Lição 3, CPAD, A Natureza Da Igreja, 1Tr24, Pr Henrique, EBD NA TV
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TEXTO ÁUREO
“Porque, assim como o
corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só
corpo, assim é CRISTO também.” (1 Co 12.12)
VERDADE PRÁTICA
Conhecendo a Igreja em
sua natureza nos conscientizamos da importância de fazer parte dela.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Jo 1.1 A Igreja
centrada na Palavra Viva de DEUS
Terça – Rm 8.14 A Igreja na esfera do ESPÍRITO
Quarta – 1 Co 1.1-3 A Igreja como expressão visível e local
Quinta – Hb 12.23 A Igreja em seu aspecto invisível e universal
Sexta – Ef 4.3 A indivisibilidade da Igreja de CRISTO
Sábado – Fp 2.2 A Igreja em busca da unidade
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Coríntios 12.12-27
12 - Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os
membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é CRISTO também.
13 - Pois todos nós fomos batizados em um ESPÍRITO, formando um corpo, quer
judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um ESPÍRITO.
14 - Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
15 - Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do
corpo?
16 - E, se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; não será por
isso do corpo?
17 - Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido,
onde estaria o olfato?
18 - Mas, agora, DEUS colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
19 - E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20 - Agora, pois, há muitos membros, mas um corpo.
21 - E o olho não pode dizer ? mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a
cabeça, aos pés: Não tenho necessidade de vós.
22 - Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários.
23 - E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito
mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.
24 - Porque os que em nós são mais honestos não têm necessidade disso, mas DEUS
assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela,
25 - para que não haja divisão no corpo, mas, antes, tenham os membros igual
cuidado uns dos outros.
26 - De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e,
se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
27 - Ora, vós sois o corpo de CRISTO e seus membros em particular.
HINOS SUGERIDOS: 144, 175, 375 da Harpa Cristã
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SUBSÍDIOS EXTRAS PARA A LIÇÃO
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14 E eles disseram: Uns, João Batista; outros, Elias, e outros, Jeremias ou um dos profetas.
15 Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
16 E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o CRISTO, o Filho do DEUS vivo.
17 E JESUS, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.
18 Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
19 E eu te darei as chaves do Reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
20 Então, mandou aos seus discípulos que a ninguém dissessem que ele era o CRISTO.
A Hora da Verdade |
A Estátua de Daniel |
|
PEDRA |
PEDRA |
Atos 4:11 |
Comentários |
Ele
Jesus é a pedra. |
A
volta de Cristo, pedra cortada da montanha sem uso de mãos, acabará com todos
os reinos da Terra. |
1 Coríntios 10:4 |
|
Porque
bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. |
|
Efésios 2:20 |
|
Edificados
sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a
principal pedra da esquina. |
Segunda |
Mt 16.18 |
CRISTO anuncia a fundação da Igreja. |
Terça |
Ef 1.22 |
CRISTO é o cabeça da Igreja. |
Quarta |
Ef 3.10 |
A Igreja revela agora a multiforme sabedoria de
DEUS. |
Quinta |
1 Tm 3.15 |
A Igreja é a coluna e firmeza da verdade. |
Sexta |
Hb 12.23 |
A Igreja é a universal assembleia dos santos. |
Sábado |
Ap 3.20 |
A Igreja é o castiçal de DEUS. |
UNIVERSAL |
LOCAL |
1. Organismo. |
1. Organização. |
2. É invisível. |
2. É visível. |
3. Interdenominacional. |
3. Denominacional. |
4. JESUS é o único líder e cabeça. |
4. Possui vários líderes. |
5. Os nomes de seus membros estão inscritos no
livro da vida. |
5. Os nomes de seus membros estão inscritos no rol
da igreja local. |
6. Possui vida orgânica. |
6. Possui vida à medida que seus membros estão
ligados à cabeça, CRISTO. |
7. Não depende de rituais de culto, de templos, de
reconhecimento social. |
7. Dependem de cerimônias, templos, reconhecimento
oficiais; estatutos, etc. |
Mt 16.18 A Igreja é invencível.
16.18 AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO. As portas do inferno representam Satanás e a totalidade do mal no mundo, lutando para destruir a igreja de JESUS CRISTO. (1) Este texto não quer dizer que nenhum crente como pessoa e nenhuma igreja local, confederação de igrejas ou denominação, jamais chegará a cair na imoralidade, nos erros de doutrina ou na apostasia. O próprio JESUS predisse que muitos decairão da fé e Ele adverte as igrejas que estão abandonando a fé neotestamentária a voltar-se do pecado ou sofrer a pena da remoção do seu reino (24.10,11; Ap 2.5,12-29; 3.1-6,14-16; ver 1 Tm 4.1). A promessa do versículo 18 não se aplica àqueles que negam a fé, nem às igrejas mornas. (2) O que CRISTO quer dizer é que, a despeito de Satanás fazer o pior que pode, a despeito da apostasia que ocorre entre os crentes, das igrejas que ficam mornas e dos falsos mestres que se infiltram no reino de DEUS, a igreja não será destruída. DEUS, pela sua graça, sabedoria e poder soberanos, sempre terá um remanescente de crentes e de igrejas que, no decurso de toda a história da redenção, permanecerá fiel ao evangelho original de CRISTO e dos apóstolos e que experimentará a comunhão com Ele, o senhorio de CRISTO e o poder do ESPÍRITO SANTO. Como o povo genuíno de DEUS, esses crentes demonstrarão o poder do ESPÍRITO SANTO contra Satanás, o pecado, a doença, o mundo e as forças demoníacas. É essa igreja que Satanás com todas as suas hostes não poderá destruir nem resistir
edificadores reprovaram (1 Pe 2.4, 6, 7; At 4.11). Pedro e os demais discípulos são pedras vivas , como parte da estrutura da casa espiritual (a igreja) que DEUS está edificando (1 Pe 2.5). (2) Em lugar nenhum as Escrituras declaram que Pedro seria a autoridade suprema e infalível sobre todos os demais discípulos (cf. At 15; Gl 2.11). Nem está dito, também, na Bíblia que Pedro teria sucessores infalíveis, representantes de CRISTO e cabeças da igreja. Tais idéias são injunções do homem e não a verdade das Escrituras. No estudo A IGREJA, acha-se uma exposição da doutrina da igreja, como aparece aqui e noutras partes da Bíblia
Cl 1.18 CRISTO - O cabeça da Igreja
PRIMOGÊNITO DENTRE OS MORTOS. JESUS CRISTO foi o primeiro a ressuscitar dentre os mortos com um corpo espiritual e imortal (1 Co 15.20; Ap 1.5). No dia de sua ressurreição, JESUS se tornou a cabeça da igreja. A igreja do NT começou no dia da ressurreição de JESUS, quando os discípulos receberam o ESPÍRITO SANTO. O fato de CRISTO ser o "primogênito" dentre os mortos importa na ressurreição subsequente de todos aqueles por quem Ele morreu
1 Tm 3.15 A Igreja do DEUS vivo.
IGREJA... COLUNA E FIRMEZA DA VERDADE. A igreja deve ser o fundamento da verdade do evangelho. Ela sustenta e preserva a verdade revelada por CRISTO e pelos apóstolos. Ela recebeu esta verdade para obedecê-la (Mt 28.20), escondê-la no coração (Sl 119.11), proclamá-la como "a palavra da vida" (Fp 2.16), defendê-la (Fp 1.17) e demonstrar seu poder no ESPÍRITO SANTO (Mc 16.15-20; At 1.8; 4.29-33; 6.8).
Sl 122.1 Indo à Casa do Senhor.
À CASA DO SENHOR. A Casa do Senhor deve ser um lugar onde o crente desfruta, com toda alegria, da íntima presença do Senhor, da comunhão do ESPÍRITO e do amor dos irmãos na fé.
CONCEITOS DE IGREJA |
O
RELACIONAMENTO DO CRISTÃO COM A IGREJA LOCAL |
O
CULTO DOMÉSTICO |
A
Igreja invisível e |
Relacionamento
positivo. |
Inculcando
a Palavra aos filhos. |
a)
Perfeita. |
a)
A família adorando a DEUS. |
A
participação da família no corpo de CRISTO e na igreja local é condição
indispensável para a vida cristã vitoriosa. |
b)
A Noiva do Cordeiro. |
b)
A família servindo a DEUS. |
|
c)
Um organismo. |
c)
A família contribuindo. |
|
d)
É invisível. |
d)
A família amando os irmãos. |
|
A igreja local. |
Relacionamento
negativo |
O
culto doméstico e o avivamento. |
a)
É múltipla. |
a)
Mau testemunho. |
a)
O cristão precisa ordenar suas prioridades e sua rotina de maneira que seu
lar seja uma extensão da igreja |
b)
É uma organização |
b)
Referências negativas no lar. |
b)
A Igreja é uma continuação do lar. |
c)
Está sujeita a falhas. |
c)
Mau comportamento nos cultos. |
|
d)
É Visível. |
|
|
Bodas do Cordeiro = Reunião festiva entre CRISTO e a Igreja, que começará a se concretizar a partir do arrebatamento. Neste período, os santos receberão os seus galardões e hão de se preparar para a implantação do Reino de DEUS na Terra (Ap 19.7-9).
A
Igreja tem quatro propósitos básicos: |
|
1.
Anunciar: |
É
a missão de cada cristão nascido de novo de anunciar a salvação em CRISTO à
todas as pessoas. |
2.
Integrar: |
É
a responsabilidade de cada cristão em auxiliar o novo decidido à integrar-se
socialmente, doutrinariamente, e emocionalmente na igreja local |
3.
Ensinar: |
É
função de cada membro de nossa mocidade trabalhar em prol do ensino de cada
jovem à fim de habilitá-lo para o ministério Cristão. |
4.
Enviar: |
É
atribuição do Ministério capacitar cada membro com a finalidade de criar uma
Igreja ativa, dinâmica e integrada nas atividades do dia a dia. Criando uma
geração de discípulos de JESUS envolvida com o cumprimento da Grande
Comissão. |
“A Igreja é uma comunidade de pessoas numa jornada rumo a DEUS.
Mt 16.18 “Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
A palavra grega ekklesia (igreja), literalmente, refere-se à reunião de um povo, por convocação (gr. ekkaleo). No NT, o termo designa principalmente o conjunto do povo de DEUS em CRISTO, que se reúne como cidadãos do reino de DEUS (Ef 2.19), com o propósito de adorar a DEUS. A palavra “igreja” pode referir-se a uma igreja local (Mt 18.17; At 15.4) ou à igreja no sentido universal (16.18; At 20.28; Ef 2.21, 22).
(2) A igreja foi chamada para deixar o mundo e ingressar no reino de DEUS. A separação do mundo é parte inerente da natureza da igreja e a recompensa disso é ter o Senhor por DEUS e Pai (2Co 6.16-18).
(3) A igreja é o templo de DEUS e do ESPÍRITO SANTO (ver 1Co 3.16; 2Co 6.14—7.1; Ef 2.11-22; 1Pe 2.4-10). Este fato, no tocante à igreja, requer dela separação da iniqüidade e da imoralidade.
(4) A igreja é o corpo de CRISTO (1Co 6.15,16; 10.16,17; 12.12-27). Isto indica que não pode existir igreja verdadeira sem união vital dos seus membros com CRISTO. A cabeça do corpo é CRISTO (Cl 1.18; Ef 1.22; 4.15; 5.23).
(5) A igreja é a noiva de CRISTO (2Co 11.2; Ef 5.23-27; Ap 19.7-9). Este conceito nupcial enfatiza tanto a lealdade, devoção e fidelidade da igreja a CRISTO, quanto o amor de CRISTO à sua igreja e sua comunhão com ela.
(6) A igreja é uma comunhão (gr. koinonia) espiritual (2Co 13.14; Fp 2.1). Isto inclui a habitação nela do ESPÍRITO SANTO (Lc 11.13; Jo 7.37-39; 20.22), a unidade do ESPÍRITO (Ef 4.4) e o batismo com o ESPÍRITO (At 1.5; 2.4; 8.14-17; 10.44; 19.1-7). Esta comunhão deve ser uma demonstração visível do mútuo amor e cuidado entre os irmãos (Jo 13.34,35).
(7) A igreja é um ministério (gr. diakonia) espiritual. Ela ministra por meio de dons (gr. charismata) outorgados pelo ESPÍRITO SANTO (Rm 12.6; 1Co 1.7; 12.4-11, 20-31; Ef 4.11).
(8) A igreja é um exército engajado num conflito espiritual, batalhando com a espada e o poder do ESPÍRITO (Ef 6.17). Seu combate é espiritual, contra Satanás e o pecado.. O ESPÍRITO que está na igreja e a enche, é qual guerreiro manejando a Palavra viva de DEUS, libertando as pessoas do domínio de Satanás e anulando todos os poderes das trevas (At 26.18; Hb 4.12; Ap 1.16; 2.16; 19.15, 21).
(9) A igreja é a coluna e o fundamento da verdade (1Tm 3.15), funcionando, assim, como o alicerce que sustenta uma construção. A igreja deve sustentar a verdade e conservá-la íntegra, defendendo-a contra os deturpadores e os falsos mestres (ver Fp 1.17; Jd 3).
(10) A igreja é um povo possuidor de uma esperança futura. Esta esperança tem por centro a volta de CRISTO para buscar o seu povo (ver Jo 14.3; 1Tm 6.14; 2Tm 4.8; Tt 2.13; Hb 9.28).
(11) A igreja é tanto invisível como visível. (a) A igreja invisível é o conjunto dos crentes verdadeiros, unidos por sua fé viva em CRISTO. (b) A igreja visível consiste de congregações locais, compostas de crentes vencedores e fiéis (Ap 2.11, 17, 26; ver 2.7), bem como de crentes professos, porém falsos (Ap 2.2); “caídos” (Ap 2.5); espiritualmente “mortos” (Ap 3.1); e “mornos” (Ap 3.16; ver Mt 13.24; At 12.5).
Ao estudar sobre a Igreja de CRISTO na terra precisamos conhecer sua natureza.
A IGREJA NA PERSPECTIVA BÍBLICA E TEOLÓGICA
1. Uma visão cristocêntrica da Igreja. Em Mateus 16.18 CRISTO cita duas palavras da mesma raiz, mas com significados diferentes, que expressam a dimensão exata da revelação. A primeira, petros (o nome do discípulo), significa um fragmento de pedra. A segunda, petra, traduz-se como rocha inabalável (1 Pe 2.4-7). Está claro que o Senhor, ao mesmo tempo em que reconheceu a sensibilidade espiritual de Pedro, como um fragmento de pedra, deixou também estabelecido que a Igreja seria edificada sobre aquela pedra inabalável - CRISTO, o Filho do DEUS vivo – isto é, a confissão pública sobre CRISTO, que o apóstolo acabara de fazer.
2. O sentido da palavra "igreja" no original.
O termo "igreja" no original grego é composto da preposição ek "fora de" e o verbo kaleõ "chamar". Igreja (ekklêsia) denota um grupo de cidadãos "chamados para fora". Corresponde literalmente a "uma convocação de cidadãos de uma cidade para fora de suas casas mediante o soar de uma trombeta a fim de reuni-los em assembleia". Os verdadeiros crentes são convocados para fora do pecado, para viverem em plena comunhão com o Senhor JESUS CRISTO.
3. A Igreja na perspectiva do Novo Testamento. Nesta parte da Bíblia temos vários conceitos sobre a Igreja.
a) Igreja visível e invisível. A Igreja é um só organismo independente dos títulos e das denominações existentes. Entretanto ela pode ser vista sob dois aspectos: visível e invisível. A Igreja invisível representa singularmente o povo de DEUS espalhado em todo o mundo, enquanto a Igreja visível refere-se à igreja local, a uma comunidade de pessoas num determinado lugar.
b) Corpo universal de CRISTO. A Igreja de CRISTO como corpo possui diversos órgãos e muitos membros, mas todos trabalham de forma orgânica e harmônica, interligados, em função do corpo. Ela é composta de todos os cristãos autênticos em toda a história do cristianismo (Mt 16.18; 1 Co 12.27; Ef 3.10,21; 5.23-32; Hb 12.23). São milhões de membros espalhados pelo mundo. Quando todos cumprem a sua parte, a Igreja se beneficia, mas se algum deles está enfermo espiritualmente e não é logo restaurado, afeta todo o corpo.
c) Igreja local. A igreja local é o lado visível da Igreja que vivencia em sua forma comunitária a mesma herança apostólica, os mesmos ideais de vida, e as mesmas expressões de fé (Rm 16.1; Cl 4.16; Gl 1.2,22; At 14.23).
A vida em comunidade foi uma das características predominantes dos cristãos primitivos (At 2.46; 4.32,33; 5.42; 12.5,12). Eles frequentemente se reuniam motivados sempre pela mesma razão: a fé no CRISTO ressuscitado.
d) Igrejas domésticas. Como não havia templos cristãos construídos no primeiro século da Era Cristã, os crentes daquela época tinham por hábito reunirem-se nas casas, uns dos outros (1 Co 16.19; Rm 16.5,23; Fm v.2). Essas igrejas domésticas acomodavam perfeitamente o corpo de CRISTO naquelas localidades. Cada igreja local ou doméstica era a manifestação física e visível da Igreja universal.
A IGREJA LOCAL E O TRATAMENTO ESPECÍFICO DE DEUS
Vejamos alguns modelos de igrejas locais:
1. A igreja em Jerusalém (At 2.46,47). Foi o primeiro grupo de crentes formado após a descida do ESPÍRITO SANTO no Pentecostes (At 2.1). Naturalmente, não havia templos cristãos ainda, pois a Igreja era recém-nascida e os convertidos reuniam-se no alpendre do Templo de Salomão (At 2.46; 5.12,20,21,25) e nas casas de famílias (At 2.46; 5.42).
2. A igreja de Corinto (1 Co 1.2). Nesta igreja, o ESPÍRITO SANTO manifestava-se de modo especial. No primeiro livro dirigido a essa igreja está o conteúdo principal da doutrina dos dons espirituais (1 Co 12,13,14) - uma das doutrinas vitais para todas as igrejas em todo o mundo.
3. A igreja de Tessalônica (1 Ts 1.1). Neste texto o apóstolo Paulo refere-se à "igreja dos tessalonicenses em DEUS". A expressão "em DEUS" indica que os cristãos daquela cidade, formavam "a igreja local", isto é, estavam unidos como um só, em DEUS. A referência à igreja local, nada tem a ver com qualquer denominação evangélica, pois a expressão "igreja local" tem um sentido genérico e refere-se aos cristãos que formam a igreja num determinado local.
4. Os membros da igreja local. Um exemplo que ilustra a igreja local é o da "igreja que estava em Antioquia" (At 13.1). Esse capítulo fala de uma reunião dos membros dessa igreja para decidirem sobre sua expansão para outros lugares. Aqueles irmãos, sob a direção do ESPÍRITO SANTO, decidiram enviar algumas pessoas para outras cidades.
A igreja local é uma comunidade de pessoas que agem e interagem como os membros de um corpo (1 Co 12.18). Esses membros estão distribuídos no corpo e cumprem, cada qual, a sua função (Ef 4.16; 1 Co 12.11). Desenvolvem um relacionamento social e espiritual (Rm 12.5), pois "ninguém busque o proveito próprio, antes cada um o que é de outrem" (1 Co 10.24).
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REVISTA – LIÇÃO 3, 1 TR 2024
NA ÍNTEGRA
Lição 3, CPAD, A Natureza Da
Igreja, 1Tr24, Pr Henrique, EBD NA TV
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(CPF) Luiz Henrique de Almeida Silva
TEXTO ÁUREO
“Porque,
assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos,
são um só corpo, assim é CRISTO também.” (1 Co 12.12)
VERDADE PRÁTICA
Conhecendo
a Igreja em sua natureza nos conscientizamos da importância de fazer parte
dela.
LEITURA DIÁRIA
Segunda
– Jo 1.1 A Igreja centrada na Palavra Viva de DEUS
Terça – Rm 8.14 A Igreja na esfera do ESPÍRITO
Quarta – 1 Co 1.1-3 A Igreja como expressão visível e local
Quinta – Hb 12.23 A Igreja em seu aspecto invisível e universal
Sexta – Ef 4.3 A indivisibilidade da Igreja de CRISTO
Sábado – Fp 2.2 A Igreja em busca da unidade
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Coríntios 12.12-27
12 - Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os
membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é CRISTO também.
13 - Pois todos nós fomos batizados em um ESPÍRITO, formando um corpo, quer
judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um ESPÍRITO.
14 - Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
15 - Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do
corpo?
16 - E, se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; não será por
isso do corpo?
17 - Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido,
onde estaria o olfato?
18 - Mas, agora, DEUS colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
19 - E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20 - Agora, pois, há muitos membros, mas um corpo.
21 - E o olho não pode dizer ? mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a
cabeça, aos pés: Não tenho necessidade de vós.
22 - Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários.
23 - E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito
mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.
24 - Porque os que em nós são mais honestos não têm necessidade disso, mas DEUS
assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela,
25 - para que não haja divisão no corpo, mas, antes, tenham os membros igual
cuidado uns dos outros.
26 - De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e,
se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
27 - Ora, vós sois o corpo de CRISTO e seus membros em particular.
HINOS SUGERIDOS: 144, 175, 375 da Harpa Cristã
PLANO DE AULA
1. INTRODUÇÃO
Prezado(a) professor(a), nesta lição, estamos estudando a Eclesiologia, isto é,
o estudo sobre a natureza da Igreja, sua essência e dimensões. Para tanto,
temos como particularidades da Igreja a sua extensão confessional, isto é, sua
base doutrinária e ortodoxa; sua extensão local e espiritual que diz respeito à
sua localização e influência na sociedade enquanto Corpo de CRISTO; e, por fim,
sua extensão comunitária no que tange a sua unidade e comunhão como estilo de
vida.
2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição: I) Destacar a natureza bíblica da Igreja, fundamentada
na doutrina dos apóstolos e conduzida pelo ESPÍRITO SANTO; II) Apresentar os
aspectos naturais visíveis e invisíveis da Igreja; III) Elencar a unidade da
Igreja como aspecto central que revela a sua identidade cristã neste mundo.
B) Motivação: A compreensão exata do que é a Igreja está presente nas marcas ou
características que a identificam como sendo cristã. Esses aspectos estavam
presentes, sobretudo, nas relações e estilo de vida dos crentes do primeiro
século. O desafio da igreja atual é desenvolver as práticas das primeiras obras
nestes últimos tempos tão trabalhosos.
C) Sugestão de Método: Sugerimos que você estimule os seus alunos a
participarem da aula, apontando os conceitos abordados na lição que,
possivelmente, encontraram dificuldade para compreender. Destaque esses
conceitos ao longo da aula e, sendo possível, consulte um Dicionário Teológico
e exponha as definições aos alunos. Esse método agregará novos conhecimentos à
aula a partir das dúvidas apresentadas pela classe.
3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: A Igreja foi instituída neste mundo com a incumbência de
transmitir a mensagem do Evangelho até os confins da Terra. Para tanto, ela
deve testemunhar aos pecadores que o Senhor JESUS, mediante a ação do ESPÍRITO
SANTO, continua a curar, salvar, batizar no ESPÍRITO SANTO e conduzir o homem
ao Reino Celestial.
4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz
reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas
Adultos. Na edição 96, p. 37, você encontrará um subsídio especial para esta
lição.
B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão
suporte na preparação de sua aula: 1) O texto “Definição de Igreja”, localizado
depois do primeiro tópico, aprofunda o significado da palavra igreja e os seus
diversos sentidos em que é aplicada no texto bíblico; 2) O texto “Entendendo o
Texto”, ao final do terceiro tópico, apresenta três aspectos que estão
intrinsecamente ligados e ampliam a compreensão da relação estabelecida entre
os crentes como Corpo de CRISTO.
COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO
O estudo sobre a natureza da Igreja deve analisar aquilo que ela é em
essência. O que define uma igreja genuinamente cristã? Evidentemente que há
muitas características que mostram o que é uma verdadeira igreja. Contudo, para
nosso propósito aqui, trataremos apenas de algumas delas. Por isso, nesta
lição, veremos que uma igreja genuinamente cristã é confessional, ou seja, ela
se fundamenta na Palavra de DEUS; tem uma dimensão local e universal, ou seja,
existe tanto na forma visível como invisível; e, finalmente, a igreja
genuinamente cristã é una, isto é, não é dividida, pois sem unidade não há
Igreja.
PALAVRA-CHAVE - Natureza
I – A NATUREZA DA IGREJA NA SUA
DIMENSÃO
CONFESSIONAL
1.
Fundamentada na Palavra
Uma
igreja verdadeiramente bíblica é firmada na Palavra de DEUS. Nesse aspecto,
primeiramente, temos CRISTO como a Palavra Encarnada, a Palavra Viva. No
princípio era a Palavra (Jo 1.1). JESUS é a Palavra que se humanizou, isto é, DEUS
feito homem. A igreja bíblica possui JESUS CRISTO como seu fundamento (Ef
2.20). Uma igreja verdadeiramente bíblica é centrada em JESUS. Em segundo
lugar, uma igreja bíblica é fundamentada nas Escrituras Sagradas, a Palavra
Inspirada. Se não existe igreja verdadeira sem JESUS, da mesma forma não há
igreja verdadeira sem fundamentação bíblica (2 Tm 3.15). A heterodoxia, o
desvio doutrinário e a apostasia vêm pelo distanciamento e abandono da Palavra
de DEUS.
2. Habitada pelo ESPÍRITO
A
Igreja é habitada pelo ESPÍRITO, dirigida e capacitada por Ele. O ESPÍRITO
SANTO é a força-motriz da Igreja. Na verdade, a obra do ESPÍRITO começa no seu
trabalho de convencimento do pecador. É o ESPÍRITO quem convence o ser humano
do pecado (Jo 16.8-11). É o ESPÍRITO SANTO quem produz a obra da regeneração.
Quando o evangelista Lucas diz que o Senhor abriu o coração de Lídia (At
16.14), aí vemos uma obra poderosa do ESPÍRITO SANTO trazendo o convencimento
para a salvação.
3. Quem faz parte da Igreja anda no ESPÍRITO
Quando
alguém responde à mensagem da cruz, o ESPÍRITO de DEUS produz nele a certeza da
salvação (Rm 8.16). Agora, regenerado, o cristão passa a andar ou ser dirigido
pelo ESPÍRITO (Rm 8.14). O fracasso na vida espiritual está no fato de não
andarmos na esfera do ESPÍRITO (Gl 5.16,17). O ESPÍRITO, portanto, habita o
crente; capacitando-o (At 1.8). Sem a capacitação do ESPÍRITO, a igreja é
inoperante e perde a sua essência.
SINÓPSE I
Uma
igreja bíblica é fundamentada na Palavra Inspirada por DEUS, habitada pelo ESPÍRITO,
dirigida e capacitada por Ele.
Auxílio Teológico
“Definição
de Igreja
JESUS
assevera, em Mateus 16.18: ‘Edificarei a minha igreja’. Esta é a primeira entre
mais de cem referências no Novo Testamento que empregam a palavra grega
primária para ‘igreja’: ekklęsia, composta com a preposição ek (‘fora de’) e o
verbo kaleő (‘chamar’). Logo, ekklêsia denotava originalmente um grupo de
cidadãos chamados e reunidos, visando um propósito específico. O termo é
conhecido desde o século V a.C., nos escritos de Heródoto, Xenofontes, Platão e
Eurípedes. [...] O uso secular do termo também aparece no Novo Testamento.
[...] Na maioria das vezes, porém, o termo tem uma aplicação mais sagrada e
refere-se àqueles que DEUS tem chamado para fora do pecado e para dentro da
comunhão do seu Filho, JESUS CRISTO, e que se tornaram ‘concidadãos dos santos
e da família de DEUS’ (Ef 2.19). Ekklęsia é sempre empregada às pessoas e
também identifica as reuniões destas para adorar servir ao Senhor” (HORTON,
Stanley M. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro:
CPAD, 2023, p. 536).
II – A NATUREZA DA IGREJA NAS SUAS
DIMENSÕES
LOCAL E UNIVERSAL
1.
Local e visível
Biblicamente,
podemos falar da Igreja em relação à sua dimensão espacial, isto é, em relação
ao local ou ao espaço geográfico. Ela pode ser vista e sentida. Nesse aspecto,
a Igreja existe localmente. Assim, vemos os apóstolos escrevendo suas cartas a
determinadas igrejas, situadas em diferentes locais: “à igreja de DEUS que está
em Corinto” (1 Co 1.2); “aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia,
Capadócia, Ásia e Bitínia” (1 Pe 1.1). Nesses textos vemos as Escrituras se
referindo à ekklesia, à comunidade de crentes, situada em diferentes locais.
2. As particularidades das igrejas locais
Pelo
teor das cartas neotestamentárias, observamos que essas igrejas locais possuíam
suas particularidades. Os problemas encontrados em uma não eram necessariamente
os mesmos da outra (Fp 4.2,3 cf. 2 Ts 3.11,12). De igual modo, as virtudes. Por
outro lado, embora estivessem todas sob a supervisão apostólica, observamos que
eram autônomas uma em relação às outras. Assim possuíam sua dinâmica própria.
Um método que funciona em determinada igreja pode ser inadequado em outra.
3. Universal e invisível
Assim
como a Igreja existe em sua dimensão local, existe também na sua dimensão
universal. Somos conscientes da existência da igreja local, pois dela fazemos
parte. Contudo, nem sempre é fácil se dar conta do aspecto universal da Igreja
porque nesse sentido, a Igreja não está limitada ao espaço geográfico ou
físico. Assim a Igreja universal e invisível é formada por todos os cristãos
regenerados que estão em todos os lugares e por aqueles que já estão também na
glória (Hb 12.23), não se limitando somente à dimensão terrena. Aqui, é
importante se diferenciar “Igreja” de “denominação”. Numa cidade, por exemplo,
pode haver várias denominações; contudo, somente há uma Igreja. A igreja é
divina, as denominações são humanas. As denominações podem ser temporárias, a
Igreja não. As denominações podem desparecer, mas a Igreja é indestrutível (Mt
16.18). Convém dizer que nem todo grupo que se diz cristão pode ser visto como
fazendo parte da Igreja Cristã. Há grupos que se autodenominam “igrejas”,
contudo, são sinagoga de Satanás (Ap 3.9). Entretanto, o que fará com que uma
igreja ou denominação seja cristã, é a sua fidelidade a CRISTO e às Escrituras
Sagradas.
SINÓPSE II
A
Igreja de CRISTO se revela numa dimensão terrena e, igualmente, numa dimensão
espiritual.
III – A IGREJA NA SUA DIMENSÃO
COMUNITÁRIA
1. A
igreja é una
Isso
significa que a igreja é indivisível. Na analogia onde compara a Igreja ao
corpo humano, Paulo deixa bem claro que uma igreja verdadeiramente cristã é
unida porque não pode haver divisão no corpo (1 Co 12.12). JESUS disse que um
reino dividido não subsistirá (Mt 12.25). Esse princípio se aplica à Igreja
também. O que o Diabo não consegue contra a Igreja por meio da perseguição, ele
consegue por intermédio da divisão. Devemos evitar, a todo custo, o
partidarismo, as preferências e os exclusivismos, se quisermos preservar a
unidade da igreja local (Ef 4.3).
2. Unidade na Igreja
Paulo
escreveu à igreja de Filipos: “completai o meu gozo, para que sintais o mesmo,
tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa” (Fp 2.2). Esse
texto mostra o anseio do apóstolo pela unidade da igreja que, como Corpo de CRISTO
em sua forma coletiva, deve zelar pela unidade e, da mesma forma, cada crente
deve buscar isso.
3. Diversidade na unidade
Isso
reverbera o anseio de JESUS pela unidade dos seus discípulos (Jo 17). Ali há o
que os teólogos chamam de “unidade de essência”. Na Trindade, o Pai, o Filho e
o ESPÍRITO SANTO são pessoas diferentes, com uma mesma essência, possuindo a
mesma substância e um só propósito. Da mesma forma, os cristãos devem buscar
esse tipo de unidade. Nesse aspecto, unidade não é uniformidade. Somos
diferentes, diversos, temos temperamentos distintos e maneiras diferentes para
fazer as coisas; mas, mesmo assim, somos um em CRISTO JESUS para perseverar no
mesmo alvo.
SINÓPSE III
A
igreja como Corpo de CRISTO em sua forma coletiva deve zelar pela unidade e, da
mesma forma, cada crente deve buscar isso.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO
A
IGREJA
“A
palavra ekklesia se refere a uma reunião ou congregação de pessoas que são
chamadas ou convocadas e se reúnem com um propósito. No Novo Testamento, a
palavra designa basicamente uma congregação ou comunidade do povo de DEUS – as
pessoas que aceitam a mensagem de CRISTO, confiam a Ele suas vidas e se reúnem
como cidadãos do Reino de DEUS (Ef 2.19) com o propósito de adorar e honrar a DEUS.
A palavra ‘igreja’ pode se referir a uma congregação na igreja local (Mt 18.17;
At 15.4) [...] ou à igreja universal.” Amplie mais o seu conhecimento, lendo a
Bíblia de Estudo Pentecostal, editada pela CPAD, p.1650.
Auxílio Devocional
“Entendendo
o texto:
‘Amai-vos
cordialmente uns aos outros com amor fraternal’. Há três temas que sempre sãos
encontrados juntos em passagens do Novo Testamento. O Corpo de CRISTO, os dons
espirituais e o amor. Há razões importantes por que esses três temas são
inseparáveis. O nosso relacionamento com outros cristãos é definido pela
participação conjunta em um único Corpo. O nosso serviço aos outros cristãos é
definido com o uso de nossos dons e capacidades para servi-los. Nossa postura
para com outros cristãos deve ser de amor ativo e cuidado. Unidade, serviço e
amor nunca estão separados na Escritura. Sem unidade, não pode haver qualquer
experiência de amor. Sem amor, não pode haver qualquer experiência de unidade.
Cada um depende do outro. Se você amar e servir os outros, começará a
experimentar a unidade do Corpo de CRISTO” (RICHARS, Lawrence O. Comentário
Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p.787).
CONCLUSÃO
Chegamos ao final de mais uma lição bíblica, a qual aborda a natureza da
Igreja. Vimos que não é possível nos referirmos a uma igreja como sendo cristã
se determinadas marcas ou características não estão presentes nela. Destacamos
aqui que a igreja local deve estar fundamentada na Palavra e habitada pelo ESPÍRITO
SANTO. A Igreja também existe tanto local como universalmente. Não está
limitada nem pelo tempo nem pelo espaço. Ela existe para a eternidade!
REVISANDO O CONTEÚDO
1. Qual é a principal característica de uma igreja verdadeiramente bíblica?
Uma igreja verdadeiramente bíblica é firmada na Palavra de DEUS.
2. O que caracteriza uma igreja habitada pelo ESPÍRITO?
A Igreja habitada pelo ESPÍRITO, dirigida e capacitada por Ele.
3. Como podemos falar da dimensão espacial da Igreja?
A dimensão espacial da igreja diz respeito ao seu local ou ao espaço
geográfico.
4. Como a Igreja universal e invisível é formada?
Assim a Igreja universal e invisível é formada por todos os cristãos
regenerados que estão em todos os lugares e por aqueles que já estão também na
glória (Hb 12.23).
5. Explique a expressão “unidade de essência” em relação à Trindade.
Na Trindade, o Pai, o Filho e o ESPÍRITO SANTO são pessoas diferentes, contudo,
com uma mesma essência. Possuem a mesma substância e um só propósito