Escrita Lição 2, BETEL, Namoro, Noivado e Casamento, 1Tr24, Pr Henrique, EBD NA TV
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33195781620 (CPF) Luiz Henrique de Almeida Silva
EBD, Revista
Editora Betel, 1° Trimestre De 2024, Tema: FAMÍLIA, UM PROJETO DE
DEUS – Moldando lares estruturados, saudáveis e estabelecendo um legado de
valores segundo a Bíblia Sagrada
https://youtu.be/SjhfVfGE_4o?si=5DvgrdWsD9zsB1gf Vídeo
Escrita https://youtu.be/SjhfVfGE_4o?si=5DvgrdWsD9zsB1gf
Slides https://ebdnatv.blogspot.com/2024/01/slides-licao-2-betel-namoro-noivado-e.html
ESBOÇO DA LIÇÃO
1- O NAMORO CRISTÃO
1.1. Conceito de
namoro cristão.
1.2. Quando se deve
começar o namoro.
1.3. Namoro escondido
a prolongado.
2- O NOIVADO
CRISTÃO
2.1. O noivado é a
fase do planejamento.
2.2. A compreensão
de que cada um leva um tipo de bagagem para o casamento.
2.3. A consciência
de que está começando uma nova família.
3- O CASAMENTO
CRISTÃO
3.1. O casal
cristão não deve andar pela própria cabeça nem pela cabeça dos outros.
3.2. Os cônjuges
precisam saber que eles representam um tesouro um para o outro.
3.3. O casal
cristão precisa dar bom exemplo da união conjugal.
TEXTO ÁUREO
“Aquele que
encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do
Senhor”. Provérbios 18.22
VERDADE APLICADA
Dependemos da luz
da Palavra de DEUS e da ação do ESPÍRITO SANTO para vivenciarmos o namoro,
noivado e casamento para a glória de DEUS.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Mostrar que o
namoro é a fase do conhecimento.
Destacar que o noivado é a fase do planejamento
Ressaltar que o casamento não pode ser experimental.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
- DEUTERONÔMIO 20.7; 1 CORÍNTIOS 7.1-2,9; 1TESSALONICENSES 4.3
7 E qual o homem
que está desposado com alguma mulher e ainda a não recebeu? Vá e tome-se sua
Casa, para que, porventura, não morra na peleja, a algum outro homem a receba.
1 CORÍNTIOS 7
2 Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, a cada
uma tenha o seu próprio marido.
9 Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque melhor casar do que abrasar-se.
1TESSALONICENSES 4
3 Porque esta é a vontade de DEUS, a vossa santificação: que vos abstenhais da
prostituição.
LEITURAS
COMPLEMENTARES
SEGUNDA – Gn
2.18 DEUS viu que não era bom o homem estar só.
TERÇA – Ec 9.9 Desfrutar a vida com a sua mulher.
QUARTA – Am 3.3 O acordo é indispensável no casamento
QUINTA – Mt 19.6 O casamento não é experimental.
SEXTA – Mt 19.8 A falta de perdão mostra dureza de coração.
SÁBADO – 1 Co 13.5 O amor não se porta levianamente
HINOS SUGERIDOS: 175, 150, 195
MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que os
jovens façam a escolha certa na hora de namorar, noivar e casar-se.
))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
SUBSÍDIOS EXTRAS
PARA A LIÇÃO
)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
Lição 3 - A Família - Namoro,
Noivado e Casamento
Texto Áureo: 2 Co 6.14 - Não
vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a
justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
JUGO DESIGUAL COM OS INFIÉIS. Diante de DEUS, há apenas duas categorias
de pessoas: as que estão em CRISTO e as que não estão (vv. 14-16. O crente,
portanto, não deve ter comunhão ou amizade íntima com incrédulos, porque tais
relacionamentos corrompem sua comunhão com CRISTO. Neste contexto estão as
sociedades nos negócios, as ordens secretas (Maçonaria), namoro e casamento com
incrédulos. A associação entre o cristão e o incrédulo deve ser o mínimo
necessário à convivência social ou econômica, ou com o intuito de mostrar ao
incrédulo o caminho da salvação.
Verdade Prática: Como novas
criaturas em CRISTO, fomos chamados a uma vida santa e separada para Ele, sem
qualquer comunhão com as trevas, o que inclui o jugo desigual no casamento. 2Co
6.17,18 “Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis
nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim
filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso”.
O conceito de separação do mal é fundamental para o relacionamento entre DEUS e
o seu povo. Segundo a Bíblia, a separação abrange duas dimensões, sendo uma
negativa e outra positiva: (a) a separação moral e espiritual do pecado e de
tudo quanto é contrário a JESUS CRISTO, à justiça e à Palavra de DEUS; (b)
acercar-se de DEUS em estreita e íntima comunhão, mediante a dedicação, a
adoração e o serviço a Ele.
Dinâmica de grupo: Faça esta
pergunta aos alunos antes de iniciar a aula:
Para reflexão:
Você tem que fazer uma viagem para o
Japão, acontece que só há um horário vago para o voo 136 da Varig, às 14:00 h .
Você, assistindo ao Jornal Nacional, ficou sabendo que 90% dos voos da Varig de
número 136, das 14:00 h, caíram ou aconteceu algum desastres aéreo, nos últimos
20 anos.
Pergunta: Você pegaria este avião,
neste horário?
Aplicação:
Se sabemos que 90% dos casamentos
entre Crentes e Descrentes dão em angústia, sofrimento, dor, discussões, brigas
e separações familiares, porque você se arriscaria ainda a namorar com uma
pessoa descrente? Com certeza seria tentar a DEUS, não é mesmo? Isso é pecado,
'Não Tentarás o Senhor Teu DEUS".
Leitura Diária:
Segunda - Evitemos o modelo do
mundo - Rm 12.1,2 -1 Rogo-vos, pois, irmãos, apela compaixão de DEUS, que
apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a DEUS, que é o
vosso culto racional. 2 E não vos conformeis com este mundo, mas
transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis
qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS.
12.1 QUE APRESENTEIS OS VOSSOS CORPOS EM SACRIFÍCIO VIVO. O crente deve ter uma
paixão sincera por agradar a DEUS, no amor, na devoção, no louvor, na santidade
e no servir. (1) Nosso maior desejo deve ser uma vida de santidade, e sermos
aceitos por DEUS. Para isso, precisamos separar-nos do mundo e aproximar-nos
cada vez mais de DEUS (v. 2). Devemos viver para DEUS, adorá-lo, obedecer-lhe;
opor-nos ao pecado e apegar-nos à justiça; resistir e repudiar o mal, ser
generosos com o próximo na prática de boas obras, imitar a CRISTO, segui-lo,
servi-lo, andar na direção do ESPÍRITO SANTO e ser cheio dEle. (2) Devemos
apresentar a DEUS, nosso corpo como morto ao pecado e como templo do ESPÍRITO SANTO
(ver v.2; cf. 1 Co 6.15,19).
12.2 NÃO VOS CONFORMEIS COM ESTE MUNDO, MAS TRANSFORMAI-VOS. Paulo deixa
subentender várias coisas neste versículo. (1) Devemos reconhecer que o presente
sistema mundano é mau (At 2.40; Gl 1.4), e que está sob o controle de Satanás
(Jo 12.31; 1 Jo 5.19). (2) Devemos resistir às formas prevalecentes e populares
do proceder deste mundo e em lugar disso proclamar as verdades eternas e os
padrões justos da Palavra de DEUS, por amor a CRISTO (1 Co 1.17-24). (3)
Devemos desprezar e aborrecer aquilo que é mau, amar aquilo que é justo (v. 9;
1 Jo 2.15-17; ver Hb 1.9) e não ceder aos vários tipos de mundanismo que
rodeiam a igreja, tais como cobiça, egoísmo, oportunismo, conceitos humanistas,
artifícios políticos visando ao poder, inveja, ódio, vingança, impureza,
linguagem imunda, diversões ímpias, vestes imodestas e provocantes,
imoralidade, drogas, bebidas alcoólicas e companhias mundanas. (4) Devemos conformar
nossa mente à maneira de DEUS pensar (1 Co 2.16; Fp 2.5), mediante a leitura da
Palavra de DEUS e sua meditação (Sl 119.11,148; Jo 8.31,32; 15.7). Devemos
permitir que nossos planos, alvos e aspirações sejam determinados pelas
verdades celestiais e eternas e não por este presente século mau, profano e
passageiro
Terça - DEUS nos chamou para a
santidade - 1Pe 1.15,16. - 15 mas, como pé santo aquele que vos chamou, sede
vós também santos em toda a vossa maneira de viver, 16 porquanto escrito está:
Sede santos, porque eu sou santo.
1.16 SEDE SANTOS. DEUS é santo, e as qualidades de DEUS devem ser as qualidades
do seu povo. A ideia principal de santidade é a separação dos modos ímpios do
mundo e dedicação a DEUS, por amor, para o seu serviço e adoração (ver Lv
11.44). A santidade é o alvo e o propósito da nossa eleição em CRISTO (Ef 1.4);
significa ser semelhante a DEUS, ser dedicado a DEUS e viver para agradar a DEUS
(Rm 12.1; Ef 1.4; 2.10; ver Hb 12.14). É o ESPÍRITO de DEUS que realiza em nós
a santificação, que purifica do pecado nossa alma e nosso espírito, que renova
em nós a imagem de CRISTO e que nos capacita, pela comunicação da graça, a
obedecer a DEUS segundo a sua Palavra (Gl 5.16,22,23,25; Cl 3.10; Tt 3.5; 2 Pe
1.9). Nossa iniciativa e entrega vai possibilitar ao ESPÍRITO SANTO trabalhar
em nossa santificação.
Quarta - DEUS já disse não - Dt
7.3,4 - 3 nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos e
não tomarás suas filhas para teus filhos; 4 pois elas fariam desviar teus
filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia
contra vós e depressa vos consumiria.
NEM TE APARENTARÁS COM ELAS.
Qualquer convívio íntimo ou afinidade do crente com o descrente acabará
destruindo a separação e a santidade do povo de DEUS. É o caso do casamento
misto, do crente com o incrédulo, ou amizade íntima com incrédulos, que podem
desviar o crente de seguir a DEUS
Quinta - Aviso contra as más
companhias - Sl 1.1,2 - 1 Bem-aventurado o varão que não anda segundo o
conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na
roda dos escarnecedores.2 Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua
lei medita de dia e de noite.
1.1 BEM-AVENTURADO O VARÃO. O Sl 1
serve como introdução a todo o livro dos Salmos. Ele contrasta os dois únicos
tipos de pessoas do ponto de vista de DEUS, tendo cada tipo um conjunto
distintivo de princípios de vida: (1) os justos, que são caracterizados pela
retidão, pelo amor, pela obediência à Palavra de DEUS e pela separação do mundo
(vv. 1,2); e (2) os ímpios, que representam o modo de ser e as idéias do mundo,
que não permanecem na Palavra de DEUS, e que por isso não têm parte na assembleia
do povo de DEUS (vv. 4,5). DEUS conhece e abençoa o justo, mas o ímpio não tem
parte no Reino de DEUS (1 Co 6.9) e perecerá (v. 6). A separação entre esses
dois grupos de pessoas existirá no decurso da história da redenção e continuará
na eternidade.
1.1 QUE NÃO ANDA SEGUNDO O CONSELHO DOS ÍMPIOS. O primeiro versículo do livro
dos Salmos ressalta a distinção entre os justos e os ímpios. Os crentes
verdadeiros podem ser conhecidos pelas coisas que praticam, pelos lugares que frequentam
e pelas pessoas com as quais convivem. Ninguém pode experimentar a bênção de DEUS
sem evitar as coisas danosas ou destrutivas.
1.2 TEM O SEU PRAZER NA LEI DO SENHOR. Os santos de DEUS não somente evitam o
mal, como também edificam a sua vida em torno das palavras do Senhor. Procuram
obedecer à vontade de DEUS porque seus corações realmente têm prazer nos
caminhos e mandamentos do Senhor (ver 2 Ts 2.10, onde os ímpios perecem porque
não querem amar a verdade). A motivação dos atos dos salvos provém dos seus
espíritos e emoções redimidos, conquistados pela verdade de DEUS conforme a
temos na sua Palavra.
Sexta - Más companhias corrompem -
1Co 15.33 - 33 Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons
costumes.
Ef 4.29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa
para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem.
O crente causa tristeza ou pesar ao ESPÍRITO
SANTO, quando não dá importância à sua presença, voz ou direção (Rm 8.5-17; Gl
5.16-25; 6.7-9)
Sábado - O Crente: habitação do
ESPÍRITO SANTO - 1Co 3.16 - 16 Não sabeis vós que sois o templo de DEUS e que o
ESPÍRITO de DEUS habita em vós?
SOIS O TEMPLO DE DEUS. A ênfase, aqui, recai na congregação inteira, i.e., os
crentes como o templo de DEUS e como a habitação do ESPÍRITO SANTO (cf. v. 9; 2
Co 6.16; Ef 2.21). Como o templo de DEUS em meio a uma sociedade perversa, o
povo de DEUS em Corinto não devia participar dos pecados prevalecentes naquela
sociedade. Devia rejeitar todas as formas de imoralidade. O templo de DEUS deve
ser santo (v. 17), porque DEUS é santo (cf. 1 Pe 1.14-16). Cada um de nós é um
templo do ESPÍRITO SANTO.
Objetivos:
1- Explicar a importância da escolha
do futuro cônjuge;
2- Enumerar os vários tipos de jugos
desiguais existentes na vida;
3- Identificar o propósito do
namoro, noivado e casamento
Leitura Bíblica em Classe: Êx
34.14,16 -
Êx 34.14 Porque te não inclinarás
diante de outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; DEUS zeloso é ele;
Êx 34.16 e tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, e suas filhas,
prostituindo-se após os seus deuses, façam que também teus filhos se prostituam
após os seus deuses.
2Co 6.14-18 = 14 Não vos prendais a
um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça?
E que comunhão tem a luz com as trevas? 15 E que concórdia há entre CRISTO e
Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 16 E que consenso tem o templo de
DEUS com os ídolos? Porque vós sois o templo do DEUS vivente, como DEUS disse:
Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu DEUS, e eles serão o meu
povo. 17 Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis
nada imundo, e eu vos receberei; 18 e eu serei para vós Pai, e vós sereis para
mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso.
JUGO DESIGUAL COM OS INFIÉIS. Diante de DEUS, há apenas duas categorias de
pessoas: as que estão em CRISTO e as que não estão (vv. 14-16). O crente,
portanto, não deve ter comunhão ou amizade íntima com incrédulos, porque
tais relacionamentos corrompem sua comunhão com CRISTO. Neste contexto estão as
sociedades nos negócios, as ordens secretas (Maçonaria), namoro e casamento com
incrédulos. A associação entre o cristão e o incrédulo deve ser o mínimo
necessário à convivência social ou econômica, ou com o intuito de mostrar ao
incrédulo o caminho da salvação.
6.16 O TEMPLO DE DEUS COM OS ÍDOLOS?
Paulo apresenta um forte argumento no sentido de um crente nascido de novo,
sendo templo de DEUS e do ESPÍRITO SANTO (Jo 14.23; 1 Co 6.19), não poder
ser habitado por demônios. (1) Os ídolos, tanto no AT quanto no NT,
representavam demônios (Dt 32.17; 1 Co 10.20,21). Logo, a pior forma de
profanação no AT era colocar ídolos no próprio templo de DEUS (2 Rs
21.7,11-14). Semelhantemente, nunca devemos profanar nosso corpo, a
habitação do ESPÍRITO SANTO, permitindo aos demônios ter acesso a ele (cf.
v.15, onde "Belial" refere-se a Satanás; ver também Lc 10.19; 2 Tm
2.25,26; 1 Jo 4.4; 5.18). (2) Embora um espírito imundo não possa habitar lado
a lado com o ESPÍRITO SANTO num verdadeiro crente, pode haver circunstâncias em
que um espírito maligno aja num indivíduo cuja conversão esteja em marcha, não
estando ele ainda plenamente regenerado pelo ESPÍRITO SANTO. A conversão pode,
às vezes, envolver a expulsão de demônios de uma pessoa que, sinceramente,
deseja seguir a CRISTO, mas que está enfrentando problemas maiores com certos
pecados. Até ser aniquilado aquele poder ou controle demoníaco, a pessoa não
poderá experimentar uma salvação plena e completa e, assim, tornar-se
"templo do DEUS vivente" (cf. Mt 12.28,29)
COMENTÁRIOS:
Introdução:
VENERADO SEJA... O MATRIMÔNIO.
DEUS tem elevados padrões para seu povo, quanto ao casamento e à sexualidade. O
crente, inicialmente, precisa ser moral e sexualmente puro (cf. 2Co 11.2; Tt
2.5; 1Pe 3.2). A palavra “puro” (gr. hagnos ou amiantos) significa livre de
toda mácula da lascívia. O termo refere-se à abstenção de todos os atos e
pensamentos que incitam desejos incompatíveis com a virgindade e a castidade ou
com os votos matrimoniais da pessoa. Refere-se, também, ao domínio próprio e a
abstenção de qualquer atividade sexual que contamina a pureza da pessoa diante
de DEUS. Isso abrange o controle do corpo “em santificação e honra” (1Ts 4.4) e
não em “concupiscência” (4.5). Este ensino das Escrituras é tanto para os
solteiros, como para os casados.
I - Namoro
Quando
o namoro é prejudicial |
Como
vencer a impureza no namoro |
Sete
razões para a virgindade |
Sete
passos na escolha acertada |
Quando
é fora de tempo ou demorado. |
Alimente-se
da Palavra. (Sl 119.9-11) |
Sexo
fora do casamento é pecado. (1 Co 6.19) |
Casar
no Senhor. (1 Co 7.39) |
Quando
não tem ideal sério. |
Encha-se
do ESPÍRITO SANTO. |
Conservar-se
para o escolhido(a). |
Com
apoio dos pais. (Êx 20.12) |
Quando
é possessivo ou ciumento. |
Vigie
em oração. (Lc 22.46) |
Adquirir
respeito, consideração. |
Em
resposta a oração. (Pv 19.14) |
Quando
é indisciplinado. |
Evite
aconchegos excessivos. |
Evitar
uma consciência culpada. |
Tem
prazer em apresentá-lo(a). |
Quando
afeta a comunhão com DEUS. |
Evite
muito tempo a sós. |
Evitar
filhos ilegítimos. |
Sinto
atração física por ele(a). |
Quando
é leviano, sempre trocando. |
Use
trajes decentes. |
Evitar
doenças venéreas. |
Respeito
e não abuso dele(a). |
Quando
é impuro, imoral. |
Namore
a três: você ele(a) e JESUS. |
Mostrar
firmeza de caráter. |
Confio
e não tenho ciúmes. |
1- Definição do termo: Fase de
conhecimento social, conhecimento espiritual um do outro, porém é vedado o
conhecimento físico.
2- Namoro de verdade: O namoro
cristão é a três, ou seja, JESUS CRISTO sempre está presente entre os dois.
Você já imaginou JESUS ouvindo suas conversas e estando naquela hora entre
vocês? Já imaginou JESUS tentando puxar sua mão?
3- O Namoro hoje: Ficar é a palavra
para o namoro de hoje. O namoro atual no mundo e em muitas pessoas que têm o
nome de "evangélicos' é apenas humano, animal e diabólico, seguindo os
padrões globais das novelas da TV.
É a fase do conhecimento para o
casamento, é o início da procura de uma companheira. Não havendo sucesso no
namoro, não haverá sucesso no casamento. Evite ficar namorando com diversas
pessoas, escolha bem antes de namorar.
Quais são as cinco situações do
solteiro?
1 - Celibato continente (castidade):
permanecer solteiro, isento de fornicação ou qualquer outra prática sexual
ilícita, a fim de viver para DEUS e fazer a sua obra - Mt. 19:12. Ninguém nasce
gay, mas alguns nascem sem interesse sexual e deve usar isso para se dedicar
mais a DEUS e sua obra. JESUS falou sobre os eunucos. Mt 19.12
2 - Celibato incontinente:
Permanecer solteiro, tornando-se profano, impuro e praticante do sexo ( 1 Co.
7:2 ).
3 - Casamento Feliz: felicidade não
quer dizer ausência de problemas. Duas pessoas que têm CRISTO como Senhor do
casamento, podem desfrutar de um casamento feliz.
4 - Casamento infeliz: Quando CRISTO
não é o centro do casamento a tendência é a infelicidade conjugal.
5 - Solteirismo: é uma síndrome
psíquica, decorrente do estacionamento do ser humano, na sua evolução afetiva,
estacionamento esse ocorrido na faixa dos 3 aos 6 anos de idade.
Princípios para o Namoro:
1 - Basear o namoro nos princípios e
propósitos de DEUS.
2 - A prioridade no namoro deve ser
a área espiritual, ou seja, a área espiritual vai controlar ou governar o
relacionamento emocional e físico, controlando assim os desejos e pensamentos
sexuais. Portanto todo jovem deve desenvolver a área espiritual, buscando a
maturidade espiritual. Mantenha o pensamento cativo, ou preso na palavra de
DEUS (2 Co 10.5)
3 - Ao começar o namoro, não coloque
em 1º. Lugar o romance amoroso e sim a razão. Busque conselhos sábios a quem
sabe e pode dar, cuidado com a imaturidade da juventude.
4 - Não namore para passar tempo; o
namoro sem propósito é o mesmo que flerte (o flerte tende a continuar após o
casamento).
5 - O descontrole de não poder ficar
sem namorar: Há rapazes e moças que se não estiverem namorando ficam inquietos
e descontrolados.
6 - Namoro Misto; é namorar um
descrente. Quem namora um descrente, namora também com seus pecados, vícios,
problemas morais e mundanismo.
Depoimento Bíblico:
“Não vos ponhais em julgo desigual
com os incrédulos; porquanto, que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade?
Ou que comunhão da luz com as trevas?”.
Que harmonia há entre CRISTO e o
Maligno? Ou que união do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o
santuário de DEUS o os ídolos? (I1 Co. 6:14-16).
Tenha certeza de que a pessoa com
quem você vai casar-se é convertida.
Muitos crentes usam estas desculpas
para poderem namorar um descrente:
1 - Estamos simplesmente namorando.
Não temos a intenção de nos casar.
2 - Ele (a) não é crente, mas é
legal.
3 - Nós temos muita coisa em comum.
4 - Eu disse a ele(a) que para
namorar comigo, ele (a) deveria aceitar a JESUS e ele (a) aceitou.
5 - Ele(a) disse que nosso filhos
poderão frequentar a Igreja.
Consequências do namoro misto:
a - Desobediência à vontade de DEUS.
b - Perigo de escolher o incrédulo,
e deixar DEUS.
c - Esfriamento espiritual, até o
desvio dos caminhos do Senhor 1 Co. 10:12
7 - A permissividade no namoro:
O Amor do casal:
deve começar no namoro - no plano
espiritual.
deve continuar no noivado - no plano
social.
deve realizar-se no casamento - no
plano físico.
Permissividade é o abuso da
liberdade na área amorosa (Pv. 6:27-28; 20:21 1 Co. 6:12, I Ts 4:3-4), muitos
casais têm hoje problemas porque começaram seu namoro no plano físico.
Se há liberdade sexual no namoro,
este relacionamento vive em conflito, gerando insegurança e desrespeito mútuo,
minando a confiança, pois é um relacionamento baseado na culpa. Use sempre a
palavra NÃO quando for necessário.
Quando há liberdade sexual no
namoro, o jovem e a jovem são defraudados, ou seja, desperta-se neles um desejo
sexual que não pode ser satisfeito dentro do plano de DEUS.
8 - Cuidado com a atração sexual:
não namore porque a pessoa lhe atrai fisicamente, não namore se não houver amor
verdadeiro. 1Ts 4.3-6
9 - Cuidado com profecias sobre
casamento.
10 - Procure nunca ficar a sós com a
sua namorada (o). Esteja envolvido sempre com outros jovens da igreja. Planejem
atividades em grupo.
11 - Cultive o hábito de sempre orar
com sua(seu) namorada(o). O namoro deve ser a três: Namorado+Namorada+JESUS CRISTO.
12 - Procure durante o seu namoro
estudar a Bíblia junto com seu namorado(a). Coloquem a Bíblia como regra de fé
e prática.
13 - Procure ter comunicação franca
e aberta com seu namorado(a), desenvolvendo fidelidade, honestidade e
principalmente o perdão.
14 - Além do conhecimento bíblico,
procure ler bons livros que tratam sobre namoro, noivado e casamento.
II - O Jugo Desigual No Namoro,
Noivado E Casamento (2Co 6.14):
1- Jugos desiguais na vida:
a) O jugo desigual da fé: Um vive
pelo que vê e outro pelo que espera. Um vive pelo material e o outro pelo
espiritual, um vive no pecado da idolatria e o outro na santidade, um vive
crendo que sexo é normal antes do casamento (ensino da TV e filmes) o outro
quer se guardar para o casamento.
b) O jugo desigual do caráter: Um
fala palavrão e obscenidades o outro fala da Palavra de DEUS, um vê o roubo e
adultério como da vida de qualquer um, outro vive segundo a Palavra de DEUS.
c) O jugo desigual da idade: Um
deseja e dá muita importância ao sexo o outro não tem mais tanta necessidade
disso e vê como supérfluo, um é esportista o outro está muito cansado, um tem
muita experiência o outro é imaturo.
d) O jugo desigual socioeconômico:
Um foi criado em berço de ouro o outro foi criado solto pelas ruas, um muito
estudado e culto o outro ignorante.
e) O jugo desigual e suas consequências
nos filhos amanhã: Um filho se parece muito com o pai e outro muito com a mãe,
um é separado para DEUS o outro um idólatra, um filho gosta da Igreja outro
detesta e por isso se dividem.
III - Noivado:
Sete
razões para o casamento |
A
sabedoria na escolha em Provérbios |
Só,
o homem é incompleto. (Gn 2.18) |
Vem
de DEUS a mulher prudente. (19.14) |
Cumprir
o plano divino. (Gn 2.24) |
Ouvir
os pais. (1.6 e 6.20) |
Gerar
filhos. (Gn 1.28) |
Garanta
antes o sustento. (24.27) |
Evitar
a prostituição. (1 Co 7.2) |
Atente
a beleza espiritual. (31.30) |
Será
base da Nação. (Sl 144.12-15) |
Conheça
o gênio do pretendente (30.23) |
Para
glorificar a DEUS. (1 Co 10.31) |
Tema
ao DEUS eterno. (9.10) |
Expressar
o amor de DEUS. (Ct 8.7) |
A
boa esposa traz a felicidade. (18.22) |
1- A escolha do futuro cônjuge: A
família dele(a) é muito importante. .
2- O lado espiritual da escolha: A
fé dele(a) é muito importante, sempre sabendo que JESUS está presente e que o
contato físico só é permitido após o casamento.
3- O lado humano e pessoal da
escolha: A atração física é muito importante, o interesse nas mesmas coisas é
importante, até mesmo o contato de pele, o gosto pelo perfume um do outro, pela
literatura que gostam, pelas roupas que gostam um no outro, enfim pelos gostos
um do outro, tudo deve combinar para que depois não venham a se dividirem.
4- O noivado em si: É uma fase de
maior compromisso e de preparação para o casamento, fase de compras de móveis,
de roupas, de casa se possível. Nenhum pai deseja que seu filho(a) vá passar
uma vida pior do que tinha antes, quando estava em sua casa; sexo só após o casamento.
Conselho aos que pretendem se casar.
1 - Não te cases por riquezas, o
dinheiro pode comprar uma casa, mas não pode comprar um lar.
2 - Não te cases só porque todos se
casam - modismo.
3 - Não te cases com alguém doente
de ciúme - o ciúme piora após o casamento.
4 - Não te case com alguém
preguiçoso ou preguiçosa.
5 - Não te cases com incrédulo ou
incrédula: É melhor ir para o céu sozinho do que para o inferno acompanhado.
Ex: Cristã que casou com incrédulo.
6 - Não te cases sem a aprovação de DEUS,
das famílias envolvidas e da Igreja.
7 - Não te cases por causa da idade.
8 - Não te cases por causa de
oportunidade.
9 - Não te cases sem amor total e
mútuo.
Cinco perguntas para nelas meditar e
levar a DEUS em oração.
a - Devo ou não casar?
b - Quando devo casar? Maturidade e
preparo espiritual.
c - Com quem devo casar? O casamento
envolve aprovação das famílias, da igreja, de DEUS e sua própria (Cl. 3:15ARA).
d - Estou preparado para casar?
Situação socioeconômica, moradia etc.
e - Por que quero casar?
Rapaz quer casar para ter alguém que
lhe faça as coisas.
Rapaz quer casar porque precisa de
mulher.
-
Ambos querem casar para terem liberdade, amparo, serem independentes, dar uma
satisfação à sociedade.
-
Cuidado! O lar será seu.
Devemos pedir confirmação a DEUS ao
assumirmos um compromisso de noivado, pois este compromisso será feito diante
dos familiares, da igreja e de DEUS.
Quando um casal assume um
compromisso de noivado devem lembrar-se que não estão casados ainda, por isso
devem controlar suas emoções e paixões.
Os noivos não devem desenvolver o
relacionamento físico, antes do casamento, pelo seguinte:
1 - DEUS é contra; é fora dos
padrões bíblicos o sexo pré-nupcial.
"Pois esta é a vontade de DEUS,
a vossa santificação: Que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós
saiba possuir o próprio corpo, em santificação e honra, não com desejo de
lascívia ( impureza, sensualidade) como os gentios que não conhecem à DEUS (I
Ts 4:3-7)".
2 - O sexo pré-nupcial desvaloriza a
pessoa: perde-se o respeito um para com o outro, mina a confiança, nasce um
sentimento de culpa.
3 - O sexo pré-nupcial prejudica a
vida matrimonial: A mulher por ter perdido a virgindade poderá sentir
ressentimento do marido, podendo tornar-se agressiva. E o marido pode sentir-se
culpado e frustrado, tornando-se passivo no relacionamento.
4 - O sexo pré-nupcial destorce o
relacionamento.
Depois vão jogar no rosto um do
outro isso.
IV - Casamento:
"Disse o Senhor DEUS: Não é bom
que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma auxiliadora (ajudadora, complemento) que
lhe seja idônea. Então o Senhor fez cair pesado sono sobre o homem, e este
adormeceu (Não foi Adão Que Procurou Pela Mulher, DEUS É Que Lhe Deu, Ele
Estava Dormindo Enquanto DEUS Trabalhava.); tomou uma de suas costelas, e
fechou o lugar com carne (Não Pegou Da Cabeça, Para Que A Mulher Não Mandasse
No Marido; Não Pegou Do Pé, Para Que O Homem Não Pisasse Nela). E disse o
homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne (Indica
União, Mesma Essência.); chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por
isso deixará o homem pai e mãe, e se unirá à sua mulher (Deixar Aqui É Sob Três
Aspectos: Geográfico, Financeiro E Emocional.) , tornando-se os dois uma só
carne. Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus, e não se
envergonhavam”(Quem trouxe a ideia de errado ou vergonhoso no sexo foi o
pecado.) (Gn. 2:18-25.). Lembre-se De Que DEUS Fez Uma Eva Para Um Adão, Se
DEUS Quisesse Que A Mulher Ou O Homem Fossem Polígamos Faria Diferente.
1 - Assim como DEUS fez de uma
pessoa (Adão) duas pessoas (Eva, Ele quer fazer de duas pessoas uma (Gn.
2:24)).
2 - JESUS CRISTO escolheu o
casamento para representar o seu relacionamento com a Igreja (Ef. 5:22-32 I Pe.
3:7).
3 - DEUS escolhe a família para
trabalhar com o homem.
4 - DEUS previa que o homem não
conseguiria viver só, ou seja, não é autossuficiente, por isso preparou-lhe uma
auxiliadora, que lhe fosse idônea (Gn. 2:18 - ARA - esta palavra idônea
traduzida do hebraico significa adequada, ou seja, uma mulher que iria se
adequar a Adão, além de ser uma mulher respeitável e digna, uma auxiliadora).
5 - O homem e a mulher ao casarem-se
devem deixar pai e mãe (Gn 2:24), ou seja, devem desvencilhar-se de tudo que
possa impedir a comunhão perfeita entre o casal, tudo que seja obstáculo deve
ser removido. Nada pode estar entre, ou separando o casal: seus familiares,
preferências pessoais, trabalho, interesses, egoísmo etc.
6 - O relacionamento entre o casal é
um eterno crescimento, este processo de unidade entre marido e mulher é que vai
dar estabilidade à família, vai estabelecer o respeito dos filhos pelos pais.
Se o casal está dividido a autoridade é minada e enfraquecida (a casa dividida
contra si mesma cairá - Lc. 1:17).
7 - DEUS quer que o casal seja unido
a tal ponto que não haja brecha entre eles para Satanás operar.
8 - O segredo para um casamento
feliz é a presença de JESUS no casamento (... "O cordão de três dobras não
se arrebenta com facilidade” Ec. 4:12 - JESUS é a terceira dobra ou nó que vai
dar sustentação, solidez e garantia de permanência do casamento).
9 - Em Gn. 2:25 diz:... O homem e a
mulher estavam nus, e não se envergonhavam:...
Que tipo de relacionamento era este:
a - Era uma relação em que não havia
ódio, rancor, mágoa, ressentimento, amargura.
b - Era uma relação em que não havia
medo, não havia ameaças, disputa pela liderança ou poder no relacionamento.
Numa relação de medo não pode haver uma plena comunhão.
c - Era uma relação em que não havia
culpa - A culpa e o medo andam juntos; o medo apareceu pela primeira vez depois
que o homem e a mulher pecaram. (Gn. 2:6-10).
Qual é o tipo de amor que deve
existir entre marido e mulher?
Existem quatro formas de amor
(traduzido do grego):
1 - Eros: deus da sensualidade: amor
físico e sexual (começa sempre com os olhos), donde surgem as palavras
eróticas, erotismo. Ex: Filmes e revistas pornográficas (eróticas). Deve haver
atração física entre o casal, mas não sensualidade.
2 - Phileo: é o amor ao próximo; é o
amor filantrópico (filantrópico vem da palavra "phileo"); amor
humanitário, altruísta, cívico e comunitário - Lc. 7:34. Deve haver amor de
irmãos entre o casal, lembrando que a esposa é irmã em CRISTO e companheira de
salvação..
3 - Storge: amor familiar, amor
romântico, amor conjugal. Ex: Amor entre esposo e esposa, pai e filhos etc.
Deve haver amor romântico entre o casal, não se esquecendo que uma rosa ou um
presente pode mudar todo um relacionamento. A mulher dá muito valor às
lembranças de datas como casamento, aniversário, dia que se conheceram etc.
4 - Ágape: Amor Divino. É o amor de DEUS
derramado em nossos corações (Rm 5:5, I Jo. 4:8). É um amor que não conhece
limites, é o amor desinteressado, que dá sem esperar recompensa - 1 Co. 13:4-7.
Este é o tipo de amor que deve
existir entre marido e mulher. É o amor perfeito. Busquemos com fé e oração
este amor!
1- O casamento: Aliança entre duas
pessoas de sexo diferente, por amor e para sempre, com o fim de serem parceiros
tanto na falta como na bonança, tanto na doença como na saúde, tanto na
tristeza como na alegria, tanto na carne como na alma como no espírito.
2- O casamento - um estado digno e
honroso (Hb 13.4) O respeito e a fidelidade são de primordial importância de um
para com o outro, sempre olhando para CRISTO que estará sempre presente na vida
dos dois.
3- O casamento - uma mudança de
vida:
a) Gênesis 2.24: Deixar:
Por isso deixará o homem pai e mãe,
e se unirá à sua mulher ...
(Deixar Aqui É Sob Três Aspectos:
Geográfico, Financeiro E Emocional.)
Geográfico = Deixará pai e mãe.
Deverão os novos casados saírem das suas casas paternas e montarem seu próprio
lar, separado, para que não haja palpites e intromissões exageradas em
seu relacionamento.
Financeiro = Não dependerá mais do
pai e nem da mãe em sua subsistência.
Emocional, Psicológico = Terão que
resolver seus próprios problemas baseados em seu próprio conhecimento adquirido
e na comunhão com DEUS.
b) Mateus 19.5: Indissolúvel: O
casamento é indissolúvel, "O que DEUS ajuntou, não o separe o homem."
Só uma possibilidade para divórcio – ao se casar o homem descobre que a mulher
não era virgem, então poderá lhe dar carta de divórcio, porém o melhor seria
perdoar e continuar o casamento.
c) Efésios 5.31: Adaptação e
aperfeiçoamento: Nos primeiros dias do casamento, podendo chegar a meses e até
a anos, poderão ocorrer as diferenças de comportamento que acarretarão pequenas
discussões que devem ser abafadas pelo amor de DEUS no coração de cada um. Por
exemplo:
- Um gosta de café com leite, o
outro gosta de só de café;
- Um gosta de espremer o creme
dental pela ponta, o outro pelo meio;
- Um gosta de dormir uma soneca após
o almoço, o outro de assistir ao jornal; etc...
O importante é cada um saiba ceder
ao outro para que haja harmonia no lar. Nestas horas é preciso que o perdão
seja algo importantíssimo no coração dos dois.
4- Propósito de DEUS para o
casamento:
a) Felicidade em geral do casal:
b) Companheirismo, intimidade e
complementação mútua do casal:
c) Dar origem a novos lares:
d) Vitaliciedade:
e) Testemunhar de CRISTO
Não estamos falando de casamento
perfeito, porque não existem no mundo duas pessoas perfeitas; sem falhas. O
casamento feliz é uma relação de crescimento, é uma relação que está melhor a
cada dia, hoje é melhor que ontem.
Quais são os propósitos divinos no
casamento:
1 - Companheirismo e complementação
mútua do casal (Gn 2:18, 1 Co. 11:9, 11).
2 - Satisfação amorosa e mútua do
casal (Ec. 9:9).
3 - Propagação do gênero humano (Gn.
1:28).
4 - Preservação da pureza moral, na
família e na sociedade (1 Co. 7:2).
5 - Estabelecimento do Lar (Mt.
19:5).
6 - Ser um meio de falar de CRISTO e
da Sua igreja (Ef. 5:31-32). O casamento é a base da sociedade e da igreja.
Características para a felicidade
conjugal
1 - Piedade dos cônjuges diante de DEUS
(Pv. 31:30) - vida santificada (1 Co. 7:5-6) - Casamento cristocêntrico: o
casal deve sempre orar juntos e não deixar de praticar diariamente o culto
doméstico.
2 - Amor pleno e mútuo (Pv. 10:12) -
o amor não é a causa única da felicidade conjugal, mas é a principal (1 Co.
7:3, I Pe. 3:1, Ef. 5:22-25 e 28.3).
Uma esposa bem-amada muito
dificilmente deixa de responder à altura do amor que recebe.
3 - Vida Sexual equilibrada: É plano
de DEUS que o casal viva uma vida sexual abundante, gratificante e ajustada,
mas dentro dos limites que a Palavra de DEUS estabelece. Não fomos feitos para
nos exceder, nós não fomos feitos para sermos criaturas sexo cêntricas, DEUS
nos fez para sermos Cristocêntricos.
Não devemos esquecer que a nossa
esposa ou esposo é também nossa irmã ou irmão em CRISTO.
Assim sendo, nenhum homem tem o
direito de abusar ou de escravizar o corpo de sua esposa, pelo que deve agir
com moderação, consideração e respeito (I Pe. 3:7).
Depoimento Bíblico
Não vos priveis um do outro, salvo
por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e
novamente vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da
incontinência (1 Co. 7:4-5).
O marido não deve decidir se privar
de relação sexual com sua mulher salvo por mútuo consentimento, o mesmo
acontece com respeito à mulher. Ambos devem se lembrar que de acordo com a
Bíblia, agora são "uma só carne”.
Portanto, o marido deve se colocar à
disposição do prazer da sua esposa, assim como a mulher.
4 - Maturidade do casal: psíquica,
social e espiritual.
Tem a ver com o nível de
responsabilidade, como a pessoa aprende a reagir com as experiências. Um
relacionamento imaturo redunda num desajustamento conjugal.
Características da Imaturidade:
1 - Egocentrismo: querer prevalecer
suas idéias e pontos de vista, querer estar em evidência.
2 - Falta de autodisciplina: não
assumir suas responsabilidades.
3 - Falta de autocontrole: não
controlar suas emoções, sentimentos, vontades.
4 - Viver de sonhos: não aguentar e
não aceitar a realidade: dificuldades financeiras, problemas etc.
5 - Não admitir errar: não ter a
humildade suficiente para reconhecer seus erros.
Características da Maturidade:
1 - Família como segundo centro
(primeiro é DEUS): buscar sempre aquilo que seja o melhor para a família.
2 - Assumir responsabilidades: saber
que o esposo e a esposa têm responsabilidades, devendo assumi-las.
PADRÕES DE MORALIDADE SEXUAL
Hb 13.4 “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos
que se dão à prostituição e aos adúlteros DEUS os julgará”.
O crente, inicialmente, precisa ser moral e sexualmente puro (cf. 2Co 11.2; Tt
2.5; 1Pe 3.2). A palavra “puro” (gr. hagnos ou amiantos) significa livre de
toda mácula da lascívia. O termo refere-se à abstenção de todos os atos e
pensamentos que incitam desejos incompatíveis com a virgindade e a castidade ou
com os votos matrimoniais da pessoa. Refere-se, também, ao domínio próprio e a
abstenção de qualquer atividade sexual que contamina a pureza da pessoa
diante de DEUS. Isso abrange o controle do corpo “em santificação e honra” (1Ts
4.4) e não em “concupiscência” (4.5). Este ensino das Escrituras é tanto
para os solteiros, como para os casados. No tocante ao ensino bíblico sobre a
moral sexual, vejamos o seguinte: (1) A intimidade sexual é limitada ao
matrimônio. Somente nesta condição ela é aceita e abençoada por DEUS (ver Gn
2.24 nota; Ct 2.7 nota; 4.12 nota). Mediante o casamento, marido e mulher
tornam-se uma só carne, segundo a vontade de DEUS. Os prazeres físicos e
emocionais normais, decorrentes do relacionamento conjugal fiel, são ordenados
por DEUS e por Ele honrados. (2) O adultério, a fornicação, o homossexualismo,
os desejos impuros e as paixões degradantes são pecados graves aos olhos
de DEUS por serem transgressões da lei do amor (Êx 20.14 nota) e profanação do
relacionamento conjugal. Tais pecados são severamente condenados nas Escrituras
(ver Pv 5.3 nota) e colocam o culpado fora do reino de DEUS (Rm 1.24-32; 1Co
6.9,10; Gl 5.19-21). (3) A imoralidade e a impureza sexual não somente incluem
o ato sexual ilícito, mas também qualquer prática sexual com outra pessoa que
não seja seu cônjuge. Há quem ensine, em nossos dias, que qualquer intimidade sexual
entre jovens e adultos solteiros, tendo eles mútuo “compromisso”, é aceitável,
uma vez que não haja ato sexual completo. Tal ensino peca contra a santidade de
DEUS e o padrão bíblico da pureza. DEUS proíbe, explicitamente, “descobrir a
nudez” ou “ver a nudez” de qualquer pessoa a não ser entre marido e mulher
legalmente casados (Lv 18.6-30; 20.11, 17, 19-21; ver 18.6). (4) O crente
deve ter autocontrole e abster-se de toda e qualquer prática sexual antes do
casamento. Justificar intimidade pré-marital em nome de CRISTO, simplesmente
com base num “compromisso” real ou imaginário, é transigir abertamente com os
padrões santos de DEUS. É igualar-se aos modos impuros do mundo e querer deste
modo justificar a imoralidade. Depois do casamento, a vida íntima deve
limitar-se ao cônjuge. A Bíblia cita a temperança como um aspecto do fruto do ESPÍRITO,
no crente, i.e., a conduta positiva e pura, contrastando com tudo que
representa prazer sexual imoral como libidinagem, fornicação, adultério e
impureza. Nossa dedicação à vontade de DEUS, pela fé, abre o caminho para
recebermos a bênção do domínio próprio: “temperança” (Gl 5.22-24). (5) Termos
bíblicos descritivos da imoralidade e que revelam a extensão desse mal. (a)
Fornicação (gr. porneia). Descreve
uma ampla variedade de práticas sexuais, pré ou extramaritais. Tudo que
significa intimidade e carícia fora do casamento é claramente
transgressão dos padrões morais de DEUS para seu povo (Lv 18.6-30; 20.11,12,
17, 19-21; 1Co 6.18; 1Ts 4.3). (b) A lascívia (gr. aselgeia) denota a ausência
de princípios morais, principalmente o relaxamento pelo domínio próprio que
leva à conduta virtuosa (ver 1Tm 2.9 nota, sobre a modéstia). Isso inclui a
inclinação à tolerância quanto a paixões pecaminosas ou ao seu estímulo, e
deste modo a pessoa torna-se partícipe de uma conduta antibíblica (Gl 5.19;
Ef 4.19; 1Pe 2.2,18). (c) Enganar, i.e., aproveitar-se de uma pessoa, ou
explorá-la (gr. pleonekteo, e.g., 1Ts 4.6), significa privá-la da pureza moral
que DEUS pretendeu para essa pessoa, para a satisfação de desejos egoístas.
Despertar noutra pessoa estímulos sexuais que não possam ser correta e
legitimamente satisfeitos, significa explorá-la ou aproveitar-se dela
(1Ts 4.6; Ef 4.19). (d) A lascívia ou cobiça carnal (gr. epithumia) é um desejo
carnal imoral que a pessoa daria vazão se tivesse oportunidade (Ef 4.22;
1Pe 4.3; 2Pe 2.18; ver Mt 5.28).
Ajuda de BEP da www.cpad.com.br e da
Revista da CPAD 2º Trimestre 2004 e de www.estudosbiblicos.com (Família).
)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
Lições Bíblicas CPAD - Jovens e Adultos - 2º Trimestre de
2004
Título: Família Cristã — Eu e a minha casa serviremos ao Senhor
Comentarista: Eliezer de Lira e Silva
Lição 3: Namoro, noivado e casamento
TEXTO ÁUREO
“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que
sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as
trevas?” (2Co 6.14).
VERDADE PRÁTICA
Como novas criaturas em CRISTO, fomos chamados a uma vida santa e
separada para Ele, sem qualquer comunhão com as trevas, o que inclui o jugo
desigual no casamento.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Rm 12.1,2 Evitemos o modelo do mundo
Terça — 1Pe 1.15,16 DEUS nos chamou para a santidade
Quarta — Dt 7.3,4 DEUS já disse: Não!
Quinta — Sl 1.1,2 Aviso contra as más companhias
Sexta — 1Co 15.33 Más companhias corrompem
Sábado — 1Co 3.16 O crente: habitação do ESPÍRITO SANTO
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Êxodo 34.14-16; 2 Coríntios 6.14-18.
Êxodo 34.14 — Porque te não inclinarás diante de outro deus;
pois o nome do Senhor é Zeloso; DEUS zeloso é ele;
15 — para que não faças concerto com os moradores da terra, e
não se prostituam após os seus deuses, nem sacrifiquem aos seus deuses, e tu, convidado
deles, comas dos seus sacrifícios.
16 — e tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, e
suas filhas, prostituindo-se após os seus deuses, façam que também teus filhos
se prostituam após os seus deuses.
2 Coríntios 6.14 — Não vos prendais a um jugo desigual com os
infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem
a luz com as trevas?
15 — E que concórdia há entre CRISTO e Belial? Ou que parte
tem o fiel com o infiel?
16 — E que consenso tem o templo de DEUS com os ídolos? Porque
vós sois o templo do DEUS vivente, como DEUS disse: Neles habitarei e entre
eles andarei; e eu serei o seu DEUS, e eles serão o meu povo.
17 — Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor;
e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei;
18 — e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e
filhas, diz o Senhor Todo-poderoso.
PONTO DE CONTATO
Se você já teve a oportunidade de ir à zona rural e observar os
animais puxarem o arado ou o carro de boi entenderá perfeitamente a alegoria
bíblica. É muito interessante analisar como é importante eles pertencerem à
mesma espécie e possuírem as mesmas características físicas. Quanto maior for a
semelhança entre eles, melhor fluirá o trabalho no arado. Assim é no casamento,
quanto maior compatibilidade houver entre o casal, mais fácil e feliz serão o
processo de adaptação ao casamento e a convivência entre os cônjuges.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Explicar a importância da escolha do futuro cônjuge.
Enumerar os vários tipos de jugos desiguais existentes na vida.
Identificar o propósito do namoro, noivado e casamento.
SÍNTESE TEXTUAL
Há muitas coisas na vida nas quais você não pode exercer seu
direito de escolha, como por exemplo a família, ninguém escolhe em que lar irá
nascer. Todavia, DEUS é tão maravilhoso que nos permite decidir com quem
formaremos uma nova família. Isto é um presente concedido pelo nosso criador e
como todo presente, podemos fazer com ele o que desejarmos. Rejeitá-lo ou
aceitá-lo, aproveitá-lo o máximo possível, ou ainda dá-lo para outra pessoa.
Esta é a segunda decisão mais importante da nossa vida — a primeira é aceitar a
JESUS como Salvador — e, portanto, deve ser feita com muito cuidado, e obedecer
a alguns critérios: A pessoa possui um compromisso firme com DEUS? As
diferenças socioeconômicas são perfeitamente conciliáveis? Feito isso, os
propósitos traçados por DEUS para o casamento, que é um processo contínuo e
dinâmico de adaptação e aperfeiçoamento conjugal, como a felicidade do casal, o
companheirismo, a intimidade, a origem de novos lares, a vitaliciedade e o
testemunhar de CRISTO serão plenamente atingidos.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Leve uma corda para a sala de aula. Solicite a colaboração de dois
voluntários. Pegue a corda, amarre uma ponta na cintura de um aluno e a outra
ponta na do outro. Depois peça que eles permaneçam lado a lado. Ao seu sinal,
eles deverão andar para direções opostas. Todos observarão que é impossível
saírem do lugar desta maneira. Depois escreva no quadro de giz a seguinte
sentença: “Os opostos se atraem”. Agora discuta com sua turma.
COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO
A família é a unidade básica do gênero humano, instituída por DEUS no Éden, a partir do marido e da mulher (Adão e Eva), como meio de propagação da raça humana. Em resumo, é o conjunto de pessoas unidas por laços de parentesco, partindo do casamento. Quando DEUS estabeleceu a família, também designou um local apropriado para que o primeiro casal constituísse o seu lar, que é o ambiente onde mora a família. A comunidade, desde a menor até à metrópole, depende do lar para a sua existência; por isso, quando o lar fracassa e se desmorona, a comunidade torna-se um caos.
I. NAMORO
1. Definição do termo. Namorar é literalmente “despertar amor
em alguém”. O termo é uma redução ortográfica do verbo enamorar. Namoro, no
sentido sério, é uma fase de conhecimento social e amoroso entre um homem e uma
mulher que pretendem se casar.
2. Namoro de verdade. É evidente que estamos a tratar de namoro responsável, de compromisso, de duas pessoas que estão com o propósito de casar e estabelecer uma família. Não estamos a falar aqui de duas pessoas irresponsáveis, imaturas e compulsivas, que encaram o namoro como um passatempo sem propósito; uma aventura passional, fruto de compulsão, de uma febre, de imitação.
3. O namoro hoje. O namoro hoje está ocorrendo quase todo fora
do lar e infelizmente deixou de ser romântico e doméstico. Por isso, quase não
há mais namoro realmente afetivo, e sim de motivação instintiva; logo, há tanto
envolvimento sexual no namoro hoje.
II. O JUGO DESIGUAL NO NAMORO, NOIVADO E CASAMENTO (2Co 6.14)
Não está dito “o jugo”, como se fosse um só, mas “um jugo”. Jugo é
um implemento de trabalho, tipo canga, que se unem os bois para puxarem o arado
ou o carro. O “jugo desigual” do qual fala o texto bíblico, ocorre quando se
coloca no mesmo jugo animais de espécies diferentes, o que é proibido na lei de
DEUS (Dt 22.10; Lv 19.19). Esses animais são também diferentes no tamanho, na
altura, no passo, na força, na alimentação etc. Em 2 Coríntios 6.14-17, a
Bíblia, usando o termo jugo figuradamente, apresenta lições práticas
preventivas para a vida do crente, a fim de que este evite a antibíblica e
pecaminosa comunhão com o descrente. Este pode tornar-se “bonzinho” e até mesmo
“quase crente” para conquistar o pretendente ao namoro, mas jamais mudará de
vida, como está escrito em João 3.3,5 e 2 Coríntios 5.17.
1. Jugos desiguais na vida.
Alguns desses casos podem não parecer jugos desiguais agora, mas se
não forem evitados hoje no namoro e no noivado, eles levarão a um casamento
problemático, indesejável e infeliz.
a) O jugo desigual da fé, da religião e da igreja. A ordem
divina contrária é bem clara em textos como Deuteronômio 7.3,4; Esdras 9.2,12;
Neemias 13.25. A doutrina bíblica é esclarecedora: “Casar com quem quiser,
contanto que seja no Senhor” (1Co 7.39). O namorado incrédulo não tem
compromisso com a doutrina bíblica, com a vontade de DEUS, com a santidade, com
a pureza de atitudes.
b) O jugo desigual do caráter. Quando lemos Mateus 5.13,14 e
Filipenses 2.15; 4.8, temos a certeza de que o caráter cristão não se coaduna
com o caráter tortuoso de quem não teme a DEUS.
c) O jugo desigual da idade. Se a diferença de idade é
descabida, absurda e inadmissível, num curto prazo isso se transformará num
jugo entre os dois. A idade, no seu devido tempo, afeta na pessoa as suas
emoções, a cosmovisão da vida, o comportamento social, a vitalidade, a mentalidade
etc.
d) O jugo desigual socioeconômico. Não parece, mas se isso não
for amplamente abordado no devido tempo, pode tornar-se um jugo, como a
disparidade na escolaridade, feitio da personalidade, status social,
doença crônica ou preexistente, estado civil pré-matrimonial etc.
e) O jugo desigual e suas consequências nos filhos amanhã. Em Neemias 13.23-26, vemos os males resultantes do casamento de crente com incrédulo recaírem sobre os filhos. Eles perderam a sua identidade como povo do Senhor.
III. NOIVADO
É a fase de preparação para o casamento. Nos tempos bíblicos, o
noivado já era a primeira fase do casamento, e portanto não podia ser desfeito
banalmente como hoje. Enquanto noivos, antes das bodas, o rapaz e a moça
residiam normalmente com os seus pais, sem qualquer envolvimento sexual.
1. A escolha do futuro cônjuge. A primeira escolha mais importante de toda nossa vida é a de aceitar a JESUS como nosso Salvador e Senhor. A segunda é a de um cônjuge, para juntos compartilharmos a jornada da vida. Isso dá uma ideia da inestimável importância do casamento para quem o leva a sério. Uma escolha malfeita terá más consequências pelo resto da vida, a menos que o casal recorra a DEUS.
2. O lado espiritual da escolha. “Do Senhor vem a mulher prudente” (Pv 19.14). Para uma acertada escolha é preciso depender de DEUS, que conhece todas as coisas e pessoas. Isso é válido para o homem e para a mulher (Ver Gênesis 24, todo o capítulo). Buscar a DEUS, de coração e sem reservas, é o primeiro passo nesse sentido.
3. O lado humano e pessoal da escolha. “O que acha uma mulher
acha uma coisa boa e alcançou a benevolência do Senhor” (Pv 18.22). Achar é
resultado de uma procura; é a parte humana neste assunto.
4. O noivado em si. Os noivos deverão a todo custo buscar aconselhamento pré-marital na igreja, sob a forma de curso ou reuniões específicas para isso, e conversar com o pastor da igreja sobre o assunto. Isso feito com oração e propósito dos noivos de viverem nos caminhos do Senhor, conforme Efésios 5.21-33; 6.1-4 muito ajuda na estabilidade e felicidade do casamento.
IV. CASAMENTO
O casamento é uma instituição social de origem divina, fundada no princípio da raça humana, para dar origem e sustentação à família (Gn 2.22-24; Mt 19.4-6). Quanto ao ato, o casamento é um concerto, ou aliança, feito entre pessoas de sexos opostos — diante de DEUS, da família, da igreja — de serem marido e mulher enquanto viverem (Ml 2.14).
1. O casamento — a fase de união.
É a fase da união dos noivos. O bom casamento é mais do que uma união de corpos; é uma comunhão plena de duas pessoas por amor. “Unir-se-á à sua mulher” (Gn 2.24; Mt 19.5). Um bom casamento deve ser também a união de duas famílias.
2. O casamento — um estado digno e honroso (Hb 13.4).
Isto acha-se também em Salmos 107.41; Efésios 5.31. O fato de JESUS comparecer a uma festa de casamento em Caná da Galileia, e ali realizar o seu primeiro milagre, muito dignifica o casamento.
3. O casamento — uma mudança de vida. O casamento como DEUS o
instituiu não muda nunca.
a) Gênesis 2.24. O casamento na sua gênese. “Deixará o homem
seu pai e sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão os dois uma só carne”.
Casar é passar a viver independente dos pais.
b) Mateus 19.5. O casamento nos dias de CRISTO. O texto
bíblico inicial não mudou nada. Casar é viver a dois indissoluvelmente.
c) Efésios 5.31. O casamento nos dias da Igreja. O texto bíblico inicial de Gênesis 2.24 em nada mudou, no sentido de tornar-se, vir a ser. Casar é um processo contínuo e dinâmico de adaptação e aperfeiçoamento conjugal. Quando da criação do ser humano, de um só (Adão), DEUS criou os dois (Adão e Eva); no casamento, DEUS, dos dois quer fazer um.
4. Propósito de DEUS para o casamento. Alguns dos propósitos
de DEUS no casamento:
a) Felicidade em geral do casal. “Bem-aventurado” (Sl 128.2);
“seja bendito” (Pv 5.18a); “goza a vida” (Ec 9.9).
b) Companheirismo, intimidade e complementação mútua do casal
(Gn 2.18,24; 1Co 11.11).
c) Dar origem a novos lares. Novas famílias para a preservação
da raça humana (Mt 19.5).
d) Vitaliciedade (Mt 19.6).
e) Testemunhar de CRISTO e da sua Igreja (Ef 5.31,32).
CONCLUSÃO
Sempre que alguém da família está debilitado espiritualmente, toda
a família sofre. O “jugo desigual”, tanto no namoro, noivado e casamento quanto
em outras áreas de amizade, traz desequilíbrio à vida cristã individual e
familiar. Que ninguém pense em ser feliz na vida em família, sem atentar para
as normas bíblicas do Criador que a instituiu.
VOCABULÁRIO
Banal: Vulgar, trivial, corrente, corriqueiro.
Compulsão: Ato de obrigar, forçar, coagir, constranger.
Cosmovisão: Concepção ou visão do mundo.
Descabido: Que não tem cabimento; impróprio, inconveniente, inoportuno.
Disparidade: Qualidade do que é díspar; desigualdade; dessemelhança.
Indissolúvel: Que não se pode tornar nulo ou extinguir.
Inestimável: Que não se pode estimar ou avaliar; incalculável,
inapreciável.
Instintivo: Que age guiado apenas pelo instinto.
Passional: Relativo à paixão, causado por paixão.
Pré-marital: Anterior ao casamento.
Vitaliciedade: Que dura a vida inteira, ou que a isso é destinado.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
E DEUS Fez A Família. Estevam Ângelo de Souza, CPAD.
Orientações práticas para um casamento feliz. Davi Tavares Duarte, CPAD.
EXERCÍCIOS
1. Qual a diferença entre família e lar?
R. Família é o conjunto de pessoas unidas por laços de
parentesco, partindo do casamento; e lar é o ambiente onde ela mora.
2. Qual a definição do termo namorar?
R. É literalmente despertar amor em alguém.
3. Que é noivado?
R. É a fase de preparação do casamento.
4. O que é “jugo desigual”, no caso do crente?
R. Ele ocorre quando o casal possui grandes diferenças entre
si no que toca a fé, o caráter, a idade etc.
5. Quais os propósitos de DEUS para o casamento?
R. Felicidade em geral do casal, companheirismo, intimidade,
originar novos lares etc.
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsídio Bibliológico
“A nossa mensagem é dirigida especialmente aos jovens que pretendem
constituir um lar. Começamos pelo período do noivado, que é tempo certo para o
lançamento das bases para o enlace matrimonial. Passaremos agora a uma série de
recomendações que podem constituir pré-requisitos para um casamento feliz:
a) Vida de oração — Os noivos devem orar muito a DEUS, reservar
tempo a esse exercício sagrado, ao invés das horas de aproximação excessiva…
b) Certos da vontade do Senhor — Antes da decisão, devem ter
certeza de que o casamento é a vontade de DEUS…
c) Firmeza de propósitos — Devem possuir firmeza de propósitos
quanto a obediência à sã doutrina, na direção do ESPÍRITO SANTO…
d) Proteção à integridade do casamento — Os jovens que se amam e se
respeitam não serão egoístas, pois visarão à felicidade e ao bem-estar um do
outro. Cada um fará a sua parte para proteger a integridade do casamento,
sabendo que, ao se tornarem marido e mulher, terão toda a liberdade.
e) Domínio em todas as circunstâncias — Devem conservar-se sem
culpa diante de DEUS. Um casamento pode chegar à ruína se os contraentes
levarem para ele o peso de culpa, por causa das liberdades que mantiveram antes
ou durante o noivado. Tais comportamentos podem gerar desconfiança, frustração
e atrair maldição de DEUS.
f) Preparo psicológico e espiritual — O amor alicerçado na
sinceridade e no respeito pode se tornar puro como diamante e mais forte do que
a morte.
g) Preparo econômico — A fé em DEUS não induz ao descuido e à
displicência. Ao contrário, produz suficiente visão dos deveres e
responsabilidades quanto à constituição e manutenção do lar… Daí a importância
do jovem, antes do casamento, conseguir trabalho capaz de assegurar-lhe essas
condições, mesmo que em proporções mínimas, em função da nova vida.
h) Preparo físico — O despreparo físico ou falta de saúde de um dos
jovens podem transformar o casamento em um peso, uma frustração.
Por fim, o casamento é o passo decisivo e o começo de uma jornada
que pode durar longos anos. É o propósito de DEUS, bem como a esperança dos
pais que a vida conjugal dos filhos seja assinalada de alegria, de
prosperidade, de bênção do céu e plenamente feliz. Só assim estarão tranquilos,
e DEUS será glorificado.
Com o casamento, evidencia-se o amor mútuo, que gera o senso de
pertencer um ao outro, o desejo de ajudar e procurar o ajustamento necessário
como companheiros da mesma sorte. As lutas, as vitórias, os problemas e a
alegria são comuns a todo lar. O casamento exige o cumprimento, com dignidade,
das promessas de honrar, proteger, ajudar e ser fiel um ao outro, até que a
morte os separe” (…E DEUS fez a família. CPAD, pp.45-48).
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REVISTA 1TR24, Lição 2, NA ÍNTEGRA
Escrita Lição 2,
BETEL, Namoro, Noivado e Casamento, 1Tr24, Pr Henrique, EBD NA TV
Para me ajudar PIX
33195781620 (CPF) Luiz Henrique de Almeida Silva
EBD, Revista
Editora Betel, 1° Trimestre De 2024, Tema: FAMÍLIA, UM PROJETO DE
DEUS – Moldando lares estruturados, saudáveis e estabelecendo um legado de
valores segundo a Bíblia Sagrada
ESBOÇO DA LIÇÃO
1- O NAMORO CRISTÃO
1.1. Conceito de
namoro cristão.
1.2. Quando se deve
começar o namoro.
1.3. Namoro
escondido a prolongado.
2- O NOIVADO
CRISTÃO
2.1. O noivado é a
fase do planejamento.
2.2. A compreensão
de que cada um leva um tipo de bagagem para o casamento.
2.3. A consciência
de que está começando uma nova família.
3- O CASAMENTO
CRISTÃO
3.1. O casal
cristão não deve andar pela própria cabeça nem pela cabeça dos outros.
3.2. Os cônjuges
precisam saber que eles representam um tesouro um para o outro.
3.3. O casal cristão precisa dar bom exemplo da união conjugal.
TEXTO ÁUREO
“Aquele que
encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do
Senhor”. Provérbios 18.22
VERDADE APLICADA
Dependemos da luz
da Palavra de DEUS e da ação do ESPÍRITO SANTO para vivenciarmos o namoro,
noivado e casamento para a glória de DEUS.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Mostrar que o
namoro é a fase do conhecimento.
Destacar que o noivado é a fase do planejamento
Ressaltar que o casamento não pode ser experimental.
TEXTOS DE
REFERÊNCIA - DEUTERONÔMIO 20.7; 1 CORÍNTIOS 7.1-2,9; 1TESSALONICENSES 4.3
7 E qual o homem
que está desposado com alguma mulher e ainda a não recebeu? Vá e tome-se sua
Casa, para que, porventura, não morra na peleja, a algum outro homem a receba.
1 CORÍNTIOS 7
2 Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, a cada
uma tenha o seu próprio marido.
9 Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque melhor casar do que abrasar-se.
1TESSALONICENSES 4
3 Porque esta é a vontade de DEUS, a vossa santificação: que vos abstenhais da
prostituição.
LEITURAS
COMPLEMENTARES
SEGUNDA – Gn
2.18 DEUS viu que não era bom o homem estar só.
TERÇA – Ec 9.9 Desfrutar a vida com a sua mulher.
QUARTA – Am 3.3 O acordo é indispensável no casamento
QUINTA – Mt 19.6 O casamento não é experimental.
SEXTA – Mt 19.8 A falta de perdão mostra dureza de coração.
SÁBADO – 1 Co 13.5 O amor não se porta levianamente
HINOS SUGERIDOS: 175, 150, 195
MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que os jovens façam a escolha certa na hora de namorar, noivar e casar-se.
INTRODUÇÃO
Na presente lição trataremos acerca da relevância
do namoro, noivado e casamento serem vivenciados pelo povo de DEUS de acordo
com os princípios bíblicos. São aspectos da vida que precisam de atenção e
cuidado, pois fazem a diferença no testemunho cristão, na qualidade de vida e
na formação das futuras gerações.
1- O NAMORO CRISTÃO
Namoro é a fase de conhecimento mútuo. Nesta fase
procura-se conhecer o temperamento, o caráter, a vida pregressa e os
antecedentes da pessoa amada, os seus familiares, checar como ela se comporta
dentro de casa, como ela trata os seus pais, como ela trata as coisas de DEUS.
Qual o seu interesse pelo trabalho e pelo crescimento pessoal. Elas irão
compartilhar novas experiências e, mesmo tendo uma relação afetiva e
comprometida socialmente, ainda não se tem vínculo matrimonial perante a lei
civil nem religiosa. O compromisso é ético e moral, pois não se avança o sinal.
1.1. Conceito de namoro cristão
O conceito de namoro cristão é diferente daquele
que não tem terror a DEUS, pois o namoro não é brincadeira, nem passatempo de
quem não tem o que fazer. Ele segue os princípios da Palavra de DEUS, pois não
é a fase de conhecimento íntimo, nem aumento das intimidades. Muito menos dar
prova de amor e chegar até ter filhos antes do casamento. Muitas jovens ainda
estão caindo nesse conto. Biblicamente, a relação conjugal é homologada pelo
casamento [ 1 Co 7.28]. O amor não se porta com indecência [1Co 13.5]. Frederick
K. C. Price: “A ordem de DEUS é que as atividades sexuais do homem e da mulher
sejam concretizadas dentro do casamento”.
O conceito de namoro é para
conhecer melhor, por meio do diálogo, que é a forma mais adequada de se
comunicar, e, também, da observação. Para identificar na pessoa amada pontos
positivos e negativos. Para se chegar uma conclusão se a melhor escolha, a pessoa
certa. Lembre-se: não existem pessoas perfeitas, mas precisa chegar mais
próximo daquilo que é o ideal ou que se espera. Dizem que o amor e cego; eu
discordo; para mim a paixão é que cega, porque acabando a paixão aparecem todos
os defeitos. A paixão tira o raciocínio lógico.
1.2. Quando se deve começar o namoro
Para tudo na vida tem o seu tempo determinado,
alguns começam prematuramente, precocemente. Namoro muito cedo, com certeza,
falta maturidade, responsabilidade e condições para firmar um compromisso mais
sério. Interrompem projetos profissionais, sacrificam estudos e a própria
adolescência. Cuidado com a motivação para o casamento, muitos querem começar
cedo porque não aguentam mais os pais, porque ouviram uma profecia; porque têm
medo de perder uma pessoa por causa da beleza ou corpo esbelto, escultural. DEUS
tem o melhor para você no tempo certo.
Cuidado com o namoro pela
Internet, o namoro virtual é muito perigoso e tem muitos inescrupulosos usando
desse artifício; eles mudam perfis para enganar os incautos e ingênuos. Quando
conhecer uma pessoa via redes sociais, procure conhecê-la também pessoalmente,
saber dos seus antecedentes e da história de sua família. Cuidado com o jugo
desigual [2Co 6.14-15]. Namorar com pessoas incrédulas, ímpias, infiéis,
denominações e seitas que pregam heresias.
1.3. Namoro escondido a prolongado
O namoro deve ser declarado e compromissado perante
as famílias. O cristão não deve ter nada a esconder, deve ser transparente. A
verdade e a sinceridade são atitudes de cristão sério. Deve-se respeitar o
princípio de autoridade, falando com os pais, pois o consentimento dos pais de
suma importância. Quando se começa um namoro será respaldo dos pais, procura de
maldição para a sua própria vida. Não é aconselhável um namoro prolongado
demais, deve prevalecer o bom senso. Não pode ser curto demais, quando não dá
tempo suficiente de conhecimento e casa enganado, deve haver equilíbrio para
tudo na vida. Namoro muito demorado pode dar lugar à liberdade excessiva.
Não continue o namoro se já
enxergou que não deu certo. Não fique iludindo a outra pessoa, quanto mais o
tempo passa mais difícil fica de se desvencilhar. Não deixe para terminar o
namoro só depois do casamento, pois normalmente o divórcio começa no namoro com
a pessoa errada a não ter coragem de terminar. Não use um namoro atual só para
esquecer o outro, sem gostar da pessoa ou para pirraçar a outra.
EU ENSINEI QUE:
Namoro é a fase de conhecimento mútuo.
2- O NOIVADO CRISTÃO
Noivado é um período intermediário entre o namoro e
o casamento e deve ser usado para planejar a vida a dois. O noivado vem
confirmar que o namoro deu certo e que se pode avançar para um compromisso mais
sério num futuro próximo. Nesta fase normalmente é declarado publicamente para
as famílias e a igreja o interesse de se casarem; colocando-se então
em seus dedos um anel como sinal de que estão comprometidos um com o outro e
começam os preparativos para o matrimônio. Mas o padrão divino continua
prevalecendo como foi no namoro, uma vida casta e santa na presença de DEUS.
2.1. O noivado é a fase do planejamento
Planejar é montar hoje o amanhã. Enxergar mais
longe e se preparar para o futuro; começar a agir e tomar decisões sábias.
Algumas perguntas deverão ser respondidas pelos noivos: Onde vamos morar? A
residência será própria ou alugada? Onde vamos congregar e servir a DEUS?
Quantos filhos vamos ter? Qual a nossa renda familiar? Vamos realizar festa de
casamento? Quantos convidados e quantas testemunhas? Vamos viajar de lua de
mel? Para onde? Que tipo e padrão de móveis teremos em nossa casa? Quais as
prioridades na compra dos móveis e eletrodomésticos?
Os noivos ainda deverão
responder outras perguntas, tais como: Quais as nossas pretensões intelectuais?
Vamos continuar estudando depois de casados? Quais as nossas pretensões
profissionais? Vamos buscar a especialização numa determinada área? Quais as nossas
pretensões espirituais? Vamos ajudar em alguma área específica na igreja? O
crescimento do casal deverá acontecer junto, em acordo [Am 3.3]. Nunca deverão
ser concorrentes, mas parceiros e um lutar pelo progresso e felicidade do
outro.
2.2. A compreensão de que cada um leva um tipo de
bagagem para o casamento
Algumas
bagagens só serão conhecidas depois do casamento. Muitas jamais serão
resolvidas ou sanadas, mas todas poderão ser amenizadas com compreensão e ajuda
mútua. Normalmente bagagens de traumas, de complexos pessoais, de frustrações, de sequelas de
sofrimento, discriminação, preconceito.
Normalmente da
falta de infância, molestamentos, assédios, abusos sexuais, abandonos, pais
separados. Normalmente órfãos ou que nunca chegou a conhecer os pais.
Normalmente traumas por ter sido adotado quando criança por outra família.
Normalmente de privações e necessidades básicas mal atendidas. Normalmente uma
doença congênita ou hereditária, por exemplo, diabetes. Os noivos precisam
estar dispostos a ajudar um ao outro e, às vezes, levar por toda a vida [1 Co
13.7].
Quando
os noivos sabem de fato o que amar um ao outro, a situação fica mais branda e
conseguimos ajudar e passar por cima de tudo, porque o amor se torna mais
forte. Amar é se importar com alguém. O amor não tem padrão, nem forma, mas
essência. Amar e fazer o bem a outra pessoa a ponto de ela esquecer as mazelas
do passado e ganhar uma nova disposição para a vida. Amar e fazer o que a outra
pessoa gosta e procurar fazê-la feliz. Quando você ama de verdade, você ama a
pessoa Como ela e, sem precisar remodelar ou mudar, você a ama do jeitinho
dela.
2.3. A consciência de que está começando uma nova
família
A Bíblia diz: “Portanto, deixará o homem pai e mãe
e se unirá à sua mulher” [Mt 19.5]. O destino dessa nova família está na
responsabilidade e comando do casal. Não se aceita intromissões, interferências
a pitacos de ninguém. Conselhos dos pais são bem-vindos, desde que não coloque
um contra o outro ou afete o relacionamento dos dois. Constituir uma nova
família dá a entender que é viver financeiramente próprias custas e uma
compreensão que é deixar geograficamente, estar morando em outra residência. Quando
você vive às custas dos pais ou sogros, abre-se brechas para que eles
interfiram no seu casamento. Aprender a conviver com os parentes harmonicamente
será prejudicar o seu casamento.
Os laços de intimidade com a
família de origem devem ser cortados, pois quem não consegue se desvencilhar da
família de origem terá dificuldade em constituir uma nova. Entenda também que a
vida de solteiro depois do casamento acabou. Muitos casamentos têm problemas de
relacionamento porque alguns cônjuges querem continuar a viver a vida de solteiro.
Fazer o que querem sem acordo da pessoa amada. Tudo agora tem que convergir
para os dois, infelizmente quem quer continuar uma vida a não pode pretender
casar-se, porque a vida de solteiro não coaduna com a vida de casado.
EU ENSINEI QUE:
Noivado um período intermediário entre o namoro e o
casamento e deve ser usado para planejar a vida a dois.
3- O CASAMENTO CRISTÃO
Hebreus 13.4 diz que o matrimônio deve ser
digno de honra e o leito deve ser sem mácula, pois DEUS julgará aos devassos e
adúlteros. Em todos os casamentos têm opiniões contrárias, pontos de vista
diferentes, discordâncias em alguns assuntos e atitudes, as vezes isso gera
conflitos. Podem estar relacionados a administração financeira, práticas sexuais,
ao lazer, a férias, educação dos filhos e outros assuntos inerentes ao
casamento, mas as diferenças podem ser vistas como desafios a aprendizado para
os cônjuges, isso vai depender de como encarar e resolver os assuntos.
3.1. O casal cristão não deve andar pela própria
cabeça nem pela cabeça dos outros
Não ande pela sua própria cabeça, use o manual do
casamento: a Bíblia Sagrada. Ela tem instruções e respostas para todas as
situações. Nem sempre o que a lícito me convém [1Co 6.12]. Nem sempre o que a
lícito me edifica [1 Co 10.23]. Nem sempre o que eu posso fazer é o melhor para
o meu casamento. Não ande pela cabeça dos outros, eles não conhecem a realidade
do seu casamento. Muitos querem ser “salvador da pátria” dando conselhos, mas
não sabem nem para eles. São pouquíssimas as pessoas preparadas para dar
conselhos conjugais.
Como que uma pessoa descasada
pode dar conselhos a quem está lutando pelo seu casamento? A não ser que essa
pessoa tenha se arrependido amargamente de sua separação. Se for pedir
conselhos, olhe primeiro a vida pregressa, o passado limpo e a experiência conjugal
da pessoa naquele conselho que você precisa. Uma pessoa que destruiu o seu
casamento não pode ser líder de casais, dar palestras, fazer encontros de
casais ou até mesmo realizar um casamento, porque ele precisa dizer: até que a
morte os separe [Rm 7.2-3]. De incoerências já estamos cheios.
3.2. Os cônjuges precisam saber que eles
representam um tesouro um para o outro
Quem não cuida bem do seu tesouro poderá ter
surpresa ao longo do casamento, pois se alguém não cuida bem do seu tesouro,
aparecerá outro para cuidar. Se alguém não cuida bem do seu tesouro, está
desprezando o presente de DEUS e o que Ele instituiu [Gn2.18-24]. Não podemos
deixar exposto o nosso tesouro. O ladrão gosta de roubar tesouro e tem muitos
gaviões soltos! Quem ama o seu tesouro não negligencia, não é relaxado, não
trata de qualquer maneira. Antes cuida, protege a guarda com todo cuidado e
carinho [Mt 6.21].
Muitas pessoas tratam os
parentes, os irmãos da igreja e as pessoas de fora melhor do que o seu cônjuge.
Um homem deve amar sua esposa como parte de si próprio; e a esposa deve cuidar
e respeitar profundamente o marido [Ef 5.22-33]. Trate bem, seja educado,
honre, respeite, cuidado com o mau humor frequente. Não seja uma pessoa
antipática: desagradável, discordante, implicante, que critica tudo e nunca faz
um elogio ou reconhece os dotes da pessoa amada.
3.3. O casal cristão precisa dar bom exemplo da
união conjugal
O nosso verdadeiro testemunho sai de dentro da
nossa Casa. Use o seu casamento para ser exemplo de união consolidada para a
sociedade, para os seus filhos e seus netos. A sociedade está
precisando ver em nós, cristãos, famílias estruturadas e lares sólidos. De maus
exemplos a sociedade está cheia. Como os vizinhos nos veem? Como a igreja nos
vê? Como os parentes nos veem? Como os amigos nos veem? Como os filhos e netos
nos veem? Pense no que você poderá deixar de bom para a sua posteridade. Pense
no legado que ficará. O bem maior que podemos deixar para a nossa descendência
não é a escolaridade (diplomas), não é a herança patrimonial (bens), mas uma
vida digna, honrada e exemplar [Pv 22.1].
Procure ter ética no
casamento, não fale mal um do outro para outras pessoas, não divulgue as coisas
negativas do seu casamento. Não discuta com o seu cônjuge na frente dos filhos,
tudo que a gente conversa perto dos filhos, eles assimilam. Não exponha a vida
financeira, vida sexual, conflitos conjugais, a família do seu cônjuge. Se você
contar a sua vida, as suas intimidades, não estará dando bom testemunho e
servindo de exemplo para outros casamentos.
EU ENSINEI QUE:
O matrimônio deve ser digno de honra e o leito deve
ser sem mácula.
CONCLUSÃO
Como povo de DEUS temos a responsabilidade de fazer
“tudo para glória de DEUS” [ 1 Co 10.31], inclusive o namoro, noivado e
casamento. Para tanto, é importante termos a consciência de que dependemos da
ajuda do ESPÍRITO SANTO, da luz da Palavra de DEUS a de cultivarmos uma
vida de oração e de vigilância também em relação a estes aspectos.