LIÇÃO 4, ESMIRNA, A IGREJA CONFESSANTE E MÁRTIR Lições Bíblicas do 2º Trimestre de 2012 - CPAD - Jovens e Adultos “As Sete Cartas do Apocalipse — A mensagem Final de CRISTO à Igreja”. Comentários da revista da CPAD: Pr. Claudionor Correa de Andrade Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva QUESTIONÁRIO TEXTO ÁUREO "Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida" (Ap 2.10c). VERDADE PRÁTICA Nada poderá calar a Igreja de CRISTO, nem a própria morte. LEITURA DIÁRIA Segunda - Êx 1.1-22 A perseguição de Israel no Egito Terça - Êx 17.8-16 A perseguição de Israel no deserto Quarta - Et 3.1-15 A perseguição de Israel no Império Persa Quinta - At 8.1-3 A Igreja é perseguida em Jerusalém Sexta - Ap 2.8-11 A Igreja é perseguida no mundo romano Sábado - Ap 7.9-17 A Igreja será perseguida no final dos tempos LEITURA BÍBLICA EM CLASSE- Apocalipse 2.8-11 8 E ao anjo da igreja que está em Esmirna escreve: Isto diz o Primeiro e o Último, que foi morto e reviveu: 9 Eu sei as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus e não o são, mas são a sinagoga de Satanás. 10 Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. 11 Quem tem ouvidos ouça o que o ESPÍRITO diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. POBREZA. Pobreza (gr. ptocheia) significa "que não possui nada". A pobreza dos cristãos em Esmirna era geral; economicamente, não tinham recursos, mas JESUS diz que eram ricos espiritualmente. Note o contraste com a igreja de Laodicéia, que tinha grandes riquezas materiais, mas espiritualmente era desgraçada, miserável e pobre (3.17; cf. Mt 6.20; 2 Co 6.10; Tg 2.5).
SEGUNDA MORTE. Trata-se do castigo eterno, o lago de fogo (cf. 20.6,14; 21.8), do qual somente o vencedor fiel escapará (ver v. 7).
Apocalipse 20.6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de DEUS e de CRISTO e reinarão com ele mil anos. 14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. Apocalipse 21.8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.
LAGO DE FOGO. A Bíblia descreve um quadro terrível do destino dos perdidos. (1) Fala de "tribulação e angústia" (Rm 2.9), "pranto e ranger de dentes" (Mt 22.13; 25.30), "eterna perdição" (2 Ts 1.9) e "fornalha de fogo" (Mt 13.42,50). Fala das "cadeias da escuridão" (2 Pe 2.4), do "tormento eterno" (Mt 25.46), de um "inferno" e de um "fogo que nunca se apaga" (Mc 9.43), de um "ardente lago de fogo e de enxofre" (19.20) e onde "a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso, nem de dia nem de noite" (14.11). Realmente, "horrenda coisa é cair nas mãos de DEUS vivo" (Hb 10.31); "bom seria para esse homem se não houvera nascido" (Mt 26.24; ver também Mt 10.28). (2) Os crentes do NT tinham nítida consciência do destino de quem vive no pecado. Por essa razão eles pregavam com lágrimas (ver Mc 9.24; At 20.19) e defendiam a Palavra infalível de DEUS e o evangelho da salvação contra todas as distorções e as falsas doutrinas (ver Fp 1.17; 2 Tm 1.14). (3) O sinistro fato do castigo eterno para os ímpios é a maior razão para levar o evangelho a todo o mundo, e fazer o máximo possível para persuadir as pessoas a arrependerem-se e a aceitarem a CRISTO antes que seja tarde demais (ver Jo 3.16)
Apocalipse 21.8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.
QUANTO AOS TÍMIDOS, E AOS INCRÉDULOS. DEUS menciona oito classes de pessoas que terão sua parte no lago que arde com fogo e enxofre. (1) Os "tímidos" são os que temem a desaprovação e as ameaças do povo a ponto de darem menos valor à lealdade a CRISTO e à verdade da sua Palavra. Sua segurança e status pessoais em relação aos outros valem mais para eles do que a fidelidade a CRISTO. Entre os tais, estão os crentes acomodados que desistem da luta espiritual e se deixam vencer (cf. Mc 8.35; 1 Ts 2.4; 2 Tm 2.12,13). (2) Entre os "incrédulos" estão incluídos os que já foram crentes em CRISTO, mas que foram vencidos por vários pecados como os já citados. Ser crente em CRISTO e viver praticando tais iniqüidades é uma abominação para DEUS. (3) Há igrejas, hoje, anunciando que é possível alguém ser a um só tempo verdadeiro filho de DEUS e também imoral, mentiroso, adúltero, homossexual e homicida. Tais pessoas contradizem as claras palavras de DEUS, aqui registradas (cf. 1 Co 6.9,10; Gl 5.19-21; Ef 5.5-7).
SEGUNDA CARTA: À IGREJA DE ESMIRNA (Apocalipse - Versículo por Versículo Autor: Severino Pedro da Silva Editora: CPAD Ano: 2002). 8. “E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu”. I. “...ao anjo da igreja”. Podemos ver neste versículo, uma referência a pessoa de Policarpo; esse pastor nasceu em (69 d. C.), e morreu em (159 d. C.). O Dr. Russell Norman, diz que a etimologia do nome “Policarpo” significa “muito forte” ou “frutífero”. Policarpo foi discípulo pessoal do Apóstolo João, homem muito consagrado, foi o “principal pastor” da igreja de Esmirna durante o exílio do Apóstolo em Patmos. “A narrativa de seu martírio é narrado por Eusébio, em sua História Eclesiástica iv 15 e em Mart. Polyc. caps. 12 e 13, págs. 1037 e 1042. Foi levado à arena, lugar dos jogos olímpicos, um dos maiores teatros abertos da Ásia Menor, parte da qual construção permanece de pé até hoje”. Policarpo, deve ser realmente, o “anjo” do texto em foco, pois as evidências assim o declara (cf. Ec 7.27). 1. ESMIRNA. O nome “Esmirna” significa “mirra”, a palavra usada três vezes nos Evangelhos (Mateus 2.11; Marcos 15.23; João 19.39). De acordo com H. Lockyer, “O nome descreve bem a igreja perseguida até a morte, embalsamada nos perfumes prévios de seu sofrimento, tal como foi a igreja de Esmirna. Foi a igreja da mirra ou amargura; entretanto, foi agradável e preciosa para o Senhor”. Esmirna também é famosa por ser a terra natal de Homero (o poeta cego da mitologia grega) e como lar de Policarpo (bispo de Esmirna). Situação Geográfica: esta cidade encrava-se no pequeno continente da Ásia Menor. Em 1970, Esmirna já contava com cerca de 63000 habitantes e é, atualmente, a principal cidade turca, denominada Izmir. Os muçulmanos chamam-na “Izmir e infiel”. O Rio Meles, famoso na literatura, também era adorado em Esmirna. Próximo à nascente desse rio ficava a caverna onde, dizem, Homero compunha seus poemas. Com a conquista do Oriente pelos romanos, Esmirna, passou a fazer parte da província romana da Ásia. A cidade de Esmirna, cujo nome significa: “mirra”, caracterizou-se pela forte oposição e resistência ao cristianismo no primeiro século da nossa era. A igreja local originou-se da grande colônia judaica ali estabelecida. Em Esmirna, no ano (159 d. C.), Policarpo, seu bispo, foi martirizado. 2. Isto diz o primeiro e o último. Já tivemos oportunidade de encontrar este título aplicado a pessoa de CRISTO em Ap 1.16, onde o mesmo é amplamente comentado e ilustrado pelo nosso alfabeto português. “CRISTO é o primeiro” quanto ao tempo e à importância. Ele é a fonte originária de toda e qualquer vida, seu princípio mesmo. O fato de que CRISTO é o “princípio”, equivale à declaração de que Ele é o “Alfa”. E o fato de ser o “Último” equivale a ser o “Ômega”. Ele é o Princípio e o Fim, O Primeiro e o Último, o “a” e o “z”; nós nos encontramos no meio. Mas CRISTO continua a existir! Na qualidade de ser Ele o “último”, pode-se dizer o seguinte sobre CRISTO (a) Ele é a razão mesmo da existência; (b) Ele é o princípio da vida após a morte; (c) Ele é o alvo de toda a existência, o Ômega. 9. “Eu sei as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás”. I. “...Eu sei as tuas obras”. O Senhor JESUS, não só conhecia as “obras” desta igreja fiel, mas, de um modo especial a sua “tribulação”. No grego clássico, tribulação, é “thlipsis”, significa “pressão”, derivado de “thlibo”, que tem o sentido geral de “pressionar”, “afligir”, etc. Nas páginas do Novo Testamento, em sentido comum (com exceção da palavra designada para um período de sete anos) tem o sentido de “perseguição” deflagrada, por aqueles que são aqui na terra inimigos do povo de DEUS (cf. At 14.22). 1. E pobreza. O leitor deve observar o contraste que existia entre o “anjo” (pastor) da igreja de Esmirna, e o da igreja de Laodicéia (3.17). Cumpre-se aqui, portanto, um provérbio oriental que diz: “Aos olhos de DEUS, existem homens ricos que são pobres e homens pobres que são ricos’. O sábio Salomão declara em Pv 13.7: “Há quem se faça rico (o pastor de Laodicéia), não tendo coisa nenhuma, e quem se faça pobre (o pastor de Esmirna), tendo grande riqueza”. O Dr. Champrin observa quem aqueles crentes (de Esmirna) eram pobres, mas não porque não trabalhassem – sendo essa a causa mais comum da pobreza de modo geral, mas devido às perseguições que sofriam. Suas propriedades e bens foram confiscados pelo poderio romano, e além de tudo esses servos de DEUS, ainda sofriam encarceramento. Porém, está, declarado no presente texto, que eles eram ricos. Em que? Nas riquezas espirituais. Eles eram de fato ricos: nas obras, na fé, na oração, no amor não fingido, na leitura da Palavra de DEUS, (à maneira de seus dias). Estas coisas diante de DEUS: São as riquezas da alma! (Mt 6.20; 1Tm 6.17-19). 2. A blasfêmia dos que se dizem judeus. O Apóstolo Paulo escrevendo aos romanos diz: “...nem todos os que são de Israel são israelitas” (Rm 9.6b). “...não é judeu o que é exteriormente...” (Rm 2.28). Esses falso judeus, procuravam firmar sua origem no Patriarca Abraão, a exemplo dos demais, perseguiam a igreja sofredora da cidade de Esmirna na Ásia Menor (cf. At 14.2, 19, etc). Atualmente, o nome “Esmirna” no campo profético, representa a igreja subterrânea que sofre por amor a CRISTO nos países da Cortina de Ferro. 10. “Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. I. “...Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão”. A oposição do grande inimigo de DEUS e dos homens conforme mencionado no registro que João faz das sete igrejas jamais cessou. Satanás é citado num total de oito vezes no Apocalipse e cinco destas relacionam-se com as igrejas (6 vezes se incluirmos o termo “diabo” visto no presente texto). A “prisão” do versículo em foco, não se refere a uma “prisão” espiritual como tem sido interpretado por alguns estudiosos (cf. Lc 13.16), mas sim literal. “As perseguições promovidas pelos romanos àquela igreja, com a ajuda dos judeus (os que se dizem), foram obras de Satanás. Sob alegação de que os cristãos de Esmirna estavam “traindo” o imperador, houve um encarceramento em massa, e a seguir o imperador ordenou o martírio de muitos daqueles”. Em uma só catacumba de Roma foram encontrados os remanescentes ósseos de cento e setenta e quatro mil cristãos, calculadamente. 1. Tereis uma tribulação de dez dias. Os “dez dias” do presente texto, tem referência “histórica”, no primeiro caso, e profética no segundo. A Igreja sofreu “dez perseguições” distintas, desde o reinado do imperador Nero até ao de Diocleciano. “As dez grandes perseguições podem ser relacionadas desta forma: (a) Sob Nero: 64-68 d. C. (b) Sob Dominiciano: 68-96 d. C. (c) Sob Trajano: 104-117 d. C. (d) Sob Aurélio: 161-180 d. C. (e) Sob Severo: 200-211 d. C. (f) Sob Máximo: 235-237 d. C. (g) Sob Décio: 250-253 d. C. (h) Sob Valeriano: 257-260 d. C. (i) Sob Aureliano: 270-275 d. C. (j) Sob Diocleciano: 303-312 d. C. Durante esse tempo, a matança de cristãos foi tremenda. No campo profético as perseguições desencadeadas por Diocleciano perduraram dez anos (cf. Nm 14.34 e Ez 4.6). 11. “Quem tem ouvidos, ouça o que o ESPÍRITO diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte”. I. “...Quem tem ouvidos, ouça!”. Ora, por nada menos de sete vezes nos evangelhos, e por oito vezes neste livro do Apocalipse: sete vezes para essas igrejas reboa aquela chamada vital, aberta e particular, para quem quiser ter ouvidos abertos: “Quem tem ouvidos, que ouça!!!”. 1. O Mis. Orlando Boyer, diz que CRISTO glorificado apresenta-se às sete igrejas em símbolos, partido e distribuído conforme as suas necessidades: (a) Para a igreja Ortodoxa e sempre em Éfeso, CRISTO é Aquele que tem as sete igrejas na destra, isto é, que lhe sustenta a obra. 1.20 e 2.1; (b) À igreja atribulada em Esmirna, na véspera do tempo de martírio, JESUS apresenta-se como Aquele que havia experimentado a perseguição, até a morte e havia vencido. 1.17, 18 e 2.8; (c) À igreja descuidada de Pérgamo, CRISTO glorificado é Quem maneja a Espada, dividindo a igreja do mundo. 1.16 e 2.12; (d) Para a igreja que declinava, Tiatira, CRISTO é Juiz com olhos como chamas de fogo. 1.14 e 2.18; (e) Para a igreja morta, Sardes, JESUS tem os sete Espíritos de DEUS e pode ressuscitar os crentes da morte para a vida. 3.1; (f) A igreja missionária, Filadélfia, CRISTO é Quem quer abrir a porta: da evangelização. 3.7; (g) Para a igreja morna, Laodicéia, CRISTO é a fiel e verdadeira testemunha tirando da igreja a máscara da satisfação em si mesma. 3.14 2. O dano da segunda morte. Somente no livro do Apocalipse se encontra a presente expressão: “A segunda morte”. Ela será destinada aos “vencidos”, mas nenhum poder terá sobre os “vencedores”. A segunda morte é a morte eterna. A frase aparece aqui (e em Ap 20.6, 14 e 21.18), onde o destino dos perdidos é descrito em termos de um lago de fogo e enxofre. Durante sua vida terrena, CRISTO fez uma promessa, dizendo: “As portas do inferno (as forças do mal)” não teriam nenhum poder sobre a sua Igreja (Mt 16.18); esta promessa de CRISTO é presente e escatológica: agora, e na eternidade!. Anjo da Igreja - Líder, pastor, ancião, bispo, etc... Provavelmente, nesta época, seu pastor fosse o bispo Policarpo que foi assassiando por não negar o nome de seu Senhor e Salvador - JESUS CRISTO. Esmirna - A IGREJA DE ESMIRNA - A IGREJA PERSEGUIDA (100 - 312 D.C)
A cidade de Esmirna foi fundada em cerca de 3 a.C. por Alexandre Magno. A cidade era considerada o centro comercial da Ásia menor e se situava como ponto estratégico da rota direta de todo comércio que fluía entre Roma, Pérsia e Índia. Portanto, a cidade era considerada muito rica na época em que sua igreja é citada no livro de Apocalipse. PERFIL DA IGREJA DE ESMIRNA Historicamente falando, pouco se sabe sobre a Igreja de Esmirna, mas o que se sabe ao certo é que foi uma igreja que permaneceu fiel em meio à perseguição implacável dos imperadores romanos. Comparando a igreja de Esmirna com os períodos históricos pelos quais passou a igreja de JESUS CRISTO, ela corresponde ao período de 100 a 312 d.C. (clique aqui para detalhes), quando sofreu intensa perseguição dos imperadores romanos que tinham o objetivo de banir o Cristianismo da face da terra. Foi talvez a maior perseguição sofrida pela Igreja de JESUS CRISTO até os dias de hoje. Atribui-se, então, à igreja de Esmirna o título de igreja perseguida. Revela-se aqui, a primeira estratégia de Satanás para freiar e destruir o Cristianismo: a perseguição. No período de 30 d.C. a 100 d.C., vimos através da igreja apostólica, representada pela igreja de Éfeso, que ela era eficiente: pregou o evangelho por toda a Ásia, era fiel a CRISTO. Os membros amavam mais a CRISTO do que suas próprias vidas - uma lição para a igreja atual! Porém, Satanás aprendeu que quanto mais perseguia a igreja, mais ela crescia! Portanto, a estratégia da perseguição falhou, de início. Veremos, no estudo sobre a igreja de Pérgamo, que Satanás muda sua estratégia e infelizmente dá um golpe de mestre no Cristianismo: ele contamina a igreja Cristã, através do imperador Constantino, que se declarou cristão, mas fundiu as religiões politeístas (vários deuses) greco-romanas com o Cristianismo. Tamanha era a perseguição sofrida no período representado pela igreja de Esmirna que a Igreja de JESUS CRISTO sofreu oito dos dez períodos de perseguição por parte dos imperadores romanos. A tabela abaixo mostra que, fora os imperadores Nero e Domiciano, todos os outros perseguiram a Igreja de JESUS CRISTO entre 100 e 312 d.C:
Nero | 54-68 d.C. | Decapitou Paulo e crucificou Pedro |
Domiciano | 81-96 d.C | Exilou João na ilha de Patmos |
Trajano | 98-117 d.C. | |
Marco Aurélio | 161-180 d.C. | |
Severo | 193-211 d.C. | |
Maximino | 235-238 d.C. | |
Décio | 249-251 d.C. | |
Valeriano | 253-260 d.C. | |
Aureliano | 270-275 d.C. | |
Diocleciano | 284-305 d.C. | Por 10 anos perseguiu a Igreja |
"Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há DEUS."
Isaías 44:06
"Escuta-me, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último."
Isaías 48:12
Agora observe os seguintes versículos que afirmam que JESUS é o Primeiro e o Último:
"Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto e reviveu:"
Apocalipse 2:8
"Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último."
Apocalipse 1:17
Esta é uma prova incontestável da Triunidade de DEUS. Não pode haver dois primeiros, nem dois últimos. Há somente um primeiro e último! Morreu e reviveu - O único que morreu e reviveu para sempre, subindo ao céu, onde está a direita do PAI. "Por que a ressurreição de JESUS CRISTO é tão importante?"
Resposta: A ressurreição de CRISTO é importante por vários motivos. Primeiro, é um testemunho do imenso poder de DEUS. Acreditar na ressurreição é acreditar em DEUS. Se DEUS realmente existe, e se Ele criou o universo e tem poder sobre o mesmo, então Ele tem poder de ressuscitar os mortos. Se Ele não tem tal poder, Ele não é um DEUS digno de nossa fé e louvor. Apenas Aquele que criou a vida pode ressuscitá-la depois da morte; só Ele pode reverter o horror que a morte é, e só Ele pode remover o aguilhão que é a morte e a vitória que pertence ao túmulo. Ao ressuscitar CRISTO dos mortos, DEUS nos faz lembrar de Sua absoluta soberania sobre a morte e vida.
Segundo, a ressurreição de JESUS é um testemunho da ressurreição de seres humanos, que é uma doutrina básica da fé Cristã. Ao contrário de outras religiões, o Cristianismo possui um fundador que transcende a morte e promete que os Seus seguidores farão o mesmo. Todas as outras (falsas) religiões foram fundadas por homens e profetas cujo fim foi o túmulo. Como Cristãos, podemos nos confortar com o fato de que DEUS Se tornou homem, morreu pelos nossos pecados, foi morto e ressuscitou no terceiro dia. O túmulo não podia segurá-lO. Ele vive hoje e se senta à direita do Pai no Céu. A igreja viva tem um Cabeça vivo!
Em 1 Coríntios 15, Paulo explica em detalhe a importância da ressurreição de CRISTO. Alguns em Corinto não acreditavam na ressurreição dos mortos, e nesse capítulo Paulo lista seis consequências desastrosas se a ressurreição nunca tivesse ocorrido: 1) pregar sobre CRISTO seria em vão (v.14); 2) fé em CRISTO seria em vão (v.14); 3) todas as testemunhas e pregadores da ressurreição seriam mentirosos (v.15); 4) ninguém poderia ser redimido do pecado (v.17); 5) todos os Cristãos que dormiam teriam perecido (v.18); e 6) Cristãos seriam os mais infelizes de todos os homens (v.19). Mas CRISTO realmente ressuscitou dos mortos e é “as primícias dos que dormem” (v.20), assegurando-nos de que vamos segui-lO na ressurreição. INTERAÇÃO Ao iniciarmos o estudo da igreja de Esmirna deparamo-nos com um paradoxo: a cidade era rica e opulenta, mas a igreja era pobre e padecia das mais sórdidas calúnias e perseguições. Diferentemente da igreja de Laodiceia, Esmirna era pobre materialmente, mas rica espiritualmente ("Mas tu és rico," - v.9). Era blasfemada e perseguida pelos que se diziam judeus, mas apreciada e elogiada pelo Rei dos judeus. A partir dessa igreja, JESUS de Nazaré nos ensina que as aparências podem enganar. Enquanto muitos, pela opulência exalada, pensam estar de pé aos olhos do mundo (mas não passam de caídos aos olhos divinos); outros, pela humildade e padecimento, estão em pé aos olhos de DEUS. OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a: Identificar as principais características da igreja de Esmirna (confessante e mártir). Descrever como JESUS se apresentou à igreja de Esmirna. Saber as condições da cidade de Esmirna. ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA Professor, a lição deste domingo ensina como a igreja de CRISTO deve se portar num contexto social e econômico distinto do dela. Para introduzir o tópico III, explique o paradoxo que pode existir entre duas igrejas que servem ao mesmo Senhor. Use o auxílio do esquema abaixo. Fale que mesmo tendo opulência, poder político e econômico, não significa que esta agrade ao Senhor. Conclua dizendo que à Esmirna o Senhor disse: "Não temas". Mas de CRISTO, Laodiceia ouviu: "Tu estás pobre, cega e nua". RESUMO DA LIÇÃO 4, ESMIRNA, A IGREJA CONFESSANTE E MÁRTIR I. ESMIRNA, UMA IGREJA MÁRTIR 1. Esmirna, uma cidade soberba. 2. A igreja em Esmirna. 3. Esmirna, confessante e mártir. II.APRESENTAÇÃO DO MISSIVISTA 1. O Primeiro e o Último. 2. Esteve morto e tornou a viver (Ap 2.8). III. AS CONDIÇÕES DA IGREJA EM ESMIRNA 1. Tribulação (Ap 2.9). 2. Pobreza. 3. Ataques dos falsos crentes. 4. Os crentes em prisão. SINÓPSE DO TÓPICO (1) - A natureza da igreja de Esmirna era ser confessante e mártir. Professando CRISTO, estava disposta a testemunhá-lo até a morte. SINÓPSE DO TÓPICO (2) - JESUS CRISTO apresentou-se à igreja de Esmirna como o Primeiro e o Último; o que esteve Morto e Reviveu. SINÓPSE DO TÓPICO (3) - As condições humanas da igreja de Esmirna eram de tribulação, pobreza material e ataques caluniosos de falsos crentes. AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsídio Teológico "Os Vencedores Não Sofrerão o Dano da Segunda Morte (Ap 2.11) 'Quem tem ouvidos, ouça o que o ESPÍRITO diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte'. Ao concluir esta carta, o ESPÍRITO relembra a todas as igrejas de que há alguma coisa pior do que a morte física. Há a 'segunda morte', a separação final (Ap 20.11-15; 21.8). Esta morte implica numa eterna separação do plano, promessas, amor, misericórdia e graça de DEUS. Fé, ou confiança, em DEUS, não mais existirão; a salvação será impossível, e ninguém esperará por mudanças no futuro. A comunhão com DEUS será para sempre perdida. Por outro lado, os que são vitoriosos à medida que habitam no amor de CRISTO pela fé, nunca terão medo da segunda morte, pois DEUS tem lhes reservado um lugar na Nova Jerusalém, no novo céu e na nova terra. A implicação contida nesse versículo é que, se alguém não for vitorioso, sofrerá a segunda morte, no lago de fogo. Em Mateus 25.41, JESUS enfatiza que o fogo eterno não foi preparado para os homens, mas 'para o diabo e seus anjos'. Mas os que se recusarem a se arrepender, e se desviarem, ou descrerem no Filho de DEUS, compartilharão do mesmo destino de Satanás" (HORTON, Stanley M. Apocalipse: As coisas que brevemente devem acontecer. 2.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2001, pp. 32,33). AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II - Subsídio Sócio-político "Perseguição Governamental Esmirna sofria sob a tirania de Roma. Mais adiante, JESUS identifica tal tribulação como prisão ou encarceramento. A palavra tribulação (thlipsis, no grego) é muito radical. Literalmente, significa esmagar um objeto, comprimindo-o. Descreve a vítima sendo esmagada, e seu sangue, extraído. Descreve pessoas esmagadas até a morte por uma enorme pedra. Também descreve a dor duma mulher ao dar à luz a filhos. Em Esmirna, os crentes eram dolorosamente esmagados sob as rígidas cláusulas da lei romana. Eram arrancados de suas casas, capturados nas feiras livres e levados cativos. César jogava toda a força de seu poderoso império sobre esta pequena igreja. E muitos desses santos já haviam selado seus testemunhos com o próprio sangue. Quando a igreja foi fundada em Jerusalém, era Israel quem lhe avultava como ameaça, e não Roma. Além do mais, vigorava naqueles dias a pax romana [...]. Embora cada país conquistado pudesse conservar seus próprios líderes e costumes, tinha de prestar cega obediência ao imperador. Aparentemente nada havia mudado. O povo ainda gozava certas liberdades políticas, religiosas e culturais, mas lá estava o Império Romano pronto a reprimir qualquer indisciplina. Mas tudo mudou repentinamente. Em 67 d.C., um louco chamado Nero subiu ao trono de Roma. Temendo perder o trono, Ele matou suas três primeiras esposas e a própria mãe. Sob sua insanidade, as chamas da perseguição foram inflamadas contra a Igreja. Nero culpou os cristãos por muitos de seus erros políticos. Foi esta a perseguição mencionada nas duas epístolas de Pedro. Mas Nero morreu cedo, proporcionando momentâneo refrigério à Igreja. Em 81 d.C., porém, outro insano assume o poder. Domiciano era mais cruel que Nero. E logo uma segunda onda de perseguição levanta-se contra os cristãos. Esta é a perseguição a que JESUS se refere na carta à Esmirna [grifo nosso]. Ao expandir-se, Roma conquistou muitos territórios e países, gerando grande diversidade de línguas e culturas no império. Como unificar tantas diversificações? [...] A adoração ao imperador foi a resposta. Uniria o império, pois obrigaria cada cidadão romano a prestar, uma vez por ano, pública lealdade diante do busto de César. Mas para os cristãos, adorar a César era uma traição ao Rei dos reis. [...] Ao invés de declarar: 'César é Senhor', os primeiros cristãos bravamente confessavam: 'CRISTO é Senhor!' Como resultado, passou a Igreja a sofrer dolorosamente" (LAWSON, Steven J. As Sete Igrejas do Apocalipse: O Alerta Final de CRISTO para seu povo. 5.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.100,01). VOCABULÁRIO Jazer: Estar dominado, sepultado. Ufanava-se: Relativo a ufanar, sentir-se orgulhoso. Commiphora Myrrha: Do Lat. Planta nativa do nordeste da África, também conhecida por Mirra arábica. Missivista: Autor de uma missiva ou carta. Redis: Fonte aberta, armazenamento de algo. Megalópoles: Grandes e importantes cidades. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. SAIBA MAIS PELA Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 50, p.38. QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 3, ÉFESO, A IGREJA DO AMOR ESQUECIDO Responda conforme a revista da CPAD do 2º Trimestre de 2012 Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas. TEXTO ÁUREO 1- Complete: "Sê ___________________ até à _____________________, e dar-te-ei a _____________________ da vida" ? (Ap 2.10c). VERDADE PRÁTICA 2- Complete: Nada poderá ___________________ a __________________________ de CRISTO, nem a própria _________________________. COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO 3- Embora localmente pareça tranquila, universalmente, como está a igreja de CRISTO? ( ) Está pregando livremente o evangeho a todo o mundo.. ( ) A Igreja de CRISTO está sendo impiedosamente perseguida. ( ) Está sob fogo cerrado. ( ) A perseguição não é apenas física. ( ) Os santos são pressionados tanto pela cultura, quanto pelas instituições de um século que, por jazer no maligno, repudia e odeia os que são luz do mundo e sal da terra. 4- Qual igreja do Apocalipse é o emblema da igreja mártir´? ( ) Éfeso. ( ) Esmirna. ( ) Pérgamo. 5- Com quem se parece a igreja de Laodiceia e a de Esmirna? ( ) A cidade de Esmirna, apesar de inferior a Éfeso e de não possuir os atrativos de Laodiceia, era humilde, mesmo sendo a mais importante da região. ( ) Laodiceia é a cara do mundo, Esmirna é o rosto do CRISTO humilhado e ferido de DEUS. ( ) Laodiceia é a cara do CRISTO humilhado e ferido de DEUS, Esmirna é a cara do mundo. I. ESMIRNA, UMA IGREJA MÁRTIR 6- Como era Esmirna em comparação a Éfeso e a Laodiceia? ( ) A cidade de Esmirna, apesar de inferior a Éfeso e de não possuir os atrativos de Laodiceia, ufanava-se de ser a mais importante da região. ( ) Localizada na região sudoeste da Ásia Menor, era também afamada por seu povo e pelo incenso que produzia. ( ) Localizada na região sudoeste da Ásia Menor, era também afamada por seu porto e pela mirra que produzia. 7- Por que a mirra é uma figura perfeita para uma igreja confessante e mártir? ( ) A mirra era utilizada na perfumação de ambientes, a essência era obtida espremendo-se a madeira da compoula myrrha. ( ) A mirra era utilizada na conservação de alimentos a essência era obtida espremendo-se a folha da commiphora myrrha. ( ) A mirra era utilizada na conservação de cadáveres, a essência era obtida espremendo-se a madeira da commiphora myrrha. 8- Como nasceu a igreja em Esmirna e qual sua situação financeira? Complete: Informa Lucas que, durante a estadia de ________________________ em Éfeso, toda a __________________________ Menor foi alcançada pelo Evangelho: "E durou isto por espaço de dois anos, de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor JESUS, tanto judeus como gregos" (At 19.10). Infere-se, pois, tenha sido a igreja em Esmirna estabelecida nesse período. Conquanto plantada numa cidade opulenta, ela era __________________________, mas ricamente florescia em DEUS (Ap 2.9). 9- Qual o mais notável bispo de Esmirna e por que? ( ) Um dos mais notáveis bispos de Esmirna foi Solicarpio (69-155 d.C.). Diante do carrasco romano, não negou a fé em CRISTO. ( ) Um dos mais notáveis bispos de Esmirna foi Policarpo (69-155 d.C.). Diante do carrasco romano, não negou a fé em CRISTO. ( ) Um dos mais notáveis bispos de Esmirna foi Philiarico (69-155 d.C.). Diante do carrasco romano, não negou a fé em CRISTO. 10- Por que a igreja em Esmirna era confessional e mártir? ( ) Porque professando a CRISTO, demonstrava estar disposta a sustentar-lhe o testemunho até o fim; sua fidelidade ao Senhor era inegociável. ( ) Porque confessando a CRISTO, demonstrava estar disposta a sustentar-lhe o testemunho até o fim; mas infelizmente sua fidelidade ao Senhor era deplorável. ( ) Porque, apesar de professar a CRISTO, demonstrava não estar disposta a sustentar-lhe o testemunho até o fim. II.APRESENTAÇÃO DO MISSIVISTA 11- Como apresenta-se JESUS à igreja ameaçada no tempo? ( ) Como a própria eferniridade: "Isto diz o Primeiro e o Último, que foi morto e voltará" Só a morte pode separar-nos do amor de DEUS. ( ) Como a própria eternidade: "Isto diz o Último, que foi morto e reviveu" Nem a segunda morte pode destituir-nosde estarmos diante de DEUS. ( ) Como a própria eternidade: "Isto diz o Primeiro e o Último, que foi morto e reviveu" Nem a morte pode separar-nos do amor de DEUS. 12- Qual o significado de JESUS se apresentar como Primeiro e o Último? ( ) Sendo JESUS o Primeiro, todas as coisas foram criadas por seu intermédio. ( ) Sem Ele nada existiria, porque Ele é antes de todas as coisas. ( ) JESUS é o primeiro porque nasceu aqui na Terra antes mesmo de Adão e vai ser o último homem a sair daqui da Terra, somente após o milênio. ( ) O Senhor lembra ao anjo da Igreja em Esmirna que tudo estava sob o seu controle. ( ) Até mesmo os que lhe moviam aquela perseguição achavam-se-lhe sujeitos; tudo era criação sua. ( ) O próprio Diabo estava sob a sua soberania, pois também era criatura sua, apesar de reivindicar privilégios de criador. ( ) Sendo também o Último, JESUS estará na consumação de todas as coisas como o Supremo Juiz. ( ) Portanto, os que se levantavam contra Esmirna já estavam julgados e condenados, a menos que se arrependessem de suas más obras. 13- Qual o significado de JESUS dizer que Esteve morto e tornou a viver (Ap 2.8)? Complete: Conforme JESUS antecipara ao pastor de Esmirna, o _________________________ estava para lançar algumas de suas ovelhas na prisão, onde seriam postas à ______________________ (Ap 2.10). Todavia, nada deveriam temer, pois ao seu lado estaria Aquele que é a ressurreição e a _________________________ (Jo 11.25). Somente JESUS tem __________________________ para fazer-nos semelhante exortação, pois somente Ele venceu a morte e o inferno. Não desejava o Senhor JESUS que o anjo de Esmirna temesse aqueles, cujo poder limita-se a tirar-nos a vida _______________________, mas aquele que, além de nos ceifar a vida terrena, tem suficiente autoridade para lançar-nos no _______________________ de fogo (Mt 10.28). Por conseguinte, o _________________________ daqueles santos iria tão-somente antecipar-lhes a glorificação ao lado de CRISTO. III. AS CONDIÇÕES DA IGREJA EM ESMIRNA 14- Quais eram as condições da igreja em Esmirna? ( ) Tribulação, nobreza, ataques dos falsos crentes e crentes mortos. ( ) Estavam todos destinados a participarem do Arrebatamento, Tribunal de CRISTO ewe Nova Jerusalém. ( ) Tribulação, pobreza, ataques dos falsos crentes e crentes em prisão. 15- Ligue a primeira coluna de acordo com a segunda, de acordo com a situação de Esmirna: CONCLUSÃO 16- Complete: Somente os que conhecem a _______________________ da segunda morte não temem as ________________________ da primeira. Esta, posto que é morte física, termina uma jornada __________________; aquela, ainda que morte, não morre: inicia um suplício _______________________. Eis porque Esmirna sujeitava-se à primeira, porque temia o _________________________ da segunda. Mas a sua principal motivação não era o medo da segunda morte e, sim, o amor que tinha por aquele que é a ressurreição e a vida. Oremos pela igreja perseguida e mártir! As _____________________________ de Roma não ficaram no passado. Num século que se diz tolerante e democrático, acham-se catacumbas e covas tanto nas metrópoles do Oriente quanto nas ______________________________________ do Ocidente. RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm AJUDA CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal. VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD. BANCROFT, E. H. Teologia Elementar. São Paulo, IBR, 1975. CEGALLA, D. P. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1977. BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Edição contemporânea. São Paulo, Vida, 1994. McNAIR, S. E. A Bíblia Explicada. Rio de Janeiro, CPAD, 1994. Espada Cortante 1 e 2 - Orlando S. Boyer - CPAD - Rio de Janeiro - RJ CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. 5. ed. São Paulo: Hagnos, 2001. v. 1
VOS, Howard F.; REA, John. Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
VINE, W. E.; UNGER, Merril F.; WHITE JR, William. Dicionário Vine. 2. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2003. GILBERTO, Antonio. A BÍBLIA Através dos Séculos. Rio de Janeiro: CPAD, 1987. HORTON, Stanley. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
Benjamin F. GUTIÉRREZ e Leonildo S. CAMPOS, Na força do ESPÍRITO, p. 286. Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD Introdução e Comentários de Francis I.Andersen - Sociedade Religiosa Edições Vida Nova - S.Paulo - SP Mateus, introdução e comentário - Série cultura bíblica - R. V. G. Tasker - Editora: Vida Nova Apocalipse - Versículo por Versículo Autor: Severino Pedro da Silva Editora: CPAD Ano: 2002 http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/imagens_do_apocalipse.htm http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao1-vemofim-ofimvemadoutrinadasultimascoisas.htm http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao6-dlld-deuscomandafuturo.htm http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao13-mii-3tr11-aplenitudedoreinodedeus.htm Estudos no Livro de APOCALIPSE - Hernandes Dias Lopes
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