Questionário da
Lição 12 - Os Pecados de Omissão e de Opressão
Responda conforme a
revista da CPAD do 3º Trimestre de 2014 - Para jovens e adultos
Tema:
FÉ E OBRAS - Ensinos de Tiago para uma Vida
Cristã Autêntica
Complete os espaços
vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as
falsas.
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"Aquele, pois, que sabe fazer o
______________________
e o
_______________________
faz comete _______________________"
(Tg 4.17).
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
Os pecados de ________________________ e _______________________ são tão
______________________ diante
de DEUS quanto às demais transgressões.
I. O PECADO DE OMISSÃO (Tg 4.17)
3- como é a realidade do pecado?
( ) Um dia o homem resolveu involuntariamente desobedecer a DEUS.
( ) Um dia o homem resolveu voluntariamente
desobedecer a DEUS.
( ) O pecado, então, tornou-se uma realidade fatal.
( ) A partir dessa atitude rebelde, todas as relações dos seres
humanos entre si, com o Criador e com a criação, foram distorcidas.
( ) A humanidade e a criação sofrem e gemem como
vítimas da vaidade humana.
( ) Não somos capazes de, por nós mesmos, vencermos o pecado!
( ) Em JESUS toda essa grave realidade pode ser superada, pois o Pai
enviou o seu Filho para que morresse por nós e, assim, resgatasse-nos da
miséria do pecado.
4- Como acontece o pecado de comissão (Gn 3.17-19)?
( ) A partir da realidade do pecado algumas formas de pecados podem
ser verificadas nas Escrituras.
( ) Uma delas é o pecado de omissão, ou seja, realizar aquilo que é
expressamente condenado por DEUS.
( ) Uma delas é o pecado de comissão, ou seja, realizar aquilo que é
expressamente condenado por DEUS.
( ) Os nossos pais, Adão e Eva, foram proibidos de comer do fruto da
árvore do bem e do mal.
( ) Ainda assim dela comeram.
( ) Realizar conscientemente o que DEUS de antemão condenou é um
atentado à sua santidade e justiça.
5- Como acontece o pecado de omissão (Tg 4.17)?
( ) Essa forma de transgredir as leis divinas, muitas vezes, é
ignorada entre o povo de DEUS.
( ) As consequências do seu julgamento não serão
menores diante do Altíssimo.
( ) Não é apenas deixando de obedecer a lei expressa de DEUS que
incorremos em pecado, mas de igual modo, quando omitimo-nos de fazer o
bem pecamos contra DEUS e a sua justiça.
( ) Não é apenas deixando de obedecer a lei expressa de DEUS que
incorremos em pecado, mas de igual modo, quando omitimo-nos de fazer o
bem entristecemos DEUS e sua alegria.
II. - O PECADO DE ADQUIRIR BENS À CUSTA DA EXPLORAÇÃO ALHEIA (Tg 5.1-3)
6- Qual o julgamento divino sobre os comerciantes ricos (v.1)?
( ) Não é a primeira vez que Tiago menciona os ricos em sua epístola.
( ) Aqui há uma particularidade, enquanto nos outros textos o
meio-irmão do Senhor faz advertências ou denúncias contra os ricos, o
quinto capítulo apresenta o juízo divino contra eles.
( ) Da forma em que o texto da epístola está construído, percebemos
que não há indício algum de que a sentença divina é exclusiva para os
que conhecem a DEUS, deixando “os ricos ignorantes” de fora do juízo
divino.
( ) O alvo aqui são todos os ricos crentes que
conduzem os seus negócios de maneira desonesta e opressora contra os
menos favorecidos.
( ) O alvo aqui são todos os ricos, crentes ou descrentes, que
conduzem os seus negócios de maneira desonesta e opressora contra os
menos favorecidos.
7- De que modo o mal virá (v.2)?
( ) A Bíblia afirma que a confiança dos ricos embora
não esteja amparada nos bens
que possuem, elas contaminam o ser humano.
( ) A Bíblia afirma que a confiança dos ricos está amparada nos bens
que possuem.
( ) Não atentando para a brevidade da vida e a transitoriedade dos
bens materiais, eles orgulham-se e confiam na quantidade de bens que
possuem.
( ) Tiago diz que as riquezas dos ricos desonestos e arrogantes estão
apodrecidas e as suas roupas comidas pela traça, isto é, brevemente elas
se mostrarão ineficazes para garantir-lhes o futuro.
( ) Os ricos opressores terão uma triste surpresa em suas vidas!
8- Como é a corrosão das riquezas e o juízo divino (v.3)? Complete:
JESUS de Nazaré falou do mesmo assunto no Sermão da
______________________, ao advertir que “não [devemos ajuntar]
______________________ na terra, onde a traça e a ferrugem tudo v, e
onde os ladrões minam e roubam” (Mt 6.19). Sabemos que nos dias atuais,
muitos ignoram esta admoestação do Senhor, dizendo que não é bem isso
que Ele quis dizer. Ora, então do que se tratava o assunto do nosso
Senhor, senão do perigo de se ______________________ bens neste mundo? A
arrogância demonstrada pelo ______________________ insensato revela esse
desvario do nosso tempo (Lc 12.15-21). Olhando para os dois textos
citados, tanto o de Mateus quanto o de Lucas, é impossível não
atentarmos para essas duas perspectivas: a denúncia para o
______________________ da riqueza e a revelação profética do
______________________ divino contra a confiança
nela (Ap 3.17; 6.15; 13.16).
III. O ESCASSO SALÁRIO DOS TRABALHADORES “CLAMA” A DEUS (Tg 5.4-6)
9- Como é o clamor do salário dos trabalhadores (v.4) diante de DEUS?
( ) O Evangelho alcança pessoas de todos os tipos e classes sociais.
( ) Muitos que constituem a classe alta econômica de nossa nação têm
crido em CRISTO.
( ) Outros filhos do nosso meio têm emergido e alcançado altos
patamares econômicos.
( ) De funcionários, tornaram-se patrões, juízes, políticos, etc.
( ) É preciso advertir que a Bíblia tem conselhos divinos claros para
a ética do homem cristão que se tornou rico ou do rico que se tornou
cristão.
( ) Neste quarto versículo, com tons graves, o líder da igreja de
Jerusalém levanta-se como um profeta veterotestamentário bradando contra
a injustiça social.
( ) Tiago evoca a Graça, isto é, utiliza a Escritura do
segundo
testamento para fundamentar a sua redação epistolar.
( ) Tiago evoca a Lei, isto é, utiliza a Escritura do primeiro
testamento para fundamentar a sua redação epistolar.
( ) O meio-irmão do Senhor adverte que o Todo-Poderoso certamente se
levantará contra toda a sorte de opressão e injustiça!
10- Como a regalia dos ricos que não temem a DEUS cessará (v.5)?
( ) O versículo cinco lembra a denúncia proferida por JESUS em Lucas
16.19-31, quando o Senhor fala acerca do mendigo Lázaro e do rico
opressor:
( ) O versículo cinco lembra a denúncia proferida por JESUS em Lucas
16.19-31, quando o Senhor fala acerca do homem que colheu muito e
guardou em seu celeiro:
( ) Uma vida regalada que não se importava com o futuro e com o
próximo, vivendo festejos como se o fim nunca fosse chegar.
( ) Deleitando-se em suas riquezas, mal pensava o rico que
entesourava para si juízos de DEUS.
11- O pobre não resiste à opressão do rico (v.6), qual a solução para
este?
( ) Há severas condenações no Antigo Testamento contra a opressão dos
menos favorecidos.
( ) O fato de essa advertência aparecer em o Novo Testamento indica a
gravidade dessa atitude.
( ) Muitos podem se perguntar por que a Bíblia é tão dura contra os
ricos injustos.
( ) Uma vez que eles estão economicamente bem posicionados, o pobre,
ou “justo”, sucumbe à sua opressão, restando a eles apenas DEUS para
defendê-los.
( ) Uma vez que eles estão economicamente bem posicionados, o pobre,
ou “justo”, sucumbe à sua opressão, restando a eles apenas a igreja os
juízes para
defendê-los.
( ) Assim, mesmo que o pecado de opressão continue sendo consumado,
entendemos biblicamente que o Senhor dos Exércitos continua a ouvir o
clamor dos pobres!
CONCLUSÃO
12- Complete:
As advertências de Tiago são relevantes e oportunas para os nossos
______________________. Quanto engano tem sido cometido por ensinamentos
deturpados em nome de uma suposta ________________________. Tal teologia
tem levado muitas pessoas a tornarem-se _______________________. Tiago
nos exorta a demonstrarmos uma fé verdadeira, não apenas de palavras,
mas principalmente em ______________________ (Tg 2.14-26). De igual
maneira, conforme a lição de hoje, o nosso desafio é vivermos um estilo
de vida segundo o _______________________, onde a simplicidade, a
modéstia e o contentamento devem ser as suas ________________________.
Pr. Henrique, EBD NA TV, DONS DE CURAR, Lições Bíblicas, COMENTO REVISTAS CPAD, BETEL E CENTRAL GOSPEL, Moro em Cajamar, SP, morava em Imperatriz, MA, Pr. IEADI, estudos bíblicos, vídeos aula, gospel, ESPÍRITO SANTO, JESUS, DEUS PAI, slides, de Ervália, MG, Canal YouTube Henriquelhas, Igreja Evangélica Assembleia de Deus ministério Perus, Jordanésia, Cajamar, SP.
Lição 12: Os Pecados de Omissão e de Opressão 2 parte
Lição 12: Os Pecados de Omissão e de Opressão 2 parte
II - O PECADO DE ADQUIRIR BENS À CUSTA DA EXPLORAÇÃO ALHEIA
(Tg 5.13)
1. O julgamento divino sobre os comerciantes ricos (v.1).
Curiosamente, ao iniciar no
capítulo 5 sua contundente condenação aos ricos opressores, Tiago usa as
mesmas palavras do versículo 9 do capítulo 4, quando ele estava falando aos
seus leitores sobre a necessidade de se separarem do mundo e se submeterem à
vontade de DEUS, e que isso inclui indispensavelmente uma atitude de
arrependimento sincero: “Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai;
converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo, em tristeza”. Essa
atitude é sintetizada na expressão “Humilhai-vos perante o Senhor” (Tg
4.10a). No capítulo 5, ele conclama os ricos opressores a essa mesma
atitude, isto é, a essa humilhação diante de DEUS, ressaltando que o juízo
de DEUS é certo se não se arrependerem: “Eia, pois, agora vós ricos, chorai
e pranteai por vossas misérias, que sobre vós hão de vir” (Tg 5.1).
A contraposição à humildade
é a soberba, que aparece aqui encarnada na vida desses ricos opressores.
Como salienta o teólogo Lawrence Richards ao comentar essa passagem da
Epístola de Tiago, “aqueles que confiam nas riquezas e menosprezam os
direitos dos outros para acumulá-las são a antítese das pessoas humildes que
DEUS deseja que os crentes se tornem. Estes homens ricos personificam o
sistema do mundo, que Tiago afirma ser hostil a DEUS. Eles valorizam as
coisas materiais, que não têm valor duradouro, e desdenham os seres humanos,
que DEUS afirma que têm valor supremo. A sua vida na terra, que é uma vida
de ‘delícias e deleites’, serve apenas para prepará-los para o ‘dia de
matança’ [Tg 5.5], o juízo divino”.
Sua vida de prazeres e luxo
estava sendo para eles como o período de engorda do gado para logo depois
ser abatido (Tg 5.5).
Como afirmamos no capítulo
4, a Bíblia nos ensina que as riquezas em si não são pecado, mas apenas o
amor às riquezas, o apegar-se a elas, a avareza, a cobiça, o egoísmo e a
soberba. As Escrituras ensinam que o cristão que “possui riquezas e bens não
deve julgar-se rico em si, e sim administrador dos bens de DEUS (Lc
12.31-48)”, e deve ser “generoso, pronto a ajudar o carente, e rico em boas
obras (Ef 4.28; 1 Tm 6.17-19)”.
Além do mais, uma vez que
Tiago conclama os ricos opressores a prantearem e chorarem, isso significa
dizer, à luz do uso dessas mesmas expressões no capítulo 4 (v. 9), que ele
“espera que reconheçam sua dependência de DEUS e se arrependam de seus
pecados”; e “se assim o fizerem, então o ‘abatimento’ (Tg 1.10) provocado
por sua ‘miséria’ os levará a se humilharem perante o Senhor, e Ele os
exaltará (Tg 4.10; cf. Tg 1.9)”.
Alexandre Coelho e Silas
Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica.
Editora CPAD. pag. 139-140.
Tg 5.1 Estes ricos
provavelmente não são crentes, mas pessoas não-crentes e ricas (talvez as
mesmas pessoas a que se fez referência em 2.6). Muito provavelmente, os
ricos proprietários de terras são o objeto da repreensão mordaz de Tiago.
Estas pessoas vivem em ambientes de luxo, repletas de alimentos e dinheiro.
Mas há terríveis misérias, que sobre eles hão de vir não se tratando de
sofrimentos terrenos, mas eternos -, e eles devem se lamentar de tristeza
pelo que perderão. As palavras “chorai e pranteai” eram frequentemente
usadas no Antigo Testamento pelos profetas para descrever a reação dos
ímpios quando o Dia do Senhor (o dia do juízo de DEUS) chegasse (veja Is
13.6; 15.3; Am 8.3). JESUS disse que entre aqueles que fossem excluídos do
reino de DEUS haveria pranto e ranger de dentes (Mt 8.12; 22.13; 24.51;
25.30).
Comentário do Novo
Testamento Aplicação Pessoal. Editora CPAD. Vol. 2. pag. 687.
Tg 5.1 No bloco anterior
Tiago falou de pessoas seguras de si que pensam não precisar de DEUS. É
possível que agora tenha lembrado da objeção: “No entanto, não deixam de ter
êxito e prosperar. Têm todos os trunfos na mão e os usam. Nós pessoas
humildes temos de sofrer muito debaixo dessa situação.” Em decorrência,
Tiago apresenta neste trecho o que acontece com a riqueza vinda de DEUS. No
presente caso as pessoas de que se fala não são primordialmente membros da
igreja (ainda que vários do seu âmbito tiveram e têm de se confrontar com a
pergunta: “Senhor, sou eu?”). A princípio os ricos fora da igreja não devem
ter visto a carta (como também ocorreu com as palavras proféticas sobre a
Babilônia, Assíria, Tiro, etc. – Is 13-23; Jr 46-51; etc. – que não foram
proclamadas nessas cidades). Mas a palavra serviu para deixar as coisas
claras.
1 – “Vós ricos”, em grego
ploúsios (v. 1).
Tg 5.1 a) No Sl 73.12
consta: “Os ímpios aumentam suas riquezas”. Lá se mostra a figura de pessoas
teimosas: “Falam com altivez.” “São sólidos como um palácio.” Qualquer meio
lhes convém. “Fazem o que bem entendem” (Sl 73.4,8). Na verdade não é válida
a equação: rico = ímpio, pobre = devoto. Também Abraão era rico (Gn 13.2).
Mas com certeza os ricos estão majoritariamente do outro lado. Muitos não
teriam enriquecido se tivessem sido escrupulosos nos métodos. Ademais é
notório que o ser humano é sujeito a transformar sua riqueza em ídolo e
então pensar que já não precisa de DEUS. Também nos evangelhos os ricos
muitas vezes participavam da oposição (Mt 23.14; Lc 16.14). O próprio JESUS
descreve em suas parábolas dois personagens ricos para os quais a
propriedade veio a ser fatal: o rico que ignorava Lázaro que jazia à sua
porta (Lc 16.19ss) e o rico agricultor que se satisfazia com sua riqueza,
acreditando poder usá-la exclusivamente em prol de si mesmo (Lc 12.16-21).
JESUS sentencia: “É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do
que entrar um rico no reino de DEUS” (Mt 19.24; Lc 18.25). E Paulo escreve:
“Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação e cilada” (1Tm 6.9).
b) Também hoje muitas
pessoas são ateístas não tanto por causa de dúvidas intelectuais, mas porque
no fundo pensam não precisar de DEUS e por confiarem nos bens, na boa
posição, em suas capacidades. São esses seus ídolos. Geralmente nem mesmo é
necessária grande quantidade de bens, posição e inteligência para que alguém
se considere “rico” no sentido do presente trecho. – Nenhum de nós está
livre do risco de transformar suas propriedades e garantias maiores ou
menores em ídolos: conta bancária, casa, bons ganhos constantes. Então
existirá também o perigo de permanecermos “sentados” em tudo isso. “A
avareza é uma raiz de todos os males” (1Tm 6.10). Leva a uma atitude errônea
perante DEUS e pessoas.
c) Para a última jornada da
história universal anuncia-se que o anticristo controlará tudo e boicotará
os que se mantêm fiéis a JESUS (Ap 13.17). Aqui se explicita outra linha que
perpassa a Escritura: há seres humanos cuja consciência está presa a DEUS,
que perseveram singela e inabalavelmente do lado de DEUS e são prejudicados
em todos os sentidos porque o diabo é o “príncipe deste mundo”. Nos salmos
eles são chamados de “necessitados” (Sl 10.2,12; 12.5; 34.2,7; 74.19-22;
etc.). JESUS os chama de “pobres”. Mas declara: “Bem-aventurados vós, os
pobres” (Lc 6.20).
Fritz Grunzweig. Comentário
Esperança Carta De Tiago. Editora Evangélica Esperança.
«...Atendei agora...»
Literalmente temos aqui «Vinde, agora...», no sentido de «Vede, agora...»,
uma incisiva chamada à atenção, no estilo da diatribe. «... chorai
lamentando...» Em Tg. 4:9, a lamentação e o choro são vinculados ao
arrependimento, o que conduz à restauração da alma. Em contraste com isso,
aqui temos uma lamentação provocada pelo julgamento inevitável. Não há aqui
qualquer chamada ao arrependimento. «As lamentações, diferentemente de Tg.
4:9, não são uma expressão de humilde arrependimento, e, sim, de remorso e
terror sem alívio» (Poteat, in loc.). Tudo isso, naturalmente, mostra a
intensidade com que o autor sagrado sentia os erros sociais em que os pobres
eram oprimidos pelos ricos.
Não é verdade que muitos são
reduzidos a escravos virtuais, que recebem salários ridículos por um
trabalho árduo, que lhes consome longas horas? O avanço do comunismo no
mundo não tem resultado essencialmente do fato de ser um bom sistema
econômico, pois a experiência não tem demonstrado isso; pelo contrário, seu
progresso se deve aos abusos do capitalismo.
Consideremos os aluguéis que
são cobrados, o preço das consultas aos médicos, etc. Nessas, e noutras
áreas, exerce-se uma feroz pressão econômica, que muitos governos não
conseguem controlar, ou se recusam a fazê-lo.
«...chorai...» No grego é
Maio», «chorar», com frequência usada com o sentido de «chorar pelos
mortos», sentido tristeza e desespero. Esse é: o choro daqueles que
antecipam um juízo severo, e não o choro dos penitentes. (Comparar com Apo.
6:15-16 e Joel 1:5).
«...lamentando...» No grego,
«ololudzo», termo usado para indicar «chorar em voz alta», «uivos de
lamentação». Era termo usado para descrever a palavra anterior. O «choro»
será em altos uivos de lamentação.
«...desventuras...» No grego
é «talaiporia», «misérias». Há uma alusão direta aos «sofrimentos dos
condenados», ao julgamento, embora certas tristeza, provocadas pelo
infortúnio, talvez não estejam excluídas do pensamento do autor sagrado.
«...sobrevirão...» No grego
é usado o particípio presente—agora mesmo elas começam a concretizar-se,
imediatamente antes da «parousia» (ou segundo advento de CRISTO).
CHAMPLIN, Russell Norman, O
Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Candeias. Vol.
6. pag. 73.
2. O mal que virá (v.2).
Observação do Ev. Luiz
Henrique - Creio eu que Tiago já poderia estar prenunciando não só a vinda
de JESUS no arrebatamento, mas poderia também estar se referindo à
destruição de Jerusalém que em breve aconteceria. No ano 70 o general Tito
invadiria Jerusalém e poria fogo inclusive no templo. De que adiantaria
agora as riquezas acumuladas pelos ricos? Tudo seria destruido e tudo
confiscado pelo governo romano. O mesmo se deu com os crentes que não
venderam suas propriedades para ajudar aos pobres e necessitados da Igreja.
Bem fez Barnabé que vendeu propriedade para ajudar aos pobres e ganhou
galardão no céu.
Tg 5.2 Ambos os verbos deste
versículo e o primeiro verbo do versículo seguinte estão no tempo perfeito.
Ropes os descreve habilmente como "declarações pitorescas e figurativas da
verdadeira inutilidade desta riqueza à vista daquele que conhece o valor do
que é permanente e eterno" (op. cit., pág. 284). A riqueza deve ser usada
para bons propósitos, não entesourada.
Charles F. Pfeiffer.
Comentário Bíblico Moody. Editora Batista Regular. pag. 23.
Tg 5.2 a) O fato da mudança
de tom. Tiago vê aproximar-se o que os ricos ainda não veem: “Atenção,
agora, ricos, chorai lamentando, por causa das vossas desventuras, que vos
sobrevirão!” Assim como em geral o dono da casa ergue a taça no início de
uma festividade e brinda como sinal de que a festa está começando:
“Atenção!”, assim Tiago convoca agora para o lamento. Ainda estão “numa
boa”. Porém isso acabará em breve. Devem preparar-se desde já. Isso é
semelhante às palavras de Jeremias, que já entoava o lamento fúnebre (cf. Jr
4.19ss; etc.) quando muitos ainda se consideravam seguros em Jerusalém.
“Como o mundo jaz cego e morto! Dorme em segurança e presume que a aflição
do grande dia ainda está distante e remota” (J. C. Rube; cf. também Lc
17.26-30).
Tg 5.2 b) A causa da
guinada. “Vossa riqueza está apodrecida”: provavelmente tem-se em mente as
ricas reservas de víveres que foram estocados e agora se deterioraram. Era
muito melhor guardar esses estoques do que dá-los aos pobres (Sl 41.2; Pv
19.17; Sir 4.1-6; Mt 5.42; 25.40; Lc 6.38; Gl 6.9s; Hb 13.16). Talvez também
se visasse aguardar tempos em que se poderia vendê-los a preços vis. –
“Vossas roupas estão comidas de traças”: os antigos não tinham dinheiro em
moeda, como hoje. Acumulavam-se sobretudo valores materiais, tecidos, vestes
preciosas etc. Também João Batista convocou – de forma audível para muitos
em Israel – a um comportamento diferente (Lc 3.11). Novamente somos
lembrados aqui do Sermão do Monte (Mt 6.20).
Fritz Grunzweig. Comentário
Esperança Carta De Tiago. Editora Evangélica Esperança.
Tg 5.2 Essas palavras
indicam a decadência das riquezas: o ouro e a prata, apesar de serem
naturalmente resistentes à ferrugem ou corrosão, serão sobrenaturalmente
corroídos. As riquezas representadas pelas vestes luxuosas serão dilapidadas
pelas traças terrenas, sendo totalmente consumidas no julgamento, o qual é
anunciado como algo iminente e inevitável.
«...roupagens comidas de
traça...» Os povos orientais daquela época gastavam grandes somas em
dinheiro adquirindo roupas caras; e isso envolvia tanto trajes femininos
como masculinos. Tal era o perigo constante das traças que estas logo podiam
estragar e inutilizar tais roupas, enfetando-as. Porém, o futuro julgamento
ainda é uma perspectiva mais temível, quando o juízo mostrar-se mais
destruidor do que as traças terrenas. O julgamento é um supercorrosivo.
Alguns intérpretes pensam
que este versículo, do ponto de vista espiritual, pronuncia denúncia contra
as riquezas, como se estas fossem já sujeitas a certa espécie de decadência:
estão corroídas, perfuradas pelas traças e enferrujadas. «A sua ferrugem
testificará contra vós no dia do julgamento, mostrando quão sem valor é
aquilo em que confiais. E a inutilidade de vossas riquezas será então a
vossa ruína, porquanto continuais a amontoar para vós mesmos somente o fogo
do inferno». (Ropes, in loc.).
Notemos aqui os verbos no
perfeito, «sesepen» (corruptas) e «gengonen» (comidas pelas traças)
e«katiotai»(enferrujadas, no segundo versículo), que descrevem graficamente
o «estado» de corrupção e inutilidade em que as riquezas já se encontram, do
ponto de vista espiritual. Mas há estudiosos que pensam que esses verbos no
perfeito indicam antes a «antecipação profética», como se o juízo já tivesse
tido lugar. «Todas as vossas riquezas perecerão no dia do juízo. Sua
ferrugem testificará contra vós de antemão, sobre vossa própria vindoura
destruição; e o juízo, quando houver destruído vossas possessões, cairá
sobre vós. Tendes acumulado tesouros para os próprios dias do julgamento!»
(Huther, in loc.).
«Vossas riquezas estão se
embolorando na corrupção, e vossas vestes, guardadas em vã superfluidade,
estão comidas pelas traças; embora ofusquem aos homens com o seu resplendor,
de fato, já estão cancerosas; são abomináveis aos olhos de DEUS; a ira
divina soprou sobre elas e as ressecou; já começam a encolher-se e ser
destruídas». (Bispo Wordsworth, in loc.).
Ê extremamente difícil
perceber-se que as verdadeiras riquezas de um homem são medidas por quanto
ele dá de si mesmo, de suas possessões materiais e não por quanto ele é
capaz de reter para si mesmo. (Ver Marc. 8:35: «Quem quiser, pois, salvar a
sua vida, perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho,
salvà-la-á»).
CHAMPLIN, Russell Norman, O
Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Candeias. Vol.
6. pag. 73.
3. A corrosão das riquezas e o juízo divino (v.3).
No capítulo 5, Tiago mais
uma vez chama a atenção para a transitoriedade e a deterioração natural das
riquezas (Tg 5.2,3). Ele já havia feito essa alusão no capítulo 1, usando
como analogia a beleza passageira da flor (w. 10,11).
Um aspecto importante das
palavras de Tiago nos versículos 2 e 3 é que, ao afirmar que as riquezas
daqueles ricos opressores estavam apodrecidas, com vestes comidas de traça e
ouro e prata enferrujados, o apóstolo estava destacando também que os bens
daqueles homens haviam perdido o seu propósito. “O fato de as vestes
representarem o alimento das traças, o dinheiro guardado se tornar manchado
e o ouro e a prata enferrujarem, não sendo utilizados por seus donos quando
poderiam ter sido destinados aos pobres, indica que foram afastados da
função a qual DEUS lhes destinou. Se os ricos aceitarem a vontade de DEUS
como a sua própria, então usarão suas posses para suprir as necessidades dos
semelhantes (Tg 2.15,16) em vez de viver em luxurias e deleites (Tg 5.5;
cf.Tg4.3).
Alexandre Coelho e Silas
Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica.
Editora CPAD. pag. 141.
Tg 5.3 Os metais preciosos
acumularam-se e estragaram-se sem ter sido usados. Quando a riqueza não é
usada para ajudar os outros, ela perde o seu valor. Tiago nos adverte de que
até mesmo o que parece ser mais indestrutível (ouro e prata) estará
condenado se não for colocado em um bom uso. A inutilidade do ouro e da
prata acumulados os comerá como fogo no inferno. Então, se revelará a
avareza, o egoísmo e a maldade dos ricos. Eles deixaram de fazer o bem com o
que tinham, e isto é pecado (4.17).
Poucas pessoas no mundo
ocidental podem ler esta passagem com entendimento e não ficar pelo menos
marcadas pela sua verdade. Nós provavelmente adicionamos uma nova dimensão
ao problema, porque não acumulamos para preservar para mais tarde, mas
acumulamos para gastar, ou até mesmo para desperdiçar. Os crentes da
atualidade encontram-se participando da tendência da sociedade de consumir
tanto quanto possível sem considerar as condições em outras partes do mundo,
ou até mesmo o que vamos deixar para os nossos filhos e netos. Será que a
nossa ferrugem não dará testemunho contra nós nos últimos dias?
Comentário do Novo
Testamento Aplicação Pessoal. Editora CPAD. Vol. 2. pag. 687-688.
Tg 5.3 “Vosso ouro e vossa
prata enferrujaram”: os antigos ainda não tinham a possibilidade de limpar
metais nobres de outras substâncias da forma como nós. Por isso era possível
que em certas condições também ouro e prata oxidassem. Todas as jóias e
outros objetos metálicos de valor experimentavam forte depreciação. Em suma:
aquilo em que consiste a riqueza é passageiro, está sujeito à
transitoriedade geral, também hoje: muda o “clima” na economia de um país.
As ações caem. Empresas de renome pedem concordata ou têm de ser vendidas
com urgência; não resta muita coisa aos donos antigos. Instala-se o
desemprego. Bons cargos se perdem. Outros ramos da economia são prejudicados
também. Caem as receitas de impostos. Uma coisa está ligada à outra. O chão
treme sob os pés. Ou pode ser até mesmo que grasse pelo país o arado da
guerra e da revolução; grandes personalidades de ontem tornam-se hoje
mendigos.
c) Bens não usados
transformam-se em acusação: “Sua ferrugem há de ser por testemunho contra
vós mesmos”: Na grande data do juízo de DEUS servirão de testemunhas contra
eles os mantimentos deteriorados e as roupas, bem como o dinheiro estocado e
depreciado, que não manteve seu brilho, por assim dizer, por não circular
nas mãos de terceiros. Também nós um dia seremos questionados: “O que você
fez com sua vida, com seus dons, com sua profissão e sua propriedade, bem
como com as pessoas necessitadas que coloquei diante de você?” São perguntas
dirigidas não apenas ao “mundo”, mas também a nós. Isso inicia com as
pessoas que encontramos, estendendo-se até as tarefas de amplitude mundial.
Em nossa época fala-se muito, mas apenas se fala, de “ajuda para o
desenvolvimento”. Várias pessoas a transformam praticamente em substituto
para o evangelho que perderam. Talvez seja por isso que quase não suportamos
mais ouvir a palavra. Não obstante, um dia seremos questionados: Vocês
ouviram muito sobre a miséria daqueles povos distantes, mais do que no
passado. E vocês também tinham mais possibilidades de fazer algo, mais que
no passado. O que foi que vocês cristãos ocidentais abastados fizeram nessa
área?
d) A conexão de nosso
destino com o de nossos bens. “Sua ferrugem há de devorar, como fogo, a
vossa carne”: a ruína do que foi acumulado contagia aquele que acumulou e
que se prendeu às coisas acumuladas. O ídolo arrasta o idólatra junto em sua
própria ruína. É como quando um cachorro está acorrentado na varanda de uma
propriedade rural, e as construções se desfazem em chamas. O pobre animal
uiva e força a corrente, tentando se soltar. Finalmente, porém, é esmagado
na queda do telhado em chamas. Assim acontece com o ser humano que se deixou
amarrar a esse mundo e seus bens. João escreve: “O mundo passa, bem como a
sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de DEUS permanece
eternamente” (1Jo 2.17). É extremamente importante soltar-se do mundo e
ligar-se a JESUS. Ele declara: “A (vontade e a) obra de DEUS é esta: que
creiais naquele que por ele foi enviado.” (Jo 6.29). “Todo o que comete
pecado é escravo do pecado… Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente
sereis livres” (Jo 8.34,36).
Fritz Grunzweig. Comentário
Esperança Carta De Tiago. Editora Evangélica Esperança.
Tg 5.3 «...gastos de
ferrugens..." O ouro e a prata não se desgastam dessa maneira, pelo que
sabemos que o autor sagrado falava sobre a «ferrugem sobrenatural, sobre o
eventual poder consumidor do julgamento, que reduzirá as falsas riquezas dos
homens ao nada.
«...para testemunho contra
vós mesmos...» No dia do juízo, as falsas riquezas de um homem, sendo
consumidas, servirão de testemunho contra ele: mostrarão como ele desbaratou
a sua vida, servindo a si mesmo, enquanto seus semelhantes padeciam
necessidade. A estes o rico conveniente terá ignorado, ao passo que o
dinheiro lhe era abundante, deixando-o a gozar no seu lazer. Esqueceu-se das
necessidades do espírito e serviu antes ao corpo e ao mundo. Deveria ser
chamado por causa disso, a prestar contas; pois todos os homens serão
julgados segundo as suas obras (ver Rom. 2:6 e Apo. 20:12). A redução das
riquezas terrenas ao nada, no juizo, será um «sinal visível», claro e
inequívoco, de que o indivíduo em questão merece o juízo que está prestes a
receber.
«...devorar, como fogo as
vossas carnes...» A perecibilidade das riquezas indica a ruína dos ricos:
estes perecerão todos juntos; aquilo a que os ricos deram tanto valor, e no
que confiaram, será o motivo de sua perdição. A ideia ou simbolismo
apresentado é o de metais corroídos; e nesse processo, emana grande calor,
como de fogo, que consome o indivíduo que os amealhara. Ou talvez devamos
pensar em uma corrente enferrujada, enrolada e apertada em torno do
indivíduo, a qual consome o indivíduo com sua ferrugem envenenada. (Ver
Eclesiástico 34:31 quanto a uma figura simbólica um tanto similar).
Figuradamente, a «carne» indica o próprio homem, visto como alguém
destroçado no juízo, mas sem haver qualquer alusão literal à destruição do
corpo.
Alguns eruditos pensam que a
palavra fogo, que há no versículo, está ligada ao que se segue, e não ao que
precede. Assim, ao invés de dizer-se que a carne do homem foi comida como
que pelo fogo, dever-se-ia imaginar: «...ajuntastes fogo, amontoando vossos
tesouros». A diferença, na estrutura da sentença, depende de como a
pontuarmos. Ocasionalmente isso se torna questão de interpretação, porquanto
os manuscritos originais não tinham qualquer pontuação. Seja como for, um
bom sentido é conseguido. No segundo caso, o próprio tesouro é visto como
algo imbuído das chamas da Gehena, tornando-se o motivo mesmo da perdição do
rico.
(Ver Isa. 30:33; Judite
16:17; Mat. 5:22 quanto ao fogo da Gehena. Tiago 3:6 alude a isso).
Quanto a outras passagens
bíblicas com uma mensagem similar à que se vê no presente versículo, ver
Mat. 6:19; Marc. 10:21; Luc. 18:22; Rom. 2:5; Pro. 1:13; 2:7; Tobias 4:9; IV
Esdras 6:5, 7:77; Testamento dos Doze Patriarcas, Levi, 13:5).
«...nos últimos dias...»
Essa expressão é compreendida de diversas maneiras no N.T., a saber:
1. Pode significar «os dias
do Messias», quando CRISTO viveu no seu primeiro advento, pintado como algo
que precederá imediatamente uma gigantesca transformação nas condições das
vidas dos homens. Isso significaria os «últimos dias» da comunidade judaica,
conforme ela existia nos tempos de JESUS, antes de qualquer transformação
revolucionária.
2. Também pode aludir à
dispensação do evangelho, vista como algo que precede cronologicamente o
retorno de CRISTO, e quando, então, ele estabelecerá o estado eterno.
3. Pode-se referir-se à
«última porção» da dispensação desse evangelho.
4. Pode ser uma referência
aos dias do juízo, propriamente dito. Os intérpretes normalmente pensam na
terceira ou na quarta dessas posições. Os ricos seriam então vistos como
ridículos, a amontoarem riquezas nos «dias preliminares» mesmo do segundo
advento de CRISTO, como se estivessem fazendo algum negócio importante em
seu leito de morte. Ou a ideia pode ser o quão inútil é, para os ricos,
viverem esse tipo de vida autocentralizada, porque aquilo que eles
amontoaram está destinado meramente à destruição certa, quando do julgamento
(o qual é visto como iminente, ver o sétimo versículo).
Já que há uma referência à
«parousia», no sétimo versículo, supomos que os «últimos dias», deste
versículo, indicam aqueles dias que antecederão imediatamente a segunda
vinda de CRISTO, quando ele vier para julgar. O autor sagrado não sabia por
quanto tempo perduraria a era da graça. Tal como outros escritores sagrados
do N.T., ele via a segunda vinda de CRISTO como ocorrência não distante, e
que talvez ocorresse até mesmo durante sua vida terrena. (ver I Cor. 15:51 e
I Tes. 4:15. Quanto a outras referências aos «últimos dias», no N.T., ver
João 6:39; 6:37; Atos 2:17; II Tim. 3:1; Heb. 1:2 e II Ped. 3:3. Ver também
a expressão «último tempo», em I Ped. 1:5,20).
CHAMPLIN, Russell Norman, O
Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Candeias. Vol.
6. pag. 74.
III - O ESCASSO SALÁRIO DOS TRABALHADORES “CLAMA” A DEUS
(Tg 5.4-6)
1. O clamor do salário dos trabalhadores (v.4).
O principal pecado desses
ricos opressores era, segundo a denúncia clara do apóstolo Tiago, o não
pagamento dos salários devidos. Tiago afirma que os trabalhadores que
ceifavam nas terras desses ricos, na hora de serem pagos pelos seus
trabalhos, em vez de receberem o salário combinado, tinham o seu pagamento
distorcido, reduzido, diminuído (Tg 5.4). E mais: além de cometerem o pecado
de não pagarem o salário devido, esses ricos estavam cometendo indiretamente
assassinato, conforme a denúncia contundente de Tiago, que afirma que o não
pagamento desses ricos aos pobres trabalhadores lançara estes em uma
situação de miséria e morte. Diz o apóstolo: “Condenastes e matastes o
justo; ele não vos resistiu” (Tg 5.6). Como resultado dessa atitude, DEUS
resistirá a esses ricos criminosos (Tg 4.6); seu juízo virá sobre eles (Tg
5.1).
Desde o Antigo Testamento,
ainda na Lei de Moisés, encontramos a proibição divina de o empregador
oprimir o empregado. Ela se encontra em Deuteronômio 24.14, mesma passagem
que assevera que o trabalhador tinha direito ao salário devido e este não
poderia ser de forma alguma atrasado. Afirma expressamente o próprio DEUS,
conforme registrado por Moisés: “No seu dia, lhe darás o seu salário, e o
sol se não porá sobre isso; porquanto pobre é, e sua alma se atém a isso;
para que não clame contra ti ao Senhor, e haja em ti pecado”. Na Nova Versão
Internacional, a mesma passagem é assim vertida para o português:
“Paguem-lhe o seu salário diariamente, antes do pôr do sol, pois ele é
necessitado e depende disso. Se não, ele poderá clamar ao Senhor contra
você, e você será culpado de pecado”.
Ao desrespeitarem esse
mandamento divino, esses ricos opressores estavam acumulando culpa sobre as
suas cabeças, preparando-se para o juízo divino. Seu enriquecimento era
fraudulento, o que já era frisado no capítulo 2 da Epístola de Tiago, quando
o apóstolo afirma: “Mas vós desonrastes o pobre. Porventura, não vos oprimem
os ricos e não vos arrastam aos tribunais?” (Tg 2.6). Isto é, os ricos
opressores chegaram às raias dos tribunais, devido a seu crime, mas saíram
vencedores. Essa é a razão pela qual Tiago afirma no capítulo 5, versículo
6, que o inocente pobre “não vos resistiu”, isto é, não resistiram aos
ricos, mas foram condenados.
Como frisa o teólogo A. F.
Harper, essa expressão “não vos resistiu” refere-se, provavelmente, ao fato
de que “o pobre não tinha uma defesa legal adequada”, de maneira que, “nos
tribunais, os ricos influentes têm condenado e devastado’ [condenado e
matado] o pobre que não tem condições de pagar o salário de um advogado ou o
suborno para o juiz”. Conclui Harper: “O desamparo da vítima somente aumenta
a culpa do opressor. Quando o desejo por riqueza se torna tão intenso ao
ponto de tirar a vida de outra pessoa, a ganância tornou-se assassina”.
Eis o centro da denúncia de
Tiago no capítulo 5: a prática desses ricos maus de “acumular fortuna
pessoal deixando de pagar seus empregados (v.4) é a base da acusação
específica de Tiago quando menciona ‘matar o justo’ (v.6), porque tirar o
pão de um semelhante é cometer assassinato; privar um empregado do salário é
derramar seu sangue”. Sem o seu salário, esses pobres trabalhadores, que
dependiam exclusivamente desses salários para sobreviver, não poderiam viver
por muito tempo — definhariam até a morte.
Por fim, um dos ensinos
importantes desse texto que abre o capítulo 5 de Tiago é que DEUS está
atento ao clamor dos que sofrem injustiças na terra. DEUS não está alheio às
injustiças que acontecem e, conforme assevera o apóstolo, aqueles que
praticam maldades contra inocentes, que oprimem os outros, que promovem
injustiças, receberão a sua paga inexoravelmente (Tg 5.1), ou ainda aqui na
terra ou na eternidade se não se arrependerem.
Outra coisa que aprendemos é
que, assim como Tiago se colocou como uma voz contra esses opressores, uma
voz em favor daqueles inocentes oprimidos, o cristão deve também erguer sua
voz contra as injustiças nesse mundo e a favor das vítimas inocentes.
E se você está sofrendo
alguma injustiça na sua vida, lembre- se: DEUS não está blindado em um canto
do Universo, surdo e cego, sem atentar para a sua causa. Não! Ele simpatiza
com a sua causa. Ele não suporta a injustiça, e Ele sabe muito bem tudo o
que você está passando. O Senhor dos Exércitos — isto é, aquEle que peleja
por nós — está ouvindo o seu clamor (Tg 5.4b).
Alexandre Coelho e Silas
Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica.
Editora CPAD. pag. 141-145.
Tg 5.4 Estes trabalhadores
do campo trabalhavam para as pessoas ricas durante o dia e seriam pagos no
final do dia. Eram lavradores pobres. Muito provavelmente, eles tinham sido
forçados a sair das suas próprias terras por execução de alguma hipoteca, e
então eram contratados pelo proprietário rico de uma propriedade maior. Eles
viviam à margem da fome extrema — o salário de hoje comprava a comida de
amanhã. Se um trabalhador não recebesse o seu pagamento, toda a sua família
passaria fome. Se o proprietário se recusasse a pagar, havia pouca coisa ou
nada que o trabalhar pudesse fazer. O dinheiro que deveria ter sido entregue
ao trabalhador também era uma evidência contra estas pessoas ricas. O clamor
pelo salário retido dos trabalhadores e dos que ceifaram entraram nos
ouvidos do Senhor dos Exércitos. O único recurso que os pobres tinham era
clamar a DEUS. Se estivermos enfrentando a opressão, a fé exige que nós nos
lembremos de que DEUS é a nossa força e o nosso defensor. Circunstâncias
temporárias não alteram a soberania de DEUS. DEUS nos protegerá do mal
espiritual nesta vida e nos dará as alegrias que nós desejamos na vida
porvir. Ele nos assegurará que a justiça será feita e julgará os opressores.
Comentário do Novo
Testamento Aplicação Pessoal. Editora CPAD. Vol. 2. pag. 688.
Tg 5:4 Além do mais, Tiago
sabe que as riquezas acumuladas em geral indicam injustiça. Na Palestina, em
geral, tratava-se de injustiça contra os trabalhadores rurais. Vede! o
salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos, e que por vós foi
retido com fraude, está clamando. O sistema econômico da Palestina utilizava
trabalhadores braçais diaristas, em vez de escravos, em parte porque o
escravo (Tiago 4:13-5:20) passaria a custar mais, caso ele convertesse ao
judaísmo. Esses trabalhadores contratados eram os filhos jovens das famílias
de camponeses expulsas de suas terras por causa de bancarrota, quando as
hipotecas das propriedades venceram e não havia como pagá-las. Tais
trabalhadores viviam da mão à boca. O salário de hoje é para comprar o
desjejum de amanhã. Quando o salário não era pago no fim do dia, a família
passava fome. A despeito de uma porção de mandamentos no Antigo Testamento
(Levítico 19:13; Deuteronômio 24:14-15), os ricos descobriam jeitos de reter
o salário dos trabalhadores (e.g., Jeremias 22:13; Malaquias 3:5). O
fazendeiro poderia retê-lo até o fim da época de colheita, a fim de garantir
que o camponês viria trabalhar; poderia apelar para uma minúcia técnica a
fim de provar que o contrato não foi cumprido; ou poderia alegar estar
cansado demais para pagar o salário no fim do dia. Se o trabalhador
reclamasse, o patrão o poria na lista negra; se fosse aos tribunais, o rico
teria os melhores advogados. Assim é que Tiago retrata o dinheiro no bolso
dos ricos, dinheiro que deveria ter sido usado para pagar os trabalhadores
que clamam por justiça. Os clamores não deixaram de ser ouvidos por alguém:
os clamores dos ceifeiros chegaram aos ouvidos do Senhor Todo-poderoso.
Visto tratar-se de ceifeiros, não pode haver desculpa de falta de dinheiro;
há montões de cereais para serem vendidos. O trabalhador faminto apelou aos
prantos para o único recurso que tem: DEUS. Ao mencionar o Senhor
Todo-poderoso, Tiago lembra seu leitor de Isaías 5:9, onde as pessoas que
adquirem grandes latifúndios são condenadas.
Todos os judeus sabiam o que
acontecia às pessoas condenadas por Isaías, e também sabiam que os ouvidos
de DEUS estão abertos para os pobres (Salmo 17:1-6; 18:6; 31:2), de modo que
a declaração de Tiago inclui a ameaça de julgamento.
Peter H. Davids. Comentário
Bíblico Contemporâneo. Editora Vida. pag. 150-151.
Tg 5.4 a) Acumular bens ao
invés de fazer o bem por meio deles. “Tesouros acumulastes…”: O que
acontecerá se – analisado à luz do dia – isso for basicamente o denominador
principal daquilo que queremos e praticamos? Pessoas trabalhadoras e
parcimoniosas correm esse perigo. Será que aquilo que investimos na
construção do reino de DEUS e em prol da carência de nossos semelhantes se
situa em patamares análogos ao que contribuímos para a poupança da casa
própria? – Como agravante é acrescentado: “nos últimos dias.” Desde a vinda
de JESUS na realidade vigoram os “últimos tempos” (Hb 1.2). Quando, porém,
colocamos a Bíblia aberta ao lado do jornal nos dias de hoje, impõe-se a
impressão de que agora se manifestam de maneira notória os citados
presságios do retorno de JESUS. Nesse caso, de fato importa para nós algo
diferente do que “ter sucesso na vida”. “Livra-te, salva a tua vida” (Gn
19.17) e a de outros. JESUS declara: “Assim como foi nos dias de Noé, será
também nos dias do Filho do Homem: comiam, bebiam, casavam e davam-se em
casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu
a todos. O mesmo aconteceu nos dias de Ló…” (Lc 17.27s).
4 b) Violação não apenas do
amor, mas igualmente do direito (cf. Lv 19.13; Dt 24.14; Jr 22.13). “Eis que
o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos e que por vós foi
retido com fraude está clamando; e os clamores dos cortadores penetraram até
aos ouvidos do Senhor dos Exércitos”: não somente deixaram de doar, mas
tampouco deram o que era devido (até mesmo por um serviço que lhes trouxe
muitos rendimentos). Também nós cristãos temos de nos submeter a
interrogatório nesse aspecto. Paulo diz: “Não fiqueis devendo nada a
ninguém” (Rm 13.8). Talvez façamos muitas coisas voluntariamente no sentido
do amor cristão (o que possivelmente nos rende certo reconhecimento).
Contudo geralmente deixamos de fazer o que simplesmente teria sido nosso
dever e o que todos consideram óbvio (motivo pelo qual não rende nenhuma
admiração). Primeiro temos de satisfazer a justiça, antes de praticarmos o
amor. Primeiro temos de pagar as contas antigas e assalariar com justiça
nossos colaboradores, antes de fazermos grandes donativos. É possível atuar
ocasionalmente de maneira cristã, e ao mesmo tempo negligenciar os pais
idosos, o cônjuge e os próprios filhos. “Se alguém não tem cuidado dos seus
e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o
descrente” (1Tm 5.8). Como pregadores e pastores podemos ter grande alcance
pela mensagem falada e escrita e ter um nome, e ao mesmo tempo negligenciar
os enfermos, os idosos e a população de risco na própria congregação e
igreja. “O que se requer dos administradores é que cada um deles seja
encontrado fiel” (1Co 4.2). Somos administradores com tudo o que temos e
somos. Tudo é propriedade dada em custódia. Importa, então, ser fiel no
lugar em que DEUS nos colocou.
O salário retido “grita” a
DEUS como o sangue de Abel (Gn 4.10) e como o pecado de Sodoma (Gn 18.20).
Surpreendentemente DEUS se importa também com a realidade social e nosso
comportamento em sociedade. Não queremos ficar em dívida nem nos aproveitar
da parte contrária, sejamos empregadores ou empregados. Também categorias
profissionais inteiras devem receber o que lhes cabe, p.ex., a classe
camponesa, porque “todo trabalhador é digno de seu salário” (cf. Lc 10.7).
Faz parte do “salário” também a moradia digna e a obtenção do devido
reconhecimento, sem ser degradado para cidadão de segunda categoria.
Fritz Grunzweig. Comentário
Esperança Carta De Tiago. Editora Evangélica Esperança.
2. A regalia dos ricos que não temem a DEUS cessará (v.5)
Tg 5.5 Os estilos de vida
dos ricos e famosos podem interessar aos meios de comunicação, mas são
nocivos para DEUS. Estes ricos, que tomaram as terras dos pobres e depois se
recusaram a pagar os seus merecidos salários, mostraram uma enorme falta de
consideração e um grande egoísmo. A isto, eles acrescentaram uma atitude de
desperdício e autoindulgência que DEUS detesta. Uma vida de luxo e de
satisfação de cada capricho não tem basicamente nenhum valor. O dinheiro não
significará nada quando CRISTO retornar, de modo que nós devemos passar o
nosso tempo acumulando tesouros que terão valor no reino eterno de DEUS. O
dinheiro em si não é o problema; os líderes cristãos precisam de dinheiro
para viver e sustentar as suas famílias; os missionários precisam de
dinheiro para ajudar a transmitir o Evangelho; as igrejas precisam de
dinheiro para realizar eficazmente o seu trabalho. E o amor ao dinheiro que
leva à iniquidade (I Tm 6.10) e que faz com que alguns subjuguem a outros
para conseguir mais. Esta é uma advertência a todos os cristãos que são
tentados a adotar padrões mundanos em lugar dos padrões de DEUS (Rm 12.1,2)
e um encorajamento a todos aqueles que são oprimidos pelos ricos.
Para estas pessoas ricas, o
seu tesouro é a riqueza mundana. Elas aproveitaram a vida, banqueteando-se
como no dia da matança de um animal. Ironicamente, Tiago diz que elas são
como animais gordos preparados para a matança, no dia em que vier o
julgamento de DEUS (veja Jr 12.1-3).
Comentário do Novo
Testamento Aplicação Pessoal. Editora CPAD. Vol. 2. pag. 688.
O mal do versículo 5 é mais
uma faceta do espírito egoísta refletido nos versículos 2-3. As riquezas
condenam todo aquele que as usa para um prazer puramente pessoal. A Bíblia
Viva parafraseia as palavras de forma correta: “Vocês gastaram seus anos
aqui na terra divertindo-se, satisfazendo todos os seus caprichos”. Há
várias interpretações da frase num dia de matança (cf. Jr 12.3). As
diferenças dependem do significado da preposição. Num (em um) pode
significar “em”, “no”, “por meio de”, “para”. Matthew Henry viu nessa frase
uma referência às festas judaicas em que muitos sacrifícios eram oferecidos.
“Vocês vivem como se cada dia fosse um dia de sacrifícios, uma festa; e,
dessa forma, seus corações são engordados e nutridos para a estupidez,
imbecilidade, orgulho e insensibilidade, em detrimento da miséria e aflição
dos outros”.
De acordo com o contexto
parece que a preposição en em relação ao dia do julgamento pode ser melhor
traduzida por “para”. Uma tradução recente interpreta esse versículo da
seguinte maneira: “Vocês viveram na terra luxuosamente, engordando-se como
gado — e o dia para a matança chegou”. Moffatt ressalta e aguça o conceito:
“como para o dia de matança”. A finalidade dessa seção inteira é resumida
por Moffatt da seguinte maneira: “Vocês precisam pagar com a sua vida pelo
deleite cruel que custou a vida de suas vítimas, as vítimas da sua opressão
social e judicial”.
A. F. Harper. Comentário
Bíblico Beacon. Tiago. Editora CPAD. Vol. 10. pag. 190.
Tg 5.5 Realizar festas
dispendiosas enquanto outros passam fome. “Tendes vivido regaladamente sobre
a terra; tendes vivido nos prazeres; tendes engordado o vosso coração”:
Afirma-se: “Também tive de trabalhar. Afinal, também devo ter o direito de
aproveitar alguma coisa!” As pessoas moram muito bem. Viajam em férias para
locais longínquos. Afirma-se sobre o rico agricultor que ele “não foi rico
para DEUS” (Lc 12.21). Para si próprio, porém, foi rico. Não deixou faltar
nada em casa: “Alma minha, come e bebe!” Porém para DEUS ele foi pobre,
miserável. O que Tiago está escrevendo aqui não pode ser repassado
simplesmente às “instâncias” do mundo. Trata-se de um questionamento que
vale também para nós.
Novamente consta uma ênfase
semelhante à do v. 3: ademais “no dia da matança”. Primeiramente poderíamos
imaginar o dia em que os animais cevados eram mortos para banquetes e
celebrações festivas. No entanto, sofriam privações os trabalhadores que
haviam recolhido a safra e aos quais continuava sendo negado o salário, ou
que era pecaminosamente mantido baixo. Contudo no judaísmo daquele tempo, em
consonância com passagens como Jr 12.3, a expressão “o dia da matança” é
significado consistente do grande dia do juízo, no qual DEUS proclama e
executa sua sentença. A palavra significa: mesmo enquanto já está raiando o
dia do juízo, procura-se persistir no intuito de buscar divertimentos.
Fritz Grunzweig. Comentário
Esperança Carta De Tiago. Editora Evangélica Esperança.
3. O pobre não resiste à opressão do rico (v.6).
Um ponto importante a ser
frisado aqui é o uso que Tiago faz do termo “justo” no versículo 6, quando
afirma “Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu”. A ideia clara
do uso desse termo nessa passagem para se referir a esses pobres
trabalhadores oprimidos é que o apóstolo quer destacar a seus leitores o
fato de que eles não eram homens maus sofrendo alguma represália dos seus
chefes ricos pela sua maldade. Não. Eles eram homens inocentes.
Tiago não está aqui
atribuindo alguma bondade inata aos pobres pelo simples fato de serem
pobres. Ele estava, sim, preocupado em enfatizar o fato de que aqueles
homens não mereciam o que seus empregadores estavam fazendo com eles. Ele
estava dizendo que aqueles pobres empregados haviam trabalhado honestamente,
ceifando as terras de seus senhores, mas receberam em troca um salário aquém
do combinado e de suas necessidades, quando os seus empregadores tinham
condições de pagar o salário prometido, que garantia a subsistência daqueles
pobres homens.
Portanto, o referido
versículo não pode ser usado como argumento para sustentar a Teologia da
Libertação, que ensina o equívoco de que os pobres são justos diante de DEUS
pelo simples fato de serem pobres, o que não encontra base alguma nas
Sagradas Escrituras. Como afirma uma antiga e precisa regra básica de
hermenêutica bíblica, texto sem olhar o contexto é pretexto.
Alexandre Coelho e Silas
Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica.
Editora CPAD. pag. 142-143.
Tg 5.6 A condenação e a
morte de pessoas justas provavelmente eram tanto ativas como passivas. As
pessoas inconvenientes podem realmente ter sido assassinadas, mas é mais
provável que as pessoas pobres que não podiam pagar as suas dívidas fossem
lançadas na prisão ou forçadas a vender todas as suas posses. Sem meios de
sustento, e sem oportunidades até mesmo para trabalhar para pagar suas
dívidas, estas pessoas pobres e suas famílias frequentemente morriam de
fome. DEUS também considerava isto um assassinato. De uma maneira ou de
outra, no sistema injusto, isto era legal. O pobre não tinha como resistir.
O seu único recurso contra os ricos iníquos era clamar a DEUS. As condições
que Tiago está descrevendo podem parecer desesperadoras. Muitos dos ricos
não se arrependerão. Entretanto, os crentes podem viver com esperança,
porque CRISTO está voltando. Ele trará juízo e justiça. Tiago agora passa a
falar a respeito da volta de CRISTO.
Comentário do Novo
Testamento Aplicação Pessoal. Editora CPAD. Vol. 2. pag. 688-689.
O versículo 6 reflete a
riqueza desonesta adquirida por meio de ações fraudulentas da justiça. Em
2.6, Tiago refere-se aos ricos que “vos arrastam aos tribunais”. Ele não vos
resistiu provavelmente significa que o pobre não tinha uma defesa legal
adequada. Nos tribunais, os ricos influentes têm “condenado e devastado”
(Phillips) o pobre que não tem condições de pagar o salário de um advogado
ou o suborno para o juiz. O desamparo da vítima somente aumenta a culpa do
opressor. Quando o desejo por riqueza se torna tão intenso a ponto de
planejar tirar a vida de outra pessoa, a ganância tornou-se assassina.
A. F. Harper. Comentário
Bíblico Beacon. Tiago. Editora CPAD. Vol. 10. pag. 190.
Tg 5.6 O poder propiciado
pela riqueza também é malversado em relação à liberdade, honra e vida de
terceiros. “Condenastes e matastes o justo”: aqui devemos pensar
primeiramente em JESUS. Foi condenado por aqueles que possuíam influência,
riqueza e poder. A perseguição ao jovem cristianismo por parte do judaísmo
igualmente se deu por meio de pessoas com influência, riqueza e poder. O
mesmo aconteceu durante a perseguição secular aos cristãos por parte do
poderoso Império Romano. Tampouco é diferente quando cristãos sofrem nos
dias de hoje. Acima de tudo isso valerá no último trajeto da igreja de JESUS
durante a tribulação do anticristo. – “Ele (porém) não se opõe a vós”:
também isso valia inicial e principalmente para JESUS. “Não se contrapôs”.
Não porque não tivesse poder, mas porque não o usou, em acordo com a vontade
do Pai: “Posso rogar a meu Pai, e ele me mandaria neste momento mais de doze
legiões de anjos. Como, porém, se cumpririam as Escrituras? É assim que deve
acontecer” (Mt 26.53s). O que vale para CRISTO vale também para os cristãos.
JESUS diz a Pedro: “Embainha a tua espada; pois todos os que lançam mão da
espada à espada perecerão” (Mt 26.52). É assim que também temos de
compreender a palavra de Rm 13.1ss, escrita aos cristãos de Roma nos dias de
alguém como Nero: “Quem resiste às autoridades, resiste à ordem de DEUS”,
sobretudo à ordem que ele deu a seu Filho e aos seguidores dele para a
caminhada: a ordem de sofrer (cf. Rm 13.2; Mt 16.24; At 14.22). Por isso a
igreja de JESUS, particularmente também na tribulação do fim, está proibida
de se defender: “Se alguém matar à espada, necessário é que seja morto à
espada. Aqui está a perseverança e a fidelidade dos santos” (Ap 13.10;
14.12). É muito importante permanecer também sob esse aspecto no caminho do
discipulado de JESUS: “Ele não se contrapôs” (cf. Ap 14.4).
Fritz Grunzweig. Comentário
Esperança Carta De Tiago. Editora Evangélica Esperança.
ELABORADO:
Pb Alessandro Silva (http://estudaalicaoebd.blogspot.com.br/)
com
algumas modificações do Ev. Luiz Henrique.
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
Referências Bibliográficas
Alexandre Coelho e Silas
Daniel. Fé e Obras, Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica. Editora
CPAD. pag. 15-16.
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
Bíblia de Estudo Almeida. Revista e Atualizada.
Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006.
Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e
Grego. Texto bíblico Almeida Revista e Corrigida.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Traduzida em
português por João Ferreira de Almeida, com referências e algumas variantes.
Revista e Corrigida, Edição de 1995, Flórida- EUA: CPAD, 1999.
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM
CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
CPAD - http://www.cpad.com.br/ -
Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos
Pentecostal.
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Pb Alessandro Silva