Escrita Lição 3, CPAD, A Natureza Da Igreja, 1Tr24, Pr Henrique, EBD NA TV

Lição 3, CPAD, A Natureza Da Igreja, 1Tr24, Pr Henrique, EBD NA TV

Para me ajudar PIX 33195781620 (CPF) Luiz Henrique de Almeida Silva

 


https://youtu.be/mwmbhGrWW4k?si=s8aWTarioPFP3H0I Vídeo

Escrita https://ebdnatv.blogspot.com/2024/01/escrita-licao-3-cpad-natureza-da-igreja.html

Slides https://ebdnatv.blogspot.com/2024/01/slides-escrita-licao-3-cpad-natureza-da.html

PowerPoint https://pt.slideshare.net/LuizHenriquedeAlmeid6/slides-escrita-lio-3-cpad-a-natureza-da-igreja-1tr24pptx

  

TEXTO ÁUREO

“Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é CRISTO também.” (1 Co 12.12)

  

VERDADE PRÁTICA
Conhecendo a Igreja em sua natureza nos conscientizamos da importância de fazer parte dela.

  

LEITURA DIÁRIA
Segunda – Jo 1.1 A Igreja centrada na Palavra Viva de DEUS
Terça – Rm 8.14 A Igreja na esfera do ESPÍRITO
Quarta – 1 Co 1.1-3 A Igreja como expressão visível e local
Quinta – Hb 12.23 A Igreja em seu aspecto invisível e universal
Sexta – Ef 4.3 A indivisibilidade da Igreja de CRISTO
Sábado – Fp 2.2 A Igreja em busca da unidade

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Coríntios 12.12-27
12 - Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é CRISTO também.
13 - Pois todos nós fomos batizados em um ESPÍRITO, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um ESPÍRITO. 14 - Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
15 - Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
16 - E, se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
17 - Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
18 - Mas, agora, DEUS colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
19 - E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20 - Agora, pois, há muitos membros, mas um corpo.
21 - E o olho não pode dizer ? mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não tenho necessidade de vós.
22 - Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários. 23 - E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.
24 - Porque os que em nós são mais honestos não têm necessidade disso, mas DEUS assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela,
25 - para que não haja divisão no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros.
26 - De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
27 - Ora, vós sois o corpo de CRISTO e seus membros em particular.

 

HINOS SUGERIDOS: 144, 175, 375 da Harpa Cristã

 

))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

SUBSÍDIOS EXTRAS PARA A LIÇÃO

)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

Quarto Trimestre de 2006
LIÇÃO 10 - IGREJA 0 CORPO ESPIRITUAL DE CRISTO
TEMA – As Verdades Centrais da Fé Cristã
COMENTARISTA : Claudionor Correia de Andrade
 
  
LIÇÃO 10 - IGREJA O CORPO ESPIRITUAL DE CRISTO
 
Jo 10.9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
Entrará no reino da luz, na Igreja (Pastagem é alimentação da Palavra de DEUS), e
Sairá do reino das trevas, da reunião com o mundo.
 
 
TEXTO ÁUREO
“Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do DEUS vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos, à universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus” (Hb 12.22,23).
 
 
VERDADE PRÁTICA
A Igreja de CRISTO não é uma simples organização; e, sim: um organismo vivo que, no poder do ESPÍRITO SANTO, manifesta o Reino de DEUS a um mundo que jaz no maligno.
  
 
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE  -  MATEUS 16.13-20
13 E, chegando JESUS às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?
14 E eles disseram: Uns, João Batista; outros, Elias, e outros, Jeremias ou um dos profetas.
15 Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
16 E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o CRISTO, o Filho do DEUS vivo.
17 E JESUS, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.
18 Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
19 E eu te darei as chaves do Reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
20 Então, mandou aos seus discípulos que a ninguém dissessem que ele era o CRISTO.
 
  
 
 

A Hora da Verdade

A Estátua de Daniel

PEDRA

PEDRA

 

Atos 4:11

Comentários

Ele Jesus é a pedra.

A volta de Cristo, pedra cortada da montanha sem uso de mãos, acabará com todos os reinos da Terra.

1 Coríntios 10:4

Porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.

Efésios 2:20

Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina.

 
 
 
LEITURA DIÁRIA
 
Segunda
Mt 16.18
CRISTO anuncia a fundação da Igreja.
Terça
Ef 1.22
CRISTO é o cabeça da Igreja.
Quarta
Ef 3.10
A Igreja revela agora a multiforme sabedoria de DEUS.
Quinta
1 Tm 3.15
A Igreja é a coluna e firmeza da verdade.
Sexta
Hb 12.23
A Igreja é a universal assembleia dos santos.
Sábado
Ap 3.20
A Igreja é o castiçal de DEUS.
 
OBJETIVOS - Após esta aula, seu aluno deverá estar apto a:
Conceituar a doutrina da igreja.
Descrever a missão da igreja.
Distinguir a igreja universal da igreja local.
 
 
PONTO DE CONTATO
Prezado professor, o termo “igreja” na Antiguidade, referia-se a um grupo de pessoas que se reuniam para deliberar a respeito dos assuntos legislativos e políticos das cidades. Geralmente, essas assembleias eram abertas com orações e sacrifícios às divindades locais. Era concedido, a cada cidadão que desejasse, o direito de se pronunciar ou propor assuntos para o debate. No entanto, o termo era comum entre os gregos para designar qualquer reunião ou assembleia. Com a ascensão do cristianismo, a palavra começou a ser empregada em sentido mais específico, isto é, a Igreja do DEUS vivo.
 
 
SÍNTESE TEXTUAL
Eclesiologia é a disciplina da Teologia que estuda a igreja, sua fundação, símbolos e missão, conforme as Escrituras. O vocábulo igreja é formado por duas palavras gregas: pelo prefixo ek, isto é, “a partir de”, “de dentro de” ou “para fora de”; e, klēsis, que significa “chamada”, “convocação”, “convite”. Literalmente quer dizer “chamados para fora”. Em Atos 19.39, ekklēsia é uma “assembleia reunida para fins políticos”; em Atos 7.38 é a congregação ou assembleias dos israelitas, mas em 1 Co 11.18, uma congregação cristã. O termo ainda é usado para designar um “grupo local de cristãos” (Mt 18.17; At 5.11; Rm 16.1,5); a Igreja universal à qual todos os servos de CRISTO estão ligados (Mt16.18; At 9.31; 1 Co 12.28; Ef 1.22); e a Igreja de DEUS ou de CRISTO (1 Co 10.32; 1 Ts 2.14; Rm 16.16).
 
 
 
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Professor, a Igreja é um organismo vivo, santo, dinâmico e ligado à cabeça, CRISTO (Ef 1.22, 23). A igreja, portanto, vive em duas dimensões: espiritual e social. Na dimensão espiritual, a igreja é universal, um organismo vivo, o corpo místico de CRISTO; mas na esfera social, ela é local, uma organização, uma agremiação de pessoas ligadas a um sistema de crenças. Como recurso didático para esta lição, use a tabela que distingue a igreja universal da igreja local. Reproduza a tabela e a use no tópico V.
 
 
 
UNIVERSAL
LOCAL
1. Organismo.
1. Organização.
2. É invisível.
2. É visível.
3. Interdenominacional.
3. Denominacional.
4. JESUS é o único líder e cabeça.
4. Possui vários líderes.
5. Os nomes de seus membros estão inscritos no livro da vida.
5. Os nomes de seus membros estão inscritos no rol da igreja local.
6. Possui vida orgânica.
6. Possui vida à medida que seus membros estão ligados à cabeça, CRISTO.
7. Não depende de rituais de culto, de templos, de reconhecimento social.
7. Dependem de cerimônias, templos, reconhecimento oficiais; estatutos, etc.
 
  
 
RESUMO DA REVISTA - CPAD - 4TRIM.2006
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
“A Igreja é a herdeira da cruz”. Esta declaração de Thomas Adams, além de realçar a importância e a natureza da Igreja de CRISTO, deixa bem claro: a Igreja não surgiu de um projeto humano, mas do próprio Senhor.
 
 
 
I. O QUE É A IGREJA
"A Igreja não é nada mais do que CRISTO manifestado”.
1. Definição etimológica. A palavra igreja vem do hebraico qāhāl; e do grego ekklēsia. Reunião pública.
2. Definição teológica. Conjunto daqueles que, aceitando a CRISTO pela fé, são imediatamente agregados em seu corpo espiritual.
 
  
II. A FUNDAÇÃO DA IGREJA
Ela só passou a existir com o derramamento do ESPÍRITO SANTO no dia de Pentecostes (Ef 3.8-11).
  
 
III. OS FUNDAMENTOS DA IGREJA
1. A Palavra de DEUS.  O fundamento maior da Igreja é, sem dúvida alguma, a Palavra de DEUS (1 Co 3.10; Ef 3.5; 2 Pe 3.15-17).
2. A Declaração de Cesaréia. O próprio apóstolo Pedro afirma que a pedra é CRISTO (1 Pe 2.4-8).
 
 
IV. A MISSÃO DA IGREJA
1. Glorificar a DEUS. Devemos Agir de tal forma, a fim de que os homens glorifiquem ao Pai Celeste (Mt 5.16).
2. Ser habitação do ESPÍRITO SANTO (1 Co 6.19). A Igreja é o templo espiritual de DEUS.
3. Tornar conhecida a sabedoria de DEUS. Através da exposição das Sagradas Escrituras, pode a Igreja demonstrar quão superior é a sabedoria divina (Ef 3.10,11).
4. Proclamar o Evangelho. A principal missão da Igreja.
5. Edificar seus membros na Palavra. Através da Palavra.
 
 
 V. OS MEMBROS DA IGREJA
A Igreja é composta pelos salvos por CRISTO oriundos de todas as nacionalidades.
1. Os judeus. Primeiros cristãos.
2. Os gentios. Admitidos à família dos santos com pleno acesso às bênçãos espirituais.
3. A Igreja de DEUS. Formada por judeus e gentios.
 
 
  
CONCLUSÃO
O destino da Igreja é mui glorioso, conforme as Sagradas Escrituras. Ler Jo 14.2,3; Ef 5.27. Além de sua beleza e distinção no presente, será ela, quando da volta do Senhor, revestida de inefável glória, uma glória, aliás, que somente JESUS pode conceder-nos. Se lermos com atenção os dois últimos capítulos de Apocalipse, seremos constrangidos a orar e a jejuar, a fim de que venhamos desfrutar de tudo quanto Ele preparou-nos na cruz. Se com o Senhor, hoje sofremos; com o mesmo Senhor haveremos de ser glorificados. Resta-nos, pois, suplicar: Maranata: “Ora vem, Senhor JESUS”.
 
  
 
ESTUDO COMPLEMENTAR - A IGREJA
“Mas, se tardar, para que saibais como convém andar na casa de DEUS, que é a Igreja do DEUS vivo, a coluna e firmeza da verdade” (1 Tm 3.15).
IGREJA... COLUNA E FIRMEZA DA VERDADE. A igreja deve ser o fundamento da verdade do evangelho. Ela sustenta e preserva a verdade revelada por CRISTO e pelos apóstolos. Ela recebeu esta verdade para obedecê-la (Mt 28.20), escondê-la no coração (Sl 119.11), proclamá-la como "a palavra da vida" (Fp 2.16), defendê-la (Fp 1.17) e demonstrar seu poder no ESPÍRITO SANTO (Mc 16.15-20; At 1.8; 4.29-33; 6.8).
A Igreja do DEUS vivo é a única instituição em que o cristão e a sua família podem espiritualmente abrigar-se, buscar apoio e ser abençoados neste mundo de incertezas.

Mt 16.18 A Igreja é invencível.
Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
16.18 AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO. As portas do inferno representam Satanás e a totalidade do mal no mundo, lutando para destruir a igreja de JESUS CRISTO. (1) Este texto não quer dizer que nenhum crente como pessoa e nenhuma igreja local, confederação de igrejas ou denominação, jamais chegará a cair na imoralidade, nos erros de doutrina ou na apostasia. O próprio JESUS predisse que muitos decairão da fé e Ele adverte as igrejas que estão abandonando a fé neotestamentária a voltar-se do pecado ou sofrer a pena da remoção do seu reino (24.10,11; Ap 2.5,12-29; 3.1-6,14-16; ver 1 Tm 4.1). A promessa do versículo 18 não se aplica àqueles que negam a fé, nem às igrejas mornas. (2) O que CRISTO quer dizer é que, a despeito de Satanás fazer o pior que pode, a despeito da apostasia que ocorre entre os crentes, das igrejas que ficam mornas e dos falsos mestres que se infiltram no reino de DEUS, a igreja não será destruída. DEUS, pela sua graça, sabedoria e poder soberanos, sempre terá um remanescente de crentes e de igrejas que, no decurso de toda a história da redenção, permanecerá fiel ao evangelho original de CRISTO e dos apóstolos e que experimentará a comunhão com Ele, o senhorio de CRISTO e o poder do ESPÍRITO SANTO. Como o povo genuíno de DEUS, esses crentes demonstrarão o poder do ESPÍRITO SANTO contra Satanás, o pecado, a doença, o mundo e as forças demoníacas. É essa igreja que Satanás com todas as suas hostes não poderá destruir nem resistir 
16.18 PEDRO, A PEDRA E A IGREJA - O significado desta passagem é que CRISTO edificará a sua igreja sobre a verdade da confissão feita por Pedro e os demais discípulos, i.e., que JESUS é o CRISTO, o Filho do DEUS vivo (v. 16; At 3.13-26). JESUS emprega um trocadilho. Ele chama seu discípulo de Pedro (gr. Petros, que significa uma pedra pequena). A seguir, Ele diz: Sobre esta pedra (gr. petra, que significa uma grande rocha maciça ou rochedo) edificarei a minha igreja , i.e., sobre a confissão feita por Pedro. (1) É JESUS CRISTO que é a pedra, i.e., o único e grande alicerce da igreja (1 Co 3.11). Pedro declara que JESUS é a pedra viva... eleita e preciosa... a pedra que os 
edificadores reprovaram (1 Pe 2.4, 6, 7; At 4.11). Pedro e os demais discípulos são pedras vivas , como parte da estrutura da casa espiritual (a igreja) que DEUS está edificando (1 Pe 2.5). (2) Em lugar nenhum as Escrituras declaram que Pedro seria a autoridade suprema e infalível sobre todos os demais discípulos (cf. At 15; Gl 2.11). Nem está dito, também, na Bíblia que Pedro teria sucessores infalíveis, representantes de CRISTO e cabeças da igreja. Tais idéias são injunções do homem e não a verdade das Escrituras. No estudo A IGREJA, acha-se uma exposição da doutrina da igreja, como aparece aqui e noutras partes da Bíblia
16.19 AS CHAVES DO REINO. As chaves representam a autoridade que DEUS delegou a Pedro e à igreja. Estas chaves são usadas para:
(1) repreender o pecado e levar a efeito a disciplina eclesiástica (18.15-18);
(2) orar de modo eficaz em prol da causa de DEUS na terra (18.19,20);
(3) dominar as forças demoníacas e libertar os cativos;
(4) anunciar a culpa do pecado, o padrão divino da justiça e o juízo vindouro (At 2.23; 5.3,9); e
(5) proclamar a salvação e o perdão dos pecados para todos quantos se arrependem e crêem em CRISTO (Jo 20.23; At 2.37-40; 15.7-9) 
 
1 Co 11.18 Reunidos na igreja: Porque, antes de tudo, ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio.
Ef 3.21 Glória a CRISTO na Igreja: a esse glória na igreja, por JESUS CRISTO, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

Cl 1.18 CRISTO - O cabeça da Igreja
E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência,
PRIMOGÊNITO DENTRE OS MORTOS. JESUS CRISTO foi o primeiro a ressuscitar dentre os mortos com um corpo espiritual e imortal (1 Co 15.20; Ap 1.5). No dia de sua ressurreição, JESUS se tornou a cabeça da igreja. A igreja do NT começou no dia da ressurreição de JESUS, quando os discípulos receberam o ESPÍRITO SANTO. O fato de CRISTO ser o "primogênito" dentre os mortos importa na ressurreição subsequente de todos aqueles por quem Ele morreu

1 Tm 3.15 A Igreja do DEUS vivo.
mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de DEUS, que é a igreja do DEUS vivo, a coluna e firmeza da verdade.
IGREJA... COLUNA E FIRMEZA DA VERDADE. A igreja deve ser o fundamento da verdade do evangelho. Ela sustenta e preserva a verdade revelada por CRISTO e pelos apóstolos. Ela recebeu esta verdade para obedecê-la (Mt 28.20), escondê-la no coração (Sl 119.11), proclamá-la como "a palavra da vida" (Fp 2.16), defendê-la (Fp 1.17) e demonstrar seu poder no ESPÍRITO SANTO (Mc 16.15-20; At 1.8; 4.29-33; 6.8).

Sl 122.1 Indo à Casa do Senhor.
Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR!
À CASA DO SENHOR. A Casa do Senhor deve ser um lugar onde o crente desfruta, com toda alegria, da íntima presença do Senhor, da comunhão do ESPÍRITO e do amor dos irmãos na fé.
EFÉSIOS 5.27= para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
 
e, esta, 
 
CONCEITOS DE IGREJA
 
O RELACIONAMENTO DO CRISTÃO COM A IGREJA LOCAL
O CULTO DOMÉSTICO
A Igreja invisível e
universal (Hb 12.23). 
Relacionamento positivo.
Inculcando a Palavra aos filhos. 
a) Perfeita. 
a) A família adorando a DEUS.
A participação da família no corpo de CRISTO e na igreja local é condição indispensável para a vida cristã vitoriosa.
b) A Noiva do Cordeiro.
b) A família servindo a DEUS. 
 
c) Um organismo.
c) A família contribuindo. 
 
d) É invisível. 
d) A família amando os irmãos. 
 
A igreja local. 
Relacionamento negativo
O culto doméstico e o avivamento. 
a) É múltipla. 
a) Mau testemunho. 
a) O cristão precisa ordenar suas prioridades e sua rotina de maneira que seu lar seja uma extensão da igreja
b) É uma organização
b) Referências negativas no lar. 
b) A Igreja é uma continuação do lar.
c) Está sujeita a falhas.
c) Mau comportamento nos cultos. 
 
 d) É Visível.
 
 
 
A Igreja é o corpo de CRISTO. Esta é a igreja que subirá na vinda de JESUS. A igreja local é composta por crentes de uma região, de um bairro etc. A família deve valorizar essa instituição, que pode constituir-se como apoio, unificando a comunidade em que está inserida colocando-a a serviço do Reino de DEUS.

Bodas do Cordeiro = Reunião festiva entre CRISTO e a Igreja, que começará a se concretizar a partir do arrebatamento. Neste período, os santos receberão os seus galardões e hão de se preparar para a implantação do Reino de DEUS na Terra (Ap 19.7-9). 
 
 O Cristão e a Igreja Local
 
A Igreja tem quatro propósitos básicos:
1. Anunciar:
 “Fazer discípulos de todas as Nações”
É a missão de cada cristão nascido de novo de anunciar a salvação em CRISTO à todas as pessoas.
2. Integrar:
É a responsabilidade de cada cristão em auxiliar o novo decidido à integrar-se socialmente, doutrinariamente, e emocionalmente na igreja local 
3. Ensinar:
É função de cada membro de nossa mocidade trabalhar em prol do ensino de cada jovem à fim de habilitá-lo para o ministério Cristão.
4. Enviar:
É atribuição do Ministério capacitar cada membro com a finalidade de criar uma Igreja ativa, dinâmica e integrada nas atividades do dia a dia. Criando uma geração de discípulos de JESUS envolvida com o cumprimento da Grande Comissão.
 

“A Igreja é uma comunidade de pessoas numa jornada rumo a DEUS.
Onde quer que haja unidade sobrenatural e movimento dirigido pelo ESPÍRITO, aí está a Igreja - uma comunidade espiritual”.
 

 
A IGREJA (CPAD - BEP)

 Mt 16.18 “Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
A palavra grega ekklesia (igreja), literalmente, refere-se à reunião de um povo, por convocação (gr. ekkaleo). No NT, o termo designa principalmente o conjunto do povo de DEUS em CRISTO, que se reúne como cidadãos do reino de DEUS (Ef 2.19), com o propósito de adorar a DEUS. A palavra “igreja” pode referir-se a uma igreja local (Mt 18.17; At 15.4) ou à igreja no sentido universal (16.18; At 20.28; Ef 2.21, 22).
(1) A igreja é apresentada como o povo de DEUS (1Co 1.2; 10.32; 1Pe 2.4-10), o agrupamento dos crentes redimidos como fruto da morte de CRISTO (1Pe 1.18,19). É um povo peregrino que já não pertence a esta terra (Hb 13.12-14), cujo primeiro dever é viver e cultivar uma comunhão real e pessoal com DEUS (1Pe 2.5; ver Hb 11.6).
(2) A igreja foi chamada para deixar o mundo e ingressar no reino de DEUS. A separação do mundo é parte inerente da natureza da igreja e a recompensa disso é ter o Senhor por DEUS e Pai (2Co 6.16-18).
(3) A igreja é o templo de DEUS e do ESPÍRITO SANTO (ver 1Co 3.16; 2Co 6.14—7.1; Ef 2.11-22; 1Pe 2.4-10). Este fato, no tocante à igreja, requer dela separação da iniqüidade e da imoralidade.
(4) A igreja é o corpo de CRISTO (1Co 6.15,16; 10.16,17; 12.12-27). Isto indica que não pode existir igreja verdadeira sem união vital dos seus membros com CRISTO. A cabeça do corpo é CRISTO (Cl 1.18; Ef 1.22; 4.15; 5.23). 
(5) A igreja é a noiva de CRISTO (2Co 11.2; Ef 5.23-27; Ap 19.7-9). Este conceito nupcial enfatiza tanto a lealdade, devoção e fidelidade da igreja a CRISTO, quanto o amor de CRISTO à sua igreja e sua comunhão com ela. 
(6) A igreja é uma comunhão (gr. koinonia) espiritual (2Co 13.14; Fp 2.1). Isto inclui a habitação nela do ESPÍRITO SANTO (Lc 11.13; Jo 7.37-39; 20.22), a unidade do ESPÍRITO (Ef 4.4) e o batismo com o ESPÍRITO (At 1.5; 2.4; 8.14-17; 10.44; 19.1-7). Esta comunhão deve ser uma demonstração visível do mútuo amor e cuidado entre os irmãos (Jo 13.34,35).
(7) A igreja é um ministério (gr. diakonia) espiritual. Ela ministra por meio de dons (gr. charismata) outorgados pelo ESPÍRITO SANTO (Rm 12.6; 1Co 1.7; 12.4-11, 20-31; Ef 4.11).
(8) A igreja é um exército engajado num conflito espiritual, batalhando com a espada e o poder do ESPÍRITO (Ef 6.17). Seu combate é espiritual, contra Satanás e o pecado.. O ESPÍRITO que está na igreja e a enche, é qual guerreiro manejando a Palavra viva de DEUS, libertando as pessoas do domínio de Satanás e anulando todos os poderes das trevas (At 26.18; Hb 4.12; Ap 1.16; 2.16; 19.15, 21).
(9) A igreja é a coluna e o fundamento da verdade (1Tm 3.15), funcionando, assim, como o alicerce que sustenta uma construção. A igreja deve sustentar a verdade e conservá-la íntegra, defendendo-a contra os deturpadores e os falsos mestres (ver Fp 1.17; Jd 3). 
(10) A igreja é um povo possuidor de uma esperança futura. Esta esperança tem por centro a volta de CRISTO para buscar o seu povo (ver Jo 14.3; 1Tm 6.14; 2Tm 4.8; Tt 2.13; Hb 9.28).
(11) A igreja é tanto invisível como visível. (a) A igreja invisível é o conjunto dos crentes verdadeiros, unidos por sua fé viva em CRISTO. (b) A igreja visível consiste de congregações locais, compostas de crentes vencedores e fiéis (Ap 2.11, 17, 26; ver 2.7), bem como de crentes professos, porém falsos (Ap 2.2); “caídos” (Ap 2.5); espiritualmente “mortos” (Ap 3.1); e “mornos” (Ap 3.16; ver Mt 13.24; At 12.5).
 
 
 ‘Conhecendo a Igreja’
 
 Texto Bíblico:
‘Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de DEUS’ – (Efésios 2.19)
 
INTRODUÇÃO
 Agora, você faz parte da Igreja, pois não apenas recebeu a salvação oferecida por CRISTO, mas também foi incluído em sua família. A palavra ‘Igreja’, nesta lição, não está restrita à uma denominação, nem ao local onde você frequenta os cultos. Depois do plano idealizado por DEUS, para salvar os homens, a igreja é a proposta mais inteligente da divindade. Aqueles que seriam salvos, formariam um corpo, porta-voz da salvação para outras pessoas. A igreja é um organismo que tem a própria vida em CRISTO, o qual estabeleceu a missão dela e como cumpri-la.
Quem faz parte da igreja, dá continuidade ao trabalho de CRISTO na terra. A verdadeira vida que está em você chegará aos outros. Isto é ser uma bênção para o mundo. Ninguém recebeu a salvação simplesmente para ser salvo, mas, sim, integrar-se à igreja. Por isso, é preciso que você compreenda bem o que ela significa, conheça quais são os seus objetivos e as suas ordenanças.
 
 
O QUE É A IGREJA?
A palavra ‘igreja’ quer dizer ‘uma reunião de pessoas chamadas para fora’, ou seja, um grupo de pessoas que saíram de dentro do mundo (espiritual) para seguirem a CRISTO. Os que formam a igreja são chamados, pela Bíblia, de crentes, irmãos, cristãos, santos, eleitos e os do caminho.
Todos os crentes espalhados pelo mundo formam a igreja. Ela não está restrita a uma área geográfica e nem a um único povo da terra. É o seu lado invisível e universal.
Embora a palavra ‘igreja’ seja empregada, em primeiro lugar, para descrever a totalidade de crentes que vivem em todo o mundo, você pode usá-la também para se referir aos cristãos de um determinado lugar, isto é, a ‘igreja local’.
 
Um Símbolo da Igreja. O primeiro símbolo é o corpo. JESUS não está mais presente entre os homens, de forma física, mas em cada pessoa que o recebe, em qualquer parte do mundo, Ele introduz a sua vida, para formar um corpo. Por Ter a vida em CRISTO, a igreja não é um simples ajuntamento de pessoas, uma associação ou clube. É um organismo, algo que tem existência tal como o corpo humano que é composto de muitos membros e órgãos que funcionam em prol de uma vida comum. Da mesma forma que o ser humano é um, mas tem milhões de células vivas, assim também é a igreja. Um só corpo, mas constituído por milhões de pessoas nascidas de novo, por meio do evangelho de JESUS.
Possui também uma cabeça, o próprio CRISTO. Ele é o chefe, o guia, o Principal e o Príncipe da igreja.
 
OS OBJETIVOS DA IGREJA
Através da Bíblia, você descobre que a igreja foi fundada por CRISTO, para cumprir as seguintes finalidades:
a. evangelizar o mundo. A principal atividade dos crentes é levar a salvação para os não-crentes. CRISTO, depois de completar a sua missão na terra, declarou: ‘é-me dado todo o poder no céu e na terra’. E, em seguida, estabeleceu uma missão aos seus seguidores. Leia Mateus 28.19 e 20.
b. lugar para o crente cultuar a DEUS. Os crentes se reúnem para cultuar a DEUS. O culto é o momento de oração, louvor, adoração, estudo da Bíblia e edificação dos crentes. No culto, todos os crentes podem se unir em oração, seja em petição, ação de graças e intercessão. Esta também é uma maneira de você louvar a DEUS.
c. lugar para o crente praticar a mordomia cristã. Tudo o que você possui, não lhe pertence (leia Salmo 24.1). Por isso, não tem mais o direito de fazer o que quer. DEUS agora está em primeiro lugar em sua existência. Isso inclui sua vida, seu tempo, seus talentos e suas finanças. Você deve  aplicar, na igreja a sua vida, com o melhor de seus esforços e dedicação.
d. lugar para o ensino da disciplina e norma de conduta cristã. Ao fazer parte de uma igreja local, o novo crente disciplina-se e aprende a norma bíblica de conduta. Existe um padrão de vida exposto na Bíblia e todos os crentes devem se esforçar para vivê-lo.
Significa afastar-se da ignorância, preservar-se da corrupção e Ter todas as esferas da sua vida e atividades regulamentadas, dirigidas por DEUS. Leia Mateus 5.13, e 18.15-17.
 
 
Resumo da Lição 9 - 25-02-2001 CPAD - 1º TRIM.2001
Quem é a verdadeira Igreja de CRISTO? A verdadeira Igreja tem as suas características que a fazem diferente de outras instituições como o Estado, a família etc. Essas instituições desaparecem, mas a Igreja, não. Também é preciso notar que muitas instituições, embora com o nome de igrejas cristãs, não fazem parte do corpo místico de CRISTO ou Igreja invisível. Os cristãos componentes da verdadeira Igreja são criaturas dotadas de verdadeiro novo nascimento, inconfundíveis com o joio. Somente a igreja pura, santificada e sob o poder do ESPÍRITO SANTO será arrebatada.
A Igreja universal invisível, da qual CRISTO é a cabeça, não é uma organização, mas um organismo vivo, pois em cada um de seus membros palpita a vida de nosso Senhor JESUS CRISTO, o qual dirige o movimento de todo o corpo e de cada crente em particular, e comunica a cada um dos membros do corpo sua sabedoria, justiça e santidade, vida e poder. Desta forma, mediante a união vital com CRISTO, todo crente, ainda que humilde ou isolado, faz parte com os demais redimidos de um organismo no qual vibra o amor e a graça de nosso Senhor JESUS CRISTO.
 
INTRODUÇÃO
Ao estudar sobre a Igreja de CRISTO na terra precisamos conhecer sua natureza.

A IGREJA NA PERSPECTIVA BÍBLICA E TEOLÓGICA
1. Uma visão cristocêntrica da Igreja. Em Mateus 16.18 CRISTO cita duas palavras da mesma raiz, mas com significados diferentes, que expressam a dimensão exata da revelação. A primeira, petros (o nome do discípulo), significa um fragmento de pedra. A segunda, petra, traduz-se como rocha inabalável (1 Pe 2.4-7). Está claro que o Senhor, ao mesmo tempo em que reconheceu a sensibilidade espiritual de Pedro, como um fragmento de pedra, deixou também estabelecido que a Igreja seria edificada sobre aquela pedra inabalável - CRISTO, o Filho do DEUS vivo – isto é, a confissão pública sobre CRISTO, que o apóstolo acabara de fazer.

2. O sentido da palavra "igreja" no original.
O termo "igreja" no original grego é composto da preposição ek "fora de" e o verbo kaleõ "chamar". Igreja (ekklêsia) denota um grupo de cidadãos "chamados para fora". Corresponde literalmente a "uma convocação de cidadãos de uma cidade para fora de suas casas mediante o soar de uma trombeta a fim de reuni-los em assembleia". Os verdadeiros crentes são convocados para fora do pecado, para viverem em plena comunhão com o Senhor JESUS CRISTO.

3. A Igreja na perspectiva do Novo Testamento. Nesta parte da Bíblia temos vários conceitos sobre a Igreja.
a) Igreja visível e invisível. A Igreja é um só organismo independente dos títulos e das denominações existentes. Entretanto ela pode ser vista sob dois aspectos: visível e invisível. A Igreja invisível representa singularmente o povo de DEUS espalhado em todo o mundo, enquanto a Igreja visível refere-se à igreja local, a uma comunidade de pessoas num determinado lugar.
b) Corpo universal de CRISTO. A Igreja de CRISTO como corpo possui diversos órgãos e muitos membros, mas todos trabalham de forma orgânica e harmônica, interligados, em função do corpo. Ela é composta de todos os cristãos autênticos em toda a história do cristianismo (Mt 16.18; 1 Co 12.27; Ef 3.10,21; 5.23-32; Hb 12.23). São milhões de membros espalhados pelo mundo. Quando todos cumprem a sua parte, a Igreja se beneficia, mas se algum deles está enfermo espiritualmente e não é logo restaurado, afeta todo o corpo.
c) Igreja local. A igreja local é o lado visível da Igreja que vivencia em sua forma comunitária a mesma herança apostólica, os mesmos ideais de vida, e as mesmas expressões de fé (Rm 16.1; Cl 4.16; Gl 1.2,22; At 14.23).
A vida em comunidade foi uma das características predominantes dos cristãos primitivos (At 2.46; 4.32,33; 5.42; 12.5,12). Eles frequentemente se reuniam motivados sempre pela mesma razão: a fé no CRISTO ressuscitado.
d) Igrejas domésticas. Como não havia templos cristãos construídos no primeiro século da Era Cristã, os crentes daquela época tinham por hábito reunirem-se nas casas, uns dos outros (1 Co 16.19; Rm 16.5,23; Fm v.2). Essas igrejas domésticas acomodavam perfeitamente o corpo de CRISTO naquelas localidades. Cada igreja local ou doméstica era a manifestação física e visível da Igreja universal.


A IGREJA LOCAL E O TRATAMENTO ESPECÍFICO DE DEUS
Vejamos alguns modelos de igrejas locais:
1. A igreja em Jerusalém (At 2.46,47). Foi o primeiro grupo de crentes formado após a descida do ESPÍRITO SANTO no Pentecostes (At 2.1). Naturalmente, não havia templos cristãos ainda, pois a Igreja era recém-nascida e os convertidos reuniam-se no alpendre do Templo de Salomão (At 2.46; 5.12,20,21,25) e nas casas de famílias (At 2.46; 5.42).
2. A igreja de Corinto (1 Co 1.2). Nesta igreja, o ESPÍRITO SANTO manifestava-se de modo especial. No primeiro livro dirigido a essa igreja está o conteúdo principal da doutrina dos dons espirituais (1 Co 12,13,14) - uma das doutrinas vitais para todas as igrejas em todo o mundo.
3. A igreja de Tessalônica (1 Ts 1.1). Neste texto o apóstolo Paulo refere-se à "igreja dos tessalonicenses em DEUS". A expressão "em DEUS" indica que os cristãos daquela cidade, formavam "a igreja local", isto é, estavam unidos como um só, em DEUS. A referência à igreja local, nada tem a ver com qualquer denominação evangélica, pois a expressão "igreja local" tem um sentido genérico e refere-se aos cristãos que formam a igreja num determinado local.
4. Os membros da igreja local. Um exemplo que ilustra a igreja local é o da "igreja que estava em Antioquia" (At 13.1). Esse capítulo fala de uma reunião dos membros dessa igreja para decidirem sobre sua expansão para outros lugares. Aqueles irmãos, sob a direção do ESPÍRITO SANTO, decidiram enviar algumas pessoas para outras cidades.
A igreja local é uma comunidade de pessoas que agem e interagem como os membros de um corpo (1 Co 12.18). Esses membros estão distribuídos no corpo e cumprem, cada qual, a sua função (Ef 4.16; 1 Co 12.11). Desenvolvem um relacionamento social e espiritual (Rm 12.5), pois "ninguém busque o proveito próprio, antes cada um o que é de outrem" (1 Co 10.24). 


 

))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

 

 

REVISTA – LIÇÃO 3, 1 TR 2024 NA ÍNTEGRA

 

Lição 3, CPAD, A Natureza Da Igreja, 1Tr24, Pr Henrique, EBD NA TV

Para me ajudar PIX 33195781620 (CPF) Luiz Henrique de Almeida Silva

 

 

TEXTO ÁUREO
“Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é CRISTO também.” (1 Co 12.12)

 

 

VERDADE PRÁTICA
Conhecendo a Igreja em sua natureza nos conscientizamos da importância de fazer parte dela.

 

 

LEITURA DIÁRIA
Segunda – Jo 1.1 A Igreja centrada na Palavra Viva de DEUS
Terça – Rm 8.14 A Igreja na esfera do ESPÍRITO
Quarta – 1 Co 1.1-3 A Igreja como expressão visível e local
Quinta – Hb 12.23 A Igreja em seu aspecto invisível e universal
Sexta – Ef 4.3 A indivisibilidade da Igreja de CRISTO
Sábado – Fp 2.2 A Igreja em busca da unidade

 


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Coríntios 12.12-27
12 - Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é CRISTO também.
13 - Pois todos nós fomos batizados em um ESPÍRITO, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um ESPÍRITO. 14 - Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
15 - Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
16 - E, se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
17 - Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
18 - Mas, agora, DEUS colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
19 - E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20 - Agora, pois, há muitos membros, mas um corpo.
21 - E o olho não pode dizer ? mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não tenho necessidade de vós.
22 - Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários. 23 - E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.
24 - Porque os que em nós são mais honestos não têm necessidade disso, mas DEUS assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela,
25 - para que não haja divisão no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros.
26 - De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
27 - Ora, vós sois o corpo de CRISTO e seus membros em particular.

 


HINOS SUGERIDOS: 144, 175, 375 da Harpa Cristã

 


PLANO DE AULA
1. INTRODUÇÃO
Prezado(a) professor(a), nesta lição, estamos estudando a Eclesiologia, isto é, o estudo sobre a natureza da Igreja, sua essência e dimensões. Para tanto, temos como particularidades da Igreja a sua extensão confessional, isto é, sua base doutrinária e ortodoxa; sua extensão local e espiritual que diz respeito à sua localização e influência na sociedade enquanto Corpo de CRISTO; e, por fim, sua extensão comunitária no que tange a sua unidade e comunhão como estilo de vida.
2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição: I) Destacar a natureza bíblica da Igreja, fundamentada na doutrina dos apóstolos e conduzida pelo ESPÍRITO SANTO; II) Apresentar os aspectos naturais visíveis e invisíveis da Igreja; III) Elencar a unidade da Igreja como aspecto central que revela a sua identidade cristã neste mundo.
B) Motivação: A compreensão exata do que é a Igreja está presente nas marcas ou características que a identificam como sendo cristã. Esses aspectos estavam presentes, sobretudo, nas relações e estilo de vida dos crentes do primeiro século. O desafio da igreja atual é desenvolver as práticas das primeiras obras nestes últimos tempos tão trabalhosos.
C) Sugestão de Método: Sugerimos que você estimule os seus alunos a participarem da aula, apontando os conceitos abordados na lição que, possivelmente, encontraram dificuldade para compreender. Destaque esses conceitos ao longo da aula e, sendo possível, consulte um Dicionário Teológico e exponha as definições aos alunos. Esse método agregará novos conhecimentos à aula a partir das dúvidas apresentadas pela classe.
3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: A Igreja foi instituída neste mundo com a incumbência de transmitir a mensagem do Evangelho até os confins da Terra. Para tanto, ela deve testemunhar aos pecadores que o Senhor JESUS, mediante a ação do ESPÍRITO SANTO, continua a curar, salvar, batizar no ESPÍRITO SANTO e conduzir o homem ao Reino Celestial.
4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 96, p. 37, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula: 1) O texto “Definição de Igreja”, localizado depois do primeiro tópico, aprofunda o significado da palavra igreja e os seus diversos sentidos em que é aplicada no texto bíblico; 2) O texto “Entendendo o Texto”, ao final do terceiro tópico, apresenta três aspectos que estão intrinsecamente ligados e ampliam a compreensão da relação estabelecida entre os crentes como Corpo de CRISTO.

 


COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO
O estudo sobre a natureza da Igreja deve analisar aquilo que ela é em essência. O que define uma igreja genuinamente cristã? Evidentemente que há muitas características que mostram o que é uma verdadeira igreja. Contudo, para nosso propósito aqui, trataremos apenas de algumas delas. Por isso, nesta lição, veremos que uma igreja genuinamente cristã é confessional, ou seja, ela se fundamenta na Palavra de DEUS; tem uma dimensão local e universal, ou seja, existe tanto na forma visível como invisível; e, finalmente, a igreja genuinamente cristã é una, isto é, não é dividida, pois sem unidade não há Igreja.

 


PALAVRA-CHAVE - Natureza

 


I – A NATUREZA DA IGREJA NA SUA

DIMENSÃO CONFESSIONAL

1. Fundamentada na Palavra

Uma igreja verdadeiramente bíblica é firmada na Palavra de DEUS. Nesse aspecto, primeiramente, temos CRISTO como a Palavra Encarnada, a Palavra Viva. No princípio era a Palavra (Jo 1.1). JESUS é a Palavra que se humanizou, isto é, DEUS feito homem. A igreja bíblica possui JESUS CRISTO como seu fundamento (Ef 2.20). Uma igreja verdadeiramente bíblica é centrada em JESUS. Em segundo lugar, uma igreja bíblica é fundamentada nas Escrituras Sagradas, a Palavra Inspirada. Se não existe igreja verdadeira sem JESUS, da mesma forma não há igreja verdadeira sem fundamentação bíblica (2 Tm 3.15). A heterodoxia, o desvio doutrinário e a apostasia vêm pelo distanciamento e abandono da Palavra de DEUS.

 


2. Habitada pelo ESPÍRITO

A Igreja é habitada pelo ESPÍRITO, dirigida e capacitada por Ele. O ESPÍRITO SANTO é a força-motriz da Igreja. Na verdade, a obra do ESPÍRITO começa no seu trabalho de convencimento do pecador. É o ESPÍRITO quem convence o ser humano do pecado (Jo 16.8-11). É o ESPÍRITO SANTO quem produz a obra da regeneração. Quando o evangelista Lucas diz que o Senhor abriu o coração de Lídia (At 16.14), aí vemos uma obra poderosa do ESPÍRITO SANTO trazendo o convencimento para a salvação.

 


3. Quem faz parte da Igreja anda no ESPÍRITO

Quando alguém responde à mensagem da cruz, o ESPÍRITO de DEUS produz nele a certeza da salvação (Rm 8.16). Agora, regenerado, o cristão passa a andar ou ser dirigido pelo ESPÍRITO (Rm 8.14). O fracasso na vida espiritual está no fato de não andarmos na esfera do ESPÍRITO (Gl 5.16,17). O ESPÍRITO, portanto, habita o crente; capacitando-o (At 1.8). Sem a capacitação do ESPÍRITO, a igreja é inoperante e perde a sua essência.


SINÓPSE I

Uma igreja bíblica é fundamentada na Palavra Inspirada por DEUS, habitada pelo ESPÍRITO, dirigida e capacitada por Ele.


Auxílio Teológico

“Definição de Igreja

JESUS assevera, em Mateus 16.18: ‘Edificarei a minha igreja’. Esta é a primeira entre mais de cem referências no Novo Testamento que empregam a palavra grega primária para ‘igreja’: ekklęsia, composta com a preposição ek (‘fora de’) e o verbo kaleő (‘chamar’). Logo, ekklêsia denotava originalmente um grupo de cidadãos chamados e reunidos, visando um propósito específico. O termo é conhecido desde o século V a.C., nos escritos de Heródoto, Xenofontes, Platão e Eurípedes. [...] O uso secular do termo também aparece no Novo Testamento. [...] Na maioria das vezes, porém, o termo tem uma aplicação mais sagrada e refere-se àqueles que DEUS tem chamado para fora do pecado e para dentro da comunhão do seu Filho, JESUS CRISTO, e que se tornaram ‘concidadãos dos santos e da família de DEUS’ (Ef 2.19). Ekklęsia é sempre empregada às pessoas e também identifica as reuniões destas para adorar servir ao Senhor” (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p. 536).

 


II – A NATUREZA DA IGREJA NAS SUAS

DIMENSÕES LOCAL E UNIVERSAL

1. Local e visível

Biblicamente, podemos falar da Igreja em relação à sua dimensão espacial, isto é, em relação ao local ou ao espaço geográfico. Ela pode ser vista e sentida. Nesse aspecto, a Igreja existe localmente. Assim, vemos os apóstolos escrevendo suas cartas a determinadas igrejas, situadas em diferentes locais: “à igreja de DEUS que está em Corinto” (1 Co 1.2); “aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia” (1 Pe 1.1). Nesses textos vemos as Escrituras se referindo à ekklesia, à comunidade de crentes, situada em diferentes locais.

 


2. As particularidades das igrejas locais

Pelo teor das cartas neotestamentárias, observamos que essas igrejas locais possuíam suas particularidades. Os problemas encontrados em uma não eram necessariamente os mesmos da outra (Fp 4.2,3 cf. 2 Ts 3.11,12). De igual modo, as virtudes. Por outro lado, embora estivessem todas sob a supervisão apostólica, observamos que eram autônomas uma em relação às outras. Assim possuíam sua dinâmica própria. Um método que funciona em determinada igreja pode ser inadequado em outra.

 


3. Universal e invisível

Assim como a Igreja existe em sua dimensão local, existe também na sua dimensão universal. Somos conscientes da existência da igreja local, pois dela fazemos parte. Contudo, nem sempre é fácil se dar conta do aspecto universal da Igreja porque nesse sentido, a Igreja não está limitada ao espaço geográfico ou físico. Assim a Igreja universal e invisível é formada por todos os cristãos regenerados que estão em todos os lugares e por aqueles que já estão também na glória (Hb 12.23), não se limitando somente à dimensão terrena. Aqui, é importante se diferenciar “Igreja” de “denominação”. Numa cidade, por exemplo, pode haver várias denominações; contudo, somente há uma Igreja. A igreja é divina, as denominações são humanas. As denominações podem ser temporárias, a Igreja não. As denominações podem desparecer, mas a Igreja é indestrutível (Mt 16.18). Convém dizer que nem todo grupo que se diz cristão pode ser visto como fazendo parte da Igreja Cristã. Há grupos que se autodenominam “igrejas”, contudo, são sinagoga de Satanás (Ap 3.9). Entretanto, o que fará com que uma igreja ou denominação seja cristã, é a sua fidelidade a CRISTO e às Escrituras Sagradas.

 


SINÓPSE II

A Igreja de CRISTO se revela numa dimensão terrena e, igualmente, numa dimensão espiritual.

 


III – A IGREJA NA SUA DIMENSÃO

COMUNITÁRIA

1. A igreja é una

Isso significa que a igreja é indivisível. Na analogia onde compara a Igreja ao corpo humano, Paulo deixa bem claro que uma igreja verdadeiramente cristã é unida porque não pode haver divisão no corpo (1 Co 12.12). JESUS disse que um reino dividido não subsistirá (Mt 12.25). Esse princípio se aplica à Igreja também. O que o Diabo não consegue contra a Igreja por meio da perseguição, ele consegue por intermédio da divisão. Devemos evitar, a todo custo, o partidarismo, as preferências e os exclusivismos, se quisermos preservar a unidade da igreja local (Ef 4.3).

 


2. Unidade na Igreja

Paulo escreveu à igreja de Filipos: “completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa” (Fp 2.2). Esse texto mostra o anseio do apóstolo pela unidade da igreja que, como Corpo de CRISTO em sua forma coletiva, deve zelar pela unidade e, da mesma forma, cada crente deve buscar isso.

 


3. Diversidade na unidade

Isso reverbera o anseio de JESUS pela unidade dos seus discípulos (Jo 17). Ali há o que os teólogos chamam de “unidade de essência”. Na Trindade, o Pai, o Filho e o ESPÍRITO SANTO são pessoas diferentes, com uma mesma essência, possuindo a mesma substância e um só propósito. Da mesma forma, os cristãos devem buscar esse tipo de unidade. Nesse aspecto, unidade não é uniformidade. Somos diferentes, diversos, temos temperamentos distintos e maneiras diferentes para fazer as coisas; mas, mesmo assim, somos um em CRISTO JESUS para perseverar no mesmo alvo.

 


SINÓPSE III

A igreja como Corpo de CRISTO em sua forma coletiva deve zelar pela unidade e, da mesma forma, cada crente deve buscar isso.

 


AMPLIANDO O CONHECIMENTO

A IGREJA

“A palavra ekklesia se refere a uma reunião ou congregação de pessoas que são chamadas ou convocadas e se reúnem com um propósito. No Novo Testamento, a palavra designa basicamente uma congregação ou comunidade do povo de DEUS – as pessoas que aceitam a mensagem de CRISTO, confiam a Ele suas vidas e se reúnem como cidadãos do Reino de DEUS (Ef 2.19) com o propósito de adorar e honrar a DEUS. A palavra ‘igreja’ pode se referir a uma congregação na igreja local (Mt 18.17; At 15.4) [...] ou à igreja universal.” Amplie mais o seu conhecimento, lendo a Bíblia de Estudo Pentecostal, editada pela CPAD, p.1650.

 


Auxílio Devocional

“Entendendo o texto:

‘Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal’. Há três temas que sempre sãos encontrados juntos em passagens do Novo Testamento. O Corpo de CRISTO, os dons espirituais e o amor. Há razões importantes por que esses três temas são inseparáveis. O nosso relacionamento com outros cristãos é definido pela participação conjunta em um único Corpo. O nosso serviço aos outros cristãos é definido com o uso de nossos dons e capacidades para servi-los. Nossa postura para com outros cristãos deve ser de amor ativo e cuidado. Unidade, serviço e amor nunca estão separados na Escritura. Sem unidade, não pode haver qualquer experiência de amor. Sem amor, não pode haver qualquer experiência de unidade. Cada um depende do outro. Se você amar e servir os outros, começará a experimentar a unidade do Corpo de CRISTO” (RICHARS, Lawrence O. Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p.787).

 


CONCLUSÃO
Chegamos ao final de mais uma lição bíblica, a qual aborda a natureza da Igreja. Vimos que não é possível nos referirmos a uma igreja como sendo cristã se determinadas marcas ou características não estão presentes nela. Destacamos aqui que a igreja local deve estar fundamentada na Palavra e habitada pelo ESPÍRITO SANTO. A Igreja também existe tanto local como universalmente. Não está limitada nem pelo tempo nem pelo espaço. Ela existe para a eternidade!

 


REVISANDO O CONTEÚDO
1. Qual é a principal característica de uma igreja verdadeiramente bíblica?
Uma igreja verdadeiramente bíblica é firmada na Palavra de DEUS.
2. O que caracteriza uma igreja habitada pelo ESPÍRITO?
A Igreja habitada pelo ESPÍRITO, dirigida e capacitada por Ele.
3. Como podemos falar da dimensão espacial da Igreja?
A dimensão espacial da igreja diz respeito ao seu local ou ao espaço geográfico.
4. Como a Igreja universal e invisível é formada?
Assim a Igreja universal e invisível é formada por todos os cristãos regenerados que estão em todos os lugares e por aqueles que já estão também na glória (Hb 12.23).
5. Explique a expressão “unidade de essência” em relação à Trindade.
Na Trindade, o Pai, o Filho e o ESPÍRITO SANTO são pessoas diferentes, contudo, com uma mesma essência. Possuem a mesma substância e um só propósito