Escrita Lição 9, Betel, Habacuque, O justo pela sua fé viverá, 3Tr23, Pr Henrique, EBD NA TV

 Escrita Lição 9, Betel, Habacuque, O justo pela sua fé viverá

 Para nos ajudar PIX 33195781620 (CPF) Luiz Henrique de Almeida Silva

 3° Trimestre de 2023, EBD, Revista Editora Betel 

TEMA: PROFETAS MENORES DO ANTIGO TESTAMENTO – Proclamando o arrependimento, justiça e fidelidade a Deus. Anunciando a esperança da salvação através do Messias. 

 

 

https://youtu.be/f0PdpqFZziE  Vídeo

Escrita https://ebdnatv.blogspot.com/2023/08/escrita-licao-9-betel-habacuque-o-justo.html

Slides https://ebdnatv.blogspot.com/2023/08/slides-licao-9-habacuque-o-justo-pela.html

PowerPoint https://pt.slideshare.net/henriqueebdnatv/slides-lio-9-betel-habacuque-o-justo-pela-sua-f-viver-pptx


TEXTO ÁUREO

“Eis que a sua alma se incha, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.” Habacuque 2.4

  

VERDADE APLICADA

O discípulo de Cristo vence perseverando em oração, confiando e esperando no agir do Senhor, enquanto cultiva o viver para a glória de Deus.

 

 OBJETIVOS DA LIÇÃO

Apresentar o cenário do profeta Habacuque
Explicar que o silêncio de Deus é pedagógico
Extraiu lições do livro de Habacuque para hoje

  

TEXTOS DE REFERÊNCIA - HABACUQUE 1.1-5

1 O peso que viu o profeta Habacuque.
2 Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não me salvarás?
3 Por que razão me fazes ver a iniquidade e ver a vexação? Porque a destruição e a violência estão diante de mim; há também quem suscite a contenda e o litígio.
4 Por esta causa, a lei se afrouxa, e a sentença nunca sai; porque o ímpio cerca o justo, e sai o juízo pervertido.
5 Vede entre as nações, e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizo em vossos dias uma obra, que vós não crereis, quando vos for contada.

  

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA SI 37.1-3 A prosperidade dos ímpios acaba.
TERÇA SI 125.3 O cetro da impiedade não permanecerá.
QUARTA Pv 3.5-6 Devemos confiar no Senhor.
QUINTA Jr 33.3 A importância de clamar ao Senhor.
SEXTA Hb 10.38 O justo viverá da fé.
SÁBADO 1Jo 5.4 A vitória que vence o mundo: a nossa fé.


HINOS SUGERIDOS: 186, 372,427

 

MOTIVO DE ORAÇÃO

Ore a Deus pedindo para olhar para Ele e não para as circunstâncias.

  

ESBOÇO DA LIÇÃO

1- CONHECENDO O CENÁRIO DO PROFETA HABACUQUE

1.1. Conhecendo um pouco mais o profeta 

1.2. A mensagem do profeta 

1.3. O ousado questionamento do profeta 

2- O SILÊNCIO DE DEUS

2.1. Até quando? 

2.2. Por que Deus não intervém? 

2.3. Oração como via de intimidade com DEUS

3- HABACUQUE PARA HOJE

3.1. Contentamento apesar do sofrimento 

3.2. O cântico de Habacuque 

3.3. O justo viverá da sua fé 

 

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SUBSÍDIOS EXTRAS PARA A LIÇÃO

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LIÇÃO 9, HABACUQUE, A SOBERANIA DIVINA SOBRE AS NAÇÕES 
LIÇÕES BÍBLICAS - 4º Trimestre de 2012 - CPAD - Para jovens e adultos
Tema: Os Doze Profetas Menores - Advertências e Consolações para a Santificação da Igreja de CRISTO.
Comentários da revista da CPAD: Pr. Esequias Soares
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
QUESTIONÁRIO
  
 
TEXTO ÁUREO 
"Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a vexação não podes contemplar; por que, pois, olhas para os que procedem aleivosamente e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?" (Hc 1.13). 
 
 
VERDADE PRÁTICA 
A fim de cumprir os seus planos DEUS age soberanamente na vida de todas as nações da terra
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 2 Rs 17.23 - DEUS usou a Assíria contra Israel
Terça - Sf 2.13 - O castigo contra a Assíria
Quarta - Jr 25.9 - DEUS usou a Babilônia contra Judá
Quinta - Jr 25.12 - O castigo contra a Babilônia
Sexta - Jr 27.5-7 - As nações sob a autoridade divina
Sábado - Hc 2.20 - Perante o Senhor a Terra se cala
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Habacuque 1.1-6; 2.1-4
Habacuque 1.1-6
1 O peso que viu o profeta Habacuque. 2 Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não salvarás? 3 Por que razão me fazes ver a iniquidade e ver a vexação? Porque a destruição e a violência estão diante de mim; há também quem suscite a contenda e o litígio. 4 Por esta causa, a lei se afrouxa, e a sentença nunca sai; porque o ímpio cerca o justo, e sai o juízo pervertido. 5 Vede entre as nações, e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizo, em vossos dias, uma obra, que vós não crereis, quando vos for contada. 6 Porque eis que suscito os caldeus, nação amarga e apressada, que marcha sobre a largura da terra, para possuir moradas não suas.
 
Habacuque 2.1-4
1 Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei, e vigiarei, para ver o que fala comigo e o que eu responderei, quando eu for arguido. 2 Então, o SENHOR me respondeu e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler o que correndo passa. 3 Porque a visão é ainda para o tempo determinado, e até ao fim falará, e não mentirá; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará. 4 Eis que a sua alma se incha, não é reta nele; mas o justo, pela sua fé, viverá.
 
 
Comentários Ev. Henrique
Habacuque e sua importante teologia da fé
Habacuque 2:4
Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.

Habacuque 3:17-19 - Em forma de poesia ou salmo
Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.
 
Paulo e sua importante teologia da salvação pela graça, mediante a fé, baseada em Habacuque.
Romanos 5:1-5
Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dada.
 
Romanos 8:35-39 - Em forma de poesia ou salmo
Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
 
OBSERVAÇÃO
Os judeus deveriam compreender rápida e claramente a mensagem do profeta de DEUS, Habacuque:
DEUS havia julgado e condenado Judá a uma correção imediata por seus delitos e pecados, Idolatria, Juízo pervertido, Escravidão de seus irmãos mais pobres, Contenda e litígio, adultérios nos casamentos, Corrupção ativa e passiva de seus líderes e juízes, bem como de seus sacerdotes, destruição e violência generalizada, abandono da Palavra de DEUS.
O juízo seria aplicado através do império babilônico liderado por Nabucodonozor. Aquele que se submetesse a essa correção pacificamente seria levado cativo ou feito escravo de Nabuconozor, aqueles, porém, que se rebelassem contra a correção de DEUS e enfrentassem o exército babilônico seriam mortos.
Assim os justos se livrariam da morte porque aceitariam a correção de DEUS pela sua fé NELE, sendo levados cativos por um período determinado por DEUS.
Os ímpios, porém, não se sujeitariam à correção de DEUS e morreriam por sua falta de fé em DEUS.
DEUS explica que depois irá julgar a nação ímpia que estava utilizando para corrigi-los. Eles deveriam aceitar pela fé a correção de DEUS, com promessas de libertação e paz no futuro.
 
Jeremias 27.1-8
No princípio do reinado de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, veio esta palavra a Jeremias da parte do SENHOR, dizendo: Assim me disse o SENHOR: Faze uns grilhões e jugos, e põe-nos ao teu pescoço. E envia-os ao rei de Edom, e ao rei de Moabe, e ao rei dos filhos de Amom, e ao rei de Tiro, e ao rei de Sidom, pela mão dos mensageiros que vêm a Jerusalém a ter com Zedequias, rei de Judá. E lhes ordenarás, que digam aos seus senhores: Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Assim direis a vossos senhores: Eu fiz a terra, o homem, e os animais que estão sobre a face da terra, com o meu grande poder, e com o meu braço estendido, e a dou a quem é reto aos meus olhos. E agora eu entreguei todas estas terras na mão de Nabucodonosor, rei de babilônia, meu servo; e ainda até os animais do campo lhe dei, para que o sirvam. E todas as nações servirão a ele, e a seu filho, e ao filho de seu filho, até que também venha o tempo da sua própria terra, quando muitas nações e grandes reis se servirão dele. E acontecerá que, se alguma nação e reino não servirem o mesmo Nabucodonosor, rei de babilônia, e não puserem o seu pescoço debaixo do jugo do rei de babilônia, a essa nação castigarei com espada, e com fome, e com peste, diz o SENHOR, até que a consuma pela sua mão;
 
Daí se conclui que aqueles que tivessem fé em DEUS e em sua Palavra, pela sua fé livrariam suas vidas da morte. Aqueles que não obedecessem a ordem de DEUS é porque não tinha fé em DEUS e seriam, portanto, mortos.
 
CONCLUSÃO - O JUSTO, PELA SUA FÉ VIVERÁ.
 
 
RESUMO BEP - CPAD
Esboço
Introdução (1.1)
I. As Perguntas de Habacuque (1.2—2.20)
A. Primeira Pergunta: Como DEUS Pode Permitir Que a Ímpia Judá Fique sem Castigo? (1.2-4)
B. Resposta: DEUS Usará a Babilônia para Castigar Judá (1.5-11)
C. Segunda Pergunta: Como DEUS Pode Usar uma Nação Mais Ímpia Que Judá Como Instrumento de Juízo? (1.12—2.1)
D. Resposta: DEUS Também Julgará Babilônia (2.2-20)
1. Introdução à Resposta (2.2,3)
2. Pecados de Babilônia (2.4,5)
3. Série de Cinco “Ais” contra Babilônia (2.6-19)
4. O Senhor de Toda a Terra (2.20)
II. O Cântico de Habacuque (3.1-19)
A. A Oração de Habacuque, Pedindo Misericórdia (3.1,2)
B. O Poder do Senhor (3.3-7)
C. Os Atos Salvíficos do Senhor (3.8-15)
D. A Fé Inabalável de Habacuque (3.16-19)

Autor: Habacuque
Tema: Viver pela Fé
Data: Cerca de 606 a.C. 

Considerações Preliminares
O autor deste livro identifica-se como “o profeta Habacuque”(1.1; 3.1). Além disso, não oferece nenhum outro dado acerca de sua pessoa nem de sua família. Seu nome, que significa “abraço”, não aparece em nenhum outro lugar das Escrituras. A referência de Habacuque ao “cantor-mor sobre os meus instrumentos de música” (3.19), sugere que ele pode ter sido um músico levita a serviço do santo templo em Jerusalém.
Ao contrário de outros profetas, Habacuque não data a sua profecia mediante referências aos reis que foram seus contemporâneos. Mas o fato de ficar perplexo com o uso que DEUS faz dos babilônios (os “caldeus” de 1.6) como instrumento de seu juízo contra Judá, sugere um período em que Babilônia já era uma potência mundial. Portanto, a invasão de Judá era iminente (c. 608—598 a.C.). Nabucodonosor já havia derrotado os egípcios na batalha de Carquemis (605 a.C.). O Egito, aliás, foi a última potência a se opor à expansão dos babilônios. Se a descrição do exército babilônico em 1.6-11 refere-se à marcha babilônica em direção à Carquemis, conforme interpreta-se, a data da profecia de Habacuque seria entre 606—605 a.C., durante os primeiros anos do rei Joaquim de Judá.
As consequências da ascensão de Babilônia como potência mundial foram devastadoras à apóstata Judá (ver 2 Rs 24,25). Retornando do Egito, Nabucodonosor invadiu Judá, e levou a Babilônia um número considerável de cativos, entre os quais Daniel e seus três amigos (605 a.C.). Em 597 a.C., as forças babilônicas tornaram a invadir Jerusalém, saqueando-lhe o templo, e levando outros 10.000 cativos para Babilônia, entre os quais o profeta Ezequiel. Quando o rei Zedequias intentou livrar Judá do controle babilônico, onze anos mais tarde (586 a.C.), Nabucodonosor, enfurecido, sitiou Jerusalém, incendiou o templo, destruiu totalmente a cidade, e deportou para Babilônia a maioria dos judeus sobreviventes. É provável que Habacuque haja vivido na maior parte deste período, onde o juízo divino revelou-se contra Judá.

Propósito
Diferentemente da maioria dos outros profetas, Habacuque não profetiza à desviada Judá. Escreveu para ajudar o remanescente piedoso a compreender os caminhos de DEUS no tocante à sua nação pecaminosa, e ao seu castigo iminente. Habacuque, após haver considerado o intrigante problema de os caldeus, uma nação deploravelmente ímpia, serem usados por DEUS para tragar o seu povo em juízo (1.6-13), garante aos fiéis que DEUS lidará com toda a iniquidade no tempo determinado. Entrementes, “o justo, pela sua fé, viverá” (2.4), e não pelo seu entendimento. Em seguida, o profeta afiança: “exultarei no DEUS da minha salvação” (3.18).

Visão Panorâmica
Os capítulos 1 e 2 registram as perguntas que Habacuque faz, em sua perplexidade, acerca dos caminhos de DEUS, bem como as respostas que o Senhor lhe deu. Após ter visto tanta iniquidade e idolatria em Judá, a primeira pergunta do profeta é: Como DEUS poderia deixar seu povo rebelde escapar sem o devido castigo? DEUS responde, mostrando-lhe que, dentro em breve, estaria usando os babilônios para castigar Judá. A segunda pergunta de Habacuque segue-se imediatamente: Como DEUS poderia permitir que uma nação ainda mais ímpia e cruel que Judá castigasse a esta? A isto DEUS responde, garantindo ao profeta que o dia de prestação de contas também chegaria para os babilônios. No decurso de todo o livro, Habacuque expressa a sua fé na soberania de DEUS e na certeza de que Ele é justo em todos os seus caminhos. A revelação do amor divino aos justos, e de seu propósito em destruir a ímpia Babilônia, evoca um hino profético de louvor a DEUS, e reafirma as promessas a respeito da salvação em Sião (cap. 3).

Características Especiais
Cinco aspectos básicos caracterizam a profecia de Habacuque. (1) Ao invés de profetizar a respeito da apóstata Judá, registra, em seu “diário” pessoal, suas conversações particulares com DEUS, e a subsequente revelação profética. (2) Contém pelo menos três formas literárias distintas entre si: “diálogo” entre o profeta e DEUS (1.2—2.5); “ais proféticos” clássicos (2.6-20); e um cântico profético (cap. 3) — todas com dicção vigorosa e com metáforas pitorescas. (3) O profeta manifesta três características em meio aos tempos adversos: faz perguntas honestas ao Senhor (cap. 1); revela fé inabalável na soberania divina (2.4; 3.18,19); e manifesta zelo pelo avivamento (3.2). (4) A visão que o profeta tem de DEUS no capítulo três é uma das mais sublimes da Bíblia, e relembra a teofania no monte Sinai. Outros trechos inesquecíveis em Habacuque são: 1.5; 2.3,4,20; 3.2,17-19. (5) Nenhum profeta do AT fala com mais eloquência a respeito da questão da fé que Habacuque — não somente na sua declaração, “o justo, pela sua fé, viverá” (2.4), como também em seu testemunho pessoal (3.17-19).

O Livro de Habacuque ante o NT
A declaração de Habacuque de que o justo viverá por sua fé (2.4) é o texto-chave do AT usado por Paulo em sua teologia da justificação. O apóstolo cita o versículo em Rm 1.17 bem como em Gl 3.11 (cf. também Hb 10.37,38).
 
1.1 HABACUQUE. Habacuque profetizou a Judá entre a derrota dos assírios, em Nínive, e a invasão de Jerusalém pelos babilônios (605-597 a.C.).
(1) O livro é único no seu gênero por não ser uma profecia dirigida diretamente a Israel, mas sim um diálogo entre o profeta e DEUS. Habacuque queria saber por que DEUS não fazia algo a respeito da iniquidade que predominava em Judá. DEUS lhe responde, então, que enviaria os babilônios para castigar a Judá.
(2) Esta resposta deixou o profeta ainda mais confuso: "Por que DEUS castigaria seu povo através de uma nação mais ímpia do que ele"? No fim, Habacuque aprende a confiar em DEUS, e a viver pela fé da maneira como DEUS o requer: independentemente das circunstâncias.
1.2-4 ATÉ QUANDO... CLAMAREI EU?
Habacuque ora a DEUS, pedindo-lhe que pusesse fim à iniquidade que reinava entre o povo do concerto. DEUS, no entanto, parecia nada fazer a respeito, a não ser tolerar a violência, a injustiça e a destruição dos justos. As perguntas do profeta têm a ver com um antiquíssimo tema: "Por que DEUS demora tanto em castigar a iniquidade?" e "Por que nossas orações geralmente não são prontamente atendidas?". Note, todavia, que tais queixas vinham de um coração cheio de fé num DEUS justo.
1.5-11 REALIZO... UMA OBRA.
DEUS responde a Habacuque, e diz-lhe já ter planos para castigar Judá pelos seus pecados. DEUS lançaria mão dos implacáveis babilônios a fim de corrigir a Judá. O fato de DEUS usar um povo tão ímpio e pagão para castigar o seu povo deixara o profeta atônito. Era algo que parecia incrível ao povo de DEUS.
1.12 NÃO ÉS TU DESDE SEMPRE?
Habacuque fica horrorizado pelo fato de DEUS usar uma nação tão iníqua para atacar a Judá. Mas ele sabe que DEUS não permitiria que os babilônios aniquilassem a nação judaica, pois, mediante tal destruição, estaria cancelando seu propósito redentor à raça humana.
1.13 NÃO PODES VER O MAL.
Esta expressão não significa que DEUS seja incapaz de perceber o mal, pois Ele a tudo observa. Ele é onisciente. Pelo contrário: significa que DEUS jamais contempla o mal para tolerá-lo ou apoiá-lo. O que deixou Habacuque perplexo foi o uso que DEUS fez dos ímpios babilônios. Tem-se a impressão de que Ele tolerava os pecados destes enquanto castigava Judá que, a despeito de todos os seus pecados, não deixava de ser uma nação mais justa que os filhos de Babilônia.
2.2-20 ESCREVE
A VISÃO. No capítulo 2, DEUS responde a Habacuque acerca da predominância do mal no mundo, e do possível aniquilamento dos justos. O Senhor declara que viria um tempo em que todos os ímpios haveriam de ser destruídos, e que os únicos a ficarem firmes seriam os justos - os que se relacionam com DEUS através da fé (ver v. 4).
2.3 A VISÃO... PARA O TEMPO DETERMINADO.
A solução do problema de Habacuque viria somente no "tempo determinado" por DEUS. (1) Então, seria colocado um ponto final à iniquidade do mundo. Os fiéis de DEUS teriam de "esperá-lo", ainda que parecesse levar tanto tempo. (2) A semelhança de Habacuque, devemos esperar a justa intervenção de DEUS no fim desta era. Quando CRISTO levar os justos deste mundo, toda a iniquidade será aniquilada (ver 1 Ts 4.16-17)
2.4 O JUSTO, PELA SUA FÉ, VIVERÁ.
É o "justo" que, no fim, emergirá vitorioso.
(1) Os retos são contrastados com os orgulhosos e ímpios. Os corações dos justos voltam-se a DEUS, pois o têm como Pai. Possuem estreita comunhão com Ele, e lhe obedecem a vontade.
(2) Os justos devem viver neste mundo mediante a sua fé em DEUS. "Fé", aqui, significa firme confiança em DEUS e na retidão dos seus caminhos. É uma lealdade pessoal a Ele como Salvador e Senhor. É também a perseverança moral para seguir os seus caminhos. Paulo desenvolve este tema em Rm 1.17 e Gl 3.11 (cf. Hb 10.38.
2.6-20 AI DAQUELE.
Estes versículos pronunciam os ais do juízo contra todo aquele cuja "alma... não é reta nele" (v. 4). Tais pessoas serão condenadas por causa de sua agressão (vv. 6-8), injustiça (vv. 9-11), violência e crime (vv. 12-14), imoralidade (vv. 15-17) e idolatria (vv. 18-20).
3.1-19 ORAÇÃO.
Este capítulo retrata o modo pelo qual Habacuque reage à resposta que DEUS lhe dera no capítulo dois. Entre o pecado do mundo e o juízo divino, o profeta aprendera a viver pela fé em DEUS, e a confiar na sabedoria dos seus caminhos.
3.2 AVIVA, Ó SENHOR, A TUA OBRA NO MEIO DOS ANOS.
Habacuque sabia que o povo de DEUS havia pecado, e, consequentemente, seria submetido ao juízo divino. Nestas circunstâncias, faz duas petições:
(1) Pede a DEUS que apareça entre o seu povo com nova manifestação de poder. Habacuque está ciente de que o povo não sobreviveria se o Senhor não interviesse com um derramamento de sua graça e de seu ESPÍRITO. Somente assim haveria verdadeira vida espiritual entre os fiéis.
(2) Habacuque ora para que DEUS se lembre da misericórdia em tempos de aflição e angústia. Sem a sua misericórdia, o povo haveria de perecer. Hoje, com os alicerces da igreja sendo abalados, quando há aflição por todos os lados, imploremos ao Senhor que torne a manifestar sua misericórdia e poder para que haja vida e renovação entre o seu povo.
3.3-16 DEUS VEIO.
Nestes versículos, Habacuque refere-se à ocasião em que DEUS livrou o seu povo do Egito (ver Êx 14). O mesmo DEUS que viera com salvação no passado, voltaria em toda a sua glória. Todos quantos esperavam sua vinda, viveriam e veriam seu triunfo sobre impérios e nações.
3.18-19 EU ME ALEGRAREI NO SENHOR.
Habacuque testifica que servia a DEUS não por causa das suas dádivas, mas porque o Senhor é DEUS. Mesmo em meio ao castigo divino derramado sobre Judá (v. 16), o profeta opta por regozijar-se no Senhor. DEUS seria a sua salvação e o manancial inesgotável de suas forças. Ele sabia que um remanescente fiel haveria de sobreviver à invasão babilônica, por isso proclama com confiança a derradeira vitória dos que vivem pela fé em DEUS (cf. 2.4).
 
Revista da Editora Betel - Profetas Menores
1- Habacuque - seu contexto e personalidade
São poucas, porém preciosas, as informações históricas fornecidas neste tópico. Algumas foram extraídas de fontes comuns a qualquer estudante; outras dos livros dos Reis e das Crônicas; o profeta Jeremias também contribuiu, e é claro, o próprio livro de Habacuque. Leia-as atentamente. Elas oferecem subsídios para o estudo da lição.
 
a) Em 722 a.C, o território de Israel foi tomado e sua população levada em cativeiro para a Assíria.
- Cerca de cem anos após, Jeremias chamou aquele evento de "libelo de divórcio", dado por Deus aos israelitas por causa de sua idolatria (Jr 3.8). Judá não tomou isto como aviso, antes, tornou-se pior que sua irmã do norte. Por causa da grandeza das suas prostituições, sua fama correu entre as nações (Jr 3.9).
 
b) Habacuque (621-609), foi contemporâneo de Jeremias, e seu ministério ocorreu durante a reforma religiosa de Josias
- Percebeu, contudo, que a conversão do povo era falsa (Jr 3.11), e as palavras da profetiza Hulda ao rei: "... eis que trarei mal sobre este lugar..."(2Rs 22.16), faziam-no temer pelo destino do seu povo: pois se a crescente onda de corrupção não fosse imediatamente freada, seria o fim. E, onde está Deus, que não vê? Que não ouve? Será que Ele desistiu de Judá (1.2)?
 
C) Pelo seu próprio livro, ficamos sabendo que Habacuque pertencia a uma escola de profetas {Hc 1.1)
- Lemos também, que ele era compositor e músico profissional (Hc 3.19), a esta informação pode-se acrescentar sua origem levítica, pertencendo a uma das famílias designadas para o ministério de louvor (2Cr 20.19). Estamos, portanto diante de uma pessoa susceptível a conflitos íntimos pela sua notável sensibilidade e grande capacidade de apreensão das coisas da alma e do espírito.
 
2- Habacuque viveu em meio à crise moral do seu país
"Até quando, Senhor, clamarei eu, e Tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não salvarás?". Estas são expressões de desespero e de angústia, de um cidadão que assiste, impotente, seu povo caindo no abismo profundo da impiedade. Seu único refúgio é o Senhor, o Justo e Santo Juiz. Mas, onde está Ele? Onde estás meu Santo (Hc 1.12)? São palavras proferidas em meio à agonia de um crente inconformado, íntegro, e intercessor, ansioso pela resposta de Deus.
 
a) Inconformado
- Em Judá, o afastamento nacional de Deus dera origem à violência física e de direitos (Hc 1.2), a provocação de demandas judiciais com o fim levar vantagem (Hc 1.3c), e a juízes que adiavam as sentenças para fazer perecer o direito do litigante mais fraco (Hc 1.4). O profeta não se conformava àquela situação, antes, de contínuo orava a Deus para que Ele subjugasse a impiedade do seu povo.
 
b) íntegro
- A maioria das pessoas sentem-se incomodadas com situações de violência e injustiça, mas se são expostas a elas durante algum tempo, logo se acostumam, e algumas até passam a praticar aquilo que antes lhes causavam repulsa. E a política que todo mundo faz, porque não eu? Habacuque, ao contrário, mantinha a sua integridade em tempo de crise. Não usava a corrupção generalizada como desculpa para também transgredir.
 
c) Intercessor
- Habacuque intercedeu pela cura de Judá para evitar que ela tivesse o mesmo fim de Israel, o cativeiro. Diante da resposta de Deus, que usaria no Reino do Sul, os mesmos métodos curativos que usara no Reino do Norte, variando apenas no instrumento, a Babilônia, ele intensificou a intercessão a ponto de apresentar-se ao Senhor com uma apelação a favor de Judá (Hc 1 1 ?-17)
 
3- Habacuque viveu em meio à crise de sua própria fé
Pessoas íntegras, tementes ao Senhor e conhecedoras do Seu caráter não se conformam com a aparente vitória do mal sobre o bem, do injusto sobre o justo, do mau sobre o bom, da imoralidade sobre a pureza, do profano sobre o santo. Muitos entram em crise de fé. Habacuque foi um deles. Obteve, entretanto a vitória por meio de três recursos infalíveis:
 
a) Recorreu à Deus em oração
A fé de Habacuque entrou em crise com o silêncio de Deus diante do mal, e pela falta de resposta às suas constantes orações. Mas, ao invés de abandonar o posto de intercessor, seus rogos se intensificaram dia a dia, até que se tornaram em gritos de agonia perante a face de Deus. "Até quando, Senhor, clamarei e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não salvarás" (1.2)?
 
b) Persistiu até a dúvida dar lugar a fé
- Depois de um longo e constrangedor silêncio, finalmente Habacuque ouviu a voz de Deus, mas a resposta que ela trouxe (Hc 1.5-11) encheu sua alma de apreensão. Ele mergulhou numa nova crise que o levou a interrogar a Deus mais uma vez: "Por que, Senhor, Tuas providências para purificar Judá, parecem estar em desacordo com aquilo que eu conheço acerca do Teu caráter?" (Hc 1.12,13). "Não importa quanto tempo, eu esperarei para ouvir o que Tu tens a dizer-me" (Hc 2.1).
 
c) Permaneceu a sós com Deus, vigiando, enquanto esperava pela resposta dEle
- Para não pôr tudo a perder, o profeta decidiu guardar silêncio a respeito daquela questão - não murmuraria, não reclamaria, nem faria coisa alguma até obter resposta ao que perguntara ao Senhor. Habacuque sabia que precisava estar com olhos e ouvidos bem abertos e atentos. É isto que significa: "Ficarei de guarda, e no meu posto de sentinela, vigiarei..." (Hc 2.1).
 
Deus promete exercer juízo sobre Babilônia depois e isso alivia um pouco a angústia do profeta e sua compreensão dos planos de DEUS que são muito mais altos do que os do homem.
 
INTERAÇÃO
"O justo viverá pela fé". Esta sentença tornou-se uma das mais importantes temáticas do Novo Testamento. Foi um dos lemas da Reforma Protestante. O apóstolo Paulo é um dos que descrevem a graça de DEUS de maneira mais intensa e bela: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de DEUS" (Ef 2.8). Tal perspectiva da graça de DEUS foi precedida pelo profeta Habacuque, quando ele declarou: "O justo, pela sua fé, viverá" (2.4).  
 
OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Explicar o contexto histórico, a estrutura e a mensagem do livro de Habacuque.   
Compreender a situação do país na época de Habacuque. 
Mencionar a reposta de DEUS ministrada ao profeta.  
 
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA 
Professor, providencie cópias do quadro abaixo para os alunos. Inicie a aula com a seguinte indagação: "Qual o propósito do livro de Habacuque?" Incentive a participação da classe e ouça todos com atenção. Depois, explique que o objetivo do profeta era mostrar ao Reino do Sul (Judá) que DEUS estava no controle do mundo, embora o mal parecesse triunfar em alguns momentos. Habacuque foi um profeta inquiridor. Em seguida distribua as cópias com o esquema da página seguinte e explique que vários temas estão presentes na profecia de Habacuque. Podemos destacar, por exemplo, "a confiabilidade absoluta de DEUS", "o domínio divino do universo", "a incapacidade humana de entender adequadamente os caminhos misericordiosos de DEUS", "as lutas colossais da natureza e da política" e a "predisposição divina de não tolerar a violência derivada do orgulho". Faça um resumo do livro utilizando o quadro.
 
ESBOÇO DO LIVRO
O Interrogatório de Habacuque a DEUS (1.2 — 2.20) 
Questão: Como DEUS permite que a ímpia Judá fique sem castigo (1.2-4).
Resposta: Mas DEUS usará a Babilônia para castigar Judá (1.5-11).
Questão: Como DEUS pode usar uma nação mais ímpia que Judá como instrumento de juízo (1.12 — 2.1).
Resposta: DEUS também julgará Babilônia (2.2-20).
O Cântico de Habacuque (3.1-19)
Oração de Habacuque por misericórdia divina (3.1,2).
O poder do Senhor (3.1,2).
Os atos salvíficos do Senhor (3.3-7).
A fé inabalável de Habacuque (3.16-19).
 
RESUMO DA LIÇÃO 9, HABACUQUE, A SOBERANIA DIVINA SOBRE AS NAÇÕES 
I. O LIVRO DE HABACUQUE 
1. Contexto histórico.
2. Vida pessoal.
3. Estrutura e mensagem.
II. HABACUQUE E A SITUAÇÃO DO PAÍS 
1. O clamor de Habacuque.
2. A descrição do pecado.
3. O colapso da justiça nacional.
III. A RESPOSTA DIVINA 
1. O juízo divino é anunciado.
2. Os caldeus e a questão ética (1.6).   
IV. DEUS RESPONDE PELA SEGUNDA VEZ 
1. A espera de Habacuque (2.1).
2. A visão.
3. O justo viverá da fé.
 
SINÓPSE DO TÓPICO (1) - O livro de Habacuque denuncia a corrupção generalizada da nação, descreve as respostas divinas e apresenta a oração de Habacuque.  
SINÓPSE DO TÓPICO (2) - O caos estabelecido em Judá era decorrente da corrupção generalizada e denunciada pelo profeta Habacuque. 
SINÓPSE DO TÓPICO (3) - A primeira resposta divina era o agigantamento dos caldeus a caminho de Jerusalém para invadir a província de Judá.  
SINÓPSE DO TÓPICO (4) - A segunda reposta de DEUS era que a Babilônia desapareceria para sempre. Mas Judá, apesar de passar por um castigo doloroso, sobreviveria.
 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO - Subsídio Teológico
"O significado da fé em Habacuque
Além de estar dizendo claramente que os justos de Judá, apesar do sofrimento pelo qual passarão no ataque caldeu, serão poupados (como aconteceu com Jeremias, Daniel e tanto outros), o Senhor mostra ao profeta que sua compreensão concernente à vida espiritual ainda era superficial. Ainda faltava a Habacuque considerar alguns aspectos essenciais da vida com DEUS. Sua Teologia ainda ignorava nuanças vitais, e que agora são sintetizadas para o profeta em uma única frase: 'O justo viverá pela sua fé'.
O justo não vive pelo que vê, sente, percebe, imagina ou pensa, mas pela fé. 'Porque andamos por fé e não por vista' (2 Co 5.7). Não que essas coisas não sirvam, vez por outra, para alimentar a nossa fé, mas não podem ser considerados fundamentos para ela. Nossa fé está fundamentada no próprio DEUS, em sua Palavra. O justo está baseado nela" (DANIEL, Silas. Habacuque: A vitória da fé em meio ao caos. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.90).
 
VOCABULÁRIO 
Pujante: Que tem grande força.
Oriundo: Descendente de.
Litígio: Pleito, demanda.
Coercitivo: Que reprime, força.
Arguido: Que foi repreendido, censurado. 
 
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA 
DANIEL, Silas. Habacuque: A vitória da fé em meio ao caos. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.
ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia do Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD. 2009.
 
SAIBA MAIS - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 52, p.40.
 
QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 9, HABACUQUE, A SOBERANIA DIVINA SOBRE AS NAÇÕES 
Responda conforme a revista da CPAD do 4º Trimestre de 2012
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
 
TEXTO ÁUREO 
1- Complete:
"Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o ______________________________ e a vexação não podes contemplar; por que, pois, olhas para os que procedem aleivosamente e te ______________________________ quando o ímpio devora aquele que é mais ________________________________________ do que ele?" (Hc 1.13). 
 
VERDADE PRÁTICA 
2- Complete:
A fim de cumprir os seus ______________________ DEUS ____________________________________ soberanamente na vida de _________________________________ as nações da terra
 
COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO 
3- Qual o oráculo do livro de Habacuque que se fez tão notório, que se tornou uma das mais importantes temáticas em o Novo Testamento (Rm 1.17 cf. Gl 3.8) e que séculos mais tarde, inspirou Martinho Lutero a deflagrar a Reforma Protestante. 
(    ) "O justo, pela sua coragem, viverá".
(    ) "O justo, pela sua fidelidade, viverá".
(    ) "O justo, pela sua fé, viverá".
 
I. O LIVRO DE HABACUQUE 
4- Qual o contexto histórico de Habacuque:
(    ) Habacuque exerceu o seu ministério quando os caldeus marchavam vitoriosamente pelo Oriente Médio.
(    ) Tal marcha iniciou-se em 727 a.C. e foi concluída com a vitória sobre Faraó Neco, do Egito, na Batalha de Carquêmis, em 705 a.C.
(    ) Tal marcha iniciou-se em 627 a.C. e foi concluída com a vitória sobre Faraó Neco, do Egito, na Batalha de Carquêmis, em 605 a.C.
(    ) Os caldeus tornaram-se um império pujante. Isso mostra que o profeta era contemporâneo de Jeremias e Sofonias.
(    ) Ele menciona ainda a opressão dos ímpios sobre os pobres e o colapso da justiça nacional e descreve também o cenário do reinado tirânico de Jeoaquim, rei de Judá, entre 605 e 598 a.C..
 
5- O que sabemos da vida pessoal de Habacuque?
(    ) Sabemos que ele era profeta, sacerdote e músico, detalhes estes também encontrados em Ageu e Zacarias.
(    ) Não há informações, dentro ou fora do livro, sobre a vida pessoal de Habacuque.
(    ) Apenas temos a declaração de que ele é profeta, detalhe este também encontrado em Ageu e Zacarias.
(    ) Pela finalização de seu livro, muitos estudiosos entendem que Habacuque era um profeta bem aceito pela sociedade e - há quem afirme - oriundo de família sacerdotal. A literatura rabínica apoia essa ideia.
 
6- Qual a estrutura e mensagem de Habacuque?
(    ) Sabemos que o termo "peso" indica uma situação difícil de resolver, sérias consequências.
(    ) No estudo passado, aprendemos que o termo "peso" indica uma "sentença pesada e profecia".
(    ) A exemplo do livro de Naum, esse oráculo foi revelado à Habacuque na forma de visão.
(    ) A profecia divide-se em três capítulos.
(    ) O primeiro denuncia a corrupção generalizada da nação e a consequente resposta divina; o segundo, outra resposta do Eterno (2.1-20); e a terceira, a oração de Habacuque.
(    ) O oráculo divino, que possui a mesma estrutura dos Salmos, tem como principal ênfase a fé. 
 
II. HABACUQUE E A SITUAÇÃO DO PAÍS 
7- Por que e como acontecia o clamor de Habacuque em seu livro?
(    ) O profeta expressa sua perplexidade na forma de lamentos: "O Senhor não enxerga [...]?"; "Não vê [...]?".
(    ) O que ocorria em Judá ia de encontro ao conhecimento que Habacuque possuía a respeito do DEUS de Israel.
(    ) Mas como é possível Aquele que é justo e santo tolerar tamanha maldade?
(    ) O profeta expressa sua perplexidade na forma de lamentos: "Até quando, SENHOR[...]?"; "Por que [...]?".
(    ) Essas perguntas indicam que, há tempos, Habacuque orava a DEUS em busca de solução.
 
8- Qual era a descrição do pecado na época de Habacuque?
(    ) O profeta resume o quadro desolador do seu povo: iniquidade e vexação; destruição e violência; contenda e litígio.
(    ) O profeta resume o quadro desolador do seu povo: idolatria, adultério, enriquecimento, aprisionamento e tortura dos inimigos.
(    ) A Bíblia ARA (Almeida Revista e Atualizada) emprega o termo "opressão".
(    ) A Bíblia TB (Tradução Brasileira) usa "perversidade" no lugar de "vexação".
(    ) A estrutura poética nessa descrição revela a falência da justiça e o abuso opressor das autoridades em relação aos pobres.
 
9- Qual foi o colapso da justiça nacional em Israel, na época de Habacuque?
(    ) A frouxidão da lei era consequência da corrupção generalizada.
(    ) Na esfera judiciária, a sentença não era pronunciada, ou quando dado o veredicto, este sempre beneficiava os poderosos.
(    ) A sociedade sequer lembrava-se da lei. Esta era o poder subversivo para manter a ordem pública, garantir a segurança e os direitos do cidadão.
(    ) A sociedade sequer lembrava-se da lei. Esta era o poder coercitivo para manter a ordem pública, garantir a segurança e os direitos do cidadão.
 
10- Onde estava a solução para os problemas da época de Habacuque?
(    ) A autoridade das autoridades piedosas contribuia o suficiente para mudar o estado das coisas.
(    ) A influência das autoridades piedosas não foi suficiente para mudar o estado das coisas.
(    ) Somente o Senhor onipotente de Israel é quem pode fazer plena justiça. 
 
III. A RESPOSTA DIVINA 
11- Quanto ao juízo divino que é anunciado, complete:
Antes de Habacuque perceber a ______________________________________ da situação, DEUS, que está no controle de todas as coisas, apenas ___________________________________ o tempo oportuno para agir e mostrar a razão de sua intervenção. Tudo estava nos planos do Senhor. O profeta e todo o povo de Judá precisavam prestar mais atenção aos acontecimentos _________________________________________, pois o Eterno realizaria, naqueles dias, uma obra que eles não creriam, quando lhes fosse contada (1.5). Essa obra era um novo ______________________________________ que DEUS estava levantando no mundo. Não obstante, esse oráculo também diz respeito à vinda do Messias (At 13.40,41).
 
12- Por que Habacuque se admira com o juízo exercido através dos caldeus e qual a questão ética, aqui?
(    ) O império dos caldeus crescia e agigantava-se sob a liderança do rei Nabupolasar.
(    ) O império dos caldeus crescia e agigantava-se sob a liderança do rei Nabucodonosor.
(    ) Ele estava a caminho de Jerusalém para invadir a província de Judá.
(    ) Ele estava a caminho de Samaria para invadir a província de Israel.
(    ) No entanto, Habacuque ficou desapontado com essa resposta.
(    ) Como um povo idólatra, sem ética e respeito aos direitos humanos, poderia castigar o povo de DEUS?
(    ) Ele pergunta: "por que, pois, olhas para os que procedem aleivosamente e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?".
(    ) Trataria o Senhor os filhos de Judá como os animais?
(    ) Permitiria à Babilônia fazer o que desejasse com o povo? 
 
IV. DEUS RESPONDE PELA SEGUNDA VEZ 
13- Como foi a espera de Habacuque (2.1) para receber as respostas de DEUS às suas perguntas? Complete:
Sabedor de que DEUS lhe responderá, o profeta prepara-se para ser __________________________________ por DEUS. Ele se posiciona como uma _________________________ - figura comumente empregada para descrever os profetas bíblicos. Sua função era ficar alerta para _________________________________ a palavra de DEUS e transmiti-la ao povo (Is 21.8; Jr 6.17; Ez 3.17).
 
14- Como foi a visão de Habacuque? Complete:
A resposta divina veio ao profeta através de uma ______________________________ transmitida com agilidade e nitidez, dispensando a necessidade de que alguém lesse e a _____________________________ (2.2), pois se tratava de uma mensagem que, apesar de futurística, era ___________________________________: A Babilônia desaparecerá da terra para sempre! No entanto, Judá, apesar do castigo, sobreviverá (Jr 30.11). O desafio era _______________________________ na mensagem! Ainda que seu cumprimento tardasse, DEUS é fiel para cumprir a sua palavra (2.3; Jr 1.12). Assim como naquele tempo, o mundo permanece no _________________________________ por causa da incredulidade e por isso não crê na pregação do Evangelho (Jo 9.41; 15.22; 16.9; 2 Co 4.4).
 
15- A que se refere a expressão "alma que se incha" (2.4)?
(    ) Refere-se ao orgulho dos judeus.
(    ) Refere-se ao orgulho dos caldeus.
(    ) Refere-se ao orgulho dos babilônios.
 
16- O justo viverá da fé. Quem é o justo? Qual o significado dessa mensagem?
(    ) O justo é somente aquele que crê em JESUS, no período do cativeiro, na Babilônia.
(    ) O justo é aquele que crê no julgamento de DEUS sobre a Babilônia.
(    ) O justo sobreviverá à devastação de Judá pelo exército de Nabucodonosor: "o justo, pela sua fé, viverá".
(    ) Ao mesmo tempo é uma mensagem de profundo significado para a fé cristã.
(    ) Em o Novo Testamento, o "justo" é quem, proveniente de todas as nações, acolhe a mensagem do Evangelho e é justificado pela fé em JESUS.
 
CONCLUSÃO 
17- Complete:
A Palavra de DEUS é suficiente para _______________________________ o caminho tortuoso de qualquer pessoa. Apesar de a resposta divina nem sempre ser o que esperamos, ela é sempre a ________________________. Quem não se lembra do fato ocorrido na vida de Naamã? (2 Rs 5.10-14). Isso acontece porque os caminhos e os pensamentos de DEUS são infinitamente mais _____________________________ que os nossos (Is 55.8,9). Vivamos, pois, pela ____________________________________!
 
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO na lição original da cpad abaixo
 
 
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Lições Bíblicas CPAD - Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2012

Título: Os Doze Profetas Menores — Advertências e consolações para a santificação da Igreja de Cristo

Comentarista: Esequias Soares

 

Lição 9: Habacuque — A soberania divina sobre as nações

Data: 2 de Dezembro de 2012

 

TEXTO ÁUREO

“Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a vexação não podes contemplar, por que, pois, olhas para os que procedem aleivosamente e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?” (Hc 1.13).

 

VERDADE PRÁTICA

A fim de cumprir os seus planos Deus age soberanamente na vida de todas as nações da terra.

 

HINOS SUGERIDOS - 288, 330, 364.

 

LEITURA DIÁRIA

Segunda - 2 Rs 17.23 Deus usou a Assíria contra Israel 

Terça - Sf 2.13 O castigo contra a Assíria 

Quarta - Jr 25.9 Deus usou a Babilônia contra Judá

Quinta - Jr 25.12 O castigo contra a Babilônia

Sexta - Jr 27.5-7 As nações sob a autoridade divina

Sábado - Hc 2.20 Perante o Senhor a Terra se cala

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Habacuque 1.1-6; 2.1-4.

Habacuque 1

1 - O peso que viu o profeta Habacuque.

2 - Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não salvarás?

3 - Por que razão me fazes ver a iniquidade e ver a vexação? Porque a destruição e a violência estão diante de mim; há também quem suscite a contenda e o litígio.

4 - Por esta causa, a lei se afrouxa, e a sentença nunca sai; porque o ímpio cerca o justo, e sai o juízo pervertido.

5 - Vede entre as nações, e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizo, em vossos dias, uma obra, que vós não crereis, quando vos for contada.

6 - Porque eis que suscito os caldeus, nação amarga e apressada, que marcha sobre a largura da terra, para possuir moradas não suas.

Habacuque 2

1 - Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei, e vigiarei, para ver o que fala comigo e o que eu responderei, quando eu for arguido.

2 - Então, o SENHOR me respondeu e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler o que correndo passa.

3 - Porque a visão é ainda para o tempo determinado, e até ao fim falará, e não mentirá; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará.

4 - Eis que a sua alma se incha, não é reta nele; mas o justo, pela sua fé, viverá.

 

INTERAÇÃO

“O justo viverá pela fé”. Esta sentença tornou-se uma das mais importantes temáticas do Novo Testamento. Foi um dos lemas da Reforma Protestante. O apóstolo Paulo é um dos que descrevem a graça de Deus de maneira mais intensa e bela: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2.8). Tal perspectiva da graça de Deus foi precedida pelo profeta Habacuque, quando ele declarou: “O justo, pela sua fé, viverá” (2.4).

 

OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

Explicar o contexto histórico, a estrutura e a mensagem do livro de Habacuque.

Compreender a situação do país na época de Habacuque.

Mencionar a resposta de Deus ministrada ao profeta.

 

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor, providencie cópias do quadro abaixo para os alunos. Inicie a aula com a seguinte indagação: “Qual o propósito do livro de Habacuque?”. Incentive a participação da classe e ouça todos com atenção. Depois, explique que o objetivo do profeta era mostrar ao Reino do Sul (Judá) que Deus estava no controle do mundo, embora o mal parecesse triunfar em alguns momentos. Habacuque foi um profeta inquiridor. Em seguida distribua as cópias com o esquema abaixo e explique que vários temas estão presentes na profecia de Habacuque. Podemos destacar, por exemplo, “a confiabilidade absoluta de Deus”, “o domínio divino do universo”, “a incapacidade humana de entender adequadamente os caminhos misericordiosos de Deus”, “as lutas colossais da natureza e da política” e a “predisposição divina de não tolerar a violência derivada do orgulho”. Faça um resumo do livro utilizando o quadro.

 

ESBOÇO DO LIVRO

O Interrogatório de Habacuque a Deus (1.2 — 2.20)

Questão:    Como Deus permite que a ímpia Judá fique sem castigo (1.2-4).

Resposta:    Mas Deus usará a Babilônia para castigar Judá (1.5-11).

Questão:    Como Deus pode usar uma nação mais ímpia que Judá como instrumento de juízo (1.12 — 2.1).

Resposta:    Deus também julgará Babilônia (2.2-20).

O Cântico de Habacuque (3.1-19)

Oração de Habacuque por misericórdia divina (3.1,2).

O poder do Senhor (3.1,2).

Os atos salvíficos do Senhor (3.3-7).

A fé inabalável de Habacuque (3.16-19).

 

Palavra-Chave

Soberania: Qualidade ou condição de um soberano; autoridade; domínio; poder.

 

COMENTÁRIO

introdução 

No diálogo entre Habacuque e o Senhor, presenciamos uma singular beleza teológica e literária. Ao longo do livro de Habacuque, deparamo-nos com uma das mais notáveis declarações doutrinárias: “O justo, pela sua fé, viverá” (2.4). Este oráculo fez-se tão notório, que se tornou uma das mais importantes temáticas, em o Novo Testamento (Rm 1.17 cf. Gl 3.8). Séculos mais tarde, inspirou Martinho Lutero a deflagrar a Reforma Protestante.

 

I. O LIVRO DE HABACUQUE

1. Contexto histórico. Habacuque exerceu o seu ministério quando os caldeus marchavam vitoriosamente pelo Oriente Médio (1.6). Tal marcha iniciou-se em 627 a.C. e foi concluída com a vitória sobre Faraó Neco, do Egito, na Batalha de Carquêmis, em 605 a.C. (Jr 46.2). Tempo em que, de fato, os caldeus tornaram-se um império pujante. Isso mostra que o profeta era contemporâneo de Jeremias e Sofonias (Jr 1.1; Sf 1.1). Ele menciona ainda a opressão dos ímpios sobre os pobres e o colapso da justiça nacional (1.2-4) e descreve também o cenário do reinado tirânico de Jeoaquim, rei de Judá, entre 605 e 598 a.C. (Jr 22.3,13-18).

2. Vida pessoal. Não há informações, dentro ou fora do livro, sobre a vida pessoal de Habacuque. Apenas temos a declaração de que ele é profeta (1.1), detalhe este também encontrado em Ageu e Zacarias (Ag 1.1; Zc 1.1). A partir dessas poucas informações e pela finalização de seu livro (3.19), muitos estudiosos entendem que Habacuque era um profeta bem aceito pela sociedade e — há quem afirme — oriundo de família sacerdotal. A literatura rabínica apoia essa ideia.

3. Estrutura e mensagem. No estudo passado, aprendemos que o termo “peso” indica uma “sentença pesada e profecia”. A exemplo do livro de Naum, esse oráculo foi revelado à Habacuque na forma de visão (1.1). A profecia divide-se em três capítulos. O primeiro denuncia a corrupção generalizada da nação e a consequente resposta divina (1.2-17); o segundo, outra resposta do Eterno (2.1-20); e a terceira, a oração de Habacuque (3.1-19). O oráculo divino, que possui a mesma estrutura dos Salmos, tem como principal ênfase a fé.

 

SINOPSE DO TÓPICO (I) - O livro de Habacuque denuncia a corrupção generalizada da nação, descreve as respostas divinas e apresenta a oração de Habacuque.

 

II. HABACUQUE E A SITUAÇÃO DO PAÍS

1. O clamor de Habacuque. O que ocorria em Judá ia de encontro ao conhecimento que Habacuque possuía a respeito do Deus de Israel. Mas como é possível Aquele que é justo e santo tolerar tamanha maldade? O profeta expressa sua perplexidade na forma de lamentos: “Até quando, SENHOR[...]?” (1.2; Sl 13.1,2); “Porque[...]?” (1.3; Sl 22.1). Essas perguntas indicam que, há tempos, Habacuque orava a Deus em busca de solução.

2. A descrição do pecado. Assim, o profeta resume o quadro desolador do seu povo: iniquidade e vexação; destruição e violência; contenda e litígio (1.3). A Bíblia ARA (Almeida Revista e Atualizada) emprega o termo “opressão”. A Bíblia TB (Tradução Brasileira) usa “perversidade” no lugar de “vexação”. A estrutura poética nessa descrição revela a falência da justiça e o abuso opressor das autoridades em relação aos pobres.

3. O colapso da justiça nacional. A frouxidão da lei era consequência da corrupção generalizada. Na esfera judiciária, a sentença não era pronunciada, ou quando dado o veredicto, este sempre beneficiava os poderosos (1.4). A sociedade sequer lembrava-se da lei. Esta era o poder coercitivo para manter a ordem pública, garantir a segurança e os direitos do cidadão (Dt 4.8; 17.18,19; 33.4; Js 1.8). Mas a influência das autoridades piedosas não foi suficiente para mudar o estado das coisas. Somente o Senhor onipotente de Israel é quem pode fazer plena justiça.

 

SINOPSE DO TÓPICO (II) - O caos estabelecido em Judá era decorrente da corrupção generalizada e denunciada pelo profeta Habacuque.

 

III. A RESPOSTA DIVINA

1. O juízo divino é anunciado. Antes de Habacuque perceber a gravidade da situação, Deus, que está no controle de todas as coisas, apenas aguardava o tempo oportuno para agir e mostrar a razão de sua intervenção. Tudo estava nos planos do Senhor. O profeta e todo o povo de Judá precisavam prestar mais atenção aos acontecimentos mundiais, pois o Eterno realizaria, naqueles dias, uma obra que eles não creriam, quando lhes fosse contada (1.5). Essa obra era um novo império que Deus estava levantando no mundo. Não obstante, esse oráculo também diz respeito à vinda do Messias (At 13.40,41).

2. Os caldeus e a questão ética (1.6). O império dos caldeus crescia e agigantava-se sob a liderança do rei Nabucodonosor. Ele estava a caminho de Jerusalém para invadir a província de Judá. No entanto, Habacuque ficou desapontado com essa resposta. Como um povo idólatra, sem ética e respeito aos direitos humanos, poderia castigar o povo de Deus? Ele pergunta: “por que, pois, olhas para os que procedem aleivosamente e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?” (1.13). Trataria o Senhor os filhos de Judá como os animais? (1.14). Permitiria à Babilônia fazer o que desejasse com o povo? (1.15-17).

 

SINOPSE DO TÓPICO (III) - A primeira resposta divina era o agigantamento dos caldeus a caminho de Jerusalém para invadir a província de Judá.

 

IV. DEUS RESPONDE PELA SEGUNDA VEZ

1. A espera de Habacuque (2.1). Sabedor de que Deus lhe responderá, o profeta prepara-se para ser arguido por Deus. Ele se posiciona como uma sentinela — figura comumente empregada para descrever os profetas bíblicos. Sua função era ficar alerta para escutar a palavra de Deus e transmiti-la ao povo (Is 21.8; Jr 6.17; Ez 3.17).

2. A visão. A resposta divina veio ao profeta através de uma visão transmitida com agilidade e nitidez, dispensando a necessidade de que alguém lesse e a interpretasse (2.2), pois se tratava de uma mensagem que, apesar de futurística, era claríssima: A Babilônia desaparecerá da terra para sempre! No entanto, Judá, apesar do castigo, sobreviverá (Jr 30.11). O desafio era crer na mensagem! Ainda que seu cumprimento tardasse, Deus é fiel para cumprir a sua palavra (2.3; Jr 1.12). Assim como naquele tempo, o mundo permanece no pecado por causa da incredulidade e por isso não crê na pregação do Evangelho (Jo 9.41; 15.22; 16.9; 2 Co 4.4).

3. O justo viverá da fé. A expressão “alma que se incha” (2.4) refere-se ao orgulho dos caldeus (1.10; Is 13.19). O justo é aquele que crê no julgamento de Deus sobre a Babilônia (2.8). Ele sobreviverá à devastação de Judá pelo exército de Nabucodonosor: “o justo, pela sua fé, viverá” (2.4b). Mas ao mesmo tempo é uma mensagem de profundo significado para a fé cristã (Rm 1.17; Gl 3.8; Hb 10.38). Em o Novo Testamento, o “justo” é quem, proveniente de todas as nações, acolhe a mensagem do Evangelho e é justificado pela fé em Jesus.

 

SINOPSE DO TÓPICO (IV)

A segunda resposta de Deus era que a Babilônia desapareceria para sempre. Mas Judá, apesar de passar por um castigo doloroso, sobreviveria.

 

CONCLUSÃO

A Palavra de Deus é suficiente para corrigir o caminho tortuoso de qualquer pessoa. Apesar de a resposta divina nem sempre ser o que esperamos, ela é sempre a melhor. Quem não se lembra do fato ocorrido na vida de Naamã? (2 Rs 5.10-14). Isso acontece porque os caminhos e os pensamentos de Deus são infinitamente mais elevados que os nossos (Is 55.8,9). Vivamos, pois, pela fé!

 

VOCABULÁRIO

 

Pujante: Que tem grande força.
Oriundo: Descendente de.
Litígio: Pleito, demanda.
Coercitivo: Que reprime, força.
Arguido: Que foi repreendido, censurado.

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

 

DANIEL, S. Habacuque: A vitória da fé em meio ao caos. 1 ed., RJ: CPAD, 2005.
ZUCK, R. B. (Ed.) 
Teologia do Antigo Testamento. 1 ed., RJ: CPAD. 2009.

 

EXERCÍCIOS

1. Qual a principal ênfase do livro de Habacuque?

R. A fé.

2. O que revela a estrutura poética da descrição dos pecados em Habacuque 1.3?

R. Revela a falência da justiça e o abuso opressor das autoridades em relação aos pobres.

3. Que obra, prometida por Deus, ninguém acreditará quando for contada (1.5)?

R. Essa obra era um novo império que Deus estava levantando no mundo.

4. Quem são, respectivamente, “a alma que se incha” e o “justo” em Habacuque 2.4?

R. Os caldeus e aquele que crê no julgamento de Deus sobre a Babilônia.

5. O justo deve viver pelo quê?

R. Pela fé em Jesus Cristo.

 

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsídio Teológico

“O significado da fé em Habacuque

Além de estar dizendo claramente que os justos de Judá, apesar do sofrimento pelo qual passarão no ataque caldeu, serão poupados (como aconteceu com Jeremias, Daniel e tanto outros), o Senhor mostra ao profeta que sua compreensão concernente à vida espiritual ainda era superficial. Ainda faltava a Habacuque considerar alguns aspectos essenciais da vida com Deus. Sua Teologia ainda ignorava nuanças vitais, e que agora são sintetizadas para o profeta em uma única frase: ‘O justo viverá pela sua fé’.

O justo não vive pelo que vê, sente, percebe, imagina ou pensa, mas pela fé. ‘Porque andamos por fé e não por vista’ (2 Co 5.7). Não que essas coisas não sirvam, vez por outra, para alimentar a nossa fé, mas não podem ser considerados fundamentos para ela. Nossa fé está fundamentada no próprio Deus, em sua Palavra. O justo está baseado nela” (DANIEL, S. Habacuque: A vitória da fé em meio ao caos. 1 ed. RJ: CPAD, 2005, p.90).

 

SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO - Habacuque: A soberania divina sobre as nações

Habacuque exerceu seu ministério nos dias de Josias, rei de Judá. Nos dias de Manassés, avô de Josias, a corrupção moral e espiritual atingiu níveis jamais vistos. Josias, anos depois de Manassés, trouxe reformas substanciais à vida dos hebreus, mas seus esforços não tiveram êxito completo no sentido de destituir as coisas ruins com que a nação se acostumou. Os juízes, que deveriam julgar de acordo com os preceitos da lei de Deus, eram corruptos, e julgavam conforme os subornos que recebiam. Os homens perversos eram bem-sucedidos em seus intentos, tornando a prática da justiça algo risível. Como viver em um estado onde a impiedade era a regra?

O profeta defronta-se com duas questões: porque Deus não pune os pecados de Judá? Para essa primeira questão, Deus mostra a Habacuque que os babilônios iriam punir Judá. Aqui entra a segunda questão: porque Ele permitiria que um povo ímpio fosse responsável por julgar a Israel? Para a segunda questão, Deus mostra que os assírios, mesmo ímpios, trariam o julgamento de Deus, mas depois eles mesmos seriam julgados por seus pecados. “Habacuque, ao rogar a Deus por uma explicação do porquê Ele permitirá que o iníquo pecasse e o inocente sofresse, recebe a resposta. Na época, Deus estava preparando os babilônios para ingressarem no rol das potências mundiais. O Senhor usaria as forças armadas desses pagãos para que o seu próprio povo fosse punido. Habacuque entendeu o plano de Deus, pois o uso de nações inimigas para disciplinar Israel e Judá era um precedente bem arquitetado” (Guia do Leitor da Bíblia. CPAD, pg.560).

Mas vemos em Habacuque outra situação que nos leva a pensar. Se os babilônios eram um povo que não conhecia a Deus, eles, como um povo “injusto”, julgariam a Israel e Judá, nações que conheciam a Deus e poderiam ser consideradas justas? O profeta então percebe que a questão não se refere a um povo mau julgando o povo do Senhor, e sim que ninguém pode evitar a disciplina do Senhor, quer seja um povo bom, quer seja um povo mau. Deus sabe como tratar com todos.

Deus não permite a injustiça entre seu próprio povo. Ele é juiz e julga até mesmo os seus, para que o seu nome não seja blasfemado. E castiga os pagãos também, quando eles pecam. E mesmo aqueles que temem a Deus devem confiar nEle quando Ele julgar os que são chamados pelo seu nome. O povo de Deus deve ser o primeiro a se arrepender de seus pecados, para não atrair a ira divina.

 

 
 
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD
SOARES, Esequias. O Ministério Profético na Bíblia: A voz de DEUS na Terra. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
SOARES, Esequias. Visão Panorâmica do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia do Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. 
William Macdonald - Comentário Bíblico popular (Antigo Testamento).
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico NVI - EDITORA VIDA.
Revista Ensinador Cristão - nº 52 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.
Revista - LIÇÃO JUVENIS CPAD 2002= ESTUDO PANORÂMICO DOS PROFETAS MENORES
GARNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA
ELISSEN, Stanley. Conheça melhor o Antigo Testamento. VIDA.
CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento Interpretado versículo por Versículo. HAGNOS.
SOARES, Esequias. Visão Panorâmica do Antigo Testamento. CPAD.
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
 
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LIÇÃO NA ÍNTEGRA BETEL 3TR23
 

Escrita Lição 9, Betel, Habacuque, O justo pela sua fé viverá

 Para nos ajudar PIX 33195781620 (CPF) Luiz Henrique de Almeida Silva

 3° Trimestre de 2023, EBD, Revista Editora Betel 

TEMA: PROFETAS MENORES DO ANTIGO TESTAMENTO – Proclamando o arrependimento, justiça e fidelidade a Deus. Anunciando a esperança da salvação através do Messias. 

  

TEXTO ÁUREO

“Eis que a sua alma se incha, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.” Habacuque 2.4

  

VERDADE APLICADA

O discípulo de Cristo vem se perseverando em oração, confiando e esperando no agir do Senhor, enquanto cultiva o viver para a glória de Deus.

  

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Apresentar o cenário do profeta Habacuque
Explicar que o silêncio de Deus é pedagógico
Extraiu lições do livro de Habacuque para hoje

  

TEXTOS DE REFERÊNCIA - HABACUQUE 1.1-5

1 O peso que viu o profeta Habacuque.
2 Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não me salvarás?
3 Por que razão me fazes ver a iniquidade e ver a vexação? Porque a destruição e a violência estão diante de mim; há também quem suscite a contenda e o litígio.
4 Por esta causa, a lei se afrouxa, e a sentença nunca sai; porque o ímpio cerca o justo, e sai o juízo pervertido.
5 Vede entre as nações, e olhai, e maravilha-vos, e admirai-vos; porque realizo em vossos dias uma obra, que vós não crereis, quando vos for contada.

 

 LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA SI 37.1-3 A prosperidade dos ímpios acaba.
TERÇA SI 125.3 O cetro da impiedade não permanecerá.
QUARTA Pv 3.5-6 Devemos confiar no Senhor.
QUINTA Jr 33.3 A importância de clamar ao Senhor.
SEXTA Hb 10.38 O justo viverá da fé.
SÁBADO 1Jo 5.4 A vitória que vence o mundo: a nossa fé.


HINOS SUGERIDOS: 186, 372,427

 

MOTIVO DE ORAÇÃO

Ore a Deus pedindo para olhar para Ele e não para as circunstâncias.

  

ESBOÇO DA LIÇÃO

1- CONHECENDO O CENÁRIO DO PROFETA HABACUQUE

1.1. Conhecendo um pouco mais o profeta 

1.2. A mensagem do profeta 

1.3. O ousado questionamento do profeta 

2- O SILÊNCIO DE DEUS

2.1. Até quando? 

2.2. Por que Deus não intervém? 

2.3. Oração como via de intimidade com DEUS

3- HABACUQUE PARA HOJE

3.1. Contentamento apesar do sofrimento 

3.2. O cântico de Habacuque 

3.3. O justo viverá da sua fé 

  

INTRODUÇÃO

O profeta Habacuque, além de trazer encorajamento para tempos difíceis, ensina o cristão a alegrar-se no Senhor também nos tempos de dificuldades.

  

PONTO DE PARTIDA

Devemos confiar na justiça de Deus.

  

1- CONHECENDO O CENÁRIO DO PROFETA HABACUQUE

O profeta Habacuque viveu no reino de Judá, aproximadamente 600 a.C. Nessa época havia uma desordem interna entre o povo, foi um período de grandes incertezas morais e espirituais. Ao mesmo tempo, as nações ao redor de Judá estavam em guerra. A Babilônia estava se fortalecendo cada vez mais sobre as grandes potências que eram a Assíria e o Egito.

  

1.1. Conhecendo um pouco mais o profeta 

Pouco se sabe sobre a vida pessoal de Habacuque. Segundo os estudiosos, o profeta foi contemporâneo de Jeremias, possivelmente presenciou a morte do rei Josias, passou pelo impiedoso reinado de Jeoaquim, pelo exílio de Daniel na Babilônia, pela deportação do rei Joaquim, e, também, pode ter testemunhado a destruição de Jerusalém, evento sobre o qual profetizou com 20 anos de antecedência.

  

SUBSÍDIO 1.1

Comentário Beacon: “Embora Habacuque seja chamado profeta (Nabi), não é um mensageiro no sentido tradicional. A função do profeta era falar com o povo em nome de Deus para proclamar a vontade divina que foi recebida em revelação especial. No caso dele, vemos justamente o inverso: Fala com o Senhor em nome do povo. Mantém um discurso com Deus e o faz de maneira tal que quase chegamos a classificá-lo de cético em vez de profeta.”

  

1.2. A mensagem do profeta 

Habacuque difere de outros profetas no que diz respeito ao seu comissionamento. Ele é que se dirigiu a Deus com seus muitos questionamentos, por causa disso ele teve uma visão da parte do Senhor e recebe uma profecia que ele deveria anunciar aos seus compatriotas: “Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler o que correndo passa.” [Hc 2.2]. Em suma, a mensagem de Habacuque foi uma mensagem de conserto para o povo da Aliança, mas também de esperança, quando Deus finalmente restaurasse o remanescente de Judá.

  

SUBSÍDIO 1.2

R. N. Champlin: “O aspecto subjetivo da mensagem de Habacuque é que os justos viverão por sua fé. À parte de Isaías [Is 7.9; 28.16], nenhum outro profeta salientara o significado da fé e da oração confiante, da maneira que o fez Habacuque. (…) O tema central da profecia de Habacuque é que o justo viverá por sua fé [Hc 2.4], o que reaparece no Novo Testamento, sendo aplicado em significativos contextos [Rm 1.17; G1 3.11; Hb 10.38-39].”

  

1.3. O ousado questionamento do profeta 

O profeta Habacuque não conseguia entender a “demora” de Deus em punir os perversos que oprimiam ao Seu povo e, também, a infidelidade do povo de Deus. Algumas palavras de Habacuque dão a exata ideia do que acontecia naquela sociedade: “violência, iniquidade, opressão, destruição, contenda, litígio, a lei se afrouxa, a justiça nunca se manifesta, o ímpio cerca o justo, a justiça se manifesta distorcida” [Hc 1.2-4]. Ao observar tudo isso acontecendo o profeta se enche de coragem e se dirige a Deus, não com desrespeito ou arrogância, mas com sinceridade de coração, expondo-lhe as dúvidas que lhe angustiavam. Conhecedor do caráter de Deus, sabia que não havia qualquer concordância entre Deus e tudo que ele contemplava: “Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a vexação não podes contemplar; por que, pois, olhas para os que procedem aleivosamente, e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?” [Hc 1.13].

  

SUBSÍDIO 1.3

Comentário Warren W. Wiersbe Antigo Testamento: “Por que Deus está em silêncio e inativo? [Hc 1.1-4], Esse é o primeiro problema que confunde o profeta. Ele olhou para o mundo e viu violência [Hc 1.2-3, 9; 2.8, 17], iniquidade, opressão, contenda e litígio. A lei não era imposta, não havia proteção legal para o inocente que era sentenciado como culpado. As cortes eram manipuladas por advogados egoístas e juízes cruéis. Toda a nação sofria por causa da perversidade do governo. No entanto, parecia que Deus não fazia nada a respeito disso. Ao lado desses problemas internos, havia a ameaça do Império Babilônio que assolava o cenário político.”

  

EU ENSINEI QUE:

A exortação de Habacuque é que ainda que o fim da dor e a promessa demorem a se cumprir, certamente o melhor a ser feito é esperar – porque isso acontecerá e não haverá atraso algum em seu cumprimento.

  

2- O SILÊNCIO DE DEUS

Por que Deus fica em silêncio quando mais precisamos ouvir a Sua voz? Por vezes, por mais contraditório que pareça, são em situações assim como a vivida pelo profeta Habacuque é que há um verdadeiro encontro entre o homem e Deus. O silêncio de Deus também é pedagógico e pode trazer respostas que não se consegue perceber se a aflição superar a fé.

  

2.1. Até quando? 

A pergunta feita por Habacuque com a expressão “até quando” continua sendo feita por diferentes pessoas e em diferentes ocasiões. “Até quando?” é o desabafo daquele que busca uma resposta que o ajude a continuar firme independente das circunstâncias. Somente Deus tem e é a resposta que todos precisam, seja qual for a pergunta. Por isso é imprescindível que num ato de fé e confiança na soberania, no amor e na misericórdia de Deus, entreguemos a Ele, sem reservas, todo e qualquer questionamento que insista em perturbar o coração e fragilizar a fé.

  

SUBSÍDIO 2.1

Bispo Oídes José do Carmo (Revista Betel Dominical, 2° Trimestre de 2008, p. 41-42) escreveu sobre Habacuque 1.2: “Estas são expressões de desespero e angústia, de um cidadão que assiste, impotente, seu povo caindo no abismo profundo da impiedade. Seu único refúgio é o Senhor, o Justo e Santo Juiz. Mas onde está Ele? Onde está meu Santo [Hc 1.12]? São palavras proferidas em meio à agonia de um crente inconformado, íntegro, e intercessor, ansioso pela resposta de Deus (…) ao invés de abandonar o posto de intercessor, seus rogos se intensificaram dia a dia (…).”

  

2.2. Por que Deus não intervém? 

Ao ler o livro de Habacuque, é possível perceber pouco a pouco o quanto esse profeta, corajosamente, expôs sua humanidade. Muitas perguntas e pouco entendimento da ação de Deus sobre questões em que as pessoas O afrontam com seu estilo de vida: “Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a vexação não podes contem­plar.” [Hc 1.13]. Diante dos acontecimentos que fogem ao entendimento humano e parecem claramente injustos e sem sentido, a impotência aflora e surge naturalmente a pergunta sobre como Deus pode permitir que o mal se alastre. Por que Deus não intervém? A limitação humana é um obstáculo à clara compreensão dos planos de Deus em toda a sua extensão.

  

SUBSÍDIO 2.2

Adilson Faria Soares (Lições Bíblicas, 2° Trimestre de 1993, CPAD, p. 29): “O profeta não compreende por que o Senhor não executa logo o juízo contra a ímpia nação judaica. (…) Quantas vezes temos dito: quem faz o mal não é punido, e prospera, mas quem é reto e faz o bem nunca prospera. Porém, Deus não dorme [SI 121.4] e o castigo dos ímpios há de vir [Pv 10.7,16,24-25,28-30; G16.7], O Senhor, no dia aprazado, mostrará a diferença entre o ímpio e o justo [Ml 3.13-18].”

  

2.3. Oração como via de intimidade com DEUS

Diante do quadro da iminente invasão babilônica, um povo injusto e cruel, Habacuque questiona porque Deus nada fizera [Hc 1.13,17]. Sem obter qualquer resposta, o profeta decide subir a uma fortaleza (torre de vigia) para aguardar uma resposta de Deus, agora, em oração: “Pôr-me-ei na minha torre de vigia…para ver o que me dirá o Senhor.” [Hc 2.1]. Essa atitude foi um verdadeiro exercício de fé. Finalmente o profeta supera seu estado de perplexidade e angústias e toma uma decisão que, de fato, pode mudar todo aquele quadro de expectativas não correspondidas. Ele encontrou na oração uma via de intimidade com Deus. Só então Deus o responde e o convida a aguardar a promessa com esperança, ainda que demore. A resposta de Deus é um convite a viver pela fé [Hc 2.4], até que o livramento de Sua parte chegasse.

  

SUBSÍDIO 2.3

Bíblia de Estudo Plenitude, SBB, p. 989 – Verdade em ação no Livro de Habacuque: “Deus quer que façamos do nosso relacionamento com Ele a nossa maior prioridade, que nós coloquemos nossas mais profundas questões e perturbações diante dEle, esperando por respostas e suas orientações. Reserve um tempo e lugar habituais que sejam santos ao Senhor. Use tempo ouvindo Sua Palavra, à medida que você vai lendo, estudando e meditando sobre as Escrituras. Seja fiel na oração diária.”

  

EU ENSINEI QUE:

Ser íntimo do Senhor é apresentar-se ou estar diante dEle despojado de si mesmo; é desvelar- -se, tirar as máscaras; esvaziar-se totalmente; apresentar-se como dependente unicamente dEle, do Seu amor, graça e misericórdia.

  

3- HABACUQUE PARA HOJE

Embora, inicialmente, Habacuque não conseguisse encontrar qualquer explicação que o ajudasse na compreensão da continuidade da opressão e da prosperidade dos seus inimigos sobre o seu povo, apesar de suas queixas e inconformismo, ele foi capaz de aprender lições que o fizeram ressignificar seu relacionamento com Deus.

  

3.1. Contentamento apesar do sofrimento 

Conviver com infortúnios, sofrimentos e provações, apesar de fazer parte da caminhada de todo ser humano, pode levar qualquer pessoa à armadilha da murmuração e da amargura. Habacuque ensina que duas importantes atitudes ajudam a escapar desse caminho de desânimo e desesperança: “…ainda que… Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.” [Hc 3.17-18]. Eis aí a receita: alegria no Senhor e louvor a Deus (exultar). Olhar para Deus e não para as circunstâncias é o segredo de encontrar contentamento apesar do sofrimento.

  

SUBSÍDIO 3.1

Adilson Faria Soares (Lições Bíblicas, 2° Trimestre de 1993, CPAD, p. 31) escreve: “Habacuque confia e se regozija em Deus [Hc 3.16-19]. Apesar da ameaça da iminente invasão babilônica (…) o profeta confia no Senhor, e nessa fé descansa e exulta no Deus da sua salvação. Infunde-nos respeito a confiança do profeta, e incita-nos à fé inabalável nas promessas e misericórdias do Senhor.”

  

3.2. O cântico de Habacuque 

Finalmente, Habacuque caminha em direção ao reconhecimento da soberania de Deus. O profeta não recebeu uma resposta direta sobre os problemas mencionados por ele, assim como aconteceu também com Jó. O cântico de Habacuque foi escrito mesmo que as mudanças almejadas por ele não tivessem acontecido. As questões sociais que lhe trouxeram tanto incômodo não desapareceram, o nível espiritual do povo não se elevou, as crises socioeconômicas não deixaram de existir, nem a opressão do povo babilônico enfraqueceu ou acabou. Nada naquele cenário foi mudado, a não ser o próprio profeta. Habacuque clama por misericórdia, pelo avivamento da obra do Senhor e sua manutenção ao longo dos anos [Hc 3.2], Foi ele quem experimentou a maior e melhor de todas as mudanças: deixou de ser um homem movido pela angústia e tornou-se um homem confiante na soberania de Deus.

  

SUBSÍDIO 3.2

Ev. Valdilon Ferreira Brandão (Revista Betel Dominical, 2° Trimestre/1994, p. 39): “O terceiro capítulo de Habacuque é perfeitamente uma das mais belas expressões de fé e confiança no Deus da Bíblia. Este capítulo é um louvor, no qual o profeta canta os grandes feitos do Senhor para com o seu povo, e expressa a profunda esperança daqueles que confiam em Deus [SI 125.1], mesmo que tudo aparentemente pareça ao contrário, e as chances de vitórias sejam as mais remotas. Este cântico começa com o clamor do profeta – 3.2, ou seja, reaviva-nos. Em outras palavras: Volte a manter conosco as mesmas relações de outrora.”

  

3.3. O justo viverá da sua fé 

“Eis que a sua alma se incha, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.” [Hc 2.4]. Duas características importantes se encontram nesta declaração. A primeira é que o soberbo confia em si, e a segunda é que o justo vive pela sua fé, ou seja ele afirma a necessidade de o cristão permanecer fiel e viver diferentemente dos padrões impostos pelo mundo. Os servos de Deus não devem promover ou compactuar com a maldade, com a violência, com a ganância, com a libertinagem ou com a idolatria. Ao final de tudo o ímpio será condenado e o justo será preservado por causa da sua confiança no Senhor

 

SUBSÍDIO 3.3

Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, 1995, p. 1337: “É o “justo” que, no fim, emergirá vitorioso.
(1) Os retos são contrastados com os orgulhosos e ímpios. Os corações dos justos voltam-se a Deus, pois o têm com o Pai. Possuem estreita comunhão com Ele, e lhe obedecem à vontade.
(2) Os justos devem viver neste mundo mediante a sua fé em Deus. “Fé”, aqui, significa firme confiança em Deus e na retidão dos seus caminhos. É uma lealdade pessoal a ele com o Salvador e Senhor. É também a perseverança moral para seguir os seus caminhos. Paulo desenvolve este tema em Romanos 1.17 e Gálatas 3.11”. O escritor da epístola aos Hebreus também menciona este princípio fundamental em 10.38.

  

EU ENSINEI QUE:

Apesar de os tempos de sofrimento parecerem não ter fim, o importante é saber que o Senhor sempre está atento a tudo que acontece e, por isso, podemos descansar seguros de Sua providência.

  

CONCLUSÃO

Diante das mazelas que nos cercam, muitos tendem a perder a esperança e a fé em Deus, que tem o controle de todos os acontecimentos. A mensagem do profeta Habacuque nos serve de advertência a sempre mantermos nossa fé na Palavra de Deus, jamais nas circunstâncias.