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13 março 2013
LIÇÃO 11, OS MILAGRES DE ELISEU
Pr Henrique, EBD NA TV, Cajamar, SP, Revista Lições Bíblicas, CPAD, Assembleia de Deus Belém, Missões, Central Gospel, ADVEC, BETEL, Madureira, adultos, estudantes, professores, Imperatriz, MA, Ervália, MG, estudos bíblicos, gospel, DEUS, ESPÍRITO SANTO, JESUS, Slides, Trimestres, Tema diversos, meu telefone, 99-99152-0454, Luiz Henrique de Almeida Silva, Canal YouTube, Henriquelhas, Rodovia Edgar Máximo Zambotto, 354, Residencial Vista Bella, Torre A, Apto 95, Jordanésia, Cajamar, SP. CEP: 07786-015
07 março 2013
LIÇÃO 10, HÁ UM MILAGRE EM SUA CASA
LIÇÃO 10, HÁ UM MILAGRE EM SUA CASA LIÇÕES BÍBLICAS - 1º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos Tema: Elias e Eliseu um Ministério de Poder para toda a Igreja.
Comentário: Pr. José Gonçalves
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
QUESTIONÁRIO
NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
TEXTO ÁUREO
"Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos,
e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe à parte o que estiver cheio"
(2 Rs 4.4).
VERDADE PRÁTICA
A história da multiplicação do azeite da viúva mostra
claramente que o Senhor é soberano e gracioso para suprir todas as
necessidades de seus filhos
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 2 Rs 4.2 - As carências humanas
Terça - Sl 116.5 - A compaixão divina
Quarta - Tg 2.7 - A fé obediente
Quinta - 2 Rs 7.1 - O braço divino
Sexta - Mc 1.40-42 - O sofrimento humano
Sábado - At 3.8 - A glória manifestada
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 2
Reis 4.1-7
1 E uma mulher das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a
Eliseu dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo
temia ao SENHOR; e veio o credor a levar-me os meus dois filhos para serem
servos. 2 E Eliseu lhe disse: Que te hei de eu fazer? Declara-me que é o que
tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija
de azeite. 3 Então, disse ele: Vai pede para ti vasos emprestados a todos os
teus vizinhos, vasos vazios, não poucos. 4 Então, entra, e fecha a porta
sobre ti e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe
à parte o que estiver cheio. 5 Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si
e sobre seus filhos; e eles lhe traziam os vasos, e ela os enchia. 6 E
sucedeu que, cheios que foram os vasos, disse a seu filho: Traze-me ainda um
vaso. Porém ele lhe disse: Não há mais vaso nenhum. Então, o azeite parou. 7
Então, veio ela e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o
azeite e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.
Aprenderemos aqui que não falta azeite, faltam vasilhas para
serem cheias.
Não faltam viúvas (necessitados), faltam quem as ame e as ajude.
Não faltam crentes, faltam Homens de DEUS.
É muito bom quando
alguém é chamado pelo nome por DEUS – Ex. Elizeu e Paulo.
7 anos de preparo de
Elizeu.
Só Moisés no AT foi
mais usado que Eliseu.
Depois de abrir o
Jordão Eliseu já conhecido agora como profeta de DEUS, inicia seu ministério
de milagres em Israel.
Esta lição com o tema
“Há um milagre em sua casa” revela-nos o amor, a compaixão e o cuidado de
DEUS por uma pobre viúva de um profeta de DEUS e seus dois filhos.
Cada um de nós como
casa de DEUS (Jo 17), tabernáculo, morada de DEUS na terra, templo do
Espírito Santo (1 Co 6.19), temos a responsabilidade de ministrarmos aos
outros o que recebemos, pois o poder de DEUS reside em nós. Em Atos diz
Jesus: Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo.
Milagres devem ser
corriqueiros no meio da Igreja que se diz pentecostal, se diz igreja cristã,
pois DEUS confirma com sinais, prodígios e maravilhas os que são seus.
Em Corinto, apesar dos pecados, a igreja possuía crentes
dotados com os dons do ESPÍRITO SANTO, imagine nossa igreja de hoje com
crentes tão santos! Deveríamos ser todos cheios do ESPÍRITO SANTO e cada um
deveria ter pelo menos um dom do ESPÍRITO SANTO em operação na sua vida.
Exemplo:
Atos 2.22 – JESUS,
varão aprovado com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no
meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;
Mc 16.20
E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes,
cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se
seguiram. Amém.
1 Coríntios 4:20
Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder.
Mateus 22:29 Jesus,
porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o
poder de Deus.
1 Coríntios 2:5Para
que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de
Deus.
Romanos 15:19 Pelo
poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que
desde Jerusalém, e arredores, até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de
Jesus Cristo.
2 Coríntios 4:7
Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder
seja de Deus, e não de nós.
1 Pedro 4:11 Se
alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar,
administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja
glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o
sempre. Amém.
Atos 6:8 E Estêvão,
cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
1 Coríntios 4:19 Mas em breve irei ter convosco, se o Senhor quiser, e então conhecerei não as palavras dos que andam ensoberbecidos, mas o poder. João 2:23 E, estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome. Atos 8:6 E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia; João 6:2 E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos. Atos 2:43 E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. Atos 4:3 Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus. Atos 15:12 Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios. Não é o sinal que confirma a Palavra que pregamos, mas é DEUS que faz o milagre para comprovar que ELE é quem está presente e que a Palavra pregada será sua palavra. Veja que o milagre vem primeiro e depois a Palavra em vários textos de Atos. Dom de línguas em - Atos 2.11. Cura do paralítico em - Atos 3.6. Pedro e Tabita ou Dorcas Atos 9.40. Paulo e o paralítico de Listra - Atos 14.8. Paulo e jovem, que tinha espírito de adivinhação - Atos 16:16 Muitas vezes o milagre pode ocorrer para identificar o homem que fala em nome de DEUS, confirmando sua autoridade. Exemplo - Moisés perante faraó. Elias por vezes disse - Se eu sou homem de DEUS... 2 Reis 1:10 Mas Elias respondeu, e disse ao capitão de cinqüenta: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então fogo desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinqüenta. 2 Reis 1:12 E respondeu Elias: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então o fogo de Deus desceu do céu, e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta. Atos 2.22 – JESUS, varão aprovado com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; Muitas vezes os milagres vêem para confirmar a Palavra pregada também.
E eles, tendo partido, pregaram por todas as
partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os
sinais que se seguiram. Amém.
Marcos 16:20
Marcos 16:20
E eles, tendo partido, pregaram por todas as
partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os
sinais que se seguiram. Amém.
Marcos 16:20
Marcos 16:20 E eles, tendo
partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e
confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém. Marcos 16:20
Mulher de um dos profetas, talvez do Obadias que fez dívidas para sustentar os 100 profetas escondidos por ele segundo Flávio Josefo. Não creio que seja Obadias, pois a bíblia o teria citado por nome. pode até ser um filho de Obadias o profeta que havia morrido e deixado a mulher viúva com seus dois filhos. Morreu um profeta, homem de DEUS, pobre, mas DEUS se incumbiu de pagar suas dívidas depois de morto devido à lei assim ensinar que os filhos poderiam ser levados como escravos por sete anos para saldarem a dívida de seus pais. Azeite muito provavelmente é o azeite que estava na vasilha de unção do profeta seu marido (2 Rs 4.2; 9.1 -Almotólia de azeite – ou botija pequena). Azeite caríssimo.
O ÓLEO DA UNÇÃO
- SUA COMPOSIÇÃO. Era composto de "principais especiarias": mirra, canela
aromática, cálamo aromático, cássia e azeite de oliveiras. (Ver Ex 30.22-25).
Era o "azeite da santa unção".
Talvez esse seja o azeite usado
na multiplicação - só restava na casa da viúva uma botijinha de azeite que seu
esposo profeta utilizava para ungir aquele ou aquilo que DEUS mandasse.
Morreu
um profeta, homem de DEUS, pobre, mas DEUS se incumbiu de pagar suas dívidas
depois de morto devido à lei assim ensinar que os filhos poderiam ser levados
como escravos por sete anos para saldarem a dívida de seus pais.
Azeite muito provavelmente é o
azeite que estava na vasilha de unção do profeta seu marido (2 Rs 4.2; 9.1 - Almotólia
de azeite – ou botija pequena). Azeite caríssimo.
Há Um Milagre em Sua Casa
Ev.
Renato Bromochenkel
Neste capítulo estudaremos o texto bíblico sobre a
multiplicação do azeite na casa da viúva (2 Rs 4.1-7). Não há dúvidas de que
esta é uma das mais surpreendentes passagens bíblicas. Nela vemos o pouco
ficar muito, a escassez se converter em abundância e o vazio ficar cheio!
Vemos ainda como a graça de Deus alcança os corações desesperados. Esse
texto, portanto, é bem claro em revelar que os milagres acontecem
primeiramente em decorrência da bondade de Deus e cm resposta a uma fé
obediente.
“E o azeite parou” (2 Rs 4.6).
Sabemos que à luz da
Escritura, o azeite é um dos muitos símbolos do Espírito Santo e podemos
usá-lo de forma apropriada como uma metáfora para ilustrá-lo. A pergunta a
ser feita no atual contexto evangélico brasileiro é: Por que o azeite está
parando? Dizendo isso de uma outra forma, por que a influência do Espírito
Santo em nosso meio parece estar diminuindo? Por que os pentecostais, que já
somam mais de meio bilhão de seguidores, parecem influenciar cada vez menos
o mundo a sua volta? Alguma coisa parece estar errada ou no mínimo fora de
lugar.
Acredito que esse capítulo traz uma resposta satisfatória
para nós. Vamos analisá-lo de uma forma mais detalhada e detectar porque o
atual avivamento aviva cada vez menos!
Por que o azeite está parando?
Em primeiro lugar, o azeite para quando ele não está sendo
usado na esfera familiar — ‘Dize-me que é o que tens em casa” (2 Rs 4.2).
Essa foi a pergunta feita pelo profeta Eliseu. Todo avivamento genuíno tem
início a partir da família. Sem famílias renovadas não há avivamento.
Recentemente o escritor norte-americano Wayne Gruden escreveu um livro
intitulado: Famílias Fortes, Igrejas Fortes.1 E a pura verdade. O
contrário também é verdade — famílias fracas, igrejas fracas! Por que
estamos vivendo um avivamento que parece cada vez mais influenciar cada vez
menos? Queremos uma igreja revitalizada, mas as famílias estão doentes e por
essa razão os avivamentos são tão superficiais.
Aqui cabe a pergunta: o que temos em casa? Quem somos na
igreja é um reflexo do que temos em casa. Quando Paulo escreveu sobre as
qualificações exigidas para os ministros do evangelho, ele pôs a família na
ordem de prioridade (1 Tm 3.2,4).
Aqui está o modelo ideal de família e de um ministério
autêntico. Ainda lembro da norte-americana que foi professora de Novo
Testamento no Seminário Batista. Aquela amada professora
fora missionária por longos anos na China e viera concluir seu ministério
como professora de Novo Testamento e Teologia Bíblica naquele Seminário. Ela
costumava dizer que o obreiro que tivesse filhos indisciplinados ou
desviados do evangelho estava desqualificado para liderar. Segundo ela, o
pastor que se encontrava nessa situação deveria pedir uma licença para
cuidar da família. Nós sabíamos que não se tratava de uma análise
superficial, mas a reflexão de alguém que devotou toda a sua vida ao
ministério, inclusive escolhendo ser celibatária para melhor servir ao
Senhor.
Muitos anos já se passaram depois que ouvi aquelas palavras,
mas elas continuam ecoando em minha mente. Será que estamos levando a sério
essas recomendações do apóstolo, pondo a família em lugar de destaque no
ministério? Infelizmente muitos obreiros não educaram seus filhos e muito
menos os criaram sob disciplina. A consequência disso são frequentes
escândalos envolvendo filhos de pastores. E o que é pior, parece que nos
encontramos totalmente despreparados para enfrentar uma cultura mundanizada.
Não tenho dúvidas de que o advento da cultura pós-moderna
abriu uma fissura enorme na tradição cristã ocidental. Com o advento da
pós-modernidade a partir dos anos 60 e 70, uma era de incerteza e de
verdades fragmentadas passaram a imperar em todos os segmentos da sociedade,
inclusive mudando a sua cosmovisão.2 Antes, os valores
judaico-cristãos dominavam em nossa cultura ocidental, mas com o advento do
pós-modernismo, novos valores passaram a nortear a nossa forma de pensar.
Parece que a igreja foi pega de surpresa e seus líderes ficaram como barco à
deriva sem saber bem o que fazer. Quando um paradigma cai, ensinou Thomas
Kuhn em sua teoria das revoluções científicas, um outro paradigma ocupa o
lugar do antigo.3 O problema é que muitas vezes não há um modelo
devidamente estruturado para preencher o espaço deixado pelo antigo
paradigma que deixou de existir.
Traduzindo isso em palavras mais simples, quando o modelo
pós-moderno de enxergar as coisas chegou oficialmente, ficamos a observar os
valores tradicionais que protegiam nossa sociedade, e consequentemente
nossas famílias, serem pulverizados e ficamos apenas assistindo a tudo isso
sem dar uma resposta, à altura, a esse ataque. Muitos anos depois, os
pastores, teólogos e filósofos cristãos acordaram para a seriedade da coisa
e passaram a atacar de forma sistemática esse sistema maligno que fragmentou
a estrutura dos valores da cultura judaico-cristã. Infelizmente parece que a
reação aconteceu muito tarde e hoje vemos uma nova cosmovisão imperando em
nossa sociedade e ditando como deve ser a vida do nosso povo e
consequentemente de nossas famílias.
O que fazer, pois diante desse desafio cultural emergente? O
que tens em tua casa? Que valores estão norteando a nossa família? Será que
são valores cristãos que estão orientando a nossa fé ou é um paganismo
cristianizado? Como confrontar esse novo paradigma?
O azeite para quando a porta não está
fechada — Porta fechada fala de fechar a porta para o mundo, para os
costumes e paradigmas do mundo (observação nossa). Muitas vezes DEUS faz o
milagre de portas fechadas para não nos expor diante das multidões - Você
suporta seu problema em segredo? DEUS o está vendo e vai realizar seu
milagre de portas fechadas (observação nossa).
Em terceiro lugar, o azeite para quando a estrutura fica
inadequada — “Não há mais vasilha nenhuma” (2 Rs 4.6). O azeite parou porque
não cabia mais nas vasilhas ou porque a estrutura ficou inadequada para o
tamanho do milagre. O pentecostalismo surgiu como um “Movimento” e não como
uma denominação! Isso é importante porque nenhuma denominação pode
reivindicar sua patente. O pentecostes não pode ser patenteado! O que parece
estar acontecendo no atual avivamento brasileiro é a inadequação das
estruturas existentes para conter o azeite pentecostal. A nossa estrutura
parece se assemelhar com as cisternas do tempo do profeta Jeremias que não
podiam conter água: “Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me
deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas,
que não retém as águas.” (Jr 2.13).
Em quarto lugar, o azeite para quando não há prestação de
contas — “Vende o azeite e paga a tua dívida” (2 Rs 4.7). Há um avivamento
brasileiro que é totalmente inconsequente. Ninguém presta contas de nada! É
escândalo por cima de escândalo! A imprensa mostra, quase que diariamente,
os truques usados por pregadores midiáticos para arrancar dinheiro de seus
fiéis. Temos um clero com a mesma estrutura do período medieval onde os
privilégios se tornaram escandalosos e isso pode ser facilmente observado.
Basta verificarmos os super salários pagos a muitos líderes religiosos para
constatar esse fato. Há líderes enriquecendo à custa do espólio das igrejas.7
Recentemente, para ser mais preciso, em Março de 2013,
procuramos cantores e cantoras para cantarem em uma festa que acontecerá
aqui em Imperatriz brevemente. Pasmem! O "cachê' médio gira em torno de R$
15.000,00 (Quinze mil reais). Observação nossa. Quem é culpado por esses
absurdos? Responda: EU.
Em quinto lugar, o azeite para quando ele fica rançoso —
‘Ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveira” (Ex
27.20). O azeite tinha que ser puro, não podia ser estragado. Quando o
azeite está estragado ele fica rançoso. Temos muito óleo no atual contexto
evangélico brasileiro. As estatísticas atualizadas informam que o
pentecostalismo foi o segmento que mais cresceu, correspondendo a 60% da
membresia evangélica brasileira. Ê um crescimento espetacular, mas há muito
óleo misturado e rançoso nesse meio. E essa mistura que tem estragado o
azeite.
A motivação do milagre
“De acordo com a lei hebraica, um credor poderia tomar um devedor e seus
filhos como servos, mas não deveriam tratá-los como escravos (Ex 21.1-11; Lv
25.29-31; Dt 15.1-11). Seria uma grande tristeza para essa mulher perder o
marido para a morte e os dois filhos para a servidão, mas Deus é aquele que
“faz justiça ao órfão e à viúva” (Dt 10.18; SI 68.5; 146.9) e enviou Eliseu
para ajudá-la.”8
DEUS opera pelo amor - é preciso que aquele que quer ser
usado por DEUS em milagres ame as pessoas e deseje que elas fiquem livres de
suas angústia, doenças, tristezas, problemas, etc...
A misericórdia divina
Não foi apenas por ser pobre que a viúva foi socorrida,
nem tampouco por haver sido esposa de um dos discípulos dos profetas (2 Rs
4.1). O texto diz que ela “clamou” ao profeta Eliseu (2 Rs 4.1). O termo
hebraico que traduz essa palavra é tsa'aq, que possui o sentido de clamar
por ajuda, chorar em voz alta. O profeta ficou sensibilizado; Deus se
compadeceu daquela mulher sofredora.
Tudo funciona pela graça de DEUS - nada é por merecimento.
DEUS nos ama e envia seus servos na hora certa para fazer o que DEUS mais
sabe fazer - amar.
A dinâmica do milagre
Um pouco de azeite
Diante do clamor da viúva, o profeta Eliseu perguntou-lhe:
“Que te ei de fazer? Dize-me o que é que tens em casa. Ela respondeu: tua
serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite”(2 Rs 4.2).
Talvez a botija de azeite usada por seu marido para ungir. A
mulher não a manuseava, portanto se esquecera dela, mas procurando na
memória viu que pelo menos isso havia em sua casa. As coisas despresadas, as
coisa vis deste mundo são as que DEUS usa. Na família de Davi se esqueceram
do menor e mais humilde, mas ali estava a vasilha que DEUS queria usar.
E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis,
e as que não são, para aniquilar as que são; 1 Coríntios 1:28
O que você tem em casa? Talvez um pregador, uma cantora, um
evangelista, um musisista. Talvez você mesmo não saiba seu valor para DEUS.
Uma fé obediente
“Vai, pede emprestadas vasilhas”. A fé é demonstrada pela
ação (Tg 2.17).
Obediência observada na mulher para obedecer ao homem de
DEUS. Obediência observada em seus filhos para obedecerem à sua mãe.
Obedecer e agir, são dois ingredientes necessários ao
milagre.
Os instrumentos do milagre
O instrumento humano
Por várias vezes no livro de 2 Reis, o profeta Eliseu é
chamado de “Homem de Deus” (2 Rs 4.7; 4.9; 4.16; 6.9).
Você conhece algum homem de DEUS? Conhece mesmo? DEUS o usa
em algum milagre? Os milagres confirmam um ministério. DEUS sempre tem um
servo seu bem pertinho de você para realizar um milagre em sua casa.
O instrumento divino
“segundo a palavra do Senhor” (2 Rs 7.16). O que o Senhor
faz, Ele o faz através de sua Palavra e muitas vezes realiza milagres para
cumprir a palavra de seus escolhidos como profetas.
E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome
do SENHOR; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois
daqueles meninos. 2 Reis 2:24
E respondeu Elias: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do
céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então o fogo de Deus desceu do
céu, e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta. 2 Reis 1:12
Eis aí, pois, agora contra ti a mão do Senhor, e ficarás
cego, sem ver o sol por algum tempo. E no mesmo instante a escuridão e as
trevas caíram sobre ele e, andando à roda, buscava a quem o guiasse pela
mão. Atos 13:11
O objetivo do milagre
Alguns milagres realizados através do profeta Eliseu deixam
bem claro que os mesmos ocorreram em resposta a uma necessidade humana e
também em resposta ao sofrimento (2 Rs 4.1-7; 4.8-38; 5.1-19; 6.1-7).
É evidente que não estão os milagres de DEUS apenas restritos
ao sofrimento humano e às necessidades humanas, mas podem acontecer também
para cumprir seus propósitos salvíficos e para os amais diversos fins.
Glorificar a Deus
Os milagres se centralizam em Deus. Os milagres
narrados nas Escrituras, tanto no Antigo com em o Novo Testamento, objetivam
a glória de Deus. Em nenhum momento encontramos os profetas buscando chamar
a atenção para si. Quem tentou fazer isso e se beneficiar de forma indevida
dos milagres de Deus foi Geazi, o moço de Eliseu. Quando assim procedeu foi
punido de uma forma dura (2 Rs 5.20-27). Em o Novo Testamento observamos
Pedro e Paulo pondo em destaque esse fato e mostrando que Deus e não os
homens devem ser glorificados (At 3.8,12; At 14.14,15).
Toda honra, poder e glória pertencem a DEUS. Os milagres são
operados pelo poder do ESPÍRITO SANTO, de acordo com a vontade de DEUS PAI,
tendo como agente realizador JESUS CRISTO.
Todos devem desejar serem instrumenttos de DEUS para
realização de milagres sem visarem lucros financeiros, mas motivados pelo
amor de DEUS derramado em nossos corações.
INTERAÇÃO
Professor, você crê em milagres? Então, não terá dificuldades
no preparo desta lição, pois estudaremos a respeito de um dos milagres de
Eliseu: a multiplicação do azeite na casa da viúva. Esta é uma das mais
surpreendentes passagens bíblicas para aqueles que creem que para o Senhor
não há causa impossível. Este milagre nos ensina que o pouco com DEUS
torna-se muito e a escassez pode converter-se em abundância. O DEUS de
Eliseu é o nosso DEUS. Ele é imutável, e mediante sua graça continua a
alcançar os corações daqueles que estão desesperados por um milagre. No
decorrer da lição, enfatize que o Pai Celeste realiza milagres não porque
merecemos. Não somos merecedores de nada, sua graça nos basta, mas os
milagres em nossa vida são decorrentes da bondade divina. DEUS é bom!
OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Atentar para a real motivação de um milagre.
Identificar os instrumentos de um milagre.
Especificar os reais objetivos de um milagre.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Inicie a lição fazendo a seguinte indagação: "Mesmo em meio à
escassez, você crê que DEUS é poderoso para suprir suas necessidades?" Ouça
os alunos com atenção. Explique que muitas vezes DEUS permite um período de
escassez para que venhamos nos humilhar perante Ele e reconhecer a nossa
dependência dEle. Enfatize o fato do quanto a fé daquela viúva e dos seus
filhos foi fortalecida depois de experimentarem da provisão divina. Conclua
lendo com a classe Tiago 4.10 e Mateus 5.4.
PALAVRA-CHAVE: PROVISÃO - Atos
ou efeito de prover, provimento, abastecimento, fornecimento.
RESUMO DA LIÇÃO 10, HÁ UM
MILAGRE EM SUA CASA
I. A MOTIVAÇÃO DO MILAGRE
1. A necessidade humana.
2. A misericórdia divina.
II. A DINÂMICA DO MILAGRE
1. Um pouco de azeite.
2. Uma fé obediente.
III. OS INSTRUMENTOS DO
MILAGRE
1. O instrumento humano.
2. O instrumento divino.
IV. O OBJETIVO DO MILAGRE
1. Uma resposta ao sofrimento.
2. Glorificar a DEUS.
SINÓPSE DO TÓPICO (1) - O milagre ocorrido na casa da viúva
aconteceu como resposta a uma carência humana e como resultado da compaixão
divina
SINÓPSE DO TÓPICO (2) - Um pouquinho pode tornar-se muito se
vem com a bênção de DEUS.
SINÓPSE DO TÓPICO (3) - A Palavra do Senhor foi o agente
causador do milagre na vida da viúva. O que o Senhor faz, Ele o faz através
da sua Palavra
SINÓPSE DO TÓPICO (4) -Todos os milagres realizados por
Eliseu ocorreram em resposta a uma necessidade humana e também ao sofrimento
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO -
Subsídio Devocional
"Feche a porta para a dúvida
Um fator muito importante na história deste milagre é o que
aconteceu após a viúva ter tomado emprestadas as vasilhas vazias de seus
vizinhos curiosos. Eliseu lhe disse: 'Então entra, e fecha a porta sobre ti,
e sobre teus filhos...' Sempre haverá muitas pessoas para dizer ao
contrário. Há os que replicam: 'Os antecedentes são contra isso. Tentamos
antes e falhamos'. Há também os que se queixam: 'Não podemos suportar isso'.
Eliseu simplesmente insistiu para que ela deixasse de fora os incrédulos, e
fechasse os ouvidos para a dúvida.
Os vizinhos que estavam cientes de sua situação talvez fossem
levados a pensar que as atitudes eram excêntricas e, com certeza, a
ridicularizariam. Tachariam-na de tola por acreditar em algo tão impossível
como que lhe propusera o profeta.
JESUS advertiu: 'Atentai no que ouvis' (Mc 4.24). Ele sabia
que agimos e reagimos de acordo com aquilo que ouvimos daqueles que estão à
nossa volta. Eliseu também sabia quão rapidamente as sementes de dúvida
crescem no solo do desespero e da perversidade humana. Dessa maneira,
recomendou à viúva que entrasse em sua casa e fechasse a porta da dúvida.
Assim como Maria, mãe de nosso Senhor, devemos considerar alguns sonhos em
nossos corações, ao invés de vê-los assassinados numa conversa casual (Mt
7.6)" (BARNETT, Tommy. Há um milagre em sua casa: A solução de DEUS começa
com o que você tem. 9. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p. 36)
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
BARNETT, Tommy. Há um milagre em sua casa: A solução de DEUS
começa com o que você tem. 9. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
ZUCK, Roy B. Teologia do Antigo Testamento. 1. ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2009.
SAIBA MAIS - Revista Ensinador
Cristão - CPAD, nº 53, p.41.
QUESTIONÁRIO LIÇÃO
10, HÁ UM MILAGRE EM SUA CASA
Responda conforme
a revista da CPAD do 1º Trimestre de 2013
Complete os
espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
TEXTO
ÁUREO
1- Complete:
"Então, entra, e fecha a
porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o __________________________ em
todos aqueles __________________________, e põe à parte o que estiver
______________________________" (2 Rs 4.4).
VERDADE
PRÁTICA
2- Complete:
A história da
______________________________ do azeite da viúva mostra claramente que o
Senhor é ________________________ e gracioso para _________________________ todas as necessidades de seus filhos
COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO
3- O que nos mostra a narrativa bíblica sobre a multiplicação do azeite na casa da viúva
(2 Rs 4.1-7)?
( ) O
cheio ficar vazio.
( ) O pouco tornar-se muito.
( ) A escassez converter-se em
abundância.
( ) O vazio ficar cheio.
( ) A graça de DEUS alcançar os
corações desesperados.
I. A
MOTIVAÇÃO DO MILAGRE
4- Qual a motivação de
DEUS em realizar o milagre da multiplicação do azeite da viúva?
( ) A necessidade humana.
( ) A misericórdia divina.
(
) O poder divino.
5- Quais eram a situação
e a necessidade da viúva?
( )
Aquela mulher perdera o marido, que havia
falecido, e agora corria o risco de perder também seus três filhos para os credores se
não quitasse uma dívida.
( ) As bênçãos de DEUS vêm em
resposta a uma necessidade humana.
(
) O milagre ocorrido na casa da viúva de um dos discípulos dos profetas
confirma esse fato.
( ) O texto expõe a extrema
penúria na qual essa pobre mulher havia ficado.
( ) Perdera o marido, que havia
falecido, e agora corria o risco de perder também os filhos para os credores se
não quitasse uma dívida.
(
) Era costume naqueles dias um credor obrigar um devedor a saldar a sua
dívida através do trabalho servil ou escravo.
( ) Essa
mulher, portanto, necessitava urgentemente que alguma coisa fosse feita para
tirá-la daquela situação.
(
) Sabedora que o profeta Eliseu era um homem de DEUS, recorreu a ele.
(
) A Escritura mostra que o Senhor socorre o necessitado.
6- De que forma a
misericórdia divina foi colocada em ação no caso da viúva?
( ) O termo hebraico que traduz essa palavra é
na'im me'od, que possui o sentido de
clamar por ajuda, chorar em voz alta.
(
) Não foi apenas por ser pobre que a viúva foi socorrida, nem tampouco por
haver sido esposa de um dos discípulos dos profetas.
(
) O texto diz que ela "clamou" ao profeta Eliseu.
( ) O termo hebraico que traduz essa palavra é tsa`aq, que possui o sentido de
clamar por ajuda, chorar em voz alta.
( ) O profeta ficou sensibilizado; DEUS
compadeceu-se daquela mulher sofredora.
( ) O Senhor é compassivo, misericordioso e
longânimo.
II. A
DINÂMICA DO MILAGRE
7-
Diante do clamor da
viúva, o profeta Eliseu perguntou-lhe: "Que te hei de eu fazer? Declara-me que é
o que tens em casa. O que possuía aquela pobre viúva para ser usado por DEUS?
(
) Disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite".
(
) Disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite e um
saco de farinha".
( ) O milagre acontece na esfera familiar: "o que tens em casa". O
lar e a família são importantes para DEUS.
( ) Um pouquinho pode
tornar-se muito se vem com a bênção de DEUS.
( ) O texto hebraico destaca
que a porção de azeite da mulher era tão minguada que ela quase esqueceu que o
possuía.
( ) Foi esse pouco que o Senhor usou para operar o grande
milagre.
( ) O que possuímos pode ser bem pouco, mas é suficiente para DEUS operar
os seus propósitos.
8- Que tipo de fé possuía
aquela pobre mulher viúva?
(
) A instrução dada pelo profeta Eliseu para solucionar o problema da viúva é
bastante reveladora sobre a dinâmica desse milagre.
(
) A ordem dada pelo profeta Eliseu para solucionar o problema da viúva é
clara e o milagre só ocorreria um ano depois.
( ) Num primeiro momento, o profeta chamou a
mulher à ação: "Vai, pede para ti vasos emprestados".
( ) A fé é demonstrada pela
ação. JESUS também viu a fé do paralítico e dos homens que o
conduziram em Cafarnaum.
( ) Em segundo lugar, o milagre deveria
acontecer de portas fechadas: "Fecha a porta", disse o profeta.
( ) A mulher
obedeceu ao profeta, e o azeite começou a fluir.
( ) E, assim, pôde ela salvar os
filhos, pagar as dívidas e viver dignamente.
( ) É possível que uma das causas da
escassez de milagres hoje esteja na publicidade desenfreada.
( ) DEUS quer
privacidade, mas os homens gostam de notoriedade.
(
) Gostam de aparecer e vangloriar-se.
( ) Deixam a porta aberta para serem vistos!
III. OS
INSTRUMENTOS DO MILAGRE
9- De que maneira o
instrumento humano é usado por DEUS no milagre da multiplicação do azeite?
( ) DEUS usa homens
de vez em quando e anjos sempre, como está demosntardo na Bíblia.
(
) Por várias vezes, no livro de 2 Reis, o profeta Eliseu é chamado de "Homem
de DEUS".
( ) Sem dúvida esses textos demonstram que Eliseu era um instrumento de DEUS
para a operação de milagres.
( ) DEUS usa homens! Esse é um fato fartamente
demonstrado na Bíblia.
(
) Para formar uma nação e através dela revelar seu plano de salvação à
humanidade, o Senhor chamou Abraão.
(
) Para tirar os israelitas do Egito, DEUS usou Moisés.
(
) Para levar a mensagem do Evangelho aos gentios, o Senhor usou a Pedro.
(
) DEUS também chamou a Paulo para ser "um instrumento escolhido" para levar
seu nome perante os nobres.
(
) Para salvar-nos, DEUS humanizou-se na pessoa bendita de JESUS CRISTO.
(
) Para a obra missionária de DEUS, Ele conta com você!.
10- De que maneira DEUS
usa sua Palavra como instrumento divino para seus milagres?
( ) O texto põe a
ordem do profeta como agente
causador do milagre.
( ) Quando uma grande fome
assolava Samaria, o profeta Eliseu profetizou abundância de alimentos: "Então,
disse Eliseu: Ouvi a palavra do Senhor; assim diz o Senhor: Amanhã, quase a este
tempo, uma medida de farinha haverá por um siclo, e duas medidas de cevada, por
um siclo, à porta de Samaria".
( ) O cumprimento dessa profecia parecia
pouco provável naqueles dias, a ponto de o capitão, em cujo braço o rei se
apoiava, haver ironizado: "Ainda que o Senhor fizesse janelas no céu,
poder-se-ia fazer isso?" (2 Rs 7.2).
(
) Mas a profecia cumpriu-se exatamente como Eliseu havia predito.
( ) O texto põe a Palavra do Senhor como agente
causador do milagre.
(
) O cronista observa que esses fatos ocorreram "segundo a palavra do
Senhor".
( ) O que o Senhor faz, Ele o faz através de sua
Palavra.
IV. O
OBJETIVO DO MILAGRE
11- Qual a
resposta divina ao sofrimento do justo?
(
) O Novo Testamento mostra-nos que o Senhor JESUS expulsava demônios e
levantava paralíticos para que fosse reconhecido como DEUS.
(
) Todos os milagres realizados por Eliseu deixam bem claro que eles
ocorreram em resposta a uma necessidade humana e também ao sofrimento.
(
) O Novo Testamento mostra-nos que o Senhor JESUS libertava e curava porque
se compadecia do sofrimento humano.
12- De que maneira os
milagres podem Glorificar a DEUS?
( ) Os milagres se centralizam
no homem e em DEUS.
( ) Os milagres não se centralizam
no homem, mas em DEUS.
( ) Os milagres narrados nas Escrituras objetivam a glória de
DEUS.
( ) Em nenhum momento, encontramos os profetas buscando chamar a atenção para
si através dos milagres que realizavam nem tirar proveitos deles.
(
) Em o Novo Testamento, observamos Pedro e Paulo pondo em destaque esse fato
e mostrando que DEUS, e não os homens, é quem deve ser glorificado.
13- Quem tentou tirar proveito de milagre para beneficiar-se de forma indevida?
Qual o resultado disso?
( ) Geazi, o servo de Elias.
( ) Geazi, o servo de Eliseu.
( ) Quando assim procedeu foi severamente punido.
CONCLUSÃO
14- Complete:
O milagre da
__________________________________________ do azeite é um testemunho do
poder de DEUS, que se compadece dos sofredores que o buscam de todo o
coração. O foco, portanto, dessa bela história não é a
_____________________________ nem tampouco o profeta Eliseu, mas o Senhor
que através da instrumentalidade do seu servo abençoa essa pobre mulher. A
história faz-nos lembrar um outro feito extraordinário e muito mais
relevante do que esse: a multiplicação dos _____________________________ e
____________________________ por nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO. Ele
foi, é e sempre será a resposta a todo ____________________________________________ humano.
RESPOSTAS
DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ -
Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos
Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE
LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD -
BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer
- CPAD
SOARES, Esequias. O
Ministério Profético na Bíblia: A voz de DEUS na Terra. 1.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2010.
SOARES, Esequias. Visão
Panorâmica do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia
do Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
William Macdonald - Comentário Bíblico popular (Antigo Testamento).Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico NVI - EDITORA VIDA.
Revista Ensinador Cristão - nº 52 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD. GARNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA ELISSEN, Stanley. Conheça melhor o Antigo Testamento. VIDA. CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento Interpretado versículo por Versículo. HAGNOS. STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD AS GRANDES DEFESAS DO CRISTIANISMO - CPAD - Jéfferson Magno Costa O NOVO DICIONÁRIO DA BÍBLIA – Edições Vida Nova – J. D. Douglas A ESPADA CORTANTE – VOLUME UM – CPAD – Orlando S. Boyer 1 GRUDEN, Wayne. Famílias Fortes, Igrejas Fortes. Sao Paulo: Editora Vida. 2 Conceito desenvolvido por Ilya Prigogine em seu livro O Fim das Certezas - tempo, caos e as leis da natureza. São Paulo: Editora UNESP, 1996. Prigogine é professor da Universidade Livre de Bruxelas e da Universidade do Texas e ganhador do prêmio Nobel de Química. 3 KHUN, Thomas. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Editora Perspectiva. 4 MORAES, Maria Cândida. O Paradigma Educacional Emergente. Editora Papirus. 5 GRENZ, Stanley J. Pós-Modernismo — um guia para entender a filosofia de nosso tempo. São Paulo: Editora Vida Nova, 1997. Antonio Cruz em seu livro La Postmodernidad, defende pressupostos semelhantes. 6 MEYER, F.B. Comentário Bíblico F.B. Meyer. Minas Gerais: Editora Betânia, 2002. 7 MCGRATH, Alister. As Origens Intelectuais da Reforma. Editora Mundo Cristão. 8 WIERSBE, Warren W. Comentário Bíblico Expositivo - históricos. Vol. 2, Rio de Janeiro: Editora Central Gospel. 9 MACDONALD, William. Comentário Bíblico Popular. São Paulo: Editora Mundo Cristão, 2010. 10 WISEMAN, Donald J. 1 e 2 Reis - introdução e comentário. São Paulo: Editora Vida Nova. 11 RICHARDS, Larry. Todos os Milagres da Bíblia. São Paulo: Editora United Press, 2005.
Pr Henrique, EBD NA TV, Cajamar, SP, Revista Lições Bíblicas, CPAD, Assembleia de Deus Belém, Missões, Central Gospel, ADVEC, BETEL, Madureira, adultos, estudantes, professores, Imperatriz, MA, Ervália, MG, estudos bíblicos, gospel, DEUS, ESPÍRITO SANTO, JESUS, Slides, Trimestres, Tema diversos, meu telefone, 99-99152-0454, Luiz Henrique de Almeida Silva, Canal YouTube, Henriquelhas, Rodovia Edgar Máximo Zambotto, 354, Residencial Vista Bella, Torre A, Apto 95, Jordanésia, Cajamar, SP. CEP: 07786-015
26 fevereiro 2013
LIÇÃO 9, ELIAS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO
LIÇÃO 9, ELIAS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO
LIÇÕES BÍBLICAS - 1º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos
Tema: Elias e Eliseu um Ministério de Poder para toda a Igreja.
Comentário: Pr. José Gonçalves
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
QUESTIONÁRIO NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
TEXTO ÁUREO
"E [JESUS] transfigurou-se diante deles; e o seu rosto
resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis
que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele" (Mt 17.2,3).
VERDADE PRÁTICA
O aparecimento de Moisés e Elias no Monte da
Transfiguração é um testemunho de que a Lei e os Profetas cumprem-se em CRISTO,
o Messias prometido.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Mt 17.3 O Messias e a tipologia
Terça - Mt 17.10 O Messias e a escatologia
Quarta - Mt 17.12 O Messias rejeitado
Quinta - Lc 9.35 O Messias esperado
Sexta - Mc 9.12 O Messias humilhado
Sábado - Lc 9.29 O Messias exaltado
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE- Mateus 17.1-8
(Também em Mc 9.2 e em Lc 9.28,29)
1 Seis dias depois, tomou
JESUS consigo a Pedro, e a
Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte. 2 E
transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas
vestes se tornaram brancas como a luz. 3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias,
falando com ele. 4 E Pedro, tomando a palavra, disse a JESUS: Senhor, bom é
estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para
Moisés e um para Elias. 5 E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa
os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem
me comprazo; escutai-o. 6 E os discípulos, ouvindo isso, caíram sobre seu rosto e
tiveram grande medo.7E, aproximando-se JESUS, tocou-lhes e disse: Levantai-vos e
não tenhais medo.8 E, erguendo eles os olhos, ninguém viram, senão a JESUS.
Após a morte e ressurreição de JESUS eles falaram do evento (Tiago não falou pois morreu antes disso - Atos 12:1,2). Pedro fala sobre a transfiguração Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade. Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido. E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo; E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.
2 Pedro 1:16-19 João fala sobre a transfiguração João 1:14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. 1 João 1.1, 2 O que era desde o princípio, o que ouvimos o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada); Como Elias não morreu os judeus ainda o esperam antes da vinda do Messias, pois a palavra de DEUS diz que Elias viria preparando o caminho de JESUS CRISTO. Na verdade João Batista veio na mesma unção de Elias, ele mesmo disse que viera para preparar o caminho do Messias, mas os judeus não o reconheceram e nem reconheceram aquele que veio logo depois dele – JESUS CRISTO. Cremos que os judeus vão aceitar a JESUS no final da grande tribulação exatamente porque Elias mesmo estará ali como uma das duas testemunhas. Logo após isso eles clamarão PR JESUS e ELE virá para salvá-los, portanto o trabalho de Elias só findará com sua morte e ressurreição no final da Grande Tribulação. Os judeus ainda esperam Elias e para eles o Messias só virá após a aparição de Elias. Nós esperamos o arrebatamento – eles esperam Elias. É somente após a confissão de Pedro, em Cesaréia, dizendo que JESUS é o filho de DEUS vivo que acontece a transfiguração. Pedro, Tiago e João precisavam ver Elias para crerem na ressurreição de JESUS, para crerem na glória de DEUS, para terem esperança em seu próprio futuro glorioso. Nós conheceremos uns aos outros no céu sem nem mesmo conhecermos as pessoas aqui na Terra. Pedro, Tiago e João reconheceram Elias e Moisés sem nunca os terem visto antes. O ESPÍRITO SANTO revela todas as coisas. Elias e Pedro não falaram com os discípulos – Ali quem importava era JESUS. Eles estavam em corpos celestes e espirituais, só poderiam se comunicar com quem estava também em corpo glorioso. Lucas disse em Lc 9.30 que Lhe falavam de sua morte e ressurreição em breve. Moisés representava aqui a Lei – A lei nos revela o pecado e a condenação, portanto nos convence de que precisamos de um salvador. Elias representa aqui os profetas que falaram a respeito do Messias que viria para salvar os homens de seus pecados. JESUS aqui representa a graça de DEUS que salva os homens pelo sacrifício na cruz, sem nenhum tipo de mérito por parte dos homens que já estão condenados se permanecerem no pecado e não reconhecerem em JESUS sua salvação. Como Pedro, Tiago e João não entendiam nada do que estava acontecendo, começaram a falar de coisas terrenas, não percebendo ali a glória e o poder de DEUS. Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi. Como no batismo de JESUS, aqui novamente DEUS dá testemunho de seu filho. Como Moisés mesmo disse no Antigo Testamento - Virá um profeta como eu - A ELE ouvi. Moisés realizou seu sonho de entrar na Terra Prometida, mas ainda a pisará normalmente na grande tribulaçao segundo creio e Elias ainda verá a restauração de Israel também quando vier na grande tribulação segundo meu entendimento, pois na época em que veio na transfiguração os judeus rejeitaram a JESUS. CONTRASTE ENTRE O FUTURO PRÓXIMO E A MANIFESTAÇÃO GLORIOSA: (A) - O rosto para ser desfigurado por açoites e pela coroa de espinhos, então brilhava como o fulgor do sol; (B) – As vestes que estavam destinadas a serem adquiridas pelo jogo, resplandeciam, não apenas como a neve, mas como a luz; (C) – Em vez dos dois ladrões, um a cada lado do Senhor, havia Moisés e Elias; (D) – Em vez das trevas ao meio dia, havia uma nuvem luminosa à noite; (E) – Em vez de gritos do Senhor: - “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”, ouviu-se dos céus a voz de Deus-Pai: - “Este é meu Filho, o meu Escolhido, ouvio-O”. Na cena da transfiguração, há em miniatura, todos os elementos que se manifestarão no reino que há de vir: (1) - O Senhor, não mais na Sua humilhação, mas em glória – Mt 17.2, (2) – Moisés, glorificado, representando os redimidos que passaram pela morte para o reino – Mt 13.43 cf Lc 9.30-31. (3) - Elias, glorificado, figurando os redimidos que entraram no reino, sendo trasladados (I Cor 15:50-53; Ts 4:14-17. (4) – Pedro, Tiago e João, não glorificados, representando (na ocasião) Israel na carne dentro do reino futuro – Ez 37.21-27 (5) – As multidões, ao pé do monte, representam as nações que entrarão no reino depois de inaugurado sobre Israel – Mt 17.14 cf Is 11.10-12. Exemplo de manifestação dessa luz gloriosa mais tarde: E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. (At 9.3-5) E, quando Herodes estava para o fazer comparecer, nessa mesma noite, estava Pedro dormindo entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão. E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro no lado, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! E caíram-lhe das mãos as cadeias. E disse-lhe o anjo: Cinge-te e ata as tuas sandálias. E ele o fez assim. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa e segue-me. E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão. E, quando passaram a primeira e a segunda guarda, chegaram à porta de ferro que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele. E Pedro, tornando a si, disse: Agora, sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de tudo o que o povo dos judeus esperava. (At 12.6-11) DEUS continua fazendo maravilhas no meio de seu povo, pena que muitos se especializaram tanto na parte de estudos da Palavra de DEUS e na pregação que se esqueceram de que na mesma Palavra que tanto ensinam e pregam dizem que as manifestações gloriosas de DEUS sempre acompanharam aqueles que realmente conhecem a DEUS. DEUS confirma sua Palavra e aqueles que são chamados por ELE (e não apenas por homens) com sinais prodígios e maravihas.
- Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre
vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas. 2 Coríntios 12:12
- Testificando também Deus com eles, por sinais, e
milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua
vontade? Hebreus 2:4
- Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus
Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais,
que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; Atos 2:22
- E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes,
cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se
seguiram. Amém. Marcos 16:20
- Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi,
bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais
que tu fazes, se Deus não for com ele. João 3:2
- E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou
de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se
faziam, estava atônito. Atos 8:13
- Detiveram-se, pois, muito tempo, falando ousadamente
acerca do Senhor, o qual dava testemunho à palavra da sua graça, permitindo que
por suas mãos se fizessem sinais e prodígios. Atos 14:3
- Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da
Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. João 2:11
Este resumo contém estudos de vários
sites de EBD, incluindo ai alguns comentários do professor Caramurú
Afonso Francisco, Ismael Pereira de Oliveira, Natalino das Neves, Justei
Cordeiro, EBDexplica, e estudos diversos da ebdweb.com.br etc...
A Transfiguração de CRISTO
(http://www.estudosdabiblia.net/d16.htm)
Quando DEUS veio à terra, na pessoa de JESUS,
adotou uma forma humana. Fisicamente, JESUS se parecia como qualquer outro
homem. Ele teve fome, sede, cansaço, etc. Sua divindade foi vista apenas
indiretamente, em suas ações e suas palavras. Mas, numa ocasião, a glória
divina interior de JESUS resplandeceu e se tornou visível. A história é
contada em Mateus 17:1-8:
Seis dias depois, tomou JESUS consigo a Pedro
e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi
transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas
vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e
Elias, falando com ele. Então disse Pedro a JESUS: Senhor, bom é estarmos
aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés,
outra para Elias. Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e
eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me
compra-zo; a ele ouvi. Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de
grande medo. Aproximando-se deles, tocou- lhes JESUS, dizendo: Erguei-vos e
não temais! Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão JESUS.
A Glória de CRISTO
A Bíblia revela um DEUS unido, composto de três
pessoas: o Pai, o Filho e o ESPÍRITO SANTO. João 1:1-2 diz: "No princípio
era o Verbo, e o Verbo estava com DEUS, e o Verbo era DEUS". JESUS
estava com o Pai desde o princípio, compartilhando de sua natureza divina.
Então, JESUS deixou o céu e veio à terra. "E o Verbo se fez carne e
habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória
como do unigênito do Pai" (João 1:14). Fisicamente, JESUS tinha todas as
características de um homem; espiritualmente, ele compartilhava da natureza
de DEUS. Na transfiguração, sua glória interna tornou-se visível
externamente.
Temos que chegar a ver em JESUS a glória de
DEUS. Uma razão por que JESUS se tornou um homem foi para manifestar a
natureza de DEUS. JESUS é "o resplendor da glória" de DEUS e "a expressão
exata do seu Ser" (Hebreus 1:3). Ele reflete perfeitamente a natureza e
o caráter de DEUS. Quando olhamos para JESUS, podemos ver "a glória do
Senhor" (2 Coríntios 3:18 - 4:6). A conversa de JESUS com Filipe ilustra
estes pontos: "Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu
Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto. Replicou-lhe Filipe: Senhor,
mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe JESUS: Filipe, há tanto tempo
estou convosco, e não me tens conhecido? Quem vê a mim vê o Pai; como dizes
tu: Mostra-nos o Pai? Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim?
As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que
permanece em mim, faz as suas obras" (João 14:7-10). JESUS é a
revelação, a manifestação do Pai (João 1:18). Você já pensou no que DEUS
faria, diria ou pensaria se fosse um homem? Olhe para JESUS. Tudo o que
JESUS disse e fez foi exatamente o que o Pai diria e faria se viesse à terra
como um homem. Que pensamento espantoso: DEUS se revelou a nós em forma
humana. O reconhecimento da glória do Pai, em JESUS, torna o estudo da vida
de CRISTO uma experiência profundamente comovente.
A Autoridade de CRISTO
As religiões são, freqüentemente, baseadas em
ensinamentos, filosofias, visões, etc. A religião de CRISTO é baseada na
História. Pedro, um dos três que testemunharam a transfiguração,
indicaram-na como evidência de que o evangelho não era uma fábula ou lenda:
"Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor
JESUS CRISTO seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos
testemunhas oculares da sua majestade, pois ele recebeu, da parte de DEUS
Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte
voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Ora, esta voz, vinda do
céu, nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo" (2 Pedro
1:16-18). Este exemplo coloca JESUS numa categoria totalmente diferente da
dos líderes de outras religiões do mundo. Qual deles foi transfigurado? A fé
em CRISTO não é um salto no escuro, mas um passo razoável baseado em
evidência histórica concreta.
JESUS está acima de tudo. Ele possui toda a
autoridade no céu e na terra (Mateus 28:18). Ele está "acima de todo o
principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa
referir não só no presente século, mas também no vindouro" (Efésios
1:21). JESUS merece nossa honra, respeito, adoração e obediência. O CRISTO
que é soberano sobre o universo inteiro, deverá reinar também sobre minha
vida.
Muitos há que reagem como Pedro. Quando viu
JESUS, Moisés e Elias, juntos na montanha, ele recomendou a construção de
três tendas. Que Pedro sugerisse três tendas já era admirável. Moisés
era o grande legislador e libertador do Velho Testamento. Elias estava entre
os maiores dos profetas do Velho Testamento, arrebatado da terra sem morrer.
Quão maravilhoso estar na presença deles! Podemos entender o desejo de Pedro
de construir uma tenda para Moisés e outra para Elias. Mas, por que três
tendas? Ah, ele estava elevando JESUS à mesma posição: Vamos dar para ele
uma tenda também! Para Pedro, em vista da sua herança judia, ter posto JESUS
a par com os grandes Moisés e Elias era algo admirável.
A resposta de DEUS mostrou que não deveria haver
três tendas, nem duas, mas uma só. "Este é o meu Filho amado, em quem me
comprazo; a ele ouvi". Moisés desvaneceu. Elias desapareceu. Somente
JESUS permaneceu. Devemos construir somente uma tenda. Muitos constroem
mais. Muitos constroem tendas para Moisés e Elias, não reconhecendo que não
estamos mais sob a lei do Velho Testamento. Muitos constroem tendas para
grandes líderes religiosos: Buda, Kardec, Joseph Smith, Ellen G. White, Edir
Macedo, etc. Muitos levantam tendas para os pais, bem junto da tenda para
JESUS. Outros armam uma tenda para sua igreja ou tradição religiosa.
Colossenses 2 diz, vigorosamente, que toda a sabedoria, todo o conhecimento
e a plenitude da divindade estão em CRISTO. Portanto, "Cuidado que
ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a
tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo CRISTO"
(v. 8). Temos que aceitar nada mais, nada menos do que CRISTO. Ele tem toda
a autoridade no céu como na terra.
A Transfiguração dos Seguidores de CRISTO
"E todos nós, com o rosto desvendado,
contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de
glória em Glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o ESPÍRITO"
(2 Coríntios 3:18). Temos que permitir que nossas
vidas sejam transformadas pela glória de CRISTO. DEUS quer que
compartilhemos de sua natureza divina (2 Pedro 1:4), e que CRISTO habite em
nós (Colossenses 1:26-28; Gálatas 4:19; Efésios 2:19-22). Paulo escreveu:
"Estou crucificado com CRISTO; logo, já não sou eu quem vive, mas
CRISTO
vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no filho
de DEUS, que me amou e a si mesmo se entregou por mim" (Gálatas
2:19-20). Imagine-se acordando uma noite, com JESUS ao lado de seu leito.
Você deixa seu corpo e CRISTO entra nele. Agora, seu corpo ainda pareceria
exatamente o mesmo. Mas de agora em diante é CRISTO quem realmente habita em
seu corpo. É claro que este evento não ocorrerá exatamente assim, mas seu
resultado tem que ser assim. Tenho que permitir que minha vida, minhas
ações, minhas palavras e até meus pensamentos sejam moldados como a imagem
de CRISTO.
Mas como podemos realizar esta transformação?
Depois que Moisés esteve na presença de DEUS, sua face mostrou-se tão
brilhante que ele teve que cobrí-la com véu para que as pessoas pudessem
olhar para ele. Paulo usa isto como uma ilustração de nossa transfiguração
por CRISTO (2 Coríntios 3). Temos que olhar para CRISTO e deixar sua imagem
nos transformar. Esta mudança ocorre através do conhecimento de CRISTO (2
Pedro 1:2-8; Colossenses 1:26-28). Em nosso estudo das Escrituras, temos que
olhar para CRISTO e começar a agir como ele agia, falar como ele falava e
pensar como ele pensava. Temos que chegar a conhecer CRISTO tão intimamente
(por meio das Escrituras) e admirá-lo tão profundamente que o imitamos em
cada pormenor. Muitas pessoas religiosas acabam fazendo umas poucas mudanças
externas e chamam a isso cristianismo. Mas a glória de CRISTO era interna.
Temos, não somente, que vestir uma máscara religiosa, mas temos que deixar a
vida de CRISTO renovar nossas vidas de dentro para fora. Somente então
CRISTO terá terminado sua obra em nossas vidas.
- por Gary Fisher
INTERAÇÃO
Caro professor, nesta lição estudaremos a respeito do
profeta Elias no monte da Transfiguração. Este acontecimento teve como objetivo
principal demonstrar que JESUS de fato era o Messias esperado. Moisés também
apareceu neste episódio. Sabemos que ele tipificava a lei e Elias prefigurava os
profetas que predisseram a vinda do Messias. No decorrer da lição, procure
enfatizar que embora Moisés e Elias tivessem grande relevância na história do
povo hebreu, eles não possuíam glória própria. Ainda que fossem homens fiéis ao
Senhor, eram humanos, sujeitos a falhas e erros, porém, eles irradiavam a glória
proveniente do CRISTO. Que possamos, como Filhos de DEUS, regenerados em JESUS
CRISTO, irradiar também a glória do Profeta de Nazaré.
OBJETIVOS- Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Descrever o episódio da transfiguração de
JESUS.
Explicar a tipologia representada em Moisés e Elias.
Conscientizar-se de que JESUS era o Messias esperado.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, para introdução da lição escreva a seguinte
indagação no quadro de giz: "O que foi a transfiguração?" Ouça os alunos com
atenção, faça as considerações que achar necessárias. Conclua explicando que a
transfiguração foi na verdade uma rápida demonstração da glória de JESUS CRISTO,
o Rei dos reis. A divindade de JESUS foi revelada no monte da Transfiguração. Os
discípulos que ali estavam puderam ver o Verbo que se fez carne. Ele é DEUS.
Infelizmente, na atualidade, muitos não creem mais na divindade de JESUS, por
isso, enfatize que JESUS foi cem por cento homem e cem por cento DEUS. Sua
glória foi manifestada em plena humanidade!
PALAVRA-CHAVE: TRANSFIGURAÇÃO - mudança de aparência,
ou forma, mas não de essência.
Ato ou efeito de transfigurar. Estado glorioso, em que JESUS apareceu sobre o
Monte Tabor. (http://www.dicionarioweb.com.br/transfigura%C3%A7%C3%A3o.html)
- Monte Hermom ou Monte Tabor?
RESUMO DA
LIÇÃO 9, ELIAS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO
I. ELIAS, O MESSIAS E A TRANSFIGURAÇÃO
1. Transfiguração.
2. Glória divina.
II. ELIAS, O MESSIAS E A RESTAURAÇÃO
1. Tipologia.
2. Escatologia.
III. ELIAS, O MESSIAS E A REJEIÇÃO
1. O Messias esperado.
2. O Messias rejeitado.
IV. ELIAS, O MESSIAS E A EXALTAÇÃO
1. Humilhação.
2. Exaltação.
SINÓPSE DO TÓPICO (1) A transfiguração provou para os
discípulos e para nós aquilo que JESUS sempre fora: o verbo divino encarnado.
SINÓPSE DO TÓPICO (2) No evento da transfiguração,
Moisés prefigurava a Lei e Elias os profetas.
SINÓPSE DO TÓPICO (3) João era o Elias que havia de vir
e JESUS era o Messias.
SINÓPSE DO TÓPICO (4) JESUS deixou claro que a cruz faz
parte do plano divino para restaurar todas as coisas.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICOI- Subsidio Teológico
"Embora a Transfiguração fosse sem dúvida uma
maravilhosa revelação da natureza essencial de JESUS, no contexto ela era também
uma poderosa manifestação da natureza do reino que o nosso Senhor pretendia
estabelecer com a sua morte.
[...] A chave para entendermos o pretenso significado da
transfiguração é encontrada em Marcos 9.2, na frase 'seis dias depois'. O que
havia acontecido antes dos seis dias? JESUS havia falado sobre a sua cruz e
depois a glória, e feito uma promessa específica: 'Em verdade vos digo que, dos
que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o Reino
de DEUS com poder' (Mc 9.1).
Não é costume de Marcos indicar um preciso
relacionamento entre os eventos. A frase 'seis dias depois' faz íntima ligação
entre a transfiguração e a profecia de CRISTO sobre a sua morte e ressurreição -
e a promessa que fez aos discípulos de que alguns veriam 'o Reino de DEUS com
poder'" (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento.
1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p. 115).
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICOII
Subsidio Teológico
Embora a transfiguração fornecesse uma confirmação
visível da divindade de CRISTO, os discípulos, perante os quais Ele havia
exibido sua glória, já o havia reconhecido através dos olhos da fé (Mc 8.29).
Porém não haviam reconhecido a natureza do seu reino: não entendiam a implicação
de tomar a cruz e seguir a JESUS a fim de receberem uma nova vida.
Então JESUS transfigurou-se diante deles e, nessa
transformação, eles viram 'o Reino de DEUS com poder' (Mc 9.1). Eles viram
Aquele que apareceu em sua encarnação como um homem comum, brilhar de repente
com um extraordinário esplendor. O que eles viram era uma verdadeira
transfiguração - uma transformação revolucionária do estado de um ser para
outro. Um estado de ser que indiscutivelmente exibia a glória e o poder de DEUS.
É isso que a transfiguração redefine o reino para seus discípulos. Quando,
depois da morte e ressurreição de CRISTO o reino de DEUS vier 'com poder', a
característica marcante desse reino não será exércitos de anjos marchando para
esmagar o poder de Roma. O reino de DEUS vem com poder a fim de mudar os seres
humanos comuns em seres que escolheram seguir a JESUS. O reino, pelo menos até à
volta de JESUS, consistirá em transformação, e não nas conquistas que eles
desejavam" (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo
Testamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p. 115).
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do
Novo Testamento. 1.ed.Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
MERRILL, Eugene H. História de Israel no Antigo
Testamento: O reino de sacerdotes que DEUS colocou entre as
nações. 6. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
SAIBA MAIS - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 53,
p.40.
QUESTIONÁRIO LIÇÃO
9, ELIAS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO
Responda conforme
a revista da CPAD do 1º Trimestre de 2013
Complete os
espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"E
[JESUS] ________________________________________-se diante deles; e o seu
rosto _______________________________________ como o sol, e as suas vestes
se tornaram __________________________________ como a luz. E eis
que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele" (Mt 17.2,3).
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
O
aparecimento de Moisés e Elias no Monte da
_______________________________________ é um testemunho de que a Lei e os Profetas cumprem-se em ___________________________,
o ____________________________ prometido.
COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO
3- Onde encontramos o relato sobre a transfiguração nos
evangelhos sinóticos e quais os personagens ai envolvidos?
( ) Mt 17.1-13;
Mc 9.2-8; Lc 9.28-36.
( ) JESUS, Moisés, Elias, Pedro,
Mateus e João.
( ) JESUS, Moisés, Elias, Pedro, Tiago e João.
I. ELIAS, O MESSIAS E A TRANSFIGURAÇÃO
4- Quais fatos põem em evidência a
identidade do Messias, o Filho de DEUS, na transfiguração de JESUS?
( ) A palavra transfigurar, que traduz o
termo grego metanoia, mantém o sentido de mudança de forma, ou tipo, mas
não mudança de essência.
( ) O texto sagrado relata que tão logo
subiram ao Monte, JESUS foi transfigurado diante de Pedro, João e Tiago.
( ) Diz o
texto sagrado: "o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se
tornaram brancas como a luz".
( ) A palavra transfigurar, que traduz o
termo grego metamorfose, mantém o sentido de mudança de aparência, ou forma, mas
não mudança de essência.
( ) A transfiguração mostrou aos discípulos aquilo que
JESUS sempre fora: o verbo divino encarnado.
( ) Os discípulos
observaram que o seu rosto brilhou como o sol.
( ) O texto revela também
que suas vestes resplandeceram.
5- Qual relação existe entre a glória divina e a
transfiguração de JESUS?
( ) Mateus detalha que durante a
transfiguração "uma nuvem luminosa os cobriu".
( ) É relevante o fato de
que Mateus, ao escrever o evangelho aos hebreus, põe em evidência o fato de que
JESUS é o Messias anunciado no Antigo Testamento.
( ) Isso pode ser visto na
manifestação da nuvem luminosa, que está relacionada com a manifestação da
presença de DEUS.
( ) Tanto
Moisés como Elias e Elizeu, quando estiveram no Horebe, presenciaram a manifestação dessa
luz.
( ) Tanto
Moisés como Elias, quando estiveram no Sinai, presenciaram a manifestação dessa
glória.
( ) Todavia, não como os discípulos a vivenciaram no Monte da
Transfiguração.
II. ELIAS, O MESSIAS E A RESTAURAÇÃO
6- Qual a tipologia existente no evento da transfiguração,
onde o texto
destaca os nomes de Moisés e Elias (Mt 17.3)?
( ) Para a Igreja Cristã, Moisés
prefigura a Lei enquanto Elias, os profetas.
( ) Para a Igreja Cristã, Moisés
representa os mortos e transformados enquanto Elias, os arrebatados e JESUS
a graça de DEUS.
( ) É perceptível, nessa passagem, que
Moisés aparece como figura tipológica.
( ) Mateus põe em evidência o pronunciamento
do próprio DEUS: "Escutai-o".
( ) Mateus põe em evidência o pronunciamento
do próprio DEUS: "Obedecei-o".
( ) E Moisés havia dito exatamente estas
palavras quando se referia ao Profeta que viria depois dele: "O SENHOR, teu
DEUS, te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele
ouvireis".
( ) A transfiguração revela que Moisés tem seu tipo revelado
em JESUS de Nazaré e que toda a Lei apontava para Ele.
7- Enquanto Moisés ocupa um papel
tipológico no evento da transfiguração, Elias aparece em um contexto
escatológico. Por que?
( ) O texto de Malaquias 4.5,6 apresenta Elias como o preletor do
Messias.
( ) O texto de Malaquias 4.5,6 apresenta Elias como o precursor do
Messias.
( ) O Novo Testamento aplica a João Batista o cumprimento dessa Escritura:
"E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter o coração dos
pais aos filhos e os rebeldes, à prudência dos justos, com o fim de preparar ao
Senhor um povo bem disposto".
( ) Assim como Elias, João foi um profeta de
confronto, ousado e rejeitado.
( ) A presença do
Batista, o Elias que havia de vir, era uma clara demonstração da morte de
JESUS.
( ) A presença do
Batista, o Elias que havia de vir, era uma clara demonstração da messianidade de
JESUS.
III. ELIAS, O MESSIAS E A REJEIÇÃO
8- O relato de Mateus sugere que os escribas não reconheceram a
JESUS como o Messias, porque faltava um sinal que para eles era determinante - o
aparecimento de Elias antes da manifestação do Messias (Mt 17.10). Como
JESUS
poderia ser o Messias se Elias ainda não havia vindo?
( ) Elias
veio agora na Transfiguração e os discípulos testificavam isso.
( ) Tanto os rabinos como o povo
comum sabiam que antes do advento do Messias, Elias haveria de aparecer.
( ) JESUS revela então que
nenhum evento no programa profético deixara de ter o seu cumprimento.
( ) Elias já
viera e os fatos demonstravam isso.
( ) Elias havia sido um profeta do deserto, João
também o foi; Elias pregou em um período de transição, João prega na transição
entre as duas alianças; Elias confrontou reis, João da
mesma forma.
( ) Mais uma vez fica claro: João era o Elias que havia de
vir e JESUS era o Messias.
9- JESUS é o Messias rejeitado. Em qual contexto está
inserida sua transfiguração?
(
) O texto de Mateus 16.1-8, que narra o episódio da transfiguração,
inicia-se com a sentença: "Sete dias depois".
(
) O texto de Mateus 17.1-8, que narra o episódio da transfiguração,
inicia-se com a sentença: "Seis dias depois".
( ) O texto coloca a transfiguração num contexto onde uma sequência de
fatos deve ser observada.
( ) Os eruditos ressaltam que "seis dias" é uma outra
forma de dizer: "uma semana depois".
( ) De fato, o texto paralelo de Lucas fala de
"quase oito dias", isto é, uma semana depois.
( ) O texto, portanto, põe o
evento no contexto da confissão de Pedroe no discurso de JESUS
sobre a necessidade de se tomar a cruz.
( ) O Messias revelado,
portanto, em nada se assemelhava ao herói da crença popular. Pelo contrário, a
sua mensagem, assim como a do Batista, não agradaria a muita gente e provocaria
rejeição.
IV. ELIAS, O MESSIAS E A EXALTAÇÃO
10- Por que a
preocupação dos discípulos sobre a relação do aparecimento de Elias e a
manifestação do Messias?
(
) Esse fato é demonstrado na pergunta que eles fazem logo após descer o
monte da transfiguração.
(
) Como D. A. Carson observa, o
fato é que a profecia referente a Elias falava de "restaurar todas as
coisas" e os discípulos não entendiam como o Messias tão esperado
pudesse
morrer em um contexto de restauração.
( ) CRISTO corrige esse equivoco, mostrando
que a transfiguração faz parte do plano divino para restaurar todas as coisas.
( ) CRISTO corrige esse equivoco, mostrando
que a cruz faz parte do plano divino para restaurar todas as coisas.
11- Quanto à exaltação da transfiguração de CRISTO,
complete:
Muito tempo depois, o apóstolo Pedro ainda lembra dos fatos ocorridos e os
cita em relação à exaltação e _____________________________ de
JESUS e, também, como prova da veracidade da _____________________________ da
cruz: "Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor
JESUS CRISTO, seguindo _______________________________
artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua ___________________________________, porquanto ele
recebeu de DEUS Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida
a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho ________________________________" (2 Pe
1.16,17).
CONCLUSÃO
12- Complete:
Vimos, pois, que os eventos ocorridos durante a
___________________________________ servem para demonstrar que JESUS era de fato o Messias esperado.
Tanto a Lei, tipificada aqui em ______________________, como os _________________________________,
representado no texto pela figura de Elias, apontavam para a revelação
máxima de DEUS - o CRISTO JESUS. Essas personagens tão importantes no
contexto bíblico não possuem glória própria, mas irradiam a glória
proveniente do Filho de DEUS. Ele, sim, é o centro das
___________________________________, do Universo e de todas as coisas (Cl 1.18,19; Hb 1.3; Fl
2.10,11).
RESPOSTAS
DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ -
Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos
Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE
LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD -
BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer
- CPAD
SOARES, Esequias. O
Ministério Profético na Bíblia: A voz de DEUS na Terra. 1.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2010.
SOARES, Esequias. Visão
Panorâmica do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia
do Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
William Macdonald - Comentário Bíblico popular (Antigo Testamento).Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico NVI - EDITORA VIDA.
Revista Ensinador Cristão - nº 52 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD. GARNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA ELISSEN, Stanley. Conheça melhor o Antigo Testamento. VIDA. CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento Interpretado versículo por Versículo. HAGNOS. STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD 101 PERGUNTAS QUE AS PESSOAS MAIS FAZEM SOBRE JESUS - JUERP - Don Stewart AS GRANDES DEFESAS DO CRISTIANISMO - CPAD - Jéfferson Magno Costa O NOVO DICIONÁRIO DA BÍBLIA – Edições Vida Nova – J. D. Douglas A
Pr Henrique, EBD NA TV, Cajamar, SP, Revista Lições Bíblicas, CPAD, Assembleia de Deus Belém, Missões, Central Gospel, ADVEC, BETEL, Madureira, adultos, estudantes, professores, Imperatriz, MA, Ervália, MG, estudos bíblicos, gospel, DEUS, ESPÍRITO SANTO, JESUS, Slides, Trimestres, Tema diversos, meu telefone, 99-99152-0454, Luiz Henrique de Almeida Silva, Canal YouTube, Henriquelhas, Rodovia Edgar Máximo Zambotto, 354, Residencial Vista Bella, Torre A, Apto 95, Jordanésia, Cajamar, SP. CEP: 07786-015
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