Escrita Lição 11, Compromissados com a Evangelização, Pr Henrique, EBD NA TV

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Lição 11, Compromissados com a Evangelização
Revista Lições Bíblicas Adultos, CPAD, 1° Trimestre 2021
Tema: O Verdadeiro Pentecostalismo - A Atualidade Da Doutrina Bíblica Sobre A Atuação Do ESPÍRITO SANTO
Comentarista: Esequias Soares
Complementos, Ilustrações e Vídeos: Pr. Luiz Henrique de Almeida Silva - 99-99152-0454. - henriquelhas@hotmail.com - Americana - SP - Tel Esposa - 19-98448-2187
  
 
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Lição 11, Compromissados com a Evangelização
Vídeo desta Lição - https://www.youtube.com/watch?v=YUsQRZUabZI
Escrita - https://ebdnatv.blogspot.com/2021/03/escrita-licao-11-compromissados-com.html
Slides - https://ebdnatv.blogspot.com/2021/03/slides-da-licao-11-compromissados-com.html
https://www.slideshare.net/henriqueebdnatv/slideshare-lio-11-compromissados-com-a-evangelizao-1tr21-pr-henrique-ebd-na-tv
 
Ajuda
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao13-dde-3tr16-a-evangelizacao-integral-nesta-ultima-hora.htm
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao10-Tabernaculo-2tr19-O%20Sistema%20de%20Sacrif%C3%ADcios.html
 
 
 
TEXTO ÁUREO
“Porque não me envergonho do evangelho de CRISTO, pois é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.”  (Rm 1.16)
 

VERDADE PRÁTICA
A nossa responsabilidade para a salvação de todos os seres humanos, mediante o Evangelho de nosso Senhor JESUS CRISTO, nos torna servo de todos.
 

LEITURA DIÁRIA
Segunda - Sl 147.15 Usando as mídias sociais para a divulgação do Evangelho
Terça - Mt 9.36 O mundo é como ovelhas que não têm pastor
Quarta - Mt 13.38 JESUS disse que o campo é o mundo
Quinta - Lc 24.47 O Evangelho deve ser pregado para todas as nações
Sexta - 1 Co 9.16 Ai de mim se não anunciar o Evangelho!
Sábado - 1 Tm 2.4 É a vontade de DEUS que todos seres humanos se salvem
 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Marcos 16.14-20
14 - Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. 15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17 - E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18 - pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão. 19 - Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de DEUS. 20 - E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém!
 

PONTO CENTRAL - A evangelização é um compromisso da Igreja com DEUS.
 
Resumo da Lição 11, Compromissados com a Evangelização
I - A EVANGELIZAÇÃO COMO PRIORIDADE
1. O Evangelho.
2. O único Salvador do mundo.
3. Uma agência legítima.
II - JESUS MORREU PARA SALVAR TODOS OS SERES HUMANOS
1. A nossa teologia.
2. Por quem JESUS morreu?
a) Expiação limitada. b) Expiação ilimitada.
III - EVANGELIZAÇÃO LOCAL E TRANSCULTURAL
1. Evangelização.
2. As missões.
3. O desafio hoje.
 
 
Comentários do Pr Henrique da Lição 11, Compromissados com a Evangelização
 
INTRODUÇÃO
Mc 4.30 – E dizia: A que assemelharemos o Reino de DEUS? Ou com que parábola o representaremos? 31 – É como um grão de mostarda, que, quando se semeia na terra, é a menor de todas as sementes que há na terra; 32 – mas, tendo sido semeado, cresce, e faz-se a maior de todas as hortaliças, e cria grandes ramos, de tal maneira que as aves do céu podem aninhar-se debaixo da sua sombra.
 
Paulo pregava o Evangelho da Graça de DEUS (Evangelho de JESUS CRISTO, Evangelho de Paulo, Evangelho da Glória de DEUS)
Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor JESUS, para dar testemunho do evangelho da graça de DEUS. Atos 20:24
 
Na Parábola acima JESUS fala do crescimento do Reino de DEUS na Terra.
A intenção da Parábola é demonstrar que de coisas pequenas DEUS pode fazer coisas grandes.

Davi, menor na casa de seu pai, pastorzinho de ovelhas, se tornou o maior, se tornou rei de Israel.
Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o soberano sobre o meu povo, sobre Israel. 2 Samuel 7:8
 
Israel nasceu pequeno e se tornou uma grande nação.
Israel - Quando Jacó desceu ao Egito eram 75 almas.
Se DEUS se afeiçoou a vós e vos escolheu, não é por serdes o mais numeroso de todos os povos – pelo contrário: sois o menor dentre os povos! – e sim por amor a vós e para manter a promessa que ele jurou aos vossos pais. Deuteronômio 7,7-8:
Israel - Quando saíram do Egito eram mais de 3 milhões de pessoas.
seiscentos e três mil e quinhentos e cinquenta. Êxodo 38:26. Veja que de 20 anos para cima eram 603.550.(Se colocarmos as crianças e adolescentes e juvenis e jovens e idosos, com certeza, passa de 3 milhões de pessoas). (O Brasil tem 520 anos que foi descoberto e tem hoje uma população estimada em 211 milhões de habitantes, por que Israel não teria 3 milhões só?).
A Igreja também não era nem povo, hoje são milhões de salvos que formam a Igreja.
Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de DEUS, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de DEUS; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam” (1 Pedro 2:9-10, NVI).

JESUS É A SEMENTE DE DEUS CAÍDA NA TERRA (DEUS PLANTOU SUA SEMENTE JESUS - PALAVRA VIVA)
E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente. 1 Coríntios 15:37.
Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. João 12:24.
 
A IGREJA É A ÁRVORE QUE NASCEU DA SEMENTE DE DEUS, JESUS.
 
Nós pregamos, ensinamos, discipulamos, mas quem dá o crescimento é DEUS.
Eu plantei, Apolo regou; mas DEUS deu o crescimento. 1 Coríntios 3:6
Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas DEUS, que dá o crescimento. 1 Coríntios 3:7
 
Mostarda - Brassica nigra - Mais comum em Israel. Esta era a menor semente conhecida na época de JESUS - o grão de mostarda.

 A menor semente conhecida hoje é o grão do teff.

Tendo como base a Parábola do Grão de Mostarda, vemos a franca expansão do Reino de DEUS sobre a terra através da Igreja.
Roguemos ao Senhor, pois, que nos ajude a colocar em prática cada uma das lições encontradas nessa parábola.
 
A igreja é o corpo de CRISTO que cresce a cada novo membro que a ele se agrega através da pregação da Palavra de DEUS.
 
Evangelização local e obra missionária caminham juntas para salvação de todos os povos.
 

I - A EVANGELIZAÇÃO COMO PRIORIDADE
A salvação é urgente, é hoje, pois ninguém sabe o dia de amanhã, pode a pessoa morrer hoje ou JESUS vir hoje, o que acontecer primeiro pode determinar o destino da pessoa para quem devemos pregar o evangelho. DEUS vai nos cobrar pela disposição em pregarmos a todos.
Portanto, como diz o ESPÍRITO SANTO, se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais o vosso coração, como na provocação, no dia da tentação no deserto, Hebreus 3:7,8
Mas, se avisares o ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu caminho ímpio, ele morrerá na sua maldade, mas tu livraste a tua alma. Ezequiel 3:19
 
 
1. O Evangelho.
Evangelho (Strong Português) ευαγγελιον euaggelion
1) recompensa por boas notícias
2) boas novas
2a) as boas novas do reino de DEUS, também de JESUS, o Messias, o fundador deste reino. Depois da morte de CRISTO e ressureição, o termo inclui também a pregação de (sobre) JESUS CRISTO que, tendo sofrido a morte na cruz para obter a salvação eterna para os homens no reino de DEUS, mas que restaurado à vida e exaltado à direita de DEUS no céu, dali voltará em majestade para consumar o reino de DEUS.
2b) as boas novas da salvação através de CRISTO
2c) a proclamação da graça de DEUS manifesta e garantida em CRISTO
2d) o evangelho
2e) quando a posição messiânica de JESUS ficou demonstrada pelas suas palavras, obras, e morte, a narrativa da pregação, obras, morte e ressureição de JESUS CRISTO passou a ser chamada de evangelho ou boas novas.
 
 
As pessoas precisam ouvir a Palavra de DEUS para serem salvas - aprouve a DEUS salvar os crentes pela loucura da pregação. 1 Coríntios 1:21
Aquele que ouve de bom grado abrirá o caminho da fé para ser salvo - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de DEUS. Romanos 10:17
JESUS já fez tudo pare pudéssemos ser salvos, agora só precisamos crer nisso - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de DEUS. Efésios 2:8
Estamos em CRISTO a partir do momento que ouvimos e cremos na pregação do evangelho - em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o ESPÍRITO SANTO da promessa; Efésios 1:13
Como a s pessoas vão ouvir para crerem e serem salvas se não houver quem pregue o evangelho?
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? Romanos 10:14
 
 
Evangelho - Uma palavra usada somente no NT para denotar a mensagem de CRISTO. O termo gr. euangelwn, significando “boas novas”, tornou-se um termo técnico para a mensagem essencial da salvação, Ela é identificada por várias frases descritivas, tais como, “o evangelho de DEUS” (Mc 1.14; Rm 15.16), “o evangelho de JESUS CRISTO” (Mc 1.1; 1 Co 9.12), “o evangelho de seu Filho” (Rm 1.9), “o evangelho do Reino” (Mt 4.23; 9.35; 24.14), ״o evangelho da graça de DEUS” (Act 20.24), “o evangelho da glória de CRISTO” (2 Co 4.4), “o evangelho da paz” (Ef 6.15), “evangelho eterno” (Ap 14.6). Embora aspectos distintos da mensagem sejam indicados por vários modifieadores, o Evangelho é essencialmente um. Paulo fala de “um outro evangelho" que não é um equivalente, pois o Evangelho de DEUS é sua revelação, e não o resultado da descoberta (Gl 1.6-11).
O conteúdo do Evangelho é claramente definido no NT. É a mensagem proclamada e aceita da igreja cristã, pois foi recebida por todos os crentes, defendida por seu raciocínio, e constitui uma parte vital de sua experiência. É histórica em seu conteúdo, bíblica em seu significado, e transformadora em seu efeito. “CRISTO morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras... foi sepultado, e... ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras... foi visto por Cefas...”, são as palavras descritivas de Paulo (1 Co 15.1-6).
O Evangelho não é uma adição imprecisa de lendas antigas a respeito de JESUS, mas um conjunto bem organizado de ensinos sobre sua vida e seu significado, pregado por líderes da igreja primitiva e historiadores crentes salvos na primeira geração após sua morte. Embora Ele não estivesse reduzido a uma formulação “catequética”, era suficientemente uniforme para ser refletido nos escritos de Mateus, Marcos e Lucas, agora chamados de Evangelhos Sinóticos. Uma forma diferente da mesma pregação aparece no Evangelho de João. Por causa da qualidade e conteúdo únicos da mensagem, os escritos que o formam foram chamados de “Evangelhos”. É provável, porém, que o uso técnico deste termo não apareça nas passagens narrativas do NT. Quando ele é usado, refere-se, invariavelmente, ao conteúdo ao invés do veículo; a aplicação do termo “Evangelho” à obra escrita é posterior ao século I d.C.
A verdade central do Evangelho é que DEUS forneceu um modo de salvação para os homens ao dar seu Filho para o mundo. Ele sofreu como um sacrifício pelo pecado, venceu a morte, e agora oferece a oportunidade de compartilharmos seu triunfo; esta bênção está disponível a todos aqueles que o aceitarem. O Evangelho é uma boa nova porque é uma dádiva de DEUS, e não algo que almeva ser ganho por penitência ou por meio de alguma melhoria pessoal (Jo 3.16; Rm 5.8- 11; 2 Co 5.14-19; Tt 2.11-14). O Evangelho apresenta JESUS CRISTO como único mediador entre DEUS e os homens, que foi ordenado por DEUS para trazer uma humanidade desviada e pecadora de volta a si. (Dicionário Bíblico Wycliffe).
 

2. O único Salvador do mundo.
 
O Evangelho legítimo contido na Palavra de DEUS indica um único salvador e Senhor - JESUS CRISTO.
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 4:12
Porque há um só DEUS e um só mediador entre DEUS e os homens, JESUS CRISTO, homem, 1 Timóteo 2:5
Disse-lhe JESUS: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. João 14:6
 
“o campo é o mundo” (Mt 13.38) e cada pessoa que encontramos que não foi ainda salva é campo missionário onde devemos plantar a semente preciosa - a Palavra de DEUS.
 
Lucas 24.44-53
44 - E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos. 45 - Então, abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. 46 - E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o CRISTO padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos; 47 - e, em seu nome, se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. 48 - E dessas coisas sois vós testemunhas. 49 - E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. 50 - E levou-

3. Uma agência legítima.
de sorte que as igrejas eram confirmadas na fé e cada dia cresciam em número. Atos 16:5
para que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de DEUS seja conhecida dos principados e potestades nos céus, Efésios 3:10
E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, Colossenses 1:18
louvando a DEUS e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. Atos 2:47
Eu, JESUS, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a resplandecente Estrela da manhã. Apocalipse 22:16
Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Mateus 16:18
 
 
A igreja é o corpo de CRISTO que cresce a cada novo membro que a ele se agrega através da pregação da Palavra de DEUS. A partir do momento que alguém é salvo passa a pertencer ao exército de CRISTO para sair pregando o evangelho também a outros. JESUS deu a orientação de que devemos ser batizados no ESPÍRITO SANTO para sairmos pregando o evangelho corretamente.
E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. Lucas 24:49
Mas recebereis a virtude do ESPÍRITO SANTO, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. Atos 1:8
 
No dia em que nos convertemos recebemos o ESPÍRITO SANTO e no dia que somos batizados no ESPÍRITO SANTO o mesmo nos tem para nos guiar e dar poder para pregar o evangelho.
(No momento da conversão recebemos o ES) em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o ESPÍRITO SANTO da promessa; Efésios 1:13
Mas recebereis a virtude do ESPÍRITO SANTO, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. Atos 1:8

Quando o legítimo evangelho é pregado dá resultados maravilhosos. Filipe era homem cheio do ESPÍRITO SANTO (tinha sido batizado no ESPÍRITO SANTO - Atos 6:3-6) - se convertiam ao ouvir a pregação sobre JESUS CRISTO e porque viam e ouviam sinais sobrenaturais, os quais não veriam e nem ouviriam se Filipe não fosse batizado no ESPÍRITO SANTO.
Mas os que andavam dispersos iam por toda parte anunciando a palavra. E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a CRISTO. E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia, pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados. E havia grande alegria naquela cidade. Atos 8:4-8.
 
Assim como JESUS foi enviado pelo PAI, nós somos enviados por JESUS - Disse-lhes, pois, JESUS outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.João 20:21
 

II - JESUS MORREU PARA SALVAR TODOS OS SERES HUMANOS
DEUS quer que todos sejamos salvos.
Porque isto é bom e agradável diante de DEUS, nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só DEUS e um só mediador entre DEUS e os homens, JESUS CRISTO, homem, o qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo. 1 Timóteo 2:3-6
 
 
ESTE VERSÍCULO A SEGUIR É MUITO IMPORTANTE PARA COMPREENDERMOS A VERDADE SOBRE A EXPIAÇÃO ILIMITADA NA QUAL CREMOS.
e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro. (Strong Português - ολος holos - tudo, inteiro, completamente)
 
A ideia clvinista é que a expiação limitada: DEUS enviou seu Filho para prover a expiação somente para aqueles que Ele elegera antes para serem salvos;
Refutação - A GRAÇA É PARA TODOS! DEUS não fez um convite para a cerimônia das bodas, outro para a festa, outro apenas para observarem de fora ou negou convite a alguém. Ele chamou a TODOS para desfrutar igualmente. "convidai para as bodas a TODOS os que encontrardes." Mateus 22:9" Aquela velha lenga-lenga calvinistas de que "todos não são todos" acaba aqui. Aqui é brutalmente aniquilada a idéia de uma expiação limitada. Morre o "L" da TULIP.

Contra o Calvinismo- Dr. Roger Olson.
“L” DE EXPIAÇÃO LIMITADA
O terceiro elemento da TULIP é a “expiação limitada” - que também é chamada de maneira preferível por muitos calvinistas de “redenção particular”. Este é o ponto da TULIP contestado por muitos que se auto-identificam como calvinistas e que talvez seja o ponto totalmente ausente no pensamento de Calvino. Muitos calvinistas dizem que eles são de “quatro pontos” ou “calvinistas de quatro pontos”. O que eles querem dizer é que acreditam no “T”, “U”, “I” e “P”, mas que não acreditam no “L”. Todavia, o L - expiação limitada, redenção particular - é parte do sistema histórico calvinista de soteriologia, e muitos calvinistas rígidos argumentam que este ponto não pode ser retirado sem que faça violência a todo esquema calvinista de salvação.
Antes de expor este ponto da TULIP, eu devo pontuar que todos os calvinistas aceitam a “teoria da substituição penal” da expiação. Ou seja, eles acreditam juntamente com Calvino e os puritanos e a maioria dos cristãos evangélicos, que DEUS puniu JESUS pelos pecados das pessoas que DEUS queria salvar - ou o mundo inteiro incluindo todas as pessoas (a visão arminiana típica) ou os eleitos (a visão calvinista típica). Em outras palavras, JESUS CRISTO satisfez a justiça de DEUS ao suportar a punição merecida de todas as pessoas que DEUS queria salvar. É isso que torna tais pessoas “salváveis”. Muitos não calvinistas também afirmam esta doutrina da expiação, mas os calvinistas geralmente argúem que a crença de que CRISTO suportou a punição pelos pecados de todas as pessoas leva inevitavelmente ao universalismo -crença na salvação de todos.
Boettner fortemente endossa a expiação limitada, defendendo que ela está logicamente conectada à eleição incondicional. Juntamente com a maioria dos calvinistas, ele enfaticamente afirma que o valor da morte de CRISTO foi suficiente para a salvação de todas as pessoas, mas que foi eficaz para salvar apenas os eleitos 
1. Outra forma de expressar isso é que os benefícios da morte de CRISTO na cruz, embora suficiente para a salvação de todas as pessoas, foram intencionados por DEUS apenas para os eleitos. A natureza limitada da expiação, então, foi em seu escopo e não em seu valor. É por esta razão que muitos calvinistas preferem o termo “redenção particular” ou “expiação definitiva". Ela foi particularmente intencionada por DEUS para um povo particular (em oposição à todos indiscriminadamente), e ela garantiu ou realizou definitivamente a salvação daqueles para os quais ela foi intencionada - os eleitos 
2. À verdadeira moda calvinista, Boettner afirma duramente a doutrina da redenção particular à medida em que se aplica aos não eleitos: "Ela [a cruz] não foi então, um amor geral e indiscriminado do qual todos os homens são igualmente beneficiários, mas um amor misterioso, infinito e peculiar para os eleitos, o que fez com que DEUS enviasse Seu Filho ao mundo para sofrer e morrer”
3. O que dizer acerca de outros calvinistas? Eles afirmam esta doutrina da expiação limitada conforme Boettner fez (e talvez Calvino não)? John Piper definitivamente a afirma: “Ele [CRISTO] não morreu por todos os homens no mesmo sentido. A intenção da morte de CRISTO para os filhos de DEUS [os eleitos] foi que ele comprou muito mais que o nascer do sol e a oportunidade de ser salvo. A morte de CRISTO, na verdade, salva de TODO o mal aqueles aos quais ‘em especial’ ele morreu”
4. Sproul definitivamente afirma a expiação limitada. Ele prefere chamar esta doutrina de “expiação intencional”: “O propósito supremo da expiação se encontra no supremo propósito ou vontade de DEUS. Esse propósito ou intento não inclui a raça humana inteira. Se incluísse, a raça humana inteira certamente seria redimida” 
5. As respostas às acusações destes calvinistas contra a crença na expiaçáo universal (ex. que ela logicamente exige crença na salvação universal) será respondida no capítulo 6. Em minha opinião, elas são simplesmente erradas. Não existe conexão lógica entre expiação universal e salvação universal mais do que existe uma conexão lógica entre o presidente dos Estados Unidos declarando uma anistia incondicional para os protestantes da Guerra do Vietnã que fugiram para o Canadá para escapar do recrutamento e todos eles automaticamente se apropriando desta anistia e voltando aos EUA (Isso na verdade aconteceu sob o Presidente Jimmy Carter e muitos que poderíam ter voltado para casa, em razão de todos terem sido perdoados, não voltaram). Isso é apenas um breve panorama da TULIP. Aqui, é importante observar, para o entendimento do calvinismo por parte dos leitores, que a maioria dos calvinistas nega que DEUS intencionou a cruz para todas as pessoas, o que significa, naturalmente, que ele não ama a todos da mesma maneira.
Boettner e Piper realmente afirmam os benefícios da cruz para todos, de alguma forma. Deste modo, é verdadeiro dizer (pelo menos para eles) que CRISTO morreu por todos. Boettner escreveu que “certos benefícios” da cruz foram estendidos a toda humanidade em geral. Estes benefícios são as “bênçãos temporais” apenas e não possuem nenhuma relação com a salvação”
6. Piper ensina que CRISTO realmente morreu “por todos”, mas não no mesmo sentido. Ao tentar levar a sério as passagens bíblicas que tratam de “todos” (que serão lidas de maneira pormenorizada posteriormente), ele diz:
Nós não negamos que, em certo sentido, todos os homens são os beneficiários pretendidos da cruz. 1 Timóteo 4.10 diz que CRISTO é “o Salvador de todos os homens, principalmente dos que creem”. O que negamos é que todos os homens são intencionados como beneficiários da morte de CRISTO da mesma maneira. Toda a misericórdia de DEUS para com os descrentes - desde o nascer do sol (Mateus 5.45) à pregação do evangelho a todo o mundo (João 3.16) — torna-se possível em razão da cruz 
7. Claro, como enfatizarei e discutirei em mais detalhes no capítulo 6, alguém pode legitimamente imaginar quão benéfica a cruz realmente é para aqueles aos quais DEUS nega seu poder salvífico. Como a cruz realiza qualquer coisa para os não eleitos? Como é que o raiar do sol é realizado pela cruz de CRISTO e qual é benefício da pregação do evangelho para os não eleitos? Como é que a cruz realiza o raiar do sol e qual é o benefício da pregação para os não eleitos? Alguém só pode suspeitar que tanto Piper quanto Boettner (e outros calvinistas que alegam que CRISTO morreu para os não eleitos “em algum sentido”) simplesmente querem desviar as acusações que a visão que defendem da expiação limitada se choca com as passagens bíblicas que CRISTO morreu por todos.
Ademais, principalmente o Piper (e indubitavelmente outros calvinistas) deseja(m) dizer que DEUS tem uma compaixão genuína com os não eleitos para os quais CRISTO não morreu como um sacrifício expiatório. “Há um amor geral de DEUS que ele concede a todas as suas criaturas”
8. mas tal não é o amor que DEUS tem por seus eleitos. E, de acordo com Piper, DEUS tem uma compaixão sincera até mesmo para com os não eleitos de sorte que ele deseja a salvação destas pessoas, ainda que ele se recuse a prover esta salvação na cruz 
9. Parafraseando João Wesley, este amor e esta compaixão são de gelar o sangue nas veias. Que amor se recusa a salvar aqueles que poderiam ser salvos, uma vez que a salvação é incondicional? Que compaixão se recusa a prover pela salvação quando ela poderia ser fornecida?
A questão é que o “calvinismo geral” do calvinismo puro e simples, geralmente, mas nem sempre, restringe a intenção salvífica de DEUS na cruz de CRISTO aos eleitos; DEUS não planejou a salvação dos réprobos, os não eleitos. Eles estão excluídos da expiação exceto em algum sentido atenuado de receber algum tipo de bênçãos temporais da cruz, sendo que tais bênçãos ficam, geralmente, sem explicação. Assim sendo, alguns calvinistas recusarão a dizer a um grupo de pessoas ou para desconhecidos as seguintes frases: “CRISTO morreu de sorte que você possa ser salvo” ou “CRISTO morreu por seus pecados”. Tais afirmações seriam presunçosas; não há como saber isso. Todavia, astutamente, Piper e alguns outros calvinistas que acreditam na expiação limitada podem dizer a qualquer um e a todos: “CRISTO morreu por você”, sem querer dizer “CRISTO morreu por seus pecados” ou “Porque CRISTO morreu por você, você pode ser salvo”. Alguns consideram isso um subterfúgio; uma insinceridade.
Com base em quais versículos bíblicos os calvinistas afirmam a expiação limitada? Muitos críticos, incluindo alguns calvinistas que se denominam “de quatro pontos", defendem que esta doutrina não possui base escriturística. Todavia, Boettner, Sproul, Piper e outros apontam para passagens tais como João 10.15; 11.51-52 e 17.6, 9, 19, na qual JESUS diz frases como “dou a minha vida pelas ovelhas”. O ponto principal do capítulo 6, dedicado à expiação limitada, será que o versículo aqui que fala acerca de CRISTO morrendo por seu povo, suas ovelhas, ou os que lhe foram dados por seu Pai não necessariamente o exclui de morrer pelos outros. Na verdade, 1 João 2.2 claramente afirma que ele, JESUS, é a propiciação pelos pecados de todo o mundo. Piper e outros alegam que esta passagem se refere aos filhos de DEUS espalhados por todo o mundo e que ela não se refere a todo mundo.
1lbid . 152.
 
Alguns calvinistas gostam de dizer que as visões não calvinistas da expiação, tal como a expiação universal (que DEUS planejou os benefícios da cruz para todos) diminuem o poder e a glória da cruz ao fazer dela apenas a criação da possibilidade de salvação em vez de, na verdade, a realização da salvação. John Piper disse publicamente que a cruz, na realidade, realizou a salvação dos eleitos (“For Whom Did Christ Die? & What Did Christ Actually Achieve on the Cross for Those for Whom He Died?”): www.monergism. com/thethreshold/articIes/piper/piper_atonement.html2/26/2009.) O problema dessa assertiva é muito óbvio. Apenas uma dica: Se a morte de CRISTO, na realidade, realizou a salvação para alguém, então aquela pessoa não precisaria se arrepender e crer para ser salva e até mesmo os calvinistas acreditam que a salvação, de fato, mesmo a dos eleitos, não“acontece” na cruz, mas quando DEUS concede fé àquela pessoa.

Nem todos os calvinistas dirão que a cruz, na verdade, salva alguém até que DEUS crie a fé no coração do eleito e lhe impute o benefício salvíhco da cruz de CRISTO. Piper parece estar confuso acerca deste ponto. Ou talvez não. Todavia, suas palavras estão confusas.Acontece que a fé é comum a todos, mas precisa ser desenvolvida ao se ouvir o evangelho para crer na pregação e ser salvo.

1. A nossa teologia.
 
A Teologia bíblica deve ser ensinada e defendida pelos verdadeiros crentes. Somos pentecostais, portanto, nossa teologia é totalmente contrária ao calvinismo, tanto ao total com os 5 pontos básicos (TULIP), quanto ao de 4 pontos centrais (TUIP).
 
“T” DE DEPRAVAÇÃO TOTAL
“U”, DE ELEIÇÃO INCONDICIONAL
“L” DE EXPIAÇÃO LIMITADA
“I” DE GRAÇA IRRESISTÍVEL
“P” DE PERSEVERANÇA
 

A maioria esmagadora dos cristãos através dos séculos, incluindo todos os pais da igreja dos primeiros quatro séculos (a saber, antes de Agostinho) acreditava na expiação universal. Atanásio, o grande pai da igreja, altamente estimado por todos os cristãos, incluindo os ortodoxos orientais, católicos romanos e protestantes, insistia de maneira determinada que CRISTO, por sua morte, trouxe salvação a todos sem exceção:

Claramente Atanásio (junto com toda a patrística grega, Martinho Lutero, João Wesley e vários outros grandes homens e mulheres conservadores na história cristã) acreditava que CRISTO morreu por todos, sem exceção, incluindo o sofrimento da penalidade para os pecados de todos. Também fica claro que Atanásio não acreditava (como poucos pais da igreja gregos acreditaram) no universalismo. Ele afirmou claramente, de forma que não pode ficar um mal-entendido, que a plena salvação, no sentido de vida eterna, chega, de maneira final, apenas para os que se arrependem e creem e que muitas almas se perderão para sempre pelo fato de rejeitarem a CRISTO.
O que os pais gregos e quase todo cristão de renome acreditava acerca do escopo e extensão da expiação (até os seguidores escolásticos de Calvino) era que CRISTO foi o substituto para todos, sem exceção, de sorte que cada empecilho para o perdão de DEUS para todas as pessoas era removido por Sua morte. Eles também acreditavam que os benefícios daquele sacrifício só seriam aplicados às pessoas que creem - quer sejam eleitas (Lutero e Calvino) quer livremente escolhem aceitar a graça de DEUS (Atanásio, Aquino, os Anabatistas, Wesley).
Este é o ensinamento ortodoxo da igreja; a expiação limitada/particular é um ensinamento anômalo. Só porque este ensinamento tem estado entre os calvinistas por um tempo razoável (mas somente após Calvino!) não faz com que ele seja menos anômalo. Mesmo alguns dos clérigos reformados que se reuniram no Sínodo de Dort rejeitaram este ponto da TULIP, posicionando-se com os remonstrantes acerca desta questão. Então, cinquenta anos mais tarde, muitos puritanos na Assembléia de Westminster que escreveram a Confissão de Fé de Westminster se opuseram a esta doutrina
 
O que aconteceu? Evidentemente que as vozes mais altas e mais insistentes ganharam a batalha apesar de não estarem em posse da verdade. Até hoje muitos reformados e muitos calvinistas não suportam este ponto do sistema TULIP, o extraem e o rejeitam, ainda que isso os coloque em conflito com o restante do que acreditam e também com seus companheiros cristãos reformados e calvinistas
 
Nós pentecostais aprendemos coma bíblia e não com reformadores incrédulos e sem a revelação do ESPÍRITO SANTO, pois a Ele resistem.
Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em CRISTO JESUS. Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de DEUS seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra. 2 Timóteo 3:14-17
 
 

2. Por quem JESUS morreu?
 
JESUS morreu a minha morte (por Eliezer Rodrigues)
O preço da redenção e remissão dos nossos pecados não foi finalizado apenas na morte física de JESUS. Sim, ele levou em seu corpo as nossas dores e enfermidades, nossas maldições e todos os nossos pecados. Porém para que, de fato, a morte espiritual fosse vencida, foi necessário que JESUS mergulhasse no nosso tipo de morte, a morte espiritual, para que, depois de JESUS ser vivificado no espírito se erguesse como primogênito (o primeiro de muitos) e através desse novo e vivo caminho pudéssemos ser vivificados com Ele pela fé.
O cálice amargo que JESUS tomou trouxe a separação de DEUS. Foi por causa da nossa morte! Na cruz JESUS falou:
“À hora nona, clamou JESUS em alta voz: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? Que quer dizer: DEUS meu, DEUS meu, por que me desamparaste?” (Marcos 15:34).
A palavra “desamparastes” aqui é a palavra grega “egkataleipo” que significa “totalmente abandonado, completamente desamparado”. Essa era a nossa condição espiritual antes de CRISTO, nós estávamos destituídos da glória de DEUS, da sua vida abundante, da sua natureza. Mas, graças a DEUS por JESUS CRISTO, que foi obediente até a morte, tomou o cálice amargo, morreu a nossa morte, se fez pecado, pobre, doente, aflito, maldito, para que, através do seu sacrifício, fôssemos ressuscitado juntamente com ele e pudéssemos estar assentados com Ele, com CRISTO, nos lugares celestiais, reinando em vida.
“Mas de fato CRISTO ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dentre aqueles que dormiram. Visto que a morte (primeiro espiritual e depois física) veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem. Pois da mesma forma como em Adão todos morrem (espiritualmente), em CRISTO todos serão vivificados” (1 Coríntios 15.20-22) NVI.
Precisamos entender que neste texto há um trocadilho da palavra morte. Embora no português a palavra morte é a mesma, no grego há interpretações diferentes. Nesse texto de 1 Coríntios 15.20-23, por exemplo, há palavras gregas para morte com significados diferentes como: “nekros“, “thanatos” e “apothnesko”.
JESUS provou todos esses tipos de morte assim como o primeiro que Adão provou. Adão provou a morte espiritual e depois veio a morte física. Na cruz, JESUS, o último Adão, prova da morte física e espiritual para resgatar o homem da condição espiritual decaída e também do processo de morte física (como doenças, por exemplo).
O sacrifício de CRISTO foi perfeito e pleno, uma obra sobrenatural e extraordinária que afetou o nosso espírito, alma e corpo. Primeiro o nosso espírito, porque fossos vivificados com Ele. Depois alma, porque estamos provando de salvação através da sua Palavra revelada. E também em nosso corpo, onde provamos de saúde divina e receberemos um corpo glorificado, igual ao corpo de JESUS hoje nos céus.
JESUS fez tudo isso por amor a você! Ele morreu a sua morte para que você pudesse viver a vida abundante dele. iva essa nova vida pela fé no filho de DEUS!
 
 
a) Expiação limitada.
 
Teologia reformada, Calvinista-Agostiniana. Sem a revelação do ESPÍRITO SANTO e com uma péssima exegese os calvinsitas torcem a doutrina bíblica da Expiaçao Ilimitada, ou seja, para eles  JESUS não morreu por todos os seres humanos pecadores que eram.
 
Refutação e estudo acima, no início do tópico.
 
Mas DEUS prova o seu amor para conosco em que CRISTO morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5:8
 
 
b) Expiação ilimitada.
 
Estudo acima, no início do tópico.
 
 
III - EVANGELIZAÇÃO LOCAL E TRANSCULTURAL
É função da igreja tanto pregar no local onde está instalada como em todo mundo.
A ordem foi pregar o evangelho ao mesmo tempo em Jerusalém, Judeia, Samaria e no mundo todo.
Mas recebereis a virtude do ESPÍRITO SANTO, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. Atos 1:8
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15
 
Atos dos Apóstolos é o evangelho do ESPÍRITO SANTO no comando de missões, tanto nacionais como internacionais, da igreja em seus primórdios.
Pedro, Filipe e Paulo se destacam na tarefa de evangelismo por todo mundo habitado de então.
O evangelho era pregado no poder e na unção do ESPÍRITO SANTO.
 
Cerca de 3 mil almas salvas neste dia se converteram - E todos foram cheios do ESPÍRITO SANTO e começaram a falar em outras línguas, conforme o ESPÍRITO SANTO lhes concedia que falassem. Atos 2:4
Porque era homem de bem e cheio do ESPÍRITO SANTO e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. Atos 11:24
Então, Pedro, cheio do ESPÍRITO SANTO, lhes disse: Principais do povo e vós, anciãos de Israel, Atos 4:8
Todavia, Saulo, que também se chama Paulo, cheio do ESPÍRITO SANTO e fixando os olhos nele, disse: Atos 13:9
Mas ele, estando cheio do ESPÍRITO SANTO e fixando os olhos no céu, viu a glória de DEUS e JESUS, que estava à direita de DEUS ,Atos 7:55
ANUNCIAR COM OUSADIA A PALAVRA DE DEUS - E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do ESPÍRITO SANTO e anunciavam com ousadia a palavra de DEUS. Atos 4:31
Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do ESPÍRITO SANTO e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Atos 6:3
E Ananias foi, e entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor JESUS, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do ESPÍRITO SANTO. Atos 9:17
E os discípulos estavam cheios de alegria e do ESPÍRITO SANTO. Atos 13:52
E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do ESPÍRITO SANTO, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; Atos 6:5
Então, lhes impuseram as mãos, e receberam o ESPÍRITO SANTO. Atos 8:17
Guarda o bom depósito pelo ESPÍRITO SANTO que habita em nós.2 Timóteo 1:14
os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o ESPÍRITO SANTO. Atos 8:15
E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o ESPÍRITO SANTO, como também sobre nós ao princípio. Atos 11:15
E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o ESPÍRITO SANTO; e falavam línguas e profetizavam. Atos 19:6
E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o ESPÍRITO SANTO sobre todos os que ouviam a palavra. Atos 10:44
porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de DEUS falaram inspirados pelo ESPÍRITO SANTO.2 Pedro 1:21
E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo ESPÍRITO SANTO de anunciar a palavra na Ásia. Atos 16:6
Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no ESPÍRITO SANTO ,Judas 1:20
DEUS MESMO TESTIFICA A PREGAÇÃO DO EVANGELHO - testificando também DEUS com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas, e dons do ESPÍRITO SANTO, distribuídos por sua vontade? Hebreus 2:4
orando em todo tempo com toda oração e súplica no ESPÍRITO e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos Efésios 6:18
DEUS CONFIRMA A PREGAÇÃO DO EVANGELHO - E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém! Marcos 16:20
 
 
1. Evangelização.
 
“Evangelismo pessoal é a obra de falar de CRISTO aos perdidos individualmente: é levá-los a CRISTO, o Salvador (Jo 1.41,42; At 8.30).
A importância do evangelismo pessoal vê-se no fato de que a evangelização dos pecadores foi o último assunto de JESUS aos discípulos antes de ascender ao céu. Nessa ocasião, Ele ordenou à Igreja o encargo da evangelização do mundo (Mc 16.15).
O alvo do evangelismo pessoal é tríplice: salvar os perdidos, restaurar os desviados e edificar os crentes.
Ganhar alma foi a suprema tarefa do Senhor JESUS aqui na terra (Lc 19.10). Paulo, o grande homem de DEUS, do Novo Testamento, tinha o mesmo alvo e visão (1Co 9.20). Uma grande parte dos crentes pensa que a obra de ganhar almas para JESUS é para os pregadores, pastores e obreiros em geral. Contentam-se em, comodamente sentados, ouvir os sermões, culto após culto, enquanto os campos estão brancos para a ceifa, como disse o Senhor da seara (Jo 4.35). O ‘ide’ de JESUS para irmos aos perdidos (Mc 16.15), não é dirigido a um grupo especial de salvos, mas a todos, indistintamente, como bem revela o texto citado. Portanto, a evangelização dos pecadores pertence a todos os salvos. Cada crente pode e deve ser um ganhador de almas. Nada o pode impedir, irmão, de ganhar almas para JESUS, se propuser isso agora em seu coração. A chamada especial de DEUS para o ministério está reservada a determinados crentes, mas a chamada geral para ganhar almas é feita a todos os crentes.
O evangelismo pessoal, como já vimos acima, vai além do pecador perdido: ele alcança também o desviado e o crente necessitado de conforto, direção, ânimo e auxílio. Ele reaviva a fé e a esperança nas promessas das Santas Escrituras” (GILBERTO, Antonio. Prática do Evangelismo Pessoal. 1ª Edição. RJ: CPAD, 1983, p.10).  
 
 
“Como devemos evangelizar
Para começar, o ganhador de almas tem de ter experiência própria de salvação. É um paradoxo alguém conduzir um pecador a CRISTO, sem ele próprio conhecer o Salvador. Isto é apontar o caminho do céu sem conhecê-lo. Quem fala de JESUS deve ter experiência própria da salvação.
Estando nosso coração cheio da Palavra de DEUS, nossa boca falará dela (Mt 12.34). É evidente que o ganhador de almas precisa de um conhecimento prático da Bíblia; conhecimento esse, não só quanto à mensagem do Livro, mas também quanto ao volume em si, suas divisões, estrutura em geral, etc. Sim, para ganhar almas é preciso ‘começar pela Escritura’ (At 8.35).
Aquilo que a eloquência, o argumento e a persuasão humana não podem fazer, a Palavra de DEUS faz, quando apresentada sob a unção do ESPÍRITO SANTO. Ela é qual espelho. Quando você fala a Palavra, está pondo um espelho diante do homem. Deixe o pecador mirar-se neste maravilhoso espelho. Assim fazendo, ele aborrecerá a si mesmo ao ver sua situação deplorável.
Está escrito que ‘pela lei vem o conhecimento do pecado’ (Rm 3.20). Através da poderosa Palavra de DEUS, o homem vê seu retrato sem qualquer retoque, conforme Isaías 1.6. No estudo da obra de ganhar almas, há muito proveito no manuseio de livros bons e inspirados sobre o assunto. Há livros deste tipo que focalizam métodos de ganhar almas; outros focalizam experiências adquiridas, o desafio, o apelo e a paixão que deve haver no ministério em apreço. A igreja de Éfeso foi profundamente espiritual pelo fato de Paulo ter ensinado a Palavra ali durante três anos, expondo todo o conselho de DEUS (At 20.27-31). Em Corinto ele ensinou dezoito meses (At 18.11). Veja a diferença entre essas duas igrejas através do texto das duas epístolas (Coríntios e Efésios)” (GILBERTO, Antonio. Prática do Evangelismo Pessoal. 1ª Edição. RJ: CPAD, 1983, p.30). 
 
 
Todo verdadeiro avivamento trás consigo o desejo e a prática do evangelismo, foi assim no avivamento da Rua Azusa e nos subsequentes ate nossos dias.
A oração em línguas é para o crente se fortalecer na fé e no poder para pregar o evangelho.
Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no ESPÍRITO SANTO, Judas 1:20
O que fala língua estranha edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. 1 Coríntios 14:4
orando em todo tempo com toda oração e súplica no ESPÍRITO e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos Efésios 6:18
 
 
O crente pode receber o dom de variedade de línguas que trás entre as línguas faladas sobrenaturalmente a língua para falar com o estrangeiro, na língua dele, como em Atos 2, quando os apóstolos falaram na língua de origem dos visitantes de Jersualém.
Como pois os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? Atos 2:8
A xenolalia é isto, a manifestação sobrenatural do ESPÍRITO SANTO que concede ao crente falar uma língua que ele não aprendeu.
 xenos significa "estranho" e lalia "linguagem". O crente fala, mas não entende, porém quem ouve entende perfeitamente em sua língua materna.
 
Como pois os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? Atos 2:8
 (Strong Português) - διαλεκτος dialektos -
1) conversação, fala, discurso, linguagem
2) língua ou a linguagem própria de cada povo
 
 
 e cretenses, e árabes, todos os temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de DEUS.
(Strong Português)
G01100 γλωσσα glossa
1) língua como membro do corpo, orgão da fala
2) língua
1a) idioma ou dialeto usado por um grupo particular de pessoas, diferente dos usados por outras nações
Lígua estranha, espiritual, sobrenatural, não aprendida.
 
Houve uma época em que a igreja acreditou que esta língua era a que deveria ser usada para evangelizar outras nações, mas com a prática se descobriu que o missionário deveria aprender mesmo a língua do país para onde fora enviado. Dom de variedade de línguas não é para todos e nem todos recebem ao longo de sua vida cristã. (Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos? 1 Coríntios 12:30).
  

2. As missões.
 
Missões podem ser feitas tanto dentro do mesmo país (pregar a comunidades de estrangeiros), quanto podem ser feitas em outros países. A cultura varia muito de uma comunidade para outra e de um país para outro, porém, se olharmos para Atos dos Apóstolos vemos JESUS e os apóstolos e os primeiros discípulos pregando em toda parte sem terem que se aculturarem em sua alimentação ou vestuário, pois possuíam a maior atração que o evangelho pode proporcionar: sinais, prodígios e maravilhas.
Quando Paulo fala de deixar ou não algumas coisas para ganhar as almas está se referindo a não condenar outras pessoas de culturas diferentes, desde que não estivessem em pecado na prática das mesmas.
Paulo poderia permitir aos gentios comer carne de porco porque para eles isso era normal e não havia nenhuma lei ente eles que os proibisse. Na decisão sobre o que deveria ser proibido aos novos crentes gentios, realizada em Jerusalém (cap 15), não houve qualquer restrição ao comer carne de porco. Paulo então ensina sobre isto assim: Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. O que come para o Senhor come, porque dá graças a DEUS; e o que não come para o Senhor não come e dá graças a DEUS. Romanos 14:6. Mesma coisa para a guarda do Sábado. A lei foi dada aos judeus e não aos gentios. nosso sábado é JESUS, isto é, nossos descanso está em CRISTO (Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Mateus 11:28,29).
 
O evangelho é sempre o mesmo pregado por JESUS e seus discípulos e apóstolos.
JESUS CRISTO, filho de DEUS, se fez homem e levou sobre Ele nossos pecados, doenças, enfermidades e maldições na cruz, no calvário; morreu em nosso lugar e foi sepultado, mas ao terceiro dia ressuscitou. Todo aquele que crê nisso e se arrepende de seus pecados e crê que JESUS levou seus pecados e ressuscitou é salvo.
Somos salvos após ouvir o evangelho e nele crêr.
Visto como, na sabedoria de DEUS, o mundo não conheceu a DEUS pela sua sabedoria, aprouve a DEUS salvar os crentes pela loucura da pregação. 1 Coríntios 1:21
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de DEUS. Romanos 10:17
Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mateus 10:32
a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor JESUS e, em teu coração, creres que DEUS o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Romanos 10:9
em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o ESPÍRITO SANTO da promessa; Efésios 1:13
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de DEUS. Efésios 2:8
 
 
Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos, para ganhar ainda mais. E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivera debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivera sem lei (não estando sem lei para com DEUS, mas debaixo da lei de CRISTO), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para, por todos os meios, chegar a salvar alguns. E eu faço isso por causa do evangelho, para ser também participante dele. 1 Coríntios 9:19-23
 
 
Se for pregado e ensinado o verdadeiro evangelho que está na bíblia então susrtirá maravihosos resultadaos. Sempre confirmado com sinais, prodígios e maravilhas.
E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém! Marcos 16:20
 
 

3. O desafio hoje.
 
Mt 13.38 o campo é o mundo, a boa semente são os filhos do Reino.
 Nós somos as sementes semeadas no mundo para darmos frutos para DEUS. A semente só gera vida se morrer (Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. 1 João 3:16) .
Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Mateus 24:40
Vamos pregar e ensinar a Palavra de DEUS e curar como JESUS e os apóstolos fizeram, sabendo que o dia da colheita está próximo.
Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O Reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo; Mateus 13:24
 
CURIOSIDADE SOBRE TRABALHO NO CAMPO
Veja como eram os trabalhos no campo e então se percebe como é nosso trabalho para semear a Palavra de DEUS no campo que é o mundo. Nós semeamos e DEUS dá o crescimento e a colheita.
Quando os evangelhos falam do agricultor, do semeador, do trabalhador na vinha, eles o fazem num tom que reconhece o seu valor, de um modo que é mais facilmente sentido que definido.
O trabalho na terra é uma das atividades que pouco se modificou no correr dos séculos. Até a bastante recente introdução do trator, o felá da Palestina arava, semeava e debulhava como o fazia no tempo de CRISTO. Existem ainda muitos pontos em que não houve modificação. No que se refere a pequenas áreas, tais como nas hortas, eles cavavam o solo com uma pá e uma enxada: os arqueólogos encontraram exemplos dessas ferramentas. A enxada era na verdade a ferramenta proverbial, ideal; Isaías não chegou a falar de uma época em que as espadas se transformariam em enxadas? Nos campos, a terra era aberta com um arado, do tipo primitivo, sem rodas, como se pode ver ainda na Palestina, consistindo de um segador de madeira curva com a extremidade inferior pontiaguda ligada a uma relha de ferro. O segador era preso à parte de baixo do arado por uma peça de madeira, e essa parte à barra principal por uma tira de couro. O instrumento é modesto e raspa a terra em lugar de escavá-la. O arado geralmente era puxado por bois, e menos freqüentemente por jumentos ou camelos. A Lei, em seu cuidado pelos animais, declarava: "Não lavrarás com junta de boi e jumento". Possuir uma junta de bois, um jugo, era o sonho de todo camponês judeu. "Pela força do boi há abundância de colheitas" dizia o Provérbio. O homem convidado para a festa na parábola, achou perfeitamente natural recusar o convite, pois afirmou: "Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las". O lavrador segurava na mão direita o varal da segadeira e na esquerda o dorban, o aguilhão usado para dirigir os animais e quebrar os torrões. Uma vez posta a mão no arado, ele tinha de manter-se olhando sempre para a frente sem voltar os olhos para trás, como observa o Senhor. Era um trabalho pesado e embora não arassem até a queda das primeiras chuvas, mesmo assim a terra se apresentava dura e pedregosa, e a lâmina do arado embotada pelos cardos guinchava e rangia contra ela. O lavrador não iniciava sua tarefa sem primeiro orar: "Senhor, a minha parte é vermelha, a tua é verde; nós aramos, mas és Tu que dás a colheita". Vermelha, pois a boa terra cutivável da Palestina é de um vermelho quente e profundo sob o céu brilhante.
Uma vez bem trabalhado o campo (o que requeria com freqüência várias passagens do arado), eles passavam o rasteio (a grade) e então semeavam. Isto se fazia geralmente no mês de Tisri (outubro) ou em alguma outra época durante o inverno, mas havia também colheitas de primavera semeadas em Adar (março). Muitos se contentavam em semear às mancheias, com aquele conhecido "movimento augusto" da mão, mas os mais cuidadosos se curvavam para colocar as sementes nos sulcos, especialmente no caso do trigo, para que não se perdessem entre as pedras e espinhos como diz a parábola.
Próximo da Festa da Páscoa, os campos branquejavam para a ceifa, nas palavras de João,27 e foi em abril que os apóstolos encontraram e comeram espigas de milho. A colheita começava com a cevada e um mês depois vinha a do trigo. Não havia segadeiras e a colheita (como mencionado no evangelho de Marcos na parábola da terra que frutifica por si mesma) era feita com uma foice, sendo que algumas tinham lâminas chanfradas e outras eram simples, mas nenhuma demasiado curva. A Lei dava aos pobres o direito de respigar (basta lembrar do lindo Livro de Rute) e até mesmo recolher feixes esquecidos; ela estabelecia também que os cantos dos campos não deviam ser ceifados, mas deixados para os necessitados. Os feixes eram empilhados próximo às casas, e o povo se aproveitava dos dias bons para joeirar. Para isto eles espalhavam os grãos sobre o goren, um terreiro feito de terra batida e localizado fora da vila mas perto dela, se possível num lugar alto que recebesse vento, e passavam sobre eles o descascador ou debulhador. Este era feito com uma tábua com pontas e um homem podia ficar de pé em cima dele para torná-lo mais pesado: os bois que o puxavam pelo terreiro não deviam ser amordaçados, pois tinham o direito de partilhar da colheita. A seguir o terreiro ficava coberto de uma mistura de palha cortada, cascas e grãos, formando uma massa dourada e esse mesmo quadro podia ser visto através de toda a Terra Santa, brilhando à distância. Chegava então o momento de selecionar: os homens, armados com grandes garfos de madeira de três dentes (o forcado), jogavam a mistura para o alto para que o vento fizesse a separação. O grão caía imediatamente, a palha era levada para longe. Mas, como diz Eclesiástico, não se podia joeirar com qualquer vento: a brisa da manhã ou da noite, soprando do Mediterrâneo, não ameaçava levar tudo embora, como o vento do deserto certamente faria. Eles depois "limpavam completamente a eira" e então empilhavam o grão nos depósitos (não havia celeiros nem sótãos, em vista dos telhados planos) sendo tomadas as devidas precauções contra roubos por parte de aves ou homens.
Todas essas tarefas exigiam trabalho e cuidado. E que negócio arriscado! O vento do deserto podia secar as plantas novas; a quantidade de chuva podia ser insuficiente. O joio invadia facilmente os campos de trigo, pois não se podia distingüir entre um e outro enquanto estavam crescendo. As sementes de joio misturadas com as do trigo faziam mal a quem as comia; e por mais cuidado que se tivesse com a limpeza das sementes e a semeadura, algum perverso podia sempre espalhar sementes de joio no campo, como diz a parábola. Era também possível que uma nuvem de gafanhotos surgisse, e essas criaturas vorazes, toneladas delas, não deixariam de pé um ramo verde sequer. Se fosse porém da vontade de DEUS, a colheita podia ser boa: nem todas as sementes produziriam "a cento por um" como na parábola, mas dez ou vinte hastes para cada planta seriam perfeitamente satisfatórias; e o rabino José fala de cinco medidas modestas de grão para cada semente. Esta deve ter sido a média de produção na Judéia.

O trabalho no campo não parava: era preciso recolher também os figos, secá-los ao sol e comprimí-los em bolos que toda casa precisava ter. Duas vezes por ano as oliveiras tinham de ser batidas com varas longas,a primeira com o intuito de ver se as azeitonas estavam no ponto e a segunda para derrubá-las. Uma vez no chão, as azeitonas maduras precisavam ser colhidas (joelheiras eram usadas neste trabalho) e esmagadas na prensa especial, seja nas de tipo grande em que um jumento girava a pedra, ou em casa, onde as mulheres faziam o trabalho. Alguns distritos tinham colheitas especiais: por exemplo, em Jericó, aquele maravilhoso oásis suspenso sobre o Jordão, havia tamareiras; seu cultivo exigia grande cuidado e alguma habilidade acrobática para a sua fertilização, mas as frutas vendiam muito bem. A Galiléia produzia o linho, que podia ser considerado como a única safra industrial da Terra Santa: na primavera suas flores azul-celeste cobriam imensas áreas. Os camponeses as arrancavam e vendiam secas removendo as folhas e as sementes, mas a maceração e espadelagem eram obra de um artesão especializado.
Tudo computado, a vida do campo era boa ou penosa? É bem provável que ficasse entre as duas, um meio-termo feliz. Eles nâo trabalhavam demasiado. No oriente ninguém jamais trabalhou excessivamente, exceto os escravos e os condenados. O homem comum ficava satisfeito em ter o seu sustento — se podia ganhar honestamente o seu pâo de cada dia isso lhe bastava. Nos dias de CRISTO a crise econômica que se tornaria tâo grave entre os anos 30 e 70 mal tinha começado, e ela nâo afetou o camponês comum. É certo que havia uma grande diferença entre o padrão de vida de um grande proprietário de terras cujos bens eram administrados por um capataz e o do homem que trabalhava ele mesmo seu pedaço de terra; mas embora muitos dos habitantes da zona rural fossem pobres, a pobreza total era uma exceção. A terra santa dada por DEUS ao seu povo os mantinha adequadamente. 'Tu visitas a terra e a regas; tu a enriqueces abundantemente ... os campos cobrem-se de rebanho, e os vales vestem-se de espigas: exultam de alegria e cantam", cantou o salmista,e todos os judeus estavam prontos a ecoar suas palavras.

Campo (Dicionário Bíblico Wycliffe). O termo bíblico para “campo” transmite a idéia de uma área aberta.. A palavra hebraica uadeh (forma poética uaday) é o termo mais comum para campo no AT. Ê freqüentemente difícil determinar, a partir do contexto, o local e o propósito do território (cf. Gn 2.5,19; 4.8; Ex 1.14; 22.5; Dt 5.21, eí al.). Às vezes, a palavra é usada para designar uma grande área (“campo de Moabe” em Gênesis 36.35; parábola do joio em Mateus 13.38, onde “o campo é o mundo”).
 
Mas recebereis a virtude do ESPÍRITO SANTO, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. Atos 1:8
Atos 1:8 é um versículo-chave. Em primeiro lugar, explica que o poder da Igreja vem do ESPÍRITO SANTO, não dos homens (ver Zc 4:6). À medida que recebeu novas oportunidades e que enfrentou diferentes obstáculos, o povo de DEUS foi enchido repetidamente pelo ESPÍRITO (At 2:4; 4:8,31; 9:1 7; 13:9). Pessoas comuns foram capazes de fazer coisas extraordinárias, pois o ESPÍRITO de DEUS operava em sua via. O ministério do ESPÍRITO SANTO não é um luxo, mas sim é uma necessidade básica.
"Testemunha" é uma palavra-chave no Livro de Atos e aparece vinte e nove vezes na forma de substantivo ou verbo. Uma testemunha é alguém que relata o que viu e ouviu (At 4:19, 20). Quem está no banco das testemunhas em um tribunal não apresenta ao juiz suas idéias e opiniões, pois ele está interessado apenas em ouvir o que a testemunha sabe. O termo mártir vem de uma palavra grega que pode ser traduzida por "testemunha", e muitos do povo de DEUS selaram seu testemunho entregando a própria vida.
Hoje, fala-se muito sobre "ganhar almas", o que não deixa de ser uma ótima ênfase. Alguns do povo de DEUS são chamados para o evangelismo (Ef 4:11), mas todos do povo de DEUS devem ser testemunhas e falar do Salvador aos perdidos. Nem todo cristão pode conduzir o pecador à fé e a uma decisão (apesar de a maioria de nós ser capaz de se esforçar um pouco mais nesse sentido), mas todo cristão pode dar testemunho fiel do Salvador. "A testemunha verdadeira livra almas" (Pv 14:25).
Atos 1:8 também apresenta um esboço geral do Livro de Atos, descrevendo geograficamente a propagação do evangelho: de Jerusalém (At 1 - 7) para a Judéia e Samaria (At 8 - 9), depois para os gentios e até os confins da Terra (At 10 - 28). Não importa onde vivemos; como cristãos, devemos começar a testemunhar em casa e depois "por todo o mundo". (CB TT W. W. Wiersbe).
 
 
 
A Mensagem de Atos (Bíblia TheWord) - Atos 1.8 - Mas recebereis a virtude do ESPÍRITO SANTO, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.
Ao responder-lhes, JESUS voltou ao assunto do ESPÍRITO SANTO. Ele falou do ESPÍRITO que viria sobre eles, dando-lhes poder para serem suas testemunhas (v. 8). É importante lembrar que a promessa de que receberiam poder era parte da resposta à pergunta concernente ao reino, pois o exercício do poder é inerente ao conceito de reino. Mas o poder no reino de DEUS é diferente do poder nos reinos humanos. A referência ao ESPÍRITO SANTO define sua natureza. O reino de DEUS são os seus mandamentos estabelecidos na vida de seu povo através do seu ESPÍRITO. Ele é aumentado por testemunhas, soldados, através de uma mensagem de paz, e não uma declaração de guerra, e pela atuação do ESPÍRITO, não pela força de armas, intriga política ou violência revolucionária. Ao mesmo tempo, ao rejeitar a politização do reino, precisamos ter o cuidado de não cair no outro extremo de espiritualizá-lo em demasia, como se o reinado de DEUS operasse apenas no céu e não na terra. O fato é que, apesar de não se identificar com nenhuma ideologia ou programa político, ele possui implicações políticas e sociais radicais. Os valores do reino entram em conflito direto com os valores seculares. E os cidadãos do reino de DEUS insistentemente negam a César a lealdade suprema que ele almeja e, decididamente, a concedem somente a JESUS.
O reino de DEUS é internacional quanto a seus membros
Os apóstolos ainda nutriam aspirações limitadas, nacionalistas. Indagaram a JESUS se ele restauraria a independência nacional de Israel, que os macabeus haviam reconquistado no segundo século a.C., por um breve período extasiante, para depois perdê-la novamente.
Em sua resposta, JESUS ampliou-lhes o horizonte. Ele prometeu que o ESPÍRITO SANTO lhes daria o poder de serem suas testemunhas. Começariam em Jerusalém, a capital nacional onde o Senhor fora condenado e crucificado, o lugar de onde não deveriam sair até que recebessem o ESPÍRITO. Permaneceriam nas vizinhanças da Judéia. Mas, depois, a missão cristã irradiaria partindo daquele centro, de acordo com a antiga profecia de que "de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor de Jerusalém", primeiro para a desprezada Samaria e, a seguir, ultrapassando as fronteiras da Palestina, para as nações gentílicas, até aos confins da terra. Era para ser em simultaneidade, porém foram aos poucos sendo movidos pelo ESPÍRITO SANTO a saíreme e pregarem por toda parte. No início foi preciso uma grande perseguição para que saíssem de Jerusalém - DEUS sempre dá um "empurrãosinho" onde precisa.
No Novo Testamento a "consciência missionária centrípeta" é substituída por uma "atividade missionária centrífuga", e o grande "ponto de virada é a ressurreição, depois da qual JESUS recebe autoridade universal e delega ao seu povo a comissão universal de ir e discipular as nações."
O mandato missionário do Senhor ressurreto começa a ser cumprido em Atos. Na verdade, como muitos comentaristas já ressaltaram, Atos 1:8 é uma espécie de "índice" do livro. Os capítulos 1-7 descrevem os acontecimentos em Jerusalém; o capítulo 8 menciona como os discípulos se espalham pela Judéia e Samaria (8:1) e relata a evangelização de uma cidade samaritana por meio de Filipe (8:5-24) e "de muitas aldeias dos samaritanos" por meio dos apóstolos Pedro e João (8:25); enquanto que a conversão de Saulo, no capítulo 9, conduz a uma série de expedições missionárias, e finalmente sua viagem para Roma, relatadas no restante do livro. O reino de DEUS, mesmo não sendo incompatível com o patriotismo, não tolera o nacionalismo estreito. Ele domina sobre uma comunidade internacional em que raça, nação, posição e sexo não são barreiras para a comunhão. E quando o seu reino for consumado no final, a inumerável multidão dos remidos será recolhida de "todas as nações, tribos, povos e línguas".

Apesar de não lhes ser permitido conhecer os tempos e as épocas, eles precisavam saber que receberiam poder para que, no período entre a vinda do ESPÍRITO e a segunda vinda do Filho, pudessem ser suas testemunhas, em círculos cada vez maiores. Na verdade, todo o período entre o Pentecoste e a Parousia (seja longo ou curto) deve ser preenchido com a missão mundial da igreja no poder do ESPÍRITO SANTO. Os seguidores de JESUS devem anunciar o que ele realizou em sua primeira vinda e chamar o povo para arrepender-se e crer, preparando-se para a sua segunda vinda. Eles devem ser suas testemunhas "até aos confins da terra" (1:8) e "até a consumação do século".
A igreja é o povo peregrino de DEUS. Ela está em movimento, correndo para os cantos da terra para ensinar e pregar que todos os homens se reconciliem com DEUS, correndo para o final dos tempos para encontrar o seu Senhor que reunirá a todos ... Ela não pode ser entendida corretamente, exceto sob uma perspectiva ao mesmo tempo missionária e escatológica.
Não temos a liberdade de parar antes que ambos os fins sejam alcançados.
Essa era a essência do ensino de JESUS (que também vemos nos Evangelhos) durante os quarenta dias entre a ressurreição e a ascensão: quando o ESPÍRITO viesse em poder, o tão prometido reino de DEUS, que o próprio JESUS inaugurara e proclamara, começaria a se expandir. Ele seria espiritual quanto ao caráter (transformando as vidas e os valores dos seus cidadãos), internacional quanto aos membros (incluindo tanto gentios como judeus) e simultâneidade quanto à expansão (tanto em Jerusalém e expandindo-se até alcançar o fim dos tempos e do espaço terreno). Essa visão e comissão devem ter dado uma direção clara às orações dos discípulos durante os dez dias de espera pelo Pentecoste. Mas, antes que o ESPÍRITO pudesse vir, o Filho precisava partir. Esse é o próximo assunto de Lucas.
 
 

CONCLUSÃO
O Evangelho se define como boas novas de salvação providenciadas por DEUS a todos os homens. O único Salvador do mundo - JESUS é o único que pode conduzir o homem a DEUS. A igreja é a agência legítima de divulgação e ensino do evangelho de JESUS CRISTO.
A nossa teologia é Bíblica Pentecostal que nos afirma que JESUS morreu em lugar de todos e para salvar a todos os seres humanos, providenciando, portanto uma expiação ilimitada.
A Evangelização é o processo de transmissão e propagação por diversos meios do evangelho.
As missões são direcionadas a povos distantes com culturas diferentes das nossas.
O desafio hoje é conseguir mobilizar a igreja para a tarefa do IDE de JESUS. Todos temos que nos envolver e nos comprometer com esta missão.
 
 
 
E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O ESPÍRITO do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor E, cerrando o livro e tornando a dá-lo ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então, começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos. Lucas 4:17-21
 
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de DEUS. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém! Marcos 16:15-20
 
Disse-lhes, pois, JESUS outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. João 20:21
 
Visto como, na sabedoria de DEUS, o mundo não conheceu a DEUS pela sua sabedoria, aprouve a DEUS salvar os crentes pela loucura da pregação. 1 Coríntios 1:21
 
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de DEUS. Romanos 10:17
 
 
 
A Evangelização Integral nesta Última Hora - Pr. Luiz Henrique
  O falso evangelho que é pregado hoje pelas igrejas ditas evangélicas quase não tem produzido.
50% do mundo não conhece JESUS - NO TEMPO DOS APÓSTOLOS, QUANDO SE PREGAVA O LEGÍTIMO E VERDADEIRO EVANGELHO, QUASE 100% DO MUNDO CONHECEU O EVANGELHO EM APENAS UMA GERAÇÃO. (100 ANOS). Não se buscava riquezas e em nada tinham suas vidas como preciosas. (Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor JESUS, para dar testemunho do evangelho da graça de DEUS. Atos 20:24)
Não existe evangelho legítimo sem Dons. Sem Milagres. Metade do evangelho é manifestação de Dons.
Eu, pela graça de DEUS, abri 8 igrejas em 2 anos e meio com auxílio dos dons. No tempo que estive na congregação Ebenézer abrimos 4 congregações e mandamos gente para mais 4.
Será tão difícil entender isso e passarmos a ensinar isso?
Estamos enviando missionários que às vezes nem são batizados no ESPÍRITO SANTO. Praticamente nenhum possui pelo menos um dom. O resultado é raquítico. Enquanto o Reinhard ganha 42 milhões de almas em 20 anos, nós não chegamos com todo o trabalho missionário a 100 mil em 20 anos.
Eu, pela graça de DEUS, ganhei 700 almas em 2 anos no campo e abri 8 congregações enquanto hoje vemos missionários que foram para o campo a 10 anos ou mais que não ganharam 100 almas. Vamos acordar para buscarmos poder. Para imitarmos JESUS e os apóstolos.
Em Atos dos Apóstolos temos nosso padrão de como trabalharmos para DEUS. Milagres, ajuntamento de pessoas, pregação do evangelho e muita salvação de almas. Esse é o padrão bíblico. O padrão de JESUS e dos Apóstolos.

Os discípulos clamavam por sinais, prodígios e maravilhas, pois sabiam que através deles ganhavam muitas almas.
Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra; Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho JESUS. Atos 4:29,30
Evangelho não é grito, nem teologia e nem retórica - é poder de DEUS.
At 4.33 E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor JESUS, e em todos eles havia abundante graça.
Porque o reino de DEUS não consiste em palavras, mas em poder.1 Coríntios 4:20
A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do ESPÍRITO e de poder, 1 Coríntios 2:4
 
 
Estudos de revista antiga
3º Trimestre de 2016 - Título: O desafio da evangelização — Obedecendo o ide do Senhor JESUS de levar as Boas-Novas a toda criatura
Comentarista: Claudionor de Andrade
 
ESTUDOS ESCRITOS
Só clicar em cada estudo e acessar.
Lição 1 - O que É Evangelização 
Lição 2 - DEUS, o Primeiro Evangelista 
Lição 3 - Igreja, Agência Evangelizadora 
Lição 4 - O Trabalho e Atributos do Ganhador de Almas 
Lição 5 - A Evangelização Urbana e suas Estratégias 
Lição 6 - A Evangelização dos Grupos Desafiadores
 
Lição 7 - O Evangelho no Mundo Acadêmico e Político 
Lição 8 - A Evangelização dos Grupos Religiosos 
Lição 9 - A Evangelização das Crianças 
Lição 10 - O Poder da Evangelização na Família 
Lição 11 - A Evangelização das Pessoas com Deficiência 
Lição 12 - A Evangelização Real na Era Digital 
Lição 13 - A Evangelização Integral nesta Última Hora (com resumo do trimestre)
 
ESTUDOS EM VÍDEOS do 3º Trimestre de 2016 - Título: O desafio da evangelização
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv-3trim2016.htm
 
 
SUBSÍDIOS DA LIÇÃO 11 - CPAD
 
 
OBJETIVO GERAL - Conscientizar a respeito do compromisso com a evangelização.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Mostrar a evangelização como uma prioridade dos pentecostais;
Enfatizar que JESUS morreu para salvar todos os seres humanos;
Argumentar que o Novo Testamento destaca a obra missionária na esfera local e transcultural.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
A evangelização sempre foi e é prioridade no Movimento Pentecostal. A razão para isso é que os pentecostais encarnam na realidade concreta o batismo no ESPÍRITO SANTO como uma capacitação para testemunhar a CRISTO. Os pentecostais também têm em mente que todas as pessoas podem e devem ter acesso a esse testemunho, pois JESUS, o nosso Senhor, morreu para salvá-las. E, finalmente, há um senso de urgência na pregação pentecostal por causa da bendita esperança, ou seja, a firme convicção na iminência da volta do Senhor. São convicções arraigadas na Palavra de DEUS que fundamentam a nossa prática de evangelização.
Aproveite essa oportunidade para fazer uma grande conscientização a respeito da urgência da evangelização. É uma incumbência do Senhor JESUS CRISTO.
 
 
SÍNTESE DO TÓPICO I - O Evangelho é uma questão de vida e morte, por isso a evangelização é uma prioridade.
SÍNTESE DO TÓPICO II - A expansão da expiação de CRISTO é de caráter ilimitado, isto é, JESUS morreu por toda a humanidade.
SÍNTESE DO TÓPICO III - A evangelização local e transcultural é tarefa principal da igreja, de acordo com o Novo Testamento.

SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO TOP1
Após expor o tópico primeiro, apresente a classe passagens do livro dos Atos dos Apóstolos, como a pregação de Pedro (Atos 2), a pregação de Filipe aos samaritanos e o Eunuco (Atos 8), a pregação de Pedro na casa de Cornélio (Atos 10), as viagens missionárias do apóstolo Paulo (Atos 13 em diante). Reflita com ela como a evangelização, a pregação do Evangelho aos gentios, era uma prioridade para a igreja primitiva. Aponte também o papel do ESPÍRITO SANTO no trabalho de evangelização. Ele confirma a pregação da igreja (Atos 10.44-48). Encerre dizendo que assim devemos esperar que o ESPÍRITO SANTO confirme a nossa prática de evangelização. Que nossa mensagem seja confirmada pelo seu poder!
 
SUBSÍDIO TEOLÓGICO TOP2
“[...] Quando a Bíblia diz que ‘DEUS amou o mundo de tal maneira’ (Jo 3.16) ou que CRISTO é ‘o Cordeiro de DEUS, que tira o pecado do mundo’ (Jo 1.29) ou que Ele é ‘o Salvador do mundo’ (1 Jo 4.14), significa isso mesmo.
Certamente a Bíblia emprega a palavra ‘mundo’ num sentido qualitativo, referindo-se ao sistema maligno que Satanás domina. Mas CRISTO não morreu em favor de um sistema. Entregou sua vida em favor das pessoas que dele fazem parte. Em texto algum do Novo Testamento, ‘mundo’ se refere à Igreja ou aos eleitos. Paulo diz que JESUS ‘Se deu a si mesmo em preço de redenção por todos’ (1 Tm 2.6) e que DEUS ‘quer que todos os homens se salvem’ (1 Tm 2.4). Em 1 João 2.1,2, temos uma separação explícita entre os crentes e o mundo e uma afirmação de que JESUS CRISTO, o Justo, ‘é a propiciação’ (v.2) para ambos” (HORTON, Stanley (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 10.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2019, pp.360-61).

SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ TOP3
“‘Grandes cousas tem feito o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres’.
Desejo dar um relatório da obra do Senhor aqui nesta capital. A 15 de fevereiro de 1927, chegamos a esta cidade [Belo Horizonte], enviados por nosso Senhor JESUS CRISTO. Não existia aqui nenhum crente da nossa fé, e ninguém tinha ouvido falar do batismo no ESPÍRITO SANTO.
[...] Abriram-se muitas portas, de maneira que agora temos oito cultos por semana, dentro da cidade, e num lugar chamado Areias surgiu uma nova congregação. JESUS já batizou ali três irmãos no ESPÍRITO SANTO. Aleluia! Ele está ouvindo as nossas orações.
Estamos debaixo de uma onda de revivificação; nossos cultos são muito concorridos e o poder de DEUS se tem manifestado com a salvação de pecadores. Nesses últimos três meses, 47 pecadores se entregaram a JESUS, 19 irmãos foram batizados nas águas e 11 receberam o batismo no ESPÍRITO SANTO! Aleluia!” (AZA, Clímaco Bueno. Na Seara do Senhor. In: Mensageiro da Paz: Os artigos que marcaram a história e a teologia do Movimento Pentecostal no Brasil. Vol.1. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.56,57).
 

PARA REFLETIR - A respeito de “Compromissados com a Evangelização”, responda:
Qual o significado da palavra “evangelho”? Essa palavra vem de duas palavras gregas, eu, advérbio, “bem”, e, angelia, que significa “mensagem, notícia, novas”.
Por que a pregação do Evangelho é uma necessidade imperiosa? Porque não existe salvação sem JESUS e o campo é o mundo e isso nos mostra a grande responsabilidade da evangelização local e mundial.
Por quem JESUS morreu? JESUS morreu por todos os pecadores.
O que é evangelização? É o ato de comunicar as boas novas de salvação a todas as pessoas por meio de palavras e ações. É o que JESUS fez (Mt 4.23) e nos mandou que fizéssemos também (vv.16,17).
O que é o trabalho do missionário? O trabalho do missionário é a evangelização entre as pessoas de cultura diferente da nossa.


SUGESTÃO DE LEITURA - O Desafio da Evangelização, Teologia Bíblica de Missões, Missões na era do ESPÍRITO SANTO

CONSULTE - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 84, p. 41.