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LIÇÃO 1, APOCALIPSE, A REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO Lições Bíblicas do 2º Trimestre de 2012 - CPAD - Jovens e Adultos “As Sete Cartas do Apocalipse — A mensagem Final de CRISTO à Igreja”. Comentários da revista da CPAD: Pr. Claudionor Correa de Andrade Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Apocalipse 1.1-8 1 - Revelação de JESUS CRISTO, a qual DEUS lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo, 2-o qual testificou da palavra de DEUS, e do testemunho de JESUS CRISTO, e de tudo o que tem visto. 3 - Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. 4 - João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete Espíritos que estão diante do seu trono; 5 - e da parte de JESUS CRISTO, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, 6 - e nos fez reis e sacerdotes para DEUS e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. Amém! 7 - Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém! 8- Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. Todas essas igrejas se acabaram, apesar de serem fundadas por Paulo e seus companheiros e de até Éfeso ser dirigida por João o apóstolo. Não ouviram as advertências de JESUS, em suas cartas, sucumbiram pelos falsos ensinos dos falsos mestres. Hoje os muçulmanos dominam totalmente o país e essas cidades. Fiquemos alerta com as cartas que JESUS nos escreve. Leiamos esse importante livro e prestemos atenção aos avisos que nos são dados por JESUS. Eu pessoalmente creio que livro de Apocalipse foi escrito por volta de 95 a 96 DC durante a última metade do reino do Imperador Domiciano, o último dos doze Césares Romanos. Todos os comentaristas fundamentalistas modernos concordam com essa estrutura de tempo. Deixe-nos citar algumas evidências que dão suporte a esta visão. A respeito da visão de que o livro de Apocalipse foi escrito pelo apóstolo João durante o governo de Domiciano, há duas fortes evidências – ambas de natureza externa e interna. Primeiro a evidência externa. Inicialmente, de maneira geral podemos dizer que todos os escritores dos três primeiros séculos, cujos escritos foram encontrados, são explícitos, e concordam em situar o exílio do João e a sua escrita do Apocalipse (Revelação) na última parte do reinado de Domiciano, o último dos doze Césares; e isso, portanto, nos diz que esse livro foi escrito em 95 ou 96 DC. A primeira e maior das testemunhas é Ireneu. Ele era aluno de Policarpo, que por sua vez foi um dos discípulos de João. Portanto, Ireneu é muito mais provável de ter recebido um verdadeiro relato dos últimos dias do apóstolo João do que qualquer outro escritor cujas obras tenham chegado a nós. Sendo que, quando Ireneu fala da forte probabilidade do nome do Anticristo ser Teutão (Teitan), ele dá este definido testemunho acerca de João e da sua escrita do Apocalipse: Nós não vamos, entretanto, correr o risco de cometer um erro nesse assunto, de confiantemente afirmar que ele terá esse nome; pois nós sabemos que, se estivesse estabelecido que o seu nome deveria ser proclamado no tempo presente, isso teria sido anunciado por aquele que viu a Revelação. Pois foi vista há não muito tempo, mas quase em nossa geração, no final do reino de Domiciano. Tertuliano, um contemporâneo de Ireneu, observou: “Quão feliz é aquela Igreja cujos apóstolos derramaram todos as suas doutrinas com seu sangue! Na qual Pedro resiste a sofrimentos semelhantes aos do Senhor; na qual Paulo tem por coroa a mesma morte que João; e o apóstolo João, após ter sido mergulhado em olho fervendo sem sofrer nenhum mal, foi banido para uma ilha.” Aqui Tertuliano nos informa de dois fatos: primeiro, que João foi banido; e segundo, que o lugar do seu exílio foi para uma ilha. Em outra passagem após mencionar a perseguição por Nero, ele continua: “Domiciano também, o qual era como um Nero em crueldade, ensaiou as mesmas coisas; mas ele, como também era um ser humano, prontamente cessou o seu empreendimento, e restaurou aqueles que haviam sido banidos.” Tertuliano, dessa maneira, sugere que o exílio era a pena usualmente infligida aos Cristãos por Domiciano; ao passo que, pelos registros, Nero era acostumado a matá-los. Clemente de Alexandria não menciona Domiciano pelo nome; mas ele provavelmente o insinua quando fala do “tirano” após cuja morte João voltou do exílio. Eusébio, em três passagens, declara que a expulsão de João ocorreu no reinado de Domiciano. Ele também diz que João escreveu o Apocalipse no décimo quarto ano de reinado de Domiciano, que seria 95 DC. Vitorinus de Petau, o autor do mais antigo comentário que existe sobre Apocalipse, explica as palavras: “importa que profetizes outra vez a povos, e nações, e línguas e reis.” (Rev. 10.11 mg.), da seguinte maneira: Ele fala dessa maneira porque, quando João viu esta visão, ele estava na ilha de Patmos, havendo sido condenado pelo César Domiciano a trabalhar na mina. Lá, então, ele viu o Apocalipse; e, agora que, avançado em anos, ele começava a pensar que seria recebido no descanso através de seus sofrimentos. Domiciano morrera, e todas suas sentenças foram canceladas. E assim, João, após ter sido liberto da mina, entregou essa mesma revelação que recebeu do Senhor. Novamente, ao discutir o oitavo rei mencionado no capítulo dezessete do livro de Apocalipse, Vitorinus nos diz em seu comentário que o sexto era Domiciano, em cujo reinado foi escrito o Apocalipse. INTERAÇÃO Caro professor, neste trimestre estudaremos o tema: "As Sete Cartas do Apocalipse". Por isso, comente com os alunos que o Apocalipse será a base temática para o nosso estudo bíblico. Veremos que o Livro Profético mostra-nos o JESUS triunfante, exaltado e poderoso. Desvendando os mais profundos segredos dos fatos que "foram", "são" e "acontecerão" nos últimos dias (Ap 1.19). O comentarista desse trimestre é o pastor Claudionor de Andrade, que, além de ser ministro do evangelho, é conferencista, autor de várias obras editadas pela CPAD e Gerente de Publicações da Editora. ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA Professor, o Livro do Apocalipse retrata todo o processo de consumação redentora da humanidade através de figuras de linguagens e simbolismos dramáticos. Seu estilo literário é a apocalíptica judaica (Ver subsídio bibliográfico I). Ela é encontrada fartamente no Antigo Testamento, como em Ezequiel e Daniel. Estes, também, apresentam abundantes figuras e simbolismos. Portanto, antes de iniciar a lição deste domingo apresente aos alunos o esboço geral do Livro do Apocalipse proposto no esquema da página seguinte. Boa aula!
O LIVRO DE APOCALIPSE |
ESBOÇO | AUTOR | TEMA | DATA | PROPÓSITO |
Prólogo (1.1-8) I. 1.9 - 3.22 -* 0 Senhor Clorifícado e Suas Igrejas. II. 4.1 - 11.19-.0 Digno Cordeiro e Seus Feitos no Desfecho da História. III. 12.1 -22.5-* DEUS Pai e CRISTO, no Grande Conflito com Sataná5. Epílogo (22.6-21) | João, o apóstolo. | A Consumação do Conflito dos séculos. | Cerca de 9096 d.C. | Há um tríplice propósito no livro: (1) Revelar os desvios doutrinários das igrejas da Ásia. (2) Fortalecer a fé e a firmeza na fidelidade a CRISTO. (3) Dar aos crentes uma perspectiva divina na revelação do desfecho da história humana. |
ARREBATAMENTO E SEGUNDA VINDA | |
ARREBATAMENTO | SEGUNDA VINDA |
Será em segredo (Mt 24.36) | Será pública (Ap 1.7) |
CRISTO vem para a Igreja (1 Ts 4.17) | CRISTO vem com a Igreja (Judas 14) |
Antes da Grande Tribulação (Ap 3.10) | Após a Grande Tribulação (Mt 24.29-30) |
JESUS vem nos ares (1 Ts 4.17) | JESUS pisa no Monte das Oliveiras (Zc 14.4) |
Os santos o verão (1 Ts 4.17) | Todo olho verá (Ap 1.7) |
Tempo de Alegria (I Jo 3.2 Ap 1.6) | Tempo de Lamentação (Mt 24.30 Sf 1.17) |
Incrédulos deixados (Mt 24.40) | Incrédulos destruídos (Mt 25. 41-46 Sf 1.17) |
Em todo o Planeta | Fisicamente em Israel |
O Glorioso Aparecimento de CRISTO do Céu para Julgar e Guerrear | |
CRISTO voltará com os crentes e com seus anjos | 2 Ts 1.7-10; Jd 14, 15; Ap 19.14 |
CRISTO reunirá os santos da tribulação | Mt 24.31; 25.31-40; Mc 13.27; Ap 20.4 |
Os incrédulos não estarão preparados para isso | Mt 24.38,39,43 |
CRISTO separará os homens na terra | Mt 13.40,41, 47-50; 25.31-46 |
As nações ficarão enfurecidas diante desse evento | Ap 11.18 |
Os santos se regozijarão diante desse evento | Ap 19.1-8 |
CRISTO julgará e destruirá os ímpios, inclusive o Anticristo, e Satanás será aprisionado por mil anos |
Is 13.6-12;Ez 20.34-38; Mt 13.41-50; 24.30; 25.41-46;Lc 19.11-17;1Ts 5.1-11; 2Ts 2.7-10,12;Ap 6.6,17; 11.18; 17.14; 18.1-24; 19.11-20.3 |
Os santos da tribulação receberão galardões | Mt 5.11,12; 1Co 3.12-14; 9.25-27; Gl 6.9,10; 2Tm 4.8; Ap 20.4 |
Os santos da tribulação compartilharão da glória de CRISTO e do seu Reino | Mt 25.31-40; Rm 8.29; 2Ts 2.13,14; Ap 20.4 |
A SEGUIR VEM AS BODAS DO CORDEIRO | |
O REI | É o próprio JESUS |
PARTICIPANTES DA FESTA | JESUS, a Igreja, os Anjos e os Santos do AT |
A FESTA NUPCIAL | Os benefícios e as delícias do reino messiânico |
TRAJE EXIGIDO | Vestes santas de pureza e justiça de DEUS |
OCASIÃO | Após o Arrebatamento e o Tribunal de CRISTO |
A VIDA GLORIOSA NA DITOSA CIDADE | REFERÊNCIA |
Será de Comunhão com CRISTO | Ap 21.22; 1Jo 3.2 |
Será de Plena Santidade | Ap 21.27 |
Será de Glória Inaudita | Ap 21.11 |
Será de Riquezas Imensuráveis | Ap 21.11,18-21 |
Será de Completo Conhecimento de DEUS | Ap 21.14; 22.4 |
Será de Infinita Adoração | Ap 22.3 |
Será de Contemplação da Face Divina | Ap 22.4 |
Será de Incomensurável Governo | Ap 22.5 |
- A vinda do messias prometido (Is 9.1-7);
- O derramamento do ESPÍRITO SANTO (Jl 2.28);
- A dispersão dos judeus (Lv 26.33, 36,37);
- Aumento e retorno dos judeus a Israel e reconstrução do Templo (Jr 23.4; Ez 39.22; Dn 9.27; Mq 2.12);
- O juízo de Israel durante a grande tribulação (Dn 12.1);
- A batalha de Armagedom (Zc 12.3,9; 14.2);
- Conversão em massa dos judeus (Ez 39.21,22; Is 52.8);
- A doutrina da ressurreição e do juízo final (Dn 12.2);
- A implantação do Reino divino na terra (Is 11.1-16);
- O surgimento dos novos céus e da nova terra (Is 65.17).
- O arrebatamento da Igreja (1Ts 4.13-17);
- O tribunal de CRISTO (Rm 14.10; 2Co 5.10);
- As bodas do Cordeiro (Ap 19.7);
- O surgimento do Anticristo (2Ts 2.1-12; Ap 13.1,2);
- O aparecimento do Falso Profeta (Ap 13.11-16);
- Os juízos divinos (Ap 6.1-13; 8.15);
- A vinda de JESUS em glória (Mt 24.29-39; Ap 19.11-16);
- O Reino milenial de CRISTO (Ap 20.1-6);
- O Juízo final (Ap 20.11-15);
- O surgimento de um novo modo de ser e estar perfeito e eterno, tendo como fundamento a Nova Jerusalém Celeste (Ap 21.1-27).
Lição 13, A formosa Jerusalém