Escrita Lição 13, A Velhice de Davi

Lição 13, A Velhice de Davi
 
4º Trimestre de 2019 - O Governo Divino Em Mãos Humanas - Liderança do Povo de DEUS em 1 e 2 Samuel - Comentarista CPAD - Pr Osiel Gomes
Complementos, Ilustrações e Vídeos: Pr. Luiz Henrique de Almeida Silva - 99-99152-0454. - henriquelhas@hotmail.com - Americana - SP
Para nos ajudar -
Caixa Econômica e Lotéricas - Agência 3151 operação 013 - conta poupança 56421-6 Luiz Henrique de Almeida Silva
Bradesco – Agência 2365-5 Conta Corrente 7074-2 Luiz Henrique de Almeida Silva
Banco do Brasil – Agência 4322-2 Conta Poupança 27333-3 Edna Maria Cruz Silva
 
 
Slides - https://ebdnatv.blogspot.com/2019/12/slides-licao-13-velhice-de-davi.html
Vídeo desta Lição 13 - https://www.youtube.com/watch?v=GnoJvBzFpuA
Ajuda para esta Lição 13 -
https://www.youtube.com/view_play_list?p=0F0D4DF206321346 Davi e a Negligência na Família
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao12-davi-davieoseusucessor.htm
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao09-pd-apromessadeumavelhicefelizefrutifera.htm
 
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm ESTATUTO DO IDOSO
 
4º Trimestre de 2009 - Davi - As Vitórias e derrotas de um homem de DEUS - Comentaristas: José Gonçalves - Davi - As Vitórias e derrotas de um homem de DEUS - Comentarista: Pastor José Gonçalves
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/estudos2.htm
Vídeos sobre o rei Davi - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv4trim2009.htm
 
Esta Lição no BLOG Escrita - https://ebdnatv.blogspot.com/2019/12/escrita-licao-13-velhice-de-davi.html
 
 
 
 
Lição 13, A Velhice de Davi
 
 
TEXTO ÁUREO
“Ainda que a minha casa não seja tal para com DEUS, contudo estabeleceu comigo um concerto eterno, que em tudo será ordenado e guardado. Pois toda a minha salvação e todo o meu prazer estão nele, apesar de que ainda não o faz brotar.” (2 Sm 23.5)
 

VERDADE PRÁTICA
A verdadeira essência da vida não consiste em viver muito ou pouco, mas sim em viver cada momento com DEUS e para DEUS.
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda – 2 Sm 22.49 DEUS é que levanta os seus servos
Terça – 2 Pe 1.21 O ESPÍRITO SANTO inspirou homens santos a escreverem a Bíblia Sagrada
Quarta – Is 9.7 O governo de CRISTO será perfeito
Quinta – Is 55.3 Devemos sempre nos firmar na aliança divina
Sexta – Êx 3.6 O DEUS de Jacó usa-nos, apesar de nossas imperfeições
Sábado – Sl 92.14 Busquemos o auxílio divino na velhice, para sermos produtivos
 
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 2 Samuel 23.1-7
1 - E estas são as últimas palavras de Davi. Diz Davi, filho de Jessé, e diz o homem que foi levantado em altura, o ungido do DEUS de Jacó, e o suave em salmos de Israel: 2 - O ESPÍRITO do SENHOR falou por mim, e a sua palavra esteve em minha boca. 3 - Disse o DEUS de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de DEUS. 4 - E será como a luz da manhã, quando sai o sol, da manhã sem nuvens, quando, pelo seu resplendor e pela chuva, a erva brota da terra. 5 - Ainda que a minha casa não seja tal para com DEUS, contudo estabeleceu comigo um concerto eterno, que em tudo será ordenado e guardado. Pois toda a minha salvação e todo o meu prazer estão nele, apesar de que ainda não o faz brotar. 6- Porém os filhos de Belial serão todos como os espinhos que se lançam fora, porque se lhes não pode pegar com a mão. 7 - Mas qualquer que os tocar se armará de ferro e da haste de uma lança; e a fogo serão totalmente queimados no mesmo lugar.
 
 
OBJETIVO GERAL - Esclarecer que a essência da vida consiste em viver cada momento com DEUS e para DEUS.
 
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar uma visão geral da velhice;
Pontuar os problemas na velhice;
Enfatizar as palavras finais de Davi em sua velhice.
 
 
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Quantas são as pessoas que ao longo da caminhada cristã, hoje, já na terceira idade, sentem-se cansadas, desanimadas e sem autoestima? Isso não significa falta de espiritualidade ou ausência de comunhão com DEUS, mas mostra que o envelhecimento é uma fase natural da vida que pode ser vivida de maneira saudável ou não. Nesse sentido, o objetivo desta lição é afirmar que a essência da vida consiste em viver cada momento com DEUS e para DEUS. Assim, podemos ter o olhar alterado sobre a velhice, vivendo-a de modo que glorifique a DEUS e alegre o coração.
 
 
PONTO CENTRAL - A essência da vida consiste em viver cada momento com DEUS e para DEUS.
 
 
Resumo da Lição 13, A Velhice de Davi
I – UMA VISÃO GERAL SOBRE A VELHICE
1. Concepções antigas e modernas.
2. Concepção bíblica.
II – PROBLEMAS NA VELHICE DE DAVI
1. A velhice de Davi.
2. Enfrentando mais um filho rebelde.
3. Constituindo Salomão como rei.
4. As palavras de Davi a Salomão e sua morte.
III. AS PALAVRAS FINAIS DE DAVI EM SUA VELHICE
1. O reconhecimento da ação do DEUS de Jacó. 
2. O Davi inspirado.
 
 
 
INTRODUÇÃO
Davi estava nos seus últimos dias - veio a falecer com 70 anos.
Envelhecimento: idoso, velhice ou terceira idade?
Tentar definir esses conceitos pode parecer uma tarefa bastante fácil e simples, no entanto, estes se apresentam como um tema complexo e que requer maiores esclarecimentos de suas diversas dimensões. É importante pontuar que existe uma diferença no uso dos termos envelhecimento, idoso, velhice e terceira idade.
Costumeiramente ouvimos em nossa sociedade, de uma forma geral, o uso dos termos idoso, velhice e terceira idade. Afinal, de que forma podemos nos referir a essa etapa da vida? Todos estes termos se referem ao mesmo fenômeno? “Não reconhecemos a velhice em nós, nem sequer paramos para observá-la, somente a vemos nos outros, mesmo que estes possuam a mesma idade que nós.
Alguns termos usados para referir-se às pessoas com mais de 60 anos de idade, acabam trazendo ideias errôneas em torno do envelhecimento. Podemos pensar até que, o uso desses termos pode trazer uma tentativa de suavizar e/ou amenizar o peso que estes conceitos causam em nossa sociedade.
Tentar definir esses conceitos pode parecer uma tarefa bastante fácil e simples, no entanto, estes se apresentam como um tema complexo e que requer maiores esclarecimentos de suas diversas dimensões.
É importante pontuar que existe uma diferença no uso dos termos envelhecimento, idoso, velhice e terceira idade.
O envelhecimento deve ser entendido como um processo natural da vida que traz consigo algumas alterações sofridas pelo organismo, consideradas normais para esta fase. Envelhecemos desde o momento em que nascemos. “se envelhece conforme se vive”.
Pelo termo idoso, podemos entender todo e qualquer indivíduo acima de 60 anos de idade. Este conceito foi criado na França em 1962, substituindo termos como velho e velhote e foi adotado no Brasil em documentos oficiais logo depois. O idoso é o sujeito do envelhecimento.
O termo velhice é considerado para uns como o último ciclo da vida, que independe de condições de saúde e hábitos de vida, é individual, e que pode vir acompanhado de perdas psicomotoras, sociais, culturais e etc; já outros acreditam que a velhice é uma experiência subjetiva e cronológica. Acreditamos que a velhice seja como uma construção social que cria diversas formas diferentes de se entender o mesmo fenômeno, dependendo de cada cultura.
E terceira idade? Esta é a fase entre a aposentadoria e o envelhecimento e que traz consigo as demandas de cuidado com a saúde de uma forma mais ampla, já pensando em um envelhecimento com mais qualidade de vida. Essa expressão também foi criada na França em 1962, quando fora introduzida no país uma política de integração social e que visaria à transformação da imagem da velhice. Esta vem a realizar um corte na ideia de velhice, promovendo uma separação entre os jovens velhos e os mais velhos.
Velho na percepção dos “envelhecidos” das camadas médias e superiores está associada à pobreza, à dependência e à incapacidade, o que implica que o velho é sempre o outro. Já a noção de “terceira idade” torna-se sinônimo dos “jovens velhos”, os aposentados dinâmicos que se inserem em atividades sociais, culturais e esportivas. Idoso, por sua vez, é a designação dos “velhos respeitados”. A expressão “idoso” designa uma categoria social, no sentido de uma corporação, o que implica o desaparecimento do sujeito, sua história pessoal e suas particularidades. Além disso, uma vez que é considerado apenas como categoria social. O idoso é alguém que existiu no passado, que realizou o seu percurso psicossocial e que apenas espera o momento fatídico para sair inteiramente da cena do mundo. Logo, podemos então considerar o envelhecimento como um processo, a velhice como uma etapa da vida, e idoso como o resultado e sujeito destes.
A par de todos os significados dos termos propostos, podemos perceber que a construção desses significados acaba sendo envolto por mitos, estereótipos e preconceitos, depreciando o fenômeno de envelhecimento, trazendo sofrimento e desconforto para essa geração.
Em nossa sociedade atual, o que observamos é certa substituição do “velho” pelo “novo”, este imposto pela mídia e pela própria sociedade que enaltece aquele que é jovem.
Acreditamos não ser possível categorizar uma etapa da vida que vive em constante processo, porém também temos consciência de que em nossa sociedade algumas considerações tornam-se inviáveis, uma vez que o “velho” perdeu o lugar que ocupara antes.
É importante que possamos entender que esta fase da vida é única e importante, e que traz modificações biopsicossociais que devem ser respeitadas. Que esta etapa de vida não pode ser vista como negativa, pois os idosos ainda têm muito a nos ensinar sobre a vida.
Respeitar o idoso é respeitar nosso próprio futuro! (https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/envelhecimento-idoso-velhice-ou-terceira-idade/-21-12-19).
A velhice é a idade avançada, a maturidade, a experiência. As culturas orientais valorizam muito os idosos, bem mais do que as ocidentais.
 
 
IDOSO - hebraico - (Strong Português) -  זקן zaqen
1) ser velho, envelhecer
1a) (al) ser velho, envelhecer
1b) (ifil) envelhecer, mostrar a idade
 
 
VELHO - hebraico - (Strong Português) - זקן zaqen
1) ser velho, envelhecer
1a) (al) ser velho, envelhecer
1b) (ifil) envelhecer, mostrar a idade
 
 
VELHICE - hebraico - (Strong Português) - שיבה seybah
1) velhice, cabelo grisalho, cabeça encanecida, idade avançada
1a) cabelo grisalho, cabeça encanecida
1b) velhice
(Strong Português) -  זקנה ziqnah
1) velhice
 
Na cultura hebraica, o termo "velhice" é "zaqan", cujo sentido literal é "barba". O texto grego do Antigo Testamento traduziu "zaqan" por "presbyteros", como aparece no Novo Testamento. Em função de os idosos usarem suas barbas crescidas é que a palavra passou a designar "velhice" ou "ancião".
 
IDOSO - GREGO - (Strong Português) - πρεσβυτης presbutes
1) homem velho, idoso
2) embaixador
 
IDOSO - GREGO - (Strong Português) - πρεσβυτερος presbuteros
comparativo de presbus (de idade avançada);
1) ancião, de idade,
1a) líder de dois povos
1b) avançado na vida, ancião, sênior
1b1) antepassado
2) designativo de posto ou ofício
2a) entre os judeus
2a1) membros do grande concílio ou sinédrio (porque no tempos antigos os líderes do povo, juízes, etc., eram selecionados dentre os anciãos)
2a2) daqueles que em diferentes cidades gerenciavam os negócios públicos e administravam a justiça
2b) entre os cristãos, aqueles que presidiam as assembléias (ou igrejas). O NT usa o termo bispo, ancião e presbítero de modo permutável
2c) os vinte e quatro membros do Sinédrio ou corte celestial assentados em tronos ao redor do trono de Deus
 
 
 VELHICE - GREGO - (Strong Português) - γηρας geras
1) velhice
 
 
Nas Escrituras, a velhice é vista como fonte de bênçãos: “Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor” (Sl 92.14). A velhice pode ser boa ou ruim − isso dependerá da forma como vivemos cada fase de nossa vida; temamos a DEUS e sejamos sábios (Ec 12.1).
Os últimos momentos da vida de Davi, já na velhice, foram conturbados, conforme descrito em 1 Reis, mas, pela sua peregrinação e comunhão com DEUS, ele finda sua missão com uma grandiosa ação de graças ao Senhor, que o chamara desde a meninice.
 
 
No Brasil temos o ESTATUTO DO IDOSO - UMA BÊNÇÃO DE DEUS
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm ESTATUTO DO IDOSO


I – UMA VISÃO GERAL SOBRE A VELHICE
1. Concepções antigas e modernas.
Muitas vezes a velhice era vista como algo muito ruim e triste. Veja o que Moisés escreveu sobre a velhice - Os anos de nossa vida chegam a setenta, ou a oitenta para os que têm mais vigor; entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento, pois a vida passa depressa, e nós voamos! Salmos 90:10.
 
 
Quando se pensa em jovens e idosos ele já aparece, no choque das gerações.
Na verdade, os jovens nem gostam muito de pensar no futuro e a simples ideia de envelhecer causa desconforto. O mundo da terceira idade é algo tão distante de suas vidas que a ideia de o que é envelhecimento é distorcida. "Alguns [jovens] definem o idoso através de uma imagem idealizada, diferente da real", afirmam Caldas e Thomaz.
Esse distanciamento acaba reforçando estereótipos: idosos não sabem lidar com tecnologia, são ultrapassados, vivem doentes, não podem praticar atividades físicas, ou trabalhar e se divertir plenamente. Nada poderia ser mais distante da realidade, claro.

Os estudos mostram que os jovens até reconhecem coisas positivas na velhice, mas nada que vá muito além do: "idosos são experientes e sábios". Caldas e Thomaz ainda acreditam que, em certos momentos, adolescentes tentam ser positivos a respeito da velhice, mas é tudo balela: eles apenas querem soar politicamente corretos. Em uma pesquisa que perguntava se era possível ser verdadeiramente feliz na terceira idade, por exemplo, os jovens responderam que sim, mas que não imaginavam a si próprios realmente satisfeitos quando idosos. O que pode ser interpretado como uma forma de afirmar "tudo bem envelhecer, contanto que não aconteça comigo".

As pesquisadoras explicam: "O jovem classifica a velhice como uma etapa difícil de viver". E qual a maneira mais comum de lidar com o que parece ser difícil, para os de pouca idade? Ignorar e fingir que não vai acontecer. Uma postura que pode causar muitos prejuízos no futuro.

Um novo olhar financeiro

Ao evitar preocupações relacionadas ao futuro, os jovens acabam colocando de lado questões que precisam de atenção em um período mais cedo da vida, como a aposentadoria. Quando se trata dela, especialistas são unânimes: quanto mais cedo o hábito de poupar for adquirido, melhor. Então, é importante aceitar que a velhice virá e estar preparado para isso. Um novo olhar na saúde

A saúde é um aspecto que requer cuidados durante a vida toda, mas quando se trata de envelhecimento, a atenção dada a ela deve ser ainda maior. Preocupar-se com o futuro ajuda a prevenir diversas doenças na terceira idade. A preparação para um envelhecimento realmente sadio começa muito antes dos 40, com um estilo de vida saudável, levado desde a juventude. Por isso, é importante manter em mente que hábitos como dieta alimentar adequada, prática regular de exercícios, exames preventivos e atividades de estímulo mental se transformam em benefícios no futuro. “A hora de colher os frutos benéficos chegará. É preciso conscientizar as pessoas sobre a prevenção, pois somente assim é possível minimizar os sintomas negativos do envelhecimento e fazer com que este período seja prazeroso, tranquilo e sem doenças, que trazem tanto sofrimento para o idoso e sua família", finaliza o nutrólogo Francisco Humberto.
 

2. Concepção bíblica.
A Bíblia ensina que as pessoas mais velhas devem ser honradas e respeitadas. A idade avançada trás sabedoria e equilíbrio. Mesmo na velhice podemos ser ativos e producentes. A Bíblia revela pessoas idosas que foram tremendamente usadas por Deus. Nunca é tarde para servir a DEUS.
 
 
Velhice na Bíblia
O cabelo grisalho é uma coroa de esplendor, e obtém-se mediante uma vida justa. Provérbios 16:31
Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado nem seus filhos mendigando o pão. Salmos 37:25
Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria. Salmos 90:12
Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação." Salmos 91:16
Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes, Salmos 92:14
Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou eu aquele, aquele que os susterá. Eu os fiz e eu os levarei; eu os sustentarei e eu os salvarei. Isaías 46:4
Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes, Salmos 92:14
Agora que estou velho, de cabelos brancos, não me abandones, ó Deus, para que eu possa falar da tua força aos nossos filhos, e do teu poder às futuras gerações. Salmos 71:18
Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, e os pais são o orgulho dos seus filhos. Provérbios 17:6
Ensine os homens mais velhos a serem moderados, dignos de respeito, sensatos e sadios na fé, no amor e na perseverança. Tito 2:2
Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, 2 Coríntios 4:16
"Pois bem, o Senhor manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade! Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como tinha naquela época. Josué 14:10-11
"Levantem-se na presença dos idosos, honrem os anciãos, temam o seu Deus. Eu sou o Senhor. Levítico 19:32
Um homem pode ter cem filhos e viver muitos anos. No entanto, se não desfrutar as coisas boas da vida, digo que uma criança que nasce morta e nem ao menos recebe um enterro digno tem melhor sorte que ele. Eclesiastes 6:3
moços e moças, velhos e crianças. Salmos 148:12
Você irá para a sepultura em pleno vigor, como um feixe recolhido no devido tempo. Jó 5:26
Não me rejeites na minha velhice; não me abandones quando se vão as minhas forças. Salmos 71:9
A vida será mais refulgente que o meio-dia, e as trevas serão como a manhã em seu fulgor. Jó 11:17
Os anos de nossa vida chegam a setenta, ou a oitenta para os que têm mais vigor; entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento, pois a vida passa depressa, e nós voamos! Salmos 90:10
e então permanecera viúva até a idade de oitenta e quatro anos. Nunca deixava o templo: adorava a Deus jejuando e orando dia e noite. Lucas 2:37
 
A Bíblia descreve a velhice como algo natural e dadivoso. O homem que mais viveu na terra foi Matusalém, chegando à idade de 969 anos (Gn 5.27). Mas há muitos outros que chegaram à velhice com menos idade e diversos problemas, como Isaque, que não enxergava mais (Gn 27.1), Barzilai, que afirmou que, devido à idade, já não se interessava mais por finas iguarias (2 Sm 19.34,35).
A Bíblia relata, porém, dois homens de idade avançada que não foram atingidos pelos sintomas e problemas na velhice. O primeiro é Moisés; em Deuteronômio 34.7 é dito que seus olhos nunca escureceram nem ele perdeu o vigor. Em seguida, Calebe, com a idade de 84 anos, falou a Josué que DEUS lhe tinha conservado até ali, e ele ainda viria a conquistar as terras que lhe foram destinadas (Js 14.10-14).
A velhice virá para todos os mortais, mas o importante é ter DEUS na vida, pois, dessa forma, poderá ser encarada com naturalidade, longe de qualquer estereótipo.
Toda Igreja deve manter um trabalho específico junto aos idosos. Eles são excelentes para visitação em lares, hospitais e prisões, bem como, na manutenção do Círculo de Oração, tanto o feminino, quanto o masculino.
 
 
Na seqüência do estudo das promessas de Deus, veremos nesta aula uma promessa que, assim como a do lar feliz, está voltada para a “vida debaixo do sol”: a promessa de uma velhice feliz e frutífera para o justo.
A velhice é uma bênção de Deus aos idosos e neles devemos ver, antes de mais nada, alguém que alcançou a graça divina e que, pela sua idade avançada, é uma pessoa ricamente abençoada pelo Senhor. Se enxergarmos o idoso como um ser abençoado por Deus, certamente, teremos uma visão dele bem diversa daquela que o mundo costuma oferecer a esta faixa etária, também chamada de terceira idadeInfelizmente, muitas pessoas nessa faixa etária sofrem abusos e desrespeito, enquanto outras de maneira equivocada assumem que já nada podem oferecer. Em razão disso sentem-se inadequadas e inferiorizadas socialmente. Mas a Bíblia, ao contrário do mundo, ensina que os justos na "velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes" (Sl 92.14).

A velhice faz parte do processo evolutivo do ser humano. Todos nós envelheceremos um dia. Esta é uma realidade da qual ninguém pode fugir. As pessoas que conseguem superar o medo de envelhecer encaram a terceira idade como qualquer outra fase da vida, repleta de desafios a serem enfrentados.


 A BÍBLIA SAGRADA E A TERCEIRA IDADE - Porque tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito...”(Rm 15:4).
Para nós que cremos em Deus, e na sua Palavra, o que está escrito na Bíblia não pode ser como letra morta. Assim, para sabermos, hoje, como a Terceira Idade deve ser vista e tratada no seio das Famílias e na Igreja, precisamos conhecer o pensamento bíblico a respeito dos idosos e como eles sempre foram tratados, de acordo com a Bíblia. 
a) Segundo a Bíblia, o velho, ou idoso, deve ser tratado com honra, dignidade e respeito. “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do velho, e terás temor do teu Deus: eu sou o Senhor”(Lv 19:32). Foi o próprio Deus quem proferiu estas palavras. Por elas é possível avaliar o pensamento de Deus a respeito do velho, ou idoso. Tratar bem, e respeitosamente, uma pessoa idosa é sinal de temor a Deus.
“Cãs, significa “cabelos brancos”, que antes do uso das tinturas, eram considerados honrosos e dignos de respeito. Uma verdadeira “coroa de honra” - “Coroa de honra são as cãs...”(Pv 16:31), um símbolo de beleza - O ornamento dos mancebos é a sua força, e a beleza dos velhos, as cãs(Pv 20:29).
A Bíblia na linguagem de hoje, na primeira parte de Levíticos 19:32, diz: Fiquem de pé na presença das pessoas idosas e as tratem com todo o respeito...”.
Eram também respeitados pela sua sabedoria e experiência - Com os idosos está a sabedoria, e na abundancia de dias o entendimento”(Jó 12:12).
Pelas declarações de Eliú, podemos compreender o respeito que havia pelos mais velhos. Os jovens permaneciam calados diante deles e só falavam quando estavam certos de que os mais velhos nada mais tinham para dizer - “E respondeu Eliú, filho de Baraquel o buzita, e disse: eu sou menos de idade, e vós sois idosos; arreceei-me e temi de vos declarar a minha opinião.   Dizia eu: falem os dias e a multidão dos anos ensine a sabedoria, ou como diz a Bíblia, na linguagem de hoje: “Eu sou moço, e vocês são idosos. Foi por isso que não me atrevi a dar a minha opinião. Pensei assim, que fale a voz da experiência, que os muitos anos mostrem a sua sabedoria”(Jó 32:6-7).
Os filhos são instruídos a ouvir e não desprezar seus pais, idosos - “Ouve a teu pai que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer”(Pv 23:22).
Na promessa do Pentecostes, Deus não se esqueceu dos velhos, ou idosos - “E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e os vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões”(Joel 2:28). Assim, a Família e a Igreja devem, também, tratar as pessoas idosas com honra, dignidade e respeito. 
b) Para a Bíblia, ser velho ou idoso, não significa ser inútil, incapaz, e descartável.  “O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano... Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes”(Sl 92:12-14). Isto é possível devido os cuidados do Senhor - “Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos certamente cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”( Isaias 40:30-31).
Noé tinha seiscentos anos quando Deus enviou o Dilúvio - “No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram”(Gn 7:17).
Entre milhares de famílias com liderança jovem, a Bíblia informa que Noé, embora com idade avançada foi escolhido por Deus para coordenar a repovoação da nova Terra -  “Noé, porém achou graça aos olhos do Senhor”(Gn 6:8).
Abraão e Sara não eram jovens quando seguiram para a terra que o Senhor lhes mostraria - “...e era Abraão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã”(Gn 12:4). Sara, ou Sarai, era dez anos mais nova que ele. Deus esperou que ficassem velhos para dar-lhes o filho prometido - “E era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque seu filho” (Gn 21:5). Cumpriu-se o que, muito depois, escreveria o Salmista: “Na velhice ainda darão frutos...”. 
Consta ser de Moisés estas palavras: A duração de nossa vida é de setenta anos ...”(Sl 90:10). No entanto, quando Deus o chamou para ser o libertador de seu povo, ele estava já com oitenta anos - E Moisés era da idade de oitenta anos e Arão da Idade de oitenta e três anos, quando falaram a Faraó”(Êx 7:7).
Quando Deus quer usar alguém não existe um limite de idade. Deus renova a força dos cansados - “Dá esforço ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor”(Is 40:29).
Moisés necessitava de um auxiliar, mas em vez de alguém na faixa entre trinta e quarenta anos, alguém em pleno vigor físico e mental, Deus lhe deu, como auxiliar, o seu irmão mais velho, que estava com oitenta e três.
Os homens justos na velhice ainda darão frutos. Embora os velhos, ou idosos, possam ser vistos pelos homens, com um certo preconceito, às vezes, até com desprezo, contudo a Bíblia Sagrada afirma que os homens justos “na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes”(Sl 92:14). Moisés, Calebe e Arão confirmam esta verdade bíblica. Calebe, aos oitenta e cinco anos, considerava-se em plena forma para fazer a obra de Deus, segundo sua própria declaração – vide Js 14:10-11.
Muitos outros exemplos bíblicos podem ser citados; muitos exemplos atuais, também. Existem obreiros que já ultrapassaram a barreira dos oitenta anos, e permanecem à frente de grandes Igrejas, como provas vivas de que homens “na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes”. Outros, no entanto, que ainda poderiam estar realizando a obra do Senhor, foram torpedeados e descartados por obreiros jovens, e pretensiosos, que não souberam aplicar em suas vidas aquele principio adotado por Davi, enquanto Saul ocupava o Trono de Israel - “Esperei com paciência no Senhor...”(Sl 40:1).
Um dos papéis mais importantes da terceira idade é o de promover o conselho, a orientação. A Bíblia fala-nos da excelência de vivermos junto a conselheiros (Pv.11:14) e não há melhores conselheiros do que os mais idosos. As Escrituras registram o caso do rei Roboão, que perdeu quase todo o seu reino, porque não quis dar ouvido aos conselhos dos mais velhos de sua corte (I Rs.12:1-15).
Jacó, um velho, abençoador. Jacó, aos147 anos de idade(Gn 47:28), faz a seguinte declaração: “...o Deus, em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou, desde que eu nasci até este dia”(Gn 48:15). Em gratidão a este Deus, Jacó nos deixou o exemplo de um homem avançado em idade, porém, um abençoador - “pela fé, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu bordão(Hb 11:21).
Não importa sua idade, você pode ser um instrumento de bênção para muitos. Deus quer isto de você. A Bíblia Sagrada afirma que os crentes fiéis “Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes”. Portanto, para Deus, ser velho, ou ser idoso, não significa ser inútil, incapaz e descartável.
c) Segundo a Bíblia os Anciãos sempre desempenharam um papel de destaque.
c.1. Biblicamente, Ancião é um homem velho, ou idoso, respeitável. Estes homens não eram descartáveis, ou desprezados. Pelo contrário, a Bíblia, e também a história, destacam o papel importante que os anciãos sempre desempenharam, não somente em Israel, como também entre os demais povos, na antiguidade. 
Na morte de Jacó, um homem importante, pai da segunda maior autoridade do Egito, há um destaque sobre a presença dos anciãos em seu sepultamento, fazendo, inclusive, menção aos anciãos da casa de Faraó - “E José subiu para sepultar seu pai; e subiram com ele todos os servos de Faraó, os anciãos de sua casa, e todos os anciãos da Terra do Egito”(Gn 50:7).
Em Números 22:7 temos um destaque sobre os anciãos entre os Moabitas, e Midianitas, no papel de embaixadores do Rei: “ Então foram-se os anciãos dos Moabitas e os anciãos dos Midianitas com o preço dos encantamentos em suas mãos; e chegaram a Balaão, e lhes disseram as palavras de Balaque”.
Entre o povo de Israel, ainda no Egito, a Bíblia destaca a liderança exercida pelos anciãos, reconhecida pelo próprio Deus: “E Deus disse mais a Moisés... Vai, e ajunta os anciãos de Israel, e dize-lhes...”(Êx 3:16). Os anciãos deveriam ser informados, primeiro, sobre o que Deus ia fazer.
No deserto, antes da outorga da Lei, a liderança dos anciãos foi confirmada: “E veio Moisés, e chamou os anciãos do povo, e expôs diante deles todas estas palavras, que o Senhor lhes tinha ordenado”(Êx 19:7). Isto ocorreu no Monte Sinai, três meses após a saída do Egito.
Ainda no Sinai, porém, os anciãos foram chamadas para testemunhar o que o Senhor tinha a dizer para Israel: “Depois disse a Moisés: sobe ao Senhor, tu e Arão, Nabade e Abiu, e setenta dos anciãos de Israel...”(Êx 24:1).
Mais tarde, já em marcha através do deserto, por determinação de Deus, Moisés escolheu setenta anciãos para auxiliá-lo: “E disse o Senhor a Moisés: ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel... e contigo levarão o cargo do povo, para que tu só o não leves”(Nm 11:16-25).
c.2. Os anciãos continuam prestigiados por Deus e por Moisés. Nas Planícies de Moabe, Moisés recebeu de Deus e transmitiu ao povo, diversas instruções sobre o modo de vida na Terra Prometida, onde, em breve, entrariam. Nestas instruções destacam-se as funções que seriam exercidas pelos anciãos, em cada cidade. Eles desempenhariam um papel ativo na administração e aplicação da Lei de Moisés. Várias atividades foram desempenhadas pelos anciãos, dentre elas está a aplicação das penas aos filhos desobedientes, ou rebeldes: “Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e a voz de sua mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos, então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta de seu lugar. E dirão aos anciãos da cidade: este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvido à nossa voz; é um comilão e beberão. Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão com pedras, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti para que todo o Israel o ouça e tema”(Dt 21:18-21).
c.3. Os anciãos na Monarquia. Todos os Reis tiveram os anciãos entre os seus conselheiros. O Reino de Israel foi dividido em dois, exatamente porque o rei Reoboão não quis dar ouvidos aos anciãos que tinham sido conselheiros de seu pai, o rei Salomão - “E teve o rei Reoboão conselho com os anciãos que estavam na presença de Salomão, seu pai, quando ainda vivia, dizendo: como aconselhais vós que se responda a este povo? E o rei respondeu ao povo duramente, porque deixara o conselho que os anciãos lhe haviam aconselhado”(I Rs 12). Em conseqüência o Reino se dividiu em dois: Reino de Israel, ao Norte, e Reio de Judá, ao Sul.
c.4. Os Anciãos nas SinagogasAs Sinagogas foram instituídas depois do exílio. Destinavam-se às reuniões de caráter religioso, mas, também, serviam como tribunais e como escolas. Eram dirigidas pelos anciãos locaistambém chamados de chefes ou príncipes das sinagogas. Tinham autoridade de impor castigos, incluindo açoitamento e a excomunhão temporária e permanente.
A Igreja cristã primitiva organizou-se com base na organização das Sinagogas, incluindo a figura do ancião.
Assim, se segundo a Bíblia, o homem idoso, conhecido por Ancião, ocupou sempre um lugar de destaque, é certo que, hoje, na Igreja e na Família, o velho, ou idoso, não pode ser marginalizado, ou desprezado.
c.5. O Ancião na Igreja Primitiva.  E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja...”(Atos 14:23).
A Igreja Primitiva organizou-se com base na organização das Sinagogas, incluindo, portanto, a figura do ancião. Desta forma, certamente, os anciãos eram escolhidos entre os irmãos mais idosos.
Acredita-se que, no principio, fossem eleitos pelo povo e, depois de aprovados pelos Apóstolos, eram empossados com oração e imposição das mãos.
No Novo Testamento, os três títulos: Anciãos, no hebraicoPresbítero, no gregoBispo, no latim, tinham o mesmo significado: significavam Pastor. Usava-se as três expressões: Ancião, Presbítero e Bispo, porque na Igreja havia cristãos judeus, gregos e romanos. Assim foi até por volta do ano 150 d.C, quando, então, os Presbíteros passaram a ser subordinados aos Bispos.
Desta forma, no Novo Testamento, o ancião passou a ser uma função ministerial. Na Igreja primitiva eram escolhidos dentre os cristãos, certamente, da terceira idade. Do contrário não receberiam a denominação de Anciãos.
Em I Timóteo 5:1 temos a figura do ancião, como membro da Igreja - “Não repreendas asperamente os anciãos, mas admoesta-os como a pais...”.
Assim, na Igreja Primitiva, os anciãos, quer como obreiros, quer como pais, ocupavam um lugar respeitoso - “Semelhantemente vós, mancebos, sede sujeitos aos anciãos...”(I Pe 5:5). A Bíblia, na Linguagem de Hoje, diz: “E vocês, jovens, sejam obedientes aos mais velhos...”.
Como foi na Igreja Primitiva, assim deve ser, na Família, hoje - “Vós, filhos, sede obedientes a voossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa” (Ef 6:1-2).
3. ANCIÃO, DEUS CUIDA DE VOCÊ. Ao analisar a velhice na Bíblia, constatamos que o idoso não é abandonado nem rejeitado por Deus, como acontece comumente a alguns, que são jogados numa instituição por familiares que nem sequer têm a lembrança de visitá-los, negando-lhes o afeto e o carinho necessário.
No livro do profeta Isaias lemos que Deus permanece como os que lhe pertencem até a velhice: “Até à vossa velhice, eu serei o mesmo, e ainda até às cães, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos levarei”(Isaias 46.4).
O homem, mesmo na velhice, tem o seu valor na Bíblia: “Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes”(Salmo 92.14). Lemos sobre homens como Abraão, Moisés, Simeão e outros que, na velhice, realizaram trabalhos magníficos que ainda hoje têm grande significado para nós. (Luciano de Paula Lourenço – Prof. EBD/Assembléia de Deus – Ministério Bela Vista/Fortaleza-CE. PORTAL EBD - Comentário Bíblico do Prof. Dr. Caramuru Afonso Francisco).
 
 
II – PROBLEMAS NA VELHICE DE DAVI
1. A velhice de Davi.
 
Davi, novo ainda, setenta anos chegando, se encontra numa cama com problemas de hipotemia (Hipotermia é a temperatura corporal reduzida que acontece quando um corpo dissipa mais calor do que produz internamente - temperatura normal seria 35 graus Célsios). foi preciso colocar uma moça virgem para dormir com ele para ver se conseguia ficar com o corpo mais quente. Davi não fez sexo com ela, pois estava doente e a velhice havia se apoderado de seu corpo (Abisague, sunamita - 1 Reis 1.1-4 ).
Davi foi homem guerreiro que passou por grandes esforços de guerra e sofrimentos por causa de seus muitos pecados. Sua família foi amaldiçoada devido a seu mal comportamento.
 
Salomão fala sobre este processo de envelhecimento - Eclesiastes 12.1-7.
 
TEXTO: ECLESIASTES 12:1-7
1. Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles;
2. antes que se escureçam o sol e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a viras nuvens depois da chuva (ADVERSIDADES DA VIDA);
3. no dia em que tremerem os guardas da casa (OS BRAÇOS), e se curvarem os homens fortes (AS PERNAS), e cessarem os moedores (OS DENTES), por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas (OS OLHOS),
4. e as portas da rua (OS OUVIDOS) se fecharem; quando for baixo o ruído da moedura, e nos levantarmos à voz das aves, e todas as filhas da música (DECLINIO DA VOZ) ficarem abatidas;
5. como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho (O TATEADO DO ANDAR DO HOMEM MUITO IDOSO); e florescer a amendoeira (CABELOS BRANCOS), e o gafanhoto for um peso (FALTA DE FORÇAS), e falhar o desejo (FALTA DE APETITE); porque o homem se vai à sua casa eterna (SEPULTURA), e os pranteadores (OS QUE FICAM CHORANDO) andarão rodeando pela praça;
6. antes que se rompa a cadeia de prata (ESPINHA DORSAL), ou se quebre o copo de ouro (CRÂNIO), ou se despedace o cântaro junto à fonte, ou se desfaça a roda (O SISTEMA CIRCULATÓRIO) junto à cisterna,
7. e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu.
8. Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade.
 
 
Portanto, aproveitemos bem a adolescência, a juventude e nossa idade mediana na presença de DEUS; consagremos nossas forças e todo o nosso vigor ao Senhor JESUS CRISTO. Evangelizemos.Produzamos para o reino de DEUS.
 
 
1 Reis 1:1-4 - Davi Adoece
Davi escapara, pela misericórdia de Deus, da espada do anjo destruidor. Mas os nossos livramentos de doenças e perigos, ou por meio deles, não são senão adiamentos. Se a vela não for soprada, ela apagará por si mesma. Nós temos aqui Davi decaindo sob as fraquezas da idade, e sendo por elas levado aos portões da sepultura. Aquele que subir da cova, o laço o prenderá; e, de uma forma ou de outra, devemos necessariamente morrer.
A. Era muito sofrimento ver Davi tão debilitado. Ele estava velho e o seu calor natural estava tão dissipado que nenhuma roupa poderia mantê-lo aquecido (v. 1). Davi tinha sido um homem vigoroso e valente, um homem muito ativo, e a chama sempre fora muito ardente em seu peito; mas agora que o seu sangue está gélido e paralisado, ele está confinado a sua cama, e lá não há nenhum calor. Agora ele tem setenta anos de idade. Nessa idade, muitos são tão ativos e aptos para os negócios como sempre foram; mas Davi agora era castigado por seus pecados anteriores, especialmente aquele relacionado a Urias, e sentia o peso de suas labutas anteriores e os sofrimentos pelos quais havia passado em sua juventude, a que antes ele não dera importância, mas que agora o afetavam muito. Não se glorie o forte na sua força, pois em breve ele pode se tornar fraco e doente, ou, finalmente, se tornará fraco pela idade. Que os jovens se lembrem do seu Criador nos dias da sua mocidade, antes que venham esses maus dias. O que nossas mãos puderem fazer para Deus, por nossas almas e por nossas gerações façamos com toda a nossa força, porque a noite vem, noite da idade avançada, na qual ninguém pode trabalhar; e, quando a nossa força tiver ido, será um conforto lembrar que nós a usamos bem.
B. Era muito sofrimento ver seus médicos tão inaptos e sem capacidade de modo que eles não conheciam nenhuma outra forma de ajudá-lo senão por tratamentos exteriores. Nenhum estimulante, nenhuma essência, antes: (1) cobriam-no de vestes, as quais, havendo algum calor interior, iriam mantê-lo e aumentá-lo; mas, não havendo, elas não transmitem nenhum calor, nem as vestes reais. Eliú tem dificuldade em entender como as nossas vestes aquecem (Jó 37.17); mas, se Deus nega a sua bênção, os homens se vestem, mas ninguém se aquece (Ag 1.6). Aqui, Davi não estava aquecido. (2) Tolamente, eles receitaram núpcias para alguém que, ao contrário, devia estar se preparando para o seu funeral (vv. 2-4); mas eles sabiam o que satisfaria as suas próprias corrupções e talvez estivessem por demais dispostos a satisfazer as dele, sob a desculpa de atender à sua saúde. Seus profetas deveriam ter sido consultados tanto quanto seus médicos em um assunto dessa natureza. Agora, nós não temos aprendido assim de Cristo, mas somos ensinados que um homem deve ter apenas uma mulher (Mt 19.5). Com. Bíblico - Matthew Henry (Exaustivo) AT e NT
 

2. Enfrentando mais um filho rebelde.
 
Em 1 Reis 1.15 vemos o rei Davi doente e sem forças para combater um golpe de Estado arquitetado por seu outro filho rebelde, Adonias. Este usa quase as mesmas táticas de seu irmão rebelde, Absalão - Aaproveita-se do  omento de fraqueza do rei. Declara-se rei; apoiado pelo general de Davi, Joabe (seu primo) − é formoso de aparência e exalta a si mesmo, dizendo: “Eu reinarei”. Apresenta-se ao público com características da realeza: com carros, cavaleiros e pessoas que corriam adiante dele. Ao contrário de Absalão, que sofria oposição de seu pai, Adonias sabia que não haveria qualquer entrave para o seu plano, pois fora criado sem qualquer disciplina. Daí a expressão: “Nunca seu pai o tinha contrariado”.
Adonias representa aqueles que querem ser líderes segundo sua própria vontade, que exaltam a si mesmos, desprezando a vontade de DEUS. Essa postura vai lhe custar a vida.
 
1.6 NUNCA SEU PAI O TINHA CONTRARIADO. Adonias, o quarto filho de Davi, rebelou-se contra seu pai e proclamou-se rei de Israel, embora Deus e também Davi tivessem designado Salomão como o próximo rei (vv. 5,17,30; 2.15).
(1) Até à sua morte, Davi teve problemas com seus filhos. Apesar do seu conceito de bom governante, foi um grande fracasso como pai, negligenciando ou deixando de ensinar, guiar e "contrariar" (i.e., disciplinar) seus filhos de modo correto, segundo os preceitos de Deuteronômio 6.1-9. Como resultado, Davi em sua vida sofreu muitas mágoas e tristezas. Seu primeiro filho, Amnom, violentou sua meio-irmã Tamar, e a seguir foi morto pelo seu meio-irmão, Absalão (2 Sm 13.1-33).
O terceiro filho de Davi, Absalão, rebelou-se contra o pai e intentou matá-lo (2 Sm 15-18). Agora, seu quarto filho rebelou-se e posteriormente foi executado por Salomão (2.23-25).
(2) Por Davi não executar a vontade de Deus no tocante à família, experimentou uma série de tristezas no decurso da sua vida. O fruto do discipulado mais importante na nossa vida é o nosso empenho para, de todo coração, sermos sempre fiéis ao nosso cônjuge e a nossos filhos, e conduzi-los num viver segundo a vontade de Deus, mediante o ensino e o exemplo. (BEP - CPAD).


 
3. Constituindo Salomão como rei.
 
Restava pouco tempo de vida a Davi. Secretamente Adonias tentava um golpe de estado. O profeta Natã descobre e manda Bate Seba até ao rei lhe perguntar quem deveria governar depois dele. Quando Bate Seba está ainda falando, Natã entra e dá a notícia ao rei. DEUS havia ordenado a Davi que colocasse Salomão em seu lugar (Cap. 1 vv. 5,17,30; 2.15).
E me disse: Teu filho Salomão, ele edificará a minha casa e os meus átrios, porque o escolhi para filho e eu lhe serei por pai. 1 Crônicas 28:6
 
Já no seu leito de morte, doente e velho, Davi teve de atuar firmemente para constituir Salomão como rei. Ele chama Zadoque, Natã e Benaia (Zadoque, o sacerdote, e Benaías, general do exército e filho de Jeoiada, e Natã, o profeta), e passa-lhes as necessárias instruções, seguindo os costumes da separação de um rei: a unção e o anúncio público.
A ordem de Davi era que Salomão fosse colocado em sua mula, sobre a qual somente o rei andava; ele foi escoltado até Giom, em direção ao vale de Cedrom. A unção foi feita por Zadoque com o óleo do tabernáculo, perante todo o povo. A cerimônia feita para a coroação de Salomão recebia a ratificação divina, representada pelo profeta Natã. O exército estava presente apoiando através de seu general Benaia. Somente a partir disso é que Salomão poderia assumir o trono.
1 Crônicas 28.4-8
4 E o SENHOR, DEUS de Israel, escolheu-me de toda a casa de meu pai, para que eternamente fosse rei sobre Israel; porque a Judá escolheu por príncipe, e a casa de meu pai, na casa de Judá; e entre os filhos de meu pai se agradou de mim para me fazer rei sobre todo o Israel. 5 E, de todos os meus filhos (porque muitos filhos me deu o SENHOR), escolheu ele o meu filho Salomão para se assentar no trono do reino do SENHOR sobre Israel.6E me disse: Teu filho Salomão, ele edificará a minha casa e os meus átrios, porque o escolhi para filho e eu lhe serei por pai. 7 E estabelecerei o seu reino para sempre, se perseverar em cumprir os meus mandamentos e os meus juízos, como até ao dia de hoje. 8 Agora, pois, perante os olhos de todo o Israel, a congregação do SENHOR, e perante os ouvidos do nosso DEUS, guardai e buscai todos os mandamentos do SENHOR, vosso DEUS, para que possuais esta boa terra e a façais herdar a vossos filhos depois de vós, para sempre.
 
28.8 GUARDAI E BUSCAI TODOS OS MANDAMENTOS DO SENHOR.
A condição prévia, para que o reino de Salomão fosse estabelecido, era ele (Salomão) viver em obediência e fidelidade a DEUS. Salomão, no início, seguiu os conselhos do seu pai, mas posteriormente afastou-se de DEUS (ver 1 Rs 2.4; 11.1).
O encargo que Davi deu a Salomão foi que conhecesse a DEUS, servisse a Ele e o buscasse "com um coração perfeito e com uma alma voluntária".
(1) Conhecer a DEUS significa ter conhecimento prático da sua pessoa e dos seus caminhos e permanecer em profunda comunhão com Ele e com sua Palavra (ver Jo 17.3; cf. 15.4). 
(2) Buscar a DEUS significa desejar a sua graça, o poder do seu reino e a retidão de tal maneira, que oramos continuamente, pedindo sua presença ativa em nossa vida e buscando diligentemente fazer a sua vontade (ver Mt 5.6).
Davi tinha aprendido, mediante árdua experiência e disciplina, que o sucesso e a bênção de DEUS dependiam da firmeza nos caminhos e na verdade de DEUS. Por isso, Davi estava muito empenhado no sentido de que Salomão vivesse em obediência e lealdade a DEUS. Mesmo assim, Salomão e seus filhos acabaram ignorando as admoestações de Davi, e se desviaram de DEUS e do seu concerto (2 Cr 7.17-22). O resultado foi o juízo divino contra Salomão (11.1-13), a divisão do reino (12.1-33), e, finalmente, a destruição, tanto do Reino do Norte, quanto do Reino do Sul. O pleno cumprimento das promessas de DEUS a Davi realizou-se somente em JESUS CRISTO (At 15.16-18).
O precursor do templo foi o Tabernáculo, a tenda construída pelos israelitas enquanto acampados no deserto, junto ao monte Sinai (Êx 25—27; 30; 36—38; 39.32—40.33). Após entrarem na terra prometida de Canaã, conservaram esse santuário móvel até os tempos do rei Salomão. Durante os primeiros anos do reinado deste, ele contratou milhares de pessoas para trabalharem na construção do templo do Senhor (1Rs 5.13-18). No quarto ano do seu reinado, foram postos os alicerces; sete anos mais tarde, o templo foi terminado (1Rs 6.37,38). O culto ao Senhor, e, especialmente, os sacrifícios oferecidos a Ele, tinham agora um lugar preciso na cidade de Jerusalém. (BEP-CPAD)
 
 
4. As palavras de Davi a Salomão e sua morte.
 
E aproximaram-se os dias da morte de Davi e deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo: Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem. E guarda a observância do Senhor, teu Deus, para andares nos seus caminhos e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na Lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizeres, para onde quer que te voltares.
Para que o Senhor confirme a palavra que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca, disse, te faltará sucessor ao trono de Israel. 1 Reis 2:1-4
 
Davi tem consciência de que vai morrer. É isso o que se constata em 1 Reis 2.1-4. Nessa hora, brotam dos seus lábios profundas palavras com as quais aconselha seu filho. Davi diz para Salomão andar em santidade e, nela, conduzir o rebanho de DEUS, Israel. O rei tinha consciência plena de que uma vida de santidade só era possível pela observância e obediência completa à Palavra de DEUS, conforme Moisés revelara.
Tanto Salomão quanto o povo tinham a responsabilidade de andarem nos caminhos do Senhor, por causa das verdades divinas transmitidas, o que significava: atentar para os estatutos do Senhor (Êx 30.21); guardar os mandamentos divinos (Êx 20.1-17); atentar para os decretos ou juízos do Senhor (Êx 21.1).
 
Sobre Joabe
E também tu sabes o que me fez Joabe, filho de Zeruia, e o que fez aos dois chefes do exército de Israel, a Abner, filho de Ner, e a Amasa, filho de Jéter, os quais matou, e em paz derramou o sangue de guerra, e pôs o sangue de guerra no seu cinto que tinha nos lombos e nos seus sapatos que trazia nos pés. Faze, pois, segundo a tua sabedoria e não permitas que suas cãs desçam à sepultura em paz.
Sobre Barzilai
Porém com os filhos de Barzilai, o gileadita, usarás de beneficência, e estarão entre os que comem à tua mesa, porque assim se chegaram eles a mim, quando eu fugia por causa de teu irmão Absalão.
Sobre Simei, filho de Gera, filho de Benjamim, de Baurim
E eis que também contigo está Simei, filho de Gera, filho de Benjamim, de Baurim, que me maldisse com maldição atroz, no dia em que ia a Maanaim; porém ele saiu a encontrar-se comigo junto ao Jordão, e eu, pelo Senhor, lhe jurei, dizendo que o não mataria à espada. Mas, agora, o não tenhas por inculpável, pois és homem sábio e bem saberás o que lhe hás de fazer para que faças com que as suas cãs desçam à sepultura com sangue.
 
E Davi dormiu com seus pais e foi sepultado na Cidade de Davi.
E foram os dias que Davi reinou sobre Israel quarenta anos: sete anos reinou em Hebrom e em Jerusalém reinou trinta e três anos. Salomão se assentou no trono de Davi, seu pai, e o seu reino se fortificou sobremaneira.
1 Reis 2:5-12
 
Adonias, logo após a morte de Davi, usando Bate Seba, ainda tentou usurpar o trono, mas foi morto a mando de Salomão.
1Reis 1.50 PONTAS DO ALTAR. As pontas do altar simbolizavam a misericórdia, perdão e proteção de Deus. Adonias refugiou-se no altar, crendo que Salomão não o mataria num lugar tão sagrado (cf. Êx 21.13,14).
- Salomão reina e mata Adonias, Joabe e Simei.
 
 
 
III. AS PALAVRAS FINAIS DE DAVI EM SUA VELHICE
1. O reconhecimento da ação do DEUS de Jacó.
 
E estas são as últimas palavras de Davi: Diz Davi, filho de Jessé, e diz o homem que foi levantado em altura, o ungido do Deus de Jacó, e o suave em salmos de Israel. O Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra está na minha boca. Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de Deus. E será como a luz da manhã, quando sai o sol, da manhã sem nuvens, quando pelo seu resplendor e pela chuva a erva brota da terra.
Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo uma aliança eterna, que em tudo será bem ordenado e guardado, pois toda a minha salvação e todo o meu prazer está nele, apesar de que ainda não o faz brotar. Porém os filhos de Belial todos serão como os espinhos que se lançam fora, porque não podem ser tocados com a mão. Mas qualquer que os tocar se armará de ferro e da haste de uma lança; e a fogo serão totalmente queimados no mesmo lugar. 2 Samuel 23:1-7
 
 
A profecia de DEUS por meio de Davi na hora da morte
Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de Deus. (JESUS no milênio).
Reconhecimento de falhas na Família
Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus
Aliança com DEUS
estabeleceu comigo uma aliança eterna,
 
As palavras finais de Davi em 2 Samuel 23.1-7 são de louvor a DEUS. Primeiramente ele expressa sua gratidão a DEUS por ter-lhe favorecido em tudo; e menciona que foi levantado em altura pelo DEUS de Jacó: “Disse o DEUS de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de DEUS“ (v.3).
Davi tinha consciência de que todas as suas conquistas não eram humanas e que, ele mesmo, não era divino, como pensavam os reis de outras nações ao próprio respeito; mas seu crescimento veio do DEUS de Israel. Reconhecer nossa fragilidade é o caminho para DEUS usar-nos sem nunca pensarmos ser alguma coisa (Sl 82.7). No Novo Testamento, Paulo era usado por DEUS, mas tinha consciência de sua humanidade (At 14.15).
 
2. O Davi inspirado.
 
Davi esclarece que as palavras que pronunciará têm sua fonte em DEUS. Ele deixa claro, nos versículos 3 e 4, que brevemente o governador ideal chegará. Ele irá atuar com justiça, andará no temor do Senhor e trará grandes bênçãos ao povo. O rei diz assim porque tinha consciência de que havia falhado. Mesmo diante de suas falhas, Davi sabia que DEUS tinha estabelecido com ele um concerto, de modo que esse justo rei irá sair de sua própria casa (Is 55.3; Jr 33.15.16; At 13.34). Referia-se Ele, profeticamente, à chegada do Messias – JESUS CRISTO.
Em 1 Reis 2.10, o autor sagrado registra a morte de Davi, o grande rei de Israel. Ele dormiu com os seus pais para acordar na eternidade com DEUS. Ele estaria para sempre com o Senhor.
 
Salmos 89.3,4
Davi sabia o que era uma Aliança. Ele fez alianças com várias pessoas como com Jônatas, uma aliança de amizade (I Samuel 18.3; 20.16; 23.18), com Abner uma aliança de troca para que trouxesse até ele sua esposa Mical (II Samuel 3.12,13), com o povo de Hebrom uma aliança real onde começou a reinar antes de dominar todo o Israel (II Samuel 3.21; 5.3; I Crônicas 11.3; 23.3). Em todos estes acordos com pessoas Davi sabia de suas obrigações e as cumpriu. Embora tivesse feito tantos acordos com homens, Davi ainda não tinha feito uma Aliança com Deus.
Davi era um adorador. Muito mais que pastor, músico, soldado, general ou rei, ele era um adorador. E seu maior sonho era construir uma casa para adorar a Deus. Para isso trabalhou muito e juntou muito ouro, madeiras raras, pedras e utensílios preciosos para construir um templo (I Crônicas 22.2-5; 14). Contudo o Senhor não lhe permitiu construir o templo, mas lhe prometeu que seu descendente construiria.
Davi queria ver o Templo de Deus, mas este não foi o sinal visível da Aliança de Deus com ele. O Senhor não permitiu por que Davi havia derramado muito sangue nas guerras (I Crônicas 28.3) e para construir a casa de Deus deveria ser alguém pacífico como foi Salomão, que significa ‘paz’ (I Crônicas 22.9).
Qual é o sinal da Aliança com Deus?
Vamos descobrir alguns princípios estabelecidos por Deus em sua aliança com Davi através de alguns sinais visíveis em sua vida:

1- O Trono - Aliança para a família: Salmos 132.10-12.
O trono era um sinal visível da Aliança de Deus com a Família de Davi. O trono se tornou algo real para Davi. Ele via seu trono todos os dias. E talvez se perguntasse ‘quem se sentará neste trono depois de mim?’. Embora tivesse muitos filhos, isso não garantia sua dinastia. Ele sabia que o trono e a coroa são estabelecidos por Deus. Por isso Deus lhe deu uma promessa de que seus descendentes se assentariam para sempre no trono de Israel como dinastia real do povo de Deus.
Davi era um excelente pastor, ótimo músico, soldado e general invencível, bem como rei poderoso, mas como pai deixou muitas faltas.
Através dessa promessa, Deus estava fazendo uma Aliança com a família de Davi. Essa era uma promessa de que sua geração seria abençoada por Deus se obedecessem sua Palavra.
Creia que Deus tem promessas para sua família como nos diz Atos 16.31 “crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e tua casa”. Precisamos cuidar primeiro da família se não estamos negando a fé (I Timóteo 5.8).
Deus quer fazer uma Aliança com sua Família!    
2- Os inimigos - Aliança de misericórdia: II Samuel 7.8-16
A presença de inimigos era um sinal visível da Aliança de Misericórdia que Deus lhe tinha prometido, por isso falou no Salmos 23.5: "Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice trasborda”.
Os inimigos sempre estavam diante de Davi. Ele sempre lutou contra adversários. Deus lhe tirou de “detrás das malhadas” de ovelhas (v.8), livrou ele dos seus inimigos (v.9), Deus preparou um lugar para o povo não ser perturbado pelos “filhos da perversidade” (v.10), deu-lhe “descanso dos inimigos” e lhe permitiu edificar uma casa para descanso (v.11).
Quanto ao descendente de Davi, Deus lhe prometeu o reino estabelecido (v.12) e que construiria uma casa para Deus (v.13). O Senhor prometeu que trataria Salomão como um Pai (v.14), mas que se pecasse “castigá-lo-ei com varas de homens e com açoites de filhos de homens”, ou seja, os inimigos voltariam.
Nesta Aliança, Deus garantiu que sua “misericórdia não se apartará” (v.15), mesmo que houvesse qualquer adversidade e que para sempre um descendente de Davi reinaria em seu lugar (v.16).
Os inimigos na vida de Davi e Salomão, bem como todos os outros descendentes, serviam para lembrar das misericórdias do Senhor e clamar por sua Graça.
Por que uma Aliança de Misericórdia? Por que se fosse de justiça, não seríamos merecedores (Romanos 14.6). Quando temos inimigos e adversidades, são geralmente coisas que procuramos com as próprias mãos.
Mesmo que tenhamos adversidades, elas são visíveis para nos fazer dependentes de Deus por que “quando sou fraco é que sou forte” (II Coríntios 12.7). Nesta Aliança de misericórdia, mesmo que tenhamos problemas, a graça de Deus é superabundante e nos supre completamente , pois “fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis, antes, com a tentação, dará também o escape, para que a possais suportar” (I Coríntios 10.13).
Deus tem uma aliança de Misericórdia com você!
3- Os descendentes - Aliança para eternidade: Atos 2.29-36
Ver seus descendentes era um sinal da Aliança para Eternidade que o Senhor fez com Davi. Ele viu vários de seus descendentes (I Crônicas 3.1-9), criou filhos e conheceu alguns netos.
Mas Davi teve um descendente que ele não viu que foi Jesus Cristo. José pai terreno de criação de Jesus (Mateus 1.12-16) era descendente direto da família real de Davi. Foram 28 gerações de Davi até Cristo (Mateus 1.17). Por isso Jesus era chamado de ‘Filho de Davi’ (Mateus 22.42).
Jesus cumpriu definitivamente a promessa de que um descendente de Davi se assentaria no trono eternamente. Ele é o único que pode ser rei eterno por que é o Rei dos reis (Apocalipse 19.16).
Os planos de Deus para Davi não eram apenas para aqueles tempos. Não era uma Aliança só para seus filhos e netos. Foram planos de uma Aliança para Eternidade, passando pelo milênio.
Do mesmo modo, Deus quer fazer conosco uma Aliança para a eternidade. Não importa se veremos acontecer tudo o que Deus tem para nós. O importante é que a Fidelidade de Deus excede ao nosso limite de tempo e espaço:
"Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais” (Jeremias 29.11).
Deus tem uma aliança para a Eternidade com você!
Faça uma Aliança com Deus!
  
E morreu numa boa velhice, cheio de dias, riquezas e glória; e Salomão, seu filho, reinou em seu lugar. 1 Crônicas 29:28
 
CONCLUSÃO
A Bíblia fala dos atos heroicos de Davi, mas não esconde seus erros e deslizes. Mas o pastorzinho de Belém, como o homem segundo o coração de DEUS, soube como retornar ao que o ungira como rei de Israel. Seus salmos relatam a comunhão profunda e íntima que ele mantinha com o Senhor. E, dessa forma, o amado rei finda sua vida, enaltecendo o DEUS de Jacó.
Aprendamos a cuidar de nossa família com maior zelo, pelo menos, enquanto tivermos total domínio sobre ela (quando são menores e viveme em nossa casa). Faça tudo o que puder para que aprendam a Palavra de DEUS, para que se convertam, Para que sejam batizados nas águas e no ESPÍRITO SANTO. Sua Família é sua primeira Igreja. Primeiro em nossa vida está DEUS, em segundo, nossa família.
  
 
 
 
 
LIÇÃO 9 - A PROMESSA DE UMA VELHICE FELIZ E FRUTÍFERA
AS PROMESSAS DE DEUS PARA A SUA VIDA - "NÃO TEMAS, DEUS VOS TEM DADO UM TESOURO" (Gn 43.23).
Comentários do Pr. Geremias do Couto. - CPAD.
Complementos para auxílio ao professor e ao aluno: Ev. Luiz Henrique
 
 
Em Vídeos -
LIÇÃO 9 - A PROMESSA DE UMA VELHICE FELIZ E FRUTÍFERA - EM VÍDEOS
1Parte
2Parte
3Parte
4Parte
5Parte
TEXTO ÁUREO
"Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes" (Sl 92.14).
 
 
VERDADE PRÁTICA
A terceira idade é um tempo especial da parte de DEUS para que os idosos colham com alegria os frutos das sementes plantadas na juventude.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Salmos 92.12-15; - Isaías 40.28-31.
 
Salmos 92.12-15;
12 O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. 13 Os que estão plantados na Casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso DEUS. 14 Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes, 15 para anunciarem que o SENHOR é reto; ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.
Salmos 92:12-15 “O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro do Líbano; plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso DEUS. Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes, proclamando: O Senhor é reto; ele é a minha rocha, e nele não há impiedade.”
Existem cerca de mil espécies de palmeiras, mas a das Escrituras é a tamareira (phoenix dactylifera), cujo fruto é a tâmara. Atinge de 15 a 30 metros de altura. Produz fruto durante 100 a 200 anos e tem porte real. Milhões de pessoas comem diariamente o fruto da tamareira. Faz-se o vinho do fruto e da seiva da palmeira. Alimentam-se os camelos das sementes moídas das tâmaras. Usa-se o tronco na construção de casas. Das folhas fabrica-se escovas, corda, esteiras, sacos e cestos. Supre a maior parte das necessidades diárias do mundo árabe e egípcio. Prospera em oásis, como se diz: “a raiz na água e a copa no fogo.”
Este salmo contrasta a condição do justo com o perverso. O homem mau “nasce como grama”, mas o justo florescerá como a palmeira, o qual não tem um crescimento tão rápido, mas permanece pelos séculos, contrastando assim com a transitoriedade da grama. . Quando vemos uma palmeira nobre estendida (ereta), enviando toda a sua força ascendente em sua coluna ousada, e crescendo em meio a sequidão do deserto, nós temos uma ligeira figura de um homem piedoso, o qual em sua verticalidade aponta somente para a glória de DEUS. E independente de circunstâncias externas, pela graça de DEUS ele sobrevive e supera todas as coisas perecíveis.
Fp 3:12-14 “ Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito, mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui alcançado por CRISTO JESUS . Irmãos não julgo que o haja alcançado. Mas uma coisa faço, e é, que, esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de DEUS em CRISTO JESUS .”
 
Isaías 40.28-31
28 Não sabes, não ouviste que o eterno DEUS, o SENHOR, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não há esquadrinhação do seu entendimento. 29 Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. 30 Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão. 31 Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.
OS QUE ESPERAM NO SENHOR RENOVARÃO AS SUAS FORÇAS. Esperar no Senhor é confiar nossa vida plenamente às suas mãos. Significa depender dEle como nossa fonte de ajuda e de graça, em tempo de necessidade (cf. Sl 25.3-5; 27.14; Lc 2.25,38). Os que esperam no Senhor têm dEle as seguintes promessas:
(1) a força divina para vivificá-los no meio do cansaço e da fraqueza, do sofrimento e das provações;
(2) a capacidade de elevar-se acima das suas dificuldades, assim como a águia que paira nas alturas do céu e
(3) a capacidade de correr espiritualmente sem se cansar e de caminhar firmemente para a frente sem desfalecer, quando parece que DEUS demora em agir. DEUS promete que se o seu povo confiar nEle com paciência, Ele proverá todo o necessário ao seu sustento continuamente (1 Pe 1.5).
 
 
Idoso, Pense na família como uma bênção de DEUS

"Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão" (127:3). "Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa" (128:3).

Uma das atitudes que prevaleceram entre os antigos era que os filhos eram uma dádiva de DEUS.  Eles suplicavam a DEUS por filhos e consideravam ter uma grande família como um benefício.  Muitas pessoas vêem os filhos como uma maldição e uma praga a ser erradicada. Por que temos tantos filhos indesejados hoje em dia?  Muito simples, as pessoas não temem o Senhor e não andam em seus caminhos.

Se você tiver uma boa esposa e uma casa cheia de filhos bem comportados, você é verdadeiramente um homem abençoado.  Os bons filhos olham pelo bem-estar dos pais nos dias de enfermidade e da velhice;  eles abraçam as causas de seus pais quando precisam de um defensor;  eles produzem netos que se tornam a "coroa dos velhos" (Provérbios 17:6).

Ainda não sou avô, contudo já estou apto, por motivo da idade e da prudência.  Tenho um bom número de amigos que declaram que ter netos é uma grande recompensa.  Se os filhos são como ter "oliveira, à roda da tua mesa" (Salmo 128:3), os netos são como ter bolo de chocolate durante o dia todo.  A melhor coisa com os netos é que eles lhe dão ainda uma nova oportunidade de preparar uma alma para a eternidade.  Ajudemo-los a temer a DEUS e andar nos seus caminhos.

O salmista conclui com uma oração:  "O Senhor te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, vejas os filhos de teus filhos.  Paz sobre Israel!" (128:5-6). Precisamos estar orando por nossas famílias.  Espero e oro para que você e os seus façam do Senhor o centro de seu lar, que você o tema e ande nos seus caminhos, que você trate sua família como uma dádiva preciosa de DEUS e que a paz no coração e a prosperidade prevaleçam em seu lar.
 
Paulo, escrevendo a Tito, ensina sobre os mais velhos e sobre as mulheres idosas:
Tt 2.1 Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.
Tt 2.2 Exorta os velhos a que sejam temperantes, sérios, sóbrios, sãos na fé, no amor, e na constância;
Os mais velhos devem tomar todo o cuidado com seu testemunho e transmitir sabedoria aos mais jovens, repreendendo-os quando necessário se fizer.
 
Tt 2.3 as mulheres idosas, semelhantemente, que sejam reverentes no seu viver, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras do bem,
Tt 2.4 para que ensinem as mulheres novas a amarem aos seus maridos e filhos,
Tt 2.5 a serem moderadas, castas, operosas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de DEUS não seja blasfemada.
As mulheres mais idosas devem ensinar às mais novas como se portarem em casa, na igreja e na sociedade, também ajudando-as a passarem por tribulações, indicando sempre o caminho da fé para que as mais novas não se percam pelo caminho.
 
Os idosos são uma força evangelizadora, podendo evangelizar seus vizinhos mais idosos e visitar os hospitais.
Aos olhos de DEUS, o Criador do Ser humano, a velhice não é uma maldição, um fardo ou uma etapa a evitar a todo o custo, bem pelo contrário a longevidade é uma benção, uma recompensa do Senhor aos servos, vede Abraão ( Gen. 35:29 ), Gideão (Jz. 8:32 ), Davi ( I Cr. 29:28 ), Jó ( Jó 42:17), Paulo ( Fm. 9 ), etc.
 

 
A terceira idade não deve ser vista como o fim de uma existência, mas como o início de
uma nova etapa na vida do ser humano.  
Jó 12.12 A velhice é um tempo de sabedoria
Com os idosos está a sabedoria, e na abundância de dias, o entendimento.
A sabedoria pelos dias vividos.
Gn 15.15 A velhice pode ser um período de paz
15 E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado.
Os homens de DEUS tiveram paz na velhice.
Jz 8.32 É possível ter uma boa velhice
E faleceu Gideão, filho de Joás, numa boa velhice e foi sepultado no sepulcro de seu pai Joás, em Ofra dos abiezritas.
Boa Velhice diz a bíblia.
 Rt 4.15 Velhice — tempo de recreação
Ele te será recriador da alma e conservará a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o teve, e ela te é melhor do que sete filhos.
O SENHOR... NÃO DEIXOU... DE TE DAR REMIDOR. Embora Noemi tivesse passado por grande tristeza e adversidade na vida, manteve sua fé em DEUS. Por causa da sua fé perseverante, DEUS ordenou os eventos de tal maneira que no final ela teve uma vida agradável e abençoada. Ela podia testificar, no fim da vida, que "o Senhor é muito misericordioso e piedoso" (Tg 5.11).
Is 65.20 NÃO HAVERÁ MAIS NELA CRIANÇA DE POUCOS DIAS.
A morte existirá no reino milenar, mas a duração da vida humana será muito mais longa do que agora. Uma pessoa de cem anos de idade será considerada jovem, e morrer antes dessa idade será considerado uma maldição.
Is 65.22 A velhice como promessa divina
Não edificarão para que outros habitem, não plantarão para que outros comam, porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos até à velhice.
Promessa de dias melhores na velhice.
Salmos 71.1-24 EM TI, SENHOR, CONFIO.
Este salmo contém a oração de uma pessoa idosa (v. 9), que enfrenta dificuldades e que precisa da ajuda de DEUS para livrá-la dos seus inimigos e aflições (vv. 1,2,18). Tem andado nos caminhos de DEUS desde a mocidade (vv. 5,6,17) e teve grandes problemas na vida (v. 20), porém manteve sua fé e confiança em DEUS. Sua decisão é firme, quanto a viver o restante da sua vida confiando em DEUS para lhe conceder poder e bondade.
 Sl 71.9 A oração do idoso
Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força.
71.9 NO TEMPO DA VELHICE. Quando as forças físicas começarem a falhar e os males do envelhecimento se tornarem evidentes, devemos recordar a providência de DEUS nos dias passados, nEle confiar como nosso Protetor, Ajudador e Sustentador no ocaso da nossa vida. E, na hora da morte, quando cessam as forças físicas, devemos saber que Ele não nos abandonará, mas estará perto (vv. 12,18), quando então nos conduzirá pelos santos anjos, à sua presença celestial (Lc 16.22).
 
 
 
Semeadura e da colheita (Gl 6.7).
REPARTA COM AQUELE. É dever de todos que recebem o ensino da Palavra de DEUS ajudar a sustentar materialmente àqueles que lhes ensinam a Palavra (1 Co 9.14; 1 Tm 5.18). Dentre os que são dignos desse sustento estão os fiéis pastores, obreiros, mestres, evangelistas e missionários (1 Co 9.14; 3 Jo 6-8). Deixar de prover seu sustento, quando há recursos disponíveis, é semear egoísmo na carne e ceifar a corrupção (vv. 7-9). Dar àqueles que ministram a Palavra faz parte do cumprimento desta ordem: "fazei bem aos domésticos da fé" (v. 10); "porque a seu tempo ceifaremos" (v. 9), tanto o galardão (Mt 10.41,42) como a vida eterna (v. 8).
Quantos têm se esquecido daqueles que lhes ensinaram os primeiros passos na fé? Quantos pastores estão passando por necessidades financeiras depois que acabaram seu ministério pastoral? A Igreja, formada por membros do corpo de CRISTO deve cuidar não só de seu ex-pastor como também de sua esposa e seus filhos menores de idade, é um dever bíblico.
Quantos filhos se esqueceram do trabalho que deram aos seus pais, quantos apertos, quantas noites mal dormidas, quanta necessidade financeira para educá-los e sustentá-los! Agora é hora de retribuir o amor demonstrado, não só com palavras, mas também com atos de misericórdia.

I. O QUE É A TERCEIRA IDADE
“A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos” (Sl 90.10).
90.12 ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS. Nossos dias neste mundo, que na maioria das pessoas não chegam a mais de setenta ou oitenta anos (cf. v. 10), são poucos em relação à eternidade. Devemos orar por uma sábia compreensão da brevidade da nossa vida, para termos diante de DEUS um coração sábio no emprego de cada dia que Ele nos concede (cf. 39.4). Considerando que esta vida é uma preparação para a outra, devemos entender o que DEUS deseja realizar para si mesmo, para nossa família e para o próximo, através do nosso serviço fiel. Quando terminar aqui o nosso tempo, e chegarmos ao céu, será avaliado como foi (ou deixou de ser) a nossa dedicação a DEUS. Com isto em vista, devemos orar pedindo um coração sábio e um santo temor de DEUS (v. 11), e o seu favor em nossa vida e em nosso trabalho para Ele (vv. 13-17).

II. AS LIMITAÇÕES DA TERCEIRA IDADE
Não são poucas as limitações em decorrência da Terceira Idade: sociais, econômicas, físicas, psicológicas e até espirituais. Por isto, devem os ministérios de nossa igreja, voltados para a Terceira Idade, estar atentos a todas elas, objetivando proporcionar aos idosos uma melhor condição para se viver.
 
1. Limitações sociais. (1 Sm 8.1-9).
8.1-3 SEUS FILHOS. Samuel nomeou seus filhos juízes, na parte sul de Israel, mas eles não seguiram o bom exemplo do seu pai (v. 3). Eles decidiram proceder erradamente, e a Bíblia, neste caso, não culpa Samuel, como culpou Eli (2.29). Percebe-se que Samuel não lhes permitiu exercer o sacerdócio. O procedimento dos filhos de Samuel ensina que os filhos de pais convertidos devem ser levados a decidir quanto à sua vida espiritual.8.5 CONSTITUI-NOS... AGORA, UM REI. O reinado fazia parte das promessas do concerto entre DEUS e Abraão (Gn 17.6); e na bênção que Jacó proferiu sobre seus filhos, destinou a monarquia à tribo de Judá (Gn 49.10). Moisés previu o dia em que Israel ficaria descontente com o governo direto de DEUS (Dt 17.14,15; 28.36). Tal profecia cumpriu-se no incidente aqui registrado, quando Israel demandou um rei humano. DEUS considerou o pedido dos israelitas como eles o rejeitando como seu rei (v. 7) e como sua precipitação em pôr em jogo sua missão de povo especial de DEUS. (1) Os israelitas pediram um rei humano, para que fossem "como todas as outras nações; e o nosso rei nos julgará, e sairá adiante de nós, e fará as nossas guerras" (v. 20). Criam, erroneamente, que a razão das suas aflições e derrotas vinham da incompetência do governo, quando, na realidade, o problema era o pecado deles. Daí, eles conformarem-se com o modo de vida dos povos ímpios ao seu redor, ao invés de confiarem em DEUS. (2) Embora aquele não fosse o momento de DEUS, para eles terem um rei, e fosse injusta a sua motivação, DEUS os atendeu no que pediram. Apesar de tudo, DEUS se propôs a guiar o povo, apesar dos fracassos do governo monárquico de Israel (12.14,15; 19-25). Isso revela o amor de DEUS e a sua paciência com a fraqueza humana.
8.7 A MIM ME TEM REJEITADO. Até a época de Samuel, o governo de Israel fora uma teocracia, i.e., o próprio DEUS governava Israel como seu Rei. DEUS governava através da orientação direta, da revelação especial, da Palavra escrita e por intermédio de dirigentes escolhidos e ungidos. Quando Israel pediu um governo monárquico, seus reis passaram a assumir o cargo por sucessão hereditária e não pela escolha direta de DEUS. Surgiram, como resultado, reinados iníquos e imorais, prejudicando o senhorio de DEUS sobre o seu povo. No final da história, DEUS voltará a assumir o governo direto do seu povo, por intermédio de JESUS  CRISTO, e "o seu Reino não terá fim" (Lc 1.33; 1 Tm 1.17; Ap 20.4-6; 21.1-8).

2. Limitações econômicas. “Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força” (Sl 71.9).
71.9 NO TEMPO DA VELHICE. Quando as forças físicas começarem a falhar e os males do envelhecimento se tornarem evidentes, devemos recordar a providência de DEUS nos dias passados, nEle confiar como nosso Protetor, Ajudador e Sustentador no ocaso da nossa vida. E, na hora da morte, quando cessam as forças físicas, devemos saber que Ele não nos abandonará, mas estará perto (vv. 12,18), quando então nos conduzirá pelos santos anjos, à sua presença celestial (Lc 16.22).
É humano recear o abandono e a solidão na velhice, Davi teve esses sentimentos e pedia a DEUS para não o desamparar quando velho ( Sl.71:9,18 ). Mas o nosso DEUS é Misericordioso e Ele afirma em Isaías 46:3,4 "(...) Vós, a quem trouxe nos braços desde o ventre e levei desde a madre. E até á velhice eu serei o mesmo, e ainda até ás cãs eu vos trarei: eu fiz, e eu vos levarei, eu vos trarei e vos guardarei."

3. Limitações físicas. Ec 12.1-9).  (Sl 90.10).  (Gn 27.1). (Gn 17.17).

4. Limitações psicológicas.  2 Samuel 19.34-37. Salomão discorre sobre os problemas psicológicos enfrentados na Terceira Idade: “como também quando temerem o que está no alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua eterna casa, e os pranteadores andarão rodeando pela praça” (Ec 12.5).

5. Limitações espirituais. 
DEUS também diz que a velhice não é sinônimo de improdutividade espiritual "Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão... na velhice ainda darão frutos." (Sl. 92:13-14). Aos idosos o Senhor atribui a sabedoria e o entendimento ( Jó 12:12).

III. AS POSSIBILIDADES DA TERCEIRA IDADE
 
 
 
Jovem maduro
Velhice
Enquanto o jovem se lança briosamente na escalada da montanha,
A velhice já está no cume, usufruindo a façanha.
A juventude é a idade do prazer da conquista;
A velhice é a idade do prazer do conquistado.
A juventude é a aventura do fazer;
A velhice , o usufruto do feito.
A juventude se estriba na dimensão física;
A velhice na dimensão mental.
A juventude vibra com o caminho a ser percorrido;
A velhice comemora o caminho percorrido.
A juventude quer ser;
A velhice já o é.
 Enquanto o homem maduro é premido pelo horário,
O idoso é dono do tempo.
Enquanto a juventude está escrevendo o primeiro livro,
A velhice se deleita na enciclopédia.

Velhice, em resumo, é o patamar grandioso, prazeroso, tranqüilo, liberto e auto-suficiente. Contém todas as outras idades.
Na verdade, a velhice é a contemplação mais alta da vida, a paz de espírito, o bom humor, a sabedoria da experiência, o descompromisso, o tempo disponível, alias produto raro em outras idades.
Grande idade , bela idade, feliz idade. Do alto da sua sabedoria e experiência, o idoso é mestre das artes à qual se dedica, podendo dispor de todo o tempo do mundo para tal.
Velhice é idade da confraternização, do carinho, da condescendência, da bondade e da generosidade.
E, em ultima análise, a idade plena, agradável, positiva, desejada. Velhice é a idade que tem luz própria. PENSANDO BEM, VELHICE NÃO É VELHICE; É A JUVENTUDE MELHORADA.
 

Vejamos como poderemos aproveitar melhor nossos idosos. Podem eles atuar como:
 
 
 
UTILIDADE DOS IDOSOS
a- Auxiliar na educação dos netos.  (Rt 4.13-17). Estão sempre dispostos a cuidarem de seus netos dispensando aos mesmos tudo de amor que têem, sublimes lições de vida.
b- Conselheiros dos mais jovens.  (1 Rs 12.1-15). (Êx 4.29; 19.7; At 15.2). Feliz são aqueles que ouvem os conselhos dos mais velhos. Na multidão dos conselhos se acha sabedoria (Pv 24.6)
c- Intercessores.  (Lc 2.36-38). Estão sempre dispostos a orarem reunidos na Igreja (Círculo de oração que pode ser dividido em masculino e feminino). Permanecem de joelhos para que os mais jovens possam ficar de pé.
d- Voluntários.  (Pv 23.18). Estão sempre dispostos a ajudar em alguma tarefa para o bem comum, querem ser úteis, não é por algum pagamento.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
IV. AS OBRIGAÇÕES DA FAMÍLIA E DA IGREJA COM A TERCEIRA IDADE
Tanto a família quanto a igreja, tudo devem fazer para proporcionar aos idosos uma ótima qualidade de vida.
1. Obrigações da família.
 
 
 
 O IDOSO E A FAMÍLIA
a- Tributar-lhe as devidas honras, os mais velhos são vistos pela bíblia como pessoas que merecem nosso respeito. “Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa” (Ef 6.2),
"Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do velho, e terás temor do teu DEUS. Eu sou o Senhor” (Lv 19.32).
b- Não roubar os mais velhos, eles trabalharam a vida inteira para que agora possam desfrutar de suas aposentadorias e não para sustentar seus netos  e até mesmos filhos preguiçosos e exploradores.
Aquele que faz isto é companheiro do destruidor(Satanás) - Pv 28.24
c- Não impedir-lhe a segunda núpcias, pois ela(e) tem direito a um(a) companheira(o) para cuidar dele(a) e com quem dividir seu carinho e amor; os idosos possuem também as suas expectativas e necessidades.
d- Sustentar o idoso. A palavra utilizada pela bíblia "honrar" significa também dar o devido sustento e auxílio para que não haja sofrimento físico por parte do idoso. Será que precisa haver uma lei para que isto seja feito? Honrar é sustentar. Em Mateus 15.5,6 JESUS fala sobre o assunto: Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim, esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe, E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de DEUS.
e- Proporcionar-lhe acompanhamento acompanhamento médico adequado à sua idade e necessidade.
É necessário para que possam ainda desfrutar suas ultimas possibilidades.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
2. Obrigações da igreja. Deve a igreja, o mais depressa possível, organizar um ministério voltado
exclusivamente à Terceira Idade. Eis algumas sugestões: 
 
 
 
O IDOSO E A IGREJA
a- Classe de Escola Bíblica Dominical voltada à terceira idade, é só separar esta classe por faixa etária de 60 anos para cima, é aí que o idoso vai compartilhar suas experiências, ajudando a um outro que necessite.
b-  Curso para a terceira idade. Pode-se usar até os cursos do SENAC e também pode-se fazer parceria com a prefeitura em alfabetização e em cursos de orientação profissional, isso ajudará o idosos a remir o seu tempo.
c- Trabalho espiritual para o idoso é importante, pois o mesmo já possui uma intimidade com DEUS que os mais jovens não possuem, ele poderá ajudar a Igreja intercedendo, evangelizando, visitando e aconselhando.
d- Mantendo o idoso amparado o filho(a) poderá ter em sua vida a promessa de bênçãos dada por DEUS. (Ef 6.2) Será que precisa haver uma lei para que isto seja feito? Honrar é sustentar também, quando necessário.
e- Fazendo um levantamento consciente das condições de seus idosos a Igreja estará ajudando a detectar os problemas que eles estão enfrentando e poderá ajudá-los aconselhando seus familiares a proporcionar-lhes um modo de vida consoante às recomendações bíblicas.
 
 

a) A classe da Escola Dominical voltada à Terceira Idade. 
Todas as EBD's devem possuir uma classe especial para a faixa etária de Idosos, com um professor que fale alto e claro (devido ao problema de audição de seus alunos), que possa ter bons testemunhos e bastante experiência no evangelho, bem como bom testemunho de vida cristã. Os mais idosos devem ter oportunidade de dar testemunhos e de participarem ativamente das aulas para que se sintam à vontade e com desejo de aprenderem sempre.

b) Cursos para a Terceira Idade. 
Cursos como do SENAC podem ser ministrados na própria congregação, bem como cursos bíblicos podem ser ministrados especificamente para idosos, como por exemplo como evangelizar em filas, em hospitais, em presídios, em vizinhos idosos, etc...

c) Trabalho espiritual. 
Cultos de ensino e pregação com participação dos idosos.

d) Mantendo os idosos amparados.
É aconselhável fazer o seguinte, para ajudar aos idosos:
  • Informar os idosos sobre a importância da boa alimentação e da prática da atividade física.
  • Trabalhar a auto-estima dos idosos.
  • Esclarecer que velhice não é doença e sim uma fase da vida.
  • Integrar os idosos do Asilo com o seu grupo de convivência.
  • Integrar os idosos do Asilo com os acadêmicos do GIM-8.
  • Informar aos idosos sobre os danos causados pela prática de auto-medicação.
  • Alertar sobre os fatores que levam as doenças.
  • Incentivar a prevenção das doenças.
  • Confeccionar "folder" informativo.

    CONCLUSÃO
    DEUS manda que demos frutos, que nos multipliquemos, que ampliemos seu Reino. Esta ampliação significa também tomar posse. É necessário que guardemos o terreno conquistado. Se DEUS nos ordenou sujeitar a terra e dominar os peixes, aves e animais, é porque existe um inimigo do qual devemos estar precavidos. Nós somos co-herdeiros de CRISTO. Com isto herdamos não somente as bênçãos, mas também do chamado e do encargo que Ele tinha. Se Ele foi chamado para desfazer as obras de Satanás, o mesmo se aplica a nós. O propósito se estendeu. DEUS nos chama para frutificar; para multiplicar; para encher aterra; para dominá-la e sujeitá-la, isto é, para evangelizar, para ganhar almas.
    Veja também: Sl 92:13 Sl 92:14 - Fruto espiritual Ez 47:12 - É perene Mt 13:8 - Cresce somente em boa terra Gl 5:22,23 - Possui muitas variedades Ef 5:9 - É sem defeito Tg 3:17 - Produzido pela sabedoria celeste
    Condições para dar fruto Sl 1:3 - Estar em contato com a Água da Vida Mt 13:23 - Receptividade espiritual Jo 12:24 - Morte para a velha vida Jo 15:2 - Poda Jo 15:5 - Permanência em CRISTO
    Falta de fruto Mt 3:10 - Será alvo do juízo divino Mt 13:22 - É causada pelo mundanismo Lc 13:6 - Desaponta o Senhor
    Nós, que amamos a DEUS, devemos ser o exemplo no cuidar, amar, apoiar, visitar, amparar, acariciar, animar e fortalecer espiritualmente os nossos idosos. Somos seus devedores pois foram eles os nossos pais físicos e espirituais, os nossos lideres, os que batalharam e sofreram para que se fundasse as nossas igrejas, que batalharam pela fé verdadeira, os nossos professores da vida, os nossos exemplos cristãos, os que sofreram para termos o que temos etc.
     
    ...Como pois podemos desprezá-los, abandoná-los, esquecê-los, ignorar as suas necessidades e não os auxiliar, agora que tanto necessitam de nós?
    QUE IDADE TEM DEUS PARA VOCÊ? COMO VOCÊ O TRATA?
     
    Nascer, crescer e envelhecer! Ser criança, jovem, adulto, ser idoso! Todos nós estamos sujeitos ao ciclo natural da vida, ao qual não há como renegar.
    Será que em todas as fases do nosso ciclo vital é possível viver com dignidade?
    Os protagonistas da vida somos nós, pertencentes à primeira e segunda idades. Numa sociedade que idolatra a juventude, a beleza e a força física, ser velho significa estar envolvido em um universo de rejeição, preconceitos e exclusão. Aliás, alcançar a longevidade sempre foi uma aspiração da humanidade. Todos querem viver mais, mais ninguém quer se tornar velho.
    A velhice tornou-se um problema social. Hoje, o ser humano vive mais e a sociedade não sabe o que fazer com seus sujeitos envelhecidos. Acabam se tornando hóspedes indesejáveis em casa de parentes ou são esquecidos em asilos, renegando toda a sua trajetória de vida. Alguns poucos se tornam protagonistas de comerciais de bancos ou de previdência privada.
    A velhice é uma etapa da vida, é a etapa mais longa da vida. Viver muito e bem é um direito de todo ser humano. Nós, jovens hoje, seremos os idosos de amanhã.
    Será que tratamos os idosos com a devida dignidade e respeito que merecem, da mesma forma que gostaríamos de ser tratados?
    GARANTIAS CONSTITUCIONAIS:
    Para se falar em Direitos Humanos, há que se pensar que o mesmo deve ser reconhecido à pessoa dentro de um ambiente de comunhão e solidariedade. E é essa comunhão, essa solidariedade que identificamos na CF de 1988, no Capítulo que trata Da Família, Da Criança, Do Adolescente e Do Idoso. Dizem os arts. 229 e 230 da CF/88:
    "Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade." (grifos nossos).
    "A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida." (grifos nossos).
    O reconhecimento da necessidade de inclusão do Idoso na discussão dos Direitos Humanos tem que ser absoluto, sob pena de afetarem a própria personalidade humana.
    Essa interpretação abrangente nos aponta com clareza a profundidade dos Direitos Humanos e a sua amplitude.
    A pessoa humana é, sem dúvida, o bem mais valorado e que carece de maior proteção. Recaséns Siches apresenta uma feliz definição sobre a vida humana:
    (7)"A vida humana, que é o objeto do direito assegurado no art. 5º, caput, integra-se de elementos materiais (físico e psíquicos) e imateriais (espirituais). A vida é intimidade conosco mesmo, saber-se e dar-se conta de si mesmo, um assistir a si mesmo e um tomar posição de si mesmo. Por isso é que ela constitui a fonte primária de todos os outros bens jurídicos. De nada adiantaria a Constituição assegurar outros direitos fundamentais, como a igualdade, a intimidade, a liberdade, o bem-estar, se não erigisse a vida humana num desses direitos. No conteúdo de seu conceito se envolvem o direito à dignidade da pessoa humana, o direito à privacidade, o direito à integridade físico-corporal, o direito à integridade moral e, especialmente, o direito à existência."
    A Constituição de 88, em seu art. 5º (caput) diz: "Todos são iguais perante à lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade". (grifos nossos).
    O princípio da igualdade ventilado pelo legislador constituinte sinala, de forma clara, a Proteção à Pessoa do Idoso.
    O Constitucionalista José Afonso da Silva assim se refere sobre a Tutela Constitucional dos Idosos:
    (8) "Os Idosos não foram esquecidos pelo constituinte. Ao contrário, vários dispositivos mencionam a velhice como objeto de direitos específicos, como do direito previdenciário (art. 201, I), do direito assistencial (art. 203, I), mas há dois dispositivos que merecem referência especial, porque o objeto de consideração é a pessoa em sua terceira idade."
    "Assim é que o art. 230 estatui que a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida, de preferência mediante programas executados no recesso do lar, garantindo-se, ainda, o benefício de um salário mínimo mensal ao idoso que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção ou tê-la provida por família, conforme dispuser a lei (art. 203, V), e, aos maiores de sessenta e cinco anos, independente de condição social, é garantida a gratuidade dos transportes urbanos."
     
    DIREITOS SOCIAIS DO IDOSO:
    Para tratar sobre esse tema, iremos fazer uma peregrinação sobre o que fala a Constituição Federal. O legislador constituinte inicia a Constituição Federal apresentando os seus Princípios Fundamentais e assim discorre no art. 1º:
    Art. 1º. A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
    II - a cidadania;
    III - a dignidade da pessoa humana:
    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.
    A República Federativa do Brasil tem como um dos objetivos fundamentais, "promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação." (art. 3º, IV).
    O art. 6º da Constituição Federal assim estabelece:
    Art. 6º. São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
     
    DIREITO À EDUCAÇÃO: arts. 205, 206 e seu inciso I e 208 incisos I e III da Constituição Federal. Não obstante a previsão constitucional acerca do direito à educação, ainda é alarmante o número de analfabetismo que toma conta do nosso país em todas as camadas da população.
    Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
    Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
    Art. 208 O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:
    I - ensino fundamental obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria;
    III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;
     
    DIREITO À SAÚDE: art. 196 e 227 e seu § 1º e inc. II e § 2º da Constituição Federal. Tanto o Idoso como o Portador de Deficiência necessitam de uma maior atenção à sua saúde. Ora porque se encontram em situação de maior fragilidade ora por que suas enfermidades necessitam de um acompanhamento diferenciado. A verdade é que qualquer que seja o comportamento do Estado contrário e na contra-mão do comando constitucional, representa grave violação à direitos sociais.
    Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção e recuperação.
    Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

    § 1º. O Estado promoverá programas de assistência integral à saúde da criança e do adolescente, admitida a participação de entidades não governamentais e obedecendo os seguintes preceitos:

    II - criação de programas de prevenção e atendimento especializado para os portadores de deficiência física, sensorial ou mental, bem como de integração social do adolescente portador de deficiência, mediante o treinamento para o trabalho e a convivência, e a facilitação do acesso aos bens e serviços coletivos, com a eliminação de preconceitos e obstáculos arquitetônicos.

    § 2º. A lei disporá sobre normas de construção dos logradouros e dos edifícios de uso público e de fabricação de veículos de transporte coletivo, a fim de garantir acesso adequado às pessoas portadoras de deficiência.
    DIREITO AO TRABALHO: no que diz respeito ao idoso, atualmente acompanhamos uma discriminação precoce no mercado de trabalho. Normalmente nos deparamos com ofertas de emprego em que já estabelecem a idade de 40 (quarenta anos) como limite máximo para o ingresso em determinada função. Ora tal preconceito é no mínimo incoerente com a realidade apontada pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em suas contagens populacionais ao longo das últimas décadas. É notório o envelhecimento populacional e a longevidade. Enfim, o perfil de país jovem que caracterizava o Brasil não é mais a nossa realidade.
    Art. 7º. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
    XXX - proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil;
    XXXI - proibição de qualquer discriminação no tocante a salário e critérios de admissão do trabalhador portador de deficiência.
    DIREITO AO LAZER: arts. 215 e 217 com seu § 3º da Constituição Federal. O lazer é uma atividade que deve fazer parte do cotidiano de todo cidadão, devendo este dispor de áreas e ambientes saudáveis para o exercício deste direito.
    Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais Art. 217. É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não-formais, como direito de cada um,...

    § 3º O Poder Público incentivará o lazer, como forma de promoção social.

    DIREITO À SEGURANÇA: É evidente o clima de insegurança que toma conta da nossa sociedade. As pessoas estão assustadas e angustiadas com o crescimento da violência, fator externo que acarreta desconforto ao cidadão e gera muita ansiedade. O art. 144 da Constituição Federal, disciplina a matéria e aponta a segurança como dever do Estado e direito do cidadão.
    Art.144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.
    DIREITO À PREVIDÊNCIA E À ASSISTÊNCIA: art. 203 e seus incisos I, IV e V, 229, 230 § 2º e 244 da Constituição Federal. Acompanhado as reformas porque vem passando o nosso sistema previdenciário, percebemos muitas violações a direitos já anteriormente adquiridos. Essa prática além de ilegal e inconstitucional provoca muita insegurança em todos os cidadãos.
    Art. 203. A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos: I - a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; IV - a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária; V - a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei.
    Art. 229. Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade.
    Art. 230 § 2º. Aos maiores de sessenta e cinco anos é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos.
    Art. 244. A lei disporá sobre a adaptação dos logradouros, dos edifícios de uso público e dos veículos de transporte coletivo atualmente existentes a fim de garantir acesso adequado às pessoas portadoras de deficiência, conforme o disposto no art. 227, § 2º.
    DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR: art. 226 e 230 com seu § 1º da Constituição Federal e art. 222. Existe uma luta para se manter ao máximo a convivência das pessoas no seio da família. A realização de programas para garantir o exercício de tais direitos é algo que deve permear as ações dos poderes constituídos.
    Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.
    Art. 230. A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida.
    § 1º Os programas de amparo aos idosos, a partir de serão executados preferencialmente em seus lares.
    III - CONCLUSÕES
    "E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça repouso e segurança, para sempre".(Isaías 32:17).
    · É dever de todo cidadão fiscalizar a implementação da Política de Proteção à Pessoa Idosa como exercício pleno da cidadania;
    · É dever do Ministério Público e de toda sociedade fiscalizar e denunciar qualquer tipo de violação aos direitos dos Idosos;
    · É urgente a necessidade de uma mobilização em defesa da Pessoa do idoso no sentido de tornar conhecida e aplicada a Lei Nº 8.842/94;
    · Os operadores do Direito não podem fechar os olhos para a defesa urgente dos Direitos inerente à Pessoa do Idoso, pois só assim estarão atentos para as mudanças sócio-culturais porque passam a humanidade.
    · Considerando o crescente e avançado aumento da população idosa no Brasil, é fundamental acompanharmos de perto o desenvolvimento das Políticas Públicas em atenção a essa faixa etária.

    · Constituições da República Federativa do Brasil.

    · Código Civil Brasileiro.
    · Lei Nº 8.842, de 04 de Janeiro de 1994 - Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências.
    ANEXO
    "O justo florescerá como a palmeira; crescerá como cedro no Líbano. Na velhice ainda darão frutos: serão viçosos e florescentes." (Salmos 92:12 e 14).

    PRINCÍPIOS DAS NAÇÕES UNIDAS EM FAVOR DAS PESSOAS DE IDADE
    Para dar mais vida aos anos que são acrescentados à vida

    A ASSEMBLÉIA GERAL DA ONU:
    Reconhecendo a contribuição das pessoas idosas às suas sociedades, Reconhecendo que na Carta da ONU os países membros das Nações Unidas expressam, entre outras coisas, a determinação de reafirmar sua fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e valor da pessoa humana, e na igualdade de direitos de homens e mulheres, das nações maiores e menores e de promover o progresso social e elevar o nível de vida dentro de um conceito mais amplo de liberdade,
    Registrando a inclusão dos direitos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, no Acordo Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e no Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, e de outras declarações com o objetivo de garantir a aplicação de normas universais a grupos determinados,
    Em cumprimento do Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento, aprovado pela Assembléia Mundial do Envelhecimento e convertido em documento seu pela Assembléia Geral na Resolução 37/51 de 3 de dezembro de 1982,
    Reconhecendo a enorme diversidade das situações das pessoas de idade, não só entre os diferentes países, como também dentro de cada país e entre as pessoas mesmo, problema que necessita respostas políticas diferenciadas,
    Consciente de que em todos os países é cada vez maior o número de pessoas que alcançam uma idade avançada e em melhor estado de saúde do que vinha acontecendo até agora,
    Consciente de que a ciência já esclareceu a falsidade de muitos estereótipos sobre a inevitável e irreversível decadência que envolve a idade,
    Convencida de que há procedimentos que permitam às pessoas de idade que desejam e podem proporcionar maior participação e contribuição às atividades de sua sociedade,
    Consciente de que as pressões que pesam sobre a família tanto nos países em desenvolvimento como nos desenvolvidos, é indispensável oferecer apoio àqueles que se ocupam do atendimento das pessoas idosas que requerem cuidados,
    Tendo presentes as normas fixadas no Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento e os convênios, recomendações e resoluções da OIT - Organização Internacional do Trabalho, da OMS - Organização Mundial da Saúde e de outras entidades das Nações Unidas,
    Propõe aos governos que introduzam o quanto antes possível os seguintes princípios em seus programas nacionais:

    INDEPENDÊNCIA
    1. As pessoas de idade devem ter acesso à alimentação, água, moradia, vestimenta e atenção à saúde adequados, através de recursos (renda), apoio de suas famílias e da comunidade e sua própria auto-suficiência.
    2. As pessoas de idade devem ter a possibilidade de trabalhar ou ter acesso a outras oportunidades de obter renda.
    3. As pessoas de idade devem participar do momento, e em que medida deixarão de trabalhar (aposentar-se).
    4. As pessoas de idade devem ter acesso a programas educativos e de formação adequados às suas condições.
    5. As pessoas de idade devem ter a possibilidade de viver em ambiente seguro e adaptado às suas preferências pessoais e suas capacidades em contínuas transformações.
    6. As pessoas de idade devem poder residir em seu próprio domicílio, tanto quanto lhes seja possível.

    PARTICIPAÇÃO
    7. As pessoas de idade devem permanecer integradas à sociedade, participando ativamente na formulação e aplicação das políticas que afetam diretamente seu bem-estar, e compartilhar seus conhecimentos e habilidades com as gerações mais novas.
    8. As pessoas de idade devem buscar e aproveitar oportunidades de prestar serviços à comunidade e trabalhar como voluntários em setores apropriados a seus interesses e capacitação.
    9. As pessoas de idade devem poder formar movimentos ou associações de idosos.

    CUIDADOS
    10. As pessoas de idade devem poder desfrutar dos cuidados e da proteção da família e da comunidade, de acordo com o sistema de valores culturais de cada sociedade.
    11. As pessoas de idade devem ter acesso aos serviços de atenções à saúde que as ajudem a manter ou recuperar um bom nível de bem-estar físico, mental e emocional, assim como prevenir ou retardar o aparecimento de qualquer enfermidade.
    12. As pessoas de idade devem poder usar os serviços sociais e jurídicos que lhes assegurem maiores níveis de autonomia, proteção e cuidados.
    13. As pessoas de idade devem ter acesso a meios apropriados de atenção institucional, capazes de lhes proporcionar proteção, reabilitação e estímulo social e mental, num ambiente humano e seguro.
    14. As pessoas de idade devem desfrutar de seus direitos humanos e das liberdades fundamentais quando residirem em lares ou instituições (asilos) onde lhes ofereçam cuidados ou tratamento, com pleno respeito à sua dignidade, crenças, necessidades e intimidades, assim como ao seu direito de adotar decisões sobre atenções que lhes proporcionem e sobre a qualidade de vida no local.

    AUTO-REALIZAÇÃO
    15. As pessoas de idade devem poder aproveitar as oportunidades para desenvolver plenamente seu potencial.
    16. As pessoas de idade devem ter acesso aos recursos educativos, culturais, espirituais e recreativos da sociedade.

    DIGNIDADE
    17. As pessoas de idade devem poder viver com dignidade e segurança, e ver-se livres de exploração e maus tratos físicos e mentais.
    18. As pessoas de idade devem receber um tratamento digno, independentemente da idade, sexo, raça ou origem étnica, dependência/incapacidade e outras condições, e serem valorizadas sem que isto dependa de sua contribuição (ou capacidade) econômica.


     
    "Ancião
    Entre os israelitas havia dois tipos de anciãos: os 'anciãos de Israel' que eram os chefes de famílias ou clãs nas várias tribos, e os 'anciãos' das cidades construídas e habitadas depois da Conquista.
    O termo hebraico zaqem, não significa necessariamente um homem velho, mas implica alguma pessoa com maturidade e experiência que tenha assumido a liderança entre seus compatriotas e na sua cidade ou tribo (Nm 11.16). Embora os anciãos não fossem eleitos, durante a maior parte dos períodos de Moisés até Esdras, e também na era intertestamentária, eles eram reconhecidos como o grupo de mais elevada autoridade sobre o povo. Eles agiam como representantes das nações (Jr 19.1Jl 1.142.16) e também administravam muitos assuntos políticos e resolviam disputas entre as tribos (por exemplo, Finéias e os dez chefes tribais ou anciãos, Js 22.13-33).
    Os anciãos da cidade formavam uma espécie de conselho municipal cujos deveres incluíam a função de juízes com a finalidade de mandar prender assassinos (Dt 19.12), conduzir as investigações e inquéritos (Dt 21.2) e resolver conflitos matrimoniais (Dt 22.1525.7). Os "anciãos de Israel", conhecidos primeiramente em Êxodo 3.16-18, foram reunidos por Moisés para receber o anúncio de DEUS sobre a libertação do Egito. O pacto foi ratificado no Monte Sinai na presença de 70 dos anciãos de Israel (Êx 24.1,9,14cf.19.7)."  (PFEIFFER, C. F. (et al) Dicionário bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 100-1.)
    Os anciãos poderiam até condenar alguém a ser morto por apedrejamento ou à morte de cruz - Deuteronômio 21:18-23 - Gálatas 3:13-15
     
     
    APLICAÇÃO PESSOAL
    "Então, morreu Jó, velho e farto de dias" (Jó 42.1). Muitos desejam esta longevidade, mas poucos a obtém. O patriarca Jó experimentou muitas agruras. Por diversas vezes questionou a dádiva da vida. Aquilo que muitos temem em pesadelos, Jó enfrentou em sua frágil vida. Terribilíssimos tormentos atordoaram a vida do insigne líder. Contudo, nada abalava a fé impoluta do patriarca. Ele permaneceu fiel. A Bíblia sintetiza a vida do patriarca com as memoráveis palavras: "morreu velho e farto de dias". O sentido não se limita apenas à longevidade, mas também descreve a qualidade da vida que se viveu (ver Gn 25.8Sl 92.14103.5). Se almejas uma vida longa e feliz você deve amar a DEUS acima de todas as coisas. Sejamos fiéis ao Senhor JESUS  CRISTO e o Eterno abençoará nossas vidas com longevidade e felicidade.
    A terceira idade é um tempo de cuidar da herança da fé e do exemplo.
     
     
    Observações da revista da CPAD - 4º Trimestre de 2019
    PARA REFLETIR - A respeito da lição “A Velhice de Davi”, responda:
    Como a velhice é tratada na concepção moderna? O tom da concepção moderna sobre a velhice é desgastante, ao afirmar que os velhos são ressentidos com os jovens, pois são pessoas cansadas, fora de moda, feias e severas.
    Como a Bíblia descreve a velhice? A Bíblia descreve a velhice como uma bênção e algo natural.
    O que a igreja deve fazer para com as pessoas de terceira idade? A igreja deve ter e manter programas especiais para os idosos, pois essa prática revela o amor de DEUS ao próximo (Mc 12.30).
    Como é descrito em 1 Reis a velhice de Davi? Com aproximadamente setenta anos, as forças e a saúde de Davi tinham definhado. Seu corpo não conseguia manter-se aquecido.
    Qual a consciência que o rei Davi tinha a respeito de si? Davi tinha consciência de que todas suas conquistas não eram humanas, e que ele mesmo não era divino, como pensavam os reis de outras nações; seu crescimento provinha do DEUS de Israel.
     
     
    SÍNTESE DO TÓPICO I - A perspectiva bíblica a respeito da velhice é positiva, pois a mostra como algo natural e dadivoso.
    SÍNTESE DO TÓPICO II - Na velhice, Davi presenciou mais uma revolta de um filho, Adonias.
    SÍNTESE DO TÓPICO III - Em sua velhice Davi reconheceu a ação de DEUS e diz palavras divinamente inspiradas
     
     
    SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO TOP1
    Ao introduzir esta lição, fale um pouco do texto base das Escrituras, que fundamenta a lição (2 Sm 23.1-7), destacando a seguinte informação: “O primeiro parágrafo do capítulo 23 é introduzido com um título: Estas são as últimas palavras de Davi (1). Davi é descrito como o homem que foi levantado em altura, o ungido do DEUS de Jacó, e o suave em salmos de Israel. É possível que as últimas palavras aqui signifiquem ‘as últimas palavras inspiradas’, visto que o termo hebraico traduzido como diz é um termo que é sempre usado em outras passagens como um pronunciamento divinamente inspirado. Que o ESPÍRITO do Senhor realmente falava por Davi (2) é abundantemente atestado nos salmos que ele escreveu” (Comentário Bíblico Beacon: 2 Josué a Ester. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.260-61). No tópico três, você poderá retomar o assunto, pois ele trata das palavras finais de Davi.

    SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO TOP2
    “a. Adonias exaltou-se a si mesmo [1 Reis] (1.5-8). A decisão de se andar em seu próprio caminho ao invés de se submeter à vontade de DEUS é autoexaltação, e esse espírito frequentemente resulta em uma tendência estabelecida na vida. Isto era verdadeiro no caso de Adonias. Ao exaltar-se a si mesmo, ele seguiu o exemplo de Absalão (cf. 2 Sm 15.1ss). Propositalmente, ele se apresentou como um personagem da realeza, com seus próprios carros, cavaleiros e homens que corriam diante dele. Ao contar com um histórico de disciplina paterna negligente e com a sua formosura (6), ele aparentemente sentiu que Davi, seu pai, não seria empecilho para ele. Adonias procurou a ajuda daqueles que já não gozavam das boas graças de Davi (7): Joabe, o antigo comandante do exército do rei (2 Sm 2.13, passim); e Abiatar, que tinha sido sacerdote leal de Davi no passado (1 Sm 22.20, passim). Existem muitas evidências em 2 Samuel de uma crescente discórdia entre Davi e seu general Joabe (2 Sm 3.23-39; 19.1-8; 24.3,4). No entanto, nada se sabe que possa explicar o desafeto de Abiatar, e a sua consequente disposição de adotar a causa de Adonias” (Comentário Bíblico Beacon:2 Josué a Ester. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.279).
     
     
    SUBSÍDIO DE VIDA CRISTÃ TOP3
    “Não importa a sua idade, não importam os problemas de saúde ou outro qualquer que você esteja enfrentando. Não importa o cansaço físico e mental, a falta de coragem e de ânimo. O Senhor JESUS faz o seguinte convite: ‘Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei’ (Mt 11.28). Se até então a sua idade tem sido um ‘fardo’ difícil de suportar, a proposta de JESUS é que você troque pelo seu fardo e seu jugo, que é leve e suave. Ou seja: a partir de hoje, os seus muitos dias de vida serão usufruídos com a leveza e suavidade que só DEUS pode conceder, por meio de sua maravilhosa paz. [...] Com JESUS ao seu lado você poderá dizer que ‘as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo’ (2 Co 5.17). Assim, a sua ‘velha idade’, o seu ‘velho corpo’, o seu ‘velho cansaço’, a sua ‘velha vida’, o seu ‘velho eu’, tudo o que você considera como ‘velharia’ será transformado em coisa novas por CRISTO” (FREIRE, Eurides Santana. Melhor idade... Por que não? Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p.109,10).
     
     
    CONSULTE - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 80, p42.
     
    SUGESTÃO DE LEITURA - As Ovelhas também Gemem; A Caminho da Maturidade e Descubra a Vontade de DEUS para a sua Vida.