LIÇÃO 2 - O DEUS QUE SE COMUNICA COM O HOMEM
LIÇÕES BÍBLICAS ALUNO - JOVENS E ADULTOS - 3ºTRIMESTRE DE 2008 O DEUS DO LIVRO E O LIVRO DE DEUS Comentários do Pr. Elinaldo Renovato de Lima
Lembrando que o Salmo 115 é o mesmo que o 113 na bíblia mais usada pelos católicos. A comunicação divina (Pr. Elinaldo Renovato de Lima)
Ao longo dos séculos, DEUS sempre quis - e quer - comunicar-se com o homem. A princípio, falando diretamente com o ser criado. Depois da Queda, embora à distância, DEUS sempre quis falar ao homem, transmitindo sua vontade divina e soberana. De três formas, DEUS sempre comunicou-se com o homem.
Primeiro, através do próprio homem. Podemos dizer que DEUS se revela através da constituição do ser humano. "Porquanto o que de DEUS se pode conhecer neles se manifesta, porque DEUS lho manifestou", Rm 2.19. Sem querer forçar a interpretação, podemos entender que a expressão "neles" significa, no seu interior, quando o homem expressa um olhar introspectivo, e, através da sua consciência, percebe os vislumbres do Criador dentro de si. Paulo diz, referindo-se aos ímpios ou aos que não ouviram o Evangelho: "Os quais mostram a obra da lei escrita no seu coração, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os", Rm 2.15.
Em segundo lugar, através da natureza: "Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis", Rm 2.20. É a revelação natural, já vista em capítulo anterior. DEUS sempre falou pela natureza. Diz o salmista: "Os céus manifestam a glória de DEUS e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração à outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Sem linguagem, sem fala, ouvem-se as suas vozes em toda a extensão da terra, e as suas palavras, até ao fim do mundo" (SI 19.1-4 - grifos nossos).
Antes de haver a palavra escrita, DEUS transmitiu sua Palavra ao homem de forma visual (pela natureza) e de forma oral. Começou com Adão, com Eva e com sua descendência. Depois, falou aos patriarcas, a Noé e a seus descendentes; a Abraão, Isaque e Jacó e suas descendências. Na grande jornada, no Egito, DEUS falou aos filhos de Jacó. No cativeiro, clamaram a DEUS e Ele enviou Moisés para libertá-los, e conduzi-los pelo terrível deserto à terra de Canaã.
Em terceiro lugar através da mensagem escrita, foi com Moisés que DEUS começou a comunicar-se com o homem através da mensagem escrita, mostrando-lhe a sua vontade e, principalmente, o plano de salvação para o homem caído. O adversário de DEUS procura desacreditar a sua Palavra, proclamando a mensagem contrária à Verdade, espalhando a idéia de que a Bíblia apenas contém a Palavra de DEUS, mas não é a Palavra de DEUS. Neste estudo, temos um resumo breve de bibliologia e uma análise consistente quanto ao valor da Bíblia, como a inerrante, inspirada e revelada Palavra de DEUS. É evidente que também DEUS se comunica com o homem em seu espírito que está unido ao ESPÍRITO SANTO, alguns O ouvem falando literalmente em seu interior, outros em visões ou em sonhos e até mesmo ouvido uma voz externa que lhe fala. A Bíblia é a forma mais utilizada por DEUS para se comunicar com o homem. Os princípios de interpretação desta forma de comunicação: 1. Para evitar que sua vontade e a verdade se perdessem pela corrupção dos homens e a malícia de Satanás, DEUS fê-la escrever nas Escrituras Sagradas. A inspiração das Escrituras resulta no fato de que elas expressam fielmente a vontade de DEUS, a verdade divina. 2. Temos a possibilidade de conhecer o sentido das Escrituras, conforme pretendido por DEUS, mediante o autor humano. 3. O ESPÍRITO SANTO garante a compreensão salvadora das coisas reveladas na Palavra de DEUS, as Escrituras. 4. O sentido das Escrituras é tão claramente exposto e explicado que a suficiente compreensão das mesmas pode ser alcançada pelos meios ordinários (pregação, leitura e oração). 5. Há somente um sentido verdadeiro e pleno em cada texto da Escritura e não múltiplos sentidos, e esse sentido pode ser alcançado e compreendido pela Igreja. 6. É exatamente porque as Escrituras não têm sentidos múltiplos que são o supremo tribunal em controvérsias religiosas, às quais a Igreja sempre deve apelar. 7. A vontade de DEUS está claramente expressa nas Escrituras e ao alcance da Igreja, de forma que a mesma pode distinguir entre o culto aceitável a DEUS e aquele que não é. 8. Apesar de os salvos serem humanos e pecadores, recebem de DEUS o que é necessário para que possam compreender as coisas de DEUS para a salvação. COMUNICAÇÃO DIVINA: http://www.igrejasoosenhoredeus.com.br/?action=homemdedeus_interno&id=65 A Palavra de DEUS pode ser analisada de forma semelhante a um contrato. Neste caso é entre DEUS e o homem.
A palavra de DEUS sempre foi, é e será pronunciada na forma verbal;
A Palavra escrita em tábua, papiro, pele, hoje a Bíblia, necessita de testemunhas, qualidade textual e outras.
COMUNICAÇÃO VERBAL
No começo DEUS se comunicava verbalmente com o homem e este passava as informações aos seus descendentes
Com o passar dos anos a corrupção generalizou-se na sociedade pré-noêmica (Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente, Gn 6.5).
As distorções certamente seriam inseridas na verdadeira história, se não houvesse a intervenção divina trazendo o dilúvio sobre a terra, levando à morte toda aquela sociedade, excetuando-se a família do patriarca Noé.
Noé, pela Graça de DEUS, conservou a história para ser outra vez disseminação entre seus descendentes.
A Comunicação continuou verbal depois de Noé.
Com o aparecimento das línguas, Gn 11.7, e a dispersão do povo, Gn 11. 8, a história corria sério risco de ser perdida.
DEUS chamou a Abraão e pôs nele a Sua Palavra de forma mais clara e objetiva. O Patriarca deteve então, por confiabilidade, a história passada pelos seus ancestrais juntamente com as palavras de orientação e proféticas do Todo-Poderoso.
A Palavra de DEUS continuou sendo transmitida oralmente até Moisés.
COMUNICAÇÃO FALADA E ESCRITA
Mais tarde, DEUS falava com Moisés e ele transcrevia as palavras recebidas.
Dentro dos objetivos de DEUS de fazer de Israel uma Nação sacerdotal e santa (e vós sereis para mim reino SACERDOTAL e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel, Ex 19.6) a Sua Palavra não poderia continuar sendo manifestada verbal.
A Palavra de DEUS começou então ser passada a homens especiais através de inspiração divina e este a transcrevia visando deixar por escrito para toda a humanidade a história da criação, da caminhada de seus servos e o desfecho final de forma inequívoca e comprobatória da humanidade. Depois DEUS continuou falando com os Seus servos e eles continuaram a transcrever as Suas Palavras até completar o Antigo Testamento
A PALAVRA DE DEUS FALADA COM ÍMPETO
Depois de receber nos céus o Seu Filho JESUS, DEUS continuou falando verbalmente, de forma mais intensa com a presença contundente do ESPÍRITO SANTO - Atos 2 - enquanto os seus servos escreviam e montavam os livros do Novo Testamentos.
DEUS CONTINUA FALANDO VERBAL E PELA ESCRITURA SAGRADA
DEUS continuou falando e está falando hoje da seguinte forma:
Verbal;
Na psyché;
Através da Bíblia Sagrada.
DEUS FALA VERBALMENTE
VOZ DE DEUS DIRETA UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO DE DEUS COM OS SEUS SERVOS
DEUS FALA VERBALMENTE
Usando a instrumentalidade de uma pessoa;
Através do ministérios de quem profetiza, 1 Co 12.1-11.
DEUS FALA ATRAVÉS DA PSIQUÊ
(a alma, o espírito, a mente - parte imaterial do homem)
SONHO DE REVELAÇÃO DIVINA
UMA FORMA DE TOMARMOS CONHECIMENTO DO QUE DEUS NOS QUER FALAR ATRAVÉS DA NOSSA ALMA / ESPÍRITO
A PALAVRA DE DEUS ESCRITA
BÍBLIA SAGRADA, UM CONTRATO IRREVOGÁVEL.
UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO DE DEUS PARA A HUMANIDADE
BÍBLIA SAGRADA, UM CONTRATO COM TEMPO COM TEMPO DETERMINADO
Depois do arrebatamento da igreja de CRISTO, o que é em parte SERÁ CONHECIDO, O Senhor JESUS CRISTO – A Bíblia Sagrada - A PALAVRA DE DEUS, O ALFA E ÔMEGA, O PRINCÍPIO E O FIM - DEUS continuará falando de forma verbal aos seus servos para todo o sempre.
O LIVRO DOS LIVROS
O ÚNICO QUE É MAIS ATUAL DO QUE O JORNAL DE AMANHÃ A Bíblia Sagrada é o livro
Mais lido;
Mais discutido;
Mais amado e
Mais rejeitado do mundo.
Por isso sofre as mais diversas críticas dos leitores e curiosa.
PRINCIPAIS CORRENTES
As posições mais conhecidas são:
1 – A Bíblia é uma obra literária – Este grupo defende que ela fora escrita apenas com inspiração humana;
2 – A Bíblia contém partes inspiradas – Aqui é considerada como um livro que conta com escritos mitológicos, históricos, romances, ação, etc., e tirando uma “carona” DEUS colocou uma parte de sua Palavra em suas linhas;
3 – A Bíblia é a Palavra de DEUS – Esta categoria diz que a Bíblia é a infalível Palavra de DEUS e coloca como referência 2 Tm 3. 16 – “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”.
AS CARTAS ERAM INSPIRADAS
O próprio apóstolo Paulo afirma que recebia da parte de DEUS e não dos homens as palavras que escrevia.
Ao discorrer as páginas de Paulo percebe-se clareza e convergência nos assuntos tratados, desde a Criação, passando pela Lei, a vida de CRISTO, o arrebatamento da Igreja e a coroação final dos trabalhos dos obreiros do SENHOR.
Com tanta precisão nos assuntos, fica caracterizada como inspirada por DEUS.
Paulo foi conservado por DEUS com vida durante todo o tempo que foi necessário para escrever as suas epístolas.
EXIGÊNCIAS PARA UMA ESCRITURA SER CONSIDERADA PROCEDENTE DE DEUS
Fidelidade exegética
Deve ser transmitida corretamente desde a época em que foi originalmente escrita para obter-se uma representação exata do que DEUS disse e fez.
Fidelidade histórica
Deve tratar com muito cuidado de assuntos que citam pessoas e eventos históricos; não pode confundir homem, datas e eventos.
EVIDÊNCIAS QUE DEFINEM A BÍBLIA COMO INSPIRADA POR DEUS
A afirmação de aptidão, 1 Tm 3.16;
São Palavras do ESPÍRITO, 1 Co 2. 13;
O termo: “Está escrito”,Mt 4.7 e em várias outras passagens;
JESUS disse que o Antigo Testamento falava a Seu respeito, Lc 24.27; O Novo Testamento equipara a Palavra de DEUS com a Escritura, Mt 21.42;
Nem uma parte ou letra pode ser suprimida, Mt 5.16.
Para os apologistas da segunda metade do século II sustentavam a inspiração divina e inerrante das Escrituras.
Para Tertuliano afirmava que só o que estava escrito nela era útil e que Ela era a própria voz de DEUS.
Para Orígenes dizia que a inspiração era tamanha que alcançava até os idiotas.
Para Martinho Lutero e os Reformadores diziam que a Bíblia era a única autoridade para a Igreja.
Para João Calvino DEUS é o autor de todas Escrituras
PARA NÓS...
O QUE A BÍBLIA REPRESENTA PARA VOCÊ? VOCÊ AMA A BÍBLIA, VOCÊ ESTÁ LENDO-A TODA? VOCÊ OUVE A LEITURA E A EXPLANAÇÃO DA BÍBLIA COMO SE FOSSE DEUS LHE FALANDO?
A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS, DESSE DEUS, O DEUS DA BÍBLIA.
www.atosdois.com.br
RESUMO DA LIÇÃO 2 - 4º Trimestre De 2008 O DEUS QUE SE COMUNICA COM O HOMEM I- A COMUNICAÇÃO DIRETA 1. Na criação. 2. Evitando a solidão. 3. A comunicação com o primeiro casal. II - EFEITOS DA QUEDA 1. A comunicação prejudicada. 2. O conhecimento da discórdia. 3. A maldição da serpente e a redenção prenunciada. III - DEUS COMUNICA-SE COM O HOMEM 1. Por meio dos patriarcas. 2. Por meio dos profetas. IV - A COMUNICAÇÃO PELA REVELAÇÃO 1. Revelação geral ou natural. 2. Revelação especial. a) Por meio da Palavra. b) Por meio de CRISTO. SINOPSE DO TÓPICO (I): DEUS, o Criador, comunicava-se com o homem de forma direta. SINOPSE DO TÓPICO (II): Com a Queda, o homem perdeu a comunhão e a comunicação direta com DEUS. SINOPSE DO TÓPICO (III) - DEUS se utilizou de diferentes métodos para se comunicar com o homem. SINOPSE DO TÓPICO (IV) - A revelação especial de DEUS foi dada aos homens tanto pelas Escrituras quanto pelo Verbo de DEUS. REFLEXÃO: "A revelação especial de DEUS foi dada aos homens tanto pelas Escrituras quanto pelo Verbo de DEUS." REFLEXÃO: "O propósito da revelação especial é conduzir o homem a DEUS (Jo 14,6-11). REFLEXÃO: "O DEUS da Bíblia relaciona-se com o homem a fim de comunicar-lhe seu amor e cuidado, e, por fim a salvação eterna". QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 2 - O DEUS QUE SE COMUNICA COM O HOMEM RESPONDA CONFORME A REVISTA DA CPAD - 4º Trimestre de 2008 TEXTO ÁUREO: 1- Complete: E ______________________ a __________________ do Senhor _____________________, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor DEUS, entre as Árvores do jardim"(Gn 3.8). VERDADE PRÁTICA: 2- Complete: O DEUS da __________________ relaciona-se com o __________________ a fim de ______________________-lhe seu amor, cuidado, e salvação eterna. INTRODUÇÃO: 3- Como são os deuses, criados pela imaginação humana? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso: ( ) Inacessíveis aos seus adoradores. ( ) Não desciam para ouvir ou falar com os gregos (deuses do Olimpo). ( ) Desciam para ouvir ou falar com os gregos (deuses do Monte Athos). ( ) Têem intermediários, também falsos. 4- Por intermédio de quem, o ser humano tem livre acesso a DEUS, o DEUS da Bíblia, seu soberano Senhor, e criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis? ( ) Osíris ( ) Ra ( ) JESUS CRISTO I - A COMUNICAÇÃO DIRETA 5- Como a Bíblia nos mostra que na criação DEUS se comunicava com o homem de forma direta? ( ) Ao criá-lo, imediatamente infundiu-lhe o dialeto grego, transformando-o em ser falante. ( ) Ao criá-lo, imediatamente infundiu-lhe o fôlego da vida, transformando-o em alma vivente. ( ) Ao criá-lo, imediatamente infundiu-lhe a língua, ensinando-o a falar. 6- O que DEUS fez para evitar a solidão do homem antes da Queda? ( ) O Senhor decidiu criar a mulher. ( ) O Senhor criou muitos animais. ( ) O Senhor decidiu dar-lhe filhos. 7- Como era a comunicação de DEUS com o primeiro casal, antes da entrada do mal no mundo? ( ) DEUS costumava conversar com o casal "todo o dia". ( ) DEUS costumava conversar com o casal pela "manhãzinha do dia". ( ) DEUS costumava conversar com o casal pela "viração do dia". II - FEITOS DA QUEDA 8- Por que a comunicação de DEUS com o homem foi prejudicada? ( ) Por que Eva, devido ao tempo que passava com seu esposo, o fez perder a comunhão e a comunicação com o Criador. ( ) Por que se tornou amigo íntimo de Satanás, o que o fez perder a comunhão e a comunicação com o Criador. ( ) Por que a queda, devido ao pecado, o fez perder a comunhão e a comunicação com o Criador. 9- Como se iniciou a discórdia e a desavença entre os seres humanos? ( ) Quando o homem pôs-se a culpar sua companheira que, por sua vez, culpou a serpente. ( ) Quando Satanás pôs-se a culpar Eva, a companheira de Adão, por tudo, o que, por sua vez, culpou Adão por tudo. ( ) Quando a mulher pôs-se a culpar seu companheiro que, por sua vez, culpou a serpente. 10- Como foi a maldição da serpente e a redenção prenunciada? Complete: Após a Queda, DEUS pôs _____________________________ entre a serpente e a mulher. Esta foi condenada a sentir fortes dores no parto, passando a ser dominada pelo marido (Gn 3.16; Ef 5.24). Naquele ambiente tenso, DEUS também ___________________________ a serpente, e anunciou a redenção da humanidade através da "_________________________________ da mulher", que é CRISTO JESUS, nosso Salvador (Gn 3.14,15). III - DEUS COMUNICA-SE COM O HOMEM 11- Por que podemos afirmar que DEUS é transcendente e imanente? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso: ( ) A despeito de habitar nas alturas mais insondáveis, e apesar de infinito e imenso, não permanece alheio as suas criaturas. ( ) Por que DEUS é maior do que os deuses dos homens e mora a milhares de quilômetros acima deles. ( ) Ao longo dos séculos o Eterno vem se comunicando com o homem; direta ou indiretamente. 12- Como DEUS se comunicou com o ser humano por meio dos patriarcas? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso: ( ) DEUS falou com Noé, anunciando-lhe a destruição do gênero humano (Gn 6.1-7). ( ) DEUS se comunicou com Abraão, para torná-Io uma bênção para todas as famílias da terra (Gn 12.1-3). ( ) O Senhor ouviu as orações de Isaque. ( ) De maneira discreta e sombria. ( ) O Senhor falou com Jacó, e fêz-Ihes grandiosas promessas (Gn 25.21-23; 28.13-15). 13- Como DEUS se comunicou com o ser humano por meio dos profetas? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso: ( ) No Antigo Testamento, DEUS usou diversos profetas para transmitir sua poderosa mensagem. ( ) Por intermédio desses valorosos arautos, falou o Senhor ao povo, aos reis, aos juízes e tantos quanto quis revelar sua vontade (Hb 1.1,2). ( ) Ao profeta Moisés, falou diretamente (Êx 3.1-22; At 3.22). ( ) Em o Novo Testamento, usou de modo especial a boca de João Batista, Ágabo, entre outros. ( ) Enviando-os a pregar sua mensagem de salvação aos gentios somente.
IV - A COMUNICAÇÃO PELA REVELAÇÃO 14- Como é a Revelação geral ou natural de DEUS? ( ) É aquela em que o Senhor se revela por meio da profecia e da consciência humana. ( ) É aquela em que o Senhor se revela por meio da sonhos e de visões. ( ) É aquela em que o Senhor se revela por meio da natureza e da consciência humana. 15- Ligue a primeira coluna de acordo com a segunda, segundo a revelação geral ou natural de DEUS:
Natureza. | DEUS se utiliza da comunicão não-verbal para revelar aos homens toda sua vontade, como vemos em sua Palavra " (Exemplo Rm 2.15). | |
Razão. | A Bíblia nos é clara: "Os céus manifestam a glória de DEUS e o firmamento anuncia a obra das suas mãos" (SI 19.1; Rm 1.19,20). | |
Consciência. | A revelação geral ou natural é dirigida a todos os homens, e pode ser absorvida. |