rm 5.5ss e Rm 8.35-39. De igual maneira ele mencionou o amor pela primeira vez na presente carta apenas em 1Co 8.1. E agora, em 1Co 13, ele o coloca no centro, obviamente com uma intensidade e determinação incomparáveis.O próprio Paulo nunca se autodeclarou perfeito, portanto ele não falaria numa perfeição aqui na terra como alguns entendem lendo 1 Coríntios 13. "Não que já a tenha alcançado ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus". Filipenses 3:12Como todo o NT, ele escolhe o termo agape para amor, que praticamente não era usado no mundo em que vivia o cristianismo. Ele conhecia o eros, o amor desejoso, que obviamente no caso de alguém como Platão também podia conter o mais nobre anseio, mas que ainda assim não deixa de ser um amor desejoso, voltado para o próprio eu. Com agape, no entanto, o primeiro cristianismo designava a experiência maravilhosa que tivera a partir de DEUS em CRISTO: um amor que não quer nada para si, mas entrega e sacrifica tudo, especialmente para indignos, culpados, inimigos, para pessoas que não podem retribuir nada nem agradecer realmente. Na verdade esse é o amor de DEUS derramado em nosos corações. Por isso esse agape é em primeiro lugar e em sua origem o amor de DEUS (1Co 13.13; 1Jo 4.16), o amor de CRISTO (2Co 5.14; Gl 2.20), o amor do ESPÍRITO (Rm 15.30). Ele não é uma possibilidade humana, não é a maior virtude. Muito menos ele é o que corriqueiramente entendemos por amor, até mesmo por amor cristão. Até mesmo o mundo é muito bem capaz de produzir, sem o cristianismo, um pouco de cordialidade e disposição para ajudar. O costumeiro amor cristão verdadeiramente ainda não seria o caminho para “muito além disso”. Ele ainda não é o fazer a mais de que JESUS falou em Mt 5.43-48. O agape somente pode ser proporcionado em CRISTO por intermédio do ESPÍRITO SANTO (Rm 5.5b) como uma realidade radicalmente nova, oposta à velha natureza egocêntrica. Assim, porém, ele é o que importa no ser cristão agora e na eternidade. Na verdade, quando o crente se dispõe a ser usado por um Dom do ESPÍRITO SANTO, nesta hora entra em ação o amor de DEUS. Com acréscimos do Pr. Henrique.Werner de Boor. Comentário Esperança Cartas aos I Corinto. Editora Evangélica Esperança. 3. A necessidade do fruto do ESPÍRITO.http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao5-ovp-1tr21-Fruto%20do%20Esp%C3%ADrito,%20o%20Eu%20Crucificado.html Este estudo não estaria consistente, se não fosse abordado, ainda que resumidamente, o tema do fruto do ESPÍRITO SANTO na vida dos salvos.Devemos nos lembrar de que o FRUTO é do ESPÍRITO SANTO, não é nosso, não é por santidade nossa ou por merecimento. Os dons não são concedidos por merecimento, mas pela graça de DEUS. Quem age é JESUS atravéz do ESPÍRITO SANTO que está no crente que se deixa usar. Se dependesse de nosso poder ou de nossa santidade nada se realizaria."por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem"? Atos 3:12bVarões, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões Atos 14:15aElias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. Tiago 5:17 O fruto do Espirito — O amor (G1 5.22) — é o que faz a diferença entre um crente correto e um crente que trabalha, mas não produz o que DEUS espera dele. O que tem dons de DEUS, ou dons do ESPÍRITO SANTO, necessita ser coberto pelo amor de DEUS em seu coração, e em suas ações. Por isso, Paulo diz que “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal” (1 Co 13.4,5).A prática do amor em ação, age no caráter do crente. Não admite inveja, irresponsabilidade, orgulho, indecência, e “não busca seus interesses”, ou seja, não é egoísta (1 Co 13.5), “não se irrita”, ou seja, não permite que o crente viva irritado com os outros, o tempo todo, e não dá lugar a suspeitas infundadas, como o texto citado em evidência. O dom do ESPÍRITO deve ser exercido com amor e humildade, sem presunção ou orgulho (1 Co 13.4).O uso dos dons deve dar lugar a um exercício constante em busca da maturidade cristã. A igreja de Corinto possuía em seu seio todos os dons, mas os crentes não estavam maduros na fé.Exortando a igreja por causa de divisões em seu meio e aceitação de um irmão que estava em pecado, mas sem correção, Paulo diz da necessidade de deixarem de ser meninos na fé. “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino” (1 Co 13.11). A entrega ao ESPÍRITO, aliada ao exercício dos dons, é o que evita a meninice espiritual, e leva o crente a alcançar a maturidade espiritual, como diz Paulo: “logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino”. É a pouca comunhão com o ESPÍRITO SANTO que falta evidências de qualidades do fruto do ESPÍRITO no crente, como da temperança, da bondade, da benignidade e acima de tudo do amor, que tem sido causa de escândalos e decepções nas igrejas.Elinaldo Renovato. Dons espirituais & Ministeriais Servindo a DEUS e aos homens com poder extraordinário. Editora CPAD. pag. 156-157. Com acréscimos do Pr. Henrique. 5.22-23 Essas virtudes são caracterizadas como fruto em contraste a "obras". Somente o ESPÍRITO SANTO pode produzi-las, e não nossos próprios esforços. Um outro contraste é que, enquanto as obras da carne são mais de uma, o fruto do ESPÍRITO é um e indivisível. Quando o ESPÍRITO controla completamente a vida de um crente, ele produz todas essas graças. As três primeiras dizem respeito à nossa atitude em relação a DEUS, a segunda tríade lida com os relacionamentos sociais, e o terceiro grupo descreve os princípios que guiam a conduta de um cristão.PLENITUDE. Bíblia de Estudo Plenitude. Editora Sociedade Bíblica, do Brasil. pag. 1220. Gl 5.22,23 A apresentação da palavra “fruto”, por Paulo, está cheia de significado. Com ela, Paulo queria transmitir o significado de uma colheita cheia de virtudes. O fruto é um subproduto; leva tempo para crescer e requer cuidado e cultivo. O ESPÍRITO produz o fruto que possue qualidades ou aspectos ou características; a nossa função é entrar em sintonia com o ESPÍRITO. Os crentes exibem qualidades do fruto do espírito, não porque eles trabalham nele, mas simplesmente porque o ESPÍRITO controla as suas vidas à medida que o crente a Ele se entrega. O fruto do ESPÍRITO separa os cristãos do mundo mau e sem DEUS, revela o seu poder dentro deles, e os ajuda a serem mais parecidos com CRISTO na sua vida cotidiana. Em contraste com a lista que se segue, Paulo não descreveu estas características como sendo óbvias. Vêm como resultado da presença do ESPÍRITO SANTO em nós. Mais uma vez, as características classificam-se em categorias.. As três primeiras dizem respeito ao relacionamento de cada crente com DEUS.• Caridade (ou amor) - este é o amor como demonstrado por JESUS, que é auto-sacrificial e imutável, e como demonstrado por DEUS, que enviou seu Filho para morrer pelos pecadores (Rm 5.5). O amor forma a base para todas as demais características do fruto aqui listadas. Em outra passagem, Paulo subdivide o amor em vários componentes (veja 1 Co 13), para que o “amor” (ou caridade) passe a ter pouca semelhança com o significado emocional tão frequentemente atribuído à palavra.• Gozo - uma alegria interior que persiste apesar das circunstâncias externas. Esta característica tem pouco a ver com felicidade e pode existir em tempos de infelicidade. É uma satisfação profunda e saudável que continua mesmo quando uma situação na vida parece vazia e insatisfatória. O relacionamento com DEUS, por meio de CRISTO, preserva-se mesmo nos desertos e vales da vida. "porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo". Romanos 14:17"E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo". Atos 13:52• Paz - uma tranquilidade interior e uma fé na soberania e na justiça de DEUS, mesmo face a circunstâncias adversas. É um profundo concordar com a verdade de que DEUS, e não nós, é quem está a cargo do universo. "porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo". Romanos 14:17As três seguintes dizem respeito ao relacionamento de cada crente com os demais:• Longanimidade (ou paciência, de acordo com a versão NTLH) – suportar pacientemente as pessoas que nos irritam continuamente. A obra do ESPÍRITO SANTO em nós aumenta a nossa tolerância.• Benignidade - agir com delicadeza, com benevolência com relação aos outros, como DEUS fez conosco. A benignidade toma a iniciativa de responder às necessidades das outras pessoas. Ter sempre o desejo de fazer o bem.• Bondade — estender a mão para fazer o bem aos outros, mesmo que eles não o mereçam. A bondade não reage ao mal, mas absorve a ofensa e reage com ações positivas.As três últimas apresentam traços mais gerais de caráter, que deveriam guiar a vida de todo crente:• Fé (ou fidelidade, de acordo com a versão RA) - a pessoa que é confiável, digna de confiança porque tem fé em DEUS, confia em DEUS.• Mansidão - a pessoa é humilde, considera os demais, sujeita-se a DEUS e à sua Palavra. Mesmo quando a ira é a resposta adequada, como quando JESUS limpou o Templo, a mansidão conserva a expressão da ira orientada na direção correta. A mansidão aplica até mesmo a força na direção correta.• Temperança (ou domínio próprio, de acordo com a versão RA) - o domínio sobre os desejos humanos pecaminosos e a sua falta de controle. Ironicamente, os nossos desejos pecaminosos, que prometem auto-realizaçáo e poder, inevitavelmente nos levam à escravidão. Dons não funcionam se o canal está em pecado.Quando nos rendemos ao ESPÍRITO SANTO, inicialmente sentimos como se tivéssemos perdido o controle, mas Ele nos leva a exercer o autocontrole que seria impossível somente com as nossas próprias forças. DEUS deu a lei para tornar as pessoas conscientes dos seus pecados e restringir o mal. Mas ninguém faria uma lei contra as características deste fruto (virtudes), pois elas não são nem pecaminosas nem más. Na verdade, uma sociedade onde todas as pessoas agissem assim precisaria de poucas leis. Como DEUS, que enviou a lei, também enviou o ESPÍRITO, os subprodutos da vida cheia do ESPÍRITO harmonizam-se perfeitamente com o objetivo da iei de DEUS. Uma pessoa que exibe o fruto do ESPÍRITO satisfaz a lei muito melhor do que uma pessoa que mantém os rituais, mas tem pouco amor no seu coração.Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Editora CPAD. Vol 2. pag. 297-298. Com acréscimos do Pr. Henrique. CONCLUSÃOOS DONS ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS são diversos, são amplos, são dádivas do Pai. DEUS demonstrou sua dádiva do amor, nos concedendo JESUS para dara a vida em nosso lugar e por nós. DEUS demonstrou a dádiva da filiação divina, nos tornando filhos de DEUS, no mesmo instante que nos convertemos. DEUS nos deu o ministério da reconciliação no mesmo instante que nos reconciliamos com Ele. SOMOS BONS DESPENSEIROS DOS MISTÉRIOS DIVINOS com sobriedade e vigilância e amor e hospitalidade, e como despenseiro deve administrar com fidelidade aquilo que recebe de DEUS. OS DONS ESPIRITUAIS devem agir junto com o FRUTO DO ESPÍRITO em ação na vida do crente. Há necessidade dos dons espirituais em nossos dias, mais do que nos dias bíblicos. Os dons espirituais são ativados pelo amor cristão. É muito importante a necessidade do fruto do ESPÍRITO na vida cristã, pois o relcionamento com DEUS e os demais veem através disso. Ajuda do Pb Alessandro Silva e comentários e acréscimos do Pr. Henrique. SABEDORIA DE DEUSEsboço:I. Ideias GeraisII. DEUS Fez de JESUS CRISTO Essa SabedoriaIII. Referências e Ideias. A Sabedoria de DEUSIV. A Multiforme Sabedoria de DEUS se Torna Conhecida (Ef 3.10) I. Ideias Gerais1. Essa sabedoria é um dos atributos divinos (ver I Sm 2.3); é insondável (ver Rm 11.33); e é a base de toda a bondade humana, sobretudo do bem-estar espiritual, particularizando-se a salvação (ver Ef 1.8).2. O evangelho contém os tesouros da sabedoria divina (ver I Co 2.7).3. Paulo fez contraste entre a sabedoria humana (ensinada na filosofia) e a sabedoria de DEUS (que se manifesta na mensagem do evangelho). A sabedoria humana gera o orgulho; a sabedoria divina conduz à salvação da alma.4. A sabedoria divina se manifesta em CRISTO.5. O próprio CRISTO é a personificação da sabedoria divina, conforme ensinado em I Co 1.30. É CRISTO quem proporciona aos homens os benefícios prometidos pela sabedoria divina.Tudo quanto os homens podem conhecer acerca da verdadeira sabedoria, precisam conhecer em CRISTO; pois, para os homens, CRISTO é a sabedoria de DEUS. A sabedoria de DEUS é demonstrada no seu plano, relativo à redenção da humanidade, plano esse que concretiza algo que a sabedoria humana sob hipótese nenhuma poderia concretizar. A palavra ou a mensagem da cruz é o tema central dessa sabedoria (ver I Cor. 1.18). Por igual modo, essa sabedoria é a única que permanecerá de pé sob o teste do juízo divino (ver I Co 1.19). Através da sabedoria de DEUS é que o mundo inteiro pode ser potencialmente salvo (ver I Cor. 1:31). Tudo isso pode parecer um escândalo, uma insensatez e uma pedra de tropeço para os homens (ver I Co 1.22-23), mas JESUS CRISTO é a própria personificação da sabedoria de DEUS (ver I Co 1.24,30). A grande verdade é que a sabedoria de DEUS, que tantos homens reputam como insensatez, é mais sábia que a sabedoria humana, porquanto cumpre aquilo que o engenho humano está impossibilitado de fazer (ver I Co 1.25). Mas esse cumprimento só se verifica no caso de homens humildes, que reconhecem sua ignorância espiritual; pois DEUS dá iluminação espiritual a esses, mas resiste aos soberbos (ver I Co 1.26-28). Sim, CRISTO é a verdadeira sabedoria de DEUS, fazendo violento contraste com a falsa sabedoria humana. II. DEUS Fez de JESUS CRISTO Essa Sabedoria1. Mediante os seus decretos, baixados desde a eternidade.2. Mediante a encarnação do Filho de DEUS.3. Mediante o ministério terreno de JESUS CRISTO.4. Mediante a sua exaltação à mão direita de DEUS Pai, onde foi feito Senhor e CRISTO, e de onde brande toda a autoridade, nos céus e na terra, segundo também lemos em Mt 28.18. Ora, todos esses aspectos estavam designados de antemão com o propósito de produzir a redenção humana. III. Referências e Ideias. A Sabedoria de DEUS1. A sabedoria de DEUS é um de seus atributos (ver I Sm 2.3 e Jó 9.4).2. A sabedoria de DEUS é descrita como perfeita (ver Jó 36.4 e 37.16).3. É poderosa (ver Jó 36.5).4. É universal (ver Jó 28.24; Dn 2.22 e Atos 15.18).5. É infinita (ver Sl 147.5 e Rm 11.3).6. É insondável (ver Is 40.28 e Rm 11.33).7. É maravilhosa (ver Sl 139.6).8. Ultrapassa a compreensão humana (ver Sl 139.6).9. É incomparável (ver Is 44.7 e Jr 10.7).10. Não é derivada (ver Jó 21.22 e Is 40.44).11.O evangelho contém os tesouros da sabedoria divina (ver I Co 2.7).12. A sabedoria dos santos é derivada da sabedoria de DEUS (ver Ed 7.25).13. Toda a sabedoria humana deriva da sabedoria divina (ver Dn 2.2). IV. A Multiforme Sabedoria de DEUS se Torna Conhecida (Ef 3.10)A palavra multiforme deriva do termo grego polupoikilos, em forma adjetivada encontrada somente aqui em todo o Novo Testamento, cujo significado é «variegado», «multilateral», usado para indicar quadros, flores e vestimentas de várias cores. Na versão da Septuaginta (tradução do original hebraico do Antigo Testamento para o grego, completada cerca de duzentos anos antes da era cristã), a capa de «muitas cores» presenteada por Jacó a José é descrita por esta palavra (ver Gn 37.3). Esse vocábulo pinta a sabedoria divina como algo que tem muitíssimas facetas com os mais variados modos de manifestação e expressão, por ser algo que é digno de ser contemplado, devido a suas muitas e excelentes variações e realizações.Gregório de Nissa (ver Hom. viii, sobre Cantares de Salomão) nos fornece uma notável interpretação, a que - vários expositores - aludem. Diz ele: «Antes da encarnação de nosso Salvador, os poderes celestiais conheciam a sabedoria de DEUS como algo simples e uniforme, que efetuava maravilhas de modo consoante com a natureza de cada coisa. Nada havia nada de poikilon (multiforme, multicolorido). Mas agora, por meio da oikonomia (dispensação, plano) que diz respeito à igreja e à raça humana, a sabedoria de DEUS não é mais conhecida como algo uniforme, e, sim, como algo polupoikilos (multiforme, variegado), produzindo contrários por meio de contrastes, mediante a morte, a vida, a desonra, a glória, o pecado e a retidão; mediante a maldição e a bênção; mediante a fraqueza e o poder. O invisível se manifestou em carne. Veio para remir cativos, sendo ele mesmo o adquiridor, e sendo ele mesmo o preço» (lD lB LAN NTI).CHAMPLIN, Russell Norman, Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia. Vol. 6. Editora Hagnos. pag. 9-10. Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Apocalipse 3:15-16
Questionário da Lição 13 - A Multiforme Sabedoria de DEUS Responda conforme a revista da CPAD do 2º Trimestre de 2014 - Para jovens e adultosTema: Dons Espirituais e Ministeriais - Servindo a DEUS e aos homens com poder extraordinárioComplete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas.
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