Escrita Lição 12, A Mordomia do Cuidado com a Terra

Lição 12, A Mordomia do Cuidado com a Terra
3º Trimestre de 2019 - Tempos, Bens e Talentos - Sendo Mordomo Fiel e Prudente com as coisas Que DEUS nos tem dado - Comentarista CPAD - Elinaldo Renovato de Lima
Complementos, Ilustrações e Vídeos: Pr. Luiz Henrique de Almeida Silva - 99-99152-0454. - henriquelhas@hotmail.com - Americana - SP
Para nos ajudar -
Caixa Econômica e Lotéricas - Agência 3151 operação 013 - conta poupança 56421-6 Luiz Henrique de Almeida Silva
Bradesco – Agência 2365-5 Conta Corrente 7074-2 Luiz Henrique de Almeida Silva
Banco do Brasil – Agência 4322-2 Conta Poupança 27333-3 Edna Maria Cruz Silva
 
 Slides https://ebdnatv.blogspot.com/2019/09/slides-licao-12-mordomia-do-cuidado-com.html
Vídeo desta Lição 12 -  https://www.youtube.com/watch?v=MNtSJSyfnL0
Ajuda para a lição
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao2-arnf-3tr17-o-unico-deus-verdadeiro-e-a-criacao.htm
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao1-ctc-4tr15-genesis,-o-livro-da-criacao-divina.htm
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao2-ctc-4tr15-a-criacao-dos-ceus-e-da-terra.htm
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao3-ctc-4tr15-e-deus-os-criou-homem-e-mulher.htm
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao11-arnf-3tr17-a-segunda-vinda-de-cristo.htm
 
 
TEXTO ÁUREO
“Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens.” (Sl 115.16)
 
 VERDADE PRÁTICA
O salvo em CRISTO deve ter uma consciência bíblica de sua responsabilidade com o meio ambiente.
 
 LEITURA DIÁRIA
Segunda – Gn 2.15 DEUS pôs o homem no Éden para cuidar do jardim
Terça – Gn 1.26 O homem foi colocado para “dominar” a Terra
Quarta – Is 45.18 A Terra foi formada para ser habitada
Quinta – Gn 3.17 A maldição da Terra
Sexta – Jó 24.12 Os homens “gemem” nas cidades
Sábado – Ap 11.18 DEUS trará juízo sobre quem destrói a Terra
 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE, Gênesis 1.26-30
26 - E disse DEUS: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra. 27 - E criou DEUS o homem à sua imagem; à imagem de DEUS o criou; macho e fêmea os criou. 28 - E DEUS os abençoou e DEUS lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. 29 - E disse DEUS: Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente e que está sobre a face de toda a terra e toda árvore em que há fruto de árvore que dá semente; ser-vos-ão para mantimento. 30 - E a todo animal da terra, e a toda ave dos céus, e a todo réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde lhes será para mantimento. E assim foi.
 
 
OBJETIVO GERAL - Pontuar que o salvo em CRISTO deve ter uma consciência bíblica de sua responsabilidade com o meio ambiente.
 
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Destacar que o homem foi criado para ser mordomo de DEUS;
Mostrar como DEUS concedeu a Terra aos homens;
Apresentar o homem e sua relação com a Terra.
 
 
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O homem foi preparado para ser o mordomo de DEUS no planeta Terra. Foi para plantar, cultivar, constituir famílias, sociedade e construir empreendimentos, preservando os recursos naturais que DEUS concedeu legitimidade ao homem para cuidar da Terra.
É preciso desenvolver a nossa consciência bíblica acerca dessa responsabilidade com a Terra. Não podemos contribuir para poluí-la, degradá-la e arruiná-la. O nosso DEUS nos deu o privilégio de zelar pela Terra, o lar de todos nós.
 
 
PONTO CENTRAL - É preciso ter consciência bíblica de nossa responsabilidade com o meio ambiente.
 
 
Resumo da Lição 12, A Mordomia do Cuidado com a Terra
I – O HOMEM FOI CRIADO PARA SER MORDOMO DE DEUS
1. O mordomo da Terra.
2. A terra habitável.
II – DEUS CONCEDEU A TERRA AOS HOMENS
1. A Terra é do Senhor (Sl 24.1).
2. A natureza – uma dádiva da graça de DEUS.
3. A missão de governar a Terra.
III – O HOMEM E SUA RELAÇÃO COM A TERRA
1. A Terra antes do homem.
2. A Terra depois da criação do homem.
3. A Terra depois da Queda.
IV – A MORDOMIA DO MEIO AMBIENTE
1. A falha do homem na mordomia da Terra.
2. A degradação da Terra.
3. A restauração da Terra.
 
 
SÍNTESE DO TÓPICO I - O homem foi criado para ser um mordomo de DEUS na Terra.
SÍNTESE DO TÓPICO II - A Terra é do Senhor, a natureza é uma dádiva divina e, por isso, o homem deve cuidar da Terra.
SÍNTESE DO TÓPICO III - A relação do homem com a Terra se resume em antes e depois de sua criação, e depois da Queda.
SÍNTESE DO TÓPICO IV - Num contexto de falha na mordomia e degradação da Terra, há uma promessa divina de restauração
 
 
INTRODUÇÃO E RESUMO
A Mordomia do Cuidado com a Terra
É preciso termos uma consciência bíblica a respeito de nossa responsabilidade com o Meio Ambiente. Deus nos colocou como mordomos da Terra. Um dos propósitos da criação do ser humano, além de exaltar e glorificar a Deus, foi o de exercer a mordomia bíblica sobre a Terra. Ora, Deus é o Criador de todas as coisas, nesse sentido, há sim uma dimensão sagrada na Terra, porque esta é sua criação. O que não significa que Terra deve ser idolatrada, como propõe algumas correntes modernas de pensamento, mas que, no sentido de honrar a Deus, cuidaremos daquilo que Ele nos entregou para cuidar de maneira reverente. Apresentar essa consciência bíblica é o principal objetivo da presente lição.
Resumo da lição
Nesta lição, destacaremos que o homem foi criado para ser mordomo de Deus; mostraremos como o Criador concedeu a Terra aos homens; e apresentaremos a relação do homem com a Terra. Para isso, o conteúdo da lição está estruturado em quatro grandes tópicos: 1) O Homem foi criado para ser o Mordomo de Deus; 2) Deus concedeu a Terra ao Homem; 3) O Homem e sua Relação com a Terra; 4) A Mordomia do Meio Ambiente. O primeiro tópico destaca o homem como o mordomo de uma terra habitável, pois esta é do Senhor, e, portanto, foi o Senhor que lhe deu tal missão. O segundo tópico mostra que a Terra é do Senhor e a natureza, uma dádiva da graça de Deus; nesse sentido, devemos viver na Terra com essa consciência. O terceiro tópico apresenta a Terra antes do homem, depois do homem e depois da Queda, resumindo assim, a relação do homem com a Terra. O último tópico reflete sobre a falha do homem na mordomia da Terra, a degradação da Terra e a restauração da Terra; aqui, é preciso enfatizar que há uma promessa bíblica de restauração da Terra num contexto de degradação.
Aplicação da lição
Com esta lição, precisamos conscientizar os nossos irmãos e irmãs de que Deus conta conosco como Mordomo da Terra. Nessa perspectiva, um mordomo da Terra não polui rios, não suja ruas, não despeja lixos em lugar desapropriado. O mordomo da Terra zela por aquilo que está ao seu alcance fazer. É preciso mostrar também que cuidar da Terra não é um peso, mas um privilégio, pois a Terra é uma dádiva que Deus nos deu. É a nossa casa provisória!
Devemos ter a esperança de que um dia a Terra também será restaurada das maldades humanas. Portanto, hoje, cuidemos e zelemos pela nossa casa provisória! Subsídios CPAD.
 
 
I – O HOMEM FOI CRIADO PARA SER MORDOMO DE DEUS
1. O mordomo da Terra.
DEUS chamou o homem para ser o mordomo (gr. oikonomos) da Criação.

DEUS CRIOU OS MUNDOS, OU SEJA, O UNIVERSO, PELA SUA PALAVRA 
Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Hebreus 11:3.
 
ANTES DE CRIAR O HOMEM DEUS CRIOU A TERRA E A FORMOU PARA SER CASA DO HOMEM.
“Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o DEUS que formou a terra e a fez; ele a estabeleceu, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor, e não há outro” (Is 45.18).

DEUS não criou a terra vazia para que o homem a enchesse, mas a criou com tudo o que era necessário para que o homem habitasse nela. Somente depois de colocar tudo o que era necessário para a sobrevivência do homem nela é que criou o homem e o colocou nela. O homem foi criado no Eden e depois DEUS plantou um jardim e colocou o homem lá dentro. Depois criou a mulher no jardim. O homem foi criado para viver em um lugar especial da Terra, tendo o domínio sobre tudo.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26
 
 
2. A terra habitável.
DEUS fez a Terra para que os seres humanos a habitassem.
“Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o DEUS que formou a terra e a fez; ele a estabeleceu, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor, e não há outro” (Is 45.18).
 
DEUS CRIOU A TERRA E SÓ ELE TEM O DIREITO DE DESTRUÍ-LA QUANDO DESEJAR.
Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? 2 Pedro 3:10-12
Um dia tudo isso deixará de existir, mas isso só deverá acontecer quando o ser humano não mais morar aqui, ou seja, após o juízo final do Trono Branco.
E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. Apocalipse 20:11
 
 
II – DEUS CONCEDEU A TERRA AOS HOMENS
1. A Terra é do Senhor (Sl 24.1).
Não podemos contaminar os recursos naturais; precisamos evitar os desperdícios e o uso irracional da água.

DEUS DEU EXEMPLO PLANTANDO E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. Gênesis 2:8
NOÉ SEGUIU O EXEMPLO PLANTANDO E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha. Gênesis 9:20
ABRAÃO SEGUIU O EXEMPLO PLANTANDO E plantou um bosque em Berseba, e invocou lá o nome do Senhor, Deus eterno. Gênesis 21:33 (memorial de aliança).
ISRAEL SEGUIU O EXEMPLO E PLANTOU E qual é o homem que plantou uma vinha e ainda não a desfrutou? Vá, e torne-se à sua casa, para que porventura não morra na peleja e algum outro a desfrute. Deuteronômio 20:6
SEMPRE HÁ TEMPO DE SE PLANTAR Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Eclesiastes 3:2
NÃO BASTA PLANTAR, TEM QUE CUIDAR O que cuida da figueira comerá do seu fruto; e o que atenta para o seu senhor será honrado. Provérbios 27:18
O CRISTÃO CUIDA BEM DE SEUS ANIMAIS O justo tem consideração pela vida dos seus animais, mas as afeições dos ímpios são cruéis. Provérbios 12:10
 
 
2. A natureza – uma dádiva da graça de DEUS.
Por meio dela, DEUS nos garante o ar, a água, o sol, a chuva, a germinação das plantas, o fruto e os alimentos necessários à nossa subsistência.

Os dois versículos abaixo parecem antagônicos, mas se completam entre si. DEUS é o dono e o homem o miordomo por permissão de DEUS.
Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor teu Deus, a terra e tudo o que nela há. Deuteronômio 10:14
Os céus são os céus do Senhor; mas a terra a deu aos filhos dos homens. Salmos 115:16
 

ADÃO NÃO NASCEU NO JARDIM, EVA, SIM (POR ISSO MESMO A MULHER NORMALMENTE GOSTA DE FLORES E PLANTAS).
E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. Gênesis 2:8
E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Gênesis 2:15
E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Gênesis 2:18
Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. Gênesis 2:21,22
 
 
3. A missão de governar a Terra.
A Terra pertence a DEUS. Primeiramente, por direito de criação. Diz o Gênesis: “No princípio criou DEUS o céu e a terra” (Gn 1.1). Em segundo lugar, por direito de preservação.
E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. Colossenses 1:17
O céu é o meu trono,e a terra o estrado dos meus pés.Que casa me edificareis? diz o Senhor,Ou qual é o lugar do meu repouso? Porventura não fez a minha mão todas estas coisas? Atos 7:49,50
DEUS confiou ao homem o trabalho de cuidar de tudo, mas sem se esquecer de quem é o dono.
E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Gênesis 2:15
 
 
DEUS ORDENOU UM DESCANSO PARA A TERRA, PORÉM OS HOMENS DESPREZARAM SUAS ORDENS.
Porém ao sétimo ano haverá sábado de descanso para a terra, um sábado ao Senhor; não semearás o teu campo nem podarás a tua vinha. Levítico 25:4
 
 
ORDEM DE DEUS PARA NÃO SEMEAR DIVERSAS SEMENTES NUM MESMO CAMPO. OS HOMENS DESOBEDECEM TODO O TEMPO.
 Guardarás os meus estatutos;
não permitirás que se ajuntem misturadamente os teus animais de diferentes espécies (NUM MESMO ESPAÇO SÓ ANIMAIS DE UMA MESMA ESPÉCIE);
no teu campo não semearás sementes diversas (UM TIPO DE SEMENTE SÓ EM CADA CAMPO), e
não vestirás roupa de diversos estofos misturados (ROUPA DE UM MESMO TECIDO, EXEMPLO: LÁ DE CARNEIRO, ALGODÃO). Levítico 19:19
 
 
ORDEM DE DEUS - DESCANSO DA TERRA - Seis anos semearás a tua terra, e seis anos podarás a tua vinha, e colherás os seus frutos; Porém ao sétimo ano haverá sábado de descanso para a terra, um sábado ao Senhor; não semearás o teu campo nem podarás a tua vinha. Levítico 25:3,4.
 
 
ORDEM DE DEUS PARA SE RETIRAR UM PASSARINHO DO NINHO.
SÓ PODE RETIRAR O FILHOTE, A MÃE NÃO (ela chocará os outros ovos e porá novos ovos para que a família continue)..
Quando encontrares pelo caminho um ninho de ave numa árvore, ou no chão, com passarinhos, ou ovos, e a mãe posta sobre os passarinhos, ou sobre os ovos, não tomarás a mãe com os filhotes; Deuteronômio 22:6
 
 
ORDEM DE DEUS PARA NÃO CORTAR ÁRVORES FRUTÍFERAS
Quando sitiares uma cidade por muitos dias, pelejando contra ela para a tomar, não destruirás o seu arvoredo, colocando nele o machado, porque dele comerás; pois que não o cortarás (pois o arvoredo do campo é mantimento para o homem), para empregar no cerco.Mas as árvores que souberes que não são árvores de alimento, destruí-las-ás e cortá-las-ás; e contra a cidade que guerrear contra ti edificarás baluartes, até que esta seja vencida. Deuteronômio 20:19,20
 
 
ORDEM DE DEUS PARA ENTERRAR AS FESES, EVITANDO MOSCAS E DOENÇAS
E entre as tuas armas terás uma pá; e será que, quando estiveres assentado, fora, então com ela cavarás e, virando-te, cobrirás o que defecaste. Deuteronômio 23:13
 
 
 
III – O HOMEM E SUA RELAÇÃO COM A TERRA
1. A Terra antes do homem.
“Toda planta do campo ainda não estava na terra, e toda erva do campo ainda não brotava; porque ainda o SENHOR DEUS não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra.
Como não havia o homem, não havia necessidade de alimento e nem necessidade de cuidados para a produção. A partir do momento que o homemm passou a existir, começou a haver chuva para regar a Terra e produzir alimento para o homem. Agora haveria que cultivasse a Terra.
 
2. A Terra depois da criação do homem.
O segundo capítulo de Gênesis narra a formação do homem e a sua vocação para ser o mordomo do jardim (Gn 2.7,8).
Muitas foram as árvores que DEUS fêz brotarar e DEUS mesmo plantou, inclusive “a árvore da vida, no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal” (Gn 2.9).
E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Gênesis 2:9



DEUS CRIOU O BEM E O MAL E COLOCOU NO MEIO DO JARDIM PARA DAR AO HOMEM DIREITO DE ESCOLHA (LIVRE-ARBÍTRIO).
Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas. Isaías 45:7 (crio o mal - GRIFO MEU)
E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Gênesis 2:9 (GRIFO MEU)
Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, Deuteronômio 30:19 (ESCOLHE - GRIFO MEU).
 
3. A Terra depois da Queda.
DEUS exerceu severo juízo sobre o homem e sobre a natureza. Por causa do pecado, o ambiente natural tornou-se hostil à sobrevivência humana.
DEUS PROIBIU O HOMEM DE VIVER ETERNAMENTE DEVIDO A SEU PECADO, PARA ISSO O IMPEDIU DE COMER DA ÁRVORE DA VIDA.
Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida. Gênesis 3:22-24 (GRIFO MEU)
 
 
IV – A MORDOMIA DO MEIO AMBIENTE
1. A falha do homem na mordomia da Terra.
Você já ouviu falar em “desenvolvimento sustentável”? É a missão de prover o desenvolvimento econômico e tecnológico sem esgotar os recursos naturais do planeta.
Em resumo, os processos de urbanização e industrialização se tornaram símbolos de poluição e degradação do meio-ambiente.
O desenvolvimento sustentável pode ser entendido como desenvolvimento que satisfaz as necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.
Devemos nos preocuparmos com o futuro de nossos filhos e netos no tocante a seu bem estar e saúde no futuro. Para isso devemos preservar o planeta.


 
2. A degradação da Terra.
O adversário de nossa alma, Satanás, tem atuado contra o ser humano na Terra (Jó 2.1,2).
DEUS disse para Adão guardar o jardim, pois havia ladrão. Não vigiou e perdeu o controle do Jardim e da Terra. Perdeu a vida tranquila que DEUS lhe deu e passou a suar para conseguir seu sustento. Até a terra foi amaldiçoada por cauda dele.
Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida. Gênesis 3:22-24 (GRIFO MEU)
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. Gênesis 3:19
 

3. A restauração da Terra.
O Senhor nosso DEUS prometeu, um dia, restaurar plenamente o nosso planeta (Is cap.35).
Quantos rios que, outrora limpos e cheios de peixes, são agora poluídos e impróprios à saúde?!
 
Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo. E a terra seca se tornará em lagos, e a terra sedenta em mananciais de águas; e nas habitações em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos. E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão. Ali não haverá leão, nem animal feroz subirá a ele, nem se achará nele; porém só os remidos andarão por ele. E os resgatados do Senhor voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido. Isaías 35:6-10.
 
Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos. Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio, E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins. E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar. E acontecerá naquele dia que a raiz de Jessé, a qual estará posta por estandarte dos povos, será buscada pelos gentios; e o lugar do seu repouso será glorioso. Isaías 11:1-10.
 
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Mateus 25:41
Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. Apocalipse 20:6
 
No milênio, logo após a Grande Tribulação que terá início logo após o arrebatamento, haverá um tempo de restauração para a Terra. (Sequência Escatológica - Arrebatamento (Nova Jerusalém) - Grande Tribulaçao - Milênio - Trono Branco - Juízo Final).
Instrumentos de morte e de Guerras hoje utilizados serão transformados em instrumentos agrícolas para produzirem vida e sustento.
 
E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear.
Isaías 2:4
E julgará entre muitos povos, e castigará nações poderosas e longínquas, e converterão as suas espadas em pás, e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.
Miquéias 4:3
 
 
 
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO TOP1
Faça uma pesquisa sobre os rios, lagos ou lagoas próximos de sua localidade. Procure conhecer como eles eram há 20, 30 ou 50 anos, e como são hoje. Munido dessas informações, faça uma reflexão com os alunos a partir de sua pesquisa. Inicie a aula perguntando como era os rios da redondeza na época dos pais e avós deles. Leve-os a refletir sobre o que levou aos rios de ontem estarem poluídos hoje. Mostre que, à luz da Bíblia, e da lição estudada, essa não é a vontade de DEUS. Afirme que é possível um país se desenvolver, e ao mesmo o tempo, preservar seus recursos naturais.
 
 
SUBSÍDIO TEOLÓGICO TOP2
“Ao refletir sobre o momento em que o propósito de DEUS para a criação será cumprido, Paulo escreve: “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada” (Rm 8.18). Paulo, então, revela que toda a criação está gemendo, em ardente expectativa por esse momento (8.19-22). Assim também os crentes, apesar das bênçãos que têm recebido. Eles igualmente gemem, esperando a redenção do corpo (8.23-25). Nesse ínterim, porém, ‘sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a DEUS, daqueles que são chamados por seu decreto’ (Rm 8.28). O fato de possuírem os seres humanos a capacidade de amar a DEUS pressupõe que a humanidade foi dotada com o livre-arbítrio na criação.
Posto que a totalidade da criação aponta para o propósito salvífico de DEUS, é de esperar que haja neste propósito provisão suficiente para toda a humanidade, inclusive uma chamada universal à salvação. Os propósitos salvíficos de DEUS também resultaram na criação de uma criatura com livre-arbítrio” (HORTON, Stanley M. (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.229).
"Muitas foram as árvores que brotaram, inclusive ‘a árvore da vida, no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal’ (Gn 2.9)".
 
 
PARA REFLETIR - A respeito de “A Mordomia do Cuidado com a Terra”, responda:
Para quê DEUS chamou o homem? DEUS chamou o homem para ser o mordomo (gr. Oikonomos) da Criação.
Para quê DEUS fez a Terra? DEUS fez a Terra para que os seres humanos a habitasse.
Por que a natureza é um presente de DEUS ao ser humano? A natureza é um presente de DEUS ao ser humano, pois é Ele “quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas” (At 17.25).
Qual a grande missão que DEUS entregou ao homem? DEUS tomou o homem, “e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar” (Gn 2.15).
O que é o “desenvolvimento sustentável”? Desenvolvimento Sustentável é a difícil missão de prover o desenvolvimento econômico e tecnológico sem esgotar os recursos naturais.
 
 
CONSULTE - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 79, p42.
 
 
SUGESTÃO DE LEITURA - A Bíblia e a Terra, Jesus, o contador de histórias do Oriente Médio e Geografia Bíblica.
 
 
Referências Bibliográficas
Alexandre Coelho e Silas Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica. Editora CPAD. pag. 15-16.
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
Bíblia de Estudo Almeida. Revista e Atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006.
Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego. Texto bíblico Almeida Revista e Corrigida.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida, com referências e algumas variantes. Revista e Corrigida, Edição de 1995, Flórida- EUA: CPAD, 1999.
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
www.ebdweb.com.br
www.escoladominical.net
www.gospelbook.net
www.portalebd.org.br/
http://estudaalicaoebd.blogspot.com.br/ - Pb Alessandro Silva
Comentário Bíblico TT W. W. Wiersbe