Escrita Lição 7, Betel, O Verdadeiro Discípulo reconhece que sua segurança vem de DEUS, 4Tr23, Pr Henrique, EBD NA TV

Lição 7, Betel, O Verdadeiro Discípulo reconhece que sua segurança vem de DEUS, 4Tr23, Pr Henrique, EBD NA TV

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 EBD, Revista Editora Betel, 4° Trimestre De 2023, TEMA: Terceira Epistola de João – Instituindo o discipulado baseado na verdade, no amor e fortalecendo os laços da fraternidade Cristã 

 



ESBOÇO DA LIÇÃO

1- DEUS CAPACITA

1.1. DEUS não mima, forma 

1.2. DEUS não poupa, prova 

1.3. DEUS não ilude, transforma

2- JUVENTUDE E MATURIDADE

2.1. Não ser neófito 

2.2. Ter responsabilidade e excelência 

2.3. Dar bom testemunho 

3- ALIANÇA E COMPROMISSO

3.1. Manter-se firme 

3.2. Defender a verdade 

3.3. Ir até o fim em seu chamado

 

TEXTO ÁUREO

“Porque DEUS não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.” 2 Timóteo 1.7

 

VERDADE APLICADA

É possível, mesmo com limitações humanas, cumprir o ministério cristão com confiança em DEUS, fidelidade e no poder do ESPÍRITO SANTO

 

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Ensinar que a capacitação ministerial vem de DEUS.
Mostrar que maturidade não tem a ver com idade.
Falar que não há ministério sem aliança com DEUS

 

TEXTO REFERÊNCIA - JEREMIAS 1.4-9
4 Assim veio a mim a palavra do Senhor dizendo:
5 Antes que te formasse no ventre, te conheci; e antes que saísses da madre, te santifiquei às nações te dei por profeta.
6 Então disse eu: Ah Senhor Jeová Eis que não sei falar, porque sou uma criança
7 Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou uma criança, porque, aonde quer que eu te enviar, irás e tudo quanto te mandar dirás
8 Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar diz o Senhor
9 E estendeu o Senhor a sua mão e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca.

 

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA – 2Cr 20.20b Ter segurança em DEUS.
TERÇA – SI 11. 5 O Senhor prova o justo.
QUARTA – Jr 11.2 DEUS fala por meio de aliança.
QUINTA – Jr 17.7 Quem confia em DEUS é bendito.
SEXTA – 2Co 12.9 O fraco precisa da graça de DEUS.
SÁBADO – 1 Tm 3.7 O bom testemunho é essencial ao discípulo de Cristo.


HINOS SUGERIDOS: 418,484, 519

 

MOTIVO DA ORAÇÃO

Ore para que o discípulo de CRISTO supere sua insegurança, confiando sempre em DEUS.

 

 

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SUBSÍDIOS EXTRAS PARA A LIÇÃO

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Lições Bíblicas Aluno - Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2010
Comentários da revista da CPAD: Pr. Claudionor de Andrade
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
 
JEREMIAS - Esperança em tempos de crise
 
 
LIÇÃO 1 - JEREMIAS, O PROFETA DA ESPERANÇA
Lições Bíblicas Aluno - Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2010
Jeremias - Esperança em tempos de crise
Comentários da revista da CPAD: Pr. Claudionor de Andrade
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev.. Luiz Henrique de Almeida Silva
 
 
TEXTO ÁUREO:
"Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás" Jr 1.7).
 
 
VERDADE PRÁTICA:
A missão do homem de DEUS é inegociável. Ele foi chamado para cuidar dos interesses do Todo-Poderoso, e proclamar com isenção e coragem a sua Palavra.
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Jr 1.1 A origem sacerdotal de Jeremias
Terça - Jr 1.5 A vocação profética de Jeremias
 
Quarta - Jr 16.2 O estado civil de Jeremias
Quinta - Jr 32.9-12 A propriedade comprada por Jeremias
Sexta - Jr 37.15 A prisão de Jeremias
Sábado - Jr 43.1-7 A viagem de Jeremias ao Egito
  
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Jeremias 1.1-10
1- Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim. 2- A ele veio a palavra do SENHOR, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado. 3- E lhe veio também nos dias de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, até ao fim do ano undécimo de Zedequias, filho de Josias, rei de Judá, até que Jerusalém foi levada em cativeiro no quinto mês. 4- Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 5- Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta. 6- Então, disse eu: Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança. 7- Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás. 8- Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR. 9- E estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca. 10- Olha, ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.
 
PALAVRA-CHAVE: Vocação - Do lat. vocatione.Talento, aptidão. Jeremias foi vocacionado pelo Senhor quando ainda estava no ventre de sua mãe.
   
Perguntas mais Freqüentes sobre o Profeta Jeremias ( http://www.airtonjo.com/faq_jeremias.htm )
Onde nasceu o profeta Jeremias?
O que significa o nome Jeremias?
O que sabemos da infância e da formação de Jeremias?
Qual foi a influência do profeta Oséias sobre Jeremias?
Onde Jeremias começou a profetizar ?
Durante quanto tempo Jeremias atuou como profeta?
Que tipo de texto há no livro de Jeremias?
Então, nem tudo que está no livro vem do profeta Jeremias?
O que fez Jeremias no tempo de Josias?
Que texto exemplifica bem a sua pregação neste período?
Jeremias responsabiliza alguém pela infidelidade ao Javismo?
O que pensava Jeremias da reforma de Josias?
O que fez Jeremias no tempo do rei Joaquim?
O que fez Jeremias em sua 1a intervenção na época de Joaquim?
O que acontece com Jeremias?
O que disse Jeremias sobre o governo de Joaquim?
O que mais ameaça Judá neste momento?
Mas o que motiva tão cruel castigo de Judá?
Por que Jeremias foi proibido de entrar no Templo?
Sem poder ir até o povo, o que faz Jeremias?
O que fez Joaquim ao tomar conhecimento do manuscrito?
Todos os profetas da época pensavam como Jeremias?
Qual o significado das "confissões" de Jeremias?
O que diz Jeremias em cada uma das cinco "confissões"?
E o que aconteceu com o rei Joaquim?
O que fez Jeremias neste 30 período, sob o governo de Zedequias?
Jeremias escreveu uma carta aos exilados?
O que pensa Jeremias de uma rebelião contra a Babilônia?
O que disse Jeremias a Zedequias quando Jerusalém foi sitiada?
Por que Jeremias é preso nesta época?
Mas há alguma mensagem de esperança em Jeremias?
O que diz Jr 31,31-34?
E o 40 período da atuação de Jeremias?
E como Jeremias terminou seus dias?
Como faço para saber mais sobre Jeremias?
Onde nasceu o profeta Jeremias?
 
RESPOSTAS A ESTAS PERGUNTAS:
Jeremias nasceu no povoado de Anatote, pertinho de Jerusalém, entre 580 e 640 a.C.. Era filho do sacerdote Helcias ou, da casa de Eli. Talvez descendesse de Abiatar, chefe dos levitas em Jerusalém na época do rei Davi, e que foi desterrado para Anatote por Salomão, segundo 1Rs 2,26-27.
O que significa o nome Jeremias?
O significado do nome é incerto. Há duas possibilidades. Yirmeyâhû quer dizer "Iahweh exalta", "Iahweh é sublime" ou "Iahweh abre (=faz nascer)". Este nome era bastante comum nos tempos bíblicos. São conhecidos pelo menos sete personagens, mais ou menos importantes, com este nome. 
O que sabemos da infância e da formação de Jeremias?
Quase nada. Parece que ele jamais assumiu qualquer função sacerdotal. Pelo contrário, denunciou duramente o papel exercido pelos sacerdotes de seu tempo. O que, por outro lado, aponta para sua rigorosa visão levítica, e possível formação, de como deveria agir um sacerdote. Consta, nesta linha, que o rei Josias (640-609 a.C.) proibira o exercício do ofício aos sacerdotes não provenientes de Jerusalém, segundo 2Rs 23,8-9.
Qual foi a influência do profeta Oséias sobre Jeremias?
Não existe nenhuma dúvida acerca da influência de Oséias sobre o pensamento de Jeremias. Além dos fatores geográficos - Anatote pertence à tribo de Benjamin - e familiares. - Jeremias descendia, talvez, de Eli, sacerdote de Silo - é possível que a educação de Jeremias tenha incluído os ensinamentos de Oséias.
Entendo que Oséias e Jeremias foram os dois profetas mais radicais de todo o Israel, pois foram os que mais perto chegaram de uma compreensão profunda das causas da opressão que o povo de Israel vivia naquele tempo. Ambos entendem, por exemplo, que onde o Javismo caducou ou se oficializou e foi, por isso, neutralizado por práticas institucionais do aparelho estatal, a corrupção, a opressão e o despotismo generalizado dominaram. O processo (rîbh) que fazem a Israel por não "conhecer a DEUS" é sintomático, como em Os 4,1-3 e Jr 2,8;4,22 e a interessantíssima crítica ao rei Joaquim (609-598 a.C.) em Jr 22,13-19.
Onde Jeremias começou a profetizar ?
É possível que Jeremias tenha começado a profetizar em Anatote. Mas foi perseguido, quiseram matá-lo em sua própria terra, segundo Jr 11,18-12,6. Não conhecemos o motivo desse complô armado contra Jeremias por seus conterrâneos (Jr 11,21) e até por seus familiares (Jr 12,6). Talvez por ter apoiado a reforma do rei Josias, que destruiu os santuários regionais e centralizou as atividades cultuais em Jerusalém, ele tenha prejudicado os interesses de sua família de sacerdotes. Ou, quem sabe, o duro teor de sua crítica social e religiosa tenha provocado tão violenta reação. Durante toda a sua vida Jeremias irá incomodar muita gente, que tentará, a qualquer custo, calar a sua boca.
Durante quanto tempo Jeremias atuou como profeta ?
Jeremias atuou cerca de 50 anos, de 627 a 580 a.C., sob os governos de Josias (629-609 a.C.), Joaquim (609-598 a.C.), Zedequias (597-586 a.C.) e Godolias/exílio (586/ca.580 a.C.). Por isso, costumamos dividir, didaticamente, sua atuação segundo estes quatro períodos.
Que tipo de texto há no livro de Jeremias?
Há quatro tipos de textos no livro de Jeremias:
o   Oráculos em forma de poesia, como Jr 4,5-6,30
o   Relatos autobiográficos, como Jr 1,4-19
o   Relatos biográficos, como Jr 26, 1-24
o   Discursos em prosa, como Jr 7,1-8.
Como se convencionou unir em um só os dois primeiros tipos, quase totalmente em forma poética, costuma-se classificar os textos de Jeremias em três tipos:
Palavras de Jeremias em verso e relatos autobiográficos em verso e prosa
Relatos biográficos, na 3a pessoa, sobre Jeremias, atribuídos por muitos a Baruc, seu secretário 
Discursos em prosa, em número de 10, de autoria incerta, mas que muitos atribuem aos mesmos autores de Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel e 1 e 2 Reis, a chamada Obra Histórica Deuteronomista (OHDtr), possivelmente composta por levitas.
Então, nem tudo que está no livro vem do profeta Jeremias?
Não. O livro de Jeremias passou por um longo e complicado processo de formação. Oráculos (= palavras proféticas) isolados foram sendo reunidos ao longo dos anos, de modo que temos hoje uma antologia da pregação de Jeremias e não um livro no sentido moderno. Ou melhor: temos uma antologia de antologias, em um processo que começou ainda durante a vida de Jeremias e prosseguiu ao longo da época pós-exílica.
A versão grega da Bíblia chamada Setenta ou Septuaginta (= LXX) tem um texto de Jeremias bem mais curto do que o texto massorético (= TM), o nosso texto hebraico, além de colocar vários oráculos noutra ordem. Isso é explicado, em geral, com a existência de dois textos independentes de Jeremias: um mais antigo e mais curto, que se perdeu, e que serviu de base para a tradução dos LXX; outro, mais recente, que recolheu vários acréscimos, e que nos foi transmitido pelos massoretas (= os rabinos "transmissores" do texto hebraico). 
O que fez Jeremias no tempo de Josias?
No tempo de Josias, 1º período de sua atuação, Jeremias proclamou um julgamento contra Israel por causa de sua infidelidade a Iahweh e sua adesão a outros deuses, especialmente os deuses que garantiam a fertilidade da natureza, os chamados baalim.
Os comentaristas reconhecem como sendo deste período Jr 2,1-4,4 e Jr 30,1-31,37, todos textos de tipo A.
Que texto exemplifica bem a sua pregação neste período?
Jr 2,1-37. É um texto escrito em um gênero literário muito usado pelos profetas, o rîbh (= processo). Funciona assim: parte-se do pressuposto de uma aliança entre as duas partes em questão, Iahweh e Israel. Iahweh abre, então, através do profeta, um processo contra Israel, motivado por sua quebra do pacto. Como parte ofendida, Iahweh convoca a natureza como testemunha, questiona o comportamento de Israel, relembra os benefícios passados e ameaça com uma punição.
Neste texto, rico em imagens, à moda de Oséias, Jeremias relembra com nostalgia a fidelidade dos primeiros tempos e a contrapõe à infidelidade atual, pois Israel trocou Iahweh pelos ídolos que nada valem e não podem socorrê-lo na hora do aperto.
Jeremias responsabiliza alguém pela infidelidade ao Javismo?
Sim. Em Jr 2,1-4,4 Jeremias responsabiliza quatro tipos de autoridades pela idolatria e pela desgraça em que caiu o país: são os reis, os príncipes, os sacerdotes e os profetas. A volta ao Javismo é possível se Israel resolver praticar a verdade ('emeth), o direito (mishpât) e a justiça (sedhâqâh), segundo Jr 4,2.
O que pensava Jeremias da reforma de Josias?
Esta é a coisa mais estranha desta fase da pregação de Jeremias: ele não faz nenhuma alusão à reforma social e religiosa empreendida pelo rei Josias naqueles anos (sobre a reforma cf. 2Rs 22,1-23,27). É possível que, embora visse com muita expectativa a ação do governo, ele tenha se decepcionado com os escassos resultados de um movimento imposto de cima para baixo, pela força das armas. Assim, teria preferido manter prudente silêncio a respeito.
O que fez Jeremias no tempo do rei Joaquim?
Quando Joaquim, de 25 anos de idade, assumiu a mando do faraó do Egito, o governo de Judá em 609 a.C., Jeremias rompeu, de vez, com as instituições do Estado. Jeremias tornou-se, então, um ferrenho adversário da classe sacerdotal de Jerusalém, já que sob os desmandos do governo de Joaquim a reforma de seu pai Josias se perdeu totalmente, restando um culto superestimado como garantia da nação, consequência da centralização de todas as atividades religiosas no Templo de Jerusalém e na mão de seus sacerdotes. Culto agora usado para mascarar os males sociais e os crimes contra o povo.
O que fez Jeremias em sua 1a intervenção na época de Joaquim?
Um violento discurso contra o Templo, que foi conservado em duas versões: Jr 7,1-15 (texto tipo C) e Jr 26,1-24 (texto tipo B). O primeiro destaca o conteúdo, o segundo as circunstâncias do discurso.
Entre setembro de 609 e abril de 608 a.C., talvez durante uma festa, Jeremias coloca-se no pátio do Templo e denuncia a confiança da população judaica no Templo de Iahweh como falsa e promete a destruição do santuário, tal qual outrora acontecerá com Silo.
A morte de Josias em combate contra o faraó, o curto governo de seu filho Joacaz (3 meses), seu exílio, a dependência do Egito sob Joaquim: tudo isso criara um clima de incerteza e insegurança geral. O que faz o povo? Refugia-se na crença de que a presença de Iahweh no Templo garante a cidade e a sua liberdade. 
Jeremias denuncia esta crença porque, segundo ele, só a aliança Iahweh-Israel poderia garantir o povo. Mas esta não funcionava, pois nos tribunais não se praticava o direito, oprimiam-se o estrangeiro residente, o órfão e a viúva, condenava-se o inocente e, além disso, seguiam-se deuses estrangeiros.
O que acontece com Jeremias?
Conta-nos Jr 26,1-24 que Jeremias quase morre por fazer tal denúncia. Aos olhos do pessoal do Templo, como sacerdotes e profetas, Jeremias cometera duas blasfêmias: falara em nome de Iahweh e falara contra a casa de Iahweh. Perante o tribunal a que é levado, ele, porém, confirma suas palavras e só não morre porque alguém se lembrou do profeta Miquéias, que, um século antes, pregara destino parecido para o Templo e para a cidade e nada sofrera.
O que disse Jeremias sobre o governo de Joaquim?
Denuncia o governo de Joaquim como ganancioso, assassino e violento, segundo Jr 22,13-19, um dos mais duros oráculos proféticos já pronunciados contra um rei. Jeremias compara Joaquim ao seu pai Josias e denuncia o rei como antijavista, pois não cumpre sua função real de exercer a justiça e o direito e de proteger os mais fracos. 
No começo de seu governo, Joaquim preocupa-se em construir um novo palácio - ou um anexo ao antigo - exatamente no momento em que a crise econômica se agravava. Dependente do Egito, a quem pagava tributo, colocou a população para trabalhar de graça na construção. Jeremias vai dizer ao rei que ele, quando morrer, nem merece ser sepultado, mas como um jumento deverá ser jogado para fora das muralhas de Jerusalém, pois, ao contrário de seu pai, Joaquim "não conhece Iahweh".
O que mais ameaça Judá neste momento?
Jr 4,5-6,30 e Jr 8,13-17 falam de um "inimigo que vem do norte". Embora haja várias possibilidades de identificação desse inimigo, muitos comentaristas pensam que Jeremias está falando de Nabucodonosor, o rei babilônico, que invade regiões da Palestina em 605/604 a.C., trazendo o terror da guerra para as fronteiras de Judá.
Muitos dos versos de Jeremias, nestes poemas, são de uma dramaticidade impressionante, como Jr 5,15-17, sobre a nação que vem de longe para atacar Judá: nação antiga, nação duradoura, cujos homens são heróis. Nação que devorará os filhos, os animais e todo o alimento de Judá, destruindo pela espada suas fortalezas. Segundo Jeremias, é Iahweh quem aplicará a Judá tal castigo.
Mas o que motiva tão cruel castigo de Judá?
A ruptura da aliança. Em Judá, Jeremias só vê rebeldia contra Iahweh, levando o povo a maldades e crimes sem conta. Não há o mínimo "conhecimento de DEUS", que só é possível através da prática do direito, da justiça, da solidariedade. Os poderosos tramam sistematicamente contra o povo, todos buscam desesperadamente a riqueza e não há paz. A mentira domina, desde o ensinamento dos profetas à lei dos sacerdotes, levando o país ao caos. Todos se tornam inimigos de todos. Impera a idolatria. O fim será trágico, segundo os capítulos 8 e 9 de Jeremias.
Percorrendo as ruas de Jerusalém, Jeremias constata a ausência do direito e da verdade entre as pessoas comuns (Jr 5,1), mas maior corrupção encontra entre os grandes e poderosos, que não agem mal por ignorância, senão por determinação consciente e persistente (Jr 5,4-5). Quanto mais a crise nacional se aprofunda, mais os líderes se recusam a encontrar soluções. Só procuram satisfazer seus interesses imediatos e deixam o país afundar: "Eles cuidam da ferida do meu povo superficialmente, dizendo: 'Paz! Paz!', quando não há paz", diz Jr 6,14.
Com extremo realismo - válido para todas as épocas -  em Jr 5,26-28 são descritos os poderosos e suas armadilhas de apanhar o povo e escravizá-lo impunemente.
Por que Jeremias foi proibido de entrar no Templo?
Porque, segundo Jr 19,14-20,6, possivelmente por volta de 605 a.C., quando Nabucodonosor venceu o faraó Neco II e ameaçou Judá, o profeta foi ao pátio do Templo e anunciou a destruição de Jerusalém. Acabou preso por Fassur, chefe da guarda do Templo, surrado e colocado no tronco por uma noite. Depois disso, foi-lhe proibida, segundo Jr 36,5, a entrada no Templo.
Sem poder ir até o povo, o que faz Jeremias?
Convoca o escriba Baruc e dita-lhe os oráculos de julgamento contra a nação. Este episódio da primeira escrita do livro, narrado em Jr 36,1-32, aconteceu no quarto ano do governo de Joaquim,em 605 a.C.
No ano seguinte, em dezembro de 604 a.C. Jeremias manda Baruc ler o livro (= rolo) no Templo. O momento é dramático: Nabucodonosor atacava, então, a cidade filistéia de Ascalon, vizinha de Judá. Por isso, talvez, Jeremias, tenha acreditado ter soado a hora da verdade para Judá. O "inimigo do norte" está às portas. Ou conversão ou destruição, alerta o profeta.
O que fez Joaquim ao tomar conhecimento do manuscrito?
Queimou-o e mandou prender Jeremias e Baruc, segundo Jr 36, 21-26. A leitura feita por Baruc no Templo foi ouvida por membros do governo de Joaquim que não apoiavam as suas atitudes. Na esperança de convencer o rei a mudar sua política, levaram o manuscrito até Joaquim, que o ouviu mas não se convenceu. Jeremias e Baruc, bem escondidos, não foram achados. Após algum tempo, Jeremias, que não é de desistir, manda que Baruc escreva tudo de novo e ainda acrescente ao livro outras palavras, diz Jr 36,27-32.
Todos os profetas da época pensavam como Jeremias?
De modo algum. Acreditam alguns especialistas que talvez o fato mais desorientador para Jeremias nesta época era a análise errada da situação feita por pessoas que se apresentavam para falar em nome de Iahweh como seus profetas.
Por isso, em Jr 14,13-16 e Jr 23,13-40 podemos ver como Jeremias luta para desmascarar os falsos profetas que, falando em seu próprio interesse, "fortalecem as mãos dos perversos, para que ninguém se converta de sua maldade", que seduzem o povo com suas mentiras e seus enganos, roubando um do outro a palavra de Iahweh. Jeremias conclui que dos profetas de Jerusalém saiu a impiedade para todo o país.
Qual o significado das "confissões" de Jeremias?
Mais do que "confissões", deveríamos falar aqui de diálogos com Iahweh, lamentos, orações, disputas. Foi durante este período de sua vida, durante o governo de Joaquim, que Jeremias mais sentiu o peso de sua missão. Obrigado a ser do contra, a pregar a desgraça para o seu povo, a remar contra a corrente, ameaçado, rejeitado, caluniado, desprezado, ele se lamenta, amaldiçoando até mesmo o dia em que nasceu. 
São textos difíceis de ser datados com precisão. É possível que tenham sido escritos em 605 a.C. como um desabafo, não como oráculos previamente ditos ao povo. Talvez possam ser lidos como uma síntese das crises vividas pelo profeta desde o começo de sua atividade.
São 5 textos:
o   1a confissão: Jr 11,18-12,6
o   2a confissão: Jr 15,10-11.15-21
o   3a confissão: Jr 17,14-18
o   4a confissão: Jr 18,18-23
o   5a confissão: Jr 20,7-10.14-18
O que diz Jeremias em cada uma das cinco "confissões"?
Da primeira "confissão" já falamos na pergunta 5: seus conterrâneos e familiares tentam matá-lo em Anatote,quando jovem. Mas Jeremias amplia o problema, questionando porque persiste a prosperidade dos ímpios e a paz dos apóstatas. Daqueles que vivem falando em Iahweh, mas na verdade estão muito longe dele. Daqueles que têm uma fachada de piedade, mas não estão, de fato, com Iahweh. E Jeremias conclui que este é um problema para o qual ele não tem resposta...
Na segunda confissão a questão colocada por Jeremias é: vale a pena ser profeta? Jeremias confessa estar vivendo a suprema tentação profética, que é a vontade de se acomodar, de desistir, de aceitar a cooptação, de "ser normal", de passar para o lado daqueles a quem ele critica para sair da solidão a que é obrigado a viver.
Na terceira confissão Jeremias apela a Iahweh contra os seus perseguidores que lhe cobram a realização da palavra de Iahweh por ele pregada e o profeta não sabe mais o que fazer. Jeremias se sente desacreditado perante seus ouvintes, porque as desgraças prometidas não acontecem. Vive duramente pressionado.
Na quarta confissão Jeremias denuncia nova trama contra a sua vida. Seus adversários argumentam que podem tranqüilamente eliminá-lo, já que o sacerdote, o sábio e o profeta (ligado aos interesses da corte) não lhes faltarão. Com tristeza o profeta constata: estes que querem eliminá-lo são os mesmos a quem ele tantas vezes defendeu diante de Iahweh...Na quinta confissão, a mais dramática e a mais conhecida de todas, usando fortes imagens, Jeremias chega ao máximo de sua angústia. Acredita que Iahweh o enganou: o seduziu para ser profeta e o dominou, para depois abandoná-lo. Agora todos querem sua queda, inclusive seus amigos. Por isso, ele quer parar de ser profeta, mas o problema é que não consegue, pois as palavras de Iahweh queimam-no como fogo. Fogo que atinge até os ossos. Então, Jeremias amaldiçoa o dia em que nasceu: "Maldito o dia em que eu nasci! (...) Maldito o homem que deu a meu pai a boa nova: 'Nasceu-te um filho homem!' (...) porque ele não me matou desde o seio materno, para que minha mãe fosse para mim o meu sepulcro e suas entranhas estivessem grávidas para sempre. Por que saí do seio materno para ver trabalhos e penas e terminar os meus dias na vergonha?".
E o que aconteceu com o rei Joaquim?
Em 600 a.C. Nabucodonosor tentou invadir o Egito e não conseguiu. Joaquim rebelou-se e morreu em dezembro de 598 a.C.,  provavelmente assassinado, enquanto os babilônios marchavam para tomar Jerusalém. Seu filho Joaquin, de 18 anos de idade, o substituiu, mas capitulou 3 meses depois, no dia 16 de março de 597 a.C. O rei foi deportado para a Babilônia com a corte e a classe dirigente. 
No seu lugar, os babilônios deixaram seu tio, outro filho de Josias, de nome Zedequias, então com 21 anos de idade, para dirigir um Judá todo arruinado. Com várias cidades destruídas e com a economia do país desorganizada, pouco restava ao fraco Zedequias que pudesse ser feito.
O que fez Jeremias neste 3º período, sob o governo de Zedequias?
Jeremias começa criticando as pretensões do novo governo através da visão dos dois cestos de figos de Jr 24,1-10. Segundo o profeta, os exilados correspondem a figos bons, enquanto o atual governo se parece com figos estragados. É possível que o novo governo, instalado no poder sob Zedequias, se afirmasse como a solução para o país, já que os "maus", os governantes anteriores, tinham sido exilados, pagando por seus crimes. Jeremias é de opinião contrária. Para ele o problema continua. Nada fora resolvido e a sombra do Templo não garantirá ninguém.
Jeremias escreveu uma carta aos exilados?
Sim. Ainda nos primeiros anos do governo de Zedequias Jeremias escreveu aos exilados de 597 a.C., segundo Jr 29,1-23. Ele tenta desfazer as ilusões alimentadas por falsos profetas, durante convulsões sociais acontecidas no império babilônico, de que o exílio estava para acabar. Segundo Jeremias, os exilados devem aprender a viver tranqüilamente entre os babilônios, pois o exílio será longo.
O que pensa Jeremias de uma rebelião contra a Babilônia?
Em Jr 27,1-22 e Jr 28,1-17 ele se opõe radicalmente a tal aventura incitada em Jerusalém pelos pequenos reinos da Síria-Palestina que se encontravam na mesma situação de Judá. Colocando um jugo (= haste apoiada no pescoço e ombros para transportar carga) sobre o próprio pescoço, Jeremias simboliza o domínio babilônico a que estavam submetidos (Jr 27,2-3). Confrontando-se com o profeta Hananias, que, ao quebrar o jugo de Jeremias, simbolicamente prega a necessidade da rebelião  e a libertação fácil, Jeremias consegue convencer o governo a se manter quieto.
O que disse Jeremias a Zedequias quando Jerusalém foi sitiada?
Quando Jerusalém foi cercada pelas tropas babilônicas em janeiro de 587 a.C., Jeremias disse ao rei Zedequias que a vitória de Nabucodonosor era inevitável, pois Iahweh entregara a cidade nas mãos do inimigo, já que não houve conversão (Jr 34,1-7).
Por que Jeremias é preso nesta época?
Porque, segundo Jr 37,11-16, ele tentou sair da cidade para ir a Anatote tomar posse de um campo que comprara de um primo. Como o Egito enviara um exército para ajudar Jerusalém, os babilônios tinham levantado temporariamente o cerco da cidade para enfrentá-lo. É nesta ocasião que Jeremias é acusado por oficiais do exército de passar para o lado dos babilônios, é preso e jogado numa cisterna de captação de água, onde quase morre. 
Já segundo Jr 38,1-13, Jeremias é preso, acusado de traição pelos nobres, ministros de Zedequias, porque estaria exortando o povo à rendição. É provável que temos aqui dois relatos diferentes do mesmo episódio.
Mas há alguma mensagem de esperança em Jeremias?
"Para arrancar e para destruir": esta foi a principal missão de Jeremias. Mas também para "construir e para plantar", como diz Jr 1,10. Na verdade, espalhados pelo livro de Jeremias, encontramos poucos textos que manifestam alguma esperança. Jr 31,31-34, o famoso texto que fala da nova aliança, é um destes.
Em geral, sua autenticidade tem sido contestada. Argumenta-se, por exemplo, que Jeremias nunca chegou a tais alturas teológicas, porque o texto é perfeito, completo e assim por diante. Porém, alguns pensam que Jeremias pode ter tido tal idéia no começo de sua pregação e a aplicado ao reino do norte, tendo depois, nestes últimos dias, adaptado a fala a Judá. Claro que o texto final, redigido em prosa, tem a mão de algum redator posterior, talvez deuteronomista. Mas isto não é suficiente para negar a paternidade da idéia a Jeremias.
O que diz Jr 31,31-34?
Faz uma contraposição entre a antiga aliança, feita após o êxodo, e a nova aliança, a ser feita no futuro. Enquanto a antiga aliança precisava de intermediários, a nova não precisará, pois a lei será colocada no íntimo (= coração, seio) do povo de Israel. Se a antiga aliança foi rompida pelos pais de Israel, a nova não o será jamais, porque haverá perfeita sintonia entre Iahweh e Israel.
O objetivo desta nova aliança: conhecer Iahweh. É o repetido tema do conhecimento de Iahweh que aqui volta. É um tema da maior importância e explica muitas das atitudes e palavras de Jeremias.
Jeremias chegou mais perto do que ninguém da compreensão do verdadeiro problema de Israel de sua época, que era a estrutura tributária do Estado. Sua rejeição de instituições como o Templo e seu aparelho cultual ou a corte e sua administração é, na verdade, a denúncia dos aparelhos do Estado tributário como antijavistas e perniciosos para o povo.
A proclamação de uma nova aliança, onde o Javismo não precisaria de mediações para ser vivido, é a radicalização utópica de sua pregação. É o sonho de Jeremias.
E o 4º período da atuação de Jeremias?
Após a queda de Jerusalém em 19.07.586 a.C., assistimos ao crepúsculo do profeta. Deixado livre pelos babilônios, Jeremias escolheu ficar com o governador Godolias, neto de Safã, escriba chefe da reforma de Josias, membro de uma família que sempre apoiara Jeremias em Jerusalém. Assim, junto ao resto do povo pobre que ficou no país, Jeremias certamente alimenta ainda a esperança de "construir e plantar", como conta o texto que fala de sua vocação em Jr 1,10.
E como Jeremias terminou seus dias?
A situação em Judá se complicou rapidamente, quando um príncipe davídico chamado Ismael, que escapara para Amon, voltou e assassinou Godolias, provavelmente em outubro de 586 a.C., segundo Jr 41,1-18. Os sobreviventes, entre eles Jeremias, fogem para o Egito, temendo uma represália babilônica (Jr 42,1-43,7).
Lá no Egito, em Táfnis, cidade situada a leste do delta do Nilo, o incansável profeta, que já devia ter uns 70 anos de idade, passa a repreender a idolatria que seus conterrâneos ali praticavam, segundo Jr 44,1-30.
Depois disso, nada mais sabemos sobre Jeremias. Diz a lenda que o profeta de Anatote foi apedrejado e morto por seus conterrâneos, lá no Egito. Esta lenda está no apócrifo Vida dos profetas, um texto escrito por um judeu da Palestina no século I d.C.
 
Como faço para saber mais sobre Jeremias?
Em primeiro lugar, é recomendável ler todo o livro de Jeremias. Depois, livros e artigos podem ser lidos ou consultados. Como os seguintes:
BRUEGGEMANN, W. A Commentary on Jeremiah: Exile and Homecoming. Grand Rapids, Michigan: Eerdmans, 1998,  xiv + 502 p. - ISBN 9780802802804.
BRUEGGEMANN, W. Like Fire in the Bones: Listening for the Prophetic Word in Jeremiah. Minneapolis: Fortress, 2006, 272 p. - ISBN 9780800635619.
CARROLL, R. P. Jeremiah. 2 v. Sheffield: Sheffield Phoenix Press, 2006, vol. I: 512 p. - ISBN 9781905048632; vol II: 384 p. - ISBN 9781905048649.
DA SILVA, A. J. Arrancar e destruir, construir e plantar. A vocação de Jeremias. Estudos Bíblicos, Petrópolis, n. 15, p. 11-22, 1987.
DA SILVA, A. J. Nascido profeta: A vocação de Jeremias. São Paulo: Paulus, 1992, 143 p. - ISBN 8505012660.
DIAMOND, A. R. P.; O'CONNOR, K. M.; STULMAN, L. (eds.) Troubling Jeremiah. Sheffield: Sheffield Academic Press, 2001, 464 p.
EDELMAN, D.; BEN ZVI, E. (eds.) The Production of Prophecy: Constructing Prophecy and Prophets in Yehud. London: Equinox Publishing, 2009, 256 p. - ISBN 9781845535001.
HOLLADAY, W. L. Jeremiah: Reading the Prophet in His Time - and Ours. Minneapolis: Augsburg Fortress, 2006, 180 p. - ISBN 9780800638993.
MESTERS, C. O profeta Jeremias: Boca de DEUS, boca do povo. 3. ed. São Paulo: Paulus, 1998, 152 p. - ISBN 9788534912280.
ROSSI, L. A. S. Como ler o livro de Jeremias: profecia a serviço do povo. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2007, 145 p. - ISBN 853491995X.
SCHÖKEL, L. A. & SICRE DIAZ, J. L. Profetas I: Isaías, Jeremias. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2004, 680 p. - ISBN 8505006992.
SCHWANTES, M. et al. Jeremias 37-45. Estudos Bíblicos, Petrópolis, n. 91, 2006 (cf. a bibliografia com 48 livros e artigos no final, nas páginas 103-105. A maioria em português).
SICRE, J. L. Profetismo em Israel: O Profeta, os Profetas, a Mensagem. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2008, 540 p. - ISBN 8532615880.
Livros a fins em www.cpad.com.br
 
 
OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Conhecer a origem sacerdotal do profeta Jeremias.
Explicar como se deu o chamamento do profeta Jeremias.
Conscientizar-se de que somos um povo sacerdotal e profético.
 
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, para esta primeira aula, sugerimos que seja feito um resumo da biografia de Jeremias. Neste resumo, enfatize as dores e os sofrimentos enfrentados pelo profeta. Reproduza o esquema da página abaixo no quadro de giz ou tire cópias para os alunos.
Explique à classe que Jeremias não era nada popular, pois ele exortava Judá a se submeter à dominação do inimigo. Jeremias mostrou ao povo que o ataque por parte do inimigo era um castigo vindo do Senhor. DEUS precisava discipliná-Ios, uma vez que não mais viviam de acordo com os preceitos divinos.
 
 
RESUMO DA LIÇÃO 1 - JEREMIAS, O PROFETA DA ESPERANÇA
INTRODUÇÃO - Jeremias - "Vigoroso na batalha, desafiou e contestou a injustiça, a
falsidade e a vilania". O profeta das lágrimas, como Jeremias é conhecido, tudo fez
por reconduzir seus contemporâneos aos caminhos do Senhor.
I. A ORIGEM SACERDOTAL DO PROFETA JEREMIAS
Nascido na cidade sacerdotal de Anatote, que distava uns seis quilômetros a nordeste de
Jerusalém, o profeta Jeremias exerceu o seu ministério entre 626 a 586 a.C.
Contemporâneo dos reis Josias, Jeoaquim e Zedequias Jr 1.31, Jeremias profetizou no
 período mais crítico da história de Israel.
II. A VOCAÇÃO DE JEREMIAS
1. O jovem Jeremias.
2. O chamamento de Jeremias. Três coisas fez o Senhor em relação a Jeremias: conheceu-o,
santificou-o e o deu às nações.
3. A incapacidade de Jeremias. "Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma
criança" (Jr 1.6). O Senhor toca-lhe os lábios: "Eis que ponho as minhas palavras na tua boca"
(Jr 1.9). "A vida do cristão começa no Calvário, mas o trabalho eficiente, no Pentecostes..
III. O ESTADO CIVIL DE JEREMIAS
Devido às urgências daquele. tempo e das tormentas que se avizinhavam, ordenou-lhe o Senhor:
"Não tomarás para ti mulher, nem terás filhos nem filhas neste lugar. Não são poucos os ministérios
arruinados em conseqüência de casamentos movidos única e exclusivamente pela paixão carnal.
IV. A POSTURA PROFÉTICA DE JEREMIAS
Jeremias não fora chamado para ser homem do povo. Não era populista nem popular; não era
obcecado por índices de aceitação nem estava preocupado com o marketing pessoal.
CONCLUSÃO
Mesmo sob as mais duras e inumanas condições, Jeremias cumpriu fielmente o seu ministério;
Falou a Palavra de DEUS; combateu as iniqüidades e conclamou a nação ao arrependimento.
 
 
SINOPSE DO TÓPICO (1 ) - Jeremias exerceu seu ministério profético durante um dos períodos mais críticos da história do povo de DEUS.
SINOPSE DO TÓPICO (2) - Jeremias recebeu da pane do Senhor uma grande missão: profetizar às nações.
SINOPSE DO TÓPICO (3) - Próximo à idade de se casar, DEUS proibiu Jeremias de fazê-Ia (16.1-4).
SINOPSE DO TÓPICO (4) - Jeremias não era populista nem popular; não era obcecado por índices de aceitação. Seu objetivo era agradar ao Senhor.
REFLEXÃO - Como Jeremias, coloque a sua confiança em DEUS para ir adiante de você, sossegue os seus medos e use o poder transformador de DEUS para tornar as suas limitação em possibilidades ilimitadas." Jim George.
 
Subsídio Bibliológico - Para servir como Porta-voz
Jeremias foi nomeado profeta para Judá, mas também para as nações. A palavra hebraica "nab" é traduzida por 'profeta' cerca de 300 vezes no Antigo Testamento. Pode ser que a palavra originariamente significava 'anunciar' ou 'falar'.
Qual é a mensagem recebida por Jeremias para o seu povo? [...: Todos os homens são culpados e responsáveis diante de DEUS (1.5,10). Judá é responsável porque abandonou o Senhor para servir a falsos deuses (1.10,15,16). As nações estão debaixo do juízo divino porque sua conduta está abaixo da justiça humana comum. Os culpados sofrerão destruição e dificuldade porque DEUS certamente virá para julgar. Quando Ele vier, os reinos e povos serão arrancados e derribados. DEUS não está dormindo como supõem os homens, mas está alerta para cumprir sua palavra (1.11,12). [...] Essa advertência oportuna é seguida por uma palavra de esperança: O castigo e o julgamento de DEUS são redentores; isto é, Ele aflige para curar. Além do julgamento, há esperança de uma restauração um povo redimido e um dia novo" : (Comentário Bíblico Beacon. VOI. 4: Isaías a Daniel. Rio de Janeiro, CPAD, 2005, pp.261-62).
 
Subsídio Geográfico
Anatote - "Uma pequena aldeia, a cinco quilômetros a nordeste de Jerusalém. Terra de Abiatar, o sacerdote, e de Jeremias, seu descendente (1 Rs 2.26; Jr 1.1). Situada na terra de Benjamim (Js 21.18), foi dada aos filhos de Arão. Por revelação, Jeremias comprou um campo que tinha pertencido aos seus antepassados (Jr 32.7). Após seu retorno do exílio, os benjamitas novamente ocuparam a região (Ne 11.32). Ao norte de Anatote, estava Micmás, e a sudeste estava Jerusalém" (ls 10.28-32) (Dicionário Bíblico Wycliffe. l.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.1 00).
Subsídio Teológico
A Escatologia de Jeremias - "Ao profetizar nos últimos dias antes da queda de Jerusalém em 587 a.C.,Jeremias predisse que DEUS enviaria Judá e Jerusalém para o exílio na Babilônia, em razão de terem violado a aliança mosaica. Entretanto, ele predisse também a época em que DEUS destruiria o poder da Babilônia e de outras nações hostis, restaurando a terra ao seu povo. Naquele tempo, DEUS estabeleceria uma nova aliança com Israel e Judá, reunificando, capacitando o povo a obedecer-lhe perpetuamente. DEUS ainda restabeleceria a dinastia davídica e restauraria um sacerdócio levítico purificado só que isso teria início ao fim dos setenta anos de exílio, caso toda a nação se arrependesse. O reino de Israel/Judá seria completamente restaurado se eles continuassem a obedecer a DEUS após voltarem para a Terra Prometida. As profecias de Jeremias cumpriram-se parcialmente com o retorno dos exilados sob a liderança de Zorobabel em 536 a.C. e com a reconstrução da nação no período pós-exílico. Os eventos  dificilmente alcançaram a grandeza das expectativas de Jeremias. O pleno cumprimento das profecias ainda aguarda um cumprimento escatológico" (LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p.189).
 
 

 

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ALIANÇA (PACTO, MEMORIAL, TRATADO, COMPROMETIMENTO) Pr. Henrique – 99-99152-0454
 
 
Sem o conhecimento da ALIANÇA é quase impossível alguém ler e entender o plano de redenção que DEUS fez para nos salvar, e principalmente entender algumas passagens bíblicas que estão registradas no Antigo Testamento.
 
Sl 25.14 "O conselho do Senhor é para aqueles que o temem, e Ele lhes faz saber o seu pacto (aliança, ou concerto)"
 
Hb 10.19 "Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de JESUS, 20 pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne, 21 e tendo um grande sacerdote sobre a casa de DEUS, 22 cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, 23 retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porque fiel é aquele que fez a promessa;"     
 
***Somos um mesmo ESPÍRITO com Ele (1Co 6.17),
***Somos íntimos do senhor, como vimos acima,
Portanto, podemos conhecer a sua aliança, senão, vejamos:
A aliança pode ser feita por diversos motivos (guerras, amizade, amor, casamento, etc...).
 
 
A maioria das promessas de DEUS no Antigo Testamento estão condicionadas à obediência, enquanto a maioria das promessas de DEUS no Novo Testamento estão baseadas em sua graça.
 
ALIANÇA - (Strong Português) -  ברית b ̂eriyth
1) acordo, aliança, compromisso 
1a) entre homens 
1a1) tratado, aliança, associação (homem a homem) 
1a2) constituição, ordenança (do monarca para os súditos) 
1a3) acordo, compromisso (de homem para homem) 
1a4) aliança (referindo-se à amizade) 
1a5) aliança (referindo-se ao casamento) 
1b) entre Deus e o homem 
1b1) aliança (referindo-se à amizade) 
1b2) aliança (ordenação divina com sinais ou promessas)
2) (expressões) 
2a) fazer uma aliança 
2b) manter a aliança 
2c) violação da aliança
 
***B ÊRYTH (Aliança Em Hebraico) = A Aliança Anterior É Feita Em Base De Igualdade, É Uma Troca, Um Acordo Em Que Deus Me Dá E Eu Tenho Que Dar Para Deus O Mesmo. É Condicional.
Existem leis e normas a serem cumpridas ou obedecidas para que as bênçãos da aliança alcancem seus aliançados.
O auge dessa aliança é a vida de CRISTO, o messias, o rei do reino de Israel na Terra (milênio).
 
***DIATHEKE (Aliança Em Grego) = A Nova Aliança É Diferente, É Superior, Pois Deus Me Dá Tudo O Que Preciso Não Exigindo Nada Em Troca, A Não Ser Fé. É Incondicional.
Eu Não Tinha Nada De Bom A Oferecer, Só De Ruim: Pecado E Iniquidade; Mesmo Assim, Deus Me Recebe Como Cabeça De Aliança E Me Dá A Salvação E Todas As Bênçãos Provindas Daí : Batismo Com Espírito Santo, Dons Do Espírito Santo, Participação No Ministério etc. 
 ***Deus Faz Aliança Conosco, Em Cristo, Hb 8.9, 1 Co 1.30 E Gl 3.16 = Maior Sinal
 Não está baseada na lei e nem na obediência a elas, mas na graça de DEUS, na fé em CRISTO, através do ESPÍRITO SANTO que mora em nós.
 
São várias as alianças que DEUS fez com os homens, mas iremos destacar, aqui as duas mais importantes:
A aliança Abrahâmica (com H) e a nova aliança de DEUS conosco em CRISTO JESUS.
DEUS escolheu vir a nós através da aliança de sangue, costume antigo e muito utilizado pelos chefes de tribos e patriarcas não só naquela época, mas também nos dias de hoje, principalmente pelos ciganos e índios na áfrica. No satanismo também é muito usado, pois satanás imita as coisas de DEUS e sabe quanto vale o sangue no reino espiritual. (Satanás usa sangue de galinha preta, de bodes,etc...)
 
Hb 9.22 "E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão." Veja também: Mt 23.34; 26.28; Jo 19.34; At 15.20; 20.28; Rm 3.25; Hb 9.12-22
 
1- ALIANÇA ABRAHÂMICA
 
***São nove os requisitos (ou normas, ou leis) exigidos para se fazer aliança com alguém :
 
1.1-    TROCA DE CINTO (ou de armadura, ou de armas): Significa proteção, quem luta contra mim luta contra ti e quem luta contra ti, luta contra mim. (CINTO ERA USADO PARA CARREGAR ARMAS)
 
Exemplo: Gn 15.1 "Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão numa visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo."
 
Outro exemplo: 1 Sm 18.3 "Então Jônatas fez um pacto (aliança) com Davi, porque o amava como à sua própria vida. 4 E Jônatas se despojou da capa que vestia, e a deu a Davi, como também a sua armadura, e até mesmo a sua espada, o seu arco e o seu cinto."
 
1.2-    TROCA DE TÚNICA (ou Capa): Significa que tua vida se torna minha vida e que minha vida se torna tua vida. Era complemento do primeiro tópico.
 
Exemplo: Gn 12.3 "Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra"
  
Outro exemplo: 1 Sm 18.3 " Então Jônatas fez um pacto (aliança) com Davi, porque o amava como à sua própria vida. 4 E Jônatas se despojou da capa que vestia, e a deu a Davi, como também a sua armadura, e até mesmo a sua espada, o seu arco e o seu cinto."
 
1.3-   CORTE COM DERRAMAMENTO DE SANGUE: Significa cortar aliança com. Sangue é vida, nossas vidas se unem para sempre, eternamente. Corte geralmente feito no pulso ou na mão; no caso de Abrahão, o sinal foi feito na carne do prepúcio ou seja, na pele que une a glande do órgão sexual masculino ao pênis, através de uma faca de pedra (circuncisão).
 
Exemplo: Gn 17.11 "Circuncidar-vos-eis na carne do prepúcio; e isto será por sinal de pacto entre mim e vós."
 
Outro exemplo: Ex 4.25 Então Zípora tomou uma faca de pedra, circuncidou o prepúcio de seu filho e, lançando-o aos pés de Moisés, disse: Com efeito, és para mim um esposo sanguinário.
 
1.4-    SINAL DA ALIANÇA: PRIMEIRO MEMORIAL - Significa fazer cicatriz, marcar com sinal visível na carne. Usa-se passar cinza no local do corte para que outros soubessem, quando vissem; na África ainda se encontra chefes indígenas com marcas pelo braço, e quanto mais marcas, mais poderoso é o chefe, pois possui muitos amigos também chefes. Era complemento do  tópico 3.
 
Exemplo: Gn 17.11 " Circuncidar-vos-eis na carne do prepúcio; e isto será por sinal de pacto entre mim e vós."
 
Outro exemplo: 21.4 "E Abraão circuncidou a seu filho Isaque, quando tinha oito dias, conforme DEUS lhe ordenara."
 
1.5-    TROCA DE NOMES:  significa que o meu nome passa a ter direito sobre tudo o que o teu nome tem e o teu nome passa a ter direito sobre tudo o que o meu nome tem direito, inclusive dívidas. (Gn 17.5/28.13). Eu passo a ter um pedaço do seu nome e você passa a ter um pedaço do meu nome.
 
Exemplo: Gn 17.4 "Quanto a mim, eis que o meu pacto é contigo, e serás pai de muitas nações; 5 não mais serás chamado Abrão, mas Abrahão será o teu nome; pois por pai de muitas nações te hei posto;"
 
A partir daí Abrão passou a se chamar AbraHão (esse "H" é importante, pois vem do nome de DEUS (YHWH) ; infelizmente no português não traduziram com o 'H", porém nas outras línguas, sim.
 
DEUS também teria que mudar o seu nome; a partir daí ELE se apresenta como o DEUS de Abrahão.
Gn 26.24 "E apareceu-lhe o Senhor na mesma noite e disse: Eu sou o DEUS de Abrahão, teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e te abençoarei e multiplicarei a tua descendência por amor do meu servo Abrahão."
 
Gálatas 3.13= Abrahão recebe o H de DEUS e fica com um novo nome, ABRAHÃO,  (recebe o H = ESPÍRITO, pela fé).
   
1.6-     TERMOS DA ALIANÇA: Significa: leis que vão reger a aliança se mantida ou se quebrada. (Todo o capítulo de Dt 28, fala de bênçãos e maldições da aliança) AbraHão, recebe promessas, homem pecava, mas prevaleciam as promessas, foi necessário acrescentar leis, continuaram a transgredir e foi necessário acrescentar os cerimoniais que acabam não sendo suficientes para a purificação do homem; DEUS enviou seu filho para um único e perfeito sacrifício. (Hb 10.12-18).
 
Em Dt 28 temos como benção da aliança por exemplo: "11 E o Senhor te fará prosperar grandemente no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto do teu solo, na terra que o Senhor, com juramento, prometeu a teus pais te dar. 12 O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar à tua terra a chuva no seu tempo, e para abençoar todas as obras das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado. 13 E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás por cima, e não por baixo; se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu DEUS, que eu hoje te ordeno, para os guardar e cumprir, 14 não te desviando de nenhuma das palavras que eu hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, e não andando após outros deuses, para os servires."
 
Em Dt 28 temos como maldição da aliança por exemplo: "27 O Senhor te ferirá com as úlceras do Egito, com tumores, com sarna e com coceira, de que não possas curar-te; 28 o Senhor te ferirá com loucura, com cegueira, e com pasmo de coração. 29 Apalparás ao meio-dia como o cego apalpa nas trevas, e não prosperarás nos teus caminhos; serás oprimido e roubado todos os dias, e não haverá quem te salve. 30 Desposar-te-ás com uma mulher, porém outro homem dormirá com ela; edificarás uma casa, porém não morarás nela; plantarás uma vinha, porém não a desfrutarás. 31 O teu boi será morto na tua presença, porém dele não comerás; o teu jumento será roubado diante de ti, e não te será restituído a ti; as tuas ovelhas serão dadas aos teus inimigos, e não haverá quem te salve."
 
  AS LEIS PROMULGADAS NO SINAI SÃO TERMOS DA ALIANÇA MOSAICA FEITAS ENTRE DEUS E O POVO HEBREU ATRAVÉS DE MOISÉS.
 
 
1.7-     REFEIÇÃO DA ALIANÇA: Significa: tudo o que eu como vai para o meu sangue e sangue é vida, então a minha vida se torna a tua e tua vida se torna minha; CRISTO, em Melquisedeque faz refeição com AbraHão. 
  
Exemplo: Gn 14.18 Ora, Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; pois era sacerdote do DEUS Altíssimo; 19 e abençoou a Abrão, dizendo: bendito seja Abrão pelo DEUS Altíssimo, o Criador dos céus e da terra! 20 E bendito seja o DEUS Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
  
1.8-     MORTE DE UM ANIMAL OU PASSAR PELAS METADES: Significa: estamos morrendo e nascendo de novo, também significa: Que eu morra se não cumprir e que tu morras se não cumprir.
 
Colocava-se uma parte do animal de um lado e outra parte do outro lado e depois os cabeças de aliança, ou chefes, passavam pelas metades de braços dados, dando a entender que:
***Este sinal significa infinito; a aliança passa de pai para filho, é eterna.
***Daí a aliança ser um círculo, significa eternidade; sem princípio e nem fim.
 
Jr 34.18 Entregarei os homens que traspassaram o meu pacto (aliança, concerto), e não cumpriram as palavras do pacto (aliança, concerto) que fizeram diante de mim com o bezerro que dividiram em duas partes, passando pelo meio das duas porções.
Gênesis 15.9 Respondeu-lhe: Toma-me uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho. 10 Ele, pois, lhe trouxe todos estes animais, partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu.11 E as aves de rapina desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava. 12 Ora, ao pôr do sol, caiu um profundo sono sobre Abrão; e eis que lhe sobrevieram grande pavor e densas trevas. 13 Então disse o Senhor a Abrão: Sabe com certeza que a tua descendência será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos; 14 sabe também que eu julgarei a nação a qual ela tem de servir; e depois sairá com muitos bens. 15 Tu, porém, irás em paz para teus pais; em boa velhice serás sepultado. 16 Na quarta geração, porém, voltarão para cá; porque a medida da iniquidade dos amorreus não está ainda cheia. 17 Quando o sol já estava posto, e era escuro, eis um fogo fumegante e uma tocha de fogo, que passaram por entre aquelas metades. 18 Naquele mesmo dia fez o Senhor um pacto (aliança, concerto) com Abrão, dizendo: Â tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio Eufrates;
 
Interpretação:
a) Três animais: Significa três pessoas, PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO.
b) Pássaros no céu e animais na terra( aliança entre céu e terra, entre DEUS e homens.)
c) Uma rolinha e um pombinho voam, são do céu, significa que o PAI e o ESPÍRITO SANTO vão para o céu, JESUS fica para o sacrifício. O cordeiro é animal terreno, JESUS se torna homem, o cordeiro de DEUS que tira o pecado do mundo (Jo 12.24 = se o grão de trigo caindo na terra, não morrer, fica ele só, mas, se morrer dá muito fruto(Jo 1.36)
d) Fogo fumegante representa o modo como DEUS PAI apareceu no monte Sinai e sobre a tenda da congregação, bem como em outras manifestações.(Êx 19.18 "Nisso todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a fumaça subiu como a fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia fortemente".)
e) Tocha de fogo representa CRISTO ( Eu sou a luz do mundo - Jo 8.12 "Então JESUS tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.")
f) O Pai representando DEUS e o Filho representando o homem; assim a aliança foi feita entre DEUS  e os homens, em CRISTO, pois é pecador é fraco e não conseguiria afastar Satanás e vencê-lo.
 
1.9-     ÁRVORE OU ANIMAL MANCHADO DE SANGUE (poderia também plantar uma árvore para servir de memorial) :
SEGUNDO MEMORIAL:
- Abrahão plantou um bosque. (E plantou um bosque em Berseba, e invocou lá o nome do Senhor, Deus eterno. Gênesis 21:33)
- Significa a lembrança da aliança, toda vez que olhar pra lá, devem se lembrar da aliança.
 
Plantar árvore, lembrança da pazinha na armadura: Dt 23.13 "Entre os teus utensílios terás uma pá; e quando te assentares lá fora, então com ela cavarás e, virando-te, cobrirás o teu excremento"; (fezes). É o cuidado que DEUS tem com a natureza e com a saúde de seus filhos.
 
(No sacrifício pode ser usado um, ou mais, Novilhos ou Ovelhas).
 
 Gn 21.33 "Abraão plantou uma tamargueira em Beerseba, e invocou ali o nome do Senhor, o DEUS eterno".
 
NOTE QUE A ALIANÇA PASSA DE PAI PARA FILHO, POR ISSO O REI DAVI SE LEMBROU DO FILHO DE JÔNATAS PARA ABENÇOÁ-LO, MESMO MEFIBOSETE O CONSIDERANDO COMO SEU INIMIGO.
2 Sm 4.4,6,8,10   Ora, Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Este era da idade de cinco anos quando chegaram de Jezreel as novas a respeito de Saul e Jônatas; pelo que sua ama o tomou, e fugiu; e sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou coxo. O seu nome era Mefibosete. 
6 E Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, veio a Davi e, prostrando-se com o rosto em terra, lhe fez reverência. E disse Davi: Mefibosete! Respondeu ele: Eis aqui teu servo.  
8 Então Mefibosete lhe fez reverência, e disse: Que é o teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?  
10 Cultivar-lhe-ás, pois, a terra, tu e teus filhos, e teus servos; e recolherás os frutos, para que o filho de teu senhor tenha pão para comer; mas Mefibosete, filho de teu senhor, comerá sempre à minha mesa...
 
DAVI FOI LEAL À ALIANÇA QUE TINHA COMO O PAI DE MEFIBOSETE - DEUS TAMBÉM O LIVROU DE VER SEU REINO DIVIDIDO EM SEUS DIAS.
 
VEREMOS AGORA A NOVA ALIANÇA FEITA POR JESUS CRISTO COM O PAI, PELOS HOMENS, EM LUGAR DOS HOMENS, SUBSTITUINDO OS HOMENS PECADORES, SENDO INTERMEDIÁRIO ENTRE OS HOMENS E DEUS PAI.
 
 
2-    NOVA ALIANÇA
 
***BHÊRITE (ALIANÇA EM HEBRAICO) = A ALIANÇA ANTERIOR É FEITA EM BASE DE IGUALDADE, É UMA TROCA, UM ACORDO EM QUE DEUS ME DÁ E EU TENHO QUE DAR PARA DEUS O MESMO.
 
***DIATEKE (ALIANÇA EM GREGO) = A NOVA ALIANÇA É DIFERENTE, É SUPERIOR, POIS DEUS ME DÁ TUDO O QUE PRECISO NÃO EXIGINDO NADA EM TROCA, A NÃO SER FÉ.
EU NÃO TINHA NADA DE BOM A OFERECER, SÓ DE RUIM: PECADO E INIQÜIDADE; MESMO ASSIM, DEUS ME RECEBE COMO CABEÇA DE ALIANÇA E ME DÁ A SALVAÇÃO E TODAS AS BÊNÇÃOS PROVINDAS DAÍ : BATISMO COM ESPÍRITO SANTO, DONS DO ESPÍRITO SANTO, PARTICIPAÇÃO NO MINISTÉRIO etc. 
 
***DEUS CONOSCO EM CRISTO, Hb 8.9, 1 Co 1.30 E Gl 3.16 = MAIOR SINAL
 
 
***JESUS CUMPRINDO CADA PASSO DA ALIANÇA:
 
1. TROCA DE CINTO: 
- Ef 6.10-18 ARMAS.
Toda a armadura de Deus - cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados nos pés na preparação do evangelho da paz; o escudo da fé, o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos
 
- II Co 10.4,5 ARMAS ESPIRITUAIS (principal é o nome de JESUS) -
 4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; 5 destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo,
 
2. TROCA DE TÚNICA: 
Fl 2.6-11 / Jo 10.17 / Cl 3.8-10; Mt 17:2; Apocalipse 3:5  - VESTES DE SANTIDADE E DE SALVAÇÃO.
Fl 2.6 que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. 7 Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz.
Jo 10.17 Por isso, o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.]
8 Mas, agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. 9 Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos.
Mateus 17:2 E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. 
Apocalipse 3:5 O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. 
 
3. CORTE COM DERRAMAMENTO DE SANGUE: 
Jo 20.25-29; Lc 2.21, 39; 1 Pd 1.18, 19
-Circuncisão interior.
Rm 2.28 "Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. 29 Mas é judeu aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, no espírito, e não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de DEUS."
Lc 2.21 E, quando os oito dias foram cumpridos para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido.
Lc 2.39 E, quando acabaram de cumprir tudo segundo a lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para a sua cidade de Nazaré.
1 Pd 1.18 sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, 19 mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de CRISTO,(1 Pd 1.18)
 
4. CICATRIZ: 
Jo 20.27; 1 Co 6:20; Ef 1.13
Jo 20.27 Depois, disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; chega a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente.
 
Significa que quando satanás nos quer dominar, devemos lembrar-lhe de que lá no céu JESUS CRISTO tem as marcas da aliança, provando que nos comprou e que temos com ELE uma aliança; somos de DEUS, pois JESUS nos comprou com seu sangue.
 
1 Co 6.19 "Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do ESPÍRITO SANTO, que habita em vós, o qual possuís da parte de DEUS, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a DEUS no vosso corpo."
NA EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS, PAULO FALA DO SELO.  
Ef 1:13 em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;
 
5. TROCA DE NOMES: 
Lc 5.24; Rm 8.16; Ef 1.13
JESUS gostava de se chamar "filho do homem", nós gostamos de ouvir o ESPÍRITO SANTO testificar com nosso espírito que somos filhos de DEUS. 
Lucas 5:24 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), eu te digo: Levanta-te, toma a tua cama e vai para tua casa.
Rm 8.16 "O ESPÍRITO mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de DEUS;" 
Ef 1.13 "No qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o ESPÍRITO SANTO da promessa, 14 o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de DEUS, para o louvor da sua glória." (Recebemos o "H" de DEUS)

6. TERMOS DA NOVA ALIANÇA: 
Condições para entrar = Mt 10.32; Rm 10.8; Ef 2.8; Gl 3.13; Gl 5:4
NÃO é por merecimento, mas pela graça de DEUS mediante a fé: 
 
Ef 2.8,9 - 8 "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós, é dom de DEUS; 9 não vem das obras, para que ninguém se glorie."
 
 Leis Espirituais que estão no Cap.5 de Mateus. Bem-Aventuranças.
Ex.:Mt 5.3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
 
- Só tem bênçãos, pegue o Novo Testamento e saberá quais são. – Se creres verás a glória de DEUS. (Rm 5.1,2; Hb 10.16).
Todas as maldições JESUS já levaram na cruz do calvário. Gl 3.13  
Gl 3:13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; 
 
QUEM ESTÁ NA LEI - DA GRAÇA CAIU
Gl 5:4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
 
7. REFEIÇÃO DA ALIANÇA: 
Ceia com os discípulos antes de morrer e conosco renovada sempre NA CEIA (Lc 22.7-23; Jo 6.51-54; 1 Co 11.26)
 
Lc 22:19 E, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isso em memória de mim.
Jo 6:51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer desse pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
1 Co 11:26 Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha.
 
8. MORTE DE UM ANIMAL: 
Jo 1.29; Jo 19.30; Rm 6.88; 8.10; 1 Pd 1.18, 19
JESUS é o cordeiro que deu sua vida por nós e é o que tira o pecado do mundo.
Jo 1.29 No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
 
Lembrando que no batismo nas águas nós morremos.
Rm 6.88 Ora, se já morremos com CRISTO, cremos que também com ele viveremos,
  
1 Pd 1.18 sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, 19 mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de CRISTO.
  
9. ARVORE MANCHADA DE SANGUE (MEMORIAL) : 
Mt 26:28; Rm 12.1; Cl 2:14; Fp 2:8; Hb 9.13-151; Jo 1.7
 
Cruz ensanguentada no calvário.
Mt 26:28 Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.
 
Palavra fez um corte profundo em nós (Rm 12.1; Hb 9.14)
Rm 12.1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
Cl 2:14 havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
Fp 2:8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz.
Hb 9.14 quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?
1 Jo 1.7 mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de JESUS seu Filho nos purifica de todo pecado.  
 
***MAIOR SINAL DA ALIANÇA:
CRISTO, NUM CORPO DE HOMEM NO CÉU; AQUI O ESPÍRITO SANTO MORANDO DENTRO DE NÓS, NA TERRA.
HÁ UM HOMEM (JESUS) LÁ EM CIMA E DEUS (ESPÍRITO SANTO) AQUI NA TERRA.**

 

 

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Lição 7, Betel, O Verdadeiro Discípulo reconhece que sua segurança vem de DEUS, 4Tr23, Pr Henrique, EBD NA TV

Para me ajudar PIX 33195781620 (CPF) Luiz Henrique de Almeida Silva

 

EBD, Revista Editora Betel, 4° Trimestre De 2023, TEMA: Terceira Epistola de João – Instituindo o discipulado baseado na verdade, no amor e fortalecendo os laços da fraternidade Cristã 

 

ESBOÇO DA LIÇÃO

1- DEUS CAPACITA

1.1. DEUS não mima, forma 

1.2. DEUS não poupa, prova 

1.3. DEUS não ilude, transforma

2- JUVENTUDE E MATURIDADE

2.1. Não ser neófito 

2.2. Ter responsabilidade e excelência 

2.3. Dar bom testemunho 

3- ALIANÇA E COMPROMISSO

3.1. Manter-se firme 

3.2. Defender a verdade 

3.3. Ir até o fim em seu chamado

 

TEXTO ÁUREO

“Porque DEUS não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.” 2 Timóteo 1.7

 

VERDADE APLICADA

É possível, mesmo com limitações humanas, cumprir o ministério cristão com confiança em DEUS, fidelidade e no poder do ESPÍRITO SANTO

 

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Ensinar que a capacitação ministerial vem de DEUS.
Mostrar que maturidade não tem a ver com idade.
Falar que não há ministério sem aliança com DEUS

 

TEXTO REFERÊNCIA - JEREMIAS 1.4-9
4 Assim veio a mim a palavra do Senhor dizendo:
5 Antes que te formasse no ventre, te conheci; e antes que saísses da madre, te santifiquei às nações te dei por profeta.
6 Então disse eu: Ah Senhor Jeová Eis que não sei falar, porque sou uma criança
7 Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou uma criança, porque, aonde quer que eu te enviar, irás e tudo quanto te mandar dirás
8 Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar diz o Senhor
9 E estendeu o Senhor a sua mão e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca.

 

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA – 2Cr 20.20b Ter segurança em DEUS.
TERÇA – SI 11. 5 O Senhor prova o justo.
QUARTA – Jr 11.2 DEUS fala por meio de aliança.
QUINTA – Jr 17.7 Quem confia em DEUS é bendito.
SEXTA – 2Co 12.9 O fraco precisa da graça de DEUS.
SÁBADO – 1 Tm 3.7 O bom testemunho é essencial ao discípulo de Cristo.


HINOS SUGERIDOS: 418,484, 519

 

MOTIVO DA ORAÇÃO

Ore para que o discípulo de CRISTO supere sua insegurança, confiando sempre em DEUS.

 

INTRODUÇÃO

Jeremias era muito jovem quando foi chamado ao ministério profético. Apesar disso, não era uma criança, como dizia ser; mas um profeta, como DEUS o via. Essa diferença o fez exercer seu ofício por mais de 40 anos.

 

1- DEUS CAPACITA

Jeremias expôs sua juventude como impedimento para o ofício profético. Assim como Moisés [Ex 4.10], ele sentiu medo por não saber falar. Mas, ao não esconder suas fraquezas diante do enorme desafio, ambos foram capacitados por DEUS. A fraqueza humana é real e deve ser exposta a DEUS. Quando isso acontece, o líder demonstra que sua confiança está no Senhor [2Co 3.4], único que pode capacitar alguém para o ministério [Rm 8.30]. O problema é ter um caráter fraco, como o de Diótrefes, que se achava poderoso não sendo nada.

 

1.1. DEUS não mima, forma 

Paulo, em sua carta pastoral a Timóteo, foi claro ao dizer: ” Ninguém despreza a tua mocidade ” [1Tm 4.12]. Jovens, adultos ou idosos, ao serem chamados por DEUS, nunca são mimados, mas formados. Uma pessoa mimada será fraca e vulnerável, o que é prejudicial à obra de DEUS, que é repleta de desafios [1Co 16.9]. Diótrefes era um líder fraco que usava “palavras maliciosas” para impor autoridade, expondo, assim, sua insegurança.

O mimo é o excesso de cuidados, paparico e apego. Satisfazer a vontade dos filhos além das expectativas deles é criar uma pessoa mimada. Alguns pais chamam isso de amor, mas tem outro nome: superproteção. Amor é educar com os sentimentos e a razão; é permitir que os filhos aprendam por meio de seus erros e não tentar evitar que não sofram, fazendo tudo por eles. O mimo transforma as crianças em adultos inseguros, que acham que tudo que fizerem não será bom o suficiente. Afinal, sempre fizeram tudo por eles. DEUS nunca nos trata com mimos. Jeremias pensou que poderia receber cuidados especiais de DEUS, por ser jovem quando foi chamado, mas DEUS o repreendeu [Jr 1.7].

 

1.2. DEUS não poupa, prova 

José sonhou que governaria, mas, ao contar seus sonhos aos irmãos, foi ridicularizado e desprezado por eles. José, mesmo escolhido por DEUS, sofreu muito: ele foi vendido como escravo, foi caluniado e preso em terra estranha. DEUS não poupa Seus filhos de provas [Rm 8.32]. JESUS disse que o servo não é maior que seu Senhor, deixando claro que tribulações serão enfrentadas por Seus seguidores [Jo 15.20]. As provas servem para aprovar [Tg 1.12] e forjar caráter, por isso são importantes. A insegurança tem como raiz a fraqueza de ânimo. Tiago diz: “O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos” [Tg 1.8]. Isso diz respeito a alguém de mente dupla, vacilante, incerto, duvidoso. Por ser fraco. Diótrefes queria só a parte “boa” do ministério: reconhecimento, desfrutes e regalias. Queria o bônus, mas rejeitava o ônus! Ao contrário dele, seus colegas Gaio e Demétrio, a começar por seu líder João, se arriscaram e se desafiaram em fazer a obra avançar.

A disposição para vencer não é nada, se a pessoa não tiver ânimo para se preparar. Quem se esquiva de uma provação pode estar evitando uma bênção. Não encurte a dor, mas se submeta a ela, para o bom desenvolvimento de sua liderança. É impossível gerar um bebé em um mês; da mesma forma, não dá para gerar um ministério de excelência de repente. Um discípulo aprovado não nasce de cesariana nem com anestesia, é gerada com dores. Muitas dores!

 

1.3. DEUS não ilude, transforma

Jeremias não foi iludido por DEUS, mas recebeu a informação de que ” iria onde fosse levado e diria o que deveria ser dito”. Mesmo sendo tímido, Jeremias recebeu o ofício profético e o exerceu bem por mais de 40 anos. Fraco humanamente, DEUS mudou sua condição para “cidade forte, coluna de ferro, muros de bronze” [Jr 1.18]. Ele não foi iludido, foi transformado. O que não te desafia não te transforma!

Diótrefes era iludido por si próprio, alguém que se escondia sob a “máscara” de um discípulo forte, mas era um falastrão, que se esforçava para que os demais não enxergassem sua verdadeira face, moldada pela fraqueza e insegurança. Ele era um discípulo feito às pressas, sem raízes, sem graça, um ministro despreparado. Como alguns que nós vemos por aí, sem o mínimo de preparo para o exercício do ministério. Ele precisava ser confrontado com a verdade, mas não dava chances a ela, não recebendo seu líder, alguém que tinha como atribuição discipliná-lo [3Jo 9].

 

EU ENSINEI QUE:

DEUS pode chamar uma pessoa humanamente sem atributos para exercer o ministério. No entanto, ela precisa confiar no Senhor para ser capacitada e preparada por Ele, para cumprir bem o seu chamado

 

2- JUVENTUDE E MATURIDADE

Existem jovens maduros capazes de desempenhar um ministério extraordinário, como José, que se tornou governador no Egito [Gn 42.6]. O ministério não exige idade, mas exige maturidade. Jeremias se achava “uma criança” [Jr 1.6], incapaz de levar a dura mensagem de DEUS ao povo, que abandonou o Senhor e corria o risco de ser destruído [Jr 1.16]. Ele se mostrou maduro, falando a reis e sacerdotes, e profetizando sobre várias nações, como DEUS disse.

 

2.1. Não ser neófito 

O termo “neófito” significa “uma planta jovem”, “exuberantemente verde”, denotando falta de amadurecimento. Paulo diz que o líder não deve ser neófito [1Tm 3.6]. Timóteo sentiu na pele o que alguns jovens ministros sentem: a resistência por parte dos mais velhos [1Tm 4.12- 16]. Timóteo era jovem, mas não neófito. Jamais deixou de se submeter à liderança de Paulo, diferente de Diótrefes, que não se submetia ao seu líder, o apóstolo João.

Os neófitos são cheios de uma confiança tola, como se pudessem voar além das nuvens. Esse termo, porém, nem sempre significa um homem jovem, mas imaturo. Até porque o próprio Timóteo era um pastor jovem, mas que esteve exercendo o ministério em várias localidades, conforme iam surgindo a necessidade, como em Filipos, Tessalônica, Corinto, Éfeso. Apesar de ser jovem, Timóteo estava bem à frente de seu tempo. Nem sempre a maturidade está associada à idade cronológica. Há quem envelhece e não amadurece, assim como há pessoas de bem pouca idade, mas de considerável maturidade. O líder deve ser, obrigatoriamente, maduro e entender a responsabilidade do ministério que exerce, não o tratando como “seu”.

 

2.2. Ter responsabilidade e excelência 

O apóstolo Paulo ensina: “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens.” [Cl 3.23]. Jeremias tinha essa responsabilidade ministerial, diferente de outros profetas de sua época que enganavam o povo, falando apenas o que eles queriam ouvir, mesmo sendo mentiras e não profecias de DEUS. A excelência de seu chamado estava em ser um profeta verdadeiro. A verdade de DEUS pode ser rejeitada e as mentiras de homens aceitas. Mas isso leva à maldição [Jr 17.5]. Gaio e Demétrio foram reconhecidos porque andavam na verdade [3 Jo 12]. Eles eram responsáveis em seu serviço a DEUS, com a igreja, com os irmãos e com seu líder. Ser responsável é estar disposto a cuidar com zelo e excelência. O verdadeiro discipulador sempre tem zelo e faz além do que é esperado na obra. Quando o serviço é para o Senhor, a excelência é essencial. Além da responsabilidade, a excelência deve envolver caráter, autocontrole, respeito. Nada disso foi apresentado por Diótrefes. Ao contrário, sua truculência no trato interpessoal mostrava que ele não se importava com valores que DEUS tem como fundamentais para o ministério [1Tm 3,2-7].

 

2.3. Dar bom testemunho 

Timóteo dava um bom testemunho como verdadeiro discípulo de CRISTO[At 16.2], assim como Gaio e Demétrio, reconhecidos pelos irmãos da igreja. Gaio tinha o ministério de hospitalidade aos mensageiros itinerantes que iam de um lugar a outro para pregar o Evangelho [3Jo 5]. Demétrio foi um cristão gentio que, por seu testemunho e fidelidade, foi considerado um homem de boa reputação e sempre leal à verdade [3Jo 12]. Diótrefes não passava de um discípulo insubmisso, ambicioso e arrogante, por isso foi repreendido pelo apóstolo João. Ao impor sua liderança, dava péssimo testemunho (3Jo 10].

O comentarista bíblico A. R. Fausset explica que Paulo foi influenciado pelo bom relatório que recebeu sobre a conduta de Timóteo para escolhê-lo como seu companheiro, DEUS levanta líderes à igreja chamados a liderar através de seu caráter e exemplo cristãos [1Pe 2.17- 21], que formam o bom testemunho.

 

EU ENSINEI QUE:

Juventude não significa imaturidade, o discípulo deve ser maduro para exercer seu ministério com responsabilidade.

 

3- ALIANÇA E COMPROMISSO

O ministério é dado por DEUS a quem Ele escolhe [Jo 15.16] e com quem faz aliança. O termo aliança no hebraico é B’riyth, que significa “acordo, compromisso, pacto”. Toda aliança pressupõe compromissos que devem ser respeitados e cumpridos [Jr 32.38].

 

3.1. Manter-se firme 

O ministério é um desafio, não à toa DEUS se apresenta a diversos homens dando-lhes ânimo [Is 1.9]. JESUS, quando estava prestes a passar pelo seu martírio pela redenção da humanidade, suou gotas de sangue [Lc 22.44]. Porém, manteve-se firme para cumprir Sua missão [Jo 19.30]. Embora no início de seu chamado Jeremias tenha se mostrado titubeante [Jr 1.6], ao ouvir DEUS sobre o propósito que cabia a ele como profeta, seguiu em frente, exercendo um dos ministérios mais longos- cerca de mais de quarenta anos – e profícuos. Por causa das duras profecias, Jeremias foi preso [Jr 36.5], mas não se calou, honrando a aliança e o compromisso com Aquele que o chamou.

Um mau discípulo é dominado pela insegurança. Sentir-se inseguro diante de tamanha responsabilidade – como Jeremias, que anunciava rendição à Babilônia, sendo considerado traidor – faz parte da natureza humana, mas a Palavra de DEUS revela que é possível prosseguir e cumprir a mis- são, movidos pela confiança em DEUS, convicção da chamada divina e pelo poder do ESPÍRITO SANTO. Quando você disser que fará algo, vá até o fim. Uma maneira certeira de quebrar a confiança com os outros é deixar de cumprir seus compromissos. A maior aliança foi feita com sangue [Lc 22.20].

 

3.2. Defender a verdade 

Gaio e Demétrio andavam na verdade [3Jo 3, 12]. Jeremias foi fiel ao Senhor e à mensagem que transmitia, mesmo em um tempo de crise, no qual muitos profetas mentirosos anunciavam uma mensagem diferente. Esses falsos profetas pregavam paz, segurança e vitória sobre a Babilônia; Jeremias dizia que os babilônios destruíram tudo [Jr 25.9]. A defesa da verdade leva Jeremias à prisão, sequestro e ameaças de morte. Um líder fraco engana e fala aquilo que as pessoas querem ouvir, e não o que precisam ouvir, como fez Jeremias [Jr 29.19]. A verdade estava do lado oposto de Diótrefes. Ele não podia suportar o peso da doutrina de João, que era séria e verdadeira, voltada para as profundidades interiores do ser. Por se ver como “dono da igreja”, usava várias acusações falsas e palavras maliciosas para afastar e manter fora aqueles que estavam pregando a verdade. Ele não permitiu nem mesmo que a igreja recebesse os textos de João. Seus esforços para proteger seu próprio império religioso eram prejudiciais à causa de Cristo. João não se intimidou com tamanha presunção, antes ele escreveu: “Quem faz o bem é de DEUS; mas quem faz mal não tem visto a DEUS” [3Jo 11].

 

3.3. Ir até o fim em seu chamado

Na época de Jeremias, o povo de DEUS ignorava Suas leis e adorava outros deuses. Eles viviam entre um rei que levava o povo a DEUS, e outros reis que levavam o povo a todo tipo de desobediência. Jeremias foi chamado para pregar contra essa inconstância, por isso trouxe palavras de juízo (Jr 1.16). Assim, enfrentaria forte oposição [Jr 1.8), mas com a ajuda de DEUS cumpriria o seu chamado até o fim [Jr. 1.19). Quando Jeremias aceitou o desafio do chamado profético, de fraqueza e insegurança DEUS o enviou ao seu povo para adverti-los e também confortá-los, e Jeremias cumpriu esse chamado desafiador até o fim? Se segredo foi confiar no Senhor e não em a. Por isso DEUS lhe garantia vitória: “E Pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti porque eu sou contigo diz o Senhor, para te livrar” [Jr 1,19) O discípulos que não sabe lidar com a fraqueza sucumbe. Mas o que aceita seu chamado em DEUS prevalece.

 

EU ENSINEI QUE

Um discípulo precisa ter aliança com DEUS e estar firme em seu ministério para cumpri-lo integralmente, apesar das resistências e dificuldades.

 

CONCLUSÃO

Ser fraco e inseguro não é um problema para DEUS. A questão é manter-se assim, como fez Diótrefes, que não aceitava correção, por isso, foi um péssimo discipulador. Assumir suas vulnerabilidades e apresentá-las a DEUS é o princípio de um ministério vitorioso e abençoado.