Vídeo Lição 4, BETEL, Vida conjugal - espelho do relacionamento Cristo, Igreja...

Escrita Lição 4, BETEL, Vida conjugal – Espelho do Relacionamento Cristo – Igreja

Escrita Lição 4, BETEL, Vida conjugal – Espelho do Relacionamento Cristo – Igreja

Para me ajudar PIX 33195781620 (CPF) Luiz Henrique de Almeida Silva

 

 

EBD Editora Betel, 1° Trimestre De 2024, Tema: FAMILIA, UM PROJETO DE DEUS – Moldando lares estruturados, saudáveis e estabelecendo um legado de valores segundo a Bíblia Sagrada, Escola Bíblica Dominical

 https://youtu.be/zEhwr9A2yCY?si=hy10p1ieDMUdOGcl Vídeo

Escrita https://ebdnatv.blogspot.com/2024/01/escrita-licao-4-betel-vida-conjugal.html

Slides https://ebdnatv.blogspot.com/2024/01/slides-licao-4-betel-vida-conjugal.html

PowerPoint https://pt.slideshare.net/slideshows/slides-lio-4-betel-vida-conjugal-espelho-do-relacionamento-cristo-igrejapptx/265708650

 

ESBOÇO DA LIÇÃO

1- O SIMBOLISMO DA VIDA CONJUGAL

1.1. O modelo está posto para ser seguido 

1.2. O amor e o respeito firmam o casamento 

1.3. A sujeição se estabelece no temor do Senhor 

2- A CRIAÇÃO DAS DUAS INSTITUIÇÕES

2.1. A relação entre a família e a igreja 

2.2. A igreja como defensora da família 

2.3. A família como promotora da igreja 

3- LEVANDO A FAMÍLIA A ADORAR A DEUS

3.1. A igreja é um ambiente para aliviar as tensões da vida.

3.2. A igreja proporciona ambiente de união, comunhão e unidade

3.3. A igreja é a promotora da paz e de instrução para a santidade. 

 

 

 

TEXTO ÁUREO

“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também CRISTO amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.” Efésios 5.25

 

 

VERDADE APLICADA

A igreja e a família são instituições estabelecidas pelo Senhor DEUS, visando o desenvolvimento de Seu plano para a humanidade.

 

 

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Apresentar a simbologia da vida conjugal
Falar sobre a criação das duas instituições
Mostrar como levar a família a adorar a DEUS

 

 

TEXTOS DE REFERÊNCIA - EFÉSIOS 5.24-27, 29

24 De sorte que, assim como a igreja está sujeita a CRISTO, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também CRISTO amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,
26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas Santa e irrepreensível.
29 Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja.

 

 

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA – SI 27.4 A alegria de estar na Casa do Senhor.
TERRA – Sl 122.1 A alegria de ir a Casa do Senhor.
QUARTA – Mt 12.50 A importância de fazer a vontade do Pai.
QUINTA – At 16.31-34 Quem crer no Senhor JESUS será salvo.
SEXTA – Rm 16.5 A igreja começa em casa, com a família.
SÁBADO – 1 Co 16.15 A família se dedica ao ministério dos santos.

 


HINOS SUGERIDOS: 115, 215, 619

 

 

MOTIVO DE ORAÇÃO

Ore para que as famílias sejam mais atuantes na igreja local.

 

 

))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

SUBSÍDIOS EXTRAS PARA A LIÇÃO

)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

Resumo rápido do Pr Henrique

A família é a célula mater da Igreja e da Sociedade. Não existe igreja sem família e nem sociedade sem família. Nestes tempos tão difíceis, devemos estar atentos ao modelo de relacionamento entre o marido e a mulher que a Bíblia nos orienta e o que o mundo nos propõe. São antagônicos.

 

 

O SIMBOLISMO DA VIDA CONJUGAL

O ESPÍRITO SANTO inspirou o apóstolo Paulo a fazer uma comparação entre o relacionamento de CRISTO com a Igreja e o relacionamento entre um casal de crentes salvos, o esposo e sua esposa. Se seguirmos esses ensinamentos simbólicos, com certeza, teremos um ótimo relacionamento marido-esposa, esposa-marido.

 

O modelo está posto para ser seguido 

Em Ef 5.22-25 encontramos JESUS CRISTO como cabeça do corpo que é a Igreja.

É na cabeça que se encontra o cérebro, responsável pelo comando de todos os membros do corpo. O Córtex cerebral que é a parte externa, que todos chamam de 'massa cinzenta', (por causa de sua coloração acinzentada), é responsável pela nossa capacidade de Pensamento, Movimento voluntário, Linguagem, Julgamento e Percepção. Responsável pelas funções de: Movimento, Equilíbrio e Postura.

Assim JESUS CRISTO, sendo a cabeça, comanda todo corpo e o corpo é a Igreja.

O casamento é o ideal de DEUS para todos os seus filhos, sendo que nesta simbologia o noivo aí é JESUS CRISTO  e a Igreja sua Noiva.

O modelo santo e espiritual é este para ser seguido e praticado.

Como CRISTO é a Cabeça do corpo que é a Igreja; o marido é a cabeça da família onde está sua mulher. Toda organização ou ajuntamento humano precisa de uma pessoa  dirigindo, organizando, exercendo autoridade, tomando decisões, sendo árbitro, alguém que responda pela instituição; assim é o esposo em seu lar, junto a sua família.

 

 

O amor e o respeito firmam o casamento 

Na relação íntima entre CRISTO e a Igreja, esta o reverencia, obedece e se sujeita a Ele. JESUS CRISTO dá a sua vida pela Igreja. Assim o marido deve amar a sua mulher e a mulher deve reconhecer e respeitar o seu marido na sua posição como líder espiritual [Ef 5.33]. Assim como a Igreja está sujeita a CRISTO, a mulher está sujeita ao marido; em amor, respeito, cooperação, consideração e na sua missão.

 

O amor do esposo deve ser copiado e adquirido de JESUS CRISTO.

⁴ O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.⁵ Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; ⁶ Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

⁷ Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Coríntios 13:4-7.

A esposa aprende a amar também como CRISTO ama a Igreja, perdoando, intercedendo, tendo paciência e sendo perseverante.

 

Quem ama é autêntico e genuíno custe o que custar. Sempre acreditará no amor que pode ser renovado sempre, acredita que vai dar certo,  pois a bíblia diz: Esforça-te e tem mui bom ânimo.. O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta [1Co 13.7].

 

 

A sujeição se estabelece no temor do Senhor 

Sujeição vem do grego “hypotasso”.

 

Sujeitar-se - υποτασσω hupotasso - organizar sob, subordinar, sujeitar, colocar em sujeição, sujeitar-se, obedecer, submeter ao controle de alguém, render-se à admoestação ou conselho de alguém, obedecer, estar sujeito. Um termo militar grego que significa “organizar [divisões de tropa] numa forma militar sob o comando de um líder”. Em uso não militar, era “uma atitude voluntária de ceder, cooperar, assumir responsabilidade, e levar uma carga”.

 

Só com temor e amor a CRISTO podemos suportar e sujeitarmo-nos um ao outro [Ef 5.21 ] . Quando aprendemos com o exemplo de JESUS CRISTO fica mais fácil. Quando somos submissos a JESUS aprendemos a sermos submissos uns para os outros. Quando amamos como JESUS ama passamos a amar como devemos e DEUS deseja que amemos.

Devemos ser humildes, amáveis e pacientes maridos e mulheres uns com os outros, tendo tolerância pelas faltas, aturando as deficiências, aceitando os limites, compreendendo a intelectualidade de cada um [Ef 4.2-3]. A sujeição só funciona no vínculo da paz que une marido e mulher. Quando você aceita esta proposta, você está cumprindo o papel de CRISTO com a Igreja. JESUS é o vínculo da PAZ. Seu nome é PAZ.

 


2- A CRIAÇÃO DAS DUAS INSTITUIÇÕES

A família abençoa a Igreja congregando e participando da obra e sustentando e a Igreja abençoa a família dando ensino, edificação, exortação e consolo.

Adão foi criado no Éden e DEUS formou um jardim no Éden e lá colocou Adão e lhe deu uma companheira e ajudadora, Eva, formando assim a primeira família da Terra. DEUS lhes deu filhos e filhas. (Gn 2.18-24; após terem tido Caim, Gênesis 4:1, Abel Gênesis 4:2 e Sete Gênesis 4:25, eles tiveram filhos e filhas (E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas Gênesis 5.4)

Já a Igreja foi mencionada por JESUS em Mateus 16.18, quando disse que edificaria a sua Igreja e as portas do inferno não prevaleceriam contra ela, esta passou a existir de fato em Atos 2, no dia de Pentecostes, com o batismos com o ESPÍRITO SANTO dos discípulos e apóstolos, Dom de Línguas manifestado, quase três mil almas salvas e batizadas tanto com o ESPÍRITO SANTO quanto nas águas.

 

E todos foram cheios do ESPÍRITO SANTO, e começaram a falar noutras línguas, conforme o ESPÍRITO SANTO lhes concedia que falassem Atos 2:4

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de JESUS CRISTO, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do ESPÍRITO SANTO; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos DEUS nosso Senhor chamar Atos 2:38,39

De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, Atos 2:41

 

Assim nasceu a família de DEUS chamada Igreja. Todos cheios do ESPÍRITO SANTO, uma comunidade de fé e amor.

 

 

 

2.1. A relação entre a família e a igreja 

A Igreja em si, como instituição local e visível é formada por famílias que se reúnem para adorar a DEUS. É necessário que a Igreja tenha programações próprias para essas famílias. É preciso que a Igreja tenha um departamento para cuidar e orientar as famílias. A visitação nos lares e aconselhamento são tarefas importantíssimas para esse departamento.

 

As famílias precisam preservar a igreja, ajudando a mantê-la de portas abertas (financeiramente), ajudando no trabalho (mão de obra) e contribuindo para que ela não perca a sua identidade (valores cristãos).

Tanto a família que é uma mini-igreja, quanto a igreja que é formada por essas pequenas igrejas, devem perseverar em ganhar almas e cuidar delas e treiná-las para o serviço do Mestre JESUS.

O papel preponderante das duas é fazer discípulos e ser exemplo para o mundo.

 

 

Algumas igrejas do NT que tiveram início nos lares são: Filipos, Corinto, famílias de Estéfanas e Crispo [ 1 Co 1.16-17; 16.15; At 18.8] e Roma [Rm 16.3-5;10-11;14-15].

Acreditamos que todas as igrejas que Paulo abriu junto com seus companheiros de obra missionária, foram abertas em lares primeiro.

 

 

2.2. A igreja como defensora da família 

DEUS criou, instituiu a Família e esta deve zelar pelo seu manual maior - A Bíblia. Tanto ensiná-la quanto defendê-la. Só assim serão fortalecias tanto as famílias quanto as igrejas. Propósitos e objetivos claros devem prevalecer.

Estamos vendo um ataque frontal de Satanás e seus asseclas contra as famílias e Igreja, em nossos dias.

Ideologia de Gênero para destruir a criação dos filhos e novelas globais recheadas de beijo gay e outras mazelas. Feminismo avançando no empoderamento das mulheres. Famílias recém-formadas que não querem filhos. Divórcios facilitados a ponto de já serem possíveis pela internet. Entre tantos outros desvios doutrinários e permissividades pecaminosas.

 

A família representa DEUS e as Sagradas Escrituras devem ser pregadas e ensinadas  por meio de todos os crentes salvos, dos sacerdotes, pastores e ensinadores, que devem manejar bem a Palavra da Verdade [2Tm 2.15]. Por isso a igreja deve sempre procurar homens fiéis e idôneos para ensinarem a outros [2Tm 2.2]. A igreja é agraciada com uma família forte e ordeira.

 

O ladrão não vem senão a roubar, matar e destruir [Jo 10.10].

Porém: Sujeitai-vos, pois, a DEUS, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7

Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em DEUS para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de DEUS, e levando cativo todo o entendimento à obediência de CRISTO; 2 Coríntios 10:4,5

 

 

2.3. A família como promotora da igreja 

É na família que começa a Igreja, aí está a base para toda Igreja forte e vencedora.

A base espiritual do lar tem como fundamento a Palavra de DEUS e a oração.

Primeiro nasceu a família, depois veio a igreja. Famílias sustentam a igreja.

A ordem bíblica para as famílias está bem explicitada em Deuteronômio, em Josué, em Provérbios etc.

Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Josué 24:15

Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6

Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos. E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te; E escreve-as nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas;

²¹ Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o Senhor jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra. Deuteronômio 11:18-21

Tanto a Família quanto a Igreja têm o dever de ensinara a Palavra de DEUS a todos.

Devemos estar sempre dispostos a congregar e nos engajarmos nas tarefas da Igreja. Nos alegrarmos de estarmos na igreja é importante para nossos filhos.

Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor. Salmos 122:1

Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

Hebreus 10:25

 

Quando você cuida das coisas de DEUS, DEUS cuida da sua família.

 

 

São algumas coisas que podem ajudar as famílias - Culto em família [Ef 6.4; Js 24.15], ou culto doméstico, participação efetiva na Escola Bíblica Dominical (os pais não apenas “enviem” seus filhos a EBD, mas que também possam servir de exemplo no interesse em instruir-se na Palavra de DEUS, indo com eles e que acompanhem seus filhos no seu desenvolvimento nos caminhos do Senhor).

 

 

3- LEVANDO A FAMÍLIA A ADORAR A DEUS

O culto é mais uma oportunidade de a família estar unida para adorar o Senhor na beleza da Sua santidade [Sl 27.4].

Devemos ir para o culto na certeza de que ao adorarmos a DEUS receberemos DELE instrução, amor, misericórdia e perdão.

A família que ora unida permanece unida e forte.

 

Na oração temos pelo menos Arrependimento, Agradecimento, Louvor, Adoração, Petição, Intercessão e consagração.

 

3.1. A igreja é um ambiente para aliviar as tensões da vida

É no culto que o ESPÍRITO SANTO sonda nossas necessidades e envia a cada um de nós mensagens de DEUS trazendo alívio, conforto consolo e admoestação.

Quem não passa por situações difíceis às vezes? Estamos sujeitos a qualquer hora passarmos por aflições e tribulações. Até mesmo devido a servirmos a DEUS passaremos por diversos reveses - Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de DEUS. Atos 14:22

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, Romanos 5:3

E também todos os que piamente querem viver em CRISTO JESUS padecerão perseguições. 2 Timóteo 3:12

 

Porém JESUS está conosco todo tempo e DEUS está presente conosco para nos livrar de todas essas aflições e tribulações.

Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. Salmos 34:19

Porque, como as aflições de CRISTO são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de CRISTO. 2 Coríntios 1:5

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33

 

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei:’ [Mt 11.28]. Ainda no Salmo 34.7, o salmista mais uma vez diz: “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra”

 

Na igreja, reunião de santos para adorar a DEUS em ESPÍRITO e em verdade, somos aliviados de nossos fardos. Somos refrigerados.

Quando oramos em línguas somos edificados e refrigerados: Há descanso e paz aí.

Assim por lábios gaguejantes, e por outra língua, falará a este povo.  Ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; porém não quiseram ouvir.

Isaías 28:11,12

O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo 1 Coríntios 14:4ª

Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no ESPÍRITO SANTO, Judas 1:20

Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no ESPÍRITO, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, Efésios 6:18

 

 

3.2. A igreja proporciona ambiente de união, comunhão e unidade

Um corpo não pode ter membros separados, isso é aleijar o corpo. O corpo deve estar unido suportando uns aos outros em amor. A ordem é tolerai-vos. Cada um tem seu ministério e cada um tem seu chamado específico – mas tudo para o bem do corpo que é a Igreja e cuja cabeça é CRISTO. Cada um respeite o ministério do outro e o ajude a crescer na graça e conhecimento do autor e consumador de nossa fé – JESUS CRISTO.

Todos devem ter um mesmo objetivo – a salvação de todas as pessoas do mundo como ordenou o Senhor JESUS na grande comissão. A união é possível quando o alvo é o mesmo.

 

E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.

⁴⁶ E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a DEUS, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. Atos 2:42-47

 

ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de DEUS.  Colossenses 2:19b

 

 

3.3. A igreja é a promotora da paz e de instrução para a santidade 

 

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;

Hebreus 12:14

 

PAZ - ειρηνη eirene – (Dic Strong Português)  estado de tranquilidade - paz entre os indivíduos, i.e. harmonia, concórdia, segurança, seguridade, prosperidade, felicidade (pois paz e harmonia fazem e mantêm as coisas seguras e prósperas), da paz do Messias, o caminho que leva à paz (salvação), do cristianismo, o estado tranquilo de uma alma que tem certeza da sua salvação através de CRISTO, e por esta razão nada temendo de DEUS e contente com porção terrena, de qualquer que seja a classe, o estado de bem-aventurança de homens justos e retos depois da morte.

 

Não pode haver dissensão em comunhão: Segui a paz com todos os homens (v. 14-A ;) ou na tradução de Weymouth: "Esforce-se para a paz com todos os homens." Quando os cristãos ficam desanimados, cessam de orar, e permitem que a deserção moral entre na comunhão e a paz do corpo da igreja que em breve será direcionada para ciúmes, brigas, rancor, contendas, e facções. Quando carnalidade fermenta no coração não santificado, a pomba da paz se afasta do santuário da alma. Quanto a esta condição e sua causa Tiago escreveu: "De onde vêm as guerras e contendas entre vós? Não vêm disto, dos vossos prazeres [cobiça] com a guerra em seus membros "(Tg 4: 1 ).

 

 

12.14 SEGUI... A SANTIFICAÇÃO (BEP – CPAD)

Ser santo é estar separado do pecado e consagrado a DEUS. É ficar perto de DEUS, ser semelhante a Ele, e, de todo o coração, buscar sua presença, sua justiça e a sua comunhão. Acima de todas as coisas, a santidade é a prioridade de DEUS para os seus seguidores (Ef 4.21-24). (1) A santidade foi o propósito de DEUS para seu povo quando Ele planejou sua salvação em CRISTO (Ef 1.4). (2) A santidade foi o propósito de CRISTO para seu povo quando Ele veio a esta terra (Mt 1.21; 1 Co 1.2,30). (3) A santidade foi o propósito de CRISTO para seu povo quando Ele se entregou por eles na cruz (Ef 5.25-27). (4) A santidade é o propósito de DEUS, ao fazer de nós novas criaturas e nos conceder o ESPÍRITO SANTO (Rm 8.2-15; Gl 5.16-25, Ef 2.10). (5) Sem santidade, ninguém poderá ser útil a DEUS (2 Tm 2.20,21). (6) Sem santidade, ninguém terá intimidade nem comunhão com DEUS (Sl 15.1,2). (7) Sem santidade, ninguém verá o Senhor (v. 14; Mt 5.8).

 

 

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, DEUS Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6 – JESUS é o príncipe da PAZ.

 

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 1 Pedro 1:15

 

É importante que toda família esteja reunida e envolvida na igreja.

 

 

A Igreja, acima de tudo, é a promotora do ensino espiritual. Aprendemos na Escola Bíblica Dominical, aprendemos nos cultos de ensino da Palavra, como nos comportar na sociedade e andar na casa de DEUS, que é a Igreja do DEUS vivo, considerada a coluna e firmeza da verdade [ 1Tm 3.15]. O salmista Davi declarou que gostaria de morar na casa do Senhor por todos os dias da sua vida, pois, além de contemplar a formosura do Senhor, também estaria aprendendo no Seu templo [Sl 27.4]. A Igreja deve ter o fundamento do Evangelho de JESUS, para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça [2Tm 3.16-17]. A Igreja, por meio das Escrituras, ensina o homem de DEUS a ser perfeito e preparado para toda boa obra.

 

 

 

CONCLUSÃO

NO SIMBOLISMO DA VIDA CONJUGAL contido na revelação da Igreja dada ao apóstolo Paulo, O modelo está posto para ser seguido, O amor e o respeito firmam o casamento, A sujeição se estabelece no temor do Senhor.

NA CRIAÇÃO DAS DUAS INSTITUIÇÕES, há uma estreita relação entre a família e a igreja, sendo a igreja defensora da família e a família a promotora da igreja.

DEVEMOS LEVAR A FAMÍLIA A ADORAR A DEUS, pois a igreja é um ambiente para aliviar as tensões da vida, lá o ESPÍRITO SANTO proporciona ambiente de união, comunhão e unidade, pois a igreja é a promotora da paz e de instrução para a santidade. 

 

No enfrentamento dos vários conceitos contrários aos valores e princípios bíblicos que tem surgido, é relevante que cada lar e igreja local sejam ativas e produtivas agências para disseminar, promover, solidificar e ajudar o povo de DEUS a não se render a cultura mundana contrária ao estabelecido pelo Senhor DEUS, Criador da família e da igreja.

 

)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

 I – A IGREJA EXISTE PARA GLORIFICAR A DEUS
Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar.– Habacuque 2.14.
DEUS quer que a sua glória seja espalhada e conhecida em toda a face da terra.
No livro de Gênesis, a Bíblia afirma que DEUS colocou sua imagem e semelhança no ser humano e em seguida lhe deu a ordem de encher a terra. Naquela ocasião ainda não havia pecado no mundo, e o ser humano que DEUS criou era o agente para encher a terra da sua glória.
Gênesis 1.27,28 diz: “Criou DEUS, pois, o homem à sua imagem, à imagem de DEUS o criou; homem e mulher os criou. E DEUS os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra”.
Infelizmente, com a entrada do pecado no mundo, esta imagem e semelhança de DEUS ficou destorcida, mas em CRISTO, DEUS começa o processo de restauração de todas as coisas.
CRISTO edifica sua igreja para que ela seja o agente que espalhe a glória de DEUS. Desde o seu nascimento, a sua glória foi vista. Seu ministério foi glorioso, e sua ressurreição maravilhosa. Sua presença na igreja manifesta a glória de DEUS.
O fim último da obra missionária é a adoração a DEUS. No céu não haverá mais necessidade de missões, mas a adoração a DEUS continuará eternamente.
 
 II - A IGREJA EXISTE PARA ESPALHAR O REINO DE DEUS
 1Coríntios 15.24-28.
24 E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao DEUS e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder.
25 Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés. 
26 O último inimigo a ser destruído é a morte. 
27 Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou.
28 Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que DEUS seja tudo em todos.
Haverá um dia quando CRISTO entregará o Reino a DEUS, o Pai. O texto afirma que antes de entregar, ele destruirá todo domínio, autoridade e poder. Enquanto isto, CRISTO está reinando sobre todos os seus inimigos. Ele está exercendo este poder através da sua igreja. Por isso Ele afirmou que “as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja” (Mateus16.18).
Estamos no meio de uma batalha, onde CRISTO está utilizando a igreja para destruir os poderes e autoridades espirituais. Isto acontece quando a igreja proclama o evangelho e vidas são tiradas do império das trevas e transportadas para o Reino de DEUS.
O apóstolo Paulo fala desta investida da igreja, ao relatar o seu chamado para o rei Agripa no livro de Atos 26.17,18:
17 “livrando-te do povo e dos gentios, para os quais eu te envio, 
18 para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para DEUS, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim”.
 
Vejam que no processo há três ações:
1. Abrir-lhes os olhos;
2. Convertê-los das trevas para a luz;
3. Convertê-los do poder de Satanás para DEUS.
 
A igreja tem esta autoridade e comissão de CRISTO de fazer que todos os seres humanos tenham uma oportunidade de ouvir a mensagem de salvação e um convite para mudar de reino.
 
III - A IGREJA EXISTE PARA FAZER DISCÍPULOS
Mateus 28.18-20.
18 JESUS, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.
19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do ESPÍRITO SANTO;
20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”
 
Este é um texto famoso das Escrituras, conhecido como a Grande Comissão. Muitos interpretam que a ordem de CRISTO é “ir”, mas na língua original fica bem claro que o imperativo, que denota o mandamento está no “fazer discípulos”. A igreja tem um chamado de levar as pessoas a se tornarem discípulas de CRISTO. O texto apresenta algumas facetas de como fazer discípulos:
 1.   “Batizando-os em nome do Pai e do Filho e do ESPÍRITO SANTO.”
O batismo implica um compromisso muito sério com CRISTO e sua igreja. É um testemunho público de novo nascimento e um compromisso com o senhorio de CRISTO.
2.    “Ensinando-os a obedecer a tudo o que lhes ordenei.”
O processo de fazer discípulos, além de levá-los a um compromisso sério com CRISTO e sua igreja, é ajudá-los a serem obedientes. Mas notem que para obedecer eles precisam conhecer o que JESUS ordenou. Aqui entra a responsabilidade de passar adiante os princípios da Palavra, da igreja e do Reino de DEUS.
E importante também notar que JESUS manda fazer discípulos de todas as nações. Fica muito clara a ordem missionária de CRISTO para sua igreja. Uma igreja que não alcança as nações está falhando na sua obediência a CRISTO.
 3.    JESUS promete estar conosco.
Ele prometeu que estará conosco até o fim dos tempos. CRISTO nunca abandona sua igreja e a presença dele dá segurança e poder para que a igreja continue fazendo discípulos e construindo o Reino.
 
IV - A IGREJA EXISTE PARA TESTEMUNHAR DE CRISTO
Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o ESPÍRITO SANTO, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra – Atos 1.8.
 
1.   A igreja tem que ser cheia do ESPÍRITO SANTO.
JESUS foi bem claro quando disse que seus discípulos receberiam um poder sobrenatural com a presença do ESPÍRITO SANTO. Infelizmente poucos cristãos têm se apropriado deste poder e acabam vivendo uma vida crista derrotada.
2.   A igreja tem que ser testemunha de CRISTO.
O verso deixa claro que toda pessoa que tem uma experiência pessoal com CRISTO torna-se uma testemunha. É muito interessante notar que aqueles que realmente passam por uma transformação e experimentam a realidade do poder de CRISTO, naturalmente começam a falar a outros que CRISTO é real, e o único caminho a DEUS. Todo cristão verdadeiro é uma testemunha.
 
3.   A igreja tem uma visão geográfica.
A maioria das Bíblias apresenta alguns mapas para ajudar o leitor a entender a questão geográfica. Se você olhar o mapa em sua Bíblia, encontrará estas quatro regiões.
 
a.   Jerusalém
Era a cidade onde os discípulos estavam quando JESUS deu a ordem missionária. Devemos determinar que nossa Jerusalém é nossa cidade ou região.
 
b.   Judéia
Judéia era um estado e Jerusalém sua capital. Devemos estabelecer que o Estado onde estamos vivendo deve ser a nossa Judéia.
 
c.   Samaria
Era uma região ao norte da Judéia, onde habitavam os samaritanos que não se davam bem com os judeus. Podemos determinar que nossa Judéia é o nosso país. Ou uma região mais ampla.
 
d.   Confins da Terra
Aqui voltamos a constatar que CRISTO quer que sua glória seja espalhada para todas as nações do nosso globo.
A visão de DEUS para a igreja é muito clara. Há pastores e líderes que estabelecem uma visão para a igreja e se esquecem que a visão já estava estabelecida basta ler e estudar Atos 1.8.
 
V - A IGREJA É O AGENTE TRANSFORMADOR DA SOCIEDADE
Mateus 5.13-16.
13 Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.
14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;
15 nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.
16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.
 
Apocalipse 19.6-8.
6 Então, ouvi, uma voz como de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovoes, dizendo:
7 Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso DEUS, o Todo-Poderoso. Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou,
8 pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.
A igreja é colocada por DEUS na terra para transformar a sociedade. Partindo de Gênesis, verificamos que o mundo todo foi contaminado pelo pecado, e DEUS começa um processo de restauração por meio do sacrifício de JESUS. Esta ação de DEUS continua por intermédio da sua igreja. Todo aquele que recebe os benefícios da cruz do calvário torna-se um agente do Reino de DEUS na terra.
Por isso, a igreja deve entender sua posição e suas atitudes:
 
1.   A igreja é sal da terra.
O sal é um elemento que transforma, dá sabor e conserva. O mundo podre no qual vivemos precisa de uma ação poderosa de restauração, e a igreja de CRISTO é o agente para esta transformação. A igreja deve estar no meio do mundo, mas nunca ser contaminada pelo mundo. Há alguns cristãos que, em vez de mudarem o mundo, estão permitindo que o mundo os mude. Precisamos de igrejas fortes, firmes na Palavra, para mudar o mundo.
2.   A igreja é luz do mundo.
A igreja também é luz. A Bíblia fala que Satanás é o líder do império das trevas, mas DEUS tem um Reino de luz. E a igreja manifesta esta luz. Quando há luz, o pecado é visto com mais clareza, e a própria luz afasta as trevas. Paulo exorta que no meio de uma geração pervertida e corrupta devemos brilhar como luzeiros no mundo (Filipenses 2.15).
 
3.   A igreja faz atos de justiça.
O texto de Apocalipse afirma que a vestimenta da Noiva de CRISTO no dia das bodas do Cordeiro será um linho finíssimo, que são os atos de justiça dos santos.
A igreja precisa denunciar o pecado, a injustiça social, a corrupção no governo e nas demais áreas da sociedade.
A igreja também precisa organizar ministérios que tragam justiça à nossa sociedade. A Bíblia nos ensina que não somos salvos por obras, mas isto não quer dizer que a igreja não precisa praticar obras. Outras religiões e movimentos têm organizado diversos trabalhos de ajuda social, e a igreja, que é quem deveria fazer isso, muitas vezes fica fora desses trabalhos. Algumas sugestões: organizar orfanatos, asilos, casas para cuidar de aidéticos, distribuição de cestas básicas, de roupas, assessoria jurídica, médica, tirar mendigos e dependentes químicos da rua, creches, ajudar o governo a criar infraestrutura, plantar árvores, ajudar a melhorar o trânsito etc.
A igreja pode e deve fazer muito. Veja os problemas da sua comunidade, ore por uma solução, e faça algo de prático para transformar a situação.
 
VI - CONCLUSÃO
A IGREJA EXISTE PARA GLORIFICAR A DEUS
A IGREJA EXISTE PARA ESPALHAR O REINO DE DEUS
A IGREJA EXISTE PARA FAZER DISCÍPULOS
A IGREJA EXISTE PARA TESTEMUNHAR DE CRISTO
A IGREJA É O AGENTE TRANSFORMADOR DA SOCIEDADE
 
)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
 
I. A IGREJA E A SOCIEDADE
A igreja faz parte da sociedade queira ou não queira; ela está inserida na sociedade e deve se comportar como agente transformador dessa sociedade para que ele mesma não se torne parte isolada desta sociedade. O isolamento só traria prejuízos à igreja, pois não haveria conversões e nem comunhão entre os membros se não houvesse comprometimento entre os mesmos.
1. O que é uma sociedade?
Basicamente, sociedade é um um conjunto de pessoas que vivem numa localidade, sendo interdependentes entre si.
2. JESUS e a sociedade.
JESUS estava sempre em contato com as pessoas sem fazer distinção entre elas. Veio para salvar a todos independente de sua raça, cor, religião, condição financeira ou social.
3. A Igreja na sociedade.
A Igreja deve ir aonde está o necessitado (a prostituta, o ladrão, o drogado, o efeminado, a meretriz, a lésbica, o corrupto). Onde está o pecador, aí deve estar a Igreja para revelar a estes a única solução para seus pecados - JESUS.
Jo 2.11 - JESUS principiou assim os seus sinais em Caná da Galileia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele
JESUS foi convidado para uma festa de casamento e não recusou o convite, pois precisava manifestar a glória de DEUS e conquistar a confiança de seus discípulos.
Lc 19.5 - E quando JESUS chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
JESUS foi à casa de um pecador para transformar seu caráter, para mostrar o amor de DEUS por todos os pecadores, quem marcou a festa foi JESUS. - Tinha até distribuição de grana lá!
II. A IGREJA E A PROTEÇÃO SOCIAL
1. Através da oração.
A intercessão de Abraão salvou Ló e suas duas filhas; a intercessão de Jonas (mesmo de má vontade), salvou Nínive de total destruição. Há uma vontade de salvar e de perdoar em DEUS, despertada pela oração do crente.
2. Por intermédio dos conselhos divinos.
O crente deve sempre ser aconselhador, baseado na bíblia, onde quer que se encontre (no trabalho, na escola, em família etc.).
3. Por meio dos valores cristãos.
O mundo não conhece a bíblia, portanto, não conhece a vontade de DEUS e nem a santidade de DEUS. O crente é responsável por espelhar DEUS para o mundo para que vendo nossa luz, conheçam a luz que liberta e salva - JESUS - é Dele que refletimos a luz que alumia o mundo.
III. A IGREJA E A ASSISTÊNCIA À SOCIEDADE
1. A evangelização.
É uma ordem que já deve ser cumprida desde o momento que aceitamos a CRISTO como salvador e senhor. Na verdade já devíamos estar evangelizando desde que aprendemos a ser gente.
2. ação social.
Diferente da assistência social que indica onde ser socorrido, a igreja deve ajudar a todos os necessitados, deve promover a ação social, sabendo que dai poderá resultar em muitas vidas para DEUS.
3. Restaurando a sociedade.
A Igreja enquanto condena o pecado, mostra a solução para o mesmo - JESUS, o salvador, o restaurador, aquele que faz nascer de novo.
 

)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

REVISTA NA ÍNTEGRA

Lição 4, BETEL, Vida conjugal – Espelho do Relacionamento CRISTO – Igreja 

 

EBD Editora Betel, 1° Trimestre De 2024, Tema: FAMILIA, UM PROJETO DE DEUS – Moldando lares estruturados, saudáveis e estabelecendo um legado de valores segundo a Bíblia Sagrada, Escola Bíblica Dominical

  

ESBOÇO DA LIÇÃO

1- O SIMBOLISMO DA VIDA CONJUGAL

1.1. O modelo está posto para ser seguido 

1.2. O amor e o respeito firmam o casamento 

1.3. A sujeição se estabelece no temor do Senhor 

2- A CRIAÇÃO DAS DUAS INSTITUIÇÕES

2.1. A relação entre a família e a igreja 

2.2. A igreja como defensora da família 

2.3. A família como promotora da igreja 

3- LEVANDO A FAMÍLIA A ADORAR A DEUS

3.1. A igreja é um ambiente para aliviar as tensões da vida.

3.2. A igreja proporciona ambiente de união, comunhão e unidade

3.3. A igreja é a promotora da paz e de instrução para a santidade. 

  

 

TEXTO ÁUREO

“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também CRISTO amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.” Efésios 5.25

  

VERDADE APLICADA

A igreja e a família são instituições estabelecidas pelo Senhor DEUS, visando o desenvolvimento de Seu plano para a humanidade.

  

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Apresentar a simbologia da vida conjugal
Falar sobre a criação das duas instituições
Mostrar como levar a família a adorar a DEUS

  

TEXTOS DE REFERÊNCIA - EFÉSIOS 5.24-27, 29

24 De sorte que, assim como a igreja está sujeita a CRISTO, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também CRISTO amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,
26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas Santa e irrepreensível.
29 Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja.

  

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA – SI 27.4 A alegria de estar na Casa do Senhor.
TERRA – Sl 122.1 A alegria de ir a Casa do Senhor.
QUARTA – Mt 12.50 A importância de fazer a vontade do Pai.
QUINTA – At 16.31-34 Quem crer no Senhor JESUS será salvo.
SEXTA – Rm 16.5 A igreja começa em casa, com a família.
SÁBADO – 1 Co 16.15 A família se dedica ao ministério dos santos.

 

HINOS SUGERIDOS: 115, 215, 619

  

MOTIVO DE ORAÇÃO

Ore para que as famílias sejam mais atuantes na igreja local.

 

INTRODUÇÃO

Considerando que a família é onde tudo começa, trataremos na presente lição da relevância de estarmos atentos ao modelo de relacionamento que encontramos na Palavra de DEUS para marido e mulher e a parceria que deve ser cultivada entre a família e a igreja, visando o bom desenvolvimento de ambas.

  

1- O SIMBOLISMO DA VIDA CONJUGAL

Tomando como exemplo o mistério de CRISTO e a Igreja, fica mais fácil compreender o propósito da família, que nasce com o casamento e se firma numa união conjugal, onde precisam destacar o amor e o respeito, assim como CRISTO tem pela Sua Igreja. Esse exemplo de como CRISTO trata a Sua Igreja deve servir de parâmetro aos cônjuges.

  

1.1. O modelo está posto para ser seguido 

O apóstolo Paulo aponta o relacionamento de CRISTO e a Igreja como modelo para a união marido e esposa [Ef 5.22-25]. Este modelo tem por base CRISTO, sendo o cabeça, e a Igreja, sendo o Seu corpo. Na comparação é o reflexo um do outro. Então o casamento não só reflete a socialização do homem e da mulher, nem só uma união social solene. Mas o ideal de DEUS para todos os casamentos, com uma relação muito próxima da noiva de CRISTO, que é a Igreja, e o próprio CRISTO, que é o noivo. É este modelo celestial e espiritual que CRISTO exemplifica para os cônjuges. Precisamos segui-lo para que o nosso casamento seja abençoado por DEUS. Como CRISTO é o Cabeça da Igreja; o marido é o cabeça da mulher. Toda sociedade precisa de um dirigente, de um líder, alguém que responda pela instituição.

  

Pr. Valdir Alves de Oliveira (“Fonte de inspiração”): “Como CRISTO sustenta e alimenta a Sua Igreja [Ef 5.29], assim o marido tem o dever de sustentar e alimentar a sua mulher. Provisões domésticas, espirituais e emocionais. O marido precisa dar conforto e proteção ao seu cônjuge. Como CRISTO trata bem a Sua Igreja, assim também o marido deverá fazer o mesmo que sua esposa e não tratá-la asperamente ou de qualquer jeito [Cl 3.19]. Como CRISTO se entregou pela Igreja, o marido tem o dever de se entregar pela esposa a fim de fazê-la feliz:”

  

1.2. O amor e o respeito firmam o casamento 

Assim como CRISTO ama a Sua Igreja e a Sua Igreja o reverencia, assim também o marido deve amar a sua mulher e a mulher deve reconhecer e respeitar o seu marido na sua posição como líder espiritual [Ef 5.33]. Como a Igreja está sujeita a CRISTO, a mulher está sujeita ao marido; em amor, respeito, cooperação, consideração e na sua missão. O amor é sempre paciente e bondoso. O amor não gosta de injustiça, mas se alegra quando a verdade triunfa, não se porta inconvenientemente ou de forma indecente. O amor não exige que se faça o que ele quer, nem é melindroso. Se você amar alguém, será autêntico, genuíno para com ele, custe o que custar. Sempre acreditará nele, sempre esperará o melhor dele e sempre se manterá em sua defesa. O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta [1Co 13.7].

  

Como somos membros do Corpo de CRISTO, assim a mulher também é uma carne com o seu marido [Gn 2.24]. A cabeça quer que o corpo esteja bem. Ninguém odeia a sua própria carne. Assim como CRISTO temporariamente deixou a Sua Casa e o Seu Pai e se uniu à Sua Igreja aqui na terra, assim também o marido deve deixar pai a mãe a unir-se à sua mulher [Mc 10.7]. Assim como CRISTO terá fidelidade à Sua Igreja e a Igreja não pode servir a dois senhores, assim os cônjuges devem ser fiéis em tudo um ao outro. Não se aceita bigamia. CRISTO nunca maltratou a Sua Noiva (Igreja), antes a ama e a coloca em destaque. A Noiva (Igreja) sempre honrou e respeitou o Noivo (CRISTO). Exemplo clássico para ser seguido por marido e mulher.

  

1.3. A sujeição se estabelece no temor do Senhor 

Sujeição vem do grego “hypotasso “; que significa subordinar-se, submeter-se ao controle de alguém, render-se à admoestação ou conselho de alguém. Só com temor e amor a CRISTO podemos suportar e sujeitarmos um ao outro [Ef 5.21 ] . Com a submissão vertical, fica muito mais fácil ter a submissão horizontal. Sejam humildes e amáveis. Sejam pacientes maridos e mulheres uns com os outros, tendo tolerância pelas faltas, aturando as deficiências, aceitando os limites, compreendendo a intelectualidade de cada um [Ef 4.2-3]. A sujeição só funciona no vínculo da paz que une marido e mulher. Quando você aceita esta proposta, você está cumprindo o papel de CRISTO com a Igreja.

 

Se CRISTO manifestou o Seu sacrifício pela Sua Igreja, todo sacrifício para nos mantermos unidos no casamento vale a pena. Tudo que tem valor paga-se um preço. Precisamos entender que ninguém vive só de vitórias, mesmo assim, para a vitória tem uma cruz, um sacrifício, mas a vitória é nossa em nome de JESUS. Ele nos garante isso. Grande este é mistério revelado em Efésios 5.32: CRISTO e a Igreja.

  

EU ENSINEI QUE:

A maneira como CRISTO trata a Sua Igreja deve servir de parâmetro aos cônjuges.

  

2- A CRIAÇÃO DAS DUAS INSTITUIÇÕES

São duas instituições criadas no intuito de uma abençoar a outra. A família foi criada ainda no Jardim do Éden por DEUS [Gn 2.18-24]. E a Igreja foi criada (mencionada no futuro) por JESUS, muito propriamente na conversa do Senhor JESUS com Pedro em Mateus 16.18, na qual JESUS disse que edificaria a Sua Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Em Atos 2, depois do dia de Pentecostes, vemos o avanço (nascimento) desta igreja poderosa. (* Segundo entendo)

  

2.1. A relação entre a família e a igreja 

Deve haver uma íntima relação entre família e igreja [1Tm 3.5]. A igreja é composta de famílias que se reúnem, e a igreja precisa de programações que envolvam toda a família. As famílias precisam preservar a igreja, ajudando a mantê-la de portas abertas (financeiramente), ajudando no trabalho (mão de obra) e contribuindo para que ela não perca a sua identidade (valores cristãos). Deve haver uma reciprocidade em a família preservar a igreja e a igreja preservar a família. O papel preponderante das duas é fazer discípulos e ser exemplo para o mundo. Quando uma das duas não cumpre o seu papel traz escândalos e os prejuízos são incalculáveis.

  

Algumas igrejas do Novo Testamento tiveram seu início nos lares. Pr. José Lucas: “Em Filipos, a igreja iniciou-se com a conversão das famílias de Lídia e do carcereiro [At 16.15-34]. Em Corinto, com as famílias de Estéfanas e Crispo [ 1 Co 1.16-17; 16.15; At 18.8] . Em Roma, há destaque para várias comunidades caseiras [Rm 16.3-5;10-11;14-15].”

  

2.2. A igreja como defensora da família 

A igreja tem um carinho todo especial pelas famílias, pois as famílias estando fortes, por sua vez as igrejas também estarão fortes. São muitos os desafios da igreja para manter a família estruturada e a família tradicional. Um dos ministérios da igreja mais solicitados hoje em dia é para a preservação da família e o cumprimento de seus significativos propósitos e objetivos. Os ataques vêm de todos os lados para desconstruir os valores cristãos. Estamos assistindo uma aberração e uma afronta aos princípios da Palavra de DEUS, ferindo a lei divina da natureza humana. A igreja defende a família porque ela está de posse das leis de DEUS, as Sagradas Escrituras, por meio dos sacerdotes, pastores e ensinadores, que manejam bem a Palavra da Verdade [2Tm 2.15]. Por isso a igreja deve sempre procurar homens fiéis e idôneos para ensinarem a outros [2Tm 2.2]. A igreja é agraciada com uma família forte e ordeira.

  

Os seres humanos, os membros da família, são a coroa da criação de DEUS. A Igreja é obra-prima das suas mãos. Não tem como você desvincular uma da outra, são dois dos maiores patrimônios que nós temos, não se compra com recursos financeiros, não está a venda, mas tem um ladrão querendo roubar estes bens, estes tesouros incomparáveis. O ladrão não vem senão a roubar, matar e destruir [Jo 10.10]. Todo cuidado é pouco. Vamos vigiar e não podemos cochilar um momento, não negligencie nem deixe de qualquer maneira os seus patrimônios.

  

2.3. A família como promotora da igreja 

A participação na igreja faz parte da base espiritual do lar. A família é onde tudo começa. A família veio antes da igreja. As famílias precisam dar o respaldo que a igreja precisa. Uma igreja não pode ser forte, viva e santa com famílias fracas na fé. A relevância da família está em ensinar aos filhos desde cedo a ter bons hábitos e andar no caminho do Senhor [Pv 22.6]. A relevância da igreja começa na família. As famílias devem estar comprometidas e serem participantes das atividades da igreja. Quando a família sente prazer em estar na igreja, DEUS usa a igreja para fazer da família um lugar agradável. Quando você cuida das coisas de DEUS, DEUS cuida da sua família.

  

Pr. Josué Lucas: “Há certas práticas em nossos dias que, bem elaboradas, podem levar a família a um verdadeiro contato com DEUS. Além da prática do culto em família [Ef 6.4; Js 24.15], ou culto doméstico, como preferem dizer alguns, também está a participação efetiva na Escola Bíblica Dominical. Em pesquisa realizada sobre a educação religiosa em meios evangélicos, ficou evidenciado que a Escola Bíblica Dominical teria grande influência na formação cristã da criança. No entanto, é necessário que os pais não apenas “enviem” seus filhos a EBD, mas que também possam servir de exemplo no interesse em instruir-se na Palavra de DEUS e que acompanhem seus filhos no seu desenvolvimento nos caminhos do Senhor.”

  

EU ENSINEI QUE:

Família e Igreja são duas instituições criadas no intuito de uma abençoar a outra.

  

3- LEVANDO A FAMÍLIA A ADORAR A DEUS

O culto é uma verdadeira oportunidade de a família estar junta para adorar o Senhor na beleza da Sua santidade [Sl 27.4]. O culto leva a família, a além da adoração e devoção, também à oração em agradecimento pelas dádivas recebidas, como também a clamar por outras situações peculiares que acontecem dentro da família.

  

3.1. A igreja é um ambiente para aliviar as

tensões da vida

Pela pregação da Palavra de DEUS, inspirada pelo ESPÍRITO SANTO, as palavras do pregador, do pastor, entram no coração das pessoas, que aprendem que no mundo terão aflições, como disse JESUS em João 16.33, mas dando o refrigério necessário quando diz: “Em mim tenhais paz, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo’: O próprio JESUS disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei:’ [Mt 11.28]. O salmista Davi disse: “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas.” [Sl 34.19]. Ainda no Salmo 34.7, o salmista mais uma vez diz: “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra”

  

Normalmente, quando chegamos na igreja tristes, amargurados, cansados da vida, emocionalmente abalados, com a esperança faltando e a fé em baixa; ao ouvir um hino inspirado, um testemunho edificante, uma palavra ministrada ao nosso coração, o ESPÍRITO SANTO opera em nossas vidas e DEUS alivia o nosso sofrimento como um bálsamo de Gileade a saímos de lá de alma e espírito renovados.

  

3.2. A igreja proporciona ambiente de união, comunhão e unidade

A Bíblia Sagrada chama a atenção de todos que frequentam a igreja, em especial as famílias, para que vivam em união [Sl 133.1]. Os membros da família precisam viver em comunhão no partir do pão, nas orações, nas doutrinas dos apóstolos e participar da Ceia do Senhor juntos no mesmo ESPÍRITO, em memória de tudo que JESUS passou por nós [At 2.42;1Co 11.23-25]. Os irmãos também precisam procurar guardar a unidade do ESPÍRITO no vínculo da paz [Ef 4.3]. O mundo não tem o que nos oferecer, mas ainda temos a Igreja do Senhor JESUS que nos ampara e nos proporciona essas três palavras edificantes: união, comunhão e unidade.

  

Hebreus 10.25 diz: “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns’: Nós somos membros de um mesmo corpo e não podemos nos desgarrar e perder a função desse membro que faz falta ao corpo, onde a cabeça desse corpo é CRISTO [Rm 12.5]. É tão salutar congregar que Davi disse: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.” [Sl 122.1].

  

3.3. A igreja é a promotora da paz e de instrução para a santidade 

Os membros da igreja são instruídos pelos ministrantes da Palavra de DEUS, que deverão viver em paz e procurar a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor [Hb 12.14] . Um dos nomes de JESUS é Príncipe da Paz [Is 9.6]. Precisamos ter paz nEle [Jo 16.33]. Devemos ser pacificadores, porque desta forma seremos chamados filhos de DEUS [Mt 5.9]. Devemos ser santos, porque o Senhor é santo [ 1Pe 1.16]. E quem aceita o chamado dAquele que é santo, precisa também ser SANTO em toda a maneira de viver [ 1 Pe 1.15). JESUS chama também atenção para que sejamos perfeitos como é perfeito o nosso Pai que está nos céus [Mt 5.48]. Por isso é importante que toda família esteja reunida e envolvida na igreja.

  

A Igreja, acima de tudo, é a promotora do ensino espiritual. Aprendemos na Escola Bíblica Dominical, aprendemos nos cultos de ensino da Palavra, como nos comportar na sociedade e andar na casa de DEUS, que é a Igreja do DEUS vivo, considerada a coluna e firmeza da verdade [ 1Tm 3.15]. O salmista Davi declarou que gostaria de morar na casa do Senhor por todos os dias da sua vida, pois, além de contemplar a formosura do Senhor, também estaria aprendendo no Seu templo [Sl 27.4]. A Igreja deve ter o fundamento do Evangelho de JESUS, para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça [2Tm 3.16-17]. A Igreja, por meio das Escrituras, ensina o homem de DEUS a ser perfeito e preparado para toda boa obra.

  

EU ENSINEI QUE:

O culto é uma verdadeira oportunidade de a família estar junta para adorar o Senhor.

  

CONCLUSÃO

No enfrentamento dos vários conceitos contrários aos valores e princípios bíblicos que tem surgido, é relevante que cada lar e igreja local sejam ativas e produtivas agências para disseminar, promover, solidificar e ajudar o povo de DEUS a não se render a cultura mundana contrária ao estabelecido pelo Senhor DEUS, Criador da família e da igreja.