Escrita Lição 2, A Criação de Eva, A Primeira Mulher, Pr Henrique, EBD NA TV

 Lição 2, A Criação de Eva, A Primeira Mulher
 
 
 
 
Lição 2, A Criação de Eva, A Primeira Mulher
 
 
1º Trimestre de 2020A Raça Humana - Origem, Queda e Redenção- Comentarista CPAD - Pr Elienai Cabral
Complementos, Ilustrações e Vídeos: Pr. Luiz Henrique de Almeida Silva - 99-99152-0454. - henriquelhas@hotmail.com - Americana - SP
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Vídeo desta Lição 2 https://www.youtube.com/watch?v=6k7IlBykgbI
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LIÇÕES BÍBLICAS - 4º trimestre de 2015 - O Começo de Todas as Coisas - Estudos Sobre O Livro de Gênesis - Comentarista da CPAD: Pr. Claudionor Correa de Andrade
Ajuda para este trimestre - - LIÇÕES BÍBLICAS - 4º trimestre de 2015 - O Começo de Todas as Coisas - Estudos Sobre O Livro de Gênesis
Comentarista da CPAD: Pr. Claudionor Correa de Andrade
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TEXTO ÁUREO
“E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.”  (Gn 2.23)
 
 
VERDADE PRÁTICA
Na criação divina, a mulher é tão importante quanto o homem: ambos se completam e são igualmente importantes ao Reino de DEUS.
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Gn 2.21,22 E DEUS criou a mulher
Terça - Gn 3.1-7 A tentação de Eva
Quarta - Gn 4.1,2 Eva torna-se mãe
Quinta - Gn 2.23; Pv 1.8 A missão da mulher
Sexta - 1 Pe 3.1-7 A mulher no plano de DEUS
Sábado - Lc 24.1-10 A mulher no Reino de DEUS
 
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Gênesis 2.18-25
18 - E disse o SENHOR DEUS: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele. 19 - Havendo, pois, o SENHOR DEUS formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão,para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. 20 - E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele. 21 - Então, o SENHOR DEUS fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. 22 - E da costela que o SENHOR DEUS tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão. 23 - E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. 24 - Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. 25 - E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher;
 
 
OBJETIVO GERAL
A missão do homem outorgada pelo Criador é glorificar a DEUS, propagar a espécie e administrar o planeta.
 
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar a mulher no plano de DEUS;
Descrever a criação da mulher;
Apontar a missão da mulher
 
 
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
A Palavra de DEUS revela que tanto o homem quanto a mulher são imprescindíveis ao Reino de DEUS. Isso foi perfeitamente demonstrado no ministério de JESUS, bem como no dos apóstolos. A quantidade de mulheres que acompanhavam e atuavam de forma protagonista no ministério de JESUS é imensa (Lc 1.5-53; 2.36-38; Lc7.11-17).
Sem JESUS, as mulheres não seriam emancipadas ao longo dos séculos, pois isso só foi possível por causa do enaltecimento de CRISTO em relação a elas. É marcante a diferença da condição da mulher em países que foram influenciados pelo cristianismo dos que não o foram. Nesse sentido, o ministério de JESUS foi revolucionário para a condição da mulher no mundo.
 
 
PONTO CENTRAL
Tanto o homem quanto a mulher são imprescindíveis ao Reino de DEUS.
 
 
Resumo da Lição 2, A Criação de Eva, A Primeira Mulher
I – A MULHER NO PLANO DE DEUS
1. A mulher já estava nos planos de DEUS.
2. A decisão de formar a mulher.
3. A mulher, uma pessoa necessária.
II – A CRIAÇÃO DA MULHER
1. A primeira anestesia.
2. A primeira cirurgia.
3. A primeira engenharia genética.
III – A MISSÃO DA MULHER
1. A missão de esposa.
2. A missão de mãe.
3. A missão como súdita do Reino de DEUS.
 
 
Resumo rápido do Pr Henrique
 
I – A MULHER NO PLANO DE DEUS
1. A mulher já estava nos planos de DEUS.
Observemos que o homem foi criado no Éden, porém a mulher, no Jardim do Éden.
E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente, e pôs ali o homem que tinha formado. Gênesis 2:7,8
 
Observemos que antes de DEUS criar a mulher, já disse: "E disse o SENHOR DEUS: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele" Gênesis 2.18
DEUS, agora, vai provocar no homem o desejo por uma companheira para depois lhe conceder seu desejo. O homem é chamado para colocar nome nos animais e assim perceberá que só ele não tinha uma fêmea.
E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele. Gênesis 2:20
 
Observemos que, agora, DEUS cria a mulher:
Então, o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão. Gênesis 2:21,22

Adão (Strong Português) - אדם ’Adam aw-dawm’
Adão = “vermelho”
1) o primeiro homem
 Adão (Strong Português) - Αδαμ Adam
Adão = “a terra vermelha”
1) Adão, o primeiro homem, o pai de toda a humanidade
 
 
Eva em hebraico - (Strong Português) - חוה Chavvah
Eva = “vida” ou “vivente”
1) a primeira mulher, esposa de Adão
 

Eva em Grego - (Strong Português) - Ευα Eua
Eva = “vida”
1) primeira mulher, segundo as escrituras; mãe de toda a raça humana
 
 
Varão em Hebraico - (Strong Português) - איש ’iysh
1) homem
1a) homem, macho (em contraste com mulher, fêmea)
1b) marido
1c) ser humano, pessoa (em contraste com Deus)
1d) servo
1e) criatura humana
Varão em Grego - (Strong Português) - ανερ aner
1) com referência ao sexo
1a) homem
1b) marido
1c) noivo ou futuro marido
usado genericamente para um grupo tanto de homens como de mulheres
 
 
Varoa em Hebraico - (Strong Português) - אשה ’ishshah
1) mulher, esposa, fêmea
1a) mulher (contrário de homem)
1b) esposa (mulher casada com um homem)
1c) fêmea (de animais)
1d) cada, cada uma (pronome)
 
 
2. A decisão de formar a mulher.
Gn 1.10 = E Viu DEUS Que Era Bom.
Gn 1.12 = E Viu DEUS Que Era Bom.
Gn 1.17 = E Viu DEUS Que Era Bom.
Gn 1.21 = E Viu DEUS Que Era Bom.
Gn 1.25 = E Viu DEUS Que Era Bom.
Gn 1.31 = E Viu DEUS Que Era Bom.
Gn 2.18 = Não è Bom Que o Homem Esteja Só.
 
"Disse o Senhor DEUS: Não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma auxiliadora (ajudadora, complemento) que lhe seja idônea. Então o Senhor fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu (Não foi Adão Que Procurou Pela Mulher, DEUS É Que Lhe Deu, Ele Estava Dormindo Enquanto DEUS Trabalhava.); tomou uma de suas costelas, e fechou o lugar com carne (Não Pegou Da Cabeça, Para Que A Mulher Não Mandasse No Marido; Não Pegou Do Pé, Para Que O Homem Não Pisasse Nela). E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne (Indica União, Mesma Essência.); chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso deixará o homem pai e mãe, e se unirá à sua mulher (Deixar Aqui É Sob Três Aspectos: Geográfico, Financeiro E Emocional.) , tornando-se os dois uma só carne. Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus, e não se envergonhavam”(Quem trouxe a idéia de errado ou vergonhoso no sexo foi o pecado.) (Gn. 2:18-25.). Lembre-se De Que DEUS Fez Uma Eva Para Um Adão, Se DEUS Quisesse Que A Mulher Ou O Homem Fossem Polígamos Faria Diferente.
 
 
3. A mulher, uma pessoa necessária.
Quando DEUS disse que faria uma adjutora, uma companheira, uma judadora, então é porque o homem precisa. Ninguém mais conhecedor do homem do que o próprio DEUS que o criou. O manual de DEUS é a Bíblia. A mulher pode e deve auxiliar o homem em muitas coisas.
 
 
Adjutora (Strong Português) - עזר Ìezer
1) ajuda, socorro
aquela que ajuda, auxilia.
 
 
 postura da mulher na vida do marido, precisamos considerar o papel que ela é chamada a exercer. O homem é a mais elevada das criaturas de Deus, mas a mulher é o mais sublime dos ideais. Deus fez para o homem um trono; para a mulher, um altar. O homem é o cérebro; a mulher, o coração. O cérebro produz a luz; o coração produz o amor. A luz fecunda; o amor ressuscita. E ressuscitar, amparar e amar é o que dá sentido à vida.
Mulher, se você deseja ajudar seu marido, procure antes ser ajudada por DEUS.
Palavras de incentivo e gratidão fazem bem a qualquer pessoa, mas quando brotam do coração de quem amamos, tem o poder de curar nossa alma. Seu marido precisa ser elogiado e reconhecido por aquilo que é e faz, para continuar crescendo.
A maioria das mulheres gostam de manter a casa arrumada com as coisas no seu devido lugar. Ótimo! Porém, mais importante que isso é fazer com que seu esposo se sinta bem em casa, sem a tensão constante de não poder desarrumar nada. Ele prefere ficar ao seu lado de bom humor, do que ter a casa impecável e você estressada. Quando chega do trabalho o marido espera entrar no céu e não no inferno.
O compromisso em amar, respeitar e ser fiel ao seu esposo é algo sério que você assumiu diante de Deus, não o quebre por nada neste mundo. Lembre-se que ser fiel envolve todos os aspectos da vida, desde o material até as aspirações mais profundas de sua alma. Esteja ao seu lado e jamais fale mal de seu marido para alguém. Se ele cair, estenda-lhe a mão e não o condene. Todos nós comentemos erros na tentativa de acertar. Ajude-o a se levantar. DEUS estará ai para ajudar.
Existem diferenças a serem respeitadas. São dois universos diferentes, o masculino e o feminino. Exigir que seu marido pense e aja igual a você não é uma boa ideia. Procure ouvir as razões dele, observe-o, esteja atenta aos seus gostos, respeite suas escolhas e tente entender o mundo dele, ou melhor fazer parte do mundo dele. Com isso quem ganha é você. São as pequenas renúncias em nome do amor que trazem alegria e força ao relacionamento. Ser feliz é muito melhor do que ter sempre razão.
A mulher não deve ser apenas esposa, mas também amiga. Como viver uma vida com alguém que não fosse seu amigo? É com o amigo que conseguimos ser quem somos, abrir o coração, falar da vida e dos sonhos, com a certeza de que somos acolhidos. Se você já é amiga do seu esposo, cultive a amizade; se ainda não é, procure conquistar essa graça. “O amigo é uma poderosa proteção, quem o achou, encontrou um tesouro” (Eclesiástico 6,14).
Seja um presente para seu marido e o veja como tal em sua vida. Presente é para ser doado, e dentro do casamento o maior presente que podemos dar é nossa entrega total no relacionamento, inclusive vivendo com plenitude a sexualidade. Um sempre deve buscar a satisfação sexual do outro. Evite excesso de carinhos no esposo antes do sexo, pois ele é diferente de você que necessita de muito carinho antes. O segredo do sexo bem sucedido é o antes e não o durante para a mulher, mas para o homem é o durante. A mulher é atraída por palavras e carinhos e o homem pela visão. Cuidar da saúde, vestir-se com zelo e manter acesa a chama do amor, é uma escolha que você pode fazer, todos os dias, para tornar seu casamento uma expressão do amor de Deus neste mundo. Lembre-se de sexo anal é pecado e que sexo oral não prenderá seu marido a você, antes, o fará substituir o sexo natural que DEUS criou por uma masturbação que é pecado.
Se parece um desafio colocar essas dicas em prática, lembre-se de que, você não estará sozinha. Busque a graça de Deus pela oração e leitura da Palavra, pois é d’Ele que virá sempre toda força e sabedoria para cumprirmos nossa missão neste mundo. Dê um passo de cada vez e siga em frente; sem jamais deixar de amar, porque quem ama sempre vence!
 
Seja uma princesa. Para se ter um príncipe dentro de casa só se consegue sendo uma princesa.
 
Para os maridos veja abaixo um bom estudo.
http://www.orvalho.com/ministerio/estudos-biblicos/os-deveres-dos-maridos-por-luciano-subira/
DEVERES DA ESPOSA - Bom estudo. 1. Ser ajudadora - 2. Ser submissa - 3. Ser administradora do lar - 4. Ser amante
http://www.orvalho.com/ministerio/estudos-biblicos/os-deveres-das-esposas-por-luciano-subira/
 
 
1) DEUS deu a mulher ao homem, assim como deu a Igreja a CRISTO: "eram teus e tu mos destes" disse JESUS. Em abono disso, vemos que, para criar a mulher, o nome de DEUS está no singular, "far-lhe-ei" (v. 18) enquanto que para criar o homem veio no plural — "façamos' .
2) DEUS fez cair um sono pesado sobre Adão assim como fez sobre CRISTO, o qual esteve três dias e três noites no seio da terra.
3) A mulher foi tirada do lado de Adão como a Igreja foi do lado de CRISTO.
4) Cerrou a carne no lugar. Mostra que uma só mulher foi tirada e nunca mais outra se tiraria, assim como de CRISTO só foi tirada uma Igreja.
5) Não está escrito que DEUS tenha soprado o seu ESPÍRITO na mulher, como tipo perfeito de que ela o tenha (por figura) recebido daquele de quem foi tirada, assim como a Igreja recebeu de CRISTO, o ESPÍRITO SANTO (João 20:22).
6) Assim como Adão participou da carne e dos ossos de Eva, CRISTO também participou da carne e dos ossos da sua Esposa, a Igreja, pois Ele se fez carne e habitou entre nós. Os crentes estudiosos poderão ainda ver muita coisa a respeito desse grande mistério. O matrimônio foi um ato moral e digno, instituído conjuntamente por DEUS e pelo homem. Dizemos pelo homem, porque foi este quem sentenciou. . . "deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne."
A prostituição e baixeza do gênero humano tem origem na evitação do matrimônio e na quebra dos seus laços. O Senhor JESUS deu ao matrimônio um valor até então ignorado aquele que, no seu coração desejasse outra mulher, já tinha adulterado. O homem espiritual e desejoso de DEUS, só tem de O louvar por esse mandamento tão perfeito, enquanto que o carnal diz logo: "Se assim é . . . não convém. ..." (Mat. 19:10).
A Mensagem do Livro de Gênesis - LIÇÃO 2 - 11 DE JANEIRO de 1942 – A CRIAÇÃO DO HOMEM - 1º trimestre de 1942 - Adalberto Arraes 
 
 
NÃO É UMA POESIA, É UMA PROFECIA.Gn 2:23 "Isto sim! ", exclamou Adão. "Ela é parte dos meus ossos e da minha carne! Pode-se dizer que ela é varoa, porque foi tirada do varão. " 24 Esta é a razão por que o homem deixa de viver junto com seu pai e sua mãe e se une à mulher dele. E de tal maneira se unem os dois, que se tornam uma só pessoa!
a) Adão estava adormecido quando Eva foi tirada de seu lado - ao acordar viu Eva e profetizou sem saber do que falava.
b) Adão não tinha conhecimento de pai e mãe, pois além de não os ter, ninguém tinha nascido na Terra ainda filho de um homem e de uma mulher, portanto, o que falou, falou profetizando.
 
 
 
II – A CRIAÇÃO DA MULHER
Num trecho curioso, Gênesis registra a criação especial da mulher: "E da costela que o Senhor DEUS tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão" (2.22). A palavra original traduzida por "costela" é tsela', termo este que não é usado em outra parte do Antigo Testamento nesse sentido. Em outros textos, significa o lado de uma colina, talvez um cume ou terraço (2 Sm 16.13), os lados da arca da aliança (Ex 25.12,14), uma câmara lateral de uma construção (1 Rs 6.5Ez 41.6) e as folhas de uma porta dobradiça (1 Rs 6.34). Por isso, a palavra pode significar que DEUS tomou parte do lado de Adão, inclusive ossos, carne, artérias, veias e nervos, posto a afirmação do próprio homem: "Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne" (Gn 2.23). A mulher foi feita "da mesma matéria" que o homem, compartilhava da mesma essência. Além disso, esse e outros textos deixam claro que a mulher foi alvo direto da atividade criadora de DEUS, da mesma maneira que o homem.
 

1. A primeira anestesia.
A linguagem usada aqui não é bíblica e nem teológica. Foi usada esta linguagem como maneira de entendermos melhor o milagre que DEUS fez. O que aconteceu foi um milagre. Um toque espiritual, sobrenatural de DEUS, em Adão, que adormeceu imediatamente. veja exemplo de toque sobrenatural de DEUS (https://www.youtube.com/watch?v=OeGKBxfQ_XI&t=118s).
 
 
2. A primeira cirurgia.
A linguagem usada aqui não é bíblica e nem teológica. Foi usada esta linguagem como maneira de entendermos melhor o milagre que DEUS fez. É evidente que DEUS não fez cirurgia alguma, mas um milagre, pois retirar uma mulher de dentro de um homem seria impossível. É uma atividade criadora.
 
 
3. A primeira engenharia genética.
A linguagem usada aqui não é bíblica e nem teológica. Foi usada esta linguagem como maneira de entendermos melhor o milagre que DEUS fez. Foi uma manifestação sobrenatural de DEUS, em Adão, narrada com seus pormenores como um corte de ossos e retirada de Eva dali (impossível de ser realizado por um ser humano) e depois DEUS colocou em lugar dessa costela um pedaço de carne (não retirado de algum outro ser humano ou animal, mas de um milagre).  É uma atividade criadora. Acreditamos que devido a declaração profética de Adão, DEUS usou ossos e carne de Adão para fazer Eva. "Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne" (Gn 2.23).
DEUS chama à existência coisas que não existem, como se existissem.
Como está escrito: "Eu o constituí pai de muitas nações". Ele é nosso pai aos olhos de Deus, em quem creu, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem. Romanos 4:17
 
 
III – A MISSÃO DA MULHER
Os Propósitos do Casamento
a. A propagação da raça humana.
No caso dos seres angelicais, DEUS criou todos de uma só vez e sem a capacidade de reprodução, são assexuados, mais do que isso, não possuem órgãos sexuais. "Porque, na ressurreição, nem casam, nem são dados em casamento; mas serão como os anjos no céu". Mateus 22:30
O casamento do homem com a mulher é a forma Divina de desenvolver a espécie chamada humanidade. No caso da humanidade, criou cada um deles individualmente. Ele criou um homem e uma mulher e toda a raça humana descendeu desse primeiro casal. DEUS pôde redimir a raça humana de Adão com uma única morte de CRISTO, pois Ele estaria representando a raça como um todo. É à luz desse fato que entendemos o significado de 1Coríntios 15.22: "Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em CRISTO".
DEUS preferiu gerar filhos espirituais que irão amá-lo por causa de sua soberana graça salvadora e trazer-lhes a vida através do relacionamento do casamento. Os aspectos sacramentais e da propagação da espécie do casamento ficam dessa forma reunidos e a geração dos filhos se torna um ato de santidade para a verdadeira glória de DEUS.
 
 
b. É a maneira de DEUS criar os filhos.
Filhos precisam de um lar, e de pais dentro deste lar. No lar eles recebem abrigo e alimento. Através da vida de seus pais eles aprendem o que significa o verdadeiro amor porque são o objeto do amor dos pais e porque veem o amor recíproco que existe entre eles. Somente através dos pais eles podem entender plenamente o profundo e duradouro amor conjugal e, dessa forma, ficam preparados para esperar e procurar um amor igual para si mesmos. É nesse ponto que a discórdia conjugal e os lares desfeitos exercem o efeito mais devastador sobre os filhos. O filho que nunca observou a demonstração de um verdadeiro amor em seu lar não está pronto para enfrentar sozinho a vida. DEUS também teve a intenção de que a demonstração de um verdadeiro amor entre pais e filhos fosse a base para o entendimento do amor que Ele mesmo sentiu ao enviar o seu Filho para morrer pelos nossos pecados (cf.Ef 5.25-32).        
 
     
c. O casamento é a maneira de DEUS incutir nos filhos os princípios da justiça e da autoridade responsável:
Os pais devem tratar os filhos com paciência e justiça. (Ef 6.4; Cl 3.21) e lhes ensinar o que é justo e direito. Devem dar exemplo de responsabilidade e autoridade na divinamente ordenada economia do lar (cf. 1 Tm 3.4,5,12; Tt 1.6). O pai, como o cabeça da esposa e do lar, embora consultando plenamente sua esposa de uma forma realmente democrática, é o responsável por todas as decisões. Isso ensina a submissão à autoridade e um verdadeiro senso de responsabilidade (Ef 5.21-24).
 
 
d. O casamento é o meio pedagógico de DEUS ensinar aos filhos sobre Si mesmo.
DEUS se intitula nosso Pai e demonstra que o seu amor é tão maravilhoso como o amor de um bom pai (Sl 103.13; Jo 3.16), tão terno como o amor de uma boa mãe (Is 49.15; 66.13; Mt 23.37), tão íntimo como aquele que existe entre o marido e a esposa (Ef 5.25ss.). Desse modo, todo o relacionamento dentro do Casamento e da família transparece na demonstração e nos ensinos daquilo que DEUS é, da natureza do seu amor.
 

1. A missão de esposa.
2.18 UMA ADJUTORA QUE ESTEJA COMO DIANTE DELE. A mulher foi criada para ser a amável companheira do homem e sua ajudadora. Daí, ela ser partícipe da responsabilidade de Adão e com ele cooperar no plano de DEUS para a vida dele e da família (ver Ef 5.22; Sl 33.20; 70.5; 115.9, onde o termo auxílio , referente a DEUS, tem o mesmo sentido que ajudadora, em 2.18).
 
O lugar do Sexo
Embora o sexo tenha como objetivo estabelecido por DEUS gerar filhos para povoar a terra e assim indiretamente encher o céu com filhos renascidos em DEUS, ele também preenche importantes necessidades pessoais e familiares. O esposo necessita da esposa e a esposa necessita do marido, porque o homem é feito de tal maneira que as tensões da vida são aliviadas através do amor conjugal (1 Co 7.1-5). Ao mesmo tempo, nesse íntimo ato de amor são liberadas energias criativas tanto na vida do marido como da esposa.
Podemos observar melhor que DEUS fez o homem e a mulher para o verdadeiro prazer e um mútuo companheirismo em Cantares de Salomão, onde as intimidades do amor conjugal e do prazer estão descritas de uma forma maravilhosa e pura. No relacionamento sexual todo o amor é expresso através de atos e palavras e é consumado em comunhão e união. É uma expressão de amor que pode ser exercitada com apenas uma pessoa por causa de sua natureza santa. Cada um mantém a experiência de um profundo amor pelo outro e somente por essa pessoa. Nesse sentido, ele é o exemplo típico de um relacionamento exclusivo que deve existir individualmente entre cada cristão e seu Senhor, e no qual nenhuma outra pessoa ou deus pode ter a permissão de participar (Ex 20.3; cf. Ef 5.25ss.).
Um casamento baseado em uma vida sexual plena e estável é feliz e equilibrado, desde que esse aspecto da vida seja a expressão do mais profundo amor e não a mera satisfação de desejos carnais. Ele é de grande importância para os filhos (assim como para o marido e a esposa), porque vêem não só um casamento estável, como também seu encanto, pureza, beleza, e profunda satisfação. Os filhos, por sua vez, podem aprender que o sexo é uma dádiva divina e pode ser verdadeiramente belo e maravilhoso quando vivido de acordo com as intenções de DEUS. Os cuidados que DEUS coloca no ato sexual permitem aos filhos aprender com pureza e se conservarem puros, mais tarde vivendo o sexo de acordo com os propósitos Divinos, vendo que a plena liberdade e alegria no casamento realmente veem quando se vive dentro do âmbito do sétimo mandamento (1 Ts 4.3-8; Hb 13.4).
 
 
1 - Assim como DEUS fez de uma pessoa (Adão) duas pessoas (Eva, Ele quer fazer de duas pessoas uma (Gn. 2:24)).
2 - JESUS CRISTO escolheu o casamento para representar o seu relacionamento com a Igreja (Ef. 5:22-32 I Pe. 3:7).
3 - DEUS escolhe a família para trabalhar com o homem.
4 - DEUS previa que o homem não conseguiria viver só, ou seja, não é auto-suficiente, por isso preparou-lhe uma auxiliadora, que lhe fosse idônea (Gn. 2:18 - ARA - esta palavra idônea traduzida do hebraico significa adequada, ou seja, uma mulher que iria se adequar a Adão, além de ser uma mulher respeitável e digna, uma auxiliadora).
5 - O homem e a mulher ao casarem-se devem deixar pai e mãe (Gn 2:24), ou seja, devem desvencilhar-se de tudo que possa impedir a comunhão perfeita entre o casal, tudo que seja obstáculo deve ser removido. Nada pode estar entre, ou separando o casal: seus familiares, preferências pessoais, trabalho, interesses, egoísmo, etc.
6 - O relacionamento entre o casal é um eterno crescimento, este processo de unidade entre marido e mulher é que vai dar estabilidade à família, vai estabelecer o respeito dos filhos pelos pais. Se o casal está dividido a autoridade é minada e enfraquecida (a casa dividida contra sí mesma cairá - Lc. 1:17).
7 - DEUS quer que o casal seja unido a tal ponto que não haja brecha entre eles para Satanás operar.
8 - O segredo para um casamento feliz é a presença de JESUS no casamento (... "O cordão de três dobras não se arrebenta com facilidade” Ec. 4:12 - JESUS é a terceira dobra ou nó que vai dar sustentação, solidez e garantia de permanência do casamento).
9 - Em Gn. 2:25 diz:... O homem e a mulher estavam nus, e não se envergonhavam:...
Que tipo de relacionamento era este:
a - Era uma relação onde não havia ódio, rancor, mágoa, ressentimento, amargura.
b - Era uma relação onde não havia medo, não havia ameaças, disputa pela liderança ou poder no relacionamento. Numa relação de medo não pode haver uma plena comunhão.
c - Era uma relação onde não havia culpa - A culpa e o medo andam juntos; o medo apareceu pela primeira vez depois que o homem e a mulher pecaram. (Gn. 2:6-10).
Qual é o tipo de amor que deve existir entre marido e mulher?
Existem quatro formas de amor (traduzido do grego):
1 - Eros: deus da sensualidade: amor físico e sexual (começa sempre com os olhos), donde surgem as palavras eróticas, erotismo. Ex: Filmes e revistas pornográficas (eróticas). Deve haver atração física entre o casal, mas não sensualidade.
2 - Phileo: é o amor ao próximo; é o amor filantrópico (filantrópico vem da palavra "phileo"); amor humanitário, altruísta, cívico e comunitário - Lc. 7:34. Deve haver amor de irmãos entre o casal, lembrando que a esposa é irmã em CRISTO e companheira de salvação..
3 - Storge: amor familiar, amor romântico, amor conjugal. Ex: Amor entre esposo e esposa, pai e filhos, etc. Deve haver amor romântico entre o casal, não se esquecendo que uma rosa ou um presente pode mudar todo um relacionamento. A mulher dá muito valor às lembranças de datas como casamento, aniversário, dia que se conheceram, etc...
4 - Ágape: Amor Divino. É o amor de DEUS derramado em nossos corações (Rm 5:5, I Jo. 4:8). É um amor que não conhece limites, é o amor desinteressado, que dá sem esperar recompensa - I Co. 13:4-7.
Este é o tipo de amor que deve existir entre marido e mulher. É o amor perfeito. Busquemos com fé e oração este amor!
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/familia.htm 
 
 
2. A missão de mãe.
Ser mãe é uma missão. Ser mãe é muito mais que um “instinto natural materno”, mas é cumprir uma missão confiada por Deus. O apóstolo Paulo escrevendo para Timóteo acerca da mulher, diz que ela “será preservada através de sua missão de mãe” (1Tm 2:15). A ideia de missão materna nasce da compreensão do privilégio de ser mãe. As Escrituras afirmam que Deus é quem abre e fecha a madre ( Is. 66:9). Antes de ser desejo da mulher de gerar um filho, é o próprio Deus quem autoriza este gerar de um filho. Ana, mãe de Samuel entendeu esta verdade de que é Deus Quem concede a mulher o privilégio de ser mãe (1Sm 1:6). Nos salmos, lemos que Deus “Faz que a mulher estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos. Aleluia!” (Sl. 113:9). Assim, ser mãe é um privilégio que o próprio Deus concede.
 
 
3. A missão como súdita do Reino de DEUS.
Devemos entender a missão materna e compreender o proposito desta missão. Deus confia uma missão a mulher com o proposito de gerar e cuidar de um ser que é a imagem e semelhança do próprio Deus! Se gerar filhos é uma benção de Deus, logo os filhos não devem ser para nós, mas para a glória de Deus! Já ouvi algumas pessoas falarem: “a gente cria filhos para o mundo”. Este pensamento não está totalmente correto. Precisamos criar nossos filhos para Deus! Por isso que a Palavra afirma que “Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão”(Sl. 127:3). Os filhos não são nossos, mas são herança do Senhor para nós! Precisamos cuidar bem da porção de nossa herança!
 
Nessa missão, a mulher/mãe se dá conta do que realmente significa o amor. Ela se doa incondicionalmente em favor do outro. Ela não desampara o seu filho, mas se compadece profundamente dele nutrindo-o com o alimento. Deus compara o Seu amor para conosco, com o amor de uma mãe para com seu filho. Ele diz: “Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti” (Isa 49:15). Nota que Deus enfatiza o amor de uma mãe para com seu próprio filho que amamenta. Talvez, entre os humanos, esta seria uma das maiores expressões de amor. É no colo da mãe que a criança começa a ter as primeiras sensações da beleza, da alegria e, sobretudo do amor!

Por fim, ao cumprir bem esta missão, a mãe imprime na mente e no coração do filho a segurança emocional que o acompanhará por toda a vida. O salmista percebendo esta verdade, escreve: “Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo”(Sl 131:2). A criança se aquieta nos braços da mãe porque se sente segura em seu amor. E esta mesma segurança nós podemos sentir a segurança no amor de Deus. A presença, o cuidado, o conforto e o otimismo tranquilo da mãe ajudam a criança a sobreviver as perdas mais trágicas e a achar esperança e coragem para o próximo dia e além.
Devemos louvar a Deus por nossas mães e mulheres que são mães! Que, como filhos, possamos valorizar e honrar nossas mães em sua missão; e, como maridos, possamos ser benção nas vidas de nossas esposas no cumprimento de sua missão de ser mãe. Deus abençoe as mães. Parabéns a todas vocês! (http://eticateologica.blogspot.com/2011/05/missao-de-ser-mae.html)

Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus coerdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.1 Pedro 3:7
 
 
  
EVA
Esboço:
I.    O Nome
II.    Seu Relacionamento com Adão
III.    Participação de Eva na Queda
IV.    Comparação com o Relato sobre o Deus Sumério Enki
V.    Eva no Novo Testamento
 

I.    O Nome
No hebraico, Hawwah, com freqüência definido como «doador da vida», embora outros significados tenham sido sugeridos. A derivação é incerta, a tal ponto que um certo léxico fala em nove possibilidades. O relato do livro de Gênesis conecta o nome dessa mulher com a própria existência da raça humana. Adão chamou sua companheira de Eva, palavra que, no hebraico, aparentemente está relacionada ao termo hebraico hayyah, que significa «viver». Ela foi chamada assim porque se tornaria a mãe de todos os seres humanos. O nome lhe foi dado por Adão, após a queda no pecado (Gên. 3:20).
II.    Seu Relacionamento com Adão
O trecho de Gênesis 2:21,22 revela que Deus fez Eva, partindo de uma costela extraída de Adão. Alguns intérpretes aceitam o relato literalmente, mas outros só o aceitam simbolicamente. Neste último caso, estariam em foco a intimidade entre homem e mulher, a dependência da mulher ao homem, e, no caso de Eva, a dependência de toda a vida humana a essa primeira mulher. A Bíblia também ensina a subordinação da mulher ao homem (I Tim. 2:12,13). Tudo isso indica uma lição geral da vida, que nos instrui sobre o fato de que dependemos uns dos outros, o que nos ensina a amar e a ser amados, que é a maior das lições da vida.
Os eruditos liberais salientam que a questão da costela pertence às lendas tipicamente mesopotâmicas sobre a criação. Ver sobre Cosmogonia e sobre Criação. Ver também o artigo separado sobre o Jardim do Éden. Esses vários artigos ilustram como um fundo comum de informações foi aproveitado pelo autor do livro de Gênesis, como também pelos autores das histórias da criação, dentro da cultura da Mesopotâmia. O trecho de Gên. 1:28 mostra-nos que um dos principais propósitos do casamento é a procriação. Alguns intérpretes modernos têm-se valido desse fato para sustentar que ter filhos é uma obrigação moral em todos os casamentos. Mas, contra essa opinião, outros estudiosos têm salientado que em um mundo super-povoado como o nosso, é quase impossível que se pense ser necessário que cada casal seja como foram Adão e Eva, procriadores. Muitos pensam que a propagação da raça humana não requer que todos os casais participem do processo. Na verdade, seria melhor se houvesse mais casais que deixassem outros casais encarregarem-se de gerar filhos, em um mundo já tão envolvido no problema da superpopulação.
III.    Participação de Eva na Queda
A serpente esteve envolvida na tentação de Eva e alguma fruta não identificada foi o objeto de tentação. O fruto era capaz de fazer o homem distinguir entre o bem e o mal, como uma espécie de fruto de conhecimento limitado. Saber distinguir entre o bem e o mal, em certo sentido, guindou o homem à categoria de ser divino (Gên. 3:22). E assim, para impedir que o primeiro casal se divinizasse ainda mais, tornando-se permanentemente imortal, se comesse do fruto da árvore da vida, Adão e Eva foram expulsos do jardim do Éden.
A história geral da tentação aparece no terceiro capitulo do livro de Gênesis. Temos ali alguns paralelos das lendas mesopotâmicas. Os artigos sobre o Jardim do Éden e sobre Cosmogonia fornecem detalhes a respeito. Os pais alexandrinos viam esses relatos como parábolas. Ver sobre a interpretação alegórica. Os evangélicos fundamentalistas continuam a crer literalmente no relato bíblico, pensando que a ingestão de algum fruto poderia conferir conhecimento especial, e até mesmo a imortalidade. Porém, parece melhor extrair desses relatos lições espirituais, não interpretando literalmente tudo quanto está contido nesses relatos bíblicos. Seja como for, porém, o fato é que dali veio a queda. Portanto, temos nas primeiras páginas de Gênesis uma explicação singela de como o mal penetrou neste mundo. Muitos teólogos gostam de extrair lições dessa história, mas crendo que está envolto em mistérios como foi que o mal teve início neste mundo. Orígenes e os pais alexandrinos em geral, supunham que a alma do homem é preexistente, já tendo caído na eternidade (talvez juntamente com a rebelião dos anjos que acompanharam a Lúcifer). Somente bem mais tarde é que essa queda foi transferida para a cena terrestre. Isso faria a queda no pecado tornar-se inevitável. Dotadas de corpos humanos, as almas vieram a envolver-se em um tipo de dupla existência. Naturalmente, esse ponto de vista é platônico. Aprecio essa conjectura porque ela promete uma maneira mais frutífera de se pensar sobre o pecado verdadeiramente original (um pecado cósmico, e não somente edênico). Os teólogos que aceitam essa conjectura, usualmente associam a queda da alma humana a queda original dos anjos, conforme dissemos linhas acima. Também tem sido conjecturado que não houve, dentro da criação dos seres inteligentes, apenas uma, ou mesmo apenas duas quedas; antes, várias ordens de seres estariam envolvidos em suas respectivas e independentes quedas. Por outra parte, há estudiosos que acreditam que essas muitas ordens de seres já eram más desde o princípio, e que o que realmente sucedeu foi uma melhoria em face do estado original de maldade e degradação. Grandes mistérios circundam essas questões e coisa alguma que digamos é capaz de dar-lhes solução, porquanto a Bíblia faz silêncio sobre o ponto, como uma daquelas coisas que Deus não nos quis revelar. «As cousas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus...» (Deu. 29:29a).
Seja como for, o relato de Gênesis diz-nos que toda espécie de resultado negativo sobreveio imediatamente após a queda no pecado: a maldição contra a serpente, que proveu o pano de fundo para a primeira promessa messiânica (Gên. 3:15); a maldição contra a terra; o começo do labor árduo; a dificuldade da mulher, no parto; a submissão da mulher ao homem. E, de modo algum a coisa menor, a tendência de uma pessoa lançar a culpa sobre outra, por suas más ações. Adão, por assim dizer, disse a Deus: «Foi esta mulher, que Tu (Deus) me deste, que causou toda essa dificuldade». Ver Gên. 3:12. Eva, por sua parte, lançou a culpa sobre a sutileza da serpente. Portanto, tornou-se tradicional afirmar (e talvez com razão) que as mulheres fazem coisas más por serem seduzidas a praticarem-nas, enquanto que os homens, de olhos bem abertos, fazem coisas más visando à sua própria vantagem.
São dados os nomes de apenas três dos filhos de Eva, todos homens: Caim (Gên. 4:1); Abel (Gên. 4:2) e Sete (Gên. 5:3), embora seja dito que ela teve filhos e filhas (Gên. 5:4). E este último ponto resolve muita objeção tola, como aquela que indaga onde Caim foi buscar mulher.
IV. Comparação com o Relato sobre o Deus Sumério Enki
Nos mitos sumérios sobre o deus Enki, é-nos dito que ele sofria de certo número de mazelas. Na tentativa de curar essas enfermidades, a deusa Ninhursague produziu uma deusa especial. Quando ele disse: «Dói em minha costela», ela replicou que fizera a deusa Ninti (que significa «senhora da costela») nascer para curá-lo e restaurá-io à vida. Ora, Ninti também pode significar «Senhora que transmite vida».
Os paralelos entre Eva e Ninti, tanto no tocante à definição de nomes, como no que concerne às funções, são por demais evidentes para negarmos qualquer conexão entre elas. Por esse motivo, alguns estudiosos têm dito que a narrativa bíblica mostra dependência aos mitos mesopotâmicos. Outros asseguram que o contrário é que está com a verdade. Porém, o mais provável é que ambos os relatos tenham tido uma origem comum, com modificações. E, se tomarmos a narrativa bíblica como uma parábola religiosa, então não teremos de enfrentar qualquer problema com a questão da inspiração. Por outra parte, se insistirmos em uma interpretação literal, então surgem problemas nesse setor. Quanto ao assunto da Inspiração da Biblia, ver o artigo geral sobre as Escrituras Sagradas, em sua terceira secção.
V. Eva no Novo Testamento
No trecho de II Cor. 11:3, Paulo refere-se ao relato da tentação, por meio da serpente, com o propósito de mostrar quão fácil é o ser humano cair no erro, com sérias conseqüências. A passagem de I Tim. 2:11-14 ensina que Eva pecou porque tomou as circunstâncias em suas próprias mãos. Em seguida, Paulo recomenda que as mulheres crentes façam silêncio nos cultos, proibindo-as de trazerem mensagens, por estarem sujeitas à autoridade dos homens. Presumivelmente, visto que facilmente são enganadas, não deveriam comunicar a outros a mensagem divina. Nessa conexão, tornou-se uma tradição salientar que muitos dos cultos estranhos de nossos dias foram iniciados por mulheres.
 
 
EVA
Eva foi a primeira mulher, a mãe de todos os seres humanos (Genesis 3:20). O livro de Genesis nos diz que depois que Deus criou Adão, ele viu que não era bom para Adão ficar sozinho. Ele decidiu criar alguém que o ajudasse como se fosse a sua outra metade (2:18). Mulher é chamado ezer (em Hebraíco, literalmente ajuda), a palavra que também aparece no Velho Testamento para descrever Deus como uma ajuda para Israel.Deus fez Adão cair em um sono profundo e então retirou uma costela e a usou para criar Eva (2:21-25).
Adão deu a Eva dois nomes. O primeiro foi mulher, um título geral que também descrevia o seu relacionamento com o homem (Genesis 2:23). O segundo nome foi Eva(vida), que foi dado a ela depois da Queda e refere-se ao seu papel na pós-criação da raça humana (3:20).
O livro de Genesis descreve Adão e Eva vivendo no Éden, servindo a Deus e preenchendo um ao outro. Então o diabo entrou quanto Eva foi trentada pela serpente a desobedecer aos mandamentos de Deus, o qual os proibiam de comer a fruta da árvore do conhecimento do bem e do mal (Genesis 2:17 - 3:3). Enganada pela serpente, Eva pegou contra o testamento de Deus comendo a fruta. Adão fez o memo quando ela trouxe a fruta para ele, embora ele não tenha sido tão enganado como ela. Ambos reconheceram sua nudez e fizeram roupas de folhas de figo.
Quando Deus veio para conversar com eles, eles estavam escondidos. Quando Ele pergunta porque eles pecaram, Adão culpou Eva e Eva culpou a serpente. Deus disse a Eva que como resultado do pecado ela teria dores de parto e seu marido a governaria (Genesis 3:16). Mais tarde Eva tornou-se mãe de Caim, Abel, Sete e outras crianças (4:1-2,25 5:4).
Eva é mencionada duas vezes no Novo Testamento. Em sua carta a Timóteo, o apóstolo Paulo a menciona quando discute se a mulher poderia ou não ensinar (1 Timóteo 2:13). Ele diz que a mulher não pode ter autoridade sobre o marido, porque o homem foi criado primeiro e porque Eva era a responsável pelo pecado original (veja 1 Coríntios 11:3), embora estudiosos da palvra não tem a exata certeza sobre o que Paulo estava se referindo e quão sério ele estava.
 
 
SÍNTESE DO TÓPICO I - A criação da mulher não foi um ato improvisado de DEUS, mas planejado desde o início.
SÍNTESE DO TÓPICO II - A formação da mulher envolveu o uso de uma “anestesia” natural, um procedimento cirúrgico e a inauguração da engenharia genética.
SÍNTESE DO TÓPICO III - DEUS criou a mulher para cumprir a missão de mãe, de esposa e de súdita no Reino de DEUS
 
PARA REFLETIR - A respeito de “A Criação de Eva, a Primeira Mulher”, responda:
O que podemos dizer quanto à formação de Eva? A formação de Eva foi um ato mui particular de amor e bondade de DEUS Pai para com o homem.
Fale sobre a mulher, uma pessoa necessária. Se, por um lado, a mulher proveio do homem; por outro, todo homem (exceto Adão) provém da mulher (1 Co 11.12).
Por que a criação da mulher foi mais complexa do que a do homem? A formação da mulher foi um ato mais elaborado e complexo do que a criação do homem, pois envolveu o uso de uma “anestesia” natural, um procedimento cirúrgico e a inauguração da engenharia genética.
Quais as tarefas da mulher como esposa e mãe? Na missão de esposa, a mulher ajudará o esposo com os seus conselhos sábios e oportunos, com as suas orações e com o seu trabalho no gerenciamento da casa. Na missão de mãe, a mulher, orientada e apoiada pelo esposo, é a real e a mais autorizada educadora dos filhos (Pv 1.8).
Que lugar ocupa a mulher na Igreja de CRISTO? Ao lado de seus maridos, as santas mulheres poderão ajudar os que ainda não demonstram a esperada maturidade cristã.
 
 
SUBSÍDIO DIDÁTICO - PEDAGÓGICO
Ao introduzir este tópico, faça uma reflexão acerca da importância que a fé cristã deu à condição da mulher no mundo. Essa importância é perceptível no ministério de JESUS. Tenha como base dessa reflexão, o seguinte texto: “[...] O que não pode ser ignorado é o papel primordial que as mulheres desempenharam no ministério de JESUS e no maior evento de toda a história humana: sua ressurreição física dos mortos. [...] A concentração de mulheres na vida e no ministério de JESUS foi simplesmente espantosa. [...] No mundo do primeiro século, uma mulher teria sido uma primeira testemunha ocular um tanto quanto embaraçosa de um evento tão maravilhoso. Mulheres não eram vistas como fontes confiáveis” (JOHNSTON, Jeremiah J. Inimaginável: o que nosso mundo seria sem o cristianismo. Rio de Janeiro: CPAD, 2018,
 
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
“Havia um aspecto da criação de DEUS que não estava totalmente satisfatório. O fato de o homem ainda estar só (18) não era bom. O isolamento é prejudicial. Por dedução, a relação social, ou seja, o companheirismo, é bom. Por conseguinte, DEUS determinou fornecer ao homem uma adjutora que esteja como diante dele, literalmente, uma ajudante que lhe correspondesse, alguém que fosse igual e adequada para ele. ‘Uma ajudante certa que o complete’ (VBB). A Bíblia Confraternidade traduz: ‘Uma ajudante como ele mesmo’.
[...] De imediato, Adão (23) viu a conveniência desta ajudante. Ela era parte íntima dele, osso dos meus ossos e carne da minha carne e, desta forma, adequada para ele. Mas ele também demonstrou sua posição de autoridade ao lhe dar um nome.
Com efeito, esta foi a instituição da relação matrimonial. Desde o princípio, DEUS quis que o casamento fosse exclusivo e íntimo. Não era simplesmente para a mulher agarrar-se ao homem como um apêndice. Para deixar clara a responsabilidade do homem, DEUS ordenou que o homem se apegasse à sua mulher (24) no compromisso mútuo de verdadeira união” (Comentário Bíblico Beacon: Gênesis a Deuteronômio. Rio de Janeiro: CPAD, pp.38,39).
 
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“Outra razão para o rápido crescimento da Igreja Primitiva foram os programas de resgate de crianças implementados por seguidores de JESUS corajosos. Conforme discutido anteriormente, ser do gênero feminino no mundo romano significava mais uma sentença de morte (‘Se for um menino, fique com ele. Se for uma menina, jogue-a fora!’). Quando os novos convertidos em JESUS deixaram a prática do infanticídio, principalmente o infanticídio feminino, o número de cristãos cresceu exponencialmente. Na verdade, havia falta de homens cristãos disponíveis para casar. É muito interessante que 1 Pedro 3.1-6 e 1 Coríntios 7.6-24 exortam de forma minuciosa as mulheres para permanecerem casadas com maridos ‘descrentes’. A fidelidade das mulheres poderia enternecer o coração frio dos seus maridos e, consequentemente, trazê-los à fé. A História da Igreja ensina-nos que, devido à falta de homens, muitas mulheres casaram-se com pagãos, incluindo sacerdotes pagãos, os quais, muitas vezes, se converteram – e a igreja cresceu” (JOHNSTON, Jeremiah J. Inimaginável: o que nosso mundo seria sem o cristianismo. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p.197).
 
CONSULTE - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 81 p. 37
 

SUGESTÃO DE LEITURA - A Mulher Cristã – sua imagem no espelho da Palavra,
 
 

Lição 3, E DEUS os Criou Homem e Mulher
4º trimestre de 2015 - O Começo de Todas as Coisas - Estudos Sobre O Livro de Gênesis
Comentarista da CPAD: Pr. Claudionor Correa de Andrade
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
 

"E de um só fez toda a geração dos homens para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação." (At 17.26)
 
DEUS nos criou à sua imagem e semelhança, para que o amemos e vivamos para a sua glória.
 
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Gênesis 2.7,18-24
7 - E formou o Senhor DEUS o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
18 - E disse o Senhor DEUS: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele. 19 - Havendo, pois, o Senhor DEUS formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. 20 - E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele. 21 - Então, o Senhor DEUS fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. 22 - E da costela que o Senhor DEUS tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão. 23 - E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. 24 - Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
OBJETIVO GERALEvidenciar o fato de que DEUS criou o homem e a mulher.OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar a maneira como o homem foi criado;
Conhecer como se deu a criação da mulher;
Explicar a constituição do casamento.
PONTO CENTRALHomem e mulher foram criados à imagem e semelhança de DEUS.
 
SÍNTESE DO TÓPICO I - O homem foi criado do pó da Terra e recebeu de DEUS o fôlego da vida.
SÍNTESE DO TÓPICO II - A mulher foi criada a partir da costela de Adão o que mostrar que ambos têm a mesma origem, o pó da Terra.
SÍNTESE DO TÓPICO III - DEUS instituiu o casamento monogâmico, heterossexual e indissolúvel.
 
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO"1."Tanto o homem quanto a mulher foi uma criação especial de DEUS, não um produto da evolução. O homem e a mulher, igualmente foram criados à 'imagem' e 'semelhança' de DEUS. À base dessa imagem, podiam comunicar-se com DEUS, ter comunhão com Ele e expressar de modo incomparável o seu amor, glória e santidade. Eles fariam isso conhecendo a DEUS e obedecendo-o. Eles tinham semelhança moral com DEUS, pois não tinham pecado, eram santos, tinham sabedoria, um coração amoroso e o poder de decisão para fazer o certo (Ef 4.24). Viviam em comunhão pessoal com DEUS, que abrangia obediência moral e plena comunhão. Quando Adão e Eva pecaram, sua semelhança moral com DEUS foi desvirtuada. Na redenção, os crentes devem ser renovados segundo a semelhança moral original. Adão e Eva possuíam semelhança natural com DEUS. Foram criados como seres pessoais tendo espírito, mente, emoções, autoconsciência e livre-arbítrio. Em certo sentido, a constituição física do homem e da mulher retrata a imagem de DEUS, o que não ocorre no reino animal. DEUS pôs nos seres humanos a imagem pela qual Ele apareceria visualmente a eles e a forma que seu Filho um dia viria a ter. O fato dos seres humanos terem sido feitos à imagem de DEUS não significa que são divinos. Foram criados segundo uma ordem inferior e dependente de DEUS. Toda a vida humana provém inicialmente de Adão e Eva" (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1991, p. 33).
2. "Uma linda tradição judaica observa que DEUS não tirou Eva do pé de Adão, para que ele não tentasse dominá-la; ou da sua cabeça, para que ela se visse acima. Em vez disso, DEUS tirou Eva da costela de Adão, para que os dois pudessem caminhar um ao lado do outro ao longo da vida" (RICAHRDS, Lawrence. Guia do Leitor da Bíblia: Uma Análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 26).
 
PARA REFLETIR - A respeito do livro de Gênesis:
Em que dia da obra divina o homem foi criado?
O homem foi criado no sexto dia.
Por que DEUS criou o ser humano?O homem foi criado para uma tripla missão: governar a Terra, cultivar o solo e guardar o jardim que o Senhor plantara.
Qual a principal característica da mulher em relação ao esposo?A principal característica moral da mulher esta no fato de que DEUS criou Eva, a fim de que ela estivesse ao lado de Adão, auxiliando-o.
Quais as características do casamento?As principais características são: monogâmico, heterossexual e indissolubilidade.
Por que é importante conhecermos esta verdade?Pelo fato de que existem muitas falsas teorias e mentiras a respeito da origem da vida humana e do casamento.
 
CONSULTE - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 63, p. 38. - Você encontrará mais subsídios para enriquecer a lição. São artigos que buscam expandir certos assuntos.
 
SUGESTÃO DE LEITURA
20 Evidências de que DEUS Existe, História de Israel no Antigo Testamento e Manual Bíblico Entendendo a Bíblia.
 
 
COMENTÁRIOS DE VÁRIOS AUTORES COM ALGUMAS MODIFICAÇÕES DO Pr. HENRIQUE
Para mim antes de sua expulsão Lúcifer estava no céu. Depois de sua queda, agora chamado Satanás, habitou no local que é no Iraque, no Jardim do Éden.
Mesmo local onde DEUS criou Adão. DEUS disse para Adão lavrar e guardar o jardim - Guardar tem a ver com guardar de ladrão, que no caso é Satanás que veio roubar, matar e destruir.
 
 
 
Revista CPAD - Lições Bíblicas - 1995 - 4º Trimestre - Gênesis, O Princípio de Todas as Coisas - Comentarista pastor Elienai Cabral
Objetivos:
-Entender que o primeiro relato da formação do homem fala de sua posição dentro da criação, e o segundo, de sua efetivação.
-Concordar que as teorias sobre a origem do homem são, realmente, antibíblicas, pois não tem o respaldo da Palavra de DEUS.
-Aceitar, pela fé, que o ensino bíblico sobre a origem do homem é autentico, pois retrata a revelação de DEUS a Moisés.
-Compreender que as faculdades humanas são particularidades do homem, as quais o fazem diferente dos outros animais.
1. Esclareça aos alunos que Moisés, no livro de Gênesis, relata, duas vezes, a formação do ser humano. No primeiro registro (Gn 1.26,27), ele nos mostra que o homem, a obra-prima da criação, foi feito no sexto dia. No segundo (Gn 2.7,8), explica que Adão foi formado do pó da terra.
2. Explique a eles que todas as teorias, sobre a origem do homem, são antibíblicas, pois desejam desacreditar o registro da Palavra de DEUS, o qual é aceito pela fé, e não através da razão. A mais perigosa delas é a da evolução das espécies, que afirma ser o homem originário do macaco.
3. Explique a eles que a Bíblia é a única fonte em que devemos confiar, sobre a origem do homem, pois é a Palavra de DEUS. O ser humano tem a natureza biforme, ou seja, ele possui o elemento material, feito do pó da terra, e o imaterial, outorgado pelo Senhor, através do sopro divino (alma e espírito).
Como professor, você tem a obrigação de compreender devidamente o assunto, para estar apto a responder às diversas perguntas que lhe forem feitas durante a aula. Pesquise, busque auxílio em outras fontes. Não se contente com um estudo superficial. Aprofunde-se na matéria, pois a Palavra de DEUS é urna fonte inesgotável.
Introdução
Têm surgido as mais variadas teorias acerca da origem do homem. De um modo geral, elas não conseguem anular a ligação do ser humano com a Terra. Entretanto, a única fonte realmente autorizada, acerca da origem da humanidade, é a Bíblia Sagrada. Os dois primeiros capítulos de Gênesis nos oferecem, de modo plausível e coerente, a verdadeira história das origens, inclusive a do homem.
l. OS DOIS RELATOS BÍBLICOS DA CRIAÇÃO DO HOMEM
1. O primeiro relato sobre a criação do homem. Encontra-se em Gênesis 1.26,27. Neste texto, está declarada a ordem criativa da Trindade, quando diz: "Façamos o homem". A despeito da importância teológica que se dá ao "façamos", para denotar a participação triúnica da Deidade, o fundamental, nesta passagem, é a palavra "BARAH" (hebraico), do versículo 27, que quer dizer: "criou". DEUS o fez do pó da terra, mas sua criação foi um ato divino. Ele foi feito especial e diferente da vida vegetal, aquática e animal.
2. O segundo relato da criação do homem. Encontra-se em Gênesis 2.4-8. Neste relato histórico, ternos, além da criação do homem, também a descrição da origem da mulher. Enquanto a primeira narração se preocupou mais em mostrar a ordem da criação e a decisão da Corte Divina, em criar o homem a sua imagem e semelhança, o segundo relato apresenta a sua efetivação. No texto de Gênesis 2.7, ternos a seguinte declaração: "E formou o Senhor DEUS o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida, e o homem foi feito alma vivente.
3. A criação da mulher. No segundo relato da criação, podemos destacar, no texto de Gênesis 2.18-25, a formação da mulher. Depois de DEUS ter criado Adão, Ele também fez Eva. Em Gênesis 1.27, está escrito: "macho e fêmea os criou".
II. TEORIAS ANTIBÍBLICAS SOBRE A ORIGEM DO HOMEM
1- A teoria evolucionista. Esta teoria apresenta o homem como um ser que evoluiu de urna ordem inferior, no mundo animal. Ensina que esta evolução resultou de sucessivas alterações nas formas materiais, devido as forças latentes que existem na matéria. Mas a Bíblia refuta esta teoria, quando declara que:
(1) a origem do homem resultou de um ato criativo de DEUS;
(2) o ser físico do homem também é resultado de um ato criativo de DEUS, que utilizou a matéria já existente "afar" (hebraico), que significa "pó da terra";
(3) O homem, hoje, tem a mesma estrutura física e espiritual do dia em que foi criado;.
(4) o homem foi tirado da terra e está destinado a ela, depois da morte (Ec 3.20);
(5) o homem não é evolução natural da terra, pois ele foi "plasmado".
2- A teoria filosófico materialista. Sigmund Freud, que lançou esta teoria, era ateu, filósofo e psicanalista. Ele enfatizou, em seus argumentos, a ideia de que o homem, em sua vida biológica e psicológica, tem como base e formação de sua personalidade e seus instintos naturais. Afirmou ele que coisas, como sexo, fome, sede, segurança e prazer, são pressões que determinam as ações e os padrões da personalidade do homem. No conceito de Freud, a natureza do homem não se relaciona com o sobrenatural, no caso, DEUS. Para ele, a ideia de urna relação do Criador com o ser humano é imprópria e inexistente, pois o mesmo vê o homem como urna criatura egocêntrica, voltada apenas para as suas necessidades, sem qualquer comunhão com um ser supremo. Acreditava ele que, ao morrer o homem, nada mais resta.
3- A teoria do humanismo científico. As fontes de informações, para os adeptos desta teoria, sobre a natureza e origem do homem, estão na Biologia, Psicologia e Medicina. Para esta escola de pensamento, o homem é um produto evolucionário da Natureza, sem a menor possibilidade de imortalidade.
III. O ENSINO DA BÍBLIA SOBRE A ORIGEM DO HOMEM
1- A biforme natureza do homem. O homem foi criado com urna biforme natureza: material e imaterial. A primeira foi formada do pó da terra (Gn 2.7) e a segunda, outorgada diretamente pelo Criador. O sopro divino nas narinas do homem concedeu-lhe a vida física e a espiritual. A vida imaterial do homem é representada pela alma e pelo espírito. Porém, esta dupla natureza do homem é representada por urna tricotomia, que se constitui, na parte material, pelo corpo; na imaterial, pela alma e pelo espírito (1 Ts 5.23).
2. A tricotomia do homem (1 Ts 5.23; Hb 4.12). O termo tricotomia significa "aquilo que é dividido em três", ou "que se divide em três tomos". Em relação ao homem, refere-se as três partes do seu ser: corpo, alma e espírito. Há divergência neste ponto daqueles que entendem o homem como apenas um ser dicótomo, ou seja, que se divide em duas partes: corpo, alma ou espírito.
Os defensores da dicotomia do homem unem alma e espírito como urna só parte e, às vezes, como se fossem urna só coisa. Entretanto, parece-nos mais aceitável o ponto de vista da tricotomia. Este conceito crê que o homem é urna triunidade composta e inseparável. Só a morte física é capaz de separar o corpo de sua parte imaterial.
a) O corpo. É a parte inferior do homem que se constituí de elementos químicos da terra, como oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio, fósforo, potássio, enxofre, sódio, cloro, iodo, ferro, cobre, zinco, e outros elementos em proporções menores. Porém, o corpo, com todos estes produtos, sem a bênção divina, é de ínfimo valor.
b) A alma. É preciso saber que o corpo sem a alma é inerte. Ela precisa dele para expressar sua vida funcional e racional. É identificada, no hebraico do Antigo Testamento, por "NEPHESH" e, no grego do Novo Testamento, por "PSIQUE".
e) O espírito. No hebraico é "RUACH" e no grego é "PNEUMA". O espírito do homem não é um simples sopro ou fôlego, mas também vida imortal (Ec 12.7; Dn 12.2; Le 20.37; 1 Co 15.53). Ele é o princípio ativo de nossa vida espiritual, religiosa e imortal. É o elemento de comunicação entre DEUS e o homem. Certo autor cristão escreveu que "o corpo, a alma e o espírito constituem a base real dos três elementos do homem: consciência do mundo externo, consciência própria e consciência de DEUS".
IV. AS FACULDADES DISTINTAS DO HOMEM
1- As faculdades do corpo. São cinco as faculdades principais, as quais se manifestam através do corpo: visão, audição, olfato, paladar e tato. Ainda que sejam distintas urnas das outras, elas não atuam independentes do comando da alma. São denominadas de instintos naturais ou sentidos corporais, os quais recebem impressões do mundo exterior, transmitidas ao cérebro, através do sistema nervoso. É daí que partem as ordens para todas as partes do corpo. Os sentidos físicos obedecem às leis naturais que estão impressas no ser humano. São elas que regem as atividades do corpo.
2. As faculdades da alma. São três as faculdades ou qualidades da alma, pelas quais ela se manifesta: intelecto, sentimento e vontade.
O INTELECTO - (Gn 1. 28; 2.19,20) é a parte da alma que pensa, raciocina, decide, julga e conhece. É ele quem recebe os conhecimentos. Três outras manifestações lhe são peculiares: a imaginação, memória e razão. Com a primeira, o homem é capacitado a idealizar e projetar. É um processo do pensamento que habilita o ser humano a construir imagens, através do raciocínio. A segunda é outro atributo do intelecto que capacita o homem a guardar em seu cérebro os fatos passados e presentes. Ela retém os conhecimentos adquiridos e os traz a lembrança. A terceira é um atributo do intelecto que leva o homem a pensar, julgar e compreender as relações entre as coisas, distinguir entre o verdadeiro e o falso, o bem e o mal.
O SENTIMENTO - faz o homem um ser emotivo. Ele não é urna máquina insensível, pois pode sentir todas as grandes emoções, como alegria, gozo, paz, prazer, tristeza, descontentamento, pesar e dor.
A VONTADE - se expressa como resultante das influencias do intelecto e dos sentimentos. Ela não age sozinha. Não há vontade livre ou independente. Ela obedece às forças emotivas e intelectuais da alma.
3. As faculdades do espírito. Duas faculdades principais se destacam com abrangência sobre outras qualidades importantes, as quais são: Fé e Consciência. Elas identificam o ser religioso do homem. Podemos chamar de natureza espiritual, da qual o ser humano é dotado especialmente para urna perfeita comunhão com DEUS. Os sentidos físicos e psicológicos tornam o homem um ser terreno e racional, mas os espirituais o tornam um ser especial.
A faculdade da fé é urna qualidade do espírito humano que expressa a religiosidade do homem e o toma capaz de adorar, reverenciar, louvar e orar a DEUS, o Criador. Não se trata de um tipo de fé, adquirida ou ensinada, mas é urna forma inata que nasce com qualquer ser humano. Ela nos estimula a buscar a DEUS e comungar com Ele.
ENSINAMENTOS PRÁTICOS
1. DEUS, em sua infinita sabedoria, revelou a Moisés o princípio de todas as coisas, ciente de que surgiriam falsas doutrinas que tentariam denegrir o relato bíblico. No entanto, Ele mesmo nos concedeu a fé, virtude esta que nos capacita a crer plenamente neste registro.
2. O incrédulo não quer admitir a existência de um Ser Supremo, Criador de todas as coisas e, para justificar a sua incredulidade, dá lugar as muitas especulações sobre a origem do homem. Nós, conhecedores da verdade, rimos deles, pois não passam de tolos, conforme se expressou Davi em Salmo 14.1.
3. As bibliotecas do mundo estão cheias de tratados a respeito da origem do homem, e a maioria deles procura desfazer o relato bíblico. Mas são teorias semelhantes aos castelos de areia, os quais ruem com qualquer vendaval. Mas nós ficamos com o que a Bíblia nos diz, pois é a sempiterna Palavra ele DEUS.
Revista CPAD - Lições Bíblicas - 1995 - 4º Trimestre - Gênesis, O Princípio de Todas as Coisas - Comentarista pastor Elienai Cabral
 
 
A Mensagem do Livro de Gênesis - LIÇÃO 2 - 11 DE JANEIRO de 1942 – A CRIAÇÃO DO HOMEM - 1º trimestre de 1942 - Adalberto Arraes 
RESUMO DA LIÇÃO
I — A formação do homem — Conselho e execução — 1:26-28; 2:7.
II — A criação é sujeita ao homem — 2:8-9; 19-20.
III — A formação da mulher — 2:18, 21-22.
IV — A instituição do matrimônio — 2:23-24
 
No sexto dia, após haver DEUS criado todas as coisas, houve um conselho para formação do homem: "Façamos o homem"; disse o Senhor. DEUS é trino e nos seus conselhos Ele age de modo liberal e coerente com a sua perfeição. DEUS tem prazer em seus servos fiéis, (comp. Gên. 6:13; 8:17; João 15:15, etc.) pois os trata como amigos. Notamos ainda um detalhe importante, é que o homem não foi apenas criado, como os demais seres, conforme vimos na lição anterior. Para as outras coisas está escrito: -— criou, haja, produza a terra ou produzam as águas, etc.; com respeito à criação do homem, porém, a Escritura fala de outro modo, v. 7: "e formou o Senhor DEUS o homem'. E' como se um conselho de Estado desse ordens solenes por qualquer dos seus componentes mas, para determinado assunto, por uma deferência especial, todo o conselho se reunisse para agir, empregando todos os seus recursos para um só objetivo. Concluímos, pois, que DEUS Pai, Filho e ESPÍRITO SANTO, fizeram pessoalmente o homem e, justamente por isso, essas três Pessoas têm parte absolutamente na sua salvação.
À sua imagem DEUS o criou
Podemos entender que o homem era imagem e semelhança de DEUS, não no seu poder, nem na sua imortalidade, nem tão pouco na sua perfeição e imutabilidade, mas sim no seu original entendimento. "DEUS fez o homem reto, mas eles buscaram muitas inovações". (Ecl, 7:29). Quanto à sua formação do pó da terra, o entendimento humano conduz à falsa suposição de que DEUS tenha feito uma espécie de boneco de barro e lhe tenha soprado o espírito de vida. Isso é falso, e errado e não está escrito. A verdade é que o homem foi formado do pó da terra e não de pó; como, ou por que processo, não o sabemos, DEUS o sabe. Uma observação interessante nos mostra que, tendo sido a terra criada no principio, todas as coisas que nela existem saíram dela. Por exemplo: tomemos um automóvel; se disséssemos a um ignorante que o automóvel foi formado do pó da terra, ele, certamente, riria e não daria o menor crédito; no entanto, desde os pneumáticos, até à capota; desde os faróis até o para-choque, forros, tapetes, etc., tudo saiu do pó da terra; até mesmo a essência e o óleo que o fazem andar saíram do pó da terra. Isso não nos mostra a necessidade de crer que se fez um automóvel de barro, e por um passe mágico ele saiu andando, mas podemos afirmar que o homem tirou o automóvel do pó da terra. Em ambos os casos a origem, a concepção e os fatos são insofismáveis, embora tenha havido fatores intermediários não revelados com respeito ao homem.
Perante DEUS, a criação é secundária, em face do homem.
1- DEUS denominou o Dia, a Noite, o Céu e a Terra. Tudo o mais na criação foi denominado pelo homem. DEUS trouxe tudo a Adão, 'para ver como ele chamaria', essa foi a primeira prova de inteligência a que o homem foi sujeito. Adão saiu vitorioso da prova, pois com raciocínio lúcido pôde justificar o nome que deu a Eva. DEUS já tinha resolvido dar uma companheira ao homem (v. 18), mas antes disso sujeitou-lhe "tudo" que criara (v. 19-20). Isso nos mostra que o homem é senhor sobre a criação, antes que a mulher existisse, sem, contudo, poder se gloriar nisso como superior à mulher porque ela foi tirada dele. A criação em geral foi formada diretamente da terra e da água; a mulher, porém foi tirada do homem.
2- DEUS disse ao homem que sujeitasse a terra (v. 28) e ele não tem feito mais do que desobedecer a essa ordem. O egoísmo, "regionalismo, o racismo, o patriotismo e outros ismos" têm criado os problemas do chamado "espaço vital" cuja solução é impossível enquanto o homem não cumprir o que DEUS mandou, isto é, "sujeitar a terra". Os homens trocaram a ordem de DEUS como se fosse: "sujeitai-vos uns aos outros pela força". A terra é extensa, mas a desobediência foi maior e perverteu os planos dados ao homem.
3- A mulher, conforme já vimos, foi tirada do homem. Ela, no casal, não tem situação inferior, nem superior, nem igual ao homem, mas é mulher. Se algum homem a considerar como um ente inferior, depõe contra si mesmo, pois a mulher saiu dele. Um tal indivíduo há de considerar também como inferiores os seus companheiros de sexo e, portanto, está inchado em si mesmo. DEUS sujeitou tudo ao homem antes de criar a mulher. Já estudamos esse detalhe sob o ponto de vista de ter o homem autoridade sobre tudo, pois ela veio depois. Para sermos honestos, porém, temos de olhar também o assunto sob outro aspecto: DEUS criara a mulher depois de ter dado a prepotência ao homem sobre a criação; logo, não lhe deu prepotência, sobre a mulher. A maneira pela qual foi formada a mulher, nos fornece um sem número de figuras perfeitas a respeito da formação da Igreja de CRISTO:
1) DEUS deu a mulher ao homem, assim como deu a Igreja a CRISTO: "eram teus e tu mos destes" disse JESUS. Em abono disso, vemos que, para criar a mulher, o nome de DEUS está no singular, "far-lhe-ei" (v. 18) enquanto que para criar o homem veio no plural — "façamos' .
2) DEUS fez cair um sono pesado sobre Adão assim como fez sobre CRISTO, o qual esteve três dias e três noites no seio da terra.
3) A mulher foi tirada do lado de Adão como a Igreja foi do lado de CRISTO.
4) Cerrou a carne no lugar. Mostra que uma só mulher foi tirada e nunca mais outra se tiraria, assim como de CRISTO só foi tirada uma Igreja.
5) Não está escrito que DEUS tenha soprado o seu ESPÍRITO na mulher, como tipo perfeito de que ela o tenha (por figura) recebido daquele de quem foi tirada, assim como a Igreja recebeu de CRISTO, o ESPÍRITO SANTO (João 20:22).
6) Assim como Adão participou da carne e dos ossos de Eva, CRISTO também participou da carne e dos ossos da sua Esposa, a Igreja, pois Ele se fez carne e habitou entre nós. Os crentes estudiosos poderão ainda ver muita coisa a respeito desse grande mistério. O matrimônio foi um ato moral e digno, instituído conjuntamente por DEUS e pelo homem. Dizemos pelo homem, porque foi este quem sentenciou. . . "deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne."
A prostituição e baixeza do gênero humano tem origem na evitação do matrimônio e na quebra dos seus laços. O Senhor JESUS deu ao matrimônio um valor até então ignorado aquele que, no seu coração desejasse outra mulher, já tinha adulterado. O homem espiritual e desejoso de DEUS, só tem de O louvar por esse mandamento tão perfeito, enquanto que o carnal diz logo: "Se assim é . . . não convém. ..." (Mat. 19:10).
A Mensagem do Livro de Gênesis - LIÇÃO 2 - 11 DE JANEIRO de 1942 – A CRIAÇÃO DO HOMEM - 1º trimestre de 1942 - Adalberto Arraes 
 
 
 
BEP - CPAD - 1.26 FAÇAMOS O HOMEM. Nos versículos 26-28 lemos a respeito da criação dos seres humanos; 2.4-25 supre pormenores mais específicos a respeito da sua criação e do seu meio-ambiente. Esses dois relatos se completam e ensinam várias coisas.
(1) Tanto o homem quanto a mulher foi uma criação especial de DEUS, não um produto da evolução (v. 27; Mt 19.4; Mc 10.6).
(2) O homem e a mulher, igualmente, foram criados à imagem e semelhança de DEUS. À base dessa imagem, podiam comunicar-se com DEUS, ter comunhão com Ele e expressar de modo incomparável o seu amor, glória e santidade. Eles fariam isso conhecendo a DEUS e obedecendo-o (2.15-17).
(a) Eles tinham semelhança moral com DEUS, pois não tinham pecado, eram santos, tinham sabedoria, um coração amoroso e o poder de decisão para fazer o que era certo (Ef 4.24). Viviam em comunhão pessoal com DEUS, que abrangia obediência moral (2.16,17) e plena comunhão. Quando Adão e Eva pecaram, sua semelhança moral com DEUS foi desvirtuada (6.5). Na redenção, os crentes devem ser renovados segundo a semelhança moral original (Ef 4.22-24; Cl 3.10).
(b) Adão e Eva possuíam semelhança natural com DEUS. Foram criados como seres pessoais tendo espírito, mente, emoções, autoconsciência e livre arbítrio (2.19,20; 3.6,7; 9.6).
(c) Em certo sentido, a constituição física do homem e da mulher retrata a imagem de DEUS, o que não ocorre no reino animal. DEUS pôs nos seres humanos a imagem pela qual Ele apareceria visivelmente a eles (18.1,2,22) e a forma que seu Filho um dia viria a ter (Lc 1.35; Fp 2.7; Hb 10.5).
(3) O fato de seres humanos terem sido feitos à imagem de DEUS não significa que são divinos. Foram criados segundo uma ordem inferior e dependentes de DEUS (Sl 8.5).
(4) Toda a vida humana provém inicialmente de Adão e Eva (Gn 3.20; At 17.26; Rm 5.12.
 
2.18 UMA ADJUTORA QUE ESTEJA COMO DIANTE DELE. A mulher foi criada para ser a amável companheira do homem e sua ajudadora. Daí, ela ser partícipe da responsabilidade de Adão e com ele cooperar no plano de DEUS para a vida dele e da família (ver Ef 5.22; Sl 33.20; 70.5; 115.9, onde o termo auxílio , referente a DEUS, tem o mesmo sentido que ajudadora, em 2.18).
 
Monogamia - grego μονογαμία - Casamento com uma só parceira(o). mono - 1
Bigamia - grego διγαμία - Casamento com duas parceiras(os). Bi - 2
Poligamia - grego πολυγαμία - Casamento com mais de duas parceiras(os). poli - mais de 2.
Casamento - grego γάμος - União conjugal entre um homem e uma mulher.
"Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula" (Hb 13.4-a).
União monogâmica (mono = um) + (gamós = casamento)
Heterossexual (Heteros = diferente) + (sexual = sexo)
O Senhor deixa claro que odeia o divórcio (Ml 2.16)
CRISTO e Sua noiva, a Igreja – Ef 5.31-32.
1 Coríntios 6.10 - Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de DEUS.
 
 
Como DEUS Fala sobre o Casamento
Em primeiro lugar, DEUS usa o casamento como uma metáfora para expressar o relacionamento de CRISTO com a igreja, comparando CRISTO com o noivo e a igreja com a noiva (Ei 5.24-32; Ap 19.7-9). Tanto o crente individualmente como a igreja em geral, sempre são considerados no sentido de ser a noiva em relação a CRISTO (2 Co 11.2).
No Salmo 45, CRISTO é visto em toda a sua majestade e beleza juntamente com a sua Noiva Real, a igreja, para representar a pureza que DEUS deseja de seus filhos. A Noiva é grandemente desejada por causa de sua beleza (v. 11) tanto exterior como interior. Seus trajes são delicados e belos até o mais ínfimo detalhe.       .
 
Monogamia
Embora a poligamia fosse praticada durante algum tempo no AT, ela só poderia ser aceita pelos ímpios. Ela negava o principio do marido e a esposa serem uma única carne (Gn 2.24; Mt 19.5), e levou a muitos problemas conjugais. Tanto Abraão como Jacó sofreram muitas tristezas por causa disso (Gn 21.9ss.; 30.1-24), e Davi e Salomão se desviaram por causa de suas esposas pagãs (2 Sm 5.13; 1 Rs 11.1-3). Somente através da monogamia é possível evitar o ciúme dentro da família e ilustrar corretamente o relacionamento de CRISTO com o crente (Ef 5.23ss.).
 
Casamento e Divórcio
O divórcio sempre representou um grave problema. O ensino de CRISTO é encontrado em Mateus 5.31,32; 19.3-9; Marcos 10.2-12; Lucas 16.18. Ele revelou que era somente por causa da dureza do coração dos homens que Moisés permitiu (n"ao mandou) uma lei de divórcio e que isso poderia verdadeiramente levar ao adultério (Mt 19.8,9). O casamento só deve ser anulado por motivo de fornicação (Mt 5.31,32; 19.9). Isso significa que um divórcio somente deveria ser permitido quando houvesse uma relação sexual com outra pessoa que não fosse o cônjuge, antes do casamento (se fosse adultério seria depois do casamento, mas como é antes do casamento é prostituição ou fornicação - porneia).  Oséias perdoou e recebeu de volta a sua esposa adúltera porque a amava, assim corno DEUS está disposto a perdoar e receber de volta a sua adúltera nação de Israel (Os 2.1,2; 3.1ss.; 14.1-8).R.A.K
 
 
 
 
DEUS fez uma mulher para um homem, e, assim, ele nos mostrou que todo filho de Adão deve ser unido a uma filha de Eva até o fim do mundo. Veja Clarke em I Coríntios 7:3.
DEUS fez a mulher saindo de um homem, a insinuar que deve haver íntima união e apego carinhoso subsistindo na ligação matrimonial, de modo que o homem deve sempre considerar e tratar a mulher como uma parte de si mesmo, e como ninguém jamais odiou a sua própria carne, mas nutre e a sustenta, por isso deve sustentar e amar sua mulher como a si mesmo, e por outro lado, a mulher deve considerar que o homem não foi feito para ela, mas que ela foi feita para o homem, em submissão a DEUS, ela também deve estar para com ele nessa submissão, por isso a mulher deve reverenciar seu marido, Efésios 5:33 .
Gênesis 2:23,24 contém as próprias palavras da cerimônia de casamento: Esta é carne da minha carne, e osso de meu osso, por isso o homem deixará seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne.
Quão feliz deve tal estado ser quando a instituição de DEUS é devidamente considerada, em ambas as partes que são casadas, como o apóstolo Paulo o expressa, no Senhor, onde cada um, pelos atos de terna bondade, vive apenas para satisfazer os desejos um do outro e contribuir de todas as maneiras possíveis para o conforto e a felicidade do outro! O casamento ainda pode ser o que era em sua instituição de origem, puro e adequado, e em seu primeiro exercício, carinhoso e feliz.
A realidade que vemos hoje nos casamentos é paixão, turbulência e irregularidades, e falta de religião. Perspectivas mundanas, originando e terminando no egoísmo e afetos terrenos, e não em fins espirituais, são as causas principais de quebra de alianças matrimoniais nos dias atuais. Como podem tais fontes de águas turvas e amargas produzirem águas puras e doces?
Gênesis - Comentário Adam Clarke
 
 
 
 
4º Trimestre de 2015 - Título: O começo de todas as coisas — Estudos sobre o livro de Gênesis
Comentarista: Claudionor de Andrade - Lição 3: E DEUS os criou homem e mulher
Data: 18 de Outubro de 2015
 
INTRODUÇÃO
DEUS não criou o ser humano por mero acaso ou capricho. Fomos chamados à existência como resultado de um desígnio eterno da Santíssima Trindade: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra” (Gn 1.26).
Ao contrário do evolucionismo, que vê o homem como um simples fenômeno biológico, o Criacionismo Bíblico mostra-o como a concretização da vontade de um DEUS amoroso, sábio e justo.
 
PONTO CENTRAL
Homem e mulher foram criados à imagem e semelhança de DEUS.
 
I. COMO O HOMEM FOI CRIADO
O homem é da Terra e a Terra é do homem. A este planeta estamos intimamente ligados. Não podemos fugir a este solo, pois dele o Senhor nos chamou à vida, e para ele haveremos de voltar.
1. A matéria prima do homem. DEUS escolheu o pó da Terra para modelar o homem. Ele poderia ter optado pelo ouro, ou pelo mármore. Naquele momento, porém, o Senhor não tencionava fazer uma joia, nem talhar uma estátua. Era o seu propósito criar algo infinitamente mais precioso: o ser humano segundo a sua imagem e semelhança.
O próprio DEUS criou o homem, a coroa da criação. E usou o pó da Terra para criar-nos, pois nela vivemos e dela nos alimentamos. Nenhum outro solo, a não ser o da Terra, serviria para dar-nos forma.
2. O sopro divino. Após formar o homem do pó da terra, e nele imprimir a sua imagem, sopra-lhe DEUS as narinas, tornando-o alma vivente (Gn 2.7). O Criador dispensou-nos cuidados paternos, de maneira que, embora pó e cinza, possuímos uma alma imortal que, um dia, a Ele tornará (Ec 12.7; 1Ts 5.23). Fomos criados no tempo, mas no coração vai-nos a eternidade (Ec 3.11).
3. Adão, um ser imortal. DEUS não criou o homem para que viesse a morrer. Pelo contrário, Ele o fez imortal (Gn 2.17). Se Adão e Eva não tivessem pecado, ainda estariam vivos, e nós não precisaríamos conviver com a morte.
4. A missão do homem. Adão foi criado com uma tripla missão: governar a Terra, cultivar o solo de onde fora tomado e, especificamente, para guardar o jardim que o Senhor plantou no Éden (Gn 1.26; 2.15). O trabalho, por conseguinte, já fazia parte da vida humana antes mesmo da Queda. A partir do Éden, o homem deveria estender a civilização até aos confins do planeta, para que o Senhor fosse magnificado eternamente por seus filhos.
SÍNTESE DO TÓPICO (I)
O homem foi criado do pó da Terra e recebeu de DEUS o fôlego da vida.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
“‘Adão’ é uma palavra hebraica, o nome do primeiro homem, mas também é o termo bíblico para humanidade. O homem sozinho foi direta e indiretamente formado pelo Senhor, que lhes deu o fôlego da vida (2.7); criado à imagem e semelhança de DEUS (1.26,27); dado a ele o direito de governar a criação como representante de DEUS (1.26,28-30); moralmente responsável para obedecer às ordens de DEUS; e dado uma natureza que requer intimidade, relacionamento com DEUS e as pessoas” (RICHARDS, Lawrence. Guia do Leitor da Bíblia: Uma Análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10ª Edição. RJ: CPAD, 2012, p.26).
II. A CRIAÇÃO DA MULHER
O último dia da criação foi pleno de atividades: a criação do homem, o estabelecimento de suas tarefas, a nomeação dos animais, a feitura da mulher e, finalmente, a instituição do casamento.
1. A solidão do homem. Para completar a felicidade de Adão e por fim à sua solidão, DEUS criou Eva, nossa mãe. O Pai, na formação da mulher, simplesmente declara: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (Gn 2.18 — ARA).
A matriz da raça humana, enfim, estava completa. Agora, homem e mulher haveriam de se propagar, multiplicar-se e espalhar-se por toda a Terra.
2. A criação da mulher. Na criação de Eva, DEUS atuou como anestesista, cirurgião e geneticista.
a) Anestesista. Antes de tudo, DEUS seda o homem, para que este adormeça profundamente (Gn 2.21). E, assim, o Senhor dá início, bem ali no Éden, a uma ciência que só viria a ser descoberta alguns milênios mais tarde: a anestesiologia.
b) Cirurgião. Ato contínuo, o Criador submeteu Adão a uma intervenção cirúrgica: “e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar” (Gn 2.21). A operação foi tão perfeita que incluiu uma plástica. Somente aquele que nos conhece a estrutura haveria de praticar uma medicina tão perfeita (Sl 103.14).
c) Geneticista. Como última etapa da cirurgia, o Senhor extraiu de Adão uma de suas costelas. E, desta, formou a mulher (Gn 2.22). Tinha início a engenharia genética. Nesse processo, DEUS vai além da mera clonagem: traz à vida um ser autônomo e cônscio de si.
3. A principal característica moral da mulher. DEUS criou Eva, a fim de que ela estivesse ao lado de Adão, auxiliando-o com sabedoria e prudência. A idoneidade da mulher é pormenorizada em Provérbios 31. Diante de sua companheira Adão compõe um poema: “Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada” (Gn 2.23).
 SÍNTESE DO TÓPICO (II)
 A mulher foi criada a partir da costela de Adão o que mostra que ambos têm a mesma origem, o pó da Terra.
 SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
 1. “Tanto o homem quanto a mulher foi uma criação especial de DEUS, não um produto da evolução. O homem e a mulher, igualmente foram criados à ‘imagem’ e ‘semelhança’ de DEUS. À base dessa imagem, podiam comunicar-se com DEUS, ter comunhão com Ele e expressar de modo incomparável o seu amor, glória e santidade. Eles fariam isso conhecendo a DEUS e obedecendo-o. Eles tinham semelhança moral com DEUS, pois não tinham pecado, eram santos, tinham sabedoria, um coração amoroso e o poder de decisão para fazer o certo (Ef 4.24). Viviam em comunhão pessoal com DEUS, que abrangia obediência moral e plena comunhão. Quando Adão e Eva pecaram, sua semelhança moral com DEUS foi desvirtuada. Na redenção, os crentes devem ser renovados segundo a semelhança moral original. Adão e Eva possuíam semelhança natural com DEUS. Foram criados como seres pessoais tendo espírito, mente, emoções, autoconsciência e livre-arbítrio. Em certo sentido, a constituição física do homem e da mulher retrata a imagem de DEUS, o que não ocorre no reino animal. DEUS pôs nos seres humanos a imagem pela qual Ele apareceria visualmente a eles e a forma que seu Filho um dia viria a ter. O fato dos seres humanos terem sido feitos à imagem de DEUS não significa que são divinos. Foram criados segundo uma ordem inferior e dependente de DEUS. Toda a vida humana provém inicialmente de Adão e Eva” (Bíblia de Estudo Pentecostal. RJ: CPAD, 1991, p.33).
2. “Uma linda tradição judaica observa que DEUS não tirou Eva do pé de Adão, para que ele não tentasse dominá-la; ou da sua cabeça, para que ela se visse acima. Em vez disso, DEUS tirou Eva da costela de Adão, para que os dois pudessem caminhar ao longo da vida” (RICHARDS, Lawrence. Guia do Leitor da Bíblia: Uma Análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10ª Edição. RJ: CPAD, 2012, p.26).
III. A INSTITUIÇÃO DO CASAMENTO
 O Senhor não permitiu que o homem, instintiva e levianamente, se ajuntasse à sua mulher. De forma solene, une-os através do casamento, decretando: “Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn 2.24). Estas, pois, são as características do casamento: monogâmico, heterossexual e indissolúvel.
1. Monogâmico. O primeiro ideal do casamento é a monogamia: um homem para uma única mulher, e uma mulher para um único homem. Infelizmente, não demoraria a aparecer o primeiro caso de poligamia (Gn 4.19). Depois de Lameque, o costume generalizou-se, contaminando até varões piedosos como Jacó, Gideão e Davi (Gn 29.21-30; Jz 8.30; 2Sm 3.1-5). O mais notório dos polígamos foi Salomão (1Rs 11.1-7). Tal costume, que não era aprovado, mas temporariamente tolerado por DEUS, sempre acabava por acarretar sérios problemas domésticos (1Sm 1.1-6).
A monogamia foi plenamente ratificada por JESUS e pelos apóstolos (Mt 19.4-6; 1Tm 3.2). Por isso, hoje a poligamia não tem lugar na Igreja de DEUS.
2. Heterossexual. A heterossexualidade é o segundo ideal do casamento (Gn 2.24). DEUS fez a mulher para o homem e o homem para a mulher: ambos se completam (1Co 11.11,12). Portanto, o homossexualismo, quer masculino, quer feminino, é uma abominação aos olhos do Criador (Lv 18.22; Rm 1.26).
3. A indissolubilidade. Finalmente, o terceiro ideal do casamento é a indissolubilidade (Mt 19.6). O casamento só pode ser dissolvido em três circunstâncias: morte (Rm 7.2,3), infidelidade (Mt 19.9) e abandono (1Co 7.15). No caso de traição conjugal, se houver guarida para o perdão, este não deve ser ignorado.
 SÍNTESE DO TÓPICO (III)
 DEUS instituiu o casamento monogâmico, heterossexual e indissolúvel.
 SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
 Professor, para introduzir o tópico a respeito do casamento, faça a seguinte indagação: “O que significa ser adjutora?” Ouça os alunos com atenção e incentive a participação de todos. Em seguida, explique o seu real significado de acordo com Lawrence Richards: “A frase ‘adjutora’ tem sido frequentemente mal-entendida e usada para manter uma visão distorcida do casamento. A palavra no original, ezer, significa ‘um apoio’, ‘uma ajudadora’, ou ‘uma assistente’. Isso não implica subordinação, pois a mesma palavra é usada para descrever DEUS como auxílio do homem. O conceito decididamente sustenta as características da mulher como ajudadora. Somente uma que é ‘osso dos meus ossos e carne da minha carne’ poderia, de fato, ir ao encontro da mais profunda necessidade de outro. Na sua original concepção, então, o casamento era a união de um homem e uma mulher, iguais perante DEUS, que se completavam por meio do respeito de um para com o outro, comprometidos com a ajuda mútua” (RICHARDS, Lawrence. Guia do Leitor da Bíblia: Uma Análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10ª Edição. RJ: CPAD, 2012, p.26).
 CONCLUSÃO
 Em meio a tantas mentiras e falsas teorias, apregoemos com urgência que DEUS criou o homem à sua imagem e semelhança. Não somos produto de nenhum processo evolutivo, mas de um ato criativo de DEUS. O ser humano, criado no sexto dia, tem a obrigação de glorificar o Autor e Preservador da vida.
 
PARA REFLETIR
 A respeito do livro de Gênesis:
 Em que dia da obra divina o homem foi criado?O homem foi criado no sexto dia.
 Por que DEUS criou o ser humano?O homem foi criado para uma tripla missão: governar a Terra, cultivar o solo e guardar o jardim que o Senhor plantara.
 Qual a principal característica da mulher em relação ao esposo?A principal característica moral da mulher esta no fato de que DEUS criou Eva, a fim de que ela estivesse ao lado de Adão, auxiliando-o.
 Quais as características do casamento?As principais características são: monogâmico, heterossexual e indissolubilidade.
 Por que é importante conhecermos esta verdade?Pelo fato de que existem muitas falsas teorias e mentiras a respeito da origem da vida humana e do casamento.
 
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
 Qual a origem do homem?
 É a grande pergunta da filosofia, da ciência e da religião. É a pergunta que nenhum postulado chegou a responder satisfatoriamente esta perguntra, no que diz respeito aos seus mínimos detalhes. A Teologia, a partir dos seus postulados sistemáticos, tenta dar conta da origem da vida em seus detalhes. A filosofia, com suas divagações e argumentações lógicas e complexas, realiza uma das mais bem elaboradas respostas, dentro da capacidade humana, para se chegar a bom termo sobre o início da vida humana, mas igualmente insatisfatória. A ciência, com a tecnologia, experiências em laboratórios e grandes postulados de seus teóricos, procura perscrutar ao máximo o mistério da vida.
Entretanto, no fim de todas as coisas, a palavra aos Hebreus é definitiva para quem crê: “Pela fé, entendemos que os mundos, pela Palavra de DEUS, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente” (Hb 11.3). Imaginemos se fosse possível explicar adequadamente a origem da vida, como se deu e se desenvolveu? Ainda assim, o “start” (início) de todas as coisas ficaria sem explicação para os cientistas, pois a ciência apenas tem a possibilidade de explorar o mundo material; o que é transcendental, e até mesmo o quântico, ela não consegue prescrutar. A fé, como expõe o escritor aos Hebreus, afirma que “os mundos” foram criados por DEUS; isto é, tudo — não só a terra, mas o que está completamente fora do alcance do olhar humano — foi criado por DEUS.
Por isso, não podemos ter uma posição excludente entre a fé e a ciência. Gênesis não é um livro de ciência, mas de fé. Ali DEUS revelou ao ser humano o início de todas as coisas. O que cabe à ciência? Pesquisar e explorar o aspecto material dessa criação divina, e reconhecendo os seus próprios limites, como os primeiros grandes cientistas da humanidade, que foram cristãos e, ao mesmo tempo, grandes cientistas. Caro professor, ao fi nal da aula, com o auxílio da tabela abaixo, realize uma atividade reflexiva, levando em conta as seguintes questões:
 
 
  
Referências Bibliográficas (outras estão acima)
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
Bíblia de Estudo Almeida. Revista e Atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006.
Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego. Texto bíblico Almeida Revista e Corrigida.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida, com referências e algumas variantes. Revista e Corrigida, Edição de 1995, Flórida- EUA: CPAD, 1999.
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
www.ebdweb.com.br - www.escoladominical.net - www.gospelbook.net - www.portalebd.org.br/
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/alianca.htm
GÊNESIS - Introdução e Comentário - REV. DEREK KIDNER, M. A. - Sociedade Religiosa Edições Vida Nova ,Caixa Postal 21486, São Paulo - SP, 04602-970
Gênesis a Deuteronômio - Comentário Bíblico Beacon - CPAD - O Livro de Gênesis - George Herbert Livingston, B.D., Ph.D.
Revista CPAD - Lições Bíblicas - 1995 - 4º Trimestre - Gênesis, O Princípio de Todas as Coisas - Comentarista pastor Elienai Cabral
Gênesis - Comentário Adam Clarke
Revista CPAD - Lições Bíblicas - 1995 - 4º Trimestre - Gênesis, O Princípio de Todas as Coisas - Comentarista pastor Elienai Cabral
Revista CPAD - Lições Bíblicas 1942 - 1º trimestre de 1942 - A Mensagem do Livro de Gênesis - LIÇÃO 2 - 11/01/1942 – A CRIAÇÃO DO HOMEM - Adalberto Arraes