Bradesco – Agência 2365-5 Conta Corrente 7074-2 Luiz Henrique de Almeida Silva
Banco do Brasil – Agência 4322-2 Conta Poupança 27333-3 Edna Maria Cruz Silva
“Ainda que a minha casa não seja tal para com DEUS, contudo estabeleceu comigo um concerto eterno, que em tudo será ordenado e guardado. Pois toda a minha salvação e todo o meu prazer estão nele, apesar de que ainda não o faz brotar.” (2 Sm 23.5)
VERDADE PRÁTICA
A verdadeira essência da vida não consiste em viver muito ou pouco, mas sim em viver cada momento com DEUS e para DEUS.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – 2 Sm 22.49 DEUS é que levanta os seus servos
Terça – 2 Pe 1.21 O ESPÍRITO SANTO inspirou homens santos a escreverem a Bíblia Sagrada
Quarta – Is 9.7 O governo de CRISTO será perfeito
Quinta – Is 55.3 Devemos sempre nos firmar na aliança divina
Sexta – Êx 3.6 O DEUS de Jacó usa-nos, apesar de nossas imperfeições
Sábado – Sl 92.14 Busquemos o auxílio divino na velhice, para sermos produtivos LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 2 Samuel 23.1-7
1 - E estas são as últimas palavras de Davi. Diz Davi, filho de Jessé, e diz o homem que foi levantado em altura, o ungido do DEUS de Jacó, e o suave em salmos de Israel: 2 - O ESPÍRITO do SENHOR falou por mim, e a sua palavra esteve em minha boca. 3 - Disse o DEUS de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de DEUS. 4 - E será como a luz da manhã, quando sai o sol, da manhã sem nuvens, quando, pelo seu resplendor e pela chuva, a erva brota da terra. 5 - Ainda que a minha casa não seja tal para com DEUS, contudo estabeleceu comigo um concerto eterno, que em tudo será ordenado e guardado. Pois toda a minha salvação e todo o meu prazer estão nele, apesar de que ainda não o faz brotar. 6- Porém os filhos de Belial serão todos como os espinhos que se lançam fora, porque se lhes não pode pegar com a mão. 7 - Mas qualquer que os tocar se armará de ferro e da haste de uma lança; e a fogo serão totalmente queimados no mesmo lugar. OBJETIVO GERAL - Esclarecer que a essência da vida consiste em viver cada momento com DEUS e para DEUS. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Apresentar uma visão geral da velhice;
Pontuar os problemas na velhice;
Enfatizar as palavras finais de Davi em sua velhice. INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Quantas são as pessoas que ao longo da caminhada cristã, hoje, já na terceira idade, sentem-se cansadas, desanimadas e sem autoestima? Isso não significa falta de espiritualidade ou ausência de comunhão com DEUS, mas mostra que o envelhecimento é uma fase natural da vida que pode ser vivida de maneira saudável ou não. Nesse sentido, o objetivo desta lição é afirmar que a essência da vida consiste em viver cada momento com DEUS e para DEUS. Assim, podemos ter o olhar alterado sobre a velhice, vivendo-a de modo que glorifique a DEUS e alegre o coração. PONTO CENTRAL - A essência da vida consiste em viver cada momento com DEUS e para DEUS. Resumo da Lição 13, A Velhice de Davi
1. Concepções antigas e modernas.
2. Concepção bíblica. II – PROBLEMAS NA VELHICE DE DAVI
1. A velhice de Davi. 2. Enfrentando mais um filho rebelde.
3. Constituindo Salomão como rei. 4. As palavras de Davi a Salomão e sua morte. III. AS PALAVRAS FINAIS DE DAVI EM SUA VELHICE
1. O reconhecimento da ação do DEUS de Jacó. 2. O Davi inspirado. INTRODUÇÃO Davi estava nos seus últimos dias - veio a falecer com 70 anos.
Envelhecimento: idoso, velhice ou terceira idade?
Tentar definir esses conceitos pode parecer uma tarefa bastante fácil e simples, no entanto, estes se apresentam como um tema complexo e que requer maiores esclarecimentos de suas diversas dimensões. É importante pontuar que existe uma diferença no uso dos termos envelhecimento, idoso, velhice e terceira idade.
Costumeiramente ouvimos em nossa sociedade, de uma forma geral, o uso dos termos idoso, velhice e terceira idade. Afinal, de que forma podemos nos referir a essa etapa da vida? Todos estes termos se referem ao mesmo fenômeno? “Não reconhecemos a velhice em nós, nem sequer paramos para observá-la, somente a vemos nos outros, mesmo que estes possuam a mesma idade que nós.
Alguns termos usados para referir-se às pessoas com mais de 60 anos de idade, acabam trazendo ideias errôneas em torno do envelhecimento. Podemos pensar até que, o uso desses termos pode trazer uma tentativa de suavizar e/ou amenizar o peso que estes conceitos causam em nossa sociedade.
Tentar definir esses conceitos pode parecer uma tarefa bastante fácil e simples, no entanto, estes se apresentam como um tema complexo e que requer maiores esclarecimentos de suas diversas dimensões.
É importante pontuar que existe uma diferença no uso dos termos envelhecimento, idoso, velhice e terceira idade.
O envelhecimento deve ser entendido como um processo natural da vida que traz consigo algumas alterações sofridas pelo organismo, consideradas normais para esta fase. Envelhecemos desde o momento em que nascemos. “se envelhece conforme se vive”.
Pelo termo idoso, podemos entender todo e qualquer indivíduo acima de 60 anos de idade. Este conceito foi criado na França em 1962, substituindo termos como velho e velhote e foi adotado no Brasil em documentos oficiais logo depois. O idoso é o sujeito do envelhecimento.
O termo velhice é considerado para uns como o último ciclo da vida, que independe de condições de saúde e hábitos de vida, é individual, e que pode vir acompanhado de perdas psicomotoras, sociais, culturais e etc; já outros acreditam que a velhice é uma experiência subjetiva e cronológica. Acreditamos que a velhice seja como uma construção social que cria diversas formas diferentes de se entender o mesmo fenômeno, dependendo de cada cultura.
E terceira idade? Esta é a fase entre a aposentadoria e o envelhecimento e que traz consigo as demandas de cuidado com a saúde de uma forma mais ampla, já pensando em um envelhecimento com mais qualidade de vida. Essa expressão também foi criada na França em 1962, quando fora introduzida no país uma política de integração social e que visaria à transformação da imagem da velhice. Esta vem a realizar um corte na ideia de velhice, promovendo uma separação entre os jovens velhos e os mais velhos.
Velho na percepção dos “envelhecidos” das camadas médias e superiores está associada à pobreza, à dependência e à incapacidade, o que implica que o velho é sempre o outro. Já a noção de “terceira idade” torna-se sinônimo dos “jovens velhos”, os aposentados dinâmicos que se inserem em atividades sociais, culturais e esportivas. Idoso, por sua vez, é a designação dos “velhos respeitados”. A expressão “idoso” designa uma categoria social, no sentido de uma corporação, o que implica o desaparecimento do sujeito, sua história pessoal e suas particularidades. Além disso, uma vez que é considerado apenas como categoria social. O idoso é alguém que existiu no passado, que realizou o seu percurso psicossocial e que apenas espera o momento fatídico para sair inteiramente da cena do mundo. Logo, podemos então considerar o envelhecimento como um processo, a velhice como uma etapa da vida, e idoso como o resultado e sujeito destes.
A par de todos os significados dos termos propostos, podemos perceber que a construção desses significados acaba sendo envolto por mitos, estereótipos e preconceitos, depreciando o fenômeno de envelhecimento, trazendo sofrimento e desconforto para essa geração.
Em nossa sociedade atual, o que observamos é certa substituição do “velho” pelo “novo”, este imposto pela mídia e pela própria sociedade que enaltece aquele que é jovem.
Acreditamos não ser possível categorizar uma etapa da vida que vive em constante processo, porém também temos consciência de que em nossa sociedade algumas considerações tornam-se inviáveis, uma vez que o “velho” perdeu o lugar que ocupara antes.
É importante que possamos entender que esta fase da vida é única e importante, e que traz modificações biopsicossociais que devem ser respeitadas. Que esta etapa de vida não pode ser vista como negativa, pois os idosos ainda têm muito a nos ensinar sobre a vida.
Respeitar o idoso é respeitar nosso próprio futuro! (https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/envelhecimento-idoso-velhice-ou-terceira-idade/-21-12-19). A velhice é a idade avançada, a maturidade, a experiência. As culturas orientais valorizam muito os idosos, bem mais do que as ocidentais. IDOSO - hebraico - (Strong Português) - זקן zaqen
1) ser velho, envelhecer
1a) (al) ser velho, envelhecer
1b) (ifil) envelhecer, mostrar a idade VELHO - hebraico - (Strong Português) - זקן zaqen
1) ser velho, envelhecer
1a) (al) ser velho, envelhecer
1b) (ifil) envelhecer, mostrar a idade VELHICE - hebraico - (Strong Português) - שיבה seybah
1) velhice, cabelo grisalho, cabeça encanecida, idade avançada
1a) cabelo grisalho, cabeça encanecida
1b) velhice (Strong Português) - זקנה ziqnah
1) velhice Na cultura hebraica, o termo "velhice" é "zaqan", cujo sentido literal é "barba". O texto grego do Antigo Testamento traduziu "zaqan" por "presbyteros", como aparece no Novo Testamento. Em função de os idosos usarem suas barbas crescidas é que a palavra passou a designar "velhice" ou "ancião". IDOSO - GREGO - (Strong Português) - πρεσβυτης presbutes
1) homem velho, idoso
2) embaixador IDOSO - GREGO - (Strong Português) - πρεσβυτερος presbuteros
comparativo de presbus (de idade avançada);
1) ancião, de idade,
1a) líder de dois povos
1b) avançado na vida, ancião, sênior
1b1) antepassado
2) designativo de posto ou ofício
2a) entre os judeus
2a1) membros do grande concílio ou sinédrio (porque no tempos antigos os líderes do povo, juízes, etc., eram selecionados dentre os anciãos)
2a2) daqueles que em diferentes cidades gerenciavam os negócios públicos e administravam a justiça
2b) entre os cristãos, aqueles que presidiam as assembléias (ou igrejas). O NT usa o termo bispo, ancião e presbítero de modo permutável
2c) os vinte e quatro membros do Sinédrio ou corte celestial assentados em tronos ao redor do trono de Deus VELHICE - GREGO - (Strong Português) - γηρας geras
1) velhice Nas Escrituras, a velhice é vista como fonte de bênçãos: “Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor” (Sl 92.14). A velhice pode ser boa ou ruim − isso dependerá da forma como vivemos cada fase de nossa vida; temamos a DEUS e sejamos sábios (Ec 12.1).
Os últimos momentos da vida de Davi, já na velhice, foram conturbados, conforme descrito em 1 Reis, mas, pela sua peregrinação e comunhão com DEUS, ele finda sua missão com uma grandiosa ação de graças ao Senhor, que o chamara desde a meninice.
I – UMA VISÃO GERAL SOBRE A VELHICE
1. Concepções antigas e modernas.
1. Concepções antigas e modernas.
Muitas vezes a
velhice era vista como algo muito ruim e triste. Veja o que Moisés escreveu
sobre a velhice -
Os
anos de nossa vida chegam a setenta, ou a oitenta para os que têm mais vigor;
entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento, pois a vida passa
depressa, e nós voamos!
Salmos
90:10.
Quando se pensa em jovens e idosos ele já aparece, no choque das
gerações.Os estudos mostram que os jovens até reconhecem coisas positivas na velhice, mas nada que vá muito além do: "idosos são experientes e sábios". Caldas e Thomaz ainda acreditam que, em certos momentos, adolescentes tentam ser positivos a respeito da velhice, mas é tudo balela: eles apenas querem soar politicamente corretos. Em uma pesquisa que perguntava se era possível ser verdadeiramente feliz na terceira idade, por exemplo, os jovens responderam que sim, mas que não imaginavam a si próprios realmente satisfeitos quando idosos. O que pode ser interpretado como uma forma de afirmar "tudo bem envelhecer, contanto que não aconteça comigo".
As pesquisadoras explicam: "O jovem classifica a velhice como uma etapa difícil de viver". E qual a maneira mais comum de lidar com o que parece ser difícil, para os de pouca idade? Ignorar e fingir que não vai acontecer. Uma postura que pode causar muitos prejuízos no futuro.
Um novo olhar financeiro
Ao evitar preocupações relacionadas ao futuro, os jovens acabam colocando de lado questões que precisam de atenção em um período mais cedo da vida, como a aposentadoria. Quando se trata dela, especialistas são unânimes: quanto mais cedo o hábito de poupar for adquirido, melhor. Então, é importante aceitar que a velhice virá e estar preparado para isso. Um novo olhar na saúde
A saúde é um aspecto que requer cuidados durante a vida toda, mas quando se trata de envelhecimento, a atenção dada a ela deve ser ainda maior. Preocupar-se com o futuro ajuda a prevenir diversas doenças na terceira idade. A preparação para um envelhecimento realmente sadio começa muito antes dos 40, com um estilo de vida saudável, levado desde a juventude. Por isso, é importante manter em mente que hábitos como dieta alimentar adequada, prática regular de exercícios, exames preventivos e atividades de estímulo mental se transformam em benefícios no futuro. “A hora de colher os frutos benéficos chegará. É preciso conscientizar as pessoas sobre a prevenção, pois somente assim é possível minimizar os sintomas negativos do envelhecimento e fazer com que este período seja prazeroso, tranquilo e sem doenças, que trazem tanto sofrimento para o idoso e sua família", finaliza o nutrólogo Francisco Humberto.
2. Concepção bíblica.
A Bíblia relata, porém, dois homens de idade avançada que não foram atingidos pelos sintomas e problemas na velhice. O primeiro é Moisés; em Deuteronômio 34.7 é dito que seus olhos nunca escureceram nem ele perdeu o vigor. Em seguida, Calebe, com a idade de 84 anos, falou a Josué que DEUS lhe tinha conservado até ali, e ele ainda viria a conquistar as terras que lhe foram destinadas (Js 14.10-14). A velhice virá para todos os mortais, mas o importante é ter DEUS na vida, pois, dessa forma, poderá ser encarada com naturalidade, longe de qualquer estereótipo.
Na seqüência do estudo das promessas de Deus, veremos nesta aula uma
promessa que, assim como a do lar feliz, está voltada para a “vida
debaixo do sol”: a promessa de uma velhice feliz e frutífera para o
justo.
A velhice é uma bênção
de Deus aos idosos e neles devemos ver, antes de mais nada, alguém que
alcançou a graça divina e que, pela sua idade avançada, é uma pessoa
ricamente abençoada pelo Senhor. Se enxergarmos o idoso como um ser
abençoado por Deus, certamente, teremos uma visão dele bem diversa
daquela que o mundo costuma oferecer a esta faixa etária, também chamada
de terceira idade. Infelizmente,
muitas pessoas nessa faixa etária sofrem abusos e desrespeito, enquanto
outras de maneira equivocada assumem que já nada podem oferecer. Em
razão disso sentem-se inadequadas e inferiorizadas socialmente. Mas a
Bíblia, ao contrário do mundo, ensina que os justos na "velhice
ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes" (Sl 92.14).
A
velhice faz parte do processo evolutivo do ser humano. Todos nós
envelheceremos um dia. Esta é uma realidade da qual ninguém pode fugir.
As pessoas que conseguem superar o medo de envelhecer encaram a terceira
idade como qualquer outra fase da vida, repleta de desafios a serem
enfrentados.
Para nós que cremos em
Deus, e na sua Palavra, o que está escrito na Bíblia não pode ser como
letra morta. Assim, para sabermos, hoje, como a Terceira
Idade deve
ser vista e tratada no seio das Famílias e
na Igreja,
precisamos conhecer o pensamento bíblico a respeito dos idosos e
como eles sempre foram tratados, de acordo com a Bíblia.
a) Segundo a
Bíblia, o velho, ou idoso, deve ser tratado com honra, dignidade e
respeito. “Diante
das cãs te levantarás, e honrarás a face do velho, e terás temor do teu
Deus: eu sou o Senhor”(Lv
19:32). Foi o
próprio Deus quem proferiu estas palavras. Por elas é possível avaliar o
pensamento de Deus a respeito do velho, ou idoso. Tratar bem, e
respeitosamente, uma pessoa idosa é sinal de temor a Deus.
“Cãs”,
significa “cabelos brancos”,
que antes do uso das tinturas, eram considerados honrosos e dignos de
respeito. Uma verdadeira “coroa
de honra” - “Coroa
de honra são as cãs...”(Pv 16:31),
um símbolo de beleza - “O
ornamento dos mancebos é a sua força, e
a beleza dos velhos, as cãs”(Pv 20:29).
A Bíblia na linguagem de
hoje, na primeira parte de Levíticos 19:32, diz: “Fiquem
de pé na presença das pessoas idosas e as tratem com todo o respeito...”.
Eram também
respeitados pela sua sabedoria e experiência - “Com
os idosos está a sabedoria, e na abundancia de dias o entendimento”(Jó
12:12).
Pelas
declarações de Eliú, podemos
compreender o respeito que havia pelos mais velhos.
Os jovens permaneciam calados diante deles e só falavam quando estavam
certos de que os mais velhos nada mais tinham para dizer - “E
respondeu Eliú, filho de Baraquel o buzita, e disse: eu sou menos de
idade, e vós sois idosos; arreceei-me e temi de vos declarar a minha
opinião. Dizia
eu: falem os dias e a multidão dos anos ensine a sabedoria”,
ou como diz a Bíblia, na linguagem de hoje: “Eu sou moço, e vocês
são idosos.
Foi por isso que não me atrevi a dar a minha opinião. Pensei assim, que
fale a voz da experiência, que os muitos anos mostrem a sua sabedoria”(Jó
32:6-7).
Os filhos são
instruídos a ouvir e não desprezar seus pais, idosos -
“Ouve a teu pai que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a
envelhecer”(Pv 23:22).
Na promessa do Pentecostes, Deus não se esqueceu dos velhos, ou idosos -
“E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a
carne, e os vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos
terão sonhos, os vossos mancebos terão visões”(Joel 2:28).
Assim, a Família e a Igreja devem, também, tratar as pessoas idosas com
honra, dignidade e respeito.
b) Para a Bíblia,
ser velho ou idoso, não significa ser inútil, incapaz, e descartável. “O
justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano... Na
velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes”(Sl 92:12-14). Isto
é possível devido os cuidados do Senhor - “Os jovens
se cansarão e se fatigarão, e os mancebos certamente cairão, mas os que
esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como
águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”(
Isaias 40:30-31).
Noé tinha seiscentos
anos quando Deus enviou o Dilúvio -
“No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete
dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande
abismo, e as janelas dos céus se abriram”(Gn 7:17).
Entre milhares de famílias com liderança jovem, a Bíblia informa que
Noé, embora com idade avançada foi escolhido por Deus para coordenar a
repovoação da nova Terra - “Noé, porém achou graça
aos olhos do Senhor”(Gn 6:8).
Abraão e Sara não
eram jovens quando seguiram para a terra que o Senhor lhes mostraria -
“...e era Abraão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de
Harã”(Gn 12:4). Sara, ou Sarai, era dez anos mais nova que ele.
Deus esperou que ficassem velhos para dar-lhes o filho prometido - “E
era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque seu filho”
(Gn 21:5). Cumpriu-se o que, muito depois, escreveria o Salmista: “Na
velhice ainda darão frutos...”.
Consta ser de Moisés estas
palavras: “A
duração de nossa vida é de setenta anos ...”(Sl 90:10). No
entanto, quando Deus o chamou para ser o libertador de seu povo, ele
estava já com oitenta anos - “E
Moisés era da idade de oitenta anos e Arão da Idade de oitenta e três
anos, quando falaram a Faraó”(Êx
7:7).
Quando Deus quer usar
alguém não existe um limite de idade.
Deus renova a força dos cansados - “Dá esforço ao
cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor”(Is
40:29).
Moisés necessitava de
um auxiliar, mas em vez de alguém
na faixa entre trinta e quarenta anos, alguém em pleno vigor físico e
mental, Deus lhe deu, como auxiliar, o seu irmão mais velho, que
estava com oitenta e três.
Os homens justos na
velhice ainda darão frutos.
Embora os velhos, ou idosos,
possam ser vistos pelos homens, com um certo preconceito, às vezes, até
com desprezo, contudo a Bíblia Sagrada afirma que os homens justos “na
velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes”(Sl
92:14). Moisés,
Calebe e Arão confirmam esta verdade bíblica. Calebe,
aos oitenta e cinco anos, considerava-se em plena forma para fazer a
obra de Deus, segundo sua própria declaração – vide Js 14:10-11.
Muitos outros exemplos bíblicos podem ser citados; muitos exemplos
atuais, também. Existem obreiros que já ultrapassaram a barreira dos
oitenta anos, e permanecem à frente de grandes Igrejas, como provas
vivas de que homens “na velhice ainda darão frutos, serão viçosos
e florescentes”. Outros, no entanto, que ainda
poderiam estar realizando a obra do Senhor, foram torpedeados e
descartados por obreiros jovens, e pretensiosos, que não souberam
aplicar em suas vidas aquele principio adotado por Davi, enquanto Saul
ocupava o Trono de Israel - “Esperei com paciência no
Senhor...”(Sl 40:1).
Um dos papéis mais
importantes da terceira idade é o de promover o conselho, a orientação.
A Bíblia fala-nos da excelência de vivermos junto a conselheiros
(Pv.11:14) e não há melhores conselheiros do que os mais
idosos. As Escrituras registram o caso do rei Roboão,
que perdeu quase todo o seu reino, porque não quis dar ouvido aos
conselhos dos mais velhos de sua corte (I Rs.12:1-15).
Jacó, um velho,
abençoador. Jacó,
aos147 anos de idade(Gn 47:28), faz a seguinte declaração: “...o
Deus, em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que
me sustentou, desde que eu nasci até este dia”(Gn 48:15). Em
gratidão a este Deus, Jacó nos deixou o
exemplo de um
homem avançado em idade, porém, um abençoador - “pela
fé, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou
encostado à ponta do seu bordão”(Hb
11:21).
Não importa sua idade, você pode ser um instrumento de bênção para
muitos. Deus quer isto de você. A Bíblia Sagrada afirma que os crentes
fiéis “Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes”.
Portanto, para Deus, ser velho, ou ser idoso, não significa ser inútil,
incapaz e descartável.
c) Segundo a
Bíblia os Anciãos sempre desempenharam um papel de destaque.
c.1. Biblicamente,
Ancião é um homem velho, ou idoso, respeitável.
Estes homens não eram descartáveis, ou desprezados. Pelo contrário, a
Bíblia, e também a história, destacam o papel importante que os anciãos
sempre desempenharam, não somente em Israel, como também entre os demais
povos, na antiguidade.
Na morte de Jacó,
um homem importante, pai da segunda maior autoridade do Egito, há um
destaque sobre a presença dos anciãos em seu
sepultamento, fazendo, inclusive, menção aos anciãos da casa de
Faraó - “E José subiu para sepultar seu pai; e subiram com ele
todos os servos de Faraó, os anciãos de sua casa, e todos os anciãos da
Terra do Egito”(Gn 50:7).
Em Números 22:7 temos
um destaque sobre os anciãos entre os Moabitas, e Midianitas, no papel
de embaixadores do Rei: “ Então foram-se os anciãos
dos Moabitas e os anciãos dos Midianitas com o preço dos encantamentos
em suas mãos; e chegaram a Balaão, e lhes disseram as palavras de
Balaque”.
Entre o povo de
Israel, ainda no Egito,
a Bíblia destaca a liderança exercida pelos anciãos, reconhecida pelo
próprio Deus: “E Deus disse mais a Moisés... Vai, e ajunta os
anciãos de Israel, e dize-lhes...”(Êx 3:16). Os anciãos deveriam
ser informados, primeiro, sobre o que Deus ia fazer.
No deserto, antes
da outorga da Lei,
a liderança dos anciãos foi confirmada: “E veio Moisés, e chamou
os anciãos do povo, e expôs diante deles todas estas palavras, que o
Senhor lhes tinha ordenado”(Êx 19:7). Isto
ocorreu no Monte Sinai, três meses após a saída do Egito.
Ainda no Sinai, porém,
os anciãos foram chamadas para testemunhar o
que o Senhor tinha a dizer para Israel: “Depois disse a
Moisés: sobe ao Senhor, tu e Arão, Nabade e Abiu, e setenta dos anciãos
de Israel...”(Êx 24:1).
Mais tarde, já em
marcha através do deserto, por determinação de Deus, Moisés escolheu
setenta anciãos para auxiliá-lo:
“E disse o Senhor a Moisés: ajunta-me setenta homens dos anciãos
de Israel... e contigo levarão o cargo do povo, para que tu só o não
leves”(Nm 11:16-25).
c.2. Os anciãos
continuam prestigiados por Deus e por Moisés. Nas
Planícies de Moabe, Moisés recebeu de Deus e transmitiu ao povo,
diversas instruções sobre o modo de vida na Terra Prometida, onde, em
breve, entrariam. Nestas instruções destacam-se as
funções que seriam exercidas pelos anciãos, em cada cidade. Eles
desempenhariam um papel ativo na administração e aplicação da Lei de
Moisés. Várias atividades foram desempenhadas pelos anciãos, dentre elas
está a aplicação das penas aos filhos desobedientes, ou
rebeldes: “Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde,
que não obedecer à voz de seu pai e a voz de sua mãe, e, castigando-o
eles, lhes não der ouvidos, então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o
levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta de seu lugar. E dirão aos
anciãos da cidade: este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvido
à nossa voz; é um comilão e beberão. Então todos os homens da sua cidade
o apedrejarão com pedras, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti
para que todo o Israel o ouça e tema”(Dt 21:18-21).
c.3. Os anciãos na
Monarquia. Todos
os Reis tiveram os anciãos entre
os seus conselheiros. O Reino de Israel foi dividido em
dois, exatamente porque o rei Reoboão não quis dar ouvidos aos anciãos
que tinham sido conselheiros de seu pai, o rei Salomão -
“E teve o rei Reoboão conselho com os anciãos que estavam na
presença de Salomão, seu pai, quando ainda vivia, dizendo: como
aconselhais vós que se responda a este povo? E o rei respondeu ao povo
duramente, porque deixara o conselho que os anciãos lhe haviam
aconselhado”(I Rs 12). Em conseqüência o Reino se dividiu em
dois: Reino de Israel, ao Norte, e Reio de Judá, ao Sul.
c.4. Os Anciãos
nas Sinagogas. As
Sinagogas foram instituídas depois do exílio. Destinavam-se às reuniões
de caráter religioso, mas, também, serviam como tribunais e como
escolas. Eram dirigidas pelos anciãos locais, também
chamados de chefes ou príncipes das sinagogas. Tinham autoridade de
impor castigos, incluindo açoitamento e a excomunhão temporária e
permanente.
A Igreja cristã primitiva organizou-se com base na organização das
Sinagogas, incluindo a figura do ancião.
Assim, se segundo a Bíblia, o homem idoso, conhecido por Ancião, ocupou
sempre um lugar de destaque, é certo que, hoje, na Igreja e na Família,
o velho, ou idoso, não pode ser marginalizado, ou desprezado.
c.5. O Ancião na
Igreja Primitiva. “E,
havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja...”(Atos
14:23).
A Igreja Primitiva
organizou-se com base na organização das Sinagogas, incluindo, portanto,
a figura do ancião. Desta forma, certamente, os anciãos eram
escolhidos entre os irmãos mais idosos.
Acredita-se que, no principio, fossem eleitos pelo povo e, depois de
aprovados pelos Apóstolos, eram empossados com oração e imposição das
mãos.
No Novo Testamento, os
três títulos: Anciãos, no hebraico; Presbítero,
no grego; Bispo, no latim, tinham o mesmo
significado: significavam Pastor. Usava-se as três
expressões: Ancião, Presbítero e Bispo, porque na Igreja havia cristãos
judeus, gregos e romanos. Assim foi até por volta do ano 150 d.C,
quando, então, os Presbíteros passaram a ser subordinados aos Bispos.
Desta forma, no Novo
Testamento, o ancião passou
a ser uma função ministerial. Na Igreja primitiva eram escolhidos
dentre os cristãos, certamente, da terceira idade. Do contrário não
receberiam a denominação de Anciãos.
Assim, na Igreja
Primitiva, os
anciãos, quer como obreiros, quer como pais, ocupavam um lugar
respeitoso - “Semelhantemente vós, mancebos, sede sujeitos aos
anciãos...”(I Pe 5:5). A Bíblia, na Linguagem de Hoje,
diz: “E vocês, jovens, sejam obedientes aos mais velhos...”.
Como foi na Igreja
Primitiva, assim deve ser, na Família, hoje -
“Vós, filhos, sede obedientes a voossos pais no Senhor, porque
isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento
com promessa” (Ef 6:1-2).
3. ANCIÃO, DEUS
CUIDA DE VOCÊ. Ao
analisar a velhice na Bíblia, constatamos que o idoso não é abandonado
nem rejeitado por Deus, como acontece comumente a alguns, que são
jogados numa instituição por familiares que nem sequer têm a lembrança
de visitá-los, negando-lhes o afeto e o carinho necessário.
No livro do profeta Isaias lemos que Deus permanece como os que lhe
pertencem até a velhice: “Até à vossa velhice, eu serei o mesmo, e
ainda até às cães, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei,
pois, carregar-vos-ei e vos levarei”(Isaias 46.4).
O homem, mesmo na
velhice, tem o seu valor na Bíblia: “Na
velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes”(Salmo
92.14). Lemos
sobre homens como Abraão, Moisés, Simeão e outros que, na velhice,
realizaram trabalhos magníficos que ainda hoje têm grande significado
para nós.
(Luciano
de Paula Lourenço – Prof. EBD/Assembléia de Deus – Ministério Bela
Vista/Fortaleza-CE.
PORTAL EBD - Comentário Bíblico do Prof. Dr. Caramuru Afonso Francisco).
1. A velhice de Davi.
1. Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles;
2. antes que se escureçam o sol e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a viras nuvens depois da chuva (ADVERSIDADES DA VIDA);
3. no dia em que tremerem os guardas da casa (OS BRAÇOS), e se curvarem os homens fortes (AS PERNAS), e cessarem os moedores (OS DENTES), por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas (OS OLHOS),
4. e as portas da rua (OS OUVIDOS) se fecharem; quando for baixo o ruído da moedura, e nos levantarmos à voz das aves, e todas as filhas da música (DECLINIO DA VOZ) ficarem abatidas;
5. como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho (O TATEADO DO ANDAR DO HOMEM MUITO IDOSO); e florescer a amendoeira (CABELOS BRANCOS), e o gafanhoto for um peso (FALTA DE FORÇAS), e falhar o desejo (FALTA DE APETITE); porque o homem se vai à sua casa eterna (SEPULTURA), e os pranteadores (OS QUE FICAM CHORANDO) andarão rodeando pela praça;
6. antes que se rompa a cadeia de prata (ESPINHA DORSAL), ou se quebre o copo de ouro (CRÂNIO), ou se despedace o cântaro junto à fonte, ou se desfaça a roda (O SISTEMA CIRCULATÓRIO) junto à cisterna,
7. e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu.
8. Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade. Portanto, aproveitemos bem a adolescência, a juventude e nossa idade mediana na presença de DEUS; consagremos nossas forças e todo o nosso vigor ao Senhor JESUS CRISTO. Evangelizemos.Produzamos para o reino de DEUS. 1 Reis 1:1-4 - Davi Adoece
Davi escapara, pela misericórdia de Deus, da espada do anjo destruidor. Mas os nossos livramentos de doenças e perigos, ou por meio deles, não são senão adiamentos. Se a vela não for soprada, ela apagará por si mesma. Nós temos aqui Davi decaindo sob as fraquezas da idade, e sendo por elas levado aos portões da sepultura. Aquele que subir da cova, o laço o prenderá; e, de uma forma ou de outra, devemos necessariamente morrer.
A. Era muito sofrimento ver Davi tão debilitado. Ele estava velho e o seu calor natural estava tão dissipado que nenhuma roupa poderia mantê-lo aquecido (v. 1). Davi tinha sido um homem vigoroso e valente, um homem muito ativo, e a chama sempre fora muito ardente em seu peito; mas agora que o seu sangue está gélido e paralisado, ele está confinado a sua cama, e lá não há nenhum calor. Agora ele tem setenta anos de idade. Nessa idade, muitos são tão ativos e aptos para os negócios como sempre foram; mas Davi agora era castigado por seus pecados anteriores, especialmente aquele relacionado a Urias, e sentia o peso de suas labutas anteriores e os sofrimentos pelos quais havia passado em sua juventude, a que antes ele não dera importância, mas que agora o afetavam muito. Não se glorie o forte na sua força, pois em breve ele pode se tornar fraco e doente, ou, finalmente, se tornará fraco pela idade. Que os jovens se lembrem do seu Criador nos dias da sua mocidade, antes que venham esses maus dias. O que nossas mãos puderem fazer para Deus, por nossas almas e por nossas gerações façamos com toda a nossa força, porque a noite vem, noite da idade avançada, na qual ninguém pode trabalhar; e, quando a nossa força tiver ido, será um conforto lembrar que nós a usamos bem.
B. Era muito sofrimento ver seus médicos tão inaptos e sem capacidade de modo que eles não conheciam nenhuma outra forma de ajudá-lo senão por tratamentos exteriores. Nenhum estimulante, nenhuma essência, antes: (1) cobriam-no de vestes, as quais, havendo algum calor interior, iriam mantê-lo e aumentá-lo; mas, não havendo, elas não transmitem nenhum calor, nem as vestes reais. Eliú tem dificuldade em entender como as nossas vestes aquecem (Jó 37.17); mas, se Deus nega a sua bênção, os homens se vestem, mas ninguém se aquece (Ag 1.6). Aqui, Davi não estava aquecido. (2) Tolamente, eles receitaram núpcias para alguém que, ao contrário, devia estar se preparando para o seu funeral (vv. 2-4); mas eles sabiam o que satisfaria as suas próprias corrupções e talvez estivessem por demais dispostos a satisfazer as dele, sob a desculpa de atender à sua saúde. Seus profetas deveriam ter sido consultados tanto quanto seus médicos em um assunto dessa natureza. Agora, nós não temos aprendido assim de Cristo, mas somos ensinados que um homem deve ter apenas uma mulher (Mt 19.5). Com. Bíblico - Matthew Henry (Exaustivo) AT e NT
2. Enfrentando mais um filho rebelde.
Adonias representa aqueles que querem ser líderes segundo sua própria vontade, que exaltam a si mesmos, desprezando a vontade de DEUS. Essa postura vai lhe custar a vida.
1.6 NUNCA SEU PAI O TINHA CONTRARIADO. Adonias, o quarto filho de Davi, rebelou-se contra seu pai e proclamou-se rei de Israel, embora Deus e também Davi tivessem designado Salomão como o próximo rei (vv. 5,17,30; 2.15). (1) Até à sua morte, Davi teve problemas com seus filhos. Apesar do seu conceito de bom governante, foi um grande fracasso como pai, negligenciando ou deixando de ensinar, guiar e "contrariar" (i.e., disciplinar) seus filhos de modo correto, segundo os preceitos de Deuteronômio 6.1-9. Como resultado, Davi em sua vida sofreu muitas mágoas e tristezas. Seu primeiro filho, Amnom, violentou sua meio-irmã Tamar, e a seguir foi morto pelo seu meio-irmão, Absalão (2 Sm 13.1-33). O terceiro filho de Davi, Absalão, rebelou-se contra o pai e intentou matá-lo (2 Sm 15-18). Agora, seu quarto filho rebelou-se e posteriormente foi executado por Salomão (2.23-25). (2) Por Davi não executar a vontade de Deus no tocante à família, experimentou uma série de tristezas no decurso da sua vida. O fruto do discipulado mais importante na nossa vida é o nosso empenho para, de todo coração, sermos sempre fiéis ao nosso cônjuge e a nossos filhos, e conduzi-los num viver segundo a vontade de Deus, mediante o ensino e o exemplo. (BEP - CPAD).
3. Constituindo Salomão como rei.
A ordem de Davi era que Salomão fosse colocado em sua mula, sobre a qual somente o rei andava; ele foi escoltado até Giom, em direção ao vale de Cedrom. A unção foi feita por Zadoque com o óleo do tabernáculo, perante todo o povo. A cerimônia feita para a coroação de Salomão recebia a ratificação divina, representada pelo profeta Natã. O exército estava presente apoiando através de seu general Benaia. Somente a partir disso é que Salomão poderia assumir o trono.
1 Crônicas 28.4-8 4 E o SENHOR, DEUS de Israel, escolheu-me de toda a casa de meu pai, para que eternamente fosse rei sobre Israel; porque a Judá escolheu por príncipe, e a casa de meu pai, na casa de Judá; e entre os filhos de meu pai se agradou de mim para me fazer rei sobre todo o Israel. 5 E, de todos os meus filhos (porque muitos filhos me deu o SENHOR), escolheu ele o meu filho Salomão para se assentar no trono do reino do SENHOR sobre Israel.6E me disse: Teu filho Salomão, ele edificará a minha casa e os meus átrios, porque o escolhi para filho e eu lhe serei por pai. 7 E estabelecerei o seu reino para sempre, se perseverar em cumprir os meus mandamentos e os meus juízos, como até ao dia de hoje. 8 Agora, pois, perante os olhos de todo o Israel, a congregação do SENHOR, e perante os ouvidos do nosso DEUS, guardai e buscai todos os mandamentos do SENHOR, vosso DEUS, para que possuais esta boa terra e a façais herdar a vossos filhos depois de vós, para sempre. 28.8 GUARDAI E BUSCAI TODOS OS MANDAMENTOS DO SENHOR. A condição prévia, para que o reino de Salomão fosse estabelecido, era ele (Salomão) viver em obediência e fidelidade a DEUS. Salomão, no início, seguiu os conselhos do seu pai, mas posteriormente afastou-se de DEUS (ver 1 Rs 2.4; 11.1). O encargo que Davi deu a Salomão foi que conhecesse a DEUS, servisse a Ele e o buscasse "com um coração perfeito e com uma alma voluntária". (1) Conhecer a DEUS significa ter conhecimento prático da sua pessoa e dos seus caminhos e permanecer em profunda comunhão com Ele e com sua Palavra (ver Jo 17.3; cf. 15.4). (2) Buscar a DEUS significa desejar a sua graça, o poder do seu reino e a retidão de tal maneira, que oramos continuamente, pedindo sua presença ativa em nossa vida e buscando diligentemente fazer a sua vontade (ver Mt 5.6). Davi tinha aprendido, mediante árdua experiência e disciplina, que o sucesso e a bênção de DEUS dependiam da firmeza nos caminhos e na verdade de DEUS. Por isso, Davi estava muito empenhado no sentido de que Salomão vivesse em obediência e lealdade a DEUS. Mesmo assim, Salomão e seus filhos acabaram ignorando as admoestações de Davi, e se desviaram de DEUS e do seu concerto (2 Cr 7.17-22). O resultado foi o juízo divino contra Salomão (11.1-13), a divisão do reino (12.1-33), e, finalmente, a destruição, tanto do Reino do Norte, quanto do Reino do Sul. O pleno cumprimento das promessas de DEUS a Davi realizou-se somente em JESUS CRISTO (At 15.16-18).
O precursor do templo foi o Tabernáculo, a tenda construída pelos israelitas enquanto acampados no deserto, junto ao monte Sinai (Êx 25—27; 30; 36—38; 39.32—40.33). Após entrarem na terra prometida de Canaã, conservaram esse santuário móvel até os tempos do rei Salomão. Durante os primeiros anos do reinado deste, ele contratou milhares de pessoas para trabalharem na construção do templo do Senhor (1Rs 5.13-18). No quarto ano do seu reinado, foram postos os alicerces; sete anos mais tarde, o templo foi terminado (1Rs 6.37,38). O culto ao Senhor, e, especialmente, os sacrifícios oferecidos a Ele, tinham agora um lugar preciso na cidade de Jerusalém. (BEP-CPAD) 4. As palavras de Davi a Salomão e sua morte.
Para que o Senhor confirme a palavra que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca, disse, te faltará sucessor ao trono de Israel. 1 Reis 2:1-4 Davi tem consciência de que vai morrer. É isso o que se constata em 1 Reis 2.1-4. Nessa hora, brotam dos seus lábios profundas palavras com as quais aconselha seu filho. Davi diz para Salomão andar em santidade e, nela, conduzir o rebanho de DEUS, Israel. O rei tinha consciência plena de que uma vida de santidade só era possível pela observância e obediência completa à Palavra de DEUS, conforme Moisés revelara.
Tanto Salomão quanto o povo tinham a responsabilidade de andarem nos caminhos do Senhor, por causa das verdades divinas transmitidas, o que significava: atentar para os estatutos do Senhor (Êx 30.21); guardar os mandamentos divinos (Êx 20.1-17); atentar para os decretos ou juízos do Senhor (Êx 21.1).
E foram os dias que Davi reinou sobre Israel quarenta anos: sete anos reinou em Hebrom e em Jerusalém reinou trinta e três anos. Salomão se assentou no trono de Davi, seu pai, e o seu reino se fortificou sobremaneira.
1 Reis 2:5-12 Adonias, logo após a morte de Davi, usando Bate Seba, ainda tentou usurpar o trono, mas foi morto a mando de Salomão. 1Reis 1.50 PONTAS DO ALTAR. As pontas do altar simbolizavam a misericórdia, perdão e proteção de Deus. Adonias refugiou-se no altar, crendo que Salomão não o mataria num lugar tão sagrado (cf. Êx 21.13,14). - Salomão reina e mata Adonias, Joabe e Simei. III. AS PALAVRAS FINAIS DE DAVI EM SUA VELHICE
1. O reconhecimento da ação do DEUS de Jacó. E estas são as últimas palavras de Davi: Diz Davi, filho de Jessé, e diz o homem que foi levantado em altura, o ungido do Deus de Jacó, e o suave em salmos de Israel. O Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra está na minha boca. Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de Deus. E será como a luz da manhã, quando sai o sol, da manhã sem nuvens, quando pelo seu resplendor e pela chuva a erva brota da terra. Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo uma aliança eterna, que em tudo será bem ordenado e guardado, pois toda a minha salvação e todo o meu prazer está nele, apesar de que ainda não o faz brotar. Porém os filhos de Belial todos serão como os espinhos que se lançam fora, porque não podem ser tocados com a mão. Mas qualquer que os tocar se armará de ferro e da haste de uma lança; e a fogo serão totalmente queimados no mesmo lugar. 2 Samuel 23:1-7 A profecia de DEUS por meio de Davi na hora da morte Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de Deus. (JESUS no milênio). Reconhecimento de falhas na Família Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus Aliança com DEUS estabeleceu comigo uma aliança eterna, As palavras finais de Davi em 2 Samuel 23.1-7 são de louvor a DEUS. Primeiramente ele expressa sua gratidão a DEUS por ter-lhe favorecido em tudo; e menciona que foi levantado em altura pelo DEUS de Jacó: “Disse o DEUS de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de DEUS“ (v.3).
Davi tinha consciência de que todas as suas conquistas não eram humanas e que, ele mesmo, não era divino, como pensavam os reis de outras nações ao próprio respeito; mas seu crescimento veio do DEUS de Israel. Reconhecer nossa fragilidade é o caminho para DEUS usar-nos sem nunca pensarmos ser alguma coisa (Sl 82.7). No Novo Testamento, Paulo era usado por DEUS, mas tinha consciência de sua humanidade (At 14.15).
2. O Davi inspirado. Davi esclarece que as palavras que pronunciará têm sua fonte em DEUS. Ele deixa claro, nos versículos 3 e 4, que brevemente o governador ideal chegará. Ele irá atuar com justiça, andará no temor do Senhor e trará grandes bênçãos ao povo. O rei diz assim porque tinha consciência de que havia falhado. Mesmo diante de suas falhas, Davi sabia que DEUS tinha estabelecido com ele um concerto, de modo que esse justo rei irá sair de sua própria casa (Is 55.3; Jr 33.15.16; At 13.34). Referia-se Ele, profeticamente, à chegada do Messias – JESUS CRISTO.
Em 1 Reis 2.10, o autor sagrado registra a morte de Davi, o grande rei de Israel. Ele dormiu com os seus pais para acordar na eternidade com DEUS. Ele estaria para sempre com o Senhor.
A Bíblia fala dos atos heroicos de Davi, mas não esconde seus erros e deslizes. Mas o pastorzinho de Belém, como o homem segundo o coração de DEUS, soube como retornar ao que o ungira como rei de Israel. Seus salmos relatam a comunhão profunda e íntima que ele mantinha com o Senhor. E, dessa forma, o amado rei finda sua vida, enaltecendo o DEUS de Jacó.
LIÇÃO 9 - A PROMESSA DE UMA VELHICE FELIZ E FRUTÍFERA - EM VÍDEOS | ||||
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OS QUE ESPERAM NO SENHOR RENOVARÃO AS SUAS FORÇAS. Esperar no Senhor é confiar nossa vida plenamente às suas mãos. Significa depender dEle como nossa fonte de ajuda e de graça, em tempo de necessidade (cf. Sl 25.3-5; 27.14; Lc 2.25,38). Os que esperam no Senhor têm dEle as seguintes promessas: (1) a força divina para vivificá-los no meio do cansaço e da fraqueza, do sofrimento e das provações; (2) a capacidade de elevar-se acima das suas dificuldades, assim como a águia que paira nas alturas do céu e (3) a capacidade de correr espiritualmente sem se cansar e de caminhar firmemente para a frente sem desfalecer, quando parece que DEUS demora em agir. DEUS promete que se o seu povo confiar nEle com paciência, Ele proverá todo o necessário ao seu sustento continuamente (1 Pe 1.5).
Idoso, Pense na família como uma bênção de DEUS
"Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão" (127:3). "Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa" (128:3).
Uma das atitudes que prevaleceram entre os antigos era que os filhos eram uma dádiva de DEUS. Eles suplicavam a DEUS por filhos e consideravam ter uma grande família como um benefício. Muitas pessoas vêem os filhos como uma maldição e uma praga a ser erradicada. Por que temos tantos filhos indesejados hoje em dia? Muito simples, as pessoas não temem o Senhor e não andam em seus caminhos.
Se você tiver uma boa esposa e uma casa cheia de filhos bem comportados, você é verdadeiramente um homem abençoado. Os bons filhos olham pelo bem-estar dos pais nos dias de enfermidade e da velhice; eles abraçam as causas de seus pais quando precisam de um defensor; eles produzem netos que se tornam a "coroa dos velhos" (Provérbios 17:6).
Ainda não sou avô, contudo já estou apto, por motivo da idade e da prudência. Tenho um bom número de amigos que declaram que ter netos é uma grande recompensa. Se os filhos são como ter "oliveira, à roda da tua mesa" (Salmo 128:3), os netos são como ter bolo de chocolate durante o dia todo. A melhor coisa com os netos é que eles lhe dão ainda uma nova oportunidade de preparar uma alma para a eternidade. Ajudemo-los a temer a DEUS e andar nos seus caminhos.
O salmista conclui com uma oração: "O Senhor te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!" (128:5-6). Precisamos estar orando por nossas famílias. Espero e oro para que você e os seus façam do Senhor o centro de seu lar, que você o tema e ande nos seus caminhos, que você trate sua família como uma dádiva preciosa de DEUS e que a paz no coração e a prosperidade prevaleçam em seu lar. Paulo, escrevendo a Tito, ensina sobre os mais velhos e sobre as mulheres idosas: Tt 2.1 Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. Tt 2.2 Exorta os velhos a que sejam temperantes, sérios, sóbrios, sãos na fé, no amor, e na constância; Os mais velhos devem tomar todo o cuidado com seu testemunho e transmitir sabedoria aos mais jovens, repreendendo-os quando necessário se fizer. Tt 2.3 as mulheres idosas, semelhantemente, que sejam reverentes no seu viver, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras do bem, Tt 2.4 para que ensinem as mulheres novas a amarem aos seus maridos e filhos, Tt 2.5 a serem moderadas, castas, operosas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de DEUS não seja blasfemada. As mulheres mais idosas devem ensinar às mais novas como se portarem em casa, na igreja e na sociedade, também ajudando-as a passarem por tribulações, indicando sempre o caminho da fé para que as mais novas não se percam pelo caminho. Os idosos são uma força evangelizadora, podendo evangelizar seus vizinhos mais idosos e visitar os hospitais.
Aos olhos de DEUS, o Criador do Ser humano, a
velhice não é uma maldição, um fardo ou uma etapa a evitar a todo o
custo, bem pelo contrário a longevidade é uma benção, uma recompensa
do Senhor aos servos, vede Abraão ( Gen. 35:29 ), Gideão (Jz. 8:32
), Davi ( I Cr. 29:28 ), Jó ( Jó 42:17), Paulo ( Fm. 9 ), etc.
A terceira idade não deve ser vista como o fim de uma existência, mas como o início de uma nova etapa na vida do ser humano. | |
Jó 12.12 A velhice é um tempo de sabedoria Com os idosos está a sabedoria, e na abundância de dias, o entendimento. | A sabedoria pelos dias vividos. |
Gn 15.15 A velhice pode ser um período de paz 15 E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado. | Os homens de DEUS tiveram paz na velhice. |
Jz 8.32 É possível ter uma boa velhice E faleceu Gideão, filho de Joás, numa boa velhice e foi sepultado no sepulcro de seu pai Joás, em Ofra dos abiezritas. | Boa Velhice diz a bíblia. |
Rt 4.15 Velhice — tempo de recreação Ele te será recriador da alma e conservará a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o teve, e ela te é melhor do que sete filhos. | O SENHOR... NÃO DEIXOU... DE TE DAR REMIDOR. Embora Noemi tivesse passado por grande tristeza e adversidade na vida, manteve sua fé em DEUS. Por causa da sua fé perseverante, DEUS ordenou os eventos de tal maneira que no final ela teve uma vida agradável e abençoada. Ela podia testificar, no fim da vida, que "o Senhor é muito misericordioso e piedoso" (Tg 5.11). |
Is 65.20 NÃO HAVERÁ MAIS NELA CRIANÇA DE POUCOS DIAS. | A morte existirá no reino milenar, mas a duração da vida humana será muito mais longa do que agora. Uma pessoa de cem anos de idade será considerada jovem, e morrer antes dessa idade será considerado uma maldição. |
Is 65.22 A velhice como promessa divina Não edificarão para que outros habitem, não plantarão para que outros comam, porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos até à velhice. | Promessa de dias melhores na velhice. |
Salmos 71.1-24 EM TI, SENHOR, CONFIO. | Este salmo contém a oração de uma pessoa idosa (v. 9), que enfrenta dificuldades e que precisa da ajuda de DEUS para livrá-la dos seus inimigos e aflições (vv. 1,2,18). Tem andado nos caminhos de DEUS desde a mocidade (vv. 5,6,17) e teve grandes problemas na vida (v. 20), porém manteve sua fé e confiança em DEUS. Sua decisão é firme, quanto a viver o restante da sua vida confiando em DEUS para lhe conceder poder e bondade. |
Sl 71.9 A oração do idoso Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força. | 71.9 NO TEMPO DA VELHICE. Quando as forças físicas começarem a falhar e os males do envelhecimento se tornarem evidentes, devemos recordar a providência de DEUS nos dias passados, nEle confiar como nosso Protetor, Ajudador e Sustentador no ocaso da nossa vida. E, na hora da morte, quando cessam as forças físicas, devemos saber que Ele não nos abandonará, mas estará perto (vv. 12,18), quando então nos conduzirá pelos santos anjos, à sua presença celestial (Lc 16.22). |
REPARTA COM AQUELE. É dever de todos que recebem o ensino da Palavra de DEUS ajudar a sustentar materialmente àqueles que lhes ensinam a Palavra (1 Co 9.14; 1 Tm 5.18). Dentre os que são dignos desse sustento estão os fiéis pastores, obreiros, mestres, evangelistas e missionários (1 Co 9.14; 3 Jo 6-8). Deixar de prover seu sustento, quando há recursos disponíveis, é semear egoísmo na carne e ceifar a corrupção (vv. 7-9). Dar àqueles que ministram a Palavra faz parte do cumprimento desta ordem: "fazei bem aos domésticos da fé" (v. 10); "porque a seu tempo ceifaremos" (v. 9), tanto o galardão (Mt 10.41,42) como a vida eterna (v. 8).
Quantos têm se esquecido daqueles que lhes ensinaram os primeiros passos na fé? Quantos pastores estão passando por necessidades financeiras depois que acabaram seu ministério pastoral? A Igreja, formada por membros do corpo de CRISTO deve cuidar não só de seu ex-pastor como também de sua esposa e seus filhos menores de idade, é um dever bíblico. Quantos filhos se esqueceram do trabalho que deram aos seus pais, quantos apertos, quantas noites mal dormidas, quanta necessidade financeira para educá-los e sustentá-los! Agora é hora de retribuir o amor demonstrado, não só com palavras, mas também com atos de misericórdia.
I. O QUE É A TERCEIRA IDADE
“A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos” (Sl 90.10).
90.12 ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS. Nossos dias neste mundo, que na maioria das pessoas não chegam a mais de setenta ou oitenta anos (cf. v. 10), são poucos em relação à eternidade. Devemos orar por uma sábia compreensão da brevidade da nossa vida, para termos diante de DEUS um coração sábio no emprego de cada dia que Ele nos concede (cf. 39.4). Considerando que esta vida é uma preparação para a outra, devemos entender o que DEUS deseja realizar para si mesmo, para nossa família e para o próximo, através do nosso serviço fiel. Quando terminar aqui o nosso tempo, e chegarmos ao céu, será avaliado como foi (ou deixou de ser) a nossa dedicação a DEUS. Com isto em vista, devemos orar pedindo um coração sábio e um santo temor de DEUS (v. 11), e o seu favor em nossa vida e em nosso trabalho para Ele (vv. 13-17).
II. AS LIMITAÇÕES DA TERCEIRA IDADE
Não são poucas as limitações em decorrência da Terceira Idade: sociais, econômicas, físicas, psicológicas e até espirituais. Por isto, devem os ministérios de nossa igreja, voltados para a Terceira Idade, estar atentos a todas elas, objetivando proporcionar aos idosos uma melhor condição para se viver.
1. Limitações sociais. (1 Sm 8.1-9). 8.1-3 SEUS FILHOS. Samuel nomeou seus filhos juízes, na parte sul de Israel, mas eles não seguiram o bom exemplo do seu pai (v. 3). Eles decidiram proceder erradamente, e a Bíblia, neste caso, não culpa Samuel, como culpou Eli (2.29). Percebe-se que Samuel não lhes permitiu exercer o sacerdócio. O procedimento dos filhos de Samuel ensina que os filhos de pais convertidos devem ser levados a decidir quanto à sua vida espiritual.8.5 CONSTITUI-NOS... AGORA, UM REI. O reinado fazia parte das promessas do concerto entre DEUS e Abraão (Gn 17.6); e na bênção que Jacó proferiu sobre seus filhos, destinou a monarquia à tribo de Judá (Gn 49.10). Moisés previu o dia em que Israel ficaria descontente com o governo direto de DEUS (Dt 17.14,15; 28.36). Tal profecia cumpriu-se no incidente aqui registrado, quando Israel demandou um rei humano. DEUS considerou o pedido dos israelitas como eles o rejeitando como seu rei (v. 7) e como sua precipitação em pôr em jogo sua missão de povo especial de DEUS. (1) Os israelitas pediram um rei humano, para que fossem "como todas as outras nações; e o nosso rei nos julgará, e sairá adiante de nós, e fará as nossas guerras" (v. 20). Criam, erroneamente, que a razão das suas aflições e derrotas vinham da incompetência do governo, quando, na realidade, o problema era o pecado deles. Daí, eles conformarem-se com o modo de vida dos povos ímpios ao seu redor, ao invés de confiarem em DEUS. (2) Embora aquele não fosse o momento de DEUS, para eles terem um rei, e fosse injusta a sua motivação, DEUS os atendeu no que pediram. Apesar de tudo, DEUS se propôs a guiar o povo, apesar dos fracassos do governo monárquico de Israel (12.14,15; 19-25). Isso revela o amor de DEUS e a sua paciência com a fraqueza humana.
8.7 A MIM ME TEM REJEITADO. Até a época de Samuel, o governo de Israel fora uma teocracia, i.e., o próprio DEUS governava Israel como seu Rei. DEUS governava através da orientação direta, da revelação especial, da Palavra escrita e por intermédio de dirigentes escolhidos e ungidos. Quando Israel pediu um governo monárquico, seus reis passaram a assumir o cargo por sucessão hereditária e não pela escolha direta de DEUS. Surgiram, como resultado, reinados iníquos e imorais, prejudicando o senhorio de DEUS sobre o seu povo. No final da história, DEUS voltará a assumir o governo direto do seu povo, por intermédio de JESUS CRISTO, e "o seu Reino não terá fim" (Lc 1.33; 1 Tm 1.17; Ap 20.4-6; 21.1-8).
2. Limitações econômicas. “Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força” (Sl 71.9). 71.9 NO TEMPO DA VELHICE. Quando as forças físicas começarem a falhar e os males do envelhecimento se tornarem evidentes, devemos recordar a providência de DEUS nos dias passados, nEle confiar como nosso Protetor, Ajudador e Sustentador no ocaso da nossa vida. E, na hora da morte, quando cessam as forças físicas, devemos saber que Ele não nos abandonará, mas estará perto (vv. 12,18), quando então nos conduzirá pelos santos anjos, à sua presença celestial (Lc 16.22).
É humano recear o abandono e a solidão na velhice, Davi teve esses sentimentos e pedia a DEUS para não o desamparar quando velho ( Sl.71:9,18 ). Mas o nosso DEUS é Misericordioso e Ele afirma em Isaías 46:3,4 "(...) Vós, a quem trouxe nos braços desde o ventre e levei desde a madre. E até á velhice eu serei o mesmo, e ainda até ás cãs eu vos trarei: eu fiz, e eu vos levarei, eu vos trarei e vos guardarei."
3. Limitações físicas. Ec 12.1-9). (Sl 90.10). (Gn 27.1). (Gn 17.17).
4. Limitações psicológicas. 2 Samuel 19.34-37. Salomão discorre sobre os problemas psicológicos enfrentados na Terceira Idade: “como também quando temerem o que está no alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua eterna casa, e os pranteadores andarão rodeando pela praça” (Ec 12.5).
5. Limitações espirituais.
DEUS também diz que a velhice não é sinônimo de
improdutividade espiritual "Os que estão plantados na casa do Senhor
florescerão... na velhice ainda darão frutos." (Sl. 92:13-14). Aos
idosos o Senhor atribui a sabedoria e o entendimento ( Jó 12:12).
III. AS POSSIBILIDADES DA TERCEIRA IDADE
Jovem maduro | Velhice |
Enquanto o jovem se lança briosamente na escalada da montanha, | A velhice já está no cume, usufruindo a façanha. |
A juventude é a idade do prazer da conquista; | A velhice é a idade do prazer do conquistado. |
A juventude é a aventura do fazer; | A velhice , o usufruto do feito. |
A juventude se estriba na dimensão física; | A velhice na dimensão mental. |
A juventude vibra com o caminho a ser percorrido; | A velhice comemora o caminho percorrido. |
A juventude quer ser; | A velhice já o é. |
Enquanto o homem maduro é premido pelo horário, | O idoso é dono do tempo. |
Enquanto a juventude está escrevendo o primeiro livro, | A velhice se deleita na enciclopédia. |
Velhice, em resumo, é o patamar grandioso, prazeroso, tranqüilo, liberto e auto-suficiente. Contém todas as outras idades.
Na verdade, a velhice é a contemplação mais alta da vida, a paz de espírito, o bom humor, a sabedoria da experiência, o descompromisso, o tempo disponível, alias produto raro em outras idades.
Grande idade , bela idade, feliz idade. Do alto da sua sabedoria e experiência, o idoso é mestre das artes à qual se dedica, podendo dispor de todo o tempo do mundo para tal.
Velhice é idade da confraternização, do carinho, da condescendência, da bondade e da generosidade.
E, em ultima análise, a idade plena, agradável, positiva, desejada. Velhice é a idade que tem luz própria. PENSANDO BEM, VELHICE NÃO É VELHICE; É A JUVENTUDE MELHORADA.
Vejamos como poderemos aproveitar melhor nossos idosos. Podem eles atuar como:
UTILIDADE DOS IDOSOS | a- Auxiliar na educação dos netos. (Rt 4.13-17). Estão sempre dispostos a cuidarem de seus netos dispensando aos mesmos tudo de amor que têem, sublimes lições de vida. |
b- Conselheiros dos mais jovens. (1 Rs 12.1-15). (Êx 4.29; 19.7; At 15.2). Feliz são aqueles que ouvem os conselhos dos mais velhos. Na multidão dos conselhos se acha sabedoria (Pv 24.6) | |
c- Intercessores. (Lc 2.36-38). Estão sempre dispostos a orarem reunidos na Igreja (Círculo de oração que pode ser dividido em masculino e feminino). Permanecem de joelhos para que os mais jovens possam ficar de pé. | |
d- Voluntários. (Pv 23.18). Estão sempre dispostos a ajudar em alguma tarefa para o bem comum, querem ser úteis, não é por algum pagamento. |
IV. AS OBRIGAÇÕES DA FAMÍLIA E DA IGREJA COM A TERCEIRA IDADE
Tanto a família quanto a igreja, tudo devem fazer para proporcionar aos idosos uma ótima qualidade de vida.
1. Obrigações da família.
O IDOSO E A FAMÍLIA | a- Tributar-lhe as devidas honras, os mais velhos são vistos pela bíblia como pessoas que merecem nosso respeito. “Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa” (Ef 6.2), "Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do velho, e terás temor do teu DEUS. Eu sou o Senhor” (Lv 19.32). |
b- Não roubar os mais velhos, eles trabalharam a vida inteira para que agora possam desfrutar de suas aposentadorias e não para sustentar seus netos e até mesmos filhos preguiçosos e exploradores. Aquele que faz isto é companheiro do destruidor(Satanás) - Pv 28.24 | |
c- Não impedir-lhe a segunda núpcias, pois ela(e) tem direito a um(a) companheira(o) para cuidar dele(a) e com quem dividir seu carinho e amor; os idosos possuem também as suas expectativas e necessidades. | |
d- Sustentar o idoso. A palavra utilizada pela bíblia "honrar" significa também dar o devido sustento e auxílio para que não haja sofrimento físico por parte do idoso. Será que precisa haver uma lei para que isto seja feito? Honrar é sustentar. Em Mateus 15.5,6 JESUS fala sobre o assunto: Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim, esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe, E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de DEUS. | |
e- Proporcionar-lhe acompanhamento acompanhamento médico adequado à sua idade e necessidade. É necessário para que possam ainda desfrutar suas ultimas possibilidades. |
2. Obrigações da igreja. Deve a igreja, o mais depressa possível, organizar um ministério voltado
exclusivamente à Terceira Idade. Eis algumas sugestões:
O IDOSO E A IGREJA | a- Classe de Escola Bíblica Dominical voltada à terceira idade, é só separar esta classe por faixa etária de 60 anos para cima, é aí que o idoso vai compartilhar suas experiências, ajudando a um outro que necessite. |
b- Curso para a terceira idade. Pode-se usar até os cursos do SENAC e também pode-se fazer parceria com a prefeitura em alfabetização e em cursos de orientação profissional, isso ajudará o idosos a remir o seu tempo. | |
c- Trabalho espiritual para o idoso é importante, pois o mesmo já possui uma intimidade com DEUS que os mais jovens não possuem, ele poderá ajudar a Igreja intercedendo, evangelizando, visitando e aconselhando. | |
d- Mantendo o idoso amparado o filho(a) poderá ter em sua vida a promessa de bênçãos dada por DEUS. (Ef 6.2) Será que precisa haver uma lei para que isto seja feito? Honrar é sustentar também, quando necessário. | |
e- Fazendo um levantamento consciente das condições de seus idosos a Igreja estará ajudando a detectar os problemas que eles estão enfrentando e poderá ajudá-los aconselhando seus familiares a proporcionar-lhes um modo de vida consoante às recomendações bíblicas. |
a) A classe da Escola Dominical voltada à Terceira Idade. Todas as EBD's devem possuir uma classe especial para a faixa etária de Idosos, com um professor que fale alto e claro (devido ao problema de audição de seus alunos), que possa ter bons testemunhos e bastante experiência no evangelho, bem como bom testemunho de vida cristã. Os mais idosos devem ter oportunidade de dar testemunhos e de participarem ativamente das aulas para que se sintam à vontade e com desejo de aprenderem sempre.
b) Cursos para a Terceira Idade. Cursos como do SENAC podem ser ministrados na própria congregação, bem como cursos bíblicos podem ser ministrados especificamente para idosos, como por exemplo como evangelizar em filas, em hospitais, em presídios, em vizinhos idosos, etc...
c) Trabalho espiritual. Cultos de ensino e pregação com participação dos idosos.
d) Mantendo os idosos amparados.
É aconselhável fazer o seguinte, para ajudar aos idosos:
CONCLUSÃO DEUS manda que demos frutos, que nos multipliquemos, que ampliemos seu Reino. Esta ampliação significa também tomar posse. É necessário que guardemos o terreno conquistado. Se DEUS nos ordenou sujeitar a terra e dominar os peixes, aves e animais, é porque existe um inimigo do qual devemos estar precavidos. Nós somos co-herdeiros de CRISTO. Com isto herdamos não somente as bênçãos, mas também do chamado e do encargo que Ele tinha. Se Ele foi chamado para desfazer as obras de Satanás, o mesmo se aplica a nós. O propósito se estendeu. DEUS nos chama para frutificar; para multiplicar; para encher aterra; para dominá-la e sujeitá-la, isto é, para evangelizar, para ganhar almas. Veja também: Sl 92:13 Sl 92:14 - Fruto espiritual Ez 47:12 - É perene Mt 13:8 - Cresce somente em boa terra Gl 5:22,23 - Possui muitas variedades Ef 5:9 - É sem defeito Tg 3:17 - Produzido pela sabedoria celeste Condições para dar fruto Sl 1:3 - Estar em contato com a Água da Vida Mt 13:23 - Receptividade espiritual Jo 12:24 - Morte para a velha vida Jo 15:2 - Poda Jo 15:5 - Permanência em CRISTO Falta de fruto Mt 3:10 - Será alvo do juízo divino Mt 13:22 - É causada pelo mundanismo Lc 13:6 - Desaponta o Senhor
Nós, que amamos a DEUS, devemos ser o exemplo no
cuidar, amar, apoiar, visitar, amparar, acariciar, animar e
fortalecer espiritualmente os nossos idosos. Somos seus devedores
pois foram eles os nossos pais físicos e espirituais, os nossos
lideres, os que batalharam e sofreram para que se fundasse as nossas
igrejas, que batalharam pela fé verdadeira, os nossos professores da
vida, os nossos exemplos cristãos, os que sofreram para termos o que
temos etc.
...Como pois podemos desprezá-los, abandoná-los,
esquecê-los, ignorar as suas necessidades e não os auxiliar, agora
que tanto necessitam de nós?
QUE IDADE TEM DEUS PARA VOCÊ? COMO VOCÊ O TRATA?
Será que em todas as fases do nosso ciclo vital é possível viver com dignidade? Os protagonistas da vida somos nós, pertencentes à primeira e segunda idades. Numa sociedade que idolatra a juventude, a beleza e a força física, ser velho significa estar envolvido em um universo de rejeição, preconceitos e exclusão. Aliás, alcançar a longevidade sempre foi uma aspiração da humanidade. Todos querem viver mais, mais ninguém quer se tornar velho. A velhice tornou-se um problema social. Hoje, o ser humano vive mais e a sociedade não sabe o que fazer com seus sujeitos envelhecidos. Acabam se tornando hóspedes indesejáveis em casa de parentes ou são esquecidos em asilos, renegando toda a sua trajetória de vida. Alguns poucos se tornam protagonistas de comerciais de bancos ou de previdência privada. A velhice é uma etapa da vida, é a etapa mais longa da vida. Viver muito e bem é um direito de todo ser humano. Nós, jovens hoje, seremos os idosos de amanhã.
Será que tratamos os idosos com a devida dignidade e respeito que merecem, da mesma forma que gostaríamos de ser tratados? GARANTIAS CONSTITUCIONAIS: Para se falar em Direitos Humanos, há que se pensar que o mesmo deve ser reconhecido à pessoa dentro de um ambiente de comunhão e solidariedade. E é essa comunhão, essa solidariedade que identificamos na CF de 1988, no Capítulo que trata Da Família, Da Criança, Do Adolescente e Do Idoso. Dizem os arts. 229 e 230 da CF/88: "Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade." (grifos nossos). "A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida." (grifos nossos). O reconhecimento da necessidade de inclusão do Idoso na discussão dos Direitos Humanos tem que ser absoluto, sob pena de afetarem a própria personalidade humana. Essa interpretação abrangente nos aponta com clareza a profundidade dos Direitos Humanos e a sua amplitude. A pessoa humana é, sem dúvida, o bem mais valorado e que carece de maior proteção. Recaséns Siches apresenta uma feliz definição sobre a vida humana: (7)"A vida humana, que é o objeto do direito assegurado no art. 5º, caput, integra-se de elementos materiais (físico e psíquicos) e imateriais (espirituais). A vida é intimidade conosco mesmo, saber-se e dar-se conta de si mesmo, um assistir a si mesmo e um tomar posição de si mesmo. Por isso é que ela constitui a fonte primária de todos os outros bens jurídicos. De nada adiantaria a Constituição assegurar outros direitos fundamentais, como a igualdade, a intimidade, a liberdade, o bem-estar, se não erigisse a vida humana num desses direitos. No conteúdo de seu conceito se envolvem o direito à dignidade da pessoa humana, o direito à privacidade, o direito à integridade físico-corporal, o direito à integridade moral e, especialmente, o direito à existência." A Constituição de 88, em seu art. 5º (caput) diz: "Todos são iguais perante à lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade". (grifos nossos). O princípio da igualdade ventilado pelo legislador constituinte sinala, de forma clara, a Proteção à Pessoa do Idoso. O Constitucionalista José Afonso da Silva assim se refere sobre a Tutela Constitucional dos Idosos: (8) "Os Idosos não foram esquecidos pelo constituinte. Ao contrário, vários dispositivos mencionam a velhice como objeto de direitos específicos, como do direito previdenciário (art. 201, I), do direito assistencial (art. 203, I), mas há dois dispositivos que merecem referência especial, porque o objeto de consideração é a pessoa em sua terceira idade." "Assim é que o art. 230 estatui que a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida, de preferência mediante programas executados no recesso do lar, garantindo-se, ainda, o benefício de um salário mínimo mensal ao idoso que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção ou tê-la provida por família, conforme dispuser a lei (art. 203, V), e, aos maiores de sessenta e cinco anos, independente de condição social, é garantida a gratuidade dos transportes urbanos." DIREITOS SOCIAIS DO IDOSO: Para tratar sobre esse tema, iremos fazer uma peregrinação sobre o que fala a Constituição Federal. O legislador constituinte inicia a Constituição Federal apresentando os seus Princípios Fundamentais e assim discorre no art. 1º: Art. 1º. A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana:
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. A República Federativa do Brasil tem como um dos objetivos fundamentais, "promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação." (art. 3º, IV). O art. 6º da Constituição Federal assim estabelece: Art. 6º. São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. DIREITO À EDUCAÇÃO: arts. 205, 206 e seu inciso I e 208 incisos I e III da Constituição Federal. Não obstante a previsão constitucional acerca do direito à educação, ainda é alarmante o número de analfabetismo que toma conta do nosso país em todas as camadas da população. Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Art. 208 O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:
I - ensino fundamental obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria; III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino; DIREITO À SAÚDE: art. 196 e 227 e seu § 1º e inc. II e § 2º da Constituição Federal. Tanto o Idoso como o Portador de Deficiência necessitam de uma maior atenção à sua saúde. Ora porque se encontram em situação de maior fragilidade ora por que suas enfermidades necessitam de um acompanhamento diferenciado. A verdade é que qualquer que seja o comportamento do Estado contrário e na contra-mão do comando constitucional, representa grave violação à direitos sociais. Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção e recuperação.
Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
§ 1º. O Estado promoverá programas de assistência integral à saúde da criança e do adolescente, admitida a participação de entidades não governamentais e obedecendo os seguintes preceitos:
II - criação de programas de prevenção e atendimento especializado para os portadores de deficiência física, sensorial ou mental, bem como de integração social do adolescente portador de deficiência, mediante o treinamento para o trabalho e a convivência, e a facilitação do acesso aos bens e serviços coletivos, com a eliminação de preconceitos e obstáculos arquitetônicos.
§ 2º. A lei disporá sobre normas de construção dos logradouros e dos edifícios de uso público e de fabricação de veículos de transporte coletivo, a fim de garantir acesso adequado às pessoas portadoras de deficiência. DIREITO AO TRABALHO: no que diz respeito ao idoso, atualmente acompanhamos uma discriminação precoce no mercado de trabalho. Normalmente nos deparamos com ofertas de emprego em que já estabelecem a idade de 40 (quarenta anos) como limite máximo para o ingresso em determinada função. Ora tal preconceito é no mínimo incoerente com a realidade apontada pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em suas contagens populacionais ao longo das últimas décadas. É notório o envelhecimento populacional e a longevidade. Enfim, o perfil de país jovem que caracterizava o Brasil não é mais a nossa realidade. Art. 7º. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
XXX - proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil;
XXXI - proibição de qualquer discriminação no tocante a salário e critérios de admissão do trabalhador portador de deficiência. DIREITO AO LAZER: arts. 215 e 217 com seu § 3º da Constituição Federal. O lazer é uma atividade que deve fazer parte do cotidiano de todo cidadão, devendo este dispor de áreas e ambientes saudáveis para o exercício deste direito. Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais Art. 217. É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não-formais, como direito de cada um,...
§ 3º O Poder Público incentivará o lazer, como forma de promoção social.
DIREITO À SEGURANÇA: É evidente o clima de insegurança que toma conta da nossa sociedade. As pessoas estão assustadas e angustiadas com o crescimento da violência, fator externo que acarreta desconforto ao cidadão e gera muita ansiedade. O art. 144 da Constituição Federal, disciplina a matéria e aponta a segurança como dever do Estado e direito do cidadão. Art.144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. DIREITO À PREVIDÊNCIA E À ASSISTÊNCIA: art. 203 e seus incisos I, IV e V, 229, 230 § 2º e 244 da Constituição Federal. Acompanhado as reformas porque vem passando o nosso sistema previdenciário, percebemos muitas violações a direitos já anteriormente adquiridos. Essa prática além de ilegal e inconstitucional provoca muita insegurança em todos os cidadãos. Art. 203. A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos: I - a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; IV - a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária; V - a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei.
Art. 229. Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade.
Art. 230 § 2º. Aos maiores de sessenta e cinco anos é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos.
Art. 244. A lei disporá sobre a adaptação dos logradouros, dos edifícios de uso público e dos veículos de transporte coletivo atualmente existentes a fim de garantir acesso adequado às pessoas portadoras de deficiência, conforme o disposto no art. 227, § 2º. DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR: art. 226 e 230 com seu § 1º da Constituição Federal e art. 222. Existe uma luta para se manter ao máximo a convivência das pessoas no seio da família. A realização de programas para garantir o exercício de tais direitos é algo que deve permear as ações dos poderes constituídos. Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.
Art. 230. A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida.
§ 1º Os programas de amparo aos idosos, a partir de serão executados preferencialmente em seus lares. III - CONCLUSÕES "E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça repouso e segurança, para sempre".(Isaías 32:17). · É dever de todo cidadão fiscalizar a implementação da Política de Proteção à Pessoa Idosa como exercício pleno da cidadania;
· É dever do Ministério Público e de toda sociedade fiscalizar e denunciar qualquer tipo de violação aos direitos dos Idosos;
· É urgente a necessidade de uma mobilização em defesa da Pessoa do idoso no sentido de tornar conhecida e aplicada a Lei Nº 8.842/94;
· Os operadores do Direito não podem fechar os olhos para a defesa urgente dos Direitos inerente à Pessoa do Idoso, pois só assim estarão atentos para as mudanças sócio-culturais porque passam a humanidade.
· Considerando o crescente e avançado aumento da população idosa no Brasil, é fundamental acompanharmos de perto o desenvolvimento das Políticas Públicas em atenção a essa faixa etária.
· Constituições da República Federativa do Brasil.
· Código Civil Brasileiro.
· Lei Nº 8.842, de 04 de Janeiro de 1994 - Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. ANEXO
"O justo florescerá como a palmeira; crescerá como cedro no Líbano. Na velhice ainda darão frutos: serão viçosos e florescentes." (Salmos 92:12 e 14).
PRINCÍPIOS DAS NAÇÕES UNIDAS EM FAVOR DAS PESSOAS DE IDADE
Para dar mais vida aos anos que são acrescentados à vida
A ASSEMBLÉIA GERAL DA ONU:
Reconhecendo a contribuição das pessoas idosas às suas sociedades, Reconhecendo que na Carta da ONU os países membros das Nações Unidas expressam, entre outras coisas, a determinação de reafirmar sua fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e valor da pessoa humana, e na igualdade de direitos de homens e mulheres, das nações maiores e menores e de promover o progresso social e elevar o nível de vida dentro de um conceito mais amplo de liberdade,
Registrando a inclusão dos direitos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, no Acordo Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e no Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, e de outras declarações com o objetivo de garantir a aplicação de normas universais a grupos determinados,
Em cumprimento do Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento, aprovado pela Assembléia Mundial do Envelhecimento e convertido em documento seu pela Assembléia Geral na Resolução 37/51 de 3 de dezembro de 1982,
Reconhecendo a enorme diversidade das situações das pessoas de idade, não só entre os diferentes países, como também dentro de cada país e entre as pessoas mesmo, problema que necessita respostas políticas diferenciadas,
Consciente de que em todos os países é cada vez maior o número de pessoas que alcançam uma idade avançada e em melhor estado de saúde do que vinha acontecendo até agora,
Consciente de que a ciência já esclareceu a falsidade de muitos estereótipos sobre a inevitável e irreversível decadência que envolve a idade,
Convencida de que há procedimentos que permitam às pessoas de idade que desejam e podem proporcionar maior participação e contribuição às atividades de sua sociedade,
Consciente de que as pressões que pesam sobre a família tanto nos países em desenvolvimento como nos desenvolvidos, é indispensável oferecer apoio àqueles que se ocupam do atendimento das pessoas idosas que requerem cuidados,
Tendo presentes as normas fixadas no Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento e os convênios, recomendações e resoluções da OIT - Organização Internacional do Trabalho, da OMS - Organização Mundial da Saúde e de outras entidades das Nações Unidas,
Propõe aos governos que introduzam o quanto antes possível os seguintes princípios em seus programas nacionais:
INDEPENDÊNCIA
1. As pessoas de idade devem ter acesso à alimentação, água, moradia, vestimenta e atenção à saúde adequados, através de recursos (renda), apoio de suas famílias e da comunidade e sua própria auto-suficiência.
2. As pessoas de idade devem ter a possibilidade de trabalhar ou ter acesso a outras oportunidades de obter renda.
3. As pessoas de idade devem participar do momento, e em que medida deixarão de trabalhar (aposentar-se).
4. As pessoas de idade devem ter acesso a programas educativos e de formação adequados às suas condições.
5. As pessoas de idade devem ter a possibilidade de viver em ambiente seguro e adaptado às suas preferências pessoais e suas capacidades em contínuas transformações.
6. As pessoas de idade devem poder residir em seu próprio domicílio, tanto quanto lhes seja possível.
PARTICIPAÇÃO
7. As pessoas de idade devem permanecer integradas à sociedade, participando ativamente na formulação e aplicação das políticas que afetam diretamente seu bem-estar, e compartilhar seus conhecimentos e habilidades com as gerações mais novas.
8. As pessoas de idade devem buscar e aproveitar oportunidades de prestar serviços à comunidade e trabalhar como voluntários em setores apropriados a seus interesses e capacitação.
9. As pessoas de idade devem poder formar movimentos ou associações de idosos.
CUIDADOS
10. As pessoas de idade devem poder desfrutar dos cuidados e da proteção da família e da comunidade, de acordo com o sistema de valores culturais de cada sociedade.
11. As pessoas de idade devem ter acesso aos serviços de atenções à saúde que as ajudem a manter ou recuperar um bom nível de bem-estar físico, mental e emocional, assim como prevenir ou retardar o aparecimento de qualquer enfermidade.
12. As pessoas de idade devem poder usar os serviços sociais e jurídicos que lhes assegurem maiores níveis de autonomia, proteção e cuidados.
13. As pessoas de idade devem ter acesso a meios apropriados de atenção institucional, capazes de lhes proporcionar proteção, reabilitação e estímulo social e mental, num ambiente humano e seguro.
14. As pessoas de idade devem desfrutar de seus direitos humanos e das liberdades fundamentais quando residirem em lares ou instituições (asilos) onde lhes ofereçam cuidados ou tratamento, com pleno respeito à sua dignidade, crenças, necessidades e intimidades, assim como ao seu direito de adotar decisões sobre atenções que lhes proporcionem e sobre a qualidade de vida no local.
AUTO-REALIZAÇÃO
15. As pessoas de idade devem poder aproveitar as oportunidades para desenvolver plenamente seu potencial.
16. As pessoas de idade devem ter acesso aos recursos educativos, culturais, espirituais e recreativos da sociedade.
DIGNIDADE
17. As pessoas de idade devem poder viver com dignidade e segurança, e ver-se livres de exploração e maus tratos físicos e mentais.
18. As pessoas de idade devem receber um tratamento digno, independentemente da idade, sexo, raça ou origem étnica, dependência/incapacidade e outras condições, e serem valorizadas sem que isto dependa de sua contribuição (ou capacidade) econômica.
"Ancião Entre os israelitas havia dois tipos de anciãos: os 'anciãos de Israel' que eram os chefes de famílias ou clãs nas várias tribos, e os 'anciãos' das cidades construídas e habitadas depois da Conquista. O termo hebraico zaqem, não significa necessariamente um homem velho, mas implica alguma pessoa com maturidade e experiência que tenha assumido a liderança entre seus compatriotas e na sua cidade ou tribo (Nm 11.16). Embora os anciãos não fossem eleitos, durante a maior parte dos períodos de Moisés até Esdras, e também na era intertestamentária, eles eram reconhecidos como o grupo de mais elevada autoridade sobre o povo. Eles agiam como representantes das nações (Jr 19.1; Jl 1.14; 2.16) e também administravam muitos assuntos políticos e resolviam disputas entre as tribos (por exemplo, Finéias e os dez chefes tribais ou anciãos, Js 22.13-33). Os anciãos da cidade formavam uma espécie de conselho municipal cujos deveres incluíam a função de juízes com a finalidade de mandar prender assassinos (Dt 19.12), conduzir as investigações e inquéritos (Dt 21.2) e resolver conflitos matrimoniais (Dt 22.15; 25.7). Os "anciãos de Israel", conhecidos primeiramente em Êxodo 3.16-18, foram reunidos por Moisés para receber o anúncio de DEUS sobre a libertação do Egito. O pacto foi ratificado no Monte Sinai na presença de 70 dos anciãos de Israel (Êx 24.1,9,14; cf.19.7)." (PFEIFFER, C. F. (et al) Dicionário bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 100-1.) Os anciãos poderiam até condenar alguém a ser morto por apedrejamento ou à morte de cruz - Deuteronômio 21:18-23 - Gálatas 3:13-15 APLICAÇÃO PESSOAL "Então, morreu Jó, velho e farto de dias" (Jó 42.1). Muitos desejam esta longevidade, mas poucos a obtém. O patriarca Jó experimentou muitas agruras. Por diversas vezes questionou a dádiva da vida. Aquilo que muitos temem em pesadelos, Jó enfrentou em sua frágil vida. Terribilíssimos tormentos atordoaram a vida do insigne líder. Contudo, nada abalava a fé impoluta do patriarca. Ele permaneceu fiel. A Bíblia sintetiza a vida do patriarca com as memoráveis palavras: "morreu velho e farto de dias". O sentido não se limita apenas à longevidade, mas também descreve a qualidade da vida que se viveu (ver Gn 25.8; Sl 92.14; 103.5). Se almejas uma vida longa e feliz você deve amar a DEUS acima de todas as coisas. Sejamos fiéis ao Senhor JESUS CRISTO e o Eterno abençoará nossas vidas com longevidade e felicidade. A terceira idade é um tempo de cuidar da herança da fé e do exemplo. Observações da revista da CPAD - 4º Trimestre de 2019 PARA REFLETIR - A respeito da lição “A Velhice de Davi”, responda:
Como a velhice é tratada na concepção moderna? O tom da concepção moderna sobre a velhice é desgastante, ao afirmar que os velhos são ressentidos com os jovens, pois são pessoas cansadas, fora de moda, feias e severas.
Como a Bíblia descreve a velhice? A Bíblia descreve a velhice como uma bênção e algo natural.
O que a igreja deve fazer para com as pessoas de terceira idade? A igreja deve ter e manter programas especiais para os idosos, pois essa prática revela o amor de DEUS ao próximo (Mc 12.30).
Como é descrito em 1 Reis a velhice de Davi? Com aproximadamente setenta anos, as forças e a saúde de Davi tinham definhado. Seu corpo não conseguia manter-se aquecido.
Qual a consciência que o rei Davi tinha a respeito de si? Davi tinha consciência de que todas suas conquistas não eram humanas, e que ele mesmo não era divino, como pensavam os reis de outras nações; seu crescimento provinha do DEUS de Israel. SÍNTESE DO TÓPICO I - A perspectiva bíblica a respeito da velhice é positiva, pois a mostra como algo natural e dadivoso. SÍNTESE DO TÓPICO II - Na velhice, Davi presenciou mais uma revolta de um filho, Adonias. SÍNTESE DO TÓPICO III - Em sua velhice Davi reconheceu a ação de DEUS e diz palavras divinamente inspiradas SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO TOP1
Ao introduzir esta lição, fale um pouco do texto base das Escrituras, que fundamenta a lição (2 Sm 23.1-7), destacando a seguinte informação: “O primeiro parágrafo do capítulo 23 é introduzido com um título: Estas são as últimas palavras de Davi (1). Davi é descrito como o homem que foi levantado em altura, o ungido do DEUS de Jacó, e o suave em salmos de Israel. É possível que as últimas palavras aqui signifiquem ‘as últimas palavras inspiradas’, visto que o termo hebraico traduzido como diz é um termo que é sempre usado em outras passagens como um pronunciamento divinamente inspirado. Que o ESPÍRITO do Senhor realmente falava por Davi (2) é abundantemente atestado nos salmos que ele escreveu” (Comentário Bíblico Beacon: 2 Josué a Ester. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.260-61). No tópico três, você poderá retomar o assunto, pois ele trata das palavras finais de Davi.
SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO TOP2
“a. Adonias exaltou-se a si mesmo [1 Reis] (1.5-8). A decisão de se andar em seu próprio caminho ao invés de se submeter à vontade de DEUS é autoexaltação, e esse espírito frequentemente resulta em uma tendência estabelecida na vida. Isto era verdadeiro no caso de Adonias. Ao exaltar-se a si mesmo, ele seguiu o exemplo de Absalão (cf. 2 Sm 15.1ss). Propositalmente, ele se apresentou como um personagem da realeza, com seus próprios carros, cavaleiros e homens que corriam diante dele. Ao contar com um histórico de disciplina paterna negligente e com a sua formosura (6), ele aparentemente sentiu que Davi, seu pai, não seria empecilho para ele. Adonias procurou a ajuda daqueles que já não gozavam das boas graças de Davi (7): Joabe, o antigo comandante do exército do rei (2 Sm 2.13, passim); e Abiatar, que tinha sido sacerdote leal de Davi no passado (1 Sm 22.20, passim). Existem muitas evidências em 2 Samuel de uma crescente discórdia entre Davi e seu general Joabe (2 Sm 3.23-39; 19.1-8; 24.3,4). No entanto, nada se sabe que possa explicar o desafeto de Abiatar, e a sua consequente disposição de adotar a causa de Adonias” (Comentário Bíblico Beacon:2 Josué a Ester. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.279). SUBSÍDIO DE VIDA CRISTÃ TOP3
“Não importa a sua idade, não importam os problemas de saúde ou outro qualquer que você esteja enfrentando. Não importa o cansaço físico e mental, a falta de coragem e de ânimo. O Senhor JESUS faz o seguinte convite: ‘Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei’ (Mt 11.28). Se até então a sua idade tem sido um ‘fardo’ difícil de suportar, a proposta de JESUS é que você troque pelo seu fardo e seu jugo, que é leve e suave. Ou seja: a partir de hoje, os seus muitos dias de vida serão usufruídos com a leveza e suavidade que só DEUS pode conceder, por meio de sua maravilhosa paz. [...] Com JESUS ao seu lado você poderá dizer que ‘as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo’ (2 Co 5.17). Assim, a sua ‘velha idade’, o seu ‘velho corpo’, o seu ‘velho cansaço’, a sua ‘velha vida’, o seu ‘velho eu’, tudo o que você considera como ‘velharia’ será transformado em coisa novas por CRISTO” (FREIRE, Eurides Santana. Melhor idade... Por que não? Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p.109,10). CONSULTE - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 80, p42. SUGESTÃO DE LEITURA - As Ovelhas também Gemem; A Caminho da Maturidade e Descubra a Vontade de DEUS para a sua Vida.