Questionário da
Lição 10 - O
Perigo Da Busca Pela Autorrealização Humana
Responda conforme a
revista da CPAD do 3º Trimestre de 2014 - Para jovens e adultos
Tema:
FÉ E OBRAS - Ensinos de Tiago para uma Vida
Cristã Autêntica
Complete os espaços
vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as
falsas.
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Lição 10 - O Perigo Da Busca Pela Autorrealização Humana, 2parte, Ev Henrique, EBD NA TV
2. “Inimigos de DEUS”.
Em guerra contra DEUS (Tg
4.4-10)
A raiz de toda a guerra é
rebelião contra DEUS. Mas como um crente pode estar em guerra contra DEUS?
Cultivando amizade com os inimigos de DEUS. Tiago cita três inimigos com
quem não podemos ter amizade, se desejamos viver em paz com DEUS. Tiago fala
de tentações que estão fora de nós (o mundo e o diabo) e tentações que estão
dentro de nós (a carne).
Tiago fala do mundo (4.4). A
palavra kosmos foi empregada em um sentido ético, para indicar uma sociedade
corrupta, ou o princípio do mal que opera sobre os homens. O mundo aqui é a
sociedade humana com seus valores, princípios e filosofia vivendo à parte de
DEUS. Esse sistema que rege o mundo é anti-DEUS. Se o mundo valoriza a
riqueza, começamos a valorizar a riqueza também. Se o mundo valoriza o
prestígio, começamos a valorizar o prestígio. Temos a tendência de assimilar
esses valores do mundo.
Um crente pode tornar-se
amigo do mundo gradativamente:
primeiro, sendo amigo do
mundo (4.4).
Segundo, sendo contaminado
pelo mundo (1.27).
Terceiro, amando o mundo (I
Jo 2.15-17).
Quarto, conformando-se com o
mundo (Rm 12.2).
O resultado é ser condenado
com o mundo (I Co 11.32). Assim, seremos salvos como que por meio do fogo (I
Co 3.11-15). Amizade com o mundo é uma espécie de adultério espiritual. O
crente está casado com CRISTO (Rm 7.4) e deve ser fiel a Ele (Is 54.5; Jr
3.1-5; Ez 23; Os 1-2; ICo 11.2). O mundo é inimigo de DEUS e ser amigo do
mundo é constituir-se em inimigo de DEUS.
Não dá para ser amigo do
mundo e de DEUS ao mesmo tempo. Temos que tomar cuidado com as pequenas
coisas.
O mundo envolve as pessoas
pouco a pouco. Ninguém se torna um viciado em álcool do dia para a noite.
Ninguém se lança de cabeça nas aventuras loucas das drogas no primeiro trago
ou na primeira picada. Ninguém começa uma vida licenciosa num primeiro
flerte. A sedução do mundo é como uma fenda numa barragem, começa pequena,
mas pode conduzir a um grande desastre.
LOPES. Hernandes Dias. TIAGO
Transformando provas em triunfo. Editora Hagnos. pag. 86-88.
a. “Povo adúltero”. Tiago
está escrevendo para cristãos judeus que estão familiarizados com o termo
adúltera quando aplicado ao relacionamento matrimonial entre DEUS como
marido e o seu povo como esposa infiel. Por exemplo, DEUS disse ao profeta
Oséias: “Vai, toma uma mulher de prostituições, e terás filhos de
prostituição; porque a terra se prostituiu, desviando-se do Senhor” (Os
1.2).
JESUS chama os fariseus,
saduceus e intérpretes da lei de “geração má e adúltera” (Mt 12.39; 16.4; e
ver Mc 8.38; itálico nosso).
Além disso, JESUS se refere
a si mesmo indiretamente como o noivo (Mt 9.15 e paralelos) e Paulo diz que
CRISTO é o esposo da igreja (2Co 11.2; Ef 5.22-25; consultar também Ap 19.7;
21.9).
b. “A amizade do mundo é
ódio para com DEUS”. Tiago faz essa colocação na forma de pergunta e apela
para o conhecimento intuitivo do leitor. Que esposo permite que sua esposa
tenha um relacionamento ilícito com outro homem? E o que pensar de uma
esposa que abre mão do amor matrimonial para envolver-se em relações
adúlteras?
Qual você acha que é a
reação de DEUS quando um crente se apaixona pelo mundo? DEUS é zeloso (Ex
20.5; Dt 5.9), ele não tolera qualquer amizade com o mundo.
O que significa a palavra
mundo? Ela representa “o sistema da humanidade como um todo (suas
instituições, estruturas, valores e costumes) organizado sem DEUS”. É o
sentido que Paulo transmite em sua segunda carta para Timóteo: “Porque
Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e foi para Tessalônica”
(2Tm 4.10). Tiago é enérgico ao dizer que uma pessoa não pode ter amizade
com o mundo e com DEUS ao mesmo tempo. O mundo não tolera amigos de DEUS,
pois estes são considerados inimigos. O contrário também é verdade. DEUS
considera um “amigo do mundo” como um inimigo.
c. “Ódio para com DEUS”. Que
expressão aterradora! Um amigo de DEUS que suporta a inimizade do mundo pode
sempre encontrar consolo nas palavras do reformador do século 16, John Knox,
que disse: “Um homem com DEUS ao seu lado está sempre junto com a maioria”,
mas a pessoa que se depara com DEUS como seu inimigo está sozinha, pois o
mundo não pode ajudá-la. O autor aos Hebreus conclui: “Horrível coisa é cair
nas mãos do DEUS vivo” (Hb 10.31).
Quem é um inimigo de DEUS? O
cristão foi colocado no mundo apesar de não ser do mundo (Jo 17.16,18). O
apóstolo João adverte: “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se
alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (l Jo 2.15). Quando uma
pessoa intencionalmente se volta para o mundo, para tomar-se parte dele, ela
tomou uma decisão consciente de rejeitar DEUS e os ensinamentos de sua
Palavra. Assim, qualquer um que deliberadamente escolhe em favor do mundo e
contra DEUS terá DEUS como seu inimigo.
Simom J. Kistemaker.
Comentário do Novo Testamento Tiago e Epistola de João. Editora Cultura
Cristã. pag. 183-185.
Será que “precisamos”
conhecer mesmo? E preciso experimentar todos os tipos de religiões para se
ter certeza qual é a correta? É preciso passar por todo tipo de dor para
saber que é ruim? É preciso experimentar a droga para saber que não é boa
para nosso corpo? Não é preciso flertar com o mundo nem com as coisas do
mundo para poder opinar sobre elas. Pois quando o fazemos, corremos um
grande risco de entrar em um processo de amizade com o mundo. Principalmente
porque sabemos que amizade com o mundo, para DEUS, é sinônimo de inimizade
com ele. “Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de DEUS”, afirma
Tiago. Além do mais, essa amizade se torna inimizade para com DEUS por que o
inimigo de DEUS é o Diabo. E sendo ele o deus deste mundo {aiori), como já
vimos, se comportar com as atitudes e ambições do Diabo quer dizer ser
inimigo de DEUS também. JESUS dialogou com os judeus: “Todo aquele que vive
pecando é escravo do pecado” (Jo 8.34).
“Vocês pertencem ao pai de
vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. [...] Quando mente, fala a
sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8.44). “Ou vocês
acham que é sem razão que a Escritura diz que o ESPÍRITO que ele fez habitar
em nós tem fortes ciúmes?” Essa maneira de entender esse texto no original
pressupõe que o ESPÍRITO seja o ESPÍRITO SANTO. Ele certamente não fomenta
inveja nos indivíduos no quais ele habita. Buscar a amizade do mundo é o
mesmo que viver debaixo da sua influência, dependência e segurança como se
isso fosse o mais importante de tudo. Esse tipo de namoro com o mundo, esse
andar de mãos dadas, não é apenas perigoso, mas é fatal, pois a infidelidade
leva à apostasia. Nenhum marido ou esposa se contentaria com menos do que
exclusividade total em seu relacionamento conjugal. Assim, DEUS jamais
tolerará qualquer tipo de divisão entre ele e o mundo. Pois DEUS é
“ciumento” quando se trata de sua “esposa” ou “noiva”, a igreja.
Russell P.
Shedd,. Edmilson F. Bizerra.
Uma Exposição De Tiago A Sabedoria De DEUS. Editora Shedd
Publicações.
3. O ESPÍRITO tem “ciúmes” (Tg 4.5).
Nessa passagem, um aspecto
muito importante ressaltado por Tiago sobre o nosso relacionamento com DEUS
é que o “ESPÍRITO, que em nós habita, tem ciúmes” (v. 5). A construção do
versículo 5 no original grego não é muito clara, podendo esse texto
significar que o espírito humano tem a tendência natural “de opor-se a DEUS
e ao próximo”, o que estaria implícito na expressão traduzida como “ciúmes”;
ou então que o ESPÍRITO SANTO tem ciúmes de nós, isto é, zelo intenso por
nós. A maioria esmagadora dos comentaristas bíblicos, à luz do que afirmam o
final do versículo 4 e o início do versículo 6, prefere a segunda
interpretação para o versículo 5, que é também a interpretação aceita por
mim: Tiago quer dizer aqui que o ESPÍRITO SANTO de DEUS tem ciúmes de nós. O
Consolador, aquEle que intercede por nós e em nós com gemidos inexprimíveis
(Rm 8.26,27) e se entristece frente aos nossos pecados (Ef 4.30), o nosso
Ajudador, que nos guia na caminhada espiritual e no relacionamento com o Pai
celestial através de CRISTO (Rm 8.5-11), tem um forte, intenso e amoroso
zelo por nós.
Alexandre Coelho e Silas
Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica.
Editora CPAD. pag. 119-120.
Sim, DEUS tem ciúmes dos
seus filhos!
Parece estranha a ideia de
que DEUS tem ciúmes, mas é exatamente disso que Tiago está falando no
versículo 5. E a expressão “...diz a Escritura...” não quer dizer que as
palavras que vêm a seguir — “O ESPÍRITO que em nós habita tem ciúmes” — se
trata de uma citação fiel, ao pé da letra, de algum texto do Antigo
Testamento. O que Tiago diz é que essa é uma das mensagens das Sagradas
Escrituras no Antigo Testamento: o ESPÍRITO do Senhor tem ciúmes de seus
filhos.
Há inúmeras passagens do
Antigo Testamento que revelam isso, especialmente aquelas que dizem respeito
ao relacionamento entre DEUS e o povo de Israel. Em seu clássico "O
Conhecimento de DEUS", o teólogo britânico James I. Packer dedica um
capítulo inteiro para relembrar algumas dessas fortes passagens do texto
sagrado com o objetivo de refletir sobre esse aspecto divino pouco abordado
hoje em dia — o ciúme de DEUS. Escreve Packer:
“Quando DEUS tirou Israel do
Egito, levando o povo para o Sinai e dando-lhes sua lei e aliança, seu ciúme
foi um dos primeiros fatos a respeito de Si mesmo que lhes ensinou. A sanção
do segundo mandamento, pronunciado em voz audível para Moisés nas ‘tábuas de
pedra escritas pelo dedo de DEUS’ (Ex 31.18) era este: ‘Porque Eu sou o
Senhor teu DEUS, DEUS zeloso” (Ex 20.5). Mais tarde, DEUS falou a Moisés de
modo mais direto: ‘O nome do Senhor é Zeloso; sim, DEUS zeloso é Ele’ (Ex
34.14). [...] De fato, a Bíblia fala bastante sobre o ciúme de DEUS. Há
diversas referências no Pentateuco (Nm 25.11; Dt 4.24; 6.15; 29.20;
32.16,21), nos livros históricos (Js 24.19; 1 Rs 14.22), nos Profetas (Ez
8.3-5,16; 38 e 42; 23.25; 36.5; 38.19; 39.25; J1 2.18; Na 1.2; Sf 1.18; 3.8;
Zc 1.14; 8.2) e nos Salmos (78.58; 79.5). Ele [seu zelo] é constantemente
apresentado como um motivo para [DEUS] agir, seja em ira ou misericórdia:
‘Terei zelo pelo meu santo nome’ (Ez 39.25); ‘Com grande zelo estou zelando
por Jerusalém e Sião’ (Zc 1.14); ‘O Senhor é um DEUS zeloso e vingador’ (Na
1.2)”.
O apóstolo Paulo também fala
sobre o ciúme de DEUS, ao lançar sobre os orgulhosos cristãos de Corinto a
seguinte pergunta: “Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que
Ele?” (1 Co 10.22). Nessa passagem, Paulo está afirmando aos crentes
coríntios que havia uma impossibilidade moral de se beber “o cálice do
Senhor” e beber “o cálice dos demônios” (1 Co 10.21).
Como ressalta Donald Metz,
“o cálice dos demônios representava o apogeu dos banquetes dos pagãos nos
quais eram feitas três saudações em honra aos deuses.
Um crente não podia tomar
parte em tal rito pagão sem ofender a sua consciência. Qualquer tentativa de
ter comunhão com DEUS e, ao mesmo tempo, de participar deliberadamente de
práticas idólatras provocará a irritação do Senhor (1 Co 10.22; Dt 32.21)”.
Lembrando ainda que, nessa
mesma Epístola, alguns capítulos antes, Paulo já falara do ciúme divino aos
crentes em Corinto, evocando justamente o fato de que, desde o dia em que
aceitaram CRISTO como Senhor e Salvador, o ESPÍRITO SANTO passou a
habitá-los (1 Co 6.19,20), mesmo fato frisado por Tiago (Tg 4.5). E o
apóstolo aos gentios ainda revisitaria esse assunto na sua Segunda Epístola
aos Coríntios (2 Co 6.14-18).
Alexandre Coelho e Silas
Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica.
Editora CPAD. pag. 120-121.
Tg 4.5 O texto em Tiago 4.6
(o próximo versículo) é uma citação do Antigo Testamento — especificamente.
Provérbios 3.34. No entanto, esta expressão não é uma citação direta de
nenhum versículo do Antigo Testamento. Tiago está adotando uma abordagem
usada em outras passagens do Novo Testamento, que consiste em resumir
ensinamentos do Antigo Testamento em vez de citá-los diretamente. O texto
grego da frase “o ESPÍRITO que em nós habita tem ciúmes” oferece diversas
traduções alternativas, de modo que o contexto deve nos ajudar a determinar
o que o autor quis dizer. Tiago estava dizendo que DEUS, que fazia com que o
seu ESPÍRITO residisse nos crentes, tem ciúme do seu relacionamento, ou
estava dizendo que o espírito que DEUS pôs no homem é inclinado aos ciúmes -
e por essa razão deve ser mantido em observação. O objetivo desta declaração
é confirmar a comunhão do crente com DEUS, e a sua posição contrária ao
mundo.
Podemos dizer que nos
relacionaremos tanto com DEUS como com o mundo, mas, na prática, só
poderemos escolher um caminho. Quanto mais nos entregarmos ao mundo, mais
forte será a nossa fidelidade ao mundo. Quanto mais nos entregarmos a DEUS,
mais forte será a nossa ligação com Ele. “Onde estiver o vosso tesouro, aí
estará também o vosso coração” (Mt 6.21), disse JESUS.
Para aqueles que fazem a
escolha sábia, enfrentando aquilo que pode parecer uma batalha desanimadora,
Tiago acrescenta uma mensagem maravilhosa de esperança.
Comentário do Novo
Testamento Aplicação Pessoal. Editora CPAD. Vol. 2. pag. 683.
O DEUS que tem ciúmes
(4.5,6)
A interpretação do versículo
5 sempre trouxe dificuldades. A tradução da KJV está gramaticalmente
correta, mas não é a única possibilidade. A maioria das traduções modernas e
comentários concordam que o verbo habita (katokisen) é a palavra usada no
Novo Testamento para indicar a presença do ESPÍRITO de DEUS. Eles, portanto,
dão ao versículo uma interpretação inteiramente diferente, tal como: “Ele
anela de modo ciumento pelo espírito que fez habitar em nós” (RSV). Se essa
interpretação está correta, fica claro que Tiago terminou a sua purificação
da conduta má e começa o seu apelo ao arrependimento. Quando fomentamos a
amizade com o mundo, podemos nos desviar e deixar DEUS fora da nossa vida.
Mas isso não ocorre facilmente. DEUS é um DEUS zeloso, que não tolera
rivais. Quando nos convertemos, Ele nos deu um novo espírito. DEUS se
enternece por essa nova vida na alma. Ele procura de todas as formas nos
analisar quando começamos a nos descuidar. Ele quer que essa vida cresça,
porque deseja que sejamos totalmente seus.
Não há nenhuma passagem
específica no Antigo Testamento que corresponda à última parte do versículo
5. As palavras diz a Escritura, que Tiago cita, não são uma citação, “mas um
resumo dos ensinamentos do Antigo Testamento: DEUS quer a pessoa inteira,
nossa lealdade completa” (Berk).
DEUS fica condoído com a
nossa simpatia dividida e nossa amizade com o mundo que resulta disso. Ele
deseja que a plenitude do seu ESPÍRITO controle a nossa vida; Ele nos
convida a chegarmos a Ele e nos submetermos ao seu ministério. DEUS dá essa
ajuda especial àqueles que humildemente a aceitam. Para provar seu ponto,
Tiago cita Provérbios 3.34 exatamente como ocorre na Septuaginta (cf. 1 Pe
5.5).
A. F. Harper. Comentário
Bíblico Beacon. Tiago. Editora CPAD. Vol. 10. pag. 183.
Tg 4:5 Além de condená-los
por seu comportamento. Tiago acrescenta uma advertência: ou pensais que em
vão diz a Escritura que... Aquela gente tem lido o Antigo Testamento, e só a
supressão voluntária de sua mensagem pode justificar suas ações.
As escrituras em questão
provavelmente são uma obra apócrifa; a primeira tradução alternativa de ECA
com certeza é a forma correta: o ESPÍRITO que ele fez habitar em nós tem
intenso ciúme. DEUS é como um marido ciumento (Êxodo 20:5; 34:14;
Deuteronômio 4:24) que não vai tolerar adultério de sua “noiva”. O alvo do
ciúme de DEUS é o ESPÍRITO que ele soprou no seu povo (Gênesis 6:17; 7: 15;
Salmos 104:29-30; Ezequiel 37), a quem chamou para que o adorasse e a ele
obedecesse. Quando, entretanto, seu povo corrompe seu espírito para servir
ao mundo, o ciúme de DEUS se inflama. Ai da pessoa que ignora a ameaça
divina, como se as Escrituras fossem apenas papel e tinta!
Peter H. Davids. Comentário
Bíblico Contemporâneo. Editora Vida. pag. 132.
III - A BUSCA DA AUTORREALIZAÇÃO (Tg 4.6-10)
1. Humilhando-se perante DEUS (Tg 4.6,7).
Submetendo-se a DEUS
Nos versículos 6 a 10, o
apóstolo Tiago exorta seus leitores a fugirem das paixões pecaminosas se
submetendo a DEUS. Ele começa nos lembrando que o ESPÍRITO de DEUS, que em
nós habita e tem zelo santo por nós, nos admoesta para que obtenhamos “maior
graça” (v.6). Para isso, basta que, seguindo sua admoestação, sujeitemo-nos
a DEUS, isto é à sua vontade, que é “boa, agradável e perfeita” (Rm 12.2).
Assevera Tiago que os
orgulhosos, os soberbos, os egoístas, são resistidos por DEUS, que “dá
graça”, isto é, a “maior graça”, apenas aos humildes (Tg 4.6b). Na
sequência, Tiago relaciona o sujeitar-se a DEUS com o resistir ao Diabo
(v.7), o que significa que o Diabo procura de todas as formas atrapalhar
para que não nos sujeitemos à vontade de DEUS. Porém, se resistirmos às suas
sugestões, afirma o apóstolo, ele fugirá de nós. Ou seja, a melhor forma de
mantermos o Diabo afastado de nós é nos sujeitarmos à vontade de DEUS.
Alexandre Coelho e Silas
Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica.
Editora CPAD. pag. 122.
Tg 4.6 Nós precisaremos
confiar no poder de DEUS para resistir a tais desejos malignos. Este poder
está disponível. Citando Provérbios 3.34, Tiago oferece esperança àqueles
que desejam a comunhão com DEUS. DEUS resiste aos soberbos porque o orgulho
nos torna egocêntricos e nos leva a concluir que nós merecemos tudo o que
podemos ver, tocar, ou imaginar. Ele cria apetites avarentos que superam em
muito aquilo de que necessitamos. O orgulho pode sutilmente fazer com que
não mais vejamos os nossos pecados ou a nossa necessidade de perdão.
Mas a humildade abre o
caminho para que a graça de DEUS flua em nossa vida; assim. DEUS
dá graça aos humildes. A humildade não é uma fraqueza; ao contrário, é a
única maneira pela qual os crentes conseguem coragem para enfrentar todas as
suas tentações e provações com o poder de DEUS. À medida que DEUS nos dá
mais graça, percebemos que as atrações sedutoras deste mundo são apenas
substitutos baratos daquilo que DEUS tem para oferecer. A escolha é nossa —
podemos nos humilhar e receber a graça de DEUS, ou podemos continuar com o
nosso orgulho e autossuficiência e sentir a sua ira. Como é que nós, tão
propensos ao orgulho no mesmo momento em que pensamos que podemos estar nos
aproximando da humildade, podemos descobrir a verdadeira humildade? Como
podemos nos tornar o tipo de pessoas humildes que encontram a graça
abundante que DEUS promete? Tendo revelado a nossa necessidade, Tiago agora
aponta o caminho claramente.
Tg 4.7 Nós nos sujeitamos a
DEUS reconhecendo tanto a sua amizade quanto a sua autoridade. A nossa
relação com DEUS não é de iguais, mas de servos confiantes. Embora Ele não
esteja definindo especificamente a palavra, Tiago está descrevendo a vida de
fé. A verdadeira fé responde a DEUS ativamente, e não passivamente. Embora
DEUS inicie e facilite tudo o que ocorre entre Ele e nós, o nosso
envolvimento nunca está completamente excluído. A humildade pessoal diante
de DEUS é parte da fé viva. Satanás sabe que, enquanto ele puder estimular o
orgulho humano, poderá retardar o plano de DEUS, mesmo que seja apenas
temporariamente. Mas, por mais que Satanás seja poderoso, o seu único poder
sobre os crentes está nas suas fortes tentações. Nós podemos nos sujeitar
a DEUS, resistir ao diabo, e ele fugirá de nós (Tiago
4:7). Por
outro lado, uma falta de resistência praticamente garantirá a perseguição
contínua de Satanás (veja também Ef 6.10-18 e l Pe 5.6-9).
Uma vez que identificamos o
diabo como o nosso inimigo, nós precisaremos compreender quem ele é e como
ele opera, para que possamos efetivamente resistir a ele. O objetivo
principal do diabo é separar o homem de DEUS. Destinado à destruição, ele
quer tomar a maior parte possível da criação. Entre as razões pelas quais
nós precisamos tão desesperadamente da graça de DEUS, está o fato de que nós
travamos um combate mortal com um inimigo superior. Precisamos da ajuda de
DEUS para resistir às artimanhas separatistas de Satanás e nos aproximar de
DEUS.
Os mandamentos apresentados
a seguir, e na verdade em todo o restante desta carta, são comentários sobre
as suas declarações acima. Tanto a humildade diante de DEUS quanto a
resistência ao diabo são necessárias.
Comentário do Novo
Testamento Aplicação Pessoal. Editora CPAD. Vol. 2. pag. 683-684.
Tiago fala do diabo (4.6,7).
O pecado predileto do diabo é a vaidade, o orgulho. Ele tenta as pessoas
nessa área (4.6,7). Ele tentou Eva e tenta os novos crentes (I Tm 3.6). DEUS
quer que dependamos dEle enquanto o diabo quer que dependamos de nós. O
diabo gosta de encher a nossa bola. O grande problema da igreja hoje é que
temos muitas celebridades e poucos servos. Há tanta vaidade humana que não
sobra espaço para a glória de DEUS.
Como podemos vencer esses
três inimigos? Tiago nos informa que DEUS está incansavelmente do nosso lado
(4.6). Ele sempre nos dá graça suficiente para vencer. Mas a graça de DEUS
não nos isenta de responsabilidade. Nos versículos 7-10 há vários
mandamentos para obedecer. A graça não nos isenta da obediência. Quanto mais
graça, mais obediência.
Tiago menciona quatro
atitudes, segundo Warren Wiersbe, que podem nos dar vitória; submissão a
DEUS, resistência ao diabo, comunhão com DEUS e humildade diante de DEUS.
Em primeiro lugar, devemos
nos submeter a DEUS (4.7).
Essa palavra é um termo
militar que significa fique no seu próprio posto, ponha-se no seu lugar.
Quando um soldado quer se colocar no lugar do general ele tem grandes
problemas. Renda-se incondicionalmente. Ponha todas as áreas da sua vida sob
a autoridade de DEUS. Por isso um crente rebelde não pode viver consigo nem
com os outros. Davi pecou contra DEUS, adulterando, mentindo, matando Urias
e escondendo o seu pecado. Mas quando ele se humilhou, se submeteu e
confessou, encontrou paz novamente com DEUS.
Em segundo lugar, devemos
resistir ao diabo (4.7). O diabo não é para ser temido, mas resistido.
Somente quem se submete a DEUS pode resistir ao diabo. A Bíblia nos ensina a
não dar lugar ao diabo (Ef 4.27).
LOPES. Hernandes Dias. TIAGO
Transformando provas em triunfo. Editora Hagnos. pag. 88-89.
Tg 4.6 d.3) Mas na maior
gravidade desse zelo de DEUS também se evidencia todo o ardor de seu amor,
de seu amor puro, misericordioso, e que está em busca de nós: “Contudo, ele
concede tanto maior graça” (v. 6).
e) Que cabe, pois, fazer.
Tg 4.7 e.1) “DEUS resiste
aos soberbos, mas aos humildes concede graça.” Sujeitai-vos, portanto, a
DEUS.”
Tiago está citando uma
palavra do AT (Pv 3.34; cf. 1Pe 5.5) a fim de mostrar o que desagrada e
agrada a DEUS e o que, consequentemente, cabe a nós fazer. – “DEUS resiste
aos soberbos”, aos “que se exaltam”, à vaidade impaciente que não quer
esperar por DEUS e pela sua hora, mas extrapola dos “trilhos que seu
desígnio de amor estabeleceu” (J. A. Rothe). Tenta se virar sozinho e buscar
outras ajudas e alianças que prometem levar mais rapidamente ao atendimento
(cf. “a meretriz” em Ap 17.3; 18.7). Esse espírito vem da mesma fonte como o
espírito do mundo hostil a DEUS, autocrático e arbitrário (cf. o anticristo
em Ap 13.5): trata-se da contaminação do espírito incomensuravelmente
orgulhoso, do inimigo. – “Mas aos humildes concede graça”: por duas razões é
relevante essa humildade. Primeiro, ela nos torna dóceis para a vontade de
DEUS. Cria disposição para ocupar o espaço que ele atribui, onde e pelo
tempo que ele determinar. Visto que é ao mesmo tempo alegre na confiança e
na esperança. “Aqui está a perseverança e a fidelidade dos santos” (Ap
13.10; 14.12). Em segundo lugar – DEUS praticamente visa nos encontrar no
lugar em que estamos: embaixo. Quem tenta se elevar não o encontra. JESUS,
por meio do qual DEUS nos procurou, foi “humilde de coração” (Mt 11.29).
Deixou-se deitar na manjedoura e pregar à cruz. “Para baixo leva o caminho
de CRISTO.”
e.2) “Sujeitai-vos,
portanto, a DEUS”. Com essas palavras Tiago chega à conclusão final
decorrente de suas declarações anteriores: parem de tentar afirmar-se a si
mesmos! Capitulem perante DEUS! Abram mão do “empreendimento próprio”!
Desistam dos planos pessoais! Retornem a seu Senhor! Permitam que o amor
dele volte a conquistar seu coração! Entreguem sua vida nas mãos dele!
Deixem-se usar para a sua obra, como e onde ele quiser! Esse é o lugar dos
filhos de DEUS, da noiva de CRISTO. Deixem-se colocar novamente ali, e
façam-no todos os dias! No último trecho da jornada da igreja de JESUS será
decisivo perseverar nessa atitude.
Fritz Grunzweig. Comentário
Esperança Carta De Tiago. Editora Evangélica Esperança.
2. Convertendo a soberba em humildade (Tg 4.8,9)
O apóstolo explica em
detalhes como se dá essa submissão a DEUS, no que ela consiste.
Em primeiro lugar, diz ele
que é preciso se aproximar de DEUS, isto é, buscá-lo sinceramente:
“Chegai-vos a DEUS” (v.8a). A consequência disso é que DEUS se chegará a nós
(v. 8b) — ou seja, teremos comunhão com Ele e seremos abençoados pela sua
presença em nossas vidas. “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes
com todo o vosso coração” (Jr 29.13).
Em segundo lugar, é preciso
se arrepender dos pecados e mudar de atitude: “Limpai as mãos, pecadores”
(v.8c). Ter as mãos limpas fala de chegar-se a DEUS com a consciência limpa
devido ao arrependimento sincero. Paulo fala de levantar as mãos em oração
diante do Senhor “sem ira nem contenda” (1 Tm 2.8), purificado.
Em terceiro lugar, é preciso
dar fim ao “duplo ânimo” (v.8d), isto é, ao hesitar entre DEUS e o mundo, ao
coxear entre a vontade de DEUS e as paixões pecaminosas.
Em quarto lugar, “purificai
o coração” (v.8e), que significa aqui ter um coração sincero, sem falsidade,
sem maldade. Só os puros de coração verão a DEUS (Mt 5.8), isto é, só os
sinceros de coração poderão ter um relacionamento real com DEUS.
Ao final, Tiago reforça a
necessidade de arrependimento sincero, de quebrantamento verdadeiro perante
DEUS: “Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso
riso em pranto, e o vosso gozo, em tristeza” (v.9).
Alexandre Coelho e Silas
Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica.
Editora CPAD. pag. 122-123.
Tg 4.8 A idéia de humildade
diante de DEUS agora inclui o benefício adicional da resposta imediata de
DEUS. Nós podemos nos chegar a DEUS e Ele se chegará a nós. A instrução de
limpar as mãos significa purificar os nossos atos e modificar o nosso
comportamento exterior. A maneira como nós vivemos é importante para DEUS. A
medida que nos aproximamos de DEUS, nós nos tornamos conscientes de hábitos
e atos na nossa vida que não agradam a Ele. Limpar as mãos dá a idéia de
remover estas coisas da maneira como vivemos. Precisamos nos afastar dos
pecados que DEUS nos mostra.
De maneira similar, a
instrução de purificar o coração pede a pureza de pensamentos e motivos –
modificações em nosso interior. As pessoas não podem continuar sendo
hipócritas, tentando amar tanto a DEUS como ao mundo. A pureza de coração,
portanto, implica sinceridade.
4.9 À medida que DEUS se
aproxima de nós, devemos sentir a nossa falta de merecimento. Afinal,
estamos obtendo a permissão de nos aproximarmos do DEUS santo e perfeito.
Tiago descreveu um longo
processo espiritual nos oito últimos versículos. Ele começou descrevendo as
pessoas em conflito umas com as outras e consigo mesmas. A seguir, ele
descreveu a origem de tais conflitos nos desejos inapropriados, que são
motivados, em grande parte, pela tentativa de permanecer próximas tanto do
mundo como de DEUS. O desmascarar de uma vida como esta e a convocação dos
crentes à humildade pode não ser uma mensagem bem recebida. A rendição pode
não vir com facilidade.
Desejos arraigados há muito
tempo podem reagir com desobediência. O arrependimento poderá ter que
incluir a recordação do quanto nós nos afastamos do caminho de DEUS antes de
termos retornado.
Estes termos diferentes,
misérias, lamentações, pranto e tristeza captam a luta de uma alma que se
aproxima de DEUS.
Existe uma morte que está
acontecendo. É um chamado ao arrependimento profundo e sincero. O riso das
pessoas (o riso escarnecedor que se recusou a levar o pecado a sério) e a
sua alegria com os prazeres do mundo precisam ser completamente
transformados - em tristeza pelos seus pecados (veja também Lc 6.25). Até
que isto ocorra, não há espaço para o riso da liberdade verdadeira e a
alegria do Senhor. A vida cristã envolve alegria, mas, quando nós percebemos
os nossos pecados, precisamos nos lamentar, para que possamos nos
arrepender. Somente depois da lamentação é que podemos passar para a alegria
na graça que DEUS nos dá.
Comentário do Novo
Testamento Aplicação Pessoal. Editora CPAD. Vol. 2. pag. 684.
Tg 4:8 Arrependimento total
significa purificação. Há promessa e ao mesmo tempo exigência na convocação
chegai-vos a DEUS, e ele se chegará a vós. É promessa recíproca de DEUS:
torne-se para ele o que ele se tornará para você (Malaquias 3:7), volte-se
para DEUS, que DEUS se voltará para você (Zacarias 1:3).
DEUS é um Pai amoroso que
aguarda a oportunidade de responder a seu filho em perdão, mas há uma
exigência: que o filho se arrependa e se aproxime, chegai-vos.
Este termo normalmente
indica um ato de culto. Mas toda a adoração naquela igreja deixa de ser uma
aproximação, para alguns, pois sua desarmonia comunitária, enraizada na
preocupação com o sucesso mundano, impossibilita tal aproximação, por ser
inaceitável. “Aproximem-se de mim”, clama o Senhor. “Adorem-me em espírito e
em verdade! Cultuem-me em obediência!” (cf. 1:27).
Prosseguindo a metáfora,
clama Tiago: Lavai as mãos, pecadores. O culto no Antigo Testamento exigia
mãos cerimonialmente puras (e.g., Êxodo 30:19-21).
Esses crentes não estão
preparados no momento para o culto, porque estão em pecado. O termo
pecadores é forte, pois Tiago não aceita desculpas. As ações dessas pessoas
são pecaminosas — de fato são pecado indesculpável. E só mudarão seu
comportamento (“lavarão as mãos”) depois de aceitarem esse fato.
Tiago deixa o comportamento
de lado e trata agora do problema interior, ao exigir: vós de duplo ânimo,
purificai os corações. Outra vez temos um termo do cerimonial tirado do
Antigo Testamento (cf. Êxodo 19:10), mas a imundícia agora não está no
exterior (e.g., pelo fato de o judeu ter tocado num cadáver), mas no
interior. A natureza da purificação que se faz necessária transparece no
termo duplo, o mesmo encontrado em 1:8. Não se aplica a uma pessoa que
conscientemente oculta seus motivos reais, mas a uma pessoa cuja motivação
encontra-se dividida. Por um lado, a pessoa deseja seguir a CRISTO e ser um
bom cristão; por outro lado, não está disposta a desistir do mundo (cf.
Romanos 6:8; 2 Coríntios 5:11-17). As pessoas assim apresentam desculpas
pelo fato de seguir os padrões do mundo a respeito de influência e modos de
ganhar dinheiro (cf. 4:13-17). Contudo, Tiago já declarou que DEUS não quer
repartir tais crentes com o mundo; DEUS os deseja para si, com exclusividade
total (4:4). Pelo que é preciso que esses crentes se purifiquem por dentro,
eliminem os motivos mundanos e busquem a CRISTO e seu reino, e a mais
ninguém.
4:9 O arrependimento
adequado mostra sinais característicos. No íntimo, esses crentes vão
perceber seu estado: senti as vossas misérias; haverá no coração deles um
sentimento de dor que se exprimirá nestas palavras: “ai! que é que eu fiz?”.
Essa tristeza se expressa externamente: lamentai e chorai — marcas de todos
os verdadeiros reavivamentos. O evangelismo moderno tende a produzir um
curto-circuito neste processo, ao prometer paz antes de o pecador ter
percebido toda a gravidade de sua péssima condição espiritual. Tiago evita
essa armadilha com muito cuidado, convocando esses crentes a que sintam a
gravidade de sua tranquila aceitação do pecado.
A lamentação é tão natural
que qualquer outra reação seria inadequada: converta-se o vosso riso em
pranto, e a vossa alegria em tristeza. Esta ordem pode ter-se originado nas
palavras de JESUS: “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão
consolados” (Mateus 5:4). Ou, “ai de vós, os que agora rides! pois vos
lamentareis e chorareis” (Lucas 6:25). Sem verdadeiro arrependimento agora,
o futuro é sombrio, mas com arrependimento, não haverá choro mais tarde; na
verdade, o arrependimento é a única reação racional. Como poderiam os
pecadores entender a gravidade do desagrado de DEUS, conforme Tiago o
descreve, sem deixar que a alegria falsa lhes desaparecesse do rosto,
enquanto o alimento esfria na mesa, e em jejum e lágrimas se prostrem
perante DEUS?
Peter H. Davids. Comentário
Bíblico Contemporâneo. Editora Vida. pag. 134-135.
Tg 4.8 c) Nota-se aqui mais
uma razão por que o diabo foge: “Chegai-vos a DEUS”, àquele que é o lado de
DEUS que se volta para nós, achegai-vos ao Filho. Ele derrotou o inimigo na
Sexta-Feira Santa e na Páscoa. Agora é, para nós, apenas um inimigo vencido,
de meras refregas retardatárias. Quando “corremos” para JESUS, i. é, quando
de imediato nos voltamos em oração a JESUS para obter ajuda, o inimigo não
pode nos perseguir (cf. Pv 18.10). “O diabo anda em derredor como um leão
que ruge, buscando alguém para devorar” (1Pe 5.8). “Em derredor”, isso
significa praticamente “pelas bordas”. Não tem coragem de se aproximar.
Apenas lhe resta esperar que alguém se distancie novamente de JESUS. Então o
ataca e arrasta consigo. A singela palavra: “Satanás foge quando te vê junto
à cruz” foi dita com base em uma grande experiência de cuidado pastoral. –
Na seqüência Tiago conta o que torna essa aproximação de DEUS em JESUS
CRISTO tão fácil: “E ele se chegará a vós.” Não conseguimos dar nenhum passo
em direção a ele sem que ele não venha primeiro em nossa direção. É o que
JESUS também explicita na parábola do filho pródigo: não apenas o filho foi
ao encontro do pai, mas o pai também foi ao encontro do filho,
facilitando-lhe a volta para casa (Lc 15.20).
d) O que é necessário quando
nos chegamos a ele.
d.1) “Purificai as mãos,
pecadores!” Tiago sublinha algo que muitos pregadores de hoje escrevem em
letras miúdas ou até mesmo deixam fora: o Pai, que está pronto a nos
receber, é o DEUS santo. O pecado não cabe na comunhão com ele. O filho
perdido da parábola desnudou todos os estragos. Também nós precisamos fazer
isso. Desse modo ele purifica mãos e corações. “O sangue de JESUS CRISTO, o
Filho de DEUS, nos purifica de todo pecado” (1Jo 1.7).
d.2) “Santificai os
corações”: não se trata apenas de perdoar culpa passada, mas também de
largar o atual amor ao pecado (cf. Jo 17.19; Rm 1.4; Gl 5.24; 1Pe 3.15; Hb
12.14). “SANTO” significa ser propriedade irrestrita de DEUS e reservada
para o seu serviço exclusivo (cf. 1Co 6.19). “Nossos corações pertencem
totalmente ao varão do Calvário” (F. v. Bodelschwingh). – Em seguida é
abordado o grave dano de tantos cristãos nos dias de Tiago e também de hoje:
“Vós que sois de ânimo dobre” (no grego consta aqui a mesma palavra como em
Tg 1.8: dípsychos): é verdade que não somos indiferentes, porém temos no
peito as “duas almas”, o amor a JESUS e ao mundo. Isso tem de mudar. Esse
cristianismo de “pular a cerca” precisa acabar. Entregar também isso ao
morrer de CRISTO faz parte da “santificação dos corações”.
Tg 4.9 d.3) “Percebei vossa
miséria, lamentai e chorai. Vosso riso (como se tudo estivesse em ordem)
deve se transformar em tristeza e vossa alegria em desalento”: muita vida
cristã “semi-viva” com certeza se deve ao fato de que muitos cristãos hoje
não passam mais pela fase da “tristeza divina” (2Co 7.10) que faz parte de
um arrependimento genuíno. Vários comentaristas já disseram que Tiago teria
descrito o retorno do ser humano para DEUS em cores excessivamente sombrias.
Afinal, o arrependimento seria algo alegre. Na realidade a alegria tem sua
razão de ser (v. 10b). Antes, porém, é preciso passar pelo que Tiago está
mostrando aqui, para que se torne algo salutar.
Fritz Grunzweig. Comentário
Esperança Carta De Tiago. Editora Evangélica Esperança.
3. “Humilhai-vos perante o Senhor” (Tg 4.10).
Sujeitar-se a DEUS,
submeter-se a Ele, ou, como acrescenta Tiago ainda, humilhar-se diante do
Senhor. O resultado dessa atitude é claro: “Humilhai-vos perante o Senhor, e
Ele vos exaltará” (v. 10 — grifo meu).
Em suma, Tiago nos ensina
nessa bela passagem de sua epístola que não há vitória sobre as paixões
pecaminosas e nem exaltação espiritual na vida do cristão sem humilhação
diante de DEUS, sem submissão total à sua vontade, que se dá através desses
quatro passos acima elencados a partir de seu próprio texto. E mais: vivendo
assim, não teremos, inclusive, conflitos entre nós, porque nossas
motivações, desejos e formas de agir estarão completamente harmonizados com
a perfeita vontade do Senhor.
Alexandre Coelho e Silas
Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica.
Editora CPAD. pag. 123.
Tg 4.10 Humilhar-nos perante
o Senhor e admitir a nossa dependência dele significa reconhecer que o nosso
valor vem somente de DEUS. É reconhecermos a necessidade desesperada que
temos de sua ajuda e sujeitarmo-nos à sua vontade para a nossa vida. Embora
nós não mereçamos a graça de DEUS, Ele nos alcança no seu amor e nos dá
valor e dignidade, apesar dos nossos defeitos humanos. Quando fazemos isto,
a promessa é certa: Ele nos exaltará e nos dará honra. Um dos exemplos
bíblicos mais comoventes desta verdade é encontrado na parábola de JESUS
sobre o pai que perdoa (veja Lc 15.11-32).
O filho tinha tomado a sua
herança e saído de casa para ser amigo do mundo. Somente depois que se
encontrou falido em todos os aspectos é que ele se arrependeu e,
entristecido, voltou para casa. O filho confessou ao seu pai que era indigno
de ser chamado de filho. Mas o pai o exaltou e o recebeu de volta à família.
O ato de retornar exigiu
submissão. As palavras de arrependimento do filho rebelde exigiram
humildade. O resultado final foi uma grande alegria. A humildade perante
DEUS será seguida da nossa exaltação.
Comentário do Novo
Testamento Aplicação Pessoal. Editora CPAD. Vol. 2. pag. 685.
Tg 4.10 Não é natural os
homens buscarem e manterem sentimentos de tristeza e abatimento. Não é
natural ao indivíduo buscar humilhar-se. Todos querem sentir-se livres,
poderosos, auto-suficientes! Aquela atitude de contrição deve ser buscada em
CRISTO, mediante o dom de DEUS, porquanto também é em CRISTO que seremos
exaltados e glorificados. Porém, essa exaltação e glória nada tem a ver com
a maneira como os homens ordinariamente se exaltam, mediante experiências e
alegrias carnais. A humilhação desnatural, pela qual precisamos passar a fim
de nos libertarmos da carnalidade, não é a expressão permanente que
buscamos. O versículo presente deixa isso claro. Esse estado de
quebrantamento é apenas a preparação da alma para receber alegria e
exaltação espirituais; mas são preparativos necessários, uma vez que nos
tenhamos permitido ser levados pelo mundo, pela maneira de pensar e de agir
dos homens mundanos.
«...humilhai-vos...» O autor
sagrado retorna, neste ponto, ao início de sua exortação (no sexto
versículo, onde ele diz que DEUS dá graça aos «humildes»). Para que sé
obtenha essa atitude de «humilhação», conforme nos diz o autor, há
necessidade de vários estágios ou atos: sujeição a DEUS, resistência ao
diabo (versículo sétimo), aproximação de DEUS, purificação de atos e do
homem interior (versículo oitavo), aflição, lamentação, choro, tristeza de
coração (versículo nono). Todos esses elementos fazem parte necessária de
nossa humilhação diante do Senhor.
«...na presença...», isto é,
perante os olhos divinos, algo visível para o Senhor. Isso deve ser feito na
busca da comunhão com ele, para que sejamos aceitos por ele, buscando
libertar a alma de seus liames com o que é terreno, absorvendo-nos na
contemplação das realidades divinas. Se não agirmos assim, nossa
experiência, eventualmente, será a de Scott Fitzgerald, um novelista, que
viveu na dissipação de costumes, em sua juventude, buscando febrilmente as
sensações corpóreas, o que é bastante típico da vida dos jovens modernos,
que não têm DEUS. Pouco antes de sua morte prematura, ele se descreveu como
um «prato rachado». Passou por muitos vales de depressão, procurando
recuperar-se de sua bancarrota moral e espiritual. E assim ele teve de
aprender a árdua lição que «custa muito mais alguém entregar-se a um único
hábito mau do que praticar muitos hábitos bons», conforme diz um antigo e
sábio provérbio. (Rom. 6:4—participação na morte de CRISTO; Jó 5:11; Eze.
21:26; Mat. 23Í12; Luc. 14:11; I Ped. 5:6).
«DEUS protege aos humildes e
os livra; ele os ama e consola; e também lhes confere uma graça acessível;
e, após a humilhação dos mesmos, eleva-os até à glória. E assim serve seus
segredos aos humildes, atraindo-os docemente a ele mesmo» (Tomás à Kempis).
«...Senhor...» Está em foco
DEUS Pai, tal como nos versículos sexto, sétimo e oitavo, embora
normalmente, nas páginas do N.T., essa palavra aponte para o Senhor JESUS
CRISTO. (Ver Rom. 1:4 quanto a esse título de CRISTO e quanto a seu
«senhorio»). DEUS é o «Senhor» da humanidade; ele tem os direitos da
soberania; e isso requer humildade de nossa parte, bem como a lealdade a
ele.
«...vos exaltará...» Agora
está em foco o poder e a bênção espirituais; e isso tanto quanto ao
bem-estar presente como na glória futura, quando compartilharemos da
glorificação de CRISTO. (Rom. 8:29,30). Ele nos exaltará espiritual e
moralmente, e, finalmente, nos levará à sua presença (ver Heb. 10:19). (Ver
também esse pensamento, incorporado no bem-estar da vida eterna, em Tg. 1:12
e 5:8; João 3:5). Essa exaltação ocorre dentro de nossa «salvação», o que é
comentado em Heb. 2:3. (Ver Mat. 23:13; Luc. 14:11; 18:14; II Cor. 11:7 e I
Ped. 5:6). Os escritores judaicos também insistiam veementemente sobre a
necessidade do arrependimento para aqueles que desejam receber qualquer
coisa da parte de DEUS. «É lugar comum, na boca de Raba que, a perfeição da
sabedoria é o arrependimento» (Berachoth, 17a).
«Tal como uma árvore deve
lançar profundas raízes para baixo, a fim de que cresça para cima, assim
também aquele que não fixar profundamente sua alma na humildade, se exalta a
si mesmo para sua própria ruína» (Agostinho).
«Ele lhes dá um lugar e um
nome em sua casa, melhor que o de filhos e filhas; ele os adorna com a sua
graça; ele os reveste da retidão de seu Filho; ele lhes concede proximidade
a si mesmo; e, finalmente, ele os introduzirá em seu reino e em sua glória»
(John Gill, in loc.). Porém, melhor do que tudo isso, ele lhes dá de sua
própria «plenitude» de atributos e poderes, com base na participação em sua
própria natureza (ver Efé. 3:19; Col. 2:10).
«...(exalta) a glória
inefável de seus filhos manifestos» (Alford, injoc.).
Tudo isso faz contraste com
as vitórias temporais e fúteis, e com a exaltação humana, na face da terra:
CHAMPLIN, Russell Norman, O
Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Candeias. Vol.
6. pag. 67-68.
Tg 4.10 “Humilhai-vos
perante o Senhor”: considerando que pode vir a ser necessário que uma pessoa
se curve perante outra que a ama e à qual magoou severamente, quanto mais
será preciso que nos humilhemos diante do santo e puro DEUS, que nos ama de
modo inconcebível, por causa de nossa culpa em pensamentos, palavras e
ações, com a qual magoamos o seu amor da forma mais grave possível.
Humilhar-se perante DEUS significa reconhecer a própria culpa e o juízo
justo de DEUS sem objeções e réplicas, sem restrições e tentativas de se
justificar. É essa a única atitude com a qual se pode suplicar por perdão e
graça (cf. o exemplo do rei Davi em 2Sm 12.13a; Sl 51).
“E ele vos exaltará” (cf.
1Pe 5.6): DEUS não mantém prostrada e cheia de vergonha a pessoa que se
humilha diante dele. Reveste-a com sua justiça, que nos foi conquistada por
meio de JESUS CRISTO (2Co 5.21; Rm 8.1). Levanta-a e presenteia-a com a
filiação divina (Rm 8.15; 1Jo 3.1). Por isso sentimos já nesta vida, após
passarmos pela “tristeza divina”, a grande alegria da volta para casa (Lc
15.24b). “Arrependimento e alegre empreendimento” (A. Schlatter). DEUS nos
exalta de tal maneira que não apenas passa a realizar bênçãos para nós, mas
também através de nós, talvez nada humanamente grandioso, e não obstante
algo verdadeiramente útil e frutífero com autoridade interior.
Fritz Grunzweig. Comentário
Esperança Carta De Tiago. Editora Evangélica Esperança.
ELABORADO: Pb Alessandro Silva (http://estudaalicaoebd.blogspot.com.br/)
com
algumas modificações do Ev. Luiz Henrique.
TEXTO ÁUREO
1-
Complete:
"________________________-vos perante o
_______________________, e ele vos ________________________" (Tg 4.10).
VERDADE PRÁTICA
2-
Complete:
A _________________________ humana, à
________________________ de DEUS, é impossível de acontecer, pois a criatura não pode
_______________________
longe do Criador.
COMENTÁRIO-INTRODUÇÃO
3- Quais
são os anseios básicos e legítimos do ser humano normal?
( ) Realização
ocupacional, pessoal e o desejo de uma vida de rico.
( ) Realização
profissional, pessoal e o desejo de uma melhor qualidade de vida.
( ) Realização
social, pessoal e o desejo de uma melhor carreira ministerial.
4- Quando
os anseios básicos e legítimos do ser humano normal passam a ser problema
espiritual?
( ) Quando esse anseio
torna-se uma obsessão, um desejo cego, colocando o Senhor nosso DEUS à
margem da vida para eleger um ídolo: o sonho pessoal.
( ) Quando
o ser humano dá a mão
a DEUS para realizar seus sonhos, pois os dEle estão em
primeiro lugar!
( ) Não se pode abrir mão
de DEUS para realizarmos os nossos sonhos, pois os dEle devem estar em
primeiro lugar!
I. A ORIGEM DOS CONFLITOS
E DAS DISCÓRDIAS (Tg 4.1-3)
5- "Donde
vêm as guerras e pelejas entre vós?". Que estranhos sentimentos são
encontrados no meio da igreja, segundo Tiago?
( ) Embora
semeassem a paz, os membros da igreja de Tiago estavam discutindo uns com os
outros.
( ) "Porventura, não vêm
disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?"
.
( ) Aqui, o líder da
igreja de Jerusalém denuncia o tipo de sabedoria que estava predominando na
igreja: a terrena, animal e diabólica.
( ) Havia "guerras e
pelejas" e "interesses dos próprios deleites", enquanto os menos favorecidos
estavam à margem dessas ambições.
( ) Estava nítido que
eles não semeavam a paz.
6- Qual a origem dos
males existentes na igreja, na época de Tiago (Tg 4.2)?
( ) "Combateis e
guerreais" (v.2), é a afirmação do meio-irmão do Senhor em relação àquelas
igrejas.
( ) Tiago não mascara o
que está no coração humano: o egoísmo e a discórdia.
( ) Tiago não mascara o
que está no coração humano: a cobiça e a inveja.
( ) São as predisposições
básicas da nossa natureza para desenvolver uma atitude combativa e de guerra
contra as pessoas, até mesmo em nome de DEUS.
( ) Quem procede assim
ainda não entendeu o Evangelho e nem mesmo atina para a verdade de que DEUS
não tem compromisso algum com os desejos egoístas, mas atenta à pureza e a
verdadeira motivação do coração.
7- Porquê
não recebemos bênçãos, apesar de muitas vezes aparecerem "profetas"
profetizando o contrário (Tg 1.3)?
( ) Em primeiro lugar,
DEUS não é um barman que está diuturnamente nos servindo.
( ) Em primeiro lugar,
DEUS não é um garçom que está diuturnamente ao nosso serviço.
( ) Segundo, como vimos,
Ele não tem compromisso com os nossos interesses mundanos.
( ) Finalmente, quando
pedimos, o pedimos mal, pois não é a vontade divina que está em nosso
coração, mas o desejo egoístico da natureza humana pedindo a DEUS para
chancelá-lo.
II. A BUSCA EGOÍSTA (Tg
4.4,5)
8- A quem Tiago chama
adúlteros e amigos do sistema mundano (Tg 4.4)?
( ) Tiago chama de
"adúlteros e adúlteras" os crentes que flertaram com o sistema
espiritual.
( ) Tiago chama de
"adúlteros e adúlteras" os crentes que flertaram com o sistema do mundo.
( ) Tiago chama de
"adúlteros e adúlteras" os crentes que flertaram com o sistema
eclesiástico.
9- A qual sistema mundano
Tiago se refere em sua epístola?
( ) Olhando para o
contexto anterior da passagem em apreço, veremos que Tiago se refere às más
atitudes (a inveja, a cobiça, o deleite carnal, as pelejas e as guerras,
isto é, o egoísmo do coração humano).
( ) Olhando para o
contexto anterior da passagem em apreço, veremos que Tiago se refere às
atitudes (a inveja, a maledicência, o deleite carnal, as brigas e as
divisões,
isto é, o terror do coração humano).
( ) Os que flertaram com
tal sistema fizeram-se inimigos de DEUS.
10- Qual o significado de
"Inimigos de DEUS" na epístola de Tiago?
( ) O líder da igreja de
Jerusalém faz esta afirmação baseado nas duas imagens linguísticas usadas
por ele para configurar a amizade dos crentes com o sistema mundano:
"adúlteros e adúlteras".
( ) Quando Tiago usa
essas duas imagens, ele quer mostrar que da mesma forma que Israel procurou
estabelecer acordos não só com o DEUS de Abraão, mas também com Baal, Asera
e outras divindades de Canaã, os leitores de Tiago também procuraram
estabelecer tanto a amizade com o mundo, quanto com DEUS.
( ) Tiago mostra que a
amizade com DEUS e com o mundo, transformará as pessoas em "inimigas de
DEUS".
( ) Tiago mostra que a
amizade com DEUS e com o mundo, transformará as pessoas em "arquiinimigas de
DEUS".
11- Qual o significado
de: ESPÍRITO tem "ciúmes" em Tiago 4.5?
( ) O ESPÍRITO SANTO que
em nós habita é marido ciumento.
( ) O ESPÍRITO SANTO que
em nós habita é zeloso.
( ) Ele é o selo que
marca-nos como propriedade exclusiva de DEUS.
( ) No versículo cinco do
capítulo quatro, os leitores de Tiago aparecem como o objeto dos "ciúmes do
ESPÍRITO".
( ) O autor sagrado os
confronta chamando-os de "adúlteros e adúlteras".
( ) Tal advertência é a
admoestação de DEUS para o seu povo.
( ) Aqui, também cabe
lembrar-nos de uma promessa registrada na Primeira Epístola Universal de
João: temos um advogado à destra de DEUS.
III. A BUSCA DA
AUTORREALIZAÇÃO (Tg 4.6-10)
12- O que significa
“Humilhando-se perante DEUS” (Tg 4.6,7)? Complete:
Uma vez admoestados pelo
ESPÍRITO SANTO, temos a ________________________ de que Ele nos dará "maior graça". Tal
maior graça é o fato de que "DEUS _______________________ aos soberbos", mas "dá, porém,
graça aos ________________________". Se acolhermos a advertência do Senhor, a tão
almejada __________________________ humana acontecerá de maneira completa em DEUS.
________________________-nos
diante do Senhor é reconhecermos quem somos à luz da sua admoestação. É
acolher com _________________________ o confronto do Senhor. O
_______________________, o soberbo
e o ganancioso nunca terão esta atitude e, por isso, serão abatidos. E
ainda, à luz do ensino de Tiago, resistir ao Diabo significa não
_______________________
as mesmas coisas que a falsa sabedoria nos oferece: _________________________, orgulho,
soberba etc. É não almejarmos a ________________________ dos mestres orgulhosos e
soberbos, mas contentarmo-nos com a _______________________ de servirmos ao Senhor,
voluntária e espontaneamente, em Espírito e em verdade (Jo 4.23).
13- Como converter a
soberba e o orgulho em humildade (Tg 4.8,9)?
( ) Nada
aproximará o orgulhoso e o
soberbo de DEUS, mesmo que se acheguem a Ele.
( ) Se o orgulhoso e o
soberbo decidirem-se por se achegarem a DEUS, o Senhor lhes será propício.
( ) A mão de DEUS "não
está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para
não poder ouvir".
( ) O que precisa
acontecer é um verdadeiro arrependimento!
( ) A exortação bíblica
de Tiago a essas pessoas é que o "riso" e a "aparente felicidade" delas,
produzidos pela amizade do mundo, convertam-se em "choro", "lamento" e
"miséria", assim que elas perceberem-se como "inimigas
de DEUS".
( ) Esta é a atitude
genuína de um verdadeiro arrependimento.
14- Qual o resultado de
"Humilhai-vos perante o Senhor" (Tg 4.10)?
( )
Humilhemo-nos, portanto, debaixo da exigente lei de DEUS!
( ) Ao abrir mão de nossa
autorrealização sob as perspectivas mundanas do egoísmo, do individualismo,
da soberba e da inveja, seremos pessoas satisfeitas e realizadas com o Dono
da vida.
( ) Como poderemos ser
felizes sem a presença do Doador da vida?
( ) A exaltação do Senhor
ser-nos-á dada mediante a sua graça e bondade infinitas.
( ) Humilhemo-nos,
portanto, debaixo da potente mão de DEUS!
CONCLUSÃO
15- Complete:
A partir dos _______________________
do Senhor JESUS, desfrutaremos da verdadeira ________________________ em DEUS. Que
venhamos atentar para o ensinamento desta lição, ___________________________-nos na
presença de DEUS _______________________ de CRISTO JESUS.
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
Referências Bibliográficas
Alexandre Coelho e Silas
Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica. Editora
CPAD. pag. 15-16.
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
Bíblia de Estudo Almeida. Revista e Atualizada.
Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006.
Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e
Grego. Texto bíblico Almeida Revista e Corrigida.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Traduzida em
português por João Ferreira de Almeida, com referências e algumas variantes.
Revista e Corrigida, Edição de 1995, Flórida- EUA: CPAD, 1999.
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM
CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
CPAD - http://www.cpad.com.br/ -
Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos
Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
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Pb Alessandro Silva