Escrita Lição 13, A Verdadeira Identidade Do Cristão, 2Tr22, Pr Henrique, EBD NA TV

 Lição 13, A Verdadeira Identidade Do Cristão

Preciso muito da ajuda dos irmãos, mesmo que seja com 10,00. Quem puder ajudar, envie por uma das contas abaixo, em nome de JESUS.
PIX - 33195781620 meu CPF também (Banco Bradesco, Imperatriz, MA)
Caixa Econômica e Lotéricas - Agência 3151 - poupança 013 - 00056421-6 variação - 1288 - conta 000859093213-1
Luiz Henrique de Almeida Silva
Bradesco – Agência 2365-5 Conta Corrente 7074-2
Luiz Henrique de Almeida Silva
Banco do Brasil – Agência 4322-2 Conta Poupança 27333-3 variação 51
Edna Maria Cruz Silva




TEXTO ÁUREO
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” (Mt 7.21)
 
 
VERDADE PRÁTICA
No Reino de DEUS, não basta ouvir para se identificar com o Salvador, é preciso praticar o que se aprendeu.
 

ESCRITA - https://ebdnatv.blogspot.com/2022/06/escrita-licao-13-verdadeira-identidade.html
SLIDES - https://ebdnatv.blogspot.com/2022/06/slides-licao-13-verdadeira-identidade.html
Vídeo - https://youtu.be/kxYtlGyQdIw
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 1 Co 4.20 O Reino de DEUS não consiste só em palavras, mas em virtude
Terça - 1 Jo 3.18 Não devemos amar só de palavras, mas por obra e em verdade
Quarta - Sl 127.1 O alicerce de toda a nossa edificação espiritual
Quinta - 1 Co 3.10 A consciência de como estamos edificando o nosso alicerce
Sexta - 1 Co 11.1; Ef 5.1; 1 Ts 1.6 Imitando o divino mestre na arte de viver
Sábado - 1 Jo 3.2 Para ser semelhante ao nosso Senhor JESUS
 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Mateus 7.21-27
21 - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 - Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? 23 - E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. 24 - Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. 25 - E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. 26 - E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. 27 - E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
 
COMENT[ARIOS DA BEP - CPAD

7.21 AQUELE QUE FAZ A VONTADE DE MEU PAI. JESUS ensinava enfaticamente que cumprir a vontade do seu Pai celestial é uma condição prévia essencial para a entrada no reino dos céus (cf. vv. 22-25; 19.16-26; 25.31-46). Isto, no entanto, não significa que a pessoa pode ganhar ou merecer a salvação mediante seus próprios esforços ou obras. Isto é verdadeiro pelas seguintes razões:
(1) O perdão divino o homem obtém mediante a fé e o arrependimento, concedidos pela graça de DEUS e a morte vicária de CRISTO por nós (ver 26.28; Lc 15.11-32; 18.9-14).
(2) A obediência à vontade de DEUS, requerida por CRISTO, é uma condição básica conducente à salvação, mas CRISTO também declara ser ela uma dádiva ligada à salvação dentro do reino. Embora seja a salvação uma dádiva de DEUS, o crente deve buscá-la continuamente; recebê-la e evidenciá-la mediante uma fé sincera e decidido esforço. Esse fato é visto na Oração Dominical (6. 9-13) e nas muitas exortações para que o crente mortifique o pecado e se apresente a DEUS como sacrifício vivo (cf. Rm 6. 1-23; 8. 1-17; 12.1,2; ver 5.6, sobre a fome e sede de justiça).
(3) O crente pode fazer a vontade de DEUS e viver uma vida justa em virtude dessa dádiva, i.e., a graça e o poder de DEUS e a vida espiritual que lhe são comunicados continuamente mediante CRISTO. As Escrituras declaram: Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de DEUS... Porque somos feitura sua (Ef 2.8-10).
(4) DEUS sempre torna possível a prática da obediência que Ele requer de nós. Isto é atribuído à ação redentora de DEUS. Porque DEUS é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade (ver Fp 2.13). Todavia, o dom da graça de DEUS não anula a responsabilidade nem a ação humana. O crente deve corresponder positivamente ao dom divino da obediência (ver Fp 2.12; Jd 20,21,24; Ef 4.22-32), todavia ele é livre para rejeitar a graça de DEUS, para recusar aproximar-se de DEUS por meio de CRISTO (ver Hb 7.25), e para recusar orar por uma vida de obediência e viver essa vida (ver Mt 5.6).
7.22 MUITOS ME DIRÃO NAQUELE DIA. Nos versículos 22,23, JESUS declara enfaticamente que muitos que profetizam, pregam ou realizam milagres em seu nome estão enganados, pensando que são servos de DEUS quando, na realidade, Ele não os conhece. Para não ser enganado nos últimos dias, o dirigente de igreja, ou qualquer outro discípulo, deve apegar-se totalmente à verdade e à justiça reveladas na Palavra de DEUS (ver Ap 22.19) [AQUI CABE AOS NÃO CRISTÃOS SALVOS, POIS JESUS NÃO OS CONHECE POR NUNCA TEREM SE CONVERTIDO (VIVEM NA IDOLATRIA) E O TEXTO "NAQUELE DIA" SE REFERE AO JUÍZO FINAL DADO AOS QUE VIVERAM DURANTE O PERÍODO DA GRANDE TRIBULAÇÃO, QUANDO APARECERÃO MUITOS FALSOS CRISTOS QUE FARÃO PROEZAS - Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos. Marcos 13:22].
7.23 NUNCA VOS CONHECI. Estas palavras de CRISTO deixam plenamente claro que uma pessoa pode pregar o evangelho em nome de CRISTO, expulsar demônios e operar milagres, sem essa pessoa ter genuína fé salvífica em CRISTO. EXEMPLO DISTO SÃO OS PAIS DE SANTO, OS MÉDIUNS, FEITICEIROS, PADRES, ESPÍRITAS EM GERAL, QUE MUITAS VEZES SÃO USADOS POR SATANÁS PARA CURAR PESSOAS E ATÉ PARA REALIZAREM MILAGRES).
(1) Paulo nos adverte que o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz . Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça (2 Co 11.14,15; cf. Mt 24.24). Paulo torna claro que a simulação de uma unção poderosa pode ser operação de Satanás (ver 2 Ts 2.9,10; Ap 13.3,12).
(2) Muitas vezes, DEUS aniquila a atividade de Satanás nos falsos pregadores, a fim de salvar ou curar aqueles que, sinceramente, recebem a Palavra de DEUS (ver Fp 1.15-18). DEUS sempre deseja que aqueles que proclamam o evangelho sejam justos (ver 1 Tm 3.1-7); porém quando uma pessoa má ou imoral prega a Palavra de DEUS, ainda assim Ele pode operar no coração daqueles que recebem a sua Palavra e entregam-se a CRISTO. DEUS não aprova nenhum falso pregador do evangelho, mas Ele certamente confirmará a verdade bíblica, e aqueles que a aceitam pela fé.
JESUS CONTINUA CURANDO, SALVANDO, REALIZANDO MILAGRES, LIBERTANDO CATIVOS DE SATANÁS, FALANDO COM SEU POVO ATRAVÉS DE PROFECIAS, MENSAGENS FUTURISTAS E DE  REVELEÇÃO. TEMOS QUE TER DISCERNIMENTO PARA SABERMOS O QUE É DE DEUS E O QUE NÃO É. A MANEIRA MAIS EFICIENTE É SABER SE O TAL É MESMO BATIZADO COM O ESPÍRITO SANTO, TEM UMA VIDA DE SANTIDADE, ORAÇÃO, JEJUM, ESTUDO DA BÍBLIA E SE SUAS PREVISÕES SÃO CONFIRMADAS POR DEUS - E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém! Marcos 16:20
 

Hinos Sugeridos: 33, 77, 577 da Harpa Cristã
 
 
Resumo da Lição 13, A Verdadeira Identidade Do Cristão
I – A CONDENAÇÃO DOS FALSOS SEGUIDORES DE JESUS
1. Uma fé só de palavras?
2. Os milagres não transformam o caráter.
3. Fazendo a vontade do Pai.
II – EM QUEM ESTAMOS ALICERÇADOS?
1. O alicerce começa pelo ouvir.
2. A importância do bom alicerce.
3. A relevância do praticar.
III – JESUS: A NOSSA VERDADEIRA IDENTIDADE
1. JESUS, nosso maior pregador.
2. A autoridade do ensino de CRISTO.
3. JESUS como nossa identidade.
 
 
Comentários rápidos do Pr. Henrique
 
Não há como separar sinais, prodígios e maravilhas do legítimo evangelho de JESUS CRISTO. Quem assim o faz é porque ainda não conhece JESUS.
E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. Mateus 4:23
E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. Mateus 9:35
e enviou-os a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos. Lucas 9:2
 
Sinais, prodígios e maravilhas autenticam o evangelho.
E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém! Marcos 16:20
 
Sinais, prodígios e maravilhas autenticam o pregador ou ministro do evangelho.
Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós, com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas. 2 Coríntios 12:12 Varões israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; Atos 2:22
 
Sinais, prodígios e maravilhas atraem pecadores para serem salvos.
E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. Atos 3:6
Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil. Atos 4:4
disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou. Atos 14:10
Mas Pedro, fazendo- as sair a todas, pôs-se de joelhos e orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, assentou-se. E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva. E foi isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor. Atos 9:40-42
 
 
21 - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus,
Chamar JESUS de Senhor não quer dizer tê-lo como Senhor, ou se se submeter a Ele como Senhor. Confessar e ter JESUS como Senhor é imprescindível para a salvação.
a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Romanos 10:9
O Reino dos céus não é o reino humano, mas o Reino de JESUS CRISTO que é o Rei do Reino dos céus. De um Reino sobrenatural, espiritual e eterno.
Respondeu Jesus: O meu Reino não é deste mundo; se o meu Reino fosse deste mundo, lutariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas, agora, o meu Reino não é daqui. João 18:36.
 
 
mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus
A condição para entrar no Reino dos céus é a obediência a DEUS. Obedecer a DEUS deve estar acima da obediência aos homens. DEUS dá o ESPÍRITO SANTO aos que lhe obedecem. Obedecer a DEUS implica em amá-Lo e O servir de todo o coração e de toda a alma.
Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do Senhor ? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. 1 Samuel 15:22
Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. Atos 5:29
E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem. Atos 5:32
E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje te ordeno, de amar o Senhor , teu Deus, e de o servir de todo o teu coração e de toda a tua alma, Deuteronômio 11:13
 
 
22 - Muitos me dirão naquele Dia:
JESUS afirma que muitos alegarão O conhecer, no dia do Juízo Final (naquele dia). Isso indica um julgamento onde tanto acusados quanto acusador falarão e se defenderão perante um Juiz e a reta justiça de DEUS prevalecerá. Esse juízo será diante do Trono Branco. Nós estaremos com JESUS ali para julgar.
Justo és, ó Senhor , e retos são os teus juízos. Salmos 119:137
E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. Apocalipse 20:11-15
Ele mesmo julgará o mundo com justiça; julgará os povos com retidão. Salmos 9:8
Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois, porventura, indignos de julgar as coisas mínimas? 1 Coríntios 6:2
 
 
Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas?
Sabemos que para todas as manifestações de DEUS existem as imitações de Satanás. Para o Falar em Línguas e para todos os dons do ESPÍRITO SANTO existem as falsas manifestações de Satanás, através de seus demônios.
 
 
MANIFESTAÇÃO DE DEUS PELO ESPÍRITO SANTO - 1 Coríntios 12.8-10; 28 (Dons)
MANIFESTAÇÃO DE SATANÁS POR INTERMÉDIO DE UM OU MAIS DEMÔNIOS
Palavra da sabedoria (Revelação a respeito do Futuro) - Escatologia
Predição através de horóscopos, leitura de mão, adivinhações, necromancia etc.
E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judeia um profeta, por nome Ágabo; e, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo e, ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus, em Jerusalém, o varão de quem é esta cinta e o entregarão nas mãos dos gentios. Atos 21:10,11
E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César. Atos 11:28
Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos, pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor ; e por estas abominações o Senhor , teu Deus, as lança fora de diante de ti. Deuteronômio 18:10-12
Palavra da ciência (Revelação do passado ou de algo do presente, que está oculto)
 Reuniões mediúnicas, horóscopos, leitura de mão, adivinhações, necromancia etc.
Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu estando tu debaixo da figueira. João 1:48
É, contudo, necessário irmos dar numa ilha. Atos 27:26
Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos, pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor ; e por estas abominações o Senhor , teu Deus, as lança fora de diante de ti. Deuteronômio 18:10-12
Fé (Fé sobrenatural para ressuscitar mortos)
Ressuscitar mortos pelo poder de Satanás
E, tendo dito isso, clamou com grande voz: Lázaro, vem para fora. João 11:43
Mas Pedro, fazendo- as sair a todas, pôs-se de joelhos e orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, assentou-se. Atos 9:40
E vi uma de suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.
Apocalipse 13:3
Os dons de curar (cura de doenças e enfermidades)
Não há como separar curas do evangelho.
E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. Mateus 4:23
E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. Mateus 9:35
Curas por Satanás no espiritismo - operações mediúnicas (cura de doenças e enfermidades)
 
E toda a multidão procurava tocar-lhe, porque saía dele virtude que curava todos. Lucas 6:19
E, saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho e fazendo curas por toda a parte. Lucas 9:6
Cirurgias espirituais do Médium Aran e Doutor Fritz, Alan Kardec, Zé Arigó, Chico Xavier, João de deus etc.)
 Operação de maravilhas (Milagres, Alteração das leis naturais, ação sobrenatural de DEUS na Natureza, pessoas que nasceram surdas, ou mudas ou aleijadas, são curadas)
Milagres realizados por Satanás
E foram ter com ele ao templo cegos e coxos, e curou-os. Mateus 21:14
E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e tornozelos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. Atos 3:6-8
E atendiam-no a ele, porque já desde muito tempo os havia iludido com artes mágicas. Atos 8:11 Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros e os queimaram na presença de todos, e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinquenta mil peças de prata. Atos 19:19 E, havendo atravessado a ilha até Pafos, acharam um certo judeu, mágico, falso profeta, chamado Barjesus, Atos 13:6
Profecia (Para edificação, consolação e exortação)
Profecia falsa de Satanás.
Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade? Atos 5:3
E disse ele: Eu sairei e serei um espírito da mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás e ainda prevalecerás; sai e faze assim. 1 Reis 22:22
Discernir os espíritos (Descobrir a fonte das manifestações falsas e expulsar demônios)
Discernir os espíritos ou demônios
E pregava nas sinagogas deles, por toda a Galileia, e expulsava os demônios. Marcos 1:39
E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E, na mesma hora, saiu. Atos 16:18
E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino? Mateus 12:26
Variedade de línguas
Variedade de línguas imitando as línguas do ESPÍRITO SANTO
 Língua do batismo no ESPÍRITO SANTO (1 Coríntios 14:2), Línguas para edificação própria (1 Coríntios 14:4; Judas 1:20; Efésios 6:18), Línguas para serem interpretadas (1 Coríntios 14:27), Línguas para Intercessão (Romanos 8:26).
Demônios falam em línguas diversas imitando as línguas do ESPÌRITO SANTO. Exemplo - carismáticos católicos romanos.
Interpretação das línguas
Interpretação das línguas
1 Coríntios 12:30; 14:5; 13, 26; 27)
Pelo que, o que fala língua estranha, ore para que a possa interpretar. 1 Coríntios 14:13
E, se alguém falar língua estranha, faça-se isso por dois ou, quando muito, três, e por sua vez, e haja intérprete. 1 Coríntios 14:27
Imitações diversas.
 
 
23 - E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; 
JESUS está falando dos descrentes, é evidente, pois, aos crentes conheceu quando de suas conversões, pois o ESPÍRITO SANTO neles foi morar e JESUS os conhece perfeitamente. Quem vive na prática do pecado, da idolatria e outros pecados como a mentira, roubo, vícios, avareza etc. JESUS não os conhece como filhos de DEUS, pois os filhos de DEUS são os que nasceram de novo e tudo se fez novo em suas vidas. Deixaram o pecado.
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17
 
 
apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.
Esses falsos apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, existentes em seitas e diversas religiões falsas, são instrumentos de Satanás e nunca se converteram a DEUS através de JESUS CRISTO. Todos esses tentam se justificar pelas obras e vivem na prática do pecado, da iniquidade. Portanto JESUS os não conhece.
Qualquer que pratica o pecado também pratica iniquidade, porque o pecado é iniquidade. 1 João 3:4
 
 
24 - Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as prática, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. 25 - E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. 26 - E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. 27 - E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
 
Prudente - escuta estas minhas palavras e as prática - edificou a sua casa sobre a rocha (desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu)
 
Insensato - ouve estas minhas palavras e as não cumpre - edificou a sua casa sobre a areia (desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda).
 
O Crente que ora, jejua, lê e estuda a Bíblia está firmado na Rocha que é JESUS. Seu destino é a vida eterna com JESUS na Nova Jerusalém.
 
E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Tiago 1:22
 
 
 
Sobre o Sermão do Monte – Parte XIII - John Wesley - Comentário Bíblico Wesleyana

'Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, nós não profetizamos em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as prática, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, eu compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda'. (Mateus 7:21-27)


1. Nosso Mestre Divino, tendo declarado todo o conselho de Deus, com respeito ao caminho da salvação, e observado os principais obstáculos daqueles que desejam caminhar nele, encerra agora o conjunto, com essas palavras poderosas; por meio das quais, assim como foi, Ele coloca seu selo para sua profecia, imprimindo toda a sua autoridade sobre o que Ele entregou, para que possa permanecer firme para todas as gerações.

2. Para que assim, diz o Senhor, ninguém possa alguma vez conceber que existe algum outro caminho do que este, 'Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, nós não profetizamos em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as prática, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, eu compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda'.

3. Eu pretendo, no discurso seguinte:

Primeiro, considerar o caso daquele que construir sua casa sobre a areia:
Segundo, mostrar a sabedoria daquele que construiu sobre a rocha:
Terceiro, concluir com uma aplicação prática.

I

1. Primeiro, eu vou considerar o caso daquele que constrói sua casa sobre a areia. 'Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus'. E este é um decreto que não pode passar; que permanece firme para todo sempre. Ele, por conseguinte, nos importa, no mais alto grau, para que possamos entender completamente a força dessas palavras. Mas, o que nós entendemos por aquela expressão, 'Aquele que diz a mim, Senhor, Senhor?'. Ela indubitavelmente significa supor ir para o céu, por algum outro caminho do que aquele que eu tenho agora descrito. Ela implica, portanto, (para começar do ponto mais baixo) todas as boas obras, toda a religião verbal. Ela inclui quaisquer que sejam os credos que possamos exercitar; quaisquer que sejam as profissões de fé que façamos; qualquer que seja o número de orações que possamos repetir; quaisquer que sejam as ações de graças que leiamos ou façamos para Deus. Nós podemos falar bem do Seu nome, e declarar a Sua bondade para com os filhos dos homens. Nós podemos falar de todos os seus atos poderosos, e dizer de sua salvação dia a dia. Confrontando as coisas espirituais com o intelecto, nós podemos mostrar o significado dos oráculos de Deus. Nós podemos explicar os mistérios do Seu reino, que tem estado oculto, desde o começo do mundo. Nós podemos falar com a língua dos anjos, preferivelmente, à língua dos homens, no que se refere às coisas profundas de Deus. Nós podemos proclamar os pecadores, 'a observarem o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo!'.

Sim, nós podemos fazer isto, com tal medida do poder de Deus, e tal demonstração de seu Espírito, como para salvar muitas almas da morte, e ocultar uma grande quantidade de pecados. Mas, ainda assim, é muito provável, que tudo isto possa ser não mais do que dizer, 'Senhor, Senhor'. Que, depois de eu ter pregado com êxito para outros, eu mesmo possa ser um réprobo. Eu posso, pelas mãos de Deus, arrebatar muitas almas do inferno, mas, ainda assim, cair nele, quando eu terminar. Eu posso trazer os muitos outros para o reino dos céus, e eu mesmo não entrar lá. Leitor, se, alguma vez, Deus abençoou minhas palavras para sua alma, ore para que Ele possa ser misericordioso para comigo, um pecador!

2. O dizer, 'Senhor, Senhor', pode, em Segundo Lugar, implicar, em não causar dano. Nós podemos nos abster de todo pecado insolente, de todo tipo de maldade exterior. Nós podemos nos refrear de todos aqueles caminhos de ação ou falar, que são proibidos nos santos escritos. Nós podemos ser capazes de dizer para todos aqueles, em meio dos quais vivemos, 'qual de vocês me convence do pecado?'. Nós podemos ter uma consciência que evite qualquer ofensa externa, em direção a Deus e ao homem. Nós podemos ser limpos de toda sujidade, descrença, e iniquidade; assim como de toda ação exterior; ou, (como o Apóstolo testifica, concernente a si mesmo), 'tocar na retidão da lei', que é a retidão exterior, 'sem culpa'. Mas, ainda assim, nós não seremos, por meio disto, justificados. Ainda isto não é mais do que dizer, 'Senhor, Senhor'; e, se nós não formos além disso, nós nunca 'entraremos no reino dos céus'.

3. O dizer, 'Senhor, Senhor', pode, em Terceiro Lugar, implicar muito daquilo que denominamos boas obras. Um homem pode atender a Ceia do Senhor; pode ouvir abundância de excelentes sermões; e não omitir uma oportunidade de tomar parte em todas as outras ordenanças de Deus. Eu posso fazer o bem ao meu próximo; repartir meu pão com o faminto, e vestir o desnudo. Eu posso ser zeloso das boas obras, até mesmo, 'dar todos os meus bens para alimentar o pobre'. Sim, e eu posso fazer tudo isso, com um desejo de agradar a Deus, e uma crença real de que eu o agrado por isso; (o que, inegavelmente, é o caso daqueles que nosso Senhor apresenta, dizendo a Ele, 'Senhor, Senhor'); e mesmo assim, não tomar parte na glória que deverá ser revelada.

4. Se algum homem ficar chocado com isso, que ele reconheça que é um estranho para toda a religião de Jesus Cristo; e, em particular, para aquela imagem, a qual Ele coloca diante de nós, nesse discurso. Porque quão resumido é tudo isto, diante daquela retidão e santidade verdadeira que Ele tem descrito nisto! Quão extensamente distante daquele reino dos céus interior que está agora aberto na alma do crente, -- que é a primeira semente no coração, como um grão de mostrada, e que, mais tarde, estenderá grandes ramos, nos quais crescerão todos os frutos da retidão; todo bom temperamento, e palavra e obra.

5. Mesmo assim, tão claramente quanto Ele tem afirmado isto; tão freqüentemente quanto Ele tem repetido que ninguém que não tenha esse reino de Deus nele, entrará no reino dos céus; nosso Senhor bem soube que muitos não receberiam essa palavra, e, até por isso, confirma novamente: 'Muitos', (diz Ele: não uma pessoa; não algumas apenas: este não é um caso raro ou incomum) 'deverão dizer a mim, naquele dia, não somente, nós temos feito muitas orações; nós temos louvado a Ti; nós temos reprimido o mal; nós temos exercitado a nós mesmos em fazer o bem -- mas, o que é abundantemente maior do que isto, 'nós temos profetizado em Teu nome; em Teu nome nós expulsamos demônios; em Teu nome fizemos muitas obras maravilhosas. 'Nós temos profetizado'; -- nós temos declarado Tua vontade à humanidade; nós temos mostrado aos pecadores o caminho da paz e glória. E nós temos feito isto, 'em Teu nome'; de acordo com a verdade do Teu Evangelho; sim, e através de Tua autoridade, que confirmou a palavra com o Espírito Santo enviado dos céus. Porque em Teu nome, ou através do Teu nome; pelo poder do Teu Espírito, 'nós temos expulsado demônios'; das almas que eles, há muito, têm pretendido como sendo deles próprios, e das quais eles têm posse completa e tranquila. 'E em Teu nome', pelo Teu poder, não o nosso, 'nós temos feito muitas obras maravilhosas'; de tal maneira que, 'mesmo o morto ouviu a voz do Filho de Deus', falando através de nós, e viveu. 'E eu irei afirmar', até mesmo, 'junto a eles, que eu nunca conheci vocês'; não, nem mesmo, quando vocês estavam 'expulsando demônios, em meu nome': Eu não conheço vocês como meus; porque os corações de vocês não foram corretos em direção a Deus. Vocês não foram submissos e humildes; vocês não foram amantes de Deus, e de toda humanidade; vocês não foram renovados na imagem de Deus; vocês não foram santos como eu sou santo. 'Afastem-se de mim, vocês', que, não obstante, tudo isso, são 'trabalhadores da iniquidade' -- anarquistas -- Vocês são transgressores de minha lei, e minha lei do amor santo e perfeito.

6. É com o objetivo de colocar isto, além de toda possibilidade de contradição, que nosso Senhor confirma, através daquela comparação oposta: 'Todo aquele', diz Ele, 'que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, eu compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia'; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa'; -- como eles irão certamente fazer, cedo ou tarde, com a alma do homem; mesmo com a inundação da aflição exterior, ou da tentação interior; as tempestades de orgulho, ira, temor, ou desejo; -- 'e ela caiu, e foi grande a sua queda'. De maneira que pereceu para todo o sempre. Tal deve ser a porção de todo aquele que descansa em algum tipo daquela religião que está acima descrita. E maior será a queda, porque eles 'ouviram aquelas palavras, e', ainda assim, não as praticaram'.

II

1. Eu vou, em Segundo Lugar, mostrar a sabedoria daquele que as praticou; daquele que construiu sua casa sobre a rocha. De fato, é sábio 'aquele que faz a vontade de meu Pai que está no céu'. É verdadeiramente sábio, aquele cuja 'retidão excede a retidão dos escribas e fariseus'. Ele é pobre em espírito; conhecendo a si mesmo, assim como ele também é conhecido. Ele vê e sente todo seu pecado, e toda a sua culpa, até que ela é varrida, pelo sangue redentor. Ele está consciente de seu estado perdido, da ira de Deus habitando nele, e de sua mais extrema inabilidade de ajudar a si mesmo, até que ele é preenchido com a paz e alegria no Espírito Santo. Ele é humilde e gentil; paciente em direção a todos os homens; nunca 'pagando o mal com o mal, ou insultos com insultos, mas, ao contrário, com bênçãos', até que ele domina o mal com o bem. Sua alma não é sedenta por coisa alguma na terra, a não ser apenas pelas coisas de Deus, do Deus vivo. Ele tem muito amor para com toda humanidade, e está sempre pronto a dar sua vida por seus inimigos. Ele ama o Senhor, com todo seu coração, e com toda a sua mente, e alma, e forças. Apenas aquele que, neste espírito, faz o bem a todos os homens, deverá entrar no reino dos céus; e aquele que sendo por esse motivo menosprezado e rejeitado pelos homens; sendo odiado, reprovado, e perseguido, regozija-se e está 'excessivamente feliz', sabendo em quem ele tem acreditado; e estando assegurado por essa luz, que as aflições momentâneas irão 'trazer para ele o ônus da glória eterna'.

2. Quão verdadeiramente sábio é esse homem! Ele conhece a si mesmo; -- um espírito eterno, que veio de Deus, e foi enviado para a sua casa de argila, não para fazer a sua própria vontade, mas para fazer a vontade Dele que o enviou. Ele conhece o mundo -- o lugar no qual ele passará os poucos dias e anos, não como um habitante, mas como um hóspede estranho, em seu caminho para as habitações eternas; e consequentemente, ele usa o mundo, de modo a não abusar dele, e sabendo que a sua forma dele passa. Ele conhece a Deus; -- seu Pai e seu Amigo, a origem de todo bem, o centro dos espíritos de toda carne, a única felicidade de todos os seres inteligentes. Ele vê, mais claro que a luz do sol do meio-dia, que este é o objetivo do homem, glorificar a Ele que o fez para si mesmo, amar e deleitar-se Nele para sempre. E com igual clareza, ele vê os meios para aquela finalidade, para o prazer de Deus na glória; mesmo agora, para conhecer, amar, imitar a Deus, e crer em Jesus Cristo a quem ele tem enviado.

3. Ele é um homem sábio, mesmo na consideração de Deus; uma vez que 'ele construiu sua casa sobre a rocha'; sobre a Rocha dos Tempos, a rocha eterna, o Senhor Jesus Cristo. Ele é assim, adequadamente chamado; porque Ele não muda: Ele é 'o mesmo ontem, hoje, e para sempre'. A Ele, ambos o homem de Deus do passado e o Apóstolo, mencionando suas palavras, testemunham: 'Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos: Eles perecerão, mas tu permanecerás; e todos eles, como roupa, envelhecerão, e como um manto, os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão' (Hebreus 1:10-12). Sábio, portanto, é o homem que é construído sobre Ele; aquele que tem a Ele como seu único alicerce; que se edifica apenas sobre seu sangue e retidão; sobre o que Ele tem feito e sofrido por nós. Nessa pedra angular, ele fixa sua fé, e descansa todo o peso de sua alma. Ele é ensinado por Deus a dizer: 'Senhor, eu tenho pecado; eu mereço o mais baixo inferno; mas eu estou justificado livremente, pela Tua graça, através da redenção que está em Jesus Cristo; e a vida que eu agora vivo; isto é, uma vida divina, sagrada; é a vida que está oculta com Cristo em Deus. Eu agora vivo, mesmo na carne; a vida do amor; do amor puro a Deus e ao homem; a vida de santidade e felicidade; louvando a Deus, e fazendo todas as coisas para sua glória'.

4. Ainda assim, que alguém não pense que ele não mais verá a guerra; que ele está agora fora do alcance da tentação. Ela ainda permanece, para que Deus prove a graça que Ele tem dado: Ele deverá ser tentado como ouro no fogo. Ele deverá ser tentado, não menos do que eles que não conhecem a Deus: Talvez, abundantemente mais; porque satanás não irá falhar ao tentar, ao extremo, aqueles a quem ele não será capaz de destruir. Assim sendo, 'a chuva' irá cair, impetuosamente; apenas que, em tais momentos, e de tal maneira, como se parecesse bom, não ao príncipe do poder do ar, mas a Ele 'cujo reino, reina sobre tudo'. 'As correntezas', ou torrentes, virão; elas erguerão suas ondas e rugirão horrivelmente. Mas a elas também, o Senhor que se situa acima das correntezas das águas, que permanece Rei para sempre irá dizer. 'Até aqui, vocês deverão vir, e não mais longe. Aqui suas ondas de orgulho deverão estar situadas'. 'Os ventos irão soprar, e bater contra a casa', como se eles pudessem fazê-la em pedaços, desde o alicerce: Mas eles não prevalecerão: Ela não cairá; porque está alicerçada sobre a rocha. Ele habita em Cristo, pela fé e amor; por conseguinte, não deverá se abater. 'Não deverá temer, mesmo que a terra se mova, e mesmo que as colinas sejam levadas para o alto mar'. 'Embora as águas do mar se enfureçam e aumentem de volume, e as montanhas estremeçam com seu movimento; ainda assim, 'habitará debaixo da defesa do Altíssimo, e estará a salvo debaixo da sombra do Onipotente'.

III

1. Quão proximamente, então, concerne a cada filho do homem, aplicar praticamente essas coisas em si mesmos! Diligentemente, examinar sobre que alicerce ele constrói; se sobre a rocha, ou sobre a areia! Quão profundamente você está preocupado para inquirir: 'Qual é o alicerce da minha esperança?'. Sobre qual eu construí minha expectativa de entrar no reino do céu? Será que ela está construída na areia? Sobre minhas opiniões ortodoxas ou corretas, que, pelo abuso grosseiro das palavras, eu tenho chamado de fé? Sobre um conjunto de noções que eu suponho sejam mais racionais ou bíblicas do que a que os outros têm? Ai de mim! Que loucura é isto! Certamente, ela está construída na areia, ou, antes, nas espumas do mar! Diga, 'Eu estou convencido disso: Eu não construirei novamente minha esperança no que é igualmente incapaz de suportá-la? Talvez, por eu pertencer 'a tão excelente igreja; reformada segundo o modelo bíblico verdadeiro; abençoada com a mais pura doutrina, a mais primitiva liturgia, a forma mais apostólica de governo?'. Essas são, sem dúvida, as tantas muitas razões para louvar a Deus, já que elas podem ser as muitas esperanças para a santidade; mas se elas estão separadas dela, elas não irão ser de proveito alguma para mim; mais ainda, elas irão me deixar, no mais, sem justificativa, e exposto a uma condenação maior. Portanto, se eu construo minha esperança sobre esse alicerce, eu ainda estou construindo sobre a areia.

2. Você não pode, você não se atreveria, descansar aqui. Sobre o que mais você irá construir sua esperança de salvação? – sobre a sua inocência? Sobre o seu não causar dano? Sobre o fato de não cometer injustiça ou causar prejuízo a alguém? Bem; permitindo que esse argumento seja verdadeiro. Você é justo em toda as suas condutas; você é evidentemente um homem honesto; você paga todo homem o que lhe pertence; você nunca trapaceia, nem extorque; você age fielmente com toda a humanidade; e você tem uma consciência em direção a Deus; você não vive em pecado algum conhecido. Assim tão longe está tudo bem: Mas ainda assim, não é isso. Você pode chegar assim, tão distante, mas nunca vir para o céu. Quando toda essa inocência flui de um princípio correto, ela é a menor parte da religião de Cristo. Mas, em você, ela não flui de um princípio correto, e, portanto, não faz parte, afinal, da religião. De modo que, em alicerçar sua esperança de salvação nisto, você estará ainda construindo sobre areia.

3. Você chega assim tão longe? Você acrescenta o não causar dano, o atender a todas as ordenanças de Deus? Você, em todas as oportunidades, toma parte da Ceia do Senhor? Usa das orações públicas e privadas? Jejua frequentemente? Ouve e busca as Escrituras, e medita nela? Essas coisas, igualmente, você deve ter feito, desde os primeiros momentos em que você fixou seu rosto em direção aos céus. Ainda assim, essas coisas também não são nada, estando sozinhas. Elas são nada, sem 'o peso as questões mais relevantes da lei'. E essas questões você tem esquecido: Pelo menos, não as tem experimentado: -- Fé, misericórdia, e amor a Deus; santidade de coração; e o céu escancarado, na alma. Portanto, ainda assim, você constrói sobre a areia.

4. Além disso tudo, você é zeloso das boas obras? Você, quando tem tempo, faz o bem a todos os homens? Você alimenta o faminto, veste o desnudo, e visita o órfão e a viúva, nos momentos de aflição deles? Você visita aqueles que estão doentes? Conforta os que estão na prisão? Se alguém é estranho, você o acolhe? Amigo, vá para mais alto! Você 'profetiza' em 'nome' de Cristo? Você prega a verdade como ela está em Jesus? E a influência do Espírito Dele atende sua palavra, e a transforma no poder de Deus para a salvação? Ele o capacita para trazer os pecadores, das trevas para a luz; do poder de satanás, para o poder de Deus? Então, vá e aprenda o que você tem ensinado frequentemente: 'Através da graça, você será salvo pela fé': 'Não pelas obras da retidão que nós temos feito, mas da própria misericórdia Dele, Ele nos salva'. Aprenda a se pendurar, despido, na cruz de Cristo, considerando tudo o que tem feito como esterco e coisa inútil. Recorra a Ele, como no espírito do ladrão moribundo; da prostituta com seus sete demônios! Do contrário, você ainda estará na areia; e mesmo depois de salvar outras almas, você irá perder sua alma!

5. Senhor, aumente minha fé, se eu agora creio! Caso contrário, dê-me a fé, mesmo que como um grão de mostarda! – Mas 'que proveito terá um homem que tem fé, e não tem as obras? Pode aquela 'fé salvá-lo?'. Ó não! Aquela fé, sem obras; a fé que não produz a santidade interior e exterior, que não estampa a imagem total de Deus no coração, e nos purifica como Ele é puro; aquela fé que não produz a totalidade da religião descrita nos capítulos precedentes, não é a fé do Evangelho, não é a fé cristã, não é a fé que conduz à glória. Ó, tome cuidado, acima de tudo, com as outras armadilhas do diabo – o descansar na fé não santa, que não salva! Se você não dá a devida consideração a isto, você estará perdido para sempre. Você ainda estará construindo sua casa sobre a areia. Quando 'a chuva cair, e a inundação vier, ela irá certamente cair, e grande será sua queda!'.

6. Agora, portanto, construa sobre uma rocha. Pela graça de Deus, conheça a si mesmo. Saiba e sinta que você foi moldado na maldade; e, no pecado, sua mãe o concebeu; e, desde que não pôde discernir o bem do mal, você tem empilhado pecado sobre pecado. Reconheça-se culpado da morte eterna; e renuncie toda a esperança de ser capaz de salvar a si mesmo. Seja esta toda a sua esperança: ser lavado no sangue de Jesus Cristo, e purificado pelo Seu Espírito, 'que apagou' todos 'os seus pecados, em seu próprio corpo sobre o madeiro'. E, se você sabe que Ele levou embora todos os seus pecados, tanto mais humilhe a si mesmo, diante Dele, em um contínuo senso de sua dependência total Nele, para todo bom pensamento, e palavra, e obra; e de sua extrema incapacidade para todo bem, a menos que Ele 'o preencha a todo o momento'.

7. Agora, lamente por seus pecados, e murmure em busca de Deus, até que ele transforme a sua aflição em alegria. E, mesmo então, lamente com aqueles que lamentam; e por aqueles que lamentam, não por si mesmos. Murmure pelos pecados e misérias da humanidade; e veja, bem diante de seus olhos, o oceano imenso da eternidade, sem fundo e sem margem, que já tem tragado milhões e milhões de homens, e está abrindo uma brecha para devorar aqueles que ainda permanecem! Veja aqui, a casa de Deus, eterna nos céus! E lá, o inferno e a destruição, sem uma cobertura – e, por esta razão, aprenda a importância de todo momento, que apenas surge, e se vai para sempre!

8. Agora acrescente à sua seriedade, mansidão de sabedoria. Mantenha até mesmo uma gradação em todas as suas paixões, mas em particular, na ira, tristeza e medo. Calmamente, consinta, no que quer que seja a vontade de Deus. Aprenda, em todo o estado em que você se encontra, com o que estar satisfeito. Seja meigo com o bom: Seja gentil, em direção a todos os homens; mas, especialmente, em direção ao maldoso e ingrato. Cuide, não apenas das expressões exteriores de raiva, como chamar seu irmão, raca, ou tolo; mas de toda emoção interior contrária ao amor, embora ela não vá mais além do que o coração. Fique indignado, diante do pecado, como uma afronta oferecida à Majestade do céu; mas, ainda assim, ame o pecador: Como nosso Senhor, que 'olhou indignado para os fariseus a sua volta, estando aflito, por causa da dureza de seus corações'. Ele estava aflito pelos pecadores, e irado diante do pecado. Portanto, esteja 'indignado, e não peque!'.

9. Agora, estejam famintos e sedentos, não pela 'carne que perece, mas pelo que dura a vida eterna'. Pisoteie o mundo, e as coisas do mundo; todas essas riquezas, honras, e prazeres. O que é o mundo para você? Deixe que os mortos enterrem seus mortos; mas siga em busca da imagem de Deus. Abstenha-se de extinguir aquela sede abençoada, se ela já excitou a sua alma, pelo que é vulgarmente chamado religião; um pobre e estúpido disfarce; a religião da forma, da mostra exterior, que deixa o coração ainda apegado ao pó; tão mundano e sensual, como nunca. Que nada satisfaça a você, a não ser o poder da santidade; a não ser a religião, que é espírito e vida; o habitar em Deus, e Deus em você; o ser um habitante da eternidade; o entrar, através do sangue do aspergido 'sem máscara', e 'sentando-se em lugares celestiais com Jesus Cristo!'.

10. Agora, vendo que você tudo pode, porque Cristo o fortalece, seja misericordioso como seu Pai que está no céu é misericordioso! Ame ao seu próximo como a si mesmo! Ame seus amigos e inimigos como a sua própria alma! E permita que o seu amor seja longânime e paciente em direção a todos os homens. Que ele seja gentil, delicado, benigno; inspirando você com a doçura mais amável, e a mais fervorosa e terna afeição. Que ele se regozije na verdade, onde quer que ela seja encontrada; a verdade que está em busca da santidade. Desfrute do que quer que traga a glória para Deus, e promova a paz e a boa-vontade entre os homens. No amor, cubra todas as coisas, -- do morto e do ausente não fale coisa alguma, a não ser o que é bom; creia em todas as coisas que, de alguma forma, possa limpar o caráter de seu próximo; espere todas as coisas em seu favor; e suporte todas as coisas, triunfando sobre toda oposição: porque o amor verdadeiro nunca falha, no tempo, ou na eternidade.

11. Agora, seja puro de coração; purificado, através da fé, de toda afeição não santa; 'limpando a si mesmo de toda sujidade da carne e espírito; e aperfeiçoando a santidade no temor de Deus'. Sendo, através do poder de sua graça, purificado do orgulho, pela profunda pobreza de espírito; da ira, de toda paixão indelicada e turbulenta, pela humildade e misericórdia; de todo desejo, a não ser o de agradar e satisfazer a Deus, pela fome e sede de justiça; agora, ame ao Senhor seu Deus, com todo o seu coração, e com todas as suas forças!.

12. Em uma palavra: Que sua religião seja a religião do coração. Que ela se estenda profundamente, no mais íntimo de sua alma. Seja pequeno, comum, insignificante e vil (além do que as palavras possam expressar) aos seus próprios olhos; maravilhado e humilhado ao pó, pelo amor de Deus que está em Jesus Cristo. Seja sério. Permita que todo o fluxo de seus pensamentos, palavras e ações fluam da mais profunda convicção de que você se situa na beira do grande abismo – você, e todos os filhos dos homens, prontos para caírem, tanto na glória eterna, quanto no fogo eterno! Permita que sua alma seja preenchida com mansidão, gentileza, paciência, longanimidade, em direção a todos os homens; -- ao mesmo tempo, tudo que esteja em você seja sedento de Deus, do Deus vivo; desejando acordar em busca de sua semelhança, e estar satisfeito com ela! Seja um amante de Deus e de toda a humanidade! Em seu espírito faça e sofra todas as coisas. Assim, mostre a sua fé, através de suas obras; assim, 'faça a vontade de seu Pai que está nos céus!'. E, assim, como é certo que agora você caminha com Deus na terra, você também reinará com Ele na glória! Seja filho de DEUS e sempre cheio do ESPÍRITO SANTO.
 
 
SUBSÍDIOS DA Lição 13, A Verdadeira Identidade Do Cristão - 3Tr2022 - CPAD
 
SINÓPSE I - Os falsos seguidores de JESUS CRISTO serão condenados.
SINÓPSE II - Devemos estar alicerçados sobre a Rocha que é JESUS CRISTO.
SINÓPSE III - JESUS é a nossa verdadeira identidade.
 
 
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO TOP1
O Julgamento Divino
“Os discípulos não serão julgados pelo que dizem ou pelas maravilhas que fazem, mas pelo caráter vivenciado neste mundo. JESUS sustenta que misericórdia dada será recebida com misericórdia (Mt 5.7; 6.14). Isto nunca pode ser simples obras de justiça, uma vez que os verdadeiros crentes sabem o quão desesperadamente eles carecem de misericórdia, a misericórdia de DEUS (Mt 5.7; 6.12). Mateus quer que o título ‘Senhor’ (kyrios) seja mais que mero título de respeito, visto que ele está escrevendo depois da ressurreição de JESUS e que JESUS assume a prerrogativa divina do juiz do tempo do fim (Mt 7.23). A expressão ‘naquele Dia’ (v. 22) refere-se ao dia do julgamento (cf. Mt 24.36; Lc 10.12). Repare também na característica de Mateus: ‘Reino dos Céus’ (Mt 7.21). Este ‘governo de DEUS’ requer atos de misericórdia como sinal de que a misericórdia de DEUS foi recebida no coração, pois o seu Reino de misericórdia visa dar perdão jurídico, bem como transformar a natureza, disposição e caráter do recipiente” (ARRINGTON, French L; STRONSTAD, Roger (Eds.) Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p.62).
 

AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO TOP1
“A Conclusão do Sermão (7.24-29)
a) Ilustração Final (7.24-27). Aquele que ouve e prática é como um homem que construiu a sua casa sobre a rocha. Quando as tempestades batem contra a casa com toda a sua fúria, ela ainda permanece firme. O termo enchente, utilizado por algumas versões, significa, literalmente, rios. O clima da Palestina é como o do sul da Califórnia, sob muitos aspectos. Os leitos dos rios ficam secos durante a maior parte do ano. Mas quando as chuvas do inverno e da primavera chegam, surgem as inundações. JESUS retratou o ouvinte descuidado como um homem que de forma insensata construiu a sua casa sobre a areia, e então a perdeu. As casas na Palestina são em sua maioria construídas com pedras ou com tijolos secos ao sol. Quando as tempestades dissolvem a argamassa, as paredes tendem a cair.
b) A Reação da Multidão (7.28-29). Quando JESUS concluiu o seu sermão, o povo se admirou da sua doutrina ou melhor, do seu ‘ensino’. Ele ensinava com autoridade (29). As pessoas comuns sentiram a sua autoridade divina, que faltava aos escribas, e a reverenciaram.”
(CHILDERS, Charles L.; EARLE, Ralph; SANNER, A. Elwood (Eds.) Comentário Bíblico Beacon: Mateus a Lucas. Vol.6. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.69).
 

AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO TOP2
“O Epílogo do Sermão (7.28,29)
É evidente que Mateus quer que esta seja a conclusão da primeira seção principal dos ensinos de JESUS, porque ele encerra com as palavras: ‘Concluindo JESUS este discurso’ (v. 28). Cada uma das cinco principais unidades pedagógicas que Mateus apresenta tem um desfecho narrativo semelhante (Mt 7.28; 11.1; 13.53; 19.1; 26.1). JESUS é o novo Moisés que tem cinco apresentações principais da lei nova ou Torá, da mesma maneira que Moisés teve cinco livros da lei no Pentateuco [...].
O que se segue é uma observação da resposta das multidões aos ensinos de JESUS, os quais elas reconhecem que são autorizados, ao contrário dos ensinos dos mestres da lei (veja também Mc 1.21-27; Lc 4.31-37). Mateus está direcionando o espanto das pessoas para as afirmações de JESUS, a fim de que Ele seja o Intérprete da nova lei, cujas palavras serão a base de julgamento no ajuste de contas do tempo do fim” (ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. 2.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.62).
 
 
PLANO DE AULA
1. INTRODUÇÃO
Mediante a graça e a misericórdia do Pai, hoje somos súditos do Reino de DEUS e, como tal, precisamos fazer a diferença, vivendo como "sal" e "luz" neste mundo tenebroso. Não basta dizer que é crente, proferir o nome de JESUS e ouvir as suas palavras: é preciso mais - praticar o que aprendeu com o Mestre. Não podemos ser apenas ouvintes, mas praticantes, pois o Reino de DEUS não consiste somente de palavras, mas em virtude.
2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição: I) Explicar como se dará a condenação dos falsos seguidores de JESUS; II) Conscientizar sobre em quem estamos alicerçados; III) Compreender que JESUS é a nossa verdadeira identidade.
B) Motivação: A nossa fé pode ser demonstrada somente por palavras? Os milagres transformam o caráter? Em quem estamos alicerçados? JESUS CRISTO é a nossa verdadeira identidade?
C) Sugestão de Método: Sugerimos que para a introdução da lição, você faça a seguinte pergunta: A pregação, os milagres e maravilhas realizados em nome de JESUS são provas cabais de um verdadeiro discípulo de CRISTO? Incentive a participação dos alunos e ouça as respostas com atenção, fazendo as observações necessárias. Explique que DEUS não se impressiona com as lisonjas humanas e a falsa piedade. Nem todo que diz "Senhor, Senhor" (Mt 7.1) entrará no Reino de DEUS. Enfatize que haverá condenação para os falsos seguidores.
3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: O Sermão do Monte é o código de ética dos súditos do Reino de DEUS. Precisamos conhecer esse código de ética e viver tudo o que JESUS CRISTO ensinou no seu mais importante sermão. Que sejamos mais bondosos e éticos em nossas palavras e atitudes, mostrando ao mundo a luz de JESUS CRISTO. Você foi chamado(a) para fazer a diferença. Então como você tem vivido?
4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas. Na edição 89, p.42, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais: Ao final da lição, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula: 1) O primeiro texto, "O Julgamento divino", trata sobre os falsos discípulos. Esta é uma reflexão extraída do Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento a respeito de Mateus 7.21,22; 2) O texto "A Conclusão do Sermão" foi extraído do Comentário Bíblico Beacon e trata da parábola de JESUS a respeito dos construtores sábios e os construtores tolos; 3) O terceiro texto, "O Epílogo do Sermão", também foi extraído do Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento e tem como objetivo analisar a conclusão de JESUS CRISTO no Sermão do Monte.
 

REVISANDO O CONTEÚDO
1. Segundo a lição, o que a expressão “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor!” que dizer? Esse texto mostra que, no Reino de DEUS, apenas expressar palavras em seu nome não basta, mas é preciso colocar em prática o que se diz.
2. Quem é o verdadeiro discípulo de CRISTO? O verdadeiro discípulo de CRISTO é o que vive em total obediência a DEUS, fazendo sua vontade (Mt 7.21).
3. Que figuras o Senhor JESUS toma para concluir o sermão? A figura do sábio construtor e do tolo.
4. Como os Evangelhos apresentam a JESUS? Os Evangelhos apresentam o Senhor JESUS como um pregador que chama pecadores ao arrependimento a nascer de novo para entrar no seu Reino.
5. Você tem se identificado com os ensinamentos do Sermão do Monte? Resposta de cunho pessoal.

LEITURAS PARA APROFUNDAR
Igreja - Identidade e Símbolos; Novo Manual dos Usos e Costumes dos Tempos Bíblicos
 


RESUMO DO TRIMESTRE EM SLIDES