Escrita Lição 2, BETEL, Namoro, Noivado e Casamento, 1Tr24, Pr Henrique, EBD NA TV

Escrita Lição 2, BETEL, Namoro, Noivado e Casamento, 1Tr24, Pr Henrique, EBD NA TV

Para me ajudar PIX 33195781620 (CPF) Luiz Henrique de Almeida Silva

 


 

EBD, Revista Editora Betel, 1° Trimestre De 2024, Tema: FAMÍLIA, UM PROJETO DE DEUS – Moldando lares estruturados, saudáveis e estabelecendo um legado de valores segundo a Bíblia Sagrada 

 

https://youtu.be/SjhfVfGE_4o?si=5DvgrdWsD9zsB1gf Vídeo

Escrita https://youtu.be/SjhfVfGE_4o?si=5DvgrdWsD9zsB1gf

Slides https://ebdnatv.blogspot.com/2024/01/slides-licao-2-betel-namoro-noivado-e.html

PowerPoint https://pt.slideshare.net/LuizHenriquedeAlmeid6/slides-lio-2-betel-namoro-noivado-e-casamento-4tr23pptx

ESBOÇO DA LIÇÃO

1- O NAMORO CRISTÃO

1.1. Conceito de namoro cristão.

1.2. Quando se deve começar o namoro. 

1.3. Namoro escondido a prolongado. 

2- O NOIVADO CRISTÃO

2.1. O noivado é a fase do planejamento. 

2.2. A compreensão de que cada um leva um tipo de bagagem para o casamento.

2.3. A consciência de que está começando uma nova família. 

3- O CASAMENTO CRISTÃO

3.1. O casal cristão não deve andar pela própria cabeça nem pela cabeça dos outros. 

3.2. Os cônjuges precisam saber que eles representam um tesouro um para o outro. 

3.3. O casal cristão precisa dar bom exemplo da união conjugal. 

  

TEXTO ÁUREO

“Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do Senhor”. Provérbios 18.22

 

VERDADE APLICADA

Dependemos da luz da Palavra de DEUS e da ação do ESPÍRITO SANTO para vivenciarmos o namoro, noivado e casamento para a glória de DEUS.

 

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Mostrar que o namoro é a fase do conhecimento.
Destacar que o noivado é a fase do planejamento
Ressaltar que o casamento não pode ser experimental.

 

TEXTOS DE REFERÊNCIA - DEUTERONÔMIO 20.7; 1 CORÍNTIOS 7.1-2,9; 1TESSALONICENSES 4.3
7 E qual o homem que está desposado com alguma mulher e ainda a não recebeu? Vá e tome-se sua Casa, para que, porventura, não morra na peleja, a algum outro homem a receba.

1 CORÍNTIOS 7
2 Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, a cada uma tenha o seu próprio marido.
9 Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque melhor casar do que abrasar-se.

1TESSALONICENSES 4
3 Porque esta é a vontade de DEUS, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição.

 

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA – Gn 2.18 DEUS viu que não era bom o homem estar só.
TERÇA – Ec 9.9 Desfrutar a vida com a sua mulher.
QUARTA – Am 3.3 O acordo é indispensável no casamento
QUINTA – Mt 19.6 O casamento não é experimental.
SEXTA – Mt 19.8 A falta de perdão mostra dureza de coração.
SÁBADO – 1 Co 13.5 O amor não se porta levianamente


HINOS SUGERIDOS: 175, 150, 195

 

MOTIVO DE ORAÇÃO

Ore para que os jovens façam a escolha certa na hora de namorar, noivar e casar-se.

  

))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

SUBSÍDIOS EXTRAS PARA A LIÇÃO

)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

  

Lição 3 - A Família - Namoro, Noivado e Casamento

Texto Áureo: 2 Co 6.14 -  Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
 JUGO DESIGUAL COM OS INFIÉIS. Diante de DEUS, há apenas duas categorias de pessoas: as que estão em CRISTO e as que não estão (vv. 14-16. O crente, portanto, não deve ter comunhão ou amizade íntima com incrédulos, porque tais relacionamentos corrompem sua comunhão com CRISTO. Neste contexto estão as sociedades nos negócios, as ordens secretas (Maçonaria), namoro e casamento com incrédulos. A associação entre o cristão e o incrédulo deve ser o mínimo necessário à convivência social ou econômica, ou com o intuito de mostrar ao incrédulo o caminho da salvação.

 

Verdade Prática: Como novas criaturas em CRISTO, fomos chamados a uma vida santa e separada para Ele, sem qualquer comunhão com as trevas, o que inclui o jugo desigual no casamento. 2Co 6.17,18 “Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso”.
O conceito de separação do mal é fundamental para o relacionamento entre DEUS e o seu povo. Segundo a Bíblia, a separação abrange duas dimensões, sendo uma negativa e outra positiva: (a) a separação moral e espiritual do pecado e de tudo quanto é contrário a JESUS CRISTO, à justiça e à Palavra de DEUS; (b) acercar-se de DEUS em estreita e íntima comunhão, mediante a dedicação, a adoração e o serviço a Ele.
 

Dinâmica de grupo: Faça esta pergunta aos alunos antes de iniciar a aula:

Para reflexão: 

Você tem que fazer uma viagem para o Japão, acontece que só há um horário vago para o voo 136 da Varig, às 14:00 h . Você, assistindo ao Jornal Nacional, ficou sabendo que 90% dos voos da Varig de número 136, das 14:00 h, caíram ou aconteceu algum desastres aéreo, nos últimos 20 anos. 

Pergunta: Você pegaria este avião, neste horário?

Aplicação: 

Se sabemos que 90% dos casamentos entre Crentes e Descrentes dão em angústia, sofrimento, dor, discussões, brigas e separações familiares, porque você se arriscaria ainda a namorar com uma pessoa descrente? Com certeza seria tentar a DEUS, não é mesmo? Isso é pecado, 'Não Tentarás o Senhor Teu DEUS".

 

Leitura Diária:

Segunda -  Evitemos o modelo do mundo - Rm 12.1,2 -1 Rogo-vos, pois, irmãos, apela compaixão de DEUS, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a DEUS, que é o vosso culto racional. 2 E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS.
12.1 QUE APRESENTEIS OS VOSSOS CORPOS EM SACRIFÍCIO VIVO. O crente deve ter uma paixão sincera por agradar a DEUS, no amor, na devoção, no louvor, na santidade e no servir. (1) Nosso maior desejo deve ser uma vida de santidade, e sermos aceitos por DEUS. Para isso, precisamos separar-nos do mundo e aproximar-nos cada vez mais de DEUS (v. 2). Devemos viver para DEUS, adorá-lo, obedecer-lhe; opor-nos ao pecado e apegar-nos à justiça; resistir e repudiar o mal, ser generosos com o próximo na prática de boas obras, imitar a CRISTO, segui-lo, servi-lo, andar na direção do ESPÍRITO SANTO e ser cheio dEle. (2) Devemos apresentar a DEUS, nosso corpo como morto ao pecado e como templo do ESPÍRITO SANTO (ver v.2; cf. 1 Co 6.15,19).
12.2 NÃO VOS CONFORMEIS COM ESTE MUNDO, MAS TRANSFORMAI-VOS. Paulo deixa subentender várias coisas neste versículo. (1) Devemos reconhecer que o presente sistema mundano é mau (At 2.40; Gl 1.4), e que está sob o controle de Satanás (Jo 12.31; 1 Jo 5.19). (2) Devemos resistir às formas prevalecentes e populares do proceder deste mundo e em lugar disso proclamar as verdades eternas e os padrões justos da Palavra de DEUS, por amor a CRISTO (1 Co 1.17-24). (3) Devemos desprezar e aborrecer aquilo que é mau, amar aquilo que é justo (v. 9; 1 Jo 2.15-17; ver Hb 1.9) e não ceder aos vários tipos de mundanismo que rodeiam a igreja, tais como cobiça, egoísmo, oportunismo, conceitos humanistas, artifícios políticos visando ao poder, inveja, ódio, vingança, impureza, linguagem imunda, diversões ímpias, vestes imodestas e provocantes, imoralidade, drogas, bebidas alcoólicas e companhias mundanas. (4) Devemos conformar nossa mente à maneira de DEUS pensar (1 Co 2.16; Fp 2.5), mediante a leitura da Palavra de DEUS e sua meditação (Sl 119.11,148; Jo 8.31,32; 15.7). Devemos permitir que nossos planos, alvos e aspirações sejam determinados pelas verdades celestiais e eternas e não por este presente século mau, profano e passageiro

 

Terça - DEUS nos chamou para a santidade - 1Pe 1.15,16. - 15 mas, como pé santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, 16 porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
1.16 SEDE SANTOS. DEUS é santo, e as qualidades de DEUS devem ser as qualidades do seu povo. A ideia principal de santidade é a separação dos modos ímpios do mundo e dedicação a DEUS, por amor, para o seu serviço e adoração (ver Lv 11.44). A santidade é o alvo e o propósito da nossa eleição em CRISTO (Ef 1.4); significa ser semelhante a DEUS, ser dedicado a DEUS e viver para agradar a DEUS (Rm 12.1; Ef 1.4; 2.10; ver Hb 12.14). É o ESPÍRITO de DEUS que realiza em nós a santificação, que purifica do pecado nossa alma e nosso espírito, que renova em nós a imagem de CRISTO e que nos capacita, pela comunicação da graça, a obedecer a DEUS segundo a sua Palavra (Gl 5.16,22,23,25; Cl 3.10; Tt 3.5; 2 Pe 1.9). Nossa iniciativa e entrega vai possibilitar ao ESPÍRITO SANTO trabalhar em nossa santificação.

 

Quarta - DEUS já disse não - Dt 7.3,4 - 3 nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos e não tomarás suas filhas para teus filhos; 4 pois elas fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós e depressa vos consumiria.

 NEM TE APARENTARÁS COM ELAS. Qualquer convívio íntimo ou afinidade do crente com o descrente acabará destruindo a separação e a santidade do povo de DEUS. É o caso do casamento misto, do crente com o incrédulo, ou amizade íntima com incrédulos, que podem desviar o crente de seguir a DEUS
 

Quinta  - Aviso contra as más companhias - Sl 1.1,2 - 1 Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.2 Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

1.1 BEM-AVENTURADO O VARÃO. O Sl 1 serve como introdução a todo o livro dos Salmos. Ele contrasta os dois únicos tipos de pessoas do ponto de vista de DEUS, tendo cada tipo um conjunto distintivo de princípios de vida: (1) os justos, que são caracterizados pela retidão, pelo amor, pela obediência à Palavra de DEUS e pela separação do mundo (vv. 1,2); e (2) os ímpios, que representam o modo de ser e as idéias do mundo, que não permanecem na Palavra de DEUS, e que por isso não têm parte na assembleia do povo de DEUS (vv. 4,5). DEUS conhece e abençoa o justo, mas o ímpio não tem parte no Reino de DEUS (1 Co 6.9) e perecerá (v. 6). A separação entre esses dois grupos de pessoas existirá no decurso da história da redenção e continuará na eternidade.
1.1 QUE NÃO ANDA SEGUNDO O CONSELHO DOS ÍMPIOS. O primeiro versículo do livro dos Salmos ressalta a distinção entre os justos e os ímpios. Os crentes verdadeiros podem ser conhecidos pelas coisas que praticam, pelos lugares que frequentam e pelas pessoas com as quais convivem. Ninguém pode experimentar a bênção de DEUS sem evitar as coisas danosas ou destrutivas.
1.2 TEM O SEU PRAZER NA LEI DO SENHOR. Os santos de DEUS não somente evitam o mal, como também edificam a sua vida em torno das palavras do Senhor. Procuram obedecer à vontade de DEUS porque seus corações realmente têm prazer nos caminhos e mandamentos do Senhor (ver 2 Ts 2.10, onde os ímpios perecem porque não querem amar a verdade). A motivação dos atos dos salvos provém dos seus espíritos e emoções redimidos, conquistados pela verdade de DEUS conforme a temos na sua Palavra.
 

Sexta - Más companhias corrompem - 1Co 15.33 - 33 Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.
Ef 4.29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem.

O crente causa tristeza ou pesar ao ESPÍRITO SANTO, quando não dá importância à sua presença, voz ou direção (Rm 8.5-17; Gl 5.16-25; 6.7-9)

 

Sábado - O Crente: habitação do ESPÍRITO SANTO - 1Co 3.16 - 16 Não sabeis vós que sois o templo de DEUS e que o ESPÍRITO de DEUS habita em vós?
SOIS O TEMPLO DE DEUS. A ênfase, aqui, recai na congregação inteira, i.e., os crentes como o templo de DEUS e como a habitação do ESPÍRITO SANTO (cf. v. 9; 2 Co 6.16; Ef 2.21). Como o templo de DEUS em meio a uma sociedade perversa, o povo de DEUS em Corinto não devia participar dos pecados prevalecentes naquela sociedade. Devia rejeitar todas as formas de imoralidade. O templo de DEUS deve ser santo (v. 17), porque DEUS é santo (cf. 1 Pe 1.14-16). Cada um de nós é um templo do ESPÍRITO SANTO.

 

Objetivos:

1- Explicar a importância da escolha do futuro cônjuge;

2- Enumerar os vários tipos de jugos desiguais existentes na vida;

3- Identificar o propósito do namoro, noivado e casamento

 

Leitura Bíblica em Classe: Êx 34.14,16 -

Êx 34.14 Porque te não inclinarás diante de outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; DEUS zeloso é ele;
Êx 34.16 e tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, e suas filhas, prostituindo-se após os seus deuses, façam que também teus filhos se prostituam após os seus deuses.
 

2Co 6.14-18 = 14 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15 E que concórdia há entre CRISTO e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 16 E que consenso tem o templo de DEUS com os ídolos? Porque vós sois o templo do DEUS vivente, como DEUS disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu DEUS, e eles serão o meu povo. 17 Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; 18 e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso.
JUGO DESIGUAL COM OS INFIÉIS. Diante de DEUS, há apenas duas categorias de pessoas: as que estão em CRISTO e as que não estão (vv. 14-16). O crente, portanto, não deve ter  comunhão ou amizade íntima com incrédulos, porque tais relacionamentos corrompem sua comunhão com CRISTO. Neste contexto estão as sociedades nos negócios, as ordens secretas (Maçonaria), namoro e casamento com incrédulos. A  associação entre o cristão e o incrédulo deve ser o mínimo necessário à convivência social ou econômica, ou com o intuito de mostrar ao incrédulo o caminho da salvação.

6.16 O TEMPLO DE DEUS COM OS ÍDOLOS? Paulo apresenta um forte argumento no sentido de um crente nascido de novo, sendo templo de DEUS e do ESPÍRITO SANTO (Jo 14.23; 1 Co 6.19), não poder  ser habitado por demônios. (1) Os ídolos, tanto no AT quanto no NT, representavam demônios (Dt 32.17; 1 Co 10.20,21). Logo, a pior forma de profanação no AT era colocar ídolos no próprio templo de DEUS (2 Rs 21.7,11-14). Semelhantemente, nunca devemos profanar nosso corpo, a  habitação do ESPÍRITO SANTO, permitindo aos demônios ter acesso a ele (cf. v.15, onde "Belial" refere-se a Satanás; ver também Lc 10.19; 2 Tm 2.25,26; 1 Jo 4.4; 5.18). (2) Embora um espírito imundo não possa habitar lado a lado com o ESPÍRITO SANTO num verdadeiro crente, pode haver circunstâncias em que um espírito maligno aja num indivíduo cuja conversão esteja em marcha, não estando ele ainda plenamente regenerado pelo ESPÍRITO SANTO. A conversão pode, às vezes, envolver a expulsão de demônios de uma pessoa que, sinceramente, deseja seguir a CRISTO, mas que está enfrentando problemas maiores com certos pecados. Até ser aniquilado aquele poder ou controle demoníaco, a pessoa não poderá experimentar uma salvação plena e completa e, assim, tornar-se "templo do DEUS vivente" (cf. Mt 12.28,29)

 

COMENTÁRIOS: 

 Introdução:

 VENERADO SEJA... O MATRIMÔNIO. DEUS tem elevados padrões para seu povo, quanto ao casamento e à sexualidade. O crente, inicialmente, precisa ser moral e sexualmente puro (cf. 2Co 11.2; Tt 2.5; 1Pe 3.2). A palavra “puro” (gr. hagnos ou amiantos) significa livre de toda mácula da lascívia. O termo refere-se à abstenção de todos os atos e pensamentos que incitam desejos incompatíveis com a virgindade e a castidade ou com os votos matrimoniais da pessoa. Refere-se, também, ao domínio próprio e a abstenção de qualquer atividade sexual que contamina a pureza da pessoa diante de DEUS. Isso abrange o controle do corpo “em santificação e honra” (1Ts 4.4) e não em “concupiscência” (4.5). Este ensino das Escrituras é tanto para os solteiros, como para os casados.

 

I - Namoro

Quando o namoro é prejudicial

Como vencer a impureza no namoro

Sete razões para a virgindade

Sete passos na escolha acertada

Quando é fora de tempo ou demorado.

Alimente-se da Palavra. (Sl 119.9-11)

Sexo fora do casamento é pecado. (1 Co 6.19)

Casar no Senhor. (1 Co 7.39)

Quando não tem ideal sério.

Encha-se do ESPÍRITO SANTO.

Conservar-se para o escolhido(a).

Com apoio dos pais. (Êx 20.12)

Quando é possessivo ou ciumento.

Vigie em oração. (Lc 22.46)

Adquirir respeito, consideração.

Em resposta a oração. (Pv 19.14)

Quando é indisciplinado.

Evite aconchegos excessivos.

Evitar uma consciência culpada.

Tem prazer em apresentá-lo(a).

Quando afeta a comunhão com DEUS.

Evite muito tempo a sós.

Evitar filhos ilegítimos.

Sinto atração física por ele(a).

Quando é leviano, sempre trocando.

Use trajes decentes.

Evitar doenças venéreas.

Respeito e não abuso dele(a).

Quando é impuro, imoral.

Namore a três: você ele(a) e JESUS.

Mostrar firmeza de caráter.

Confio e não tenho ciúmes.

 

1- Definição do termo: Fase de conhecimento social, conhecimento espiritual um do outro, porém é vedado o conhecimento físico.

2- Namoro de verdade: O namoro cristão é a três, ou seja, JESUS CRISTO sempre está presente entre os dois. Você já imaginou JESUS ouvindo suas conversas e estando naquela hora entre vocês? Já imaginou JESUS tentando puxar sua mão?

3- O Namoro hoje: Ficar é a palavra para o namoro de hoje. O namoro atual no mundo e em muitas pessoas que têm o nome de "evangélicos' é apenas humano, animal e diabólico, seguindo os padrões globais das novelas da TV.

É a fase do conhecimento para o casamento, é o início da procura de uma companheira. Não havendo sucesso no namoro, não haverá sucesso no casamento. Evite ficar namorando com diversas pessoas, escolha bem antes de namorar.

Quais são as cinco situações do solteiro?

1 - Celibato continente (castidade): permanecer solteiro, isento de fornicação ou qualquer outra prática sexual ilícita, a fim de viver para DEUS e fazer a sua obra - Mt. 19:12. Ninguém nasce gay, mas alguns nascem sem interesse sexual e deve usar isso para se dedicar mais a DEUS e sua obra. JESUS falou sobre os eunucos. Mt 19.12

2 - Celibato incontinente: Permanecer solteiro, tornando-se profano, impuro e praticante do sexo ( 1 Co. 7:2 ).

3 - Casamento Feliz: felicidade não quer dizer ausência de problemas. Duas pessoas que têm CRISTO como Senhor do casamento, podem desfrutar de um casamento feliz.

4 - Casamento infeliz: Quando CRISTO não é o centro do casamento a tendência é a infelicidade conjugal.

5 - Solteirismo: é uma síndrome psíquica, decorrente do estacionamento do ser humano, na sua evolução afetiva, estacionamento esse ocorrido na faixa dos 3 aos 6 anos de idade.

Princípios para o Namoro:

1 - Basear o namoro nos princípios e propósitos de DEUS.

2 - A prioridade no namoro deve ser a área espiritual, ou seja, a área espiritual vai controlar ou governar o relacionamento emocional e físico, controlando assim os desejos e pensamentos sexuais. Portanto todo jovem deve desenvolver a área espiritual, buscando a maturidade espiritual. Mantenha o pensamento cativo, ou preso na palavra de DEUS (2 Co 10.5)

3 - Ao começar o namoro, não coloque em 1º. Lugar o romance amoroso e sim a razão. Busque conselhos sábios a quem sabe e pode dar, cuidado com a imaturidade da juventude.

4 - Não namore para passar tempo; o namoro sem propósito é o mesmo que flerte (o flerte tende a continuar após o casamento).

5 - O descontrole de não poder ficar sem namorar: Há rapazes e moças que se não estiverem namorando ficam inquietos e descontrolados.

6 - Namoro Misto; é namorar um descrente. Quem namora um descrente, namora também com seus pecados, vícios, problemas morais e mundanismo.

Depoimento Bíblico:

“Não vos ponhais em julgo desigual com os incrédulos; porquanto, que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão da luz com as trevas?”.

Que harmonia há entre CRISTO e o Maligno? Ou que união do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de DEUS o os ídolos? (I1 Co. 6:14-16).

Tenha certeza de que a pessoa com quem você vai casar-se é convertida.

Muitos crentes usam estas desculpas para poderem namorar um descrente:

1 - Estamos simplesmente namorando. Não temos a intenção de nos casar.

2 - Ele (a) não é crente, mas é legal.

3 - Nós temos muita coisa em comum.

4 - Eu disse a ele(a) que para namorar comigo, ele (a) deveria aceitar a JESUS e ele (a) aceitou.

5 - Ele(a) disse que nosso filhos poderão frequentar a Igreja.

Consequências do namoro misto:

a - Desobediência à vontade de DEUS.

b - Perigo de escolher o incrédulo, e deixar DEUS.

c - Esfriamento espiritual, até o desvio dos caminhos do Senhor 1 Co. 10:12

7 - A permissividade no namoro:

 

O Amor do casal:

deve começar no namoro - no plano espiritual.

deve continuar no noivado - no plano social.

deve realizar-se no casamento - no plano físico.

 

Permissividade é o abuso da liberdade na área amorosa (Pv. 6:27-28; 20:21 1 Co. 6:12, I Ts 4:3-4), muitos casais têm hoje problemas porque começaram seu namoro no plano físico.

Se há liberdade sexual no namoro, este relacionamento vive em conflito, gerando insegurança e desrespeito mútuo, minando a confiança, pois é um relacionamento baseado na culpa. Use sempre a palavra NÃO quando for necessário.

Quando há liberdade sexual no namoro, o jovem e a jovem são defraudados, ou seja, desperta-se neles um desejo sexual que não pode ser satisfeito dentro do plano de DEUS.

8 - Cuidado com a atração sexual: não namore porque a pessoa lhe atrai fisicamente, não namore se não houver amor verdadeiro. 1Ts 4.3-6

9 - Cuidado com profecias sobre casamento.

10 - Procure nunca ficar a sós com a sua namorada (o). Esteja envolvido sempre com outros jovens da igreja. Planejem atividades em grupo.

11 - Cultive o hábito de sempre orar com sua(seu) namorada(o). O namoro deve ser a três: Namorado+Namorada+JESUS CRISTO.

12 - Procure durante o seu namoro estudar a Bíblia junto com seu namorado(a). Coloquem a Bíblia como regra de fé e prática.

13 - Procure ter comunicação franca e aberta com seu namorado(a), desenvolvendo fidelidade, honestidade e principalmente o perdão.

14 - Além do conhecimento bíblico, procure ler bons livros que tratam sobre namoro, noivado e casamento.

 

II - O Jugo Desigual No Namoro, Noivado E Casamento (2Co 6.14):

1- Jugos desiguais na vida:

a) O jugo desigual da fé: Um vive pelo que vê e outro pelo que espera. Um vive pelo material e o outro pelo espiritual, um vive no pecado da idolatria e o outro na santidade, um vive crendo que sexo é normal antes do casamento (ensino da TV e filmes) o outro quer se guardar para o casamento.

b) O jugo desigual do caráter: Um fala palavrão e obscenidades o outro fala da Palavra de DEUS, um vê o roubo e adultério como da vida de qualquer um, outro vive segundo a Palavra de DEUS.

c) O jugo desigual da idade: Um deseja e dá muita importância ao sexo o outro não tem mais tanta necessidade disso e vê como supérfluo, um é esportista o outro está muito cansado, um tem muita experiência o outro é imaturo.

d) O jugo desigual socioeconômico: Um foi criado em berço de ouro o outro foi criado solto pelas ruas, um muito estudado e culto o outro ignorante.

e) O jugo desigual e suas consequências nos filhos amanhã: Um filho se parece muito com o pai e outro muito com a mãe, um é separado para DEUS o outro um idólatra, um filho gosta da Igreja outro detesta e por isso se dividem.

 

III - Noivado:

Sete razões para o casamento

A sabedoria na escolha em Provérbios

Só, o homem é incompleto. (Gn 2.18)

Vem de DEUS a mulher prudente. (19.14)

Cumprir o plano divino. (Gn 2.24)

Ouvir os pais. (1.6 e 6.20)

Gerar filhos. (Gn 1.28)

Garanta antes o sustento. (24.27)

Evitar a prostituição. (1 Co 7.2)

Atente a beleza espiritual. (31.30)

Será base da Nação. (Sl 144.12-15)

Conheça o gênio do pretendente (30.23)

Para glorificar a DEUS. (1 Co 10.31)

Tema ao DEUS eterno. (9.10)

Expressar o amor de DEUS. (Ct 8.7)

A boa esposa traz a felicidade. (18.22)

 

1- A escolha do futuro cônjuge: A família dele(a) é muito importante. .

2- O lado espiritual da escolha: A fé dele(a) é muito importante, sempre sabendo que JESUS está presente e que o contato físico só é permitido após o casamento.

3- O lado humano e pessoal da escolha: A atração física é muito importante, o interesse nas mesmas coisas é importante, até mesmo o contato de pele, o gosto pelo perfume um do outro, pela literatura que gostam, pelas roupas que gostam um no outro, enfim pelos gostos um do outro, tudo deve combinar para que depois não venham a se dividirem.

4- O noivado em si: É uma fase de maior compromisso e de preparação para o casamento, fase de compras de móveis, de roupas, de casa se possível. Nenhum pai deseja que seu filho(a) vá passar uma vida pior do que tinha antes, quando estava em sua casa; sexo só após o casamento.

Conselho aos que pretendem se casar.

1 - Não te cases por riquezas, o dinheiro pode comprar uma casa, mas não pode comprar um lar.

2 - Não te cases só porque todos se casam - modismo.

3 - Não te cases com alguém doente de ciúme - o ciúme piora após o casamento.

4 - Não te case com alguém preguiçoso ou preguiçosa.

5 - Não te cases com incrédulo ou incrédula: É melhor ir para o céu sozinho do que para o inferno acompanhado. Ex: Cristã que casou com incrédulo.

6 - Não te cases sem a aprovação de DEUS, das famílias envolvidas e da Igreja.

7 - Não te cases por causa da idade.

8 - Não te cases por causa de oportunidade.

9 - Não te cases sem amor total e mútuo.

 

Cinco perguntas para nelas meditar e levar a DEUS em oração.

a - Devo ou não casar?

b - Quando devo casar? Maturidade e preparo espiritual.

c - Com quem devo casar? O casamento envolve aprovação das famílias, da igreja, de DEUS e sua própria (Cl. 3:15ARA).

d - Estou preparado para casar? Situação socioeconômica, moradia etc.

e - Por que quero casar?

Rapaz quer casar para ter alguém que lhe faça as coisas.

Rapaz quer casar porque precisa de mulher.

-         Ambos querem casar para terem liberdade, amparo, serem independentes, dar uma satisfação à sociedade.

-         Cuidado! O lar será seu.

 

Devemos pedir confirmação a DEUS ao assumirmos um compromisso de noivado, pois este compromisso será feito diante dos familiares, da igreja e de DEUS.

Quando um casal assume um compromisso de noivado devem lembrar-se que não estão casados ainda, por isso devem controlar suas emoções e paixões.

Os noivos não devem desenvolver o relacionamento físico, antes do casamento, pelo seguinte:

1 - DEUS é contra; é fora dos padrões bíblicos o sexo pré-nupcial.

"Pois esta é a vontade de DEUS, a vossa santificação: Que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo, em santificação e honra, não com desejo de lascívia ( impureza, sensualidade) como os gentios que não conhecem à DEUS (I Ts  4:3-7)".

2 - O sexo pré-nupcial desvaloriza a pessoa: perde-se o respeito um para com o outro, mina a confiança, nasce um sentimento de culpa.

3 - O sexo pré-nupcial prejudica a vida matrimonial: A mulher por ter perdido a virgindade poderá sentir ressentimento do marido, podendo tornar-se agressiva. E o marido pode sentir-se culpado e frustrado, tornando-se passivo no relacionamento.

4 - O sexo pré-nupcial destorce o relacionamento.

Depois vão jogar no rosto um do outro isso.

  

IV - Casamento:

"Disse o Senhor DEUS: Não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma auxiliadora (ajudadora, complemento) que lhe seja idônea. Então o Senhor fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu (Não foi Adão Que Procurou Pela Mulher, DEUS É Que Lhe Deu, Ele Estava Dormindo Enquanto DEUS Trabalhava.); tomou uma de suas costelas, e fechou o lugar com carne (Não Pegou Da Cabeça, Para Que A Mulher Não Mandasse No Marido; Não Pegou Do Pé, Para Que O Homem Não Pisasse Nela). E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne (Indica União, Mesma Essência.); chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso deixará o homem pai e mãe, e se unirá à sua mulher (Deixar Aqui É Sob Três Aspectos: Geográfico, Financeiro E Emocional.) , tornando-se os dois uma só carne. Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus, e não se envergonhavam”(Quem trouxe a ideia de errado ou vergonhoso no sexo foi o pecado.) (Gn. 2:18-25.). Lembre-se De Que DEUS Fez Uma Eva Para Um Adão, Se DEUS Quisesse Que A Mulher Ou O Homem Fossem Polígamos Faria Diferente.

1 - Assim como DEUS fez de uma pessoa (Adão) duas pessoas (Eva, Ele quer fazer de duas pessoas uma (Gn. 2:24)).

2 - JESUS CRISTO escolheu o casamento para representar o seu relacionamento com a Igreja (Ef. 5:22-32 I Pe. 3:7).

3 - DEUS escolhe a família para trabalhar com o homem.

4 - DEUS previa que o homem não conseguiria viver só, ou seja, não é autossuficiente, por isso preparou-lhe uma auxiliadora, que lhe fosse idônea (Gn. 2:18 - ARA - esta palavra idônea traduzida do hebraico significa adequada, ou seja, uma mulher que iria se adequar a Adão, além de ser uma mulher respeitável e digna, uma auxiliadora).

5 - O homem e a mulher ao casarem-se devem deixar pai e mãe (Gn 2:24), ou seja, devem desvencilhar-se de tudo que possa impedir a comunhão perfeita entre o casal, tudo que seja obstáculo deve ser removido. Nada pode estar entre, ou separando o casal: seus familiares, preferências pessoais, trabalho, interesses, egoísmo etc.

6 - O relacionamento entre o casal é um eterno crescimento, este processo de unidade entre marido e mulher é que vai dar estabilidade à família, vai estabelecer o respeito dos filhos pelos pais. Se o casal está dividido a autoridade é minada e enfraquecida (a casa dividida contra si mesma cairá - Lc. 1:17).

7 - DEUS quer que o casal seja unido a tal ponto que não haja brecha entre eles para Satanás operar.

8 - O segredo para um casamento feliz é a presença de JESUS no casamento (... "O cordão de três dobras não se arrebenta com facilidade” Ec. 4:12 - JESUS é a terceira dobra ou nó que vai dar sustentação, solidez e garantia de permanência do casamento).

9 - Em Gn. 2:25 diz:... O homem e a mulher estavam nus, e não se envergonhavam:...

Que tipo de relacionamento era este:

a - Era uma relação em que não havia ódio, rancor, mágoa, ressentimento, amargura.

b - Era uma relação em que não havia medo, não havia ameaças, disputa pela liderança ou poder no relacionamento. Numa relação de medo não pode haver uma plena comunhão.

c - Era uma relação em que não havia culpa - A culpa e o medo andam juntos; o medo apareceu pela primeira vez depois que o homem e a mulher pecaram. (Gn. 2:6-10).

Qual é o tipo de amor que deve existir entre marido e mulher?

Existem quatro formas de amor (traduzido do grego):

1 - Eros: deus da sensualidade: amor físico e sexual (começa sempre com os olhos), donde surgem as palavras eróticas, erotismo. Ex: Filmes e revistas pornográficas (eróticas). Deve haver atração física entre o casal, mas não sensualidade.

2 - Phileo: é o amor ao próximo; é o amor filantrópico (filantrópico vem da palavra "phileo"); amor humanitário, altruísta, cívico e comunitário - Lc. 7:34. Deve haver amor de irmãos entre o casal, lembrando que a esposa é irmã em CRISTO e companheira de salvação..

3 - Storge: amor familiar, amor romântico, amor conjugal. Ex: Amor entre esposo e esposa, pai e filhos etc. Deve haver amor romântico entre o casal, não se esquecendo que uma rosa ou um presente pode mudar todo um relacionamento. A mulher dá muito valor às lembranças de datas como casamento, aniversário, dia que se conheceram etc.

4 - Ágape: Amor Divino. É o amor de DEUS derramado em nossos corações (Rm 5:5, I Jo. 4:8). É um amor que não conhece limites, é o amor desinteressado, que dá sem esperar recompensa - 1 Co. 13:4-7.

Este é o tipo de amor que deve existir entre marido e mulher. É o amor perfeito. Busquemos com fé e oração este amor!

 

1- O casamento: Aliança entre duas pessoas de sexo diferente, por amor e para sempre, com o fim de serem parceiros tanto na falta como na bonança, tanto na doença como na saúde, tanto na tristeza como na alegria, tanto na carne como na alma como no espírito.

2- O casamento - um estado digno e honroso (Hb 13.4) O respeito e a fidelidade são de primordial importância de um para com o outro, sempre olhando para CRISTO que estará sempre presente na vida dos dois.

3- O casamento - uma mudança de vida:

a) Gênesis 2.24: Deixar:

Por isso deixará o homem pai e mãe, e se unirá à sua mulher ...

(Deixar Aqui É Sob Três Aspectos: Geográfico, Financeiro E Emocional.)

Geográfico = Deixará pai e mãe. Deverão os novos casados saírem das suas casas paternas e montarem seu próprio lar, separado,  para que não haja palpites e intromissões exageradas em seu relacionamento.

Financeiro = Não dependerá mais do pai e nem da mãe em sua subsistência.

Emocional, Psicológico = Terão que resolver seus próprios problemas baseados em seu próprio conhecimento adquirido e na comunhão com DEUS.

 

b) Mateus 19.5: Indissolúvel: O casamento é indissolúvel, "O que DEUS ajuntou, não o separe o homem." Só uma possibilidade para divórcio – ao se casar o homem descobre que a mulher não era virgem, então poderá lhe dar carta de divórcio, porém o melhor seria perdoar e continuar o casamento.

 

c) Efésios 5.31: Adaptação e aperfeiçoamento: Nos primeiros dias do casamento, podendo chegar a meses e até a anos, poderão ocorrer as diferenças de comportamento que acarretarão pequenas discussões que devem ser abafadas pelo amor de DEUS no coração de cada um. Por exemplo:

- Um gosta de café com leite, o outro gosta de só de café;

- Um gosta de espremer o creme dental pela ponta, o outro pelo meio;

- Um gosta de dormir uma soneca após o almoço, o outro de assistir ao jornal; etc...

O importante é cada um saiba ceder ao outro para que haja harmonia no lar. Nestas horas é preciso que o perdão seja algo importantíssimo no coração dos dois.

 

4- Propósito de DEUS para o casamento:

a) Felicidade em geral do casal:

b) Companheirismo, intimidade e complementação mútua do casal:

c) Dar origem a novos lares:

d) Vitaliciedade:

e) Testemunhar de CRISTO

 

Não estamos falando de casamento perfeito, porque não existem no mundo duas pessoas perfeitas; sem falhas. O casamento feliz é uma relação de crescimento, é uma relação que está melhor a cada dia, hoje é melhor que ontem.

Quais são os propósitos divinos no casamento:

1 - Companheirismo e complementação mútua do casal (Gn 2:18, 1 Co. 11:9, 11).

2 - Satisfação amorosa e mútua do casal (Ec. 9:9).

3 - Propagação do gênero humano (Gn. 1:28).

4 - Preservação da pureza moral, na família e na sociedade (1 Co. 7:2).

5 - Estabelecimento do Lar (Mt. 19:5).

6 - Ser um meio de falar de CRISTO e da Sua igreja (Ef. 5:31-32). O casamento é a base da sociedade e da igreja.

Características para a felicidade conjugal

1 - Piedade dos cônjuges diante de DEUS (Pv. 31:30) - vida santificada (1 Co. 7:5-6) - Casamento cristocêntrico: o casal deve sempre orar juntos e não deixar de praticar diariamente o culto doméstico.

2 - Amor pleno e mútuo (Pv. 10:12) - o amor não é a causa única da felicidade conjugal, mas é a principal (1 Co. 7:3, I Pe. 3:1, Ef. 5:22-25 e 28.3).

Uma esposa bem-amada muito dificilmente deixa de responder à altura do amor que recebe.

3 - Vida Sexual equilibrada: É plano de DEUS que o casal viva uma vida sexual abundante, gratificante e ajustada, mas dentro dos limites que a Palavra de DEUS estabelece. Não fomos feitos para nos exceder, nós não fomos feitos para sermos criaturas sexo cêntricas, DEUS nos fez para sermos Cristocêntricos.

Não devemos esquecer que a nossa esposa ou esposo é também nossa irmã ou irmão em CRISTO.

Assim sendo, nenhum homem tem o direito de abusar ou de escravizar o corpo de sua esposa, pelo que deve agir com moderação, consideração e respeito (I Pe. 3:7).

Depoimento Bíblico

Não vos priveis um do outro, salvo por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e novamente vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência (1 Co. 7:4-5).

O marido não deve decidir se privar de relação sexual com sua mulher salvo por mútuo consentimento, o mesmo acontece com respeito à mulher. Ambos devem se lembrar que de acordo com a Bíblia, agora são "uma só carne”.

Portanto, o marido deve se colocar à disposição do prazer da sua esposa, assim como a mulher.

4 - Maturidade do casal: psíquica, social e espiritual.

Tem a ver com o nível de responsabilidade, como a pessoa aprende a reagir com as experiências. Um relacionamento imaturo redunda num desajustamento conjugal.

Características da Imaturidade:

1 - Egocentrismo: querer prevalecer suas idéias e pontos de vista, querer estar em evidência.

2 - Falta de autodisciplina: não assumir suas responsabilidades.

3 - Falta de autocontrole: não controlar suas emoções, sentimentos, vontades.

4 - Viver de sonhos: não aguentar e não aceitar a realidade: dificuldades financeiras, problemas etc.

5 - Não admitir errar: não ter a humildade suficiente para reconhecer seus erros.

Características da Maturidade:

1 - Família como segundo centro (primeiro é DEUS): buscar sempre aquilo que seja o melhor para a família.

2 - Assumir responsabilidades: saber que o esposo e a esposa têm responsabilidades, devendo assumi-las.

 

 

PADRÕES DE MORALIDADE SEXUAL
Hb 13.4 “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros DEUS os julgará”.
O crente, inicialmente, precisa ser moral e sexualmente puro (cf. 2Co 11.2; Tt 2.5; 1Pe 3.2). A palavra “puro” (gr. hagnos ou amiantos) significa livre de toda mácula da lascívia. O termo refere-se à abstenção de todos os atos e pensamentos que incitam desejos incompatíveis com a virgindade e a castidade ou com os votos matrimoniais da pessoa. Refere-se, também, ao domínio próprio e a abstenção de qualquer atividade sexual que contamina a pureza da pessoa
diante de DEUS. Isso abrange o controle do corpo “em santificação e honra” (1Ts 4.4) e não em “concupiscência” (4.5).  Este ensino das Escrituras é tanto para os solteiros, como para os casados. No tocante ao ensino bíblico sobre a moral sexual, vejamos o seguinte: (1) A intimidade sexual é limitada ao matrimônio. Somente nesta condição ela é aceita e abençoada por DEUS (ver Gn 2.24 nota; Ct 2.7 nota; 4.12 nota). Mediante o casamento, marido e mulher tornam-se uma só carne, segundo a vontade de DEUS. Os prazeres físicos e emocionais normais, decorrentes do relacionamento conjugal fiel, são ordenados por DEUS e por Ele honrados. (2) O adultério, a fornicação, o homossexualismo, os desejos impuros e as paixões degradantes são pecados graves aos  olhos de DEUS por serem transgressões da lei do amor (Êx 20.14 nota) e profanação do relacionamento conjugal. Tais pecados são severamente condenados nas Escrituras (ver Pv 5.3 nota) e colocam o culpado fora do reino de DEUS (Rm 1.24-32; 1Co 6.9,10; Gl 5.19-21). (3) A imoralidade e a impureza sexual não somente incluem o ato sexual ilícito, mas também qualquer prática sexual com outra pessoa que não seja seu cônjuge. Há quem ensine, em nossos dias, que qualquer intimidade sexual entre jovens e adultos solteiros, tendo eles mútuo “compromisso”, é aceitável, uma vez que não haja ato sexual completo. Tal ensino peca contra a santidade de DEUS e o padrão bíblico da pureza. DEUS proíbe, explicitamente, “descobrir a nudez” ou “ver a nudez” de qualquer pessoa a não ser entre marido e mulher legalmente casados (Lv 18.6-30; 20.11, 17, 19-21; ver 18.6).  (4) O crente deve ter autocontrole e abster-se de toda e qualquer prática sexual antes do casamento. Justificar intimidade pré-marital em nome de CRISTO, simplesmente com base num “compromisso” real ou imaginário, é transigir abertamente com os padrões santos de DEUS. É igualar-se aos modos impuros do mundo e querer deste modo justificar a imoralidade. Depois do casamento, a vida íntima deve limitar-se ao cônjuge. A Bíblia cita a temperança como um aspecto do fruto do ESPÍRITO, no crente, i.e., a conduta positiva e pura, contrastando com tudo que representa prazer sexual imoral como libidinagem, fornicação, adultério e impureza. Nossa dedicação à vontade de DEUS, pela fé, abre o caminho para  recebermos a bênção do domínio próprio: “temperança” (Gl 5.22-24). (5) Termos bíblicos descritivos da imoralidade e que revelam a extensão desse mal. (a) Fornicação (gr. porneia). Descreve
uma ampla variedade de práticas sexuais, pré ou extramaritais. Tudo que significa intimidade e carícia fora do casamento é  claramente transgressão dos padrões morais de DEUS para seu povo (Lv 18.6-30; 20.11,12, 17, 19-21; 1Co 6.18; 1Ts 4.3). (b) A lascívia (gr. aselgeia) denota a ausência de princípios morais, principalmente o relaxamento pelo domínio próprio que leva à conduta virtuosa (ver 1Tm 2.9 nota, sobre a modéstia). Isso inclui a inclinação à tolerância quanto a paixões pecaminosas ou ao seu estímulo, e deste modo a pessoa torna-se partícipe de uma conduta antibíblica (Gl 5.19; Ef  4.19; 1Pe 2.2,18). (c) Enganar, i.e., aproveitar-se de uma pessoa, ou explorá-la (gr. pleonekteo, e.g., 1Ts 4.6), significa privá-la da pureza moral que DEUS pretendeu para essa pessoa, para a satisfação de desejos egoístas. Despertar noutra pessoa estímulos sexuais que não possam ser correta e legitimamente satisfeitos, significa explorá-la ou aproveitar-se dela  (1Ts 4.6; Ef 4.19). (d) A lascívia ou cobiça carnal (gr. epithumia) é um desejo carnal imoral que a pessoa daria vazão se  tivesse oportunidade (Ef 4.22; 1Pe 4.3; 2Pe 2.18; ver Mt 5.28).

Ajuda de BEP da www.cpad.com.br e da Revista da CPAD 2º Trimestre 2004 e de www.estudosbiblicos.com (Família).

 

)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

Lições Bíblicas CPAD - Jovens e Adultos -  2º Trimestre de 2004

 Título: Família Cristã — Eu e a minha casa serviremos ao Senhor

Comentarista: Eliezer de Lira e Silva

  Lição 3: Namoro, noivado e casamento

 

TEXTO ÁUREO

“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” (2Co 6.14).

 

VERDADE PRÁTICA

Como novas criaturas em CRISTO, fomos chamados a uma vida santa e separada para Ele, sem qualquer comunhão com as trevas, o que inclui o jugo desigual no casamento.

 

LEITURA DIÁRIA

Segunda — Rm 12.1,2 Evitemos o modelo do mundo

Terça — 1Pe 1.15,16 DEUS nos chamou para a santidade

Quarta — Dt 7.3,4 DEUS já disse: Não!

Quinta — Sl 1.1,2 Aviso contra as más companhias

Sexta — 1Co 15.33 Más companhias corrompem

Sábado — 1Co 3.16 O crente: habitação do ESPÍRITO SANTO

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Êxodo 34.14-16; 2 Coríntios 6.14-18.

Êxodo 34.14 — Porque te não inclinarás diante de outro deus; pois o nome do Senhor é Zeloso; DEUS zeloso é ele;

15 — para que não faças concerto com os moradores da terra, e não se prostituam após os seus deuses, nem sacrifiquem aos seus deuses, e tu, convidado deles, comas dos seus sacrifícios.

16 — e tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, e suas filhas, prostituindo-se após os seus deuses, façam que também teus filhos se prostituam após os seus deuses.

2 Coríntios 6.14 — Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?

15 — E que concórdia há entre CRISTO e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?

16 — E que consenso tem o templo de DEUS com os ídolos? Porque vós sois o templo do DEUS vivente, como DEUS disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu DEUS, e eles serão o meu povo.

17 — Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei;

18 — e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso.

 

PONTO DE CONTATO

Se você já teve a oportunidade de ir à zona rural e observar os animais puxarem o arado ou o carro de boi entenderá perfeitamente a alegoria bíblica. É muito interessante analisar como é importante eles pertencerem à mesma espécie e possuírem as mesmas características físicas. Quanto maior for a semelhança entre eles, melhor fluirá o trabalho no arado. Assim é no casamento, quanto maior compatibilidade houver entre o casal, mais fácil e feliz serão o processo de adaptação ao casamento e a convivência entre os cônjuges.

 

OBJETIVOS

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

Explicar a importância da escolha do futuro cônjuge.

Enumerar os vários tipos de jugos desiguais existentes na vida.

Identificar o propósito do namoro, noivado e casamento.

 

SÍNTESE TEXTUAL

Há muitas coisas na vida nas quais você não pode exercer seu direito de escolha, como por exemplo a família, ninguém escolhe em que lar irá nascer. Todavia, DEUS é tão maravilhoso que nos permite decidir com quem formaremos uma nova família. Isto é um presente concedido pelo nosso criador e como todo presente, podemos fazer com ele o que desejarmos. Rejeitá-lo ou aceitá-lo, aproveitá-lo o máximo possível, ou ainda dá-lo para outra pessoa. Esta é a segunda decisão mais importante da nossa vida — a primeira é aceitar a JESUS como Salvador — e, portanto, deve ser feita com muito cuidado, e obedecer a alguns critérios: A pessoa possui um compromisso firme com DEUS? As diferenças socioeconômicas são perfeitamente conciliáveis? Feito isso, os propósitos traçados por DEUS para o casamento, que é um processo contínuo e dinâmico de adaptação e aperfeiçoamento conjugal, como a felicidade do casal, o companheirismo, a intimidade, a origem de novos lares, a vitaliciedade e o testemunhar de CRISTO serão plenamente atingidos.

 

ORIENTAÇÃO DIDÁTICA

Leve uma corda para a sala de aula. Solicite a colaboração de dois voluntários. Pegue a corda, amarre uma ponta na cintura de um aluno e a outra ponta na do outro. Depois peça que eles permaneçam lado a lado. Ao seu sinal, eles deverão andar para direções opostas. Todos observarão que é impossível saírem do lugar desta maneira. Depois escreva no quadro de giz a seguinte sentença: “Os opostos se atraem”. Agora discuta com sua turma.

 

COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO

A família é a unidade básica do gênero humano, instituída por DEUS no Éden, a partir do marido e da mulher (Adão e Eva), como meio de propagação da raça humana. Em resumo, é o conjunto de pessoas unidas por laços de parentesco, partindo do casamento. Quando DEUS estabeleceu a família, também designou um local apropriado para que o primeiro casal constituísse o seu lar, que é o ambiente onde mora a família. A comunidade, desde a menor até à metrópole, depende do lar para a sua existência; por isso, quando o lar fracassa e se desmorona, a comunidade torna-se um caos. 

I. NAMORO

1. Definição do termo. Namorar é literalmente “despertar amor em alguém”. O termo é uma redução ortográfica do verbo enamorar. Namoro, no sentido sério, é uma fase de conhecimento social e amoroso entre um homem e uma mulher que pretendem se casar.

2. Namoro de verdade. É evidente que estamos a tratar de namoro responsável, de compromisso, de duas pessoas que estão com o propósito de casar e estabelecer uma família. Não estamos a falar aqui de duas pessoas irresponsáveis, imaturas e compulsivas, que encaram o namoro como um passatempo sem propósito; uma aventura passional, fruto de compulsão, de uma febre, de imitação. 

3. O namoro hoje. O namoro hoje está ocorrendo quase todo fora do lar e infelizmente deixou de ser romântico e doméstico. Por isso, quase não há mais namoro realmente afetivo, e sim de motivação instintiva; logo, há tanto envolvimento sexual no namoro hoje.

 

II. O JUGO DESIGUAL NO NAMORO, NOIVADO E CASAMENTO (2Co 6.14)

Não está dito “o jugo”, como se fosse um só, mas “um jugo”. Jugo é um implemento de trabalho, tipo canga, que se unem os bois para puxarem o arado ou o carro. O “jugo desigual” do qual fala o texto bíblico, ocorre quando se coloca no mesmo jugo animais de espécies diferentes, o que é proibido na lei de DEUS (Dt 22.10; Lv 19.19). Esses animais são também diferentes no tamanho, na altura, no passo, na força, na alimentação etc. Em 2 Coríntios 6.14-17, a Bíblia, usando o termo jugo figuradamente, apresenta lições práticas preventivas para a vida do crente, a fim de que este evite a antibíblica e pecaminosa comunhão com o descrente. Este pode tornar-se “bonzinho” e até mesmo “quase crente” para conquistar o pretendente ao namoro, mas jamais mudará de vida, como está escrito em João 3.3,5 e 2 Coríntios 5.17.

 1. Jugos desiguais na vida. 

Alguns desses casos podem não parecer jugos desiguais agora, mas se não forem evitados hoje no namoro e no noivado, eles levarão a um casamento problemático, indesejável e infeliz.

a) O jugo desigual da fé, da religião e da igreja. A ordem divina contrária é bem clara em textos como Deuteronômio 7.3,4; Esdras 9.2,12; Neemias 13.25. A doutrina bíblica é esclarecedora: “Casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor” (1Co 7.39). O namorado incrédulo não tem compromisso com a doutrina bíblica, com a vontade de DEUS, com a santidade, com a pureza de atitudes.

b) O jugo desigual do caráter. Quando lemos Mateus 5.13,14 e Filipenses 2.15; 4.8, temos a certeza de que o caráter cristão não se coaduna com o caráter tortuoso de quem não teme a DEUS.

c) O jugo desigual da idade. Se a diferença de idade é descabida, absurda e inadmissível, num curto prazo isso se transformará num jugo entre os dois. A idade, no seu devido tempo, afeta na pessoa as suas emoções, a cosmovisão da vida, o comportamento social, a vitalidade, a mentalidade etc.

d) O jugo desigual socioeconômico. Não parece, mas se isso não for amplamente abordado no devido tempo, pode tornar-se um jugo, como a disparidade na escolaridade, feitio da personalidade, status social, doença crônica ou preexistente, estado civil pré-matrimonial etc.

e) O jugo desigual e suas consequências nos filhos amanhã. Em Neemias 13.23-26, vemos os males resultantes do casamento de crente com incrédulo recaírem sobre os filhos. Eles perderam a sua identidade como povo do Senhor. 

III. NOIVADO

É a fase de preparação para o casamento. Nos tempos bíblicos, o noivado já era a primeira fase do casamento, e portanto não podia ser desfeito banalmente como hoje. Enquanto noivos, antes das bodas, o rapaz e a moça residiam normalmente com os seus pais, sem qualquer envolvimento sexual.

 

1. A escolha do futuro cônjuge. A primeira escolha mais importante de toda nossa vida é a de aceitar a JESUS como nosso Salvador e Senhor. A segunda é a de um cônjuge, para juntos compartilharmos a jornada da vida. Isso dá uma ideia da inestimável importância do casamento para quem o leva a sério. Uma escolha malfeita terá más consequências pelo resto da vida, a menos que o casal recorra a DEUS. 

2. O lado espiritual da escolha. “Do Senhor vem a mulher prudente” (Pv 19.14). Para uma acertada escolha é preciso depender de DEUS, que conhece todas as coisas e pessoas. Isso é válido para o homem e para a mulher (Ver Gênesis 24, todo o capítulo). Buscar a DEUS, de coração e sem reservas, é o primeiro passo nesse sentido. 

3. O lado humano e pessoal da escolha. “O que acha uma mulher acha uma coisa boa e alcançou a benevolência do Senhor” (Pv 18.22). Achar é resultado de uma procura; é a parte humana neste assunto.

4. O noivado em si. Os noivos deverão a todo custo buscar aconselhamento pré-marital na igreja, sob a forma de curso ou reuniões específicas para isso, e conversar com o pastor da igreja sobre o assunto. Isso feito com oração e propósito dos noivos de viverem nos caminhos do Senhor, conforme Efésios 5.21-33; 6.1-4 muito ajuda na estabilidade e felicidade do casamento. 

IV. CASAMENTO

O casamento é uma instituição social de origem divina, fundada no princípio da raça humana, para dar origem e sustentação à família (Gn 2.22-24; Mt 19.4-6). Quanto ao ato, o casamento é um concerto, ou aliança, feito entre pessoas de sexos opostos — diante de DEUS, da família, da igreja — de serem marido e mulher enquanto viverem (Ml 2.14). 

1. O casamento — a fase de união. 

É a fase da união dos noivos. O bom casamento é mais do que uma união de corpos; é uma comunhão plena de duas pessoas por amor. “Unir-se-á à sua mulher” (Gn 2.24; Mt 19.5). Um bom casamento deve ser também a união de duas famílias. 

2. O casamento — um estado digno e honroso (Hb 13.4). 

Isto acha-se também em Salmos 107.41; Efésios 5.31. O fato de JESUS comparecer a uma festa de casamento em Caná da Galileia, e ali realizar o seu primeiro milagre, muito dignifica o casamento. 

3. O casamento — uma mudança de vida. O casamento como DEUS o instituiu não muda nunca.

a) Gênesis 2.24. O casamento na sua gênese. “Deixará o homem seu pai e sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão os dois uma só carne”. Casar é passar a viver independente dos pais.

b) Mateus 19.5. O casamento nos dias de CRISTO. O texto bíblico inicial não mudou nada. Casar é viver a dois indissoluvelmente.

c) Efésios 5.31. O casamento nos dias da Igreja. O texto bíblico inicial de Gênesis 2.24 em nada mudou, no sentido de tornar-se, vir a ser. Casar é um processo contínuo e dinâmico de adaptação e aperfeiçoamento conjugal. Quando da criação do ser humano, de um só (Adão), DEUS criou os dois (Adão e Eva); no casamento, DEUS, dos dois quer fazer um. 

4. Propósito de DEUS para o casamento. Alguns dos propósitos de DEUS no casamento:

a) Felicidade em geral do casal. “Bem-aventurado” (Sl 128.2); “seja bendito” (Pv 5.18a); “goza a vida” (Ec 9.9).

b) Companheirismo, intimidade e complementação mútua do casal (Gn 2.18,24; 1Co 11.11).

c) Dar origem a novos lares. Novas famílias para a preservação da raça humana (Mt 19.5).

d) Vitaliciedade (Mt 19.6).

e) Testemunhar de CRISTO e da sua Igreja (Ef 5.31,32).

 

CONCLUSÃO

Sempre que alguém da família está debilitado espiritualmente, toda a família sofre. O “jugo desigual”, tanto no namoro, noivado e casamento quanto em outras áreas de amizade, traz desequilíbrio à vida cristã individual e familiar. Que ninguém pense em ser feliz na vida em família, sem atentar para as normas bíblicas do Criador que a instituiu.

 

VOCABULÁRIO

Banal: Vulgar, trivial, corrente, corriqueiro.
Compulsão: Ato de obrigar, forçar, coagir, constranger.
Cosmovisão: Concepção ou visão do mundo.
Descabido: Que não tem cabimento; impróprio, inconveniente, inoportuno.
Disparidade: Qualidade do que é díspar; desigualdade; dessemelhança.
Indissolúvel: Que não se pode tornar nulo ou extinguir.
Inestimável: Que não se pode estimar ou avaliar; incalculável, inapreciável.
Instintivo: Que age guiado apenas pelo instinto.
Passional: Relativo à paixão, causado por paixão.
Pré-marital: Anterior ao casamento.
Vitaliciedade: Que dura a vida inteira, ou que a isso é destinado.

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

E DEUS Fez A Família. Estevam Ângelo de Souza, CPAD.
Orientações práticas para um casamento feliz. Davi Tavares Duarte, CPAD.

 

EXERCÍCIOS

1. Qual a diferença entre família e lar?

R. Família é o conjunto de pessoas unidas por laços de parentesco, partindo do casamento; e lar é o ambiente onde ela mora.

2. Qual a definição do termo namorar?

R. É literalmente despertar amor em alguém.

3. Que é noivado?

R. É a fase de preparação do casamento.

4. O que é “jugo desigual”, no caso do crente?

R. Ele ocorre quando o casal possui grandes diferenças entre si no que toca a fé, o caráter, a idade etc.

5. Quais os propósitos de DEUS para o casamento?

R. Felicidade em geral do casal, companheirismo, intimidade, originar novos lares etc.

 

AUXÍLIOS SUPLEMENTARES

Subsídio Bibliológico

“A nossa mensagem é dirigida especialmente aos jovens que pretendem constituir um lar. Começamos pelo período do noivado, que é tempo certo para o lançamento das bases para o enlace matrimonial. Passaremos agora a uma série de recomendações que podem constituir pré-requisitos para um casamento feliz:

a) Vida de oração — Os noivos devem orar muito a DEUS, reservar tempo a esse exercício sagrado, ao invés das horas de aproximação excessiva…

b) Certos da vontade do Senhor — Antes da decisão, devem ter certeza de que o casamento é a vontade de DEUS…

c) Firmeza de propósitos — Devem possuir firmeza de propósitos quanto a obediência à sã doutrina, na direção do ESPÍRITO SANTO…

d) Proteção à integridade do casamento — Os jovens que se amam e se respeitam não serão egoístas, pois visarão à felicidade e ao bem-estar um do outro. Cada um fará a sua parte para proteger a integridade do casamento, sabendo que, ao se tornarem marido e mulher, terão toda a liberdade.

e) Domínio em todas as circunstâncias — Devem conservar-se sem culpa diante de DEUS. Um casamento pode chegar à ruína se os contraentes levarem para ele o peso de culpa, por causa das liberdades que mantiveram antes ou durante o noivado. Tais comportamentos podem gerar desconfiança, frustração e atrair maldição de DEUS.

f) Preparo psicológico e espiritual — O amor alicerçado na sinceridade e no respeito pode se tornar puro como diamante e mais forte do que a morte.

g) Preparo econômico — A fé em DEUS não induz ao descuido e à displicência. Ao contrário, produz suficiente visão dos deveres e responsabilidades quanto à constituição e manutenção do lar… Daí a importância do jovem, antes do casamento, conseguir trabalho capaz de assegurar-lhe essas condições, mesmo que em proporções mínimas, em função da nova vida.

h) Preparo físico — O despreparo físico ou falta de saúde de um dos jovens podem transformar o casamento em um peso, uma frustração.

Por fim, o casamento é o passo decisivo e o começo de uma jornada que pode durar longos anos. É o propósito de DEUS, bem como a esperança dos pais que a vida conjugal dos filhos seja assinalada de alegria, de prosperidade, de bênção do céu e plenamente feliz. Só assim estarão tranquilos, e DEUS será glorificado.

Com o casamento, evidencia-se o amor mútuo, que gera o senso de pertencer um ao outro, o desejo de ajudar e procurar o ajustamento necessário como companheiros da mesma sorte. As lutas, as vitórias, os problemas e a alegria são comuns a todo lar. O casamento exige o cumprimento, com dignidade, das promessas de honrar, proteger, ajudar e ser fiel um ao outro, até que a morte os separe” (…E DEUS fez a família. CPAD, pp.45-48).

 

))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

REVISTA 1TR24, Lição 2, NA ÍNTEGRA 

Escrita Lição 2, BETEL, Namoro, Noivado e Casamento, 1Tr24, Pr Henrique, EBD NA TV

Para me ajudar PIX 33195781620 (CPF) Luiz Henrique de Almeida Silva

 

EBD, Revista Editora Betel, 1° Trimestre De 2024, Tema: FAMÍLIA, UM PROJETO DE DEUS – Moldando lares estruturados, saudáveis e estabelecendo um legado de valores segundo a Bíblia Sagrada 

 

ESBOÇO DA LIÇÃO

1- O NAMORO CRISTÃO

1.1. Conceito de namoro cristão.

1.2. Quando se deve começar o namoro. 

1.3. Namoro escondido a prolongado. 

2- O NOIVADO CRISTÃO

2.1. O noivado é a fase do planejamento. 

2.2. A compreensão de que cada um leva um tipo de bagagem para o casamento.

2.3. A consciência de que está começando uma nova família. 

3- O CASAMENTO CRISTÃO

3.1. O casal cristão não deve andar pela própria cabeça nem pela cabeça dos outros. 

3.2. Os cônjuges precisam saber que eles representam um tesouro um para o outro. 

3.3. O casal cristão precisa dar bom exemplo da união conjugal.  

 

TEXTO ÁUREO

“Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do Senhor”. Provérbios 18.22

 

VERDADE APLICADA

Dependemos da luz da Palavra de DEUS e da ação do ESPÍRITO SANTO para vivenciarmos o namoro, noivado e casamento para a glória de DEUS.

 

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Mostrar que o namoro é a fase do conhecimento.
Destacar que o noivado é a fase do planejamento
Ressaltar que o casamento não pode ser experimental.

 

TEXTOS DE REFERÊNCIA - DEUTERONÔMIO 20.7; 1 CORÍNTIOS 7.1-2,9; 1TESSALONICENSES 4.3
7 E qual o homem que está desposado com alguma mulher e ainda a não recebeu? Vá e tome-se sua Casa, para que, porventura, não morra na peleja, a algum outro homem a receba.

1 CORÍNTIOS 7
2 Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, a cada uma tenha o seu próprio marido.
9 Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque melhor casar do que abrasar-se.

1TESSALONICENSES 4
3 Porque esta é a vontade de DEUS, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição.

 

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA – Gn 2.18 DEUS viu que não era bom o homem estar só.
TERÇA – Ec 9.9 Desfrutar a vida com a sua mulher.
QUARTA – Am 3.3 O acordo é indispensável no casamento
QUINTA – Mt 19.6 O casamento não é experimental.
SEXTA – Mt 19.8 A falta de perdão mostra dureza de coração.
SÁBADO – 1 Co 13.5 O amor não se porta levianamente


HINOS SUGERIDOS: 175, 150, 195

 

MOTIVO DE ORAÇÃO

Ore para que os jovens façam a escolha certa na hora de namorar, noivar e casar-se. 

 

INTRODUÇÃO

Na presente lição trataremos acerca da relevância do namoro, noivado e casamento serem vivenciados pelo povo de DEUS de acordo com os princípios bíblicos. São aspectos da vida que precisam de atenção e cuidado, pois fazem a diferença no testemunho cristão, na qualidade de vida e na formação das futuras gerações.

 

1- O NAMORO CRISTÃO

Namoro é a fase de conhecimento mútuo. Nesta fase procura-se conhecer o temperamento, o caráter, a vida pregressa e os antecedentes da pessoa amada, os seus familiares, checar como ela se comporta dentro de casa, como ela trata os seus pais, como ela trata as coisas de DEUS. Qual o seu interesse pelo trabalho e pelo crescimento pessoal. Elas irão compartilhar novas experiências e, mesmo tendo uma relação afetiva e comprometida socialmente, ainda não se tem vínculo matrimonial perante a lei civil nem religiosa. O compromisso é ético e moral, pois não se avança o sinal.

 

1.1. Conceito de namoro cristão

O conceito de namoro cristão é diferente daquele que não tem terror a DEUS, pois o namoro não é brincadeira, nem passatempo de quem não tem o que fazer. Ele segue os princípios da Palavra de DEUS, pois não é a fase de conhecimento íntimo, nem aumento das intimidades. Muito menos dar prova de amor e chegar até ter filhos antes do casamento. Muitas jovens ainda estão caindo nesse conto. Biblicamente, a relação conjugal é homologada pelo casamento [ 1 Co 7.28]. O amor não se porta com indecência [1Co 13.5]. Frederick K. C. Price: “A ordem de DEUS é que as atividades sexuais do homem e da mulher sejam concretizadas dentro do casamento”.

 

O conceito de namoro é para conhecer melhor, por meio do diálogo, que é a forma mais adequada de se comunicar, e, também, da observação. Para identificar na pessoa amada pontos positivos e negativos. Para se chegar uma conclusão se a melhor escolha, a pessoa certa. Lembre-se: não existem pessoas perfeitas, mas precisa chegar mais próximo daquilo que é o ideal ou que se espera. Dizem que o amor e cego; eu discordo; para mim a paixão é que cega, porque acabando a paixão aparecem todos os defeitos. A paixão tira o raciocínio lógico.

 

1.2. Quando se deve começar o namoro 

Para tudo na vida tem o seu tempo determinado, alguns começam prematuramente, precocemente. Namoro muito cedo, com certeza, falta maturidade, responsabilidade e condições para firmar um compromisso mais sério. Interrompem projetos profissionais, sacrificam estudos e a própria adolescência. Cuidado com a motivação para o casamento, muitos querem começar cedo porque não aguentam mais os pais, porque ouviram uma profecia; porque têm medo de perder uma pessoa por causa da beleza ou corpo esbelto, escultural. DEUS tem o melhor para você no tempo certo.

 

Cuidado com o namoro pela Internet, o namoro virtual é muito perigoso e tem muitos inescrupulosos usando desse artifício; eles mudam perfis para enganar os incautos e ingênuos. Quando conhecer uma pessoa via redes sociais, procure conhecê-la também pessoalmente, saber dos seus antecedentes e da história de sua família. Cuidado com o jugo desigual [2Co 6.14-15]. Namorar com pessoas incrédulas, ímpias, infiéis, denominações e seitas que pregam heresias.

 

1.3. Namoro escondido a prolongado 

O namoro deve ser declarado e compromissado perante as famílias. O cristão não deve ter nada a esconder, deve ser transparente. A verdade e a sinceridade são atitudes de cristão sério. Deve-se respeitar o princípio de autoridade, falando com os pais, pois o consentimento dos pais de suma importância. Quando se começa um namoro será respaldo dos pais, procura de maldição para a sua própria vida. Não é aconselhável um namoro prolongado demais, deve prevalecer o bom senso. Não pode ser curto demais, quando não dá tempo suficiente de conhecimento e casa enganado, deve haver equilíbrio para tudo na vida. Namoro muito demorado pode dar lugar à liberdade excessiva.

Não continue o namoro se já enxergou que não deu certo. Não fique iludindo a outra pessoa, quanto mais o tempo passa mais difícil fica de se desvencilhar. Não deixe para terminar o namoro só depois do casamento, pois normalmente o divórcio começa no namoro com a pessoa errada a não ter coragem de terminar. Não use um namoro atual só para esquecer o outro, sem gostar da pessoa ou para pirraçar a outra.

 

EU ENSINEI QUE:

Namoro é a fase de conhecimento mútuo.

 

2- O NOIVADO CRISTÃO

Noivado é um período intermediário entre o namoro e o casamento e deve ser usado para planejar a vida a dois. O noivado vem confirmar que o namoro deu certo e que se pode avançar para um compromisso mais sério num futuro próximo. Nesta fase normalmente é declarado publicamente para as famílias e a igreja o interesse de se casarem; colocando-se então em seus dedos um anel como sinal de que estão comprometidos um com o outro e começam os preparativos para o matrimônio. Mas o padrão divino continua prevalecendo como foi no namoro, uma vida casta e santa na presença de DEUS.

 

2.1. O noivado é a fase do planejamento 

Planejar é montar hoje o amanhã. Enxergar mais longe e se preparar para o futuro; começar a agir e tomar decisões sábias. Algumas perguntas deverão ser respondidas pelos noivos: Onde vamos morar? A residência será própria ou alugada? Onde vamos congregar e servir a DEUS? Quantos filhos vamos ter? Qual a nossa renda familiar? Vamos realizar festa de casamento? Quantos convidados e quantas testemunhas? Vamos viajar de lua de mel? Para onde? Que tipo e padrão de móveis teremos em nossa casa? Quais as prioridades na compra dos móveis e eletrodomésticos?

 

Os noivos ainda deverão responder outras perguntas, tais como: Quais as nossas pretensões intelectuais? Vamos continuar estudando depois de casados? Quais as nossas pretensões profissionais? Vamos buscar a especialização numa determinada área? Quais as nossas pretensões espirituais? Vamos ajudar em alguma área específica na igreja? O crescimento do casal deverá acontecer junto, em acordo [Am 3.3]. Nunca deverão ser concorrentes, mas parceiros e um lutar pelo progresso e felicidade do outro.

 

2.2. A compreensão de que cada um leva um tipo de bagagem para o casamento

Algumas bagagens só serão conhecidas depois do casamento. Muitas jamais serão resolvidas ou sanadas, mas todas poderão ser amenizadas com compreensão e ajuda mútua. Normalmente bagagens de traumas, de complexos pessoais, de frustrações, de sequelas de sofrimento, discriminação, preconceito.

Normalmente da falta de infância, molestamentos, assédios, abusos sexuais, abandonos, pais separados. Normalmente órfãos ou que nunca chegou a conhecer os pais. Normalmente traumas por ter sido adotado quando criança por outra família. Normalmente de privações e necessidades básicas mal atendidas. Normalmente uma doença congênita ou hereditária, por exemplo, diabetes. Os noivos precisam estar dispostos a ajudar um ao outro e, às vezes, levar por toda a vida [1 Co 13.7].

 

Quando os noivos sabem de fato o que amar um ao outro, a situação fica mais branda e conseguimos ajudar e passar por cima de tudo, porque o amor se torna mais forte. Amar é se importar com alguém. O amor não tem padrão, nem forma, mas essência. Amar e fazer o bem a outra pessoa a ponto de ela esquecer as mazelas do passado e ganhar uma nova disposição para a vida. Amar e fazer o que a outra pessoa gosta e procurar fazê-la feliz. Quando você ama de verdade, você ama a pessoa Como ela e, sem precisar remodelar ou mudar, você a ama do jeitinho dela.

 

2.3. A consciência de que está começando uma nova família 

A Bíblia diz: “Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher” [Mt 19.5]. O destino dessa nova família está na responsabilidade e comando do casal. Não se aceita intromissões, interferências a pitacos de ninguém. Conselhos dos pais são bem-vindos, desde que não coloque um contra o outro ou afete o relacionamento dos dois. Constituir uma nova família dá a entender que é viver financeiramente próprias custas e uma compreensão que é deixar geograficamente, estar morando em outra residência. Quando você vive às custas dos pais ou sogros, abre-se brechas para que eles interfiram no seu casamento. Aprender a conviver com os parentes harmonicamente será prejudicar o seu casamento.

 

Os laços de intimidade com a família de origem devem ser cortados, pois quem não consegue se desvencilhar da família de origem terá dificuldade em constituir uma nova. Entenda também que a vida de solteiro depois do casamento acabou. Muitos casamentos têm problemas de relacionamento porque alguns cônjuges querem continuar a viver a vida de solteiro. Fazer o que querem sem acordo da pessoa amada. Tudo agora tem que convergir para os dois, infelizmente quem quer continuar uma vida a não pode pretender casar-se, porque a vida de solteiro não coaduna com a vida de casado.

 

EU ENSINEI QUE:

Noivado um período intermediário entre o namoro e o casamento e deve ser usado para planejar a vida a dois.

 

3- O CASAMENTO CRISTÃO

Hebreus 13.4 diz que o matrimônio deve ser digno de honra e o leito deve ser sem mácula, pois DEUS julgará aos devassos e adúlteros. Em todos os casamentos têm opiniões contrárias, pontos de vista diferentes, discordâncias em alguns assuntos e atitudes, as vezes isso gera conflitos. Podem estar relacionados a administração financeira, práticas sexuais, ao lazer, a férias, educação dos filhos e outros assuntos inerentes ao casamento, mas as diferenças podem ser vistas como desafios a aprendizado para os cônjuges, isso vai depender de como encarar e resolver os assuntos.

 

3.1. O casal cristão não deve andar pela própria cabeça nem pela cabeça dos outros 

Não ande pela sua própria cabeça, use o manual do casamento: a Bíblia Sagrada. Ela tem instruções e respostas para todas as situações. Nem sempre o que a lícito me convém [1Co 6.12]. Nem sempre o que a lícito me edifica [1 Co 10.23]. Nem sempre o que eu posso fazer é o melhor para o meu casamento. Não ande pela cabeça dos outros, eles não conhecem a realidade do seu casamento. Muitos querem ser “salvador da pátria” dando conselhos, mas não sabem nem para eles. São pouquíssimas as pessoas preparadas para dar conselhos conjugais.

 

Como que uma pessoa descasada pode dar conselhos a quem está lutando pelo seu casamento? A não ser que essa pessoa tenha se arrependido amargamente de sua separação. Se for pedir conselhos, olhe primeiro a vida pregressa, o passado limpo e a experiência conjugal da pessoa naquele conselho que você precisa. Uma pessoa que destruiu o seu casamento não pode ser líder de casais, dar palestras, fazer encontros de casais ou até mesmo realizar um casamento, porque ele precisa dizer: até que a morte os separe [Rm 7.2-3]. De incoerências já estamos cheios.

 

3.2. Os cônjuges precisam saber que eles representam um tesouro um para o outro 

Quem não cuida bem do seu tesouro poderá ter surpresa ao longo do casamento, pois se alguém não cuida bem do seu tesouro, aparecerá outro para cuidar. Se alguém não cuida bem do seu tesouro, está desprezando o presente de DEUS e o que Ele instituiu [Gn2.18-24]. Não podemos deixar exposto o nosso tesouro. O ladrão gosta de roubar tesouro e tem muitos gaviões soltos! Quem ama o seu tesouro não negligencia, não é relaxado, não trata de qualquer maneira. Antes cuida, protege a guarda com todo cuidado e carinho [Mt 6.21].

 

Muitas pessoas tratam os parentes, os irmãos da igreja e as pessoas de fora melhor do que o seu cônjuge. Um homem deve amar sua esposa como parte de si próprio; e a esposa deve cuidar e respeitar profundamente o marido [Ef 5.22-33]. Trate bem, seja educado, honre, respeite, cuidado com o mau humor frequente. Não seja uma pessoa antipática: desagradável, discordante, implicante, que critica tudo e nunca faz um elogio ou reconhece os dotes da pessoa amada.

 

3.3. O casal cristão precisa dar bom exemplo da união conjugal 

O nosso verdadeiro testemunho sai de dentro da nossa Casa. Use o seu casamento para ser exemplo de união consolidada para a sociedade, para os seus filhos e seus netos. A sociedade está precisando ver em nós, cristãos, famílias estruturadas e lares sólidos. De maus exemplos a sociedade está cheia. Como os vizinhos nos veem? Como a igreja nos vê? Como os parentes nos veem? Como os amigos nos veem? Como os filhos e netos nos veem? Pense no que você poderá deixar de bom para a sua posteridade. Pense no legado que ficará. O bem maior que podemos deixar para a nossa descendência não é a escolaridade (diplomas), não é a herança patrimonial (bens), mas uma vida digna, honrada e exemplar [Pv 22.1].

 

Procure ter ética no casamento, não fale mal um do outro para outras pessoas, não divulgue as coisas negativas do seu casamento. Não discuta com o seu cônjuge na frente dos filhos, tudo que a gente conversa perto dos filhos, eles assimilam. Não exponha a vida financeira, vida sexual, conflitos conjugais, a família do seu cônjuge. Se você contar a sua vida, as suas intimidades, não estará dando bom testemunho e servindo de exemplo para outros casamentos.

 

EU ENSINEI QUE:

O matrimônio deve ser digno de honra e o leito deve ser sem mácula.

 

CONCLUSÃO

Como povo de DEUS temos a responsabilidade de fazer “tudo para glória de DEUS” [ 1 Co 10.31], inclusive o namoro, noivado e casamento. Para tanto, é importante termos a consciência de que dependemos da ajuda do ESPÍRITO SANTO, da luz da Palavra de DEUS a de cultivarmos uma vida de oração e de vigilância também em relação a estes aspectos.