LIÇÃO 8 - CUIDANDO DO CORPO COM MODERAÇÃO
Lições Bíblicas Aluno - Jovens e Adultos
As doenças do nosso século - As Curas Que A Bíblia Oferece
Comentarista: Pr. Wagner dos Santos Gaby
Consultor doutrinário e teológico: Pr. Antônio Gilberto
Complementos e questionário: Ev. Luiz Henrique
TEXTO ÁUREO
"Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do ESPÍRITO SANTO, que habita em vós, proveniente de DEUS, e que não sois de vós mesmos?" (1 Co 6.19).
VERDADE PRÁTICA
Nosso corpo é o Templo do ESPÍRITO SANTO, por isso devemos cuidar bem dele, agindo e vivendo de modo equilibrado.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Coríntios 6.12-20.
12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. 13 Os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; DEUS, porém,aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.14 Ora, DEUS, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.15 Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de CRISTO? Tomarei, pois, os membros de CRISTO e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.16 Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.17 Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.18 Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.19 Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do ESPÍRITO SANTO, que habita em vós, proveniente de DEUS, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a DEUS no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a DEUS.
PADRÕES DE MORALIDADE SEXUAL (BEP - CPAD)
Hb 13.4 “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros DEUS os julgará”.
O crente, antes de mais nada, precisa ser moral e sexualmente puro (cf. 2Co 11.2; Tt 2.5; 1Pe 3.2). A palavra “puro” (gr. hagnos ou amiantos) significa livre de toda mácula da lascívia. O termo refere-se a abstenção de todos os atos e pensamentos que incitam desejos incompatíveis com a virgindade e a castidade ou com os votos matrimoniais da pessoa. Refere-se, também, ao domínio próprio e a abstenção de qualquer atividade sexual que contamina a pureza da pessoa diante de DEUS. Isso abrange o controle do corpo “em santificação e honra” (1Ts 4.4) e não em “concupiscência” (4.5). Este ensino das Escrituras é tanto para os solteiros, como para os casados. No tocante ao ensino bíblico sobre a moral sexual, vejamos o seguinte:
(1) A intimidade sexual é limitada ao matrimônio. Somente nesta condição ela é aceita e abençoada por DEUS (ver Gn 2.24 vv; Ct 2.7 vv; 4.12 vv). Mediante o casamento, marido e mulher tornam-se uma só carne, segundo a vontade de DEUS. Os prazeres físicos e emocionais normais, decorrentes do relacionamento conjugal fiel, são ordenados por DEUS e por Ele honrados.
(2) O adultério, a fornicação, o homossexualismo, os desejos impuros e as paixões degradantes são pecados graves aos olhos de DEUS por serem transgressões da lei do amor (Êx 20.14 vv) e profanação do relacionamento conjugal. Tais pecados são severamente condenados nas Escrituras (ver Pv 5.3 vv) e colocam o culpado fora do reino de DEUS (Rm 1.24-32; 1Co 6.9,10; Gl 5.19-21).
(3) A imoralidade e a impureza sexual não somente incluem o ato sexual ilícito, mas também qualquer prática sexual com outra pessoa que não seja seu cônjuge. Há quem ensine, em nossos dias, que qualquer intimidade sexual entre jovens e adultos solteiros, tendo eles mútuo “compromisso”, é aceitável, uma vez que não haja ato sexual completo. Tal ensino peca contra a santidade de DEUS e o padrão bíblico da pureza. DEUS proíbe, explicitamente, “descobrir a nudez” ou “ver a nudez” de qualquer pessoa a não ser entre marido e mulher legalmente casados (Lv 18.6-30; 20.11, 17, 19-21; ver 18.6 vv).
(4) O crente deve ter autocontrole e abster-se de toda e qualquer prática sexual antes do casamento. Justificar intimidade premarital em nome de CRISTO, simplesmente com base num “compromisso” real ou imaginário, é transigir abertamente com os padrões santos de DEUS. É igualar-se aos modos impuros do mundo e querer deste modo justificar a imoralidade. Depois do casamento, a vida íntima deve limitar-se ao cônjuge. A Bíblia cita a temperança como um aspecto do fruto do ESPÍRITO, no crente, i.e., a conduta positiva e pura, contrastando com tudo que representa prazer sexual imoral como libidinagem, fornicação, adultério e impureza. Nossa dedicação à vontade de DEUS, pela fé, abre o caminho para recebermos a bênção do domínio próprio: “temperança” (Gl 5.22-24).
(5) Termos bíblicos descritivos da imoralidade e que revelam a extensão desse mal.
(a) Fornicação (gr. porneia). Descreve uma ampla variedade de práticas sexuais, pré ou extramaritais. Tudo que significa intimidade e carícia fora do casamento é claramente transgressão dos padrões morais de DEUS para seu povo (Lv 18.6-30; 20.11,12, 17, 19-21; 1Co 6.18; 1Ts 4.3).
(b) A lascívia (gr. aselgeia) denota a ausência de princípios morais, principalmente o relaxamento pelo domínio próprio que leva à conduta virtuosa (ver 1Tm 2.9 vv, sobre a modéstia). Isso inclui a inclinação à tolerância quanto a paixões pecaminosas ou ao seu estímulo, e deste modo a pessoa torna-se partícipe de uma conduta antibíblica (Gl 5.19; Ef 4.19; 1Pe 2.2,18).
(c) Enganar, i.e., aproveitar-se de uma pessoa, ou explorá-la (gr. pleonekteo, e.g., 1Ts 4.6), significa privá-la da pureza moral que DEUS pretendeu para essa pessoa, para a satisfação de desejos egoístas. Despertar noutra pessoa estímulos sexuais que não possam ser correta e legitimamente satisfeitos, significa explorá-la ou aproveitar-se dela (1Ts 4.6; Ef 4.19).
(d) A lascívia ou cobiça carnal (gr. epithumia) é um desejo carnal imoral que a pessoa daria vazão se tivesse oportunidade (Ef 4.22; 1Pe 4.3; 2Pe 2.18; ver Mt 5.28 vv).
AS OBRAS DA CARNE E O FRUTO DO ESPÍRITO (BEP- CPAD) Gl 5.19-23 “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de DEUS. Mas o fruto do ESPÍRITO é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.” Nenhum trecho da Bíblia apresenta um mais nítido contraste entre o modo de vida do crente cheio do ESPÍRITO e aquele controlado pela natureza humana pecaminosa do que 5.16-26. Paulo não somente examina a diferença geral do modo de vida desses dois tipos de crentes, ao enfatizar que o ESPÍRITO e a carne estão em conflito entre si, mas também inclui uma lista específica tanto das obras da carne, como do fruto do ESPÍRITO.
OBRAS DA CARNE. “Carne” (gr. sarx) é a natureza pecaminosa com seus desejos corruptos, a qual continua no cristão após a sua conversão, sendo seu inimigo mortal (Rm 8.6-8,13; Gl 5.17,21). Aqueles que praticam as obras da carne não poderão herdar o reino de DEUS (5.21). Por isso, essa natureza carnal pecaminosa precisa ser resistida e mortificada numa guerra espiritual contínua, que o crente trava através do poder do ESPÍRITO SANTO (Rm 8.4-14; ver Gl 5.17). As obras da carne (5.19-21) incluem vários tipos de pecados, mas nessa lição veremos os relacionados ao corpo e seus pecados:
(1) “Prostituição” (gr. pornéia), i.e., imoralidade sexual de todas as formas. Isto inclui, também, gostar de quadros, filmes ou publicações pornográficos (cf. Mt 5.32; 19.9; At 15.20,29; 21.25; 1Co 5.1). Os termos moichéia e pornéia são traduzidos por um só em português: prostituição.
(2) “Impureza” (gr. akatharsia), i.e., pecados sexuais, atos pecaminosos e vícios, inclusive maus pensamentos e desejos do coração (Ef 5.3; Cl 3.5).
(3) “Lascívia” (gr. aselgeia), i.e., sensualidade. É a pessoa seguir suas próprias paixões e maus desejos a ponto de perder a vergonha e a decência (2Co 12.21).
(4) “Glutonarias” (gr. komos), i.e., diversões, festas com comida e bebida de modo extravagante e desenfreado, envolvendo drogas, sexo e coisas semelhantes. As palavras finais de Paulo sobre as obras da carne são severas e enérgicas: quem se diz crente em JESUS e participa
dessas atividades iníquas exclui-se do reino de DEUS, i.e., não terá salvação (5.21; ver 1Co 6.9).
O FRUTO DO ESPÍRITO. Em contraste com as obras da carne, temos o modo de viver íntegro e honesto que a Bíblia chama “o fruto do ESPÍRITO”. Esta maneira de viver se realiza no crente à medida que ele permite que o ESPÍRITO dirija e influencie sua vida de tal maneira que ele (o crente) subjugue o poder do pecado, especialmente as obras da carne, e ande em comunhão com DEUS (ver Rm 8.5-14 vv; 8.14 vv; cf. 2Co 6.6; Ef 4.2,3; 5.9; Cl 3.12-15; 2Pe 1.4-9).
O corpo humano.
O corpo foi formado do pó da terra, e é composto por vários elementos encontrados no universo físico, estes elementos são essenciais à vida do homem. Segundo o texto de Romanos 6,6 o corpo é considerado como principal veículo do pecado, pecado este que é consumado por meio do corpo com a direção e supervisão da alma. Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porém a expressão aqui “corpo do pecado” não quer dizer que o corpo seja sede do pecado, ou que tenha sido feito com este propósito.
Grande parte dos elementos químicos que compõem a tabela periódica está presente no organismo humano. Tais elementos aparecem de forma combinada nas mais variadas substâncias, desempenhando diferentes funções. É interessante destacar que tais substâncias estão em contínuo estado de rotatividade, sendo formadas e consumidas a velocidades que variam de frações de segundos até anos. Um homem adulto, de 70kg, apresenta em seu organismo cerca de 7kg de hidrogênio, 12,6kg de carbono, 2,1kg de nitrogênio, 45,5kg de oxigênio (este é o elemento químico mais abundante no nosso corpo), 700g de fósforo, 175g de enxofre, 105g de sódio, 140g de potássio, 1,0kg de cálcio, 35g de magnésio, 2,3g de zinco e 4,2g de ferro.
O corpo do cristão, porém deve ser consagrado ao Senhor e não ao pecado. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o SENHOR, e o SENHOR para o corpo. I Cor. 6,13. O corpo do crente é templo do ESPÍRITO SANTO.O idioma hebraico trás várias palavras para definir CORPO, mas a principal delas é GEWYA que é usada principalmente no sentido de cadáver, ainda que também se refira ao corpo humano e suas formas de expressão como na referência que se segue: E acabado aquele ano, vieram a ele no segundo ano e disseram-lhe: Não ocultaremos ao meu senhor que o dinheiro acabou; e meu senhor possui os animais, e nenhuma outra coisa nos ficou diante de meu senhor, senão o NOSSO CORPO e a nossa terra. Gn 47,18. Em deuteronômio 28,4 aparece a palavra BETEN traduzida por corpo. O corpo tem funções específicas e é através do corpo que o homem mantém contato com o mundo físico, sendo esta sua principal função. O novo testamento faz uso da palavra grega SOMMA que se traduz corpo para se referir ao corpo humano. O corpo foi criado por DEUS como elemento essencial para a existência do homem. Através do corpo o homem se torna senhor de si mesmo e de todo mundo em que vive. Assim sendo o corpo é elemento essencial do existir, viver, conhecer, desejar, fazer e sem ele homem não seria capaz de alimentar-se, reproduzir-se, aprender, comunicar-se, trabalhar etc. E é mediante o corpo que o homem é um ser social e religioso e por meio do corpo será um dia julgado por seu criador. Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de CRISTO, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. 2 Cor. 5,10.
O novo testamento no seu ensino Sobre a constituição humana apresenta uma distinção muito clara entre CORPO ALMA e ESPÍRITO, como comprovam as referências que se seguem: E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Mat.10,28, E o mesmo DEUS de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR JESUS CRISTO. I Tess. 5,23, Porque a palavra de DEUS é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hb. 4,12, Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. Tg. 2,26. Sobre o conjunto completo do que denominamos ser o “homem” podemos dizer que: sendo o homem ESPÍRITO é capaz de ter conhecimento de DEUS e comunhão com ELE; sendo ALMA tem conhecimento de SI MESMO; sendo CORPO, tem conhecimento do mundo em que vive através dos sentidos. Portanto é através do corpo físico que o homem entra em contato com o mundo material, através da alma entra em contato consigo mesmo como já disse e também com o mundo emocional metafísico ao seu redor, e com o espírito entra em contato com DEUS e recebe em seu espírito o contato de DEUS, como está escrito em Romanos 8,16 O mesmo ESPÍRITO testifica com o nosso espírito que somos filhos de DEUS. Então podemos para definir este assunto de modo rápido e eficiente dizer que: O corpo é aquela parte do homem que lhe dá consciência do mundo enquanto a alma que inclui o intelecto, emoções, sentidos é a sede da personalidade e é denominada a parte da AUTOCONSCIÊNCIA. O espírito é aquela parte pela qual temos comunhão com DEUS e somente pela qual podemos adorá-lo.
SEXO, um Pecado?
“Nos últimos dias haverá tempos difíceis. Pois os homens serão egoísta, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes... Não terão amor para com os outros e serão duros, caluniadores, sem domínio próprio; violentos e inimigos do bem. Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a DEUS. Terão a forma exterior da nossa religião, mas rejeitarão o seu verdadeiro poder. Afaste-se dessa gente. Alguns deles entram nas casas e conseguem dominar mulheres fracas, que estão cheias de pecado e que são levadas por toda espécie de desejos.” 2Tm 3.1-6
O Homem foi criado por DEUS (de forma alguma, uma versão melhorada do macaco, como afirma a ciência), para a manifestação de Sua glória (Jo 14.15,23); isto é possível quando a criatura reconhece a soberania do Criador, abandonando o pecado e tomando posse do sacrifício de CRISTO (Ef 2.10; 2Co 5.17; 7.1). A vida de retidão transforma o corpo em templo, habitação do ESPÍRITO SANTO. A presença do ESPÍRITO na vida humana a faz resplandecente e a agracia com os dons, autoridade e poder para manifestar o Reino de DEUS.
O diabo odeia profundamente ao Criador e criatura. Ele possui perfeita noção do cuidado e da grandiosidade do amor do Senhor para com a vida humana. Esta situação o deixa profundamente irado e, planos são traçados no reino das trevas visando à destruição do homem. O inimigo reconhece que o fim se aproxima, - tem convicção que o Senhor está voltando – e não perde tempo, trabalha incansavelmente para o desenrolar do plano destrutivo. As frentes de ações do maligno são amplas, por exemplo:
Na área espiritual:
A proliferação de cultos contrários aos princípios Bíblicos é assustador; inclusive o surgimento e disseminação de religiões declaradamente satânicas. A TV tornou-se um veículo poderosamente usado na propagação de tais princípios, a cada momento depara-se com um “feiticeiro” de plantão, mostrando o futuro ou aconselhando as pessoas.
Na sociedade:
Os problemas sociais são os mais diversos possíveis (fome, falta de moradia, emprego, violência, etc.), com ênfase na degradação moral. O sexo é usado sabiamente pelo diabo e através dele inúmeras vidas são aprisionadas pelas corrente da imoralidade. Os pecados sexuais são cada vez mais comuns.
O sexo é verdadeiramente ruim?
De formal alguma! É um canal de prazer deixado por DEUS aos homens e quando praticado de forma normal e natural e dentro de uma união conjugal é totalmente aceitável. O sexo foi criado por DEUS visando à procriação, como é comum a todos os animais. Mas, ao ser humano o Eterno permitiu que além da idéia principal de procriação, as relações sexuais fossem fonte de prazer e que naturalmente complementasse a vida conjugal (sexo, abençoado, apenas no casamento). O diabo aproveitou-se da situação e plantou nos corações a malícia, que desencadeia toda uma série de desejos imundos, fortes o suficiente para escravizar o homem. A mulher tornou-se nas mãos do inimigo um objeto, sedutor, cuja imagem é usada em quase todas as áreas. Na TV, a sensualidade e o erotismo são usados para aumentar os índices de audiência e para vender todo tipo de objetos –de pneu a arroz!
Veja a seguir alguns pontos importantes sobre o sexo:
a) Deve ser praticado pelos meios naturais: (Rm 1.24-27; 6.19; Ef 4.19; Hb 13.4; 2Pe 2.10). É facilmente comprovada pela ciência a função de cada órgão de nosso corpo. E os órgãos que foram criados por DEUS para as relações sexuais, são a vagina e o pênis. Um foi feito para o outro.
1) O sexo oral & Anal - é fruto da impureza, gerada pela carne. "Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia..." Gl 5.19 (Impureza - no sentido moral: impureza proveniente de desejos sexuais, luxuria, vida devassa; Lascívia - Conduta vergonhosa, como sensualidade, imoralidade sexual, libertinagem, luxúria). É impossível tal prática, sem que a carne esteja totalmente tomada por sentimentos poucos nobres.
2) Masturbação - Não resta-nos dúvidas quanto a pecabilidade desta pratica, ela se enquadra nitidamente entre os frutos produzidos pela carne.
Nossa vida é o templo, habitação, do ESPÍRITO SANTO e todos os atos pecaminosos cometidos resultam em sujeiras que invadem a casa do ESPÍRITO, provocando o Seu afastamento.
"Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do ESPÍRITO SANTO, que está em vós, o qual tendes da parte de DEUS, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a DEUS no vosso corpo.” 1Co 6.18-20
É preciso a consciência que a vida não é nossa, somos resgatados pelo Eterno para sermos segundo a Sua vontade e instrumentos na manifestação de Sua glória. O impulso de pecar tem a sua origem na mente, são os pensamentos impuros sugestionados pela carne ou pelo próprio inimigo e a prática destes produz o pecado. Todos nós estamos sujeitos aos pensamentos contrários à vontade do Pai, mas, como servos não devemos permitir que eles cresçam e tome todo o nosso ser. É preciso evitar todas as formas que desperta na vida tais desejos imundos, por exemplo: sites pornográficos / eróticos; filmes eróticos; revistas; conversar sobre o tema com amigos e tudo mais que desperta a nossa carne para os desejos impuros. A recomendação é: "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." Fp 4:8
b) Sexo, exclusivamente no casamento: (Mt 5.27,28; 1Co 7.2,5; At 15.29; 1Co 7.2) O Sexo é uma benção deixada por DEUS aos homens para ser praticada exclusivamente dentro da união conjugal. Sua prática fora do casamento é pecado!
c) Inaceitável no namoro / noivado: (Gl 5.19; 1Co 6.18; Ef 5.3; Cl 3.5) A impureza é um pecado sexual. Todos os atos impuros praticados entre casais não casados é fruto da carne. A fornicação é um pecado! Com certeza não vamos encontrar na Bíblia um texto que literalmente faça alusão às práticas sexuais impuras de uma forma explicita; mas, no conjunto da Palavra, facilmente vemos que tudo aquilo que é praticado de uma forma antinatural ou impura é errado.
A Palavra do Senhor é assim mesmo, simples e de fácil entendimento. Para que todos que a lêem, possam praticá-la (Mt 11.25; 1Co 2.1-5). As controvérsias existentes no meio cristão sobre o assunto, têm suas origens em vidas que se deixam influenciar pelos espíritos maus e buscam dar vazão aos desejos da carne.
Devemos dar lugar ao ESPÍRITO de DEUS, jamais aos espíritos malignos. O amor a DEUS e a santidade no viver, é indispensável.
Elias R. de Oliveira
INTERAÇÃO
Professor, o termo hebraico "basar" e o grego "soma" designam a corporalidade individual, tanto dos homens como dos animais. É a parte visível, externa e material do homem, mediante a qual o sujeito tem uma existência terrena ou somática. O corpo do homem e dos animais foi criado do pó da terra (Gn 1.24,25; 2.7), mas são distintos (1 Co 15.39). Após a Queda, o corpo do homem ficou sujeito ao cansaço, às enfermidades, à corrupção, à ignomínia e à fraqueza (1 Co 15.42,43). Por isso, a Bíblia diz que é necessário que esse corpo corruptível se revista de incorruptibilidade (1 Co 15.53). Utilize essas informações para introduzir sua aula.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Para incrementar esta lição, divida a turma em três grupos. Dê a cada grupo uma folha contendo uma das descrições bíblicas do corpo: Tabernáculo (2 Co 5.1; 2 Pe 1.14); Templo de DEUS (1 Co 6.19); e Vaso de barro (2 Co 4.7). Solicite aos componentes de cada grupo que leiam os textos bíblicos e escrevam uma rápida meditação a respeito dessas figuras. Depois, peça que apresentem essa reflexão à turma. Ao terminarem, apresente o gráfico ao lado, baseado em 1 Co 15.44b-49. A tabela é uma analogia entre Adão e CRISTO, entre o corpo natural e o corpo espiritual.
ADÃO E CRISTO | |
ADÃO · O corpo natural veio primeiro · O primeiro homem tornou-se alma vivente · Teve origem do pó da Terra · Aqueles que vieram do pó são como ele · Nascemos à semelhança de Adão | CRISTO · Corpo espiritual vem posteriormente · O Último Adão é espírito vivificante . Sem Princípio de dias · É celestial e divino · Os celestiais são como Ele · Seremos semelhantes a CRISTO |
RESUMO DA LIÇÃO 8 - CUIDANDO DO
CORPO COM MODERAÇÃO
Palavra Chave: Corpo - A estrutura física e
material que, juntamente com a alma e o
espírito, compõe o homem.
COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO
É desejo do Pai que desfrutemos de boa
saúde física, mental e espiritual.
I - SAÚDE OU CULTO AO CORPO
1. Culto ao corpo.
2. O dever de cuidar do corpo.
3. Buscando o equilíbrio.
II - O TEMPLO DE DEUS
1. Nosso corpo é santuário de DEUS.
2. Nosso corpo pertence a DEUS.
III - PECADOS CONTRA O CORPO
1. Glutonaria.
2. Fornicação.
3. Adultério.
4. Prostituição.
CONCLUSÃO
Cuidemos do nosso corpo
objetivando a glória de DEUS.
QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 8 - CUIDANDO DO CORPO COM MODERAÇÃO
RESPONDA CONFORME A REVISTADA CPAD - 3TRIMESTRE DE 2008
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"Ou não sabeis que o nosso ______________________ é o templo do ESPÍRITO SANTO, que habita em vós, __________________________ de DEUS, e que ________________________ sois de vós mesmos?" (1 Co 6.19).
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
Nosso _______________________ é o ______________________ do ESPÍRITO SANTO, por isso devemos cuidar bem dele, agindo e vivendo de modo _____________________________.
3- Qual o desejo do Pai para nosso corpo?
( ) Que desfrutemos de boa saúde física, mental e espiritual.
( ) Que desfrutemos de boa saúde espiritual somente.
( ) Que desfrutemos de uma vida exclusivamente espiritual.
I - SAÚDE OU CULTO AO CORPO
4- O que a sociedade moderna, influenciada pela mídia, vem cometendo na área do corpo? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( ) Excessos.
( ) Uma satisfação espiritual.
( ) Um verdadeiro "culto à boa forma física"
5- Onde, principalmente os padrões estéticos atuais são ditados e seguidos?
( ) Pelos meios de divulgação e pela igreja.
( ) Pelos meios de comunicação.
( ) Pelos veículos de educação.
6- Com os padrões estéticos cada vez mais altos e inatingíveis, onde são levados milhares de pessoas? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( ) `As igrejas e instituições religiosas.
( ) Às academias de ginásticas e às clínicas de cirurgias plásticas.
( ) Muitos, até mesmo crentes, na busca do corpo perfeito, deixam de comer ou se submetem às dietas da moda, sem orientação médica.
7- Quanto ao dever de cuidar do corpo, o que devemos fazer? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( ) Nossa essência deve ser conservada pura, santa e agradável a DEUS (Rm 12.1,2).
( ) Agradar ao corpo e seus desejos para sermos felizes.
( ) Controlar o estresse, fazer uma caminhada, manter uma dieta equilibrada é essencial para a saúde física e mental de qualquer ser humano.
( ) Viver regaladamente comendo do bom e do melhor, afinal a vida passa rapidamente.
8- De acordo com os especialistas, qual a melhor maneira de prevenir as doenças do coração?
( ) É não se preocupar com os fatores de risco: obesidade, diabetes, hipertensão, níveis altos de colesterol e vida sedentária.
( ) É reduzir a exposição aos fatores de risco: obesidade, diabetes, hipertensão, níveis altos de colesterol e vida sedentária.
( ) É reduzir a exposição aos fatores de risco: obesidade, diabetes, hipertensão, níveis normais de colesterol e vida ativa de exercícios.
9- O que tem ocorrido com os crentes, devido ao cuidado excessivo com o físico?
( ) Faz com que muitos crentes obtenham uma ótima saúde física e espiritual.
( ) Faz com que muitos crentes melhorem a vida espiritual.
( ) Faz com que muitos crentes negligenciem a vida espiritual.
10- Complete:
Precisamos cuidar do corpo e da nossa aparência, mas, sem __________________________. Não podemos nos deixar levar pelos ____________________ impostos pelo mundo. Devemos nos adequar aos modelos divinos a fim de que em tudo o Senhor seja ___________________.
II - O TEMPLO DE DEUS
11- Em que implica a mordomia do corpo?
( ) Implica em reconhecer que o mesmo pertence ao Senhor, e, portanto, deve ser santo e agradável a DEUS.
( ) Implica em merecer comer bem e manter uma vida sedentária tranqüila.
( ) Implica em conhecer de tudo neste mundo e experimentar também de tudo para satisfação do corpo.
12- Complete:
Quando recebemos a JESUS CRISTO como Salvador, mediante a __________________, nosso corpo, outrora dominado pelo ___________________, torna-se um santuário ou morada do ESPÍRITO SANTO. Temos, então, a responsabilidade de mantermos esse santuário sempre arrumado, _______________ e santo.
13- Por que nosso corpo não nos pertence? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( ) Porque fomos comprados por bom preço (1 Co 6. 19,20).
( ) Porque nosso corpo pertence à Terra e dela foi feito.
( ) Nosso corpo é propriedade do Senhor, por isso não podemos violar os padrões de vida estabelecidos por Ele.
III - PECADOS CONTRA O CORPO
14- Pecar contra o corpo "é transgredir as leis que regem o funcionamento normal do corpo" (1 Jo 3.4).
Cite alguns exemplos de pecados contra o corpo:
( ) Glutonaria, Fornicação, Adultério, Prostituição.
( ) Glutonaria, Amamentação, Adultério, Prostituição.
( ) Glutonaria, Fornicação, Sexo, Prostituição.
15- O que é Glutonaria?
( ) Comer nos limites.
( ) Comer só o limite.
( ) Comer além dos limites.
16- Em que o consumo exagerado de alimentos resulta?
( ) Em hombridade, um bem que está associado principalmente ao coração.
( ) Em obesidade, um mal que está associado principalmente às doenças cardiovasculares.
( ) Em obesidade, um bem que está associado principalmente às benesses cardiovasculares.
17- O que é Fornicação? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( ) Diz respeito à prática sexual entre pessoas solteiras.
( ) Trata-se de um pecado contra Satanás.
( ) Trata-se de um pecado contra o corpo. É obra da carne (Gl 5.19; Ef 5.3).
( ) O solteiro que não teme a DEUS não consegue dominar seus desejos.
( ) Trata-se de um pecado involuntário.
18- Como conseqüências do pecado contra o corpo podemos citar a AIDS, complete abaixo sobre esta doença que tem matado milhões:
Atualmente temos visto o crescente aumento do número de pessoas infectadas com o _____________________ HIV (AIDS) que pode ser facilmente contraído em relações ________________. Segundo dados do Ministério da Saúde, de 1980 a junho de 2007 foram notificados no Brasil _____________________________ casos de AIDS. A Bíblia diz que o salário do pecado é a morte (Rm 3.23).
19- O que é Adultério?
( ) Diz respeito às relações sexuais de pessoas casadas com outras casadas ou solteiras.
( ) Diz respeito às relações sexuais de pessoas solteiras com outras solteiras.
( ) Diz respeito às relações sexuais de pessoas casadas com seus cônjuges .
20- Por que DEUS abomina o adultério (Êx 20.14; Lv 18.20; Dt 5.18)? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( ) Porque contraria a lei natural do matrimônio e da monogamia.
( ) Porque acarreta em conversão e perdão entre os ex-cônjuges.
( ) Porque mostra que preferimos seguir nossos próprios desejos a nos colocarmos sob a direção do ESPÍRITO SANTO.
( ) Porque o adultério ocorre no coração, antes do ato (Mt 5.28).
( ) Porque o adultério ocorre somente após o contato físico entre amantes.
21- O que é Prostituição?
( ) Diz respeito a todas as práticas sexuais pecaminosas, inclusive o homossexualismo.
( ) Diz respeito a todas as práticas sexuais pecaminosas, sendo que não inclui o homossexualismo.
( ) Diz respeito somente ao homossexualismo.
22- O Diabo tem feito de tudo para levar o máximo de pessoas à perdição eterna. Infelizmente, muitos estão facilitando as coisas para ele. Cite algumas maneiras: Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( ) Assistindo a filmes impróprios.
( ) Freqüentando reuniões de igrejas.
( ) Acessando sites inconvenientes.
( ) Gastando tempo na leitura bíblica.
( ) Lendo revistas pornográficas
CONCLUSÃO
23- Complete:
"Portanto, quer ____________________, quer ________________ ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a _______________ de DEUS" (1 Co 10.31).
SINOPSE DO TÓPICO (1): Cuidar do corpo é recomendação bíblica, mas cultuá-lo é idolatria. O cristão deve buscar o equilíbrio para sua saúde mental e física através de uma boa dieta, caminhada, não se estressando e usando o bom senso.
SINOPSE DO TÓPICO (2): Uma boa mordomia do corpo implica reconhecer que ele pertence ao Senhor e lhe é santuário.
SINOPSE DO TÓPICO (3): A glutonaria, a fornicação, o adultério e a prostituição são alguns pecados contra o corpo.
REFLEXÃO: o termo hebraico "basar" e o grego "soma" designam a corporalidade individual.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Devocional
"Os pecados contra o corpo
1. Pode o corpo pecar? Não! O corpo por si mesmo não tem poder algum. Porém, há uma lei que opera sob a força do pecado adâmico em todos os homens. Essa é a lei do pecado, que opera sobre os membros do corpo para pecar (Rm 6.6-23). DEUS estabeleceu leis físicas para a mordomia do corpo. Essas leis físicas governam o universo e a vida física de cada pessoa. Porém, essas leis não governam isoladamente no corpo. Elas são regidas por leis superiores da alma e do espírito, e são denominadas de instintos naturais. Esses instintos são os impulsos naturais colocados pelo Criador no ser humano, capacitando-o para originar e preservar a vida natural. São os impulsos de alta preservação, de aquisição, de fome e sede, de procriação e de domínio ou posse.
2. Que significa pecar contra o corpo? Significa transgredir as leis que regem o funcionamento normal (1 Jo 3.4). O pecado manifesta-se no corpo através das cinco faculdades (ou sentidos físicos): a visão, audição, olfato, paladar e tato. Essas faculdades do corpo são distintas umas das outras, e exercem funções sob comando da alma e do espírito. Nenhum desses sentidos possui poderes morais ou espirituais. Esses instintos se expressam mediante o poder da alma racional do homem [...]" (CABRAL, E. Mordomia cristã. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p.60.)
VOCABULÁRIO
Obesidade: Deposição excessiva de gordura no organismo, levando a um peso corporal que ultrapassa em 15%, ou mais, o peso ótimo.
Saúde: Estado do indivíduo cujas funções orgânicas, físicas e mentais se acham em situação normal; estado do que é sadio ou são.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
CABRAL, E. Mordomia cristã. RJ: CPAD, 2003.
HOLLOMAN, H. O poder da santificação. RJ: CPAD, 2003.
SAIBA MAIS na Revista Ensinador Cristão, CPAD, no 35, p.40.
APLICAÇÃO PESSOAL
Não são poucos os servos de DEUS que estão enfermos. Alguns sofrendo de doenças degenerativas, outros nem tanto. Muitos sofrem ao ver a corrupção de seu corpo. O clamor de certos aflitos semelha-se ao grito de dor e angústia de Paulo: "Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?" (Rm 7.24). Por mais que essa dor o aflija, não se desespere. Ainda que esta seja a tua oração diária, não desanime. Se já chegaste ao teu limite, e como Jó disseste: "Pereça o dia em que nasci, e a noite em que se disse: Foi concebido um homem" (Jó 3.3), tranqüilize-se. Um novo corpo, celeste e incorruptível, o aguarda: "Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de DEUS um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus" (2 Co 5.1). O teu fim é glorioso! Entenda que o teu gemido não é para ser despido deste tabernáculo, transitório e frágil, mas para ser "revestido, para que o mortal seja absorvido pela vida" (2 Co 5.4). DEUS preparou um corpo glorioso para seus filhos!
Ajuda:
CPAD - www.cpad.com.br - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
www.escoladominical.com.br - www.ebdweb.com.br
http://universobiblico.com.br/assembleia/estudosbiblicos/videosebdnatv.htm (VÍDEOS da EBD na TV, DESTA LIÇÃO INCLUSIVE)
BÍBLIA ILUMINA EM CD - Bíblia de Estudo NVI EM CD - Bíblia Thompson EM CD.
Nosso novo endereço: http://universobiblico.com.br/assembleia/estudosbiblicos/
http://universobiblico.com.br/assembleia/estudosbiblicos/antropologia.htm
http://iprr.wordpress.com/o-homem-corpo-alma-e-espirito/
http://www.crq4.org.br/qv_metaisesaude
http://www.vivos.com.br/178.htm Elias R. de Oliveira
http://iprr.wordpress.com/o-homem-corpo-alma-e-espirito/