Escrita, Lição 1, CPAD, Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da
Igreja, 1Tr25, Comentários Extras Pr Henrique, EBD NA TV
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ESBOÇO DA LIÇÃO 1 CPAD
I – AS AMEAÇAS DOS LOBOS VORAZES
1. Os cuidados pastorais (At 20.28)
2. “Depois da minha partida” (v.29)
3. A origem dos falsos mestres (v.30)
II – O QUE É APOLOGÉTICA?
1. Definição (1 Pe 3.15)
II – O QUE É APOLOGÉTICA?
1. Definição (1 Pe 3.15)
2. A que defesa Pedro se refere? (v.16)
3. Por que devemos combater as heresias? (3.16)
3. Por que devemos combater as heresias? (3.16)
III - O QUE SÃO HERESIAS?
1. Seitas e heresias
2. “Hairesis” no Novo Testamento
3. Heresias de perdição (2 Pe 2.1)
TEXTO ÁUREO
“Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da
comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela
fé que uma vez foi dada aos santos.” (Jd
3)
VERDADE PRÁTICA
Heresias são crenças e práticas contrárias ao pensamento bíblico
que distorcem os pontos principais da doutrina bíblica.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda - Mt 7.15 O cuidado para não ser enganado(a) pela aparência
Terça - 1 Co 11.19 As heresias podem ser internas, causando divisão na
igreja
Quarta - Fp 1.16 O apóstolo Paulo foi chamado para defender o
Evangelho
Quinta - Tt 1.9 Admoestando com a sã doutrina para convencer os
contradizentes
Sexta - Tt 3.10 Não insistir com o herege contumaz
Sábado - Hb 6.1, 2 Nunca deixar de observar os fundamentos da fé cristã
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE - Atos 20.28-31; 1 Pedro 3.15,16; 2 Pedro 2.1-3
Atos 20.28 - Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre
que o ESPÍRITO SANTO vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de DEUS,
que ele resgatou com seu próprio sangue.
29 - Porque eu sei
isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que
não perdoarão o rebanho.
30 - E que, dentre vós
mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os
discípulos após si.
31 - Portanto, vigiai,
lembrando-vos de que, durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar,
com lágrimas, a cada um de vós.
1 Pedro 3.15 - antes, santificai a CRISTO, como Senhor, em
vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a
qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,
16 - tendo uma boa
consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores,
fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom procedimento em CRISTO.
2 Pedro 2.1 - E também houve entre o povo falsos profetas, como
entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente
heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si
mesmos repentina perdição.
2 - E muitos seguirão
as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade;
3 - e, por avareza,
farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo
não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.
HINOS
SUGERIDOS: 306, 505, 559 da Harpa Cristã
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ESBOÇO DA LIÇÃO 1 CPAD
I – AS AMEAÇAS DOS LOBOS VORAZES
1. Os cuidados pastorais (At 20.28)
2. “Depois da minha partida” (v.29)
3. A origem dos falsos mestres (v.30)
II – O QUE É APOLOGÉTICA?
1. Definição (1 Pe 3.15)
II – O QUE É APOLOGÉTICA?
1. Definição (1 Pe 3.15)
2. A que defesa Pedro se refere? (v.16)
3. Por que devemos combater as heresias? (3.16)
3. Por que devemos combater as heresias? (3.16)
III - O QUE SÃO HERESIAS?
1. Seitas e heresias
2. “Hairesis” no Novo Testamento
3. Heresias de perdição (2 Pe 2.1)
TEXTO ÁUREO
“Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.” (Jd 3)
VERDADE PRÁTICA
Heresias são crenças e práticas contrárias ao pensamento bíblico que distorcem os pontos principais da doutrina bíblica.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Mt 7.15 O cuidado para não ser enganado(a) pela aparência
Terça - 1 Co 11.19 As heresias podem ser internas, causando divisão na igreja
Quarta - Fp 1.16 O apóstolo Paulo foi chamado para defender o Evangelho
Quinta - Tt 1.9 Admoestando com a sã doutrina para convencer os contradizentes
Sexta - Tt 3.10 Não insistir com o herege contumaz
Sábado - Hb 6.1, 2 Nunca deixar de observar os fundamentos da fé cristã
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Atos 20.28-31; 1 Pedro 3.15,16; 2 Pedro 2.1-3
Atos 20.28 - Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o ESPÍRITO SANTO vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de DEUS, que ele resgatou com seu próprio sangue.
29 - Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho.
30 - E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.
31 - Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar, com lágrimas, a cada um de vós.
1 Pedro 3.15 - antes, santificai a CRISTO, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,
16 - tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom procedimento em CRISTO.
2 Pedro 2.1 - E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
2 - E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade;
3 - e, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.
HINOS SUGERIDOS: 306, 505, 559 da Harpa Cristã
SUBSÍDIOS EXTRAS PARA A LIÇÃO 1 CPAD
)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
Retirado do Prefácio do livro "Desmascarando as seitas", Natanael Rinaldi, Paulo Romeiro, (Prefácio de Pr. Ezequias Soares da Silva) - Instituto Cristão de Pesquisas - CPAD - 1996 - 3. edição 1997. Rio de Janeiro - RJ.
http://www.infobrasil.org/
Lc 10.19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum.
"Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo CRISTO" (Cl 2.8).
Firmes na Palavra poderemos desmascarar as sutilezas e os ataques de Satanás contra a Igreja de CRISTO.
COLOSSENSES 2.4-11
4. E digo isto para que ninguém vos engane com palavras persuasivas. 5. Porque, ainda que esteja ausente quanto ao corpo, contudo, em ESPÍRITO, estou convosco, regozijando-me e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em CRISTO. 6. Como, pois, recebestes o Senhor JESUS CRISTO, assim também andai nele, 7. arraigados e edificados nele e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, crescendo em ação de graças. 8. Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo CRISTO; 9. porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. 10. E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo principado e potestade; 11. No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo da carne: a circuncisão de CRISTO.
FILOSOFIAS E VÃS SUTILEZAS... NÃO SEGUNDO CRISTO. Paulo nos adverte a vigiar contra todas as filosofias, religiões e tradições que destacam a importância do homem à parte de DEUS e de sua revelação escrita. Hoje, uma das maiores ameaças teológicas contra o cristianismo bíblico é o "humanismo secular", que se tornou a filosofia de base e a religião aceita em quase toda educação secular e é o ponto de vista aprovado na maior parte dos meios de comunicação e diversão no mundo inteiro. (1) Que ensina a filosofia do humanismo? (a) Ensina que o homem, o universo e tudo quanto existe é apenas matéria e energia moldadas ao acaso. (b) Afirma que o homem não foi criado por um DEUS pessoal, mas que resultou de um processo evolutivo. (c) Rejeita a crença num DEUS pessoal e infinito, e nega ser a Bíblia a revelação inspirada de DEUS à raça humana. (d) Afirma que não existe conhecimento à parte das descobertas feitas pelo homem, e que a razão humana determina a ética apropriada para a sociedade, fazendo do ser humano a autoridade máxima neste particular. (e) Procura modificar ou melhorar o comportamento humano mediante educação, redistribuição econômica, psicologia moderna ou sabedoria humana. (f) Crê que padrões morais não são absolutos, e sim relativos e determinados por aquilo que faz as pessoas sentirem-se felizes, que lhes dá prazer, ou que parece bom para a sociedade, de acordo com os alvos estabelecidos por seus líderes; deste modo, os valores e moralidade bíblicos são rejeitados. (g) Considera que a autorrealização do homem, sua autossatisfação e seu prazer são o sumo bem da vida. (h) Sustenta que as pessoas devem aprender a lidar com a morte e com as dificuldades da vida, sem crer em DEUS ou depender dEle. (2) A filosofia do humanismo começou com Satanás e é uma expressão da sua mentira de que o homem pode ser igual a DEUS (Gn 3.5). As Escrituras identificam os humanistas como os que "mudaram a verdade de DEUS em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador" (Rm 1.25). (3) Todos os dirigentes, pastores e pais cristãos devem envidar seus máximos esforços em proteger seus filhos da doutrinação humanista, desmascarando-lhes os erros e instilando nas mentes deles um desprezo santo pela sua influência destrutiva (Rm 1.20-32; 2 Co 10.4,5; 2 Tm 3.1-10; Jd 4-20; ver 1 Co 1.20; 2 Pe 2.19).
CIRCUNCISÃO NÃO FEITA POR MÃO. No AT, a circuncisão era o sinal de que o israelita estava em relacionamento pactual com DEUS (ver Gn 17.11). Simbolizava a remoção ou separação do pecado e de tudo quanto era ímpio. O crente segundo o concerto do NT passou por uma circuncisão espiritual, a saber: o despojar "do corpo da carne". Trata-se de um ato espiritual, mediante o qual CRISTO remove nossa velha criação irregenerada e rebelde contra DEUS, e nos comunica a vida espiritual ou ressurreta de CRISTO (vv. 12,13); é uma circuncisão do coração (Dt 10.16; 30.6; Jr 4.4; 9.26; Rm 2.29).
Desde os tempos bíblicos, Satanás vem usando os seus agentes a fim de levar o povo de DEUS a desacreditar na Bíblia, na divindade e na obra redentora de CRISTO. Temos de estar devidamente preparados para detectar e desmascarar suas sutilezas. Sem dúvida, esse é um dos maiores desafios da igreja de CRISTO nestes últimos dias.
OS ARDIS DE SATANÁS
1. Seus disfarces.
Desde a fundação da Igreja, os falsos mestres vêm disfarçando-se entre os filhos de DEUS para disseminar suas heresias.
JESUS disse que os mestres do erro se apresentam vestidos como ovelhas, mas na realidade são lobos devoradores" (Mt 7.15).
2. Suas estratégias.
Os mestres do erro são classificados pela Bíblia como:
a- "falsos apóstolos".
b- "obreiros fraudulentos".
c- Agentes de Satanás.
Os expositores sectários preocupam-se com a aparência, para apresentar o seu movimento como um paraíso perfeito (2Tm 3.5)
Os que caem nas armadilhas, uma vez fisgados por eles, dificilmente conseguem libertar-se:
a- Por causa da lavagem cerebral que recebem.
b- Em razão do terrorismo psicológico.
c- Em razão da pressão que sofrem de seus líderes.
A PERÍCIA DOS HERESIARCAS
1. Palavras Persuasivas (v.4).
Os falsos mestres se envolviam dentro do legalismo judaico com:
a- Circuncisão.
b- Preceitos dietéticos.
c- Guarda de dias.
d- Gnosticismo.
O verbo grego "Paralogizomai" descreve com precisão a perícia dos falsos mestres na exposição de suas heresias e significa "enganar, seduzir com raciocínios capciosos"
2. O JESUS que recebemos (vv. 6,7 ).
O apóstolo insiste que devemos andar de acordo com o evangelho, a fim de ficarmos arraigados, edificados e firmados na Palavra de DEUS.
Os falsos ensinos se introduzem entre nós por alguns pontos aparentemente comuns a nós e a eles.
3. A simplicidade do evangelho.
A mensagem do evangelho é simples e qualquer ser humano, independentemente de seu preparo intelectual e origem, é capaz de entender; basta dar lugar ao ESPÍRITO SANTO, que convence o homem "do pecado, da justiça e do juízo" (]o 16.8).
A conversão ao cristianismo não se dá por:
a- Estratégia de marketing.
b- Técnicas persuasivas.
c- "Curso de lógica" .
A conversão ao cristianismo se dá por:
Resultado da pregação da mensagem do evangelho.
AS SUTILEZAS DO ERRO
1. "Ninguém vos faça presa sua" (v. 8a).
O significado da “presa” revela o que acontece, ainda hoje, com os adeptos das seitas.
O verbo grego que descreve o estado espiritual dos que seguem os falsos mestres e significa "levar como despojo, prisioneiro de guerra, sequestro, roubo" é sylagõgeõ.
2. "Por meio de filosofias" (v. 8b).
Não há indícios de que o apóstolo esteja fazendo alusão às escolas filosóficas da Grécia.
As filosofias predominantes do mundo romano na era apostólica e são mencionadas em o Novo Testamento (At. 17.18) e são denominadas
a- O estoicismo:
Estóico é o seguidor do filósofo grego Zenon, que morreu em 265 a.C. Zenon ensinava que o mais alto objetivo do ser humano é viver de acordo com a sua razão e praticar a virtude. Esta consiste em dominar as paixões, em não se sentir atraído pelo prazer e em não se deixar vencer pelo sofrimento (At 17.18-20).
b- O epicurismo.
Epicureu é o seguidor do filósofo Epicuro, que morreu em 270 a.C. Ele ensinava que o maior bem na vida é a felicidade, entendida como a libertação do sofrimento e do medo (At 17.18-20).
"Filosofias" de que Paulo trata são conceitos mundanos, contrários à doutrina e à ética cristã.
3. "Vãs sutilezas" (v. 8e).
Engano e sutileza, nesse contexto, significam a mesma coisa.
A palavra grega "Apate" é traduzida por "engano" (Ef 4.22), "sedução" (Mt 13.22) ou sutileza?
4. "Segundo a tradição dos homens" (v. 8d).
Não é a tradição apostólica nem judaica, mas um sincretismo de elementos cristãos, judaicos e pagãos: angelolatria e ascetismo, por pela exemplo.
As práticas que se opunham ao evangelho, não sendo a tradição apostólica nem judaica, mas um sincretismo de elementos cristãos, judaicos e pagãos, são:
a- Angelolatria.
b- Ascetismo.
c- Tradição humana.
OS RUDIMENTOS DO MUNDO
1. O significado de "rudimentos" (v. 8).
A expressão "rudimentos do mundo", literalmente é: "elementos do universo", ou "rudimentos do mundo", em nossas versões.
2. O apóstolo se refere a que "rudimentos"?
Essa palavra é usada, também, com o sentido de "princípio básico" (Hb 5.12) e de "elementos judaicos" ou "adoração cósmica" do sincretismo helênico (GI 4.3, 9).
Aparece na filosofia grega a palavra stoicheion para os quatro elementos da natureza: terra, água, ar e fogo.
O apóstolo se refere a "rudimentos" que significa:
a- "princípio básico"
b-"elementos judaicos"
c- "adoração cósmica" do sincretismo helênico (GI 4.3, 9).
d- Referência aos poderes demoníacos que se opunham à CRISTO.
3. A deidade de CRISTO em jogo.
CRISTO é superior a todos os poderes (Ef 1.21).
As vãs filosofias são oriundas dos homens e do reino das trevas.
4. O significado de "toda a plenitude da divindade" (v.9).
Temos, neste contexto, o DEUS verdadeiro com toda a sua plenitude.
O povo de DEUS vive em constante batalha espiritual. O inimigo sempre trabalhou para desviar os crentes da vontade divina, induzindo-os a crenças falsas e práticas que desonram ao Criador. Por isso, devemos estar atentos quando um movimento religioso se apresenta com persuasão e argumentos aparentemente convincentes. Trata-se, geralmente, de alguém que pretende mostrar-nos algo que não está de acordo com a Palavra de DEUS.
O que Significa 'Seita'?
1. Etimologia. O historiador Flávio Josefo e muitos outros escritores antigos usaram a palavra 'hairesis" com o sentido de 'escola' de pensamento, 'doutrina' ou 'religião', sem conotação pejorativa. O verbo grego 'haireõ', de onde vem o substantivo em foco, significa 'escolher'. Na literatura clássica tem o sentido de escolha filosófica ou política. Todavia, o Novo Testamento traz essa palavra com o sentido de 'divisão, dissensão', pois lemos:
'E até importa que haja entre vós heresias, para os que são sinceros se manifestem entre vós' (1 Co 11: 19). A versão Almeida Atualizada traduziu por 'partido'; a NVI, por 'divergências'; a Tradução Brasileira, por 'facção'. A mesma palavra aparece em Gálatas 5.20 sendo traduzida por 'dissensão'. [.,,] Convém salientar que a palavra grega para 'heresias' em o Novo Testamento , é a mesma para 'seita', hairesis. O termo 'herege', que aparece em Tito 3.10, hairetikos, é adjetivo que vem do referido substantivo grego. O sentido de erro doutrinário, como 'heresia', no campo teológico que nós conhecemos hoje, aparece pela primeira vez em 2 s Pedro 2.1. É nessa acepção que refutamos tais heresias.
2. Conceituação. Atualmente a palavra 'seita' é usada para designar as religiões heterodoxas ou espúrias. É uma palavra já desgastada, trazendo em si, muitas vezes, um tom pejorativo. São grupos que surgiram de uma religião principal e seguem as normas de seus líderes ou fundadores e cujos ensinos divergem da Bíblia nos principais pontos da fé cristã. São uma ameaça ao cristianismo histórico e um problema para as igrejas.
3. Problemas. [...] As heresias afetam os pontos principais da doutrina cristã, no que diz respeito a DEUS: Trindade, o Senhor JESUS CRISTO e o ESPÍRITO SANTO; ao homem: natureza, pecado, salvação, origem e destino; aos anjos. à igreja e às Escrituras Sagradas. O mais grave erro é quando diz respeito à Divindade. Errar em outros pontos da fé cristã pode até não afetar a salvação, mas a doutrina de DEUS é inviolável. Negar 'o Senhor' é trazer sobre si repentina destruição.
Os novos movimento internos como a Confissão Positiva e o G-12 não devem ser classificados como seitas, pois além de não afetarem os pontos salientes da fé cristã, seus ensinos e práticas não são necessariamente heresias, mas aberrações doutrinárias. O efeito destrutivo pode ser pior do que os movimentos externos, pois Satanás se utiliza, muitas vezes, da arrogância ou da ignorância dos mentores dessas inovações para causar divisões nas igrejas." (SOARES, Esequias. Manual de apologética cristã. Rio de Janeiro: CPAD, 2002. p.25-7.)
ORTODOXIA E HERESIA
"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como
aos que te ouvem" (Í Tm 4.16).
Não é necessário ser erudito para permanecer salvo, mas é dever do cristão saber discernir a doutrina ortodoxa da doutrina herética.
2 PEDRO 2.1-41 - E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. 2 - E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade; 3 - e, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. 4 - Porque, se DEUS não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo.
HEBREUS 6.1,2
1 - Pelo que, deixando os rudimentos da doutrina de CRISTO, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em DEUS, 2 - E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.
SUGESTÕES
1. Destaque os números relacionados às grandes religiões e à grande quantidade de seitas existentes.
Mostre o grande desafio que esta realidade traz para a Igreja e para cada um de nós individualmente.
2. Enfatize a proliferação das seitas como algo que, sobretudo, deve fazer parte das principais preocupações da Igreja, e despertar-nos para a pregação urgente do Evangelho que é, segundo Paulo, o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.
3. Mostre a necessidade que todo Cristão tem de conhecer dados históricos e de conteúdo doutrinário dos credos inseridos nesta lição. É sumamente importante que ele os compreenda e saiba relacioná-los com o credo de sua denominação.
ORIENTAÇÃO
Não se esqueça de frisar os quatro pontos fornecidos para identificação de uma seita.
Faça perguntas a si mesmo após o término de cada tópico.
Há 10 grandes religiões no mundo, além do Cristianismo. São elas:
Budismo, Confucionismo, Hinduísmo, Taoísmo, Jainismo, Xintoísmo, Zoroastrismo, Sikhismo, Islamismo e Judaísmo, e muitos milhares de seitas. Eis o desafio da Igreja.
1. Definição de seita. O termo como aparece na Bíblia significa facção, partido, grupo ou cisão. Inicialmente, não tinha caráter pejorativo (At 15.5; 24.5,14). Depois assumiu sentido negativo (Gl 5.19-21). Pode designar um subgrupo de dentro de alguma religião organizada, como os saduceus (At 5.17),fariseus(At 15.5; 26.5) ou dissensões no seio da própria Igreja (Rm 16.17; l Co 11.19).
2. No campo teológico. Os hereges "convertem a graça de DEUS em dissolução e negam a DEUS, único dominador e Senhor nosso, JESUS CRISTO" (Jd v. 4). Uma tal seita consiste num grupo de pessoas unânimes em torno de uma interpretação
particular da Bíblia, caracterizando-se por distorções do Cristianismo ortodoxo, no que diz respeito às doutrinas centrais da fé cristã. No Cristianismo do Século I, o termo heresia indicava a negação do evangelho pregado pêlos apóstolos (2 Pé 2. l; 2 Co 11.3,4; Gl l.8).
1. Definição de doutrina e sua origem. Doutrina é o conteúdo de um ensino ou crença. Ela pode ser divina (Mt 7.28; Jo 7.16; Tt 2.10); humana (Cl 2.22; Tt 1.14) e demoníaca (l Tm 4.1). A doutrina divina é a bíblica, ortodoxa e sadia. A humana e a de demônios são heréticas, que levam o homem à condenação e perdição.
2. Contribuição da doutrina. A doutrina responde às perguntas sobre DEUS, a Trindade: PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO, sobre a natureza humana, sobre a vontade de DEUS, sobre o nosso destino eterno. A perseverança na doutrina está relacionada à salvação (l Tm 4.16). O conhecimento e a prática da doutrina cristã nos protegem contra a heresia (l Tm 4.1-6; 2 Tm 2.18; Tt 1.11). Esse conhecimento não anula a espiritualidade do crente (l Co 2.14, 15; Rm 12.3). A doutrina contribui para a unidade da Igreja (Rm 16.17; l Co 1.10; Ef 4.12, 13).
3. O JESUS das seitas (2 Pé 2.1-4). As seitas distorcem as verdades fundamentais sobre CRISTO reveladas na Bíblia, e isso resulta num outro evangelho (Gl 1.6-8) e num outro JESUS (2 Co 11.4) que oferecem uma falsa salvação e um falso céu para os seus adeptos. As seitas modernas classificam-se em pseudocristãas, orientais, ocultistas e secretas.
3.1-Pseudocristãs. Testemunhas de Jeová, Adventismo do Sétimo Dia, Mormonismo, Meninos de DEUS (também conhecida por A Família), Tabernáculo da Fé, Só JESUS, Igreja de CRISTO Internacional (de Boston), Igreja da Unificação (Rev. Moon), Igreja Local de Witness Lee, Voz da Verdade, Testemunhas de Yerrochua e Igreja Pentecostal Unida do Brasil.
3.2-Orientais. Arte Mahikari, HareKrishna, Seicho-no-iê e Igreja Messiânica Mundial.
3.3-Ocultistas. Kardecismo, Legião da Boa Vontade, SANTO Daime, Racionalismo Cristão, Umbanda, Quimbanda, Candomblé. Cultura Racional, Ciência Cristã e Nova Era.
3.4-Secretas. Maçonaria, Ordem Rosacruz e Teosofismo. A Maçonaria não é apenas uma associação ou confraria; ela é, também, uma religião.
COMO IDENTIFICAR AS SEITAS
1. Negam a doutrina da Trindade. Os adeptos das seitas procuram salvar-se a si mesmos e, por essa razão, a Trindade lhes é um insulto, e daí, a rejeitarem ou a perverterem.
A única seita que não rejeita a Trindade são os Adventistas do Sétimo Dia; mas à semelhança das Testemunhas de Jeová, alegam que JESUS é o arcanjo Miguel; seus adeptos sequer sabem o que significa isso.
2. São exclusivistas. Os promotores e adeptos das seitas ensinam que a salvação é exclusiva ao seu grupo religioso. Isso é uma afronta à graça de DEUS e ao mérito do sacrifício de JESUS no Calvário. JESUS é o único Salvador, e somente Ele pode salvar (Jo 14.6; At 4.12). A Bíblia diz que a salvação está disponível, pela fé em CRISTO, a todos os que se arrependerem de seus peca-
dos (At 4.12; 10.43; Jo 3.15; Tt 2.11). "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Jl 3.32; Rm 10.13).
3. Além da Bíblia. Certas seitas e religiões negam explicitamente a autoridade da Bíblia; outras acrescentam algo a ela; e, ainda há as que declaram crer nela, mas na prática sequer incentivam seus adeptos à leitura da Palavra de DEUS. Colocam outros livros e líderes humanos como tendo a mesma autoridade da Bíblia ou acima dela.
A Bíblia é a nossa única regra de fé e prática, inspirada por DEUS (2 Tm 3.16). A Bíblia é a Palavra de DEUS (Mc 7.13), o Livro do Senhor (Is 34.16). O profeta adverte: "À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva" (Is 8.20).
4. Características das seitas.
Elas se caracterizam por apresentarem novas "revelações", novas interpretações da Bíblia, um outro JESUS, rejeição do Cristianismo ortodoxo, liderança muito forte, mudanças constantes em sua teologia, falsas profecias e salvação pelas obras.
OS CREDOS DA CRISTANDADE
1. As seitas e os credos. As seitas falsas além de mutilarem a Bíblia, rejeitam o Cristianismo histórico-ortodoxo. Suas crenças são oriundas das supostas revelações, subjetivismo, e da mentalidade de seus fundadores e líderes.
2. Formulação dos credos (Hb 6.1, 2). "Credo" vem do latim e significa "creio". Desde muito cedo na história do Cristianismo,
o credo tornou-se mais que um conjunto de crenças: é uma confissão de fé. Tem como objetivo sintetizar as doutrinas essenciais do Cristianismo para facilitar as confissões públicas, e conservar a doutrina contra as heresias.
3. Confissão de fé dos judeus. O primeiro credo da Bíblia está em Dt 6.4: "Ouve ó Israel, o Senhor nosso DEUS é o único Senhor", citado por JESUS como o primeiro de todos os mandamentos (Mc 12.29); ainda hoje é recitado pêlos judeus religiosos três vezes ao dia.
4. O Credo dos Apóstolos. É o mais antigo dos três principais credos da Igreja Cristã.
a) História. Diz a tradição que ele foi formulado pêlos apóstolos logo após a ressurreição de JESUS, e que cada um deles apresentou um artigo de fé. O texto mais antigo desse credo é datado de 700 d.C. Muitos crêem que esse documento constituía a confissão batismal daquela época.
b) Conteúdo. "Creio em DEUS PAI Todo-poderoso. E em JESUS CRISTO seu único FILHO, nosso Senhor, que nasceu do ESPÍRITO SANTO e da virgem Maria; que foi crucificado sob o poder de Pôncio Pilatos, morto e sepultado; ressuscitou ao terceiro
dia; subiu ao céu, e está sentado à mão direita do PAI, de onde há de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no ESPÍRITO SANTO; na santa Igreja; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo".
A Igreja Católica Romana, por sua própria conta, acrescentou a "Ave Maria" ao credo original.
5. Credo Niceno. O Credo Niceno foi formulado em 325 d.C. Ele contém princípios do credo anterior e novos elementos que lhe dão feição própria.
6. Credo Atanasiano. Ocupa-se da doutrina da Trindade. Todas as suas declarações podem ser confirmadas nas Escrituras.
a) História. O Credo de Atanásio foi formulado em 381 d.C. Ele é muito extenso para ser citado na íntegra. Citamos apenas alguns artigos.
b) Conteúdo.
A fé universal é esta: Adoramos um DEUS em trindade, e a trindade em unidade;
Não confundindo as Pessoas, nem dividindo a substância.
Pois existe uma Pessoa do PAI, outra do FILHO, e outra do ESPÍRITO SANTO.
Mas a deidade do PAI, do FILHO e do ESPÍRITO SANTO é toda uma só; a glória é igual e a majestade é coetema.
Tal como é o PAI, tal é o FILHO e tal é o ESPÍRITO SANTO.
O PAI é incriado, o FILHO é incriado, e o ESPÍRITO SANTO é incriado.
O PAI é imensurável, o FILHO é imensurável, o ESPÍRITO SANTO é imensurável.
O PAI é eterno, o FILHO é eterno, o ESPÍRITO SANTO é eterno.
E, no entanto, não são três eternos, mas há apenas um eterno.
Da mesma forma não há três incriados, nem três imensuráveis, mas um só incriado e um imensurável.
Assim também o PAI é onipotente, o FILHO é onipotente e o ESPÍRITO SANTO é onipotente.
No entanto, não há três onipotentes, mas sim, um onipotente.
Assim, o PAI é DEUS, o FILHO é DEUS, e o ESPÍRITO SANTO é DEUS.
No entanto, não há três deuses, mas um DEUS.
Assim o PAI é Senhor, o FILHO é Senhor, e o ESPÍRITO SANTO é Senhor.
Todavia não há três senhores, mas um Senhor.
Assim como a veracidade cristã nos obriga a confessar cada Pessoa individualmente como sendo DEUS e Senhor;
Assim também ficamos privados de dizer que haja três deuses ou senhores...
Mas as três Pessoas são coeternas, são iguais entre si mesmas;
De sorte que por meio de todas, como acima foi dito, tanto a unidade na trindade como a trindade na unidade devem ser adoradas.
7. Confissão de fé das Assembleias de DEUS. A Bíblia é a nossa única autoridade em matéria de fé, de doutrina e de conduta. Ela está acima de todos os credos e da tradição. Mas há a necessidade de se formular a nossa confissão de maneira que qualquer pessoa possa em resumo saber e entender o que cremos. Nosso Credo constitui-se de 14 artigos que aparecem em cada edição do jornal Mensageiro da Paz, p. 2. Ele começa com uma declaração trinitariana: "Cremos em um só DEUS, eternamente subsistente em três pessoas: o PAI, o FILHO e o ESPÍRITO SANTO" (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.2a; 2 Co 13.13).
CONCLUSÃO
A Bíblia é a única fonte para se discernir entre a ortodoxia bíblica e a heresia. Ela é a Palavra de DEUS inspirada; o único padrão que distingue o certo do errado. O movimento religioso que a rejeita, e tem aversão pêlos credos formulados pela Igreja Cristã nos primeiros séculos, é seita; e, como tal, é inimigo do Cristianismo bíblico e histórico.
Uma das principais obras do diabo é subtrair, ou acrescentar, coisas à Palavra de DEUS. Quando deixamos de priorizar o ensino das verdadeiras doutrinas bíblicas, contribuímos de forma significativa para a formação de crentes frágeis na fé, facilitando a disseminação das heresias. Mas o cristão bem estruturado, doutrinariamente, além de estar protegido contra as heresias, toma-se um apologista, um defensor da fé cristã.
Basicamente, dividimos as doutrinas bíblicas em três grupos:
1. Doutrina da salvação. Estuda a salvação que, pelo imensurável amor divino e somente através do sacrifício de CRISTO, foi oferecida ao homem.
2. Doutrinas da fé cristã. Estudam os temas mais variados: Bíblia Sagrada, Trindade, homem, pecado, fé, santificação etc. A compreensão dessas doutrinas requer estudo contínuo e sistemático das Sagradas Escrituras.
3. Doutrinas das últimas coisas.
Referem-se aos aspectos futuros da salvação bem como aos acontecimentos que hão de marcar o final dos tempos: arrebatamento da Igreja, grande tribulação, milênio, julgamento final etc.
Subsídio linguístico
Não são poucos os que confundem apostasia com heresia. Mas para que compreendamos perfeitamente as várias seitas, é necessário que saibamos distinguir uma da outra.
Apostasia é o abandono premeditado da fé. Para os profetas do Antigo Testamento, constituía-se num adultério espiritual. Já a heresia, é a abjuração parcial da fé.
A heresia, portanto, pode ser conceituada como uma doutrina contrária aos ensinamentos das Sagradas Escrituras. Ela tanto pode contrariar os ensinos quanto os costumes embasados pela Palavra de DEUS.
GLOSSÁRIO
Apologética: discurso para justificar, defender ou louvar.
Credo: normas ou preceitos que encerram as doutrinas fundamentais de uma igreja.
Ortodoxia: Fiel e exato cumprimento de uma doutrina. Absoluta conformidade com um princípio ou doutrina.
CREDO DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM IMPERATRIZ - MA
Cremos
1 - Em um só DEUS, eternamente subsistente em três pessoas: o PAI, o filho e o ESPÍRITO SANTO, Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29.
2 - Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão, 2 Tm 3.14-17.
3 - No nascimento virginal de JESUS, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus, Is 7.14; Rm 8.34; At 1.9.
4 - Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de DEUS, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de JESUS CRISTO é que o pode restaurar a DEUS, Rm 3.23; At 3.19.
5 - Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em CRISTO e pelo poder atuante do ESPÍRITO SANTO e da palavra de DEUS, para tornar o homem digno do reino dos céus, Jo 3.3-8.
6 - No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de DEUS pela fé no sacrifício efetuado por JESUS CRISTO em nosso favor, At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26; Hb 7.25; 5.9.
7 - No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do PAI, do FILHO e do ESPÍRITO SANTO, conforme determinou o Senhor CRISTO, Mt 28.19; Rm 6.1-6; Cl 2.12.
8 - Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de JESUS no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do ESPÍRITO SANTO, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de CRISTO, Hb 9.14; 1 Pe 1.15.
9 - No batismo bíblico com o ESPÍRITO SANTO que nos é dado por DEUS mediante a intercessão de CRISTO, com a evidência inicial de falar em outras línguas, conforme a sua vontade, At 1.5;2.4; 10.44-46; 19.1-7.
10 - Na sua atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo ESPÍRITO SANTO à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade, 1 Co 12. 1-12.
11 - Na segunda vinda premilenial de CRISTO, em duas fases distintas. Primeira - invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da grande tribulação; segunda - visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos, 1 Ts 4.16,17; 1 Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5; Jd 14.
12 - Que todos os cristãos comparecerão ante ao tribunal de CRISTO, para receber a recompensa dos seus feitos em favor da causa de CRISTO na terra, 2 Co 5.10.
13 - No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis, Ap 20.11-15. E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis, Mt 25.46.
PRINCIPAIS RELIGIÕES DO MUNDO - Dicionário Bíblico Ebenézer |
|
Cristianismo |
FUNDADOR: |
Islamismo |
PROFETA: |
Budismo |
FUNDADOR: JESUS CRISTO é indiferente para o Budismo. Os budistas do
Ocidente geralmente vêem JESUS como um homem iluminado. |
BIBLIOGRAFIA
Cristianismo em Crise, Hank Hanegraaff- CPAD.
Desmascarando as Seitas, Natanael Rinaldí e Paulo Romeiro - CPAD
Dicionário da Língua Portuguesa - Aurélio B. de Holanda.
Dicionário Teológico, Claudionor Corrêa de Andrade - CPAD.
O Sábado a Lei e a Graça, Abraão de Almeida - CPAD.
Seitas e Heresias, Raimundo F. Oliveira - CPAD.
LIÇÃO 1 – A SUTILEZA DE SATANÁS NO FIM DOS TEMPOS
HERESIAS E MODISMOS - CPAD
Comentarista: Esequias Soares – Lições do 2º Trimestre de 2006
Complementos, ilustrações e vídeos: Pr. Luiz Henrique de Almeida Silva
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I – AS AMEAÇAS DOS LOBOS VORAZES
1. Os cuidados pastorais (At 20.28)
2. “Depois da minha partida” (v.29)
3. A origem dos falsos mestres (v.30)
II – O QUE É APOLOGÉTICA?
1. Definição (1 Pe 3.15)
II – O QUE É APOLOGÉTICA?
1. Definição (1 Pe 3.15)
2. A que defesa Pedro se refere? (v.16)
3. Por que devemos combater as heresias? (3.16)
3. Por que devemos combater as heresias? (3.16)
III - O QUE SÃO HERESIAS?
1. Seitas e heresias
2. “Hairesis” no Novo Testamento
3. Heresias de perdição (2 Pe 2.1)
“Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.” (Jd 3)
Heresias são crenças e práticas contrárias ao pensamento bíblico que distorcem os pontos principais da doutrina bíblica.
Segunda - Mt 7.15 O cuidado para não ser enganado(a) pela aparência
Atos 20.28 - Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o ESPÍRITO SANTO vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de DEUS, que ele resgatou com seu próprio sangue.
30 - E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.
31 - Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar, com lágrimas, a cada um de vós.
1 Pedro 3.15 - antes, santificai a CRISTO, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,
2 Pedro 2.1 - E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
3 - e, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.
1. INTRODUÇÃO
Neste trimestre, seus alunos estudarão sobre as heresias e seitas que assolaram a Igreja Primitiva. Tais heresias assumiram uma nova roupagem no contexto da Igreja na atualidade. Diante desse malefício, é papel da Igreja rechaçar os falsos ensinamentos e combater qualquer tentativa de assolação à fé cristã. Para tratar sobre esse assunto, o comentarista desse trimestre é o pastor Esequias Soares, líder da Assembleia de DEUS em Jundiaí (SP), presidente da Sociedade Bíblica do Brasil, presidente da Comissão de Apologética da CGADB, especialista em línguas bíblicas, mestre em Ciências da Religião, autor dos livros "O Ministério Profético na Bíblia", "Manual de Apologética Cristã", entre outros, todos editados pela CPAD.
2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição: I) Identificar as ameaças hereges que assolam a Igreja de CRISTO nos últimos dias; II) Apresentar o conceito de Apologética Cristã; III) Definir o que são as heresias.
B) Motivação: Não há dúvidas de que estamos vivendo dias trabalhos que antecedem a Volta de JESUS. Quanto mais se aproxima este momento, é natural que surjam falsos mestres ensinando heresias que tentam distorcer a verdade bíblica e negar a fé verdadeira em CRISTO. Pensando nisso, torna-se imperativo que a igreja assuma um compromisso apologético com a Fé Cristã. É importante manter o nosso referencial doutrinário em alta.
C) Sugestão de Método: Jamais em outro tempo se viu tanta necessidade de combater as falsas doutrinas que desafiam a fé cristã como atualmente. Pensando nisso converse com seus alunos a respeito de quais maneiras podemos confrontar os falsos ensinamentos com o verdadeiro ensinamento da Palavra de DEUS. Pergunte aos alunos de que forma a igreja deve se posicionar para defender a fé.
3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: A defesa da fé cristã não ocorre somente no campo intelectual, por meio do conhecimento bíblico e fidelidade à doutrina. O combate aos falsos ensinamentos se dá também por meio de uma conduta cristã ilibada, que testemunha a verdadeira doutrina de maneira prática. JESUS endossou essa verdade ao dizer que o mundo saberia que somos seus discípulos quando observasse o nosso exemplo de amor (Jo 13.35).
A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 100, p.36, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula: 1) O texto "Um Testemunho Coerente", localizado depois do primeiro tópico, aponta o testemunho cristão como forma de refutar os falsos ensinamentos; 2) O texto "Seita", ao final do terceiro tópico, destaca maiores detalhes do termo "heresia".
Heresias são crenças e práticas contrárias ao pensamento bíblico, pois elas distorcem os pontos principais da doutrina cristã, confrontam o Cristianismo Histórico e criam um problema para as igrejas e as famílias. As heresias da atualidade são as mesmas da antiguidade, mas com uma roupagem nova, que foram rejeitadas pelos apóstolos e primeiros cristãos, pois “nada há novo debaixo do sol” (Ec 1.9). O presente trimestre tem por objetivo mostrar o referencial doutrinário da fé cristã, levando-o(a) a reconhecer de longe as heresias. Esta primeira lição é um estudo sobre o problema das heresias nas igrejas e a nossa responsabilidade na defesa da fé.
1. Os cuidados pastorais (At 20.28)
Os “anciãos” mencionados no versículo 17 são chamados de bispos nessa passagem e, ao dizer que eles foram constituídos pelo ESPÍRITO SANTO para “apascentardes a igreja de DEUS”, mostra que eles são pastores. A função primordial do pastor é alimentar, guiar e proteger o rebanho (Lc 15.4-6). O Novo Testamento emprega essa metáfora ao tratar o relacionamento entre pastor e rebanho na igreja. A exortação apostólica aos líderes da igreja visa proteger os irmãos e as irmãs das heresias e guiar todos na verdade do Evangelho. Esse cuidado aparece nos ensinos de JESUS (Mt 7.15-20).
Essa expressão é uma palavra profética, pois o apóstolo não está apenas se referindo à sua morte, mas também ao avanço dos hereges no seio da igreja depois do período apostólico, no futuro. Paulo usa uma linguagem metafórica para identificar os falsos doutrinadores, “lobos cruéis” ou “lobos vorazes” (v. 29 – Nova Almeida Atualizada – NAA). O apóstolo Pedro, depois de ensinar que o ESPÍRITO SANTO inspirou os profetas do Antigo Testamento (2 Pe 1.19-21), mostrou que a presença do verdadeiro ensino nem sempre é suficiente para impedir a manifestação do falso. Tanto que, ao falar a respeito dos profetas legítimos dentre os hebreus, ressaltou que também havia entre o povo falsos profetas, como haveriam de surgir com o tempo, no meio da Igreja, falsos mestres (2 Pe 2.1). Na verdade, eles já estavam presentes no período apostólico (Gl 1.7; Cl 2.8; Jd 4).
Dois pontos surpreendentes, nessa parte do discurso, nos chamam a atenção; primeiro, os lobos vorazes surgem de dentro da própria igreja “dentre vós mesmos” e, segundo, “se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si”. Os discípulos deles ainda estão por aí. Entre eles estão os que se posicionam acima das Escrituras, os quais, sem o menor pudor espiritual, usam as redes sociais para “corrigir” a Bíblia e discordar abertamente dos profetas e dos apóstolos bíblicos. Tais pessoas consideram seus discursos modernos e a mensagem da Bíblia, desatualizada, em razão disso oferecem um novo evangelho (2 Co 11.13-15). Em face disso, vemos a importância de estudar um campo da Teologia denominado de Apologética para orientar os crentes dos nossos dias.
“O segredo da coragem e sucesso em enfrentar oposição é santificar a CRISTO, como Senhor, no coração (1 Pe 3.15). Isso significa entronizar CRISTO no coração como o Senhor supremo, que apesar de inocente sofreu pelos culpados e tem a preeminência em todas as coisas (Cl 1.18); reconhecê-lo como santo; confiar plenamente nas suas sábias providências com toda a sinceridade; e amá-lo com um amor inspirado por uma teologia correta que cobre a sua morte ‘com significado expiatório’.
Sempre devemos estar preparados para enfrentar a zombaria dos críticos e a investigação honesta daqueles que buscam a verdade. Pedro pode ter se lembrado daquela noite amarga em que negou a CRISTO. A resposta a qualquer que [...] pedir a razão da esperança envolve um relato racional das verdades básicas do Cristianismo e uma refutação convincente das acusações falsas. Esse tipo de resposta requer mansidão e temor e uma boa consciência (v. 16). Para ser eficiente, o testemunho deve estar baseado numa vida piedosa; deve ser apresentado com firmeza, livre de qualquer traço de rebeldia ou desrespeito para com os inquiridores, e deve vir de um coração que está consciente da presença divina. Nos dias de Pedro, quando os cristãos eram vistos como malfeitores e acusados de posições religiosas heréticas e maus costumes, sua melhor defesa não era uma argumentação veemente, mas um bom procedimento (conduta) em CRISTO, o testemunho silencioso de uma vida santa centrada no Senhor JESUS” (Comentário Bíblico Beacon. Vol. 10. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.233).
1. Definição (1 Pe 3.15)
Apologética Cristã é a defesa lógica e racional da fé cristã e de suas práticas doutrinárias. O termo vem do substantivo grego apologia, que literalmente significa “defesa, resposta”. O termo grego traduzido por “responder”, em “preparados para responder com mansidão” em 1 Pedro 3.15 é apologia, numa tradução literal é “... sempre preparados para [uma] defesa”. A versão bíblica chamada de Nova Versão Transformadora (NVT) emprega o verbo “explicar”, assim: “sempre preparados para explicá-la”. A Apologética mostra que o cristianismo é racional, os dados da revelação podem ser explicados de maneira metódica e sistemática, portanto, aceitável. JESUS disse que devemos amar a DEUS de todo o nosso coração[...] e de todo o nosso entendimento (Mc 12.30). Isso ensina que devemos amar a DEUS por completo, com o corpo, as emoções e o intelecto.
Há quem argumente que essa defesa seja uma resposta a uma acusação, visto que essa mesma palavra, apologia, aparece, nesse sentido no Novo Testamento, como defesa de uma acusação tanto formal (At 22.1; 25.16) como informal (1 Co 9.3; 2 Co 7.11; Fp 1.7,16). O versículo 16 fala do bom testemunho cristão que serve para provar a inconsistência das acusações contra os crentes. Mas não parece ser esse o caso, porque a defesa, resposta ou explicação nessa passagem é sobre a razão da fé dos cristãos, e isso diz respeito à doutrina cristã. Ainda que Pedro esteja se referindo à resposta a uma acusação formal num ambiente hostil, não deixa de ser uma oportunidade para a defesa da fé cristã, como aconteceu com o apóstolo Paulo diante de Festo (At 26.24,25) e de Agripa, na mesma audiência (At 26.27-29).
a) Para defesa própria (1 Tm 4.16): Os cristãos devem estar informados daquilo que os vários grupos ensinam e saber a forma de refutá-los biblicamente; b) Para ajudar os outros na compreensão da própria fé: principalmente os que rejeitam pontos fundamentais da fé cristã e, muitas vezes, de forma inconsciente, pois sabemos que existem muitas pessoas sinceras as quais buscam servir a DEUS e precisam conhecer a sua Palavra (Tt 1.9). Esse debate sobre as crenças deve ocorrer de maneira respeitosa e com argumentos e fundamentação bíblica, respondendo às objeções contra a fé cristã. O êxito dessa luta é garantido quando se está nos domínios do ESPÍRITO SANTO (Jo 16.13).
1. Seitas e heresias
A palavra hairesis no Novo Testamento grego é traduzida como “seita” (At 5.17; 15.5; 24.5; 28.22) e “heresias” (1 Co 11.19; Gl 5.20; 2 Pe 2.1). É verdade que o Cristianismo foi também chamado de “seita”, mas por não cristãos, pessoas que não conheciam as verdades do Evangelho de CRISTO e que se opunham a Ele (At 24.5,14; 28.22). A palavra “seita” é usada para designar as religiões heterodoxas. É um termo já desgastado, trazendo em si, muitas vezes, um tom pejorativo, por isso devemos saber quando aplicá-lo.
Esse vocábulo aparece com o sentido de “partido, espírito sectário” e nem sempre representa uma ruptura com o sistema convencional de determinada comunidade. Os saduceus e os fariseus eram seitas que formavam facções dentro do próprio judaísmo (At 5.17; 26.5), e a versão bíblica NAA traduz por “partido”. Paulo adverte para que não haja no seio da igreja essas divisões (hairesis) e condena as inovações doutrinárias que causam divisão ou dissensão (1 Co 11.19; Gl 5.20).
É nessa passagem que hairesis apresenta o sentido de erro doutrinário como a “heresia”, propriamente dita, no campo teológico que nós conhecemos hoje. As heresias distorcem os pontos principais da doutrina cristã no que diz respeito a DEUS: Trindade, o Senhor JESUS CRISTO e o ESPÍRITO SANTO; ao ser humano: natureza, pecado, salvação, origem e destino; aos anjos; à igreja e às Escrituras Sagradas. O mais grave erro é quando diz respeito à Divindade e interfere na salvação (v.1b), pois não existe salvação sem JESUS (Jo 14.6; At 4.12).
“A palavra grega hairesis traduzida como ‘seita’ em algumas versões significa literalmente ‘divisão’ ou ‘partido’, sem uma conotação depreciativa. Ela era usada para falar das várias escolas filosóficas de pensamento. E usada nesse sentido neutro a respeito dos fariseus e saduceus em Atos 5.17; 15.5. Nos últimos capítulos do livro de Atos, onde ela é usada em relação aos cristãos, começa a aparecer um tom mais crítico (24.5; 26.5; 28.22). Em 1 Coríntios 11.19; Gálatas 5.20 e 2 Pedro 2.1, algumas versões a traduzem como ‘heresias’. Embora não se possa ter a certeza de que esta palavra passou a ser sinônimo de falsas doutrinas assim tão cedo, ela é usada aqui no sentido de ‘dissensão’ ou ‘opiniões destrutivas’ (Arndt. p. 23)” (Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p.1785).
Os apóstolos responderam aos opositores da fé cristã e lançaram a base da nossa teologia. Todos os escritos do Novo Testamento mostram essa luta acirrada contra as falsas doutrinas. É, pois, tarefa da igreja atual “batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos” (Jd 3). Finalizamos com a seguinte pergunta para reflexão: Estamos a fazer pela verdade o que esses agentes da heresia fazem pela mentira?
1. Nesta lição, qual a exortação apostólica aos líderes da igreja?
A exortação apostólica aos líderes da igreja visa proteger os irmãos e as irmãs das heresias e guiar todos na verdade do Evangelho.
2. Qual a definição de Apologética Cristã?
Apologética Cristã é a defesa lógica e racional da fé cristã e de suas práticas doutrinárias.
3. Por que devemos combater as heresias?
a) Para defesa própria (1 Tm 4.16): Os cristãos devem estar informados daquilo que os vários grupos ensinam e saber a forma de refutá-los biblicamente; b) Para ajudar os outros na compreensão da própria fé: principalmente os que rejeitam pontos fundamentais da fé cristã e, muitas vezes, de forma inconsciente, pois sabemos que existem muitas pessoas sinceras as quais buscam servir a DEUS e precisam conhecer a sua Palavra (Tt 1.9).
2 Pedro 2.1. É nessa passagem que hairesis apresenta o sentido de erro doutrinário como a “heresia”, propriamente dita, no campo teológico que nós conhecemos hoje.
Estamos a fazer pela verdade o que esses agentes da heresia fazem pela mentira?