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LIÇÕES BÍBLICAS - 1º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultosTema: Elias e Eliseu um Ministério de Poder para toda a Igreja. Comentário: Pr. José Gonçalves Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida SilvaQUESTIONÁRIONÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃOhttp://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htmTEXTO ÁUREO "Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em CRISTO JESUS. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros" (2 Tm 2.1,2). VERDADE PRÁTICA A escola de profetas objetivava a transmissão dos valores morais e espirituais que DEUS havia entregado a Israel através de sua Palavra. LEITURA DIÁRIA Segunda - 2 Rs 6.1 Educação e instituição Terça - 2 Rs 6.3 Educação e funçãoQuarta - 1 Rs 9.1 Educação e treinamentoQuinta - 2 Rs 6.6 Educação e encorajamento Sexta - 2 Rs 4.36,37 Educação e experimentoSábado - 2 Rs 5.26 Educação e exemploLEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 2 Reis 6.1-71 E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face nos é estreito. 2 Vamos, pois, até ao Jordão, e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar, para habitar ali. E disse ele: Ide. 3 E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei. 4 E foi com eles; e, chegando eles ao Jordão, cortaram madeira. 5 E sucedeu que, derribando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou e disse: Ai! Meu senhor! Porque era emprestado. 6 E disse o homem de DEUS: Onde caiu? E, mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez nadar o ferro. 7 E disse: Levanta-o. Então, ele estendeu a sua mão e o tomou.Meus comentários (Ev. Henrique)Todos estavam unidos no trabalho do Senhor - eles queriam alargar o lugar de adoração a DEUS, a escola de profetas - eles queriam receber o profeta e acomodá-lo melhor - eles queriam maior intimidade com DEUS - queriam ser usados por DEUS como Elias e Eliseu. A visão do reino de DEUS deve estar sempre crescendo, deve ser mais ampla, olhando como DEUS olha. Há muito mais para fazer do que imaginamos ou pensamos.Era tempo de avivamento ali - DEUS fêz grandes milagres através de Elias e agora fazia através de Eliseu - DEUS sempre tem um avivamento preparado em época de crise espiritual - A solução para esfriamento é aquecimento.A escola de profetas - Com certeza se tratava de um lugar de muita adoração, oração, jejum, estudo da Palavra de DEUS, manifestações do ESPÍRITO SANTO e intercessão.Samuel -Davi - Então enviou Saul mensageiros para trazerem a Davi, os quais viram uma congregação de profetas profetizando, onde estava Samuel que presidia sobre eles; e o ESPÍRITO de DEUS veio sobre os mensageiros de Saul, e também eles profetizaram.1 Samuel 19:20Saul -Então chegarás ao outeiro de DEUS, onde está a guarnição dos filisteus; e há de ser que, entrando ali na cidade, encontrarás um grupo de profetas que descem do alto, e trazem diante de si saltérios, e tambores, e flautas, e harpas; e eles estarão profetizando.E o ESPÍRITO do SENHOR se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e tornar-te-ás um outro homem.E, chegando eles ao outeiro, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; e o ESPÍRITO de DEUS se apoderou dele, e profetizou no meio deles. 1 Sm 10.5,10Então foi para Naiote, em Ramá; e o mesmo ESPÍRITO de DEUS veio sobre ele, e ia profetizando, até chegar a Naiote, em Ramá.E ele também despiu as suas vestes, e profetizou diante de Samuel, e esteve nu por terra todo aquele dia e toda aquela noite; por isso se diz: Está também Saul entre os profetas? 1 Samuel 19:23,24Elias - Eliseu - 2 Reis 6.1-7 (acima, na leitura)No tempo em que a escola de profetas foi estabelecida, ao que parece, no tempo de Samuel, o senhor estava no governo de seu povo através de seu profeta, não havia rei em Israel – o governo era teocrático, ou seja, DEUS mesmo é que coordenava tudo, tendo como administrador o profeta Samuel. Depois surgiram novas escolas de profetas e no tempo de Elias e Eliseu peos menos 4 se destacam:Gilgal - Betel - Jericó e Jordão.Através de Moisés DEUS já havia ordenado aos pais que ensinassem a seus filhos a respeito de DEUS e de suas leis.Dt 6.7 - E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.Dt 11.19 - E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.DEUS deveria ser mencionado e obedecido em todas as situações pelas quais passassem.Todo o cuidado de DEUS para com seu povo e como o Mesmo DEUS os havia livrado do cativeiro egípcio deveria sempre ser lembrado pelos pais diante de seus filhos.A mensagem de um redentor futuro e de que Este substituiria Moisés no cargo de profeta e legislador de Israel estava na primazia do ensino que os pais deveriam passar para seus filhos.O melhor ensino é o audiovisual, portanto esse deveria ser o método utilizado (por isso tantos símbolos e rituais na religião hebraica).A natureza, os animais e os homens eram provas mais do que consistentes da existência e cuidado desse DEUS para com seu povo.Pelo que se deduz, a escola de profetas foi instituída para que jovens desejosos de se tornarem profetas como Samuel, ou quem sabe, até substituí-lo no futuro, fossem treinados e instruídos para esse tão importante ofício.Cremos que esta escola ensinava principalmente o entendimento das escrituras, a oração intercessória, a total dependência das manifestações sobrenaturais de DEUS e a adoração legítima a DEUS.Samuel vendo o péssimo exemplo dos filhos de Eli e dos seus próprios filhos (1Sm 8.1-3) já treinava futuros profetas e sacerdotes para um dia serem íntegros servos de DEUS.1 Samuel 2:12 - Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao SENHOR.Esses profetas deveriam buscar, não a sabedoria dos homens, mas a espiritual, provinda de DEUS, uma sabedoria de cima, do céu (Tg 1.5).Os professores que mais se destacaram na direção dessa escola foram Samuel, Elias e Eliseu.Os milagres eram a marca registrada desses mestres. DEUS os confirmava como instrutores dos profetas do porvir.Eram homens respeitados e admirados por todos, inclusive por seus inimigos.Cremos que antes de haverem tantas escolas, como havia no tempo de Elias e de Eliseu, existiram apenas duas escolas bem definidas, a de Ramá, residência de Samuel (1 Sm 8.4; 1 Sm 25.1) e a de Quiriate-Jearim (1 Sm 7.2 – arca 20 anos ali - 1 Cr 13.5), residência provisória da arca de DEUS.1 Sm 25.1 - 1 E faleceu aSamuel, e todo os filhos de Israel se ajuntaram, e o prantearam, e o sepultaram na sua casa, em Ramá. E Davi se levantou e desceu ao deserto de Parã. FALECEU SAMUEL. A morte de Samuel encerrou a carreira de um dos mais dedicados servos de DEUS. (1) Tinha zelo por DEUS e fez mais do que qualquer outra pessoa dos seus dias, para cumprir o que estava no coração de DEUS (2.35; 12.7-25; 15.10,11,35). Oferece um exemplo grandioso de integridade, de honestidade, de fidelidade e de ilibada moral (12.1-5). (2) Legou aos seus pósteros uma reputação que o coloca na categoria de um dos maiores servos de DEUS no AT. O próprio DEUS falou dele e de Moisés conjuntamente (Jr 15.1). Samuel e outros santos profetas (e não os reis) representam a liderança espiritual e moral mais elevada do antigo concerto. A manutenção das escolas era dada pelos próprios profetas em seu trabalho agrícola, manual ou com a ajuda do povo em geral.O trabalho manual sempre foi incentivado em Israel, até hoje em suas escolas se ensina algo teórico e algo prático. Assim todos ao se formarem têm duas profissões, uma intelectual e outra de habilidade manual. No Novo Testamento encontramos homens de DEUS trabalhando assim em serviços manuais, apesar de possuírem cultura e ensino superior. Paulo e Áquila são bons exemplos disso.Atos 18.3 ------------------- Paulo e Áquila com Priscila sua esposa faziam tendas.DO MESMO OFÍCIO. Paulo exercia uma profissão além de pregar o evangelho. Ele fabricava tendas e ganhava a vida assim, enquanto viajava ou ficava hospedado com alguém (20.34; 1 Ts 2.9; 2 Ts 3.8). Fica claro, pelo exemplo de Paulo, que os pastores que precisam trabalhar para ajudar no sustento de si mesmo e de sua família não têm o seu ministério inferior ao dos outros. A vocação ministerial que incluir uma outra secular (uma profissão) tem precedente bíblico e até mesmo apostólico. A lei e a Aliança de DEUS com Israel eram as principais matérias estudadas nessas escolas. Também a idoneidade, a honestidade, a vida exemplar dos servos de DEUS, a humildade, o zelo pelas coisas de DEUS, a integridade e a incorruptibilidade, por certos eram aterias aprendidas e colocadas em prática na vida desses servos de DEUS que muitas vezes perderam suas vidas por sua fidelidade a DEUS, como foi o caso dos profetas assassinados por Jezabel (1 Rs 18.4).Cremos que na maior parte do tempo aqueles homens estavam prostrados diante de DEUS em oração. O ESPÍRITO SANTO não era derramado sobre todos como o é hoje, mas certamente sobre os estudantes daquelas escolas, ELE se manifestava todos os dias.A palavra de DEUS lhes era revelada e a comunhão entre eles era notada. (2 Rs 2.5; 2 Rs 3.11).A música era utilizada como um dos meios de atrair a presença de DEUS, a revelação de DEUS. Tanto as manifestações de DEUS na vida de Davi como de Eliseu comprovam isso.1 Sm 16.23 - E sucedia que, quando o espírito mau da parte de DEUS vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.2Rs 3.15 - Ora, pois, trazei-me um músico. E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a mão do SENHOR.Que pena que nossos professores de hoje desprezaram essas duas partes principais no ministério do ensino, além dos estudo das escrituras – a adoração legítima e a manifestação dos milagres de DEUS.O ensino só passa a ser eficaz quando aquele que ensina pratica o que ensina e DEUS comprova seu ensino com suas manifestações sobrenaturais (Jo 7.46; ).Jo 3.2 - Este foi ter de noite com JESUS, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de DEUS; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se DEUS não for com ele.Atos 2.22 - Homens israelitas, escutai estas palavras: A JESUS Nazareno, homem aprovado por DEUS entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que DEUS por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;O ensino de maior valor é dado pelo próprio DEUS - o pão que desce do céu, a revelação da palavra de DEUS; esse é o ensino que foi dado a Abraão, a Isaque, a Israel, a Moisés, a Samuel, a Davi, a Daniel, a Pedro, a João, a Tiago, a Paulo, a Timóteo, etc...1 Jo 2.27 - E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.INTERAÇÃOProfessor, já no Antigo Testamento podemos perceber que a educação religiosa tinha um lugar de destaque entre os israelitas. As Escolas de Profetas são uma prova desta verdade. Estas instituições não tinham como propósito ensinar os alunos a profetizarem. A profecia é um dom divino, por isso, somente o Senhor pode ensinar os seus servos quanto ao profetizar. Todavia, um dos objetivos era passar às gerações mais novas a herança cultural e espiritual da nação. Na lição de hoje, estudaremos acerca da Escola de Profetas sob quatro perspectivas: a instituição, os objetivos, o currículo e a metodologia. Boa aula!OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:Compreender o real propósito das escolas de profetas. Saber a respeito do currículo da escola de profetas. Relacionar alguns dos métodos utilizados nas escolas de profetas ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICAProfessor, reproduza o quadro abaixo no quadro de giz. Utilize-o na introdução da lição. Explique aos alunos que as Escolas de Profetas tinham como objetivo a transmissão dos valores morais e espirituais que DEUS havia entregado a Israel através de sua Palavra. Conclua afirmando que os autênticos cristãos empenham-se no estudo e no ensino das Sagradas Escrituras, pois o crente que não recebe instrução na Palavra está sujeito a ser levado por todo vento de apostasia (Ef 4.14).ESCOLAS DE PROFETASOBJETIVOS - A transmissão dos valores morais e espirituais que DEUS havia entregado a Israel através de sua Palavra.CURRÍCULO - Em especial o livro de Deuteronômio, pois especificava que princípios e preceitos regiam a aliança de Jeová com o seu povo; aprendizado prático.METODOLOGIA - Ensino através do exemplo. RESUMO DA LIÇÃO 12- ELISEU E A ESCOLA DE PROFETAS I. A INSTITUIÇÃO DAS ESCOLAS DE PROFETAS 1. Noção de organização e forma.2. Noção de organismo e função.II. OS OBJETIVOS DAS ESCOLAS DE PROFETAS 1. Treinamento.2. Encorajamento.III. O CURRÍCULO DAS ESCOLAS DE PROFETAS 1. A Escritura.2. A experiência.IV. A METODOLOGIA DA ESCOLA DE PROFETAS 1. Ensino através do exemplo.2. Ensino através da Palavra.SINÓPSE DO TÓPICO (1) - Eliseu não era apenas um homem com dons sobrenaturais, mas também um profeta que possuía uma missão pedagógica. SINÓPSE DO TÓPICO (3) - O currículo da Escola de Profetas era em especial o livro de Deuteronômio, pois especificava os princípios e preceitos que regiam a aliança de Jeová com o seu povo SINÓPSE DO TÓPICO (4) - As Escolas de Profetas seguiam o idealismo hebreu concernente à educação. SINÓPSE DO TÓPICO (2) - As Escolas de Profetas forneciam instrução e encorajamento aos alunos a fim de que eles buscassem uma melhor compreensão da Palavra de DEUS. AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO - Subsídio Bibliográfico"Escolas Hebraicas[...] Os profetas prestaram uma assistência à instrução religiosa do povo através de suas pregações públicas. As referências a um grupo de profeta em Ramá sob o comando de Samuel, e possivelmente em Gibeá, mesmo tendo sido chamadas de escolas de profetas não devem ser consideradas como as mais recentes escolas de escribas que caracterizavam o judaísmo.Estas foram ocasionadas em sua maior parte pelo declínio do sacerdócio sob o comando de Eli e seus filhos, e novamente durante a monarquia (1 Sm 10.5,10; 19.20), e também da necessidade que o povo tinha de receber a instrução religiosa.Estas associações de profetas não devem ser consideradas como monásticas, mas, na verdade, existiram com o propósito de trazer à tona uma maior influência religiosa sobre sua época.Presume-se que, no tempo de Esdras, as instituições religiosas tenham sido um esforço escolástico entre os judeus (Ed 7.10). Associadas ao crescimento das sinagogas e outras instituições pós-exílicas, a educação primária, como um padrão de ensino, viria a tornar-se compulsória, conforme revelado no Talmude" (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 665).BIBLIOGRAFIA SUGERIDA LEBAR, Lois E. Educação que é Cristã. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.ZUCK, Roy B. Teologia do Antigo Testamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. SAIBA MAIS - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 53, p.42.QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 12- ELISEU E A ESCOLA DE PROFETAS Responda conforme a revista da CPAD do 1º Trimestre de 2013Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsasTEXTO ÁUREO 1- Complete:"Tu, pois, meu filho, fortifica-te na __________________________ que há em CRISTO JESUS. E o que de mim, entre muitas testemunhas, _______________________________, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também __________________________________________ os outros" (2 Tm 2.1,2). VERDADE PRÁTICA 2- Complete:A __________________________________ de profetas objetivava a transmissão dos valores ______________________________ e espirituais que DEUS havia entregado a Israel através de sua __________________________. COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO 3- Onde estavam radicados os profetas na época de Samuel e o como eram as escolas de profetas nessa época?( ) Em Betel, Jordão e Gilgal.( ) Em Betel, Jericó e Gilgal.( ) O fato serve para mostrar que a educação religiosa, ou formal, já recebia destaque no antigo Israel.( ) As escolas de profetas não tinham como propósito ensinar a profetizar. Isso é uma atribuição divina.( ) As escolas de profetas são um testemunho vivo de que o povo de DEUS, em um passado tão distante, preocupava-se em passar às gerações mais novas sua herança cultural e espiritual.I. A INSTITUIÇÃO DAS ESCOLAS DE PROFETAS 4- Como era a organização e forma das escolas de profetas?( ) O texto de 2 Reis 6.1 mostra que essas Escolas de Profetas só não possuíam uma estrutura física.( ) O texto de 2 Reis 6.1 mostra que essas Escolas de Profetas possuíam uma estrutura física.( ) Eles viviam em comunidade e, portanto, careciam de espaço físico não somente para habitar, mas também onde pudessem ser instruídos( ) Observa-se nesse texto que a estrutura acabou ficando inadequada e um espaço maior foi reclamado.( ) Para que se tenha uma educação de qualidade necessita-se de uma estrutura adequada. Não podemos educar sem primeiro estruturar!5- Como era a noção de organismo e função nas escolas de profetas? ( ) As escolas de profetas estavam sob uma supervisão e, portanto, possuíam um líder espiritual que lhes dava orientação.( ) Os estudiosos acreditam que as escolas de profetas surgiram com Moisés e, posteriormente, consolidaram-se com a monarquia nos ministérios de Elias e Eliseu.( ) Os estudiosos acreditam que as escolas de profetas surgiram com Samuel e, posteriormente, consolidaram-se com a monarquia nos ministérios de Elias e Eliseu.( ) No texto de 2 Reis 6.1, verificamos que os discípulos dos profetas estavam sob a orientação de Eliseu e era com este profeta que buscavam instrução.( ) Eliseu não era apenas um homem com dons sobrenaturais capaz de prever o futuro ou operar grandes milagres, mas também um profeta que possuía uma missão pedagógica. II. OS OBJETIVOS DAS ESCOLAS DE PROFETAS 6- Quais os dois principais objetivos das escolas de profetas?( ) Treinamento e disciplina.( ) Treinamento e milagres.( ) Treinamento e encorajamento.7- Como era o treinamento nas escolas de profetas?( ) O texto de 2 Reis 2.15,16 mostra que fazia parte do treinamento das escolas dos profetas trabalhar sob as ordens do líder, obtendo assim permissão para a execução de cada tarefa.( ) Em outras situações observamos que os filhos dos profetas, quando já treinados, podiam agir por conta própria em determinadas situações.( ) Na igreja o discipulado ocorre quando aquele que foi ensinado compartilha com outro o seu aprendizado.( ) Na igreja o discipulado ocorre quando aquele que foi ensinado passa a ensinar e a pregar.8- Como se dava o encorajamento nas escolas de profetas? ( ) Os expositores bíblicos observam que Eliseu não limitava o seu ministério à pregação itinerante e a operação de milagres, mas agia também como um supervisor das escolas de profetas.( ) Ele (Eliseu) fornecia instrução e encorajamento aos jovens que ali estavam.( ) O contexto de 1 e 2 Reis não deixa dúvidas de que Elias e Eliseu muito preocuparam-se em transmitir às gerações mais novas o que haviam aprendido do Senhor.( ) Nessas escolas, portanto, esses alunos eram encorajados a buscar uma melhor compreensão da Palavra de DEUS. ( ) Nessas escolas, portanto, esses alunos eram encorajados a escrever a Palavra de DEUS. ( ) Não há objetivo maior para um educador do que encorajar o educando a buscar a excelência no ensino. III. O CURRÍCULO DAS ESCOLAS DE PROFETAS 9- Basicamente, qual era o currículo das escolas de profetas?( ) A Bíblia completa e a experiência.( ) A Escritura e a experiência.( ) A disciplina alimentar e a experiência.10- Por que podemos deduzir que a escritura era ensinada nas escolas de profetas?( ) Acompanhando o ministério de Elias, vemos que a Palavra de DEUS fazia parte do conteúdo ensinado nas escolas de profetas. Dele, Eliseu recebeu essa herança.( ) Quando se encontrava no monte Sinai, Elias queixou-se de que os israelitas haviam abandonado a aliança divina, destruído os locais do verdadeiro culto e matado os profetas do Senhor.( ) A Palavra de DEUS, em especial o livro de Êxodo, especificava que princípios e preceitos regiam a aliança de DEUS com o seu povo.( ) A Palavra de DEUS, em especial o livro de Deuteronômio, especificava que princípios e preceitos regiam a aliança de Jeová com o seu povo.( ) A Palavra de DEUS era e é essa aliança!( ) Assim como Elias, Eliseu também estava familiarizado com as implicações do concerto divino.( ) Era a Palavra de DEUS que ele ensinava aos seus discípulos. É a Palavra de DEUS que nós também devemos ensinar hoje. 11- Complete segundo a experiência como ensino nas escolas de profetas:Elias e Eliseu eram homens ________________________________ e partilhavam com os outros o que haviam aprendido do Senhor (2 Rs 2.15, 19-22; 4.1-7, 42-44). No entanto, no contexto bíblico, a experiência não está acima da ____________________________________ divina conforme se encontra registrada na Bíblia. A Palavra de DEUS é quem ________________________________ a experiência e não o contrário. Elias, por exemplo, afirmou que suas experiências tiveram como fundamento a _______________________________ de DEUS (1 Rs 18.36). Os mais jovens devem ter a humildade de aprender com os mais experientes e os mais experientes não devem desprezar os saberes dos mais jovens. O aprendizado se dá através do processo de ____________________________________ e a experiência faz parte desse processo.IV. A METODOLOGIA DA ESCOLA DE PROFETAS 12- Qual era a metodologia de ensino nas escolas de profetas?( ) Ensino através do exemplo e ensino através da Palavra.( ) Ensino através do testemunho e ensino através da experiência.( ) Ensino através da comunhão e ensino através da oração.13- Como se detecta nas escolas de profetas o ensino através do exemplo?( ) As Escolas de Profetas seguiam o idealismo Egípcio concernente à educação.( ) As Escolas de Profetas seguiam o idealismo hebreu concernente à educação.( ) Havia uma relação entre professor e aluno na comunidade onde viviam.( ) A educação acontecia também na sua forma oral e o exemplo era um desses métodos adotados no processo educativo.( ) Não há como negar que Eliseu ensinava somente através da Palavra de DEUS.( ) Não há como negar que Eliseu ensinava através do exemplo.( ) Há vários relatos sobre os milagres de Eliseu, nos quais se percebe que o aprendizado acontecia através da observação das ações do profeta.( ) Geazi, discípulo de Eliseu, sabia que seu mestre era um exemplo de honestidade.( ) Em o Novo Testamento, JESUS CRISTO colocou-se como o exemplo máximo a ser seguido e Paulo se pôs como um modelo a ser imitado.14- Como se detecta nas escolas de profetas o ensino através da Palavra?( ) Eliseu deixou pouca coisa escrita nos livros de 1 e de 2 Reis. Pouco sabemos a seu respeito.( ) Eliseu não deixou nada escrito. O que sabemos dele é através do cronista sagrado.( ) Mas esse fato não significa que o profeta não usasse a Palavra de DEUS em sua vida devocional e também como instrumento de instrução nas Escolas de Profetas.( ) A forma como Eliseu julgava o comportamento dos reis, aprovando-os, ou reprovando-os, não deixa dúvidas de que usava a Palavra de DEUS escrita para discipular os alunos das Escolas de Profetas.( ) Eliseu, por exemplo, mediu a iniquidade de Acabe através da piedade de Josafá.( ) Acabe era um rei mau porque não andava conforme a Palavra de DEUS, enquanto Josafá era estimado por fazer o caminho inverso. CONCLUSÃO 15- Complete:Através do ministério de _________________________________, observamos que as Escolas de Profetas eram dedicadas ao ____________________________ formal. Ali era ensinada a Palavra de DEUS. Esse fato, por si só, é de grande relevância para nós, porque demonstra a preocupação do homem de DEUS em passar a outros o ______________________________________ correto sobre o DEUS único e verdadeiro. Os tempos mudam e a cultura também. Hoje, sabemos que a __________________________________ secular possui grande importância e, infelizmente para muitos, é a única forma de educação existente. Não podemos negligenciar a educação secular, mas não podemos de forma alguma perder de vista a dimensão __________________________________ do conhecimento divino, que se encontra na Bíblia Sagrada. RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htmAJUDACPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htmBÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPADSOARES, Esequias. O Ministério Profético na Bíblia: A voz de DEUS na Terra. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.SOARES, Esequias. Visão Panorâmica do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia do Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. William Macdonald - Comentário Bíblico popular (Antigo Testamento). Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal. O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS. Comentário Bíblico NVI - EDITORA VIDA. Revista Ensinador Cristão - nº 52 - CPAD. Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.GARNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDAELISSEN, Stanley. Conheça melhor o Antigo Testamento. VIDA.CHAMPLIN, R.N. O Novo e o Antigo Testamento Interpretado versículo por Versículo. STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPADAS GRANDES DEFESAS DO CRISTIANISMO - CPAD - Jéfferson Magno CostaO NOVO DICIONÁRIO DA BÍBLIA – Edições Vida Nova – J. D. DouglasA ESPADA CORTANTE – VOLUME UM – CPAD – Orlando S. Boyerhttp://www.gospelbook.netwww.ebdweb.com.brhttp://www.escoladominical.nethttp://www.portalebd.org.br/
LIÇÃO 10, HÁ UM MILAGRE EM SUA
CASALIÇÕES
BÍBLICAS - 1º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultosTema: Elias
e Eliseu um Ministério de Poder para toda a Igreja.
Comentário: Pr. José Gonçalves Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz
Henrique de Almeida Silva QUESTIONÁRIO NÃO DEIXE
DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E
EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm TEXTO ÁUREO "Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos,
e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe à parte o que estiver cheio"
(2 Rs 4.4). VERDADE PRÁTICA A história da multiplicação do azeite da viúva mostra
claramente que o Senhor é soberano e gracioso para suprir todas as
necessidades de seus filhos LEITURA DIÁRIASegunda - 2 Rs 4.2 - As carências humanas
Terça - Sl 116.5 - A compaixão divina Quarta - Tg 2.7 - A fé obedienteQuinta - 2 Rs 7.1 - O braço divino Sexta - Mc 1.40-42 - O sofrimento humanoSábado - At 3.8 - A glória manifestadaLEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 2
Reis 4.1-71 E uma mulher das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a
Eliseu dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo
temia ao SENHOR; e veio o credor a levar-me os meus dois filhos para serem
servos. 2 E Eliseu lhe disse: Que te hei de eu fazer? Declara-me que é o que
tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija
de azeite. 3 Então, disse ele: Vai pede para ti vasos emprestados a todos os
teus vizinhos, vasos vazios, não poucos. 4 Então, entra, e fecha a porta
sobre ti e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe
à parte o que estiver cheio. 5 Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si
e sobre seus filhos; e eles lhe traziam os vasos, e ela os enchia. 6 E
sucedeu que, cheios que foram os vasos, disse a seu filho: Traze-me ainda um
vaso. Porém ele lhe disse: Não há mais vaso nenhum. Então, o azeite parou. 7
Então, veio ela e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o
azeite e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.Aprenderemos aqui que não falta azeite, faltam vasilhas para
serem cheias.Não faltam viúvas (necessitados), faltam quem as ame e as ajude.Não faltam crentes, faltam Homens de DEUS.É muito bom quando
alguém é chamado pelo nome por DEUS – Ex. Elizeu e Paulo.7 anos de preparo de
Elizeu.Só Moisés no AT foi
mais usado que Eliseu.Depois de abrir o
Jordão Eliseu já conhecido agora como profeta de DEUS, inicia seu ministério
de milagres em Israel.Esta lição com o tema
“Há um milagre em sua casa” revela-nos o amor, a compaixão e o cuidado de
DEUS por uma pobre viúva de um profeta de DEUS e seus dois filhos.Cada um de nós como
casa de DEUS (Jo 17), tabernáculo, morada de DEUS na terra, templo do
Espírito Santo (1 Co 6.19), temos a responsabilidade de ministrarmos aos
outros o que recebemos, pois o poder de DEUS reside em nós. Em Atos diz
Jesus: Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo.Milagres devem ser
corriqueiros no meio da Igreja que se diz pentecostal, se diz igreja cristã,
pois DEUS confirma com sinais, prodígios e maravilhas os que são seus.Em Corinto, apesar dos pecados, a igreja possuía crentes
dotados com os dons do ESPÍRITO SANTO, imagine nossa igreja de hoje com
crentes tão santos! Deveríamos ser todos cheios do ESPÍRITO SANTO e cada um
deveria ter pelo menos um dom do ESPÍRITO SANTO em operação na sua vida.Exemplo:Atos 2.22 – JESUS,
varão aprovado com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no
meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;Mc 16.20 E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes,
cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se
seguiram. Amém. 1 Coríntios 4:20
Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder. Mateus 22:29 Jesus,
porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o
poder de Deus. 1 Coríntios 2:5Para
que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de
Deus. Romanos 15:19 Pelo
poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que
desde Jerusalém, e arredores, até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de
Jesus Cristo. 2 Coríntios 4:7
Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder
seja de Deus, e não de nós. 1 Pedro 4:11 Se
alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar,
administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja
glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o
sempre. Amém. Atos 6:8 E Estêvão,
cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
1
Coríntios 4:19 Mas em breve irei ter convosco, se o Senhor quiser, e então
conhecerei não as palavras dos que andam ensoberbecidos, mas o poder. João 2:23 E, estando
ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que
fazia, creram no seu nome. Atos 8:6 E as
multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque
ouviam e viam os sinais que ele fazia; João 6:2 E grande
multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos.
Atos 2:43 E em toda a
alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
Atos 4:3 Enquanto
estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo
nome de teu santo Filho Jesus. Atos 15:12 Então toda
a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão
grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios.
Não é o sinal que
confirma a Palavra que pregamos, mas é DEUS que faz o milagre para comprovar
que ELE é quem está presente e que a Palavra pregada será sua palavra.Veja que o
milagre vem primeiro e depois a Palavra em vários textos de Atos.Dom de línguas em -
Atos 2.11.Cura do paralítico em
- Atos 3.6.Pedro e
Tabita ou Dorcas Atos 9.40.Paulo e o paralítico
de Listra - Atos 14.8.Paulo e jovem,
que tinha espírito de adivinhação - Atos 16:16Muitas vezes o milagre pode ocorrer para
identificar o homem que fala em nome de DEUS, confirmando sua autoridade.Exemplo - Moisés perante faraó.Elias por vezes disse - Se eu sou homem de
DEUS...2 Reis 1:10 Mas Elias respondeu, e disse ao
capitão de cinqüenta: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e
te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então fogo desceu do céu, e consumiu a
ele e aos seus cinqüenta. 2 Reis 1:12 E respondeu Elias: Se eu sou homem
de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então o
fogo de Deus desceu do céu, e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta. Atos 2.22 – JESUS,
varão aprovado com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no
meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;Muitas vezes os milagres vêem para confirmar a
Palavra pregada também.
E eles, tendo partido, pregaram por todas as
partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os
sinais que se seguiram. Amém.
Marcos 16:20
E eles, tendo partido, pregaram por todas as
partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os
sinais que se seguiram. Amém.
Marcos 16:20
Marcos 16:20 E eles, tendo
partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e
confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém. Mulher de um dos
profetas, talvez do Obadias que fez dívidas para sustentar os 100 profetas
escondidos por ele segundo Flávio Josefo. Não creio que seja Obadias, pois a
bíblia o teria citado por nome. pode até ser um filho de Obadias o profeta
que havia morrido e deixado a mulher viúva com seus dois filhos.Morreu um profeta,
homem de DEUS, pobre, mas DEUS se incumbiu de pagar suas dívidas depois de
morto devido à lei assim ensinar que os filhos poderiam ser levados como
escravos por sete anos para saldarem a dívida de seus pais.Azeite muito provavelmente é o azeite que estava
na vasilha de unção do profeta seu marido (2 Rs 4.2; 9.1 -Almotólia de
azeite – ou botija pequena). Azeite caríssimo.O ÓLEO DA UNÇÃO
- SUA COMPOSIÇÃO. Era composto de "principais especiarias": mirra, canela
aromática, cálamo aromático, cássia e azeite de oliveiras. (Ver Ex 30.22-25).
Era o "azeite da santa unção". Talvez esse seja o azeite usado
na multiplicação - só restava na casa da viúva uma botijinha de azeite que seu
esposo profeta utilizava para ungir aquele ou aquilo que DEUS mandasse.Morreu
um profeta, homem de DEUS, pobre, mas DEUS se incumbiu de pagar suas dívidas
depois de morto devido à lei assim ensinar que os filhos poderiam ser levados
como escravos por sete anos para saldarem a dívida de seus pais.Azeite muito provavelmente é o
azeite que estava na vasilha de unção do profeta seu marido (2 Rs 4.2; 9.1 - Almotólia
de azeite – ou botija pequena). Azeite caríssimo.Há Um Milagre em Sua Casa Ev. Renato Bromochenkel Neste capítulo estudaremos o texto bíblico sobre a
multiplicação do azeite na casa da viúva (2 Rs 4.1-7). Não há dúvidas de que
esta é uma das mais surpreendentes passagens bíblicas. Nela vemos o pouco
ficar muito, a escassez se converter em abundância e o vazio ficar cheio!
Vemos ainda como a graça de Deus alcança os corações desesperados. Esse
texto, portanto, é bem claro em revelar que os milagres acontecem
primeiramente em decorrência da bondade de Deus e cm resposta a uma fé
obediente.“E o azeite parou” (2 Rs 4.6). Sabemos que à luz da
Escritura, o azeite é um dos muitos símbolos do Espírito Santo e podemos
usá-lo de forma apropriada como uma metáfora para ilustrá-lo. A pergunta a
ser feita no atual contexto evangélico brasileiro é: Por que o azeite está
parando? Dizendo isso de uma outra forma, por que a influência do Espírito
Santo em nosso meio parece estar diminuindo? Por que os pentecostais, que já
somam mais de meio bilhão de seguidores, parecem influenciar cada vez menos
o mundo a sua volta? Alguma coisa parece estar errada ou no mínimo fora de
lugar.Acredito que esse capítulo traz uma resposta satisfatória
para nós. Vamos analisá-lo de uma forma mais detalhada e detectar porque o
atual avivamento aviva cada vez menos!Por que o azeite está parando?Em primeiro lugar, o azeite para quando ele não está sendo
usado na esfera familiar — ‘Dize-me que é o que tens em casa” (2 Rs 4.2).
Essa foi a pergunta feita pelo profeta Eliseu. Todo avivamento genuíno tem
início a partir da família. Sem famílias renovadas não há avivamento.
Recentemente o escritor norte-americano Wayne Gruden escreveu um livro
intitulado: Famílias Fortes, Igrejas Fortes.1 E a pura verdade. O
contrário também é verdade — famílias fracas, igrejas fracas! Por que
estamos vivendo um avivamento que parece cada vez mais influenciar cada vez
menos? Queremos uma igreja revitalizada, mas as famílias estão doentes e por
essa razão os avivamentos são tão superficiais.Aqui cabe a pergunta: o que temos em casa? Quem somos na
igreja é um reflexo do que temos em casa. Quando Paulo escreveu sobre as
qualificações exigidas para os ministros do evangelho, ele pôs a família na
ordem de prioridade (1 Tm 3.2,4).Aqui está o modelo ideal de família e de um ministério
autêntico. Ainda lembro da norte-americana que foi professora de Novo
Testamento no Seminário Batista. Aquela amada professora
fora missionária por longos anos na China e viera concluir seu ministério
como professora de Novo Testamento e Teologia Bíblica naquele Seminário. Ela
costumava dizer que o obreiro que tivesse filhos indisciplinados ou
desviados do evangelho estava desqualificado para liderar. Segundo ela, o
pastor que se encontrava nessa situação deveria pedir uma licença para
cuidar da família. Nós sabíamos que não se tratava de uma análise
superficial, mas a reflexão de alguém que devotou toda a sua vida ao
ministério, inclusive escolhendo ser celibatária para melhor servir ao
Senhor.Muitos anos já se passaram depois que ouvi aquelas palavras,
mas elas continuam ecoando em minha mente. Será que estamos levando a sério
essas recomendações do apóstolo, pondo a família em lugar de destaque no
ministério? Infelizmente muitos obreiros não educaram seus filhos e muito
menos os criaram sob disciplina. A consequência disso são frequentes
escândalos envolvendo filhos de pastores. E o que é pior, parece que nos
encontramos totalmente despreparados para enfrentar uma cultura mundanizada.Não tenho dúvidas de que o advento da cultura pós-moderna
abriu uma fissura enorme na tradição cristã ocidental. Com o advento da
pós-modernidade a partir dos anos 60 e 70, uma era de incerteza e de
verdades fragmentadas passaram a imperar em todos os segmentos da sociedade,
inclusive mudando a sua cosmovisão.2 Antes, os valores
judaico-cristãos dominavam em nossa cultura ocidental, mas com o advento do
pós-modernismo, novos valores passaram a nortear a nossa forma de pensar.
Parece que a igreja foi pega de surpresa e seus líderes ficaram como barco à
deriva sem saber bem o que fazer. Quando um paradigma cai, ensinou Thomas
Kuhn em sua teoria das revoluções científicas, um outro paradigma ocupa o
lugar do antigo.3 O problema é que muitas vezes não há um modelo
devidamente estruturado para preencher o espaço deixado pelo antigo
paradigma que deixou de existir.Traduzindo isso em palavras mais simples, quando o modelo
pós-moderno de enxergar as coisas chegou oficialmente, ficamos a observar os
valores tradicionais que protegiam nossa sociedade, e consequentemente
nossas famílias, serem pulverizados e ficamos apenas assistindo a tudo isso
sem dar uma resposta, à altura, a esse ataque. Muitos anos depois, os
pastores, teólogos e filósofos cristãos acordaram para a seriedade da coisa
e passaram a atacar de forma sistemática esse sistema maligno que fragmentou
a estrutura dos valores da cultura judaico-cristã. Infelizmente parece que a
reação aconteceu muito tarde e hoje vemos uma nova cosmovisão imperando em
nossa sociedade e ditando como deve ser a vida do nosso povo e
consequentemente de nossas famílias.O que fazer, pois diante desse desafio cultural emergente? O
que tens em tua casa? Que valores estão norteando a nossa família? Será que
são valores cristãos que estão orientando a nossa fé ou é um paganismo
cristianizado? Como confrontar esse novo paradigma? O azeite para quando a porta não está
fechada — Porta fechada fala de fechar a porta para o mundo, para os
costumes e paradigmas do mundo (observação nossa). Muitas vezes DEUS faz o
milagre de portas fechadas para não nos expor diante das multidões - Você
suporta seu problema em segredo? DEUS o está vendo e vai realizar seu
milagre de portas fechadas (observação nossa).Em terceiro lugar, o azeite para quando a estrutura fica
inadequada — “Não há mais vasilha nenhuma” (2 Rs 4.6). O azeite parou porque
não cabia mais nas vasilhas ou porque a estrutura ficou inadequada para o
tamanho do milagre. O pentecostalismo surgiu como um “Movimento” e não como
uma denominação! Isso é importante porque nenhuma denominação pode
reivindicar sua patente. O pentecostes não pode ser patenteado! O que parece
estar acontecendo no atual avivamento brasileiro é a inadequação das
estruturas existentes para conter o azeite pentecostal. A nossa estrutura
parece se assemelhar com as cisternas do tempo do profeta Jeremias que não
podiam conter água: “Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me
deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas,
que não retém as águas.” (Jr 2.13).Em quarto lugar, o azeite para quando não há prestação de
contas — “Vende o azeite e paga a tua dívida” (2 Rs 4.7). Há um avivamento
brasileiro que é totalmente inconsequente. Ninguém presta contas de nada! É
escândalo por cima de escândalo! A imprensa mostra, quase que diariamente,
os truques usados por pregadores midiáticos para arrancar dinheiro de seus
fiéis. Temos um clero com a mesma estrutura do período medieval onde os
privilégios se tornaram escandalosos e isso pode ser facilmente observado.
Basta verificarmos os super salários pagos a muitos líderes religiosos para
constatar esse fato. Há líderes enriquecendo à custa do espólio das igrejas.7Recentemente, para ser mais preciso, em Março de 2013,
procuramos cantores e cantoras para cantarem em uma festa que acontecerá
aqui em Imperatriz brevemente. Pasmem! O "cachê' médio gira em torno de R$
15.000,00 (Quinze mil reais). Observação nossa. Quem é culpado por esses
absurdos? Responda: EU.Em quinto lugar, o azeite para quando ele fica rançoso —
‘Ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveira” (Ex
27.20). O azeite tinha que ser puro, não podia ser estragado. Quando o
azeite está estragado ele fica rançoso. Temos muito óleo no atual contexto
evangélico brasileiro. As estatísticas atualizadas informam que o
pentecostalismo foi o segmento que mais cresceu, correspondendo a 60% da
membresia evangélica brasileira. Ê um crescimento espetacular, mas há muito
óleo misturado e rançoso nesse meio. E essa mistura que tem estragado o
azeite.A motivação do milagre“De acordo com a lei hebraica, um credor poderia tomar um devedor e seus
filhos como servos, mas não deveriam tratá-los como escravos (Ex 21.1-11; Lv
25.29-31; Dt 15.1-11). Seria uma grande tristeza para essa mulher perder o
marido para a morte e os dois filhos para a servidão, mas Deus é aquele que
“faz justiça ao órfão e à viúva” (Dt 10.18; SI 68.5; 146.9) e enviou Eliseu
para ajudá-la.”8DEUS opera pelo amor - é preciso que aquele que quer ser
usado por DEUS em milagres ame as pessoas e deseje que elas fiquem livres de
suas angústia, doenças, tristezas, problemas, etc...A misericórdia divinaNão foi apenas por ser pobre que a viúva foi socorrida,
nem tampouco por haver sido esposa de um dos discípulos dos profetas (2 Rs
4.1). O texto diz que ela “clamou” ao profeta Eliseu (2 Rs 4.1). O termo
hebraico que traduz essa palavra é tsa'aq, que possui o sentido de clamar
por ajuda, chorar em voz alta. O profeta ficou sensibilizado; Deus se
compadeceu daquela mulher sofredora. Tudo funciona pela graça de DEUS - nada é por merecimento.
DEUS nos ama e envia seus servos na hora certa para fazer o que DEUS mais
sabe fazer - amar.A dinâmica do milagreUm pouco de azeiteDiante do clamor da viúva, o profeta Eliseu perguntou-lhe:
“Que te ei de fazer? Dize-me o que é que tens em casa. Ela respondeu: tua
serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite”(2 Rs 4.2). Talvez a botija de azeite usada por seu marido para ungir. A
mulher não a manuseava, portanto se esquecera dela, mas procurando na
memória viu que pelo menos isso havia em sua casa. As coisas despresadas, as
coisa vis deste mundo são as que DEUS usa. Na família de Davi se esqueceram
do menor e mais humilde, mas ali estava a vasilha que DEUS queria usar.E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis,
e as que não são, para aniquilar as que são; 1 Coríntios 1:28O que você tem em casa? Talvez um pregador, uma cantora, um
evangelista, um musisista. Talvez você mesmo não saiba seu valor para DEUS.Uma fé obediente“Vai, pede emprestadas vasilhas”. A fé é demonstrada pela
ação (Tg 2.17). Obediência observada na mulher para obedecer ao homem de
DEUS. Obediência observada em seus filhos para obedecerem à sua mãe.Obedecer e agir, são dois ingredientes necessários ao
milagre.Os instrumentos do milagreO instrumento humanoPor várias vezes no livro de 2 Reis, o profeta Eliseu é
chamado de “Homem de Deus” (2 Rs 4.7; 4.9; 4.16; 6.9). Você conhece algum homem de DEUS? Conhece mesmo? DEUS o usa
em algum milagre? Os milagres confirmam um ministério. DEUS sempre tem um
servo seu bem pertinho de você para realizar um milagre em sua casa.O instrumento divino“segundo a palavra do Senhor” (2 Rs 7.16). O que o Senhor
faz, Ele o faz através de sua Palavra e muitas vezes realiza milagres para
cumprir a palavra de seus escolhidos como profetas.E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome
do SENHOR; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois
daqueles meninos. 2 Reis 2:24E respondeu Elias: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do
céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então o fogo de Deus desceu do
céu, e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta. 2 Reis 1:12Eis aí, pois, agora contra ti a mão do Senhor, e ficarás
cego, sem ver o sol por algum tempo. E no mesmo instante a escuridão e as
trevas caíram sobre ele e, andando à roda, buscava a quem o guiasse pela
mão. Atos 13:11O objetivo do milagreAlguns milagres realizados através do profeta Eliseu deixam
bem claro que os mesmos ocorreram em resposta a uma necessidade humana e
também em resposta ao sofrimento (2 Rs 4.1-7; 4.8-38; 5.1-19; 6.1-7). É evidente que não estão os milagres de DEUS apenas restritos
ao sofrimento humano e às necessidades humanas, mas podem acontecer também
para cumprir seus propósitos salvíficos e para os amais diversos fins.Glorificar a DeusOs milagres se centralizam em Deus. Os milagres
narrados nas Escrituras, tanto no Antigo com em o Novo Testamento, objetivam
a glória de Deus. Em nenhum momento encontramos os profetas buscando chamar
a atenção para si. Quem tentou fazer isso e se beneficiar de forma indevida
dos milagres de Deus foi Geazi, o moço de Eliseu. Quando assim procedeu foi
punido de uma forma dura (2 Rs 5.20-27). Em o Novo Testamento observamos
Pedro e Paulo pondo em destaque esse fato e mostrando que Deus e não os
homens devem ser glorificados (At 3.8,12; At 14.14,15).Toda honra, poder e glória pertencem a DEUS. Os milagres são
operados pelo poder do ESPÍRITO SANTO, de acordo com a vontade de DEUS PAI,
tendo como agente realizador JESUS CRISTO.Todos devem desejar serem instrumenttos de DEUS para
realização de milagres sem visarem lucros financeiros, mas motivados pelo
amor de DEUS derramado em nossos corações. INTERAÇÃOProfessor, você crê em milagres? Então, não terá dificuldades
no preparo desta lição, pois estudaremos a respeito de um dos milagres de
Eliseu: a multiplicação do azeite na casa da viúva. Esta é uma das mais
surpreendentes passagens bíblicas para aqueles que creem que para o Senhor
não há causa impossível. Este milagre nos ensina que o pouco com DEUS
torna-se muito e a escassez pode converter-se em abundância. O DEUS de
Eliseu é o nosso DEUS. Ele é imutável, e mediante sua graça continua a
alcançar os corações daqueles que estão desesperados por um milagre. No
decorrer da lição, enfatize que o Pai Celeste realiza milagres não porque
merecemos. Não somos merecedores de nada, sua graça nos basta, mas os
milagres em nossa vida são decorrentes da bondade divina. DEUS é bom! OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:Atentar para a real motivação de um milagre. Identificar os instrumentos de um milagre. Especificar os reais objetivos de um milagre.ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICAInicie a lição fazendo a seguinte indagação: "Mesmo em meio à
escassez, você crê que DEUS é poderoso para suprir suas necessidades?" Ouça
os alunos com atenção. Explique que muitas vezes DEUS permite um período de
escassez para que venhamos nos humilhar perante Ele e reconhecer a nossa
dependência dEle. Enfatize o fato do quanto a fé daquela viúva e dos seus
filhos foi fortalecida depois de experimentarem da provisão divina. Conclua
lendo com a classe Tiago 4.10 e Mateus 5.4.PALAVRA-CHAVE: PROVISÃO - Atos
ou efeito de prover, provimento, abastecimento, fornecimento.RESUMO DA LIÇÃO 10, HÁ UM
MILAGRE EM SUA CASAI. A MOTIVAÇÃO DO MILAGRE 1. A necessidade humana.
2. A misericórdia divina.
II. A DINÂMICA DO MILAGRE 1. Um pouco de azeite. 2. Uma fé obediente. III. OS INSTRUMENTOS DO
MILAGRE 1. O instrumento humano.
2. O instrumento divino.
IV. O OBJETIVO DO MILAGRE 1. Uma resposta ao sofrimento.
2. Glorificar a DEUS. SINÓPSE DO TÓPICO (1) - O milagre ocorrido na casa da viúva
aconteceu como resposta a uma carência humana e como resultado da compaixão
divinaSINÓPSE DO TÓPICO (2) - Um pouquinho pode tornar-se muito se
vem com a bênção de DEUS. SINÓPSE DO TÓPICO (3) - A Palavra do Senhor foi o agente
causador do milagre na vida da viúva. O que o Senhor faz, Ele o faz através
da sua PalavraSINÓPSE DO TÓPICO (4) -Todos os milagres realizados por
Eliseu ocorreram em resposta a uma necessidade humana e também ao sofrimentoAUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO -
Subsídio Devocional"Feche a porta para a dúvidaUm fator muito importante na história deste milagre é o que
aconteceu após a viúva ter tomado emprestadas as vasilhas vazias de seus
vizinhos curiosos. Eliseu lhe disse: 'Então entra, e fecha a porta sobre ti,
e sobre teus filhos...' Sempre haverá muitas pessoas para dizer ao
contrário. Há os que replicam: 'Os antecedentes são contra isso. Tentamos
antes e falhamos'. Há também os que se queixam: 'Não podemos suportar isso'.
Eliseu simplesmente insistiu para que ela deixasse de fora os incrédulos, e
fechasse os ouvidos para a dúvida.Os vizinhos que estavam cientes de sua situação talvez fossem
levados a pensar que as atitudes eram excêntricas e, com certeza, a
ridicularizariam. Tachariam-na de tola por acreditar em algo tão impossível
como que lhe propusera o profeta.JESUS advertiu: 'Atentai no que ouvis' (Mc 4.24). Ele sabia
que agimos e reagimos de acordo com aquilo que ouvimos daqueles que estão à
nossa volta. Eliseu também sabia quão rapidamente as sementes de dúvida
crescem no solo do desespero e da perversidade humana. Dessa maneira,
recomendou à viúva que entrasse em sua casa e fechasse a porta da dúvida.
Assim como Maria, mãe de nosso Senhor, devemos considerar alguns sonhos em
nossos corações, ao invés de vê-los assassinados numa conversa casual (Mt
7.6)" (BARNETT, Tommy. Há um milagre em sua casa: A solução de DEUS começa
com o que você tem. 9. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p. 36)BIBLIOGRAFIA SUGERIDA BARNETT, Tommy. Há um milagre em sua casa: A solução de DEUS
começa com o que você tem. 9. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. ZUCK, Roy B. Teologia do Antigo Testamento. 1. ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2009.SAIBA MAIS - Revista Ensinador
Cristão - CPAD, nº 53, p.41.QUESTIONÁRIOLIÇÃO 10, HÁ UM MILAGRE EM SUA CASAResponda conforme
a revista da CPAD do 1º Trimestre de 2013Complete os
espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsasTEXTO
ÁUREO 1- Complete:"Então, entra, e fecha a
porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o __________________________ em
todos aqueles __________________________, e põe à parte o que estiver
______________________________" (2 Rs 4.4). VERDADE
PRÁTICA 2- Complete:A história da
______________________________ do azeite da viúva mostra claramente que o
Senhor é ________________________ e gracioso para _________________________ todas as necessidades de seus filhos COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO 3- O que nos mostra a narrativa bíblica sobre a multiplicação do azeite na casa da viúva
(2 Rs 4.1-7)?( ) O
cheio ficar vazio.( ) O pouco tornar-se muito.( ) A escassez converter-se em
abundância.( ) O vazio ficar cheio.( ) A graça de DEUS alcançar os
corações desesperados. I. A
MOTIVAÇÃO DO MILAGRE 4- Qual a motivação de
DEUS em realizar o milagre da multiplicação do azeite da viúva?( ) A necessidade humana.
( ) A misericórdia divina.
(
) O poder divino.5- Quais eram a situação
e a necessidade da viúva? ( )
Aquela mulher perdera o marido, que havia
falecido, e agora corria o risco de perder também seus três filhos para os credores se
não quitasse uma dívida. ( ) As bênçãos de DEUS vêm em
resposta a uma necessidade humana. (
) O milagre ocorrido na casa da viúva de um dos discípulos dos profetas
confirma esse fato.( ) O texto expõe a extrema
penúria na qual essa pobre mulher havia ficado. ( ) Perdera o marido, que havia
falecido, e agora corria o risco de perder também os filhos para os credores se
não quitasse uma dívida. (
) Era costume naqueles dias um credor obrigar um devedor a saldar a sua
dívida através do trabalho servil ou escravo.( ) Essa
mulher, portanto, necessitava urgentemente que alguma coisa fosse feita para
tirá-la daquela situação. (
) Sabedora que o profeta Eliseu era um homem de DEUS, recorreu a ele.(
) A Escritura mostra que o Senhor socorre o necessitado.6- De que forma a
misericórdia divina foi colocada em ação no caso da viúva? ( ) O termo hebraico que traduz essa palavra é
na'im me'od, que possui o sentido de
clamar por ajuda, chorar em voz alta. (
) Não foi apenas por ser pobre que a viúva foi socorrida, nem tampouco por
haver sido esposa de um dos discípulos dos profetas.(
) O texto diz que ela "clamou" ao profeta Eliseu.( ) O termo hebraico que traduz essa palavra é tsa`aq, que possui o sentido de
clamar por ajuda, chorar em voz alta. ( ) O profeta ficou sensibilizado; DEUS
compadeceu-se daquela mulher sofredora. ( ) O Senhor é compassivo, misericordioso e
longânimo. II. A
DINÂMICA DO MILAGRE 7- Diante do clamor da
viúva, o profeta Eliseu perguntou-lhe: "Que te hei de eu fazer? Declara-me que é
o que tens em casa. O que possuía aquela pobre viúva para ser usado por DEUS?(
) Disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite".(
) Disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite e um
saco de farinha".( ) O milagre acontece na esfera familiar: "o que tens em casa". O
lar e a família são importantes para DEUS. ( ) Um pouquinho pode
tornar-se muito se vem com a bênção de DEUS. ( ) O texto hebraico destaca
que a porção de azeite da mulher era tão minguada que ela quase esqueceu que o
possuía. ( ) Foi esse pouco que o Senhor usou para operar o grande
milagre. ( ) O que possuímos pode ser bem pouco, mas é suficiente para DEUS operar
os seus propósitos.8- Que tipo de fé possuía
aquela pobre mulher viúva?(
) A instrução dada pelo profeta Eliseu para solucionar o problema da viúva é
bastante reveladora sobre a dinâmica desse milagre.(
) A ordem dada pelo profeta Eliseu para solucionar o problema da viúva é
clara e o milagre só ocorreria um ano depois.( ) Num primeiro momento, o profeta chamou a
mulher à ação: "Vai, pede para ti vasos emprestados". ( ) A fé é demonstrada pela
ação. JESUS também viu a fé do paralítico e dos homens que o
conduziram em Cafarnaum.( ) Em segundo lugar, o milagre deveria
acontecer de portas fechadas: "Fecha a porta", disse o profeta. ( ) A mulher
obedeceu ao profeta, e o azeite começou a fluir. ( ) E, assim, pôde ela salvar os
filhos, pagar as dívidas e viver dignamente. ( ) É possível que uma das causas da
escassez de milagres hoje esteja na publicidade desenfreada. ( ) DEUS quer
privacidade, mas os homens gostam de notoriedade. (
) Gostam de aparecer e vangloriar-se.( ) Deixam a porta aberta para serem vistos! III. OS
INSTRUMENTOS DO MILAGRE 9- De que maneira o
instrumento humano é usado por DEUS no milagre da multiplicação do azeite?( ) DEUS usa homens
de vez em quando e anjos sempre, como está demosntardo na Bíblia. (
) Por várias vezes, no livro de 2 Reis, o profeta Eliseu é chamado de "Homem
de DEUS".( ) Sem dúvida esses textos demonstram que Eliseu era um instrumento de DEUS
para a operação de milagres. ( ) DEUS usa homens! Esse é um fato fartamente
demonstrado na Bíblia. (
) Para formar uma nação e através dela revelar seu plano de salvação à
humanidade, o Senhor chamou Abraão.(
) Para tirar os israelitas do Egito, DEUS usou Moisés.(
) Para levar a mensagem do Evangelho aos gentios, o Senhor usou a Pedro.(
) DEUS também chamou a Paulo para ser "um instrumento escolhido" para levar
seu nome perante os nobres.(
) Para salvar-nos, DEUS humanizou-se na pessoa bendita de JESUS CRISTO.(
) Para a obra missionária de DEUS, Ele conta com você!.10- De que maneira DEUS
usa sua Palavra como instrumento divino para seus milagres? ( ) O texto põe a
ordem do profeta como agente
causador do milagre. ( ) Quando uma grande fome
assolava Samaria, o profeta Eliseu profetizou abundância de alimentos: "Então,
disse Eliseu: Ouvi a palavra do Senhor; assim diz o Senhor: Amanhã, quase a este
tempo, uma medida de farinha haverá por um siclo, e duas medidas de cevada, por
um siclo, à porta de Samaria".( ) O cumprimento dessa profecia parecia
pouco provável naqueles dias, a ponto de o capitão, em cujo braço o rei se
apoiava, haver ironizado: "Ainda que o Senhor fizesse janelas no céu,
poder-se-ia fazer isso?" (2 Rs 7.2). (
) Mas a profecia cumpriu-se exatamente como Eliseu havia predito.( ) O texto põe a Palavra do Senhor como agente
causador do milagre. (
) O cronista observa que esses fatos ocorreram "segundo a palavra do
Senhor". ( ) O que o Senhor faz, Ele o faz através de sua
Palavra. IV. O
OBJETIVO DO MILAGRE 11- Qual a
resposta divina ao sofrimento do justo?(
) O Novo Testamento mostra-nos que o Senhor JESUS expulsava demônios e
levantava paralíticos para que fosse reconhecido como DEUS.(
) Todos os milagres realizados por Eliseu deixam bem claro que eles
ocorreram em resposta a uma necessidade humana e também ao sofrimento.(
) O Novo Testamento mostra-nos que o Senhor JESUS libertava e curava porque
se compadecia do sofrimento humano.12- De que maneira os
milagres podem Glorificar a DEUS?( ) Os milagres se centralizam
no homem e em DEUS. ( ) Os milagres não se centralizam
no homem, mas em DEUS. ( ) Os milagres narrados nas Escrituras objetivam a glória de
DEUS. ( ) Em nenhum momento, encontramos os profetas buscando chamar a atenção para
si através dos milagres que realizavam nem tirar proveitos deles. (
) Em o Novo Testamento, observamos Pedro e Paulo pondo em destaque esse fato
e mostrando que DEUS, e não os homens, é quem deve ser glorificado.13- Quem tentou tirar proveito de milagre para beneficiar-se de forma indevida?
Qual o resultado disso?( ) Geazi, o servo de Elias.
( ) Geazi, o servo de Eliseu.
( ) Quando assim procedeu foi severamente punido.CONCLUSÃO 14- Complete:O milagre da
__________________________________________ do azeite é um testemunho do
poder de DEUS, que se compadece dos sofredores que o buscam de todo o
coração. O foco, portanto, dessa bela história não é a
_____________________________ nem tampouco o profeta Eliseu, mas o Senhor
que através da instrumentalidade do seu servo abençoa essa pobre mulher. A
história faz-nos lembrar um outro feito extraordinário e muito mais
relevante do que esse: a multiplicação dos _____________________________ e
____________________________ por nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO. Ele
foi, é e sempre será a resposta a todo ____________________________________________ humano.
RESPOSTAS
DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htmAJUDACPAD - http://www.cpad.com.br/ -
Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos
Pentecostal.VÍDEOS da EBD na TV, DE
LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htmBÍBLIA ILUMINA EM CD -
BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer
- CPADSOARES, Esequias. O
Ministério Profético na Bíblia: A voz de DEUS na Terra. 1.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2010.SOARES, Esequias. Visão
Panorâmica do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia
do Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. William Macdonald - Comentário Bíblico popular (Antigo Testamento).
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico NVI - EDITORA VIDA.
Revista Ensinador Cristão - nº 52 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.GARNER, Paul. Quem é quem na
Bíblia Sagrada. VIDAELISSEN, Stanley. Conheça
melhor o Antigo Testamento. VIDA.CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento Interpretado versículo por Versículo. HAGNOS.STAMPS, Donald C. Bíblia de
Estudo Pentecostal. CPADAS GRANDES DEFESAS DO CRISTIANISMO - CPAD -
Jéfferson Magno CostaO NOVO DICIONÁRIO DA BÍBLIA – Edições Vida Nova
– J. D. DouglasA ESPADA CORTANTE – VOLUME UM – CPAD – Orlando
S. Boyer1 GRUDEN, Wayne. Famílias
Fortes, Igrejas Fortes. Sao Paulo: Editora Vida.2 Conceito desenvolvido por
Ilya Prigogine em seu livro O Fim das Certezas - tempo, caos e as leis da
natureza. São Paulo: Editora UNESP, 1996. Prigogine é professor da
Universidade Livre de Bruxelas e da Universidade do Texas e ganhador do
prêmio Nobel de Química.3 KHUN, Thomas. A Estrutura
das Revoluções Científicas. São Paulo: Editora Perspectiva.4 MORAES, Maria Cândida. O
Paradigma Educacional Emergente. Editora Papirus.5 GRENZ, Stanley J.
Pós-Modernismo — um guia para entender a filosofia de nosso tempo. São
Paulo: Editora Vida Nova, 1997. Antonio Cruz em seu livro La Postmodernidad,
defende pressupostos semelhantes.6 MEYER, F.B. Comentário
Bíblico F.B. Meyer. Minas Gerais: Editora Betânia, 2002.7 MCGRATH, Alister. As
Origens Intelectuais da Reforma. Editora Mundo Cristão.8 WIERSBE, Warren W.
Comentário Bíblico Expositivo - históricos. Vol. 2, Rio de Janeiro: Editora
Central Gospel.9 MACDONALD, William.
Comentário Bíblico Popular. São Paulo: Editora Mundo Cristão, 2010.10 WISEMAN, Donald J. 1 e 2
Reis - introdução e comentário. São Paulo: Editora Vida Nova.11 RICHARDS, Larry. Todos os
Milagres da Bíblia. São Paulo: Editora United Press, 2005.