Questionário da 
   Lição 10 - O 
   Perigo Da Busca Pela Autorrealização Humana
   Responda conforme a 
   revista da CPAD do 3º Trimestre de 2014 - Para jovens e adultos
   Tema: 
   FÉ E OBRAS - Ensinos de Tiago para uma Vida 
   Cristã Autêntica
   Complete os espaços 
   vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as 
   falsas.
Pr. Henrique, EBD NA TV, DONS DE CURAR, Lições Bíblicas, COMENTO REVISTAS CPAD, BETEL E CENTRAL GOSPEL, Moro em Jordanésia, Cajamar, SP, morava em Imperatriz, MA, Pr. IEADI, estudos bíblicos, vídeos aula, gospel, ESPÍRITO SANTO, JESUS, DEUS PAI, slides, de Ervália, MG, Canal YouTube Henriquelhas, Igreja Evangélica Assembleia de Deus ministério Belém, área 58, Santana de Parnaíba, SP. @PrHenrique
02 setembro 2014
Lição 10 - O Perigo Da Busca Pela Autorrealização Humana, 2parte, Ev Henrique, EBD NA TV
 
 2. “Inimigos de DEUS”.
 Em guerra contra DEUS (Tg 
 4.4-10)
 A raiz de toda a guerra é 
 rebelião contra DEUS. Mas como um crente pode estar em guerra contra DEUS? 
 Cultivando amizade com os inimigos de DEUS. Tiago cita três inimigos com 
 quem não podemos ter amizade, se desejamos viver em paz com DEUS. Tiago fala 
 de tentações que estão fora de nós (o mundo e o diabo) e tentações que estão 
 dentro de nós (a carne).
 Tiago fala do mundo (4.4). A 
 palavra kosmos foi empregada em um sentido ético, para indicar uma sociedade 
 corrupta, ou o princípio do mal que opera sobre os homens. O mundo aqui é a 
 sociedade humana com seus valores, princípios e filosofia vivendo à parte de 
 DEUS. Esse sistema que rege o mundo é anti-DEUS. Se o mundo valoriza a 
 riqueza, começamos a valorizar a riqueza também. Se o mundo valoriza o 
 prestígio, começamos a valorizar o prestígio. Temos a tendência de assimilar 
 esses valores do mundo.
 Um crente pode tornar-se 
 amigo do mundo gradativamente:
 primeiro, sendo amigo do 
 mundo (4.4). 
 Segundo, sendo contaminado 
 pelo mundo (1.27). 
 Terceiro, amando o mundo (I 
 Jo 2.15-17). 
 Quarto, conformando-se com o 
 mundo (Rm 12.2). 
 O resultado é ser condenado 
 com o mundo (I Co 11.32). Assim, seremos salvos como que por meio do fogo (I 
 Co 3.11-15). Amizade com o mundo é uma espécie de adultério espiritual. O 
 crente está casado com CRISTO (Rm 7.4) e deve ser fiel a Ele (Is 54.5; Jr 
 3.1-5; Ez 23; Os 1-2; ICo 11.2). O mundo é inimigo de DEUS e ser amigo do 
 mundo é constituir-se em inimigo de DEUS.
 Não dá para ser amigo do 
 mundo e de DEUS ao mesmo tempo. Temos que tomar cuidado com as pequenas 
 coisas.
 O mundo envolve as pessoas 
 pouco a pouco. Ninguém se torna um viciado em álcool do dia para a noite. 
 Ninguém se lança de cabeça nas aventuras loucas das drogas no primeiro trago 
 ou na primeira picada. Ninguém começa uma vida licenciosa num primeiro 
 flerte. A sedução do mundo é como uma fenda numa barragem, começa pequena, 
 mas pode conduzir a um grande desastre.
 LOPES. Hernandes Dias. TIAGO 
 Transformando provas em triunfo. Editora Hagnos. pag. 86-88.
  
 a. “Povo adúltero”. Tiago 
 está escrevendo para cristãos judeus que estão familiarizados com o termo 
 adúltera quando aplicado ao relacionamento matrimonial entre DEUS como 
 marido e o seu povo como esposa infiel. Por exemplo, DEUS disse ao profeta 
 Oséias: “Vai, toma uma mulher de prostituições, e terás filhos de 
 prostituição; porque a terra se prostituiu, desviando-se do Senhor” (Os 
 1.2).
 JESUS chama os fariseus, 
 saduceus e intérpretes da lei de “geração má e adúltera” (Mt 12.39; 16.4; e 
 ver Mc 8.38; itálico nosso).
 Além disso, JESUS se refere 
 a si mesmo indiretamente como o noivo (Mt 9.15 e paralelos) e Paulo diz que 
 CRISTO é o esposo da igreja (2Co 11.2; Ef 5.22-25; consultar também Ap 19.7; 
 21.9).
 b. “A amizade do mundo é 
 ódio para com DEUS”. Tiago faz essa colocação na forma de pergunta e apela 
 para o conhecimento intuitivo do leitor. Que esposo permite que sua esposa 
 tenha um relacionamento ilícito com outro homem? E o que pensar de uma 
 esposa que abre mão do amor matrimonial para envolver-se em relações 
 adúlteras?
 Qual você acha que é a 
 reação de DEUS quando um crente se apaixona pelo mundo? DEUS é zeloso (Ex 
 20.5; Dt 5.9), ele não tolera qualquer amizade com o mundo.
 O que significa a palavra 
 mundo? Ela representa “o sistema da humanidade como um todo (suas 
 instituições, estruturas, valores e costumes) organizado sem DEUS”. É o 
 sentido que Paulo transmite em sua segunda carta para Timóteo: “Porque 
 Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e foi para Tessalônica” 
 (2Tm 4.10). Tiago é enérgico ao dizer que uma pessoa não pode ter amizade 
 com o mundo e com DEUS ao mesmo tempo. O mundo não tolera amigos de DEUS, 
 pois estes são considerados inimigos. O contrário também é verdade. DEUS 
 considera um “amigo do mundo” como um inimigo.
 c. “Ódio para com DEUS”. Que 
 expressão aterradora! Um amigo de DEUS que suporta a inimizade do mundo pode 
 sempre encontrar consolo nas palavras do reformador do século 16, John Knox, 
 que disse: “Um homem com DEUS ao seu lado está sempre junto com a maioria”, 
 mas a pessoa que se depara com DEUS como seu inimigo está sozinha, pois o 
 mundo não pode ajudá-la. O autor aos Hebreus conclui: “Horrível coisa é cair 
 nas mãos do DEUS vivo” (Hb 10.31).
 Quem é um inimigo de DEUS? O 
 cristão foi colocado no mundo apesar de não ser do mundo (Jo 17.16,18). O 
 apóstolo João adverte: “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se 
 alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (l Jo 2.15). Quando uma 
 pessoa intencionalmente se volta para o mundo, para tomar-se parte dele, ela 
 tomou uma decisão consciente de rejeitar DEUS e os ensinamentos de sua 
 Palavra. Assim, qualquer um que deliberadamente escolhe em favor do mundo e 
 contra DEUS terá DEUS como seu inimigo.
 Simom J. Kistemaker. 
 Comentário do Novo Testamento Tiago e Epistola de João. Editora Cultura 
 Cristã. pag. 183-185.
  
 Será que “precisamos” 
 conhecer mesmo? E preciso experimentar todos os tipos de religiões para se 
 ter certeza qual é a correta? É preciso passar por todo tipo de dor para 
 saber que é ruim? É preciso experimentar a droga para saber que não é boa 
 para nosso corpo? Não é preciso flertar com o mundo nem com as coisas do 
 mundo para poder opinar sobre elas. Pois quando o fazemos, corremos um 
 grande risco de entrar em um processo de amizade com o mundo. Principalmente 
 porque sabemos que amizade com o mundo, para DEUS, é sinônimo de inimizade 
 com ele. “Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de DEUS”, afirma 
 Tiago. Além do mais, essa amizade se torna inimizade para com DEUS por que o 
 inimigo de DEUS é o Diabo. E sendo ele o deus deste mundo {aiori), como já 
 vimos, se comportar com as atitudes e ambições do Diabo quer dizer ser 
 inimigo de DEUS também. JESUS dialogou com os judeus: “Todo aquele que vive 
 pecando é escravo do pecado” (Jo 8.34). 
 “Vocês pertencem ao pai de 
 vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. [...] Quando mente, fala a 
 sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8.44). “Ou vocês 
 acham que é sem razão que a Escritura diz que o ESPÍRITO que ele fez habitar 
 em nós tem fortes ciúmes?” Essa maneira de entender esse texto no original 
 pressupõe que o ESPÍRITO seja o ESPÍRITO SANTO. Ele certamente não fomenta 
 inveja nos indivíduos no quais ele habita. Buscar a amizade do mundo é o 
 mesmo que viver debaixo da sua influência, dependência e segurança como se 
 isso fosse o mais importante de tudo. Esse tipo de namoro com o mundo, esse 
 andar de mãos dadas, não é apenas perigoso, mas é fatal, pois a infidelidade 
 leva à apostasia. Nenhum marido ou esposa se contentaria com menos do que 
 exclusividade total em seu relacionamento conjugal. Assim, DEUS jamais 
 tolerará qualquer tipo de divisão entre ele e o mundo. Pois DEUS é 
 “ciumento” quando se trata de sua “esposa” ou “noiva”, a igreja. 
 
 Russell P. 
 Shedd,. Edmilson F. Bizerra. 
 Uma Exposição De Tiago A Sabedoria De DEUS. Editora Shedd 
 Publicações.
  
 
 3. O ESPÍRITO tem “ciúmes” (Tg 4.5).
 Nessa passagem, um aspecto 
 muito importante ressaltado por Tiago sobre o nosso relacionamento com DEUS 
 é que o “ESPÍRITO, que em nós habita, tem ciúmes” (v. 5). A construção do 
 versículo 5 no original grego não é muito clara, podendo esse texto 
 significar que o espírito humano tem a tendência natural “de opor-se a DEUS 
 e ao próximo”, o que estaria implícito na expressão traduzida como “ciúmes”; 
 ou então que o ESPÍRITO SANTO tem ciúmes de nós, isto é, zelo intenso por 
 nós. A maioria esmagadora dos comentaristas bíblicos, à luz do que afirmam o 
 final do versículo 4 e o início do versículo 6, prefere a segunda 
 interpretação para o versículo 5, que é também a interpretação aceita por 
 mim: Tiago quer dizer aqui que o ESPÍRITO SANTO de DEUS tem ciúmes de nós. O 
 Consolador, aquEle que intercede por nós e em nós com gemidos inexprimíveis 
 (Rm 8.26,27) e se entristece frente aos nossos pecados (Ef 4.30), o nosso 
 Ajudador, que nos guia na caminhada espiritual e no relacionamento com o Pai 
 celestial através de CRISTO (Rm 8.5-11), tem um forte, intenso e amoroso 
 zelo por nós.
 Alexandre Coelho e Silas 
 Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica. 
 Editora CPAD. pag. 119-120.
  
 Sim, DEUS tem ciúmes dos 
 seus filhos!
 Parece estranha a ideia de 
 que DEUS tem ciúmes, mas é exatamente disso que Tiago está falando no 
 versículo 5. E a expressão “...diz a Escritura...” não quer dizer que as 
 palavras que vêm a seguir — “O ESPÍRITO que em nós habita tem ciúmes” — se 
 trata de uma citação fiel, ao pé da letra, de algum texto do Antigo 
 Testamento. O que Tiago diz é que essa é uma das mensagens das Sagradas 
 Escrituras no Antigo Testamento: o ESPÍRITO do Senhor tem ciúmes de seus 
 filhos.
 Há inúmeras passagens do 
 Antigo Testamento que revelam isso, especialmente aquelas que dizem respeito 
 ao relacionamento entre DEUS e o povo de Israel. Em seu clássico "O 
 Conhecimento de DEUS", o teólogo britânico James I. Packer dedica um 
 capítulo inteiro para relembrar algumas dessas fortes passagens do texto 
 sagrado com o objetivo de refletir sobre esse aspecto divino pouco abordado 
 hoje em dia — o ciúme de DEUS. Escreve Packer:
 “Quando DEUS tirou Israel do 
 Egito, levando o povo para o Sinai e dando-lhes sua lei e aliança, seu ciúme 
 foi um dos primeiros fatos a respeito de Si mesmo que lhes ensinou. A sanção 
 do segundo mandamento, pronunciado em voz audível para Moisés nas ‘tábuas de 
 pedra escritas pelo dedo de DEUS’ (Ex 31.18) era este: ‘Porque Eu sou o 
 Senhor teu DEUS, DEUS zeloso” (Ex 20.5). Mais tarde, DEUS falou a Moisés de 
 modo mais direto: ‘O nome do Senhor é Zeloso; sim, DEUS zeloso é Ele’ (Ex 
 34.14). [...] De fato, a Bíblia fala bastante sobre o ciúme de DEUS. Há 
 diversas referências no Pentateuco (Nm 25.11; Dt 4.24; 6.15; 29.20; 
 32.16,21), nos livros históricos (Js 24.19; 1 Rs 14.22), nos Profetas (Ez 
 8.3-5,16; 38 e 42; 23.25; 36.5; 38.19; 39.25; J1 2.18; Na 1.2; Sf 1.18; 3.8; 
 Zc 1.14; 8.2) e nos Salmos (78.58; 79.5). Ele [seu zelo] é constantemente 
 apresentado como um motivo para [DEUS] agir, seja em ira ou misericórdia: 
 ‘Terei zelo pelo meu santo nome’ (Ez 39.25); ‘Com grande zelo estou zelando 
 por Jerusalém e Sião’ (Zc 1.14); ‘O Senhor é um DEUS zeloso e vingador’ (Na 
 1.2)”.
 O apóstolo Paulo também fala 
 sobre o ciúme de DEUS, ao lançar sobre os orgulhosos cristãos de Corinto a 
 seguinte pergunta: “Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que 
 Ele?” (1 Co 10.22). Nessa passagem, Paulo está afirmando aos crentes 
 coríntios que havia uma impossibilidade moral de se beber “o cálice do 
 Senhor” e beber “o cálice dos demônios” (1 Co 10.21).
 Como ressalta Donald Metz, 
 “o cálice dos demônios representava o apogeu dos banquetes dos pagãos nos 
 quais eram feitas três saudações em honra aos deuses.
 Um crente não podia tomar 
 parte em tal rito pagão sem ofender a sua consciência. Qualquer tentativa de 
 ter comunhão com DEUS e, ao mesmo tempo, de participar deliberadamente de 
 práticas idólatras provocará a irritação do Senhor (1 Co 10.22; Dt 32.21)”.
 Lembrando ainda que, nessa 
 mesma Epístola, alguns capítulos antes, Paulo já falara do ciúme divino aos 
 crentes em Corinto, evocando justamente o fato de que, desde o dia em que 
 aceitaram CRISTO como Senhor e Salvador, o ESPÍRITO SANTO passou a 
 habitá-los (1 Co 6.19,20), mesmo fato frisado por Tiago (Tg 4.5). E o 
 apóstolo aos gentios ainda revisitaria esse assunto na sua Segunda Epístola 
 aos Coríntios (2 Co 6.14-18).
 Alexandre Coelho e Silas 
 Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica. 
 Editora CPAD. pag. 120-121.
  
 Tg 4.5 O texto em Tiago 4.6 
 (o próximo versículo) é uma citação do Antigo Testamento — especificamente. 
 Provérbios 3.34. No entanto, esta expressão não é uma citação direta de 
 nenhum versículo do Antigo Testamento. Tiago está adotando uma abordagem 
 usada em outras passagens do Novo Testamento, que consiste em resumir 
 ensinamentos do Antigo Testamento em vez de citá-los diretamente. O texto 
 grego da frase “o ESPÍRITO que em nós habita tem ciúmes” oferece diversas 
 traduções alternativas, de modo que o contexto deve nos ajudar a determinar 
 o que o autor quis dizer. Tiago estava dizendo que DEUS, que fazia com que o 
 seu ESPÍRITO residisse nos crentes, tem ciúme do seu relacionamento, ou 
 estava dizendo que o espírito que DEUS pôs no homem é inclinado aos ciúmes - 
 e por essa razão deve ser mantido em observação. O objetivo desta declaração 
 é confirmar a comunhão do crente com DEUS, e a sua posição contrária ao 
 mundo. 
 Podemos dizer que nos 
 relacionaremos tanto com DEUS como com o mundo, mas, na prática, só 
 poderemos escolher um caminho. Quanto mais nos entregarmos ao mundo, mais 
 forte será a nossa fidelidade ao mundo. Quanto mais nos entregarmos a DEUS, 
 mais forte será a nossa ligação com Ele. “Onde estiver o vosso tesouro, aí 
 estará também o vosso coração” (Mt 6.21), disse JESUS.
 Para aqueles que fazem a 
 escolha sábia, enfrentando aquilo que pode parecer uma batalha desanimadora, 
 Tiago acrescenta uma mensagem maravilhosa de esperança. 
 Comentário do Novo 
 Testamento Aplicação Pessoal. Editora CPAD. Vol. 2. pag. 683.
  
 O DEUS que tem ciúmes 
 (4.5,6)
 A interpretação do versículo 
 5 sempre trouxe dificuldades. A tradução da KJV está gramaticalmente 
 correta, mas não é a única possibilidade. A maioria das traduções modernas e 
 comentários concordam que o verbo habita (katokisen) é a palavra usada no 
 Novo Testamento para indicar a presença do ESPÍRITO de DEUS. Eles, portanto, 
 dão ao versículo uma interpretação inteiramente diferente, tal como: “Ele 
 anela de modo ciumento pelo espírito que fez habitar em nós” (RSV). Se essa 
 interpretação está correta, fica claro que Tiago terminou a sua purificação 
 da conduta má e começa o seu apelo ao arrependimento. Quando fomentamos a 
 amizade com o mundo, podemos nos desviar e deixar DEUS fora da nossa vida. 
 Mas isso não ocorre facilmente. DEUS é um DEUS zeloso, que não tolera 
 rivais. Quando nos convertemos, Ele nos deu um novo espírito. DEUS se 
 enternece por essa nova vida na alma. Ele procura de todas as formas nos 
 analisar quando começamos a nos descuidar. Ele quer que essa vida cresça, 
 porque deseja que sejamos totalmente seus.
 Não há nenhuma passagem 
 específica no Antigo Testamento que corresponda à última parte do versículo 
 5. As palavras diz a Escritura, que Tiago cita, não são uma citação, “mas um 
 resumo dos ensinamentos do Antigo Testamento: DEUS quer a pessoa inteira, 
 nossa lealdade completa” (Berk).
 DEUS fica condoído com a 
 nossa simpatia dividida e nossa amizade com o mundo que resulta disso. Ele 
 deseja que a plenitude do seu ESPÍRITO controle a nossa vida; Ele nos 
 convida a chegarmos a Ele e nos submetermos ao seu ministério. DEUS dá essa 
 ajuda especial àqueles que humildemente a aceitam. Para provar seu ponto, 
 Tiago cita Provérbios 3.34 exatamente como ocorre na Septuaginta (cf. 1 Pe 
 5.5).
 A. F. Harper. Comentário 
 Bíblico Beacon. Tiago. Editora CPAD. Vol. 10. pag. 183.
  
 Tg 4:5 Além de condená-los 
 por seu comportamento. Tiago acrescenta uma advertência: ou pensais que em 
 vão diz a Escritura que... Aquela gente tem lido o Antigo Testamento, e só a 
 supressão voluntária de sua mensagem pode justificar suas ações.
 As escrituras em questão 
 provavelmente são uma obra apócrifa; a primeira tradução alternativa de ECA 
 com certeza é a forma correta: o ESPÍRITO que ele fez habitar em nós tem 
 intenso ciúme. DEUS é como um marido ciumento (Êxodo 20:5; 34:14; 
 Deuteronômio 4:24) que não vai tolerar adultério de sua “noiva”. O alvo do 
 ciúme de DEUS é o ESPÍRITO que ele soprou no seu povo (Gênesis 6:17; 7: 15; 
 Salmos 104:29-30; Ezequiel 37), a quem chamou para que o adorasse e a ele 
 obedecesse. Quando, entretanto, seu povo corrompe seu espírito para servir 
 ao mundo, o ciúme de DEUS se inflama. Ai da pessoa que ignora a ameaça 
 divina, como se as Escrituras fossem apenas papel e tinta!
 Peter H. Davids. Comentário 
 Bíblico Contemporâneo. Editora Vida. pag. 132.
  
 
 III - A BUSCA DA AUTORREALIZAÇÃO (Tg 4.6-10)
 
 1. Humilhando-se perante DEUS (Tg 4.6,7).
 Submetendo-se a DEUS
 Nos versículos 6 a 10, o 
 apóstolo Tiago exorta seus leitores a fugirem das paixões pecaminosas se 
 submetendo a DEUS. Ele começa nos lembrando que o ESPÍRITO de DEUS, que em 
 nós habita e tem zelo santo por nós, nos admoesta para que obtenhamos “maior 
 graça” (v.6). Para isso, basta que, seguindo sua admoestação, sujeitemo-nos 
 a DEUS, isto é à sua vontade, que é “boa, agradável e perfeita” (Rm 12.2).
 Assevera Tiago que os 
 orgulhosos, os soberbos, os egoístas, são resistidos por DEUS, que “dá 
 graça”, isto é, a “maior graça”, apenas aos humildes (Tg 4.6b). Na 
 sequência, Tiago relaciona o sujeitar-se a DEUS com o resistir ao Diabo 
 (v.7), o que significa que o Diabo procura de todas as formas atrapalhar 
 para que não nos sujeitemos à vontade de DEUS. Porém, se resistirmos às suas 
 sugestões, afirma o apóstolo, ele fugirá de nós. Ou seja, a melhor forma de 
 mantermos o Diabo afastado de nós é nos sujeitarmos à vontade de DEUS.
 Alexandre Coelho e Silas 
 Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica. 
 Editora CPAD. pag. 122.
  
 Tg 4.6 Nós precisaremos 
 confiar no poder de DEUS para resistir a tais desejos malignos. Este poder 
 está disponível. Citando Provérbios 3.34, Tiago oferece esperança àqueles 
 que desejam a comunhão com DEUS. DEUS resiste aos soberbos porque o orgulho 
 nos torna egocêntricos e nos leva a concluir que nós merecemos tudo o que 
 podemos ver, tocar, ou imaginar. Ele cria apetites avarentos que superam em 
 muito aquilo de que necessitamos. O orgulho pode sutilmente fazer com que 
 não mais vejamos os nossos pecados ou a nossa necessidade de perdão. 
 
 Mas a humildade abre o 
 caminho para que a graça de DEUS flua em nossa vida; assim. DEUS 
 dá graça aos humildes. A humildade não é uma fraqueza; ao contrário, é a 
 única maneira pela qual os crentes conseguem coragem para enfrentar todas as 
 suas tentações e provações com o poder de DEUS. À medida que DEUS nos dá 
 mais graça, percebemos que as atrações sedutoras deste mundo são apenas 
 substitutos baratos daquilo que DEUS tem para oferecer. A escolha é nossa — 
 podemos nos humilhar e receber a graça de DEUS, ou podemos continuar com o 
 nosso orgulho e autossuficiência e sentir a sua ira. Como é que nós, tão 
 propensos ao orgulho no mesmo momento em que pensamos que podemos estar nos 
 aproximando da humildade, podemos descobrir a verdadeira humildade? Como 
 podemos nos tornar o tipo de pessoas humildes que encontram a graça 
 abundante que DEUS promete? Tendo revelado a nossa necessidade, Tiago agora 
 aponta o caminho claramente.
 Tg 4.7 Nós nos sujeitamos a 
 DEUS reconhecendo tanto a sua amizade quanto a sua autoridade. A nossa 
 relação com DEUS não é de iguais, mas de servos confiantes. Embora Ele não 
 esteja definindo especificamente a palavra, Tiago está descrevendo a vida de 
 fé. A verdadeira fé responde a DEUS ativamente, e não passivamente. Embora 
 DEUS inicie e facilite tudo o que ocorre entre Ele e nós, o nosso 
 envolvimento nunca está completamente excluído. A humildade pessoal diante 
 de DEUS é parte da fé viva. Satanás sabe que, enquanto ele puder estimular o 
 orgulho humano, poderá retardar o plano de DEUS, mesmo que seja apenas 
 temporariamente. Mas, por mais que Satanás seja poderoso, o seu único poder 
 sobre os crentes está nas suas fortes tentações. Nós podemos nos sujeitar 
 a DEUS, resistir ao diabo, e ele fugirá de nós (Tiago 
 4:7). Por 
 outro lado, uma falta de resistência praticamente garantirá a perseguição 
 contínua de Satanás (veja também Ef 6.10-18 e l Pe 5.6-9).
 Uma vez que identificamos o 
 diabo como o nosso inimigo, nós precisaremos compreender quem ele é e como 
 ele opera, para que possamos efetivamente resistir a ele. O objetivo 
 principal do diabo é separar o homem de DEUS. Destinado à destruição, ele 
 quer tomar a maior parte possível da criação. Entre as razões pelas quais 
 nós precisamos tão desesperadamente da graça de DEUS, está o fato de que nós 
 travamos um combate mortal com um inimigo superior. Precisamos da ajuda de 
 DEUS para resistir às artimanhas separatistas de Satanás e nos aproximar de 
 DEUS. 
 Os mandamentos apresentados 
 a seguir, e na verdade em todo o restante desta carta, são comentários sobre 
 as suas declarações acima. Tanto a humildade diante de DEUS quanto a 
 resistência ao diabo são necessárias.
 Comentário do Novo 
 Testamento Aplicação Pessoal. Editora CPAD. Vol. 2. pag. 683-684.
  
 Tiago fala do diabo (4.6,7). 
 O pecado predileto do diabo é a vaidade, o orgulho. Ele tenta as pessoas 
 nessa área (4.6,7). Ele tentou Eva e tenta os novos crentes (I Tm 3.6). DEUS 
 quer que dependamos dEle enquanto o diabo quer que dependamos de nós. O 
 diabo gosta de encher a nossa bola. O grande problema da igreja hoje é que 
 temos muitas celebridades e poucos servos. Há tanta vaidade humana que não 
 sobra espaço para a glória de DEUS.
 Como podemos vencer esses 
 três inimigos? Tiago nos informa que DEUS está incansavelmente do nosso lado 
 (4.6). Ele sempre nos dá graça suficiente para vencer. Mas a graça de DEUS 
 não nos isenta de responsabilidade. Nos versículos 7-10 há vários 
 mandamentos para obedecer. A graça não nos isenta da obediência. Quanto mais 
 graça, mais obediência.
 Tiago menciona quatro 
 atitudes, segundo Warren Wiersbe, que podem nos dar vitória; submissão a 
 DEUS, resistência ao diabo, comunhão com DEUS e humildade diante de DEUS.
 Em primeiro lugar, devemos 
 nos submeter a DEUS (4.7).
 Essa palavra é um termo 
 militar que significa fique no seu próprio posto, ponha-se no seu lugar. 
 Quando um soldado quer se colocar no lugar do general ele tem grandes 
 problemas. Renda-se incondicionalmente. Ponha todas as áreas da sua vida sob 
 a autoridade de DEUS. Por isso um crente rebelde não pode viver consigo nem 
 com os outros. Davi pecou contra DEUS, adulterando, mentindo, matando Urias 
 e escondendo o seu pecado. Mas quando ele se humilhou, se submeteu e 
 confessou, encontrou paz novamente com DEUS.
 Em segundo lugar, devemos 
 resistir ao diabo (4.7). O diabo não é para ser temido, mas resistido. 
 Somente quem se submete a DEUS pode resistir ao diabo. A Bíblia nos ensina a 
 não dar lugar ao diabo (Ef 4.27).
 LOPES. Hernandes Dias. TIAGO 
 Transformando provas em triunfo. Editora Hagnos. pag. 88-89.
  
 Tg 4.6 d.3) Mas na maior 
 gravidade desse zelo de DEUS também se evidencia todo o ardor de seu amor, 
 de seu amor puro, misericordioso, e que está em busca de nós: “Contudo, ele 
 concede tanto maior graça” (v. 6).
 e) Que cabe, pois, fazer.
 Tg 4.7 e.1) “DEUS resiste 
 aos soberbos, mas aos humildes concede graça.” Sujeitai-vos, portanto, a 
 DEUS.”
 Tiago está citando uma 
 palavra do AT (Pv 3.34; cf. 1Pe 5.5) a fim de mostrar o que desagrada e 
 agrada a DEUS e o que, consequentemente, cabe a nós fazer. – “DEUS resiste 
 aos soberbos”, aos “que se exaltam”, à vaidade impaciente que não quer 
 esperar por DEUS e pela sua hora, mas extrapola dos “trilhos que seu 
 desígnio de amor estabeleceu” (J. A. Rothe). Tenta se virar sozinho e buscar 
 outras ajudas e alianças que prometem levar mais rapidamente ao atendimento 
 (cf. “a meretriz” em Ap 17.3; 18.7). Esse espírito vem da mesma fonte como o 
 espírito do mundo hostil a DEUS, autocrático e arbitrário (cf. o anticristo 
 em Ap 13.5): trata-se da contaminação do espírito incomensuravelmente 
 orgulhoso, do inimigo. – “Mas aos humildes concede graça”: por duas razões é 
 relevante essa humildade. Primeiro, ela nos torna dóceis para a vontade de 
 DEUS. Cria disposição para ocupar o espaço que ele atribui, onde e pelo 
 tempo que ele determinar. Visto que é ao mesmo tempo alegre na confiança e 
 na esperança. “Aqui está a perseverança e a fidelidade dos santos” (Ap 
 13.10; 14.12). Em segundo lugar – DEUS praticamente visa nos encontrar no 
 lugar em que estamos: embaixo. Quem tenta se elevar não o encontra. JESUS, 
 por meio do qual DEUS nos procurou, foi “humilde de coração” (Mt 11.29). 
 Deixou-se deitar na manjedoura e pregar à cruz. “Para baixo leva o caminho 
 de CRISTO.”
 e.2) “Sujeitai-vos, 
 portanto, a DEUS”. Com essas palavras Tiago chega à conclusão final 
 decorrente de suas declarações anteriores: parem de tentar afirmar-se a si 
 mesmos! Capitulem perante DEUS! Abram mão do “empreendimento próprio”! 
 Desistam dos planos pessoais! Retornem a seu Senhor! Permitam que o amor 
 dele volte a conquistar seu coração! Entreguem sua vida nas mãos dele! 
 Deixem-se usar para a sua obra, como e onde ele quiser! Esse é o lugar dos 
 filhos de DEUS, da noiva de CRISTO. Deixem-se colocar novamente ali, e 
 façam-no todos os dias! No último trecho da jornada da igreja de JESUS será 
 decisivo perseverar nessa atitude.
 Fritz Grunzweig. Comentário 
 Esperança Carta De Tiago. Editora Evangélica Esperança.
  
 
 2. Convertendo a soberba em humildade (Tg 4.8,9)
 O apóstolo explica em 
 detalhes como se dá essa submissão a DEUS, no que ela consiste.
 Em primeiro lugar, diz ele 
 que é preciso se aproximar de DEUS, isto é, buscá-lo sinceramente: 
 “Chegai-vos a DEUS” (v.8a). A consequência disso é que DEUS se chegará a nós 
 (v. 8b) — ou seja, teremos comunhão com Ele e seremos abençoados pela sua 
 presença em nossas vidas. “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes 
 com todo o vosso coração” (Jr 29.13).
 Em segundo lugar, é preciso 
 se arrepender dos pecados e mudar de atitude: “Limpai as mãos, pecadores” 
 (v.8c). Ter as mãos limpas fala de chegar-se a DEUS com a consciência limpa 
 devido ao arrependimento sincero. Paulo fala de levantar as mãos em oração 
 diante do Senhor “sem ira nem contenda” (1 Tm 2.8), purificado.
 Em terceiro lugar, é preciso 
 dar fim ao “duplo ânimo” (v.8d), isto é, ao hesitar entre DEUS e o mundo, ao 
 coxear entre a vontade de DEUS e as paixões pecaminosas.
 Em quarto lugar, “purificai 
 o coração” (v.8e), que significa aqui ter um coração sincero, sem falsidade, 
 sem maldade. Só os puros de coração verão a DEUS (Mt 5.8), isto é, só os 
 sinceros de coração poderão ter um relacionamento real com DEUS.
 Ao final, Tiago reforça a 
 necessidade de arrependimento sincero, de quebrantamento verdadeiro perante 
 DEUS: “Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso 
 riso em pranto, e o vosso gozo, em tristeza” (v.9).
 Alexandre Coelho e Silas 
 Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica. 
 Editora CPAD. pag. 122-123.
  
 Tg 4.8 A idéia de humildade 
 diante de DEUS agora inclui o benefício adicional da resposta imediata de 
 DEUS. Nós podemos nos chegar a DEUS e Ele se chegará a nós. A instrução de 
 limpar as mãos significa purificar os nossos atos e modificar o nosso 
 comportamento exterior. A maneira como nós vivemos é importante para DEUS. A 
 medida que nos aproximamos de DEUS, nós nos tornamos conscientes de hábitos 
 e atos na nossa vida que não agradam a Ele. Limpar as mãos dá a idéia de 
 remover estas coisas da maneira como vivemos. Precisamos nos afastar dos 
 pecados que DEUS nos mostra.
 De maneira similar, a 
 instrução de purificar o coração pede a pureza de pensamentos e motivos – 
 modificações em nosso interior. As pessoas não podem continuar sendo 
 hipócritas, tentando amar tanto a DEUS como ao mundo. A pureza de coração, 
 portanto, implica sinceridade.
 4.9 À medida que DEUS se 
 aproxima de nós, devemos sentir a nossa falta de merecimento. Afinal, 
 estamos obtendo a permissão de nos aproximarmos do DEUS santo e perfeito.
 Tiago descreveu um longo 
 processo espiritual nos oito últimos versículos. Ele começou descrevendo as 
 pessoas em conflito umas com as outras e consigo mesmas. A seguir, ele 
 descreveu a origem de tais conflitos nos desejos inapropriados, que são 
 motivados, em grande parte, pela tentativa de permanecer próximas tanto do 
 mundo como de DEUS. O desmascarar de uma vida como esta e a convocação dos 
 crentes à humildade pode não ser uma mensagem bem recebida. A rendição pode 
 não vir com facilidade.
 Desejos arraigados há muito 
 tempo podem reagir com desobediência. O arrependimento poderá ter que 
 incluir a recordação do quanto nós nos afastamos do caminho de DEUS antes de 
 termos retornado.
 Estes termos diferentes, 
 misérias, lamentações, pranto e tristeza captam a luta de uma alma que se 
 aproxima de DEUS.
 Existe uma morte que está 
 acontecendo. É um chamado ao arrependimento profundo e sincero. O riso das 
 pessoas (o riso escarnecedor que se recusou a levar o pecado a sério) e a 
 sua alegria com os prazeres do mundo precisam ser completamente 
 transformados - em tristeza pelos seus pecados (veja também Lc 6.25). Até 
 que isto ocorra, não há espaço para o riso da liberdade verdadeira e a 
 alegria do Senhor. A vida cristã envolve alegria, mas, quando nós percebemos 
 os nossos pecados, precisamos nos lamentar, para que possamos nos 
 arrepender. Somente depois da lamentação é que podemos passar para a alegria 
 na graça que DEUS nos dá. 
 Comentário do Novo 
 Testamento Aplicação Pessoal. Editora CPAD. Vol. 2. pag. 684.
  
 Tg 4:8 Arrependimento total 
 significa purificação. Há promessa e ao mesmo tempo exigência na convocação 
 chegai-vos a DEUS, e ele se chegará a vós. É promessa recíproca de DEUS: 
 torne-se para ele o que ele se tornará para você (Malaquias 3:7), volte-se 
 para DEUS, que DEUS se voltará para você (Zacarias 1:3).
 DEUS é um Pai amoroso que 
 aguarda a oportunidade de responder a seu filho em perdão, mas há uma 
 exigência: que o filho se arrependa e se aproxime, chegai-vos.
 Este termo normalmente 
 indica um ato de culto. Mas toda a adoração naquela igreja deixa de ser uma 
 aproximação, para alguns, pois sua desarmonia comunitária, enraizada na 
 preocupação com o sucesso mundano, impossibilita tal aproximação, por ser 
 inaceitável. “Aproximem-se de mim”, clama o Senhor. “Adorem-me em espírito e 
 em verdade! Cultuem-me em obediência!” (cf. 1:27).
 Prosseguindo a metáfora, 
 clama Tiago: Lavai as mãos, pecadores. O culto no Antigo Testamento exigia 
 mãos cerimonialmente puras (e.g., Êxodo 30:19-21).
 Esses crentes não estão 
 preparados no momento para o culto, porque estão em pecado. O termo 
 pecadores é forte, pois Tiago não aceita desculpas. As ações dessas pessoas 
 são pecaminosas — de fato são pecado indesculpável. E só mudarão seu 
 comportamento (“lavarão as mãos”) depois de aceitarem esse fato.
 Tiago deixa o comportamento 
 de lado e trata agora do problema interior, ao exigir: vós de duplo ânimo, 
 purificai os corações. Outra vez temos um termo do cerimonial tirado do 
 Antigo Testamento (cf. Êxodo 19:10), mas a imundícia agora não está no 
 exterior (e.g., pelo fato de o judeu ter tocado num cadáver), mas no 
 interior. A natureza da purificação que se faz necessária transparece no 
 termo duplo, o mesmo encontrado em 1:8. Não se aplica a uma pessoa que 
 conscientemente oculta seus motivos reais, mas a uma pessoa cuja motivação 
 encontra-se dividida. Por um lado, a pessoa deseja seguir a CRISTO e ser um 
 bom cristão; por outro lado, não está disposta a desistir do mundo (cf. 
 Romanos 6:8; 2 Coríntios 5:11-17). As pessoas assim apresentam desculpas 
 pelo fato de seguir os padrões do mundo a respeito de influência e modos de 
 ganhar dinheiro (cf. 4:13-17). Contudo, Tiago já declarou que DEUS não quer 
 repartir tais crentes com o mundo; DEUS os deseja para si, com exclusividade 
 total (4:4). Pelo que é preciso que esses crentes se purifiquem por dentro, 
 eliminem os motivos mundanos e busquem a CRISTO e seu reino, e a mais 
 ninguém.
 4:9 O arrependimento 
 adequado mostra sinais característicos. No íntimo, esses crentes vão 
 perceber seu estado: senti as vossas misérias; haverá no coração deles um 
 sentimento de dor que se exprimirá nestas palavras: “ai! que é que eu fiz?”. 
 Essa tristeza se expressa externamente: lamentai e chorai — marcas de todos 
 os verdadeiros reavivamentos. O evangelismo moderno tende a produzir um 
 curto-circuito neste processo, ao prometer paz antes de o pecador ter 
 percebido toda a gravidade de sua péssima condição espiritual. Tiago evita 
 essa armadilha com muito cuidado, convocando esses crentes a que sintam a 
 gravidade de sua tranquila aceitação do pecado.
 A lamentação é tão natural 
 que qualquer outra reação seria inadequada: converta-se o vosso riso em 
 pranto, e a vossa alegria em tristeza. Esta ordem pode ter-se originado nas 
 palavras de JESUS: “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão 
 consolados” (Mateus 5:4). Ou, “ai de vós, os que agora rides! pois vos 
 lamentareis e chorareis” (Lucas 6:25). Sem verdadeiro arrependimento agora, 
 o futuro é sombrio, mas com arrependimento, não haverá choro mais tarde; na 
 verdade, o arrependimento é a única reação racional. Como poderiam os 
 pecadores entender a gravidade do desagrado de DEUS, conforme Tiago o 
 descreve, sem deixar que a alegria falsa lhes desaparecesse do rosto, 
 enquanto o alimento esfria na mesa, e em jejum e lágrimas se prostrem 
 perante DEUS?
 Peter H. Davids. Comentário 
 Bíblico Contemporâneo. Editora Vida. pag. 134-135.
  
 Tg 4.8 c) Nota-se aqui mais 
 uma razão por que o diabo foge: “Chegai-vos a DEUS”, àquele que é o lado de 
 DEUS que se volta para nós, achegai-vos ao Filho. Ele derrotou o inimigo na 
 Sexta-Feira Santa e na Páscoa. Agora é, para nós, apenas um inimigo vencido, 
 de meras refregas retardatárias. Quando “corremos” para JESUS, i. é, quando 
 de imediato nos voltamos em oração a JESUS para obter ajuda, o inimigo não 
 pode nos perseguir (cf. Pv 18.10). “O diabo anda em derredor como um leão 
 que ruge, buscando alguém para devorar” (1Pe 5.8). “Em derredor”, isso 
 significa praticamente “pelas bordas”. Não tem coragem de se aproximar. 
 Apenas lhe resta esperar que alguém se distancie novamente de JESUS. Então o 
 ataca e arrasta consigo. A singela palavra: “Satanás foge quando te vê junto 
 à cruz” foi dita com base em uma grande experiência de cuidado pastoral. – 
 Na seqüência Tiago conta o que torna essa aproximação de DEUS em JESUS 
 CRISTO tão fácil: “E ele se chegará a vós.” Não conseguimos dar nenhum passo 
 em direção a ele sem que ele não venha primeiro em nossa direção. É o que 
 JESUS também explicita na parábola do filho pródigo: não apenas o filho foi 
 ao encontro do pai, mas o pai também foi ao encontro do filho, 
 facilitando-lhe a volta para casa (Lc 15.20).
 d) O que é necessário quando 
 nos chegamos a ele.
 d.1) “Purificai as mãos, 
 pecadores!” Tiago sublinha algo que muitos pregadores de hoje escrevem em 
 letras miúdas ou até mesmo deixam fora: o Pai, que está pronto a nos 
 receber, é o DEUS santo. O pecado não cabe na comunhão com ele. O filho 
 perdido da parábola desnudou todos os estragos. Também nós precisamos fazer 
 isso. Desse modo ele purifica mãos e corações. “O sangue de JESUS CRISTO, o 
 Filho de DEUS, nos purifica de todo pecado” (1Jo 1.7).
 d.2) “Santificai os 
 corações”: não se trata apenas de perdoar culpa passada, mas também de 
 largar o atual amor ao pecado (cf. Jo 17.19; Rm 1.4; Gl 5.24; 1Pe 3.15; Hb 
 12.14). “SANTO” significa ser propriedade irrestrita de DEUS e reservada 
 para o seu serviço exclusivo (cf. 1Co 6.19). “Nossos corações pertencem 
 totalmente ao varão do Calvário” (F. v. Bodelschwingh). – Em seguida é 
 abordado o grave dano de tantos cristãos nos dias de Tiago e também de hoje: 
 “Vós que sois de ânimo dobre” (no grego consta aqui a mesma palavra como em 
 Tg 1.8: dípsychos): é verdade que não somos indiferentes, porém temos no 
 peito as “duas almas”, o amor a JESUS e ao mundo. Isso tem de mudar. Esse 
 cristianismo de “pular a cerca” precisa acabar. Entregar também isso ao 
 morrer de CRISTO faz parte da “santificação dos corações”.
 Tg 4.9 d.3) “Percebei vossa 
 miséria, lamentai e chorai. Vosso riso (como se tudo estivesse em ordem) 
 deve se transformar em tristeza e vossa alegria em desalento”: muita vida 
 cristã “semi-viva” com certeza se deve ao fato de que muitos cristãos hoje 
 não passam mais pela fase da “tristeza divina” (2Co 7.10) que faz parte de 
 um arrependimento genuíno. Vários comentaristas já disseram que Tiago teria 
 descrito o retorno do ser humano para DEUS em cores excessivamente sombrias. 
 Afinal, o arrependimento seria algo alegre. Na realidade a alegria tem sua 
 razão de ser (v. 10b). Antes, porém, é preciso passar pelo que Tiago está 
 mostrando aqui, para que se torne algo salutar.
 Fritz Grunzweig. Comentário 
 Esperança Carta De Tiago. Editora Evangélica Esperança.
  
 
 3. “Humilhai-vos perante o Senhor” (Tg 4.10).
 Sujeitar-se a DEUS, 
 submeter-se a Ele, ou, como acrescenta Tiago ainda, humilhar-se diante do 
 Senhor. O resultado dessa atitude é claro: “Humilhai-vos perante o Senhor, e 
 Ele vos exaltará” (v. 10 — grifo meu).
 Em suma, Tiago nos ensina 
 nessa bela passagem de sua epístola que não há vitória sobre as paixões 
 pecaminosas e nem exaltação espiritual na vida do cristão sem humilhação 
 diante de DEUS, sem submissão total à sua vontade, que se dá através desses 
 quatro passos acima elencados a partir de seu próprio texto. E mais: vivendo 
 assim, não teremos, inclusive, conflitos entre nós, porque nossas 
 motivações, desejos e formas de agir estarão completamente harmonizados com 
 a perfeita vontade do Senhor.
 Alexandre Coelho e Silas 
 Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica. 
 Editora CPAD. pag. 123.
  
 Tg 4.10 Humilhar-nos perante 
 o Senhor e admitir a nossa dependência dele significa reconhecer que o nosso 
 valor vem somente de DEUS. É reconhecermos a necessidade desesperada que 
 temos de sua ajuda e sujeitarmo-nos à sua vontade para a nossa vida. Embora 
 nós não mereçamos a graça de DEUS, Ele nos alcança no seu amor e nos dá 
 valor e dignidade, apesar dos nossos defeitos humanos. Quando fazemos isto, 
 a promessa é certa: Ele nos exaltará e nos dará honra. Um dos exemplos 
 bíblicos mais comoventes desta verdade é encontrado na parábola de JESUS 
 sobre o pai que perdoa (veja Lc 15.11-32).
 O filho tinha tomado a sua 
 herança e saído de casa para ser amigo do mundo. Somente depois que se 
 encontrou falido em todos os aspectos é que ele se arrependeu e, 
 entristecido, voltou para casa. O filho confessou ao seu pai que era indigno 
 de ser chamado de filho. Mas o pai o exaltou e o recebeu de volta à família.
 
 O ato de retornar exigiu 
 submissão. As palavras de arrependimento do filho rebelde exigiram 
 humildade. O resultado final foi uma grande alegria. A humildade perante 
 DEUS será seguida da nossa exaltação. 
 Comentário do Novo 
 Testamento Aplicação Pessoal. Editora CPAD. Vol. 2. pag. 685.
  
 Tg 4.10 Não é natural os 
 homens buscarem e manterem sentimentos de tristeza e abatimento. Não é 
 natural ao indivíduo buscar humilhar-se. Todos querem sentir-se livres, 
 poderosos, auto-suficientes! Aquela atitude de contrição deve ser buscada em 
 CRISTO, mediante o dom de DEUS, porquanto também é em CRISTO que seremos 
 exaltados e glorificados. Porém, essa exaltação e glória nada tem a ver com 
 a maneira como os homens ordinariamente se exaltam, mediante experiências e 
 alegrias carnais. A humilhação desnatural, pela qual precisamos passar a fim 
 de nos libertarmos da carnalidade, não é a expressão permanente que 
 buscamos. O versículo presente deixa isso claro. Esse estado de 
 quebrantamento é apenas a preparação da alma para receber alegria e 
 exaltação espirituais; mas são preparativos necessários, uma vez que nos 
 tenhamos permitido ser levados pelo mundo, pela maneira de pensar e de agir 
 dos homens mundanos.
 «...humilhai-vos...» O autor 
 sagrado retorna, neste ponto, ao início de sua exortação (no sexto 
 versículo, onde ele diz que DEUS dá graça aos «humildes»). Para que sé 
 obtenha essa atitude de «humilhação», conforme nos diz o autor, há 
 necessidade de vários estágios ou atos: sujeição a DEUS, resistência ao 
 diabo (versículo sétimo), aproximação de DEUS, purificação de atos e do 
 homem interior (versículo oitavo), aflição, lamentação, choro, tristeza de 
 coração (versículo nono). Todos esses elementos fazem parte necessária de 
 nossa humilhação diante do Senhor.
 «...na presença...», isto é, 
 perante os olhos divinos, algo visível para o Senhor. Isso deve ser feito na 
 busca da comunhão com ele, para que sejamos aceitos por ele, buscando 
 libertar a alma de seus liames com o que é terreno, absorvendo-nos na 
 contemplação das realidades divinas. Se não agirmos assim, nossa 
 experiência, eventualmente, será a de Scott Fitzgerald, um novelista, que 
 viveu na dissipação de costumes, em sua juventude, buscando febrilmente as 
 sensações corpóreas, o que é bastante típico da vida dos jovens modernos, 
 que não têm DEUS. Pouco antes de sua morte prematura, ele se descreveu como 
 um «prato rachado». Passou por muitos vales de depressão, procurando 
 recuperar-se de sua bancarrota moral e espiritual. E assim ele teve de 
 aprender a árdua lição que «custa muito mais alguém entregar-se a um único 
 hábito mau do que praticar muitos hábitos bons», conforme diz um antigo e 
 sábio provérbio. (Rom. 6:4—participação na morte de CRISTO; Jó 5:11; Eze. 
 21:26; Mat. 23Í12; Luc. 14:11; I Ped. 5:6).
 «DEUS protege aos humildes e 
 os livra; ele os ama e consola; e também lhes confere uma graça acessível; 
 e, após a humilhação dos mesmos, eleva-os até à glória. E assim serve seus 
 segredos aos humildes, atraindo-os docemente a ele mesmo» (Tomás à Kempis).
 «...Senhor...» Está em foco 
 DEUS Pai, tal como nos versículos sexto, sétimo e oitavo, embora 
 normalmente, nas páginas do N.T., essa palavra aponte para o Senhor JESUS 
 CRISTO. (Ver Rom. 1:4 quanto a esse título de CRISTO e quanto a seu 
 «senhorio»). DEUS é o «Senhor» da humanidade; ele tem os direitos da 
 soberania; e isso requer humildade de nossa parte, bem como a lealdade a 
 ele.
 «...vos exaltará...» Agora 
 está em foco o poder e a bênção espirituais; e isso tanto quanto ao 
 bem-estar presente como na glória futura, quando compartilharemos da 
 glorificação de CRISTO. (Rom. 8:29,30). Ele nos exaltará espiritual e 
 moralmente, e, finalmente, nos levará à sua presença (ver Heb. 10:19). (Ver 
 também esse pensamento, incorporado no bem-estar da vida eterna, em Tg. 1:12 
 e 5:8; João 3:5). Essa exaltação ocorre dentro de nossa «salvação», o que é 
 comentado em Heb. 2:3. (Ver Mat. 23:13; Luc. 14:11; 18:14; II Cor. 11:7 e I 
 Ped. 5:6). Os escritores judaicos também insistiam veementemente sobre a 
 necessidade do arrependimento para aqueles que desejam receber qualquer 
 coisa da parte de DEUS. «É lugar comum, na boca de Raba que, a perfeição da 
 sabedoria é o arrependimento» (Berachoth, 17a).
 «Tal como uma árvore deve 
 lançar profundas raízes para baixo, a fim de que cresça para cima, assim 
 também aquele que não fixar profundamente sua alma na humildade, se exalta a 
 si mesmo para sua própria ruína» (Agostinho).
 «Ele lhes dá um lugar e um 
 nome em sua casa, melhor que o de filhos e filhas; ele os adorna com a sua 
 graça; ele os reveste da retidão de seu Filho; ele lhes concede proximidade 
 a si mesmo; e, finalmente, ele os introduzirá em seu reino e em sua glória» 
 (John Gill, in loc.). Porém, melhor do que tudo isso, ele lhes dá de sua 
 própria «plenitude» de atributos e poderes, com base na participação em sua 
 própria natureza (ver Efé. 3:19; Col. 2:10).
 «...(exalta) a glória 
 inefável de seus filhos manifestos» (Alford, injoc.).
 Tudo isso faz contraste com 
 as vitórias temporais e fúteis, e com a exaltação humana, na face da terra:
 CHAMPLIN, Russell Norman, O 
 Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Candeias. Vol. 
 6. pag. 67-68.
  
 Tg 4.10 “Humilhai-vos 
 perante o Senhor”: considerando que pode vir a ser necessário que uma pessoa 
 se curve perante outra que a ama e à qual magoou severamente, quanto mais 
 será preciso que nos humilhemos diante do santo e puro DEUS, que nos ama de 
 modo inconcebível, por causa de nossa culpa em pensamentos, palavras e 
 ações, com a qual magoamos o seu amor da forma mais grave possível. 
 Humilhar-se perante DEUS significa reconhecer a própria culpa e o juízo 
 justo de DEUS sem objeções e réplicas, sem restrições e tentativas de se 
 justificar. É essa a única atitude com a qual se pode suplicar por perdão e 
 graça (cf. o exemplo do rei Davi em 2Sm 12.13a; Sl 51).
 “E ele vos exaltará” (cf. 
 1Pe 5.6): DEUS não mantém prostrada e cheia de vergonha a pessoa que se 
 humilha diante dele. Reveste-a com sua justiça, que nos foi conquistada por 
 meio de JESUS CRISTO (2Co 5.21; Rm 8.1). Levanta-a e presenteia-a com a 
 filiação divina (Rm 8.15; 1Jo 3.1). Por isso sentimos já nesta vida, após 
 passarmos pela “tristeza divina”, a grande alegria da volta para casa (Lc 
 15.24b). “Arrependimento e alegre empreendimento” (A. Schlatter). DEUS nos 
 exalta de tal maneira que não apenas passa a realizar bênçãos para nós, mas 
 também através de nós, talvez nada humanamente grandioso, e não obstante 
 algo verdadeiramente útil e frutífero com autoridade interior.
 Fritz Grunzweig. Comentário 
 Esperança Carta De Tiago. Editora Evangélica Esperança.
  
 
 ELABORADO: Pb Alessandro Silva (http://estudaalicaoebd.blogspot.com.br/)
  com 
 algumas modificações do Ev. Luiz Henrique.
  
 
  
 TEXTO ÁUREO
 1- 
 Complete:
 "________________________-vos perante o 
 _______________________, e ele vos ________________________" (Tg 4.10).
  
 VERDADE PRÁTICA
 2- 
 Complete:
 A _________________________ humana, à 
 ________________________ de DEUS, é impossível de acontecer, pois a criatura não pode 
 _______________________ 
 longe do Criador.
  
 COMENTÁRIO-INTRODUÇÃO
 3- Quais 
 são os anseios básicos e legítimos do ser humano normal?
 (    ) Realização 
 ocupacional, pessoal e o desejo de uma vida de rico.
 (    ) Realização 
 profissional, pessoal e o desejo de uma melhor qualidade de vida.
 (    ) Realização 
 social, pessoal e o desejo de uma melhor carreira ministerial.
  
 4- Quando 
 os anseios básicos e legítimos do ser humano normal passam a ser problema 
 espiritual?
 (    ) Quando esse anseio 
 torna-se uma obsessão, um desejo cego, colocando o Senhor nosso DEUS à 
 margem da vida para eleger um ídolo: o sonho pessoal. 
 (    ) Quando 
 o ser humano dá a mão 
 a DEUS para realizar seus sonhos, pois os dEle estão em 
 primeiro lugar!
 (    ) Não se pode abrir mão 
 de DEUS para realizarmos os nossos sonhos, pois os dEle devem estar em 
 primeiro lugar!
  
 I. A ORIGEM DOS CONFLITOS 
 E DAS DISCÓRDIAS (Tg 4.1-3)
 5- "Donde 
 vêm as guerras e pelejas entre vós?". Que estranhos sentimentos são 
 encontrados no meio da igreja, segundo Tiago? 
 (    ) Embora 
 semeassem a paz, os membros da igreja de Tiago estavam discutindo uns com os 
 outros.
 (    ) "Porventura, não vêm 
 disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?" 
 . 
 (    ) Aqui, o líder da 
 igreja de Jerusalém denuncia o tipo de sabedoria que estava predominando na 
 igreja: a terrena, animal e diabólica. 
 (    ) Havia "guerras e 
 pelejas" e "interesses dos próprios deleites", enquanto os menos favorecidos 
 estavam à margem dessas ambições. 
 (    ) Estava nítido que 
 eles não semeavam a paz.
  
 6- Qual a origem dos 
 males existentes na igreja, na época de Tiago (Tg 4.2)? 
 (    ) "Combateis e 
 guerreais" (v.2), é a afirmação do meio-irmão do Senhor em relação àquelas 
 igrejas. 
 (    ) Tiago não mascara o 
 que está no coração humano: o egoísmo e a discórdia. 
 (    ) Tiago não mascara o 
 que está no coração humano: a cobiça e a inveja. 
 (    ) São as predisposições 
 básicas da nossa natureza para desenvolver uma atitude combativa e de guerra 
 contra as pessoas, até mesmo em nome de DEUS. 
 (    ) Quem procede assim 
 ainda não entendeu o Evangelho e nem mesmo atina para a verdade de que DEUS 
 não tem compromisso algum com os desejos egoístas, mas atenta à pureza e a 
 verdadeira motivação do coração. 
  
 7- Porquê 
 não recebemos bênçãos, apesar de muitas vezes aparecerem "profetas" 
 profetizando o contrário (Tg 1.3)?
 (    ) Em primeiro lugar, 
 DEUS não é um barman que está diuturnamente nos servindo. 
 (    ) Em primeiro lugar, 
 DEUS não é um garçom que está diuturnamente ao nosso serviço. 
 (    ) Segundo, como vimos, 
 Ele não tem compromisso com os nossos interesses mundanos. 
 (    ) Finalmente, quando 
 pedimos, o pedimos mal, pois não é a vontade divina que está em nosso 
 coração, mas o desejo egoístico da natureza humana pedindo a DEUS para 
 chancelá-lo.
  
 II. A BUSCA EGOÍSTA (Tg 
 4.4,5)
 8- A quem Tiago chama 
 adúlteros e amigos do sistema mundano (Tg 4.4)?
 (    ) Tiago chama de 
 "adúlteros e adúlteras" os crentes que flertaram com o sistema 
 espiritual.
 
 (    ) Tiago chama de 
 "adúlteros e adúlteras" os crentes que flertaram com o sistema do mundo.
 
 (    ) Tiago chama de 
 "adúlteros e adúlteras" os crentes que flertaram com o sistema 
 eclesiástico.
 
  
 9- A qual sistema mundano 
 Tiago se refere em sua epístola? 
 (    ) Olhando para o 
 contexto anterior da passagem em apreço, veremos que Tiago se refere às más 
 atitudes (a inveja, a cobiça, o deleite carnal, as pelejas e as guerras, 
 isto é, o egoísmo do coração humano).
 (    ) Olhando para o 
 contexto anterior da passagem em apreço, veremos que Tiago se refere às  
 atitudes (a inveja, a maledicência, o deleite carnal, as brigas e as 
 divisões, 
 isto é, o terror do coração humano).
 (    ) Os que flertaram com 
 tal sistema fizeram-se inimigos de DEUS. 
  
 10- Qual o significado de 
 "Inimigos de DEUS" na epístola de Tiago?
 (    ) O líder da igreja de 
 Jerusalém faz esta afirmação baseado nas duas imagens linguísticas usadas 
 por ele para configurar a amizade dos crentes com o sistema mundano: 
 "adúlteros e adúlteras". 
 (    ) Quando Tiago usa 
 essas duas imagens, ele quer mostrar que da mesma forma que Israel procurou 
 estabelecer acordos não só com o DEUS de Abraão, mas também com Baal, Asera 
 e outras divindades de Canaã, os leitores de Tiago também procuraram 
 estabelecer tanto a amizade com o mundo, quanto com DEUS. 
 (    ) Tiago mostra que a 
 amizade com DEUS e com o mundo, transformará as pessoas em "inimigas de 
 DEUS". 
 (    ) Tiago mostra que a 
 amizade com DEUS e com o mundo, transformará as pessoas em "arquiinimigas de 
 DEUS". 
  
 11- Qual o significado 
 de: ESPÍRITO tem "ciúmes" em Tiago 4.5?
 (    ) O ESPÍRITO SANTO que 
 em nós habita é marido ciumento. 
 (    ) O ESPÍRITO SANTO que 
 em nós habita é zeloso. 
 (    ) Ele é o selo que 
 marca-nos como propriedade exclusiva de DEUS.
 
 (    ) No versículo cinco do 
 capítulo quatro, os leitores de Tiago aparecem como o objeto dos "ciúmes do 
 ESPÍRITO". 
 (    ) O autor sagrado os 
 confronta chamando-os de "adúlteros e adúlteras". 
 (    ) Tal advertência é a 
 admoestação de DEUS para o seu povo. 
 (    ) Aqui, também cabe 
 lembrar-nos de uma promessa registrada na Primeira Epístola Universal de 
 João: temos um advogado à destra de DEUS.
  
 III. A BUSCA DA 
 AUTORREALIZAÇÃO (Tg 4.6-10)
 12- O que significa 
 “Humilhando-se perante DEUS” (Tg 4.6,7)? Complete:
 Uma vez admoestados pelo 
 ESPÍRITO SANTO, temos a ________________________ de que Ele nos dará "maior graça". Tal 
 maior graça é o fato de que "DEUS _______________________ aos soberbos", mas "dá, porém, 
 graça aos ________________________". Se acolhermos a advertência do Senhor, a tão 
 almejada __________________________ humana acontecerá de maneira completa em DEUS. 
 ________________________-nos 
 diante do Senhor é reconhecermos quem somos à luz da sua admoestação. É 
 acolher com _________________________ o confronto do Senhor. O 
 _______________________, o soberbo 
 e o ganancioso nunca terão esta atitude e, por isso, serão abatidos. E 
 ainda, à luz do ensino de Tiago, resistir ao Diabo significa não 
 _______________________ 
 as mesmas coisas que a falsa sabedoria nos oferece: _________________________, orgulho, 
 soberba etc. É não almejarmos a ________________________ dos mestres orgulhosos e 
 soberbos, mas contentarmo-nos com a _______________________ de servirmos ao Senhor, 
 voluntária e espontaneamente, em Espírito e em verdade (Jo 4.23).
  
 13- Como converter a 
 soberba e o orgulho em humildade (Tg 4.8,9)? 
 (    ) Nada 
 aproximará o orgulhoso e o 
 soberbo de DEUS, mesmo que se acheguem a Ele.
 
 (    ) Se o orgulhoso e o 
 soberbo decidirem-se por se achegarem a DEUS, o Senhor lhes será propício.
 
 (    ) A mão de DEUS "não 
 está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para 
 não poder ouvir". 
 (    ) O que precisa 
 acontecer é um verdadeiro arrependimento! 
 (    ) A exortação bíblica 
 de Tiago a essas pessoas é que o "riso" e a "aparente felicidade" delas, 
 produzidos pela amizade do mundo, convertam-se em "choro", "lamento" e 
 "miséria", assim que elas perceberem-se como "inimigas 
 de DEUS". 
 (    ) Esta é a atitude 
 genuína de um verdadeiro arrependimento. 
  
 14- Qual o resultado de 
 "Humilhai-vos perante o Senhor" (Tg 4.10)?
 (    ) 
 Humilhemo-nos, portanto, debaixo da exigente lei de DEUS!
 (    ) Ao abrir mão de nossa 
 autorrealização sob as perspectivas mundanas do egoísmo, do individualismo, 
 da soberba e da inveja, seremos pessoas satisfeitas e realizadas com o Dono 
 da vida. 
 (    ) Como poderemos ser 
 felizes sem a presença do Doador da vida? 
 (    ) A exaltação do Senhor 
 ser-nos-á dada mediante a sua graça e bondade infinitas. 
 (    ) Humilhemo-nos, 
 portanto, debaixo da potente mão de DEUS!
  
 CONCLUSÃO
 15- Complete:
 A partir dos _______________________ 
 do Senhor JESUS, desfrutaremos da verdadeira ________________________ em DEUS. Que 
 venhamos atentar para o ensinamento desta lição, ___________________________-nos na 
 presença de DEUS _______________________ de CRISTO JESUS. 
  
 RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm 
  
 Referências Bibliográficas
 Alexandre Coelho e Silas 
 Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica. Editora 
 CPAD. pag. 15-16.
 Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
 Bíblia de Estudo Almeida. Revista e Atualizada. 
 Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006.
 Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e 
 Grego. Texto bíblico Almeida Revista e Corrigida.
 Bíblia de Estudo Pentecostal. Traduzida em 
 português por João Ferreira de Almeida, com referências e algumas variantes. 
 Revista e Corrigida, Edição de 1995, Flórida- EUA: CPAD, 1999.
 BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM 
 CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
 CPAD - http://www.cpad.com.br/ - 
 Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos 
 Pentecostal.
 VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
 
 
 www.ebdweb.com.br
 
 www.escoladominical.net
 
 www.gospelbook.net
 
 www.portalebd.org.br/
 
 http://estudaalicaoebd.blogspot.com.br/
 - 
 Pb Alessandro Silva
 
 
 Pr Henrique, EBD NA TV, Cajamar, SP, Revista Lições Bíblicas, CPAD, Assembleia de Deus Belém, Missões, Central Gospel, ADVEC, BETEL, Madureira, adultos, estudantes, professores, Imperatriz, MA, Ervália, MG, estudos bíblicos, gospel, DEUS, ESPÍRITO SANTO, JESUS, Slides, Trimestres, Tema diversos, meu telefone, 99-99152-0454, Luiz Henrique de Almeida Silva, Canal YouTube, Henriquelhas, Rodovia Edgar Máximo Zambotto, 354, Residencial Vista Bella, Torre A, Apto 95, Jordanésia, Cajamar, SP. CEP: 07786-015
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Pregação Ev. Luiz Henrique, Culto Mocidade, Cong. Nova Filadélfia, 24-08-14
Pregação Ev. Luiz Henrique, Culto de Mocidade, Cong. Nova Filadélfia, 24-08-14, Vila Nova, Imperatriz, MA, EBD NA TV, Curas, Salvação, Milagres, Batismos no ESPÍRITO SANTO, Renovações, Libertação.
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