Escrita Lição 13, Betel, O ESPÍRITO SANTO e o arrebatamento da Igreja, 4Tr22, Pr Henrique, EBD NA TV

 Lição 13, Betel, O ESPÍRITO SANTO e o arrebatamento da Igreja, 4Tr22, Pr Henrique, EBD NA TV




Comentários extras

1º trimestre de 2016 - O Final de Todas as Coisas - Esperança e Glória Para os Salvos - Lição 5, O Arrebatamento da Igreja

Comentarista: Pr. Elinaldo Renovato de Lima

Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Pr. Luiz Henrique de Almeida Silva

 

 TEXTO ÁUREO

"Depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens [...]."(1 Ts 4.17)

 

VERDADE PRÁTICA
O arrebatamento da Igreja será a completude da salvação, quando todos os salvos serão glorificados. 
 

 LEITURA DIÁRIA

Segunda - Ap 2.10 Os que permanecerem fiéis até à morte receberão a coroa da vida
Terça - Ap 20.5 Aqueles que forem fiéis farão parte da primeira ressurreição
Quarta - Fp 3.21 Nosso corpo abatido será transformado em um corpo glorioso
Quinta - 1 Co 15.51 Todos aqueles que permanecerem fiéis ao Senhor serão transformados
Sexta - 1 Co 15.50 A carne e o sangue não poderão herdar o Reino de DEUS
Sábado - Ap 19.7 Em breve iremos participar das Bodas do Cordeiro


   
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Tessalonicenses 4.13-18

13 - Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. 14 - Porque, se cremos que JESUS morreu e ressuscitou, assim também aos que em JESUS dormem DEUS os tornará a trazer com ele. 15 - Dizemos-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. 16 - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de DEUS; e os que morreram em CRISTO ressuscitarão primeiro; 17 - depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 18 - Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

 

OBJETIVO GERAL
Ressaltar que o arrebatamento da Igreja será a completude da salvação.
 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Saber que todos os salvos serão arrebatados;

Explicar como se dará o arrebatamento e a ressurreição dos mortos;

Compreender o que acontecerá antes e depois do arrebatamento.

 

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Professor, a lição de hoje trata a respeito da esperança de todo o crente - o arrebatamento da Igreja. Nossa esperança não é incerta, ela é segura, pois quem garante é o próprio Senhor JESUS CRISTO. O mundo, que rejeita a JESUS e seu sacrifício, não tem esperança, porém aqueles que já entregaram suas vidas ao Salvador têm a certeza de que em breve iremos nos encontrar com Ele. 
O arrebatamento da Igreja é ensinado de maneira bem clara em 1 Tessalonicenses 4.15-18. Leia com atenção estes versículos, pois este texto bíblico aumenta a nossa confiança de que um dia estaremos para sempre juntos com os entes queridos que já partiram e estão com o Senhor.


PONTO CENTRAL
A Igreja de CRISTO será arrebatada pelo Senhor. Todos os salvos subirão para se encontrarem com JESUS.


Resumo da Lição 5, O Arrebatamento da Igreja

I - TODOS OS SALVOS SERÃO ARREBATADOS
1. A reunião dos salvos no encontro com CRISTO.

2. Quem será arrebatado?

II - O ARREBATAMENTO E A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS

1. A ignorância acerca dos mortos (1 Ts 4.13).

2.A primeira e a segunda ressurreição.

3. A transformação dos crentes que estiverem vivos quando JESUS voltar.

III - ANTES DO ARREBATAMENTO E DEPOIS DELE

1. Antes, é preciso vigilância.

2. Depois, viveremos felizes para sempre.

 

SÍNTESE DO TÓPICO I - Todos os salvos em JESUS CRISTO serão arrebatados.

SÍNTESE DO TÓPICO II - Os que estiverem vivos na segunda vinda de CRISTO serão arrebatados e os que morreram em CRISTO ressuscitarão para a vida eterna.

SÍNTESE DO TÓPICO III - Antes do arrebatamento estamos sujeitos às intempéries da vida, mas depois do arrebatamento viveremos felizes para sempre com JESUS CRISTO.

 

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO top2 
Professor, reproduza o quadro abaixo para seus alunos.
Análise, juntamente com eles, os eventos do arrebatamento.
 


PARA REFLETIR - A respeito da Escatologia Bíblica, responda: 
Na primeira fase da sua vinda, no arrebatamento da Igreja, JESUS tocará na Terra?
Na primeira fase de sua vinda, no arrebatamento da Igreja, JESUS não tocará na Terra.
Qual o significado da palavra arrebatamento?
A palavra arrebatamento no grego é harpazó. Este vocábulo dá a ideia de rapto, ou de remoção repentina, de modo súbito.
Quem será arrebatado?
Todos os salvos que foram transformados mediante o novo nascimento.
Quem foi feito as primícias dos que dormem?
JESUS CRISTO.
Quem fará parte da primeira ressurreição?
Os salvos que esperam a volta de JESUS e os salvos que morrerem durante a grande tribulação.
 

  Comentários de vários autores com alguma modificações do Ev. Luiz Henrique

Pontos difíceis e polêmicos discutidos durante a semana em nossos grupos de discussão no WhatsApp (minhas conclusões)

É certeza que JESUS virá coma Igreja e que a Igreja já subiu antes?

A palavra( grega faneróo de epifaneia, em Cl 3.4, significa, manifestar, aparecer - esse texto revela que Jesus voltará com a igreja, ver: 1 Ts 3.13;

Pergunta:

Como Jesus voltará com a igreja se antes não a levou? Por isso é que somos pré-tribulacionistas, vamos subir antes da Grande Tribulação.

Cl 3.4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.

1 Ts 3.13 Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.

 

O arrebatamento é a ressurreição em sua primeira fase, depois vem a segunda fase da ressurreição no final da Grande Tribulação (vão ressuscitar aqueles que deram suas vidas durante a grande tribulação, foram degolados) - essas duas ressurreições fazem parte da primeira Ressurreição.

E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de JESUS, e pela palavra de DEUS, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com CRISTO durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram.

 

No dia do arrebatamento acontecerão grandes acidentes - Carros desgovernados, aviões, trens, metrô, fogões ficarão acesos, tudo o que tem controle do homem estará sem controle se a pessoa que a dirigia era um crente salvo, pois foi arrebatado.

A trombeta tocada é um chamado à reunião com JESUS, não pode ser de juízo, pois somente a igreja a ouvirá. Alarido é barulho de festa, de alegria. Voz de arcanjo indica que Aquele que ali está é o que habita entre os querubins e tem a máxima autoridade no céu e na terra.

 

Aqueles que morreram no mar, ou no fogo ou de qualquer outra forma serão transformados primeiro e depois subirão ao encontro de JESUS juntamente conosco.

Tem que haver transformação do corpo para estar no céu.

Aqui na terra nossos corpos são feitos do pó da terra para morar na terra. São corpos terrestres, materiais, corruptíveis - No arrebatamento nossos corpos serão transformados em corpos celestes, espirituais, incorruptíveis, eternos.

 

Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos. Isaías 26:19
Veja o caso dos
ímpios -- E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. Apocalipse 20:13

 

Esta é a primeira ressurreição. Apocalipse 20:4,5. Desta primeira ressurreição fazem parte todos os que foram justificados no antigo testamento, todos os crentes que já morreram e todos os que estavam vivos e salvos no momento do arrebatamento e todos os que se converteram durante a grande tribulação.

E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados. Hebreus 11:39,40

 

A segunda ressurreição só se dará no final do milênio, no dia do juízo final no trono branco - Ali todos os mortos que não aceitaram a CRISTO serão condenados ao lago de fogo e enxofre.

 

O importante é saber o seguinte: Se alguém morre crente vai para o paraíso esperar o arrebatamento. Se alguém morre não sendo crente vai para o inferno esperar o juízo final no trono branco e ser lançado no lago de fogo e enxofre.

E disse-lhe JESUS: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. Lucas 23:43

Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar. 2 Coríntios 12:4

E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. Apocalipse 20:13

 

Dormir não é dormir como se estivesse morto e não saber de nada ou não ver nada, é apenas não poder interferir aqui na Terra. DEUS é DEUS de vivos. Elias e Moisés desceram no monte da transfiguração bem vivos. Tanto faz no inferno como no paraíso se tem consciência plena de tudo a respeito do passado e do presente. DEUS é DEUS de vivos. Dormir é apenas não poder interferir mais na terra e nos seus acontecimentos. Quem está no paraíso e quem está no inferno, todos estão vivos, sabendo o que acontece e conhecendo as pessoas, por exemplo, no inferno está sentido dor, sede, tormento, tendo conhecimento dos parentes.

E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado - Lucas 16:23,24

E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. Lucas 16:27-29

 

APOCALIPSE – ESCATOLOGIA – EVENTOS FINAIS

ARREBATAMENTO (ANTES DA GRANDE TRIBULAÇÃO)

ESPÍRITO SANTO RETIRADO COM A NOIVA (DESTINO – NOVA JERUSALÉM)

TRIBUNAL DE CRISTO

(NOVA JERUSALÉM)

BODAS DO CORDEIRO

(NOVA JERUSALÉM)

GUERRA GOGUE TERMINA

SATANÁS ASSUME GOVERNO DA TERRA

(GRANDE TRIBULAÇÃO – 7 ANOS)

7 ANOS DE GOVERNO DE SATANÁS – ANTICRISTO (BESTA DO MAR), FALSO PROFETA (BESTA DA TERRA) E DRAGÃO (3,5 ANOS PAZ FALSA E 3,5 ANOS DE GUERRAS E JUÍZOS DE DEUS)

3,5 ANOS DE ENGANO – ANTICRISTO E FALSO PROFETA (CONSTRUÇÃO DO TEMPLO, PRIMEIRA GUERRA DE MAGOGUE CONTRA ISRAEL) – 144 MIL

ANTICRISTO DESCOBERTO 3,5 ANOS DE GUERRAS E JUÍZOS DE DEUS SOBRE ISRAEL. MARCA DA BESTA.  DUAS TESTEMUNHAS -

SELOS – TROMBETAS - TAÇAS E BATALHA DO ARMAGEDOM – MAGOGUE.

VINDA DE JESUS EM GLÓRIA - DERROTA DE SATANÁS E SEUS EXÉRCITOS -

ARREBATAMENTO DOS DEGOLADOS (SALVOS DURANE A GRANDE TRIBULAÇÃO)

ANTICRISTO E FALSO PROFETA LANÇADOS NO LAGO DE FOGO - SATANÁS PRESO POR MIL ANOS

JUÍZO DE BODES E OVELHAS.

BODES FICAM PARA MILÊNIO. BODES MORTOS E VÃO PARA O INFERNO.

MILÊNIO (IGREJA NO CÉU, NA NOVA JERUSALÉM, SUA CASA)

JESUS GOVERNA SOBRE ISRAEL E DEMAIS NAÇÕES

RESTAURAÇÃO DA TERRA E TRILHÕES DE PESSOAS NA TERRA (PAZ, PROSPERIDADE, LONGEVIDADE, MULTIPLICAÇÃO)

SATANÁS SOLTO – GUERRA CONTRA CRISTO – MAGOGUE -  VENCIDO SATANÁS LANÇADO NO LAGO DE FOGO E ENXOFRE – APOIADORES DE SATANÁS - INFERNO

ARREBATAMENTO DE TODOS – RESSURREIÇÃO FINAL (UNS PARA VIDA ETERNA E OUTROS PARA PERDIÇÃO ETERNA)

VIVOS DO MILÊNIO E MORTOS EM TODAS AS ÉPOCAS (INFERNO E MORTE)

TRONO BRANCO (SALVOS E PERDIDOS) – JUÍZO FINAL SÓ PARA ÍMPIOS DE TODAS AS ÉPOCAS

SALVOS PARA NOVA TERRA E NOVOS CÉUS COM IGREJA NA NOVA JERUSALÉM E DEUS MORANDO LÁ (ETERNIDADE COM DEUS).

ÍMPIOS LANÇADOS NO LAGO DE FOGO E ENXOFRE (ETERNIDADE SEM DEUS).

 

 

SOBRE CRIANÇAS E ARREBATAMENTO

Por favor entendam este versículo - MT 24:19 Mas ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias!

Este versículo não tem nada a ver com arrebatamento. essas mulheres aqui são as que estiverem grávidas durante a grande tribulação, será difícil fugir com um barrigão grande e também terão de sacrificar seus filhos para comerem tamanha será a fome. Quando Israel estiver cercada de exércitos inimigos se repetirá o que já aconteceu antes em Jerusalém.
### Portanto os pais comerão a seus filhos no meio de ti, e os filhos comerão a seus pais; e executarei em ti juízos, e tudo o que restar de ti, espalharei a todos os ventos. Ezequiel 5:10
### E lhes farei comer a carne de seus filhos e a carne de suas filhas, e comerá cada um a carne do seu amigo, no cerco e no aperto em que os apertarão os seus inimigos, e os que buscam a vida deles. Jeremias 19:9

### Vê, ó Senhor, e considera a quem fizeste assim! Hão de comer as mulheres o fruto de si mesmas, as crianças que trazem nos braços? Ou matar-se-á no santuário do Senhor o sacerdote e o profeta? Lamentações 2.20

### Isso já aconteceu e vai tornar a acontecer nos dias do cerco de Jerusalém durante a grande tribulação. As mães comerão seus próprios filhos e terão que dividir seus filhos com outros que estão para morrer de fome.

Ezequiel 5.10 - os pais devorarão a seus filhos. O canibalismo poderia ser uma consequência de um cerco demorado (2Rs 6.26-29; Lm 2.20). Moisés tinha advertido que isso poderia acontecer se a nação de Israel não fosse obediente (Dt 28.53-57).

### E sucedeu que, passando o rei pelo muro, uma mulher lhe bradou, dizendo: Acode-me, ó rei meu senhor. E ele lhe disse: Se o Senhor te não acode, donde te acudirei eu? Da eira ou do lagar? Disse-lhe mais o rei: Que tens? E disse ela: Esta mulher me disse: Dá cá o teu filho, para que hoje o comamos, e amanhã comeremos o meu filho. Cozemos, pois, o meu filho, e o comemos; mas dizendo-lhe eu ao outro dia: Dá cá o teu filho, para que o comamos; escondeu o seu filho. 2 Reis 6:26-29

 

### Jesus, porém, disse: Deixai as crianças e não as impeçais de virem a mim, porque de tais é o reino dos céus.(Mateus, 19.14 ).

Isso poderia até ser aplicado assim, se uma criança morrer sem ter a consciência do pecado ela será salva. Não temos como afirmar que as crianças serão arrebatadas, infelizmente. Esperemos que sim.
Mas no arrebatamento essas crianças não vão morrer e no decorrer da tribulação terão no mínimo sete anos quando a mesma terminar, com a capacidade total de se decidirem por Cristo neste período. Se entrarem neste período com pouca idade, mas seus país tiverem lhes inculcado o evangelho, com certeza escaparão, se ouvirem as pregações durante a grande tribulação serão salvas. Não temos base bíblica para dizer que as crianças vão ser arrebatadas, a não ser as que estiverem no ventre de suas mães, porque morreriam se fossem arrancadas de lá no arrebatamento e nesse caso Deus estaria fazendo abortos, o que é inconcebível acreditar.

 

DIANTE DO EXPOSTO ACIMA, QUAL A EDUCAÇÃO QUE VOCÊ TEM DADO PARA SEUS FILHOS. ELES SABEM MAIS DE CELULAR E DE JOGUINHOS OU DA BÍBLIA? A EBD ESTÁ ESPERANDO POR ELES E POR VOCÊ TODOS OS DOMINGOS PELA MANHÃ.

 

Também pus atalaias sobre vós, dizendo: Estai atentos ao som da trombeta; mas dizem: Não escutaremos. Jeremias 6:17

Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e avisá-los-ás da minha parte. Ezequiel 3:17

Mas, se quando o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniquidade, porém o seu sangue requererei da mão do atalaia. Ezequiel 33:6

CALMA - existe uma possibilidade de sua criança ser arrebatada sim - Mas veja, é uma possibilidade, não posso afirmar. Veja este versículo precioso da Palavra de DEUS -

Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos. 1 Coríntios 7:14 (Assim cremos que os filhos dos crentes, sendo criancinhas, serão arrebatados).

 

Assim como temos a.C. e d.C., a humanidade será dividida entre o a.A, e o d.A - antes e depois do arrebatamento. Tudo será diferente sem o povo de DEUS e sem o ESPÍRITO SANTO. Trevas densas esperam a humanidade neste período de grande tribulação tal qual nunca houve.

Durante a grande tribulação vai morrer mais gente do que todas as que já morreram até hoje somadas desde Adão até hoje. Só por 5 meses a morte fugirá dos homens.

E naquela mesma hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram muito atemorizados, e deram glória ao DEUS do céu.Apocalipse 11:13

Por estes três foi morta a terça parte dos homens, isto é pelo fogo, pela fumaça, e pelo enxofre, que saíam das suas bocas. Apocalipse 9:18

Apocalipse: 9. 5. Foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem. E o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião, quando fere o homem.

6- E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles.

10. Tinham caudas com ferrões, semelhantes às caudas dos escorpiões; e nas suas caudas estava o seu poder para fazer dano aos homens por cinco meses.

Os exércitos do anticristo todos vão morrer destruídos por JESUS.

 

RESUMO RÁPIDO - Ev. Luiz Henrique

I - TODOS OS SALVOS SERÃO ARREBATADOS
1. A reunião dos salvos no encontro com CRISTO.

2. Quem será arrebatado?

Alguns interpretam que só os que aceitaram a JESUS como Senhor e Salvador serão arrebatados, eu creio que todos os que foram justificados no Antigo Testamento como Abel, Noé, Abraão, Davi, Samuel, Elias, Eliseu, Isaías, etc...todos esses também serão arrebatados juntamente com a igreja. Todos os que estiverem vivos também e em comunhão com DEUS, inclusive creio que as crianças das mães crentes também subirão, estando elas grávidas ou com seus filhos pequenos (que ainda não têm consciência de pecados). Não creio que crianças de descrentes subirão, pois terão 7 anos de grande tribulação pela frente para se converterem e depois ainda terão todo o milênio para se converterem caso não tenham, aceitado a marca da besta.

 

II - O ARREBATAMENTO E A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS

1. A ignorância acerca dos mortos (1 Ts 4.13).

2. A primeira e a segunda ressurreição.

3. A transformação dos crentes que estiverem vivos quando JESUS voltar.

A Igreja dos Tessalonicenses estava tendo problemas para entender que não estava vivendo durante a Grande Tribulação, pois alguns assim os ensinavam baseados no fato de estavam sendo duramente perseguidos pelos judeus. Paulo então lhes explica que para estarem vivendo durante a Grande Tribulação, seria necessário já ter acontecido o arrebatamento da Igreja, seria preciso o ESPÍRITO SANTO ter deixado a igreja e a Terra, seria necessário ser identificado o anticristo, seria necessário dois grandes blocos de países terem se juntado contra Israel.

Outro problema enfrentado pela Igreja dos Tessalonicenses é que pensavam que os que já tinham morrido estavam perdidos pois não tinham alcançado a vinda de JESUS. Paulo lhes explica que ao voltar JESUS, no arrebatamento, os que já haviam morrido seriam transformados em primeiro lugar e depois ressuscitados juntamente com os que estavam vivos e sendo transformados.

Essa transformação se dará num momento, num abrir e fechar de olhos, para entendermos, mas, mais rápido do que isso acontecerá o nosso encontro com CRISTO, nos ares. Hoje moramos em corpos terrestres, materiais e corruptíveis (morrem e apodrecem), porém, naquele dia seremos transformados e teremos corpos celestes, espirituais, incorruptíveis (eternos, indestrutíveis).

 

III - ANTES DO ARREBATAMENTO E DEPOIS DELE

1. Antes, é preciso vigilância.

2. Depois, viveremos felizes para sempre.

Como já vimos na lição 4, precisamos estar atentos aos fatos que ocorrem e aos sinais da vinda de CRISTO, a respeito dos quais já nos preveniu. devemos estar ocupados fazendo a obre de DEUS, orando, jejuando, lendo e estudando a Palavra de DEUS e em santificação, amando a vinda de JESUS para nos buscar.

Estaremos, logo após o arrebatamento, no tribunal de CRISTO, recebendo galardão e participando das bodas do cordeiro, depois viremos, em corpos gloriosos, juntamente com CRISTO, para o auxiliarmos no governo das Terra por mil anos sobre as nações e os judeus.

 

Lição 4 - Vem O Fim, O Fim Vem - O Arrebatamento Da Igreja

4º Trimestre De 2004 - VEM O FIM, O FIM VEM  - A Doutrina Das Últimas Coisas - COMENTÁRIOS Pr. Claudionor Corrêa De Andrade

 

Texto Áureo:

“Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1 Co 15.52).

 

Verdade Prática:

“O clarim já nos alerta; Nosso coração desperta; Pois a vinda é bem certa de JESUS” (Harpa Cristã 206).

Leitura Diária:

Segunda 1 Ts 4.17 Nós seremos arrebatados

17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.
4.18 CONSOLAI-VOS UNS AOS OUTROS. Paulo inspira esperança nos tessalonicenses, não lhes dizendo que se preparem para o martírio durante o período do "Dia do Senhor" (5.2-10), i.e., a tribulação (Ap 6.19), mas mediante a mensagem sobre o arrebatamento (vv.14-17; Jo 14.3; 1 Co 15.51-58). Mediante o conhecimento dessa doutrina, poderão consolar uns aos outros e saberem que não passarão pela tribulação, antes, porém serão arrebatados, ou seja, levados para o céu.

Terça 1 Ts 4.17 Nós iremos ao encontro do Senhor nos ares

17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.
Jo 14.3 VIREI OUTRA VEZ. (1) Tão certamente como CRISTO subiu ao céu, Ele voltará para levar seus seguidores para si mesmo, conduzindo-os à casa do Pai (ver 14.2; cf. 17.24), o lugar que lhes está preparado. Esta era a esperança dos crentes dos tempos do NT, e de igual modo, a de todos os crentes de hoje. O propósito supremo da volta do Senhor é ter os crentes com Ele para sempre. (2) A expressão "vos levarei para mim mesmo" fala da esperança futura de todos os crentes vivos naquele momento, quando então serão "arrebatados juntamente com eles nas nuvens a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor" (1 Ts 4.17). (3) A vinda de CRISTO para buscar os seus fiéis, 
livrá-los-á da futura "hora da provação" que sobrevirá ao mundo (ver Lc 2.36-38; Ap 3.10; 1 Ts 1.10; 5.9)
 

Quarta Lc 17.34-36 Nós seremos tomados pelo Senhor

 34 Digo-vos que naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e o outro será deixado. 35 Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, e a outra será deixada. 36 Dois estarão no campo; um será tomado, e o outro será deixado.
Mt 24.40 24 SERÁ LEVADO UM, E DEIXADO O OUTRO. A declaração de CRISTO, de que será levado um, e deixado o outro , precede sua exortação aos santos da igreja (vv. 42-44). Portanto, as palavras será levado um, e deixado o outro provavelmente referem-se aos santos da igreja, tirados dentre os ímpios no arrebatamento (ver Jo 14.3) JESUS ressalta o elemento surpresa, para os crentes da igreja (ver v. 37)

Quinta 1 Co 15.51,52 Nós seremos transformados

51Eis que vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao soar a última trombeta. Pois a trombeta soará, e os mortos ressurgirão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
15.35-54 COMO RESSUSCITARÃO OS MORTOS? Paulo começa aqui uma exposição da doutrina da ressurreição dos mortos em seus detalhes. 
15.51 UM MISTÉRIO. O mistério que Paulo revela é que quando CRISTO voltar do céu para buscar a sua igreja, os crentes que ainda estiverem vivos na terra terão seus corpos em um instante transformados, feitos imperecíveis e imortais (ver Jo 14.3)
15.51 NEM TODOS DORMIREMOS. O emprego que Paulo faz de "nós", indica que ele esposava a perspectiva do NT, i.e., de CRISTO vir buscar os fiéis ainda naquela geração. Embora CRISTO não tenha voltado durante a vida de Paulo, este não estava confundido. O apóstolo tinha razão ao crer assim, porque sabia que CRISTO poderia voltar a qualquer momento. Todos aqueles que esperam a volta de CRISTO, durante a sua vida aqui, crêem da mesma forma. As palavras de JESUS e a totalidade do NT conclamam todo crente a crer que estamos na última hora, e, que ele deve viver na esperança que CRISTO voltará durante a sua vida (cf. 1.7,8; Rm 13.12; Fp 3.20; 1 Ts 1.10; 4.15-17; Tt 2.13; Tg 5.8-9; 1 Jo 2.18,28; Ap 22.7,12,20; ver Mt 24.42,44; Lc 12.35). Logo, aqueles que não o aguardam já nesta vida, não estão vivendo de conformidade com o padrão apostólico.
15.52 SEREMOS TRANSFORMADOS. 
A RESSURREIÇÃO DO CORPO - 1Co 15.35 “Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?”
A ressurreição do corpo é uma doutrina fundamental das Escrituras. Refere-se ao ato de DEUS, de ressuscitar dentre os mortos o corpo do salvo e reuni-lo à sua alma e espírito, dos quais esse corpo esteve separado entre a morte e a ressurreição.
(1) A Bíblia revela pelo menos três razões por que a ressurreição do corpo é necessária. (a) O corpo é parte essencial da total personalidade do homem; o ser humano é incompleto sem o corpo. Por conseguinte, a redenção que CRISTO oferece abrange a pessoa total, inclusive o corpo (Rm 8.18-25). (b) O corpo é o templo do ESPÍRITO SANTO (6.19); na ressurreição, ele voltará a ser templo do ESPÍRITO. (c) Para desfazer o resultado do pecado em todas as áreas, o derradeiro inimigo do homem (a morte do corpo) deve ser aniquilado pela ressurreição (15.26). 
(2) Tanto as Escrituras do AT (cf. Hb 11.17-19 com Gn 22.1-4; Sl 16.10 com At 2.24ss; Jó 19.25-27; Is 26.19; Dn 12.2; Os 13.14), como as Escrituras do NT (Lc 14.13,14; 20.35,36; Jo 5.21,28,29; 6.39,40,44,54;  Co 15.22,23; Fp 3.11; 1Ts 4.14-16; Ap 20.4-6,13) ensinam a ressurreição futura do corpo.
(3) Nossa ressurreição corporal está garantida pela ressurreição de CRISTO (ver Mt 28.6; At 17.31; 1Co 15.12,20-23).
(4) Em termos gerais, o corpo ressurreto do crente será semelhante ao corpo ressurreto de Nosso Senhor (Rm 8.29; 1Co 15.20,42-44,49; Fp 3.20,21; 1Jo 3.2). Mais especificamente, o corpo ressurreto será: (a) um corpo que terá continuidade e identidade com o corpo atual e que, portanto, será reconhecível (Lc 16.19-31); (b) um corpo transformado em corpo celestial, apropriado para o novo céu e a nova terra (15.42-44,47,48; Ap 21.1); (c) um corpo imperecível, não sujeito à deterioração e à morte (15.42); (d) um corpo glorificado, como o de CRISTO (15.43; Fp 3.20,21); (e) um corpo poderoso, não sujeito às enfermidades, nem à fraqueza (15.43); (f) um corpo espiritual (i.e., não natural, mas sobrenatural), não limitado pelas leis da natureza (Lc 24.31; Jo 20.19; 1Co 15.44); (g) um corpo capaz de comer e beber (Lc 14.15; 22.16-18,30; 24.43; At 10.41).
(5) Quando os crentes receberem seu novo corpo se revestirão da imortalidade (15.53). As Escrituras indicam pelo menos três propósitos nisso: (a) para que os crentes venham a ser tudo quanto DEUS pretendeu para o ser humano, quando o criou (cf. 2.9); (b) para que os crentes venham a conhecer a DEUS de modo completo, conforme Ele quer que eles o conheçam (Jo 17.3); (c) a fim de que DEUS expresse o seu amor aos seus filhos, conforme Ele deseja (Jo 3.16; Ef 2.7; 1Jo 4.8-16).

6) Os fiéis que estiverem vivos na volta de CRISTO, para buscar os seus, experimentarão a mesma transformação dos que morrerem em CRISTO antes do dia da ressurreição deles (15.51-54). Receberão novos corpos, idênticos aos dos ressurretos nesse momento da volta de CRISTO. Nunca mais experimentarão a morte física.

(7) JESUS fala de uma ressurreição da vida, para o crente, e de uma ressurreição de juízo, para o ímpio (Jo 5.28,29).

Sexta Lc 20.34-36 Nós seremos iguais aos anjos

34 Respondeu-lhes JESUS: Os filhos deste mundo casam-se e dão-se em casamento.35 Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, não hão de se casar, nem ser dados em casamento, 36 e não podem mais morrer; pois são como os anjos, e são filhos de DEUS, sendo filhos da ressurreição.
IGUAIS AOS ANJOS. Sobre a vida do crente no futuro, JESUS revela que ela começa com a ressurreição dentre os mortos; e que ela inclui um corpo glorificado que nunca morrerá, porém não inclui relacionamentos terrenos como o casamento. Isto não quer dizer que os crentes não conhecerão uns aos outros. JESUS, depois da sua ressurreição, foi reconhecido por seus discípulos (24.31-39; Mt 28.9).

Sábado 1 Jo 3.2 Nós seremos semelhantes a CRISTO
2 Amados, agora somos filhos de DEUS, e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque assim como é, o veremos.
Gl 4.6 O ESPÍRITO... QUE CLAMA: ABA, PAI. Uma das tarefas do ESPÍRITO SANTO é criar no filho de DEUS a convicção da filiação e de amor filial que o leva a conhecer a DEUS como Pai. (1) O termo "Aba" é aramaico e significa "Pai". Era a palavra que JESUS empregava quando se referia ao Pai celestial. A combinação da palavra aramaica Abba com a palavra grega que significa "Pai" (gr. pater), expressa a grande intimidade, a profunda emoção, o anelo, o afeto e a confiança mediante os quais o ESPÍRITO SANTO nos leva a clamar a DEUS (cf. Mc 14.36; Rm 8.15,26,27). Dois sinais determinantes da obra do ESPÍRITO dentro de nós são o nosso apelo espontâneo a DEUS como "Pai" e a nossa obediência espontânea a JESUS como "Senhor" (ver 1 Co 12.3). (2) Nesta passagem, Paulo teria em mente, sobretudo, o batismo no ESPÍRITO SANTO e sua plenitude contínua (cf. At 1.5; 2.4; Ef 5.18), pois define nossa filiação com DEUS como a causa do envio do ESPÍRITO a nós por já sermos "filhos" pela fé em CRISTO. E DEUS derrama o ESPÍRITO em nossos corações! A "adoção de filhos" (v. 5) precede o envio do ESPÍRITO do Filho de DEUS (ver 3.5).
 

Leitura Bíblica Em Classe: 1 TESSALONICENSES 4.13-18

13 Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. 14 Cremos que JESUS morreu e ressurgiu, assim também cremos que aos que dormem em JESUS, DEUS os tornará a trazer com ele.15 Dizemo-vos isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. 16 Pois o mesmo Senhor descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de DEUS, e os que morreram em CRISTO ressurgirão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. 18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

4.13 ACERCA DOS QUE JÁ DORMEM. Esta expressão refere-se aos crentes que já tinham morrido e cujas almas estavam no céu; não significa que os mortos estejam inconscientes, como num tipo de sono da alma (cf. Fp 1.21). Os tessalonicenses não compreendiam o nexo entre a ressurreição dos cristãos falecidos e o arrebatamento dos vivos (ver Jo 14.3). Ao que parece, eles acreditavam que os mortos ressuscitaria, mas muitos depois da vinda de CRISTO (vv. 16, 17). Paulo lhes informa que os mortos em CRISTO ressuscitarão na mesma ocasião em que o Senhor voltar para buscar a sua igreja.
4.14-18 A VINDA DO SENHOR. O evento descrito por Paulo nestes versículos é freqüentemente chamado "o arrebatamento da igreja". 
4.18 CONSOLAI-VOS UNS AOS OUTROS. Paulo inspira esperança nos tessalonicenses, não lhes dizendo que se preparem para o martírio durante o período do "Dia do Senhor" (5.2-10), i.e., a tribulação (Ap 6.19), mas mediante a mensagem sobre o arrebatamento. 
14-17; Jo 14.3; 1 Co 15.51-58). Mediante o conhecimento dessa doutrina, poderão consolar uns aos outros.

 

Comentário/Introdução

O Arrebatamento é o divisor de épocas na história do povo cristão na terra.

Assim como o Dilúvio, A Torre de Babel, A chamada de Abraão, O reinado de Davi, A vinda de JESUS (sua morte e ressurreição); assim também o Arrebatamento marca a introdução ao fim da existência humana sobre a terra, pois logo após o Arrebatamento vem a Grande Tribulação, depois o Milênio e depois o Juízo Final e o fim de todas as coisas que hoje existem na terra.

O Arrebatamento pré-tribulacional ensina que, antes do período de sete anos conhecido como Tribulação, todos os membros do corpo de CRISTO (tanto os vivos quanto os mortos) serão arrebatados nos ares para o encontro com JESUS CRISTO e depois serão levados ao céu.

Assim como temos a.C. e d.C., a humanidade será dividida entre o a.A, e o d.A - antes e depois do arrebatamento. Tudo será diferente sem o povo de DEUS e sem o ESPÍRITO SANTO. Trevas densas esperam a humanidade neste período de grande tribulação tal qual nunca houve.


I. A VOLTA DO SENHOR JESUS
1. Sentido literal.

O termo “arrebatamento” deriva da palavra raptus em latim, que significa “arrebatado rapidamente e com força”. O termo latino raptus equivale a harpazo em grego, traduzido por “arrebatado” em 4.17. Esse evento, descrito aqui e em 1Co 15, refere-se à ocasião em que a igreja do Senhor será arrebatada da terra para encontrar-se com Ele nos ares. O arrebatamento abrange apenas os salvos em CRISTO.

ESTUDO DE PALAVRAS ESCRITAS NA LÍNGUA GREGA
a)
Optomai - ( aparecer ) aparecerá pela segunda vez ( Hb 9:28 )
b
)Ercomai - ( vir ) virei outra vez ( Jo 14:3 )
c)
Epphanos - ( aparição ) aparição de Nosso Senhor ( I Tm 6:14 )
d)
Apokalypsi - ( revelação, desvendamento ) manifestação ( I Co 1:7 )
e)
Parousia - ( presença e ou vinda ) vinda ou retorno ( II Ts 2:8 )

ARREBATAMENTO - Tirar com violência ou força, arrancar, levar, desprender de um ímpeto, extasiar. ( Aurélio , Buarque de Holanda Ferreira ) .
Gramaticalmente temos a
ideia que arrebatamento é uma ação conjunta, rápida e de forma precisa e violenta, eis a razão que o Apóstolo Paulo nos ensina que será tão rápido como um abrir e fechar de olhos.
 

2. Definição bíblico-teológica.

O ensino do Arrebatamento é mais claramente apresentado em 1 Tessalonicenses 4.13-18. Nessa passagem Paulo informa seus leitores de que os crentes que estiverem vivos por ocasião do Arrebatamento serão reunidos aos que morreram em CRISTO antes deles. No versículo 17 a palavra "arrebatados" traduz a palavra grega harpazo, que significa "dominar por meio de força" ou "capturar". Essa palavra é usada 14 vezes no Novo Testamento Grego de várias maneiras diferentes.

Ocasionalmente o Novo Testamento usa harpazo com o sentido de "roubar", "arrastar" ou "carregar para longe" (Mateus 12.29; João 10.12). Também pode ser usada com o sentido de "levar embora com uso de força" (João 6.15; 10.28-29; Atos 23.10; Judas 23). No entanto, para nossos propósitos, um terceiro uso é mais significativo. Diz respeito ao ESPÍRITO SANTO levando alguém de um lugar para outro. Encontramos esse uso em quatro ocorrências (Atos 8.39; 2 Coríntios 12.2, 4; 1 Tessalonicenses 4.17; Apocalipse 12.5).[2]

Esse último uso é ilustrado em Atos 8.39, quando Filipe, ao completar o batismo do oficial etíope, é "arrebatado" e divinamente transportado do deserto até a cidade costeira de Azoto. De modo semelhante, a Igreja será, num momento, levada da terra ao céu. Não deve-se estranhar, portanto, que um autor contemporâneo tenha chamado esse evento peculiar de "O Grande Sequestro".[...]


II. QUANDO SE DARÁ O ARREBATAMENTO DA IGREJA
1. O tempo do arrebatamento.
Da palavra Atomô (grego)

do Lat. atomu < Gr. átomos, indivisível
s. m.,  a mais pequena partícula que se pode obter da divisão de um elemento, sendo ainda capaz de exibir propriedades desse mesmo elemento e que pode participar numa
reação química;
corpúsculo; porção mínima; curto espaço; (no pl. ) corpúsculos que se
veem no ar quando, num recinto escuro, são banhados por uma réstea de luz.


2. Prenúncios do arrebatamento.

Novo Testamento:

• 1 Coríntios 1.7 – "...aguardando vós a revelação de nosso Senhor JESUS CRISTO".

• 1 Coríntios 16.22 – "Maranata!"

• Filipenses 3.20 – "Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor JESUS CRISTO".

• Filipenses 4.5 – "Perto está o Senhor".

• 1 Tessalonicenses 1.10 – "e para aguardardes dos céus o Seu Filho...".

• 1 Tessalonicenses 4.15-18 – "Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de DEUS, descerá dos céus, e os mortos em CRISTO ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras".

• 1 Tessalonicenses 5.6 – "Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios".

• 1 Timóteo 6.14 – "que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até à manifestação de nosso Senhor JESUS CRISTO".

• Tito 2.13 – "aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande DEUS e Salvador CRISTO JESUS".

• Hebreus 9.28 – "assim também CRISTO, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação".

• Tiago 5.7-9 – "Sede, pois, irmãos, pacientes, até a vinda do Senhor... pois a vinda do Senhor está próxima... Eis que o Juiz está às portas".

• 1 Pedro 1.13 – "Por isso,... sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de JESUS CRISTO".

• Judas 21 – "guardai-vos no amor de DEUS, esperando a misericórdia de nosso Senhor JESUS CRISTO, para a vida eterna".

• Apocalipse 3.11; 22.7, 12, 20 – "Eis que venho sem demora!"

• Apocalipse 22.17, 20 – "O ESPÍRITO e a Noiva dizem: Vem. Aquele que ouve diga: Vem.

Aquele que dá testemunho destas cousas diz: Certamente venho sem demora. Amém. Vem, Senhor JESUS!"

A Igreja primitiva tinha uma saudação especial que os crentes só usavam entre si, conforme registrado em 1 Coríntios 16.22: a palavra "Maranata!" Esta palavra é constituída de três termos aramaicos: Mar ("Senhor"), ana ("nosso"), e tha ("vem"), significando, assim, "Vem, nosso Senhor!" Como outras passagens do Novo Testamento, "Maranata" só faz sentido se uma vinda iminente, ou seja, a qualquer momento, for pressuposta. Isso também serve de apoio à posição pré-tribulacionista.


III. COMO SE DARÁ O ARREBATAMENTO DA IGREJA
De acordo com a Primeira Epístola de Paulo aos Tessalonicenses, o arrebatamento da Igreja de CRISTO dar-se-á da seguinte forma:
1. Ressoada a trombeta de DEUS, descerá o Senhor JESUS dos céus com alarido e voz do arcanjo (1 Ts 4.16).
2. Em seguida, os que morreram em CRISTO ressuscitarão, sendo, de imediato, trasladados (1 Ts 4.16).
3. Ato contínuo, os que estivermos vivos seremos transformados, arrebatados e levados todos ao encontro do Senhor (1Ts 4.17).
 

O ARREBATAMENTO DA IGREJA (BEP- CPAD)
1Ts 4.16,17 “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de DEUS; e os que morreram em CRISTO ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” 

O termo “arrebatamento” deriva da palavra raptus em latim, que significa “arrebatado rapidamente e com força”. O termo latino raptus equivale a harpazo em grego, traduzido por “arrebatado” em 4.17. Esse evento, descrito aqui e em 1Co 15, refere-se à ocasião em que a igreja do Senhor será arrebatada da terra para encontrar-se com Ele nos ares. O arrebatamento abrange apenas os salvos em CRISTO. 
(1) Instantes antes do arrebatamento, ao descer CRISTO do céu para buscar a sua igreja, ocorrerá a ressurreição dos “que morreram em CRISTO” (4.16). Não se trata da mesma ressurreição referida em Ap 20.4, a qual somente ocorrerá depois de CRISTO voltar à terra, julgar os ímpios e prender Satanás (Ap 19.11—20.3). A ressurreição de Ap 20.4 tem a ver com os mártires da tribulação e possivelmente com os santos do AT (ver Ap 20.6).
(2) Ao mesmo tempo que ocorre a ressurreição dos mortos em CRISTO, os crentes vivos serão transformados; seus corpos se revestirão de imortalidade (1Co 15.51,53). Isso acontecerá num instante, “num abrir e fechar de olhos” (1Co 15.52).
(3) Tanto os crentes ressurretos como os que acabaram de ser transformados serão “arrebatados juntamente” (4.17) para encontrar-se com CRISTO nos ares, ou seja: na atmosfera entre a terra e o céu.
(4) Estarão literalmente unidos com CRISTO (4.16,17), levados à casa do Pai, no céu (ver Jo 14.2,3), e reunidos aos queridos que tinham morrido (4.13-18).
(5) Estarão livres de todas as aflições (2Co 5.2,4; Fp 3.21), de toda perseguição e opressão (ver Ap 3.10), de todo domínio do pecado e da morte (1Co 15.51-56); o arrebatamento os livra da “ira futura” (ver 1.10; 5.9), ou seja: da grande tribulação.
(6) A esperança de que nosso Salvador logo voltará para nos tirar do mundo, a fim de estarmos “sempre com o Senhor” (4.17), é a bem-aventurada esperança de todos os redimidos (Tt 2.13). É fonte principal de consolo para os crentes que sofrem (4.17,18; 5.10).
(7) Paulo emprega o pronome “nós” em 4.17 por saber que a volta do Senhor poderia acontecer naquele período, e comunica aos tessalonicenses essa mesma esperança. A Bíblia insiste que anelemos e esperemos contínua e confiadamente a volta do nosso Senhor (cf. Rm 13.11; 1Co 15.51,52; Ap 22.12,20).
(8) Quem está na igreja mas não abandona o pecado e o mal, sendo assim infiel a CRISTO, será deixado aqui, no arrebatamento (ver Mt 25.1; Lc 12.45). Os tais ficarão neste mundo e farão parte da igreja apóstata (ver Ap 17.1), 
sujeitos à ira de DEUS.
(9) Depois do arrebatamento, virá o Dia do Senhor, um tempo de sofrimento e ira sobre os ímpios (5.2-10; ver 5.2). Seguir-se-á a segunda fase da vinda de CRISTO, quando, então, Ele virá para julgar os ímpios e reinar sobre a terra (ver Mt 24.42,44).

CONCLUSÃO
A VOLTA DO SENHOR JESUS é certa e é usado um termo para nossa saída da terra para o céu, ao encontro do Senhor nos ares, este termo é "Arrebatamento" e tem o Sentido literal que deriva da palavra raptus em latim, que significa “arrebatado rapidamente e com força”. O termo latino raptus equivale a 
harpazo em grego, traduzido por “arrebatado” em 4.17. Esse evento, é descrito aqui em 1Co 15 e refere-se à ocasião em que a igreja do Senhor será arrebatada da terra para encontrar-se com Ele nos ares. O arrebatamento abrange apenas os salvos em CRISTO.

 

QUANDO SE DARÁ O ARREBATAMENTO DA IGREJA? O tempo do arrebatamento é super rápido, denominado de Atomô no grego que significa espaço de tempo infinitamente pequeno (figurado pelo piscar do olho). Existem prenúncios do arrebatamento e vinda de CRISTO como Ele mesmo citou: Guerras, rumores de guerra, fomes, pestes, tremores de terra, convulsões sociais, imoralidade e  apostasia. 


COMO SE DARÁ O ARREBATAMENTO DA IGREJA?

1. Ressoada a trombeta de DEUS, descerá o Senhor JESUS dos céus com alarido e voz do arcanjo (1 Ts 4.16).
2. Em seguida, os que morreram em CRISTO ressuscitarão, sendo, de imediato, trasladados (1 Ts 4.16).
3. Ato contínuo, os que estivermos vivos seremos transformados, arrebatados e levados todos ao encontro do Senhor (1Ts 4.17).

Pergunta para cada um de nós: Estamos prontos?

 

ARREBATAMENTO (A ESPERANÇA DA IGREJA) - RESUMO

     “Os teus olhos verão o Rei na sua formosura, e verão a terra que está longe...”(Is 33.17).

     O maior acontecimento da história está preste a ocorrer – A Segunda Vinda ou a volta do Senhor JESUS a este mundo.

O próprio Senhor JESUS CRISTO falou a respeito de Sua vinda:

“Na casa de meu Pai há muitas moradas;... e, quando eu for, e vos preparar lugar; virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”.(Jo 14.3)

 “Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós” (Jo 14.18). Ele mesmo disse que viria, e não há razão para duvidarmos, Ele nunca cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano (I Pe 2.22). Ele é o próprio DEUS. “Outra vez vos verei” disse Ele “e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará. E naquele dia (o do arrebatamento) nada me perguntareis”.(Jo 16.22,23 a). Isso Ele disse, tamanha será a alegria deste momento tão esperado e anelado por todos nós.

Os anjos confirmaram a Sua vinda no momento de sua ascensão aos Céus, dizendo: “... Esse JESUS, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir”.(Atos 1.11 b). Que Ele vem, isto é certo, mas...COMO E QUANDO ACONTECERÁ?

O apóstolo Paulo em sua 1ª Epístola aos crentes de Corinto, nos revela um grande mistério: “Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão, e nós seremos transformados”.(I Cor 15.51-54)

Que revelação extraordinária, na vinda do Senhor, nossos corpos serão transformados e receberemos um corpo glorioso semelhante ao de JESUS, pois “... quando ele se manifestar seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos”.(I Jo 3.2 b) “porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade” (I Cor 15.53) “... Então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória”.

Todos os cristãos serão vivificados em CRISTO. Mas cada um por sua ordem: CRISTO, as primícias, depois os que são de CRISTO, na sua vinda (I Cor 15.23).

Muitas pessoas só têm se preocupado com os cuidados e afazeres desta vida, mas é necessário buscar primeiro o reino de DEUS e a sua justiça, e todas as demais coisas nos serão acrescentadas (Mt 6.33). As coisas inerentes a DEUS devem ter prioridade em nossas vidas, pois “a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor JESUS CRISTO, que transformará o nosso corpo abatido para ser conforme o seu corpo glorioso...” (Fp 3.20,21 a).

Em sua 1ª Epístola aos Tessalonicenses, Paulo torna a falar acerca da ressurreição e vinda de CRISTO:

“Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do senhor: Que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de arcanjo e com a trombeta de DEUS; e os que morreram em CRISTO ressuscitarão primeiro; depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor”.(I Tes 4.15-17)

Imagine isso! De todos os confins da terra pessoas serão arrebatadas dentre as massas humanas, mas todas irão numa só direção: ao encontro de JESUS nos ares. Para o mundo será um mistério quando num momento, em meio as mais diferentes e costumeiras atividades cotidianas, multidões desaparecerão da terra de maneira sobrenatural e misteriosa.

Esse acontecimento passará desapercebido para muitos. Só depois é que irão dar falta, quando a imprensa falada e escrita, através dos meios de comunicação, noticiar o desaparecimento de milhões de pessoas em todo o globo terrestre.

Com certeza, o caos e o pânico tomarão conta do planeta terra. Haverá tristeza e pranto. Angústia e desespero pela falta de parentes. Uma grande expectativa tomará conta de todos. Virão escarnecedores e enganarão o povo. Levantar-se-á a hipótese de terem sido discos voadores, mas os muitos milhões de desviados saberão que foi CRISTO que voltou e levou Sua Igreja para o céu. Mas será tarde demais, o Senhor já terá levado os seus remidos; seremos arrebatados repentinamente, num momento terá acontecido, antes que se perceba.

Nós o esperamos todos os dias, porque sabemos como será, mas não podemos dizer exatamente quando será “por isso estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis”.(Mt 24.44)

Há quase 2.011 anos veio humilde, montado num jumentinho. Não tinha onde reclinar a cabeça; veio como servo veio para servir. Agora virá como Rei. Rei dos reis e Senhor dos senhores, com poder e grande glória.

É bom frisar e deixar bem claro que a 2ª Vinda de CRISTO abrange duas fases distintas: Na primeira Ele virá nas nuvens para arrebatar a Sua Igreja. A Segunda fase se refere à manifestação visível e pessoal de JESUS, no final da Grande Tribulação, quando Ele assombrará o mundo com o seu poder e o resplendor de Sua presença. Então julgará as nações e estabelecerá o Milênio na terra.

No dia do arrebatamento acontecerão grandes acidentes - Carros desgovernados, aviões, trens, metrô, fogões ficarão acesos, tudo o que tem controle do homem estará sem controle se a pessoa que a dirigia era um crente salvo, pois foi arrebatado.

 

TODOS VÃO RESSUSCITAR
Jo 11.25- Disse-lhe JESUS: “Eu Sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá”.
Em Daniel 12.2 e João 5.28,29; vemos que uns ressuscitarão para a vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno, mostrando-nos claramente que:
1- Todos vão Ressuscitar, declaração essa contrária à doutrina que muitos pregam dizendo que quando morremos se acabou tudo;
2- Haverá dois tipos de ressurreição, uns para a vida eterna e outros para a vergonha e desprezo eterno (vão ver os salvos gozando da companhia de DEUS e não vão poder desfrutar);
3- O destino de cada um é de acordo com o que creram e fizeram, enquanto estavam vivos e aqui na terra;
4- Haverá duas ressurreições, separadas por mil anos (Ap 20.5,6; 1 Ts 4.16)
 

 A RESSURREIÇÃO DE JESUS É O ALICERCE DA FÉ CRISTÃ. A ressurreição é a chave para a fé cristã. Porque?
(1) Como ele havia prometido, ele ressurgiu dos mortos. Nós podemos estar confiantes, portanto, que ele cumprirá tudo que ele prometeu.
(2) A ressurreição do corpo nos mostra que o CRISTO vivo é soberano no reino eterno de DEUS, não um falso profeta ou impostor.
(3) Nós podemos ter certeza de nossa ressurreição porque ele foi ressuscitado. A morte não é o fim, existe a vida após a morte.
(4) O poder que trouxe JESUS de volta a vida está disponível para nós trazermos o nosso ser espiritual morto de volta a vida.
(5) A Ressurreição é à base do testemunho da igreja para o mundo. JESUS é mais que um líder humano, ele é o Filho de DEUS.
 

A RESSURREIÇÃO DO CORPO (BEP-CPAD)
1Co 15.35 “Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?”
A ressurreição do corpo é uma doutrina fundamental das Escrituras. Refere-se ao ato de DEUS, de ressuscitar dentre os mortos o corpo do salvo e reuni-lo à sua alma e espírito, dos quais esse corpo esteve separado entre a morte e a ressurreição.
(1) A Bíblia revela pelo menos três razões por que a ressurreição do corpo é necessária.
(a) O corpo é parte essencial da total personalidade do homem; o ser humano é incompleto sem o corpo. Por conseguinte, a redenção que CRISTO oferece abrange a pessoa total, inclusive o corpo (Rm 8.18-25).
(b) O corpo é o templo do ESPÍRITO SANTO (6.19); na ressurreição, ele voltará a ser templo do ESPÍRITO.
(c) Para desfazer o resultado do pecado em todas as áreas, o derradeiro inimigo do homem (a morte do corpo) deve ser aniquilado pela ressurreição (15.26).
(2) Tanto as Escrituras do AT (cf. Hb 11.17-19 com Gn 22.1-4; Sl 16.10 com At 2.24ss; Jó 19.25-27; Is 26.19; Dn 12.2; Os 13.14), como as Escrituras do 
NT (Lc 14.13,14; 20.35,36; Jo 5.21,28,29; 6.39,40,44,54; Co 15.22,23; Fp 3.11; 1Ts 4.14-16; Ap 20.4-6,13) ensinam a ressurreição futura do corpo.
(3) Nossa ressurreição corporal está garantida pela ressurreição de CRISTO (ver Mt 28.6; At 17.31; 1Co 15.12,20-23).
(4) Em termos gerais, o corpo ressurreto do crente será semelhante ao corpo ressurreto de Nosso Senhor (Rm 8.29; 1Co 15.20,42-44,49; Fp 3.20,21; 1Jo 3.2). Mais especificamente, o corpo ressurreto será:
(a) um corpo que terá continuidade e identidade com o corpo atual e que, portanto, será reconhecível (Lc 16.19-31);
(b) um corpo transformado em corpo celestial, apropriado para o novo céu e a nova terra (15.42-44,47,48; Ap 21.1);
(c) um corpo imperecível, não sujeito à deterioração e à morte (15.42);
(d) um corpo glorificado, como o de CRISTO (15.43; Fp 3.20,21);
(e) um corpo poderoso, não sujeito às enfermidades, nem à fraqueza (15.43);
(f) um corpo espiritual (i.e., não natural, mas sobrenatural), não limitado pelas leis da natureza (Lc 24.31; Jo 20.19; 1Co 15.44);
(g) um corpo capaz de comer e beber (Lc 14.15; 22.16-18,30; 24.43; At 10.41).
(5) Quando os crentes receberem seu novo corpo se revestirão da imortalidade (15.53). As Escrituras indicam pelo menos três propósitos nisso:
(a) para que os crentes venham a ser tudo quanto DEUS pretendeu para o ser humano, quando o criou (cf. 2.9);
(b) para que os crentes venham a conhecer a DEUS de modo completo, conforme Ele quer que eles o conheçam (Jo 17.3);
(c) a fim de que DEUS expresse o seu amor aos seus filhos, conforme Ele deseja (Jo 3.16; Ef 2.7; 1Jo 4.8-16).
(6) Os fiéis que estiverem vivos na volta de CRISTO, para buscar os seus, experimentarão a mesma transformação dos que morrerem em CRISTO antes do dia da ressurreição deles (15.51-54). Receberão novos corpos, idênticos aos dos ressurretos nesse momento da volta de CRISTO. Nunca mais experimentarão a morte física.
(7) JESUS fala de uma ressurreição da vida, para o crente, e de uma ressurreição de juízo, para o ímpio (Jo 5.28,29).
 

Como será o corpo da ressurreição?
Respostas corretas são:
a) Visível (Lc 24.39); 
b) Incorruptível (1 Co 15.42,54);
c) Palpável (Jo 20.27);
d) Vivificado (Rm 8.11).
 

Que tipo de ressurreição experimentaram aqueles santos que ressuscitaram quando Jesus expirou sobre a cruz (cfr. Mat. 27:51-53)? Pode-se dizer que eles ressuscitaram em ressurreição de vida eterna?
Aqueles santos que ressuscitaram quando Jesus expirou sobre a cruz experimentaram uma ressurreição como a que experimentou Lázaro depois de estar quatro dias na sepultura. Portanto esta ressurreição corporal é diferente daquela para a vida que será experimentada pelos santos na volta de Cristo e que consiste numa transformação do corpo num corpo imortal e incorruptível.
Alguns ensinam, porém que aqueles santos experimentaram uma ressurreição corporal como a que experimentou Jesus Cristo, mas isso não pode ser absolutamente verdadeiro. Demonstro isso fazendo notar uma evidente contradição em que caem aqueles que afirmam coisa semelhante. Mateus diz: “E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras; e abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; e, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos” (Mt 27.50-53). Nota-se muito bem que antes de tudo os sepulcros se abriram e muitos dos corpos dos santos que dormiam ressuscitaram – QUANDO JESUS MORREU SOBRE A CRUZ. Porque este evento é posto em relação com a sua morte como também o rasgar do véu do templo, o terremoto e o fender das pedras. Assim esses santos ressuscitaram antes de Jesus Cristo porque Jesus ressuscitou três dias depois da sua morte. Ora, se eles tivessem ressuscitado com um corpo imortal isso significaria inequivocamente que Cristo não foi o primeiro homem a ressurgir dentre os mortos com um corpo incorruptível e imortal e, portanto que Ele não é “o primogênito dentre os mortos” (Col. 1.18) ou “as primícias dos que dormem” (I Co 15.20). Como se poderia de fato afirmar que o é, dizendo que esses santos ressuscitaram em ressurreição de vida antes que Jesus ressurgisse dentre os mortos? Fica demonstrado então como é impossível que esses santos tenham experimentado uma ressurreição corporal como a de Cristo e como a que experimentarão os mortos no Senhor na sua vinda. Portanto, o fato desses santos terem ressuscitado antes de Jesus exclui automaticamente que tenham ressuscitado em ressurreição de vida.

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA

Daniel e o Apocalipse, Dicionário de Referências Bíblicas e Respostas às Perguntas que os Católicos Costumam Fazer

SUGESTÃO DE LEITURA

Apocalipse Versículo por Versículo, Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica e Dicionário de Profecia Bíblica.

Referências Bibliográficas (outras estão acima)

Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.

Bíblia de Estudo Almeida. Revista e Atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006.

Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego. Texto bíblico Almeida Revista e Corrigida.

Bíblia de Estudo Pentecostal. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida, com referências e algumas variantes. Revista e Corrigida, Edição de 1995, Flórida- EUA: CPAD, 1999.

BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.

Mateus - Série Cultura Bíblica - R.V.G Tasker

Dicionário Vine antigo e novo testamentos - CPAD

Dicionário Bíblico Wycliffe - Charles F. Pfeiffer, Howard F. Vos, John Rea - CPAD

http://www.mrnog.hpg.ig.com.br/arrebatamento.htm

http://www.chamada.com.br/mensagens/vsarrebat.shtml

http://igrejaassembleiadedeus.org/arrebatamento.htm

 

 

Lições Bíblicas Adultos

O final de todas as coisas — Esperança e glória para os salvos

Lição 5: O arrebatamento da Igreja

 

Uma imagem contendo em pé, pássaro, coberto, grande

Descrição gerada automaticamente

 

TEXTO ÁUREO

 “Depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens [...]” (1Ts 4.17).

 

VERDADE PRÁTICA

 O arrebatamento da Igreja será a completude da salvação, quando todos os salvos serão glorificados.

 

LEITURA DIÁRIA

 Segunda — Ap 2.10

Os que permanecerem fiéis até à morte receberão a coroa da vida

 Terça — Ap 20.5

Aqueles que forem fiéis farão parte da primeira ressurreição

 Quarta — Fp 3.21

Nosso corpo abatido será transformado em um corpo glorioso

 Quinta — 1Co 15.51

Todos aqueles que permanecerem fiéis ao Senhor serão transformados

 Sexta — 1Co 15.50

A carne e o sangue não poderão herdar o Reino de Deus

 Sábado — Ap 19.7

Em breve iremos participar das Bodas do Cordeiro

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 1 Tessalonicenses 4.13-18.

 

13 — Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.

14 — Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele.

15 — Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

16 — Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro;

17 — depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

18 — Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

 

OBJETIVO GERAL

 Ressaltar que o arrebatamento da Igreja será a completude da salvação.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

Homem andando na praia com por do sol ao fundo

Descrição gerada automaticamente

 

Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

 

I. Saber que todos os salvos serão arrebatados;

II. Explicar como se dará o arrebatamento e a ressurreição dos mortos;

III. Compreender o que acontecerá antes e depois do arrebatamento.

 

INTERAGINDO COM O PROFESSOR

 

Professor, a lição de hoje trata a respeito da esperança de todo o crente — o arrebatamento da Igreja. Nossa esperança não é incerta, ela é segura, pois quem garante é o próprio Senhor Jesus Cristo. O mundo, que rejeita a Jesus e seu sacrifício, não tem esperança, porém aqueles que já entregaram suas vidas ao Salvador têm a certeza de que em breve iremos nos encontrar com Ele.

O arrebatamento da Igreja é ensinado de maneira bem clara em 1 Tessalonicenses 4.15-18. Leia com atenção estes versículos, pois este texto bíblico aumenta a nossa confiança de que um dia estaremos para sempre juntos com os entes queridos que já partiram e estão com o Senhor.

 

COMENTÁRIO

 INTRODUÇÃO

 Na lição de hoje, estudaremos a respeito de um dos acontecimentos mais gloriosos e esperados desde que o Senhor Jesus foi assunto aos céus — o arrebatamento da Igreja. Esta lição é de máxima importância para os nossos dias, já que ultimamente se ensina tão pouco a respeito da volta de Jesus.

 

 PONTO CENTRAL

 A Igreja de Cristo será arrebatada pelo Senhor. Todos os salvos subirão para se encontrarem com Jesus.

 

 I. TODOS OS SALVOS SERÃO ARREBATADOS

 Na primeira fase de sua vinda, no arrebatamento da Igreja, Jesus não tocará na Terra. Ele estará “nos ares” ou “nas nuvens” (1Ts 4.17).

1. A reunião dos salvos no encontro com Cristo. A palavra arrebatamento no grego é harpazo. Este vocábulo dá a ideia de rapto, ou de remoção repentina, de modo súbito. O arrebatamento da Igreja reunirá os que morreram em Cristo, isto é, confessaram a Jesus como seu Salvador e permaneceram fiéis até a morte (Ap 2.10; 1Ts 5.23), e os que estiverem vivos, aguardando o glorioso evento (1Ts 4.13).

2. Quem será arrebatado? Todos os salvos que foram transformados mediante o novo nascimento. Só chegarão aos céus aqueles que lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro. A vida cristã não é fácil, exige renúncia. O caminho que conduz ao céu é estreito. Todo crente, em sua jornada aqui na terra, enfrenta montes e vales, alegrias e tristezas. Infelizmente, muitos não perseveram e acabam voltando atrás, se desviam e acabam vencidos pela carne, o mundo e Satanás. Seja fiel, meu irmão e minha irmã, pois há uma recompensa para os que são fiéis e igualmente para todos os infiéis. A Palavra de Deus alerta que no grande dia do Senhor os ímpios “ficarão de fora” (Ap 22.15), mas os que permaneceram no Senhor serão transformados e subirão para se encontrar com Deus. A promessa do arrebatamento e do céu é para quem vencer (Ap 3.12). Não desista!

 

SÍNTESE DO TÓPICO (I)

 Todos os salvos em Jesus Cristo serão arrebatados.

  

SUBSÍDIO DIDÁTICO

 Professor, enfatize que “o arrebatamento da Igreja é um dos eventos proféticos mais comoventes e empolgantes da Bíblia”. Em seguida, leia com os alunos 1 Tessalonicenses 4.15-18. Depois copie no quadro os cinco estágios do arrebatamento que 1 Tessalonicenses 4.15-18 apresenta. Discuta com os alunos cada um dos estágios do arrebatamento:

“O próprio Senhor descerá do céu com alarido e com som de trombetas;

Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;

Nós que estivermos vivos e permanecermos na Terra seremos ‘arrebatados’ (gr. harpazo) juntamente com eles nas nuvens;

Encontraremos o Senhor;

Estaremos sempre com Ele. O apóstolo Paulo também revelou o que chamou de ‘mistério’ a respeito do arrebatamento. Em 1 Coríntios 15.51-53, ele explicou que alguns crentes não dormiriam (morreriam), mas seus corpos seriam instantaneamente transformados.

 

 II. O ARREBATAMENTO E A RESSSURREIÇÃO DOS MORTOS

 1. A ignorância acerca dos mortos (1Ts 4.13). Ao fazermos uma leitura atenta das primeiras Epistolas aos Tessalonicenses e Coríntios, vemos que os crentes tinham muitas dúvidas acerca dos mortos em Cristo (1Co 15.12-23,35-54). Erroneamente, acreditavam que na volta de Jesus, os que já haviam morrido não tinham mais esperança de ressuscitar. Atualmente, muitos também têm dúvidas quando o assunto é acerca dos que já dormem. Porém, a Palavra de Deus assegura-nos que os mortos hão de ressuscitar: “Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele” (1Ts 4.14). Em outra ocasião, tratando desse mesmo assunto, Paulo ainda afirma: “Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem. Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda” (1Co 15.20-23). Não precisamos nos preocupar com aqueles que já dormem com o Senhor, pois quando chegarmos aos céus os encontraremos.

2. A primeira e a segunda ressurreição. É a ressurreição dos salvos, daqueles que esperam a volta de Jesus. O primeiro a dar início à primeira ressurreição foi Jesus. Ninguém reviveu, vencendo a morte física, definitivamente ou para sempre, antes dEle. Cristo é “as primícias dos que dormem”, conforme disse Paulo (1Co 15.20). Contudo, na primeira ressurreição, farão também parte desse evento glorioso: “as duas testemunhas” (Ap 11.1-12); o grupo dos “mártires”, aqueles que aceitarão a Cristo na “grande tribulação” (Ap 7.9-17). A segunda ressurreição será para os ímpios, após o milênio (Ap 20.5,6).

3. A transformação dos crentes que estiverem vivos quando Jesus voltar. Os salvos que estiverem vivos na volta de Jesus serão arrebatados e transformados (1Ts 4.17). A transformação dos vivos é um mistério: “Eis aqui vos digo um mistério: [...] nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revista da imortalidade” (1Co 15.51-53). Pela transformação, o corpo se tornará espiritual e glorificado.

Diz a Bíblia “que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrrupção” (1Co 15.50). Com corpos glorificados, semelhantes ao de Jesus (Fp 3.21), os salvos poderão ir “ao encontro do Senhor nos ares”.

 

 

SÍNTESE DO TÓPICO (II)

 Os que estiverem vivos na segunda vinda de Cristo serão arrebatados e os que morreram em Cristo ressuscitarão para a vida eterna.

  

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO

 Professor, reproduza o quadro abaixo para seus alunos. Analise, juntamente com eles, os eventos do arrebatamento.


 II. ANTES DO ARREBATAMENTO E DEPOIS DELE

 1. Antes, é preciso vigilância. Como já é do seu conhecimento, todo crente deve estar preparado a cada dia, a cada instante para o arrebatamento. Ao deitar e ao levantar, o crente precisa estar preparado espiritualmente, pois, quando “a trombeta de Deus” tocar, anunciando a volta de Cristo, não haverá mais tempo, um segundo sequer, para alguém se preparar. Os pais não poderão avisar aos filhos; os esposos não poderão avisar às esposas e vice-versa. Todos esses alertas devem ser dados agora, no dia que se chama hoje. Porque, no arrebatamento, os eventos finais serão de uma rapidez surpreendente, “num abrir e fechar de olhos” (1Co 15.52).

2. Depois, viveremos felizes para sempre. Jesus, a expressão máxima do amor de Deus, voltará para buscar a sua amada Igreja (Jo 14.3). A Igreja, a “Noiva do Cordeiro”, há de se encontrar com seu “Noivo”, nas nuvens, e viverão felizes por toda a eternidade. Desde o seu início, a Igreja tem sofrido todo tipo de perseguição e infortúnio. Mas em todos os embates, ela saiu vitoriosa. Porque Jesus, o Noivo, afirmou: “[...] edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18). Atualmente a Igreja e os crentes são perseguidos em muitos países, mas a Noiva do Senhor subirá ao encontro dEle, para encontrá-lo “nas nuvens” (1Ts 4.17). João viu o final da história dos cristãos e alegrou-se muito: “Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou” (Ap 19.7).

 

SÍNTESE DO TÓPICO (III)

 Antes do arrebatamento estamos sujeitos às intempéries da vida, mas depois do arrebatamento viveremos felizes para sempre com Jesus Cristo.

 

CONCLUSÃO

 No grande evento (o arrebatamento da Igreja), esperado pelos salvos, dar-se-á a reunião de todos os filhos de Deus, que nEle creem, desde a fundação do mundo. Os mortos serão ressuscitados e os vivos serão arrebatados. Por isso, se você crê no arrebatamento da Igreja, tenha esperança e procure purificar-se a cada dia mais, pois em breve a Igreja do Senhor não estará mais neste mundo tenebroso (1Jo 3.3).

 

PARA REFLETIR

 A respeito da Escatologia Bíblica, responda:

 Na primeira fase da sua vinda, no arrebatamento da Igreja, Jesus tocará na Terra?

Na primeira fase de sua vinda, no arrebatamento da Igreja, Jesus não tocará na Terra.

 Qual o significado da palavra arrebatamento?

A palavra arrebatamento no grego é harpazo. Este vocábulo dá a ideia de rapto, ou de remoção repentina, de modo súbito.

 Quem será arrebatado?

Todos os salvos que foram transformados mediante o novo nascimento.

 Quem foi feito as primícias dos que dormem?

Jesus Cristo.

 Quem fará parte da primeira ressurreição?

Os salvos que esperam a volta de Jesus.

 

 O arrebatamento da Igreja

 Caro professor, a doutrina da Segunda Vinda do Senhor tem dois aspectos que precisam ser destacados: o secreto e o público. São duas as etapas que constituem a Segunda Vinda do Senhor. A primeira é visível somente para a Igreja, mas invisível ao mundo; a segunda etapa é visível a todas as pessoas, pois “todo olho verá”. Na presente lição, o aspecto tratado será o primeiro, ou seja, a doutrina do Arrebatamento da Igreja.

Ao introduzir a lição desta semana na classe, defina o termo “arrebatamento”. Mostre aos alunos que o termo se origina da palavra grega harpagêsometha que significa “àquilo que é frequentemente chamado”. Refere-se à ideia de se encontrar com o Senhor para celebrá-lo como Ele é. A ideia de nos encontrarmos com o Senhor faz um paralelo com 1 Tessalonicenses 4.15, onde a palavra parousia aparece determinando os seguintes significados: “presença” e “vinda” do Senhor. Por isso, há algumas linhas de pensamentos distintas, em que outros irmãos em Cristo consideram que o Arrebatamento e a Vinda Gloriosa serão um só evento.

Entretanto, o contexto do Arrebatamento como um acontecimento distinto à Vinda Gloriosa está nos escritos do apóstolo Paulo. Este tinha em mente o arrebatamento quando exortava os crentes do Novo Testamento a terem esperança: “nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1Ts 4.17). Textos como Colossenses 3.4; Judas 14 dão conta dos crentes voltando com Cristo para julgar os ímpios após o Arrebatamento da Igreja.

 


Revista na Íntegra

Lição 13, Betel, O ESPÍRITO SANTO e o arrebatamento da Igreja, 4Tr22, Pr Henrique, EBD NA TV.

 

TEXTO ÁUREO

“Quem tem ouvidos, ouça o que o ESPÍRITO diz às igrejas." Apocalipse 3.13

 

VERDADE APLICADA

Podemos confiar que o ESPÍRITO SANTO, como nosso Consolador, continuará operando em nós, nos ajudando e avivando a esperança pela volta de JESUS CRISTO.

 

OBJETIVOS DA LIÇÃO

- Explicar o que é a regeneração.

- Mostrar a importância da santificação para o cristão.

- Conscientizar acerca do arrebatamento da Igreja.

 

TEXTOS DE REFERÊNCIA - 1TESSALONICENSES 4.13-16

13 Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. 14 Porque, se cremos que JESUS morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele 15, Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. 16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de DEUS; e os que morreram em CRISTO ressuscitarão primeiro.

 

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA Sl 16.3 DEUS tem prazer nos Seus santos.

TERÇA Jo 16.13 O ESPÍRITO SANTO é o ESPÍRITO da Verdade.

QUARTA Cl 3.9 Devemos nos despir do pecado

QUINTA 1Ts 3.13 JESUS buscará apenas os santos

SEXTA  Tt 3.5 O lavar regenerador do ESPÍRITO SANTO

SÁBADO Ap 22.11 Quem é santo santifique-se mais

 

HINOS SUGERIDOS - 237, 242, 346

 

MOTIVO DE ORAÇÃO

Ore para que a Igreja não perca a desejo de estar com JESUS naquele Grande Dia.

 

INTRODUÇÃO

Encerrando o trimestre, veremos a importância de buscarmos continuamente sermos cheios do ESPÍRITO SANTO para um viver santo, cumprindo a missão e não perdermos a expectativa do retorno de JESUS CRISTO para buscar a Sua Igreja.

 

RESUMO DA LIÇÃO 13 - O ESPÍRITO SANTO e o arrebatamento da Igreja

1- O ESPÍRITO SANTO na vida da Igreja.

1-1- Evidências de uma Igreja que está se preparando para o arrebatamento.

1-2- A Igreja cheia do ESPÍRITO SANTO.

1-3- O ESPÍRITO SANTO protege a Igreja, que vive a expectativa do arrebatamento.

2- ESPÍRITO SANTO - o Consolador inseparável da Igreja.

2-1- O ESPÍRITO SANTO faz a Igreja ser reconhecida por seu amor.

2-2- O ESPÍRITO SANTO gera esperança aos crentes de um futuro glorioso.

2-3- É o ESPÍRITO SANTO quem opera a regeneração.

3- Sem santificação ninguém verá o Senhor.

3-1- A santificação prepara a Igreja para o arrebatamento.

3-2- A Noiva deve permanecer pura e imaculada a

3-3- Será arrebatado o crente que estiverem comunhão com o ESPÍRITO SANTO.

 

1- O ESPÍRITO SANTO na vida da Igreja.

O ESPÍRITO SANTO, como o outro Consolador prometido por Nosso Senhor JESUS [Jo 14.16], está atuante no Corpo de CRISTO, revestindo de poder, concedendo dons espirituais, guiando o povo de DEUS em toda a verdade, produzindo o fruto com as qualidades do caráter de CRISTO e preparando, despertando e alertando o povo de DEUS quanto à necessidade de aguardar a "bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande DEUS e nosso Senhor JESUS CRISTO" [Tt 2.13]

 

1-1- Evidências de uma Igreja que está se preparando para o arrebatamento.

 Ao refletirmos sobre o tema deste subtópico, nossa mente é direcionada para a Igreja dos tempos apostólicos, pois vemos em Atos e nas Epístolas características que marcaram aquela geração. Foi urna geração marcada: pelo revestimento de poder; intenso comprometimento com a proclamação da Palavra de DEUS; expectativa quanto à segunda vinda de JESUS; pela ênfase no ensino quanto à perseverança, testemunho de vida, santificação e   cultivo de virtudes cristãs. Portanto, é nas páginas das Escrituras Sagradas que devemos buscar a identificação que deve prevalecer na atual geração do povo de DEUS que está se preparando para o arrebatamento.

 

1-2- A Igreja cheia do ESPÍRITO SANTO.

O batismo no ESPÍRITO SANTO não elimina a necessidade de a Igreja buscar uma constante renovação. Não encontramos no Novo Testamento o ensino de que o salvo ao ser cheio do ESPÍRITO uma vez, sempre estará cheio [At 4.8; 4.31; 13.9]. O apóstolo Paulo exortou a Igreja: "enchei-vos do ESPÍRITO" [Ef 5.18], ou seja, literalmente "continuar sendo cheios" ou "ser enchido repetidas vezes". Não podemos desprezar o preparo concedido pelo ESPÍRITO SANTO ao longo da caminhada cristã, estimulando o salvo em todo o seu ser: mente, coração, vontade. Faz a diferença em todas as áreas da vida como podemos observar em Efésios 5.19 a 6.1-9.

 

1-3- O ESPÍRITO SANTO protege a Igreja, que vive a expectativa do arrebatamento.

Ao fazermos uma leitura aprimorada dos evangelhos, vemos que JESUS recomendou aos discípulos que não dessem início a qualquer obra, sem que antes eles tivessem recebido o ESPÍRITO SANTO. Desse modo, JESUS os adverte para ficar em Jerusalém até que recebessem a promessa de DEUS PAI [At 1.4-5]. Após ter ressuscitado e ser elevado ao céu, JESUS cumpre a Sua promessa de que não deixaria órfãos os Seus seguidores. Assim, Ele enviou o outro Consolador, como havia dito [Jo 14.16-17]. Notamos que o ESPÍRITO SANTO encheu a vida dos discípulos para eles receberem ousadia para pregar a Palavra de DEUS e preparar a Igreja para estar eternamente com o Nosso Senhor nos céus.

 

2- ESPÍRITO SANTO - o Consolador inseparável da Igreja.

Após a ascensão de JESUS, os primeiros discípulos aguardaram, em oração, o cumprimento da promessa de que seriam revestidos de poder, por intermédio da virtude do ESPÍRITO SANTO, que seria enviado. A partir da descida do ESPÍRITO SANTO [At 2] e após a primeira pregação, muitos se convertem, são batizados e tem início a organização de várias igrejas locais. Assim tem sido até os dias de hoje.

 

2-1- O ESPÍRITO SANTO faz a Igreja ser reconhecida por seu amor.

É preciso que hoje a Igreja permaneça atenta aos registros no Novo Testamento e procure permanecer aplicando os princípios ali expostos sobre sua atuação neste mundo. Enquanto a Igreja crescia, os apóstolos, cheios do ESPÍRITO SANTO, exalavam o amor e o cuidado para com todos. Assim, o esfriamento do amor deve ser evitado pela Igreja que espera pela vinda do Senhor [1Ts 4.13-18]. Desde o início DEUS tem derramado o Seu amor pelo Seu ESPÍRITO e, assim, a Igreja tem sido atuante e se desenvolvido. Assim, de igual modo, se agirmos como a Igreja de Atos dos Apóstolos, fazendo o uso do amor, DEUS fará a Igreja crescer e florescer e seremos uma igreja saudável, uma igreja cheia do ESPÍRITO SANTO.

 

2-2- O ESPÍRITO SANTO gera esperança aos crentes de um futuro glorioso.

 A esperança de encontrar com CRISTO é essencial para a vida do crente. Se a pessoa não tem essa esperança, qual é o propósito da sua vida cristã? Paulo diz que se esperarmos em CRISTO só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens [1Co 15.19]. A partir da compreensão deste texto, entendemos que necessitamos do auxílio do ESPÍRITO SANTO para nos ajudar a esperar por algo que não vemos [Rm 15.13]. O ESPÍRITO SANTO nos faz acreditar que CRISTO cumprirá o que disse, que preparará um lugar para estarmos juntamente com Ele [Jo 14.2]. A esperança que temos é que Ele voltará para nos buscar.

 

2-3- É o ESPÍRITO SANTO quem opera a regeneração.

A palavra regeneração remete a nascer de novo, nascer do ESPÍRITO, estar em CRISTO, se tornar uma nova criatura [Jo 3.3-6; 2Co 5.17]. Na Bíblia fica implícita a ideia de que a regeneração é a atuação divina que proporciona um novo coração no homem, transformando-o em nova criatura. Assim, o grande trabalho do ESPÍRITO SANTO é a obrada regeneração na vida do homem, já que nem todos atendem a esse chamado. Para fazer parte do Reino de DEUS, é necessário tornar-se uma nova criatura e nascer do ESPÍRITO.

 

3- Sem santificação ninguém verá o Senhor.

Entristecemos o ESPÍRITO que reside em nós todas as vezes que atuamos de forma adversa aos ensinamentos da Palavra de DEUS. Dentre os seus múltiplos ensinamentos, somos orientados a nos santificar [Hb 12.14]. Neste processo, santificar-se é abster-se de pecar pela atuação do ESPÍRITO SANTO, para servir ao Senhor.

 

3-1- A santificação prepara a Igreja para o arrebatamento.

Paulo, sabedor que a cada dia que passa ficamos mais próximos da volta de CRISTO, em sua carta direcionada aos crentes da Galácia, ele os adverte a andar em ESPÍRITO e não praticar a concupiscência da carne [Gl 5.16]. Apoiado na fé e crendo que o ESPÍRITO SANTO está preparando um povo, a Igreja, para as Bodas do Cordeiro, Paulo os adverte a andar no ESPÍRITO, para que não fossem surpreendidos naquele grande dia. Já em sua carta à igreja de Tessalônica, Paulo afirma que DEUS nos escolheu para a salvação mediante a santificação do ESPÍRITO [2Ts 2.13].

 

3-2- A Noiva deve permanecer pura e imaculada a espera do Noivo.

No Novo Testamento, CRISTO é o Noivo e a Igreja, a Noiva. O Noivo não vai voltar para uma Noiva infiel, ineficaz e conivente com o pecado, que perdeu a sua pureza, zelo e presença do ESPÍRITO. Paulo usa esse simbolismo em sua carta aos Efésios no capítulo cinco. CRISTO voltará para uma Noiva distinta, fervorosa, afetuosa e santa. Desse modo a Noiva se reunirá ao Esposo e essa oficial “cerimônia de casamento" será realizada e, então, estaremos para sempre com o Senhor [1Ts 4.17].

 

3-3- Será arrebatado o crente que estiverem comunhão com o ESPÍRITO SANTO.

Se quisermos ser participantes do arrebatamento da Igreja, precisamos manter uma comunhão diária com o ESPÍRITO SANTO. Se bem observado, a comunhão do ESPÍRITO tem a ver com nossa salvação e vida com DEUS. Paulo deixou registrado sobre a importância desta comunhão na vida de todos: "A graça do Senhor JESUS CRISTO, e o amor de DEUS, e a comunhão do ESPÍRITO SANTO sejam com vós todos. Amém!" [2Co 13.13].

 

CONCLUSÃO

Vimos nesta última lição que manter a santificação, a pureza e a comunhão com o ESPÍRITO SANTO é nossa responsabilidade para que naquele Grande Dia estejamos preparados para o encontro com o Noivo nos ares.