II - DANIEL, UM HOMEM ÍNTEGRO QUE NÃO TRANSIGIU COM SUA FÉ EM DEUS (Dn 6.10-16) 1. Nenhuma trama política mudaria em Daniel o seu hábito devocional de oração (Dn 6.10). “Daniel,... três vezes no dia se punha de joelhos, e orava” (6.10). Nenhuma trama política mudaria seu hábito devocional de oração. Daniel soube do decreto do rei, mas não mudou seus hábitos cotidianos. De manhã, abria as janelas do seu quarto, voltadas para Jerusalém, e orava a DEUS e pedia pela restauração do seu povo à sua terra. Daniel desde jovem entendeu que sua vida dependia da sua relação com DEUS. A oração era o canal inteligente e racional pela qual ele seria guiado em suas decisões pessoais e políticas. A trama política visava neutralizar a voz de oração de Daniel. Em nossos dias, nossos políticos cristãos, comprometidos com o Senhor são desafiados a transigirem do conhecimento da Palavra de DEUS para apoiarem decisões contraditórias que ferem frontalmente os princípios morais, éticos e religiosos da fé recebida em CRISTO JESUS. Tão logo Daniel soube do edito real não mudou seu hábito de orar a DEUS três vezes por dia. Ele não transigiria com sua fé, mesmo que lhe custasse a vida. “Três vezes por dia faz a sua oração” (6.11). Era tudo o que seus inimigos queriam: encontrar um modo para acusar Daniel diante do rei e roubar-lhe o lugar e a posição de destaque que Daniel tinha para com o Rei. Teria que ser algo que atingisse o rei. Com ousadia, Daniel, mesmo sabendo do decreto do rei, não alterou seus hábitos. Continuou a abrir as janelas do seu quarto de dormir e, três vezes por dia, orava e dava graças a DEUS. Não mudou sua postura de oração ao orar de joelhos. Daniel não escondeu nenhum dos seus hábitos. Elienai Cabral. Integridade Moral e Espiritual. O Legado do Livro de Daniel para a Igreja Hoje. Editora CPAD. pag. 93-94. Dn 6.10 Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada. Entrega o Teu Fardo ao Senhor. Daniel tinha por costume orar três vezes ao dia, e parte de seu ritual era recolher-se em seu pequeno quarto especial de oração, abrir as janelas na direção de Jerusalém, sua terra natal e local do templo de Yahweh, ajoelhar-se e orar. Parte de suas orações consistia em ações de graças. Assim, estando agora ameaçado, ele continuou suas práticas, que eram bem conhecidas. Agora, porém, o homem era vigiado, com o objetivo de constatar se ele interromperia seus costumes de fé religiosa durante aquele período crítico de 30 dias. Mas Daniel não interrompeu sua prática, pelo que foi facilmente descoberto e acusado. Essas câmaras eram edificadas no eirado plano das casas, provendo um lugar fresco e recluso para que ali o proprietário se ocupasse da adoração, oração e meditação. Cf. Isa. 2.1; Sal. 102.7; I Reis 17.19; II Reis 1.2; Juí. 8.5; Atos 1.13; 9.36,39. Daniel gostava de orar diante da janela aberta, enviando suas orações na direção de onde estivera o templo de Jerusalém; Berakhoth 4.1 menciona os três períodos de oração, e o costume se generalizou no judaísmo posterior. O trecho de Eze. 8.16 menciona o costume de orar na direção do Oriente. ... se punha de joelhos. Esta é uma das posturas comuns na oração, embora orar de pé parecesse ser a mais comum. Quando alguém ora de pé, tem mais energia para orar e não dorme. Mas ajoelhar em oração indica humildade e súplica intensa. Cf. I Reis 8.54; II Crô. 6.13; Esd. 9.5; Luc. 22.41; Atos 9.40; 20.36; 21.5. Quanto à posição de pé na oração, ver Mat. 6.5 e Mar. 11.25. Diante do seu DEUS. É precisamente neste ponto que encontramos o “crime” de Daniel. Ele tinha desobedecido à ímpia regra dos 30 dias, e logo estaria à mercê dos leões sem misericórdia. Vemos pois o idoso homem Daniel, agora com mais de 80 anos, perseverando até o fim em suas práticas piedosas, a despeito das perseguições que lhe ameaçavam a vida. CHAMPLIN, Russell Norman, Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pag. 3398-3399. Daniel não muda sua agenda ao saber que estava sentenciado à morte. Ele foi perseguido não por ser corrupto, mas por ser íntegro. Tramaram contra ele para afastá-lo do poder. Dario caiu na armadilha da bajulação e se tornou refém de suas próprias leis. Daniel, seu homem de maior confiança, foi sentenciado à cova dos leões por causa de sua irretocável integridade. Daniel não foge nem transige, mas continua orando ao Senhor como costumava fazer (v. 10). As circunstâncias mudaram, mas não Daniel. Aprendeu a ser íntegro na mocidade e jamais mudou sua rota. Mesmo ancião, prefere a morte a transigir com sua consciência. Estou de acordo com a afirmação de Olyott: “A verdadeira cova dos leões de Daniel foi seu quarto”. Ali foi seu Getsêmani, em que certamente foi tentado. Ele sabia que poderia ser destroçado pelos leões. O diabo prefere que preservemos nossas vidas e percamos nosso testemunho. Certamente, ele deve ter sido tentado a transigir ao se ajoelhar para orar: “Por que não facilitar as coisas? Veja a posição de privilégios de que goza. Pense na influência que continuará exercendo se transigir só nesse ponto. Assegure seu futuro. Não ore a DEUS em publico apenas durante este mês. Ore secretamente em seu quarto, se quiser, mas por que fazê-lo como sempre fez? Certamente, você será notado e perderá tudo, inclusive a vida”. Daniel foi denunciado, preso e jogado na cova dos leões. Sua integridade não o livrou da inveja, fúria, astúcia e perseguição dos corruptos. Mas DEUS o sustentou em seu quarto de oração e fechou a boca dos leões na cova da morte. Mesmo que você morra por causa de sua integridade, você ainda é bem-aventurado porque felizes são aqueles que sofrem por causa da justiça! Daniel enfrenta a conspiração de seus inimigos não com armas carnais, mas com oração (Dn 6.10,11). Dario assina uma sentença irrevogável, pois a lei é maior do que o rei. Dario caiu na arapuca da lei e da ordem. Não havia motivo para acusar Daniel, então arranjaram um. Ao fim, os culpados seriam os inocentes e Daniel seria morto pelas mãos do próprio rei, um inocente. O destino de Daniel estava lavrado. Sua sentença de morte foi assinada. Como Daniel enfrentou aquela situação humanamente irreversível? Ele orou. Como ele orou? Do mesmo jeito que sempre orara. Não mudou a postura, nem o lugar, nem o conteúdo da oração. Vejamos algumas marcas da oração de Daniel: Em primeiro lugar, sua oração foi constante. Daniel tinha o hábito de orar. Ele não suspendeu sua prática de oração quando foi informado de que as circunstâncias eram desfavoráveis a ele. As circunstâncias mudaram, mas Daniel não. Em segundo lugar, sua oração foi regular. Daniel ora três vezes ao dia (SI 55.17). Ele não se escondeu nem diminuiu seu ritmo de oração. Se não agendarmos nossa vida de oração, não orarmos. Tudo aquilo que é importante para nós deve estar em nossa agenda. Em terceiro lugar, sua oração foi confiante. Ele orava com a janela aberta para as bandas de Jerusalém. Ele acreditava na promessa de 1 Reis 8.46-49, quando o templo foi consagrado. Ele orou com fé. Ele sabia que DEUS podia intervir. Ele já tivera experiências com DEUS. Em quarto lugar, sua oração foi corajosa. Ele abre a janela como costumava fazer. Ele não se preocupa em fechar a janela. Ele sabe que é DEUS quem nos livra. Dele vem nosso socorro. Em quinto lugar, sua oração foi cheia de gratidão. Daniel está sentenciado à morte, mas agradece a DEUS em sua oração. Finalmente, em sexto lugar, sua oração foi cheia de intensidade. Daniel não apenas orou e deu graças, ele também fez súplicas. Ele pôs toda a intensidade de sua alma em seu clamor a DEUS. Súplica é oração com forte grau de intensidade. LOPES. Hernandes Dias. DANIEL Um homem amado no céu. Editora Hagnos. pag. 84-86. Dn 6.10: “Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante de seu DEUS, como também antes costumava fazer". “... três vezes ao dia se punha de joelhos, e orava”. O versículo nos dá interessante evidência a respeito da oração no período bíblico posterior ao cativeiro, e ao mesmo tempo o cumprimento das palavras de Salomão em 1 Rs 8.46-49a, que diz: “Quando pecarem contra ti (pois não há homem que não peque), e tu te indignares contra eles, e os entregares nas mãos do inimigo, para que os que os cativarem os levem em cativeiro à terra do inimigo, quer longe ou perto esteja; e na terra aonde forem levados em cativeiro tornarem em si, e se converterem, e na terra do seu cativeiro te suplicarem, dizendo: Pecamos, e perversamente obramos, e cometemos iniquidade; e se converterem a ti com todo o seu coração e com toda a sua alma, na terra de seus Inimigos que os levaram em cativeiro, e orarem a ti para a banda da sua terra que deste a seus pais, para esta cidade que elegeste, e para esta casa que edifiquei ao teu nome, ouve então dos céus...” Daniel, o grande servo de DEUS, foi inspirado nesta oração de Salomão e, a exemplo do salmista, orava de manhã, ao meio-dia e à tarde. Isto é, 9:00 hs, 12:00 hs, 15:00 hs, respectivamente. (Ver SI 55.17). Severino Pedro da Silva. Daniel vercículo por vercículo. Editora CPAD. pag. 114. 2. A momentânea vitória dos conspiradores. (6.12-14) Nestes versículos está escrito que aqueles homens acharam Daniel orando a DEUS. Imediatamente, se apresentaram diante do Rei e fizeram a acusação contra o homem de maior confiança de Dario e exigiram que o decreto fosse cumprido e Daniel sofresse a pena na cova dos leões. (6.14) O Rei se entristeceu por causa de Daniel e descobriu que ele fora alvo da trama dos outros príncipes. Daniel era seu conselheiro fiel, e perdê-lo seria uma tragédia para o seu reino. Esforçou-se ao máximo para não cumprir o decreto e livrar Daniel da cova dos leões, mas foi pressionado por aqueles homens e teve que cumprir a pena. Elienai Cabral. Integridade Moral e Espiritual. O Legado do Livro de Daniel para a Igreja Hoje. Editora CPAD. pag. 94. Dn 6.11 Então aqueles homens foram juntos. Como leões, aqueles homens estavam de emboscada, prontos a golpear o idoso homem assim que ele mostrasse que não desistiria de suas práticas religiosas, nem mesmo por 30 dias. Eles continuaram a observá-lo — e realmente ali estava ele, oferecendo suas "abomináveis orações". Os leões o atacariam, contando com várias testemunhas do “crime”. Os pecados geralmente são cometidos em segredo, e por isso os culpados não são detectados. Mas Daniel praticara seu “pecado" abertamente e logo foi apanhado com a mão na massa. Dn 6.12 O traiçoeiros governantes tinham o homem nas mãos. Conseguiram provas de suas acusações. Triunfantes, eles correram para contar ao rei a ousada infração de Daniel contra a lei real que não podia ser mudada nem retirada (vs. 8). O rei precisou concordar que o decreto se tornara oficial e não podia ser alterado, uma repetição do vs. 15. O rei foi apanhado (contra a própria vontade) por seu decreto, tal como a filha de Herodias conseguiu apanhar Herodes (ver Mat. 14.3). Essa foi uma maneira crua mas eficaz de negociar. “Nabucodonosor estava acima da lei, mas Dario, o medo, tinha de obedecer às leis dos medos e persas. Isso ficou subentendido no contraste entre o ouro e a prata, na imagem do sonho de Nabucodonosor (ver Dan. 2.32,39)” (J. Dwight Pentecost, in loc.). Dn 6.13 Então responderam, e disseram ao rei. A acusação assacada contra Daniel foi traição. Ele teria ignorado deliberadamente o ímpio decreto e continuado com suas orações três vezes ao dia. Ele sabia que uma lei oficial e temporária tinha sido assinada, mas desobedeceu abertamente. Além disso, ele era um daqueles desprezíveis “estrangeiros" (um humilde cativo de Judá) em quem ninguém podia confiar, conforme agora era comprovado. Cf. o preconceito contra os estrangeiros, em Dan. 2.25 e 5.13. “Ali estava um estrangeiro que tinha recebido os maiores favores por parte da corte, mostrando-se antagônico às leis do reino!" (Ellicott, in loc.). “... um cativo judeu, dentre todos os povos o mais odioso...” (John Gill, in loc). Dn 6.14 Tendo ouvido o rei estas cousas. O rei tinha sido iludido e agora ficara “penalizado” por ter-se permitido cair em tão ridícula situação. Ele era esperto o bastante para reconhecer a razão real de ter sido tratado como um deus por um mês. A exaltação ao rei não era sincera, mas objetivava a derrubada de Daniel. Tinha sido apenas um daqueles jogos doentios que os políticos geralmente jogam. O rei insensato não era mais que um animal que fora apanhado na rede por caçadores maliciosos. O rei saiu totalmente humilhado do episódio. Para seu crédito, Dario tentou, até o pôr-do-sol, livrar-se da rede, livrando também Daniel. “Ele resolveu salvar Daniel. Ficou trabalhando até o ocaso imaginando como poderia salvá-lo” (NCV). Mas todo esforço foi inútil por causa da teoria de que a lei dos medos e persas nunca muda. Caros leitores, esse incidente se parece com os dogmas de algumas pessoas. De fato, há pessoas que passam a vida toda sem mudar de mentalidade sobre coisa alguma. Porém, a verdade é que não existe crescimento sem que haja mudanças. Dn 6.15 Então aqueles homens foram juntos ao rei. Aqueles réprobos novamente foram lembrar ao rei a natureza imutável das leis dos medos e dos persas (o que já fora dito nos vss. 8 e 12). Isso pôs fim aos esforços do rei por livrar tanto a si mesmo como a Daniel da maliciosa situação. Este versículo enfatiza a impotência do homem perante o mal, a menos que alguma intervenção divina o livre. O texto também ilustra que algumas leis são injustas, sendo também verdade que homens injustos ditam leis visando seu próprio benefício. Portanto, quando alguém diz “Assim determina a lei”, essa pessoa não está emitindo necessariamente um julgamento moral. Além disso, é melhor obedecer a DEUS do que às leis dos homens, quando essas leis entram em conflito com a verdadeira avaliação do que é justo (ver Atos 5.29). CHAMPLIN, Russell Norman, Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pag. 3399. Dn 6.11: “Então aqueles homens foram juntos, acharam a Daniel orando e suplicando diante do seu DEUS”. “Acharam a Daniel orando”. O presente texto e outros correlatos abordam um tema muito vasto nas Escrituras. A oração! Ela é vista por toda a extensão da Bíblia, tanto no Antigo como no Novo Testamento. “Quem quer que levante problemas difíceis só obterá resposta após uma luta longa e sincera com o Criador, quando, simultaneamente, deixará de questionar”. A oração é a primeira providência a tornar. Neste caso a Bíblia defende a tese a respeito da questão mais delicada: - Como é possível que um homem, embora íntegro, possa sofrer e só vencer orando? Mas na Bíblia, esta questão é apresentada como sendo da vontade de DEUS, pois através deste método, Ele também mostra seu grande amor, tanto a seus filhos como a seus inimigos. O Senhor JESUS neste campo é o divino modelo: Ele entrou no mundo orando, viveu orando, e morreu orando. (Ver Lc 23.46; Hb 5.7; 10.5-7). Dn 6.12: “Então se apresentaram, e disseram ao rei: No tocante ao mandamento real, porventura não assinaste o edito pelo qual todo o homem que fizesse uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, por espaço de trinta dias, e não a ti, é rei, seria lançado na cova dos leões? Respondeu o rei, e disse: Esta palavra é certa, conforme a lei dos medos e dos persas, que se não pode revogar. O presente versículo abrange uma série de fatores discutidos pelos inimigos de Daniel. No versículo anterior, os presidentes e príncipes que estavam por trás desse sombrio esquema foram observar a liberdade de Daniel para com seu DEUS. Paulo, cerca de 595 anos depois, fala em seus escritos de falsos “irmãos”, e salienta: “E isto por causa dos falsos irmãos que se tinham entremetido, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em CRISTO JESUS, para nos porem em servidão” (G1 2.4). Na verdade, o próprio Satanás é chamado de o grande “acusador dos irmãos” (Ap 12.10). Ele é assim chamado devido à sua oposição a DEUS e aos homens. Os cristãos precisam tomar muito cuidado para que o Diabo não tenha motivos reais de acusação. Seja como for, o homem acusador de seus irmãos está sendo um agente de Satanás e, por essa razão, põe por terra o valor do sangue de JESUS CRISTO, nosso Senhor. (Ver 1 Jo 1.7 e ss.). Dn 6.13: “Então responderam e disseram diante do rei: Daniel que é dos transportados de Judá, não tem feito caso de ti, é rei, nem do edito que assinaste, antes três vezes por dia faz a sua oração”. “Não tem feito caso de tf’. Observamos neste versículo o mesmo espírito malicioso que existia no grupo que acusou Sadraque, Mesaque e Abdenego; eles disseram também a Nabucodonosor: “Há uns homens judeus, que tu constituíste sobre os negócios da província de Babilônia: Sadraque, Mesaque, Abdenego: estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem à estátua de ouro, que levantaste, adoram” (cap. 3.12). Certamente a coragem de Daniel é um desafio para todos nós. Ele estava pronto a colocar os interesses de DEUS em primeiro lugar e a sua própria segurança em segundo. Por amor do seu testemunho, estava pronto a enfrentar a cova dos leões famintos. Paulo foi também um crente abnegado no serviço do mestre, chegou até dizer: "... estou pronto ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus. Atos 21:13...”. O verdadeiro cristão está sempre pronto, pois não é mais ele que vive, mas Cristo é que “vive” em sua vida. Dn 6.14: “Ouvindo então o rei o negócio, ficou muito penalizado, e a favor de Daniel propôs dentro do seu coração livrá-lo, e até o pôr-do-sol trabalhou por o salvar’. “E até o pôr-do-sol trabalhou por o salvar. O versículo em foco diz que o rei, ao ouvir que Daniel tinha caído na armadilha, “ficou muito penalizado”. Isso, sem dúvida, pelo motivo de ser aquela lei por ele assinada irrevogável. Montgomery cita um exemplo no reinado de Dario III (336- 331 a.C.), em que este rei condenou à morte um homem que sabia ser inocente: “Imediatamente ele se arrependeu e se lastimou por ter errado grandemente; mas não era possível anular o que havia sido feito com autoridade real”. O texto em foco diz que o rei tentou salvar Daniel. Aqui se cumprem as palavras proféticas ditas por Daniel na interpretação do sonho do rei, descrita no capítulo dois deste livro. Isto é, o reino agora é de “prata” e não de “ouro”, O monarca Nabucodonosor matava a quem queria e conservava em vida a quem queria (Dn 2.38 e 5.19), coisa que Dario não podia fazer, pois era apenas representante do reino de “prata”. Dn 6.15: “Então aqueles homens foram juntos ao rei, e disseram ao rei: Sabe, ó rei, que é uma lei dos medos e dos persas que nenhum edito ou ordenança, que o rei determine, se pode mudar”. O presente texto mostra como os tiranos inimigos não permitiam ao rei ganhar tempo. A sentença que eles queriam tinha de ser pronunciada ali mesmo. A lei decretada pelo monarca medo era de caráter irrevogável, e aqueles servos maus, aproveitando-se da armadilha em que o rei caíra prevaleciam-se da própria honra do rei, sempre juntos, dizendo: “Sabe ó rei, que uma lei dos medos e dos persas...” Diante de tal oposição daqueles ministros, o rei só tinha um dos caminhos a seguir: ou transgredir a lei ou permitir que Daniel fosse lançado na cova dos leões. Ele optou pelo segundo caminho, ainda que contrário à vontade de DEUS e à sua, mas é evidente que o falso decreto, para condenar o justo Daniel, passou por falta de vigilância da parte do monarca. (Ver 1 Pe 5.8). Severino Pedro da Silva. Daniel vercículo por vercículo. Editora CPAD. pag. 114-117. Daniel não foi poupado dos problemas, mas nos problemas (Dn 6.11-17). Seus inimigos agiram com maldade, orquestrando e tramando nos bastidores. Nesse processo, quatro coisas acontecem: em primeiro lugar, a descoberta (Dn 6.11). Os orquestradores contra Daniel encontraram-no orando. Era tudo que eles precisavam para levar adiante o plano de matá-lo. Em segundo lugar, a informação (Dn 6.12-15). A informação estava cheia de veneno: 1) acentuava o preconceito, falando de Daniel como um exilado, mesmo depois de setenta anos de integridade como o homem mais importante do governo; 2) acrescentava uma informação falsa, afirmando que Daniel não fazia caso do rei; e 3) ressaltava que tanto Daniel como o rei foram vítimas de uma trama. LOPES. Hernandes Dias. DANIEL Um homem amado no céu. Editora Hagnos. pag. 86. 3. Preservando a integridade (Dn 6.18-22). Dn 6.18 Então o rei se dirigiu para o seu palácio. O pobre rei Dario ficou extremamente desanimado. Ele perdeu o apetite e nada comeu. Talvez ele estivesse ocupado em um jejum religioso, mediante o qual esperava salvar Daniel “de alguma maneira” . Naquela noite ele não quis que houvesse a música, a dança e os entretenimentos que faziam parte regular das “noites do rei”. Ele não dormiu, e suponho que ele muito orou ao DEUS dos judeus, a despeito do decreto restringidor. Sem dúvida o rei não estava confiando em si mesmo naquela noite. Este versículo combina admiravelmente com a experiência humana. Há tempos em que as coisas saem de nosso controle, e somente DEUS pode fazer alguma diferença. Mas existe uma profunda agitação “lá fora”, pois as pessoas são envolvidas por situações impossíveis e não têm fé suficiente para livrar-se delas. Dn 6.19 Pela manhã, ao romper do dia. O rei agitou-se e rolou em seu leito real a noite inteira, em meio a uma ansiedade nada real. Assim que o sol surgiu no horizonte, ele foi com coração pesado dar uma olhada na miserável cova dos leões. Ele temia olhar para dentro da cova. Talvez só houvesse ossos e pedaços do profeta Daniel. Porém, em seu desespero, ele correu para a cova. Somos lembrados de com o certas mulheres, e então um grupo de discípulos, correram para o túmulo de JESUS, pois se espalhara a notícia de que ele tinha escapado daquele lugar miserável por meio de um milagre (ver João 20.4). “Elevados oficiais, nos países do Oriente, moviam-se com pomposa lentidão, como sinal de sua dignidade. Se alguém era uma grande figura, não precisava andar com pressa. Portanto, a pressa, por parte do rei, foi um elemento do efeito dramático deste relato” (A rthur Jeffery, in loc.). “Dario esperava... que o idoso estadista teria sido salvo por DEUS, a quem servia (ver Dan. 3.17; 6.16)” (J. Dwight Pentecost, in loc.). Dn 6.20 Chegando-se ele à cova, chamou por Daniel com voz triste. Chegando à cova, o rei era um destroço nervoso e, com voz chorosa, lamentável de ser ouvida, ele gritou pelo buraco, na esperança de que um homem vivo ouvisse e respondesse. O rei estava todo entusiasmado com a idéia de que o DEUS vivo e verdadeiro dos judeus, sobre o qual ele tinha ouvido, realmente teria algum poder, a ponto de reverter a miserável situação de Daniel. Daniel tinha servido bem esse DEUS e estava disposto a ser um mártir, para evitar tornar-se um apostatado. Talvez por essa razão, DEUS tivesse baixado Sua mão poderosa e fechado a boca dos leões. Por isso o rei perguntou: “Estás vivo, Daniel? Teu DEUS fez algum grande feito em teu favor? Grita de volta se puderes!". "Teu DEUS, a quem sempre tens adorado, te salvou dos leões?” (NCV). Dn 6.21 Então Daniel falou ao rei: Ó rei, vive para sempre! Para profunda admiração do rei, uma voz saudável e forte, a voz do próprio Daniel, respondeu. Ficam os homens sempre surpresos quando DEUS faz outro feito em nosso favor, que ultrapassa tudo quanto poderíamos fazer por nós mesmos. De fato, continuamos a ser surpreendidos, sem importar quantas vezes isso volte a acontecer. Portanto, Senhor, continua enviando surpresas. Um homem tem de crer em tudo quanto vem de DEUS, pois é Dele que os milagres provêm. Sempre é melhor crer de mais do que crer de menos. Oh! Senhor, concede-nos tal graça! Ademais, tudo quanto temos a fazer é pedir com fé.“... foi algo tão grande, que encheu o rei de admiração. A coisa foi realmente extraordinária e admirável" (John Gill, in loc.). Daniel introduziu o que tinha a dizer acerca de sua libertação com uma típica saudação segundo a cortesia da corte: “Ó rei, vive para sempre”. CHAMPLIN, Russell Norman, Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pag. 3399-3400. O livramento (Dn 6.18-23). Você não pode evitar que os homens maus tramem contra você, mas você pode orar, e DEUS pode frustrar o propósito dos ímpios. Os perversos não contavam com a intervenção de DEUS, com o livramento do anjo do Senhor. Stuart Olyott narra essa situação da seguinte maneira: Naquela noite, Satanás não incomodou Daniel, porque este lhe havia resistido. Daniel teve a companhia do Senhor JESUS CRISTO! O anjo do Senhor que guiou Jacó do início ao fim de sua longa vida, o anjo que andou com Sadraque, Mesaque e Abednego na fornalha de fogo - esse mesmo anjo abençoou Daniel, ficando ao seu lado durante aquela noite. Aquele que, anos depois, mostraria Sua autoridade sobre os ventos e as ondas do mar, naquela noite demonstrou Sua autoridade sobre os leões ao restringir todos seus instintos naturais, a fim de não matarem brutalmente a vítima que lhes fora apresentada! LOPES. Hernandes Dias. DANIEL Um homem amado no céu. Editora Hagnos. pag. 86-87. Dn 6.18: “Então o rei dirigiu-se para o seu palácio, e passou a noite em jejum, e não deixou trazer à sua presença instrumentos de música; e fugiu dele o sono”. O texto em foco nos mostra quão grande é a segurança daquele que habita no esconderijo do Altíssimo, como bem descreve o salmista, no Salmo 91.1 e ss. Daniel, na cova dos leões famintos, estava mais sossegado do que o rei no palácio real. Assuero não dormiu uma noite e nela descobriu a dignidade e a nobreza de Mardoqueu, um judeu cativo (Et cap. 6). Para o servo fiel a seu DEUS, sua confiança jamais será abalada por coisa alguma. Ainda que lhe seja necessário morrer por CRISTO, ele permanece firme em seu propósito. (Ver At 7.55 a 60). João Evangelista foi deportado para a ilha de Patmos, só porque deu seu testemunho de que JESUS CRISTO era o Filho de DEUS; ali teve visões sublimes da glória de CRISTO e das venturas eternas. Daniel também permaneceu firme e, como recompensa, teve a companhia dos anjos (Hb 11.33). 6.19: “Epela manhã cedo se levantou, e foi com pressa à cova dos leões”. “E foi com pressa á cova...” O monarca medo, não conseguindo dormir aquela noite, levantou-se muito cedo e, com grande pesar na sua alma, foi à referida cova, onde, num estado de tranquilidade, encontrava-se Daniel! O rei era possuidor, não de uma culpa simulada, mas sim, de uma culpa real. Um olhar introspectivo e retrospectivo colocou-o a par destas razões, que provocavam a intranquilidade mental. No entanto, tais observações não são conseguidas facilmente. O homem tem a tendência de fugir da realidade a seu respeito. A declaração bíblica sobre isso é: “Os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz...” (Ver Jo 3.19,20). Dn 6.20: “E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e, falando o rei, disse: - Daniel, servo de DEUS vivo! dar-se-ia o caso que o teu DEUS, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões? “Daniel, servo do DEUS vivo. O profeta Jeremias, diz que o nosso DEUS “é o DEUS vivo e o rei eterno” (Jr 10.10). O fato da existência de DEUS era tão natural, que não temos na Antiguidade remota nenhum vestígio de especulações sobre a origem ou o destino de DEUS, embora a teologia ocupasse um lugar considerável nas crenças dos antigos povos. Assim, como a vida é uma realidade misteriosa que apenas se pode constatar e que ninguém sonha contestar, assim DEUS é uma realidade que se impõe. Desde que Ele aparece nas primeiras páginas da Bíblia e da História, já aparece como um DEUS grande e soberano, por ser um DEUS vivo. Assim sendo, a expressão “DEUS vivo” possui um caráter teológico menos contestado que outras afirmações que são dedicadas à sua existência. E “porque DEUS é vivo, podemos falar dele como um ser vivo; mas também, porque dele falamos como de um ser vivo, não deixamos nunca de lembrar que Ele está vivo”. Dn 6.21: “Então Daniel falou ao rei: Ó rei, vive para sempre! "... vive para sempre.”. A resposta de Daniel funciona como resposta à pergunta do rei que também se refere ao DEUS vivo. (Ver Dt 5.26; Js 3.10; Jr 10.10; Mt 16.16; 1 Tm 3.15; Ap 7.2; 10.6, etc.). A resposta em foco é uma prova de que DEUS realmente vive, e foi capaz de socorrê-lo. A eternidade de DEUS é duração sem princípio e sem fim: é existência sem intermediação, sem limites ou dimensões; é um presente com ausência de limitações; em qualquer tempo DEUS é vivo, sem passado ou futuro quanto á medição de sua vida. Sua eternidade é juventude sem infância ou velhice: vida sem nascimento ou morte; é hoje, sem o ontem ou o amanhã. A eternidade de DEUS é, sem dúvida alguma, um sempiterno presente; Ele há de permanecer para sempre em majestade, e isolamento em si mesmo. Ele é sempre o mesmo quanto ao tempo e à importância. Ele vive para sempre. Não morre jamais! Severino Pedro da Silva. Daniel vercículo por vercículo. Editora CPAD. pag. 118-120. III - DANIEL NA COVA DOS LEÕES (Dn 6.16-24) 1. Daniel preferiu morrer a se dobrar diante de um edito maligno (Dn 6.16,17). Daniel preferia ser sacrificado do que transigir com sua integridade. Daniel não discutiu, nem questionou sua condenação com o rei. Sua convicção era de que o seu DEUS o livraria se assim o quisesse. Ele não deixou de orar e de manter seu hábito devocional. Daniel foi denunciado, preso e lançado na cova dos leões. Sua integridade não o livrou da maldade e da inveja dos seus inimigos do palácio. Ele, entretanto, preferiu não confrontar seus inimigos gratuitos, porque suas orações o sustentavam em quaisquer situações. Ter o coração íntegro tinha linha direta com DEUS, dando- lhe paz interior para enfrentar aquela situação. Como crentes em CRISTO estaríamos dispostos a sacrificar nossa vida e até morrer pelo nome de JESUS? O próprio JESUS declarou que no final dos tempos os verdadeiros discípulos seriam odiados, atormentados e levados à morte.Teríamos novos “daniéis” em nossos tempos modernos? Elienai Cabral. Integridade Moral e Espiritual. O Legado do Livro de Daniel para a Igreja Hoje. Editora CPAD. pag. 94. Dn 6.16 Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel. O rei, impotente, e confessando sua impotência, com relutância ordenou que Daniel fosse trazido e lançado na cova onde os leões viviam, tal como os três amigos do profeta tinham sido lançados na fornalha ardente (ver Dan. 3.11,21). Quando Daniel estava sendo arriado na cova dos leões, o rei expressou o desejo de que DEUS o protegesse, pois Daniel confiava Nele. Isso duplica a situação dos três amigos (ver Dan. 3.17). A história, como é claro, exalta Judá e Yahweh, à custa do paganismo e de seus inúmeros deuses de nada. E Daniel, profeta genuíno, também é exaltado, às expensas dos profetas do paganismo. O livro de Daniel, em certo sentido, é uma apologia à fé de Daniel e de seus companheiros que são monoteístas. Dn 6.17 Foi trazida uma pedra e posta sobre a boca da cova. A cova dos leões era uma espécie de abismo, conforme a palavra usada dá a entender. Ao que tudo indica, só havia uma saída, pelo que uma pedra tampou a cova, impedindo que Daniel fugisse. Naturalmente, o idoso profeta não correria muito, mesmo que os leões viessem em sua perseguição! A pedra foi selada com argila, e o pobre rei “assinou” sobre ela com seu sinete, talvez fazendo uma impressão no barro com seu anel real. Isso dizia às pessoas que se mantivessem afastadas sob pena de morte. Ninguém ousaria tentar salvar Daniel, pois, se violasse a marca do anel do rei, essa pessoa seria a próxima a descer à cova. Heródoto (Hist. 1.195) mencionou o costume babilônico de fechar covas e selar a tampa, e esse costume continuou com os persas (Est. 3.12; 8.8,10). Dario afixou seu selo a documentos oficiais, conforme informou Heródoto (ver Hist. 111.128). Cf. I Reis 21.8 e Mat. 27.66. CHAMPLIN, Russell Norman, Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pag. 3399. Dn 6.16: “Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e o lançaram na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu DEUS, a quem tu continuamente serves, ele te livrara”. O texto em foco nos mostra o momento cruciante na vida daquele servo de DEUS! É evidente que o rei mandou chamar Daniel, por certo, para se certificar de que as testemunhas falavam a verdade. Daniel confirmou que sim. O texto não nos informa o diálogo havido entre o rei e o velho profeta, mas, pela linguagem do mesmo rei, fica demonstrado que houve um diálogo com o rei, antes de Daniel ser lançado. Há grande discrepância entre os comentadores quanto às palavras do rei ao dizer: “O teu DEUS... ele te livrará”. Para alguns, o rei disse apenas: “ele que te livre”, mas o texto, em si, parece não autenticar essa interpretação. Ao lançar Daniel na cova, o rei disse categoricamente e com firmeza: “O teu DEUS, a quem tu continuamente serves, ele te livrará”, Os descrentes, mesmo na ignorância espiritual, sabem que servimos a DEUS continuamente. “A religião é para todos os dias e não somente para o tempo em que estamos nos cultos públicos”. Dn 6.17: “E foi trazida uma pedra e foi posta sobre a boca da cova: e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus grandes, para que se não mudasse a sentença acerca de Daniel”. "... foi trazida uma pedra e foi posta sobre a boca da cova”. Tem sido interpretado que, a “cova dos leões” onde Daniel foi lançado, tinha duas entradas: a primeira era uma espécie de “rampa” pela qual os animais entravam e a segunda uma espécie de “buraco”, na extremidade superior, pelo qual os animais eram alimentados. Seja como for, Daniel foi lançado ali, e certamente só haveria uma saída, talvez a do teto como já ficou explícito acima. Foi provavelmente para evitar que alguém trouxesse uma corda e a colocasse por aquela porta, que foi trazida uma pedra e foi colocada ali. Para que a entrada da cova não fosse violada, o rei, à semelhança do que fez Pilatos, mandou que trouxessem o selo real (o anel) e o selo de seus grandes, selando assim a pedra. Era esse o costume daqueles dias: selar a entrada duma cova, quando havia nela alguém vivo ou morto. (Ver Josué 10.16 e ss; Dn 6.17; Mt 27.66). Severino Pedro da Silva. Daniel vercículo por vercículo. Editora CPAD. pag. 117-118. 2. Daniel foi protegido da morte pelo anjo de DEUS (Dn 6.22,23). A confiança do Rei no DEUS de Daniel. “O rei disse a Daniel: O teu DEUS, a quem tu continuamente serves, ele te livrará” (6.16-18). Certamente o rei já havia ouvido falar das proezas do DEUS de Daniel nos anos em que Daniel esteve naquele palácio. O testemunho da grandeza do DEUS de Daniel era uma realidade que aquele palácio não podia deixar de reconhecer. Mais uma vez DEUS interfere numa situação que parecia impossível. Daniel era um ancião com aproximadamente 80 anos de idade e seus inimigos não tiveram complacência. Pelo contrário, seus corações eram rancorosos e tudo o que queriam era livrar-se do velho Daniel. O Rei não conseguiu dormir, nem comer. Seu coração estava partido de tristeza. Restou-lhe um pouquinho de esperança de que o DEUS de Daniel o salvaria de ser estraçalhado pelos leões naquela cova. Nenhuma ameaça afetaria sua integridade (6.19-22). A proposta de uma lei escondia nas entrelinhas a maldade daqueles homens. A lei tinha que ser cumprida e o rei não poderia voltar atrás depois de assinada (v. 17). Dario, o rei, percebeu que havia caído na mesma armadilha que prepararam para Daniel. Viu-se forçado a cometer uma injustiça em nome do sistema da lei e da ordem. Percebeu que, os pretensos defensores da lei, ao seu redor, armaram uma situação para se cometer a pior injustiça contra um homem íntegro. Por isso, ele se empenhou até ao pôr do sol para evitar aquela injustiça contra Daniel. Daniel nos deixou o exemplo de que é possível permanecer íntegro mesmo quando somos ameaçados e vítimas de conspiração contra nós. Foi o que aconteceu com Daniel. Seus pares no reino de Dario conspiraram contra ele buscando ocasião para acusá-lo diante do rei. Integridade é uma palavra que significa “inteireza, ser completo, ser inteiro”. Aprendemos que uma pessoa íntegra não é dividida, não age com duplicidade, não finge, não faz de conta. As pessoas íntegras não escondem nada porque são transparentes em seus comportamentos. Daniel nunca escondeu que orava a DEUS e não faria isso escondido dos olhos dos outros. Sua fé em DEUS jamais seria negada ou transigida por qualquer pressão política. Os inimigos de Daniel orquestraram uma situação de injustiça em que, Daniel não poderia escapar, nem o rei retroceder. “E chegando-se à cova, chamou por Daniel “ (6.20,21). O rei estava triste mas guardava a esperança de que o DEUS de Daniel era poderoso para livrá-lo. Daniel ouviu a voz do rei e gritou de dentro da cova: “O rei, vive para sempre”, indicando que estava vivo porque o anjo do Senhor o livrou. Elienai Cabral. Integridade Moral e Espiritual. O Legado do Livro de Daniel para a Igreja Hoje. Editora CPAD. pag. 95-96. Dn 6.22 O meu DEUS enviou o seu anjo. DEUS, o Poder, a Deidade dos judeus, foi o libertador de Daniel, e o anjo foi o Seu instrumento. O anjo tinha o poder de manter os leões tranquilos e sem vontade de atacar o profeta, e foi isso o que ele fez, conforme se entende pelas palavras “fechou a boca aos leões”. Este versículo ensina a realidade do ministério do anjos. O fato de Daniel ter sido livrado deveu-se à sua inocência diante de DEUS e diante do rei. O rei é que tinha pecado, assinando o ridículo decreto e assumindo uma posição divina, o que não é certo ao homem fazer. A história de Daniel na cova dos leões ilustra um dos atos de fé, conforme registra Heb. 11. Ver o vs. 33. Daniel era inocente e leal a DEUS, pelo que DEUS usou Sua graça para conceder aquele grande milagre. Dn 6.23 Então o rei se alegrou sobremaneira. Daniel nunca mais foi sujeitado a abusos. O rei ordenou que tirassem o profeta daquele buraco miserável. Ele não tinha sofrido nenhum dano físico, porquanto havia confiado em seu DEUS, na hora de provação. Antes disso, porém, havia demonstrado extraordinário grau de lealdade, pelo que era o tipo de pessoa da qual se podia esperar um milagre. O paralelo, naturalmente, é a história dos três amigos de Daniel que foram libertados da fornalha ardente, e as mesmas qualidades morais governaram os dois incidentes. Cf. Sal. 57.4-6 e 91.11,15. CHAMPLIN, Russell Norman, Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pag. 3400. Dn 6.22: “O meu DEUS enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum”. “O meu DEUS enviou o seu anjo”. O escritor da epístola aos Hebreus diz que os anjos são espíritos ministradores enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação (Ver Hb 1.14). Não só as Escrituras, mas também a teologia judaica helenista desenvolveu uma noção sobre como DEUS faz os anjos servirem aos homens, protegendo- os, ajudando-os, de inúmeras maneiras. Vários versículos do Antigo Testamento refletem algo sobre isso. Em o Novo Testamento, o testemunho também sobre os anjos é abundante: Um anjo anunciou o nascimento de João Batista (Lc 1.11-14), e deu-lhe o nome (Lc 1.13); um anjo anunciou a Maria o nascimento de JESUS (Lc 1.26-37), e deu-lhe o nome (Mt 1.21); Um anjo anunciou a José o mesmo acontecimento. Isso que apresentamos aqui é apenas o início da vasta missão dos anjos no Novo Testamento. Por mais de 175 vezes essas criaturas são mencionadas aí. 6.23: “Então o rei muito se alegrou em si mesmo, e mandou tirar a Daniel da cova: assim foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu DEUS". “Então o rei muito se alegrou em si mesmo”. Nas páginas áureas da Bíblia Sagrada, aparece a alegria com vários sentidos: Há a alegria de caráter nacional e cultural (Ver o livro de Ester, como exemplo.) Já nas páginas de Deuteronômio, cap. 12.7 a 12, aparece a alegria como manifestação da piedade familiar; mas, sobretudo nos Salmos, encontra ela acento verdadeiramente religioso e pessoal, expressando a adoração transbordante de regozijo, própria de quem sabe estar na presença de DEUS (16.8 e ss.), e conhece sua lei como refrigério da alma (Salmo 119); suas promessas, seu perdão (SI 51), suas libertações. Há também referências específicas de alegria escatológica, como por exemplo em Is 9.1; e, nos últimos capítulos desse livro, ela se desabrocha em alegria cósmica (Exemplificando: 49.13; 120 55.12). No texto em foco, a alegria do rei foi motivada pela grande libertação que DEUS deu à pessoa de Daniel. O crente fiel sempre se alegra no Senhor, mas como o monarca não tinha DEUS na sua vida, “alegrou-se em si mesmo”. Severino Pedro da Silva. Daniel vercículo por vercículo. Editora CPAD. pag. 120-121. 3. DEUS mais uma vez foi glorificado através da vida de Daniel (Dn 6.22,23,25-28). (6.24,25) A maldição dos inimigos de Daniel caiu sobre a cabeça daqueles homens malignos.Todos aqueles homens foram lançados na cova dos leões e estraçalhados, e não escapou nem mesmo suas famílias. Elienai Cabral. Integridade Moral e Espiritual. O Legado do Livro de Daniel para a Igreja Hoje. Editora CPAD. pag. 96. Observação minha - Ev. Luiz Henrique - Creio que o rei Dario estudou documentos passados na noite que antecedeu o lançamento de Daniel na cova dos leões. Acabou encontrando a escritura que falava sobre a situação pela qual passara Nabucodonosor por não dar glória a DEUS. Assim, na primeira oportunidade que teve de reconhecer a soberania de DEUS sobre tudo e todos, o fez através de um edito real que exigia que todos reconhecessem o DEUS de Daniel como soberano, eterno e poderoso. Afinal quem gostaria de ser colocado para comer capim com os bois, se comportando como um animal? Dn 6.25 Então o rei Dario escreveu aos povos. “Assim como Nabucodonosor, no terceiro capítulo, sentiu-se impelido a assinar um decreto no qual reconhecia a grandeza do DEUS dos judeus e convocava todos os seus súditos a respeitá-Lo, também Dario se sentiu impulsionado a fazer o mesmo, depois do milagre que ocorreu com Daniel. De fato, os detalhes desse decreto seguem de perto o padrão de Dan. 3 29 ss., usando palavras e frases que já havíamos encontrado em Dan. 2.44; 4.1-3 e 5.19” (Arthur Jeffery, in loc.). A terra era o que eles conheciam. O império persa era bastante amplo e abarcava a maior civilização da época. Foi irônico que o homem que tinha acabado de assinar um decreto, tornando a si mesmo um deus pelo espaço de 30 dias, tenha precisado admitir que existe um DEUS verdadeiro, vivo e eterno (ver o vs. 20), que governa o tempo todo e para sempre e merece a adoração dos homens. A paz foi multiplicada ao povo, quando foram libertados do primeiro decreto e sujeitados ao segundo. A paz na terra resulta da paz espiritual, quando os homens endireitam os seus caminhos diante de DEUS (Rom. 5.1). Dn 6.26,27 Faço um decreto. O DEUS dos judeus faz-se sempre presente com os homens em Sua criação, punindo e recompensando. Isso, no caso de Daniel, livrou-o de maneira miraculosa. O relato é uma apologia em favor do DEUS dos judeus e contra os não-deuses dos pagãos. Cf. este versículo com Dan. 3.29. O DEUS libertador, que opera milagres diante dos homens, é o DEUS vivo (ver o vs. 20), em contraste com os ídolos mortos que nada podem fazer. Ele encabeça um reino que é permanente e eterno o tempo todo. Embora a destruição seja a sorte dos reinos terrenos, ela não tem efeito sobre o reino de DEUS. DEUS domina até o fim, até onde o olho pode enxergar ao longo dos corredores do futuro, em contraste com os reis terrenos, que aparecem e desaparecem . O rei tentara libertar Daniel, mas fora impotente para isso (vs. 14). DEUS é quem salva tanto o corpo como a alma (cf. com o vs. 16 e Dan. 3.28,29). Ele emprega sinais e maravilhas (ver Dan. 4.2). “Que excelente elogio ao grande DEUS e ao Seu servo fiel!” (Adam Clarke, in loc.). Dn 6.28 Daniel, que por essa altura estava com aproximadamente 80 anos de idade, recebeu certo número de anos a mais, a fim de terminar seu trabalho, prosperar e continuar a buscar e a servir o seu DEUS. Oh, Senhor, concede-nos tal graça! Ele continuava vivo no começo do reinado de Ciro. Essa informação já fora dada em Dan. 1,21. Dan. 10.3 mostra-nos que Daniel continuava vivo no terceiro ano do reinado de Ciro. Daniel tinha prosperado e continuava a prosperar, porque o ESPÍRITO de DEUS estava com ele. CHAMPLIN, Russell Norman, Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pag. 3400. Dn 6.25: “Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e gente de diferentes línguas, que moram em toda a terra: A paz vos seja multiplicada”. “A paz vos seja multiplicada”. Esta era uma saudação oriental muito antiga. (Ver Ed 7.12). No campo religioso, porém, a graça é um dom de DEUS, que intercala a paz que é o próprio JESUS CRISTO: “Ele é a nossa paz” (Ef 2.14-17). Essa paz que Ele estabeleceu é chamada “a paz pelo seu sangue da sua cruz” (Cl 1.20). Por isso a pregação do Evangelho da paz também comporta as exortações: “Viver em paz”, “Ter paz”, e “Seguir a paz com todos”. A saudação do rei Dario, conforme é descrita no presente texto, compreendia o estado de paz que seu reino desfrutava durante a sua gestão. Ele diz: “A paz vos seja multiplicada”. Ainda o decreto em foco lembra o de Nabucodonosor (3.29); contudo, enquanto o dele fora expresso em termos negativos, no sentido de punir qualquer palavra contra o DEUS dos três hebreus, aqui o temor a DEUS é positivamente recomendado por toda a extensão do Império. Seja como for, em ambas as passagens DEUS é sempre quem triunfa! Dn 6.26: “Da minha parte é feito um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o DEUS de Daniel; porque ele é o DEUS vivo e para sempre permanente, e o seu reino não se pode destruir; o seu domínio é até o fim”. O presente texto, repete o designativo “o DEUS vivo” visto no versículo 20 do capítulo em foco. Essa afirmativa do rei compreende o pensamento expresso na saudação convencional ao rei humano: “Vive para sempre”, afirmando, contudo, que há um DEUS, em relação ao qual, isto é verdadeiro; o seu reino é eterno e jamais terá fim, como aquela dinastia medo-persa que, certamente em breve, chegaria ao seu fim. O DEUS vivo de Daniel não é apenas um deus territorial, cujo governo alcança somente uma nação, mas o Senhor de um reino eterno, que alcançará todas as nações quanto à sua extensão, e chegará a todos os séculos, quanto à sua duração. E, portanto, o Milênio de CRISTO que está em foco aqui e em outras passagens paralelas. Dn 6.27: “Ele livra e salva, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; ele livrou Daniel, do poder dos leões”. "... sinais e maravilhas...” O termo grego “semeon” era a palavra que comumente significava “sinal” ou “marca distintiva”; mas, nos Evangelhos e no livro de Atos dos Apóstolos, com freqüência é usado para indicar um “milagre didático”, uma “maravilha”, cuja finalidade é a de convencer os homens acerca de uma intervenção divina. A expressão ocorre setenta e sete vezes no Novo Testamento. Sendo que, nos Evangelhos, aparece quarenta e oito vezes. Treze vezes ocorre somente em Atos, oito nas Epístolas de Paulo, sete no Apocalipse de João, e uma vez em Hebreus. No Evangelho de João aparece com o significado de “sinal milagroso”. (Ver Jo 2.11,18, 23). Os sinais operados por JESUS eram operados em resposta a uma necessidade, ou necessidades prementes, porém tinham um significado mais profundo, comunicando ensinos espirituais e contendo elementos proféticos. No texto em foco, ainda que as palavras “sinais e maravilhas” foram pronunciadas por lábios pagãos, contudo, têm o mesmo significado, isto é, convencer os homens acerca de uma intervenção divina. Dn 6.28: “Este Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario, e no reinado de Ciro, o persa”. Severino Pedro da Silva. Daniel vercículo por vercículo. Editora CPAD. pag. 121-123. Quando cuidamos de nossa integridade, DEUS cuida de nossa reputação. Daniel não podia administrar a orquestração dos seus inimigos, nem fazer o rei retroceder, nem mesmo se recusar a ir para a cova dos leões. Ele não podia tapar a boca dos leões, mas podia manter-se íntegro. Ele podia orar e pôr sua confiança em DEUS. Isso ele fez. Cabe a nós manter-nos fiéis, velar pelo nosso testemunho e honrar a DEUS com nossa vida. Cabe ao Senhor nos livrar das garras do inimigo. Daniel creu em DEUS e o anjo fechou a boca dos leões. DEUS livrou Daniel em meio do problema e não do problema. Muitas vezes, DEUS não nos poupa das aflições, mas nos livra nelas ou mesmo na morte. Quando cuidamos de nossa integridade, DEUS defende nossa causa contra nossos inimigos (Dn 6.24). Daniel saiu da cova dos leões. A maldição dos seus inimigos caiu sobre a cabeça deles (v. 24). Daniel foi exaltado e honrado, enquanto seus inimigos foram desmascarados e destruídos. Quando cuidamos de nossa integridade, DEUS nos exalta (Dn 6.28). Daniel viu a Babilônia cair. Ele foi promovido no reino de Dario, o medo, e também no reino de Ciro, o persa. DEUS honra aqueles que o honram. DEUS é quem exalta e também quem humilha. Quando cuidamos de nossa integridade, o nome de DEUS é exaltado (Dn 6.26,27). Mais do que o nome de Daniel, o nome de DEUS foi proclamado e exaltado em todo o império medo-persa. O fim último de nossa vida é glorificar a DEUS. Devemos viver de tal maneira que os homens vejam nossas boas obras e glorifiquem ao nosso Pai que está nos céus. Dario exaltou a Deus dizendo: 1) Ele é o DEUS vivo; 2) Ele é o DEUS eterno que vive para sempre; 3) Seu reino jamais será destruído; 4) o domínio de DEUS jamais terá fim; 5) Ele é o DEUS que livra, salva e faz maravilhas; e 6) Ele é o DEUS que livrou Daniel. LOPES. Hernandes Dias. DANIEL Um homem amado no céu. Editora Hagnos. pag. 87-88. O Decreto de Dario (6.25-28) Embora a reação imediata de Dario tenha sido de corrigir a injustiça que havia feito a Daniel e punir os verdadeiros ofensores, ele foi muito além disso. Ele reconheceu que a verdadeira injustiça tinha sido cometida contra o DEUS de Daniel. Na verdade, o decreto que havia colocado Daniel na cova dos leões tinha proscrito a lei do DEUS vivo (26) no reino dos medos e persas. Esse edito precisava ser neutralizado por um outro, amplo em seu alcance e específico em suas implicações. Assim, onde o primeiro edito proibia fazer uma oração a qualquer outro a não ser ao rei, o segundo ordenava reverência ao DEUS de Daniel em todo o reino. Provavelmente, a verdadeira adoração não pode ser assegurada por um édito real, mas ela certamente pode ser encorajada. A ordem do rei e a declaração de louvor expõem a glória de DEUS em termos quase tão abrangentes e claros quanto aquelas proclamadas pelo grande Nabucodonosor, o caldeu. O DEUS de Daniel [...] ele é o DEUS vivo e para sempre permanente, e o seu reino não se pode destruir; o seu domínio é até ao fim. Ele livra, e salva, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra (26-27). O reconhecimento de Dario acerca do caráter sobrenatural do livramento de Daniel é manifesto em dois termos aramaicos usados no versículo 27 para descrever a obra de DEUS — ’athiyn e thiymhiyn, sinais e maravilhas. O substantivo singular ’ath sugere “um sinal ou farol”, ou seja, “um prodígio, um milagre ou sinal”. A segunda palavra, temah, sugere “assombro, perplexidade, admiração”, ou seja, “milagre, maravilha”. O fato de aqueles animais selvagens famintos ficarem com as bocas fechadas, a ponto de deixar o homem de DEUS ileso é, de fato, um milagre. Pouco tempo depois, aqueles mesmos animais, libertos do poder que os impedia de atacar, esmigalharam os ossos daqueles que haviam desafiado a DEUS. Esse tipo de milagre é totalmente inaceitável para aqueles que insistem em uma explanação natural para cada acontecimento. Mas para aqueles que aceitam a revelação de um DEUS que é livre para agir dentro do seu próprio universo criado, esse milagre não é mais impossível do que qualquer outro ato que Ele escolheu para cumprir o seu propósito. Tanto o Antigo quanto o Novo Testamento estão repletos desse tipo de acontecimentos. Dessa forma podemos ver o tipo de DEUS que servimos, o DEUS vivo [...] para sempre permanente (26). No capítulo 6, podemos ver a “Coragem e suas Conseqüências”. 1) Coragem para ser fiel (1-10). 2) Coragem testada (11-17). 3) Coragem vindicada (18-23). 4) O Reino de DEUS fomentado (25-27) A. F. Harper. O versículo 28 relaciona os reinos de Dario, o medo, e Ciro, o persa com Daniel, que serviu aos dois monarcas. A história deixa claro que esses monarcas eram co-regentes: Dario, o medo, servia na Babilônia sob o reinado de Ciro, que havia consolidado os reinos dos medos e persas e era seu governante reconhecido. Parece que Dario reinou no máximo dois anos. Outras referências mencionam apenas o primeiro ano de Dario (9.1; 11.1). Roy E. Swim. Comentário Bíblico Beacon. Daniel. Editora CPAD. Vol. 4. pag. 519-520.
ELABORADO: Pb Alessandro Silva (http://estudaalicaoebd.blogspot.com.br/) com algumas modificações do Ev. Luiz Henrique.
Questionário da
Lição 7 – Integridade Em Tempos De Crise
Responda conforme a
revista da CPAD do 4º Trimestre de 2014 - Para jovens e adultos
TEMA: A INTEGRIDADE MORAL E
ESPIRITUAL - O LEGADO DO LIVRO DE DANIEL PARA A IGREJA HOJE. Comentário: Pr.
Elienai Cabral
Complete os espaços
vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as
falsas.
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"Então, os
príncipes e os presidentes procuravam achar ocasião contra
__________________________ a respeito do reino; mas não podiam achar
ocasião ou culpa alguma; porque ele era __________________________, e
não se achava nele nenhum __________________________ nem culpa" (Dn
6.4).
VERDADE
PRÁTICA
2- Complete:
A
____________________________ deve ser a nossa
__________________________, compreendendo igualmente coração, mente e
___________________________.
INTRODUÇÃO
3- O que destaca o capítulo seis do livro de Daniel, objeto de estudo
desta lição?
( ) Destaca o valor da integridade moral e espiritual de Daniel e
seus amigos durante o reinado de Belsazar.
( ) Destaca o valor da integridade moral e espiritual de Daniel e
seus amigos durante o reinado de Dario.
( ) Daniel agora era um homem idoso, todavia, sua fé em DEUS e sua
fidelidade permaneceram inabaláveis, mesmo diante das falsas acusações e
da condenação que fizeram com que ele enfrentasse a cova dos leões.
I. DANIEL, UM HOMEM ÍNTEGRO EM UM MEIO POLÍTICO CORRUPTO (Dn 6.1-6)
4- Quantos anos se passaram desde que Daniel e seus companheiros foram
levados para o palácio babilônio?Qual era a situação espiritual deles
agora?
( ) Mais de oitenta anos.
( ) Mais de sessenta anos.
( ) Eles permaneceram íntegros, e mantiveram a fé inabalável no DEUS
vivo, mesmo vivendo em meio à idolatria e corrupção.
( ) Eles não se corromperam com as ofertas palacianas.
5- O que fez o Dario para reorganizar o governo e delegar autoridade
administrativa (Dn 6.1-3) aos seus líderes, qual a posição de Daniel
nesse novo governo e qual a reação dos outros líderes?
( ) Pareceu bem ao rei nomear 120 príncipes para presidirem sobre
todo o reino.
( ) Pareceu bem ao rei nomear 122 príncipes para presidirem sobre
todo o reino.
( ) Dentre estes, três seriam os principais. Os outros teriam que
prestar contas a esses.
( ) Daniel estava entre os três e, dentre eles, logo se destacou e
chamou a atenção do rei Dario, pois tinha "um espírito excelente".
Assim, não demorou muito para que o rei, devido à aptidão de Daniel, o
constituísse sobre todo o reino (v.3).
( ) Tal decisão despertou ciúme e inveja nos outros líderes, os quais
logo se tornaram inimigos de Daniel.
6- Como Daniel se torna alvo de uma conspiração (Dn 6.4,5)?
( ) Os inimigos de Daniel procuraram
um motivo, político ou moral, para acusá-lo, só encontravam um que
pudesse manchar sua reputação.
( ) A inveja e o ciúme fizeram com que homens malignos, sedentos de
poder, tentassem derrubar Daniel.
( ) O problema era que por mais que os inimigos de Daniel procurassem
um motivo, político ou moral, para acusá-lo, nada encontravam que
pudesse manchar sua reputação.
( ) A integridade e a lealdade de Daniel eram tão imbatíveis que seus
inimigos resolveram armar uma situação ardilosa contra ele, utilizando a
própria fidelidade de Daniel a DEUS.
7- Qual o perigo das confabulações políticas para Daniel?
( ) Daniel fora consultado sobre o decreto que seus
companheiros queriam apresentar ao rei, mas não deu importância.
( ) A intenção do rei, de promover Daniel ao posto de maior destaque
no governo suscitou raiva nos outros príncipes, pois um estrangeiro
teria poder sobre eles.
( ) Os príncipes se utilizaram da vaidade e do ego do próprio monarca
para estabelecer uma trama que prejudicasse Daniel.
( ) Invejosos se uniram e foram até o rei e propuseram que fosse
feito um edito real determinando que, durante o período de trinta dias,
ninguém fizesse oração a outro deus, ou homem, que não fosse ao rei
Dario.
( ) Tal edito agradou o vaidoso monarca que desejava ser adorado como
um deus.
( ) Daniel não fora consultado sobre tal decreto, mas certamente
sabia que o objetivo era atingir a sua vida devocional e prejudicar sua
comunhão com DEUS.
( ) Depois que o rei aprovou o edito, os inimigos de Daniel ficaram
na espreita, esperando o momento em que ele estaria orando ao Senhor.
( ) Daniel seria apanhado em flagrante
( ) Daniel não ficou abalado ou preocupado com tal edito (v.10). Ele
não permitiria que nada viesse atrapalhar sua comunhão com DEUS e suas
orações.
II. DANIEL, UM HOMEM ÍNTEGRO QUE NÃO TRANSIGIU COM SUA FÉ EM DEUS (Dn
6.10-16).
8- Como era a integridade de Daniel?
( ) Nenhuma trama política mudaria em Daniel o seu hábito devocional
de oração.
( ) A palavra integridade pode ser definida como "solidez, ou estado
de ser inteiro, isto é, completo".
( ) A palavra integridade pode ser definida como "duro, ou
inquebrável, isto é, seleto".
( ) Ainda muito jovem Daniel entendera que sua vida dependia de sua
relação com DEUS.
( ) A oração era a maneira de ele ser orientado em suas decisões
pessoais e políticas.
( ) Da mesma forma, DEUS nos orienta e revela a sua vontade por
intermédio das nossas orações.
9- Como se deu a momentânea vitória dos conspiradores?
( ) Dario percebeu que Daniel seria prejudicado por
sua nova lei, mas queria agradar a seus líderes..
( ) Daniel soube do edito real, mas não abriria mão da sua fé, mesmo
que tal resistência lhe custasse a vida.
( ) Cientes da integridade de Daniel, os inimigos apenas esperaram o
horário costumeiro para fazer o flagrante do "infrator".
( ) De posse das provas, foram ao rei e reivindicaram que a lei dos
medos e dos persas fosse cumprida.
( ) Só então Dario percebeu que havia sido usado para que os inimigos
de Daniel conseguissem o seu intento.
10- Como devemos preservar nossa integridade (Dn 6.18-22), a exemplo de
Daniel?
( ) Uma pessoa íntegra, mesmo que dividida, age com
simplicidade diante do perigo, só não nega a sua fé.
( ) Daniel nos deixou o exemplo de que é possível permanecer íntegro
mesmo vivendo em meio a corrupção.
( ) Os servos de DEUS são chamados para que sejam luz em meio às
trevas.
( ) Uma pessoa íntegra não é dividida, não age com duplicidade, não
finge, não faz de conta e, mesmo diante do perigo, não nega a sua fé.
( ) Daniel nunca escondeu sua fé e o fato de que orava a DEUS, pois
segundo o texto bíblico, ele orava em seu quarto com as janelas abertas.
( ) As pessoas íntegras não escondem nada de ninguém. Suas vidas são
transparentes.
III. DANIEL NA COVA DOS LEÕES (Dn 6.16-24)
11- Qual foi a reação de Daniel ao edito real?
( ) Embora Daniel tenha discutido e questionado tal
lei, se submeteu ao edito real.
( ) Daniel preferiu morrer a se dobrar diante de um edito maligno.
( ) Daniel não discutiu nem questionou com o rei o seu edito.
( ) Quando soube da lei real, foi para o seu quarto e, como de
costume, orou a DEUS.
( ) Na verdade, Daniel tinha certeza de que DEUS poderia livrá-lo se
assim o quisesse.
( ) A grande lição é que sua integridade não o livrou da maldade e da
inveja dos seus inimigos, pois foi denunciado, preso e lançado na cova
dos leões.
12- Qual foi o livramento dado por DEUS a Daniel?
( ) Daniel foi protegido da morte pelo anjo de DEUS.
( ) Daniel foi protegido da morte pelo próprio DEUS,
em forma humana.
( ) A firmeza de Daniel estava acima de qualquer trama diabólica.
( ) Com essa confiança, resignadamente aceitou a sua arbitrária
condenação.
( ) Na cova, Daniel constatou o livramento do Senhor, que enviou o
seu anjo e fechou a boca dos leões, os quais não puderam devorá-lo.
13- Qual foi a reação do rei Dario diante da situação de Daniel?
Complete:
O
rei Dario ficou temeroso e
__________________________
ao ver que não poderia livrar seu
__________________________
súdito daquela situação (v.14). Porém, no seu íntimo, o rei sabia que o
___________________________
de Daniel poderia operar um milagre. Por isso, foi à cova para constatar
o
__________________________
(vv.18-20). Ali, o monarca foi surpreendido pelos
__________________________
do Todo-Poderoso. Daniel foi retirado da cova sem nenhum
__________________________
(vv.22,23). Então, o rei ordenou que todos aqueles que haviam tramado
contra Daniel fossem lançados na cova (v.24). Os inimigos experimentaram
o
__________________________ que eles mesmos haviam
preparado.
14- Qual o resultado de toda essa trama contra Daniel, por parte de seus
inimigos?
( ) Daniel não reinvidicou sua inocência perante
Dario, mesmo após sair da cova.
( ) DEUS mais uma vez foi glorificado através da vida de Daniel.
( ) Daniel não saiu da cova esbravejando e amaldiçoando os
conspiradores.
( ) Daniel reafirmou sua inocência e disse que DEUS havia enviado o
seu anjo para livrá-lo.
( ) Mediante a fidelidade de Daniel, o rei Dario aprendeu uma
importante lição e, por isso, decidiu honrar o DEUS de Daniel com um
edito.
( ) Este edito decretava que todos os habitantes do império
babilônico temessem ao DEUS de Daniel "porque ele é o DEUS vivo e para
sempre permanente, e o seu reino não se pode destruir; o seu domínio é
até ao fim. Ele livra, e salva, e opera sinais e maravilhas no céu e na
terra; ele livrou Daniel do poder dos leões" (vv.26,27). Portanto, não
há e nem houve um DEUS como o da Igreja.
CONCLUSÃO
15- Complete:
Daniel foi próspero e abençoado durante todo o reinado de ___________________________
e no reinado de
__________________________,
o persa (v.28). DEUS honrou a fé do seu servo. Ele também vai honrar a
sua fé e o livrará de todo o mal. Confie! Atualmente, os inimigos dos
servos de DEUS também procuram, mediante articulações ardilosas,
___________________________
e mentir contra aqueles que servem ao Senhor fielmente e se destacam no
cenário político e
___________________________.
Estes lançam calúnias a fim de
__________________________
a integridade daqueles que legislam e realizam seu trabalho com
excelência. Muitas vezes os íntegros também
__________________________
diante de leis injustas. A fé do profeta fez com que ele mantivesse sua
comunhão com DEUS mesmo em tempo de
___________________________.
A fé em DEUS nos dá paz e convicção interior para enfrentar as situações
adversas da vida. Como crentes, estaríamos dispostos a sacrificar nossa
vida e até
__________________________
pelo nome de JESUS? O Mestre declarou que no final dos tempos os
verdadeiros discípulos seriam
___________________________, atormentados e
levados à morte. Temos pessoas como Daniel? Oremos a DEUS para que
sejamos como este profeta.
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
Referências Bibliográficas (outras estão acima)
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal. Bíblia de Estudo Almeida. Revista e Atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006. Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego. Texto bíblico Almeida Revista e Corrigida. Bíblia de Estudo Pentecostal. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida, com referências e algumas variantes. Revista e Corrigida, Edição de 1995, Flórida- EUA: CPAD, 1999. BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD. CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal. VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm www.ebdweb.com.br www.escoladominical.net www.gospelbook.net www.portalebd.org.br/ http://estudaalicaoebd.blogspot.com.br/ - Pb Alessandro Silva